4 minute read

05 - Saúde - Dr. Antonio Ballestero

Transformando vidas: Mudanças, como superar o medo e alcançar o sucesso

As mudanças são importantes para as pessoas, sejam na área afeva, profissional ou mesmo comportamental, contudo, o medo do desconhecido tende a acionar o mecanismo orgânico do estresse e gerar surtos de ansiedade.

Advertisement

Portanto, existem fatores negavos associados a elas, mas o caminho para a evolução pessoal, a felicidade e a prosperidade repousa na capacidade de aceitar e agir perante a perspecva do novo e a coragem em se mover do seu lugar de conforto.

As pessoas são inclinadas a idenficar, em um primeiro momento, o negavo das mudanças em maior intensidade que a parte posiva. Isto se explica pela própria evolução da espécie humana, a parr do entendimento que a observação atenta do que poderia dar errado seria uma vantagem na luta pela sobrevivência, desta forma conseguimos sobreviver desde os tempos remotos em que o ser humano habitava as cavernas até os dias atuais. Portanto, ainda trazemos reminiscências de pensamentos que dominavam os nossos ancestrais.

De outra maneira, também somos impactados por pensamentos ou crenças limitantes construídos a parr de experiências traumácas ou mal sucedidas, ainda pela existência de transtornos ou doenças mentais que nos impedem de trilhar o caminho de novas experiências e oportunidades.

É normal que fiquemos ansiosos antes de uma entrevista de emprego, de uma prova importante, ao conhecermos um novo interesse afevo ou em qualquer âmbito de nossas vidas que nos rem do nosso lugar de conforto.

Nesse momento, o mecanismo do estresse é acionado, a parr de esmulos nervosos do Sistema Nervoso Central, as glândulas suprarrenais liberam o corsol e a adrenalina, e diversas alterações neurofisiológicas ocorrem em nosso metabolismo normal.

Este mecanismo é responsável pela perpetuação da espécie humana, por nos rar de situações diceis, mas se mal gerenciado, pode nos imobilizar em decisões. Pari passo a este mecanismo, advém a ansiedade e o medo. Claro que, existem outros fatores que podem se associar a estas reações normais de todo o ser humano e tornar o processo da tomada de decisões e do trilhar novos caminhos, algo muito complexo.

Neste quesito de fatores que não se enquadram na normalidade das reações humanas às mudanças, pensamentos que estão enraizados em nosso subconsciente e funcionam como galhos a nos ditar comportamentos e limitar ações são comuns, precisam ser idenficados e substuídos por pensamentos posivos. Na mesma medida, existem fatores mais profundos, relacionados a transtornos e doenças relavas à saúde mental, neste caso, assim como na ocorrência de bloqueios inconscientes, o auxílio de um profissional qualificado se faz necessário.

O primeiro passo para se vencer o medo e a insegurança relavas ao novo, é trilhado a parr do exercício do autoconhecimento.

Neste momento, a pessoa busca idenficar se existem fatores que fogem à normalidade de estar estressado ou ansioso e quais são esses movadores de sua inércia em buscar novos caminhos.

Um bom exercício para relaxar e interagir consigo mesmo é se postar em um lugar tranquilo, fechar os olhos, respirar profundamente, aspirando o ar pelo nariz e o expelindo pela boca, e mentalizar como seria estar vivendo a nova situação que se avizinha, de outra medida, se perguntar por que teme esta novidade.

Este exercício, em realidade, pode ser realizado em duas etapas, com focos disntos. Em uma primeira etapa, objeva-se idenficar as causas que dão relevo aos fatores negavos da mudança, em sendo pensamentos ou referências a experiências negavas anteriores, o exercício pode evoluir para reenquadrar e ressignificar com foco no posivo.

Uma segunda etapa consiste em se imaginar na nova situação, no caso de um novo trabalho, se visualizar no exercício do mesmo, de uma maneira posiva e movadora.

Levantar todos os indicadores relavos à nova situação que se avizinha e que está sendo movo de ansiedade, dúvidas e medo, também se faz muito importante. Isto se expressa tanto no sendo de se tomar a decisão correta, tendo o máximo de informações dos prós e contras da mudança, como na óca do fortalecimento pessoal para este novo momento de vida. Claro que, mudanças de ordem afeva são diferentes das de ordem profissional, contudo, todas as mudanças pressupõem perdas e ganhos, mas, por vezes, se constuem em oportunidades para a felicidade e a prosperidade.

A parr do autoconhecimento e de trabalhar os fatores internos que limitam e potencializam o negavo, deve-se evoluir, portanto, para dissecar todos os prós e contras desta mudança, por fim, é fundamental se fortalecer no que tange a conhecer e controlar as suas emoções, e automovar-se.

Quando se aborda o conhecimento e o controle das emoções, assim como a automovação, está se falando da necessidade do desenvolvimento da Inteligência Emocional, tão importante e valorizada nos dias atuais.

Os estudos sobre o desenvolvimento humano iniciados na década de 1920 e que ganharam um novo verniz com a conceitualização da Inteligência Emocional em 1995, analisam a resistência das pessoas às mudanças e as suas causas. Diversas ferramentas estão disponibilizadas, acessíveis através da Psicoterapia e do Coaching para se vencer a resistência pessoal às mudanças, assim como para idenficar as oportunidades que repousam fora do lugar de conforto e os mecanismos para se criar uma rota de ação segura no caminho para a felicidade e o sucesso.

Master Coach, Coaching Corporavo, Palestras, Treinamentos de Desenvolvimento Humano e Inteligência Emocional:

(47) 99983-6026 (Fone / WhatsApp)

drballesterojr@gmail.com

(49) 3563 0595 (49) 99985 1474 Rua 25 de Março, 343 - Centro

This article is from: