REVISTA FEELING EDIÇÃO 128

Page 20

SALMO I Eu dizia acima que os salmos são um caminho para buscar Deus e encontrá-Lo. Mais: O Livro do Zohar-segunda grande explicação da Bíblia - afirma que aquele que lê e estuda constantemente a Escritura Sagrada 'está conectado à Árvore da Vida e aprende dela a cada dia'. Por isto, leitor amigo, vamos correndo juntos para esta parte da Bíblia, porque ela contém a Vida. O primeiro Salmo, dos cinco livros dos salmos, tem como tulo explica vo: 'Os dois caminhos'. Na verdade, o primeiro dos cento e cinquenta salmos mostra ao homem, que ao vir a este mundo, ele tem diante de si dois caminhos: o caminho daquele que ' se compraz na Lei de Deus', e o caminho daquele que 'se ajunta ao conselho dos ímpios' (i.é, daqueles que não seguem Deus, mas seus próprios juízos). Esta situação: do homem estar diante de 'dois caminhos, duas opções, ou seja, poder fazer o bem ou seguir o mal, i.é, seguir o seu próprio conselho, não estava nos planos originais do Criador. Na verdade, ao criar Deus o Homem, e depois de colocá-lo no jardim do Éden, deu-lhe uma luz que permi a a este 'ver apenas o bem', não o mal. Veja: todos os outros seres vivos, os animais, por exemplo, tem inscrutado neles o ins nto, e eles o seguem cegamente. E isto lhes permite darem a melhor resposta possível a qualquer impasse. Sempre.

O Homem, embora livre, nha diante dos seus olhos apenas um desejo: o de pra car aquilo que esta Luz lhe permi a ver, o Bem. Mas, ao dar ouvidos à Serpente – ' o Outro Lado', na expressão judaica, o lado do Inimicus hominis – ele, o Homem, viu o mal e quis para si o livre-arbítrio, para ele próprio poder julgar, ele e não Deus,para julgar sobre o que deveria fazer,não seguindo a Luz do Princípio é co que o Criador havia posto diante de seus olhos. Então, como consequência desta infeliz escolha, ou melhor, dizendo, deste engano induzido pela língua men rosa da Serpente, o homem,- tendo usurpado de Deus o poder de ser árbitro de si mesmo, 'tonando-se como Deus'(como um de nós, Gen.3,22) - vem à existência, agora, com o poder: o de ele decidir – ele e não Deis para ele- sobre o ' Bem e o Mal '. Daí por que este primeiro salmo vem colocar diante do homem, ao entrar na vida, o cuidado que deve tomar para não cair no erro, escolhendo o caminho do próprio juízo, mas, indo pelo caminho que Deus havia indicado para o homem: seguindo o caminho do juízo de Deus. Este vai ser o sen do da vida do Messias, mais tarde: ' fazer a vontade do Pai, não a minha'.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.