



A EPE na sua missão de formar e qualificar profissionalmente jovens, privilegiando o “Saber”, o “Saber fazer” e o “Saber ser”, desenvolveu no primeiro dia de aulas um conjunto de dinâmicas que visaram facilitar o relacionamento interpessoal entre todos e a integração escolar dos novos alunos. Assim, as turmas de Animador Sociocultural, do 1º ano e Técnico de Ação Educativa, do 2º ano e tendo já em vista o perfil profissional de cada curso, desenvolveram num conjunto diversificado de atividades lúdico - pedagógicas.
A adesão e envolvimento nas dinâmicas foi um facto que se repercutiu de imediato nos alunos e fará a diferença ao longo do ano letivo. O espírito de entre ajuda e proximidade entre todos foi notório o que acelerou o processo de integração dos novos alunos.
A EPE caracteriza-se pela existência de uma proximidade de acompanhamento dos seus alunos e por se vivenciar um ambiente salutar entre todos.
Desejamos a todos os alunos um excelente ano letivo!
Sara Cepa » DocenteEm início de ano letivo alguns ex-alunos regressaram à escola.
No dia 19 de setembro, os alunos do 1º ano do curso de Animador Sociocultural receberam a visita de ex-alunos, do mesmo curso.
Partilharam os seus percursos de vida e, desde logo, afirmaram que sentem uma nostalgia, imensa, quando pensam nos momentos que passaram na EPE.
“Foi das melhores experiências que tivemos”, “estamos orgulhosos de termos frequentado a EPE”, “a escola mantém-nos cá entro”.
Entre memórias, histórias, risos, ficaram ideias muito válidas que nos garantem que o percurso valeu foi gratificante e fez a diferença na vida de cada aluno.
Partilhas que mostraram aos atuais alunos
que não foi fácil e que nunca será fácil. Mas, é com toda a certeza, com estes exemplos que constatamos que, enquanto escola fazemos a diferença na vida de muitos e muitos jovens. Estamos certos de ser uma escola de proximidade, onde as experiências teórico/ práticas permitem aprender, a crescer e a desenvolver as competências necessárias ao desenvolvimento de uma cidadania consciente, num mundo profissional cada vez mais exigente, com fortes ligações ao mercado de trabalho.
São inúmeros os exemplos em que várias gerações familiares que elegeram a Escola Profissional de Esposende e que, nos fazem acreditar que fazemos a diferença.
EPE UMA ESCOLA DE EMOÇÕES, UMA ESCOLA DE GERAÇÕES!
Sara Cepa » DocenteOs alunos dos cursos Técnico de Turismo Ambiental e Rural, Cozinha e Pastelaria, Operações Turísticas e Marketing, deslocaram-se ao Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, na manhã do dia 21 de setembro, para assistir à apresentação oficial do evento TRANSCÁVADO BTT-GPS 2022, que se irá realizar nos dias 1 e 2 de outubro.
Esta prova terá a distância de 150 km, e irá decorrer entre a nascente do rio Cávado, na serra do Larouco em Montalegre, e a sua foz, junto à cidade de Esposende. A iniciativa foi apresentada pelo Presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000, que referiu a grande importância deste evento, não só para a dinâmica do concelho de Esposende, mas
também dos outros concelhos que vai percorrer. Esta iniciativa pareceu-nos ser um grande desafio, não só pela grande capacidade de organização que a mesma exige, mas, também, pela imensa logística que um evento desta natureza envolve.
O Vereador de Turismo do município de Esposende usou da palavra reforçando a importância fundamental destes desafios como motor de crescimento e desenvolvimento da região, colocando Esposende nas rotas do desporto de ar livre, nomeadamente o BTT. Os alunos corresponderam positivamente nesta participação, demonstrando interesse e compreendendo o alcance desta iniciativa para o desenvolvimento e reconhecimento do município de Esposende.
João Jaques » DocenteNo âmbito das comemorações do Dia Europeu sem Carros e integrado no programa municipal das Jornadas Europeias do Património e Turismo 2022, dinamizado pelo Centro de Educação Ambiental, as turmas de Animador Sociocultural, Ação Educativa e Marketing e Operações turísticas participaram num percurso pedestres, no dia 22 de setembro, para conhecerem a biodiversidade característica de Esposende e a influência da mudança das estações na mesma. O objetivo principal objetivo da iniciativa foi dar
a conhecer o património natural do concelho de uma forma mais próxima e sustentável.
A estes objetivos acresce o conhecimento e ligação às instituições municipais, a promoção e sensibilização para a importância de preservar e recuperar os habitats naturais e que os alunos criem hábitos de participação e de cidadania na vida da comunidade.
A iniciativa foi do agrado de todos que, apesar do cansaço, constitui um dia diferente com impacto positivo na vida dos alunos, na escola e na comunidade.
João Jaques, Mariana Capitão e Sara Cepa » Docentes
Durante a manhã de dia 23 de setembro, os alunos dos cursos Técnico de Turismo Ambiental e Rural e de Operações Turísticas participaram numa visita ao Forte S. João Batista, embarcando, assim, numa viagem ao mundo quinhentista, observando diversos artefactos encontrados do navio naufragado em Belinho. Esta atividade foi organizada pelo município de Esposende, no âmbito das Jornadas Europeias do Património e Turismo. De seguida, os alunos dirigiram-se ao Posto de Informação Turística, onde puderam observar e analisar mais achados deste rico espólio quinhentista. A última paragem foi na Câmara
Municipal de Esposende.
Da parte de tarde, os alunos visitaram o novo Arquivo Municipal, ficando a conhecer as suas funções, nomeadamente o arquivo de documentação antiga, facilitando a consulta, a pesquisa, a preservação e a investigação da história local.
Durante esta visita os alunos tiveram oportunidade de aguçar a sua curiosidade, imaginando como era a vida a bordo de um navio quinhentista, as dificuldades passadas e alguns costumes que permanecem até aos dias de hoje!
João Jaques, Vânia Faria e Mariana Capitão » Docentes
Como já vem sendo hábito, alguns alunos da Escola da Profissional de Esposende participaram nos dias 26 e 27 de setembro nas atividades comemorativas do Dia Mundial do Turismo, organizadas e dinamizadas pelo Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Esposende, e, este ano, integradas nas Jornadas Europeias do Património organizadas pelo município local. Na segunda-feira, de manhã, os alunos finalistas dos cursos de Turismo Ambiental e Rural e de Cozinha/Pastelaria e do 2.º ano do curso de Operações Turísticas participaram no Centro de Informação Turística, à apresentação do Livro “Portugal e o Turismo” por dois dos seus autores, Luís Ferreira e Jorge Pinto, e do projeto “Referencial Gastronómico de Esposende”, trabalhado pela Confraria de Gastrónomos do Minho. Na terça-feira, dia 27, os alunos do turismo ambiental e rural e de cozinha participaram na oficína “Moleiro por um dia”, onde poderam entrar e ver como
funciona um moinho de vento. O almoço foi servido no mesmo local, com vista privilegiada para a costa marítima, tendo os alunos a possibilidade de degustar alguns dos produtos alimentares endógenos do concelho. Da parte da tarde, o grupo rumou para norte, mais precisamente para a freguesia de Forjães, com o objetivo de visitar o Centro Interpretativo do Junco, recentemente inaugurado no Centro Cultural desta Vila. Neste local, decorreu a oficina “Esteireiro de Forjães”, que possibilitou aos alunos a oportunidade de experimentar o tear de junco com a orientação de uma artesã local.
Para além do objetivo das comemorações do dia, estas atividades serviram para ajudar os alunos na escolha dos projetos de PAP, uma vez que foram visitadas várias infraestruturas e facilitado o contacto com técnicos do setor. Por outro lado, permitiu que o grupo desenvolvesse os seus conhecimentos sobre o património local.
João Jaques » Docente
Os alunos do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural, efetuaram no dia 30 setembro, algumas visitas no concelho de ponte de Lima. Assim, da parte da manhã, visitaram a Quinta Pedagógica de Pentieiros, um espaço integrado no projeto de valorização da área protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos. A visita livre permitiu o conhecimento das diversas infraestruturas e valências da Quinta, no sentido de poderem experienciar algumas vivências diárias de uma exploração agrícola minhota. Posteriormente, o grupo visitou o Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas, onde apreciou diversos exemplos de espécies de flora, mas também de fauna que constituem um acervo importantíssimo, reflexo da riqueza local. Seguiu-se percurso pedestre da Lagoa, com cerca de 2km, com o objetivo de interpretar a paisagem e os valores a ela associados. Esta área protegida de âmbito local encontra-se classificada como paisagem
protegida, Reserva Ecológica Nacional e está incluída na Rede Natura 2000. Recentemente, este espaço viu reforçada a sua importância ao ser classificada como Sítio nº 1613 da Lista de Sítios da Convenção de Ramsar (Zonas Húmidas de Importância Internacional).
Já na vila de Ponte de Lima, e após um retemperador piquenique na margem esquerda do rio Lima, os alunos visitaram o Museu do Brinquedo Português, ficando a conhecer o seu acervo que tal como o nome diz é inteiramente dedicado ao brinquedo produzido em Portugal. Segundo informações da técnica que orientou a visita, este espaço museológico reúne milhares de peças de brinquedos fabricados pela indústria portuguesa, desde os finais do século XIX até 1986.
A visita foi do agrado dos alunos e atingiu os objetivos propostos, motivando estes finalistas para a execução dos seus projetos de prova de aptidão profissional.
João Jaques » DocenteAlunos 2º Ano
Um grupo de 5 alunos e 2 professores da EPE participaram de 2 a 8 de outubro na sexta e última mobilidade do projeto – Let´s make ideas happen. Esta mobilidade realizou-se em Ankara na Turquia, teve como tema principal o empreendedorismo e visou em particular a criação de uma empresa.
Os alunos participantes foram divididos em cinco grupos, um de cada escola participante, e utilizando o inglês como língua de trabalho, apresentaram excelentes trabalhos. Tiveram também uma agradável surpresa que foi a visita à famosa e bonita região da Capadócia à qual prometeram voltar com o tempo que a beleza da região merece.
A EPE participou na Festa do Pão que se realizou, nas Marinhas, com um workshop desenvolvido pelos nossos alunos. Um pão de pimentos com uma sardinhada brazeada, foi a conjugação perfeita entre o mar e a terra que identifica a região que estamos inseridos. Obrigado organização pelo convite!!!
Eusébio Lima » Docentes
Como forma de assinalar o “Dia Nacional da Água”, no dia 3 de outubro, os alunos dos Cursos Técnico de Turismo Ambiental e Rural, Técnico de Cozinha/Pastelaria / Técnico de Apoio à Infância, Técnico de Marketing e Animador Sociocultural, participaram nas iniciativas dinamizadas pelas empresas Esposende Ambiente e a Águas do Norte, que tiveram lugar na envolvência da Estação Elevatória de Cepães, Marinhas, junto ao Canal Intercetor de Esposende.
Do programa constava uma oficina de pintura de murais, dinamizada por Tiago Hacke, uma Oficina da Biodiversidade, dinamizada pelo
Parque Natural do Litoral Norte, um bar de águas aromatizados e diversos jogos didáticos. Ao longo da atividade, os participantes abordaram a questão da poluição da água a vários níveis, mas, principalmente, a partir dos comportamentos diários de cada um, na sua própria casa. Ainda tiveram a oportunidade de interagir com o artista plástico, ajudando a pintar uma salamandra e o seu habitat, recorrendo a técnicas usadas na arte urbana. No final, os alunos mostravam-se mais sensibilizados para as questões da água e comprometeram-se a alterar alguns comportamentos que prejudiquem o ambiente. João Jaques » Docente
No dia 04 de outubro , a Turma de Técnico Restaurante Bar, TRB2, saiu da escola rumo à Biblioteca Municipal de Esposende. Durante o percurso, feito a pé, alunos e professora puderam desfrutar da maravilhosa e inspiradora paisagem envolvente. Chegados à Biblioteca, iniciaram com uma visita ao local, onde foram apresentados os vários espaços existentes, desde a área de adultos com a zona das revistas, jornais e a Literatura, a área científica, que se situa na parte superior, e a área destinada aos mais jovens, bastante apreciada pela turma. Seguidamente, a turma foi encaminhada para o auditório, onde assistiram a um documentário acerca de Fernando Pessoa, explanando toda a sua vida, desde a infância à vida de Escritor. A manhã revestiu-se de vários momentos, aliando-se o estudo à descontração.
Ana Soares » Docente
Alunos de Turismo e Operações Turísticas em colaboração no Axis Ofir
As IX Jornadas de Psicologia Clínica decorreram nos dias 6 e 7 de outubro, no auditório do Hotel Axis Ofirl e a EPE marcou presença no evento, através da colaboração dos alunos dos Cursos Técnicos de Operações Turísticas e Turismo Ambiental e Rural. Ao longo dos dois dias, colaboraram nesta iniciativa, dando apoio à organização na execução de várias tarefas logísticas, secretariado, receção/acolhimento, preenchimento, apoio de sala e distribuição de certificados.
Os alunos estiveram à altura deste desafio e foi uma experiência que contribuiu para a formação das alunos, que pretendem evoluir e aperfeiçoar o seu perfil profissional.
Mariana Capitão » Docente
A Escola Profissional de Esposende foi distinguida mais uma vez com a bandeira verde Eco-Escola 2021/2022, no âmbito do Programa Internacional promovido em Portugal pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), cujo objetivo é encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental/ Educação para o desenvolvimento sustentável. Desde a sua criação, a EPE sempre procurou desenvolver uma cultura ambiental na sua comunidade escolar, e em particular nos seus alunos, através da divulgação de conteúdos e,
principalmente, pela dinamização de diversas iniciativas e atividades, com a finalidade de promover a sensibilização para o ambiente e a alteração de comportamentos.
A comunidade escolar tem abraçado com entusiasmo este projeto e foi com muita satisfação que viu, mais uma vez, reconhecido o trabalho desenvolvido neste âmbito, no dia 12 de outubro, em Valongo, na cerimónia do Dia do Galardão Bandeiras Verdes. É, sem dúvida, mais um estímulo para a EPE continuar o caminho de uma melhoria contínua rumo à sustentabilidade.
João Jaques » DocenteNo âmbito do programa da Academia de Líderes Ubuntu, a Escola profissional de Esposende implementou, pela primeira vez, a Semana Ubuntu, que decorreu de 10 a 14 de outubro 2022. Ao longo desta semana, criou-se uma dinâmica de proximidade através da envolvência de todos os elementos que participaram. O primeiro dia começou com a apresentação dos cinco pilares Ubuntu, nomeadamente o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço, competências centrais que estão na base do
processo de crescimento humano. Em conjunto, educadores Ubuntu e alunos descodificaram assim a palavra UBUNTU, que significa Tornar-se Pessoa, ou seja, “Eu sou porque tu és”. Segundo os alunos esta experiência teve um impacto muito positivo, marcada pela motivação, empenho, dedicação, emoção, introspeção e partilha, que levou à construção de Pontes.
Foi sem dúvida uma semana intensa e transformadora para toda a comunidade escolar que nela participou.
Vânia Faria » Docentes
TTC1 - TRB2
Na semana de 3 a 7 de outubro, comemorou-se a Semana Mundial do Investidor, uma iniciativa global promovida pela IOSCO com o objetivo de alertar para a importância da educação financeira e da proteção do investidor.
Em Portugal esta iniciativa é promovida pela CMVM com o apoio de vários parceiros, incluindo a DECO, que dinamiza a Semana do Jovem Investidor, com o objetivo de alertar e consciencializar os jovens para uma gestão responsável e equilibrada das finanças pessoais, de forma a promover, não só um comportamento de poupança, mas, também, de investimento.
As turmas TTC1 e TRB2 participaram em 3 webinares promovidos por esta instituição: no dia 3, “Open Day da Banca – Que opções existem para quem quer começar a investir”; no dia 6, “Webinar Literacia Financeira Digital: o Impacto das Redes Sociais”; e no dia 7, “Open Day na Banca – Que cuidados devo ter quando estou online?”.
Os alunos puderam ver como investir e quais as vantagens do investimento, como o pedem fazer a partir dos meios digitais, e que cuidados devem ter quando o fazem online. Desta forma a literacia financeira destes aluno enriquecida, e poderão aplicar no seu futuro profissional.
No dia 11 de outubro, os alunos finalistas do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural, acompanhados pelos alunos das turmas TR14 e COZ4, percorreram uma parte do Trilho “PR14 – Trilhos da Azenhas de Antas”, um percurso pedestre inserido na Rede Municipal de Percursos Pedestres de Esposende. O grupo iniciou a caminhada junta à antiga Escola de Azevedo e terminou junto ao Parque de Estacionamento da praia de Guilheta e da Foz do rio Neiva, tendo calcorreado por ruas e caminhos que permitiram um melhor
conhecimento deste local, rico em termos culturais e naturais. Destaque em termos patrimoniais para a Igreja e o Menir de Antas, as azenhas ribeirinhas do rio Neiva, as ruínas do moinho de vento, a capela de Santa Tecla e a enorme biodiversidade natural ribeirinha. No parque de merendas da Santa Tecla foi servido um almoço volante, preparado e confecionado pelas turmas de restauração no dia anterior. Para além dos objetivos enunciados, pretendiase, também, aplicar conhecimentos e competências já abordadas em contexto de sala de aula, o que foi plenamente conseguido.
João Jaques » DocenteNo passado dia 14 de outubro, no âmbito da disciplina de Turismo e Técnicas de Gestão, foi realizada uma visita de estudo com os alunos do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer o Casino da Póvoa e contactar in locu com elementos da cultura poveira, em contexto de atividade em prática simulada. Na primeira parte da visita, os alunos foram conhecer aquele que é um dos espaços mais emblemáticos da atividade de jogo do norte do País. A visita foi extremamente detalhada e os alunos observaram zonas públicas e privadas deste local e ficaram esclarecidos sobre as principais atividades do Casino da Póvoa, assim como curiosidades, regras e aspetos do seu funcionamento.
Depois, pelas ruas do centro da Póvoa de Varzim, os alunos apresentaram alguns dos
elementos do património cultural poveiro. A Rafaela foi a primeira a partilhar curiosidades das Siglas Poveiras, seguiu-se a Eva com as Tricanas, o Sérgio com o Cego do Maio e a Lara com a Francesinha. Depois de um animado almoço em grupo, continuaram as apresentações, a Beatriz referiu curiosidades da Camisola Poveira, a Margarida apresentou as especificidades da Rabanada, que tivemos a oportunidade de degustar. O Gabriel, na Praça do Almada apresentou o São Pedro e o Rúben deu-nos a conhecer a biografia do Eça de Queirós. Estas apresentações contaram ainda com atividades de animação associadas aos temas, que foram da total responsabilidade dos alunos, onde foi visível a sua dedicação, capacidade criativa e organizativa. Foi um dia muito produtivo, parabéns aos alunos que aceitaram o desafio e corresponderam muito positivamente!
Mariana Capitão » DocenteNo dia 14 de outubro, os alunos das turmas TAE1, TOT1 e TMAS1, celebraram o Dia Mundial da Alimentação antecipadamente com as atividades desenvolvidas pela Águas do Norte. Foram dinamizadas Oficinas Experimentais de Educação Ambiental Online, estando estas enquadradas no âmbito da Estratégia Nacional
de Educação para a Cidadania, nos domínios da Educação para a Saúde (promoção da saúde, saúde pública, alimentação e exercício físico), da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Esta atividade consistiu num importante momento de aprendizagem para os alunos das turmas envolvidas.
Beatriz Boaventura » SPO
Na semana que se assinala o dia Mundial do Animal, os alunos do curso de Técnico de Apoio à Infância prepararam um conjunto de dinâmicas para apresentar a outros alunos da escola.
A iniciativa teve como principais objetivos desenvolver competências técnicas do curso organizador, promover competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, criação de hábitos de cidadania e a sensibilização para a importância dos animais na vida do Homem.
Esta iniciativa teve enquadramento no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Perfil dos Alunos à Saída da
Escolaridade Obrigatória, documentos de referência para a organização do sistema educativo, que contribuem para a tomada de decisões em matéria curricular adaptadas às especificidades dos alunos e à diversidade dos contextos educativos, orientações emanadas da Direção Geral da Educação, Assim, foram utilizadas um conjunto de atividades ludicopedagógicas como um Kahoot, uma atividade plástica e a visita da equipa cinotécnica da GNR, com a realização de uma ação de desmonstração/sensibilização em matéria de Bem-estar Animal, esta última com a colaboração da CME. A iniciativa foi bem acolhida pelos alunos e a participação e interesse foram notórios.
Sara Cepa » DocenteTo celebrate Halloween the first year classes were invited to participate in several activities organized by the second year classes: on the 27th of October, TR14-Técnico de Restauração class prepared a Halloween thematic lunch, having as guests the students of the first year class TR15-Técnico de Restauração. During lunch, the waiter apprentices attempted to scare the honoured guests with a low light environment, creepy music, bloody candles, spider webs, a scary and delicious welcome drink, and horrifically tasty dishes such as Spider Eggs, Sausage Mummies,Terrifying Eyes, Witch’s Brooms, Bloody (Hand)Burgers and Phantom Brownies. In order for them to practice even more the English language, the guests played a funny riddles game. In the afternoon of the 28th of October the Halloween cinema, created by the TOT1- Técnico de Operações Turísticas students, opened its doors and welcomed its visitors. After a spooky reception and some Halloween poetry reading, the invited classes COZ1 and TMAS1, had the opportunity to watch a funny Halloween movie while eating delicious popcorns. After the movie, the students also played a Halloween kahoot and the winners received sweet treats. The last Halloween activity took place in the
morning of the 31st of October. The class TAE1Técnico de Ação Educativa organized Halloween games for their colleagues from TR15, TMAS1 and COZ4 classes. Divided into teams, the guest students could enjoy the different games prepared for them, such as: the Dangerous Path, Word game, Guess the Halloween Sound, Pin the Teeth on Dracula, Halloween Toss Game, Halloween Tic-Tac-Toe Game, Halloween Roulette and Balloween Popping. The last game was the Halloween left/right passing game. The entire group stood in a circle. The hosting students handed out some candies around the circle and read a story. When the word “right” was said, the candies were passed right. When the word “left” was said, the candies were passed left. Whoever was holding a candy at the end of the story got to keep it. These activities aimed to celebrate Halloween, stimulating and enhancing the team spirit and promoting interpersonal relations between students from different classes. Throughout the activity, by the comments and reactions of the participant students, it was clear that the goals were achieved. According to the students it was awesome!
Congratulations TR14, TOT1 and TAE1 on your excellent performance!
Sílvia Pires » DocenteNos dias 15 e 16 de outubro, decorreu, na cidade Esposende, o Simpósio Desporto & Saúde, subordinado ao tema “Avaliar e Intervir para o Sucesso”, promovido pela Academia Clínica Espregueira em parceria com a Estádio Clínica e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Esposende e da Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence e que contou com os melhores investigadores e clínicos nacionais em medicina desportiva.
A pedido do Serviço de Desporto do Município de Esposende, e como já vem sendo habitual, o evento contou com a colaboração dos alunos do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural ao nível do secretariado, apoio de sala e coffee break. Para os nossos alunos foi mais uma oportunidade de formação em contexto real, num evento que envolve uma logística complexa, e onde puderam aplicar na prática os conhecimentos que vão adquirindo ao longo da formação.
João Jaques » Docente