Jornal EPE edição especial 2021

Page 1

JORNAL

www. epe.edu.pt

ESCOLA PROFISSIONAL DE ESPOSENDE

edição especial

Jovem Talento da Gastronomia

Página 2

Selo de Conformidade EQAVET

Página 27

Colaborações

Erasmus + - Rumo à Bulgária

Páginas 4 - 6

Página 3


EPE organiza Concurso Nacional Jovem Talento da Gastronomia A Escola Profissional de Esposende recebeu o Concurso Jovem Talento da Gastronomia, nos dias 10 e 11 de maio, nas suas instalações. Este evento, criado em 2009, pelas Edições do Gosto, permite a jovens profissionais e estudantes de hotelaria e restauração (cozinha, pastelaria, bar, serviço de sala e gestão)um importante ponto de contacto com toda a comunidade gastronómica, bem como a construção de carreira e uma rampa de lançamento para os participantes, estimulando a aprendizagem e aumentando o leque de oportunidades. Com efeito, os concorrentes, ao longo de dois dias, apresentaram-se com muito entusiasmo e energia, utilizando o saber/ fazer na confeção dos seus pratos, que refletiram um trabalho árduo e repleto de criatividade. Ainda houve tempo para a discussão sobre a gastronomia, em que

2 | EPE jornal | edição especial 2021

estiveram presentes vários convidados da área. No final, todos ganharam em experiência e partilha, havendo a entrega dos prémios e de alguns miminhos oferecidos pela organização. Os alunos da EPE que deram apoio logístico estavam muito satisfeitos por terem privado com especialistas deste meio.


Erasmus + - Zlatograd Bulgária

“Momentos para recordar.”

15 alunos e duas professoras da EPE participaram, durante três semanas, no projeto de Erasmus “The CIS Tourism” | Projeto 2020-1-PT01-KA102-078163, no âmbito de um Consórcio sob a coordenação da Associação Intercultural Amigos da Mobilidade. Garantir a qualidade no campo do setor do turismo, nomeadamente, no que toca às atividades ligadas à hospitalidade, bem como aumentar a eficácia do ensino e a atratividade das profissões relacionadas é o objetivo deste projeto. Durante a sua estadia na Bulgária, o grupo teve a oportunidade de conhecer vários pontos de interesse deste país, bem como contribuir na elaboração de programas promocionais do local onde estagiaram.

EPE jornal |edição especial 2021 | 3


COLABORAÇÕES Inauguração HATA e aniversário TINTEX Escola Profissional de Esposende em estreita colaboração com os empresários do concelho. No passado dia 28 de junho, alunos e professores da área da restauração tiveram o privilégio de fazer o serviço de acolhimento e catering para a inauguração da fábrica HATA e aniversário da TINTEX.

4 | EPE jornal | edição especial 2021


Campeonato Regional de Esperanças do Norte - Clube Náutico de Fão Escola Profissional de Esposende colabora no campeonato regional de canoagem, organizado pelo Clube Náutico de Fão, no dia 5 de junho.

Comemoração dos 20 anos da Quinta do Ameal - Esporão Escola Profissional de Esposende participa em mais uma colaboração, nos dias 7, 8 e 9 de junho, desta vez com a Quinta do Ameal - Esporão, em Ponte de Lima.

EPE jornal |edição especial 2021 | 5


COLABORAÇÕES Semana do Hóquei com Reinaldo Ventura e Luís Querido Escola Profissional de Esposende com os seus alunos e professores dos cursos de restaurante/bar e cozinha, no apoio à Semana de Hóquei, promovida pelos atletas Reinaldo Ventura e Luís Querido, a decorrer em Fão.

Essência do Vinho de verão 2021 Escola Profissional de Esposende participa na Essência do Vinho, nos dias 2, 3 e 4 de junho, nos mágnificos jardins do Palácio de Cristal. Esta evento permitiu aos alunos um contacto com o mundo real do trabalho e perceber como se organiza uma iniciativa desta magnitude.

6 | EPE jornal | edição especial 2021


ESTÁGIOS Animador/a Sociocultural aprende a saber fazer

Centro Social e Paroquial de Aguçadoura

Associação Social, Cultural e Recriativa de Apúlia

A turma Animador/a Sociocultural, do 2º ano, AS6, iniciou o tão aguardado momento de estágio. Sendo a sua primeira experiência neste contexto, o objetivo desta formação é diferente,pois permite uma integração na dinâmica da entidade, bem como aquisição de rotinas da instituição e dos grupos. A turma teve a possibilidade de interagir em diferentes contextos de intervenção e com diferentes grupos, nomeadamente idosos; ATL; pré-escolar e associações. Apesar dos constrangimentos da COVID-19, o feedback das instituições e os resultados obtidos permitem refletir que o desempenho dos alunos foi exímio, ultrapassando as expetativas iniciais. Assim, foram várias as instituições que acolheram este grupo, designadamente: Centro Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro; Centro de Bem Estar Social de Barqueiros; Ascra - Associação Social, Cultual e Recreativa de Apúlia; Centro Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro;Centro Social Paroquial de Aguçadoura;Ascra - Associação Social, Cultual e Recreativa de Apúlia;Centro Humanitário CVP de Macieira de Rates, Centro Social da Juventude de Belinho; Piscinas Foz do Cávado e Centro Social da Paróquia de Curvos. A EPE agradece às instituições toda esta abertura, propiciando uma boa relação entre a escola e as instituições, refletindo-se no aproveitamento do aluno.

Centro Social da Juventude Unida de Marinhas EPE jornal |edição especial 2021 | 7


ESTÁGIOS

Alunos de Técnico/a de Apoio à Infância em momentos de aprendizagem A turma finalista Técnico/a de Apoio à Infância, TAI5, encontra-se na fase final de estágio em instituições já há muito tempo parceiras da EPE. Este momento, tão aguardado pelo grupo, está a ser uma experiência inesquecível, pois, devido à COVID-19, no ano letivo anterior não tinham realizado a FCT, por isso a expetativa era grande e redundou num enorme sucesso, inclusivamente algumas alunas foram convidadas pelas instituições a continuar a dar o seu contributo. Na verdade, as entidades estão muito satisfeitas com o desempenho da turma, nomeadamente Centro Social Monsenhor Pires Quesado;Ascra - Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia;Centro Social da Juventude Unida de Marinhas; Centro de Bem Estar Social de Barqueiros; Centro Social e Paroquial de Navais;Centro Social Paroquial de Aguçadoura e Centro Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro. Em suma, a coordenadora de curso salientou que a parceria com estas entidades, para além de fortalecer os laços já existentes, são uma mais-valia, quer na formação dos nossos alunos, enquanto profissionais qualificados e aptos a integrar o mercado de trabalho, quer para as próprias instituições de acolhimento que veem reforçada a equipa de trabalho com dinâmicas inovadoras e criativas que fazem a diferença na atualidade, cumprindo-se o plasmado no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, bem como os objetivos traçados pela ONU para o desenvolvimento sustentável.

Centro Social da Paroquia de Curvos

Centro Social e Paroquial de Aguçadoura

Centro Social e Paroquial de Aguçadoura

Centro Social e Paroquial de Navais

8 | EPE jornal | edição especial 2021


Alunos do Curso de Restauração com “as mãos na massa” Com o intuito de validar competências adquiridas ao longo de três anos de formação, os alunos finalistas, do curso Técnico/a de Restauração,TR12, iniciaram um dos momentos mais importantes da sua vida profissional- o estágio-, que está a decorrer desde maio e termina em finais de julho. Ao longo deste período, espera-os muito trabalho e desafios constantes, nomeadamente na planificação, coordenação e execução de diferentes tarefas relacionadas com a área de cozinha, restaurante e bar, integrando equipas em diferentes estabelecimentos de restauração e bebidas. Na verdade,são muitos os parceiros que têm recebido alunos da EPE, permitindo-lhes selecionarem a empresa que consideram ir de encontro aos seus anseios, daí termos unidades como: Le Méridien Ra Beach Hotel & Spa;Hotel Flor de Sal;GOLDEN; RESIDENCE HOTEL MADEIRA; Restaurante Tio Pepe; Restaurante O Mudo; Hotel Flôr do Mar; Melia Madeira Mar; Padaria e Pastelaria Sra. de Guadalupe; Restaurante SkyValley; Restaurante Casa Fã, Lda; Restaurante Galliano; KUG- Kitchen&UrbanGarden; Vinhos & Coisas;Casino da Póvoa de

Varzim; Restaurante Anonymous Sushi; Restaurante a Barca; Cantinho do Tony; Restaurante A Cabana e Nautilus. Ainda com a Formação em Contexto de Trabalho a decorrer, é gratificante saber que tudo está a correr dentro do previsto e que os alunos estão felizes nos locais onde se encontram, salientando que agora “no mundo real tudo é vivido de uma forma mais intensa e a adrenalina é uma constante” referem a maior parte deles.

Golden Residence Hotel - Madeira

Hotel Flôr do Mar - Viana do Castelo

Kug - Kitchen & Urban Garden - Porto by Chef Rui Paula

EPE jornal |edição especial 2021 | 9


ESTÁGIOS

Alunos dos CEF´s aplicam saberes em unidades hoteleiras da região Os alunos do curso CEF de Empregado/a de Restaurante-bar (RB5) e Cozinheiro/a (COZ2) estão a realizar o seu estágio em unidades hoteleiras da região, completando a assim a sua formação do 9 º ano com uma experiência profissional, que valida todos os saberes adquiridos ao longo do seu percurso escolar. Apesar de se sentirem um pouco nervosos nesta nova etapa, o feedback do seu desempenho na dinâmica das equipas onde trabalham é francamente positivo, estimulante e surpreendente, pois estão a adaptar-se muito bem a esta nova realidade do mercado do trabalho, muito peculiar nos tempos que correm. Foram várias as unidades que acolheram os nossos petizes, nomeadamente Restaurante Solar de Criaz; Café Guarda--Sol; Pastelaria Bolos do Folheta; Restaurante Tio Pepe; Restaurante Zé dos Leitões; Café Sublime; Restaurante Tasquinha do mar; Restaurante M`3D; WhiteCoffee; Padaria da Vera;Bar da Praia; 3 Copos - Tapas e Vinhos; G. Pousada (uma estrela Michelin) Contradição/ Gastro Bar; Restaurante a Barca; o Vermelhinho Caffé; Cantinho do Toni; Estalagem Santo André, Lda; Tasquinha do mar; AxisVermar Conference &Beach Hotel; BISTRÔ com alma e Restaurante Moinho de Sal

Pastelaria Bolos do Folheta - Vila do Conde

Café Guarda-Sol - Póvoa de Varzim

Enfim, mais uma etapa praticamente concluída e com sucesso!

Vermelhinho Caffé - Esposende

10 | EPE jornal | edição especial 2021


Primeiro desafio em Contexto Real de Trabalho Os alunos do curso Técnico/a de Restauração, do 2º ano, TR13, abraçaram um novo desafio desde o dia 23 de junhorealização do primeiro estágio curricular. Esta experiência, que só terminarou a 29 de julho, possibilitou a todos um contacto com várias unidades hoteleiras, permitindo aplicar conhecimentos e aprender mais sobre o mercado de trabalho. Assim, foram vários os locais que receberam estes novos aprendizes, nomeadamente Pau de Canela – Pastelarias; Rosa Cintilante, Pastelaria; Restaurante Moinho de Sal; Restaurante Via Graça; Am Kreisel Restaurante; Restaurante o Buraco; Panizende; Pastelaria Bolos do Folheta; Restaurante Gandra; Hotel Axis Ofir; Restaurante Barba Azul; Restaurante Vila Mendo; Restaurante Tio Pepe; Restaurante

SkyValley; Hotel Suave-Mar; Pastelaria Rio Doce; Lanchonete Portuguesa; KUGKitchen&UrbanGarden e Vilamonte Farmhouse Hotel. O feedback dado pelos estagiários é bastante animador, já que todos estão a gostar da experiência e notam que aquilo que aprenderam na escola está a ser aplicado. Salientaram o bom espírito de equipa entre todos os intervenientes, sendo que uma das mais-valias é o contacto com o mundo real do trabalho. Finalmente, sublinharam que, apesar de serem inexperientes, os locais já dão a oportunidade de entrarem na dinâmica diária da unidade, dando para perceber como funciona um restaurante a sério.

Vilamonte Farmhouse - Algarve

Restaurante Via Graça - Lisboa EPE jornal |edição especial 2021 | 11


ESTÁGIOS Técnico/a de Gestão do Ambiente valida competências em Estágio Os alunos do curso de Gestão do Ambiente, do 2º ano, TGA3, encontram-se a realizar a Formação em Contexto de Trabalho em unidades locais desde os inícios de junho. Com efeito, ao longo de trinta dias, os estagiários vão-se integrando nas equipas de trabalho e estão radiantes com o que têm aprendido de novo. Estão, também, muito satisfeitos com o seu contributo para a defesa do ambiente e para as boas práticas que têm implementado nos seus locais de trabalho. Como primeira experiência está a ser muito positiva e alguns já recolheram informação para aplicar na Prova de Aptidão Profissional, que será iniciada no próximo ano letivo. Foram várias as empresas/ entidades que receberam os estagiários da EPE e com as quais mantemos, desde há muito, parcerias sólidas e profícuas, nomeadamente Rio Neiva -Associação de Defesa do Ambiente; OM SurfschoolLda; Esposende Ambiente, EMMirra & Norte - Atividades de Desporto e Lazer, Lda e AktivWorks Lda. Em jeito de conclusão, este momento tão importante no percurso escolar dos alunos vem contribuir para a sua motivação para terminar a sua formação.

Serviço de Turismo - Armazém Bouro - Marinhas

12 | EPE jornal | edição especial 2021

Associação Rio Neiva - Antas

Rates Park - São Pedro de Rates


Alunos do curso de Receção em contexto real de trabalho Os alunos finalistas do curso Técnico/a de Receção, TRC3, desenvolveram a sua Formação em Contexto de Trabalho. Com um perfil profissional bastante transversal, estes alunos estão qualificados e aptos a executar serviços de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, alojamentos turísticos, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins. Assim, parte da turma teve a oportunidade de realizar um estágio na Bulgária, no âmbito do Projeto Erasmus, sendo que a restante turma está a desenvolver FCT em empresas locaisque acolhem estes técnicos de formação intermédia para validar competências adquiridas ao longo da sua formação. Na verdade, o trabalho já começou em maio e sublinhamos as parcerias que a Escola Profissional de Esposende já efetuou com organizações, como:Hotel AxisVermar; Esposende 2000 Actividades Desportivas e Recreativas, E.M.; Clube Náutico de Fão; ORBITURIntercâmbio de Turismo, SA; Estalagem Santo André, Lda; Proriver -Actividades Turísticas, Unipessoal, Lda.;Varzim Sol - Turismo, Jogo e Animação, S.A;

Estela Golf AtividadesDesportivas e Turísticas, SA; Município de Esposende; ENTHUSIASTIC WARRIORS SURF CAMP LDA; São Félix Hotel HillsideandNature; Martins & Martins, Lda; OM SurfschoolLda; FIT ESSENCES e Estela Golf Atividades Desportivas e Turísticas, SA. Os responsáveis deste processo evidenciam uma estreita ligação entre a escola e as empresas, destacando um trabalho em conjunto que favorece este tipo de parcerias e prova que a aposta da Escola Profissional de Esposende neste género de formação foi bem delineada. Quanto aos alunos, estão plenamente integrados na dinâmica empresarial, testando e aplicando as competências adquiridas ao longo de três anos de formação e a descobrir a realidade do mundo do trabalho. Os alunos que se encontram no estrangeiro estão muito satisfeitos com esta oportunidade de contactar outra realidade diferente da nossa e realçam “o bom ambiente de trabalho e a aprendizagem constante num cenário diferente do habitual”.

Estela Golf Club

Clube Náutico de Fão EPE jornal |edição especial 2021 | 13


Visitas de estudo Alunos de Turismo visitam espaços naturais do Grande Porto

A 8 de julho, os alunos do 1º ano do curso Técnico de Gestão do Ambiente fizeram uma visita ao Parque Biológico de Gaia e ao Jardim de Serralves na Cidade do Porto. O Parque Biológico de Gaia foi o primeiro centro permanente de Educação Ambiental do país, atualmente com uma dimensão de 35 hectares de área agroflorestal, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas prontos a serem observados e apreciados numa auto visita ou por visita guiada no seu habitat natural. Desta forma, ao longo de um percurso com cerca de 3 km, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar algumas espécies da flora autóctone, como por exemplo, os carvalhos, os sobreiros e os loureiros. No que diz respeito à fauna, realce para o toirão, a raposa, o javali, a cabra-brava, o texugo, as aves limícolas (perna-longa e alfaiate) e as aves de rapina, diurnas e noturnas, como o buforeal, a águia-calçada e o grifo, abutre que pode chegar a medir até 1 metro de comprimento, apresentar até 2,7 metros de envergadura e a pesar entre 6 a 12 kg. 14 | EPE jornal | edição especial 2021

Da parte da tarde, a turma foi guiada ao longo do Parque de Serralves, classificado como de Interesse Público e reconhecido pela diversidade do seu património arbóreo e arbustivo, composto por vegetação autóctone e exótica. Para além de conhecer algumas espécies arbóreas da flora autóctone e respetivas características, o grupo teve ainda a oportunidade de percorrer o Treetop Walk, um novo percurso em passadiço, num nível elevado face ao solo, junto à copa das árvores, que permitiu uma experiência impactante de observação e estudo da biodiversidade local. Para além da vertente académica, os alunos tiveram ainda a possibilidade de caminhar e explorar a natureza do local, por entre lagos, arvoredos, núcleos rurais e charcas. No final, os alunos estavam bastante satisfeitos com esta iniciativa, uma vez que conseguiram observar as principais espécies da fauna e flora locais, aprofundar conhecimentos sobre a temática ambiental e refletir sobre o papel de um futuro técnico de turismo ambiental e rural.


Um dia radical no Rates Park A 16 de julho, os alunos do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural, acompanhados pelos professores João Jaques e Sílvia Pires, deslocaram-se ao RATES PARK, parque aventura na freguesia de Rates, na Póvoa de Varzim, para realizar algumas atividades radicais, como por exemplo tiro ao alvo, pedalkart, parede aventura (escalada), tubbing, bumperball, mini-golf, percurso militar, arborismo e slide. Esta atividade foi organizada no âmbito das disciplinas de Ambiente e Desenvolvimento Rural e Técnicas de Acolhimento e Animação e pretendia que os alunos superassem alguns dos seus receios e desenvolvessem o trabalho de equipa em contacto com a natureza.

Pelo meio da aventura realizou-se um piquenique marcado pela descontração e boa disposição, que permitiu trocar impressões sobre as experiênciasrecentes e fechar o ano com chave de ouro.

EPE jornal |edição especial 2021 | 15


Visitas de estudo Alunos de Turismo visitam Área Protegida A 1 de Julho, os alunos do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural foram ao Parque Natural Litoral Norte, com sede em Esposende, no âmbito dos conteúdos das disciplinas de Geografia e Ambiente e Desenvolvimento Rural. A visita foi orientada pelo Dr. Artur Viana apresentou o Parque Natural, abordando essencialmente a origem desta área protegida, o património natural e construído, os projetos desenvolvidos e os problemas que a ameaçam. O Parque Natural é uma área com predominância de ecossistemas naturais e seminaturais e tem como objetivo é a preservação da biodiversidade marítima e terrestre.

16 | EPE jornal | edição especial 2021

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as praias Suave Mar e São Bartolomeu do Mar, verificando in loco os problemas resultantes da erosão dunar, nomeadamente uma praia de Seixos Rolados na freguesia de Belinho.


Atividades Paintball E assim termina mais um ano letivo com a atividade-convívio das turmas Técnico/a de Restaurante/Bar e Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na Dunar.

EPE jornal |edição especial 2021 | 17


Atividades Canoagem As turmas TTC1, AS6 e TGA3 em convívio de fim de ano! Depois de um longo ano de trabalho, os alunose professores viveram um dia em contacto com a natureza, tendo a oportunidade de realizar um passeio de canoa, que permitiu a interação de todos com um dos símbolos naturais do concelho, o rio Cávado. O percurso de canoa contou com o apoio logístico do Clube Náutico de Fão e Proriver.

18 | EPE jornal | edição especial 2021


Piquenique Como forma de promover o convívio entre os alunos e professores, realizou-se um piquenique, no parque de merendas da Bonança, marcado pela descontração e boa disposição, que permitiu mais um momento de convívio entre todos, fechando com chave de ouro mais um ano letivo!

EPE jornal |edição especial 2021 | 19


Projetos Bgreen Alunas da Turma TAI5 - Técnico de Apoio à Infância - participam na Grande Final do concurso Bgreen // ecological film festival. Os vídeos da EPE concorreram nas categorias: Grande Prémio bgreen // ecological film festival; Bgreen Júnior; Menção Honrosa, Melhor Making-of e Prémio do Público.

20 | EPE jornal | edição especial 2021


Buy Nothing Day

Solidarity Campaign As turmas finalistas foram desafiadas, uma vez mais, no contexto da disciplina de Inglês, a dar ênfase à iniciativa “BuyNothingDay-Don’tBuy, Give!”, com a realização de uma campanha solidária. Assim, as turmas Técnico de Apoio à Infância-TAI5 e Técnico de ReceçãoTRC3 foram as turmas promotoras da iniciativa.Após o contacto com a Loja Social de Esposende, instituição à qual foi decidido doar os bens angariados, deu-se início à campanha de recolha de donativos,que decorreu nos dois polos que compõem a Escola Profissional de Esposende, desde o dia 28 de novembro até ao dia 11 de dezembro de 2020.Tendo por mote “dar e não comprar”, os donativos incluíam roupas/clothes, brinquedos/ toys, sapatos/shoes, livros/books e bolsas/ handbags.Tendo em conta a colaboração de todas as turmas, a turma TAI5 ficou

responsável pela recolha dos bens, no polo do Ramalhão, e a turma TRC3, na Sede.Respeitando os cuidados necessários relativos à COVID-19, foi colocada uma caixa para recolha dos bens em cada turma, procurando-se apelar ao espírito solidário e ecológico e consciencializar a comunidade escolar acerca da importância da diminuição do consumismo. A Escola Profissional de Esposende entregou, posteriormente, na loja Social de Esposende, os bens angariados. Obrigada atodos quantos contribuíram para esta campanha solidária e um agradecimento especial às turmas finalistas, que tornaram a sua concretização possível. Mais do que nunca estas atitudes devem ser diárias, quer as solidárias, quer as de proteção do nosso planeta. Mesmo em tempos da pandemia COVID-19, a solidariedade mantém-se viva na EPE!

EPE jornal |edição especial 2021 | 21


Eventos Temáticos

Almoços Temáticos no âmbito do estudo a obra Os Maias de Eça de Queirós A turma Técnico/a de Restauração, 2º ano, realizou três almoços temáticos, abrangendo a obra Os Maias, de Eça de Queirós, estudada na disciplina de Português. Estes eventos permitiram uma interdisciplinaridade com a área técnica, cujo objetivo era recriar alguns capítulos do romance, em que se alude à gastronomia. Assim, os episódios selecionados foram os seguintes: o Jantar em Santa Olávia; o Jantar na Casa dos Gouvarinho e o Jantar no Hotel Central, nos dias 20 e 28 de maio e 11 de junho, respetivamente, no restaurante pedagógico. As ementas foram confecionadas a partir de algumas indicações referidas na obra e os alunos apresentaram menus muito interessantes, evocando uma das facetas mais interessantes de Eça, o convívio à mesa. Os convivas, essencialmente, alunos do

22 | EPE jornal | edição especial 2021

Projeto Erasmus vindo da Polónia, uma turma da escola e os colaboradores da EPE puderam experienciar momentos de degustação bem deliciosos e, ao mesmo tempo, viver a atmosfera cultural e social de finais do séc. XIX. Ao mesmo tempo, a turma mostrou as suas competências técnicas e culturais, aludindo a um momento especial da obra de Eça, permitindo aos convidados de usufruírem de momentos inesquecíveis. Em suma, este género de iniciativas ajuda a consolidar, não sóconhecimentos nas diferentes vertentes, mas também a preparar os alunos para o estágio, que se está a aproximar, e, ainda, para a elaboração da Prova de Aptidão Profissional, sem esquecer a inserção no mercado do trabalho.


Projetos Iniciativas Integradoras A turma do curso Animador/a Sociocultural desenvolveu uma série de iniciativas integradoras no regresso ao ensino presencial. Toda a comunidade escolar participou com entusiasmo e com muito dinamismo nas mais diversas ações.

EPE jornal |edição especial 2021 | 23


Provas de Aptidão Profissional As turmas finalistas, TR12, TRC3 e TAI5, apresentaram os seus projetos de PAP, validando assim competências ao nível do saber fazer, evidenciando a sua aptidão para enveredar pelo mercado do trabalho ou ingresso no ensino superior.

24 | EPE jornal | edição especial 2021


Provas de Aptidão Profissional As turmas finalistas dos cursos CEFs, Cozinheiro/a e Empregado/a de mesa, apresentaram os projetos das PAFs, em que validaram as suas competências na área da restauranção.

EPE jornal |edição especial 2021 | 25


Ensino à Distância O ensino à distância foi um desafio que colocou toda a comunidade escolar à prova. Efetivamente, a adaptação foi difícil, mas, depois é como o poeta diz: “primeiro estranha-se e depois entranha-se“ e mãos à obra. Assim, desenvolveram-se vários projetos e as aulas tiveram outra dinâmica, a saber: sessões de sensibilização; reuniões com delegados, ações de sensibilização dos

26 | EPE jornal | edição especial 2021

colaboradores e aulas práticas diferentes. Desafio superado!


O Teatro vem à Escola A EPE recebeu, no dia 28 de abril, da parte da manhã, a companhia de teatro ETCetera, que apresentou a adaptação da obra Os Maias,de Eça de Queirós, aos alunos das turmas Técnico de Gestão do Ambiente; Técnico de Restauração, Curso Animador Sociocultural e alguns alunos do 1º ano, no polo do Ramalhão. Este projeto “O Teatro vem à escola” permitiu que os alunos que se encontram a estudar este romance pudessem perceber e consolidar o conteúdo deste texto de uma forma diferente. Ao longo de uma hora e quarenta e

cinco minutos, os alunos assistiram a um trabalho notável dos atores que encarnavam as personagens queirosianas, imprimindo uma grande versatilidade ao excelente espetáculo e ao excelente desempenho destes profissionais de teatro. Em suma, esta encenação foi um momento importante, para que os alunos vissem em imagens a comovente e trágica história da família Maia. De registar que os atores foram exemplares, porque deram vida e emoção à escrita deste incontornável nome da literatura Portuguesa. Parabéns, ETCetera!

EQAVET É com muita satisfação e orgulho que assinalamos quase um ano que recebemos o selo EQAVET, cuja duração é de três anos. De facto, o trabalho desenvolvido ao longo deste anos tem dado frutos e a comunidade escolar está de parabéns pelo esforço e pela

dedicação ao projeto educativo da EPE. Venham mais sucessos!

EPE jornal |edição especial 2021 | 27


Ficha Técnica

Direção: Alexandra Vilar | Coordenação: Luzia de Sousa Silva | Edição: Gil Fernandes Redação: Comunidade Educativa EPE | Impressão: Escola Profissional de Esposende Propriedade: Zendensino - Cooperativa de Ensino IPRL Contactos: Rua Amorim Campos, 4740-335 Fão, Telf. 253 982 779 E-Mail: epe@zendensino.pt

28 | EPE jornal | edição especial 2021


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.