ADEQUAÇÕES SUSTENTÁVEIS . COLÉGIO EM SÃO PAULO

Page 1

adequações sustentáveis . colégio em são paulo PARTE 1 . BANHEIROS



ADEQUAÇÃO DE USO E OCUPAÇÃO PARA ESTRUTURAS DEGRADADAS OU DEFICIENTES EM ESCOLA NA CAPITAL PAULISTA Em boa parte das escolas as prioridades pedagógicas prevalecem em relação às físicas, em detrimento da qualidade espacial e do conforto, também necessários para o bom aprendizado. Este projeto propôs um mapeamento geral de problemas físico-ambientais das instalações de uma escola particular em São Paulo, e construiu diagnósticos específicos das necessidades observadas, indicando e desenvolvendo propostas e soluções sustentáveis ao longo de 22 meses de atuação direta. Condicionadas aos períodos de férias, as execuções se dividiram em três ações: Emergenciais - Fase 1 Emergenciais - Fase 2 Adequações

O projeto de partida das ações Emergenciais - Fase 1 teve como objetivos: 1 Formatação dos sanitários Minimizar manutenções, proporcionar conforto, adotar recursos de baixo consumo de água e energéticos, reuso de materiais, baixo custo, empregar materiais de baixo impacto ambiental e preferencialmente reciclados são alguns dos aspectos deste projeto. 2 Permeabilização dos pátios externos Eliminar inundações dentro das dependências da escola, mas também contribuir para diminuir acúmulo das águas pluviais na rede pública e proporcionar o retorno da água de chuva para o solo, contribuindo com o restabelecimento do ciclo da água. 3 Barreiras acústicas de paredes verdes Minimizar reverberações sonoras à vizinhança e proporcionar o conforto sonoro e atmosférico interno da escola.


FORMATAÇÃO DOS SANITÁRIOS Este foi um piloto que propôs soluções sustentáveis e revitalizadoras para os banheiros da escola, já degradados e apresentando desconforto tanto olfativo, visual, funcional como luminoso. Por isso o projeto se desenvolveu em diversos níveis, tais como, revestimentos, hidráulica, acabamentos, iluminação e acessórios. A especificação dos novos produtos logo na fase do projeto teve como critérios principais de seleção: - durabilidade - baixa manutenção - produtos de origem reciclada - custo-benefício - conforto Tudo o que se apresentava em boas condições foi reaproveirado, tais como mictórios, vasos sanitários, válvulas de descarga, acentos, tampo e cubas, portas, divisórias de granilite e dispensers de sabão e papel toalha. Com isso, o conceito de reuso ganhou força, e gerou impactos positivos sob a ótica financeira, mas também, educativa.



processos Os odores causados pela má execução original encontrada junto aos ralos, ou de canos com secção achatada e caixas de esgoto sem escoamento, foram eliminados com um novo sistema hidráulico de esgoto, incluindo ralos lineares, caixas com plena vasão e tampas herméticas, e tubulações de bitola larga até a caixa final.


remoções dos revestimentos originais | regularizações | novos revestimentos | instalações


novos revestimentos dĂŁo luz e contrastes vivos | faixa larga de espelhos ampliou o ambiente | lixeira bem dimensionada | ralo linear evitou recortes do porcelanato e facilitou a limpeza | porcelanato de origem reciclada


Divisória de granito e mola hidráulica na porta de acesso trouxeram privacidade e definição ao uso e circulação.


acessórios torneiras A torneira manual deixava de ser usada por repúdio ao uso anterior alheio. Outros a abandonavam gotejando após o uso. Outros ainda a deixavam aberta por longos períodos. A torneira especificada com sensores de presença é anti-vandalismo e impede o desperdício, pelos jatos temporizados em 3 segundos. Além disso, resolve o problema de higiene, já que dispensa o contato tátil para o seu funcionamento.

tranquetas As tranquetas novas são inoxidáveis e exigem um único movimento para abrir ou fechar, o que minimiza o desgaste. Alguns boxes deixavam de ser usados por se encontrarem com tranquetas quebradas, o que foi sanado.


Após removida a espessa camada de tinta de diversas repinturas, as divisórias foram regularizadas e ganharam pintura lavável. Revestimento em fórmica texturizada, lavável e resistente a riscos, foi adotado para portas dos boxes, que receberam dobradiças reforçadas.



iluminação As luminárias especificadas em corpo de acrílico leitoso geram iluminação difusa e se estendem linearmente de um extremo ao outro do recinto, permitindo a iluminação por igual em todos os boxes, e não apenas em alguns, como era no sistema anterior. Sua forma triangular mantém também o teto iluminado, e não sombrio, tornando-o um difusor e proporcionando uma iluminação global. São de fácil manejo para troca de lâmpadas e limpeza. A cada uma delas foi conectado um sensor de presença tornando o acendimento individual, conforme a presença humana no ambiente, a fim de eliminar o antigo problema de disperdício de energia.



Os registros originais de descarga quase não eram usados, por repúdio higiênico, Descargas com sensores de presença permitiram eliminar o contínuo mau-cheiro no local. Biombos deram a privacidade que faltava.



boxes válvulas de descarga existentes foram apenas ajustadas para redução de fluxo | dispenser de papel em posição ergonômica evitam desperdícios e sujidade | lixeira bem dimensionada| vaso e acento originais mantidos | iluminância uniforme em todos os boxes



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.