O RODÃO 318- BREVE RELATÓRIO 2020/2022

Page 4

O RODÃO - ESPECIAL RELATÓRIO DE ATIVIDADES NA PANDEMIA - De MARÇO 2020 à ABRIL 2022

07/JULHO/2020: A BIGUAÇU INICIA A GUERRA PATRONAL

Imagens de guerra são sempre aterrorizantes.

direitos. Praticamente destruíram a função de cobrador e desapareceram centenas de companheiros. A grade de horários reduzida mostra que dezenas de comunidades estão desassistidas. Nos pátios dezenas de ônibus continuam parados e o “tempo corroendo” o patrimônio que o povo pagou através das tarifas.

Com a lei a seu favor, os patrões se aproveitaram da Pandemia para levar as vantagens que nunca tinham conseguido. É só ver a vantagem deles: transporte paralisado, a categoria em casa e o sindicato de “mãos amarradas”. Com ajuda da justiça e do Poder Público atacaram a função de cobradores, reduziram o número de trabalhadores, dos horários e linhas, receberam mais subsídios e vantagens, ficaram meses sem pagar salários, não pagaram o pouco que lhes cabia e descumpriram acordos que fizeram.

Nossa CCT descumprida e com algumas cláusulas sem validade, porque no pior momento contribuímos com a diminuição de custos. Até negociação de pagamento das rescisões em 16 vezes a categoria aprovou em assembleia, sempre pensando em diminuir a crise do transporte, EVITAR as RJs e deixar portas abertas para voltar ao trabalho em breve.

Dois anos depois, vemos o resultado da guerra patronal contra nossos empregos e

O GOLPE DO CALOTE FOI DADO SEM DÓ categoria, com total apoio da Justiça(?) e conivência da esmagadora maioria dos políticos da região.

No dia 07 de julho de 2020 a empresa Biguaçu demitiu 160 companheiros. No dia seguinte anunciou ter entrado em RJ Recuperação Judicial. Assim, demitiu, não pagou e o calote virou crédito trabalhista no processo judicial. Foi o início da guerra patronal contra a

Com o exemplo da Biguaçu e o transporte praticamente parado, fizemos de tudo para que o calote não atingisse toda a categoria. Com a “faca no pescoço e as mãos amarradas”, em assembleia aprovamos acordo tentando evitar mais empresas em RJ. Porém, 15 dias após a assinatura do acordo sofremos o golpe da Canasvieiras, que anunciou seu calote. Em seguida vieram os golpes da Emflotur e da Insular/Estrela.

04


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
O RODÃO 318- BREVE RELATÓRIO 2020/2022 by WilFran Canaris - Issuu