Odonto Magazine nº 29 - Junho/2013

Page 40

Caso Clínico

Figura 7

Estrutura metálica da PPR superior.

Figura 9

PPR inferior instalada.

estética não se fazia presente (figura 9). Já no arco superior, as coroas dos dentes 11, 21 e 22 foram ferulizadas e fresadas para o acoplamentos de encaixes resilientes ASC 52 da CNG (figuras 5, 6 e 7). A indicação dos encaixes se justificou pela necessidade estética do caso, que apresentava como retentores diretos anteriores, os dentes 11 e 22. Nos posteriores 27 e 17 foram planejados grampos circunferenciais simples de Ackers (figura 8). Outro fator que contribuiu muito no âmbito estético foi o processamento caracterizado das bases das próteses removíveis por meio da técnica Tomaz Gomes de caracterização de gengiva.

Conclusão Nesse caso clínico foi possível verificar que o trabalho protético restabeleceu a função do paciente, corrigindo proteticamente a posição dos elementos, a correta DVO e melhorando de forma significativa a estética a um custo menor, se comparado aos outros tipos de reabilitação (figura 10). Por fim, uma placa de mordida miorrelaxante foi instalada no arco superior, devido ao diagnóstico de severo bruxismo constatado na anamnese. Tal aparelho permitirá uma maior longevidade da reabilitação e um prognóstico mais favorável.

40

Junho de 2013

Figura 8

PPR superior com grampo circunferencial simples de Ackers.

Figura 10

Caso finalizado.

A aceitação do paciente frente a um tratamento reabilitador com prótese removível foi indicada e aceita, uma vez que a associação de prótese fixa com removível, por meio de encaixes, possibilitou a eliminação dos grampos metálicos, objeto de repulsa por parte dos pacientes no que diz respeito a esse tipo de prótese.

Referências 1. Gil C. Prótese parcial removível: preparo de boca e sua aplicação clínica. São Paulo: FOUSP;1993[4]. 2. Galhardo APM, Mukai MK, Pigozzo MN, Mori M, Gil C, Laganá DC. Reabilitação oral por meio de prótese parcial removível associada à Barra de Dolder: uma visão interdisciplinar. RPG Rev Pós Grad. 2008;15(1):71-6. 3. Mukai MK, Sanae C, Yamaguchi CA, Galhardo APM, Mori M, Gil C. Utilização de overlay removível como meio de determinação da dimensão vertical de oclusão na reabilitação oral. Rev Assoc Paul Cir Dent. 2009;63(5):384-8. 4. Mukai MK, Gil C, Costa B, Stegun RC, Galhardo APM, Chaccur DC, Fukuda ACCS, Kammerer BA. Restabelecimento da dimensão vertical de oclusão por meio de prótese parcial removível. RPG Rev Pós Grad. 2010;17(3):167-72.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.