Digital Security Ed. 04 Dezembro/2011

Page 21

Evento Security Show

O capitão reformado do BOPE Rodrigo Pimentel fez o encerramento do 4º Security Show e lotou o auditório do Costão do Santinho para falar sobre a sua experiência no combate ao tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro.

evento_security_show_REVISADA.indd 21

Ele afirmou que a percepção de que a desigualdade social gera violência é perigosa. “Estamos partindo da premissa de que os pobres são invejosos e vão atacar quem tem dinheiro. Isso não é verdade. No Rio de Janeiro, os bairros que apresentam maior desigualdade social são os menos violentos”, contou. E lembrou que, em contrapartida, nos estados onde houve maior ascensão de classes, houve aumento no índice de violência. Em relação ao policiamento na fronteira brasileira, ele disse que mesmo naquelas onde o policiamento é ostensivo, como a do México com os Estados Unidos, a droga chega. “Por ali, passa desde drogas e armamento, independente do arsenal da polícia americana. No Brasil, mesmo que o efetivo seja ampliado em cinco vezes, acontecerá a mesma coisa, porque são 18 mil quilômetros de extensão. A melhor forma de combater o tráfico é monitorar as rodovias, por onde a droga passa”, ensinou. A política das UPP é estabelecer um batalhão de policia num território antes dominado por traficantes. Apesar da violência decorrente das disputas territoriais deixar de existir, a venda de drogas nas favelas continua. “Isso não existe porque, enquanto houver gente para consumir, vai ter gente disposta a vender os produtos. O que precisa acontecer, é buscar acabar com a demanda”, enfatizou. Ele lembrou que, desde que a UUP foi instalada, o número de homicídios na Cidade de Deus caiu a zero. “A maioria das mortes que acontecem no Brasil hoje são em locais onde ainda existe a disputa territorial para venda de drogas. Esse é o maior desafio da sociedade brasileira”, finalizou.

02/12/11 16:53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.