CRIANÇAS NA UMBANDA - ERÊS, OS PORTA VOZES ENTRE NÓS E OS ORIXÁS
Os Erês têm a missão de servir como intermediários entre as pessoas e os orixás. Como os orixás não falam, fica a cargo dos Erês estabelecer essa conexão entre a consciência humana e o inconsciente dos orixás. Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás. Apesar de serem identificados como crianças, devido a sua pureza e inocência são, na verdade, seres encantados, que jamais se personificaram na forma humana.
Origem do termo Erê é um termo de origem iorubá (língua nigerocongolesa falada em alguns países africanos, situados no sul do Saara).
São entidades que adoram doces e brinquedos (de acordo com sua linha de atuação), são alegres e fazem de tudo para trazer a alegria e o sorriso. Erês na Umbanda Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade).
Ao contrário do que muitos pensam, não significa “criança”, mas sim “diversão” e “brincadeiras”.
São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho. Quando demonstram alguma relação com um orixá em especial, seu nome leva um complemento. Fonte: estudos umbanda
12
Maio 2022 - Voz do Terreiro







