Issuu on Google+

Maio|Junho 2014

Newsletter PV-FLUL PV-FLUL: Voluntariado American Corner Portugal

NESTA EDIÇÃO… | Destaque Voluntariado American Corner Portugal

| Ser voluntário Ofertas Curso de Voluntariado Universitário

| Ser voluntário Internacional Ofertas

| Agenda Cultural Sugestões

Programa de Voluntariado FLUL

Na presente edição da Newsletter PV-FLUL, entrevistámos as voluntárias American Corners Portugal. Vem conhecer o projecto!


| VOLUNTARIADO

AMERICAN CORNERs portugal

O American Corner é um programa que visa a divulgação de informação sobre os Estados Unidos e possibilita o acesso a recursos de informação, impressos e electrónicos, de grande relevância para o ensino e para a investigação científica. É um projecto do Departamento de Estado dos EUA e gerido pela sua Embaixada em Lisboa. No ACP da FLUL, que funciona e é parte da Biblioteca, dá-se particular importância à dinamização cultural e o fundamental do trabalho

do

voluntário

aqui

é

a

programação cultural. Rosa Medina SÍLVIA NOBRE. [É] Um projecto que dá a possibilidade de organizar programas sejam eles de cinema, música, teatro, poesia, actividades mais contemporâneas - e, para tal, é necessário fazer contactos com organizações, entidades e pessoas para

estabelecermos

parcerias

para

a

actividade que escolhemos. Foi neste contexto que aceitei fazer parte deste grupo. É

muito

benéfico

Adquirimos

para

experiência,

quem

faz

competências

parte. que

podem ser úteis no nosso futuro, conhecemos pessoas que nos ajudam no desenvolvimento dessas mesmas competências e, sem dúvida, é óptimo

ver

o

resultado

final

do

que

desenvolvemos durante meses.

Página 2 de 8


ROSA MEDINA. Somos cinco voluntárias (uma acabadinha de chegar) e cada uma está responsável por uma área ou projecto. Já houve momentos com grandes picos de trabalho e a equipa saiu profundamente fortalecida com eles. A Mónica Valle, bolseira da FLUL e responsável pelos voluntários, e o Dr. Pedro Estácio, Chefe de Divisão da Biblioteca e o grande mentor do projecto, são pessoas que tornaram este desafio um prazer, que me têm ajudado brutalmente e com quem tenho aprendido imenso. O tipo de trabalho e de responsabilidade que temos no AC da FLUL complementa na prática aquilo que devemos aprender na teoria ao longo do curso de Ciências da Cultura - ramo de Comunicação e Cultura. Somos responsáveis por projectos

interessantes,

estes

levam-nos

a

trabalhar com instituições muito boas, como o Museu da Cidade e a Galeria de Arte Urbana, por exemplo […]. Este é um contexto óptimo para desenvolver competências. No fundo, aqui, quem não tenha experiência de gestão cultural e de trabalho de equipa, adquire-a, e quem a tem, desenvolve-a.

JOANA PEREIRA. Para além de que é algo que gosto imenso de fazer, a parte da organização dos

eventos,

também

fui

aliciada pelo seu objectivo, que é

a

divulgação

da

cultura

americana em Portugal. Não houve propriamente uma adaptação,

visto

que

os

responsáveis e todas as pessoas que trabalham na biblioteca nos acolheram muito bem e disponibilizaram-se sempre para qualquer coisa que precisássemos.

Página 3 de 8


|SER VOLUNTÁRIO – Cá dentro

“ATITUDE POSITIVA”

Apoio a Eventos Cities in Europe, Cities in the World O

Programa

de

Voluntariado FLUL está à procura

de

voluntários

para apoio ao Congresso da European Association for Urban History - Cities in Europe, Cities in the World, que decorrerá entre 3 e 6 de Setembro de 2014. Tarefas: coffee

Assistência breaks,

a

ligação

O “Atitude Positiva – Desperta a tua Vocação”, projecto da Câmara Municipal de Setúbal promovido no espírito do voluntariado, está a aceitar participantes para integrarem iniciativas camarárias e actividades no concelho. O projecto visa a integração de pessoas entre os 15 e os 35 anos em actividades pontuais ou promovidas regularmente nos serviços camarários, assim como noutros eventos dinamizados no concelho por entidades parceiras da Autarquia. Informa-te aqui.

VOLLUNTARIADO NAS PRAIAS DE SINTRA

entre salas, recepção de convidados no aeroporto e acompanhamento ao hotel ou deste à conferência. Inscreve-te aqui!

SLEEP'EM'ALL

A Câmara Municipal de Sintra promove o “Voluntariado Sintra Jovem”, um projecto que oferece aos jovens munícipes, dos 15 aos 21 anos, a oportunidade de ocupar os tempos livres através de actividades de vigilância e limpeza das praias.

A Marginal Voluntariado abre, mais um ano, as inscrições para os festivais

Este projecto realiza-se durante toda a época balnear em turnos de um mês nos períodos da manhã ou da tarde, em cinco praias do concelho: Praia Grande, Maçãs, Adraga, Magoito e São Julião.

SLEEP'EM'ALL: Musa Cascais, Optimus Alive, Fmm Sines, Vielles Des Charrues (França), Vagos Open Air e Vodafone Paredes de Coura. Funções: montagem e desmontagem, gestão da área de campismo reservada, informações ao público. Para mais informações e inscrição acede aqui.

Os jovens terão direito a uma bolsa diária (para transportes e alimentação), seguro de acidentes pessoais e todo o equipamento necessário. Fica atento às datas de inscrição! Mais informações aqui.

Página 4 de 8


|CURSO DE VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO No

passado

dia

23

de

Maio,

o

Programa

de

Voluntariado FLUL e o Núcleo de Voluntariado da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da ULisboa

organizaram

o

Curso

de

Voluntariado

Universitário. Neste CVUniversitário, cujo objectivo foi a promoção de competências

de

voluntariado

em

estudantes

universitários, participaram 80 estudantes e foram 12 as organizações promotoras de voluntariado que por lá passaram. Conhece-as aqui!

Página 5 de 8


ITÁLIA (3478)

|SER VOLUNTÁRIO - Internacional ITÁLIA território italiano, predominantemente montanhoso, com excepção da planície do Pó na região da EmiliaRomagna, estende-se dos Alpes ao Mar Mediterrâneo, onde se situam as ilhas da Sicília, da Sardenha, de Elba e cerca de 70 ilhas mais pequenas. Na península italiana existem dois pequenos Estados independentes: a Cidade do Vaticano, em Roma, e a República de São Marinho. Coliseu de Roma

O

Os principais sectores da economia italiana são o turismo, a moda, a construção mecânica, os produtos químicos, o sector automóvel e a alimentação. As regiões do Norte contam-se entre as mais ricas da Europa em termos de rendimento per capita.

Mona Lisa

A península italiana foi não só o berço do vasto império Romano, que deixou um imenso património arqueológico, cultural e literário, mas também do humanismo medieval e do Renascimento, que tanto contribuiu para moldar o pensamento político, a filosofia e a arte da Europa, através de personalidades como Maquiavel, Dante, Leonardo da Vinci e Galileu.

A lista de artistas italianos famosos é longa e nela figuram Giotto, Botticelli, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Tintoretto e Caravaggio. O país também foi berço de compositores de ópera como Verdi e Puccini e cineastas como Federico Fellini e Luchino Visconti. A gastronomia italiana é das mais requintadas e variadas da Europa, Risoti indo desde as saborosas receitas características de Nápoles e da Calábria até aos pratos à base de pesto da Ligúria, passando pelos risotti (pratos de queijo e arroz) dos Alpes italianos. Curiosidades O termómetro, a pilha eléctrica e o cone de gelado foram inventados em Itália. O piano foi inventado por um italiano. Marco Polo foi um explorador italiano famoso.

Fonte www.europa.eu

Data de início: 01-09-2014 Data de fim: 01-09-2015 Subsídio mensal: 115 € Resumo: The town has a population of 498.857 people. Historically, the main language groups are German speakers who amount to 69,15% of the total, Italian 26,47% and Ladin 4,37%. 73% of the people living in the capital city belong to the Italian linguistic group, 26,29% to the German and 0,71% to the Ladin (according to the 2001 census). Perfil: The project is open to all young people motivated to work with young people, schools and youth groups. The volunteers have to be open, interested and willing to work in team and interested in social and multicultural issues. It would be of advantage if the volunteers already had basic knowledge of German and/or Italian, but this is not an essential requirement (…). Tarefas: The volunteers will work with the hosting organization, its partners and other partners working with young people and young adults in the social area. The volunteers will be part of a team and they will participate in group meetings and in meetings with other volunteers. They will have the opportunity to see the work of the offices involved in the programme (…). Fonte: Serviço de Voluntariado Europeu

Página 6 de 8


|Agenda Cultural Lisboa é uma tela a céu aberto 26 Junho a 12 de Julho A febre do Mundial está aí mas nem todas as telas e ecrãs vão ficar sintonizadas exclusivamente no futebol. A capital reservou alguns cantinhos ao ar livre para os adeptos da Sétima Arte e juntou-lhe vários argumentos de peso, como entradas à borla, filmes para todos os gostos e, claro, a lua e as estrelas para companhia. Na praça ou no jardim há sessões fresquinhas à tua espera. Mais informações aqui.

Almada Negreiros | Festas da cidade de Lisboa - 80 anos Almada Negreiros foi o autor do conjunto de desenhos que ilustraram o Programa das Festas de Lisboa de 1934, sob a direcção gráfica de Luís de Montalvôr. O Museu da Cidade possui a quase totalidade dos originais que ilustram o programa. Visita a exposição até 30 de Junho no Museu da Cidade, em Lisboa.

Lisboa Mistura | Até 29 de Junho | Lisboa O projecto intercultural Lisboa Mistura apresenta uma programação musical que cruza as sonoridades da Europa e de África. As “electrónicas do mundo” dão o ritmo aos concertos programados e convidam à dança. Trilok Gurtu Band (Índia), Manu Dibango (Camarões, França), Fanfaraï (Argélia, Marrocos, França Turquia), Bombino (Nigéria), Kazimoto (Alemanha), Jupiter & Okwess International (Congo), General D e Convidados (Portugal, Angola) são os nomes em destaque. O programa inclui também artes e gastronomia.

Página 7 de 8


Passeios Literários | Até 19 de Julho Os Passeios Literários são uma nova experiência que dá a conhecer histórias e lugares de Lisboa através dos livros. Às quintas-feiras, pelas 15 horas, e com ponto de encontro no Largo de S. Carlos, realiza-se o passeio Walk a Story Pessoa que mostra os lugares onde o poeta viveu, trabalhou e escreveu. Com início na Praça Luís de Camões e fim no Cais do Sodré, todas as sextas, também às 15 horas, o Walk a Story Literary Lisbon junta quatro escritores: Pessoa, Camões, Eça de Queiroz e Saramago. Mais informações, acede a esta página.

O Pássaro da Alma | 5 de Julho | Sintra Um espectáculo que promove a inclusão sobe ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, no dia 5 de Julho. O AgitArte, grupo artístico do Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência, e o Musicalidades, composto por alunos do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, apresentam uma adaptação da peça “Pássaro da alma”, de Michal Snunit. Mais informações aqui.

Referências

American Corners Portugal | Câmara Municipal de Sintra | UNIDAC – Universidade Sénior na Universidade | Associação Coração Amarelo | CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo | Associação Elo Social | ProAtlântico | GASTAGUS | Liga para a Protecção da Natureza | AMIAMA – Associação dos Amigos dos Animais da Amadora | Fundação do Gil | Projecto Amigo Grande, Amigo Pequeno | MUNHAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência | Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Serviço de Voluntariado Europeu | europa.eu | ulisboa.pt | lifecooler | Agenda Cultural de Lisboa | Acesso Cultura

Elaborado por: Ana Galrão Lília Aguardenteiro Pires Lúcia Fonseca Sofia Santos Tatiana Martins Revisto por Andreia Querido

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Núcleo de Apoio ao Aluno | Programa de Voluntariado FLUL Tel.: 21 792 00 23 E-mail: voluntariadoflul@letras.ulisboa.pt | naa@letras.ulisboa.pt

Página 8 de 8


Newsletter PV-FLUL | Maio-Junho 2014