Issuu on Google+

Fevereiro 2014

Newsletter PV-FLUL Núcleo de Promoção do Voluntariado da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da UL

NESTA EDIÇÃO… | Núcleo de Promoção do Voluntariado da FP e IE-UL | Ofertas de voluntariado | É só mais uma mini, mais um copo |Cultura

INSCRIÇÕES PV-FLUL Apoio a Colóquios | "Poética do Eu: Escrita e Outras Construções” |"Memória - X Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval"

A equipa do PV-FLUL foi visitar o Núcleo de Promoção do Voluntariado da FP e IE-UL. Conhece também este projecto!

Programa de Voluntariado FLUL Segue-nos aqui!

Página 1 de 10


| NÚCLEO DE PROMOÇÃO DO VOLUNTARIADO DA FP IE - UL

“Voluntariado pode não ocupar muito tempo, mas pode representar um dos tempos mais bem investidos da tua vida.” – Célia Figueiredo

O Programa de V oluntariado FLUL foi até à Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da UL conhecer o Núcleo de Promoção do V oluntariado (NPV ). Conversámos com a coordenadora deste Núcleo e descobrimos a sua missão e os seus projectos, presentes e futuros.

Célia Figueira é psicóloga/psicoterapeuta e coordena o GAPE Gabinete de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes. É também coordenadora do Núcleo de Promoção do Voluntariado desde a sua criação.

O NPV O Núcleo de Promoção do V oluntariado da PF e IE da UL entrou em funcionamento em 2008/2009, embora a sua actividade se tivesse iniciado em 2006. Destinado aos estudantes da Faculdade e do Instituto, mas a alargar-se cada vez mais à generalidade dos estudantes da UL, este núcleo foi criado devido à procura de actividades de voluntariado por parte dos estudantes, dentro e fora da faculdade. A missão O NPV , para além de ter como principal função a promoção e divulgação de acções de voluntariado, tem também a missão de intermediar o trabalho desenvolvido entre o voluntário e a instituição de acolhimento. Neste sentido, faz um trabalho de reconhecimento das organizações e do seu contexto e, também, de adequação de espectativas dos voluntários e de regulamentação do seu trabalho.

As actividades As actividades desenvolvidas pelo NPV , que são promovidas pelos próprios voluntários em conjunto com a coordenadora, estão relacionadas com a divulgação de ofertas de voluntariado, com o estabelecimento de parcerias com organizações exteriores e com o acompanhamento da actividade dos voluntários. Para além disso, o NPV organiza também seminários, cujo objectivo é o de preparar e formar os voluntários e de lhes dar a conhecer, num sentido amplo, os tipos de voluntariado e os princípios desta actividade.

Página 2 de 10


Uma outra actividade de grande importância desenvolvida pelo NPV diz respeito à realização de reuniões com os grupos de trabalho dos vários projectos. Com estas sessões, os voluntários discutem o trabalho desenvolvido, debatem ideias e têm a oportunidade de reflectir sobre as suas dificuldades e sobre as competências adquiridas. Os projectos actuais Amigo Grande, Amigo Pequeno é um dos projectos desenvolvidos pelo NPV . Com o objectivo de promover o desenvolvimento de competências parentais entre jovens adultos e crianças, este projecto conta actualmente com o trabalho de cerca de 40 voluntários. Os projectos futuros Como projectos futuros, a coordenadora considera importante a aposta na certificação e creditação das actividades de voluntariado, não só ao nível da FP e IE - UL como também ao nível da UL, que se deverá envolver num esforço conjunto. A continuidade dos grupos de trabalho e das sessões entre voluntários são também actividades que devem ser promovidas, uma vez que delas resulta uma maior coesão e consciencialização do que é o trabalho voluntário. A abertura de seminários temáticos à Universidade é também um projecto para o futuro.

Página 3 de 10


|VOLUNTARIADO Apoio ao Colóquio "Poética do Eu: Escrita e Outras Construções” Bélgica (Ref.: 3076)

Estão abertas as candidaturas para apoio ao colóquio "Poética do Eu: Escrita e Outras Construções".

Data de início: 01-10-2014 Data de fim: 30-09-2015 Vagas: 1 Duração: 12 meses

A realizar entre os dias 3 e 5 de Março na Faculdade de Letras, os voluntários podem candidatar-se até 23 de Fevereiro. Tarefas: Apoio em sala (colocação de águas e sinalética, apoio com os audiovisuais [computadores e data show]) Perfil do candidato: Estudantes de qualquer curso de 1.º Ciclo ou 2.º Ciclo.

Apoio ao Colóquio "Memória - X Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval" O Programa de VoluntariadoFLUL está a recrutar voluntários para apoio ao Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval. O colóquio terá lugar entre os dias 6 e 7 de Março e os voluntários terão direito a Certificado de participação e participação gratuita no colóquio. Tarefas: Apoio em sala (colocação de águas e sinalética, apoio com os audiovisuais [computadores e data show])

Subsídio mensal: 105 € Perfil: - To do w orkshops w ith schoolchildren, w e w ill ask the v olunteer to learn some basics in Flemish and/or French. - lot of energy, enthusiasm, flexibility and an open mind - some experience in w orking w ith children. - has some experience in music (percussion), theatre, sports, dancing, circus. - age: 18 until 30 years old Para mais informações, clica aqui.

Dinamarca (Ref.: 4151) Data de início: 01-08-2014 Data de fim: 01-06-2015 Vagas: 1 Duração: 10 meses Subsídio mensal: 140 € Perfil: We w ould prefer v olunteers w ho are open-minded, reflectiv e, mature and full of initiativ e. Volunteers w ith interest in folk music w ill be w elcomed specially to apply. The v ounteers must be able to speak English at a conv ersational lev el. Age: 18 until 30 years old Para mais informações, clica aqui.

Perfil do candidato: Estudantes de qualquer curso de 1.º Ciclo ou 2.º Ciclo. As candidaturas poderão ser feitas até 26 de Fevereiro.

Página 4 de 10


A Graça ao Re-verso Venha e participe para o Festival “A Graça ao Re-Verso” ser ainda melhor! O Festival consiste num

Festival Universitário

conjunto de acções de interesse comunitário,

social

e

realizadas

de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos. Áreas de interesse: Manutenção de espaço, Backst age, Audiovisual, Cat ering Artistas, Recepção, Camarim, Técnica (luz/som) e Palco

O primeiro ev ento Univ ersitário Nacional está a chegar e literalmente todas as estradas do País terminam na Zambujeira do Mar! Prepara-te para 4 dias Empenho, Rigor e Paixão!

de

O Festiv al decorrerá nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de Março de 2014. Para mais informações sobre as inscrições, clica aqui.

Disponibilidade: 28/02; 01, 02 e 03/03 Para candidatura, clica aqui. Fonte: Graça ao Re-v erso

Minutos Solidários

Corrida da Árvore

“Minutos Solidários” é um projecto de apoio a pessoas idosas na Freguesia da Pena, Lisboa.

A Vem ser Voluntário está a recrutar voluntários para a Corrida da Árvore. Esta iniciativa terá lugar em Monsanto, no próximo dia 23 de Fevereiro. Poderás fazer a tua inscrição através deste link até ao dia 17 de Fevereiro. Funções dos voluntários: Entrega de kits, pinheirinhos, abastecimentos, cobertura fotográfica e de vídeo dos voluntários (implica ter material próprio).

Perfil do v oluntário: responsáv el e cumpridor, grande capacidade de empatia, paciência e amabilidade, trabalho em equipa e sob orientação de um coordenador Para mais informações, clique aqui.

Página 5 de 10


Verdades e mentiras sobre as bebidas

|É SÓ MAIS UMA MINI, MAIS UM COPO Os efeitos nocivos do álcool em estudantes É um tema de que toda a gente fala. A realidade é que os estudantes universitários consomem bastantes bebidas alcoólicas não só em festas como nos bares das Faculdades. Quão perigoso pode ser este consumo? Estão os estudantes preparados para ele? Porque bebem os estudantes? Existem diversas razões para os estudantes iniciarem o consumo de álcool e manterem esse comportamento, tais como:  Questões sociais, como a pressão dos pares e desejo de pertença ao grupo;  Forma de evitar situações difíceis na faculdade, trabalho, família ou grupo de amigos;  Tentativa de evitar sentimentos como ansiedade ou tristeza.

Diariamente ouv em-se dicas do que fazer quando se está alcoolizado. Mas serão todas essas dicas v erdadeiras? 

Efeitos nocivos do álcool O consumo de álcool afecta sempre o organismo, sobretudo o sistema nervoso, bem como a capacidade de julgamento, sendo que a quantidade de álcool consumida influencia bastante os sintomas que se podem sentir. O consumo de álcool, a nível psicológico, pode:  Afectar o desempenho no estudo ou no trabalho;  Prejudicar relações sociais e familiares;  Prejudicar a capacidade de julgamento;  Aumentar os comportamentos de risco e violentos;  Levar a comportamentos que os sujeitos se arrependem mais tarde;  Provocar baixa auto-estima, depressão, problemas relacionais e problemas de saúde. Não é apenas quem bebe que é afectado pelo consumo do álcool: familiares e amigos também sofrem. Efeitos físicos do consumo de álcool Os efeitos físicos do álcool podem ser de dois tipos: imediatos ou a longo prazo. Os efeitos imediatos são:  Perda de controlo muscular e diminuição de reflexos;  Náuseas e vómitos;

Café forte - Apesar de estimulante, o café não altera o estado de embriaguez. Banho de água fria - Água fria apenas dá a sensação de despertar, mas os efeitos do álcool continuam inalterados. Comer antes de beber pode atrasar os efeitos do álcool mas este produz sempre alterações na percepção, mesmo que não estejas de estômago v azio. Medicamentos milagrosos A ciência não conseguiu produzir qualquer medicamento que elimine os efeitos do álcool. Não conheço o meu limiteMesmo quando se está acostumado a beber, o corpo reage de forma diferente às bebidas, uma v ez que existem outros factores que influenciam a absorção do álcool pelo organismo.

O único remédio é o tempo, emboras algumas coisas te possam ajudar a sentir mais desperto e alerta, não eliminam o álcool do teu organismo nem os seus efeitos. Se v ais beber, bebe com responsabilidade. Faz a escolha certa! Fonte: conciência.net.

Página 6 de 10


 Efeitos   

Perda de consciência. do consumo prolongado: Danos cerebrais e cancro; Cirrose; Ganho de peso.

Quando fores sair  Determina previamente o número de bebidas que vais consumir e respeita esse número;  Espaça as bebidas, para minimizar o compromisso do teu julgamento;  Bebe devagar;  Vai bebendo bebidas não-alcoólicas nos intervalos das alcoólicas;  Nunca bebas sem teres comido previamente e vai comendo enquanto bebes;  Forma uma equipa de confiança, em que cada um olha pelos consumos do outro;  Se conduzires não bebas;  Se decidires não beber, sê assertivo, claro e irredutível: não beber é um direito. Como ajudar colegas com problemas de álcool  Se queres mesmo ajudar os teus amigos, procura ajuda especializada, tu não deves fazê-lo.  Se achas que os teus consumos são influenciados pelos teus amigos, tem uma conversa franca e honesta com eles.  Mostra o que sentes, mas apenas quando a pessoa estiver sóbria, ou não irá ser capaz de escutar ou de compreender o que estás a dizer.  Se sentes que precisas de ajuda, procura-a tu mesmo sem teres de esperar pelos amigos. Fonte: http://www.fc.ul.pt/sites/default/files/fcul/institucional/gapsi/Consum o_e_abuso_de_Alcool.pdf Quando escolheres sair à noite, evita o consumo de bebidas alcoólicas! Os seus comentários e sugestões são bem-vindos! Envie-nos um e-mail para: naa@fl.ul.pt

Como curar uma ressaca?

Apesar de o ideal ser não existir consumo de álcool em exagero, quando este existe pode trazer consequências para o sujeito logo na manhã seguinte. O que pode ser feito para minimizar os sintomas e o mau estar prov ocado pela ressaca? Uma equipa de cientistas chineses concluiu que os refrigerantes são eficazes na diminuição dos efeitos de embriaguez no dia seguinte. Os refrigerantes auxiliam a que o álcool se dissipe mais rapidamente do organismo, minimizando os efeitos e o tempo da ressaca. No entanto, é importante nunca esquecer que os refrigerantes possuem muito açúcar e são prejudiciais à saúde. Por isso, faz uma opção consciente e ev ita o consumo de álcool. Fonte: Público

Página 7 de 10


| CULTURA “Ode Marítima”, de Álvaro de Campos, em cena no São Luiz “Ode Marítima”, de Álvaro de Campos, estará em cena de 6 a 16 de Março, na Sala Principal do São Luiz Teatro Municipal, com uma sessão de Língua Gestual Portuguesa a 9 de Março. Com direcção cénica de Natália Luiza e a música a cargo de João Gil, Diogo Infante é o “homem [que] observa o porto” e que “assume o comando de um paquete que não chegou a entrar no cais”, segundo a sinopse. Um espectáculo sobre uma viagem interior ao cerne dos comportamentos humanos, numa busca por “sentir tudo de todas as maneiras”, através do “imaginário marítimo português”. O espectáculo estará em palco de quarta a sábado, às 21h, e aos domingos, às 17h30m. O preço do bilhete é de de 12€ a 15€ (com descontos: 5€ a 10,50€). Para mais informações contacte o sit e oficial do São Luiz Teatro Municipal. Fonte: Espalha Factos

Poesia no Museu 2014 - 2º Ciclo Museu da Música, Lisboa Com conferências sobre autores, intercaladas com leitura de poemas e conversa com o público, o ciclo Poesia no Museu 2014 decorre no Museu da Música às quartas-feiras, sempre às 19h00, com entrada livre. Próxima Sessão: 19 de Fevereiro, com Jorge Uribe e César Vallejo. Fonte: Instituto dos Museus e da Conservação

Página 8 de 10


Festival Rescaldo A Culturgest e a Trem Azul recebem a sétima edição do Fest ival Rescaldo. O projecto distingue o que de mais significativo se produz na música de vanguarda nacional dentro do jazz, electrónica, rock e improvisação. Nesta edição estão previstos doze concertos e um dj-set , colocando, lado a lado, músicos de diferentes origens. 20 fev a 1 mar/14 Fonte: Agenda Cultural de Lisboa

Ciclo Narrativa & Medicina O Projecto Medicina & Narrativa (Con)textos e práticas interdisciplinares apresenta um ciclo de cinema Narrativa & Medicina, organizado em parceria com o Cineclube FLUL. Com um apresentador convidado para cada filme, estará presente na terceira sessão deste ciclo (27 de Fevereiro, Away From Her) Timothy Corrigan, professor de Estudos Fílmicos na Universidade da Pensilvânia. Fonte: Agenda Cultural de Lisboa

Feira do Livro | Ajuda Mãe A Ajuda de Mãe está a organizar uma Feira do Livro, nos dias 18, 19, 20 e 21 de Fevereiro, na sede na Rua do Arco do Carvalhão, 282 em Lisboa. Os convites são abertos à população em geral e Alfarrabistas. As receitas revertem 100% para a instituição. Fonte: Bolsa de Voluntariado

Página 9 de 10


Referências: FP e IE-UL| Serviço de Voluntariado Europeu | Graça ao Re-verso | Bolsa do Voluntariado | Vem ser Voluntário | Consciência.net | Público | Espalha Factos | Agenda Cultural de Lisboa Elaborado por: Ana Galrão Sofia Santos Tatiana Martins Revisão: Andreia Querido Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Núcleo de Apoio ao Aluno | Programa de Voluntariado FLUL Tel.: 21 792 00 23 E-mail: voluntariadoflul@fl.ul.pt | naa@fl.ul.pt

Página 10 de 10


Newsletter PV- FLUL | Fevereiro 2014