
1 minute read
McLaren Senna
from Revista
A McLaren Senna é um super carro que leva o nome de um tricampeão de Fórmula 1, o saudoso Ayrton Senna, desenvolvido muito tempo depois da morte do piloto, sendo lançado oficialmente em 2018. Com produção até hoje, o modelo nunca foi vendido oficialmente no Brasil, mas existem unidades que chegaram independentemente, com um exemplar sendo da família Senna.
Seu motor V8 4.0 bi-turbo tem 4.0 litros e entrega 800 cavalos e 81,3 kgfm, controlados por uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas e tração traseira. Com visual agressivo, a McLaren Senna é um desenvolvimento do fabricante de Woking que tem suas próprias características, tornando-se um bólido bem apreciado e muito caro.
Advertisement
A McLaren Senna tem um design agressivo e focado essencialmente na aerodinâmica, sendo o foco do carro, que surgiu com o objetivo de quebrar recordes de velocidade.
A carroceria incorpora elementos aerodinâmicos para torná-lo mais leve e rápido, com frente dispondo de enorme spoiler de fibra de carbono aparente. Esse conjunto cria uma pressão enorme sobre a frente da Senna, de modo a manter o carro grudado ao chão, enquanto as entradas de ar laterais no frontal, ajudam a resfriar os discos de freio. Estes são feitos de carbono-cerâmica e as pinças azuis da Brembo possuem seis pistões na frente e quatro nos discos traseiros.
O motor da McLaren Senna é conhecido como M840T, sendo um V8 de 90 graus com 4.0 litros e dois turbocompressores IHI (Ishigawajima), além de injeção de combustível de alta pressão e quatro válvulas por cilindro.
Desenhado por Tom Walkinshaw, famoso engenheiro da equipe McLaren de Fórmula 1, o M840T é produzido e montado na Ricardo, que ajudou Tom no desenvolvimento do motor.
Feito à mão em Shoreham-by-Sea, Inglaterra, o V8 4.0 biturbo tem 3.994 cm³ e duplo comando nos cabeçotes com acionamento por correntes. Entregando 800 cavalos a 7.250 rpm inicialmente, o M840T tinha ainda 78,2 kgfm a 5.500 rpm, mas essa calibração muda de acordo com a versão, chegando a ter 845 cavalos e 81,3 kgfm na Senna GTR.
O limite de giro é de 8.500 rpm e o propulsor é refrigerado por enormes radiadores laterais, além de radiador de óleo do motor e da transmissão também. Falando nela, trata-se de uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas, além de modos de condução e mudanças manuais no volante.
Aceleração de 0 a 100 km/h – 2,8 s
Aceleração de 0 a 200 km/h – 6,8 s
Aceleração de 0 a 300 km/h – 17,5 s
Arrancada em 1 ⁄ 4 milha – 9,9 segundos Velocidade máxima – 335 km/h