1 minute read

Porsche Carrera GT

Vendido entre 2004 e 2007, o bólido alemão foi o suprassumo do desenvolvimento técnico da marca na época, sendo um carro bem exclusivo e para pouquíssimos bolsos. Com apenas 1.270 unidades produzidas, o Porsche Carrera GT foi considerado o melhor carro esportivo dos anos 2000 pela Sports Cars Internacional e foi tido como a maior novidade de 2003 pela revista Popular Science. Dotado de DNA das pistas, o superesportivo nasceu da larga experiência da Porsche em competições, inclusive adotando a famosa submarca do fabricante alemão.

O Porsche Carrera GT foi construído com diversos materiais compostos e ligas especiais para reduzir peso. O monocoque era feito em fibra de carbono e subchassis com sistema de amortecimento independente, tendo ainda suspensão em alumínio e ajuste específico para pista e estrada. Os amortecedores adaptativos eram acionados por hastes nas barras estabilizadoras, enquanto o fluxo de ar era diferenciado para criar um enorme efeito downforce. Aliás, o aerofólio traseiro era móvel e elevava-se sempre acima de 70 km/h, garantindo a estabilidade em velocidades elevadas.

Advertisement

Tinha bagageiro de somente 100 litros e seu tanque levava 92 litros de gasolina. Pesando somente 1.380 kg, o Porsche Carrera GT tinha motor V10 5.7 de aspiração natural com injeção eletrônica multiponto, bem como duplo comando de válvulas nos cabeçotes.

This article is from: