Cartilha hipertensã£o

Page 1

“FISIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS PARA A CIDADANIA”

Autor: Lucas Tavares Conceição Design: Lucas Tavares Conceição Orientadora: Ana Maria Caliman Filadelfi


Juquinha estava brincando no jardim quando sua mãe veio da sala: Juquinha, a mamãe vai ter que sair um poquinho. A vovó ligou e parece que a pressão do vovô está “alta”. “Pressão alta”? Tudo bem, mamãe, mande um beijo para a vovó e para o vovô.

MÃE

01


“Pressão alta”? O que será que é isso?

02


“Pressão alta” é uma doença, Juquinha. Nossa, quem é você? Meu nome é Rasteiro, eu vivo aqui no seu jardim há muuuito tempo. Eu vi sua preocupação com o seu avô, e como eu participei do projeto “Fisiologia na educação de jovens para a cidadania” eu aprendi muito sobre essa doença. Se você quiser eu posso te tirar algumas dúvidas sobre ela. Ah! Muito obrigado, Rasteiro, eu gostaria muito. Primeiro, o que é “Pressão Alta”?

03


Pressão alta” ou hipertensão arterial é uma doença do sistema cardiovascular em que há elevação da pressão sanguínea nos vasos (artérias), o que pode ter diversas consequências, algumas muito graves, para a saúde!

Pressão sanguínea? O que é isso?

C O R P O 04


É a força que o sangue faz na parede dos vasos (artérias). Elas são duas, a máxima ou sistólica e a mínima ou diastólica. A sistólica é a força do sangue quando o coração contrai e o expulsa. A diastólica é a força do sangue quando o coração relaxa.

Ahhhh! E existe uma pressão normal?

SISTÓLICA

DIASTÓLICA

05


A pressão ótima é a sistólica de 120mmHg e diastólica de 80mmHg, o famoso “12 por 8”. O mmmHg ou milímetro de mercúrio é a unidade de medida de pressão. A pessoa é considerada com pressão alta quando tem mais de 140mmHg de sistólica e 90mmHg de diastólica, ou seja, “14 por 9”. Entre o 12 por 8 e o 14 por 9, o valor é considerado normal ou normal alto. Quanto maior a pressão, maiores as consequências no nosso corpo... E como que eu descubro se tenho pressão alta?

Classificação Pressão sistólica (mmHg) Ótima <120 Normal 120-129 Limítrofe (normal alta) 130-139 Hipertensão grau I 140-159 Hipertensão grau II 160-179 Hipertensão grau III ≥180 Hipertensão sistólica isolada ≥140

06

Pressão diastólica (mmHg) <80 80-84 85-89 90-99 100-109 ≥110 <90


Pra fazer o diagnóstico de pressão alta é preciso ir ao médico. Lá você irá ficar em repouso por uns 10 minutos para se acalmar. Durante a consulta o médico irá medir ou aferir a pressão 3 vezes com intervalos entre cada medição. Essa medição é feita com um equipamento específico, com um nome difícil, o esfigmomanômetro. Caso as pressões sejam consideradas altas, o médico irá solicitar vários de exames para tentar descobrir a causa da hipertensão. Esfigmomanômetro, que nome complicado!!!! E, Rasteiro, o que pode causar essa tal hipertensão?

07


Entre as causas estão: dieta rica em sal, hábito de fumar ou tabagismo, falta de exercício físico, estresse, obesidade, consumo excessivo de frituras, uso de alguns medicamentos, etc... Crianças também podem ter hipertensão?

SAL

OBESIDADE

08


Podem sim, por falar nisso, tem crescido o número de crianças e adolescentes com hipertensão. O nosso projeto mesmo tem obtido alguns dados que sugerem esse aumento... Isso pode estar ligado à falta de praticar atividades físicas (crianças têm preferido jogar videogames à brincar fora de casa) e da alimentação cada vez mais errada das crianças (rica em “fast-food” e pobre em frutas e verduras). Nossa, eu também tenho que me cuidar. Acho que vou tentar comer mais coisas saudáveis e brincar mais fora de casa. E grávidas, Rasteiro? Elas também tem riscos?

09


Sim, cerca de 8-10% das mulheres grávidas apresentam hipertensão na gravidez. Na maioria das vezes, as mulheres já são hipertensas antes de engravidarem. A hipertensão na gravidez pode ser o primeiro sinal de uma doença grave responsável por aproximadamente 16% das mortes maternas durante o parto: a pré-eclâmpsia. Essa doença também duplica a chance de morte do neném (aborto), além de aumentar a chance de nascimento prematuro ou antecipado. Entre os sintomas estão: dores de cabeça, visão embaçada, entre outros. Se a pré-eclâmpsia é ruim, ela pode piorar, evoluindo para a eclampsia, uma emergência hipertensiva, e que pode ter inúmeras complicações. Nossa, acho que ninguém está livre dessa doença! E o que pode acontecer se eu não cuidar? Tem alguma consequência?

10


A hipertensão arterial é a principal causa de acidentes vasculares cerebrais, os famosos “AVCs”, e, também, dos problemas do coração, em especial, o infarto do miorcárdio. Porém existem outras complicações como cegueira, problemas renais e na circulação.

Nossa, deu até um frio na espinha. Essa doença, não é mole não, né? Como eu posso me prevenir para não ter “pressão alta”?

11


Para evitar essa doença é preciso: Peso Ideal

Controlar o peso

SA

L

Diminuir o sal e as frituras da alimentação

Ter uma dieta mais saudável com frutas, legumes e verduras

- Evitar o estresse; - Evitar ou diminuir o tabagismo; - Entre outros

Praticar atividades físicas

Nossa! Quanta coisa eu posso fazer para evitar essa doença! Mas, Rasteiro, caso eu não consiga evitá-la, existe algum tratamento?

12


Sim, existe!! Caso a pessoa seja diagnosticada com hipertensão, há um tratamento com remédios que deve ser orientado por um médico. Porém, a doença não tem cura, assim, é muito importante nós a evitarmos com os hábitos de vida saudáveis que eu comentei antes!!

Nossa, Rasteiro, é melhor eu evitar essa doença pois ela parece bem séria. E assim que meu avô melhorar eu vou cuidar para que ele se trate direitinho. Você faz muito bem, Juquinha, ajudar o seu avô contra essa doença é demonstrar que você se importa muito com ele.

13


Juquinha, voltei. Foi só um susto, seu avô está bem! Venha aqui para dentro comer.

MÃE

Eu tenho que ir, Rasteiro, muito obrigado pelas informações. Eu irei me lembrar que essa doença é coisa bem séria! Até mais. De nada, Juquinha! Quando quiser conversar é só vir aqui para o quintal. Até mais.

14

FIM


“FISIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS PARA A CIDADANIA” Referências: • http://www.sbh.org.br – Site da Sociedade Brasileira de Hipertensão. • http://www.cardiol.br/ - Site da Sociedade Brasileira de Cardiologia. • FAUCI, A. S.; et al. (Eds). Medicina Interna de Harrison. 18ª Edição. Porto Alegre: AMGH, 2013.


“FISIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS PARA A CIDADANIA” Autor: Lucas Tavares Conceição Design: Lucas Tavares Conceição Orientadora: Ana Maria Caliman Filadelfi

Departamento de Fisiologia, SCB


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.