Cartilha diabetes

Page 1

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Biológicas Departamento de Fisiologia

“FISIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS CONSCIENTES PARA A CIDADANIA” Autora: Laísa Brandão Carvalho Orientadora: Ana Maria Caliman Filadelfi


Os alimentos passam pelos órgãos da digestão e são transformados em nutrientes menores, úteis para o corpo.  Dos açúcares ou carboidratos que comemos surgirá a glicose, o combustível do nosso corpo.  O sangue carrega a glicose até as células em que ela é essencial para produzir energia...  Mas entenda mais dessa história com nossos amigos: João e Dra. Cristina!!! 


- Olá João, tudo bem? Hoje nós vamos conversar sobre uma doença que se chama diabetes, você já ouviu falar?

- Já sim, sei que quem tem essa doença não pode exagerar nos doces, mas é tudo que eu sei sobre diabetes... Como ocorre essa doença?

Funciona assim: quando comemos nosso corpo produz glicose, que é o açúcar que nos dá energia. Essa glicose vai para todas as células do nosso corpo pelo sangue e então as células funcionam bem. Para que a glicose entre nas células, precisamos de um hormônio: a INSULINA. -


- Insulina? Mas o que é isso?

Insulina é uma substância produzida no pâncreas, que é um órgão que fica no nosso abdômen. Ela ajuda a glicose ou o açúcar do sangue a entrar em todas as nossas células. Sem insulina, nossa glicose fica toda no sangue e não chega em nossas células, que precisam de energia... Daí acontece a diabetes. -

- A insulina então é como um porteiro que deixa que o açúcar entre nas células?

- Exatamente, João! E com esse açúcar nossas células têm a energia que precisam para trabalhar, e nós ficamos bem alimentados e dispostos!!!


- E o que acontece na diabetes: acaba a insulina ou ela deixa de funcionar???

-Podem acontecer as duas coisas, isso diferencia os tipos de diabetes... Na diabetes tipo I ou também conhecida como juvenil o corpo pára totalmente de produzir insulina. Assim, nossas células não conseguem receber o combustível que precisam... - Já a diabetes tipo II, que é a mais comum, é causada pela OBESIDADE, na qual existe insulina mas ela funciona mal. Então mesmo tendo muita glicose e muita insulina, nossas células não conseguem energia.

- Existe ainda a diabetes na gravidez, que costuma ser temporária, e a diabetes insipidus, que é rara e não tem a ver com a insulina e a glicose, mas sim com o controle da quantidade de líquidos no corpo, levando a aumento da sede e da quantidade de urina.


- E que sintomas isso causa? Nos sentimos fracos?

Com certeza nos sentimos sem energia, mas podemos ter também outros SINTOMAS: • Mais fome e mais sede • Aumento da quantidade de urina • Perda de peso • Tontura, desmaios, visão embaçada • Dificuldades de cicatrização

- Nossa!! A pessoa come muito e toma muito líquido e mesmo assim perde peso e se sente fraca... Não é o normal mesmo...


- Todos esses são os sintomas da diabetes !!! Se você ou alguém próximo estiver com algum desses sintomas, procure o médico de sua confiança ou o posto de saúde mais próximo!!! Porém, observe: nem sempre todos esses sintomas estão presentes!!!

- Por que aparecem esses sintomas ???

- É simples, João: o açúcar que comemos vai para o nosso sangue e fica acumulado nele (isso é chamado de hiperglicemia), pois não consegue mais ir para nossas células! Esse excesso de açúcar no sangue é eliminado na urina, com isso fazemos mais xixi, perdemos mais líquido que o normal e sentimos mais sede... - Por outro lado, nossas células não recebem mais o açúcar e ficam sem energia, por isso podemos sentir fraqueza e perder peso, mesmo com mais fome!


- E como fazemos para descobrir se temos

essa doença?

- Devemos consultar um médico, se ele

suspeitar de diabetes pelos sintomas, ele pode pedir um exame que mede a quantidade de glicose em nosso sangue. Se ela estiver maior que o normal (hiperglicemia) isso pode ser diabetes, mas esse exame de sangue deve ser feito em jejum. - E fora os sintomas de que já falamos, a diabetes pode causar mais algum problema? - Ótima pergunta, João! Pode causar vários problemas!!! Com o passar dos anos, se a doença não for bem tratada, pode causar problemas nos nossos rins, células nervosas, olhos, causando até cegueira!!! Além disso a diabetes na gestação pode causar obesidade no bebê, que pode nascer muito acima do peso!


- Nossa, a diabetes é mesmo uma doença bem séria!!! E como fazemos para tratá-la?

-Algumas medidas podem melhorar bastante o nível de glicose no sangue: - reduzir doces e carboidratos (massas, pão em excesso, guloseimas) - praticar atividade física ajuda a usar o excesso de glicose no sangue - perder peso melhora bastante a diabetes, principalmente em casos em que a diabetes vem acompanhada de obesidade Mesmo com esses cuidados pode ser necessário o uso de remédios ou até de injeções de insulina (principalmente em diabetes juvenil).


- E a diabetes tem cura???

- Em alguns casos, sim. Na diabetes tipo II, aquela mais comum em obesos, o acompanhamento adequado precoce possibilita a cura. Já em casos de diabetes tipo I ou juvenil, não existe cura até então. - Mas em todos os casos existe tratamento e a pessoa pode ter uma vida normal!!! Porém, uma vez com diabetes, ela deverá se consultar periodicamente e fazer o tratamento corretamente, mesmo que não tenha mais sintomas, para evitar o mau funcionamento dos rins, olhos e células nervosas no futuro!!!


- Bom, João, já falamos sobre quase tudo de diabetes, mas ainda falta uma parte muito importante para todas as pessoas que convivem ou conhecem alguém com diabetes! Você já ouviu falar em hipoglicemia?

- Não ouvi, não, doutora. O que é isso...?

- Hipoglicemia é quando a quantidade de açúcar do nosso sangue fica muito baixa. Na diabetes pode acontecer por excesso de injeção diária de insulina, pois isso faz com que o açúcar do nosso sangue fique abaixo do que nosso corpo precisa! Com isso a pessoa pode ter muita fraqueza, enjôo, tontura, desmaio e até convulsão! É uma emergência e pode levar a morte!!! Nesse caso temos que agir depressa!!!


- Uau, mas isso é muito sério mesmo!!! Como eu posso ajudar um diabético que esteja com hipoglicemia???

- Bom, como na hipoglicemia ele tem pouco açúcar no sangue, devemos dar açúcar para essa pessoa!! De preferência refrigerantes, que têm alta quantidade de açúcar!! Não podemos dar nada diet, ou com adoçante, porque nesse caso não há açúcar no alimento!! - Se a pessoa estiver desmaiada, NÃO arrisque dar doces ou refrigerantes pois ela pode se afogar ou engasgar. Neste caso chame a ambulância o mais rápido possível! - Assim que o açúcar no sangue voltar ao normal, a pessoa melhora, mas se demorar muito ela pode morrer ou ter a recuperação comprometida!! - Um cuidado importante: se não se tiver certeza de que a pessoa é diabética, não se deve dar açúcar e sim outros tipos de alimentos a ela durante a hipoglicemia, pois esta pode ter causas diversas e, neste caso, ingerir açúcar pode ser perigoso! - Nossa, obrigada doutora, essa conversa me ajudou a entender muito mais sobre a diabetes!! Esperamos que você, leitor, também tenha aprendido com a gente!!!


REFERÊNCIAS 

www.diabetes.org.br - website da Sociedade Brasileira de Diabetes

www.endocrino.org.br – website da Sociedade Brasileira de Endocrinologia

http://www.freeimages.com/


“FISIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS CONSCIENTES PARA A CIDADANIA”

ATÉ A PRÓXIMA, PESSOAL!

Autora: Laísa Brandão Carvalho Ilustrações: Lucas Tavares Conceição Orientadora: Ana Maria Caliman Filadelfi


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.