Issuu on Google+

Distribuição gratuita. Venda proibida. Ano 1- Edição n 1- SET/OUT 08


www.boraborabarra.com.br

A PARTIR DE

A SANTA CE MAIS UMA VE UPGRADE IM

R$187MIL

*

FINANCIAMENTO DE ATÉ 90%. SEM COMPROVAÇÃO DE RENDA.


CÍLIA INOVA EZ E LANÇA O MOBILIÁRIO.

*Apto. 303 do bloco 2.

Se você tem apartamento próprio quitado, poderá comprar o apartamento dos seus sonhos com facilidade nunca vista. Veja o que precisará desembolsar até se mudar: ENTRADA APENAS 2,5% DO PREÇO MENSAIS DURANTE A OBRA NADA INTERMEDIÁRIAS DURANTE A OBRA NADA CHAVES NADA TAXA DE DECORAÇÃO DO COND. NADA TAXA DE LIGAÇÕES DEFINITIVAS NADA DESPESAS CARTORÁRIAS E ITBI NADA

E você continuará morando no seu apartamento usado até o novo ficar pronto. Venha aos estandes da Santa Cecília e conheça em detalhes como funciona o UPGRADE IMOBILIÁRIO SC. PARA QUEM NÃO TEM IMÓVEL QUITADO: Entrada parcelada em até 15 meses. Dependendo da entrada, as mensais e chaves podem ser nulas. Financiamento assegurado desde já pela TR em até 300 meses.

Abelardo Bueno, 2510 - Barra. Em frente às arenas do Pan. Stand aberto a visitação todos os dias, das 9h às 22h.

Tel.: 2441-8600 Financiamento

Memorial de incorporação registrado no R-5 da matrícula 310235 do 9 o Serviço Registral de Imóveis do Rio de Janeiro. Projetos de Arquitetura: Luís Cláudio Medeiros Crea-RJ 901007944/D; Responsável pela Execução da Obra: Carlos Eduardo Loretti Palermo Crea-DF 1044/D


A UTIL TEM UMA COR QUE COMBINA COM VOCÊ. ESCOLHA A SUA. CLÁSSICO

PLUS Veículo padrão executivo, com capacidade de 42 ou 46 passageiros, equipado com ar-condicionado, banheiro, apoio para pernas, monitor de TV/DVD e geladeira elétrica.

LEITO Veículo padrão luxo com capacidade de 26 passageiros e padrão cama com capacidade para 17 passageiros, equipados com ar-condicionado, banheiro, apoio para pernas e geladeira elétrica.

TUR Veículo padrão executivo, com capacidade para 46 ou 50 passageiros, equipado com ar-condicionado, banheiro, monitor de TV/DVD, geladeira elétrica e microfone.

MIX Possibilidade de combinação de 2 classes descritas acima no mesmo veículo.

www.util.com.br

Veículo de luxo com 34 poltronas padrão semi-leito, com reclinação de 55 graus, equipado com ar-condicionado, banheiro, apoio para pernas, monitor de TV/DVD e geladeira elétrica.

SAC: (21) 3907-9000

PREMIUM

faleconosco@util.com.br

Veículo padrão convencional, com capacidade de 46 ou 50 passageiros, equipado com ar-condicionado e banheiro.


Diretor Executivo – Paulo Roberto Mesquita Jr. Diretor Administrativo – Pedro Cunha K. Decourt Diretor Financeiro – Rebeca B. Maia Diretor Comercial – Victor S. Bakker Revisão de Texto - Vicente Delorme e Giselle Martins Projeto Gráfico – Marco Gall e Carlos Segundo Impressão em fotolito - Gráfica MEC Jornalistas Alessandra Roza Andréa Carvalho Cristiane Toscano Eliane Nóbrega Julia Rezende Roselene Alves Tereza Dalmacio

Telefones de contato: (21) 81456245 e (21) 78581702 Email: contato@revistadebordoutil.com.br Site: www.util.com.br

Apresentamos aos nossos clientes a forma perfeita para anunciar em nossos ônibus, a Revista de bordo UTIL, com uma linguagem moderna e interativa, ela apresenta sua marca para o publico de uma forma inovadora e interessante. Sempre antenada com os temas da atualidade, a revista oferece aos passageiros uma leitura prazerosa e informativa, e aos anunciantes uma oportunidade única de apresentar seu produto ou serviço em um momento nunca utilizado antes, o período em que os clientes usam o transporte coletivo.

Anuncie

Sua marca em movimento Ligue 21 8145 6245 / 21 7858 1702 e pegue carona com milhares de passageiros


ÍNDICE

FITNESS A! Body Tech Confira as novidades: atividades outside, escolinhas de Zico e Bernardinho.

COMER BEM GERO O renomado restaurante paulista, agora, mais carioca do que nunca.

08 Saúde e Beleza 16 Gastronomia 26 Por Dentro da UTIL 30 Casa e Decoração

DIVERSÃO GARANTIDA! UCI Barra Conheça o espaço Destino Lounge & Bar, o mais novo point da região.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

34 Turismo e Lazer 44 Responsabilidade Social 46 Novos Empreendimentos

Instituto Reação Criando campeões com Flávio Canto

Editorial Este é o primeiro número da Revista de bordo Util. Ela chega até você com o compromisso de manter os mesmos princípios da empresa UTIL, excelência em serviços e qualidade certificada por mais de meio século de trabalho prestado a diversas famílias brasileiras. Este primeiro número traz informação, entretenimento e belas fotos numa linguagem leve, o que torna a leitura muito mais agradável. A revista é bimestral e a partir de agora o passageiro encontrará o exemplar dentro dos ônibus. Saiba que, enquanto você está aí lendo este exemplar da Revista de bordo Util, nossa equipe já prepara a segunda edição. Estamos sempre pensando no seu bem estar, através de informações que poderão contribuir para uma viagem mais relaxante e prazerosa em entretenimento com inovação e criatividade.

Você, passageiro, é a grande motivação do nosso trabalho. É por você e para você que buscamos temas interessantes, colocamos a equipe em campo para trazer as melhores reportagens e muitas dicas. Leia, divirta-se, escreva pra gente, mas acima de tudo, acredite que por trás de cada página tem um time afinado com você, centrado na seriedade e na certeza que se pode fazer comunicação com foco e direcionamento. Aproveite o exemplar de lançamento. Por que a nossa revista segue o passos da empresa UTIL - qualidade, qualidade e qualidade - atendendo as suas exigências e crescendo com solidez. Até a próxima. Equipe da Revista de bordo Util


S AÚ D E E B ELEZA

E stét ica

A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Novidades na área de estética para entrar em forma até o Verão Reportagem: Eliane Nóbrega Fotos: Divulgação Já começou a contagem regressiva para o verão, época em que homens e mulheres iniciam uma verdadeira maratona para estar com o corpo em forma até a estação mais dourada do ano. Fazer exercícios e aderir a uma boa dieta são hábitos imprescindíveis para quem não quer fazer feio, mas as novas técnicas que estão chegando às clínicas de estética da cidade podem ser ótimas aliadas para eliminar os pneuzinhos e definir as curvas em pouco tempo. Então, nada de desespero e mãos à obra!! Alguns dos grandes vilões, na hora de colocar aquele biquini ou sunga, são aquela gordurinha localizada, a celulite e a flacidez nas coxas. Segundo a dermatologista Regina Schechtman, doutora em dermatologia pela Universidade de Londres, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e diretora da Dermoclinic, na Barra, uma ótima opção de tratamento é a associação do aparelho Ultracountour - terapia de ultrasom de alta intensidade com drenagem linfática, que atinge as células de gordura com mais potência e promove a redução de medidas – e o Soprano com a ponteira NIR, um infravermelho com calor em movimento contínuo que permite o aquecimento da epiderme e derme profunda.

Soprano com ponteira NIR - Dra Regina Schechtman

Para melhores resultados aconselhamos seis sessões de cada aparelho com intervalos quinzenais. As duas técnicas associadas já podem apresentar resultados no segundo mês. Outras duas novas armas prometem resultados rápidos contra a gordura localizada e a aspereza da pele: o Ultra Cavity e o Gap Peel. Recémchegado da Itália, o Ultra Cavity é um ultra-som cavitacional de última geração, que rompe as células de gordura, proporcionando a liberação e eliminação através da urina. O tratamento é indolor e a sessão completa, envolvendo glúteos, coxas e abdômen, dura entre 60 e 90 minutos.

- O ultracountour é um processo indolor que quebra as células de gorduras subcutâneas. Ela (a célula de gordura) é levada para corrente sangüínea sendo depurada pelo fígado e eliminada. Com outra ponteira realizamos a drenagem linfática, que vai ajudar a eliminar o excesso de líquido no corpo. As técnicas trabalham juntas para um melhor resultado - explica Regina. - Já o Soprano atua diretamente na flacidez. Ele esquenta a derme a uma temperatura que vai dissolver as fibras de colágeno permitindo uma remodelação da área. 08


Esté ti c a

Este processo reduz em até três centímetros de diâmetro por sessão, além de poder ser aplicado em áreas menores, como os joelhos, que acumulam pequenas quantidades de gordura. Já o Peeling Gap Peel complementa os tratamentos estéticos na região do abdômen, da coxa e, principalmente, dos glúteos, rejuvenescendo e drenando a pele. De acordo com o cirurgião Fernando de Carvalho, presidente da Associação Internacional de Cirurgia Cosmética, a técnica possui ativos que recuperam a maciez da pele e drenam as células adiposas, tratando a celulite. O produto é 100% nacional e tem em sua composição ingredientes naturais, como cacau, castanha da índia, centella asiática, chá verde e hera. Na luta contra uma das maiores inimigas das mulheres, as estrias, novidades ajudam a diminuir todas, inclusive aquelas mais antigas, chamadas brancas. Uma das alternativas é o novo aparelho Laser CO2 Fracionado, da Clínica Pìu Bella, na Barra. De acordo com o cirurgião plástico, Sérgio Alves, o tratamento tem uma ação diferente dos outros laseres. - O procedimento é indolor, a paciente tem uma recuperação rápida, e em apenas uma ou duas sessões já é possível atingir o resultado esperado afirma o cirurgião.

Physioplate Clínica Pazos Famosos, como Ivete Sangalo, Bruno Gagliasso, Cláudia Schiffer e Luciano Szafir utilizam uma outra novidade para entrar em forma, a plataforma vibratória Physioplate. O aparelho trabalha com a emissão de ondas vibratórias, que estimulam a contração muscular involuntária, trabalhando a musculatura 70% a mais que as atividades físicas feitas em academias, e o melhor de tudo, sem muito esforço!

O Laser CO2 Fracionado consiste em um tratamento que estimula e reorganiza o colágeno, e com isso rejuvenesce e enrijece a pele. Uma das suas vantagens é a possibilidade de pessoas com pele morena ou negra fazerem o tratamento sem se preocupar com manchas, algo comum neste tipo de procedimento. Após cada sessão, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar a exposição ao sol. O uso de protetor solar é imprescindível, porque o laser promove a esfoliação e deixa a pele desprotegida. O tratamento pode ser feito em pessoas de idade, mas é contra-indicado para grávidas e diabéticos.

Laser CO2 Fracionado Clínica Pìu Bella 09


Os benefícios são muitos: o aumento da circulação sangüínea na drenagem dos líquidos retidos, o estímulo à produção do hormônio do crescimento e à absorção de cálcio, melhorando com isso, a densidade óssea, excelente para quem tem osteoporose. Ajuda no alívio das dores, diminui a gordura localizada e a celulite. Em aproximadamente um mês, falando esteticamente, já se percebe algum resultado, como o aumento muscular, o aumento da força e as curvas do corpo mais acentuadas. - Há uma queima de 200 calorias em cada atividade – explica a profissional da Clínica Pazos na Barra da Tijuca. - Não há como definir a redução do percentual de gordura porque depende muito do organismo da pessoa e dos hábitos diários. Existem cuidados extras que devem ser tomados por quem está realizando tratamentos estéticos, como boa alimentação, atividade física, beber muita água e evitar bebida alcoólica.

SERVIÇO: Ultracountour e Soprano: Dermoclinic Rua Voluntários da Pátria, 435, 5º andar, Botafogo. Tel.: 2527-2103. Ultra Cavity e Gap Peel: Körper Medicina Estética Av. Armando Lombardi, 1.000, bl. 2, sl. 124, Barra Medical Center, Barra da Tijuca. Tel.: 2492-1432. Starlux: Dermo Barra Av. Ayrton Senna, 3.000, bl. 1, grupo 309, Barra da Tijuca. Tel.: 2421-1221 / Av. das Américas, 16.511, grupo 305, Recreio dos Bandeirantes. Tel.: 24871717. Physioplate: Clinica Pazos Av. da Américas, 4.200, bl. 4, sala 106, Barra da Tijuca. Tel.: 3150-2818 e 3150-2819. Laser CO2: Clínica Più Bella Av. Armando Lombardi, 1.000, lj. 121, Barra da Tijuca. Tel: 2484-3827

Opções para todos os tipos de gosto e bolso:

Bodyactive Sistema Firmador e Prevenção de Estrias, do O Boticário. R$ 57,90. SAC: 0800-413011

Bodyactive Sistema Redutor de Celulite, do O Boticário. R$ 59,90. SAC: 0800-413011

Novo gel-creme My Silhouette, da Nivea. Com lançamento para setembro, o produto deve chegar no mercado pelo valor de R$ 32. SAC: 08007764832

Redutor de medidas e de celulite Plasticity, da Dior. R$ 191,80, na Polimaia, no BarraShopping. Tel.: 3089-1200.

Creme firmador para o contorno dos glúteos e quadris, da Givenchy. R$ 236, na Polimaia, do BarraShopping. Tel.: 3089-1200.

Skin So Soft Loção Cosmética para Estrias, da Avon. R$ 18. SAC: 0800-7082866

Gel-creme Bye, Bye Celulite, da Nivea. Preço sugerido: R$ 28,52. SAC: 0800-7764832.

Cellu-Sculpt Redutor de Celulite e Medida, da Avon. R$ 40. SAC: 08007082866

Choque anti-celulite Plasticity MicroPeeling, da Dior. R$ 209, na Polimaia, no BarraShopping. Tel.: 3089-1200.


S AÚ D E E B ELEZA

N a Vit r ine

O mapa da moda brasileira passa pela FARM

Ateliê da FARM

Vitrine da coleção Cuca Fresca

A forma carioca de fazer moda conquista o Brasil, rompe fronteiras e se prepara para voar muito alto. A FARM tem as cores do talento, a criatividade na forma de empreender, o manequim é perfeito para quem busca estilo, bom gosto, descontração. E tudo isso alinhavado com bom preço e qualidade. Essa forma de costurar bons negócios é resultado da parceria do administrador Marcello Bastos e da contadora Kátia Barros. Olhando para o caminho percorrido pela dupla, é possível constatar que a história recente de sucesso tem vida longa e que a marca é referência de estilo no mundo da moda.

Vamos conhecer um pouco mais da FARM, que completa uma década de muito trabalho e esbanja talento por onde passa. 12


Revista UTIL: A FARM tem um programa de relacionamento chamado Eu Quero FARM!. Quais são as vantagens oferecidas e os benefícios? Marcello: Basicamente são dois principais: a cada final de coleção uma liquidação exclusiva, pois não fazemos liquidações regulares. E uma ampla comunicação com as clientes informando-as de uma forma dinâmica tudo que acontece na Farm e na moda de uma maneira geral.

Marcello e Kátia, na vitrine da moda brasileira. Revista UTIL: Marcello, a FARM deu seus primeiros passos na Feira da Babilônia, na Zona Sul do Rio de Janeiro, há mais ou menos 10 anos. Hoje já caminha forte e domina o mercado, mas conta pra gente como, você e a Kátia, construíram essa marca de sucesso. Qual o segredo? Marcello: O segredo foi apostar desde o início que o produto seria o grande condutor deste sucesso. É ele que desperta o desejo, soma-se a isso um processo de conceituação e construção da marca mais investimentos em infra-estrutura para suportar o crescimento. Em linhas gerais é a otimização do trinômio produto X - marca X - infra-estrutura. Revista UTIL: A primeira loja foi aberta onde e quando? Marcello: O primeiro evento foi no final de 1997 na Babilônia Feira Hype em um estande de 4m². A primeira loja foi em setembro de 1999 no 6º andar de um prédio comercial no Posto 6 em Copacabana. De lá prá cá muita coisa aconteceu, a FARM se espalhou pela cidade, conquistou outros estados e se lança para o mundo. Revista UTIL: Existe uma forte relação das cariocas com a marca. Algum motivo especial? Marcello: Claro, a marca foi feita para traduzir em roupas o comportamento das cariocas. Conseguimos costurar esta identidade, essa forma ímpar de ser e viver, com tanta propriedade. Em cada peça tem esse registro. A FARM está aí, sempre na passarela; na passarela da moda; na passarela da vida.

Revista UTIL: Existe a vontade de abrirem lojas fora do Brasil? Marcello: Claro! O projeto de internacionalização é tão possível como foi nosso projeto de expansão nacional. Já fizemos alguns testes em algumas cidades da Europa e Estados Unidos e foi muito legal, porém estamos criando uma infra-estrutura para sustentar este crescimento. Em 2009 abriremos nossa primeira filial fora do Brasil, provavelmente em Barcelona. Revista UTIL : Em Setembro começa a Primavera. Quais serão as cores e as principais tendências para a estação? Marcello: Acabamos de lançar a coleção de verão. Desta vez apostamos em tons neutros com pontos fortes de luz flúor. A modelagem é leve, com muitos shorts e vestidos. Estampas praianas, listras bicolores, acessórios como lenços, óculos... As formas garantem conforto, leveza, refletem toda luminosidade deste país continental e tão tropical. Revista UTIL: Para fechar Marcello, quais são os projetos da FARM para este final de ano? Marcello: Este ano abrimos três lojas, e abriremos a quarta em Fortaleza, em novembro. Além disso, o grande projeto de 2008 é o lançamento da marca infantil do grupo, a Fábula. A marca traz um conceito inovador de produto e arquitetura. Pretendemos criar uma nova experiência de consumo no mercado brasileiro que vai emocionar todas as idades. Em princípio serão duas lojas, nos dois Rio Design (Barra e Leblon), com inauguração prevista para outubro. Agora é esperar para conferir. Gostou da entrevista? Quer saber mais? Visite o site da FARM, você vai descobrir o mundo fashion, um novo olhar, com novos tons, cores, cortes, estampas, a ginga carioca, tudo no seu tamanho. Aproveite: http://www.farmrio.com.br/

Revista UTIL: Quando foi que a FARM decidiu ganhar mercado fora do Estado do Rio de Janeiro? Qual a cidade escolhida e por quê? Marcello: Fazíamos dois eventos fora do Rio de Janeiro nos moldes da Babilônia Feira Hype, um em Belo Horizonte e outro em Brasília e o sucesso era ainda maior, logo percebemos que expandir para outros estados seria o caminho natural. Escolhemos Belo Horizonte por que além de ser o terceiro maior mercado do Brasil, já havíamos testado o mercado e era mais próximo ao Rio para experimentarmos uma gestão a distancia. Revista UTIL : Hoje, existem quantas lojas? Pretendem abrir franquias? Marcello: Em Novembro deste ano abriremos nossa vigésima loja, esta em Fortaleza. Não acredito no modelo de franquia em médio prazo para o segmento de varejo de moda, principalmente comportamental.

Fachada FARM - Fashion Mall


S AÚ D E E B ELEZA

Fitne ss

A! Body Tech: um espaço de saúde e lazer Reportagem: Júlia Rezende Fotos: Divulgação

Entrada A! Body Tech - Barra Cittá América

para a supervisão de núcleos específicos, como Zico na escolinha de futebol, Bernardinho na escola de vôlei, Georgette Vidor na ginástica olímpica e Flávio Canto no judô.

Você busca um espaço onde seja possível se exercitar, relaxar, se divertir e ainda levar o filho, o companheiro ou a melhor amiga? A A! Body Tech, a rede composta pelos mais completos centros de atividades físicas, de esportes, de bem-estar e de lazer do país oferece todas essas opções em um mesmo lugar. Totalmente inserida no conceito de “wellness”, que busca promover a saúde física, mental e espiritual de toda a família, a academia se tornou referência no mercado brasileiro de fitness. As academias possuem equipamentos de última geração que oferecem maior segurança e comodidade aos alunos num ambiente tranqüilo. Além disso, são disponibilizados profissionais altamente capacitados e atletas renomados

Já são 11 academias no Rio de Janeiro, distribuídas pelos bairros da Barra da Tijuca, Gávea, Ipanema, Copacabana, Leblon, Botafogo e Cachambi, com mais de 30 mil alunos matriculados. Sempre priorizando o bem-estar dos alunos, a academia está constantemente inovando em suas atividades. Recentemente, lançou três novos projetos: a escolinha de futebol do Zico, a escolinha de vôlei do Bernardinho e uma parceria com a SulAmérica Seguros e Previdência. 14


preparando-os também para as competições da vida”, afirma Zico. Serão cinco turmas com alunos dos 4 aos 17 anos. Outro craque que virou parceiro foi o técnico da seleção brasileira de vôlei, o Bernardinho. Com uma proposta pedagógica moderna e abrangente, sua escola de vôlei é dividida nas categorias minivôlei I, para crianças de 7 a 10 anos, e mini- vôlei II, para alunos dos 11 aos 13 anos. A transição para o vôlei é feita aos 14 anos.

A seguradora será a patrocinadora de todas as atividades outside desenvolvidas pela academia dentro do Programa SulAmérica Outside A!Body Tech, que reúne diversas atividades ao ar livre, como treinos de corrida e de natação, escola de esportes de praia (vôlei, futevôlei e surf ), trekking, rafting, escaladas, trilhas, caminhadas e pedaladas. Escolinha dos ídolos Outra novidade é a parceria com um dos maiores ícones do futebol brasileiro, o Zico, que se uniu ao time de grandes atletas que coordenam as modalidades da rede. Essa idéia surgiu para atender a garotada, após constatar-se um aumento desse público nas academias, em busca de diferentes esportes. O Centro de futebol do Zico, o CFZ, está presente nas unidades do Cittá América e do Norte Shopping. “Com metodologia que introduz os alunos ao futebol através de atividades lúdicas, o CFZ valoriza a competição como forma de educação, disciplina e cidadania, preparando o aluno-atleta para futuras competições,

“O grande diferencial da metodologia do minivôlei é a adaptação de todos os materiais para os alunos, como bolas menores e mais leves, redes mais baixas e quadras menores. Tudo para que seus pequenos atletas desenvolvam todas as suas aptidões em uma realidade própria para sua idade”, explica. Por todos esses motivos, já deu para perceber por que a rede de academias não pára de conquistar novos adeptos. Muito mais que um local para prática de exercícios físicos ou para a simples experimentação de equipamentos ou modalidades de ginástica, as academias oferecem um verdadeiro clube de esportes associado ao bem-estar e ao lazer, que contemplam toda a família. Agora, o objetivo é expandir esse conceito pelo país, alcançando os mais variados públicos e consolidando sua participação no mercado de fitness no Brasil, apontado como um dos mais promissores na atualidade.

http://www.abodytech.com.br/


G AS TR ONOM IA

Gero

Come r B em

Mais carioca do que nunca

Jornalista: Tereza Dalmacio Fotos: Divulgação

A versão carioca do Restaurante Gero completa seis anos e já faz parte do cardápio da cidade. Uma receita simples que mistura bom gosto, charme e excelente cozinha. Resultado do trabalho incansável de Rogério Fasano, que dispensa apresentações. A casa, situada na Avenida Aníbal de Mendonça, em Ipanema, mantém o refinamento da matriz de São Paulo, mas incorpora o estilo beira-mar, com leve brisa de despojamento. O arquiteto mexicano Aurélio Martinez

Flores assina os dois projetos e, com muito talento, cria identidade entre os espaços – os inconfundíveis tijolinhos aparentes, a cara do Gero. Com 110 m2 de área construída e capacidade para 80 pessoas, o Gero agrega arte ao prazer da boa mesa. No ambiente, fotos do Rio Antigo de César Barreto – ícone da fotografia brasileira, que dedica grande parte do seu trabalho em reprodução e documentação de acervos históricos e artísticos. Essa coleção pertencia à Galeria do empresário Mario Cohen e foi adquirida por Rogério. 16


O ambiente primoroso é agraciado por um rico cardápio, que oferece o dobro dos pratos, a soma do que há de mais atraente na culinária do Gero e do Fasano. E, nessa arte gastronômica, quem assina a tela é um italiano da Sardenha, no Brasil há oito anos, o renomado chef Salvatore Loi. Para você ter uma idéia, as massas são confeccionadas com total fidelidade às suas origens, preparadas a partir do pedido do cliente. Tudo é feito na hora para garantir o melhor sabor e a excelência da cozinha do Grupo Fasano. Quem comanda o salão do Gero carioca é o Alves, há 18 anos ao lado de Rogério Fasano, prata da casa e muito querido por todos. O restaurante oferece ainda cardápio especial para o almoço, o Mezzogiorno, com preço diferenciado (R$ 74,00). Mas, se o cliente preferir outra opção, basta pedir e será servido. Por trás de toda essa eficiência, reconhecida internacionalmente, está uma equipe afinada, treinada em São Paulo para atuar no Rio de Janeiro. Na visão do empresário Rogério Fasano, o garçom tem que saber muito mais do que servir, por isso se investe numa formação minuciosa, que inclui, por exemplo, o conhecimento de vinhos. O staff–Rio é formado por 30 garçons. Para coroar toda a qualidade do Gero, 60 rótulos escolhidos pelo sommelier Manoel Beato, referência mundial e autor do livro Guia de Vinhos Larousse. O Gero é como uma grande orquestra, afinada, impecável e, com toda a maestria, conquistou o coração do carioca.

Gero

Horário de Funcionamento:

Rua Aníbal de Mendonça, nº 157 | Ipanema Tel.: 2239-8158

Segunda a quinta: 12h às 16h e das 19h à 1h da manhã

Aceita todos os cartões de crédito Manobrista no local

Sexta-feira: 12h às 16h30 e das 19h ate às 2h da manhã Sábado: das 12h às 2h da manhã Domingo: das 12h às 24h

80 lugares Reservas até as 20h30


G AS TR ONOM IA

Com Ág ua n a B o c a

Todo dia é dia de T.G.I. Friday's A decoração do restaurante é um atrativo à parte e uma aula da cultura norte-americana. É possível passar horas observando cada detalhe das peças expostas nas lojas. Cada item possui um significado especial. Em todas as lojas, por exemplo, é possível encontrar um barco a remo, que significa o trabalho em equipe.

Reportagem: Andréa Carvalho Fotos: Divulgação Sexta, sábado, domingo... Não importa o dia da semana: todo dia é dia de ir ao Friday’s. Inaugurado em 1965, em Manhattan, nos Estados Unidos, apenas como um bar para juntar os amigos, o Thank God It’s Friday’s!’ (Graças a Deus é Sexta-Feira!) já está presente em mais de 60 países ao redor do mundo. Seu criador, Alan Stillman, um vendedor de perfumes, pensou em um bar onde pudesse receber seus amigos solteiros. A princípio, como o próprio nome já diz, o T.G.I. Friday’s só funcionava às sextas-feiras.

Quem pensa que o T.G.I. Friday’s, por ser um restaurante norte-americano, só tem hambúrguer está muito enganado! É claro que são servidos hambúrgueres – alguns com 225gr da mais nobre carne –, mas o cardápio conta com mais de 30 pratos diferentes e cinco tipos de sobremesas de dar água na boca. Há comidas com camarão, frango, salmão, massas, vários tipos de saladas... É só chegar e escolher o que mais agrada ao seu paladar. Além dos pratos, no T.G.I. Friday’s você também encontra drinks de até meio litro.

Com o sucesso do negócio, Alan passou a trabalhar também aos sábados e domingos, estendendo depois o atendimento para todos os dias da semana. Diz a lenda que muitos atores da Broadway, entre um espetáculo e outro, saboreavam os deliciosos pratos servidos no T.G.I. Friday’s. Ao Brasil, a rede chegou em 1995. Já ao Rio, a inauguração da primeira loja foi há sete anos na Barra. No ano passado, fez-se uma inovação com a abertura de dois quiosques na Praia do Leme – um novo e único conceito no mundo.

O convidado que vai ao T.G.I. Friday’s não pode deixar de comer a famosa Baby Back Ribs, uma suculenta costelinha de leitão grelhada e coberta com o autêntico molho barbecue. Para acompanhar, Fritas Friday’s com salada Coleslaw. A essa, não há quem resista!

O clima animado e aconchegante do início da história da rede continua até hoje, atraindo não só solteiros, mas também famílias inteiras. Cada cliente é tratado como um convidado de honra. Bebidas e comidas de excelente qualidade, preparadas e servidas com rapidez, somadas a um atendimento amigável em um ambiente alegre e descontraído, são o que o T.G.I. Friday’s quer oferecer para todos os seus convidados.

New York City Center Endereço: Avenida das Américas 5.000, loja 201 – Barra da Tijuca Horário de funcionamento: Domingo a 4ª feira, das 12h às 0h 5ª feira, das 12h à 1h 6ª feira e sábado, das 12h às 2h Formas de pagamento: todos os cartões de débito e crédito, vales eletrônicos e cheque à vista e dinheiro Capacidade: 200 convidados Eventos: Happy Hour de 2ª a 6ª feira, das 17h às 21, com dose dupla. Toda 5ª feira tem show ao vivo de pop rock internacional a partir das 21h. No dia 25 de setembro vai acontecer a "Festa Anos 50", com cover do Elvis Presley Reservas para eventos e aniversários: 2432-4751 ou pelo e-mail marciapalma@fridays.com.br Leme Endereço: Avenida Atlântica s/nº, quiosques 9 e 10 – Leme Horário de funcionamento: Domingo a 5ª feira, das 9h30 às 0h 6ª feira e sábado, das 9h30 à 1h Formas de pagamento: todos os cartões de débito e crédito, vales eletrônicos e dinheiro Capacidade: 120 convidados Eventos: No dia 27 de setembro (sábado), ao entardecer, vai acontecer a "Festa da Primavera". E para comemorar o Hallowen, uma super festa no dia 31 de outubro. Reservas para eventos e aniversários: 2275-5458 ou pelo e-mail patricia.eventos@fridays.com.br

Baby Back Ribs

18


G A S T R O NO M IA

Cu lin á r ia Ja p o n e s a

Ten Kai - Uma verdadeira obra de arte! Reportagem: Tereza Dalmacio Fotos: Divulgação O casarão de dois andares, situado na Rua Pudente de Morais, em Ipanema, é um espaço moderno e ao mesmo tempo intimista, mas o conceito continua o mesmo: oferecer pratos e cortes tradicionais, com ingredientes selecionados. O restaurante oferece uma viagem ao Oriente através do cardápio, que prima pela originalidade. O Ten Kai, com suas sutilezas e peculiaridades, conseguiu conquistar exigentes amantes da cozinha japonesa desde a inauguração do primeiro restaurante, no Centro. Para saborear, há desde excentricidades até pratos mais conservadores. Entre as novidades do cardápio estão: o prato que une aspargos frescos grelhados e ovas de salmão; o usuzukuri de polvo; o TenKai maki, enrolado, com Ikura salmão e salmão Skin; e o risoto de ostras. Entre as sobremesas, duas sugestões que proporcionam verdadeiro deleite: a tangerina flambada com sorvete e tangerinas em berço de gelo. Diversas iguarias importadas e raras acabam se tornando objeto de desejo para os paladares mais exóticos. Água viva, ouriço, míni-polvos e ovas de bacalhau estão na seção “Importados”, que, assim como as entradas, são perfeitas para iniciar a refeição e aguçar o paladar.

Quem não quer ousar pode beliscar os conhecidos Harumakis e Guiozas, que dividem a atenção com verdadeiras preciosidades, como a Salada Tenkai (com salmão, atum e folhas verdes temperadas), o Dobin Mushi (caldo de peixe com shiitake e camarão), Kakiague (ninho de tempura com camarão e legumes) ou uma dupla de salmão brûllé (salmão dourado com maçarico coberto com ovas de salmão).

Ten Kai

Rua Prudente de Morais, 1810, Ipanema Tel: 2540-5100 Segunda a sexta, de 19h às 1h Sábados: de 13h às 1h Domingos e Feriados: de 13h às 0h Aceitamos todos os cartões Capacidade: 90 lugares

19

O cuidado na decoração deu ao restaurante particularidades que esbanjam charme, como um reservado para 12 pessoas com mesa única. Logo no primeiro andar, o sushi bar apresenta imagens da cultura e da geografia japonesa, como o Monte fugi, o Mapa do Japão, a Grande Onda, além das flâmulas nas quais foram aplicadas máscaras de kabuki. Os banheiros, as portas e as paredes foram decorados com serigrafias de imagens tradicionais japonesas – uma verdadeira obra de arte.


G AS TR ONOM IA

B oa Pe dida

História e bom vinho, combinação perfeita para uma viagem de muitos sabores Reportagem: Tereza Dalmacio Fotos: Divulgação

A atmosfera do Rio Antigo está no ar. O encontro de dois gênios permeia os corações dos freqüentadores e já faz parte da história. A boemia carioca da década de 50 é pano de fundo da tradicional Casa Villarino, que continua sendo ponto de encontro de intelectuais e artistas. Foi lá que, em 1956, Tom Jobim conheceu Vinicius de Moraes, nascendo ali, a parceria mágica cantada em verso e prosa por esse mundo à fora. “Canta, vai, vai Segue cantando em paz Canta, canta Canta mais” Os dois devem estar lá em cima cantando sim, celebrando com uma bela taça de vinho e olhando para o lugar que promoveu este grande encontro. E meio século depois, a renovação. Os donos da Casa Villarino criam um novo espaço, o Café Bistrô Villarino; em comum, a qualidade do serviço e dos produtos.

Você percebe logo o bom gosto ao chegar a casa. A passagem é feita por adega climatizada, uma pequena amostra do que estar por vir. Na carta de vinhos, 450 rótulos, 50 deles para taça dos mais variados produtores nacionais e estrangeiros. Belo ambiente, o melhor vinho e, para completar, a gastronomia de Deraldo Bonfim somada à experiência do Sommelier Wesley Costa Fontis. Boa comida e o vinho certo: soa como melodia, parece música do Tom e Vinicius. Felicidade... Mas para garantir essa felicidade à mesa, é preciso conhecer um pouco dos segredos da combinação entre alimentos e vinhos. Vamos às dicas do Sommelier Wesley Fontis. 20


B o a Ped i d a

A velha regra manda acompanhar com tintos as carnes e, com branco, peixes ou frutos do mar. Além dos ingredientes básicos dos pratos, os temperos e as maneiras de prepará-los desempenham papéis relevantes na escolha da bebida. No jogo das combinações, o que se procura é a harmonia; é fazer com que os ingredientes se completem. Para fazer um bom casamento, a primeira necessidade é conhecer as partes. A não ser por acaso, ou por sorte, ninguém pode casar bem um determinado prato que nunca provou com um vinho que desconhece. Neste caso, pode-se apelar para a velha regra geral, pois a margem de erro será menor, explica Wesley.

• Mariscos e Ostras Brancos e secos, como o Muscadet ou Espumante Seco ou Champagne, no caso das Ostras.

Dicas de Harmonização

• Bacalhau Brancos potentes envelhecidos em madeira ou tintos leves. Ex.: Chardonnay da Bourgogne, Alvarinho Vinho Verde.

Frutos do Mar Os peixes e os frutos do mar combinam melhor com os brancos. Mas como toda regra tem exceção, vamos a ela: Os tintos, principalmente os mais taninosos, salientam o sabor da maresia, dão aos peixes um gosto metálico desagradável. Mas se o molho for preparado à base de tinto, este pode acompanhálo à mesa. Vale a velha e boa regra de que o tipo de bebida usada para preparar o prato, deve ir também à mesa. • Para peixe com sabor forte, como atum, sardinha, salmão fresco e as peixadas temperadas, o sommelier sugere vinhos brancos secos, de paladar mais potente e de boa acidez. Ex.: Chardonnay Reserva do Novo Mundo ou um Bourgogne Chardonnay. • Já os peixes mais delicados, como linguado, badejo e aqueles preparados de maneira simples, como grelhados e pouco temperados vão melhor com brancos leves, frutados, de paladar não potente. O sommelier Wesley sugere Sauvignon Blanc e Chenin Blanc.

Outras dicas do Sommelier Wesley Costa Fontis

• Carnes vermelhas Adaptam-se melhor ao tinto. Carne vermelha cozida em vinho cai bem com vinho tinto jovem potente, como o Boeauf Bourguignone, por exemplo. • Grelhados simples, picanha ou filet Tintos jovens de médio corpo. Ex.: Carmenére ou Merlot • Suínos, Lombinho assado Branco seco. • Aves e Caças A regra clássica manda optar por um tinto encorpado de boa qualidade para acompanhar caças como patos, perus, perdizes, galinhas d’Angola e coelhos. . Frangos e Galetos assados, vinhos brancos e tintos. Frango ao Molho Pardo, “Coq au Vin” ou, de semelhante modo, vinho tinto. • Massas As combinações de massas com vinho são determinadas pela receita, pelo molho. http://www.cafebistrovillarino.com.br


www.outback.com.br

Explore seu momento Outback.

Os moradores dos condomínios conveniados a este serviço ganham um chopp no Outback Barra ou Outback New York, ao apresentarem a carteirinha do condomínio. • Válido apenas para maiores de 18 anos, e apenas um chopp 340ml por carteirinha. • Validade: Setembro e Outubro de 2008, apenas nos restaurantes Outback Barra e Outback New York. Av. das Américas, 6101 e New York City Center


P O R DENTR O DA UTIL

B elo Ho r izo nte

Belo Horizonte: De bem com a vida Reportagem: Roselene Alves Fotos: Divulgação

ilustrando a Via Sacra e o Museu de Arte da Pampulha, primeiro projeto de Oscar Niemeyer. Também na região, é possível ver o famoso estádio do Mineirão, o “gigante da Pampulha”.

A terceira capital do Brasil em população já foi considerada pela ONU como a metrópole de melhor qualidade de vida da América Latina. Belo Horizonte, ou BH, ou ainda Belô, para os mais íntimos, é uma das capitais mais arborizadas do país. Seu percentual de área verde por habitante está acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Parque Municipal, considerado o “pulmão de BH”, no centro, e a Praça da Liberdade, onde aconteceram as comemorações da inauguração da cidade, em 1897, também devem entrar no roteiro. No circuito cultural da Praça, estão o Museu Mineiro e o Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães. Integrando esse conjunto, estão ainda o edifício Niemeyer e o centro Turístico de Tancredo Neves, conhecido como “Rainha da Sucata” por apresentar vários estilos em seu projeto arquitetônico.

Da verde beleza natural ao conjunto arquitetônico, do artesanato à culinária, da cultura à badalação noturna... Não faltam atrações em BH, que se destaca também pelo turismo de negócios, além de sediar importantes eventos nacionais e internacionais. Região da Pampulha

Outro destino certo em Belô é o Museu Histórico Abílio Barreto, instalado em um antigo casarão colonial de 1883 e possui valioso acervo sobre a história de Belo Horizonte. É o único prédio remanescente do Arraial do Curral Del-Rey, antigo nome da cidade.

Quem vai à capital mineira, tem obrigação de visitar a região da Pampulha, uma das partes mais bonitas da cidade, que concentra a Lagoa da Pampulha, a Igreja de São Francisco de Assis, com seus 14 painéis de Portinari 26


Artesanato e pedras preciosas

“Capital dos botecos”

Belo Horizonte é também bom lugar para compras, sendo considerada pólo comercial no setor de confecções. O artesanato aparece como ponto forte e ocupa espaços diferenciados, tanto nas feiras populares quanto nos shoppings. Merecem destaque ainda as pedras preciosas, que marcaram a história e a cultura do Estado de Minas.

Pão de queijo, feijão tropeiro, galinha com quiabo, costelinha, frango ao molho pardo, lombo com tutu, angu... é mesmo de dar água na boca a culinária mineira. Em BH, o turista poderá experimentar tudo isso e mais um pouco, pois há restaurantes de todos os tipos. Sem esquecer os petiscos encontrados em cada esquina da “capital dos botecos”.

Quem quiser curtir a natureza tem como opções os 27 parques espalhados na cidade e as inúmeras áreas verdes. Sem falar nas trilhas, grutas e cachoeiras. O Parque das Mangabeiras, a 6 km do centro, preserva Mata Atlântica Nativa e oferece roteiros ecológicos e esportivos. Do Mirante das Mangabeiras, mais alto ponto da cidade, o visitante tem uma visão panorâmica de BH. Da Praça do Papa, outro importante ponto turístico, onde, em 1981, o Papa João Paulo II rezou missa para mais de 100 mil pessoas e de onde dizem ter entoado a célebre frase “Que belo horizonte”, também se tem uma bela vista.

A util leva Você até lá A util tem linhas de várias localidades com destino a Belo Horizonte. Confira no site www.util.com.br ou ligue para o SAC (21 – 3907-9000).

A vida noturna é um dos grandes atrativos e movimenta bares e boates de toda a cidade, principalmente nas regiões de Savassi e nas proximidades da Avenida do Contorno. Dizem até, que o mineiro é conservado em álcool devido ao grande número de bares da cidade, que sedia eventos como a Feira Internacional da Cachaça, o Belô Sabor e o Festival de Bar em Bar, que acontece entre outubro e novembro, incluindo bares da cidade e do interior. Aliás, nesses meses, também acontece o Festival Estudantil de Teatro e, em outubro (de 17 a 19), a cidade realiza a Exposição Nacional de Orquídeas. Portanto, é melhor fazer logo as malas.


P O R DENTR O DA UTIL

U t il - R J

Util: Dois passos em direção ao futuro Reportagem: Roselene Alves Fotos : Divulgação

Escritório da Util - Barra Cittá América Sempre inovando e ousando, a Util transferiu seu Departamento Comercial, o Serviço de Atendimento ao Cliente, o serviço de Aluguel de Ônibus para fretamento e turismo, que conta inclusive com o Sistema GPS, e o Departamento de Marketing para a Barra da Tijuca, no Shopping Cittá América (Avenida das Américas, 700, Bl. 8, Loja 112 J). Ali, também funciona uma agência própria para a venda de passagens para qualquer destino atendido pela empresa.

um ônibus para fazer excursões ou o condomínio que precisar fretar ônibus para o transporte de seus moradores tem tratamento vip no novo espaço. E quem precisar comprar passagem da Util também pode ir ao local, em qualquer dia da semana, entre 9h e 18h, ou ligar para o SAC (21 3907-9000) entre 9h e 22h.

A Util na Barra da Tijuca é mais uma facilidade para os clientes. Nesse ambiente, o cliente encontra todo o conforto para seu atendimento, com sala de espera refrigerada, água e café. O grupo ou agência de viagem que quiser alugar um

No espaço, também está instalada a Agência Turismo Legal, da qual a Util faz parte juntamente com a 1001, a Viação Teresópolis e a Normandy, que oferece pacotes turísticos para cidades atendidas pelas linhas dessas empresas. 28


Trein a m ento Va r ig / Q u e lu ga r é e s s e ? Reportagem: Roselene Alves Fotos: Divulgação Que lugar é esse? Descubra e concorra a uma passagem Ao viajar com a util, você tem a chance de ganhar uma passagem cortesia. Mas para isso, é preciso estar atento à estrada e descobrir Que lugar é esse? na foto abaixo. Se você souber ou se tiver algum palpite da localização correta desse lugar, incluindo município, estado, ao longo de qual rodovia está situado e em qual quilômetro, envie para a util. A resposta pode ser encaminhada pelo Correio, junto com o seu bilhete de passagem da util, válido, e que tenha sido emitido a partir do mês de publicação desta revista. O endereço é Rua Barreiros, 21, Ramos, Rio de Janeiro. Departamento de Marketing. Você também pode responder pelo e-mail faleconosco@ util.com.br. Neste caso, envie a passagem escaneada.

Treinamento na Varig Outra importante iniciativa da Util é o novo treinamento que está sendo ministrado para os motoristas e demais profissionais do tráfego e da operação, no Centro de Treinamento da Varig, na Ilha do Governador. Segundo o gerente de Marketing da Util, Luiz Carlos Jardim, o curso, de 16 horas de duração, foi especialmente elaborado para a empresa. “A responsável pelo treinamento, na Varig, esteve conosco durante dias, viajou em nossas linhas e conheceu nossa realidade e as atividades que desenvolvemos para, só então, propor um curso específico para os nossos profissionais. Nosso treinamento foi totalmente customizado”, diz.

E não se esqueça de informar seu telefone, e-mail (se tiver) e endereço. Quem acertar ganha uma passagem na mesma linha do bilhete encaminhado com a reposta. Se mais de uma pessoa responder corretamente, haverá sorteio para definir o ganhador. Motorista acerta desafio O vencedor do último desafio do “Que lugar é esse?” foi o motorista particular, José Luiz de Souza Lima, de Ubá – MG, usuário da linha Rio-Juiz de Fora. Ele acertou o local da foto publicada na última edição da revista Informação util. A fotografia mostrava uma máquina antiga de remover asfalto, na BR 116, quilômetro 35, em Lavrinhas – SP.

Jardim explica ainda que, além dos motoristas, todos os colaboradores que lidam com esses profissionais, atuando nos bastidores da empresa, estão sendo treinados. O objetivo é que tanto quem lida diretamente com o cliente como aqueles que dão suporte a esses colaboradores da linha de frente falem a mesma linguagem quando se tratar de atendimento. Ou seja: todos precisam estar afinados quanto às necessidades dos motoristas para alcançar a satisfação dos clientes. As aulas acontecem duas vezes por semana, são supervisionadas por profissional da equipe de desenvolvimento de pessoas da Util e nelas são utilizadas simulações de casos reais. Além do curso, a empresa oferece o transporte e o almoço aos alunos. Cerca de 200 motoristas, entre os 330 que atuam na Util, já passaram pelo treinamento. Entre os demais colaboradores da operação, 100 já fizeram o curso.

29


C A S A E DECOR AÇ ÃO

Tendên c ia s

Diversidade e bom gosto com a qualidade da assinatura O R L E A N Reportagem: Tereza Dalmacio Fotos: Divulgação A Orlean é daquelas empresas que trazem na sua história a visão diferenciada de empreender e enxergar o que o consumidor busca. Há pouco mais de duas décadas no mercado, a Orlean vem sendo parceira da arquitetura nacional, marcando presença na decoração de diversos ambientes. A empresa trabalha com diversos produtos, entre eles: papel de parede, pisos, cortinas, toldos e persianas.

ESPAÇO ORLEAN: Rua Joana Angélica, 161, Ipanema. Tel: 2247-6126. (oferece manobrista) www.orlean.com.br/

Em sintonia com a sustentabilidade do planeta, chegam ao mercado as eco-resinas, que são ecologicamente apropriadas. O material possui a metade do peso do vidro e é bem mais resistente. Já as cortinas de tecido Vignette Alustra dão um toque todo especial para o ambiente. Podemos combiná-las com diversos tipos de acabamento, como: alumínio, prata, ouro e bronze escovados, ou também revestidos em tecido, em três tamanhos de gomos disponíveis. A Silhouette Alustra e a Luminette Alustra oferecem a mesma variedade de acabamentos, além de permitirem a combinação do sentido vertical para uma porta de varanda com o sentido horizontal na janela, dentro de um mesmo padrão de tecido. A Orlean veste casas, escritórios e apartamentos. É a “alta costura” da decoração, valorizando a beleza e a durabilidade, com qualidade e preços justos.

30


C A S A E DECOR AÇ ÃO

B e m Est a r

O melhor dos móveis e decoração em um só lugar Parceria Barra House/ Personalité transforma a casa dos sonhos em realidade Reportagem: Alessandra Roza Fotos: Divulgação

Criada há dois anos, esta bem-sucedida parceria consegue reunir o melhor do mercado de móveis e de decoração em duas lojas na Barra da Tijuca e uma no Norte Shopping. Diante de um mercado cada vez mais acelerado, que oferece novidades como telões e home theaters super potentes, é necessária uma adaptação permanente.

O objetivo da parceria é oferecer tudo que os clientes precisam para montar o seu lar, com a orientação de profissionais da área que estão sempre presentes nas lojas.

Assim, a parceria Barra House Cortinas/Personalité Design investe pesado na atualização de seus profissionais, proporcionando-lhes participações periódicas em viagens, congressos e estudos sobre os temas mais variados, que abrangem desde as tendências de cores até as características de cada tipo de material. 32

Este tipo de serviço é disponibilizado, pois, na maioria das vezes, embora o consumidor tenha bom gosto, não consegue reunir tudo em um só ambiente. Sendo assim, faz-se importante o papel de um decorador e/ou designer para saber melhor aproveitar o espaço disponível, utilizando, com rapidez e eficiência, os melhores móveis da loja, de maneira a “vestir” a casa de acordo com o desejo do cliente.


Showroom BarraHouse

CONFORTO LIDERA O GOSTO DO PÚBLICO O conforto e a praticidade são preocupações primordiais do público. Prova disso é o sucesso que fazem itens como os sofás reclináveis, os suportes laterais para copos e pratos e os racks com detalhes na horizontal, para facilitar o campo de visão, oferecidos nas três unidades, Barra Mall, Rio Decor Barra e Norte Design. Para quem deseja economizar na hora de renovar o ambiente e não está disposto a ter a sua casa em obra para reformar, bons revestimentos e papéis de parede de excelente qualidade representam ótimas opções. Diante desta constatação, as lojas oferecem magníficos revestimentos para o público adulto e infantil, tais como pastilhas de coco e palhas asiáticas; além de papéis de parede exclusivos e importados da Europa. Seguindo esta mesma linha de beleza, praticidade e bom gosto, as cortinas e as persianas são consideradas de fundamental importância pela parceria. As Cortinas são encontradas em diversos modelos e com mais de 3000 opções de tecidos nacionais ou importados, além de possuírem uma linha exclusiva de acessórios em pedras, metal e acrílico. Todas elas podem apresentar acionamento manual ou motorizado, com confecção própria e acabamento impecável.

Já as persianas, são disponibilizadas aos clientes nos modelos romana, rolô, horizontal e vertical. Com exceção desta última, todas as outras opções podem ter acionamento motorizado, característica que tem agradado muito ao público de todas as idades. Alternativas também muito interessantes são os luxuosos móveis produzidos com material ecologicamente correto e os belíssimos tapetes esculpidos em nylon ou em tramas naturais, como sisal e palhas de bananeira. O uso destes tapetes, desenvolvidos sob medida, e com desenhos e cores de acordo com o gosto do consumidor, pode dar um novo ar ao ambiente. Outra boa dica é ousar nos estofados, utilizando couro ou outros tecidos de grande resistência que oferecem uma sensação de bem-estar e conforto. Unidades: Rio Decor Barra Av. das Américas, 2000 - Lojas 03 e 04 - Barra da Tijuca Tel: 21 2421-2098 (Barra House Cortinas)/ 21 2408-0385 (Personalité Design) Barra Mall Av. das Américas, 7700, lojas 124 e 125 - Barra da Tijuca Tel: 21 3325-3898 (Barra House Cortinas) Norte Design - Norte Shopping Av. Dom Hélder Câmara, 5474 - Cachambi Tel: 21 2178-4273 (Barra House Cortinas) / 21 2178-4219 (Personalité Design)


T URI SMO E LAZE R

Angra d o s R eis

Angra dos Reis: Onde a história e a natureza se misturam Reportagem: Tereza Dalmacio Fotos: Divulgação

Angra dos Reis é considerada um paraíso tropical por suas 365 ilhas e cerca de duas mil praias repletas de belezas naturais, lendas e badalação. Localizada no litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro, entre os municípios de Mangaratiba e Parati, fica a uma distância aproximada de 150km da capital do Rio, 385km de São Paulo (SP) e 590km de Belo Horizonte (MG). A região é denominada “Costa Verde”.

Uma das mais antigas cidades brasileiras, Angra possui um acervo histórico que integra cultura e natureza. Dentro de seus cinco corredores turísticos - do Centro, da Estrada do Contorno, da Ponta Sul, da Ponta Leste e da Ilha Grande – o local oferece inúmeros atrativos e recebe, em média, 300 mil turistas por ano. Um dos pontos altos do calendário é a procissão marítima do dia 1º de janeiro, quando os barcos se enfeitam para saudar o Ano Novo. 34


An gra dos R eis 365 ilhas: uma para cada dia do ano Angra dos Reis é cercada por 365 ilhas que deslumbram qualquer visitante. A segunda maior, depois da Ilha Grande, é a Ilha da Gipóia. Concentra belas praias, como a badalada praia do Dentista ou Jurubaíba, das Flechas, onde está a maior parte das casas de veranistas, da Armação, da Fazenda, e a paradisíaca Praia Pequena. A Ilha fica a apenas 20 minutos de barco do centro da cidade e é destino de muita gente famosa. A Ilha dos Porcos, mais conhecida como Ilha do Pitanguy, por ser propriedade do famoso cirurgião plástico, é a terceira maior e fica a 10 minutos de barco do centro de Angra. O cuidado com a natureza e a preocupação com o meio ambiente fazem do local um paraíso. Conhecidas como “Ilhas Irmãs” ou “Ilhas Gêmeas”, as Ilhas Botinas são um dos principais cartões postais da cidade, por abrigar um dos pontos da baía onde a água do mar de Angra está mais limpa e exuberante. Conta a lenda, que um imenso navio pirata teria atropelado a então única ilha, cortando-a ao meio. A Ilha de Paquetá é um ponto tradicional na baía da Ilha Grande, onde é possível saborear os melhores peixes da região em um bar rústico, que fica bem movimentado no verão. De um lado da Ilha, as águas são calmas, há muita areia e pouco vento, enquanto do outro lado, existe uma pequena praia cheia de pedras, muito vento e marolas. Para quem gosta de caminhadas, mergulho, canoagem e até escaladas, a Ilha de Itanhangá é uma boa opção. Um verdadeiro paraíso dos aventureiros. Já para quem pretende nadar num aquário natural, o destino certo é a Lagoa Azul. A maioria dos passeios pela baía de Angra inclui esse espetáculo da natureza em seu roteiro. 36


Centro, Contorno, Ponta Leste e Ponta Sul: monumentos e praias Quem está no Centro pode passear pela história conhecendo alguns dos muitos monumentos da cidade, como o Convento Nossa Senhora do Carmo e Capelas da Ordem Terceira, um dos patrimônios mais antigos de Angra (1593); o Conjunto Arquitetônico, na entrada do Centro Histórico; a Igreja Santa Luzia, de 1632; a Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com a lendária imagem da Padroeira; o Museu de Arte Sacra; o Mercado do Peixe; a Casa de Cultura e o Chafariz da Saudade, símbolo da visita de D. Pedro I, em 1863. Na Estrada do Contorno, algumas das atrações são: o Colégio Naval; a Ermida do Senhor do Bonfim ou Igrejinha do Bonfim, de 1789; a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, de 1770; e as praias Grande, Figueira, Bica, Gruta, Ribeira, Retiro e Enseada, entre outras. No Corredor Turístico da Ponta Leste, o visitante pode conhecer o Monumento aos Náufragos do Aquidabã, de onde se tem a mais bela vista do pôr- do- sol, e os canhões do Forte do Leme, além das várias praias. A Ponta Sul também tem seus encantos, como as Ruínas do Engenho Central do Bracuhy e a Vila Histórica de Mambucaba. Entre as praias deste Corredor, as mais famosas são a do Frade, a Brava e a que dá nome à Vila.

Ilha Grande: um capítulo à parte A Ilha Grande merece um capítulo à parte. A diversidade biológica de seu litoral e de suas matas é única em todo Brasil. Lindas praias, enseadas, costões, rios, riachos, cachoeiras e montanhas... Tudo isso a uma hora e meia de barco, saindo de Angra. O local possui cerca de 20 comunidades, dentre elas, o ponto de chegada das embarcações, a Vila do Abraão, possui a melhor infra-estrutura. Um dos grandes baratos da Ilha Grande é percorrer suas trilhas. Dezesseis trechos, que contornam quase toda a Ilha, são sinalizados. Em cada um, existe um painel com mapas e informações sobre tempo de duração, distância, atrações e a orientação de sempre utilizar os serviços de um guia local. Os caminhos passam por florestas, mangues, riachos e levam a praias maravilhosas. Entre as mais bonitas, está a de Lopes Mendes, no lado Sul, aonde também se chega de barco. No extremo Norte, fica a praia do Provetá e, no meio das duas, está a Reserva Biológica da Praia do Sul, com suas praias do Leste, do Sul e Aventureiro, que só podem ser visitadas com autorização. As praias da Júlia, Comprida, da Crena e do Abraãozinho ficam no lado nordeste da Enseada do Abraão, o acesso é por trilha que passa no meio da mata. São pequenas e boas para banho, com águas transparentes e mornas. Quem quiser experimentar uma iguaria da região, deve visitar a praia de Araçatiba, em outubro, no Festival do Mexilhão. Há ainda as praias do Morcego, de Dois Rios, onde estão as ruínas do presídio de Freguesia de Santana, onde existiu a primeira vila da Ilha, e a de Pamajoca, com ruínas de fazendas de traficantes de escravos. Mergulho, pesca, esportes náuticos, passeios de barco, gastronomia... são tantas as atrações nos 193 Km² de beleza e nas 106 praias da Ilha Grande, que só vendo para crer.


Jurubaia

A Util leva você até lá A Util tem saídas diárias de Belo Horizonte, Barbacena, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba para Angra dos Reis. Confira os horários e preços das passagens no site www. util.com.br ou ligue para o SAC 3907-9000. Ilha Grande


T U R IS M O E LA ZER

D iver s ã o

Boliche: Esporte e lazer para todas as idades. Poucos e felizes são os esportes que podem ser tachados de lazer. O boliche, praticado no mundo inteiro por mais de 80 milhões de pessoas, tem cerca de 12 milhões de federados, quase a metade deles nos Estados Unidos. Atualmente, há uma nova onda do esporte no planeta, em especial na Ásia e na Europa. O motivo desse fenômeno é o fato de que a geração mais recente de pais, oriundos da primeira geração de video-games, tem consciência da importância da atividade física para as crianças, preferencialmente fora de casa, onde há a concorrência da TV e da internet. A convivência com outras crianças e dos valores trazidos pela prática esportiva – a competitividade sadia, a ordem e o respeito aos outros – são componentes indispensáveis para complementar a atividade escolar dos jovens.

Os mais velhos não ficam de fora. A reunião com os amigos, a manutenção da atividade física e a disputa de torneios auxiliam muito o equilíbrio emocional de todos. Raros são os esportes nos quais a destreza se sobrepõe à idade e ao biotipo. Não custa lembrar que, literalmente, não há tempo ruim para praticar o boliche. Esteja você acompanhado ou sozinho, faça chuva ou sol, as casas de boliche estão à disposição de quem deseja se divertir derrubando pinos. O Casa Bowling – com suas 14 pistas, instrutores do esporte e restaurante completo – é o centro mais representativo desse mosaico no Rio de Janeiro. Desde festas infantis, passando por grupos de empresas e campeonatos de federados, o Casa Bowling espera por você. Seja qual for a sua idade...


T URI SMO E LAZE R

Dica de R eso r t

O mais completo e moderno resort do litoral Fluminense Reportagem: Tereza Dalmacio Fotos: Divulgação

O grande poeta já dizia – “A vida necessita de pausas” – e nada como um lugar paradisíaco como Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, e num resort como o NOVO FRADE para essa retirada estratégica do dia -a- dia corrido e cheio de trabalho.

Mas se sua praia é outra, o NOVO FRADE oferece pacotes especiais para a turma da melhor idade, descanso e muita diversão. Caminhadas pela montanha, cachoeiras e piscinas naturais, visita a ilhas e passeios de catamarã, além do simples e doce prazer de não fazer nada. Viva o ócio criativo.

Mar, montanha, muito verde, a natureza pede passagem e desfila para o deslumbramento de todos nós. E, aliado a tudo isso, conforto, estilo, cozinha diferenciada, os mais variados pratos, o melhor da cozinha nacional e internacional. Espaço para a prática de esporte e lazer para a criançada com atividades desenvolvidas para cada faixa etária. Uma excelente dica para o Dia das Crianças que vem aí.

O NOVO FRADE tem ainda opção para todos os gostos e todas as tribos: piscinas, spa, campo profissional de golfe, quadras de tênis, campos de futebol, sala de cinema, padaria, fábrica de palmito, bromeliário. Na Marina Porto do Frade, os hóspedes têm shopping a céu aberto, com lojas de grifes de alta costura à moda praia, galeria de arte e agências de mergulho e de ecoturismo. 40


Dependências Novo Frade

Localizado na Costa Verde do litoral sul do Rio de Janeiro, o resort fica entre o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Baía da Ilha Grande, incluindo a Mata Atlântica preservada, que emoldura a Praia do Frade com 17 milhões de metros quadrados. É o meio ambiente intacto, beleza inesgotável... Portanto, não deixe para depois, permita a pausa, aproveite o melhor da vida e desfrute cada momento neste lugar especial. Afinal, você e sua família merecem todo esse prazer. NOVO FRADE www.hoteldofrade.com.br 0800-881-9500


T URI SMO E LAZE R

Pro gra m a Fa m ília

UCI – Diversão garantida! Jornalista: Júlia Rezende Fotos: Divulgação Quer se divertir com a família? Com os amigos? Com o namorado? Até sozinha? Então, a rede de cinemas UCI é a melhor opção! Presente nos shoppings New York City Center e Norteshopping, a UCI aposta na variedade de filmes, no conforto de seus clientes e na tecnologia avançada. “O objetivo da rede é oferecer diversão com qualidade para todo nosso público, independente de sexo e idade. Queremos que os espectadores se sintam em casa”, diz Mônica Portella, diretora de marketing da UCI Cinemas. Seu novo Destino na Barra

Por isso, suas poltronas, largas e confortáveis, são projetadas de modo que o ângulo de visão alcance o centro da tela. Nas duas últimas fileiras ficam os love seats, assentos com braços que podem ser levantados, opção que agrada em cheio os casais de namorados. Já as crianças pequenas dispõem de suportes especiais para as cadeiras, os chamados busters. Além disso, todas as salas contam com isolamento acústico e sistema Dolby Digital.

Para completar a diversão, a UCI Barra inaugurou o Destino Lounge & Bar, o mais novo point da região. De acordo com Mônica Portella, esse é mais um projeto da UCI Cinemas para transformar seus complexos em locais multiculturais, com diversos tipos de entretenimento. “Com ambiente aconchegante e descontraído, é o local ideal para aqueles que procuram combinar programas, como ir ao cinema e depois jantar, ou simplesmente para quem quer encontrar os amigos para bater papo”, explica.

Para atrair o público e incentivar os programas em família, a rede de cinemas oferece promoções especiais, como o Ticket Família. “O pacote, que varia entre 45 e 60 reais, dependendo da cidade, inclui quatro ingressos e quatro combos compostos por pipoca e refrigerante. O grupo só precisa ser formado por duas crianças até 12 anos e dois adultos acima de 18”, explica Mônica. Outra promoção encontrada nas bilheterias é a Sessão Bis. “Na compra de um ingresso para qualquer sessão, o cliente ganha um vale com 30% de desconto na próxima compra. E o melhor: a promoção também é válida para meia-entrada, mas os vales devem ser utilizados em até 10 dias”, completa.

O cardápio, preparado por chefs renomados, passa por saladas, anéis de lula e cebola, nachos, pizzas e sanduíches. Os fãs de hambúrguer não resistem ao Destino Big Burguer, dois hambúrgueres de picanha de 90 gramas cobertos com bacon, duas fatias de queijo cheddar e prato, pepino e onion ring, servidos em um pão fresco acompanhado de batatas fritas e salada de alface, tomate e cebola roxa. Para a sobremesa, opções como a clássica tartelete de limão, o cheesecake com caldas de frutas vermelhas e brownie com calda quente de chocolate e sorvete Häagen-Dazs. E para bebericar, drinques deliciosos como a Pinga Colada, feita com cachaça Nêga Fulô, Bacardi Coconut, suco de abacaxi, creme de leite e leite de coco, e o Espresso Martini, com vodka Finlândia, Kahlua e café expresso.

A UCI também é uma ótima pedida para a criançada que sonha com um aniversário diferente. “Tudo começa com uma sessão de filme escolhida pelo aniversariante acompanhada de refrigerante e pipoca. Depois, em um espaço especial, muitas guloseimas são servidas: pão de queijo, refrigerante, brownie, picolés e balas à vontade”, explica a diretora de marketing da rede. 42


R E S PONSAB I LIDADE SOCIAL

En sin a n d o a Viver

Instituto Reação: o judô transformando vidas

Promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social por meio do judô, acompanhadas de aulas de reforço escolar. Estes são os principais objetivos do Instituto Reação, uma associação sem fins lucrativos, que atua em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. Criado em 2003 pelo medalhista olímpico Flávio Canto, um dos maiores ícones do judô brasileiro no mundo, o instituto atende cerca de mil crianças e jovens entre 4 e 25 anos de idade, nas comunidades da Rocinha, Tubiacanga, Cidade de Deus e Pequena Cruzada.

Além de oferecer aulas de judô e de reforço, o Instituto Reação promove eventos de integração e socialização, como reuniões, festas, passeios culturais e competições, disponibilizando apoio psicológico, atendimento fisioterápico, aulas de inglês, cursos de incentivo à leitura e criatividade artística. “Meu objetivo é dar oportunidade e criar muitos cidadãos honestos e preparados para a vida”, afirma Flávio Canto.

44


O esporte transformação

como

elemento

de

De acordo com Flávio Canto, o judô é uma modalidade esportiva que vai além de um simples exercício físico, pois possui uma filosofia nos seus princípios. “Isso faz com que seus praticantes se tornem pessoas mais disciplinadas, perseverantes, autoconfiantes e conscientes no relacionamento com o próximo”, explica. Um dos participantes do projeto, Artur Dantas, de 11 anos, confirma. “Eu era muito bagunceiro, tirava notas baixas na escola e queria ser faxineiro. Depois que entrei pro Instituto Reação, passei a ser mais organizado, comecei a ter mais disciplina e minhas notas melhoraram. Hoje quero ser advogado para ajudar as pessoas”, diz o atletamirim.

Metodologia do judô O objetivo do Instituto Reação é transformar a criança em cidadão, seguindo os princípios e valores do judô. Para isso, Flávio Canto desenvolveu uma metodologia especial. Com as crianças mais novas, entre 4 e 8 anos, há um trabalho psicológico com o mito do superherói, em que o objetivo é estimular obediência, disciplina, companheirismo e respeito. “Cada aluno escolhe um super-herói para ser no início da aula, coloca sua fantasia e cria as próprias histórias, sempre sendo estimulado a práticas comportamentais adequadas”, explica. A partir de 8 anos, o super-herói se transforma em judoca, os princípios do judô passam a ser trabalhados de forma efetiva e a consciência da disciplina é fortemente aguçada. “A responsabilidade do que é ser um judoca começa a ser cobrada e, como conseqüência, o desempenho escolar também passa a ser levado em consideração”, diz. Na fase adulta, acima de 18 anos, o judoca está preparado para a vida, tornando-se efetivamente um cidadão, já ciente de que todos os valores e princípios do judô devem ser aplicados no seu dia-a-dia.

Brincando com as palavras: São aulas de reforço e

alfabetização que visam melhorar o aprendizado e preparar para o mercado. É obrigatório para todos os alunos.

Tempo Criativo: Momentos de lazer e interatividade, com

atividades extras envolvendo brincadeiras, desenho, música etc. Aulas de inglês: Com o mundo globalizado e o mercado de trabalho competitivo, é importante saber uma segunda língua.

Oficina da Palavra: Parceria do Instituto Reação com a Escola Parque, que implantou sua moderna metodologia nas aulas de reforço de Português. Passeios culturais: As crianças são levadas a peças de teatro, cinema, shows, zoológico, circo, Jardim Botânico, entre outros. > As irmãs Rafaela e Raquel Lopes conquistaram a vaga de titular na seleção júnior de judô e vão representar o Brasil no Campeonato Mundial, em outubro, na Tailândia. > Os judocas Luana e Antônio Everando tiveram um desempenho excelente no ano letivo de 2007 e conquistaram as melhores notas de todo o colégio onde estudam – a escola particular Alfa Cem, em Jacarepaguá. > O Instituto Reação ganhou 10 bolsas de estudo na Universidade Gama Filho e seu mais recente formando é Rodrigo Borges, que virou professor de Educação Física do instituto.


N O V O S EMPR E EN DIMEN TOS

Co n st ru to ra S a nt a Cecília

Resort chega à Barra

O apartamento pode ser financiado em até 90% pelo Unibanco, com as menores taxas de juros do mercado.

Com os aumentos constantes dos índices de violência nos grandes centros, as construtoras têm idealizado projetos que priorizam a área de lazer e a segurança. A construtora Santa Cecília, por exemplo, lançou o empreendimento Bora Bora Barra Resort Real, que oferece um novo conceito de morar no Rio. O condomínio vai funcionar como os resorts internacionais, ou seja, com animadores profissionais para garantir que todos os espaços de lazer sejam usados pelos moradores. A diversão sem sair de casa abrigará casa de espetáculo, boite, cinema para 80 lugares, boliche, bocha, campo de futebol com grama sintética, espaço fitness com quase 1.000m2 (salas de musculação, spinning, hidroginástica e multiuso), entre outros. Há ainda, no Bora Bora, centro de saúde e lojas de conveniências.

Os prédios vão ocupar apenas 10% da área, o restante será destinado ao lazer dos moradores, que já podem usufruir do espaço, por meio dos eventos patrocinados pela Santa Cecília. A iniciativa inovadora da construtora tem como objetivo fazer com que os moradores já possam curtir como será o espírito Bora Bora de viver, com tanto entretenimento num único lugar. Em todos os finais de semana, o Espaço Bora Bora traz para a área de lazer do empreendimento – como cortesia para os clientes – os espetáculos que estão nos principais teatros do Rio. O Espaço tem sido palco de vários shows e peças teatrais para crianças, jovens e adultos. Já passaram por lá Fabiana Karla, da peça Balaio de Gato, Chico Anysio, Cláudio Zoli, entre outros.

O sucesso do empreendimento fez com que a construtora antecipasse o lançamento do terceiro bloco. No Bora Bora, serão 622 apartamentos de dois e três quartos divididos em quatro blocos, num terreno de 32 mil metros quadrados na Avenida Abelardo Bueno, conhecida como a Avenida do Pan. O empreendimento fica em frente ao Parque Aquático Maria Lenk. As condições de pagamento do Bora Bora também são especiais.

Quem planeja comprar um imóvel para morar ou investir deve visitar o Espaço Bora Bora para conhecer o apartamento decorado, a megamaquete, que reproduz todo o empreendimento, e para ter acesso ao calendário cultural do condomínio. 46


“MINHA VIDA É ANDAR POR ESSE PAÍS PRA VER SE UM DIA DESCANSO FELIZ...” (A vida do viajante - Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil)

bancomoneo.com.br

APROXIMANDO

PESSOAS

marcopolo.com.br

ciferal.com.br


DURABILIDADE DURABILIDADE ATÉ 40% MAIOR ATÉ 40% MAIOR por menos do que menos vocĂŞ imagina. por do que vocĂŞ imagina. O pneu MICHELIN Energy XM1 oferece muito mais que a mĂŠdia dos principais concorrentes: s$URABILIDADEATĂ?MAIORs-AIORRESISTĂ?NCIAAIMPACTOSs&RENAGEMMAISSEGURA PÉRA MANTESDOSOUTROS AKMHEMPISOSECO 4ESTESREALIZADOSPELABASEDEPROVAS -)#(%,).!MĂ?RICADO3UL0ARAMAISINFORMAÂ ĂœES CONSULTEwww.michelin.com.br -)#(%,).!MĂ?RICADO3UL0ARAMAISINFORMAÂ ĂœES CONSULTE


Revista Util de Bordo Nº1