Revista usina da cultura - Julho 2013

Page 12

s o r i e l Brasi pelo mundo A busca de melhores oportunidades de trabalho, educação, aprendizagem de línguas estrangeiras, prática de esportes, participar de pesquisas científicas, desenvolver-se como executivo internacional, produzir arte e a ânsia de conhecer outras culturas leva a muitos brasileiros a viver no exterior, nos diversos países do mundo.

É

difícil não encontrar comunidades de brasileiros residentes em qualquer país que se visite. São milhões de brasileiros que vivem no exterior. Em alguns casos, como em Nova Iorque, onde a comunidade brasileira é considerável, existem jornais impressos e canais de televisão em português, com noticias para a comunidade. No Japão, nos arredores de Tóquio ha mais de dez escolas de samba as quais desfilam no carnaval de Asakusa, no final de agosto, atraindo ao redor de 500.000 pessoas todos os anos. Desde a década de 80, por incentivo do governo japonês, muitos brasileiros descendentes de japoneses procuram no Japão melhores condições de vida, tendo que adaptar-se às jornadas de trabalho de 10 a 14 horas por dia e realizar tarefas de serviços ou como operários em indústrias de peças automobilísticas, eletrônicos, elétricas e morar em pequenos apartamentos o mais perto possível dos locais de trabalho. Hoje também a China, com seu crescimento econômico, atrai o olhar dos que pretendem sair do Brasil. Em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia e em várias províncias de Argentina, é notável a presença de brasileiros nas universidades, particular-

10

Usina da cultura - Junho 2013

mente a de Medicina. Executivos brasileiros são contratados em países estrangeiros, pela capacidade demonstrada na execução de suas funções, especialmente a capacidade de se relacionar com pessoas e se adaptar a novos ambientes. Em Barcelona, Espanha, cidade cultural de destaque, o numero de brasileiros é muito grande. A expressão artística da dança, a Capoeira e os instrumentos que a acompanham como o berimbau, pandeiro e atabaque, atraem aos espanhóis que aprendem nas academias e grupos que as ensinam. Pesquisadores e cientistas de todas as áreas saem do Brasil, procurando nas universidades europeias ou de outros lugares do mundo, o campo apropriado para desenvolver suas atividades cientificas ou acadêmicas. Em 2012 o Governo Federal brasileiro lançou o projeto “Ciências sem fronteiras”, que outorgará durante quatro anos mais de 100.000 bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros passarem um período pesquisando em universidades de varias partes do mundo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.