

O texto para audiovisual é diferente de um texto impresso. Ele será compreendido a partir da sua leitura e entonação. Por isso é muito importante que você siga todas as dicas.
Formule estruturas simples de frases com sujeito + verbo + predicado.
Use a ordem direta: chegue ao ponto rapidamente, com uma ideia por frase.
Escreva como você fala, mas não erre o português.
As frases precisam ser curtas, de preferência com um verbo por frase.
Entre duas palavras, escolha a mais simples.
Entre duas palavras simples, escolha a mais curta.
Não use palavras iguais na mesma frase ou em frases próximas.
Evite termos técnicos (se precisar usar, explique ou traga um sinônimo na sequência).
Atenção para a escrita correta de nomes pessoais e termos técnicos em seu roteiro. Essa é uma etapa fundamental para a conferência e produção de legendas.
Leia várias vezes o texto em voz alta para identificar e trocar palavras que rimem, travem a língua ou que provoquem “tropeços” na fala.
Falar o texto várias vezes também ajuda a aperfeiçoá-lo para sua dicção e para ajudar a encontrar a musicalidade do texto (quanto mais bonito e claro você soar, melhor será a adesão à mensagem).
Lembre que você está falando com alguém (com uma pessoa por vez), então escreva como se estivesse conversando com ela.
Interprete, represente, seja um personagem. Imagine e observe pessoas que você gosta de ver e ouvir. Que características você identifica nelas que pode repetir de forma natural? Entonação, destaques, uso das mãos, postura... No momento da locução você não é a pessoa que conversa com seus amigos na mesa do bar ou em casa com a família: você está transmitindo uma mensagem - seja ela ficcional ou informativa - e o veículo dela é o seu corpo e a sua voz.
Maquiagem e cabelo são importantes quando se grava em estúdio. Por isso é importante tirar o brilho da pele com o uso de pancake ou pó compacto no rosto e na cabeça (se for o caso), nas olheiras e em alguma marca que se destaque. O corte de cabelo e barba devem estar em dia. A maquiagem e os penteados femininos precisam ser discretos.
Fale com naturalidade, evitando aquela locução em que o comunicador faz de tudo para parecer que é um locutor, empostando a voz.
Deixe o corpo relaxado. Imagine que você está em um ambiente em que o ouvinte se sinta em um bate-papo com você e que o seu corpo esteja à vontade sem perder a postura (ombros sem tensão são diferentes de ombros caídos, por exemplo).
Atenção aos gestos e caretas: você deve usar o seu corpo de maneira mais natural possível, mas cuidado com gestos de repetição ou tiques, pois eles denotam nervosismo e desconforto.
Divirta-se. Um estúdio pode parecer um lugar assustador, pois toda a atenção estará focada em você. Além disso, as luzes e a ausência de ruídos podem incomodar no começo, então esteja preparado para uma experiência diferente, mas também de muito aprendizado diante de uma nova linguagem - que vai revelar talentos que talvez você nem sabia ter!
Limpe a lente da câmera. Isso evita que suas imagens fiquem embaçadas e faz com que elas ganhem em nitidez. Use uma flanela ou um tecido de microfibra e passe-o suavemente sobre a lente pelo menos uma vez ao dia.
Use as duas mãos ou um tripé. Por mais que os smartphones contem com recursos de estabilização óptica, ter firmeza na hora de segurar o aparelho ainda é a melhor precaução contra tremidas ou imagens sem foco.
Utilize o foco manual. Não use foco automático.
Quando você utiliza o foco manual, passa a ter mais controle sobre aquilo que captura, pois garante que o item principal terá o máximo de nitidez possível. Toque na tela para marcar o ponto de foco manual antes de gravar.
Chegue mais próximo do objeto. Embora o zoom digital permita que você aproxime as imagens, os resultados obtidos quando nos aproximamos do objeto são melhores. A dica é se aproximar ou se afastar e gravar vários enquadramentos. O zoom digital faz com que a imagem perca em qualidade.
Prefira enquadrar na horizontal. A menos que a circunstância peça o contrário, grave com o celular deitado. Essa escolha lhe dará mais opções de enquadramento e também permitirá composições mais interessantes e que são melhor visualizadas tanto em smartphones quanto em PCs.
Evite utilizar o flash. Diferentemente do que acontece nas câmeras profissionais, o flash dos smartphones é fraco. Por isso, a menos que você esteja em um ambiente realmente escuro, o flash acabará prejudicando suas imagens, deixando as cores mais artificiais e as pessoas com olhos vermelhos.
Fique atento à iluminação. Ambientes com luz natural costumam proporcionar imagens melhores do que luzes artificiais. Evite ainda que as luzes estejam direcionadas