Pesquisa desk Semana da Comunicação

Page 1

RELATÓRIO DA PESQUISA QUALITATIVA: “AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS, SOBRE A SEMANA DA COMUNICAÇÃO 2014”.

A Semana da Comunicação é um evento que acontece desde 2008 sob a organização dos coordenadores do curso de Comunicação Social da Unisinos. Em 2014, os coordenadores decidiram que esse evento seria organizado pelos alunos dos cursos de comunicação. O Diretório Acadêmico (D.A) assumiu a organização do evento com uma equipe formada por 17 alunos dos cursos da comunicação social.

Por meio da solicitação do D.A, o núcleo de Relações Públicas da Agexcom realizou uma pesquisa qualitativa com os seguintes objetivos:

Objetivo Geral: Observar as percepções dos participantes sobre a Semana da Comunicação 2014.

Objetivo específico: Verificar a satisfação quanto ao formato e conteúdo do evento

1

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

No ano de 2013, durante a 6ª Semana da Comunicação, notou-se uma grande movimentação nas redes sociais - em especial no facebook - nos grupos e fanpages dos cursos de comunicação social da Unisinos. A rede foi frequentemente buscada pelos alunos para fazer suas manifestações, esclarecer dúvidas, fazer críticas ou sugestões referentes a SC

Em consequência disso, optou-se por realizar a observação não participante no facebook, devido a facilidade de acesso às informações e a possível interação assídua dos usuários.

2

2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a técnica de observação, na qual o observador presencia os fatos, porém não participa dos mesmos

A coleta via observação é normalmente utilizada quando é necessário garantir a espontaneidade no levantamento de pesquisa ou os dados solicitados referem-se a hábitos muito automatizados, e o entrevistado muitas vezes não tem clara consciência de como os comportamentos e sua sequencia realmente acontecem. (Aurora e OLIVEIRA, Diva Maria Tammaro. Pesquisa de Marketing - Guia para a Prática de Pesquisa de Mercado. São Paulo: Cengage Learning. 2012, 118)

Como os grupos e páginas dos cursos de comunicação social da Unisinos são muito utilizados pelos alunos dos respectivos cursos, optou-se pelo ambiente online para a realização desta pesquisa porque:

A internet, nos dias de hoje, é uma fonte totalmente essencial e insubstituível. A disponibilidade de informação é enorme e a rapidez com que se consegue acioná-las é inquestionável. ’’ (Aurora e OLIVEIRA, Diva Maria Tammaro. Pesquisa de Marketing - Guia para a Prática de Pesquisa de Mercado. São Paulo: Cengage Learning. 2012, 66)

3

3. AMOSTRA

A amostra inicial definida eram os Grupos do Facebook dos Cursos de Comunicação e a Fanpage da Semana da Comunicação. Entretanto, devido a não permissão de acesso aos grupos dos cursos de Fotografia e Realização Audiovisual, esses foram substituídos pelas Fanpages dos mesmos

Ao longo da pesquisa, percebeu-se manifestações dos alunos em Perfis dos convidados e professores participantes do evento. Portanto, incluiu-se, também na amostra, os seguintes ambientes online:

(*) Número de amigos indisponível

4

3.1. COLETA DE DADOS

O período de coleta de informações foi de: 21 de Outubro a 17 de Novembro, que corresponde a 10 dias que antecederam o evento, 4 dias do período do evento e 10 dias após o evento.

Cada uma das quatro estagiárias do núcleo de relações públicas da Agexcom ficou responsável por observar, diariamente, todos os posts referentes à semana, que foram separados por grupo/página/perfil. De acordo com a tabela abaixo:

5

3.2. ANÁLISE POR CATEGORIAS

Para analisar os dados levantados, optou-se pela utilização de categorias, que:

São estruturas analíticas construídas pelo pesquisador que reúnem e organizam o conjunto de informações obtidas a partir do fracionamento e da classificação em temas autônomos, mas inter-relacionados.

(DUARTE, Jorge. 2009, 79)

A partir dos conteúdos dos posts publicados, definiu-se como categorias: A categoria Divulgação contém, nas suas características, postagens que antecederam a SC e atividades que ocorreram na mesma. Já, a categoria Notícia apresenta notícias que foram compartilhadas via facebook. Por fim, a categoria Feedback abrange postagens realizadas após o eventos e suas atividades.

3.2.1. SUBCATEGORIAS

Optou-se, na categoria feedback, pela utilização de três subcategorias, que descrevem melhor a opinião dos participantes quanto a qualidade e organização da SC nos Comentários dos posts analisados nessa categoria:

 Subcategoria Positiva: Considera todos os Comentários que trazem percepções satisfatórias.

 Subcategoria Negativa: Considera todos os Comentários que mostram algum descontentamento.

 Subcategoria Neutra: Considera todos os Comentários que não trazem percepções satisfatórias tampouco insatisfatórias.

6

3.3. DIVULGAÇÃO

Dentro desta categoria, encontra-se a divulgação geral da programação do evento e das atividades realizadas O evento ofereceu quatro dias, contendo vinte e três atividades, sendo dezesseis palestras, três oficinas, dois debates e dois bate-papos. A Semana também contou com a parceria do Instituto de Câncer Infantil que realizou o “Cabelaço” (uma campanha para doação de cabelo para crianças com câncer).

*Dados com base em todos os grupos, fanpages e perfis.

 Os posts deste período foram feitos, em sua maioria, pelos representantes do DA, coordenação dos cursos de comunicação, professores e convidados envolvidos em atividades que incluíam a sua participação.

 Considerando o número de membros dos grupos e de seguidores nas fanpages, e as curtidas levantadas pôde-se notar uma grande visualização

 Referente às interações, surgiram somente questionamentos sobre as atividades, tais como: horários, procedimentos para inscrição e e-mail para contato.

7

3.4. NOTÍCIA

As postagens dessa categoria referem-se a todo conteúdo gerado nas amostras

* Dados com base em todos os grupos, fanpages e perfis.

 A maioria das postagens referentes a notícias foram realizadas por convidados e professores.

 Postagens de links e miniaturas divulgando notícias com informações referente a programação do evento e das atividades.

 Foram poucas as publicações de reforço da divulgação do evento.

 A maior participação dos usuários também se deu por meio das curtidas

8

3.5. FEEDBACK

* Dados com base em todos os grupos, fanpages e perfis.

 Tendo em vista a média de curtidas por publicação, esta categoria foi a que apresentou maior envolvimento.

 Percebeu-se grande interesse nas publicações feitas pelos convidados por meio de curtidas.

 Os 33 comentários levantados e apesentados no quadro acima foram publicados em até dois dias após o encerramento do evento. Sendo que após essa data não houve mais publicações.

 Em consequência disso, o diretório acadêmico procurou saber a opinião dos alunos em relação a SC com uma publicação em sua fanpage. Essa publicação não obteve nenhuma resposta por parte dos alunos.

9

3.5.1. Subcategorias (Feedback)

A quantidade de posts nas subcategorias positiva, negativa e neutra ficou dividida da seguinte maneira:

 Os pontos positivos foram os elogios quanto as palestras, atividades e oficinas.

 Por outro lado percebeu-se que os participantes repercutiram nas redes sociais analisadas um número expressivo de dúvidas quanto aos locais, datas e horários.

 Em relação aos anos anteriores quando houve repercussão negativa sobre o evento nas redes sociais, percebeu-se que, nesta edição, isto não aconteceu.

 O único comentário negativo levantado foi sobre a colisão de horários de duas atividades.

10

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Considerando o número de membros, seguidores e amigos e totalizando 86 posts, pôde-se notar poucas curtidas, comentários e compartilhamentos.

 Pôde-se observar que os envolvidos buscaram sanar dúvidas e não se posicionaram com suas opiniões sobre a programação e o formato do evento.

 A maior participação deu-se por meio de curtidas nos posts dos perfis de professores e convidados do que nas páginas e grupos dos cursos.

 Os conteúdos com maior interatividade foram os referentes as categorias divulgação e feedback já que os participantes buscaram informações e tiraram dúvidas e/ou opinaram sobre as oficinas e palestras.

 Os posts sobre a oficina “Improvisos e Jogos Teatrais” se destacaram, o que pode ser justificado pelo fato da cobertura fotográfica disponibilizada durante a atividade.

 Foram registrados posts mostrando satisfação por parte dos palestrantes e convidados em participar do evento.

 Dentro das postagens analisadas percebeu-se pequena participação do Diretório Acadêmico no evento.

11

ANEXOS

Tabela

12
de Programação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.