Ir. Anne Béatrice Faye, CIC Irmã Anne Béatrice Faye, CIC, é Irmã da Congregação do Instituto Imaculada Conceição de Castres. Graduada em Filosofia na Universidade “Cheik Anta Diop”, de Dakar (Senegal), ocupa-se das questões relativas à promoção das mulheres no contexto africano. É professora de Filosofia e membro da Associação dos Teólogos Africanos (ATA).
Ir. Anne Béatrice Faye, CIC
50 anos de «Justiça no Mundo»
50 ANOS DE «JUSTIÇA NO MUNDO»: O «SÍNODO CATALISADOR» DA VIDA CONSAGRADA
A palestra foi apresentada no dia 21 de junho de 2021, numa sessão via Webinar organizada pelo “Grupo de Trabalho da África”, da Comissão JPIC, das duas Associações UISG-USG.
Original em francês
O contexto de covid 19 nos reúne, hoje, em torno de uma mesa virtual, para celebrar um Jubileu: os 50 anos do segundo documento pós-sinodal “Justiça no mundo”, cuja atualidade diz respeito a todos nós. No centro desta crise de saúde e de todas as tragédias socioeconômicas que todos e todas nós vivemos, ainda me é oferecida a oportunidade de voltar à atualidade deste documento como um evento que continua a nos inspirar e nos impulsionar para a ação. Com efeito, «ainda percebemos no mundo um conjunto de injustiças que constituem o principal problema do nosso tempo e cujo desaparecimento exige esforços e responsabilidades em todos os níveis da sociedade... A nossa ação deve direcionar-se em primeiro lugar aos homens e mulheres que, por causa das várias formas de opressão e pelas características atuis de nossa sociedade, são vítimas de injustiças silenciosas e até mesmo privadas da possibilidade de serem ouvidas» 1. É por isso que o tratamento da questão da Justiça merece um aspecto «concreto, franco e generoso» 2, como o Sínodo de 1971. De minha parte, optei por repensar a justiça na África, com lucidez. A questão básica é sempre a mesma: qual justiça para mais dignidade humana e promoção do desenvolvimento integral na África? Ao falar de dignidade humana, estamos nos referindo a todas as expressões de direitos fundamentais, liberdades individuais, relacionamentos e
UISG - Boletím Número 176 - 2021
Introdução
17