
4 minute read
UERN TV É DESTAQUE EM PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS DE REPERCUSSÃO NACIONAL
from Revista UERN 54 Anos
by UERN Agecom
A partir de uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, firmada em 2014, deu-se início a uma trajetória que rendeu a produção de vários materiais para o Canal Futura e para o GloboPlay, plataforma digital de streaming da Globo
AUern TV, desde sua criação, há oito anos, tem sido pautada pelo compromisso de produzir e divulgar conteúdos de cunho social e educacional, além, claro, de funcionar como laboratório para alunos dos cursos de Jornalismo e de Rádio, Tv e Internet, permitindo-lhes que possam colocar em prática o que aprendem em sala de aula. Essas são algumas das missões da TV Universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Advertisement
Foi a partir de uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, firmada em 2014, que se deu início a uma trajetória que viria a render bons frutos. Logo no ano seguinte, a Uern TV iniciou suas produções para o Canal Futura, sendo a primeira delas a série “Sanfonas Nordestinas”.
O intuito foi retratar a cultura regional, com foco no forró, estilo musical característico da nossa região. E, como o próprio nome sugere, a sanfona foi protagonista em todos os episódios, juntamente com sanfoneiros, que compartilharam suas histórias e contribuíram para o resgate da cultura nordestina.
A segunda produção de destaque também foi produzida no Nordeste, mais especificamente em Pernambuco. Uma equipe viajou até Recife e Olinda para mostrar tudo sobre o frevo, através da série intitulada “Eu quero é frevo”. Os episódios contaram sobre as origens do ritmo, as variações da dança, a história dos blocos e os principais artistas do gênero.
Em 2016, o São João foi destaque na programação. Foram produzidas para o Canal Futura reportagens especiais mostrando a programação junina das três cidades consideradas destaques nesse período: Mossoró (RN), Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). Os telespectadores apreciaram, através das telas, a beleza das quadrilhas, os artistas, museus, curiosidades e a gastronomia da festa. As reportagens foram exibidas no Jornal Futura.
As produções continuaram e a parada seguinte foi na Bahia. Em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz, a Uern TV produziu mais uma série: Sou Cultura Afro.
As gravações foram feitas em cidades do litoral sul baiano. Em quatro episódios, foram evidenciadas as tradições da cultura afro-brasileira, abordando questões étnicas e expressões artísticas e culturais no lugar de fala, o que trouxe uma grande representatividade social para as telas.
Voltando a Pernambuco, foi gravada a série “Sou Xaxado”, dessa vez, através de uma parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Alunos e técnicos das duas instituições foram até Serra Talhada, no sertão pernambucano, mostrar as origens e curiosidades desse ritmo tipicamente nordestino, que surgiu na época do cangaço. A experiência permitiu a integração e o intercâmbio de alunos no processo de formação para produção audiovisual de grande porte.
“As gravações são, sempre, um grande aprendizado para todos nós que trabalhamos numa série. O intercâmbio com profissionais de outras universidades e do Canal Futura nos permite evoluir na qualidade dos materiais que entregamos. E, também, com destacada importância, tem o aprendizado dos alunos que podem, nessas locações, ver toda logística que envolve a produção de uma grande série para as multitelas”, comentou o diretor da Uern TV, professor Dr. Fabiano Morais.
Numa sequência de parcerias interinstitucionais, a Uern TV deu continuidade ao seu trabalho e, mesmo em meio a pandemia, não deixou de cumprir seu papel.
Em 2021, foi até Sergipe e Alagoas gravar mais um produto, que viria a ser um retrato da história do cangaço no Nordeste.
“O cangaço vive” é o nome da websérie da qual a Uern TV é coprodutora. Em cinco episódios, foi mostrado como o cangaço, após mais de 80 anos da morte de seu precursor, Lampião, ainda continua em evidência através do turismo e das manifestações culturais. Essa produção envolveu técnicos e alunos da Uern e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).


Multitelas
Ano após ano, a Uern TV, através de todo esse material, foi conquistando seu espaço e fazendo sua imagem como uma TV Universitária referência em produções audiovisuais, sempre reforçando seu compromisso de divulgar temas relacionados à cultura, sociedade, regionalismo, educação e cidadania. Uma prova disso são as produções que, além de serem exibidas no Canal Futura, também foram disponibilizadas no GloboPlay, plataforma digital de streaming da Globo.
Foi o caso da série “Sou Poesia Popular”. Lançado no ano passado, o material explora o talento de artistas que mostram ao Brasil a riqueza cultural nordestina e mantêm a tradição viva por meio da música, cordel, poesia e repente. Ao todo, foram percorridas cerca de dez cidades do RN e de Pernambuco para realizar uma produção de quatro episódios.
Ainda em 2021, foi lançado mais um produto em parceria com o Canal Futura. A série “Biologando” é composta por 13 episódios de sete minutos cada. O desafio da Uern TV foi construir um material didático, abordando temas da Biologia de uma forma diferente, já que o público-alvo prioritário eram os jovens, estudantes do ensino médio. A Uern foi uma das cinco universidades do País escolhidas pelo Futura para produzir o material, que tem cunho pedagógico, mas que é ampliado para um público diverso na TV.
Para o diretor, representar a Universidade nacionalmente através de produções como essas tem sido motivo de orgulho para a equipe.
“Para a Uern, a exposição da marca para todo Brasil, através de uma plataforma de streaming como a Globoplay, com mais de 25 milhões de assinantes, agrega muito valor a essa Instituição que já tem grande relevância dentro do RN, mas que precisa ir além disso, afinal, a cultura, a cidadania e o saber são universais", afirma Fabiano Morais.
Além disso, segundo o diretor, o próprio Canal Futura, um grande parceiro desde o início, atinge um público superior a 100 milhões de brasileiros.

"Levar o nome da nossa TV e da nossa Universidade é motivo de muito orgulho para todos nós”, complementa.
Em todas as produções nacionais, a participação de alunos que integram a Uern TV tem sido efetiva, confirmando assim o dever de oferecer aos estudantes meios de aprendizado para além da sala de aula, contribuindo assim para seu crescimento profissional.
A missão continua com mais desafios. Para 2023, mais cinco séries (“Sou Cultura Popular”, “Sou Carimbó”, “Sou Toada”, “Sou Chorinho” e “Sou Mestre da Cultura”) deverão ser produzidas para o Canal Futura e Globoplay, contando sempre com o apoio de parceiros, além de alunos e técnicos.
“Em TV, internet e outros meios eletrônicos a máquina é dinâmica, não para. E não para, também o nosso desejo de produzir mais e com o zelo de sempre
