Revista UBC #33

Page 11

REVISTA UBC

11

Rio, onde está sediada, em busca de socorro financeiro, mas ainda não teve sucesso. “A cultura está pagando o preço de anos de descaso”, conta o compositor João Guilherme Ripper, que dirigia o Municipal do Rio até ser exonerado em fevereiro, encerrando uma gestão que surpreendeu pela montagem de vários espetáculos graças a verbas da iniciativa privada e a parcerias com outras casas de ópera.

Uma nota fora da cura Na elogiada Filarmônica de Minas Gerais, a captação junto à iniciativa privada tem crescido lentamente ao longo dos anos. Mas a maior parte do seu orçamento anual, que é de R$ 28 milhões, ainda vem do governo mineiro: R$ 18,3 milhões. O diretor artístico do grupo, Fabio Mechetti, garante que a situação é estável: “Nosso orçamento é enxuto, e temos vagas congeladas na orquestra. Não estamos crescendo, mas tampouco teremos demissões. O pior é no eixo Rio-São Paulo.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.