Tudoperto pa mg dezembro 2014

Page 1

cpr.pousoalegre@tudoperto.com.br

2ªEdição

Dezembro/2014 Nº 2

5 mil exemplares Distribuição Gratuita

DESTAQUE DO MÊS

eX

Pe Tr rt P ia D l

F

POUSO ALEGRE

(035) 9125.3282

24 anos

3422-6019


EDITORIAL

Êta Joãzinho Joãozinho pergunta para a professora: - Professora pergunta se eu sou um bife !!! a professora responde: - Você é um bife? - Sim eu sou um bife - Agora me pergunta se eu sou um cuzcuz. - Tá! Você é um cuzcuz ? - Não pô! Eu sou um bife !!!

O GAGO As crianças estavam assistindo a televisão em casa, quando alguém bateu na porta e elas foram ver quem era. Era um gago: É aqui-qui-aqui-aqui… quiquiqui mora o có-cócó-có-córo… có… có… cócórocócó… Mãe! Tem um homem aqui na porta botando um ovo!

eX

Pe Tr rt P ia D l

Ao igual que a primeira Revista impressa na história da humanidade, editada em 1663 em Hamburgo na Alemanha, Erbauliche MonathsUnterredungen (Edificantes Discussões Mensais), muitas outras foram criadas em função da idéia dar muito certo, como a francesa “Jornal dos Sábios”, a inglesa “Transações Filosóficas” ou a Italiana “Jornal dos Literatos. Da mesma forma, a primeira Revista de Cidade “TUDO PERTO” editada fora do Rio Grande do Sul, foi na cidade de Pouso Alegre-MG, onde o Engenheiro Civil, Donato César Pierini, enxergou uma oportunidade e muito antes da Revista editar o seu primeiro número, o seu obstinado temperamento o levou a vender a idéia para vários Candidatos da Região Sul de Minas. A partir deste momento, nossa Rede de Franqueados começou a se expandir e hoje estamos nos Estados de Minas Gerais - Paraná – São Paulo – Rio de Janeiro – Goiás – Sergipe e Rondônia. Meu especial agradecimento ao Engº Donato César Pierini, muito mais que pelo fato de ser nosso motor propulsor de novos Franqueados no Sul de Minas, mas fundamentalmente por entender que o Varejo das cidades do interior de Brasil precisam de novas propostas e de novas ferramentas que potencializem suas vendas e que possam chegar a muitos lares por meio de uma Revista com formato moderno, de altíssima utilidade para o leitor e que na maioria das cidades a mesma cria uma identidade tão grande com o leitor que os mesmos passam a colecioná-la e utilizá-la como referência na hora de efetuar suas compras ou contratar serviços de saúde, domiciliares ou profissionais. Com certeza entre Porto Alegre e Pouso Alegre tem muito mais afinidade de que as 9 das 11 letras que fazem parte do nome das duas cidades, temos outras 9 letras que vão escrever um pouco da história entre as duas cidades “TUDO PERTO”. Mesmo com os 1.323 km que nos separam, começa uma bela história. Pode crer!!!

Sessão Risada

F

Pouso Alegre

Parabéns pela segunda edição da Revista “TUDO PERTO”- Pouso Alegre (MG) Dezembro/2014 Jorge Kemerer Revista TUDO PERTO Gerente de Expansão

NA MATERNIDADE

Um bebezinho para outro, na maternidade: - Oi, você tá sempre por aqui? - Não, cheguei ontem! - Eu também! Eu sou um menino! - Como é que você sabe isso? - Quando a enfermeira sair e estivermos sozinhos, eu te mostro. Logo que a enfermeira sai, a menininha curiosa, pergunta: - Pronto, ela já saiu. Agora me mostra, vai! Como é que você descobriu que é um menino! O garotinho levanta o cobertor e fala: - Olha aqui embaixo. - Tô vendo, o que é que tem? - Tá vendo meu sapatinho? É azul!

Anúncios e Informações (35) 9125 3282 (35) 8803.5807 Jornalista Responsável: Vera Milman A revista TUDO PERTO POUSO ALEGRE, circula, gratuitamente na cidade de Pouso Alegre-MG. Editoração: Rafs Publicidade - Gráfica: Pallotti Adm: Engº Donato César Pierini


3

MODA E CONFEÇCÕES

eX

Pe Tr rt P ia D l

F

A MODA A moda é a tendência de consumo nos dias de hoje e também é composto de diferentes estilos que podem ter sido influenciados sob diferentes aspectos. A moda também é uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar, sobretudo de se vestir ou de se pentear. A moda feminina é um sistema que acompanha o que você usa e o tempo, que você integra o simples uso das roupas em seu dia-a-dia. A cada dia que passa o mundo da moda vem se superando e deixando as pessoas surpresas com diversas cores vivas, com tendências totalmente novas, cortes inusitados e inovadores. A moda feminina tem estado em alta nos últimos anos, pois as mulheres têm desejado estar cada vez mais lindas e também cada vez mais na moda. Devido a isso usam e abusam o quanto podem da moda e assim se tornam mulheres charmosas, elegantes e lindas; Quando fazemos uma mistura de cores nos tornamos bregas, porém é importante lembrarmos que a moda é algo passageiro, e que está sempre se renovando. O mundo da moda feminina está sempre inovando e é por isso que as mulheres não querem abrir mão de estarem bem informadas sobre o que vai estar em alta e o que é a última moda feminina. E para o verão que certamente é a estação mais esperada já estão chegando peças nas lojas. E prometem conquistar a simpatia das consumidoras brasileiras que adoram estar sempre bem vestidas e elegantes, sem deixar de lado a feminilidade. Para quem não sabe o que escolher para vestir, uma grande dica é apostar nas estampas como o xadrez, listras, flores e motivos étnicos. Essas são opções excelentes para as mulheres descoladas e que não tem medo nenhum de chamar atenção.

Creusa Confeçcões Atacado e Varejo Av Pref Olavo Gomes de Oliveira, 1807 Jd Olimpico - POUSO ALEGRE - MG

(35) 3425.3243 (35) 3422.5528 luizguilherme_21@hotmail.com


4

BELEZA DA MULHER

F

BIO EXTRATUS

Pe Tr rt P ia D l

Linha Transformação Enriquecido com aminoácidos reconstrutores e emolientes de última geração. Alisa e trata os fios ao mesmo tempo. Promove a hidratação e a redução do volume durante o processo de realinhamento capilar. O efeito matizante previne o desbotamento dos fios. E o resultado é um cabelo brilhante, mais liso, sem frizz e com movimento natural.

Enilda depilação

Av Pref Olavo Gomes de Oliveira,1760 - Lj 07 (35) 9953.0248 - 9936.2008 - 9820.0162

Lu Designer

Rua Dom Assis 67 - Centro Pouso Alegre

eX

Tels.: Oi (35) 8838.9588 Vivo (35) 9898.9638

Shampoo Pré Tratamento - Limpa os fios profundamente, sem danificar a fibra capilar e prepara o cabelo para receber o Redutor de Volume.

Redutor de Volume - Promove hidratação e alinha os fios, deixando-os mais lisos, com menos volume e muito balanço. Finalizador Termoprotetor - Protege do calor do secador e da chapinha. Nutre e repara o cabelo danificado, deixando-o mais macio, fácil de pentear, com brilho e com aspecto natural.

ANUNCIE: (35) 9125.3282


5

Pe Tr rt P ia D l

F

Cozinha e Gastronomia

eX

ANUNCIE: (35) 9125.3282 O seu ‘ponto de encontro’ Bacalhau, Azeite, Queijo, Azeitona, Vinho, Lambrusco e toda linha de destilados.

Deseja aos clientes e amigos

Av. Vicente Simões, 38 - Centro - Pouso Alegre - MG - (35) 3422-9951

Raquel Reginato Bem

Natural

(35) 9890.0596


ARTE E DECORAÇÃO

eX

Pe Tr rt P ia D l

F

6

ANUNCIE: (35) 9125.3282


SERVIÇOS

7

Pe Tr rt P ia D l

F

COSTA

AUTO POSTO DAS INDÚSTRIAS Av. Pref Olavo Gomes de Oliveira,1760 - Foch CEP 37.550-000 - POUSO ALEGRE - MG Fones: 35 3422.4100 / 35 3422.0395

eX

ANUNCIE: (35) 9125.3282

(35) 3022-2029 (35) 9847-6094

AVALIAÇÕES - VENDAS - LOCAÇÕES

Rua Adolfo Olinto,654 - Centro - Pouso Alegre - MG


8

DELÍCIAS DA COZINHA

INGREDIENTES

MODO DE FAZER

1) Bata ligeiramente no liquidificador os 6 primeiros ingredientes.

eX

2) Acrescente aos poucos a farinha de trigo o suficiente até a massa parar de rodar na superfície. Comece batendo na velocidade mais fraca do seu aparelho e vá aumentando a velocidade até o máximo na medida que você for acrescentando a farinha e a massa for parando de rodar na superfície. Não use os recursos "pulsar" ou "supermix" do seu liquidificador novo. Se você fizer isso, vai colocar farinha demais. 3) Despeje a massa (ela fica bem mole mesmo, é normal) em um refratário untado e enfarinhado. Deixe descansar por 30 minutos. A massa ao descansar dobra de tamanho, e ao assar cresce mais ainda. Então ao despeja-la no refratário, só coloque 1/3 da capacidade. 4) Asse em forno médio (200ºC) por 20 ou 30 minutos. (depende do seu forno) 5) Retire do forno, coloque a cobertura de sua preferência e volte ao forno por mais 10 minutos. 6) Sirva imediatamente.

INGREDIENTES ½ quilo de gordura vegetal 1 kg de açúcar farinha até dar ponto de abrir com o rolo 1 copo (requeijão) de guaraná

Pe Tr rt P ia D l

1 e ½ xícara (chá) de água morna 1 ovo 1 tablete de fermento para pão ou ½ envelope 1 colher (sobremesa) de açúcar 1 colher (chá) de sal ½ xícara (chá) de óleo de soja Farinha de trigo o quanto baste

Abraçadinhos

F

Pizza de liquidificador

MODO DE FAZER Deixar descansar ½ hora. Abrir com o rolo, cortar os quadradinhos, colocar tirinhas de goiabada, juntar as pontas e assar. Depois de assado e frio, passar no açúcar refinado. OBS: pode também puxar com o rolo, cortar com um cálice e assar. Depois de assado e frio, passar geléia ou doce de leite por outra parte em cima e passar no açúcar.

Pão de Queijo Caseiro de Liquidificador

INGREDIENTES 1/2 copo(s) de leite 1 1/2 copo(s) de polvilho azedo 50 gr de queijo ralado 50 gr de queijo prato ralado 100 ml de óleo de soja sal a gosto MODO DE FAZER Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador. Unte as forminhas e coloque-as no forno por volta de 35 minutos. Pode-se substituir o queijo prato pelo muçarela. Rendimento: 30 porções.


Conhecendo POUSO ALEGRE

9

N

Pe Tr rt P ia D l

F

o coração do bairro Jardim Olímpico, um restaurante, de uma simplicidade incrível e uma comida mineira deliciosa (experimentamos e aprovamos). Um atendimento impecável, com pratos diversos para todos os gostos, faz do Restaurante O ESPETÃO, um lugar praseiroso e agradável. RECOMENDAMOS...

Carnes macias e saborosas, atendem o bom paladar As imp

atia

da

pro

prie

Ót

im

oa

ten

dim

en

to.

..

Amb

iente

agra

tária

Jos

eli

rea

lça

ob

om

ate

ndim

ent

o

eX

dáv

Opçõ

el...

paço

lo es

Amp

es am

plas

da na calçada

a cerveja gela

optar por um O cliente pode

Pouso Alegre

ANUNCIE AQUI ESTE ESPAÇO 35 9125-3282 PODE SER SEU!


10

SEGURANÇA DO TRABALHO

O Engenheiro, o Médico e a Saúde dos Trabalhadores Ricardo Pereira de Mattos*

eX

Pe Tr rt P ia D l

F

O Engenheiro de Segurança e o Médico do Trabalho têm em comum o compromisso com a promoção e preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores. O exercício profissional dessas duas categorias não se confunde mas complementa-se na aplicação de um conjunto de conhecimentos técnicos e científicos que objetivam o cumprimento do seu compromisso comum. Esse compromisso com a Saúde dos Trabalhadores demanda um conhecimento daquilo que, efetivamente, significa saúde, assim como de tudo aquilo que possa afetá-la no ambiente de trabalho ou fora dele. Assim, o binômio saúde e doença, geralmente associado apenas à medicina, passa a fazer parte também do exercício profissional dos engenheiros. As doenças do trabalho, ou doenças ocupacionais/profissionais, são aquelas decorrentes da exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais, ergonômicos ou de acidentes. Elas se caracterizam quando se estabelece o nexo causal entre os danos observados na saúde do trabalhador e a exposição a determinados riscos ocupacionais, e aqui começa o trabalho do Médico do Trabalho. Dessa forma, se o risco está presente, uma conseqüência é a atuação sobre o organismo humano que a ele está exposto, alterando sua qualidade de vida. Essa alteração pode ocorrer de diversas formas, dependendo dos agentes atuantes, do tempo de exposição, das condições inerentes a cada indivíduo e de fatores do meio em que se vive. A prevenção de riscos ocupacionais é a forma mais eficiente de promover e preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Nesse aspecto se destaca a atuação profissional do Engenheiro de Segurança e do Médico do Trabalho na prevenção das doenças profissionais. Uma vez conhecido o nexo causal entre diversas manifestações de enfermidades e a exposição a determinados riscos, fica claro que, toda vez que se atua na eliminação ou neutralização desses riscos, está-se prevenindo uma doença ou impedindo o seu agravamento. Na etapa de antecipação dos riscos é fundamental a atuação do Engenheiro de Segurança. Essa etapa envolve a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação. A atuação eficaz do Engenheiro de Segurança, nessa etapa, irá garantir projetos que eliminem alguns riscos antecipados e neutralizem aqueles inerentes à atividade ou aos equipamentos. Outra etapa do processo de prevenção é a de reconhecimento dos riscos. Nesse caso, o risco já está presente e será preciso intervir no ambiente de trabalho. Reconhecer os riscos é uma tarefa que exige observação cuidadosa das condições ambientais, caracterização das atividades, entrevistas e pesquisas. Infelizmente, há ocasiões em que os riscos são identificados após o comprometimento da saúde do trabalhador. Quando existe um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, conforme previsto em norma específica (NR-7) do Ministério do Trabalho, é possível obter um diagnóstico precoce dos agravos à saúde do trabalhador. Nesses casos, enquanto a Medicina do Trabalho cumpre o seu papel preventivo, ao rastrear e detectar o dano à saúde, caberá à Engenharia de Segurança intervir com rapidez no ambiente para impedir que outros trabalhadores sejam expostos ao risco. A adoção das medidas de controle, que representam uma outra etapa da prevenção, será antecedida pela etapa de avaliação dos riscos, quando eles serão quantificados para subsidiar seu controle. A requerida intervenção se fará, na maioria das vezes, nas fontes geradoras dos riscos, nas possíveis trajetórias e nos meios de propagação dos agentes. Sendo assim, o Engenheiro de Segurança deverá especificar e propor equipamentos, alterações no arranjo físico, obras e serviços nas instalações, procedimentos adequados, enfim, uma série de recomendações técnicas pertinentes a projetos e serviços de engenharia. Em toda essas etapas, o Médico do Trabalho e o Engenheiro de Segurança estão contribuindo com a prevenção das doenças do trabalho pois os agentes causadores estarão sendo o objeto principal de sua atuação. Assim, não apenas se caracteriza um papel preventivo mas também se observa que o Engenheiro de Segurança compartilha com o Médico do Trabalho a condição de agente de promoção da Saúde do Trabalhador. * Ricardo Pereira de Mattos ( ripemattos@ig.com.br ) é Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Segurança, professor convidado dos cursos de pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança e ex-Diretor da Sociedade de Engenharia de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. FONTE: http://www.ricardomattos.com/artigo.htm#saude

ANUNCIE: (35) 9125.3282


Pe Tr rt P ia D l

F

11

eX

ESPAÇO SAUDÁVEL - LOJA COMENDADOR Rua Comendador José Garcia, 128 - Centro - Pouso Alegre - MG Telefones: TIM (35) 9151.4000 / OI 9716.4066 / VIVO 9711.4066 Seg a Sex: 9:00 as 20:00 - Sab: 9:00 as 14:00 | WhatsAPP (35) 9151.4000


CURIOSIDADES

12

Como surgiu o horóscopo? Os primeiros registros sobre o horóscopo apareceram a partir do século 7 a.C., quando várias civilizações antigas se dedicavam à observação do céu. Suas populações acreditavam que os astros podiam influenciar a vida humana - especialmente o destino dos recém-nascidos. Entretanto, a versão do horóscopo que conhecemos hoje - uma mistura de influências da astrologia milenar dos babilônios, do conhecimento matemático dos egípcios e da filosofia grega - surgiu provavelmente por volta do século 5 a.C., com a criação do zodíaco. Em sua origem grega, essa palavra significa "círculo de animais" e indicava o grande cinturão celeste que marcava a trajetória do Sol naquela época. Dentro dessa trajetória, cada constelação por onde o astro passava simbolizava um signo. O número de constelações e as figuras que as indicavam variavam para cada civilização. FONTE: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-o-horoscopo

HORÓSCOPO INTELIGENTE

F

Porque o TAURINO atravessou a rua?

Pe Tr rt P ia D l

Porque o ARIANO atravessou a rua?

Porque o GEMINIANO atravessou a rua?

- Pra bater boca com alguem - Porque encasquetou com a - Se nem ele sabe, como é que eu vou saber ? idéia.. que estava do outro lado.

eX

Porque o CANCERIANO atravessou a rua?

Porque o LEONINO atravessou a rua?

- Porque estava se sentindo - Prá chamar a atenção de só e abandonado deste lado. alguém.. Porque o LIBRIANO atravessou a rua?

- Ele nem precisou atravessar. Alguém acabou oferecendo carona a ele... Porque o CAPRICORNIANO atravessou a rua?

- Ele estava tentando se matar por atropelamento...

Porque o ESCORPIANO atravessou a rua?

- Porque ERA PROIBIDO...

Porque o AQUARIANO atravessou a rua? - Porque é parte de uma experiência que trará avanços futuros...

Porque o VIRGINIANO atravessou a rua?

- Na verdade ainda não atravessou. Está coletando todos os detalhes... Porque o SAGITARIANO atravessou a rua?

- Porque ERA LEGAL E DEU VONTADE... Porque o PISCIANO atravessou a rua?

- QUE RUA ? Ih, é...


13

CULTURA

Pe Tr rt P ia D l

F

Rua C Fone omendado (3 r livraria 5) 3422-40 José Garcia 97 ,2 intele cto@ - POUSO A72 - Loja 4 yahoo L .com EGRE - MGCentro

O QUE É GINÁSTICA CEREBRAL?

eX

O cérebro funciona através dos estímulos que recebe dos sentidos da audição, visão, olfato, tato, e paladar, que estão constantemente municiando-o de informações que captam do ambiente. Estas informações são recebidas e transformadas em descargas elétricas e transmitidas de neurônio para neurônio (as células do cérebro) através dos dendritos e sinapses (ligações cerebrais entre neurônios) para as diversas memórias que compõem nosso cérebro, onde ficam arquivadas aguardando o momento de serem utilizadas. Poderíamos pensar que mais inteligente será uma pessoa quanto mais informações forem captadas pelos sentidos e arquivadas nas memórias cerebrais. Mas será isso mesmo? É assim que funciona? Não é bem assim, porque não basta, apenas, ter as informações arquivadas nas memórias cerebrais. A medida da inteligência é dada, principalmente, pela rapidez e pela presteza com que essas informações são resgatadas no arquivo cerebral onde estão arquivadas, são cruzadas com informações que vêem de outros arquivos, e colocadas à disposição da pessoa para as decisões necessárias. Para que todo esse trabalho de resgate e cruzamento de informações aconteça com eficácia e rapidez, é preciso que o cérebro esteja com todos os seus “caminhos de informação” ou sinapses devidamente desimpedidos, ativos, em forma e prontos para serem utilizados. Só assim as informações arquivadas serão resgatadas no momento certo, no tempo necessário e circularão com rapidez, auxiliando nas decisões. Daí a necessidade do cérebro ser constantemente exercitado para “abrir” os caminhos e aumentar as ligações, e isso pode ser feito através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro, antes pouco utilizadas e desconectadas do conjunto cerebral. Como o cérebro é dividido em duas partes chamadas hemisférios (direito e esquerdo), e como essas duas partes são responsáveis por atividades e controles diferentes no corpo, é necessário ativar e estimular esses hemisférios para que trabalhem simultânea e integralmente, oferecendo a possibilidade de utilização do cérebro de maneira total, em todo o seu potencial. Esses movimentos têm, também, essa finalidade. Esta é a base da GINÁSTICA CEREBRAL, desenvolvida a partir da década de 70 por uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia, coordenada por um médico indiano radicado nos Estados Unidos chamado Paul Denisson, que uniu a pesquisa científica de laboratório com alguns princípios de filosofias e técnicas orientais, como o tai chi chuan, acupuntura, yoga e outros, criando uma série de exercícios. Executados diariamente, esses exercícios têm, entre outros objetivos, “dar a partida” ao cérebro de maneira que possamos aproveitar eficazmente todo o seu potencial, tornando-o mais alerta, mais claro na maneira de pensar, mais energético e mais positivo. Fonte: http://www.ginasticacerebral.com.br/


14

DICAS DE SAÚDE

Pe Tr rt P ia D l

F

DORMIR BEM DIMINUI O RISCO DE DOENÇAS Uma pesquisa da Warwick Medical School, nos Estados Unidos, mostra que a privação prolongada do sono ou acordar várias vezes durante a noite pode estar relacionado a acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e doenças cardiovasculares. Os autores do estudo conduziram uma investigação que acompanhou durante 25 anos mais de 470 mil pessoas em oito países, incluindo Japão, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido. De acordo com os pesquisadores, dormir pouco causa um desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo, condição que aumenta as chances de desenvolver colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrames cerebrais. Dormindo cerca de sete horas por noite, você está protegendo a sua saúde futura e reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas. Para que você tenha uma boa noite de sono é preciso escolher bem o seu colchão, o seu travesseiro e buscar hábitos saudáveis que irão proporcionar um relaxamento de qualidade no sono.

eX

TOME CAFÉ DA MANHÃ. Um dos retratos mais comuns das pessoas engolfadas pela rotina estressante é o de sair de casa sem comer nada. Isso vai minando a saúde. Como se trata de acumular energia para o dia, e não apenas para as primeiras horas da manhã. Prefira alimentos equilibrados nos nutrientes. ricos em carbohidratos, mas que contenham também proteínas e gorduras saudáveis. tais como frutas, aveia, ovo - sim, ovo é uma boa pedida para o café da manhã ou até mesmo o jantar do dia anterior, que geralmente é uma refeição consistente. Alimentos como pães e bolos vão dar uma alavancada no seu entusiasmo matinal, por alguma horas, e quando o açucar acabar você ficará sem energia.

(35) 9125.3282

PACIÊNCIA NA ESCOLHA DE SEUS ÓCULOS

Digamos que você já sabe o estilo que quer: aquele modelo Wayfarer que todo mundo está usando ou um aviador para ser diferente. Com certeza você já viu o seu modelo ideal no rosto de uma atriz ou mesmo numa amiga, e adorou. Mas será que ele combina mesmo com você ? Nem sempre seguir a moda é uma a opção mais correta. Para acertar na escolha do óculos, você terá que experimentar muitos e muitos modelos, e, de preferência, em diversas lojas. Portanto, ter paciência é a primeira dica para o sucesso ! Feito isso, não corre o risco de deixar de provar justo aquele que iria ficar perfeito no seu rosto.

(35) 8803.5807

PARA TER SUCESSO NAS REDES SOCIAIS Hoje, no Brasil, cerca de 80% das pessoas navegam na internet, de todas as idades, acessam algum tipo de rede social, o que configura essas plataformas como o principal meio de comunicação entre os usuários da rede. Esse cenário torna as redes sociais importantes ferramentas de captação de clientes, sendo úteis e eficientes para a divulgação de marcas, produtos e serviços e permitindo uma aproximação dos consumidores de forma mais pessoal, dirigida e segmentada. Não é à toa que o marketing nas redes sociais é um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. Porém, não basta ter presença nas redes sociais. É preciso ter bom conhecimento do público, que se deseja impactar, para só então planejar sua campanha, definindo objetvos e estratégias eficientes de divulgação da marca.


MEDICINA E PREVENÇÃO

15

CONHECENDO O EBOLA

F

Ebola é uma febre grave do tipo hemorrágico transmitida por um vírus do gênero Filovirus, altamente infeccioso, que desenvolve seu ciclo em animais Há cinco espécies diferentes desse vírus, que recebe o nome do local onde foi identificado. Zaire, Bundibugyo, Costa do Marfim, Sudão e Reston. Este último ainda não foi encontrado em humanos. A doença é classificada como uma zoonose. Embora os morcegos frutívoros sejam considerados os prováveis reservatórios naturais do vírus Ebola, ele já foi encontrado em gorilas, chimpanzés, antílopes, porcos e em minúsculos musaranhos. Os especialistas defendem a hipótese de que a transmissão dos animais infectados para os seres humanos ocorre pelo contato com sangue e fluidos corporais, como sêmen, saliva, lágrimas, suor, urina e fezes. Daí em diante, o vírus Ebola pode ser transmitido pelo contato direto entre as pessoas, pelo uso compartilhado de seringas e, por incrível que pareça, até depois da morte do hospedeiro. Ou ainda, caso o paciente tenha sobrevivido, o vírus Ebola pode persistir ativo em seu sêmen durante semanas. Possivelmente, uma das razões para ser tão mortal e resistente é que libera uma proteína que desabilita o sistema de defesa do organismo. Surtos de ebola atingiram países da África em 1995, 2000, 2007, mas foram controlados. O surto de 2014 atinge Guiné, Serra Leoa e Libéria e já há casos confirmados na Nigéria. A OMS determinou estado de “emergência sanitária mundial” com o objetivo de conter o vírus e barrar surto de Ebola, o maior de que se tem conhecimento até agora. Oficialmente, só se considera que um surto de ebola chegou ao fim após 42 dias sem nenhum novo caso registrado.

eX

Pe Tr rt P ia D l

Sintomas O período de incubação dura de 2 a 21 dias. Os sinais e sintomas variam de um paciente para outro. Metade dos pacientes infectados vão a óbito. Febre, dor de cabeça muito forte, fraqueza muscular, dor de garganta e nas articulações, calafrios são os primeiros sinais da doença que aparecem de forma abrupta depois de cinco a dez dias do início da infecção pelo vírus Ebola. Com o agravamento do quadro, outros sintomas aparecem: náuseas, vômitos e diarreia (com sangue), garganta inflamada, erupção cutânea, olhos vermelhos, tosse, dor no peito e no estômago, insuficiência renal e hepática. No estágio final da doença, o paciente apresenta hemorragia interna, sangramento pelos olhos, ouvidos, nariz e reto, danos cerebrais e perda de consciência. Diagnóstico: Uma das dificuldades para estabelecer o diagnóstico precoce da doença provocada pelo vírus Ebola é que, no início, os sintomas podem ser confundidos com os de enfermidades como gripe, dengue hemorrágica, febre tifoide e malária. Tratamento: Não existe tratamento específico para combater o vírus Ebola, que infecta adultos e crianças sem distinção. Não existe também uma vacina contra a doença, mas já foi testada uma fórmula em macacos, morcegos e porcos-espinhos que mostrou resultados positivos nesses animais. O único recurso terapêutico contra a infecção causada pelo Ebola é oferecer medidas de suporte, como reposição de fluidos e eletrólitos, hidratação, controle da pressão arterial e dos níveis de oxigenação do sangue, além do tratamento das complicações infecciosas que possam surgir. No Brasil, existem dois centros de referência preparados para tratar pacientes infectados pelo vírus ebola: o Fiocruz, no Rio de Janeiro, e o Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Prevenção: Não só os agentes de saúde, mas todas as pessoas que precisam aproximar-se de pacientes com caso confirmado de ebola ou suspeita da doença são obrigadas a usar um equipamento de proteção que cobre o corpo da cabeça aos pés e que deve ser retirado com todo o cuidado para evitar contaminação. Recomendações: As seguintes medidas são fundamentais para evitar o contato com o vírus Ebola, como forma de prevenir a infecção e evitar a disseminação da doença; Lave as mãos com freqUência com água e sabão. Se não for possível, esfregue-as com álcool gel; Evite contato com pessoas infectadas. Quanto mais avançada a doença, maior a concentração de vírus e mais fácil o contágio; Use vestimentas de proteção, como macacões e botas de borracha, aventais, luvas e máscaras descartáveis e protetores oculares, sempre que tiver de lidar com os pacientes. Sob nenhum pretexto reutilize agulhas e seringas. Instrumentos médicos metálicos que serão reaproveitados devem ser esterilizados. Só coma alimentos exóticos de procedência conhecida; Lembre-se: que o corpo dos doentes continua oferecendo risco de contágio mesmo depois da morte. Fonte: http://drauziovarella.com.br/letras/e/ebola/


F

Pe Tr rt P ia D l

eX


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.