A OPINIÃO - EDIÇÃO II

Page 1

ANO: I

São Gonçalo do Sapucaí - MG, 15 de julho de 2022

Nº 002

A INFELIZ IDÉIA DOS QUE DIZEM QUE TORCEMOS CONTRA Parece brincadeira, mas tem gente falando essa asneira. Tudo baseado em duas obras executadas pela atual administração municipal: a da rua Benedito Augusto Rodrigues e da rua Alvarenga Peixoto. Nunca torcemos contra, mas sim pela execução correta, para que não se transformasse em mais um ponto crítico no traçado do córrego Saracura. Se houve erro nas medidas e na aquisição das aduelas, com áudios e vídeos tentando imputar culpa em quem tentou ajudar, seria muito mais racional executar muros de arrimo em ambas as margens, com uma laje reforçada sobre, MANTENDO as dimensões das galerias existentes, para que, em caso de necessidade de limpeza, pudesse se adentrar e faze-la. Todo mundo sabe e não precisa ser técnico para isso, que ficou subdimensionado. Primeira chuva que veio, faltaram poucos centímetros para que os dois tubos de 1,00 m ficassem afogados. E vão afogar, mais cedo ou mais tarde, jogando para fora água fétida, cheia de políticos locais, boiando. O cheiro horrível ? Sem problemas...Não chega lá nas mansões. O que pareceu solução, queira Deus que não cause os mesmos transtornos, além de criar mais um local problemático que impeça, num futuro, algum administrador coerente e consciente de que nada é válido sem uma saúde 100% para sua população, e tenha como meta resolver, de vez, os problemas causados por esse judiado córrego. As soluções puntuais executadas ao longo do córrego, sem planejamento, só tendem a complicar necessidades futuras. “Por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento”, é assim que funciona ? Não somos contra nada. Somos a favor do que é certo, para que as coisas fiquem facilitadas em seus prosseguimentos. E como cidadãos, temos o direito de expor nossas opiniões, gostem ou não. Se for para sentar à mesa e discutir porcarias, não participamos, mas se for para discutir engenharia, é só nos convocar. E o pior de tudo é que as soluções executadas fora do desejável, só aumentam custos, tornando a relação custo/benefício altíssima. Mas o dinheiro é do contribuinte, né? Pelo povo de São Gonçalo do Sapucaí, TOMARA que tudo funcione a contento e NÃO TRAGA complicações. Já não bastam as gambiarras executadas ao longo do tempo? E quando se tem oportunidade de minimizá-las, vai acontecer tudo de novo, novo? São tantas bobagens ditas ao léu, que já se transformaram em piadas de quem não sabe nem onde está sentado. É apenas, mais um.

OLHA ISSO: Segundo o Eclesiastes, o que está acontecendo, já aconteceu antes e vai acontecer depois. Em 8 de julho de 1945, a edição do A OPINIÃO publicava uma matéria sobre o PREÇO DO LEITE, alto na ocasião, afetando as famílias de baixa renda familiar. Há que se notar o esforço abnegado de homens imbuídos em "ajudar o próximo", como foi a postura, na época, do citado Sr J.Romanelli que se prontificou a fornecer 120 litros de Leite para Prefeitura a 90 centavos. São atos dessa magnitude que dignificam o cidadão. Há uma crise a nível mundial, que, se cidadãos do bem não derem sua colaboração, fatalmente custará ao ser humano um extenso risco de conviver com a fome.


A Opinião, 15/07/2022

Página 02

SÃOGONÇALENSES INESQUECÍVEIS:

ENIR RAMOS COSTA ENIR RAMOS COSTA, é, sem dúvidas, um sãogonçalense inesquecível. Quando se fala em ambulância, é nele que o pensamento voa, pela sua persistência, abnegação, capricho e desejo de servir. Assim ele dizia: “A gente tem que gostar do que faz, pois temos uma vida dentro da ambulância, que deve ser tratada com cuidado e carinho. Às vezes, somos o amigo, o enfermeiro e até o médico”. Outra exigência que ele mesmo se impunha foi nunca transportar nenhum paciente sem um enfermeiro, contratado por ele. “O paciente, muitas vezes está desanimado, e uma pessoa tomando conta dele, conversando, ajuda muito na sua recuperação”. ENIR, de uma forma ou de outra, sempre transportou doentes, como se fosse um apostolado. Tinha uma kombi e trabalhava como taxista. “Nessa época, a Prefeitura não tinha ambulância e ele transportava os doentes sobre um colchão. Em 1967, a Santa Casa ganhou uma ambulância, mas ENIR continuou sua missão. Em 1978, comprou a Veraneio, e, em dois anos foi equipando a mesma, para transportar doentes, sempre comprando mais equipamentos. Nos 13 anos de profissão, dizia que, para ser uma ambulância completa, tinha o sonho da ganhar um monitor e um respirador, mesmo já tendo ganho prêmios da Polícia Rodoviária da região pelo seu trabalho, considerado modelo. Um mini Pronto Socorro. Era assim que pacientes e médicos definiam a ambulância que ENIR com muito zelo, tanto na limpeza, na ultra conservação com seus conhecimentos de mecânica, como na impecável higienização. Mesmo preocupado com o bem estar dos pacientes, ENIR RAMOS COSTA garantia que o melhor que podia oferecer a eles era o carinho e um cuidado todo especial ENIR nasceu em 02/08/1936, filho do Sr Adolfo Costa Sobrinho e D. Emília Ramos Costa. Em 11/04/1964, casou-se com Hermancy Maria Lenzi Costa. Helen Lenzi Costa e Eduardo Lenzi Costa são os filhos. ENIR RAMOS COSTA faleceu em 24/05/2008. É um SÃOGONÇALENSE INESQUECÍVEL pelos relevantes serviços prestados à comunidade sãogonçalense.

UM PEQUENO PRONTO SOCORRO MONTADO SÔBRE UMA VERANEIO

“O HOMEM É ETERNO QUANDO SEU TRABALHO PERMANECE.” O PASSAGEIRO Passageiro de um barco a navegar Pela vida em busca de seus sonhos Não sabe nunca onde poderá chegar, Se percorre caminhos tão estranhos. Com as marcas da brisa incessante Que lhe maltrata a face tão sofrida, Persegue o sonho que já vai distante Da felicidade que já ficou perdida. Sou este passageiro, caminhar errante Em sonhos, sigo em triste caminhada. A felicidade de mim já vai distante, Desta vida não me resta quase nada. Se sofro por meu sonho não vivido, Porque o ponho onde nunca estou, Por que sofrer pelo sonho já perdido? Se foi a vida que um dia o levou.

(José Maria de Siqueira)

EVOCAÇÃO Contemplando minha face no espelho, Vislumbro a velhice estar presente. Angustiado, volto ao mesmo espelho, Procurando a mocidade, ausente? Não a vejo, evolou tão de repente. O tempo em sua faina a levou. De mim, o que resta está em frente, Retalhos de uma vida que ficou. Mas, diante desta visão coerente, ao sentir a realidade do viver, achei uma lenitude concludente. Evocando o vigor da mocidade, plena vida austera, e edificante, sou feliz no acalanto da saudade! (Dr Benedicto Pierini)

FATOS & FOTOS

Em destaque: Jefferson Ibrahim, Wilson Piazza, Getúlio Diego e Aniceto Bartolomeu.

AGRADECIMENTOS a todos, que, de uma maneira ou de outra, colaboraram para a materialização do projeto de reativação do jornal A OPINIÃO...


A Opinião, 15/07/2022

Página 03

JULHO:

MÊS DO SANGUE DE JESUS. Consagração:

PORQUE SÃO GONÇALO DO SAPUCAI E TÃO POLITICAMENTE DIVIDIVIDA Cabe dizer primeiramente que essa divisão vem desde a muito tempo, em nossa cidade era conhecida como TATU E GAMBA, divididos a época por dois partidos MDB e ARENA, adversários políticos e partidários, e, contudo, leais a suas ideias e objetivos. Nos tempos atuais não há essas rivalidades partidárias, a maioria desconhece até mesmo a IDEOLOGIA dos partidos, porem os interesses pessoais, particulares e financeiros sobrepõe aos interesses coletivos, ao qual deveria ser o OBJTIVO final, tornando o cenário político num jogo de interesses, problemas esses estendidos a todos cantos do país. Em se tratando de nossa cidade nota-se cada vez mais a necessidade de uma conscientização política, informação e transparência, pois é comum vermos pessoas que apoiam candidato A apoiando candidato B após a vitória, não honrando inclusive com o própria palavra e compromisso com eleitores, candidatos e as pessoas ao quais levaram seus ideais políticos em prol da cidade. Dificilmente veríamos isso nos tempos de” TATU E GAMBA” MDB e ARENA, pois a própria sociedade não via com bons olhos tais atos de “Trairagem” pois confiança era algo fundamental e a maioria fazia questão de ter palavra e a confiança dos aliados. Logicamente sempre houveram aqueles que sempre que querem levar vantagens em tudo, mas não como hoje, onde o que falam em pé não se sustenta deitado, como vemos atualmente seja na esfera municipal, estadual e federal. Todavia na atual conjuntura disposta, fica difícil manter a fidelidade de campanha ou mesmo partidária tendo em vista os interesses pessoais, as negociatas, acordos, conchavos, atos de politicagem em troca de apoio, e em contrapartida os “beneficiados” lutam por interesses pessoais de cada um pra alcançar seus objetivos, isso faz com que o cidadão de bem desacredite cada vez mais na política e nos políticos, lembrando que a POLITICA em si é um ferramenta pra ser usada pro bem comum de todos, portando quando erroneamente as pessoas falam que “ A POLITICA” não presta lembre-se que ela é conduzida por homens, que através de princípios éticos e morais, são valores primordiais na condução da política, onde jamais os interesses pessoais, o poder devem ultrapassar os interesses da sociedade os verdadeiros mandatários do poder, reafirmando Política é uma ferramenta não uma arma e ambas se não soubermos usar fatalmente terão consequências desastrosas. A diferença é que, no passado, os conflitos eram IDEOLÓGICOS e hoje envolvem benefícios próprios dos políticos. Basta um leque de $$$ para se dormir de um lado e acordar do outro, sem que a cara fique vermelha. A vergonha foi extirpada.

Senhor Jesus Cristo, em Vosso Nome e com o poder de Vosso Sangue Precioso, selamos cada pessoa, fato ou acontecimento por meio dos quais o inimigo nos queira prejudicar. Com o poder do Sangue de Jesus, selamos toda potência destruidora no ar, na terra, na água, no fogo, abaixo da terra, nos abismos do inferno e no mundo do qual hoje nos moveremos. Com o poder do Sangue de Jesus, rompemos toda interferência e ação do maligno. Nós Vos pedimos, Senhor, que envieis ao nosso lar e local de trabalho a Santíssima Virgem Maria acompanhada de São Miguel, São Gabriel, São Rafael e toda sua corte de santos anjos. Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nossa casa, todos os que nela habitam (nomear cada um), as pessoas que o Senhor a ela enviará, assim como todos os alimentos e os bens que generosamente nos concede para nosso sustento. Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos terras, portas, janelas, objetos, paredes e pisos, o ar que respiramos, e na fé colocamos um círculo de Seu Sangue ao redor de toda nossa família. Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos os lugares onde vamos estar, neste dia, e as pessoas, empresas e instituições com quem vamos tratar. Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nosso trabalho material e espiritual, os negócios de nossa família, os veículos, estradas, ares, ruas e qualquer meio de transporte que haveremos de utilizar. Com Vosso Preciosíssimo Sangue, lacramos atos, mentes e corações de nossa Pátria, a fim de que Vossa paz e Vosso Coração nela reinem. Nós Vos agradecemos, Senhor, pelo Vosso Preciosíssimo Sangue, pelo qual nós fomos salvos e preservados de todo mal. Amém.


A Opinião, 15/07/2022

Políticas públicas: onde a participação popular é importante (e obrigatória!)

A iniciativa da formulação das políticas públicas geralmente vem dos poderes Executivo ou Legislativo, separada ou conjuntamente. Mas ela surge a partir de demandas e propostas da sociedade. A participação da sociedade na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas em alguns casos é assegurada na própria lei que as institui. No caso da educação e da saúde, a sociedade participa ativamente mediante os Conselhos em nível municipal, estadual e federal. A Lei Complementar n.º 131 (Lei da Transparência), de 27 de maio de 2009, fala o seguinte sobre a participação da sociedade: “I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;” “II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público;” Assim, de acordo com essa lei, “todos os poderes públicos estão OBRIGADOS a assegurar a participação popular” em sua gestão. Não se trata mais de uma preferência política do gestor, mas uma obrigação do Estado e um direito da população. As demandas da sociedade geralmente são apresentadas aos dirigentes públicos por meio da sociedade civil organizada (SCO), que inclui, conforme apontado acima, sindicatos, entidades de representação empresarial, associação de moradores, associações patronais e ONG’s em geral. As ações que os dirigentes públicos selecionam (suas prioridades) são aquelas que eles entendem serem as demandas ou expectativas da sociedade. Ou seja, o bem-estar da sociedade é sempre definido pelo governo e não pela sociedade. Cabe ao formulador de Políticas Públicas perceber, compreender e selecionar as diversas demandas específicas – por exemplo, a construção de uma estrada ou gerais – demandas por segurança pública e melhores condições de saúde, por exemplo.

Página 04

REDESCOBRIR-SE E TOMAR ATITUDE Fonte: Facebook

"Antigamente havia no Rio de Janeiro uma empresa de mudanças chamada A Lusitana cuja propaganda era O MUNDO GIRA E A LUSITANA RODA, uma frase tão fácil e perfeita que a gente notava a passagem do tempo através das mudanças. E como se mudava no Rio daquela época! Copacabana era moda, Ipanema e Leblon começavam a nascer e os moradores do subúrbio migravam em massa para a zona sul. A Lusitana rodava muito, o tempo passava devagar, como no poema de Drummond. O tempo passava, mudava, mas não eram apenas as mudanças físicas que nos davam esta sensação, mas também as mudanças de hábito. Época romântica, era comum o homem acender um cigarro sem filtro, encher o peito de fumaça e soltar uma grande baforada, como se fora um Humphrey Bogart nas telas de cinema. Ah, como as mulheres suspiravam, as meninas olhavam com olhares lânguidos... Como nos tornávamos másculos imitando o grande astro. O cigarro trazia em si muitos mistérios. Até os psicanalistas arriscaram palpites a seu respeito: ligavam o simples tirar daquela fitinha para abrir o maço, com o desvirginamento. Certo ou não, era um grande prazer abri-lo lentamente, levar o primeiro cigarro à boca e acendê-lo ouvindo o estalinho do isqueiro Zippo. E como era sensual quando alguma garota, especialmente a amada, tirava do bolso de nossa camisa um Hollywood, acendia-o, dava uma tragada e o levava a nossos lábios desejosos, como se quisesse acender “o nosso” fogo. E acendia. Quantos beijos enfumaçados trocamos pelas madrugadas de nossas ruas, ouvindo a voz de Elizete Cardoso afirmando que “magnífico é o primeiro cigarro depois do café...” Mas o tempo passou e, hoje, “É PROIBIDO FUMAR”, como dizem as pesquisas médicas, as placas nos lugares públicos e a música de Roberto Carlos. Para mim, um bom marcador de tempo são as pessoas que amamos. Dia desses encontrei-me com uma mulher pela qual fui apaixonado quando tínhamos 16, 17 anos. Pele, porte, voz, gestos... tudo nela era lindo e agora... bem, agora... Claro, ela deve ter sentido o mesmo em relação a mim, pois nosso cumprimento foi rápido, desajeitado, sem graça... Nosso amor, como era gíria na época, “ficou na saudade”. Outro marcador são os meios de comunicação. Ataulfo Alves tinha saudades da professorinha que lhe ensinou o be-a-bá. Hoje, certamente, estaria conversando com ela, mandando-lhe um Zap... Pela Internet podemos voltar, também, no tempo histórico, às vezes à nossa própria história, como se percorrêssemos um ciclo. Será a maldição ou a benção do Eclesiastes? “E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao lugar donde nasceu”. Sim, tudo vai e volta, como a dança de salão, os veranistas (há quanto tempo eu não ouço a palavra “veranista”), e, ainda que digitalmente, o Correio Sentimental. E nesta ciranda podemos encarar o tempo como devastador ou renovador. Podemos ouvir um importante RAP ou o samba do Paulinho Soledade: “Vê, estão voltando as flores. Vê, nesta manhã tão linda. Vê, como é bonita a vida. Vê, há esperança ainda. Vê, as nuvens vão passando, vê, um novo céu se abrindo. Vê, o sol iluminando por onde nós vamos indo.......”. Refletindo e continuando... caso você tenha lido e se identificado. Não pense que isso é ruim. Não, isso é maravilhoso. Já ouviu falar em círculo vicioso, zona de conforto?

Círculo Vicioso é uma sucessão de acontecimentos que se repete

indefinidamente e que resulta em uma situação aparentemente sem saída, com consequências normalmente negativas para quem se vê dentro do processo. Os termos círculo virtuosos, também conhecidos respectivamente como e ciclo vicioso, referem-se a complexas cadeias de eventos que se reforçam por meio de um ciclo de retroalimentação. Agora a zona de conforto, não tem nada de confortável, pois é uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não a causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É uma região onde nenhum indivíduo se sente ameaçado, mas nem sempre é o ideal, só não saímos dela, pois o diferente e o desconhecido nos causa ansiedade e medo. Portanto, se perceber em momentos sem saída, é uma forma de buscar soluções.

É um parar e regredir nos caminhos escolhidos e buscar novas soluções. É desafiar-se, é se redescobrir e tomar atitude.

ANUNCIE !

ANUNCIE !

AQUI VOCÊ APARECE

AQUI VOCÊ APARECE

PARA SEU CLIENTE !

PARA SEU CLIENTE !


A Opinião, 15/07/2022

Página 05

OPORTUNISMO X POLÍTICO As oportunidades fazem parte da vida. Mas os oportunistas aproveitam... Há uma maneira positiva de aproveitar as oportunidades. Por exemplo, lutar por elas e observar as portas que se abrem em seu caminho. No entanto, há um sentido negativo de comportamento: o OPORTUNISMO. Este comportamento é típico da pessoa que é capaz de aproveitar uma situação negativa para seu próprio benefício, inclusive atuando contra os valores éticos e a prática do bem. >> Pessoa que só pensa em si mesma Portanto, quando uma pessoa é especificada como oportunista, significa que é uma pessoa interessada e capaz de explorar os outros em benefício próprio. Todo ser humano busca seu próprio interesse na maioria dos momentos da vida. No entanto, no caso do oportunista, ele é capaz de trabalhar em benefício próprio, mesmo que o seu comportamento possa causar danos a terceiros. O oportunismo é analisado pela ética uma vez que o oportunista atua como se o fim justificasse os meios. No entanto, os princípios éticos nos lembram do contrário. Ou seja, nem tudo é permitido. Portanto, as pessoas oportunistas de modo habitual são pessoas pouco íntegras. Pessoas que carecem de senso de honestidade. E ainda assim apresentam um ego excessivo e se preocupam excessivamente com sua imagem social. >> História de um oportunista O oportunista pode também ser uma espécie de vampiro emocional para outras pessoas. Já que às vezes o oportunista se aproveita das fraquezas e dos erros alheios para ter seu próprio golpe de sorte. Portanto, uma pessoa oportunista é aquela que busca um fim específico mesmo atuando contra qualquer valor. Como agem as pessoas oportunistas? Ele sempre vai tentar tirar uma vantagem pessoal. Em alguns momentos, vai se portar como um superior, em outros como um coitado. A grande diferença entre uma pessoa que agarra oportunidades e um oportunista, no sentido pejorativo da palavra, está nos princípios. O egoísta deixa de lado normas e princípios de ética e moral, visando apenas os próprios interesses. A pessoa oportunista pode até lhe fazer favores, mas sempre terá alguma intenção por trás disso. EGOÍSMO é sua principal característica. POR FIM, o perfil de oportunista, é uma carapuça perfeita para as cabeças de tipos, que, ainda a enfeitam com boa dose de hipocrisia: os políticos. Nem todo OPORTUNISTA é POLÍTICO, mas todo POLÍTICO é OPORTUNISTA. Lamentável, mas é a pura verdade.

Nessa época não se misturava política com dinheiro. O cidadão tinha privilégio de servir sua comunidade.

ANUNCIE !

ANUNCIE !

AQUI VOCÊ APARECE

AQUI VOCÊ APARECE

PARA SEU CLIENTE !

PARA SEU CLIENTE !


A Opinião, 15/07/2022

Página 06

Entre FOTOS e FLASHES Há pelo menos 45 anos, entre CÂMERAS, FOTOS e FLASHES, Geraldo Noronha Ramos, vem se transformando numa enciclopédia municipal no que tange ao registro fotográfico de fatos históricos e festivos do município. Meticulosamente cuida de sua câmeras, seus instrumentos de trabalho ao longo desse período. Ao mesmo tempo guarda um acervo de fotografias novas e antigas, que contam histórias e relembram fatos.

Dentre essas fotos, há uma especial, que é motivo de orgulho do grande profissional, pois eternizou sua arte na capa do jornal "ESTADO DE MINAS" de 23 de maio de 2003 com a linda fotografia da antiga Ponte Pênsil "Ponta Metálica" do Rio Sapucaí. Inaugurada em 1915 no local denominado "Poço Feio" estrada que liga São Gonçalo do Sapucaí a Turvolândia, ponto turístico das duas cidades, publicada na revista PAISAGENS MINEIRAS, suplemento do referido jornal. O registro fotográfico do Geraldo N. Ramos foi realizado no início de uma manhã de inverno de 1985, após a conclusão da restauração de nossa famosa ponte naquele ano, foto que foi transformada num magnífico quadro, que pode ser adquirido na RAMOS FOTO.


A Opinião, 15/07/2022

Página 07

VITAMINAS PARA PREVENÇÃO DE GRIPES E RESFRIADOS O uso de polivitamínicos para prevenção de doenças já é algo bem estudado e com efeitos comprovados, consumir vitaminas e minerais é algo necessário para o melhor funcionamento do nosso corpo, já que vitaminas como a vitamina C & D e outros minerais como o Zinco e selênio tem um papel fundamental em nosso sistema imune, o que pode deixar nosso corpo preparado para uma possível infecção e que ele possa combate-la bem, sem com que tenhamos efeitos graves da mesma. Atualmente com a pandemia do Covid-19 que enfrentamos, é mais do que necessário poder se manter hábitos bem conhecidos, como o uso de máscara facial, manter um certo distanciamento e manter as mãos limpas, entre outras práticas de prevenção. É importante darmos ao nosso corpo o que ele precisa para podermos estar mais bem preparados para uma pandemia como essa. Já que essas vitaminas não são apenas boas de ter, mas em caso de deficiência de alguma vitamina ou mineral, você deixa as portas de defesa do seu corpo abertas para uma infecção, já que nosso corpo não consegue lidar bem com uma infecção despreparado. A vitamina D regula um gene que é responsável pela resposta imune não específica de nosso corpo, além da regulação de outros genes de nossa imunidade, o que pode manter em cheque muitas das infecções e evitar com que elas se proliferem, porém por outro lado, caso se tenha uma deficiência de vitamina D, podemos dar uma batalha ganha para os microrganismos invasores, já que nosso corpo não tem como responder a tempo. O uso de vitamina C ao longo do dia se demonstra fundamental, já que ela pode ajudar na produção de radicais livres de oxigénio pelo nosso sistema imune, e assim eliminar a muitos invasores bacterianos, e virais. A vitamina C também é importante na produção de alguns anticorpos que podem criar uma boa resposta imune em doenças como uma gripe, e até mesmo o Covid-19. O zinco é um mineral muito importante para nosso corpo cumprir com as funções imunes. Ele tem um papel na produção de glóbulos brancos e anticorpos para combater infecções. A sua deficiência pode causar quadros de inflamação mais graves e diminuir a produção de anticorpos. E uma alta dosagem ajuda a prevenir e reduzir uma gripe comum. E atualmente vem sendo estudado o seu efeito na prevenção do covid-19. No entanto é preciso ressaltar que o uso de vitaminas e minerais não nos deixa imune ao vírus, mas sim prepara nosso corpo para que possamos responder melhor a uma doença como essa e que tenhamos efeitos mais leves, já que estamos munindo nosso corpo com o que é necessário para o combate eficaz de muitas outras infecções incluso ao novo covid-19.

O Dia dos Homens é comemorado anualmente em 15 de julho no Brasil. Esta data foi inspirada no Dia Internacional do Homem (19 de novembro) e tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre os cuidados que devem tomar com a sua saúde. No Brasil, o Dia do Homem foi criado por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores e é celebrado no país desde 1992..

O ESPIRRO é uma forma de defesa do organismo contra partículas que entram no trato respiratório juntamente com o ar que respiramos e que podem causar obstrução nasal ou irritação da mucosa. Nem todas as partículas que respiramos são prejudiciais, no entanto, algumas podem desencadear alergias ou até doenças mais graves. São exemplos dessas partículas: pelos de animais, fungos, ácaros, pólen, fumaças, produtos voláteis e de odores fortes, como cloro e amônia, e produtos de beleza.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde pode ser definida como “um estado de completo bemestar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”. Sendo assim, não basta apenas estar sem nenhuma doença, é necessário estar bem consigo mesmo e com o corpo, sem sentir dores ou até mesmo tristeza. Para conseguir bem-estar físico, é importante estar sempre ativo através da prática de exercícios. Não há idade para iniciar as atividades físicas, por isso, faça uma caminhada, natação ou até mesmo exercícios mais pesados, como musculação. O importante é realizar uma atividade que gere bem-estar. Além disso, é válido ter sempre em mente que os exercícios físicos aumentam a expectativa de vida, diminuem o estresse, além de proporcionarem mais beleza quando o assunto é estética. Para conseguir bem-estar mental, é preciso preocupar-se com o emocional. Por que se estressar com coisas pequenas? Mantenha a alegria e as atitudes positivas! Evite sentimentos ruins e sempre tente fazer com que as pessoas tenham uma experiência agradável ao seu lado. Ninguém gosta da companhia de pessoas amargas e rancorosas, não é mesmo? O bem-estar social, por sua vez, diz respeito às relações sociais de cada indivíduo. Para estar bem socialmente, é necessário manter boas relações com a família, no ambiente de trabalho e com a sociedade em geral. Essa interação com outros indivíduos é fundamental para o bem-estar individual. Para ter saúde, é fundamental, portanto, estar feliz e em forma. Também é importante ter um bom convívio social, ter amigos e relacionar-se. Percebe-se, dessa forma, que nem sempre ter saúde é fácil e nem mesmo é possível ter saúde em todo o tempo. É importante ter uma boa alimentação, praticar exercícios e amar sempre mais!

ANUNCIE !

ANUNCIE !

AQUI VOCÊ APARECE

AQUI VOCÊ APARECE

PARA SEU CLIENTE !

PARA SEU CLIENTE !

Mauro Junior Borges Pinto

Estudante de medicina na Universidade de Buenos Aires.


A Opinião, 15/07/2022

Página 08

> O que são audiências públicas? São reuniões em que a população tem a oportunidade para falar e ser ouvida pelos gestores públicos, legisladores ou representantes do Judiciário e do Ministério Público. Elas costumam reunir, num mesmo ambiente de debate, a comunidade e aqueles que têm poder de tomar decisões com impactos numa cidade, estado ou país. Podem ser realizadas para a coleta de dados sobre determinado tema, como denúncias ambientais, ou para que as pessoas possam dar sugestões, como no caso da aplicação do orçamento municipal. Tais opiniões, embora sem caráter deliberativo, têm importância e devem ser analisadas no processo de tomada de decisões.

> Por que é importante que as pessoas participem destas reuniões? Esses encontros foram idealizados para que todos, e cada um dos integrantes de uma comunidade, possam participar do controle da Administração Pública, manifestando suas opiniões sobre questões relacionadas aos direitos coletivos. Neste formato de exercício da cidadania, as pessoas têm direito à palavra e podem ser ouvidas por seus pares e por aqueles que têm poder de decisão. Ou seja, o grande mérito das audiências públicas é o de ser um espaço que permite que o povo também participe da tomada de decisões e disso ninguém deve abrir mão.

> Quem pode participar? Todo cidadão pode participar, pois as audiências públicas sempre tratam de “assuntos que interessam e afetam a todos”. É importante o envolvimento, também, de representantes de entidades, conselhos municipais, movimentos sociais, organizações não governamentais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, associações de moradores, de comunidades e demais segmentos da sociedade civil organizada. A participação nas audiências públicas pode ser tanto direta como indireta. No primeiro caso, o cidadão, falando apenas em nome dele próprio, participa. No segundo é o representante de uma entidade que se manifesta, falando em nome de todos que integram aquele órgão.

> Há diferenças entre audiência e consulta pública? Sim. A audiência pública, como mecanismo que garante o debate público e pessoal por pessoas físicas ou representantes da sociedade civil, tem como característica marcante a oralidade, ou seja, a manifestação de opiniões pelos presentes. Já a consulta pública destina-se mais a produzir conhecimento sobre o que as pessoas pensam a respeito de um determinado assunto, não implicando, necessariamente, num debate e nem mesmo na presença física das pessoas há consultas feitas via internet, por exemplo.

> Qual é a previsão legal para esse tipo de reunião? A Constituição Federal prevê a necessidade da realização de audiências públicas para ouvir a população em várias situações, como, por exemplo, nas questões que envolvem impacto ambiental. Em relação à aplicação do direito público, também há previsão na Lei de Responsabilidade Fiscal, a qual estabelece que, até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública. > Quem pode convocar uma audiência ou consulta pública? Qualquer um dos Poderes pode fazer a convocação de audiências públicas (órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário e também o Ministério Público). Alguns usos comuns são para debater com a comunidade questões ligadas ao meio ambiente, licitações e contratos administrativos, concessão e permissão de serviços públicos, como por exemplo, coleta do lixo, serviços de telecomunicações e agências reguladoras. Constitui, ainda, instrumento de realização da missão institucional do Ministério Público e subsídio para o processo legislativo e para o processo judicial nas ações de controle concentrado da constitucionalidade das normas.

> Há situações que invalidem uma audiência pública? Quais? Sim. Uma audiência pública (e, consequentemente, suas deliberações) pode ser invalidada se não forem seguidos os passos necessários à sua realização e para a garantia da participação popular. Uma dessas condições é a divulgação, que deve ser prévia, para que a população tenha tempo para se organizar e participar. Já a realização do encontro não pode ser em local inadequado ou que dificulte o acesso e participação popular, como lugares por onde não circulam linhas de ônibus. Outra situação é quando, por algum motivo, os participantes têm violado seu direito de expressão.

> Por que o Ministério Público realiza audiências públicas? O Ministério Público realiza essas reuniões para OUVIR A COMUNIDADE, levantar informações e divulgar as ações realizadas para a solução dos problemas sociais. O objetivo é assegurar que os direitos previstos na Constituição e nas leis sejam respeitados.

CIDADÃO & CIDADANIA Afinal, o que é ser cidadão? Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila. Como exercemos a cidadania? Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados. A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram na Independência dos Estados Unidos da América do Norte e na Revolução Francesa. Esses dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigia até então, baseado nos deveres dos súditos e passaram a estruturá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para as mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais, etárias.

EXPEDIENTE: A OPINIÃO - Semanário Noticioso, Literário e Político Independente. Rua Osório Avelar, 61 - Centro 37490-000 - São Gonçalo do Sapucaí-MG Telefone: 35 99115-3122 (WhatsApp) Email: dcpierini@gmail.com

ANUNCIE !

ANUNCIE !

AQUI VOCÊ APARECE

AQUI VOCÊ APARECE

PARA SEU CLIENTE !

PARA SEU CLIENTE !


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.