A OPINIÃO - 5ª Edição

Page 1

ANO: I São Gonçalo do Sapucaí MG, 20 de outubro de 2022 Nº 005 Votar NULO, votar EM BRANCO ou até NÃO IR VOTAR, é DIREITO de todo cidadão. Só que isso o torna um CIDADÃO NULO. Poda-lhe o direito de RECLAMAR. Acredite no DIREITO do homem de trabalhar como quiser, de gastar o que ganha, de ser dono de suas propriedades adquiridas ou herdadas e de ter o ESTADO PARA LHE SERVIR e NÃO COMO SEU DONO. DIA 30 DE OUTUBRO: ELEIÇÃO que vai IMPACTAR o futuro da NAÇÃO, da FAMÍLIA e da LIBERDADE... NÃO SE OMITA ! É com SEU VOTO, que os MELHORES são escolhidos...

FATOS em FOTOS

VICENTE BALBINO SOBRINHO

VICENTE BALBINO SOBRINHO, nascido em Turvolândia em 08/10/1925. Casou se com Sarah dos Reis em 11/09/1951 e faleceu dia 10/07/2017 acometido pelo Alzheimer. Mais conhecido como Sr Vicente Carpinteiro teve 8 filhos: 5 homens e 3 mulheres, sendo o último nascido São José dos Campos onde residia na década de 70. Trabalhou na prefeitura daquela cidade. Dos 5 filhos homens, 4 seguiram sua profissão e o mais novo é Taxista. Foi um dos melhores carpinteiros de São Gonçalo do Sapucaí e da região e também trabalhou como carpinteiro e construtor em outras cidades de outros estados. Foi, também, agricultor como seu pai e irmãos. Fazia parte do Coral da Igreja e do Apostolado de Oração. Aos domingos, como bom cristão, se dirigia ao asilo orar para os velhinhos, no terço da 13:00. Por iniciativa própria, na igreja, consertava o que era necessário, como bancos, tochas, aparelhos. Era muito conhecido na cidade e na região pelo seu trabalho impecável. Gostava das coisas muito bem feitas. Sua saudação às pessoas, em nome da Paz de Jesus, refletia o bem que lhe saia do coração. Tinha por vocação o auxílio aos mais necessitados. Repartia seus conhecimentos com todos que com ele trabalhavam. Seu legado se faz presente na numerosa família, pessoas de bem, que trazem o orgulho do grande sãogonçalense. Viveu intensamente pela família, pelo trabalho, pelo respeito e amor a Deus. Lutou o bom combate, o que torna VICENTE BALBINO SOBRINHO, sãogonçalense inesquecível.

A Opinião, 20/10/2022 Página 02 SÃOGONÇALENSES INESQUECÍVEIS:

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ GASTRONÔMICA

AGRADECIMENTOS a todos, que, de uma maneira ou de outra, colaboram para a manutenção do projeto de reativação do jornal A OPINIÃO...

A Opinião, 20/10/2022 Página 03

O jogo de XADREZ no processo de ensino - aprendizagem

Recortes do passado...

A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

O xadrez como suporte pedagógico.

Inicialmente é de fundamental importância que os professores transmitam aos seus alunos os objetivos de trabalhar com o jogo de xadrez no ambiente escolar.

A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc.

Na Matemática explora se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões.

Nas Artes, exploram se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis. Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos. Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado.

E finalizando, quando se faz referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo.

A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o

O XADREZ em São Gonçalo do Sapucaí:

Entre os meados da década de 60 até meados da década de 70, o Xadrez foi bastante difundido em nossa cidade. Haviam bons jogadores e torneios eram realizados com bastante frequência, entre os quais, o Sr Abrahão Nejaime, Nelson Mariano, Oswaldo Serrano, Agnus Horta, Fernando e Zé da Duquinha, Dr Pierini e seu filho Donato, Dr Francisco Tolentino, Dalmo Paiva.

Três enxadristas se destacavam: Aurélio Carvalho, José Carlos de Almeida e, com certeza, o melhor de todos, de raríssima inteligência, o Marco Aurélio Paiva, pai do Leonardo da Auto Escola. Com o tempo e com a ausência de muitos destes, o xadrez foi sendo esquecido. No final da era, havia o domínio do Marco Aurélio e do Donato, sempre com a vantagem do primeiro.

Hoje em dia, não temos notícias de quem joga esse que talvez seja o melhor treinamento para a mente humana, comparado ao exercício físico para o corpo.

De todos, resta Donato Pierini, que ainda mantém atividade, jogando com computadores, por falta de adversários. Com o surgimento da internet e dos celulares, a nobre ferramenta xadrez, deixou de ter importância, infelizmente, embora existam bons aplicativos de Xadrez no Play Store.

Há de ressaltar que naquela época, nossos governantes municipais, especialmente o Dr Hervê de Campos Vargas e o Rotary Clube local davam muita importância ao Xadrez e frequentemente produziam torneios.

ENQUANTO É TEMPO

A vida é feita de oportunidades, E estas têm de ser aproveitadas, Já que o viver se esfuma num momento!

“A morte é certa” … a maior das verdades, Mas quantas vidas estão inacabadas

Por se entregarem ao sofrimento?

O tempo é o que temos de mais incerto Por isso tem de ser aproveitado Com aquilo que temos de melhor…

Ter os que mais amamos bem por perto, Quem nos faz crescer mesmo ao nosso lado E trilhar os caminhos do amor!

Não jogar oportunidades fora, Valorizar aquilo que se tem, E em tudo encontrar gratidão!

Viver não é amanhã… é agora!

Nunca haverá na vida maior bem Que o bem que levamos no coração!

A Opinião, 20/10/2022 Página 04

Há décadas atrás era assim.

O trabalho tinha forte relação com a profissão.

Consequência direta, um do outro.

E a profissão era desenhada durante a educação.

Faculdade de engenharia para ser engenheiro.

De direito, para ser advogado.

De medicina para ser médico.

De odontologia para ser dentista.

Isto mudou. E ainda há mudar mais.

Aquela indecisão que bate na hora de construir um conteúdo, questionando se ele vai ser, de fato, útil para o leitor. E parecer elaborado no seu melhor interesse.

Claro que a maior parte dos leitores podem já ter definido as suas profissões seguindo a trilha descrita na introdução lá em cima. Mas nem por isto, sua trajetória profissional é invulnerável. Ao contrário, neste mundo de mudanças, atividades produtivas são todas muito suscetíveis a reorientações. Além disso, você pode ter pessoas mais jovens no seu entorno. Assim como, também temos leitores que podem estar atravessando, neste momento, uma fase de encaminhamento profissional.

Verificando que conteúdos dedicados ao futuro do trabalho e ao mundo pós pandemia.

Pós pandemia ? Pós pandemia nada! Essa miscigenação de profissões já vem de décadas e décadas.

O individuo forma se numa profissão, mas descobre que, para ganhar dinheiro, pode trambalhar em outra.

TRAMBALHAR > > > Andar sem equilíbrio, cambaleando Só não conseguiram ainda é separar o que é legal do que é ilegal: assinatura de responsabilidade técnica, fiscal, jurídica, saúde, educação..

* Profissões que ainda não existem

Imagine uma conversa entre pai e filho, entre professor e aluno. Ou apenas entre alguém mais jovem e alguém mais velho, onde o mais velho pode dizer ao mais jovem que a profissão que ele um dia irá praticar no seu trabalho ainda nem foi criada.

Abro parênteses para uma conversa: Tempos atrás, com meu pai do alto de sua sabedoria como médico que foi, fiz pergunta: (... O que seria melhor, pai? Saber muito dentro de sua profissão, ou ter conhecimento dentro de todas as demais?...).

E do alto dessa sua sabedoria, foi taxativo: (... Hoje, o melhor é dominar a sua profissão, mas num futuro próximo, a corrida pelo dinheiro é que vai determinar essas posições...). Dito e feito. Chegamos no “futuro próximo”.

Certamente, já se ouviu esta afirmação rolando por aí. E, ainda que possivelmente verdadeira, ela mais agrava o problema de decisão do que cria uma solução para quem precisa decidir. Este contexto é mais um elemento na direção do “e agora?”, para tentar atenuar a angústia da decisão que os mais jovens sempre enfrentam quando precisam decidir o que ser para, então, decidir o que fazer.

* Conhecimento criado hoje para ser usado amanhã

É nesta frase que se esconde uma boa alternativa para o encaminhamento do que você vai ser e do que você vai fazer. O que você vai ser é a sua profissão. E o que você vai fazer é o seu trabalho. Até hoje, pensa se no que ser para fazer apenas aquilo que você estudou para ser. Estuda se arquitetura para ser arquiteto e trabalhar com arquitetura. Estuda se medicina para ser médico e trabalhar em clínicas e hospitais. Estuda se propaganda e marketing para ser publicitário (a) e trabalhar em uma agência de publicidade. Mas a observação dos tempos atuais mostra que o encaminhamento profissional não acontece mais apenas desta forma Sim, quem cursou enfermagem tem boas chances de trabalhar como enfermeiro. Porém, o encaminhamento profissional exige, cada dia mais, a mistura de conhecimentos de áreas nem sempre relacionadas. Misturas são cada vez mais bem vindas!

Mas misturar o que com que? A melhor resposta a esta pergunta é bem ampla: vale misturar qualquer coisa com qualquer coisa. Enfermagem com música? Vale. Engenharia civil com psicologia? Vale! Tudo vale porque a corrida vai em busca de caminhos que gerem um

Nem capitalismo, nem socialismo, nem comunismo: Cooperativismo.

O cooperativismo é um modelo de organização econômica que reúne pessoas com objetivos comuns e tem atuação em alguns setores da economia. O cooperativismo consegue extrair o que existe de bom no capitalismo, enquanto gerador de negócios e lucros, e o que existe de bom no modelo socialista, que é a preocupação com o atendimento dos interesses sociais.

Uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira mantida pelos próprios associados (cooperados), que exercem ao mesmo tempo o papel de donos e usuários. As cooperativas são eficientes para o fortalecimento da economia, democratização do crédito e desconcentração de renda São as cooperativas que mais tem condições de fomentar o acesso bancário da população a preços justos.

Preços justos e desenvolvimento regional

As cooperativas do Sistema Sicredi possuem todos os produtos e serviços que também estão disponíveis nos bancos tradicionais, orientadas a ofertar preços justos e em muitas situações, inferiores ao mercado bancário, afinal, seu “cliente” é o dono da cooperativa.

As cooperativas do Sicredi proporcionam o desenvolvimento da região em que atuam, uma vez que todas as aplicações realizadas pelos associados na cooperativa são revertidas para outros associados da mesma região, através de empréstimos. Este modelo difere da prática dos bancos que canalizam 70% dos recursos captados em nossa região para o sudeste do Brasil, onde conseguem emprestar tais recursos em montantes maiores do que se emprestassem pulverizadamente em nossa região.

Distribuição das sobras

Além de praticarem preços justos, tanto na compra como na venda dos produtos, nas cooperativas existe também o diferencial da distribuição das sobras ao final do ano. Em qualquer das situações, seja através da prática de preços justos ou da distribuição das sobras, as cooperativas praticam a distribuição regional da renda, mantendo em nossa região o lucro que seria levado pelos bancos para outros estados do país. Esta renda é potencializada pelo efeito multiplicador da moeda, visto que, tais recursos ao circularem no município ou região em que foram gerados, propiciarão novos negócios, novos investimentos, novos empregos e mais renda para as próprias comunidades.

Alguns números

Em franca expansão, as cooperativas de crédito como o Sicredi vêm a cada ano conquistando mais espaço no mercado financeiro. Apenas no Rio Grande do Sul 1,2 milhão de pessoas são associadas a uma Cooperativa de Crédito, representando 17,3% da população economicamente ativa. Em nível nacional as 1.370 cooperativas de crédito participam com 2,2% do mercado financeiro, movimentando mais de R$ 105 bilhões em ativos. No Rio Grande do Sul esta participação chega a 10%. Na Itália, o cooperativismo de crédito atinge 34% do volume de recursos do país, representado principalmente pelo Banche Popolari (o 4º maior do país).Aproximadamente 28% da população italiana tem vínculo com uma instituição financeira cooperativa.Na Alemanha, encontramos mais de 46 milhões de pessoas ligadas a cooperativas de crédito (57% da população), que respondem por 20% de todo o movimento bancário naquele país. Se atravessarmos a fronteira, na Holanda, mais de 40% da movimentação financeira é realizada através de cooperativas de crédito.

A França tem a maior expressão do cooperativismo crédito do mundo, onde 60% dos recursos financeiros são movimentados pelos 4 sistemas cooperativos existentes.

O francês Credit Agricole, maior banco cooperativo do mundo, figura como 9º colocado na lista dos 50 maiores bancos mundiais.

Na Europa praticamente metade das instituições financeiras são cooperativas.

A Opinião, 20/10/2022 Página 05
O que você vai ser é a sua profissão. E o que você vai fazer é o seu trabalho.

Caros leitores no próximo dia 19 se comemora uma data muito especial, trata se do dia internacional de combate ao câncer de mama, onde se faz necessário reforçar sua importância e quais são as medidas que se tomadas podem salvar a vida de muitas mulheres.

Outubro Rosa é um movimento internacional criado nos anos 90 com o objetivo de combater o câncer de mama e promover a conscientização a respeito do tema, assim ajudando as mulheres no que se diz respeito ao diagnostico e tratamento dessa doença.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo, e que apresenta muitos fatores de risco que podem favorecer o seu surgimento, entre eles temos fatores genéticos, hormonais e fatores comportamentais, como o sedentarismo, sobrepeso, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

Dada a grande frequência do câncer de mama na população mundial, a prevenção do mesmo é a melhor maneira de poder evitar o seu crescimento é a realização regular de um autoexame nas mamas, e ou a realização de uma mamografia, principalmente para mulheres acima dos 50 anos de idade, onde se pode detectar o câncer em seus estágios iniciais, o que aumenta muito a chance de sucesso do tratamento.

Além da realização dos exames, as boas praticas de uma vida saudável, como a realização de atividades físicas regulares, uma boa alimentação com vegetais, manter o peso corporal adequado podem reduzir e muito a chance de surgimento do câncer de mama.

Portanto é importante manter se sempre informado e buscar um profissional de saúde sempre que notar qualquer alteração, já que o quanto antes descoberto, o câncer de mama deixa de ser um pesadelo na vida da mulher, e traz uma nova chance de aproveitar o que há de bom na vida.

Mauro Junior Borges Pinto

Estudante de medicina

Universidade de Buenos Aires

SAÚDE - O QUE ACONTECE EM SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ ? Episódio I

SAÚDE: De quem é a responsabilidade?

Existe uma divisão de responsabilidades entre os três poderes: Federal, Estadual e Municipal. Cada um tem as suas funções, os seus limites de atuação, mas o ideal para o funcionamento do sistema de saúde nas cidades é a gestão conjunta de todos esses atores

Qual a responsabilidade da Prefeitura?

A Prefeitura é o principal órgão responsável pela área da saúde. O prefeito e a equipe de gestão dos serviços, pela Secretaria Municipal de Saúde, que são os responsáveis pelas ações e serviços de saúde naquele local. Logo, tanto a criação de políticas públicas municipais como a aplicação de políticas nacionais e estaduais devem ser feitas pela equipe do município. O planejamento de ações no Sistema Único de Saúde em âmbito local dependerá de recursos próprios do município (mínimo de 15% de sua receita) e dos repassados pela União e pelo estado. Os municípios têm a responsabilidade principal de prestar os serviços, de colocar em prática tudo o que é planejado em âmbito estadual, federal e municipal.

EXPEDIENTE:

A Opinião, 20/10/2022 Página 06
A OPINIÃO Semanário Noticioso, Literário e Político Independente. Rua Osório Avelar, 61 Centro 37490 000 São Gonçalo do Sapucaí MG CORRESPONDÊNCIAS para: e mail: aopiniaosgs@gmail.com
>>> Próxima
edição Episódio
II .
A Infraestrutura SEM RUMO

MUSICOTERAPIA

Oqueémusicoterapia?Conheçatipos,comofuncionaebenefícios

Se tem uma coisa que a gente já sabe é que a música traz muitos benefícios para a nossa rotina: ela aumenta a concentração, auxilia no desenvolvimento motor, melhora a qualidade do sono, facilita a interação social e nos dá mais disposição para encarar o dia!

O que muitos desconhecem é que a música também pode ser uma grande aliada no tratamento de doenças. É isso mesmo: o potencial terapêutico de sons e canções é tão alto que hoje a musicoterapia é uma atividade clínica regulamentada na área da saúde.

O que é musicoterapia?

A musicoterapia é uma prática terapêutica, baseada em evidências científicas, que utiliza a música no tratamento e reabilitação de indivíduos. O trabalho é feito a partir dos efeitos causados no corpo pelas ondas sonoras e pelas associações mentais provocadas pelas canções.

Embora os benefícios medicinais da música sejam conhecidos desde antes de Cristo, somente no século XX é que a musicoterapia se profissionalizou.

Isso porque, durante a Segunda Guerra Mundial, foram realizadas pesquisas com ex combatentes que comprovaram os benefícios do tratamento musical na diminuição da dor, do estresse e da ansiedade.

Quais são os tipos de musicoterapia?

Atualmente, dois métodos são empregados na musicoterapia: o receptivo, quando o musicoterapeuta toca a música para o paciente, e o ativo, quando a pessoa realiza atividades junto ao terapeuta, como cantar, dançar e tocar instrumentos.

Durante as sessões, questões como o contexto social, o gosto pessoal e a bagagem musical são levadas em conta, a fim de facilitar a comunicação e o aprendizado do paciente e potencializar os resultados

Benefícios da musicoterapia

A musicoterapia tem vantagens que vão desde o desenvolvimento cognitivo até o alívio de dores crônicas e redução do risco de complicações cardíacas.

VEJA alguns dos principais benefícios dessa prática terapêutica. Confira:

• Estímulo do bom humor;

• Redução do estresse;

• Alívio de crises de ansiedade;

• Melhora da expressão corporal;

• Controle da pressão arterial;

• Aumento da capacidade respiratória;

• Alívio de dores de cabeça;

• Estímulo da coordenação motora;

• Auxílio na tolerância de dores crônicas;

• Auxílio na tolerância ao tratamento contra o câncer;

• Apoio ao tratamento de doenças neuropsiquiátricas;

• Melhora nos distúrbios comportamentais;

• Redução do risco de complicações cardíacas;

• Melhora na qualidade de vida

Ademais, há um modelo de musicoterapia chamado Musicoterapia Comunitária, que tem o objetivo de facilitar o engajamento e organização de determinados indivíduos de um grupo para que possam enfrentar a vida em sociedade.

Como funciona a musicoterapia?

Quando estamos cantando, tocando um instrumento ou simplesmente ouvindo uma música, a região do cérebro responsável pelas emoções e comportamentos sociais são ativadas. Isso aumenta a produção de endorfina, substância produzida pelo corpo que gera sensação de prazer, o que auxilia no tratamento da depressão, do estresse e da ansiedade.

Além disso, a música também ativa o hipocampo, estrutura do cérebro responsável pela memória, o que a torna grande aliada no tratamento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Basicamente, qualquer pessoa pode ser beneficiada pela musicoterapia. Desde quem procura apenas aliviar a tensão do dia a dia a pessoas com enfermidades mais graves, a prática é uma importante aliada na recuperação e manutenção da saúde.

Em pessoas idosas, a musicoterapia é empregada como medida preventiva para manter as funções cognitivas e motoras, como a fala, a memória e o bom funcionamento do corpo, além de trabalhar o lado emocional e social.

Além disso, a terapia musical também é utilizada no tratamento de pacientes com doenças cardíacas, como a Doença Arterial Coronária, depressão, demência, amnésia, afasia, autismo e pessoas que sofreram um AVC.

E como se não bastasse, a musicoterapia ainda é recomendada na reabilitação de dependentes químicos, reintegração de menores infratores e no auxílio de estudantes com dificuldades de aprendizado.

Eusouamúsica,dasartes,amaisantiga.

Eusoumaisqueantiga,eusoueterna. Minhalinguageméuniversal.

MesmoantesdavidacomeçarnestaTerra,eujáestavaaqui nosventosenasondas,quandoasprimeirasárvores,flores epastosapareceram,euestavaentreeles.

EquandooHomemsurgiu,tornei meimediatamenteoveículomaisdelicado,maissutilemaispoderosoparaamanifestaçãodasemoçõesdoHomem.

Quandooshomenserampoucomaisqueanimais,euosinfluencieideformabenéfica.

Emtodasasáreas,inspireioshomenscomesperança;inflameioseuamor;dei lhesvozparasuasalegrias;estimulei os para realizarem valorosas façanhas; e os consolei nas horasdedesespero.

Representeiumgrandepapelnodramadavida,cujoalvoe propósitoeramagrandeperfeiçãodanaturezadohomem.

Atravésdaminhainfluência,anaturezahumanaelevou se, abrandou seetornou semaisaprimorada.

Comaajudadoshomens,tornei meumaarteSuperior. Possuoumagrandequantidadedevozes,deinstrumentos. Estounocoraçãodetodososhomensenaslínguas,emtodasasterrasentretodosospovos;oignorantemeconhece tantoquantooerudito,poiseufaloatodososhomens,numa linguagemquetodosentendem.

Atéossurdosconseguirãomeescutar,seprestarematenção àsvozesdesuasprópriasalmas.Sou o alimento do amor. Porisso,estou,inclusiveacimadeste.

EnsineiaosHomensadelicadezaeapaz;eosconduzina direção de feitos heroicos. Levo conforto aos solitários e concilioosconflitosdasmultidões.

Souumaluxúrianecessáriaatodososhomens. EusouaMÚSICA.

A Opinião, 20/10/2022 Página 07
Desde janeiro de 2017, o Ministério da Saúde passou a oferecer musicoterapia gratuitamente por meio do SUS como prática integrativa.
A música é a arte mais direta! Ela entra no ouvido, vai para o coração e manifesta se na alma.

DEVASTADORAS CHUVAS DE GRANIZO

Dias 3 e 4 do corrente mês de outubro de 2022 ficarão marcados na história da cidade, como destaque negativo, em virtude dos temporais de granizo que assustaram e deixa- ram rastros de destruição, não somente na cidade, mas na região do sul de Minas Gerais. Não nos recorda- mos nesses 70 anos passados de algo tão assustador. Parecia realmente que o mundo estava acabando, tal a força das tempestades. Na segunda, dia 3, pedras de gelo maiores que um ovo caiam nos telhados provocando um caos total. Já no dia seguinte, pedras menores mas em maior quantidade, completavam o transtorno.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva de granizo ocorre quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera. Devido ao contraste brusco de temperatura, as go- tas de água se solidificam. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas ‘cumulonimbus’ e caem em formato de granizo. Esse tipo de tempestade ocorre com a chegada de frentes frias. Explica o meteorologista do Inmet, que a causa da queda de granizo tão intensa nessas regiões. “Essas chuvas são decorrentes de forte instabilidade na atmosfera, que proporciona nuvens típicas de tempestades e resulta em precipitações em forma de granizo com acúmulo significativo” DE POSITIVO, a SOLIDARIEDADE das autoridades e da população, que, imediatamente não mediram esforços para socorrer os que ficaram desabrigados e perderam muito bens, ou até quase tudo. Fica a dica para as autoridades e àqueles que prestam ajudas, que, em breve visita aos locais afetados, detectamos muitas casas que receberam doações de telhas, mas não tem mão de obra para troca las.

OBS: ALÉM DISSO, há intensas RECLAMAÇÔES na DEMORA para DISTRIBUIÇÃO DAS TELHAS por parte da Prefeitura.

Por fim, ressalta se no texto acima, “Esse tipo de tempestade ocorre com a chegada de frentes frias”. Hoje, 20 de outubro estamos entrando numa nova frente fria. Há que se ficar em ALERTA MÁXIMO !!!!

A Opinião, 20/10/2022 Página 08

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.