A OPINIÃO - 4ª Edição

Page 1

O comportamento de uma pessoa, seu modo de agir conforme os valores sociais e humanos, é a representação do caráter. O caráter é construído socialmente. Ao longo da vida, a pessoa é socializada e internaliza alguns valores fundamentais para a vida coletiva em sociedaEstesde.

• se a capacidade da entidade para prestar serviços melhorou ou piorou em comparação com exercícios anteriores;

A prestação de contas anual das organizações do setor público deve proporcionar uma visão estratégica e de orientação para o futuro quanto à sua capacidade de gerar valor público em curto, médio e longo prazos, bem como do uso que fazem dos recursos públicos e seus impactos na socieda-

Ao Presidente cabe prestar as contas consolidadas de todo o governo.

Essas normas também definem as Unidades Prestadoras de Contas da Administração Pública Federal (UPC) que devem prestar contas do valor público gerado, preservado ou entregue à sociedade e do uso apropriado dos recursos que lhes foram entregues para isso.

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo.

• Honestidade • Sinceridade • Confiabilidade • Responsabilidade • Honra •

O propósito da prestação de contas é ASSEGURAR A TRANSPARÊNCIA E A RESPONSABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, bem como dar suporte às decisões de alocação de recursos, promover a defesa do patrimônio público e, sobretudo, informar aos cidadãos, que são os usuários dos bens e serviços produzidos pela administração pública e principais provedores dos recursos para o seu funcionamento.

constitui assim em UM DOS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DEMOCRÁTICOS de comunicação entre governo, cidadãos e seus representantes.

A Prestação de Contas Anual é um dever estabelecido na Constituição que obriga tanto o Presidente da República quanto os administradores de órgãos e entidades do setor público (arts. 70 e 71 da Constituição Federal).

• quais são os recursos atualmente disponíveis para gastos futuros, e até que ponto há restrições ou condições para a utilização desses recursos; a extensão na qual a carga tributária, que recairá sobre os contribuintes em períodos futuros para pagar por serviços correntes, ou o endividamento, tem evoluído.

• se a entidade prestou seus serviços à sociedade de maneira eficiente e eficaz;

O caráter pode ser medido pelo grau de confiança que a pessoa inspira a partir de seu comportamento, da retidão de suas ações e pela honestidade em suas relações.

Sede.

valores éticos e morais são responsáveis por influenciar o modo de agir e a relação de um indivíduo com os demais e define a sua própria Valorespersonalidade.queformamo caráter:

Essa prestação de contas toma a forma de uma autoavaliação.

UmaLealdadepessoa

Os procedimentos e regras, os conceitos fundamentais, os princípios básicos e os elementos de conteúdo para elaboração dessa avaliação são definidos pelo TCU em atos normativos.

ANO: I São Gonçalo do Sapucaí MG, 15 de setembro de 2022 Nº 004

PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GASTOS PÚBLICOS

Aos demais administradores, cabe prestar contas dos resultados alcançados na GESTÃO DOS RECURSOS CONFIADOS À SUA RESPONSABILIDADE em face dos objetivos de interesse coletivo estabelecidos pelo poder público (accountability)

O QUE É O CARÁTER DE UM CIDADÃO

conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral.

O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

ESPERA SE QUE as prestações de contas das organizações do setor público forneçam informações para subsidiar avaliações em questões como:

É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O caráter é o que define a personalidade e a índole de uma pessoa.

Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida, incontestável, digna de confiança por agir corretamente. Assim, o caráter forte é definido como um caráter ético, não se deixa levar por alguma desonestidade, por uma vantagem ou por uma via mais fácil para a realização de algo. O caráter que determina a escolha do indivíduo e conduz à retidão das ações.

FOTO

De 1970 a 1974, Atuou como Coletor Federal na cidade de São Gonçalo do Sapucaí MG;

Tão logo colocamos nossos heróis num pedestal podemos começar a esperar sua queda.

De 1984 a 1985, atuou como Fiscal do Tesouro Nacional, com sede em Santa Rita do Sapucaí, cargo em que se aposentou do Serviço Público;De1988 a 1990, exerceu o encargo de Presidente da Vila Vicentina, em São Gonçalo do Sapucaí.

Recentemente um destacado líder tomou decisões equivocadas e suas falhas vieram a público. Sua reputação de homem íntegro e de princípios éticos sofreu considerável dano. Como um de seus admiradores, eu estava entre os que ficaram surpresos e consternados com as revelações. Aquele homem não exibia nenhum sinal que poderia cair em desgraça. Mas cedo ou tarde, todos nós podemos cair, mesmo vivendo segundo valores que nos são caros.

Em 16/09/1958, casou se com Da. Maria Inês Vilela Rezende;

SÃOGONÇALENSES INESQUECÍVEIS:

ROBERTO LEONEL DE REZENDE

Quem são os seus heróis, aqueles por quem você tem grande admiração, pessoas cujo exemplo gostaria de Todosimitar?nós temos pessoas por quem nutrimos grande estima. Homens e mulheres que estabelecem um parâmetro elevado de comportamento e desempenho pessoal e profissional.

Professor Roberto Leonel de Rezende nasceu em 08 de setembro de 1925, em São Gonçalo do Sapucaí MG.

Em 11 de março de 1990, faleceu em São Gonçalo do Sapucaí, deixando viúva Da. Inês e deixando os filhos Suzana Vilela de Rezende, Roberto Leonel de Rezende Filho, Kátia Vilela de Rezende, Joaquim Leonel Vilela de Rezende, Ivan Vilela de Rezende e Simone Vilela de Rezende.

Existe apenas um problema com esses heróis: são humanos como nós e erram. Quando isso acontece, nos sentimos desapontados e traídos, porque deixaram de viver à altura de nossas expectativas.

A Opinião, 15/09/2022 Página 02

Em 1974, formou se como Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha;

Em 1966, nomeado por concurso público, para o funcionalismo federal (Ministério da Fazenda), lotado na cidade de Campanha;

A ARMADILHA DO PEDESTAL

Um dos GRANDES LEGADOS do ex prefeito JOSÉ JORGE VILELA para sua comunidade, no que tange ao aspecto cultural, foi, sem dúvidas, o apoio irrestrito à maravilhosa obra do saudoso, PROF ROBERTO LEONEL DE REZENDE, que deixou uma eterna contribuição intitulada RUDIMENTOS HISTÓRICOS DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ, MINAS GERAIS

FATO em

Em 1962, Foi Diretor da Escola Técnica de Comércio Oliveira Andrade;De 1951 a 1963, atuou como funcionário, por concurso público, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE;

QUANDO SEU PERMANECE.TRABALHO

De 1974 a 1984, atuou como Exator Chefe da Coletoria Federal da cidade de Machado;

O contexto refere se a deixar de agir segundo padrões perfeitos e inabaláveis de Deus. Jamais encontrei uma pessoa perfeita. Você já? Portanto, todos nós nos encaixamos no “todos pecaram”.

SEMANA DA PÁTRIA em 1972. Autoridades militares e autoridades sãogonçalenses de envergadura ilibada: Dr Hervê de Campos Vargas, Dr Benedicto Pierini, Dr Joaquim Sérvulo Meirelles da Rocha, Dr João Roberto Puliti, Dr José Ibrahim de Carvalho, Dr Antônio Penha Nunes e Dr Flávio de Barros Gonçalves.

Por Robert J. Tamasy

Significa que deveríamos relevar, ignorar ou desculpar comportamentos errados? Não! Os que ocupam posições de liderança deveriam entender que serão julgadas de acordo com elevados padrões e expectativas, mais rigorosos que os aplicados a seus liderados, porque devem servir de exemplo. Porém, alimentar expectativas ou exigir perfeição deles não seria razoável nem realista.

Em 1960, formou se em Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Oliveira Andrade, desta cidade e atuou como Professor estagiário de matemática do Curso Técnico de Contabilidade da Escola Técnica de Comércio Oliveira Andrade;

Em 1946, formou se no Curso Normal da Escola Norma e Oficial Bárbara Heliodora;

O HOMEM É ETERNO

AGRADECIMENTOS a todos, que, de uma maneira ou de outra, tem colaborado para a materialização do projeto de reativação do jornal A OPINIÃO...

A Bíblia, que considero o maior e melhor manual já compilado para o mundo empresarial e profissional, é bastante claro: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Romanos3.23).

EmEmCOLETIVAS1984,ATenda/SP;1988,conjuntacom

Segundo ele, "é preciso conservar o tradicionalismo das congadas, que está desaparecendo".

EmPRÊMIOSSauer/RJ.RECEBIDOS1989,PrêmioAquisição

ARNALDO NORONHA RAMOS, ARNÔ, nasceu em São Gonçalo do Sapucaí em 18/07/1948. Pintor, desenhista, escultor e professor. Arnaldo iniciou seu aprendizado nas artes no Seminário da Diocese da cidade da Campanha/MG Após seu aprendizado inicial em Minas Gerais, mudou se ainda novo para a capital São Paulo.

A Opinião, 15/09/2022 Página 03

50 anos da carreira do artista plástico, ARNALDO NORONHA RAMOS

Na metrópole paulista, se estabilizou profissionalmente nas artes Trabalhouplásticas.com grandes nomes das artes plásticas nacionais e Seuinternacionais.trabalhomarcou presença em diversas galerias e em famosas exposições de artes espalhadas por nosso Brasil.

Arnaldo participou de diversas exposições, das quais, destacaEmINDIVIDUAISmos:1991,ACongada, Ritmo e Movimento em cores pastel na Casa da Cultura Menotti Del Picchia, em Pouso Alegre/MG.

no SA Padre Mário Pennock na Casa Joka, em Itajubá/MG; Em 1991, Medalha de Prata no XX Salão Bunkyo/SP.

Indubitavelmente, Arnaldo Noronha Ramos, nosso artista plástico ARNÔ, é orgulho para todos nós, sãogonçalenses.

Hedva Megged, na Fundação Mokiti EmOkada/SP;1989,III SAP de Franca/SP; Em 1990, novamente com Hedva Megged, no Museu Amsterdam

Por doze anos, frequentou o estúdio da artista Hedva Megged. Em 1981, interessou se pela art nouveau e art déco e foi orientando sobre o estilo liberty pela arquiteta italiana Maria Bardelli, produzindo vários trabalhos e móveis em madeira, nesse esÉtilo.professor de artes na APAE desde 1990, transmitindo às crianças excepcionais o mundo de beleza e harmonia das formas, cores, movimento, ritmos e sons. Em 1991, ministrou o curso de Desenvolvimento da Criatividade na Casa de Cultura Menotti Del Picchia em Pouso Alegre/MG. Seus trabalhos retratam a Congada, uma dança típica africana que foi muito difundida na cidade natal do artista.

SÃO

A Opinião, 15/09/2022 Página 04

A Inconfidência Mineira foi uma das mais belas páginas da história do Brasil.

EXPEDIENTE: A OPINIÃO Semanário Noticioso, Literário e Político Independente. Rua Osório Avelar, 61 Centro 37490 000 São Gonçalo do Sapucaí MG CORRESPONDÊNCIAS para: WhatsApp 35 99115 3122 ou e mail: dcpierini@gmail.com

E não reclamaram os bens que eram muitas léguas de comprido por outras tantas de largo, advindo daí as terras sem dono, as terras de ninguém. Porque os parentes dos heróis, quase todos ignorantes, só conheciam o estigma que era o sinal da maldição que os marcara. Mas o tempo correu e as coisas aclararam se. E, das netas de José Eleutério a bisneta de Alvarenga D. Maria Efigênia Vasconcelos de Alvarenga Peixoto viveu conhecendo a sua história gloriosa. E com os anos começou a se orgulhar de sua ascendência e o orgulho trouxe lhe as lendas que seus pais lhe narravam com medo. E era tudo de ouro e seda, diamante e esmeralda e sonhos as coisas que eles lhe contaram. Seu bisavô Alvarenga... sua bisavó Bárbara... sua tia Maria Efigênia, princesinha do Brasil, que morreu de desgosto. E de tudo ficou lhe com uma impertinência de remorso, os apetrechos da montaria de Alvarenga. Aí, os anos que já alcançava, 90 na sua vida, arcaram lhe o corpo, plantaram lhe algodão na cabeça, e os olhos dela ficaram empanados com o véu do tempo, e a memória, antes, incrivelmente clara, começou a falhar. Depois desconhecia as coisas, e variava de um assunto para outro, desencontrando as ideias. E quis ir morar com o mais jovem de seus filhos, fazendeiro em Careaçu Fizeram lhe a vontade E lá, era doloroso ver lhe definhar Caminhava sozinha pelas pastagens verdes, procurando aqui e ali os arreios de prata com adornos de ouro que Portugal enviou de presente a Alvarenga, seu bisavô. E quando aparecia alguém, gritava que eram soldados procurando o herói, ou larápios em busca dos freios prateados com rédeas de ouro. E assim viveu seus últimos dias. Numa manhã encontraram na no leito, que já era o leito de dor. E na tarde de 12 de setembro de 1945, falecia, delirando, em Careaçu, a última vítima do heroísmo de Alvarenga, porque, com ela, terminava a quarta geração do herói.

“FOLHA

E FOI ASSIM...

E a plantazinha tenra da liberdade que ela foi, deitou raízes na terra virgem e vingou, porque para porvir, ela veio a ser o primeiro grito de consciência nacional que animou os colonos, que depois de 21 de abril de 1792, começaram a ser Ebrasileiros.osinconfidentes hoje passam perante nossos olhos como Hércules que quiseram arrebentar os elos da corrente que nos jungia à coroa portuguesa. E desfilam vivos dentro da enormidade do tempo, todos iguais merecedores da nossa admiração. Claudio o suicida ou o que foi assassinado. Tiradentes, o que legou o sangue para aguara a árvore que ele ajudou a enraizar na terra. Gonzaga o que era português e que negou Joaquim Silvério dos reis das desditas e nojo do Brasil. E depois, Alvarenga e Bárbara, ele o símbolo do pai e do poeta, ela a primeira heroína brasileira. Todos tiveram os bens confiscados, tiveram degredo, exceto o Mártir. Mas, excetuou se ninguém de que não fosse considerada infame toda a descendência até a quarta geração. E aí apareceu a troca de nomes. Os da Silva Xavier, os Emanuel da Costa, os Alvarenga Peixoto desapareceram dos registros de nascimento E também desapareceram da terra mineira. Entre esses, os descendentes de Alvarenga e Bárbara tiveram os nomes contravertidos. E apenas um escapou à perseguição. Chamava se José Eleutério, e embrenhou se no sertão paulista. Deixou poucos filhos, que, amedrontados, vivendo como bichos, escondiam de tudo a sua ascendência estigmatizada. Os netos de Eleutério não tiveram melhor sorte. Um deles, rico em Congonhas, foi assassinado. E a família composta só de mulheres fugiu. A independência já havia sido proclamada, mas os primitivos seres que descendiam de Bárbara desconheciam o perdão e a devolução dos bens, assim como a elevação de heróis para os inconfidentes.

E FOI ASSIM... que morreu a derradeira bisneta de Bárbara Heliodora D. Maria Efigênia Vasconcelos de Alvarenga Peixoto, minha bisavó. NO JORNAL DE GONÇALO”, em 21 de agosto de 1949, pelo saudoso Desembargador DR HELIO JACOB.

INTERESSANTE ARTIGO PUBLICADO

Pedro entregou o poder a Leopoldina a 13 de agosto de 1822, nomeando a chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil, com poderes legais para governar o país durante a sua ausência e partiu para apaziguar São Paulo.

esperava por certo merecer lhe a aprovação imediata do seu plano. Só que não. Bárbara Heliodora, depois de lançar lhe um olhar pasmo, censurou lhe firmemente a ideia com duras palavras:

A princesa recebeu notícias que Portugal estava preparando ação contra o Brasil e, sem tempo para aguardar o retorno de Pedro, Leopoldina reuniu se na manhã de 2 de setembro de 1822, com o Conselho de Estado, e redigiu carta a D. Pedro I. Em sua carta, Leopoldina sugere a Pedro proclamar a Independência do Brasil, com a advertência: "O pomo está maduro, colhei o já, senão apodrece".

Há exatos DUZENTOS anos, a Princesa Regente Interina do Brasil, D. Maria Leopoldina, reunia o Conselho de Estado para discutir as ações que precederiam a In"Quandodependência!D. Pedro viajou a São Paulo em agosto de 1822, Leopoldina exerceu a regência.

O oficial chegou ao príncipe no dia 7 de setembro de Enquanto1822. se aguardava o retorno de Pedro, Leopoldina, governante interina de um Brasil já independente, idealizou a bandeira do Brasil, em que misturou o verde da Casa de Bragança e o amarelo ouro da Casa de Habsburgo Lorena. Outros autores opinam que Jean Baptiste Debret, artista francês, foi o autor do pavilhão nacional que substituía o azul e branco da vetusta corte portuguesa, símbolo da opressão do antigo regime. Depois disso, Leopoldina se empenhou a fundo no reconhecimento da autonomia do novo país pelas cortes europeias, escrevendo cartas ao pai, imperador da Áustria, e ao sogro, rei de Portugal.

Era Alvarenga Peixoto figura de grande prestígio e destaque nesta zona, onde além de grande proprietário de terras e águas minerais possuía para mais de 200 escravos, e possuía ainda a patente militar de Coronel do Primeiro Regimento de Cavalaria de Santo Antônio do Vale da Piedade da Campanha. Com os recursos do dote de sua esposa empreendeu o coronel desenvolver a propriedade de sua casa, que pela atividade de seu braço prometia ser uma das primeiras da Capitania de Minas Gerais se adverso não tivesse sido o desenrolar.

Viva Bárbara Heliodora!

“Que é isto Alvarenga? Em que hora infernal gerou se esta ideia monstruosa de trair os teus amigos? Que resolução essa de cometer um crime abominável, lançar no calabouço, homens que confiaram em tua palavra, no teu segredo, no teu patriotismo e no teu caráter? Porque maldizer de uma tentativa generosa, renegar teus planos e desonrar teu nome?

Bárbara Heliodora ouviu-o sem interrompe-lo, naturalmente surpresa e digerindo suas palavras intercaladas de soluços com seu raciocínio de mulher sensata e compreensível, porém honrada e noAlvarengabre.

Ao ser descoberto o movimento, pela traição ignóbil do coronel Joaquim Silvério dos Reis, segue Alvarenga para casa, onde, ao deparar se com a alegria do lar, e sentir mais profundamente a dor da separação, que sabia vir, uma vez descoberto como um dos implicados, teve acentuada a ideia da delação, da desonra.

Foi aí que Bárbara Heliodora teve a sua participação importante na história.

BÁRBARA HELIODORA HEROÍNA DA INCONFIDENCIA

Por outro lado, evitava Alvarenga de sua família então residente em São João Del Rei qualquer alusão a obra patriótica em que se encontrava envolvido, de corpo e alma, esperançoso de triunfos e suAtécessos.nesse momento, pode se afirmar que a participação de Bárbara Heliodora na Inconfidência Mineira era nula no que diz respeito ao sagrado movimento de libertação propriamente dito.

Viva

DONA LEOPOLDINA HEROÍNA DA INDEPENDENCIA

Foi aclamada imperatriz em 1 de dezembro de 1822, na cerimônia de coroação e sagração de Pedro I. Na condição do Brasil ser à época a única monarquia das Américas, Maria Leopoldina foi a primeira imperatriz do Novo Mundo." Dona Leopoldina!

Grande foi sua influência no processo de independência. Os brasileiros já estavam cientes de que Portugal pretendia chamar Pedro de volta, rebaixando o Brasil outra vez ao estatuto de simples colônia, em vez de um Reino Unido ao de Portugal.

A Opinião, 15/09/2022 Página 05

Nem mais uma palavra. Se antes de te envolveres numa empresa tão arriscada, me houvesse consultado, meu tímido coração de mulher, prevendo o desastre, talvez te houvesse aconselhado uma neutralidade indigna. Agora não. Ou meu ouvido é infiel, ou recuso acreditar no que pensaste em fazer. Tu, traidor, Alvarenga? Não, não é possível! Que crime cometi para ser punida com essa desilusão que te abate do pedestal do meu culto? Tapou os olhos com as Emmãos...nome de Deus, Alvarenga, poupa teus amigos.”

A maconha é a droga ilícita mais usada no Brasil. Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizada em 2012, 7% da população adulta do país já fumou a erva e cerca de 1% da população brasileira é dependente dela.

A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS E PORQUE DEVEMOS TOMÁ-LAS.

A Opinião, 15/09/2022 Página 06

Drogas ! Mas que droga!

É possível observar que boa parte das drogas é legalizada e usada na medicina para tratar os mais variados tipos de doenças. No entanto, algumas delas geram polêmica por causar dependência. No Brasil, há uma grande quantidade de drogas proibidas, mesmo que sejam para tratamento médico. A regulamentação ou não de determinadas drogas varia conforme a legislação de cada país. Em alguns lugares, por exemplo, a maconha é usada na medicina, o que ainda não é permitido no Brasil.

BenzodiazepínicosCocaínaEcstasyLSDTabacoCafeínaMaconhaEnergéticosÁlcool(pastilhas)eNarguilé

a necessidade de se vacinar não está restrita somente a crianças, mas a todas a faixas etárias de nossa população, em especial a gestantes e idosos, onde a vacina pode fazer a diferença. O esforço de se vacinar e manter a quem você ama vacinado é um ato de amor e empatia que devemos espalhar. Já que essa é a maneira mais segura de nos manter longe de doenças que podem colocar em risco a vida de todos que amamos.

Drogas são todas e quaisquer substâncias capazes de alterar as funções fisiológicas ou psicobiológicas de um organismo. Dessa maneira, um analgésico ou um antiácido, frequentemente tomados para melhorar mal estar, também são considerados drogas. Entretanto, o termo “drogas” é comumente usado para definir as substâncias ilícitas, ligadas ao tráfico e ao mundo do crime. Apesar de não estar errado, definir como drogas apenas essas substâncias é uma abordagem ingênua.

Para entendermos melhor o que foi dito acima é preciso eu esclarecer um pouco mais sobre o funcionamento básico de nosso sistema imunológico. Ele está compostos de diversas células dentro das quais algumas são especializadas em identificar e secretar anticorpos que vão combater uma infecção viral e ou bacteriana, e em simultâneo se cria células imunes de memória, que vão se recordar de tal infecção e estão prontas para poder te defender caso ela venha a ocorrer novamente.

Já a algumas décadas escutamos falar cada vez menos de doenças que em um passado não muito distante foram as responsáveis de incapacitar e não permitir com que muitas crianças chegassem a idade adulta, doenças tais como o sarampo, poliomielite, rubéola e outras mais, porém muitas dessas doenças tem algo em comum, elas podem ser prevenidas e não impactar de maneira negativa nossa sociedade por intermédio das campanhas de vacinação.

Entre os brasileiros há um alto consumo de álcool, energéticos e tabaco, sobre os quais não há proibição de uso.

A mesma pesquisa aponta que 4% da população adulta já experimentou cocaína, seja em pó ou pasta base (crack, merla ou oxi), mas o índice de usuários é de 0,2%.

É comum também o uso de maconha e cocaína, que são substâncias proibidas.

Para mais informações sobre quais vacinas se pode tomar e como manter a caderneta de vacinações em dia, procure o calendário nacional de vacinação ou o postinho de saúde mais próximo de sua casa.

Ao utilizar desse mesmo princípio do funcionamento de nosso corpo, as vacinas nos oferecem a imunidade, graças a uma exposição controlada e gradual a certos micro organismos, onde se cria a memória para combater tais doenças sem o risco de exposição descontrolado, que pode ser fatal em alguns casos, especialmente quando se fala de crianças, onde o sistema imune ainda está aprendendo a lidar com uma série de doenças, onde algumas podem causar danos irreparáPortantoveis.

Drogas? o ideal mesmo é ... SE LIVRAR DELAS !!!

Nessa última década no Brasil, vem ocorrendo uma queda na taxa de vacinação, principalmente de crianças, que não estão se vacinando devidamente, o que nos coloca em um quadro de alerta de saúde, onde já estamos observando um aumento tímido de algumas doenças como o sarampo, e colocando todos em risco do ressurgimento de doenças como a poliomielite, que já apresenta casos em países como Estados Unidos e Israel.

E não se esqueça, AS VACINAS SALVAM VIDAS !

Mauro Junior Borges Pinto

São consideradas drogas todas as substâncias capazes de alterar as funções fisiológicas ou psicobiológicas do corpo.

Droga é um termo amplo e pode significar desde remédios a substâncias ilícitas

Estudante de medicina na Universidade de Buenos Aires.

Quais são as drogas mais usadas no Brasil?

A proteção brindada pelas vacinas é algo conhecido em nossa sociedade desde o século 18, quando foi descoberta a primeira vacina pelo médico e pesquisador Edward Janner, que utilizava das secreções purulentas de pacientes com varíola para imunizar a população, prevenindo assim sua disseminação, e garantindo uma vida sem a chance de padecer de tal Hojedoença.emdia contamos com diversas tecnologias de fabricação de vacinas, entre elas estão presentes algumas que podem conter somente uma parte do vírus ou bactéria que causa a doença, que é o suficiente para o nosso sistema imunológico reconhecer e poder memorizar tal doença, para atacá la caso seja necessário, e mais recentemente temos a disponibilidade vacinas de mRNA, que foram utilizadas recentemente em vacinas como a da Pfizer para o Covid 19, em que não é necessário a utilização de parte do vírus ou bactéria, assim deixando a mais segura para sua utilização.

(ansiolíticos)

Dois sentimentos inerentes ao poder nunca falham ao produzir esta desmoralização; eles são: o desprezo às massas e a “supervalorização dos méritos pessoais”

Em meados dos anos 50, um grande incêndio aconteceu na nossa cidade, conforme relatava na época a edição do A OPINIÃO, em 18 de setembro de 1955. Foi um trágico acontecimento, que até o redator da matéria publicada se equivocou no nome da rua. Na verdade, o imóvel atingido era na rua Raimundo Corrêa, em frente a Escola Estadual Dr João Pinheiro. Felizmente não houve vítimas fatais, apenas algumas pessoas com queimaduras leves. Numa ocasião que não havia recursos, a bravura dos funcionários e a solicitude da Vigor, debelaram o referido incêndio, impedindo seu alastramento, conforme a nota publicada no fac símile abaixo:

“As massas” diz um homem a si mesmo, “reconhecendo sua incapacidade de governar por conta própria, me elegeram seu líder. Com esse ato proclamaram publicamente sua inferioridade e minha superioridade (verdadeira presunção).

Devemos tentar demonstrar isto examinando as consequências de um governo voltado para as massas e formado por uma minoria, a princípio tão inteligente e devota, mas astuta e oportunista quanto gostariam, em um Estado ideal, fundado em contrato Suponhamoslivre.

Aqui, então, a sociedade é dividida em duas categorias, se não ainda duas classes, na qual uma, composta pela imensa maioria de cidadãos, livremente se submete ao governo de seus líderes eleitos, e a outra, formada por um pequeno número de privilegiados e oportunistas por natureza, reconhecidos e aceitos como tais pelo povo e encarregados pelos mesmos de governá los.

Dependentes de eleição popular, primeiramente são distinguidos da massa de cidadãos unicamente pelas pseudas muitas qualidades que os levam a serem escolhidos, e são, naturalmente, os mais devotados e úteis de todos. Ainda não tomaram nenhum privilégio para si mesmos, nenhum direito particular, exceto àquele de exercer, até onde o povo desejar, as funções especiais às quais foram encarregados. Mas os oportunistas que lhe cercam, sim, exatamente pela cegueira que o poder lhe causa. Quanto ao resto, pelo modo de vida, por suas condições e meios de existência, não se diferem em nenhum aspecto do restante, e então uma perfeita igualdade continua reinando entre todos. Parece até que estudaram na mesma escola.

Saídos da massa de cidadãos, onde todos são considerados iguais, eles ainda não formam uma classe à parte, mas sim um grupo de homens privilegiados e oportunistas apenas pela natureza, e por este motivo escolhidos via eleição pelo povo. Seu número é necessariamente bem limitado, pois em todos os tempos e países o número de homens dotados de qualidades tão notáveis que acabam por ganhar lhes automaticamente o respeito unânime de uma nação é, como a experiência nos ensinou, muito pequeno. Mas, “estão aprendendo”. Contudo, sob o peso de fazer um má escolha, o povo sempre será forçado a escolher seus governantes dentre estes.

O PODER CORROMPE O QUE HÁ DE MELHOR (...pelo menos o que se acha ser...)

Não é isto algo que faz um homem perder não só sua cabeça, como também seu coração, e o transforma em um louco orgulhoso? É isso o que o poder e o hábito de comandar fazem com até o mais inteligente e virtuoso dos homens, uma fonte de aberrações, tanto intelectuais como morais.

>> Pode esta igualdade ser mantida a longo prazo? Nós afirmamos que não e nada é tão fácil de se provar. Nada é mais perigoso para a moralidade pessoal de um homem do que o hábito de comandar. O melhor homem, o mais inteligente, desinteressado, generoso, puro, irá, certamente, ser corrompido por este encargo.

Em meio a esta multidão de homens, mal os reconhecendo como iguais a mim, somente eu sou capaz de dirigir os assuntos públicos. O povo necessita de mim; portanto, deve obedecer a mim para sua própria segurança, e condescendendo em obedecê lo, estou fazendo lhe um favor.”

O Estado não é nada além de dominação e exploração regularizadas e sistematizadas.

Eles foram eleitos pelo povo por serem os mais inteligentes, astutos, sábios, corajosos e devotados. Pelo menos, na opinião dos próprios, que, com abstinência de humildade, são convencidos disso, nem imaginando que, os eleitores, no caso, almejavam mesmo é pela mudança, alternância de poder, e que foram, apenas, o mecanismo disponível, no momento.

A Opinião, 15/09/2022 Página 07

Errado! É obrigação !

NO ALVO

que o governo seja restrito apenas aos melhores Acidadãos.princípio esses cidadãos são privilegiados não por direito, mas sim por um fato.

PAISAGEM BUCÓLICA NA PRAÇA PRINCIPAL :

QUEVOCÊFALTAMEFAZ!

rouassim.Masateasimperfeiçoeseramperfeitasparamim,porper- mitiremqueaprendessemosnopalcorealda vidaadurezadadoaçao plenaemummundodegananciaeinteresses pessoaisavassaladores. Maseletambemtinhasuasperfeiçoes,como todoserhumano:rigor decarater,humildadegenuína,feemDeus, confiançanoamorcomo basedocasamentoepilardafamília,capacidadedetrabalho,ages- taoapuradaerealizadora,eacimadetudo,a capacidadedeenxergar verdadeiramenteaspessoas,respeitandoe valorizandooqueelaseramenaooqueelastinham.Haduassemanasreencontreiumamigodele,emSaoGonçalodoSapucaí,que,emocionado,medisse:“seupaiconseguiafazercomquetodasaspessoassentissemque eramimportantes,especiais.”Eassimmesintoatehoje:especialporganhardeDeusaoportunidadedeserseu filhoeimportanteportertidoaoportunidadeímpardeaprendercomeleetransmitirmuitodissoparameus filhos.Quefaltavocemefaz!

“Quefaltavocemefaz”e meuunicopoema.Foi escritoderepente,quandoeuolhavaparameu primeirofilhoepensava nomeupai,queprecocementenosdeixou.Que faltavocemefazeafraseperfeitaparatransmitirossentimentosdiante daausencia,distancia (física)esilencio,que emnadacombinamcom ele.Meupainaofoiperfeitoenuncaseconside-

(EDUARDO VALIAS VARGAS)

Centro da cidade, em sua praça mais importante, encontra se, em estado de abandono o Solar que já foi palco de tantas reuniões importantes, de tantos debates acalorados, de tantos atos decisivos, de tantas visitas imponentes, dentre as quais, do então Governador de Minas Gerais, Presidente da República em seguida, Dr Juscelino Kubitschek de Oliveira , e que hoje se encontra em estado de abandono, a mercê do passar do tempo, não por desejo de seus proprietários, mas pela burocracia, que impede qualquer solução, que não seja a determinação de sua restauração, cujo valor para tal, se torna inviável, devido à sua estrutura antiga, ferindo assim, o direito de propriedade, como a própria vista desgastada que tira a beleza da praça Alberto Rocha, tornando o como uma paisagem bucólica. Se a demolição foi impedida pela lei dos homens, o tempo se encarregará de faze lo, transformando o a cada dia num monte de entulhos. Onde estariam o bom senso e o direito de propriedade? Preservá lo custa caro pois a estruturas de suas paredes, de pau a pique, centenárias, já não suportam grandes pesos, e, jamais ficaria igual ou com as mesmas características do original. Não se sabe a quem recorrer, mas clama se que seja dada aos proprietários a decisão de resolver o que fazer. Enquanto isso, passa tempo, e o problema maior a cada dia... Cada vez pior...

A Opinião, 15/09/2022 Página 08

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.