1 minute read

O que são os Drishtis e para que servem?

Drishti é o termo sânscrito que vagamente se traduz em “área de foco” ou “um lugar para olhar fixamente”. Drishti é uma técnica que está integrada nos ensinamentos de grandes professores de yoga, (Sri K. Pattabhi Jois em Ashtanga, BKS Iyengar, Desikachar e muitos mais). Essa idéia do “olhar focado” dentro de uma prática de yoga tem um significado profundo e rico.

Pode parecer um conceito muito sutil para alguns, mas se olharmos para ele com um uma perspetiva mais filosófica, drishti é uma ferramenta de múltiplas camadas que pode auxiliar a qualquer praticante de yoga, mesmo que você pratique há 30 anos ou foi ontem na sua aula experimental.

Advertisement

Se você é novo na prática de yoga, ou se você está trabalhando em novas posturas que o seu corpo não está acostumado ainda, drishti pode ser utilizado na sua expressão puramente física e mecânica. A primeira coisa que drishti oferece em sua prática de yoga é o equilíbrio. Se você estiver em uma postura que está desafiando o equilíbrio ou a sua capacidade para não cair, drishti é seu melhor amigo. Nos Drishtis, essa observação do ponto não provoca nenhuma identificação com o objeto observado. Ela vai além do físico, e causa na verdade um direcionamento para o foco interno. Esse foco interno leva ao aprimoramento e aprofundamento das posturas, pois a nossa percepção das sensações fica mais aguçada e nos leva ao maior entendimento do Asana, dos alinhamentos e da nossa essência, que é única. Os Drishtis também têm o poder de estimular os músculos e nervos óticos. Através deles, chegamos ao sistema nervoso central, e isso também é imprescindível no processo de estabilização da mente. E são muito úteis no tratamento de patologias psíquicas, depressão e ansiedade.

This article is from: