cmyb
Terça-feira
02 FEVEREIRO DE 2016
DIRETOR: BENEDITO FRANCISQUINI
ANO XXI - N0 3046 R$ 1,00
www.tribunadovale.com.br
CRISE
Conselho Tutelar deixa de enviar crianças para Casa Lar Antônio de Picolli
Os problemas de segurança e estruturais da Casa Lar Cantinho do Céu em Santo Antônio da Platina chegou ao seu limite esta semana depois que o Conselho Tutelar anunciou ontem, 1º, que a partir de agora não vai mais mandar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade para a entidade. As recorrentes falhas na segurança e no atendimento aos abrigados fez com que o Conselho Tutelar promovesse também na manhã de ontem uma reunião com represen-
Conselheira Simone Santana com crianças que deveriam ser abrigadas na Casa Lar: problemas de segurança e falta de funcionários
tantes da Casa Lar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Assistência Social para discutir o destino de quatro crianças que foram retirados da família e sobre as melhorias que precisam ser adotadas na entidade. A insegurança por parte dos conselheiros se prolonga desde 2014. Desde então já protocolaram quatro pedidos de providências judiciais envolvendo a entidade. O Ministério Público Estadual investiga as denúncias.
PÁG. A8
LOCAL
CAMBARÁ
Acúmulo de entulho faz moradores da Tribunal de Vila Ribeiro pedir socorro à prefeitura Contas emite certidãodefinitiva
Antônio de Picolli
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná expediu, na última quarta-feira (27) a certidão liberatória para o município de Cambará. A confirmação foi feita pelo secretário de Administração, Claudio Dutra. De acordo com o secretário este é um momento para se comemorar, tendo em vista, que sem o documento o município teve dificuldades para receber recursos do Estado e da União, isso sem contar que com a ausência do documento a administração de Cambará deixou de receber recursos através de emendas parlamentares o que gerou críticas ao prefeito João Mattar Olivatto (PSC).
PÁG. A3
EDUCAÇÃO INFANTIL
Estados e municípios poderão construir creches em escolas que já existem
Carcaças de veículos e lixo se acumulam na Rua Aurora na Vila Ribeiro
Moradores da Vila Ribeiro, em Santo Antônio da Platina, cobram mais atenção à administração pública para resolver os graves problemas registrados no bairro. Além da falta de infraestrutura para garantir a manutenção nas vias, a maior preocupação dos habitantes é com o acumulo de lixo e carcaças de veículos e, até de animais, que estão sendo descartados no local. De acordo com o empresário Valdiley Nunes Marcelino, que reside na rua Aurora, a solução para os problemas está sendo cobrada há mais Sem tempo hábil de construir prédios para cre- de um ano pelos moradores, porém, nenhuma solução foi apresentada até agora pelos responsáveis. ches e pré-escolas para atender a toda a demanda PÁG. A8 do país, o Ministério da Educação (MEC) oferece a estados e municípios a opção de construir espaços voltados para atender a crianças de 4 e 5 anos em CONSUMIDOR TRÂNSITO AEDES escolas que já existem. Oferecer educação para ECESSÃO crianças de até 5 anos será prioridade nos inves- Comérvio Procon do PR Em três anos, Agentes agora timentos da União em estados e municípios, diz o fez 86 mil velocidade podem entrar ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Por lei, Varejistas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil já fechou atendimentos lidera ranking em casas terá que incluir ainda este ano 600 mil crianças 80 mil lojas em 2015 de infrações abandonadas em pré-escolas.
PÁG. A4
PÁG. A5
PÁG. A4
PÁG. A4
PÁG. A5
cyan magenta yellow black