cmyb
Quarta-feira
31 DE MAIO DE 2017
DIRETOR: BENEDITO FRANCISQUINI
ANO XXII - N0 3367 R$ 1,00
www.tribunadovale.com.br
NORTE PIONEIRO
Governo vai assumir gestão do HR Antônio de Picolli
O Governo do Paraná vai assumir a gestão integral do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina. A medida foi confirmada ontem (30) durante reunião, em Curitiba, do secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, com dezenas de prefeitos da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro). O serviço passará a ser administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Funeas), entidade ligada ao Governo do Estado e
que já atua em unidades como o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, e o Centro Hospitalar de Reabilitação, em Curitiba. A expectativa é que a mudança ocorra em até 270 dias. Com 73 leitos, sendo 10 de UTI neonatal, o hospital se consolidou como referência regional para a Rede Mãe Paranaense. São realizados pelo menos 185 partos por mês. Além disso, a taxa de ocupação geral da unidade subiu de uma média de 20% para 80% dos leitos nos últimos anos.
PÁG. A3
TRANSPARÊNCIA
Audiências públicas debatem o planejamento de Wenceslau Braz
Contador Nilton de Lima, contador deixou várias perguntas sem respostas
LOCAL
Diretor lê relatório, mas não sabe explicar uso de verbas públicas
O que seria uma audiência pública para Secretaria de Finanças de Santo Antônio da Platina explicar a aplicação dos recursos arrecadados pelo município durante o primeiro quadrimestre de 2017,serviu quase que exclusivamente para o diretor contábil da pasta, Nilton Santos de Lima apenas ler um relatório com o comparativo da receita no período. Ao discursar para os vereadores da cidade e cerca de 30 pessoas na Casa de Cultura Platinense, logo após a sessão ordinária do Legislativo, na segunda-feira, 29, Nilton não conseguiu responder os questionamentos da reportagem da Tribuna do Vale sobre a destinação dos recursos financeiros da prefeitura nos quatro primeiros meses do ano.
Uma série de audiências públicas planeja, a partir de agora, os rumos que o município de Wenceslau Braz deve seguir em diferentes âmbitos da gestão pública. As reuniões populares ainda são uma boa oportunidade para os cidadãos terem voz ativa junto à administração municipal. As ações são de iniciativa da prefeitura de Wenceslau Braz e visam justamente dar espaço de decisão à população, além de promover um amplo debate sobre problemas e, principalmente, soluções para o município.
PÁG. A5
SANTO ANTÔNIO DA PLATINA
PÁG. A3
CARLÓPOLIS
Com rezonaeamento, Matadouro é notificado por crime ambiental cidade pode precisar de cerca de 25 mil eleitores
Divulgação
Ainda em discussão, a portaria do ministro Gilmar Mendes que diminui o número de zonas eleitorais em todo o País – o “rezoneamento” pode causar transtornos significativos para os municípios do Norte Pioneiro, onde a maioria é de pequeno porte. Entre os critérios da portaria, para se manter a zona eleitoral, após o recadastramento eleitoral biométrico, o município deve manter no mínimo 75% do eleitorado. No caso de Santo Antônio da Platina, é preciso ter no mínimo 25 mil eleitores. Caso contrário, os eleitores platinenses deverão ser atendidos em outro município.
PÁG. A4
ARQUEOLOGIA
Descobertos dois novos sítios arqueológicos em Cambará
PÁG. A8
No abatedouro foram encontradas caixas de carne armazenadas ao ar livre: crime ambiental
C. PROCÓPIO
Fred Alves deve devolver R$ 168,7 mil aos cofres públicos
PÁG. A5
A Polícia Ambiental notificou na tarde de segunda-feira, 29, o proprietário do matadouro Ricardo de Oliveira – ME, de Carlópolis, por cinco crimes ambientais identificados durante uma inspeção de rotina na empresa, após denúncia sobre supostas irregularidades no processamento de resíduo animal. Conforme o documento apresentado ao Ministério Público Estadual (MP-PR) pela PA, o serviço de matadouro de bovinos no bairro Jaboticabal é potencialmente poluidor e não possui licença ambiental.
PÁG. A8
cyan magenta yellow black