12 minute read

Rio das Ostras passa a vacinar contra Covid em todos os postos

Município está oferecendo a Pfizer Bivalente a imunossuprimidos e idosos de 69 a 60 anos. Repescagem continua no sábado

A partir desta segunda, 6 de março, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras vai mudar a dinâmica de imunização contra a Covid-19 para ampliar o atendimento à população.

Advertisement

O Município vai oferecer as vacinas contra o coronavírus em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30.

As vacinas de rotina continuam sendo oferecidas nos postos, no turno da manhã, das 8h30 às 11h30.

Excepcionalmente, as unidades básicas do Recanto e Operário terão nesta semana uma escala diferenciada para vacinação. Elas funcionarão da seguinte forma:

Unidade Básica do Recanto

Rotina – Segundas e terças-feiras, das 8h30 às 16h30

Covid-19 – Às quintas-feiras, das 8h30 às 16h30

Unidade Básica do Operário

Rotina – Terças e sextas-feiras, das 8h30 às 16h30

Covid- 19- Às segundas-feiras das 8h30 às 16h30

As demais unidades realizarão a vacinação de rotina pela manhã (8h30 às 11h30) e a vacinação contra Covid-19 no turno da tarde (13h30 às 16h30).

No sábado, 11, vai funcionar o Polo da Secretaria de Turismo, exclusivamente com a oferta das doses de Repescagem, das 8h às 18h.

BIVALENTE – Seguindo o Calendário de Vacinação contra Covid-19 2023, Rio das Ostras começou a oferecer a vacina Pfizer Bivalente a idosos e pessoas imunossuprimidas (com comprovação)

“Essa vacina tem melhor performance porque na sua composição são incluídos também antígenos que protegem tanto das cepas originais da Covid, quanto da cepa ômicron e suas subvariantes, que estão circulando atualmente”, explica Natália Lopes, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

QUEM DEVE SE VACINAR – Os primeiros a receber a Bivalente foram os idosos a partir de 70 anos. Esta semana (de segunda a sexta, 6 a 10 de março) o Município aplica a Bivalente em idosos entre 69 e 60 anos e Imunossuprimidos entre 59 a 12 anos (confira o calendário abaixo).

Pode receber a Bivalente quem estiver dentro da faixa etária definida, desde que já tenha tomado ao menos duas doses das vacinas básicas contra a Covid-19 (CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer) e a dose única da Janssen.

O intervalo mínimo para receber a nova vacina Bivalente é de 4 meses entre a última dose da vacina básica.

“Quem só tomou uma dose até agora, vai ter que tomar ainda a segunda dose da primeira versão da vacina para estar apto a tomar a Bivalente”, completa Natália.

CRIANÇAS – A vacina Bivalente está liberada para pessoas a partir de 12 anos de idade.

Crianças de 6 meses a 11 anos devem ser imunizadas com as vacinas básicas (monovalentes) liberadas para cada faixa etária.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

(6 a 11 de março)

Locais: Unidades Básicas de Saúde

Horários: Segunda a sexta, das 13h30 às 16h30

Segunda-feira

Bivalente

Idosos de 68 anos e mais

Imunossuprimidos 50 anos e mais

Terça-feira

Bivalente

Idosos 66 anos e mais

Imunossuprimidos 40 anos e mais

Quarta-feira

Bivalente

Idosos 64 anos e mais

Imunossuprimidos 30 anos e mais

Quinta-feira

Bivalente Idosos 62 anos e mais

Imunossuprimidos 20 anos e mais

Sexta-feira 10/03

Bivalente Idosos 60 anos e mais

Imunossuprimidos 12 anos e mais

Sábado 11/03- Exclusivamente com a oferta das doses de Repescagem, das 8h às 18h.

Local: Polo da Secretaria de Turismo

UNIDADES COM HORÁRIO DIFERENCIADO NESTA SEMANA

(6 a 10 de março)

Unidade Básica do Recanto

Rotina – Segundas e terças-feiras, das 8h30 às 16h30

Covid-19 – Às quintas-feiras, das 8h30 às 16h30

Unidade Básica do Operário

Rotina – Terças e sextas-feiras, das 8h30 às 16h30

Covid- 19- Às segundas-feiras das 8h30 às 16h30

Quadra de tênis totalmente reformada e ampliada é entregue a população em Casimiro de Abreu

Os ex-tenistas profissionais Fernando Meligeni e Márcio Carlsson prestigiaram o evento

O olhar das crianças era de admiração, atenção em cada movimento e de muita alegria. Assim foi o espírito dos jovens presentes na tarde de quinta-feira (02), durante o jogo exibição dos ex-tenistas profissionais Fernando Meligeni e Márcio Carlsson durante a entrega da reforma e ampliação da quadra de tênis José Luiz dos Santos – Zé Preá, loca- lizada no bairro Chic, em Casimiro de Abreu.

A quadra é mais um espaço público disponível na cidade e vai ao encontro do desejo de propagar a prática esportiva entre crianças e adolescentes como agente transformador. O local passou por uma reforma geral, recebeu nova iluminação, uma quadra de piso de cimento foi construída, totalizando três quadras (duas de piso de cimento e uma de piso de saibro). Alambrado e vestiários também receberam melhorias e pinturas, além da cons- trução de um espaço coberto para atletas e visitantes.

“O espaço que estava abandonado, foi reaberto, iluminado, totalmente renovado e agora conta com duas quadras de piso de cimento e uma quadra de piso de saibro que, além de promover a modalidade num espaço público, cria uma memória para o futuro”, disse o prefeito Ramon Gidalte.

Um dos principais nomes do tênis brasileiro, Fernando Meligeni, enalteceu o Poder Público pelo espaço construído, e acima de tudo, valo- rizando o esporte com o foco para o lado social. “Temos um hábito no país de querer fomentar ídolos. O projeto social é super importante para poder dar oportunidade a crianças que não conhecem o esporte. A partir daí você pode dar um segundo passo para aqueles jovens que se destacam e queiram competir. Mas a cidade de Casimiro de Abreu está de parabéns. Conheço poucas cidades do Brasil que possuem uma estrutura igual a essa aqui. Isso precisa ser valorizado”, disse Meligeni.

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Mérito para Supremo

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, recebeu na quinta-feira (02), uma mensagem do coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, reclamando do que chama de “perigosas indicações” do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para o Conselho de Administração (CA) da Petrobras. Gleisi não gostou da atitude de Silveira, que derrubou as sugestões feitas pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para compor o colegiado e substituiu todos os nomes por apadrinhados do Centrão.

Herança

A divisão da herança de Pelé deve ganhar um novo capítulo nas próximas semanas. O Rei do Futebol, morto no dia 29 de dezembro, alegou em seu testamento a possibilidade de ter mais uma filha como herdeira, além da sua viúva, Márcia Aoki, seus seis filhos e dois netos. A informação foi divulgada na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

RECEITA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou escolher o próximo Procurador-Geral da República (PGR) com base em uma lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Segundo o chefe do Executivo, a escolha será pessoal. Sobre os dois nomes que poderá indicar ao Supremo Tribunal Federal (STF), o petista defendeu que uma possível escolha de seu advogado Cristiano Zanin Martins ao cargo seria merecida. “Só espero escolher um cidadão que seja decente, digno, de muito caráter e respeitado. Não penso mais em lista tríplice da PGR; não é mais o critério. Vou ser mais criterioso”, afirmou em entrevista à Rádio BandNews FM, gravada na quinta-feira (02). O mandato do atual PGR, Augusto Aras, termina em setembro. Quando foi escolhido por Jair Bolsonaro, ele não estava na lista da ANPR e foi alvo de críticas de aliados do ex-presidente, que defendiam um nome alinhado com a operação Lava Jato. Bolsonaro chegou a dizer à época que acreditava que tinha feito um “bom casamento” com a escolha de Aras.

Contrafilé ao molho branco

Ingredientes

500 gramas de contrafilé em bife

300 gramas de batata inglesa com casca lisinha

1 colher de café de sal

½ colher de café de pimenta do reino

1 colher de sopa de óleo

1 colher de sopa de manteiga

100ml de azeite

1 ramo de alecrim

Molho branco

200ml de leite

1 colher de sopa de man-

Tributo

teiga

1 colher de café de alho

½ tablete de caldo de legumes

1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:

Primeiramente, cozinhe as batatas em uma panela com água até ficarem macias, mas que não estejam desmanchando.

Após o cozimento, amasse as batatas uma a uma delicadamente com a mão fechada e sele cada batata de ambos os lados em uma frigideira com azeite e reserve.

Em seguida, tempere os bifes com sal e pimenta do reino e em uma frigideira aquecida, grelhe a carne no óleo e na manteiga. Para o molho, frite o alho na manteiga em uma panela. Junte com o caldo de legumes e a farinha de trigo. Acrescente o leite e deixe ferver até obter uma consistência cremosa.

Ó Deus de infinita realeza, concedeinos por intercessão de São Casimiro a nobreza da alma e do caráter, em especial a fidelidade e apreço da juventude atual para com a castidade santa, de modo a que possamos reinar sobre nós mesmos submissos à Virgem Maria, pela vida de oração e de caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, e Nossa Senhora. Amém.

Procure não ler coisas desagradáveis e tristes, escândalos e desastres. Leia e pense somente o que é bom e puro, belo e verdadeiro. Afirme a si mesmo que estes são os únicos estados dignos de Deus e do homem. Não converse sobre suas doenças, dificuldades ou pobreza. Quanto mais falar nisso, mais as agravará. Converse apenas sobre fartura e saúde, e viva com otimismo e alegria.

Brasil x Marrocos

O técnico interino da seleção brasileira, Ramon Menezes, anunciou na manhã dessa sexta-feira os 23 convocados para o amistoso contra o Marrocos, no dia 25 de março. O duelo acontece no Estádio

Ibn Batouta, na cidade de Tânger, no norte do país africano. Confira a lista de jogadores convocados: Goleiros: Ederson (Manchester City), Mycael (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras) - Laterais: Arthur (América-MG), Emerson Royal (Tottenham), Alex Telles (Sevilla) e Renan Lodi (Nottingham Forest)

- Zagueiros: Ibañez (Roma), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Robert Renan (Zenit) - Meio-campistas: André (Fluminense), Andrey Santos (Vasco), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras) - Atacantes: Antony (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras), Vini Júnior (Real Madrid) e Vitor Roque (Athletico-PR). Neymar ficou fora por estar se recuperando de uma lesão no tornozelo.

Zico: o Galinho de Quintino, completa 70 anos

Divulgação

Zico (1953) foi jogador de futebol. Faz parte do rol dos melhores jogadores de futebol do Brasil e do mundo. Jogou em três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira: na Argentina em 1978, na Espanha em 1982 e no México em 1986. Jogou pelo Flamengo a maior parte de sua carreira. Foi o maior artilheiro da história do Flamengo e o terceiro maior artilheiro da seleção brasileira com 67 gols. Depois de sua despedida dos gramados brasileiros, jogou e foi treinador em vários países do mundo. Foi diretor de futebol do Flamengo e hoje é comentarista esportivo.

Arthur Antunes Coimbra, conhecido com Zico, nasceu no subúrbio de Quintino Bocaiuva, na zona norte do Rio de Janeiro, no dia 03 de março de 1953, o que lhe valeu o apelido de “Galinho de Quintino”.

Zico Iniciou sua carreira no time de futebol de salão, formado por amigos, o “Juventude de Quintino”, no bairro de Quintino de Bocaiuva, no Rio de Janeiro e já se destacava nos jogos.

Flamengo Em 1967, Zico entrou para a escolinha do Flamengo. Em 1969 ganhou o campeonato carioca infantil. Em 1971 participou da primeira partida do time principal do juvenil e, em 1972 foi campeão carioca juvenil.

Por ser muito franzino, passou por uma intensa preparação física que lhe rendeu 17 centímetros e 33 quilos a mais. Em 1974 entrou como titular do clube, quando ganhou a camisa 10.

A partir de 1978 o Flamengo entrou para a “era Zico”, em que ganhou vários títulos em inúmeros campeonatos. Foram 509 gols só com a camisa do Fla- mengo, fazendo mais que o dobro do segundo artilheiro do time.

Seleção Brasileira

Zico jogou na Seleção Brasileira entre os anos de 1976 e 1986, marcando 67 gols em 89 partidas. Disputou três copas do mundo, em 1978 na Argentina, em 1982 na Espanha e em 1986 no México, mas não levantou nenhuma taça.

Udinese

Em 1983 Zico foi negociado com a equipe italiana da Udinese onde foi campeão do Torneio Quadrangular no mesmo ano. Na primeira temporada de 1983-84, Zico marcou 19 gols, apenas um atrás de Michel Platini, artilheiro da campeã Juventus. Na segunda temporada, a equipe lutou para não cair mesmo Zico marcando doze gols. Com suas lindas jogadas, Zico era aplaudido até pelas equipes adversárias. Em 1985, o jogador retornou ao Brasil.

Retorno ao Flamengo

No segundo semestre de 1985, Zico retornou ao Flamengo. No jogo contra o Bangu, Zico rompeu os ligamentos cruzados do joelho e passou por várias cirurgias. Em 1986, depois de recuperado, o jogador retornou ao campo no jogo contra o Fluminense quando marcou 3 gols. No mesmo ano o time conquistou o campeonato estadual.

Zico fez sua última partida oficial no Flamengo no dia 2 de dezembro de 1989, contra o Fluminense, quando seu time venceu de 5 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O adeus definitivo de Zico aconteceu no dia 6 de fevereiro de 1990, em um amistoso contra um combinado de gran- des estrelas nacionais e internacionais.

Secretário de Esportes

Durante a presidência de Fernando Collor, Zico foi nomeado Secretário Nacional de Esportes, cargo que exerceu entre 1990 e 1991.

Seu projeto mais importante foi a “Lei Zico”, que reduziu o poder dos clubes em relação aos jogadores. Foi criado o Conselho Superior de Desportos com a finalidade de organizar a justiça desportiva.

Kashima Antlers

Em 1991, Zico voltou ao gramado quando foi contratado pelo Kashima Antlers, no Japão, onde permaneceu até 1994.

O Kashima ganhou a Copa Muroran em 1992, a Copa Suntory em 1993, a Meiers Cup em 1993 e a Pepsi Cup no mesmo ano. Era chamado pelos torcedores de “Shamá” que significa “divino”.

Futebol de areia

Em 1994, Zico começou a jogar futebol de areia. Defendeu a Seleção Brasileira de Futebol e Areia entre 1995 e 1996.

Nesse período, Zico marcou 41 gols com a camisa da Seleção Brasileira, que conquistou o bicampeonato mundial com a vitória na Copa da Ásia e da Copa Kirin, ambas em 2004.

Treinador da Seleção Japonesa

Zico volta ao Japão em 2002 como treinador da Seleção Japonesa. Apesar de ser eliminado na Copa das Confederações em 2003, foi campeão da Ásia em 2004 e da Copa Kirin no mesmo ano.

Fenerbahca

Em 2007 Zico foi contratado para treinar o Fenerbahce, na Turquia, que estava repleto de Jogadores brasileiros.

O time ganhou o Campeonato Turco em 2007, Ganhou a Super Copa da Turquia e também chegou as quartas de finais da Liga dos Campeões da UEFA.

Bunyodkor

Zico foi contratado em 2008 para treinar um time do Uzebequistão, país da Ásia Central, o Bunyodkor, onde jogava o brasileiro Rivaldo. Durante os quatro meses que permaneceu no time ele conquistou a Copa do Uzbequistão em 2008 e o Campeonato Uzbeque de Futebol.

CSKA Em 09 de janeiro de 2009, Zico foii para o CSKA Moscou. Sua estreia foi na fase decisiva da Copa da UEFA contra o time inglês do Aston Vila e conseguiu a classificação para as oitavas de finais, mas foi eliminado na fase seguinte. Zico ficou em Moscou até 10 de setembro do mesmo ano.

Olympiakos Em 16 de setembro de 2009 o Olym- piacos da Grécia anunciou sua contratação por dois anos, mas Zico só permaneceu no clube até 15 de janeiro de 2010.

Diretor de futebol do Flamengo

No dia 30 de maio de 2010, Zico assumiu o cargo de diretor de futebol do Flamengo, a convite da presidente Patrícia Amorim. Depois de cinco meses, Zico anunciou seu pedido de demissão, declarando ter sofrido muita pressão no cargo.

Seleção Iraquiana

No dia 25 de agosto de 2011, Zico assumiu o cargo de Técnico da Seleção do Iraque com o objetivo de obter a classificação para a opa do Mundo de 2014.

O contrato tinha validade até 2014, mas no dia 27 de novembro de 2012, Zico anunciou seu desligamento do cargo, por a Federação Iraquiana de Futebol ter descumprido suas obrigações contratuais.

Al-Gharafa Em 2013, Zico foi contratado como técnico do Al-Gharafa, do Catar. Após sofrer três derrotas seguidas que deixou o time na sétima colocação do campeonato, Zico foi demitido do cargo.

Football Club Goa

Em 2014, Zico foi contratado pelo Footebol Club Goa, da Índia, com o objetivo de difundir o futebol do país. Logo após sua chegada, o time postou em seu site oficial “A lenda está aqui, seja bem vindo Zico”.

Logo na primeira temporada do campeonato, Zico levou o time à semifinal da Superliga Indiana. Após três temporadas, Zico deixou o clube em janeiro de 2017.

Kashima Antlers

Em agosto de 2018, Zico anunciou seu retorno ao Kashima Antlers como diretor técnico, onde permaneceria até dezembro do mesmo ano.

Comentarista esportivo

Em fevereiro de 2010, Zico iniciou sua carreira de comentarista esportivo no programa Esporte Interativo na partida entre Lyon e o Real Madri, na Liga dos Campeões da Europa.

Essa carreira foi muitas vezes interrompida por suas contratações como técnico de futebol em times da Ásia.

Canal Zico 10

Desde 2017, Zico apresenta o “Canal Zico 10”, na internet, onde conta histórias de suas conquistas no futebol e recebe diversos convidados para um bate papo descontraído.

Família

Zico está casado com Sandra Carvalho de Sá desde 23 de agosto de 1970. O casal teve três filhos: Thiago (1983), Bruno (1978) e Arthur Coimbra (1977).

This article is from: