5 minute read

Búzios conclui primeiro ciclo do Projeto Primeira Infância Cidadã

Na quinta-feira (02), a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e o projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) concluiu o primeiro ciclo de atividades em Búzios. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Turismo, através do Seminário de Mobilização do Plano Municipal pela Primeira Infância, com o engajamento de agentes públicos ligados a instituições locais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) das crianças. Eles estão sendo preparados para elaborar ou revisar seus Planos Municipais de Primeira Infância, os PMPI. Articulação – o contexto de pandemia exigiu a adaptação dos encontros forma-

Uma manhã com direito a música, adereços carnavalescos, petiscos, muita diversão e afeto. Foi desta forma que o Comitê de Voluntariado da Prolagos, formado por colaboradores da concessionária, promoveu um baile de Carnaval para os idosos acolhidos pelo Lar da Cidinha, em Cabo Frio. O evento, que reuniu os cerca de 30 abrigados pela instituição de longa permanência, foi organizado pelos próprios voluntários, com o apoio de músicos e da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal da Melhor Idade.

Advertisement

Durante o encontro, os voluntários tiveram a oportunidade de conversar e conhecer um pouco sobre a história de cada um. Para brindar a ação, foi montada uma mesa repleta de lanches e doces, e para finalizar, um bloco carnavalesco levou os idosos a dançar e até se emocionar ao som das marchinhas. “Foi uma manhã muito gratificante. Eles gostaram muito e não param de falar sobre o bailinho. Com a pandemia eles perderam o contato com as pessoas e com o mundo externo, e poder

EXPEDIENTE tivos para a modalidade a distância. Os encontros nas salas online reuniram agentes públicos da área de saúde, educação, assistência social, conselheiros do CMDCA, tutelares, representantes do legislativo e da sociedade civil, que puderam acessar os conteúdos com qualidade e refletir, em grupo, sobre as suas práticas cotidianas.

A metodologia das trilhas favorece a articulação de setores do serviço público para atender às diversas necessidades da criança, como indica o Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI 20- rança e Ordem Pública, realizaram apreensões e emitiram novos autos de infração e multas ao proprietário que, só poderá dar continuidade à obra com licença e mediante o pagamento das multas aplicadas para liberação do material apreendido. Em caso de não cumprimento do prazo estabelecido de quinze dias, ele perde o material e corre risco de perder a licença para construção. O secretário disse que é de suma importância que, antes de construir, a população procure a prefeitura para se normatizar, evitando assim, situações como esta, nas quais o poder de polícia do município precisa ser acionado para cumprimento da lei. trazer essa alegria para eles é fundamental”, relata a coordenadora do abrigo, Sueli Barreto.

30), elaborado pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que reúne organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância.

Alícia de Oliveira Nascimento, de apenas 22 anos, foi aprovada em primeiro lugar para cursar medicina na UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa), localizada no Rio Grande do Sul. A estudante é nascida no Quilombo de Maria Joaquina e estudou em quatro instituições de ensino do município de Búzios, Escola Municipal Quilombola Profª Lydia Sherman, Escola Municipal Manoel Antônio da Costa, Ciléa Maria Barreto e Colégio Municipal Paulo Freire. Alícia agradeceu ao município de Búzios pela participação em sua educação “Agradeço a todos os professores que me deram aula na rede municipal de Búzios. Sou grata pelos saberes e aprendizados passados. Através desse post quero influenciar os jovens a não desistir dos seus sonhos. Corram atrás dos seus objetivos, lutem até suas forças se esgotarem, mas nunca desistam”, disse ela.

A ação foi feita com recursos dos próprios dos funcionários unindo o tempo e os materiais para contribuir com a melhoria da qualidade de vida do outro. “Pensamos

Fundado em 26/02/91

O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

CNPJ nº 26.753.088/0001-06

Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559

Presidente: Aloisio Santiago Monteiro

Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000

Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189

Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360

E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com

Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787 em levar um pouco de diversão e amor, doando nosso tempo, atenção e carinho, para que eles se sentissem acolhidos. Muito além da festa, vimos uma oportunidade de promovermos uma interação com eles. E na verdade fomos nós quem saímos ganhando, pois foi

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense uma troca incrível”, ressalta Flávia Pentagna, coordenadora do Voluntariado da Prolagos. As iniciativas voluntárias são tradição na concessionária. Durante todo o ano são realizadas atividades como: recolhimentos de agasalhos e mantas, arrecadação de livros, doação de sangue, apadrinhamento de crianças para doação de presentes de Natal, além de apoio aos moradores de diversos municípios do estado impactados por chuvas, o projeto “Fluxo do Bem”. Esta ação de arrecadação e doação de itens de necessidade básica que apoiou a população das regiões dos Lagos, Metropolitana, Serrana, Baixada, Norte e Noroeste Fluminense, realizada em parceria com a concessionária Águas do Rio, foi premiada na segunda edição do Prêmio de Voluntariado da Aegea, grupo do qual as duas empresas fazem parte. Na primeira edição da premiação, a Prolagos também foi reconhecida por suas ações com o projeto de reforma e ambientação da biblioteca da Associação de Moradores do Recanto do Sol, em São Pedro da Aldeia.

Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.

Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.

Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, parabeniza a jovem Alícia e deseja muito sucesso nessa nova etapa que se inicia.

Prefeitura de Búzios abre inscrição para cadastro de Transporte Universitário

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Administração abrirá na segunda-feira (06), a inscrição para o cadastro dos universitários que estejam cursando nível superior em instituições intermunicipais.

O benefício é destinado aos munícipes que possuam renda per capita de até dois (02) salários mínimos nacionais ou renda familiar mensal não superior a cinco (05) salários mínimos.

Os interessados deverão efetuar sua adesão ao benefício até o dia 24 de março de 2023, pelo formulário de inscrição do link: https://tinyurl.com/ cadastrouniversitario

Documentação exigida para efetuar o cadastro:

- Documento de identidade;

- Comprovante de Quitação Eleitoral;

- Comprovante de residência atual de Armação dos Búzios, em nome do requerente ou de seu responsável financeiro ou no caso de coabitação, sendo admitidos, para tanto faturas de concessionárias públicas, como água, energia elétrica e telefonia, contrato de locação com firma reconhecida, duas testemunhas signatários em cartório;

- Comprovante de manutenção ou de formalização contratual, conforme o caso, através do recibo de pagamento mensal, competência do mês da inscrição ou mês imediatamente anterior, ou da declaração da instituição de ensino carimbada e assinada do respectivo semestre;

- Comprovante de frequência mínima de 75 % (setenta e cinco por cento) nas aulas de todas as matérias da grade curricular com curso na data do recadastramento, ou semestre imediatamente semestre;

- Endereço de e-mail válido para o recebimento do comprovante da inscrição no processo seletivo;

- Declaração de próprio punho de não ser beneficiário portador de diploma de curso superior;

- Boletim de notas comprovando a não reprovação em 3 (três) ou mais disciplinas no caso de renovação;

- Declaração de próprio punho de que possui renda per capita mensal de até 2 (dois) salários mínimos nacionais ou renda familiar mensal não superior a 5 (cinco) salários mínimos nacionais.

This article is from: