2575 - TRIBUNA - Quinta-feira - 26.01.2023

Page 1

São Paulo completou 469 anos

São Paulo é famosa por ser “a cidade que não para”. O lema se aplica também ao turismo na capital – que vai do lazer ao empresarial, de eventos ao de compras –, sempre em constante renovação. Dados da FecomercioSP e também do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, empresa oficial de turismo de São Paulo, mostram que, em novembro de 2022, a capital paulista voltou a registrar um crescimento de 10,7% em relação ao mês anterior – nível prépandemia da covid-19.

A capital do estado de São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e o principal centro financeiro da América do Sul. O município carrega a responsabilidade de ser também polo corporativo e mercantil do Brasil. Com mais de 12 milhões de habitantes, a região oferece milhares de atrativos turísticos para os diferentes viajantes. Pág. 6

Em bilaterais, Lula discute cooperação, combate à fome e nova governança global

Rio das Ostras realiza manutenção na sinalização viária

Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como o Faraó dos Bitcoins, foi transferido na quarta-feira (25) para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Ele estava preso em Bangu I, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Pág. 4

Edição 2575 R$ ,001 Rio de Janeiro, Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023
26
de 1991 @tribunadosmunicipios tribunadosmunicipios.com.br Tribuna dos Municípios ANO XXX Divulgação/PMRO Reprodução
Editor: Aloísio Santiago Monteiro Fundado em
de fevereiro
Aproveite e reserve dias incríveis em Arraial do Cabo, “Onde o Sol faz morada o ano todo!” Reprodução
Ricardo Stuckert/Secom/PR O assessor especial da Presidência da República, embaixador Celso Amorim, destacou que os encontros bilaterais realizados na terça-feira (24) pelo presidente da República, Lula Inácio Lula da Silva, revelam o retorno do país ao protagonismo internacional e o fortalecimento da região. Pág. 3
Faraó dos Bitcoins é transferido para presídio de segurança máxima fora do RJ
A Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Rio das Ostras realiza o trabalho de manutenção e recuperação da sinalização vertical de trânsito. Pág. 4
Pág. 2 Pág. 2 Pág. 4 Prefeitura realizada recadastramento obrigatório de prestadores de serviços turísticos

Prefeitura firma parceria com Universidade

contos de até 70% no valor da mensalidade, a depender do curso escolhido. Um outro benefício é a Diluição, que permite ao estudante pagar apenas 49 reais na primeira mensalidade.

Além disso, ainda existe a opção de Graduação Digital, com mensalidades a partir de 149 reais durante todo período do curso. Os descontos também poderão ser utilizados por dependentes dos servidores.

100 crianças e adolescentes participam do Projeto Botinho

Essa parceria entre a Prefeitura de Búzios e a Universidade Estácio de Sá permitirá que servidores municipais ingressem no Ensino Superior com des-

Para obter mais informações a respeito dos benefícios mediante essa parceria os servidores podem entrar em contato pelo link: https:// forms.office.com/pages/ responsepage.aspx?id=zIHgKT-YUk2x0BA1lSE7xhi1TuEOMu1Lqnr-w5boU-5UNjdRUjNYUTM3VkhTMUxJWU5ZR00zMFNXQy4u

Prefeitura realizada recadastramento obrigatório de prestadores de serviços turísticos

Visando o ordenamento e a credibilidade das atividades de turismo na cidade, a Secretaria de Turismo está realizando o recadastramento obrigatório de prestadores de serviços turísticos no município.

Os prestadores de serviços como passeio de Buggys, escunas, agências de turismo receptivo e guias de turismo deverão comparecer à sede da Secretaria de Turismo com os documentos listados abaixo:

EMPRESARIAL: -CNPJ -Cadastur -Cópia de documentos dos sócios -Identidade -CPF GUIAS DE TURISMO -Cadastur -Identidade -CPF e Comprovante de residência atual

O prazo de entrega é de 30 dias a contar da data 19/01/2023. A Secretaria de turismo fica localizada na rua Manoel Turíbio de Farias, número 256, Centro.

O Projeto Botinho, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) em parceria com a Prefeitura de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, nesta edição de 2023, conta com a participação de 100 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 7 a 17 anos. As atividades estão sendo realizadas no canto direito da praia de Geribá e no Resort de Tucuns, com a participação dos agentes da Defesa Civil de Armação dos Búzios.

O Projeto Botinho é a maior colônia de férias gratuita da América Latina. No município buziano quando abre as inscrições, os pais

não medem esforços para inscrever seus filhos, este ano a edição conta com a participação de 100 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos.

As atividades contam com exercícios físicos na areia, instruções sobre as condições do mar, primeiros-socorros, programações socioeducativas voltadas à educação ambiental e cidadania. Os alunos são divididos em três turmas, sendo elas: Golfinho, de 7 a 10 anos, Moby Dick, de 11 a 14 anos, e Tubarão, de 15 a 17 anos. Ao fim de duas semanas, os participantes recebem um certificado e ainda fazem demonstrações do que aprenderam ao longo do curso.

Animais são Anjos - Este é o motivo de estarmos aqui! Imagine socorrer seres vivos que estão em situação de risco, que sofreram queimaduras, espancamentos, fraturas, atropelamentos, envenenamentos. Olhos aflitos, que guardarão traumas profundos pelo resto da vida. Criaturas separadas de suas mães e irmãos, que jamais conheceram seu pai, que foram atiradas na rua sem nenhum bem material, sequer com a roupa do corpo. Não sabem seu nome, não possuem nacionalidade, sofrem discriminação de gênero, raça, porte e por suas necessidades especiais. São escravizados e precisam farejar drogas, enfrentar tiroteios, obrigados a guiar cegos e acabam sendo descartados sem piedade ao final de sua vida “útil”. Anjos usados para testar cosméticos e remédios, vendidos e explorados de todos os modos, em nome da vaidade humana.

Aí, eles chegam à sua casa e são acolhidos com respeito, carinho, conforto. Recebem água fresca, ração de boa qualidade, remédios e uma cama quentinha, além de uma grande família, que os aceita como são.

Faça disso a sua missão de vida, cumprindo o primeiro mandamento de Deus a Adão, ainda no Jardim do Éden, antes de existir pecado no mundo (Gênesis 2:15 e 19). A palavra viva do Eterno, testemunho fiel do AMOR d’Ele para conosco. Quer participar desta bênção, que é receber ANJOS em sua casa? Abra sua porta e adote algum deles que estiver vagando aí pela sua rua. Conte para as pessoas como é bom acordar com o toque de um focinho gelado e ser recebido em casa com lambidas, festinha e um rabo abanando, feliz. Mostre a Deus que você é merecedor de tudo aquilo de bom que tanto pede em oração: VENHA A NÓS O VOSSO REINO. Peça e ele virá, de verdade, na forma de um animal de rua. Persista em fazer o bem e VOCÊ irá até o Reino!

Secretaria de Estado de Saúde e Cremerj firmam acordo que facilitará a rotina de pacientes com doenças crônicas e raras

A Secretaria de Estado de Saúde e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) assinaram, na terça-feira (24), Termo de Convênio que vai simplificar a rotina dos pacientes que precisam de medicamentos para tratamento de doenças crônicas e/ou raras, em nível ambulatorial, dispensados em farmácias especializadas, como a Rio Farmes.

A partir desse convênio, o Laudo para Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (LME) também poderá ser emitido por meio da plataforma digital do Conselho. Até então, só havia a possibilidade de o paciente obter o laudo comparecendo a uma consulta médica.

– Digitalizar a saúde no

EXPEDIENTE

estado do Rio de Janeiro é uma prioridade desta gestão da Secretaria de Saúde – diz o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.

O LME é o formulário de solicitação de medicamentos que o médico preenche com as informações do paciente e do medicamento solicitado. Esse laudo deve ser entregue pelo paciente, juntamente com as demais documentações solicitadas, no dia em que ele se cadastrar na unidade em que vai

retirar o medicamento.

Com a emissão digital do documento por meio da plataforma do Cremerj, fica aberta a possibilidade de que o atendimento médico seja feito por teleconsulta, e o laudo é enviado pelo médico ao paciente, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde. Com essa facilidade, o paciente poderá imprimir o documento e levá-lo até a farmácia em que ele costuma retirar seu medicamento.

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; Varre-Sai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

A confecção do documento em forma física, durante consulta presencial, ainda continua valendo.

Quando emitida de forma digital, a entrega da LME do médico ao paciente (seja por e-mail ou por meio de qualquer outro aplicativo de mensagens) respeitará o protocolo estabelecido entre ambos (no caso de médico particular) ou da unidade de atendimento no SUS (federal, estadual ou municipal).

Tendo em vista as características das doenças e do custo dessa medicação, a dispensação segue critérios específicos definidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

O LME precisa ser renovado a cada 180 dias para que o paciente continue recebendo o medicamento. Após a assinatura do acordo, será divulgada data para disponibilização da emissão do documento via plataforma do Cremerj.

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim. Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda.

Tribuna dos Municípios 2 - Cidades Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023 O Franco Grafica e Editora Ltda - ME CNPJ nº 26.753.088/0001-06 Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559 Presidente: Aloisio Santiago Monteiro Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000 Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189 Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360 E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787
em 26/02/91
Fundado
Divulgação/PMAB Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação
Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.
A MAIOR OBRA SOCIAL DO PLANETA TERRA!
Jornalista Chicco Mazola Papai do Céu, tenha piedade da Raça Humana, que pecou. Nós, não! Médicos poderão emitir laudo de solicitação de forma digital para retirada
de medicamentos
em farmácias especializadas do SUS no estado do Rio

Em bilaterais, Lula discute cooperação, combate à fome e nova governança global

O assessor especial, Celso Amorim, afirmou que o presidente da República reforçou interesse no fortalecimento da região durante encontros com Cuba, Barbados, FAO e Conselho Europeu

O assessor especial da Presidência da República, embaixador Celso Amorim, destacou que os encontros bilaterais realizados na terça-feira (24) pelo presidente da República, Lula Inácio Lula da Silva, revelam o retorno do país ao protagonismo internacional e o fortalecimento da região. “Tivemos quatro importantes bilaterais, a primeira foi com a ministra de Barbados; em seguida, foi com o presidente de Cuba; a terceira foi com o representante do Conselho Europeu; e a quarta foi com o diretor-geral da FAO”, listou, durante conversa com jornalistas. O retorno da aliança Brasil-Caribe, em especial com Barbados, é promissora para a economia do bloco latino-americano, considerou Amorim.

“Barbados manteve a relação com o Brasil e manteve a Embaixada aberta, apesar do desprezo que o Brasil deu à região. Inclusive presidia o grupo latino-americano em Brasília. Falou-se muito da potencialidade entre os dois países, envolvendo cooperação em áreas variadas, principalmente agrícola. Mas também na questão de exploração de petróleo e gás que eles estão começando. Há um interesse da Petrobras, que agora será renovado e reforçado pelo presidente Lula”, contextualizou. País localizado na América Central, Barbados

ocupa uma área de 432 km² e conta com mais de 281 mil habitantes.

Além deste intercâmbio comercial, o assessor do presidente Lula afirmou também que o turismo é um dos grandes pilares nesta relação proveitosa. Para o ex-chanceler, a abertura de uma área comum turística poderá ocorrer, em especial, entre o Caribe e a região amazônica. Além das discussões econômicas, Brasil e Barbados preveem uma cooperação ambiental para preservação do clima

— com importante apoio do Caribe — em relação a liderança brasileira nas ações em proteção ao meio ambiente.

“Falou-se muito da questão da mudança climática, da importância que, ela obviamente apoia o Brasil para fazer a próxima conferência no Brasil, em Belém, mas que quer fazer uma préCOP, que é importante aos interesses de todos esses pequenos países”, disse Celso Amorim.

CUBA — As relações diplomáticas e econômicas

entre Brasil e Cuba serão restauradas, afirmou o ex-chanceler. Neste sentido, o governo Lula não apoiará o isolamento comercial ao qual Cuba foi submetido pelos Estados Unidos. “Cuba é sobretudo uma retomada que significa normalização”, descreveu Amorim, acrescentando que “o Brasil quer ter relações normais com Cuba, como teve. Voltar a votação normal nas Nações Unidas. Continuar com sempre tivemos historicamente em todos os governos — governo Collor, Fernando

Henrique — condenar o bloqueio, que o Brasil deixou de condenar nestes anos de governo Bolsonaro e que é uma coisa absurda. Pois isso interessa muito à Cuba, mas interessa também ao mundo”, afirmou o diplomata.

Já nos acordos de cooperação entre as duas nações, Amorim ressalta a relevância da medicina cubana. “Falou-se muito na cooperação bilateral, sobretudo na área da saúde: vacinas são muito importantes e já tiveram trabalhos no passado en-

tre Fiocruz e as instituições cubanas, que são muito desenvolvidas nessa área. Como vocês sabem, fizeram sua própria vacina para enfrentar a pandemia. Com o comércio, voltar a relações normais como em todo país”.

CONSELHO EUROPEU E FAO — Os dois últimos encontros do presidente Lula foram com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu. Com Michel, o presidente Lula tratou de temas como a liderança e a autonomia dos órgãos extragovernamentais. “O presidente Lula mais uma vez enfatizou a importância de ter mudança na governança global que torne os órgãos multilaterais capazes de tomar decisões que sejam respeitadas. Para isso, que seja uma organização ou órgãos que tenham legitimidade. Ele frisou bastante a palavra legitimidade e Charles Michel não descordou”, afirmou Amorim.

Já com o representante da FAO, foram priorizadas as ações de combate à insegurança alimentar no Brasil e demais países com grandes índices de fome. “Foi um encontro muito positivo, até por afinidades. Ficamos sabendo que o diretor da FAO veio de origem de pequenos camponeses e falou muito da importância da agricultura familiar, inclusive no combate à fome. E o presidente Lula, como vocês sabem, tem a grande prioridade de acabar com a fome não só no Brasil, mas ajudar a acabar com a fome no resto do mundo e a FAO é fundamental para isso”, concluiu.

No Uruguai, Lula defende acordo entre China e Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na quarta-feira (25) que “é possível” discutir a adoção de um acordo de livre comércio entre a China e o Mercosul, bloco econômico que engloba Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, além de países associados.

Lula viajou nesta quarta-feira para Montevidéu, no Uruguai, onde se reuniu com o presidente do país, Luis Lacalle Pou. O objetivo da visita foi discutir o fortalecimento do Mercosul, diante das negociações avançadas entre Uruguai e China para o estabelecimento de um acordo comercial independente entre os dois países.

Para o presidente brasileiro, antes é preciso destravar a ratificação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Aprovado em 2019, após 20 anos de nego-

ciações, esse acordo comercial precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. No entanto, diversos países europeus suspenderam a aprovação do acordo, o que exigirá negociações adicionais.

“Vamos intensificar as discussões com a União Europeia e vamos firmar esse acordo para que a gente possa discutir apenas um possível acordo entre China e Mercosul e eu acho que é possível”, disse em declaração à imprensa ao lado de Lacalle Pou.

“Apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial e do Brasil ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar, enquanto Mercosul, e discutir esse acordo com nossos amigos chineses”, completou.

Lula afirmou ainda que está de acordo com a visão de Lacalle Pou sobre a “inovação e renovação” do Mercosul. Segundo ele, as ideias serão tratadas, primeiramente, no nível técnico, depois ministerial e, então, entre os presidentes dos países que compõem o bloco.

“Os pleitos do presidente Lacalle Pou são mais que justos. Primeiro porque o papel de um presidente é defender os interesses do seu país, da sua economia e do seu povo. Segundo porque é justo querer produzir mais e querer vender mais e por isso é importante se abrir o quanto mais possível para o mundo dos negócios”, disse Lula, defendendo que o todos os países da região devem crescer juntos.

“Eu voltei a ser presidente não apenas para resolver os problemas do povo brasileiro, eu voltei

porque acredito no multilateralismo e quero fortalecer o Mercosul, a Unasul, a Celac e quero brigar por uma nova governança mundial, completou o presidente.

Para Lacalle Pou, o Mercosul precisa ser moderno, flexível e aberto ao mundo. Segundo ele, o Uruguai está em negociação com a China, mas não há impedimento em dividir as informações com os demais países do bloco sul-americano. “Vamos criar uma equipe técnica entre Uruguai e Brasil e outros países interessados para avaliar o que queremos e precisamos no nosso relacionamento com

a China”, disse.

Questões bilaterais

Os projetos de infraestrutura para a integração de Brasil e Uruguai também foram tema do encontro. Um dos pleitos do presidente Lacalle Pou é o apoio do Brasil para a internacionalização do aeroporto da cidade de Rivera, que faz fronteira seca com Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Lula afirmou que discutirá a questão prontamente com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

O Uruguai também defende a ampliação da ponte que liga as

cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado uruguaio. A construção de uma segunda ponte também estava em discussão com o governo do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Lula, as discussões sobre essa obra começaram ainda em seu primeiro mandato. “Pensei que essa ponte já estava pronta e hoje soube que nem começou. Quero assumir de novo esse compromisso que vamos fazer essa ponte. Interessa ao Brasil, ao Uruguai, ao povo dos dois países”, disse.

Por último, Lacalle Pou falou sobre a criação de uma hidrovia na Lagoa Mirim e na Lagoa dos Patos. Para isso, é preciso realizar a dragagem do canal no lado brasileiro. “O montante [de recursos] não será muito elevado, mas será importante para as duas nações”, disse o uruguaio.

Nesta tarde, Lula também participa de uma cerimônia na prefeitura de Montevideu, onde receberá a medalha Más Verde, em reconhecimento aos seus esforços em defesa do meio ambiente. Após a entrega do prêmio, ele fará uma visita pessoal ao ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, na chácara dele, nos arredores da capital uruguaia.

A previsão é de que a comitiva de Lula deixe Montevideu logo após este compromisso, com destino a Brasília.

Antes do Uruguai, Lula esteve em Buenos Aires, na Argentina, onde se reuniu com o presidente do país, Alberto Fernándes, para retomar as relações entre os dois países, e participou da cúpula de líderes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), além de outros compromissos e encontros bilaterais com lideranças.

Tribuna dos Municípios 3 - Política Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023
Ricardo Stuckert/Secom/PR Ricardo Stuckert/Secom/PR
PROTAGONISMO
Lula com o diretor-geral Qu Dongyu, da FAO

Rio das Ostras realiza manutenção na sinalização viária

para manter a sinalização viária, que é importante para a segurança e orientação da sociedade, elas são responsáveis por informar questões de trafegabilidade da via, alertar sobre proibições, restrições e são fundamentais para prevenção de acidentes.”

Paulo César ainda destacou que atos de vandalismo prejudicam até mesmo os próprios autores e além de ser crime, colocam em risco a vida de motoristas e pedestres.

Além do desgaste natural, placas precisam ser recuperadas por conta de atos de vandalismo ao patrimônio público

A Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Rio das Ostras realiza o trabalho de manutenção e recuperação da sinalização vertical de trânsito. Neste mês, cerca de 35 placas que

estavam vandalizadas ou desgastadas pelo tempo foram restauradas na Rua das Casuarinas, no Âncora, na Avenida Nossa Senhora da Conceição, no Village, em parte da Avenida Jane Maria Martins Figueira, no Jardim Mariléa, e na Avenida dos Bandeirantes, no Recreio.

As placas, confeccionadas com material metálico e pintura refletiva, são coloca-

das em pontos onde existe maior necessidade de sinalização para os usuários. Elas advertem os motoristas sobre o perigo, limitam a velocidade nos trechos perigosos e contribuem para o bom fluxo do trânsito e segurança dos condutores.

De acordo com o secretário de Transportes Públicos, Paulo César Viana, “a população deve contribuir

POLÍCIA

CRIME DE DANO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO – É importante destacar que furtar, danificar ou destruir as placas de sinalização é crime contra o patrimônio público, previsto do artigo 163 do Código Penal, passível de prisão e multa.

DENÚNCIAS –A população pode colaborar denunciando casos de vandalismo ao patrimônio público por meio dos números 153, 0800 022 6301 e (22) 2771-6389, da Guarda Civil Municipal.

Faraó dos Bitcoins é transferido para presídio de segurança máxima fora do RJ

A decisão que determinou a transferência de Glaidson é do juiz Marcelo Rubiolli, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro

Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como o Faraó dos Bitcoins, foi transferido na quarta-feira (25) para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. Ele estava preso em Bangu I, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A decisão que determinou a transferência de Glaidson é do juiz Marcelo Rubiolli, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro.

No meio da manhã, policiais penais do Grupamento de Intervenções Táticas da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) chegaram ao Aeroporto Internacional Tom Jobim escoltando o preso.

A previsão era que Glaidson embarcasse em um avião da Polícia Federal (PF) por volta de 10h, em direção ao interior do Paraná.

A transferência foi determinada após uma investigação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) mostrar que Glaidson estaria chefiando a quadrilha de dentro da cadeia.

O Faraó dos Bitcoins, como é conhecido por conta do esquema de pirâmide financeira que o levou à prisão, foi para a cadeia em agosto de 2021, na Operação Kryptos, da Polícia Federal, acusado de comandar um esquema financeiro que movimentou cerca de R$ 38 bilhões e lesou investidores

Luan Schuenckel é destaque no Sesc Verão de Rio das Ostras

em criptomoedas, as moedas virtuais.

Segundo o MPRJ, Glaidson montou um aparato para tirar a vida de quem ousava ser seu concorrente na Região dos Lagos no mercado de criptomoedas.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, comunicou que havia aberto vaga para Glaidson no fim do ano passado.

Decisão

Na decisão que determinou a transferência, o juiz Marcelo Rubiolli apontou problemas na segurança do sistema penitenciário do Rio de Janeiro.

“Indiscutível que causa sobremaneira vulnerabilidade não só ao sistema carce-

Ação é realizada na Zona Oeste da capital e na Baixada Fluminense. Quadrilha atuava em todo estado e tinha como principais vítimas clientes de instituições bancárias, na maioria idosos Policiais civis da 107ª DP (Paraíba do Sul) deflagram, nesta quarta-feira (25/01), a “Operação Alicantina” para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma associação criminosa especializada em estelionato e furto mediante fraude. Os alvos da ação estão

rário como à ordem pública a presença do acusado, mormente porque boa parte dos seus sicários se encontram foragidos, entretanto, visitando-o. Além disso é comprovada a tentativa de fornecimento de aparelhos celulares ao mesmo com certeza para que continue a gerenciar a operação não só de fraude ao sistema financeiro nacional como de homicídios e opressões”, destacou o magistrado.

De acordo com a investigação, para eliminar os concorrentes, Glaidson se transformou em uma espécie de “tubarão do extermínio”, e montou uma organização bem estruturada, com armas, empresas de fachada, espiões e matadores profis-

sionais. Tudo coordenado por uma espécie de setor de inteligência.

O grupo criou seis empresas de fachada. Elas eram usadas para transferir dinheiro para outras empresas, que pagavam as contas da organização. Despesas como a compra de armas, pagamento de seguranças e pistoleiros e contratação de detetives para monitorar as vítimas.

Uma outra alegação para a transferência de Glaidson é que ele vinha recebendo visitas de pessoas não cadastradas no sistema da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Um deles é suspeito de organizar homicídios para a organização criminosa.

Cantor, instrumentista e compositor, apresenta repertório com músicas variadas no palco praia, em Costazul, às 17h30

Já conhecido por sua versatilidade musical, Luan Shuenckel volta ao Sesc Verão com sua banda e apresenta o melhor do rock, pop, axé e soul. Além de tocar suas canções autorais, o cantor, instrumentista e compositor promete colocar a galera para dançar nas areias de Costazul. O show é neste domingo, 29, às 17h30, no palco praia. Às 21h, Nando Reis sobe ao palco do Campping.

“Tô muito feliz em voltar para o Sesc Verão. Desta vez, em Costazul que tem uma energia maravilhosa. Estou preparando um repertório extenso com vários estilos e novas versões de músicas brasileiras e internacionais. E ainda no mesmo dia que meu ídolo Nando Reis vai se apresentar”, disse Luan.

Luan traz canções de Dua Lipa Dire Straits, Jammil, Banda Eva, Tim Maia, entre outros. Quem quiser conhecer o trabalho de Luan Schuenkel pode acessar seu canal no Youtube para assistir seus clipes e shows.

Procon de Rio das Ostras instaura processos administrativos contra escolas particulares

O Procon de Rio das Ostras realizou uma operação de fiscalização nos estabelecimentos de ensino do Município de Rio das Ostras para verificar os reajustes aplicados nas mensalidades escolares e a lista de materiais exigidos pelas instituições.

O objetivo da operação é verificar se os estabelecimentos cumpriram com a determinação da Lei n° 9.870/99, que dispõe sobre a cobrança das anuidades escolares e sobre a nulidade de cláusula contratual que obrigue os consumidores ao pagamento de adicionais da mensalidade ou ao fornecimento material escolar de uso coletivo, que são proibidos de serem solicitados.

Foram oficiadas 44 Unidades de Ensino para apresentarem todo material informativo de matrículas, tabela de preços da anuidade escolar dos anos letivos de 2022 e 2023, bem como a justificativa para os reajustes ocorridos, além da apresentação da lista de material escolar de acordo com a série dos alunos.

Após análise, o Procon

de Rio das Ostras constatou irregularidades em 22 estabelecimentos de ensino. Nove estabelecimentos não responderam e 13 não foram encontradas irregularidades.

Ao todo, foram instaurados 31 processos administrativos. Os estabelecimentos deverão justificar as irregularidades encontradas em respeito ao direito de defesa. Caso isto não ocorra, o Órgão seguirá o procedimento para consequente aplicação de multa.

“É muito importante esse trabalho. Além de orientar os estabelecimentos, buscamos proteger os consumidores em todas as relações de consumo dentro do Município, para que tenham a certeza que estão tendo seus direitos assegurados”, ressaltou o Coordenador Executivo do Procon, Rafael Macabu.

Ainda segundo o coordenador do Órgão, as informações devem ser divulgadas pelo estabelecimento de ensino em local de fácil acesso ao público, com no mínimo de 45 dias antes da data final para matrícula.

localizados nos bairros Santa Cruz e Guaratiba, na Zona Oeste da capital do Rio; e em Itaguaí, na Baixada Fluminense. Até o momento, um homem, de 58 anos, foi preso.

De acordo com as investigações, as vítimas do grupo são clientes de instituições bancárias, na maioria idosos, que realizam saques em caixa eletrônico. Segundo a 107ª DP, a quadrilha atua em todo estado, principalmente nos municípios de Petrópolis, na Região Serrana; Paraíba do Sul e Paty dos Alferes, no Centro Sul Fluminense.

Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023 4 - Geral Tribuna dos Municípios
Divulgação
Divulgação
Reprodução-Internet

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

‘Samba’

Após

a crise

que afeta as comunidades da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, tornou-se caso de polícia. A pedido do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para apurar a possível prática de genocídio, omissão de socorro, crimes ambientais, além de outros atos ilícitos contra os yanomami. A investigação está a cargo da Superintendência da PF em Roraima e tramitará em segredo de Justiça. No domingo (21), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou, em sua conta pessoal no Twitter, que oficiaria a PF para apurar os “fortes indícios de genocídio e de outros crimes” relacionados “aos sofrimentos criminosos impostos aos yanomami”. De acordo com a Lei nº 2.889, quem mate ou cause lesões graves à integridade física ou mental de membros de qualquer grupo nacional, étnico, racial ou religioso com intenção de destruílo (ao grupo) está cometendo crime de genocídio.

Casa do Artesanato

A Orla do Canal do Itajuru vai ganhar um espaço dedicado ao trabalho artesanal e também uma homenagem às mulheres rendeiras de Cabo Frio. No sábado (28), às 18h, a Prefeitura vai inaugurar a Casa do Artesanato, um espaço dedicado aos artesãos locais, que vai funcionar no antigo terminal de barcos. A programação conta também com apresentações das cantoras Áurea Martins e Bella Brum.

Oficial do cartório se recusou a registrar o filho de Seu Jorge com nome de ‘Samba’ por considerá-lo ‘incomum’. Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo informou que, na recusa de registro de prenome, oficial encaminha caso para análise de um juiz. Pela lei, os cartórios podem recusar registrar nomes que exponham crianças ao ‘ridículo’, segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen-SP). A entidade divulgou nota nesta semana após a repercussão do caso envolvendo o Seu Jorge. Na terça-feira (24), o cantor não conseguiu registrar o filho com o nome Samba. A companheira do artista, a terapeuta Karina Barbieri, teve o bebê no domingo (22), em São Paulo.

BOLO COCA-COLA

Ingredientes:

1 embalagem de mistura em pó para bolo pronto sabor chocolate

1 lata de Coca-Cola® (310ml)

Margarina e chocolate em pó para untar e polvilhar Leite condensado para regar

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture a mistura em pó para bolo de chocolate e a Coca-Cola® com um batedor manual até formar uma massa homogênea. Em seguida, despeje em uma forma de buraco no meio de 22 cm de diâmetro untada e polvilhada com chocolate em pó e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até firmar. Retire, deixe amornar e desenforme. Por fim, regue com leite condensado e sirva.

tributo

ORAÇÃO AO SANTO São Timóteo

Deus e Pai amoroso, que tanto nos considera e nos quer, concedei-nos a mesma disposição de São Timóteo de Vos seguir aonde nos quiserdes enviar, e por sua intercessão dai-nos a graça de acolher no coração as mensagens do Espírito Santo, para que as vivamos no dia a dia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo e Maria Santíssima Vossa Mãe. Amém.

nos espaços sidéreos. Mas, sobretudo, seja paciente e desprendido com as criaturas humanas, que vivem a seu lado, como seus companheiros de jornada.

Plano de proteção

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou o prazo para que o governo federal apresente um plano para regularizar e proteger terras com presença de povos indígenas isolados e de recente contato. Agora, serão mais 30 dias úteis para a implementação do cronograma. A medida atende a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). No último dia 12, a AGU fez a solicitação à Corte a partir de uma demanda da Fundação Nacional do Índio (Funai).

LIMA DUARTE: O INESQUECÍVEL ‘SINHOZINHO MALTA’

Ariclenes Venâncio Martins, conhecido pelo nome artístico Lima Duarte, é um reconhecido ator brasileiro.

Lima Duarte nasceu no povoado de Desemboque, distrito de Sacramento, em Minas Gerais, no dia 29 de março de 1930.

Desde a década de 70, o prestigiado ator trabalha em projetos de televisão, cinema e teatro.

Primeiros anos

Ariclenes Venâncio Martins veio ao mundo em uma cidade pequena de Minas Gerais.

Filho do boiadeiro Antônio José Martins com uma artista circense, o jovem tinha dois irmãos que ajudavam o pai a trabalhar na propriedade.

Ariclenes foi incentivado e enviado pelo pai para a cidade grande (São Paulo), quando tinha 16 anos.

Apesar de ter saído do interior, os primeiros anos de vida foram essenciais para a construção do ator:

“Eu sou um ator que me baseio, principalmente e

primordialmente, na memória emotiva. Portanto, todos personagens estão dentro de mim e são de Sacramento e do Desemboque”

O início da carreira

Era o ano de 1946 e o aspirante a ator chegou na metrópole a bordo de um caminhão de mangas.

Seu sonho era trabalhar na rádio Tupi, mas assim que fez o teste foi reprovado devido ao seu sotaque do interior.

Apesar de ter sido reprovado no teste, Ariclenes conseguiu um estágio de aprendiz de sonoplastia.

Naquela ocasião, ele chamou atenção de Oduvaldo Vianna, que fez o convite para que estreasse em uma das suas novelas.

A origem do nome Lima Duarte

Assim que ganhou a tão desejada vaga, Ariclenes percebeu que precisava de um nome artístico. Ele ligou então para a sua mãe, que era artista circense e médium. Foi dela a sugestão do nome, a senhora imediata-

mente respondeu:

Põe o nome do meu guia de luz que você vai ser muito feliz. Ele se chama Lima Duarte.

A consolidação da carreira

A trajetória de Lima Duarte na Rádio Tupi foi longa, foram 26 anos na emissora.

Na televisão também marcou história: participou do programa inaugural e da primeira novela, chamada Sua vida me pertence (de Walter Forster).

Em paralelo, o ator seguia com vontade de explorar outras vertentes e, em 1961, estreou no Teatro de Arena, onde ficou até 1971.

Graças ao Teatro de Arena, as portas se abriram para Lima Duarte que venceu o Prêmio Saci de Melhor Ator e ganhou uma bolsa de estudos na França (em Nancy).

Personagens marcantes

Lima Duarte caiu nas graças do grande público devido à alguns personagens marcantes em produções da Rede Globo, para onde foi mais tarde.

O ator interpretou os consagrados papéis nas novelas abaixo:

• Zeca Diabo em O Bem-amado (1973)

• Sinhozinho Malta em Roque Santeiro (1985)

• Murilo Pontes em Pedra Sobre Pedra (1992)

• Major Bentes em Fera Ferida (1994)

Afonso em Da Cor Do Pecado (2004)

• Shankar em Caminho das Índias (2009)

Vida pessoal

Lima Duarte teve três uniões. A primeira com Marisa Sanches (1951-1961), na ocasião Marisa tinha uma filha chamada Débora, que acabou por adotar o sobre-

nome do padrasto.

A segunda união foi com Martha Godoy de Freitas, o casal ficou junto por três anos (1965-1968).

O terceiro relacionamento foi com Mara Martins. A união que durou 18 anos (1970-1989) rendeu três filhos: Julia, Mônica e Pedro.

Reprodução/Instagram
Mário Vilela/Funai Omissão
Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Tribuna dos Municípios 5 - Variedades Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023
motivar o governo federal a decretar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, sanitária e humanitária RECEITA Guia da Cozinha Reprodução Procure dar exemplos de paciência e desprendimento, servindo a todos com bondade e dedicação. A verdadeira vida é a vida do amor e do serviço. Derrame seu amor sobre todas as coisas criadas, desde a tenra plantinha até as constelações que gravitam

São Paulo comemora 469 anos e retoma crescimento

São Paulo é famosa por ser “a cidade que não para”. O lema se aplica também ao turismo na capital – que vai do lazer ao empresarial, de eventos ao de compras –, sempre em constante renovação. Dados da FecomercioSP e também do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, empresa oficial de turismo de São Paulo, mostram que, em novembro de 2022, a capital paulista voltou a registrar um crescimento de 10,7% em relação ao mês anterior – nível pré-pandemia da covid-19.

Além disso, o Índice Mensal de Atividade do Turismo (Imat), que leva em consideração cinco fatores fundamentais para o setor do turismo, como movimentação dos aeroportos e rodoviárias, faturamento das empresas de turismo, taxa de ocupação hoteleira e estoque de empregos, também registrou alta, ficando em 100,3 – superando o mês-base do índice, de janeiro de 2020, quando o levantamento começou a ser realizado.

Centro de compras com enorme diversidade, com ruas de comércio como Oscar Freire e 25 de Março e dezenas de shopping centers movimentados o ano todo – não só no Natal e Black Friday –, e também palco de eventos como Virada Cultural, Réveillon na Paulista e Grande Prêmio de Fórmula 1, São Paulo registrou um aumento de 21,9% no Imat na comparação com o mesmo período de 2021.

“Termos atingido o resultado de janeiro de 2020 indica que os números podem nos surpreender a partir de agora, especialmente após o carnaval”, afirma Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP.

E o cenário para este ano é favorável, dado que a cidade vem recebendo cada vez mais turistas que chegam não só para se divertir nos muitos roteiros culturais, ou para se deliciar com a gastronomia ou até mesmo para se atualizar em feiras, congressos ou eventos de negócios. O setor de turismo projeta um crescimento superior a 50%. A projeção é da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que é parceira da FecomercioSP.

Com mais de 400 hotéis e 700 hostels, São Paulo oferece uma enorme variedade de acomodações – e isso atrai turistas de todos os perfis e bolsos. Dados do Observatório do Turismo e Eventos levantados em dezembro do ano passado indicam uma taxa de ocupação superior a 50% nos hotéis da capital – com uma diária média indo de R$ 510 para hotéis e R$ 71 para hostels.

A movimentação de passageiros na cidade também é intensa. Milhares de pessoas chegam à capital paulista todos os dias por via área ou terrestre. Somente pelo aeroporto internacional de Guarulhos, o maior da América do Sul e um dos maiores do mundo, passaram mais de 34,4 milhões de pessoas no ano passado. Por Congonhas, o maior aeroporto doméstico do País, foram outros

18 milhões de passageiros. E Viracopos teve um fluxo de 11,8 milhões de pessoas no ano passado. Somados esses números, são 64,2 milhões de passageiros.

Já pela via terrestre, números da Socicam mostram que passaram pelos três principais terminais rodoviários da cidade – Tietê, Barra Funda e Jabaquara – mais de 12,8 milhões de passageiros no ano passado em mais de 490 mil chegadas de ônibus.

Impulsionado pelo setor de transportes aéreos, o turismo no País registrou R$ 18,3 bilhões em novembro – maior montante para o mês desde 2014, de acordo com levantamento da FecomercioSP feito com base em dados do IBGE. O transporte terrestre também teve alta de mais de 14% e faturamento de R$ 2,8 bilhões.

A capital dos destinos gastronômicos

Conhecida não só pela diversidade da gastronomia como também pela qualidade, São Paulo já figura entre os destinos onde melhor se come no planeta. Ranking Traveller’s Choice 2022, elaborado pela TripAdvisor com base na opinião de milhões de usuários, colocou a capital paulista como o 7º destino gastronômico no mundo, à frente de cidades também famosas na arte de comer e beber como Lisboa (Portugal) ou Nova York (Estados Unidos).

Única capital da América Latina a figurar na lista no ano passado, São Paulo é um lugar para quem ama gastronomia, com opções para todos os gostos, bolsos, horários – indo dos mais renomados restaurantes aos food trucks e feirinhas gastronômicas.

“A culinária e a arte de São Paulo, a maior cidade da América do Sul, são tão multinacionais quanto sua diversificada população de mais de 12 milhões de habitantes”, diz a TripAdvisor.

E os dados traduzem essa descrição. De acordo com a SPTuris, a capital paulista conta com mais de 20 mil restaurantes e 30 mil bares. Segundo o Observatório da Gastronomia, são mais de 50 tipos de cozinha, que abarcam a enorme variedade dos sabores regionais brasileiros e também culinárias internacionais.

“Com os restaurantes do bairro dos Jardins servindo todos os tipos imagináveis de pratos, e lanchonetes do mundo inteiro, não seria estranho você ir a São Paulo só para comer”, diz a publicação.

E muita gente vem mesmo para a capital paulista para se deliciar com tamanha variedade. Segundo a prefeitura de São Paulo, dos mais de 15 milhões de visitantes que passam, em média, por ano pela cidade, mais de 70% frequentam bares e restaurantes.

A cidade coleciona prêmios e reconhecimento por seus sabores e também pela inovação de chefs brasileiros e estrangeiros. A capital paulista tem restaurantes que

figuram não somente no guia Michelin como também estabelecimentos eleitos entre os melhores do mundo no The World’s 50 Best Restaurants, que é considerado um Oscar da gastronomia. A TripAdvisor afirma que as cidades do ranking possuem “restaurantes tão incríveis que as pessoas não conseguem visitar apenas uma vez”.

Além da gastronomia, São Paulo também se destaca pela enorme quantidade e pela qualidade de suas opções culturais –com “museus de nível internacional, excursões por diferentes e animados bairros, além de ótimas compras”, como descreve a plataforma. De acordo com a SPTuris, a cidade conta com 314 salas de cinema, 138 teatros, 115 espaços culturais, 150 bibliotecas e 158 museus.

São inúmeros espetáculos que vão dos musicais inspirados na Broadway ao teatro de vanguarda, e também festas típicas e populares não só regionais como também de culturas de outros países que compõem o cenário multicultural e diverso dessa cidade que tem mais de 12 milhões de habitantes.

m mais de 70 shoppings espalhados por toda a cidade que são verdadeiros templos de compras e diversão. É um programa para o dia inteiro ou até vários dias, já que a maioria tem ótimas praças de alimentação, cinemas, teatros, academias de ginástica, atrações para a criançada e exposições. Há shoppings até em estações do metrô, como o Santa Cruz e o Tatuapé, que facilitam o acesso e já fazem parte do caminho diário de muitos moradores. Além disso, foi em São Paulo que aconteceu a inauguração do primeiro em território nacional: o Iguatemi, no bairro do Itaim, inaugurado em 1966, com lojas luxuosas.

Para quem prefere lojas de rua, achar o que precisa é rápido e fácil para paulistanos e visitantes nas ruas de comércio especializado, que concentram pontos de venda de produtos específicos que vão de artigos de couro ou discos raros até antiguidades. Nos três principais centros de comércio popular:

Brás, Bom Retiro e Rua Vinte e Cinco de Março, que é o maior shopping a céu aberto da América Latina, também é possível encontrar de tudo a preços acessíveis. No Itaim, especialmente ao longo da Rua João Cachoeira, e em Moema, na Rua Bem-Te-Vi, ficam algumas pontas de estoque de alto nível. Entre as mais requintadas, a mais famosa e luxuosa é a Oscar Freire, nos Jardins, com grifes como Ellus, Mont Blanc, Melissa, Carmin e muitas outras.

Outro grande diferencial paulistano são as feiras de artesanato e antiguidades, que oferecem desde os artigos mais procurados até os mais inusitados. De artes e artesanato, as mais famosas da capital paulista são a da Praça da República e da Praça da Liberdade. A mais frequentada delas, no entanto, é a da Benedito Calixto, que também possui antiguidades e outras curiosidades bem diferentes. Outra opção é a Feira de Antiguidades do MASP, na Avenida Paulista.

O mundo da decoração e do design também não fica atrás. Há shoppings centers voltados exclusivamente para a casa e lojas de fábrica de móveis, dos mais rústicos aos moderninhos. Muitas ficam na Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros. Na paralela, Cardeal Arcoverde, estão as lojas de móveis antigos. E nas Marginais do Tietê e Pinheiros, funcionam megalojas de materiais de construção.

COMPRAS POR REGIÃO

Centro

O Centro da cidade tem como principal característica o comércio popular. A Rua 25 de Março atrai pessoas de todo o Brasil que buscam matéria-prima para a fabricação de roupas, artesanato e até fantasias de carnaval. O Mercado Municipal, bem ao lado, é parada obrigatória para comprar temperos, comidas e bebidas. Nas imediações da Rua José Paulino, no Bom Retiro, e região do Brás imperam as vendas de roupas. A Rua São Caetano, tradicionalmente conhecida como Rua das Noivas, é inteira dedicada

aos vestidos e acessórios de casamento. Para quem procura materiais elétricos, eletrônicos e acessórios para carro, pode ir direto à Rua Santa Ifigênia.

Paulista e Jardins

Na Oscar Freire, Alameda Lorena e Rua Bela Cintra, concentram-se as lojas de grifes nacionais e internacionais. Na Rua Augusta, o comércio é mais variado. Na altura do número 2.690 está a Galeria Ouro Fino, que dispõe de lojas descoladas, brechós e de grifes alternativas.

Os shoppings também estão por ali. O Pátio Paulista fica ao lado da estação Paraíso e o Frei Caneca a algumas quadras da Consolação. O Pátio Higienópolis, por sua vez, é conhecido pelas lojas chiques. As feirinhas de fim de semana do Masp e a do Shopping Center 3, na Avenida Paulista, também têm boas opções de compras.

Pinheiros e Vila Madalena

Na Vila Madalena concentramse ateliês de estilistas de roupas e de artistas plásticos. As lojas descoladas também são características da região. Na Praça Benedito Calixto estão as que vendem objetos de decoração. Aos sábados, a praça abriga uma feira de artesanato. Na zona Oeste há ainda uma infinidade de shoppings: West Plaza, Iguatemi, Eldorado, Butantã. Já plantas e hortifrutigranjeiros frescos estão sempre à disposição no CEAGESP. No bairro de Pinheiros, as lojas de móveis predominam. Na Rua Teodoro Sampaio são vendidos sofás, camas, cadeiras e objetos de decoração novos. Paralela, está a Rua Cardeal Arcoverde, onde os móveis e objetos antigos dão o tom das vitrines. O bairro da Lapa concentra o comércio mais popular, com lojas de roupas e calçados. No Mercado do bairro, não faltam artigos típicos do Nordeste, frutas e legumes.

Moema e Morumbi Bem perto de Congonhas está o bairro de Moema, onde há lojas de ponta de estoque de roupas e sapatos imperdíveis e um dos maiores shopping centers da cidade, o Ibirapuera. Outros paraísos de compras na zona Sul da cidade são os shoppings Morumbi e Market Place, conhecido por suas excelentes salas de cinema. Já o shopping D&D, na Marginal Pinheiros, é totalmente voltado para a decoração. Para aquisições ainda mais sofisticadas, há o Shopping Cidade Jardim.

Santana e Vila Guilherme Localizado em uma região privilegiada, ao lado da Marginal Tietê, o shopping Center Norte apresenta o maior volume de vendas por m² entre todos os empreendimentos da cidade. Ao lado, está o Lar Center, lugar certo para comprar móveis e artigos de decoração. Os shoppings D, Santana Parque e Metrô Tucuruvi também fazem parte do roteiro de

compras. Para quem procura grandes lojas de calçados, é bom reservar algumas horas do dia para visitar a Jorge Alex, que oferece um mundo de opções. Roupas de grife também podem ser encontradas na Rua Pedro Doll e ao longo da Rua Voluntários da Pátria impera o comércio popular.

POLO DE ECOTURISMO DE SÃO PAULO

São Paulo é surpreendente. Assim como as grandes metrópoles globais, a capital paulista é marcada pela forte urbanização e pelas vastas opções de negócios, lazer e entretenimento. Centro econômico da América Latina, São Paulo é sede de algumas das maiores corporações globais e destino certo para os principais eventos de repercussão internacional. A agenda cultural é um espetáculo à parte. A cidade possui dezenas de museus, teatros, salas de cinemas, bibliotecas, casas de espetáculos e centros culturais.

Muitas vezes, povoa o imaginário como uma cidade cinza e de concreto. E é aí que São Paulo nos surpreende! No extremo sul de seu território está localizado o Polo de Ecoturismo de São Paulo, formado pelos distritos de Parelheiros e Marsilac e pela Ilha do Bororé. Distante do centro urbano, tem ares de cidade do interior. Somente as duas Áreas de Proteção Ambiental inseridas no Polo – Capivari-Monos e Bororé-Colônia – representam 1/5 do mapa paulistano, recoberto por quilômetros de Mata Atlântica intocada, rios e cachoeiras de águas límpidas. A região é também um grande patrimônio histórico. Suas igrejas, templos, construções, moradias, cemitérios e centros culturais contam muita história das aventuras vividas por imigrantes, especialmente alemães e japoneses, que fizeram parte da colonização da capital paulista. É para revelar esses encantos escondidos que a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo, desenvolveu esse guia, que visa proporcionar a todos a possibilidade de conhecer um pouco mais das maravilhas dessa região, por meio do seu patrimônio histórico, natural e cultural.

Confira os atrativos da região: Parque Estadual da Serra do Mar –Núcleo Curucutu | Cratera de Colônia | Cachoeira do Marsilac | Cachoeira do Sagui | Cemitério de Colônia | Igreja de Santa Cruz | Capela de São Sebastião e Cruzeiro do Bororé | Igreja da Colônia | Casa da Barragem e Comporta da EMAE | Mirante da Ponte Alta | Casa do Rosário | Ecoativa e Imargem | Ateliê Dama | Ateliê do Ylê | Templo Quan-inn | Asé Ylê do Hozooane | Solo Sagrado de Guarapiranga | Borboletário | Ninhal das Garças | Orquidário | Pesqueiro Aquarium | Pesqueiro Biriba | Pesqueiro Guarapiranga | Pesqueiro Matsumura | Clube & Park Rincão | Marina S.O.S. Levi

Para mais informações sobre os atrativos da região, visit: www.cidadedesaopaulo. com/ecoturismo

6 - Cidades
Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023 Fotos: Divulgação
Tribuna dos Municípios

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
2575 - TRIBUNA - Quinta-feira - 26.01.2023 by Tribuna dos Municipios - Issuu