Page 1


THE LISBON STUDIO WEBMAG#06 Autores TLS

André Oliveira, Filipe Andrade, Filipe D. Pina, Joana Afonso, Nuno Duarte, Nuno Saraiva, Marta Teives, Pedro Brito, Pedro Ribeiro Ferreira, Pepedelrey, Ricardo Drumond.

Autores Convidados

Pedro Moura, Amanda Baeza, João Paulo António.

Coordenação

Pepedelrey, Pedro Brito, André Oliveira

Capa

Ricardo Drumond

Design e paginação Copyright © 2014 The Lisbon Studio Todos os trabalhos apresentados têm Copyright © dos seus respectivos autores. www.thelisbonstudio.com

Pedro Brito


©Pepedelrey

(INTRO)

Pepedelrey

A trip between various worlds and experiences, marked by a frenetic pace at every single moment of creativity and production. Each issue is a complete meal for you to enjoy. Having reached half of a dozen discoveries and visual readings, we’re looking ahead to new collective goals. There’s a lot to do, ensuring the level of quality that our followers have become accustomed. We continue to maintain the accessibility of the WebMag, free of charge, to all who enjoy our work, our visions and ideas. This is the last issue before the change. A new plastic surgery to our publications face, making it stronger and more dynamic. A new attitude facing the crossover between the artistic languages and styles of each resident. The WebMag will not stay closed on this platform, this virtual world. The reality will become ... real.

Uma viagem entre mundos e experiências diversos, pautada por um ritmo frenético em cada momento único na criação e produção. Tornamos cada número uma refeição completa para deleite de todos vós. Chegados ao meio da dúzia de descobertas e leituras visuais, olhamos em frente e lançamos novos objectivos colectivos. Muitas ideias por desbravar e concretizar, garantindo o nível de qualidade a que os nossos seguidores se habituaram. Continuamos a manter a acessibilidade da WebMag, de forma gratuita, a todos os que conhecem e apreciam os nossos trabalhos, as nossas visões e ideias. Este é o número que antecede a mudança. Uma nova plástica ao rosto da publicação, tornando-se assim mais forte e dinâmica. Uma nova atitude nos nichos culturais em que nos inserimos, mantendo o cruzamento entre as diferentes linguagens de cada residente. A WebMag não vai ficar fechada nesta plataforma, neste mundo virtual. A realidade que se irá tornar... real.


ŠPepedelrey


ŠPepedelrey

JOANA AFONSO http://jusketching.blogspot.com/ http://www.joanaafonso.com/


Imagens do processo de animação de uma personagem 3D (Lightwave e Zbrush), durante o mestrado em Desenho.


ŠPepedelrey

FILIPE ANDRADE

http://www.filipeandradeart.blogspot.com/


Conjunto de ilustraçþes de um sketchbook recentemente completo.


ŠPepedelrey

PEDRO BRITO http://cargocollective.com/pedrobrito/ http://margemsulcomic.blogspot.pt/


ŠPepedelrey

RICARDO

CABRAL http://www.ricardopereiracabral.blogspot.pt/


ŠPepedelrey

RICARDO Drumond

drumondart@gmail.com http://behance.net/drumond http://facebook.com/drumondart


Aguarelas da exposição individual que está a decorrer em Viana do Castelo, na Dinamo10.


ŠPepedelrey

NUNO DUARTE http://outronuno.blogspot.com/ http://mocifao.blogspot.com/ http://duartefolio.blogspot.com/


ŠPepedelrey

PEDRO R. FERREIRA http://somehowalongtheway.blogspot.pt/ http://www.pedroribeiroferreira.blogspot.pt/ http://www.arcodavelhanews.blogspot.pt/


©Pepedelrey

ANDRÉ OLIVEIRA

http://andreoliveirabd.blogspot.pt/ http://horadosaguim.blogspot.pt/


Apresentação

LIVING WILL#2 “Chegar a um ponto em que já não restam muitos anos de vida é quase tão assustador como perder a companheira de sempre. O velho Will continua a fazer o seu melhor para lidar com isso, não porque se importa com o futuro mas porque aceitou como missão resolver todas as pontas soltas que foi deixando. Morrer sem peso na consciência terá de ser o seu testamento e a sua derradeira missão. Não tem muita gente a quem possa chamar amigo, honestamente nem sequer tem sido a mais agradável das pessoas nos últimos anos, mas está disposto a revisitar uma amizade muito antiga. Neste número ficaremos também a conhecer Betty Bristow, uma apresentadora de TV que está à beira do precipício. Depois de uma vida de remorsos, tudo o que quer é remediar-se para trazer equilíbrio à sua existência. Se ao menos fosse tão simples…” “Living Will” é uma série de 7 mini-comics de 16 páginas publicados pela Ave Rara, integralmente em inglês, com argumento de André Oliveira e arte de Joana Afonso. O segundo número será apresentado no dia 12 de Abril às 14h no Festival Anicomics Lisboa 2014 (Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras) e depois, mais tarde, no Festival Internacional de BD de Beja.


Apresentação

TIRAS DO BARALHO!

Existe BD de muito boa qualidade. E depois também existe isto. “Tiras do Baralho!” é um livro de tiras cómicas de banda desenhada (para quem achar piada) onde ninguém está a salvo, nem os seus próprios autores. André Oliveira escreveu e Pedro Carvalho ilustrou, sem um pingo de vergonha nas suas caras feias e barbudas. E a El Pep, como não podia deixar de ser, coloca o seu selo editorial num festival de humor negro, nonsense, estupidez e outros adjectivos que eventualmente serão adicionados por quem se sentir ofendido. Ficamos à espera. O que é que psicopatas, gémeos siameses, amputados, exorcistas, samurais, ceguinhos, epilépticos, nados mortos e dinossauros têm em comum? Assim à primeira vista, nada… E à segunda continua a não ser nada também. Pelo sim pelo não, podem confirmar já no próximo Festival de BD de Beja… Porque o “Tiras do Baralho!” andará por lá.


ŠPepedelrey

PEPE DELREY http://lifeofpepe.blogspot.com http://onfridays.tumblr.com http://imagesdelrey.tumblr.com


Pedro Moura em colaboração com Amanda Baeza

http://lerbd.blogspot.pt/


©Pepedelrey

FILIPE

DUARTE PINA www.nerdmonkeys.pt/ www.caseandbot.com/


1 Ano de Macacos Marrões Dia 1 de Abril a Nerd Monkeys faz 1 ano de existência. E não, não é mentira, é mesmo verdade! Faz também 1 ano que me mudei para o TLS. De uma forma ou de outra esta pequena empresa de videojogos ficará eternamente ligada ao estúdio pois embora tenho sido fruto de uma reunião dos seu dois fundadores (eu e o Diogo) a verdade é que ela floresceu aqui, entre ilustradores, banda-desenhistas e artistas. Em Janeiro, e como já somo 5 gatos-pingados, foi necessário mudar-nos dentro do estúdio para um espaço só nosso e um pouco maior. Após uma reunião no início do ano ficaram decididas algumas mudanças internas. Estamos por isso agora a ocupar o antigo escritório do Pep (obrigado Pep!) o que significa que, além do espaço maior, temos um pouco mais de privacidade. Eu costumo dizer que esta privacidade nos permite fazer melhores videojogos mas na realidade o que a malta queria mesmo era andar no feissebuque em paz.


Nestes últimos 3 meses muita coisa aconteceu. Começámos um novo projecto, entrou um estagiário para o grupo e o Diogo engordou mais 5 quilos entre outras coisas. De todas a mais importante foi sem dúvida o lançamento do nosso episódio gratuito “Praxe do Gangue das Capas Negras” que se passa dentro do universo do videojogo do Inspector Zé e Robot Palhaço. Esta é obviamente uma sátira às praxes e ao problema descontrolado que assola o mundo académico Português e também uma visão muito pessoal sobre esta questão. Não é a primeira vez que um videojogo se coloca numa posição política e reflecte a actualidade da nossa sociedade mas é sem dúvida a primeira vez que eu o faço e com certeza não será a última.

Podem descarregar o episódio gratuito para Windows, Mac e Linux em www.caseandbot.com


ŠPepedelrey

NUNO SARAIVA

http://nunosaraivaillustration.blogspot.pt/ http://naterracomonoceu.blogspot.pt/


©Pepedelrey

MARTA

TEIVES http://www.teives.com


INK – Lisbon Tattoos Um diário gráfico de 180 páginas. Uma reportagem ilustrada sobre o mundo da tatuagem em Lisboa e arredores, que é o resultado de um ano de visitas a estúdios de tatuagem.


ONDE COMPRAR

Livrarias: Palavra de Viajante (Lisboa) Kingpin Books (Lisboa) El Pep Store & Gallery (Lisboa)

Online: http://chococomtinta.tictail.com ou e-mail para mart@teives.com


©Pepedelrey

ex-tls

João PAULO António

http://blast-illustration.blogspot.pt/


Entrevista

João PAULO António

Divides a tua produção em duas áreas diferentes: a ilustração e a fotografia. Consideras que essas áreas se cruzam com naturalidade ou são de expressão distinta e não se podem cruzar? Bem, não chego bem a dividir a produção, é mais dividir os amores: a ilustração é o que faço a nível profíssional e a fotografia é um escape, um vício sem preocupações nem responsabilidades de agradar a outros que não eu. São também duas áreas que se cruzam com a maior das naturalidades, pelo uso dos mesmos conceitos de composição, enquadramento, luz, cor, como também pela própia combinação dos dois.

“vingando” nalguns shootingboard :)

Em relação à produção de BD, não é uma área de interesse para ti? Não é que não me interesse, já o fiz mas apenas por “encomenda”, para publicidade, e também o meu convite de casamento foi uma BD... Entregue quase na véspera da cerimónia :) Mas nunca me envolvi a sério, durante muito tempo por não encontrar um argumento para trabalhar, e hoje em dia teria de abdicar de muito do meu trabalho para o fazer, o que não é possível. Vou-me

E qual a importância deste tipo de conceito colectivo, para o desenvolvimento e a maturação das diversas linguagens e o seu reconhecimento social? É uma oportunidade única encontrares um local onde hajam várias linguagens sejam elas a fotografia, ilustração, pintura, animação, motion graphics, argumentisto, um autêntico hub de criatividade onde se trocam ideias e projetos, e se pode ir mais além do que se estivermos centrados apenas na nossa linguagem própria...

Em relação à tua experiência no The Lisbon Studio, quais as mais valias que tiveste dentro deste colectivo informal e a parte negativa que consideras existir num conceito destes? Foi excelente! As mais valias são mesmo poder estar a conviver, trabalhar com colegas de profissão, com quem podes discutir trabalho, pedir opinião, ajuda, inspiração, onde estás sempre a aprender. Pontos negativos não vejo nenhum, é tudo uma questão de respeito mútuo uns pelos outros.


ŠPepedelrey


ŠPepedelrey


TLS WEBMAG #6 Abril/Maio  

Revista digital do colectivo The Lisbon Studio.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you