Page 1


introdução Esta talvez seja a Web Mag que menos tempo demorou a ser feita. Deve ser do calor, mas dois meses apenas a separam da última edição que, como bem se lembram, demorou bem mais tempo a sair cá para fora. Eu não gosto de apontar dedos, mas muita da culpa de tão rápida edição cabe ao nosso Nuno Lourenço Rodrigues, que não só paginou e concebeu o design, como também é responsável pela ilustração da capa. Para além das colaborações de cada elemento do estúdio, que nos vão brindando com universos gráficos pessoais de uma riqueza assombrosa ( palavras caras para dizer que é tudo muita bom) destacamos as ilustrações do Nuno Saraiva para as Festas de Lisboa, que andam hoje em dia pelas ruas de Lisboa, e a exposição “Sustos às Sextas” Figuras Clássicas do Terror interpretadas por artistas portugueses, onde participaram vários elementos do Lisbon Studio, a convite do Bruno Caetano.

E agora são horas de fazer a mala e rumar a Beja, para o Festival Internacional de Banda Desenhada Sobre esta iniciativa podem ler o texto que o Bruno nos enviou no página 5. Pedro Moura também nos oferece uma colaboração, inspirada no Shijo ( ele explica melhor o que isso é na página 88) , e ilustrada pela Marta Monteiro. E last but not least a apresentação de dois projectos do nosso André Oliveira, com algumas páginas inéditas de cada um; Gentleman, desenhado por Ricardo Reis, e o quarto capítulo de Living Will, desenhado por Pedro Serpa. E agora são horas de fazer a mala e rumar a Beja, para o Festival Internacional de Banda Desenhada, que dura até 14 de Junho. Se não nos encontrarmos por lá, cá nos vemos na próxima Web Mag. Ricardo Cabral

Autores TLS André Oliveira, Filipe Andrade, Filipe D. Pina, Joana Afonso, Jorge Coelho, Nuno Duarte, Nuno Lourenço Rodrigues, Nuno Saraiva, Pedro Brito, Pedro Ribeiro Ferreira, Pepe Del Rey, Ricardo Cabral, Ricardo Drumond Autores Convidados Pedro Moura, Ricardo Reis, Pedro Serpa, Marta Monteiro Coordenação Ricardo Cabral, Filipe Pina Capa/Design/PAGINAÇÃO Nuno Lourenço Rodrigues

Copyright © 2015 The Lisbon Studio Todos os trabalhos apresentados têm Copyright © dos seus respectivos autores. thelisbonstudio.blogspot.pt


Figuras Clássicas do Terror interpretadas por artistas portugueses Desde o início dos tempos que o ser humano está refém da sua própria imaginação. Entre narrativas fantásticas, contos mirabolantes e relatos de acontecimentos sem explicação, transmitidos originalmente de boca em boca, a superstição ganha forma e somos assombrados por imagens aterrorizantes do desconhecido. Esta exposição procura ilustrar como muitas destas figuras, algumas centenári as, marcaram a imaginação dos artistas convidados. Artistas: Ana Afonso, Afonso Ferreira, Ana Oliveira, Catarina França, Cláudia Guerreiro, Jerónimo Rocha, Jorge Coelho, Leonor Pacheco, Luís Figueiredo, Nuno Duarte aka Outro Nuno, Pedro Brito, Pepedelrey, Ricardo Cabral, Ricardo Venâncio, Rita Silvestre, Rui Lacas e Quico Nogueira. Parceiros: Take it Easy, Comic Heart Produção: Easylab

Se para uns determinada personagem é uma boa representação dos medos que têm, para outros essa mesma personagem pode ser até cómica. Este projecto surgiu a convite do Álvaro da organização da Tertúlia da Banda Desenhada de Lisboa. Ele tinha sido contactado pela direcção do evento “Sustos ás Sextas” que pretendia uma exposição, ainda sem tema, que abordasse o tema do Terror. Lembrei-me das muitas conversas que tive sobre Terror com amigos e algo era evidente, é interpretado de forma diferente de pessoa para pessoa. Se para uns determinada personagem é uma boa representação dos medos que têm, para outros essa mesma personagem pode ser até cómica. Partindo deste princípio escolhi uma série de figuras clássicas do terror e pedi a diferentes ilustradores, que trabalham nas mais variadas técnicas e estilos, para interpretar alguns desses seus medos. Os resultados foram tão distintos quanto as suas interpretações.

Bruno Caetano


Ana Afonso

Afonso Ferreira


Clรกudia Guerreiro

Catarina Franรงa

Ana Oliveira


Rita Silvestre


Lu铆s Figueiredo

Leonor Pacheco

Jer贸nimo Rocha

Quico Nogueira


andreoliveirabd.blogspot.pt


GENTLEMAN #1 O mundo está a ruir à vista de todos e aquilo que perdura é tão bizarro e surreal que faz questionar se pertence à imaginação ou à realidade. Acompanhamos a jornada de Mr. Turner, uma misteriosa e sombria personagem que atravessa planícies desérticas ao volante do seu Morgan e na companhia de Barnes, um enorme elefante marinho com uma personalidade forte. Há uma última tarefa a cumprir antes que a Humanidade aceite a sua inevitável extinção, algo que pode não chegar para a salvar mas que fará toda a diferença. É essa a missão de Turner e ele promete cumpri-la da única forma que conhece: “Like a true gentleman”. “Gentleman” é a nova série da Ave Rara: 4 comics de 16 páginas, integralmente em inglês, com argumento de André Oliveira e arte de Ricardo Reis. Cada número corresponderá a uma de 4 cartas de copas. O pontapé de saída pertence ao valete.

APRESENTAÇÃO

Festival Internacional de BD de Beja Sábado - dia 30 de Abril - 14h30 Casa da Cultura

Há uma última tarefa a cumprir antes que a Humanidade aceite a sua inevitável extinção, algo que pode não chegar para a salvar mas que fará toda a diferença. É essa a missão de Turner e ele promete cumpri-la da única forma que conhece: “Like a true gentleman”.

P.V.P: €2,95 facebook.com/averaracomics averara.mail@gmail.com


LIVING WILL #4 Até a resolução mais difícil pode ser alterada quando as coisas não seguem o caminho que deviam. Will continua fiel à sua demanda, sente que já não tem idade nem tempo para grandes hesitações, mas começa a ter dúvidas. E se a resolução de todos os conflitos não consiste num último, mais complexo e derradeiro problema, superior a todos? Após o traumático episódio anterior, Will regressa a uma terra que conhece bem, para resolver um velho assunto de família. Enquanto isso, Betty recupera de um violento assalto e acaba de perder um dos amuletos que ainda segurava o seu fraco equilíbrio emocional. Quando tudo parece ruir, há ainda mentalidades que mudam e uniões que se celebram... durante um passeio no campo. “Living Will” é uma série de 7 mini-comics de 16 páginas publicados pela Ave Rara, integralmente em inglês, com argumento de André Oliveira e arte de Joana Afonso e Pedro Serpa. NOTA: Este número é ilustrado pelo Pedro Serpa, embora a capa seja da autoria da Joana Afonso (que realizou os primeiros 3 números). A mudança de artista não é definitiva, apenas aconteceu por limitações de disponibilidade. Está combinado que a Joana fará os números 5 e 7 (a conclusão do projecto), e que o Pedro voltará a colaborar com o 6.

E se a resolução de todos os conflitos não consiste num último, mais complexo e derradeiro problema, superior a todos? Após o traumático episódio anterior, Will regressa a uma terra que conhece bem, para resolver um velho assunto de família.

P.V.P: €2,95 facebook.com/averaracomics averara.mail@gmail.com

APRESENTAÇÃO

Festival Internacional de BD de Beja Sábado - dia 30 de Maio - 15h45 Casa da Cultura


filipeandradeart.blogspot.com


www.nerdmonkeys.pt www.caseandbot.com


Um cão ganha vida própria dentro de um tablet! AI CREDO! Vá de retro Satanás!!! “Bóbi – o teu cão” é uma app a ser desenvolvida por mim com arte da magnifíca Joana Afonso e programação do grande programeiro José Rua. A ideia é ter um cãozinho com vida própria ao estilo dos velhinhos “tamagotchi” mas com um toque de tecnologia extra. Os utilizadores podem interagir com o animal tocando no ecrã e atirando brinquedos entre outras coisas.

‘ A ideia é só mesmo a malta divertir-se a ver como o cão reage. ‘

Não há cá troféus, pontuações ou qualquer outro objectivo específico, a ideia é só mesmo a malta divertir-se a ver como o cão reage. Ainda não sei quando vou terminar esta coisa pois actualmente a Nerd Monkeys tem projectos em cima de projectos mas lá se vai fazendo. É daqueles projectos que dá um gostinho especial pois é feito com amigos e sem pressas.


jusketching.blogspot.com joanaafonso.com


jcoelho.deviantart.com almirantefujimori.blogspot.pt


outronuno.blogspot.com mocifao.blogspot.com duartefolio.blogspot.com


nunorodriguesart@hotmail.com nunorodriguesart.com facebook.com/nunorodriguesart


Vento nos Salgueiros Espetáculo do Grupo de Teatro Infantil Animarte. Tem estreia marcada para o dia 1 de Junho e mantém-se em exibição até ao dia 19 de Julho. Sábados, Domingos e Feriados às 16h00 no Jardim Botânico da Ajuda, Lisboa.


nunosaraivaillustration.blogspot.pt naterracomonoceu.blogspot.pt


Conjunto de ilustrações para as Festas de Lisboa'15, EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.


EGEAC JUNHO 2015


EGEAC JUNHO 2015


EGEAC JUNHO 2015


EGEAC JUNHO 2015


lerbd.blogspot.pt


Shijo

Pedro Moura e Marta Monteiro Das várias coisas que aprendi na Coreia do Sul, está o shijo, uma forma de poesia curta musical dos séculos XVI e XVII, que ainda hoje tem cultores, como o soneto entre nós. Seguindo regras formais muito minuciosas, e escritas em caracteres ideogramáticos chineses, os temas são bucólicos e observacionais. O texto aqui criado foi feito a partir de um exercício de tradução directa, mas não se trata de uma tradução “perfeita” (que não existe), tão-somente de uma interpretação livre.

Shijo, uma forma de poesia curta musical dos séculos XVI e XVII, Sob a influência da Oubapo, tentei fazer uma adaptação do poema à banda desenhada, utilizando um jogo de cartas conhecido como Go-Stop na Coreia (e Hanafuda no Japão), cujo resultado preliminar poderão ver no fim, e que me permitia jogar com permutações e a versificação coreana. A Marta Monteiro conheceu esta história toda, mas decidiu procurar o seu próprio caminho na interpretação do texto, atingindo um resultado bem mais rico."


somehowalongtheway.blogspot.pt pedroribeiroferreira.blogspot.pt arcodavelhanews.blogspot.pt


edicoeselpep@gmail.com edicoeselpep.blogspot.com facebook.com/El-Pep-books


ricardopereiracabral.blogspot.pt


drumondart@gmail.com behance.net/drumond facebook.com/drumondart


TLS WEBMAG #9  

Revista digital do colectivo The Lisbon Studio.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you