Page 1

10 A 16 DE OUTUBRO DE 2021

ESPECIAL

Dia das Crianças

Malu Barcelos A famosinha da Tia Gê

PÁGINA 04


02


PÁGINA

Jesus, Filho amado de Deus, que, no lar de Nazaré, aprendeu as primeiras palavras de amor, olha com compaixão para as nossas crianças. Que elas cresçam na graça de Tua misericórdia. Concedei-lhes saúde de corpo e alma, sabedoria nas fases de crescimento, discernimento na adolescência, segurança diante dos medos, e vitória na luta contra o mal. Senhor, Príncipe do Amor, que Teus Anjos da Guarda, sempre protejam a vida dos nossos pequenos. Menino Deus que cresceste sendo amado, no doce colo da Virgem Maria, acolhei nossa súplica pelos pequeninos de nosso coração. Amém! A super Tia Patty aqui, deseja uma chuva de bênçãos na vida de cada estrelinha no mundo inteiro. Feliz dia da Criança!

Alice Almeida

Alice Nunes Sales

Maitê Oliveira

FESTEJANDO Yuri Matos, os pais Mayara e Felipe o irmão Yuri e a cunhadinha Maria Eduarda Lopes

02 10 A 23 16 DE DE OUTUBRO JANEIRO DE DE 2021 2021 03 17

CHEIA de charme Sophia Laterça

Beatriz e Davi Caiado Hadade

Maria Abdu Neme e Maria Antônia Marins Zulchner

Pedro e Henrique Conegundes vestindo PITAYA

Guilherme Fraga veste PITAYA

Maria Valentina e Luísa Jassus

Maria Valentina e Luísa Jassus

Yasmin Conegundes estrelinha PITAYA

TIETANDO Rafinha Guimarães Lemos e Fiuk

Marina Oliveira


04

Especial dia das

Crianças


ESPECIAL

Dia das Crianças Nathália Leite

PÁGINA

10 A 23 16 DE DE OUTUBRO JANEIRO DE DE 2021 2021 05 17

Arquitetura Infantil, Design Lúdico e Criativo para Pequenos

A

rquiteta, formada em dezembro de 2019, decidi seguir o meu coração e o que me faz acordar todos os dias com um sorriso no rosto: trabalhar com crianças! Hoje, estou a frente do escritório especializado em projetos infantis, onde eu me sinto completamente feliz e realizada! Costumo dizer que é uma via de mão dupla, o nicho infantil faz o meu coração vibrar, e eu faço o coraçãozinho de cada criança, de cada mamãe, de cada família transbordar através da arquitetura infantil. Buscamos proporcionar uma experiência única para os nossos clientes presenciais e para nossos clientes a distância. Nossos projetos já alcançaram vários estados do Brasil como São Paulo; Distrito Federal; Rio de Janeiro; Pará; Rio Grande do Sul; Santa Catarina e, hoje, tenho muito orgulho da trajetória que estamos criando! Criar memória afetiva, ajudar a estimular o desenvolvimento e autonomia das crianças, oferecer um espaço funcional, lúdico e construir um universo mágico: ESSE É O MEU PROPÓSITO!

Brinquedoteca na Casa da Vovó

Quarto feito para Durar Os desenhos geométricos são excelentes para “brincarmos” no quarto infantil. No Quarto do Luigi misturamos papéis de parede e pintura em forma geométrica, marcenaria com cores neutras e toques pontuais de cor. O famoso “quarto feito para durar”, onde trouxemos uma atmosfera mais neutra e atemporal, com toques infantis na decoração, para acompanhar o seu crescimento.

Um espaço voltado para viver o “faz de conta” e colorir a infância. Um espaço lúdico que colabora com o desenvolvimento infantil, e tem ganhado cada vez mais espaço dentro dos lares, nos tempos que estamos vivendo hoje, seja em um quarto ou até mesmo varandas.

Espaço Lúdico Para proporcionar uma atmosfera lúdica, na brinquedoteca da Catarina e Eduarda criamos uma árvore iluminada, adicionamos tapetes criativos, quadros, luminárias divertidas e brincamos com as cores, incentivando a criatividade, fantasia, estimulando imaginação dos pequenos. (22) 99964-3228

|

@arq.nathalialeite


06

ESPECIAL

Dia das Crianças

Seletividade alimentar na infância

U

ma alimentação adequada durante a infância é essencial para a saúde ao longo da vida, pois contribui completamente para o crescimento, desenvolvimento fisiológico, desempenho e produtividade. É necessário que as crianças tenham nutrientes suficientes nas refeições ao longo do dia que possibilite o desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Um número muito grande de crianças a partir de 2 anos desenvolvem dificuldades alimentares como: rejeitar a variedade, preferir alimentos líquidos, comer muito devagar e demonstrar pouco interesse pelas refeições. Cada vez mais a alimentação das crianças tem sido um grande desafio para os pais, devido a uma série de motivos, dentre eles: falta de tempo para se dedicar, rotina de trabalho, cansaço, estresse, falta de conhecimento/falsas informações. Além disso, também acontecem comparações com outras crianças da mesma idade, o que acaba sendo bem prejudicial, pois cada uma delas tem sua individualidade. A quantidade de comida e quais alimentos deve-se ingerir não é o mesmo para todas as crianças. Venho presenciando crianças com seletividade alimentar em consultório e consequentemente com baixo peso ou sobrepeso e alterações nas taxas de exames laboratoriais, o que é prejudicial para o desenvolvimento da mesma. O que é seletividade alimentar? A seletividade alimentar é caracterizada por recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse por grupos de alimentos, por exemplo: não aceita nenhum grupo de verdura ou apenas uma opção. E isso está muito ligado ao sensorial (tocar e cheirar). O que causa a seletividade alimentar? Introdução alimentar inadequada com comida batida no liquidificador, alimentos misturados e insistência na recusa alimentar da criança. Com quase 2 anos as crianças iniciam a primeira adolescência do bebê ou o famoso “terrible twos” – terríveis 2 anos. Nessa fase, a criança começa a dizer “não” para tudo e é uma das mais difíceis para os pais. O bebê passa a se sentir independente, pois ele já sabe se pronunciar quando quer

algo, sabe dizer não, consegue demonstrar e entender melhor as coisas ao seu redor e aprende a andar sozinho. O bebê adolescente, começa a negar as comidas que antes tinha uma ótima aceitação, os pais desesperados, acabam substituindo por industrializados por ser mais fácil e por acreditarem que o filho pode ficar com fome. Após essas substituições, dificilmente a criança irá voltar a aceitar alimentos in natura. Traumas de infância, Autismo, entre outros.. O que fazer para tratar a seletividade alimentar? Ideal que tenha o acompanhamento de um nutricionista especializado na área infantil para acompanhar de forma individual, com estratégias e até mesmo, terapia alimentar. Algumas dicas são: jamais force um alimento que seu filho não queira, seja o exemplo e consuma alimentos de qualidade na frente dele para incentivá-lo, ofereça os alimentos de diferentes formas (ex.: brócolis inteiro, brócolis picadinho refogado, arroz com brócolis, bolinho de brócolis). Usar a criatividade é o ideal. Pratos criativos é uma boa estratégia. Chame seu filho para te ajudar a montar o prato do almoço ou do lanche e desenhar com os alimentos. É o momento de se reinventar. A criança não precisa aceitar todos os alimentos, pois assim como nós, adultos temos nossas preferências, eles também tem. Algo de errado tem quando há recusa de grande parte dos alimentos. Constância é a chave para cuidar da seletividade alimentar do seu filho!

(22) 99818-9440 | @nutricristianepaes Endereço: Edifício Connect Work, sala 918.


PÁGINA

10 A 23 16 DE DE OUTUBRO JANEIRO DE DE 2021 2021 07 17


08


ESPECIAL

PÁGINA

Dia das Crianças

10 A 23 16 DE DE OUTUBRO JANEIRO DE DE 2021 2021 09 17

Aleitamento materno e a saúde bucal do bebê O

aleitamento materno proporciona inúmeros benefícios para a saúde do bebê, sendo que alguns estão diretamente ligados à saúde bucal. A amamentação contribui para o crescimento dos ossos e dos músculos levando a harmonia da face, correto posicionamento dos dentes e língua, além de auxiliar a respiração e a fala.

Crescimento adequado do complexo crânio-facial e treinamento da musculatura bucal A sucção da mama possibilita melhor desenvolvimento da face, melhor posicionamento dos dentes (correta oclusão) contribuindo para o exercício das funções de deglutição, respiração, mastigação e fala.

As dentistas Dra. Fernanda Passos e Dra. Renata Passos

Redução nas chances de adquirir hábitos nocivos de sucção O aleitamento materno diminui as chances de uma criança adquirir hábitos de sucção de nutritivos, como sugar os dedos ou chupeta. Qualidade dos tecidos dentários O leite materno, alimento nutricionalmente mais adequado, é fonte importante de cálcio e outros minerais, que fortalecem os dentes. Redução de risco de cárie O aleitamento materno, quando bem orientado pelo pediatra, retarda a introdução da sacarose (açúcar) na dieta da criança e evita o uso da mamadeira, o que diminui o risco de cárie nos bebês.

Especialidades: CLÍNICA GERAL

IMPLANTODONTIA

ODONTOPEDIATRIA

ORTODONTIA

ENDODONTIA

PRÓTESE


10

ESPECIAL

Dia das Crianças

Vai viajar? Garanta a segurança da sua família

Faça a manutenção preventiva do seu veículo Viajar em família vai muito além de apenas organizar as malas. Garantir a segurança do seu veículo para evitar imprevistos na estrada, é importante e primordial para a segurança de todos! Procedimentos simples e preventivos podem evitar que o passeio se transforme em uma experiência negativa. Peças da suspensão sofrem desgastes e

necessitam reparos. A falta de manutenção pode comprometer a segurança dos passageiros. A validade e o nível do óleo do motor devem ser checados, bem como dos demais fluidos. É fundamental que você tenha um pneu de boa qualidade no estepe. Na Vemar Auto Center você garante a revisão completa do seu veículo com garantia. IMPORTANTE É muito importante garantir a segurança das crianças durante os passeios de carro, por isso a legislação brasileira obriga o uso da cadeirinha. Instalar a cadeirinha no carro exige muita atenção e um pouco de paciência, mas vale a pena o cuidado. É muito importante verificar sempre se a cadeirinha está ajustada adequadamente e não se move com facilidade. Estrada do Açúcar - 821 - Donana - Campos dos Goytacazes/RJ

ESCAPAMENTOS SUSPENSÃO CAMBAGEM

TROCA DE ÓLEO ALINHAMENTO ACESSÓRIOS

BALANCEAMENTO PNEUS NOVOS E REMOLD FREIOS


ESPECIAL

Dia das Crianças

Descobrindo a Ciência em forma de brincadeira

Q

uem tem filhas ou filhos pequenos lida todos os dias com cientistas, ainda que não saiba ou suspeite disso. Todas as crianças, parafraseando o poeta Manoel de Barros, são aparelhadas para gostar de ciência. Ao contrário da maioria dos adultos, crianças conseguem olhar o mundo com curiosidade, encantamento, desejo de conhecimento e transformação: disposições que parecem estar por trás de todo grande cientista ou grande descoberta científica de que se tem notícia. Infelizmente, à medida que crescem, a generalidade dos sistemas de ensino toma das crianças essa disposição. É com base nessas premissas que construímos a Escola Científica. Embora possa parecer redundante ter os nomes escola e ciência juntos – visto que os currículos escolares são orientados majoritariamente pelas grandes

áreas do conhecimento científico – muitas vezes as escolas fecham as portas para a ciência. Isso acontece, por exemplo, quando se observa a hegemonia ou a totalidade de métodos de ensino baseados meramente em memorização, cópia, repetição e treinamento, quando já há muito se conhecem – graças à ciência outros e mais eficazes métodos para aprendizagem. Pensando a educação como um processo e não um produto, construímos uma escola cujas bases são orientadas pelo discurso e pelo método científico como as formas de viver os currículos estabelecidos pelas diretrizes educacionais. Partindo da arquitetura escolar, passando pelo projeto pedagógico e pelo corpo técnico-docente, todos os elementos que compõem a Escola Científica estão voltados para essa base.

PÁGINA

10 A 23 16 DE DE OUTUBRO JANEIRO DE DE 2021 2021 11 17

Alguns de nossos projetos e atividades: Iniciação científica A Iniciação Científica é um projeto voltado para estabelecer o contato dos alunos com a ciência. O objetivo do projeto centra-se não somente no letramento científico – em que o estudante aprende a empregar o conhecimento científico para diversos fins – mas também no desenvolvimento de práticas essenciais para a pesquisa, como o estudo dos gêneros textuais científicos, a compreensão e a aplicação de conceitos da ciência, a sistematização do conhecimento, a formação do campo ético, a apresentação de resultados etc. CIIC - Congresso Infantil de Iniciação Científica No CIIC – Congresso Infantil de Iniciação Científica, os alunos têm espaço para expor pesquisas e trocar experiências com alunos de outras séries e escolas, além de protagonizar as atividades do evento, como comunicação oral, palestras, oficinas, mesas-redondas etc. Um dos objetivos do congresso é proporcionar a construção de universos para que a criança possa ser central na aprendizagem – uma vez que os professores atuam como mediadores – e dessa forma desenvolver competências socioemocionais e de resolução de problemas, proatividade e habilidades sociais, autoconhecimento e autoestima, entre outros. Criança como protagonista: Na Escola Científica, as crianças são protagonistas. Elas não são consideradas apenas espectadoras, mas sim indivíduos com capacidade de participar de decisões, expressando opiniões e necessidades próprias. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância – leis que têm como objetivo garantir o desenvolvimento e os direitos das crianças – deve-se “incluir a participação da criança na definição das ações que lhe

digam respeito”. Esse processo tem como objetivo incentivar a relação da criança com o ambiente e as pessoas de seu entorno. As crianças são agentes importantes na sociedade, capazes de transformar o mundo à sua volta. Criança e Natureza A Escola Científica tem, no contato com a natureza, um de seus pilares. Nosso espaço é pensado visando proporcionar descobertas e aprendizagens por meio da interação com o meio ambiente. Através dessa interação, a criança desenvolve a criatividade, a percepção sensorial, a consciência, o cuidado e o respeito com todos os seres, além da curiosidade por fenômenos naturais, que podem virar objetos de estudo e pesquisa durante as aulas. É descobrindo e explorando as possibilidades do ambiente que a criança se desenvolve. Oferecer um ambiente rico em experiências, é fundamental. Na Escola Científica, o contato com a natureza é prioridade.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2022 Educação Infantil Ensino Fundamental I Para maiores informações, entre em contato: (22) 99930-1654 ou (22) 2130-9805. Rua Baronesa da Lagoa Dourada, n° 114 Centro - Campos dos Goytacazes/RJ


12

A todos os Famosinhos um Feliz

Dia das Crianças! Pedro Henrique Barbosa

Alexandre Pontes Aguiar Filho

Antonia Viana Barbosa

Lorenzo e seu gatinho Pocoyo

Ana Laura Rodrigues

Malu Barcelos

Mariah Nogueira Fontes

Bernardo Vasconcellos Sales de Almeida Pereira

Pedro Néspoli Paes

Marcela Liang

Henrique Vasconcellos

Bebel Brito

Júlia Néspoli Paes

Pedro Ney Feitoza


PÁGINA

10 A 23 16 DE DE OUTUBRO JANEIRO DE DE 2021 2021 13 17


14

ESPECIAL

Dia das Crianças Gostinho de brincadeiras ao ar livre no Dia das Crianças Diferente de 2020, este ano os protocolos de segurança contra a Covid estão mais flexíveis Por Yasmim Lima Por causa da pandemia do novo coronavírus, a criançada teve que reaprender a brincar sozinha e dentro da própria casa. Uma mudança e tanto para quem estava acostumado à companhia dos amiguinhos da escola e da própria vizinhança. As novas flexibilizações da Prefeitura de Campos permitiram, ainda que de forma gradativa, a volta das atividades ao ar livre. Graças a isso, o Dia das Crianças este ano vai ser completamente diferente da data em 2020. Para a psicóloga Isabela Barcelos, o retorno das crianças a essa realidade e a forma com que elas vão se comportar devem ser observados. “É preciso observar as mudanças comportamentais: retraimento exagerado, medo de ficar em ambientes com mais pessoas, medo de se separar dos pais,

Miguel e a sua mãe Roberta Barcelos aproveitando o ar livre

ansiedade exagerada diante de um estímulo ou situação, entre outras questões”, disse a especialista. Depois de quase dois anos de pandemia, a reabertura de espaços ao ar livre garante a diversão para as crianças e o retorno dos pequenos mostra a possibilidade de convivência com outras crianças. A Psicóloga Isabela jornalista Roberta Barcelos, que é Barcelos mãe do pequeno Miguel, de 7 anos, relata a importância de as crianças terem novamente esse momento de lazer. “Os espaços funcionando são ótimos, principalmente para as crianças que moram em apartamento e não têm a possibilidade de correr ou brincar; é importante

para o convívio.” A mãe do Miguel destaca, no entanto, a necessidade do cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus. “É necessário que os pais fiquem atentos aos cuidados de higiene das crianças, principalmente porque ainda não estão vacinadas”, conclui Roberta. Brincadeiras Isabela Barcelos concorda que a retomada das atividades é importante para a garotada. “Poder conviver com outras crianças e exercer a infância em sua plenitude, é necessário, pois infância é sinônimo de alegria e brincadeiras”, relatou a profissional, que completa: “Vejo muitos pais ainda com medo e passando para os filhos esse medo, por vezes até exagerado. É necessário passar confiança para as crianças de que vai dar tudo certo”, finaliza a psicóloga.


ESPECIAL

Dia das Crianças

PÁGINA

10 A 23 16 DE DE OUTUBRO JANEIRO DE DE 2021 2021 15 17

Exames odontológicos EPAO 1002/2663

Com conforto para os pequenos

C

ero kids é um espaço idealizado pela Ceroimagem Radiologia Odontologica para acolher os pequenos pacientes para a realização de exames radiográficas intra e extra orais. Os pequenos são recebidos por profisionais experientes para que se sintam tranquilos para a realização dos exames. A galerinha recebe uma medalha de coragem e é só sorriso!

CAMPOS DOS GOYTACAZES: UNIDADE I - Rua Barão Lagoa Dourada, 237, Sls 9, 10, 11 - Tels.: (22) 2722-0094 / 2723-0116 / 99967-3958 UNIDADE II: Rua Treze de Maio, 262, Loja 2. Centro - Tel.: (22) 99790-6108 MACAÉ: Av. Papa João XXIII, 47. Centro - Tels.: (22) 2765-2761 / 2772-0595 / 99968-0904 www.ceroimagem.com.br fb.com/ceroimagem @ceroimagem


ESPECIAL

Dia das Crianças Encontre os 15 objetos perdidos

c ! i a r r n o sB a m V

Encontre os 15 objetos que existem nesta divertida imagem. Marque-os com uma canetinha para não perder de vista.

Caça-palavras

As palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal.

16

Profile for terceiravia

Via Kids 257  

Via Kids 257  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded