J3NEWS EDIÇÃO 340

Page 1

Mortes por Aids em Campos são quase o dobro da média nacional

No município há quatro mil pessoas com o vírus e a maior taxa de infecção é entre jovens

PÁGINA 03

Tecnologia é esperança para elevar a produção sucroalcooleira

Melhoramento genético e até drones estão sendo usados nos canaviais da região.

PÁGINA 06

Mortes violentas voltam a assustar moradores de Guarus

Em quatro dias foram registradas nove execuções no subdistrito.

PÁGINA 07

São João da Barra prepara o maior Circuito Junino do Estado

PÁGINAS

Especial Namorados

Hospital Dr. Beda traz ultrassonografia robótica para a região

Robô Da Vinci garante maior precisão nos procedimentos e benefícios ao paciente. PÁGINA 11

PÁGINA 05 Alerta
Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 340 CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 Entrevista Carlos Augusto Guimarães Delegado da 146ª DP de Guarus PÁGINA 09
| No Brasil, a taxa de mortalidade para cada 100 mil habitantes é de 4,7. Já em Campos é de 8.2
Fábio Abud e Maysa
06, 07 E 11 CAPA
Foto: Silvana Rust

Aumento de casos de infecção por HIV em Campos preocupa

Estimativa aponta que 2023 deve superar números da doença em 2022

Ocinei Trindade

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de um milhão de pessoas convivem com o vírus HIV no Brasil. Acredita-se que, pelo menos, 300 mil pessoas estão infectadas e não sabem, por não terem sido testadas.

Em Campos dos Goytacazes, há pouco mais de quatro mil pessoas que convivem com o vírus da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

Os números são da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde / Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP). Nos últimos anos, o número de pessoas infectadas vem crescendo em todo o país, sobretudo entre os mais jovens. Há estimativas que novos casos de HIV este ano em Campos superem os registrados em 2021 e 2022, com indicadores de detecção da doença e de óbitos no município superiores à média nacional.

De acordo com o site Indicadores e Dados Básicos de HIV/AIDS nos Municípios Brasileiros (indicadores.aids. gov.br), foram notificados em 2022 o número de 15.412 casos no Brasil. A taxa de detecção por 100 mil habitantes é de 16,5. Já em relação a óbitos por Aids no país, os dados mais recentes são de 2021, com 4.247 mortes. A taxa de mortalidade para cada 100 mil é de 4,7.

Em Campos dos Goytacazes, segundo o mesmo site, foram notificados entre 1981 e 2022 o número de 2.901 pessoas infectadas. Só em 2022 foram 49 casos. A taxa de detecção da doença para cada 100 mil pessoas é de 19,0 (superior à taxa nacional). Em 40 anos, Campos teve 1.170 mortes por Aids, segundo a pesquisa. O número de óbitos chegou a 42 em 2021, com taxa de mortalidade de 8,2 para cada 100 mil casos (também superior à média de taxa nacional). Pesquisadores falam em números relativos, pois outras fontes podem apontar dados distintos e conflitantes relacionados à doença no país.

O médico infectologista e subsecretário de Saúde de Campos, Rodrigo Carneiro, em entrevista ao programa Manhã J3, disse que nas últimas décadas já passaram pelo CDIP, mais de 8.500 pessoas vivendo com HIV no município. “Muitas dessas pessoas já nos deixaram, outras transferiram de cidade. Em segmento regular, atualmente há cerca de quatro mil pessoas. Destas, pouco mais de três mil retiram medicação no órgão regular-

mente. Nós tínhamos uma média de 200 a 250 novos casos diagnosticados por ano. Nos anos de pandemia isto caiu para 150 a 180. Com a demanda reprimida há entre 330 e 350 casos estimados. Fechamos 2022 com cerca de 300 novos casos. A gente acredita que isso em 2023 será maior”, comentou.

A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde esclarece que devido à pandemia do coronavírus, entre 2020 e parte de 2022, a quantidade de testes de HIV realizados foi pequena, menor que a série histórica e, por esse motivo, fez-se menos diagnósticos. “Foram 41 notificações em 2023; 227 em 2022 e 178 em 2021; 91 em 2020; 184 em 2019; e 272 em 2018. Vale ressaltar que os dados são de munícipes e de não munícipes tratados em Campos, uma vez que o Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) é referência regional para esse atendimento”, informou em nota.

Em Campos, o Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais funciona no CDIP, na Rua Conselheiro Otaviano, nº 241, Centro, onde a população tem acesso ao serviço de testagem para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ist’s) e à assistência médica e educação em saúde. O serviço inicia-se com abertura de prontuário, através do resultado reagente, seguida de consultas regulares, dispensação de medicamentos, realização de exames regulares em parceria com Hospital Geral de Guarus e Hospital Plantadores de Cana. Também é possível fazer o teste de HIV nas Unidades Básicas de Saúde.

Aumento de casos em Campos e entre jovens

Segundo dados do Ministério da Saúde, a maior incidência de casos de HIV no país envolve jovens de 24 a 39 anos. São 52% do sexo masculino e 48% do sexo feminino. Entre 2011 e 2021 mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos com HIV evoluíram para AIDS. Só em 2022, 16 mil novos casos de infecção foram notificados no país.

O psicólogo e ativista social Salvador Correa, 38 anos, há mais de dez anos é soropositivo. Desde 2013 se dedica a combater o preconceito e a desinformação sobre HIV/AIDS. Ele analisa

Preconceito e campanhas informativas

Faz 35 anos que “A” convive com o vírus da Aids em Campos. Ela prefere não se identificar. “A” diz que ainda enfrenta preconceitos por ser transsexual e soropositiva. “O preconceito sempre vai existir, só que hoje está de forma mais velada. Viver com o HIV se tornou melhor por causa do tratamento eficaz. Minha vida é normal. As pessoas precisam ver a realidade dos fatos, a AIDS existe, é uma doença muito séria. Precisamos falar mais sobre isso, de mais orientação e informação. Há pessoas que acham que nunca vai acontecer com elas, que são imunes a isso. Todos nós precisamos de respeito”, diz.

O subsecretário de Saúde, Rodrigo Carneiro, defende mais campanhas informativas sobre HIV/AIDS: “Antes, o diagnóstico de HIV vinha acompanhado de um prognóstico de evolução muito ruim. Com a medicação tendo evoluído muito, as pessoas acabam tendo uma vida normal ao tomarem o remédio. Porém, permanece sendo uma doença crônica, sem cura. É necessário uma campanha de conscientização contínua, reunindo Ministério da Saúde, Secretarias de Estados e Municípios e gestores governamentais. Não se deve deixar de investir em educação e prevenção. É preciso discutir educação sexual nas escolas, o que deixou de ocorrer nos últimos quatro anos no país. Além do HIV, há riscos de gestação na adolescência e riscos de outras DSTs”, avalia.

A assistente social Fátima Castro também defende mais campanhas educativas:

“O uso do preservativo, a única forma eficaz de não se contaminar com vírus HIV e com as infecções sexualmente transmissíveis, na realidade sempre foi complicado. As pessoas até começam a usar no início de uma relação, mas, depois, acham que não precisam e abandonam a prática do preservativo. Acham que já conhecem o parceiro (a) e tudo bem. Depois dos antirretrovirais, à população deixou ainda mais o uso do preservativo. No imaginário coletivo elas pensam: ‘se tem como cuidar, porque me prevenir?´. Não há campanhas educativas que possam conscientizar a população. E o poder público, por sua vez, nada faz em relação a isso. Ninguém mais fala de Aids, como se não existisse”, observa Fátima. Entre as campanhas desenvolvidas pelo CDIP estão o Julho Amarelo, que faz alusão ao mês de luta contra as hepatites virais; e o Dezembro Vermelho, que marca a mobilização nacional na luta contra o vírus HIV/ Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

a maior frequência de infecção entre jovens: “A taxa de detecção de casos de AIDS notificados em Campos é maior do que a taxa da região Sudeste e do que a taxa nacional. Assim como a mortalidade por Aids em Campos também tem taxa maior do que a nacional. É preciso fortalecer a política de prevenção nos seu âmbitos

biomédicos, com disponibilidade de camisinha e gel; estruturais, com legislação que garanta o transporte para acesso ao tratamento, leis contra a discriminação, ações educativas e aconselhamentos, e sociais, com garantias de proteção social em todos os níveis de atenção, com disponibilidade dos benefícios previstos em lei para cada caso. Muitas vezes

escutamos que ‘o jovem perdeu o medo’. Essa frase é um grande equívoco. Na verdade, a prevenção pela via do medo e do pânico nunca funcionou e gerou muito estigma e preconceito. É preciso levar novamente a prevenção para um amplo debate com os jovens, incluindo as escolas. Educação sexual é sinônimo de vida e prevenção, não só prevenção ao HIV, mas também pode prevenir assédio e violência sexual”, afirma.

A assistente social e diretora da Associação Irmãos da Solidariedade, Fátima Castro, é referência há 35 anos em Campos ao apoiar pessoas com HIV/Aids. “A situação atual é preocupante, visto que temos como prevenir, controlar e tratar. O perfil sempre muda. Hoje são jovens, que realmente não vivenciaram o flagelo dos anos 1980, 1990 que Aids deixou. Amanhã este perfil pode mudar. Na verdade, todos que fazem sexo sem preservativos podem estar correndo risco, isso, desde quando a AIDS surgiu (1981). Todos nós estamos no mesmo barco quando temos vida sexual ativa. Nunca existiu grupo de risco e, sim, comportamento de risco”. O técnico em química Alexandre Batista convive com o vírus da Aids desde os 17 anos. Atualmente, ele tem 47. “Foi muito difícil quando descobri o vírus, foi um choque. Não sabia como lidar com a notícia e a quem recorrer. Conheci a Irmãos da Solidariedade muito debilitado, estava com 38 quilos. Comecei a me tratar e entender o que era a doença. Além do HIV, eu sou dependente químico e de vez em quando tenho recaídas. Hoje, aceito muito bem a questão de ser soropositivo. E os medicamentos antirretrovirais me ajudam porque eu vivo bem, sou indetectável, e não tenho nenhuma doença oportunista”, conta. Expectativa de cura

Fátima Castro e milhões de pessoas esperam pela cura da Aids. “A cada notícia me encho de esperança, há décadas. Entristeço-me quando não podemos levar adiante. Teríamos que erradicar a doença. O fato de termos os medicamentos fazendo da síndrome uma doença crônica, já é uma vitória”, avalia. Já Salvador Corrêa aposta nos novos relatórios da ONU com perspectiva de cura. “As pesquisas apontam cada vez mais para novos caminhos de investigação. No texto ‘O dia da cura’, de Herbert de Souza, ele diz ‘a ideia da morte inevitável paralisa; a ideia da vida mobiliza... Me dei conta de que a cura da Aids sempre havia existido: o seu nome é vida’, conclui.

Especial CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 03
Fátima Castro | Assistente Social
Ativista | Salvador Corrêa
Referência | Associação Irmãos da Solidariedade apoia pessoas portadoras do HIV e com Aids em Campos Fotos: Silvana Rust

Adimax, uma das maiores fabricantes de ração pet do país prestes a instalar fábrica em Campos

Uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do país, detentora entre outras, das marcas Fórmula Natural, Origens e Magnus, está com um pé em Campos. A instalação de uma fábrica de ração pet no município, que vai gerar um bom punhado de empregos, está sendo costurada pelo governo do estado e o prefeito Wladimir Garotinho. Lembrar aqui que o grupo Adimax é um dos maiores do país nesse ramo, com sede na região metropolitana de Sorocaba, em São Paulo.

Instalado em Campos um escritório regional do Inepac

Campos agora conta com um escritório técnico de abrangência regional do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) sob a direção do arquiteto e advogado Geovani Lourindo. O escritório funciona no Museu Histórico no centro. É uma ferramenta importante e uma antiga reivindicação da cultura regional.

Expectativa de investimentos de R$ 30 milhões e 2 mil empregos em Macaé

A Manserv, empresa da área de logística offshore, pretende investir algo em torno de R$ 30 milhões em Macaé. Existe a expectativa de geração de 2,5 mil empregos. A licença, para as atividades da nova base da empresa, a partir de novos contratos assinados com a Petrobras, já foi concedida pela prefeitura de Macaé.

OPINIÃO

HIV que volta a assustar

Há 40 anos, quando o mundo percebeu que vivia uma epidemia da Aids, o compositor Caetano Veloso, ativista de diversas causas, escreveu: "só um genocida em potencial, de batida, terno ou avental, pode fingir que não vê, que todos sendo vítimas em potencial, estão na obrigação de liderar um movimento para deter a disseminação do HIV". Alertava que essa deveria ser uma pauta permanente de todo o mundo contra a doença.

A reportagem especial desta edição, a partir das estatísticas da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde / Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), mostra que a doença volta a assustar, e que o número de casos e mortes em Campos, provocado pelo vírus, está acima da média nacional, concluindo que existe um descuidado com os protocolos de prevenção, e até tratamento desta doença cuja vacina até hoje o mundo persegue.

Com o chamado coquetel de medicamentos, pessoas soropositivas conseguem conviver com a doença sem perder qualidade de vida. O Brasil foi exemplo mundial, quebrando as patentes dessas drogas e disponibilizando-as através do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, mais de um milhão de pessoas convivem com o vírus HIV no Brasil e que pelo menos 300 mil pessoas estão infectadas e não sabem, por não terem sido testadas.

Em Campos, os números mostram que a situação é preocupante e algo tem que ser feito. Acredita-se que, com o sucesso do tratamento, muitas pessoas relaxaram com os protocolos de prevenção, como, por exemplo, as relações sexuais sem o uso de preservativo. É bom lembrar que não existem mais grupos de riscos, como no começo, e todos estão expostos caso não sejam observados esses protocolos de prevenção. O município conta com o eficiente Programa DST/Aids e Hepatites Virais com serviço de testagem para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ists) e a assistência médica e educação em saúde. Ao mesmo tempo, conta com um hemocentro de excelência, zerando a possibilidade da transmissão ser feita através de transfusão de sangue. Então, temos que focar na prevenção, principalmente entre os jovens. O mundo já encontrou uma forma de evitar sua letalidade, desde que o tratamento seja feito. Avançamos muito para que ocorra esse recuo insano.

Campos passa a representar o Darck Sky no estado do Rio

O professor e astrônomo Marcelo Souza informando que Campos passa a ser oficialmente o responsável pela Internacional Darck Sky Association no estado do Rio de Janeiro. O Darck Sky é um movimento de observação de astros que tem crescido em todo o mundo.

Campos terá uma nova arena de skate sob a ponte Rosinha

A prefeitura pretende inaugurar bem rápido uma nova arena de skate, que está sendo construída com padrões técnicos da prática deste esporte. A nova pista será sob a perimetral da ponte Leonel Brizola, mais conhecida como ponte da “Rosinha”. A expectativa é que com isso, a praça São Salvador deixe de ser usada para a prática deste esporte que tem crescido em todo o país.

Municípios do Noroeste ampliam negócios no campo e focam na banana

Partindo do foco de que a banana é a fruta mais consumida no país, agricultores do Noroeste Fluminense estão investindo no seu cultivo, buscando orientação técnica para a produção de frutos com alta qualidade.

A Cooprofruta (Cooperativa dos Produtores de Fruta da Mesorregião do Itabapoana) já conta dezenas de cooperados na região. Atualmente, no Noroeste fluminense, existem 80 hectares com plantio da fruta. Desses, 60% estão em Porciúncula, e o restante distribuído por Natividade, Laje do Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci e Italva.

A inelegibilidade de Deltan

Tiago Abud - Articulista e Defensor Público

Uma grande surpresa na festa dos 60 anos da CDL

Foi bonita a festa pá, como diriam os portugueses. Estamos falando dos 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos ( CDL) na semana passada. Destaque para a inesperada presença da senhora Inês Jacyntho, viúva do saudoso empresário Jorge Jacyntho, que dá nome ao auditório da entidade. Ela não só esteve na missa na Catedral como participou do almoço de confraternização.

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista otimista com o setor em Campos

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo), Maurício Cabral agendando novidades para o setor. Ele lembra que a atividade é a maior geradora de empregos no município e que a retomada de empregabilidade passa pelo comércio. Bom lembrar que a entidade tem laços institucionais com a poderosa Fecomércio e vai intensificar parcerias. Na semana passada o Sindivarejo lançou um novo site para interagir com seus associados.

Campista que virou botafoguense por causa de pipa é o torcedor sensação do brasileirão

Nascido em Campos, e hoje carioca da gema seu Antônio foi apontado na semana passada pelo Globo Esporte, da TV Globo, como o maior de todos os torcedores botafoguenses. Tudo que ele usa tem a marca do time, desde o carro até as cores de sua casa. Contou que se tornou botafoguense quando era garoto em Campos e gostava de soltar pipa nas cores preta e branca. Uma figuraça.

Espaços no Calçadão aos poucos voltam a ser ocupados

Um dos mais tradicionais pontos de comércio no Calçadão, onde nos anos de 1970 funcionou a loja “A Normalista” e depois outras, voltou a ser ocupado. Quase ao lado, a tradicional lotérica Mina de Ouro está em obras para ser reaberta em breve. Dois outros contratos de imóveis estão sendo costurados na mesma artéria. Todos torcendo para a retomada da vocação do centro da cidade.

Onde o político Deltan Dallagnol estiver, não estarei ao seu lado. Essa premissa é importante porque tenho como indevida a decretação da perda do mandato do deputado federal, ainda que a decisão tenha sido tomada à unanimidade pelo TSE, a quem, nesse caso, coube o direito de errar por último, como dizia Rui Barbosa. Com todo respeito. Dallagnol foi acusado de ter burlado a Lei da Ficha Limpa ao pedir exoneração, porque respondia a reclamações administrativas que poderiam levar a sua demissão, ao mesmo tempo em que ele foi condenado pelo Tribunal de Contas da União, em razão de pagamento de diárias indevidas a procuradores.

No meu modesto entendimento, não reputo como hábeis tais argumentos para retirá-lo do cargo para o qual foi eleito, dado que a elegibilidade é a regra e a inelegibilidade a exceção. Reclamações administrativas não são processos administrativos. Podem se transformar em processo administrativo, mas ainda não o são. Reclamações administrativas contra uma pessoa não retiram dela a inocência presumida. Sergio Moro fez o mesmo procedimento e a medida intentada contra ele foi julgada improcedente. É importante dizer que o Ministro Benedito Gonçalves fez a distinção entre os dois casos, esclarecendo que não são idênticos, dado que Moro não teve a intenção de burlar a lei.

Quanto à condenação pela Corte de Contas, seus efeitos estão suspensos pelo Supremo Tribunal Federal, o que retira a possibilidade de tal decisão produzir como consequência a inelegibilidade (e nem mesmo foi usado pelo Tribunal Superior Eleitoral como fundamento contrário a Deltan).

A ironia do destino é que Deltan morre do veneno que semeou. Regras são para serem cumpridas. A presunção constitucional é de inocência e está disposta na legislação para serem aplicadas aos erráticos seres humanos. Os santos não precisam da presunção constitucional de inocência, porque tem a mercê absoluta em seu favor, contra a qual não se admite prova em contrário. Os humanos não. Precisam da lei, que foi redigida para eles.

Ocorre que Deltan foi um dos que sapateou contra a presunção de inocência e agora tem o vento da presunção de culpa bafejando contra a sua pessoa. Deltan também pregou contra o habeas corpus e impetrou um, para ver afastada contra ele uma condenação cível, quando é de conhecimento vulgar que o remédio constitucional se presta para a tutela da liberdade de ir e vir, que não se confunde com uma ação indenizatória. É preciso conter o poder punitivo de Estado, mas talvez seja tarde demais para se ter essa compreensão. Ao menos para Deltan, um baluarte semeador dessa maldita expansão.

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via

www.j3news.com \ jornalterceiravia Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Simone Fraga - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Luiz Fernando Vicente Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotônio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47
CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 04
Fotos: Arquivo Colunista

Já foi

As movimentações do exdeputado Deltan Dallagnol de reverter a cassação são como gestos amplos em areia movediça. Ele não volta. Não adianta recorrer ao próprio TSE e tampouco ao STF.

Dellagnol paga o preço da petulância que sempre o caracterizou e as ‘manifestações’ com carreatas de meia de dúzia de veículos são simplesmente ridículas.

Vaga no STF

Lula: de falas escabrosas à perplexidade

Nada mais cansativo do que escrever a mesma coisa de forma diferente. É o que se tem visto na mídia sobre as falas impróprias, inócuas e inúteis – para citar apenas palavras que começam com ‘i’ – do presidente Lula da Silva, desde que venceu a eleição.

É chato repetir os disparates lançados contra o teto de gastos, o Agronegócio, a autonomia do BC e por aí vai... Todos já estamos cansados de ler e ouvir. E não precisou mais do que duas ou três semanas para que até os veículos ‘amigos’, os militantes, perdessem a paciência com o presidente petista.

Agora, porém, o despautério – a aberração – que marcou os contornos da visita do presidente venezuelano ao Brasil, bem como os desatinos ditos por Lula sobre o amigo Nicolás Maduro, passaram do limite. As falas do presidente brasileiro já não causam (apenas) surpresa. Mas perplexidade.

“Não é ditadura”

Dizer que o regime truculento e opressivo do presidente Venezuelano não caracteriza uma ditadura é, no mínimo, desconsiderar a mais rudimentar inteligência de todos.

Agora, acrescentar ao comentário desastroso que o regime de Maduro é vítima de uma “narrativa” montada contra ele, deixa o Brasil numa situação não apenas ridícula perante o resto do mundo (exceção para as ditaduras, claro), mas de perplexidade. Afinal, se o país vizinho não é controlado por um governo totalitário, o Brasil, em tese, também poderia importar o modelo, porque é ‘plenamente democrático’.

Jornais não contemplaram

Do muito que se escreveu sobre o comportamento escabroso, vimos os mais delicados, como o de Mirian Leitão, que ressaltou que apesar do Lula ter feito “algo bom,

ao se reunir com países vizinhos, fez algo ruim, ao avaliar o governo venezuelano como democrático”:

“Pisou na bola”.

Gagá – Já o jornalista Ricardo Noblat, que ao longo do processo eleitoral escrevia pró-Lula, foi curto e grosso: “Lula sofre de um apagão de inteligência, na melhor das hipóteses. Ou o peso da idade e a falta de atualização o estão deixando gagá.”

Noblat ainda acrescentou que “os abusos do regime Maduro caem à vista de todos como frutas podres. Estão quase todos documentados pela Organização das Nações Unidas”.

Tempestade perfeita – No que definiu como ‘tempestade perfeita’ os 5 meses do governo Lula, Malu Gaspar, de O Globo, disse que “num discurso repleto de elogios, exortou o colega a falar para sua “imprensa livre”, como se tal coisa existisse na Venezuela.”

Outros presidentes

Nem os nossos vizinhos puderam fingir que não ouviram o que foi dito. Os presidentes do Equador, Chile, Uruguai e Paraguai manifestaram discordância ante as falas de Lula.

O do Uruguai disse estar surpresa em ouvir que a seria uma ‘narrativa’ dizer que a Venezuela não é uma democracia. Para o presidente chileno Gabriel Boric, “não se pode fazer vista grossa ao que ocorre no país governador por Maduro”. E por aí foi...

Desfecho

Fechando com ‘chave de ouro’, o presidente brasileiro calou-se quando os seguranças do Planalto agrediram a repórter Delis Ortiz, numa tentativa truculenta de blindar Maduro do acesso da imprensa.

Em tempo: o valor da dívida da Venezuela para com o Brasil – em números sujeitos a alteração – remetem R$ 6,4 bilhões.

Deltan foi cassado por unanimidade pelo TSE face ao entendimento que o ex-procurador pediu exoneração para escapar de punições.

Não funcionou para ele a ‘presunção de inocência’ – a mesma que ele negou a vários investigados no período da Lava Jato.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, sequer o recebeu. Sua cassação é irreversível. Só ele não sabe.

Sem refresco

De acordo com o ‘Estado de Minas’, depois de um longo período de silêncio, Ciro Gomes voltou a disparar contra o presidente Lula da Silva: “Corrupção continua solta”, acrescentando, ainda, que “Lula não foi inocentado”.

Apesar das tentativas de afago de Lula ao longo da campanha, Ciro não dá refresco. Em recente palestra na Universidade Lisboa, o ex-ministro disse que “a corrupção continua solta no governo, bancada pelo Orçamento Secreto”.

Ciro Gomes ainda culpou o chefe do Executivo pelo reacionarismo no país.

Certo ou errado, o que não se pode negar é a coerência do ex-governador do Ceará para com suas convicções.

Collor, again

Há 31 anos, em 1992, o então presidente Fernando Collor sofria impeachment, como desfecho de longos meses de turbulência política gerada por seu governo surreal e distanciado dos padrões que liturgia do cargo exige.

Foi a primeira grande crise nacional desde o fim do regime militar, em 1985. Agora, novamente Collor volta às manchetes, condenado pelo STF a uma pena de 8 anos e 10 meses por corrupção. A pena decorre de uma das ações da Lava Jato, envolvendo a BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras. Collor é acusado de ter recebido R$ 20 milhões por facilitar contratos.

Inicialmente a pena deverá ser cumprida em regime fechado. O ex-presidente não será preso imediatamente porque ainda poderá ingressar com recursos.

É prerrogativa do presidente da República indicar os ministros do Supremo Tribunal Federal. Logo, nada há que se surpreender que o presidente Lula formalize a indicação deste ou daquele nome para a Suprema Corte. Aliás, o próprio Lula já indicou vários ministros. Na semana passada, Lula escolheu o advogado Cristiano Zanin para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Trata-se de procedimento perfeitamente regular, que não deve ser visto como uma espécie de premiação, mas de reconhecimento. Zanin foi seu advogado particular na maioria dos processos criminais da Lava Jato.

Além disso, foi o autor, em 2021, do pedido de habeas corpus impetrado no STF que resultou na anulação das condenações de Lula, após a Corte ter reconhecido a incompetência e parcialidade do então juiz federal Sergio Moro.

A anulação das sentenças restaurou os direitos políticos de Lula – que ficou preso por 580 dias – viabilizando sua candidatura em 2022 e a eleição para o Planalto. Por outro lado, além do critério de “notório saber jurídico”, é perfeitamente compreensível que a escolha leve em conta o alinhamento político do indicado com o governante. Foi assim com Bolsonaro.

De mais a mais, a palavra final caberá ao Senado, quando o escolhido será sabatinado.

Campos Neto

Até agora vencendo a queda de braço com o Planalto – com o PT, em particular –que num retrocesso desvairado queria retirar a autonomia do Banco Central, Campos Neto lembrou o avô, o renomado economista Roberto Campos, que evitou nos anos 60 a hiperinflação no Brasil, que ‘chegaria’ 20 anos depois com o governo Sarney.

Disse Campos Neto: “Meu avô falava: achei que vinha fazer o bem; me dei por contente em evitar o mal”

O presidente do Banco Central, certamente mandando recado aos que criticam a taxa Selic de 13,75%, lembrou “ser a primeira vez que temos surto de inflação mundial e o Brasil apresenta índices de preços abaixo da média internacional.”

(*RobertoCamposfoirenomado economista, escritor, ministro de estado, senador, deputado federal e embaixador do Brasil em Washington. Nos anos 90 esteve em Campos para proferir palestra na CDL. Na época, tive a honra de entrevistá-lo. Enviei o exemplar para ele e, dias depois, para minha surpresa, recebi um gentil cartão de cumprimento.Claro,puragentileza,muito comumemdiplomatas).

escreve escreve escreve escreve Guilhe rme
escreve 04 a 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 05
BELIDO
Lula ao lado do presidente venezuelano, Nicolás Maduro

Inovação tecnológica tenta revigorar a cana na região

Melhoramento genético e drones são alternativas para a atividade

O tradicional setor sucroalcooleiro do Norte Fluminense aposta na inovação tecnológica para melhorar a produção de cana-de-açúcar. Neste ano, cerca de 6 mil agricultores devem produzir 1,8 milhão de toneladas, garantindo assim a moagem de três usinas na região e uma no Espírito Santo. De acordo com a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), apesar da grande quantidade, a produção está em queda em relação ao último ano, quando foram colhidas cerca de 2 milhões de toneladas, sendo insuficiente para atender à demanda. O setor discute a utilização de melhoramento genético, uso de drones e desenvolvimento de colhedoras, que visam facilitar e melhorar as condições de cultivo. Na última semana, o VI Seminário da Cana-de-açúcar reuniu, em São Francisco de Itabapoana, produtores, gestores públicos e pesquisadores para discutir a questão. Em outubro, outro evento do setor está previsto para ocorrer em Campos.

Segundo o presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa, os municípios de Campos e São Francisco concentram 90% das áreas cultivadas de cana-de-açúcar na região.

“É necessário apresentar e tornar acessível as novas tecnologias aos pequenos produtores. Estamos atrasados em relação a outros estados”, acrescenta. Ele ressalta que a colheita prevista para este ano está abaixo da capacidade de moagem das usinas. “Só as usinas da Coagro (em

Paraíso e Sapucaia) têm condições de moer 2,5 milhões de toneladas de cana. Fora a Canabrava e a Paineiras, que pegam perto de 360 a 400 mil toneladas de cana aqui no Estado do Rio”, ressalta.

Ainda sobre as novas tecnologias usadas a serviço da produção, uma pesquisa de melhoramento genético é realizada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Campos. O objetivo é garantir com que agricultores tenham acesso a sementes de cana-de-açúcar que

produzem mais biomassa e açúcar por hectare e que as lavouras tenham maior longevidade, ou seja, que o produtor consiga colher mais vezes, sem que seja necessário fazer o replantio.

Em Campos, centenas de possíveis variedades estão sendo testadas, mas poucas delas se tornarão comerciais. “Essa é uma pesquisa contínua e de longo prazo. Nós cruzamos espécies e testamos para encontrar aquelas que sejam mais produtivas e resistentes a pragas e doenças”, explica o pesquisador Willian Pereira. De acordo com o pesquisador, a Coagro já possui algumas plantações sendo realizadas, mas um convênio da universidade com a Asflucan pretende deixar esse material acessível também para o pequeno produtor.

Colhedora em desenvolvimento

De acordo com pesquisadores da UFRRJ, a colheita da cana-de-açúcar é um dos principais gargalos da produção canavieira fluminense. Atualmente, de acordo com a universidade, 85% da área de produção de

cana-de-açúcar do Estado ainda é realizada de forma manual com queima prévia. A prática de utilização do fogo como método despalhador e facilitador do corte resulta em diversos problemas, como aumento das emissões de gases de efeito estufa, produção de fuligem, aumento de doenças respiratórias, empobrecimento do solo, morte de animais e perda de biodiversidade, entre outros. A Lei Estadual 5.990/2011 propõe o fim gradual da queima da cana-de-açúcar e, em 2024, esta forma de colheita não será mais usada no estado.

Para lidar com a situação, um novo protótipo de colhedora de cana-de-açúcar está em avaliação. A UFRRJ divulgou que as grandes máquinas disponíveis no mercado “apresentam baixa eficiência em canaviais com baixa produtividade e em pequenas áreas, situação comum no Norte Fluminense. Além disso, o custo para aquisição e manutenção deste tipo de equipamento é elevado”.

A expectativa da Asflucan é de que o maquinário esteja disponível para agricultores em setembro deste ano.

Destaque CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 06
Tecnologia local | Nova colhedora está sendo testada nos canaviais Foto: UFRJ/Divulgação

Campos

Violência em Guarus assusta moradores

Em 4 dias de maio foram 9 mortes

Nas últimas semanas, Campos tem registrado muitos casos de violência. Em Guarus, o número de homicídios vem assustando a população. Só na última semana do mês de maio aconteceram nove assassinatos na cidade, seis deles registrados no subdistrito. Na área central, o grande número de arrombamentos e furto a estabelecimentos comerciais fez com que a Polícia Militar aumentasse o patrulhamento noturno.

A guerra do tráfico é o pano de fundo da violência em Guarus. Na luta pelo poderio do comércio de drogas local, duas facções vêm promovendo atos criminosos e desafiam as polícias, que vem empregando todos os seus recursos para tentar desarticular as organizações. O forte armamento dos criminosos também é um desafio, inclusive com uso de fuzis, como visto na ação do último dia 27, quando homens fortemente armados chegaram de carro a um bar no Parque Aeroporto e atiraram contra um grupo que estava no local. Ninguém se feriu, mas, segundo informações da Polícia Militar, no caminho, o bando assassinou duas pessoas e fugiu, abandonando o carro ao se depararem com uma guarnição policial.

Um número alarmante de crimes contra a vida também foi registrado no mês de abril, quando ocorreram 15 homicídios na área da 146ª DP. No mesmo mês em 2022 ocorreram cinco homicídios em Guarus.

Para o especialista em segurança pública, Roberto Uchôa, além do tráfico, outros crimes fomentam as disputas pelo domínio de área. “Infelizmente o que parece que está acontecendo é algo que tem se tornado rotineiro nas vidas de médias e grandes cidades brasileiras nos últimos anos, que é a dispu-

ta entre organizações criminosas pelo controle de mercados ilegais e territórios. E quanto a mercados ilegais a gente está falando sobre tráfico de drogas, tráfico de armas, mercado clandestino de TV a cabo, de internet, de venda controlada de água, de gás, que são práticas que a milícia começou a adotar no início, mas que algumas organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas também passaram a adotar e parece que é o que está acontecendo em Campos”, ressalta o especialista. Para ele, é necessário rastrear o caminho das armas, para evitar a chegada delas até os criminosos locais. “Os fuzis que são as armas que tem um potencial maior de estrago. Justamente pelo alcance mais amplo das suas munições, pelos carregadores que levam uma maior quantidade de munições e que são armas utilizadas normalmente em guerras, mas que infelizmente são utilizadas desde a década de 80 por organizações criminosas em grandes cidades como o Rio de Janeiro e, recentemente, chegou a Cam-

pos. Isso também pode ser o reflexo da grande quantidade de fuzis que entraram em circulação no mercado nos últimos anos. Muitas dessas armas foram adquiridas por organizações criminosas. E, também no início do ano, principalmente no Rio de Janeiro, houve um aumento no número de apreensões de fuzis pelas polícias. O que aponta para um aumento na circulação dessas armas de fogo junto ao crime. Eu acredito que o trabalho mais importante que a polícia tem a fazer é o rastreamento das armas, para evitar com que elas cheguem às mãos dos criminosos”, pontuou. Com relação ao ataque ao bar, seguido de homicídios, a polícia já conseguiu prender dois suspeitos de participação nos crimes. Questionado sobre o andamento das investigações dos últimos homicídios ocorridos no subdistrito e sobre a guerra de facções criminosas, o delegado titular da 146ª DP (Guarus), Carlos Augusto Guimarães, disse que no momento está em meio a diligências e que prefere não se pronunciar, para não atra-

palhar as investigações.

A Polícia Militar informou por meio de nota, que “O 8ºBPM vem desenvolvendo trabalho de inteligência com as delegacias de áreas para prender os possíveis envol-

vidos nos cometimentos de crimes. Ademais, os policiais realizam abordagens sistematicamente e cumprem roteiros ostensivos e de baseamento definidos estrategicamente”, disse a PM. E

também ressaltou a importância da colaboração da população realizando denúncias, através dos telefones do Disque-Denúncia (22) 27231177, pela Central 190 ou via Aplicativo 190.

Ampliação do patrulhamento no Centro para reforçar segurança

O arrombamento e furto a estabelecimentos comerciais já foi noticiado no J3News em diversas ocasiões. A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o policiamento foi intensificado no Centro de Campos. A região conta ainda com o reforço de equipes do RAS e com policiamento com rádio e moto patrulhas.

"Considerando que essa é uma região comercial e financeira que requer atenção especial, nosso Batalhão selecionou e capacitou policiais militares para realizar patrulhas na cidade com foco e direcionamento para essa missão", afirmou o tenente Mello, comandante da 1ª Cia.

Em relação ao reforço, a PM informou que o Centro já conta com policiais que atuam nessa área, além de poli-

ciamento extraordinário e também com o Programa Segurança Presente, que funciona até as 22h. No entanto, o comandante do batalhão identificou uma lacuna no horário compreendido entre 22h e 6h, o que motivou o estabelecimento de um novo policiamento para atuar nesses horários e reforçar ainda mais a segurança de todos os lojistas.

EDITAL Convocação de Assembleia Geral Extraordinária

A Associação Evangélica Beneficente Luz e Vida convoca os seus associados para o comparecimento à Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 02 de Julho de 2023 às 10:30h, em primeira convocação; e não havendo quórum suficiente, em segunda convocação, a ser realizada no dia 02 de Julho de 2023, às 11:30h (conforme Art. 5° § 2º e Art. 22 § 2º do Estatuto), no endereço sito à Av. XV de Novembro, nº 87 Centro - Campos dos Goytacazes, RJ (Igreja Presbiteriana Central de Campos), a fim de se deliberar acerca dos seguintes assuntos:

1. Eleição da Nova Diretoria para o Biênio 23/25.

2. Apresentação do Relatório Financeiro.

3. Assuntos Gerais.

Campos dos Goytacazes, 01 de Junho de 2023.

Anádia Rodrigues da Hora Presidente

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 07
REGISTRO | Câmeras flagraram ação de bandidos fortemente armados em bar de Guarus Clícia Cruz PRISÃO | Homem que aparece em vídeo armado com fuzil Fotos: Divulgação

en re vista

Delegado Titular 146ª Delegacia de Polícia

Carlos Augusto

Guimarães

Criminalidade é novo desafio para delegado

Experiente, Carlos Augusto encara nova onda de violência em Guarus

Clícia Cruz

O delegado Carlos Augusto Guimarães assume pela segunda vez a responsabilidade de conduzir a 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), em Campos dos Goytacazes. Ele chega num momento em que os índices de criminalidade voltam

Como o senhor iniciou a sua carreira na Polícia Civil?

Tenho quase 15 anos como delegado e seis como agente de autoridade. Eu iniciei a carreira aqui na Polícia Civil do Rio de Janeiro em 2002.

Fui oficial de cartório, na época era escrivão de polícia. Fiquei quatro anos aqui na 146ª e em seguida eu passei no concurso para agente da Polícia Civil de Brasília. Então, fui trabalhar no Distrito Federal como agente de lá e nesse meio tempo passei para delegado. Daí, vim em 2007 como delegado. Já passei por diversas delegacias na capital, Baixada Fluminense e interior.

Em todo esse tempo, quais investigações foram mais desafiadoras?

Eu posso recordar aqui de uma investigação que eu fiz, por exemplo, em São João da Barra, quando um rapaz matou a namorada e enterrou o corpo na praia. Nós filmamos ao vivo o resgate dos Bombeiros. Ali, foi um caso com bastante repercussão. No último caso de repercussão eu estava em Itaocara, foi daquele bebê que o casal matou, eles quebraram os ossos da criança. Também foi um caso marcante.

O senhor esteve à frente da 146ª DP em 2015 e retorna agora. O que o senhor encontra de diferente?

Agora a gente encontrou a delegacia muito melhor do que aquela época. Ainda temos déficit de policiais, mas, de certa forma, o poder público municipal nos ajudou com estagiários, então não temos do que reclamar aqui. Nossos estagiários são muito eficientes, ajudam muito aqui na atividade-meio, é óbvio que eles não podem investigar e não podem fazer diligência na rua, mas a parte administrativa eles atuam com excelência. Agora, com relação à criminalidade, a gente percebe que continua a mesma coisa, essas mortes sempre existiram. Se a gente pegar o histórico desses homicídios, vai perceber que sempre foi grande o número de mortes violentas... às vezes menos, às vezes mais, depender do ano, depende da estação. Eu queria aproveitar para enaltecer o trabalho das administrações anteriores até da minha administração, pois na unidade sempre teve uma resolutividade muito alta.

a crescer no subdistrito e enfrenta o desafio de solucionar dezenas de homicídios que foram registrados este ano na área sob responsabilidade da unidade. Experiente, Carlos Augusto já conduziu outras delega -

cias fluminenses. Nesta entrevista, Carlos Augusto fala dos desafios impostos pelo cargo, sobre a violência no subdistrito e sobre como enxerga esse novo momento à frente da Delegacia de Guarus.

Janeiro, muito mais perniciosa a violência gerada em consequência do tráfico de drogas do que o próprio tráfico de drogas em si. A gente vê as pessoas utilizando drogas lícitas, como álcool, tabaco, às vezes causam até um mal maior. Pessoas que usam remédios controlados sem receita ou com receitas falsas. O mal que o usuário de drogas faz é a ele mesmo. Mas tem aquele cidadão que se vicia e vai furtar uma joia de uma avó, vai querer roubar uma pessoa no sinal. Isso existe, por isso é um assunto muito complexo e que demanda muito estudo. É muito mais pernicioso um disparo de fuzil que pega um inocente do que um simples uso de droga. Mas repito: como delegado, óbvio que eu vou prender as pessoas que estiverem fora da lei.

Com relação à criminalidade, a gente percebe que continua a mesma coisa, essas mortes violentas em Guarus sempre existiram

A área da 146ª passou por um período de aparente calmaria e agora novamente voltaram a crescer os casos de homicídios. A que o senhor atribui esse aumento?

Na verdade, em relação à estatística, a gente não pode esquecer de que os homicídios não são só os consumados, existem os tentados também, que não entram com essa estatística do Instituto de Segurança Pública (ISP). Se você reparar o número de homicídios tentados, não aparece nessa estatística que a gente tem, né? O fato de não terem homicídios consumados não significa que a criminalidade esteja baixa. Não tenho como apontar uma causa para isso, as causas são diversas.

É notório que as regiões mais pobres são aquelas onde o tráfico exerce um domínio maior. Como o senhor acre -

dita que os governos podem contribuir para minimizar esses índices de violência?

Primeiro, é importante destacar que o comércio de drogas existe em todas as áreas, porém, nas localidades mais afastadas a violência é maior. O que a gente pode fazer para minimizar isso aí é investir em educação, em políticas sociais. As pessoas são muito carentes de tudo, né? E essas pessoas não sabem como resolver os problemas, não sabem a quem recorrer, acaba resolvendo da forma que aprenderam, com base na violência e no tráfico de drogas. Quando as pessoas não têm seus direitos básicos garantidos, elas acabam dependendo do dinheiro do tráfico. O tráfico dá aquilo que o sistema não oferece. Além disso, o tráfico gera um certo prestígio, então essas pessoas se sentem importantes, coisa que nunca foram, nunca foram vistas pela sociedade como importante.

Como o senhor enxerga o tratamento dado pelas instituições socioeducativas aos menores infratores, uma vez que grande parte deles é detida e logo retorna às ruas? Hoje esse já é um problema enraizado, mas, para as próximas gerações, é possível trabalhar para que essas crianças, que já começam a se envolver com o crime, não se tornem lideranças como eu vi agora. Um

deles, que nós conhecemos adolescente, agora está comandando o tráfico de drogas. Para cuidar do menor infrator, não basta que esteja na lei uma determinação de cumprir certo programa, é necessário que esse programa seja eficaz. O juiz determina internação, mas como é o processo lá de internação propriamente dito? Realmente existe algum programa que reabilite, que capacite esses adolescentes? É preciso uma atuação forte na recuperação desse jovem.

Como funciona a interação das delegacias da região?

Sem dúvida, os delegados são muito unidos, são muito integrados. Existe um departamento regional aqui, que é o 6º DPA (Departamento de Polícia de Área), que é a integração tanto das delegacias da região quanto do comando dos batalhões.

Em relação à tecnologia para solução de crimes, como a Polícia Civil está equipada hoje?

A tecnologia interna é muito boa e muito eficaz. Com o nosso sistema aqui, o nosso banco de dados, a gente consegue rapidamente levantar a autoria de crimes. Nesse caso específico dos atentados registrados no último mês, por exemplo, recebemos a ima

gem de um órgão externo e conseguimos melhorar. Os

O comércio de drogas existe em todas as áreas, porém, nas localidades mais afastadas a violência é maior. O que a gente pode fazer para minimizar é investir em educação

novos policiais já nascem com isso introjetado em si, eles já têm a facilidade de trabalhar com tecnologia e nós que somos mais antigos também vamos aprendendo.

O tráfico de drogas é o grande promotor da violência nas cidades. Muito se fala em descriminalizar a maconha, por exemplo. Qual sua opinião a respeito da descriminalização? Esse é um assunto complexo. Eu posso responder como delegado e como cidadão. O delegado Carlos Augusto, é óbvio que ele vai atuar dentro da legalidade. Enquanto for crime, enquanto tiver positivado o direito penal, quando tiver sanção e pena, eu vou ter que atuar. Agora, com relação ao cidadão Carlos Augusto, com relação à minha pessoa, a minha opinião é que é muito mais nocivo à sociedade que a gente vive aqui no Estado do Rio de

Voltando a falar da 146ª, quais são os crimes com maior incidência de registro nesta delegacia? Registramos muitos furtos, roubos, tráfico de drogas, homicídios, mas, na verdade, o crime mais em alta hoje é o estelionato. Porque é um crime que tem crescido muito, ele gera uma dificuldade enorme de investigar por questões legais e burocráticas. Por exemplo, você não pode ter acesso a dados bancários de uma pessoa. Então, tem que representar e demora um tempo. Nós encontramos muitos empecilhos legais, como, por exemplo, uma pessoa que já é morta... os estelionatários registram contas com nomes dessa pessoa, números, CPF... são pessoas que moram em outros estados, outras cidades e o acesso a pessoas de outros lugares é muito difícil, porque as polícias não têm um banco de dados que integre todos os estados.

Nesse retorno à 146ª, qual o seu grande desafio?

O meu desafio é convencer a população de que ela pode confiar na polícia, que ela pode denunciar. É dar sensação de segurança à população e ajudar a diminuir esses números de crimes violentos. Esse é o nosso desafio. A população não quer saber a cor do gato, ela quer que se pegue o rato. O meu recado para a população é que ela confie no trabalho da polícia e que nos ajude denunciando. O anonimato é garantido.

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 09
-
Foto: Carlos Grevi

Beda oferece ultrassonografia robótica de forma pioneira na região

Uso do robô Da Vinci permite precisão e benefícios para o paciente

Da Redação

Entre os muitos serviços que o Hospital Dr. Beda passou a oferecer de forma pioneira em Campos e região desde a aquisição, pelo Grupo IMNE, do robô Da Vinci, no último mês de abril, está a ultrassonografia robótica. Trata-se de um exame minimamente invasivo e de alta precisão, que pode ser fundamental para o planejamento de uma cirurgia e que possibilita ao paciente maior preservação do tecido saudável, recuperação mais rápida e até melhores resultados estéticos.

De acordo com o médico urologista Gustavo Araújo, a ultrassonografia robótica, como outros procedimentos feitos com o auxílio do robô Da Vinci, permite resultados mais exatos do que aqueles feitos sem a tecnologia.

“A ultrassonografia robótica nos dá a possibilidade de realizar o exame intraoperatório, auxiliando no ato cirúrgico. A principal utilização se dá na definição da localização da doença que acomete um órgão. O aparelho desliza sobre aquela es-

Intraoperatório | Dr Gustavo Araújo durante exame de ultrassonografia com auxílio do robô que permite definição da localização da doença

trutura, delimitando o alcance da patologia. Com isso, podemos retirar apenas a doença e preservar o órgão”, explica.

Tecnologia de ponta

O Da Vinci é um sistema cirúrgico completo, capaz de atuar em diversas frentes e equipado com tecnologias de reprodução de imagens que permitem aos médicos realizar

cirurgias complexas com menos incisões.

“Estamos falando da primeira plataforma robótica criada, com evolução e incremento de novas tecnologias de forma constante. Isso faz do Da Vinci o sistema cirúrgico mais seguro entre os utilizados atualmente”, opina o especialista.

Para manusear esta tecnologia, no entanto, é necessário passar

Investimento constante

O Grupo IMNE adquiriu em abril o robô cirúrgico Da Vinci, da fabricante americana Strattner. A compra reforça a tradição de investimento em alta tecnologia que é marca da instituição, em Campos dos Goytacazes. O uso do robô cirúrgico marca, também, o pioneirismo em unidades hospitalares do Norte Fluminense e Região dos Lagos.

por um processo de capacitação, explica Araújo. “O treinamento em cirurgia robótica ocorre, hoje, de forma híbrida em nossa cidade.

Iniciamos os treinamentos no Hospital Dr. Beda e terminamos no IRCAD, que é o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente, localizado em Barretos, no Estado de São Paulo”, revela.

A cirurgia robótica no Hospital Geral Dr. Beda poderá ser aplicada em diferentes especialidades médicas, como cirurgia geral, de cabeça e pescoço, ginecológica, urológica, bariátrica e torácica.

O Grupo IMNE investiu especificamente em treinamento de sua equipe. Inicialmente, são 30 profissionais entre cirurgiões-médicos e enfermeiros capacitados.

PÁGINA 11 Saúde CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023
Foto: Silvana Rust

A muito querida e linda amiga Juliana Viana festejando os quase 40 anos da nova etapa da renomada marca da família #noemiajoias

Reality terceira semifinalista

O amigo Hussein Mustafa comemorando seu niver com a esposa Márcia

Curtindo um sunset lindo a dois! Fernanda Passos a espera da sua pequena Helena

Amigo sempre especial: Marllon Toledo

Pelo RJ e sempre o Beach Tennis na veia: Laura Terra e Abinho Neme

Camarada 100%: José Ricardo Menezes

Queridão: Mattheus Andrade

Ela é #maravilhosa por dentro e por fora: Géssica Mota

Sempre especiais: Irene Lannes e Juninho Oliveira

Curtindo Gramado a querida

Patrícia Caetano

O amigo, Superintendente do Boulevard Campos Leandro Queiroz, com a esposa Bárbara e filhota Bettina

Casal top! Nathália e Carlos Gicovate

Irmãos queridos: Jayme, Sheila e Silvana Siqueira

Aniversariante da semana, a querida Aline Campos

Casal incrível esse aqui: Flavinha e Leandro Chalita

fabioabudmv@gmail.com

No #programafabioabud desta semana traremos a terceira semifinalista a se apresentar de forma individual, a cozinheira Graziele Souza que tirou através de sorteio a sua apresentação no #comidaderua. Agora o esquema é mata-mata e segue para final os dois que tiverem as maiores notas nesta etapa. Quem leva? Felipe, Marcele, Berck, Andressa ou Grazi? Eles vão ter que dar o seu melhor com certeza e agradar ao paladar de nossos jurados técnicos e convidados! As notas gerais só serão reveladas dia 21, no programa especial do meu aniversário. Ansiedade que fala alto!

Um show de espetáculo

Nos dias 17 e 18 de Junho, o Teatro Municipal Trianon abre suas portas para receber o espetáculo "CURA", da renomada Cia de Dança Deborah Colker. A ideia deste show nasce a partir da indignação do que não tem cura. A ponte entre a fé e a ciência, entre aceitar e lutar, entre o amor e a genética. Todos os povos e culturas desenvolvem a fé e a ciência, buscando encontrar a cura ou a cura do que não tem cura. A classificação é livre. Vamos?

Para se emocionar

De tempos em tempos, surge na Netflix um filme que conquista grande parte do público e se torna, então, bastante comentado. E esse fenômeno é o que acontece agora com '2 Corações', um filme de drama com romance que, antes de qualquer coisa, também é inspirado em uma história real. Com Jacob Elordi, Tiera Skovbye, Adan Canto e Radha Mitchell no elenco, o filme foi lançado no ano de 2022 e agora chega ao streaming, sob a direção de Lance Hool. Segundo a sinopse disponibilizada pela Netflix, em histórias de amor paralelas, as vidas do universitário Chris e do rico empresário Jorge se cruzam em uma profunda reviravolta do destino. Eu adorei o filme e prepara a choradeira de verdade.

Jornal J3 de cara nova!

O jornalista Júlio Tinoco passa a integrar a bancada do Jornal J3 e fará dobradinha com Fernanda Lisboa dando um novo formato ao jornal amanhã. O J3 também ganha mais tempo de exibição e passa a ter 01h de duração. Além das notícias de Campos e Região, o programa vai contar ainda com entrevistas de personalidades e especialistas em assuntos do dia e da semana e convidados especiais nas duas edições, manhã e noite. Adorei! Boa sorte a esses dois competentes jornalistas e a toda equipe.

Curiosidades

Os protetores solares atualmente disponíveis no mercado, embora indispensáveis para proteger a pele da exposição, não são suficientes para barrar todas as faixas de luz que provocam danos.

É o que aponta um novo estudo conduzido por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma) da Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista científica Journal of Photochemistry & Photobiology, B: Biology.

Peladões

Reality show é um formato que caiu de vez no gosto do público. Quando se adiciona nudez à fórmula, eleva ainda mais a curiosidade do público. Ainda que no Brasil a moda não tenha pegado muito, em outros países programas que exibem seus participantes do jeitinho que vieram ao mundo viraram febre. Se a curiosidade bateu em você também, vazou uma lista em vários sites de fofoca nas redes com cinco realities famosos que apresentam pessoas completamente nuas.

E tem pra todos os gostos: de sobrevivência na selva a namoro, passando até pela compra de imóveis completamente pelados.. Largados e Pelados, Fenômeno nos Estados Unidos, Largados e Pelados virou um clássico e teve até versão brasileira. No programa, um homem e uma mulher topam o desafio de viver 21 dias sem qualquer recurso em ambientes inóspitos. Largados completamente nus, eles precisam procurar comida e se virar para sobreviver. A nova temporada do programa estreia nesta terça-feira, 30 de maio, e terá um brasileiro no primeiro episódio enfrentando o sol escaldante e os perigos da savana da África do Sul e será exibido pelo canal de streaming Discovery.

Na telona

Missão: Impossível: Acerto de Contas – Parte 1 será o mais longo da franquia. O sétimo filme protagonizado por Tom Cruise terá 2h36 (156 minutos) de duração sem a inclusão dos créditos. Com isso, o filme se torna o mais longo da série cinematográfica, batendo Efeito Fallout (2h28). O longa chega às telas em 13 de julho de 2023, enquanto Missão: Impossível 8 fará chegará no dia 28 de junho de 2024.

Será que rola?

Relaxando por Miami Beach: Victor Paes

Na estileira: Binho Dutra

Gravando! Henrique Alves #paparazzi

Sempre na beca: Rodrigão Bueno

Ela é um luxo! Juliana Pires #teampaparazzi

À medida que mais pessoas querem abandonar o Twitter, o Instagram tem testado secretamente um aplicativo baseado em texto. Depois de meses de testes com celebridades e influenciadores, a empresa se prepara para lançá-lo em junho, segundo relatório divulgado pela Bloomberg. Um estudo recente do Pew Research Center descobriu que, embora as pessoas ainda usem o Twitter, os usuários mais ativos estão postando cerca de 25% menos após a aquisição de Elon Musk. Será que alguém aguenta mais uma rede social? Sei lá!

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 12 @vinhoepontocamposdosgoytacazes

São João da Barra prepara o maior Circuito Junino do estado

Prefeitura programa shows, quadrilhas e eventos religiosos

Moradores de São João da Barra e cidades vizinhas, como Campos, se preparam para espantar o friozinho à beira da fogueira e ao ritmo da sanfona, com o Circuito Junino 2023. Divulgada pela Prefeitura no último dia 24, a programação contempla a sede do município e as localidades de Mato Escuro e Capela de São Pedro, e inclui shows, quadrilhas, competições esportivas, desfile fluvial e celebrações religiosas em homenagem a Santo Antônio, ao padroeiro São João Batista e a São Pedro. As atividades se iniciam no dia 10 de junho e seguem até 2 de julho, passando pelo aniversário da cidade, em 17 de junho.

Um dos principais eventos culturais e turísticos de São João da Barra, o Circuito Junino atrai pessoas de toda a região e registra, anualmente, as presenças de milhares de visitantes, além dos próprios sanjoanenses.

A jornalista campista Taysa Assis reside e trabalha em sua cidade natal, mas pega a BR-356, com destino a São João da Barra com frequência. Apaixonada por Atafona, pretende levar, este ano, o pequeno Ravi, seu filho de um ano, para curtir seu primeiro Circuito Junino.

praia de Atafona. Temos muitas memórias lindas e marcantes desse lugar encantador. Um dos passeios sempre foi em São João da Barra, cidade acolhedora e animada. Fazemos questão de prestigiar todos os tipos de eventos, fora o verão. No ano passado, além de divulgar o Circuito Junino aqui pelo J3News, também estive aproveitando um dia de festa. Estava com meu Ravi na barriga e foi muito legal curtir e aproveitar com segurança a festa. Esse ano pretendemos voltar lá com ele, agora nos braços e mostrar a beleza do Circuito”, afirma. O evento é aguardado tanto por turistas quanto pelos moradores de São João da Barra. Frequentador assíduo do Circuito, o produtor cultural Silvano Motta garante que estará “presente em todos dias da festa”.

Confira a Prog ramação

Mato Escuro

10/06 - Sábado

21h30 - Alex Maya (palco oficial)

11/06 - Domingo

20h - Batista do Forró (palco oficial)

Capela de São Pedro

29/06 - Quinta-feira 20h - Show Católico (palco oficial)

30/06 - sexta-feira

21h - Banda FX

01/07- sábado

Produdor cultural, Silvano Motta destaca a tradição do festejo

20h - Henrique Magalhães

02/07 - domingo

22h - Igor Saliente

Jornalista Taysa Assis é fã do Circuido Junino

“São João da Barra faz parte da minha história. Minha família desde sempre veraneou pela

“É muito bom! Cada ano, espero ansioso, pois a cidade é bem acolhedora e ainda mantém muitas das tradições das festas juninas. Além disso, é uma oportunidade para encontrarmos muitas pessoas conhecidas, que também prestigiam o evento”, garante. Questionado sobre sua atividade favorita, elege uma das mais tradicionais: “as apresentações das quadrilhas!”

Os festejos, no entanto, aquecem não apenas os caipiras de ocasião, mas também o comércio local, garante a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi.

"O nosso município é rico em tradições e agora vamos iniciar o Circuito Junino, celebrando Santo Antônio, São João, que é o padroeiro da cidade, e São Pedro. Além disso, também comemoramos dentro da programação do Circuito a elevação de São João da Barra à categoria de cidade, que completa 173 anos no dia 17 de junho.

Para além do espírito festivo e acolhedor do sanjoanense, este é mais um período que aquece a economia local. Isso ocorre devido à atração de turistas para o evento, o que movimenta diversos setores, sobretudo comércio e serviços".

O secretário municipal de Turismo e Lazer,

Sede

10/06 - Sábado

20h - Desfile de Noivas

22h - Banda Cartão Postal (palco oficial)

11/06 - Domingo 20h - Henrique Magalhães

23h - Vou pro Sereno

12/06 - segunda-feira

22h – Gil Paixão

13/06 - terça-feira

21h - Everton Barreto (palco oficial)

17/06 – Sábado

13h - Free Samba (tenda 1)

16h - Pura Simpatia (tenda 2)

19h - Os Mulekes (palco do calçadão)

22h - Só pra Contrariar (palco oficial)

18/06 - Domingo

16h - Forrozão Pegada

Prime (tenda 1)

21h30 - Larice Barreto (tenda 2)

20h - Barca do Forró (barca do forró)

22h - Orquestra Sanfônica (palco oficial)

19/06 - segunda-feira

18h - Quadrilha tradicional (tenda 1)

18h45 - Quadrilha temática (tenda 2)

19h30 - Manos do Forró

Edivaldo Machado, que organiza a festividade, qualifica o Circuito Junino como a “maior festa de São João da Barra depois do Carnaval”. Para ele, trata-se de uma forma de preservar tradições culturais que fazem parte da história da cidade.

“O Circuito Junino faz parte do calendário turístico e cultural do município e atrai milhares de turistas para a cidade no mês de junho, para apreciar os eventos culturais, esportivos e religiosos. Além de fomentar o turismo e a economia, mantemos viva uma tradição que preserva a cultura das quadrilhas, valorizando as comunidades nas quais elas estão inseridas, os nossos artistas e a culinária típica, fazendo com que o nosso Circuito Junino já seja reconhecido como o maior do interior do Rio de Janeiro", encerra.

(tenda 1)

21h - Pizzeiro Estilizado (tenda 2)

23h - (barca do forró)

20/06 - terça-feira

18h - Quadrilha tradicional (tenda 1)

18h45 - Quadrilha temática (tenda 2)

Show de talentos (palco do calçadão)

19h - Forrozão & Nois é Brutto (tenda 1)

21h30 - Banda os Piratas (tenda 2)

23h - Mauro Azevedo (barca do forró)

21/06 - quarta-feira

18h - Quadrilha tradicional (tenda 1)

18h45 - Quadrilha temática (tenda 2)

19h30 - Forró Timbalaê (tenda 1)

19h30 - Café Literário (Centro Cultural Narcisa Amália)

21h - Tamirys Chagas (tenda 2)

23h - (barca do forró)

22/06 - quinta-feira

18h - Quadrilha tradicional (tenda 1)

18h45 - Quadrilha temática (tenda 2)

19h30 - Banda FX

21h30 - Xandão do Forró (tenda 2)

23h - Brazilian Jazz Band (barca do forró)

23/06 - sexta-feira

13h45 - Procissão fluvial (Cais do Imperador)

18h - Quadrilha tradicional (tenda 1)

18h45 - Quadrilha temática (tenda 2)

19h30 - Gustavo Rangel (tenda 1)

21h - Forró Catukai (tenda 2)

23h - Xote Carioca (barca do forró)

24/06 - sábado

17h - Odilei do Forró (tenda 1)

20h - O Sonho do Menino João (palco do calçadão)

21h - barca do forró

23h30 - João Neto e Frederico (palco oficial)

01h - Banda Levada Mix (tenda 2)

25/06 - domingo

20h - 24º Encontro de Academias (palco oficial)

22h - Eliandro Cardoso (Coreto Musical)

29/06 - quinta-feira

21h - Maíza Lima (palco oficial)

Dia 30/06 - Sexta feira

20h - Vaval Ferreira

23h - Natalha Fernandes

01/07- sábado

21h - Banda Mistura

Fina (palco oficial)

23h - Rodrigo do Forró (palco oficial)

02/07 - domingo

20h - Rosi Miranda (palco oficial)

22h - Banda Energia Universitária

turismo
Incentivo ao
e ao comércio
Tradicional quadrilha é destaque na programação

@maysavictoriapinheiro

De forma mais discreta e não tão sensual, a renda apareceu em diferentes moods nas passarelas mostrando sua versatilidade, delicadeza e romantismo.

ALFAIATARIA

A trend que tem dominado todas as passarelas também se fez presente no SPFW. Porém, dessa vez, ela aparece com muita imaginação e criatividade…

A cor da paixão esteve altamente presente nas passarelas do SPFW e é uma super tendência para o inverno 2023.

TENDÊNCIAS SÃO PAULO FASHION WEEK

São Paulo Fashion Week (SPFW) é o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina, além de ser a quinta maior Semana de Moda do mundo, depois das de Paris, Milão, Nova York e Londres.

ANIMAL PRINT

Sendo uma tendência clássica, o animal print ressurgiu com força total nas passarelas do SPFW. Apesar de existirem as quatro estampas sendo elas: onça, leopardo, zebra e cobra, a mais vista nas passarelas não foi qualquer animal print, mas sim, a ONÇA.

FLORES

PLISSADOS

Transmitindo muita sofisticação e glamour, o detalhe plissado também marcou presença nas passarelas do SPFW. Os estilistas abusaram dos comprimentos mídi e máxi. O plissado é uma excelente aposta para introduzirmos no armário, já que pode ser usado tanto para trabalho quanto para balada.

Já sendo tendência há algum tempo, as flores tomaram conta conta das coleções da SPFW. Trazendo um ar romântico e sedutor, elas tiveram presentes nas estampas, aplicações, bordados e até mesmo lenços que se transformaram em rosas - como aconteceu na passarela de Santa Resistência.

CAMPOS DOS GOYTACAZES 04 A 10 DE JUNHO DE 2023
J3NEWS - PÁGINA 03
Leve, aconchegante e versátil, essa tendência une um visual simplificado com detalhes rústicos e artesanais.
RENDA VERMELHO HANDMADE
Fotos: Arquivo colunista

Programa Três Contra Um entrevista Fábio Ribeiro

Secretário de Obras de Campos fala de políticas e obras na cidade

Trabalho no Legislativo, fidelidade ao grupo dos Garotinhos, finalização de obras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e trabalhos nas ruas da cidade. Esses foram alguns dos assuntos abordados no programa Três Contra Um desta semana, que recebeu o secretário de Obras e Infraestrutura de Campos dos Goytacazes, Fábio Ribeiro.

O vereador licenciado foi presidente da Câmara Municipal por dois anos antes de assumir a pasta no governo Wladimir Garotinho. O secretário foi entrevistado pelos jornalistas Euline Alves, Cilênio Tavares e pelo apresentador Ocinei Trindade, ao vivo, na J3News TV, no canal e nas plataformas digitais. Os horários alternativos da atração podem ser conferidos na grade da emissora e na lista abaixo.

(Reprise)

(Reprise)

Perguntas | Jornalistas sabatinam secretário durante na J3NewsTV

(Reprise)

(Reprise)

(Reprise)

(Reprise)

(Reprise)

Para falar dos meus livros de literatura infantil, antes preciso falar da minha infância. Ela foi muito especial entre os montes das Minas Gerais: gibis que mamãe comprava do revisteiro que vinha de trem, um jogo de pingue-pongue, como chamava na época, animais, muito verde, muitos amigos, uma boneca de louça, invencionices e afetos.

Nessa vila, cabia meu mundo e lá está minha inspiração. Sempre que escrevo para os menores, há sempre uma palavra, um cheiro, uma lembrança que me remetem à infância: o meu baú de bugigangas preciosas.

Desde pequena, sonhava com livros de capa dura, com príncipes, princesas, sapos e duendes. Eu não os tinha na época. Realizei esse sonho quando assinei meu primeiro contrato com uma grande editora: Saraiva. Eles me doaram 60 livros a minha escolha. Foi para mim uma Mega Store. Essa foi a época em que escrevia livros didáticos de Língua Portuguesa.

Nos últimos anos, tenho escrito literatura infantil e poesia para pequenos e grandes. Na época da pandemia, minha produção aumentou e meus estudos sobre o assunto também. Fiz oficinas de escrita criativa. Adorei! E, a partir desse ambiente, conheci pessoas incríveis. São pessoas que moram em outros estados, em outros países e, ao mesmo tempo, tão próximas.

A minha primeira publicação literária foi Doce Poesia (edição: Super Bom) e agora, o novíssimo Cadê? pela Editora Rota Imaginária - Paraná. Logo, logo chegarão Nino e Mistério Caramelo pela Editora Giostri – São Paulo.

O Cadê é um livro para crianças criativas e curiosas que gostam de fazer perguntas e de imaginar múltiplas respostas. Por exemplo: o que teria na casa da imaginação?

“Raios, rios, rimas e riachos.

Um punhado de vento, muita emoção.

Cachos de palavras, cobras e lagartos.”

Além disso, é um livro que traz muitas referências, especialmente os contos clássicos, estabelecendo uma espécie de “diálogo” entre as narrativas. Essa característica dá à obra mais possibilidades de produção de sentidos.

Numa livraria, provavelmente, o Cadê estará recomendado para crianças que estejam no Ensino Fundamental I, mas para ler literatura infantil basta gostar de brincar com as palavras. Não há limite de idade.

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 04 - J3NEWS
Tem cheirinho de livro novo no ar
Segunda 5h30
21h15
Terça 5h15
16h15
Quarta 13h INÉDITO 2h30
19h
Quinta 00h00 (Reprise) 12h45
21h15
Sexta 5h15 (Reprise) 16h45
Sábado 2h30
11h
19h30
Domingo 4h
Horários do programa na J3News TV 12h30
(Reprise)
(Reprise)
(Reprise)
(Reprise)
(Reprise)
(Reprise)
(Reprise)
Foto: Reprodução

Como tratar a pele dos 40+?

Essa é uma fase muito importe para as mulheres . Nesta idade é perceptível a perda mais evidente do colágeno e a evidência dos sinais da flacidez e do temido desabamento facial. Nessa fase perdemos em média 1% do nosso colágeno ao ano e isso piora na pré menopausa e na menopausa. Então neste período, o mais importante é criarmos nosso Banco de Colágeno e evitarmos a perda das fibras que deixam nossa pele jovial. O colágeno é a proteína da juventude que traz a firmeza da nossa pele.

Isso não tem relação com preenchimentos faciais ou volumi-

zação.

Nosso banco de colágeno é construído através de procedimentos que estimulam a nossa produção natural. Mantendo a firmeza e evitando a sensação de derretimento da face. Para isso, o ideal é a associação de bioestímulo tecnológico, como com o novo Ultraformer MPT, associado a bioestímulo injetável ,como Sculptra, Radiesse e fios de PDO. Todos os tipos de bioestimuladores são indicados tanto para flacidez de face quanto flacidez de corpo.

O envelhecimento pode sim ser bonito e natural.

Dica da dermato: Qual a melhor forma de remover a maquiagem? Água micelar ou demaquilante?

Retirar a maquiagem no fim do dia é essencial para garantir a saúde da nossa pele. Tanto a água micelar quanto o demaquilante têm a função de remoção da make, mas de formas diferentes. A principal diferença se dá no tipo de maquiagem que eles são capazes de remover. Enquanto o demaquilante bi-

fásico é recomendado para versões de maquiagem à prova d’água, a água micelar, age nas maquiagens comuns, promovendo uma limpeza mais suave comparada aos demaquilantes. Os dois produtos são essenciais para os cuidados da pele, mas cada um com uma indicação!

Pensando em deixar os lábios ainda mais bonitos e rejuvenescidos, criamos uma Campanha especial para o mês dos namorados para embelezar essa região tão importante! Nessa combinação de tratamentos visamos a reestruturação dos lábios, a hidratação e a melhora da textura da região. Com a associação do Novo Ultraformer MPT para melhora da flacidez e rugas da região, associando com preenchimento com ácido hialurônico -para quem quer volume ,ou associando com o Skinbooster -para quem deseja hidratação sem volume, e por último o laser fracionado, visando a melhora de textura e qualidade da pele.

O protocolo é recomendado tanto para pacientes jovens, que querem dar um toque mais sensual aos lábios, como para pacientes com idade mais avançada, com objetivo de recuperar o volume perdido, mas visando ganhar sensualidade sem perder a naturalidade.

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 05
Protocolo Ultra Kysse para o dia dos namorados
Dra Laura Terra, dermatologista, feliz da vida, com sua dupla Manu Manhaes, comemorando o título no último Torneio de Beach Tennis que aconteceu na cidade Dra Martha Barbosa comemorando mais um ano de vida. Registro aqui os parabéns da coluna para essa otorrinolaringologista tão competente e pessoa tão especial José Paes Neto está próximo de lançar o seu mais novo livro, ligado também a um tem tão importante: O Direito à Saúde Fotos: Arquivo colunista

Família linda: Mirza e WadyKuryem Nova York com o netinho Lúcio, o filho Fabrício e a nora Ellen

Os queridos noivos Diego Frazão Teixeira e Tainara Santana

Noite de Fé: Inês e Paulo Rubens Gomes Santos, a filha Paola, o netinho Pedro Henrique que coroou Nossa Senhora, os anjinhos Alessa, Maria do Carmo e Maria Tereza

Carolina

Camilla Henrique, CledemilceHenrique e Fátima Vasconcelos

Casal lindo e muito querido: David Gonzalez e Laila Aragão

RAPIDINHAS

* Mirza e WadyKury estiveram em Nova York comemorando o aniversário do filho Fabrício Kury e o 1º aninho do neto Lúcio. Estavam por lá também o filho Paolo Kury e Valéria Passos Sampaio Peres.

* Ana Kury Izar Jacyntho e Jorge Luciano Jacyntho já nos preparativos finais do Casamento da filha Camila com Pedro Corraes, que será nos jardins da bela casa no Condomínio onde moram.

* Mirella Bragança enchendo seus pais Michelli e Leonardo Guimarães de orgulho, ao ser aprovada no Vestibular para Medicina.

* Iracy Quintanilha pelos ares cariocas curtindo um tempo no apartamento da irmã Luzimar Ferreira.

* AriuzaKury Izar e os filhos Alexandre e Carlos amaram a gastronomia da Rota do Lagarto. Principalmente o restaurante Alecrim Cozinha Artesanal e o badaladíssimo Peccato Della Montagnaque é destacado como um dos melhores do país.

* Alcinéa Lima e Jorge Margem por Itaipava neste Final de semana onde comemoram o aniversário dela.

O aniversariante do próximo sábado Marcelo Freire e Raphael Thuin

* Simone e Luís Carlos Lopes com Karla Lima estiveram pelo Rio curtindo o finalzinho da gravidez de Luísa. Estão muito felizes!

* Cecília Ribeiro Gomes já recebendo os amigos, após um mês pelos ares argentinos.

* Graziella Aquino Cruz e Guilherme Cassiano estiveram por Campos no último fim de semana, mas já retornarampara a cidade maravilhosa.

* Fernanda Marins curtiu no último fim de semana um badalado Festival de Música no Rio.

NIVER

Os parabéns de hoje vão para Cássia Assis Rangel Melo, Rafael Gomes, Soraya Corrêa Crispim e Camilla Riscado. Amanhã para Leandra Kvalsund, André Correia, Gisella Terra, Verônica Tavares, Fátima Vidal Paes, Luciana Caiado, Maria Lúcia Bittencourt, Fernando Antônio Chalita Ribeiro e Iza Vasconcelos. Terça-feira para Afonso Carvalho, Denise Maciel Gondim, Margarida Maciel Cardoso. Quarta-feira para Rosi Santos, Simone Suisso, Rodolfo Motta Scantimburgo Coelho e Claudio França. Quinta-feira para Antônio Wagner. Sexta-feira para Gustavo Araújo, Natália Patrão Boeschenstein, Rodrigo Risso, Ilsan Vianna, Aline Silva França, Patrícia Linhares, Gilse Velasco, Junior Lucena. Sábado para Marlene Nogueira, Pedro Henriques Neves, Soraya Nunes, Marcelo Freire, Cláudia Pessanha, Bruna Tinoco, Eleonora Câncio, Jaqueline Roseira, Gabriel Beshara Velasco e Célio Mendes. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 07
“Se custa sua paz, então é caro demais.”
Fotos: Arquivo da colunista A bonita Ana Maria Pellegrini comemorando a vida Denise Monteiro com o amigo Alexandre Kury Izar na Rota do Lagarto Paes belíssima indo para um Casamento A topíssima Isabel Petrucci Barcelos Bodas de Aventurina: Ana Helena e RalffBoeschenstein em Itaipava Paula Marsicano e Hugh Honorato de Souza comemorando os 9 anos da filha Liz Deilton DuarteJr. e Luísa Lima Lopes num Casamento em Tiradentes Thamiris e Yago Lopes

Especial Namorados

Harmonização Facial

l Toxina botulínica.

l Preenchimento com ácido hialurônico

l Bioestimuladeres de colágeno

l Fios de PDO

l Skinbooster.

l Biobooster.

l Peeling

l Lipo de papada

l Emagrecimento facial

LOCAIS DE ATENDIMENTO

Medical Center: Rua Treze de Maio, 286 - Lj. 305

Campos dos Goytacazes

Clínica Fenix: Av. Ver Edenites da Silva Viana

São Francisco de Itabapoana

CTC: R. Sacadura Cabral, 62

Campos dos Goytacazes

MARQUE PELO WHATSAP (22) 99977-4005

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINAS 08 E 09

NAMORADOS

MAYSA VICTORIA

PARA ELES

Ponthion, o presente que agrada sempre.

@ponthionlojas

Pelinca Square Center (22) 99850-6003

Rua 21 de Abril, 272 (22) 99244-1405

Conforto e estilo aos seus pés

@feribeiroshoes | (22) 99767-9528

Arranjos desidratados 100% naturais, preparados para encantar e enfeitar a vida

@arranjosdafe (22) 99841-4844

Pacotes para o dia dos namorados com decoração especial e jantar no quarto em um clima único para a noite mais romântica do ano

(22) 99291-2320

Um presente personalizado é uma ótima ideia para demonstrar de forma única o seu amor.

@gimartins.oficial | (22) 99899-8566

(22) 99921-9024

@hellensouzafotografa | (22) 99763-5165
CAMPOS DOS GOYTACAZES 04 A 10 DE JUNHO DE 2023
J3NEWS - PÁGINA 11

A chuva deu o tempero no GP de Mônaco e Max Verstappen vence mais uma na F1

GP de Mônaco

No dia 28 de maio aconteceu a 6ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, foi a69ª edição do emblemático GP de Mônaco nas ruas de Monte Carlo. O tradicional circuito de rua, que teve o seu primeiro Grande Prêmio em 1950, ano em que a Fórmula 1 foi inaugurada e está no calendário de forma ininterrupta desde 1955, tem 3.337 metros de extensão e 19 curvas. A prova teve 78 voltas, chegando a um total de 260,286 km de corrida. O recorde da volta mais rápida da prova é de Lewis Hamilton, pela Mercedes, em 2021, quando ele fez o tempo de 1 min 12s 909. A maior velocidade alcançada no circuito foi de 289 km/h.

Na pole position, largou Max Verstappen, da Red Bull, que fez o tempo de 1:11.365; na 2ª posição, veio Fernando Alonso, da Aston Martin; na 3ª, Esteban Ocon, da Alpine; na 4ª, Carlos Sainz, da Ferrari; na 5ª, Lewis Hamilton, da Mercedes; na 6ª, Charles Leclerc, da Ferrari (iria largar da 3ª, mas foi punido em 3 posições por teratrapalhado Lando Norris na classificação); na 7ª, Pierre Gasly, da Alpine; na 8ª, George Russell, da Mercedes; na 9ª, Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri e na 10ª, Lando Norris, da McLaren. Na 11ª posição, veio Oscar Piastri, também da McLaren; na 12ª, Nyck De Vries, da Alpha Tauri; na 13ª, Alexander Albon, da Williams; na 14ª, Lance Stroll, da Aston Martin; na 15ª, Valtteri Bottas, da Alfa Romeo; na 16ª, Logan Sargeant, da Williams; na 17ª, Kevin Magnussen, da Haas; na 18ª, Nico Hulkenberg, também da Haas; na 19ª, Zhou Guanyu, da Alfa Romeo e na 20ª e última posição, Sérgio Pérez, da Red Bull, que bateu na barreira de proteção no treino classificatório.

Apesar da pista estreita, de baixa velocidade e de difícil ultrapassagem, a largada foi limpa, sem incidentes sérios:

Stroll, que tinha perdido a 14ª posição para Hulkenberg, foi espremido no muro eperdeu mais 3 posições, caindo para a 18ª colocação;Hulkenberg foi punido em 5 segundos por tocar em Sargeant, ele que além de ter ultrapassado Sargeant, ultrapassou também Magnussen, Bottas e Stroll, saindo do 18º e indo para o 14º lugar. Na volta 2, Hulkenberg, Guanyu e Pérez foram para o box; Hulkenberg da 18ª voltou na 20ª posição,Guanyu retornou na mesma 19ª colocação e Pérez do 20º voltou no 18º lugar. Na volta 11, Sainz tentou passar Ocon, os dois se tocaram e cortaram a chicane por não terem conseguido tangenciá-la, Sainz quebrou a asa dianteira e não conseguiu a ultrapassagem. Na volta 14, a vantagem de Verstappen, líder da corrida, em cima de Alonso, o 2º colocado, já era de 5,363 segundos. Na volta 30, Verstappen já tinha dado uma volta no Sargeant, o último colocado na corrida. Os 12 primeiros lugares até aqui estavam se mantendo na mesma ordem da largada. Na volta 32, Hamilton foi para o box trocar os pneus, da 5ª retornou na 8ª posição. Na volta 33, Pérez e Stroll se tocaram, Pérez cortou a chicane e ganhou a posição, logo após Pérez tocou em Magnussen, quebrou o bico e Stroll tomou o seu lugar; Ocon foi trocar os pneus, da 3ª voltou na 7ª colocação. Na volta 34, Sainz foi trocar os pneus, da 3ª retornou na 7ª posição. Na volta 36, Pérez foi trocar o bico do seu carro no box. Na volta 38, Stroll e Hulkenberg se tocaram, mas continuaram na corrida, logo depois foi a vez de Stroll tocar em Magnussen, mas permaneceram na prova. Na volta 45, Leclerc foi para a troca de pneus, da 3ª voltou na 8ª colocação. Na volta 48,

Gasly foi trocar os pneus, do 3º retornou no 8º lugar. Na volta 51, foi a vez de Norris trocar os pneus, da 10ª voltou na 11ª posição e Piastri assumiu a 10ª colocação.Começou a chover em parte do circuito. Na volta 54, a chuva já tomou o circuito todo. Na volta 55, Alonso, Ocon, Russell, Hamilton, Gasly, Tsunoda, Piastri e Verstappen foram para o box trocar os pneus para intermediário, menos Alonso que trocou, mas continuou com os médios. Alonso voltou no mesmo 2º lugar; Ocon, da 4ª retornou na 5ª posição; Russel, da 3ª voltou na 7ª colocação; Hamilton retornou no mesmo 6º lugar; Gasly voltou na mesma 8ª posição; Tsunoda, da 9ª retornou na 11ª colocação; Piastri, do 9º voltou no 10º lugar e Verstappen continuou na liderança da prova. Sainz rodou na pista,mas retornou para a corrida.Russell foi punido em 5 segundos por ter voltado à pista de forma imprudente e Sargeant foi penalizado também em 5 segundos por ter entrado nos boxes em velocidade acima da permitida. Na volta 56, foi a vez de Norris, Alonso de novo, Leclerc, Sainz e Pérez trocarem os pneus para intermediários. Norris da 10ª voltou na 11ª posição; Alonso manteve a 2ª colocação; Leclerc do 3º retornou no 6º lugar; Sainz, da 4ª voltou na 8ª posição e Pérez continuou entre os últimos.Stroll bateu na barreira de proteção e abandonou a prova. Na volta 57, os 10 primeiros eram: na liderança, Verstappen; em 2º, Alonso; em 3º, Ocon; em 4º, Hamilton; em 5º, Russel; em 6º, Leclerc; em 7º, Gasly; em 8º, Sainz; em 9º,Tsunoda e em 10º, Piastri. Na volta 58,Magnussen bateu na barreira de pneus, mas conseguiu ir para o box. Na volta 59, Sargeant bateu na barreira de proteção, mas voltou para a pista; Pérez foi para o box. Na volta 60, Norris já tinha ultrapassado Piastri, indo para a 10ª colocação;Magnussen bateu novamente na barreira de proteção, mas retornou para a corrida. Na volta 61, Pérez escapou e tocou em Russell, mas os dois continuaram na prova; Sargeant saiu da pista, mas retornou para a corrida. Na volta 63, faltando 15 voltas para o final, a vantagem de Verstappen, na liderança, para Alonso, na 2ª colocação, já era de 19.934 segundos. Na volta 64, Hulkenberg recebeu o aviso da punição de 10 segundos, porque não pagou os 5 segundos da penalização anterior na parada no box.

Na volta 69, Norris passou Tsunoda e foi para o 9º lugar; em seguida, foi a vez de

Piastri ultrapassar Tsunoda e ganhar a 10ª posição; momentos depois, Tsunoda saiu da pista, mas retornou para a prova. Na volta 71, Verstappen já tinha dado 2 voltas nos últimos colocados. Na volta 73, pasmem, Pérez foi para o box pela 5ª vez. Na volta 76, Magnussen recolheu o seu carro no box e abandonou a corrida. Apesar de muitas raspadas e algumas batidas nas barreiras de proteção, a prova não teve nenhuma bandeira vermelha e nem bandeira amarela com entrada do safety car.

Fim de corrida, Ocon foi escolhido o piloto do dia e Hamilton fez a volta mais rápida da prova com o tempo de 1:15.650 e garantiu um pontinho extra.

O vencedor do GP de Mônaco de 2023 foi Max Verstappen, da Red Bull; na 2ª po-

sição, chegou Fernando Alonso, da Aston Martin; na 3ª, Esteban Ocon, da Alpine; na 4ª, Lewis Hamilton, da Mercedes; na 5ª, George Russell, também da Mercedes; na 6ª, Charles Leclerc, da Ferrari; na 7ª, Pierre Gasly, da Alpine; na 8ª, Carlos Sainz, da Ferrari; na 9ª, Lando Norris, da McLaren e na 10ª, Oscar Piastri, também da McLaren. Na 11ª posição, chegou Valtteri Bottas, da Alfa Romeo; na 12ª, Nyck De Vries, da Alpha Tauri; na 13ª, Zhou Guanyu, da Alfa Romeo; na 14ª, Alexander Albon, da Williams; na 15ª, Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri; na 16ª, Sérgio Pérez, da Red Bull; na 17ª, Nico Hulkenberg, da Haas e na 18ª e última posição, Logan Sargeant, da Williams. Não terminaram a prova, Kevin Magnussen, da Haas e Lance Stroll, da Aston Martin.

Inicialmente a temporada 2023 iria ter 23 etapas, mas como o GP da Itália / Emília Romagna que seria no dia 21 de maio foi cancelado devido à forte chuva que alagou a cidade e o circuito, tornando a realização da prova impraticável e, a sua substituição não foi divulgada, a temporada deverá fechar com 22 corridas. Assim, após a 6ª etapa das 22 programadas para o ano, ou seja, 27% já concluída, segue a classificação do campeonato:

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS:

1º Max Verstappen

2º Sérgio Pérez

3º Fernando Alonso

4º Lewis Hamilton

5º George Russell

6º Carlos Sainz

7º Charles Leclerc

8º Lance Stroll

9º Esteban Ocon

10º Pierre Gasly

11º Lando Norris

12º Nico Hulkenberg

13º Oscar Piastri

14º Valtteri Bottas

15º Zhou Guanyu

16º Yuki Tsunoda

17º Kevin Magnussen

18º Alexander Albon

19º Nyck De Vries

20º Logan Sargeant

Red Bull Red Bull

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES:

A próxima corrida será o GP da Espanha, no dia 4 de junho. Até lá!

Fotos: f1.com CAMPOS DOS GOYTACAZES 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 12
Mercedes Mercedes Ferrari Ferrari
Alpine McLaren Haas McLaren Alfa Romeo
Romeo AlphaTauri Haas Williams AlphaTauri Williams 144 pontos 105 pontos 93 pontos 69 pontos 50 pontos 48 pontos 42 pontos 27 pontos 21 pontos 14 pontos 12 pontos 6 pontos 5 pontos 4 pontos 2 pontos 2 pontos 2 pontos 1 ponto 0 pontos 0 pontos
Aston Martin
Aston Martin Alpine
Alfa
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º Red Bull Aston
Mercedes Ferrari Alpine McLaren Haas Alfa Romeo AlphaTauri Williams 249 pontos 120 pontos 119 pontos 90 pontos 35 pontos 17 pontos 8 pontos 6 pontos 2 pontos 1 ponto
Martin
Das 6 corridas deste ano, Fernando Alonso subiu ao pódio 5 vezes Fernando Alonso e Max Verstappen, o segundo e o primeiro colocado, respectivamente Lewis Hamilton chegou em 4º lugar O glamour do GP de Mônaco

MATRÍCULAS ABERTAS

CAMPOS DOS GOYTACAZES 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 13 - J3NEWS
As maninhas Maria e Luísa Jassus Théo com os papais Emanuelli Pessanha e Tell Lisboa na sua festa de 7 aninhos Millena Soares com o seu Bento Teles O elegante Bento Martins Parente O príncipe Ravi de Assis Ganilho Tal pai tal filho Niltinho Neto com o seu Henrique Alexandre Filho comemorando seus 8 anos com a maninha Alana e os papais Simoni e Alexandre Aguiar Felícia com os papais Dayane e Roberto Pessanha Os sisters Enzo e Lais Alvarenga O sapeca Pedro Tinoco A bela Felícia Santana Pessanha comemorando seus 4 aninhos em um verdadeiro conto de fadas O príncipe Vicente Matsuda e a princesa Felícia

RIO 40 GRAUS

Leila Félix está aproveitando muito estes novos tempos em que trocou Campos pelo Rio, trabalhando como advogada e morando com o filho André. Vai esse vai e vem na BR 101 toda semana, já que continua a cuidar da moda feminina da cidade. Esses dias foi vista no Aprazível, restaurante que a campistada de bom gosto ama frequentar, localizado no bairro de Santa Teresa. Tem percorrido vários de uma lista das mais bacanas da Cidade Maravilhosa. Une o útil ao agradável.

TURISMO

Existe aqui bem perto, na nossa vizinha Cardoso Moreira, a ASTUR, Associação de Turismo Rural de Cardoso Moreira, que compreende Cardoso Moreira e municípios limítrofes, presidida por Sonia Joia Faria. O foco é desenvolver o turismo rural da região de forma genuína, valorizando os costumes rurais e a simplicidade com profissionalismo.

AMOR SEM FIM

Tassiana e o prefeito Wladmir Garotinho brindaram a marca dos 14 anos de casados com direito a declaração de amor na rede social. Wladmir encerrou seu texto com as seguintes palavras "Ao seu lado viverei até o último suspiro de vida, na certeza que você foi a escolha perfeita. Amo você". Romantismo em alto grau.

SESSENTONA

Com uma missa na Catedral e um almoço para convidados na sede reinaugurada da CDL, a entidade comemorou os 60 anos de atividade. No momento está sendo presidida pelo empresário Edvar Junior, que está fazendo um ótimo trabalho em sua gestão. Todos os presentes cheios de elogios para a Exposição História e Tradição do Comercio

AS 10 MAIS: ARTHUR BESSA (DJ ARTBASS)

1- Rita lee, Roberto De Carvalho

Caso Sério [Mochaak’s Tribute House Dub]

2-Paluma - Britney [Eli Bury Remix]

3- Fergie - Glamorous [Gabss Edit]

4- Nicolau Marinho - Friday Night Part [Delicious Rebels]

5- Joshwa - Magalenha

6- Maz, Luedji Luna - Banho De Folhas [Maz Extended Remix]

7- Maz, Antdot Sued Nunes - Povoada (Remix) [Extended Mix]

8- DGG031 Duarte - Let’s Go See The Town [Original mix]

9- Zeca Veloso - Todo homem (Antdot & Maz Remix) [Extended]

10- Criminal - Giu

SUCESSO

Parabéns ao Cristiano Rangel Machado que nos traz fatos, fotos e relatos super importantes da história campista, com referências de prédios e casarios e momentos importantes acontecidos em Campos. Todo esse material é publicado em sua rede social que batizou de Relembrando Campos. Parabéns!

EM CAMPOS...

Superei todas as minhas expectativas na última semana, nessa cidade que amo! Entre encontros afetuosos e atendimentos personalizados, consolidamos parcerias incríveis, entre elas, a Noêmia Joias, onde, quem ganha são as nossas noivas. Aguardem! Estivemos presentes na reinauguração de sua loja matriz e em seguida, recebemos a visita da Juliana no atelier. Ela, com seu brilho único será mais uma noiva Silvio Cruz em Campos! Não é demais?

BACANA

De Campos para o mundo, os talentosos cantores Ed Gouveia e Luciana Ribeiro, músicos por excelência, estão em temporada de trabalho no Canadá. O casal, ela que já foi participante do "The Voice", só retornam ao Brasil quando setembro vier. Estão dando show de cantoria e violão, sendo aplaudidos em espetáculos a bordo de navios turísticos.

Ao fazer o agendamento para recebimento dos grupos, a Astur oferece artesanato Hospedagem Rural, artesanato, peças com madeira reciclada de reflorestamento, a Cachaçaria Engenho Baú, granjas, sitios e produtores de goiaba e de goiabada, pesque e pague, cooperativa de produção de queijos, yogurtes, manteiga, requeijão, pousadas, plantação que produz arroz negro, vermelho, híbrido, o Armazém Ribeiro para café da manhã ou almoço, agrofloresta para visitação, ida a Cachoeira do Baú, dentre outros pontos bacanas.

AGITOS

O estilista Silvio Cruz, que se prepara para viagem a NY, esteve por Campos acompanhado da diretora executiva da marca, Ana Paula Aiube e do maquiador e hair style carioca Marsil Moura com vários compromissos no Atelier Silvio Cruz na cidade. Os três circularam e prestigiaram eventos que tinham na agenda por aqui. Da reabertura de uma das lojas Noêmia Jóias, de Arthur e Juliana Viana, às comemorações dos 60 anos da CDL Campos. Incluiram jantar com os amigos Larissa e Nelson Afonso Oliveira e também foram entrevistados da Maysa Victória em seu "Mais Bonita" para o J3News. Com o diretor do J3News, Fábio Paes e equipe, preparam uma novidade bacanérrima para o segundo semestre de 2023. É só aguardar.

Minha maior felicidade é saber que deixei de ser visita para ser parte dessa sociedade Campista, tão acolhedora. Eu, Ana Paula, minha sócia e nossa marca agradecemos o carinho sempre recebidos. E não acaba aí! Gravamos uma entrevista linda no Programa Mais Bonita da J3 News, onde pude admirar a beleza e competência da Maysa Vitória, que nos recebeu em seu lindo estúdio! Foram horas deliciosas que passamos por lá! O atelier também marcou presença, representado pela Ana, no evento que comemorou os 60 anos da CDL Campos, como lojistas orgulhosos de Campos!

E quer saber mais sobre nosso trabalho? Agende uma visita. O atelier está pronto para receber as noivas de Campos com o atendimento personalizado de nossa Consultora de noivas, Alessandra!

Estamos com um acervo exclusivo para locação!

(22) 99908-8085

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 04 A 10 DE JUNHO DE 2023 PÁGINA 14
(22)
Endereço: Avenida Dr. Gilberto Cardoso, 391
2722-8088 / (22) 99908-8085 @silviocruzatelier
Fotos: Arquivo Colunista Campista, a exposição iconográfica comemorativa que tem a curadoria de Graziela Escocard e Genilson Soares. Fabiana e Rodrigo Ribeiro Gomes cheios de orgulho da filha Maria Luisa, recém formada em Medicina, juntos no Baile de Formatura Ana Aiube e Marsil Moura, na festa da CDL 60 anos Gerlany Lírio, Lilian e Fábio Paes, prestigiando o almoço 60 anos CDL Campos As Patrícia, Daldegan e Cordeiro, em dia de festa O presidente da Federação das CDLs do RJ, Fabiano Gonçalves, e Dom Fernando Arêas Rifan

Articles inside

A chuva deu o tempero no GP de Mônaco e Max Verstappen vence mais uma na F1

6min
pages 24-25

Como tratar a pele dos 40+?

3min
pages 17-20

Programa Três Contra Um entrevista Fábio Ribeiro

2min
page 16

TENDÊNCIAS SÃO PAULO FASHION WEEK

1min
page 15

São João da Barra prepara o maior Circuito Junino do estado

4min
pages 13-15

Beda oferece ultrassonografia robótica de forma pioneira na região

5min
pages 11-12

Criminalidade é novo desafio para delegado

6min
pages 9-10

Campos Violência em Guarus assusta moradores

4min
pages 7-8

Inovação tecnológica tenta revigorar a cana na região

2min
page 6

Lula: de falas escabrosas à perplexidade

4min
page 5

Aumento de casos de infecção por HIV em Campos preocupa Estimativa aponta que 2023 deve superar números da doença em 2022

13min
pages 3-5

A chuva deu o tempero no GP de Mônaco e Max Verstappen vence mais uma na F1

6min
pages 24-25

Como tratar a pele dos 40+?

3min
pages 17-20

Programa Três Contra Um entrevista Fábio Ribeiro

2min
page 16

TENDÊNCIAS SÃO PAULO FASHION WEEK

1min
page 15

São João da Barra prepara o maior Circuito Junino do estado

4min
pages 13-15

Beda oferece ultrassonografia robótica de forma pioneira na região

5min
pages 11-12

Criminalidade é novo desafio para delegado

6min
pages 9-10

Campos Violência em Guarus assusta moradores

4min
pages 7-8

Inovação tecnológica tenta revigorar a cana na região

2min
page 6

Lula: de falas escabrosas à perplexidade

4min
page 5

Aumento de casos de infecção por HIV em Campos preocupa Estimativa aponta que 2023 deve superar números da doença em 2022

13min
pages 3-5
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.