J3NEWS EDIÇÃO 337

Page 1

Mães contemporâneas: Elas conciliam gestação e carreira

Estado do Rio é o campeão nacional em leis inconstitucionais

Pelo 4º ano consecutivo o Rio de Janeiro aparece no Anuário da Justiça com destaque negativo

Assembleia Legislativa afirma que suas leis estão na vanguarda do país

PÁGINA 08

Mães de Destaque: elas falam dos desafios da maternidade

Sete mulheres de diferentes profissões relatam como lidam com suas rotinas profissionais e criação dos filhos.

PÁGINAS 06 e 07

Empresários da avenida XV de Novembro com prejuízos de até 70% por conta das obras do dique

Governo do Estado dá dia 21 de maio como novo prazo para liberação parcial do trecho PÁGINA 08

São Francisco do Itabapoana com obras avançadas nas orlas de Santa Clara e Guaxindiba

Orçadas em mais de R$ 10 milhões, melhorias vão elevar potencial turístico das praias PÁGINA 11

Almofadas terapêuticas auxiliam mulheres em tratamento do câncer mama

Iniciativa da Casa Horizonte/Grupo IMNE atende a recomendação médica em pós-operatório PÁGINA 13

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 337 CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023
Maysa Victoria estreia coluna de moda no J3 PÁGINA 03 - CLUB Foto: Sirlene Guimarães Foto: Hellen Souza Foto: Hellen Souza Fotos: Arquivo pessoal Foto: Luana Pacheco

Rio tem maior número de leis inconstitucionais entre estados

Dado consta do Anuário da Justiça Brasil lançado em 10 de maio

Lançado nesta quartafeira (10), na sede do Supremo Tribunal

Federal (STF), o Anuário da Justiça Brasil 2023 aponta, pelo quarto ano consecutivo, o Rio de Janeiro como a unidade federativa do Brasil que mais teve a constitucionalidade de suas leis questionada junto à Suprema Corte, atrás apenas da própria União. Ao longo do ano passado, cujos dados consolidados servem de referência para a produção do documento, o Estado teve 19 normas julgadas. Deste total, 14 foram retiradas do ordenamento jurídico no todo ou em parte. Os números representam uma "taxa de inconstitucionalidade" de 74%. Muitos destes dispositivos afetam setores específicos da economia ou da sociedade. Mas, é possível que, em um futuro próximo, leis de alcance mais amplo, como a que regulamenta a cobrança de Taxa de Incêndio em território fluminense, entrem também na mira das Cortes Superiores e figurem em novas edições da publicação.

Entre as normas reconhecidas como inconstitucionais pelo STF em 2022 e que constam do Anuário da Justiça Brasil 2023 estão leis diretamente relacionadas à vida dos consumidores do Estado, como a que autorizava planos de saúde a limitar consultas e sessões para tratamento de pessoas com deficiência.

Outras, editadas durante a pandemia do novo coronavírus, como a que permitia a matrícula de alunos inadimplentes em faculdades e a que impedia a cobrança de multa por quebra de fidelidade por parte de empresas de telefonia, internet e serviços semelhantes, foram invalidadas pelos ministros por invadirem competências da União.

O STF entendeu, ainda, que lei estadual não pode criar sanções processuais para litigância de máfé diferentes daquelas previstas na legislação federal. Com isso, outra norma do Rio de Janeiro foi julgada inconstitucional.

De acordo com o advogado e ex-procurador-geral do município de Campos, José Paes Neto, o alto número de leis que são objeto de questionamento no STF pode estar relacionado à "extensa produção" da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). "Apenas em 2022 foram mais de 1,2 mil projetos de lei apresentados e 399 novas leis aprovadas. O populismo de parte das leis aprovadas, em especial na área de defesa do consumidor, também justifica a quantidade expressiva de leis declaradas inconstitucionais. Em algumas situações, reconheceu-se que o Estado invadiu a competência da União para legislar sobre a matéria", analisa.

Indicado pelo presidente da 12ª seção da Ordem dos Advogados

do Brasil (OAB-Campos), Filipe Estefan, para comentar os dados do Anuário da Justiça Brasil 2023 em nome da entidade, o também advogado e professor Thiago José Sá Freitas diz que os números revelam "o despreparo do nosso legislador estadual". "Não sou daqueles que defendem que a Casa Legislativa deve ser composta apenas por intelectuais, letrados ou juristas. Isso excluiria a representatividade das camadas sociais menos privilegiadas. Sabe-se que os parlamentares podem contar com uma boa assessoria, mas, pelos números, a Alerj vem pecando nesse quesito", avalia.

Para Alerj, Rio tem legislação de “vanguarda”

Questionada pela reportagem, a Alerj minimizou, em nota, os dados do Anuário da Justiça Brasil 2023 e ressalta o caráter “vanguardista” da produção legislativa da Casa: “O Estado do Rio de Janeiro tem como característica a inovação legislativa, ocupando posição de vanguarda no país. O Estado do Rio de Janeiro, quando editou sua Constituição em 5 de outubro de 1989, sofreu inúmeras críticas por supostas inconstitucionalidades. Depois, a Constituição Federal foi alterada e o Supremo Tribunal Federal mudou seu entendimento para, por exemplo: 1°) proibir o nepotismo, inserido na Constituição estadual antes do verbete n° 13 da Súmula Vinculante; 2°) admitir a Polícia Penal, prevista na Constituição estadual desde 1989; 3°) garantir o direito à nomeação de candidatos aprovados dentro do número de vagas previsto em edital de concurso público”.

O Poder Legislativo Estadual alega, ainda, que variações na jurisprudência das Cortes Superiores são “frequentes” e que uma lei rejeitada como inconstitucional pode ser vista de outra forma no futuro. “O fato

de várias leis fluminenses serem declaradas inconstitucionais demonstra a atuação firme de seus Poderes na defesa do interesse do próprio Estado. Atualmente, são tão frequentes as variações da jurisprudência dos Tribunais que a declaração de inconstitucionalidade de hoje, muitas vezes, significa a constitucionalidade de amanhã”, finaliza.

Setor produtivo de olho no ambiente jurídico do Estado Fernando Loureiro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), diz que a possibilidade de leis estaduais serem posteriormente consideradas inconstitucionais traz insegurança jurídica para o Rio e pode prejudicar o ambiente de negócios.

"Se normas são alteradas ou consideradas inconstitucionais, isso prejudica muito todo o investimento que algumas empresas poderiam vir a fazer dentro do Estado do Rio de Janeiro. Cria insegurança jurídica, porque os investimentos de médios e grandes negócios são pensados em médio, longo e longuíssimo prazos. Se, lá na frente, as regras do jogo podem ser mudadas, isso afeta diretamente a implementação desses planos e faz com que nossa economia fique fragilizada", garante Loureiro.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Edvar de Freitas Chagas Júnior, concorda que a eventual inconstitucionalidade de leis que afetem o setor produtivo pode intervir no processo de recuperação da economia do Rio de Janeiro.

“Estamos acompanhando essa questão, mas ainda não conhecemos as leis estaduais que estão sendo consideradas inconstitucionais. Posso dizer que, no âmbito do setor produtivo, em decorrência da chamada ‘guerra fiscal’, foram aprovadas leis para fortalecer a economia do Rio,

que, frisamos, está em um duro processo de recuperação. O que esperamos é que, com a reforma fiscal, essa guerra de tributo entre os estados termine e que o ambiente econômico fluminense melhore”, opina Edvar.

Taxa de Incêndio pode ser uma das próximas a cair

A 19ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) reconheceu a inconstitucionalidade da Taxa

de Incêndio em ação movida pelo advogado tributarista Carlos Alexandre de Azevedo. Na ocasião, ele explicou que o STF vem firmando jurisprudência no sentido de entender como inconstitucional o financiamento de serviços de segurança pública prestados pelo Corpo de Bombeiros por meio de taxa.

“Serviços de segurança pública, como os prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar, são gerais, não específicos e indivisíveis. Portanto, não podem ser remunerados com taxa, mas bancados apenas por meio de impostos. Assim já decidiu o STF nos casos de outras duas leis estaduais que não a do Rio de Janeiro. Mas, por se tratar do mesmo tipo de serviço, os precedentes serviram de base para que a gente conseguisse essa primeira decisão no âmbito do TJ-RJ desobrigando o pagamento”, disse.

A ação está em fase de recurso e a decisão beneficia apenas o cliente de Carlos Alexandre. “Para se obter uma decisão que favoreça a todos, teria que ser uma ação direta proposta no STF, ou uma ação direta proposta junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça”, afirmou.

Apesar do entendimento do STF, a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) nega que haja irregularidade na cobrança da Taxa de Incêndio fluminense.

Especial CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 03
Marcos Curvello
RANKING DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÕES JULGADAS Ações Procedentes Ações Inprocedentes Taxa de inconstitucionalidade 2022 1 2 3 4 5 6 7 8 10 11 12 13 14 15 16 18 20 21 23 26 27 28 29 34 35 36 87 19 17 15 14 12 12 12 11 10 10 10 9 9 9 8 8 7 7 7 6 5 5 19 1 3 46 14 14 8 9 10 9 8 9 8 7 6 8 7 5 6 5 6 5 4 5 5 4 13 1 0 41 5 3 7 5 2 3 4 2 2 3 4 1 2 4 2 3 1 2 3 1 0 1 6 0 3 53% 74% 82% 53% 64% 83% 75% 67% 82% 80% 70% 60% 89% 78% 55,5% 75% 62,5% 86% 71% 57% 83% 100% 80% 68% 100% 0% União Rio de Janeiro São Paulo Paraná Minas Gerais Rondônia Ceará Pernambuco e Santa Catarina Alagoas Mato Grosso do Sul Espírito Santo Distrito Federal Roraima Piauí Amazonas e Rio Grande do Sul Goiás e Pará Bahia Acre e Maranhão Amapá, Mato Grosso e Tocantins Paraíba Rio Grande do Norte Sergipe Municípios (5) Judiciário OAB Outros (3) TOTAL Fonte: Anuário da justiça com dados do STF 382 257 125 67,5%
Alerj | Casa minimiza Anuário da Justiça Brasil 2023 e diz que legislação do Estado do Rio está na vanguarda Foto: Divulgação

Uenf alerta que poços artesianos podem comprometer o Aquífero do Emborê, formado há 20 mil anos no subsolo de Campos

Pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) manifestaram oficialmente, através de estudos, preocupação com o Aquífero Emborê, uma mega reserva de água doce subterrânea em Campos, formada há mais de 20 mil anos. Segundo eles, o aumento da perfuração de poços artesianos de forma aleatória está colocando em risco essa reserva. Em fevereiro de 2019, o J3 NEWS publicou uma ampla reportagem tratando deste assunto que poucos conheciam. Para muitos, trata-se da garantia hídrica para as futuras gerações.

Chineses podem investir em agricultura, indústria e tecnologia em Campos

O presidente da Coagro, Frederico Paes, recebeu delegação de empresários chineses da cidade de Shenzhen, quando foi assinado um protocolo de intenções para investimento nas áreas de agricultura, tecnologia e indústria do município. A comitiva chinesa foi liderada pelo empresário Yin Kefel, vicepresidente da Shenzhen Investimento Holdings Co Ltd. Boa notícia.

Super investimento de empresa japonesa para a Bacia de Campos

A MODEC, fornecedora japonesa de FPSO, firmou um contrato de compra e venda com a Equinor Brasil Energia Ltda para fornecer uma embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) destinada ao cluster formado pelos campos Pão de Açúcar, Seat e Gávea, na Bacia de Campos, no Brasil. O investimento é de US$ 9 bilhões.

OPINIÃO

O Rio e suas questionáveis leis

Empresa Bureau Veritas abre vagas de trabalho no Porto do Açu

Bureau Veritas anunciou a abertura de vagas de emprego para profissionais que residem nas proximidades do Porto do Açu. A empresa está recrutando inspetores de solda N1 com experiência em projetos submarinos e dutos. Os interessados nas vagas de emprego podem se inscrever enviando seu currículo para o e-mail: ana-paula. monteiro@bureauveritas.com informando no corpo do e-mail o nome do cargo pretendido.

Manserv amplia operações em Macaé com área de 34 mil metros quadrados

Manserv expande operações em Macaé e ocupa área de 34 mil m². A licença, que torna a liberação das atividades da nova base da empresa oficial, a partir de novos contratos assinados com a Petrobras, foi entregue por Welberth Rezende, prefeito da cidade, ao diretor da Manserv, Márcio Fraga. No encontro também estiveram presentes diretores e gerentes que atuam nas linhas de manutenção e transformação de peças para navios. Segundo o prefeito de Macaé, este momento marca a principal entrega do governo, que é fortalecer investimentos e garantir a geração de vagas de empregos. A Manserv representa a nova era do petróleo em Macaé que, em conjunto com o gás natural, projeta um futuro de progresso e de muita prosperidade para a população.

Neto de Oscar Niemeyer tem ligações com Campos e adora a praia de Grussaí, em SJB

O neto do arquiteto Oscar Niemeyer, Paulo Niemeyer, é amigo pessoal do arquiteto campista Lucas Barbosa. Disse para Lucas que conhece bem Campos e as praias de São João da Barra, principalmente Grussaí, onde passou um par de verões na infância. Na semana passada, Lucas e o reitor da Uenf, Raúl Palacio, conversaram sobre a implantação na Uenf do “Caminho de Niemeyer” para marcar os 30 anos da instituição, em agosto. Será feito um convite especial para a presença de Paulo Niemeyer na homenagem ao avô. (FOTO)

O Estado do Rio de Janeiro recebeu o que podemos chamar de nota vermelha no Anuário de Justiça Brasil 2023, publicado pela Editora Conjur, como o Estado que tem o maior número de leis inconstitucionais. E o Estado é repetente, pois figura nesta posição pela quarta vez consecutiva. A reportagem especial desta edição, assinada pelo jornalista Marcos Curvello, provoca um debate sobre os efeitos destes dispositivos sobre setores específicos da economia ou da sociedade.

Em Campos, empresários definem o quadro como preocupante, lembrando que tudo propicia a chamada insegurança jurídica, com reflexos em todos os ambientes da sociedade. Um exemplo clássico de leis específicas aplicadas no Estado do Rio de Janeiro é a Taxa de Incêndio cobrada anualmente, que já foi considerada ilegal em instâncias superiores a partir de ações individuais.

O anuário revela que essas leis representam para o RJ uma taxa de inconstitucionalidade de 74%, percentual atribuído em parte a leis aprovadas no curso da pandemia do novo coronavírus, que depois foram invalidadas por invadirem competências da União.

Somente no ano de 2022 foram mais de 1,2 mil projetos de lei apresentados e 399 novas leis aprovadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A Alerj se defende, afirmando que o Estado do Rio tem como característica a inovação legislativa, ocupando posição de vanguarda no país, e que muitas leis criadas no Rio depois foram reeditadas em outros estados e inspirando outras semelhantes pela própria União. Esse é um assunto de extremo interesse na sociedade fluminense, porque leis são regras, e no rigor da lei, as regras devem ser claras.

Invasão de gambás em diversas áreas residenciais de Campos

Não é novidade que animais silvestres estão invadindo perímetros urbanos em Campos. Isso pode ser resultado da ocupação de áreas para empreendimentos imobiliários. Fato é que os gambás estão tirando o sono de moradores de várias áreas como, por exemplo, a do Horto. Bom destacar que é proibido molestar a bicharada. Com o tempo, eles vão embora.

Urban Sketchers desenham

as belezas da Lagoa do Vigário

Depois de desenharem o histórico prédio do J3News, o Urban Sketchers Campos dos Goytacazes fez seu 46º Encontro na Lagoa do Vigário, para mostrar as muitas faces dessa bela paisagem que o campista pouco prestigia. Os desenhos vão ser arquivados na seção Patrimônio Ambiental do grupo.

Gabriel Ferrari, o jovem da Baixada Campista que está bombando no Spotify

O jovem cantor Gabriel Ferrari vem se destacando no cenário musical da região. Dono de um carisma e presença de palco que chamam atenção, o jovem de 21 anos já tem música fazendo sucesso no aplicativo Spotify. O menino, que começou a tocar violão em 2012, em Goitacazes, enveredou pelo sertanejo, influenciado por Luan Santana e Gusttavo Lima. Gabriel vem fazendo apresentações em toda a região e já extrapolou as fronteiras do Rio de Janeiro, fazendo abertura de shows de artistas nacionais, como Jorge e Mateus, Maiara e Maraísa, Henrique e Juliano, Zé Neto e Cristiano e Gusttavo Lima.

Primeira- dama de Campos vai cursar Assistência Social

A primeira-dama de Campos, Tassiana Oliveira, desde o início do governo do marido, Wladimir Garotinho, demonstra uma aptidão para o trabalho social, sempre integrada às ações da Secretaria de Desenvolvimento Humano. Percebendo o talento na área e buscando aperfeiçoamento, ela ingressou na Universidade Estácio de Sá, onde está cursando o 4º período de Serviço Social. A esta coluna, ela confidenciou que se encontrou na área e que pretende seguir com esse trabalho.

Peruas ou feiticeiras: o belo legado transgressor de Rita Lee

Rodrigo Lira - Doutor em política, professor e pesquisador do programa de doutorado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes.

As mulheres possuem duas formas de envelhecer, do jeito Perua, em busca do rejuvenescimento,em que o tempo é um inimigo, ou do jeito Feiticeira, em que o tempo é um aliado, considerando o valor da experiência. Com essa pérola reflexiva sobre os valores humanos, Rita Lee mais uma vez polemiza,pelo seu jeito transgressor e forma peculiar de enxergar a vida. Decerto que, nessa lógica, Rita foi uma feiticeira das mais notáveis no Brasil, pela contribuição, especialmente, no âmbito cultural.

Apesar de ter se notabilizado pela música como cantora e compositora, a artista dizia que tinha no cinema a sua arte preferida; mas também transitava, com certo destaque, como pintora, escritora e atriz. Nas novelas, além de ter atuado em algumas, também emplacou várias canções que viraram hits nacionais. Rita Lee era uma roqueira pop, uma artista sui generis, de um carisma inigualável. Rita não escondia seu passado com as drogas e narrava de maneira curiosa o momento da decisão de abandoná-las após o nascimento da primeira neta e a vontade de mudar a rotina de internações para reabilitação. Segundo ela, suas melhores e piores composições foram sob o efeito dos narcóticos.Também sob esse efeito, uma coleção de histórias folclóricas surgiram, como quando em parceria com Tim Maia invadiram a sala do presidente da gravadora Philips e quebraram todos os

objetos, inclusive discos de ouro emoldurados. Outras passagens trágicas sob o efeito das drogas envolvem reclusão em quartos de hotéis, não comparecimento a shows marcados e ameaças de suicídio.

Também se mostrava uma contadora de histórias talentosa.Invariavelmente os temas envolviam suas infância e juventude. Rita era filha de um dentista, descendente de americanos, que tinha a ufologia como fé. Certa vez, ela narrou que o pai professou, quando a família, reunida, avistou luzes no céu: "Vou contar a vocês: Papai Noel, Coelho da Páscoa, Deus e o diabo, céu e inferno, essas bobagens não existem. Quem compra os presentes é sua mãe. O que você viu não foi Peter Pan. Você viu um disco voador".

Foi nesse ambiente místico e peculiar, mas cercada de amor, que cresceu Rita Lee, mas talvez esteja num vaticínio de uma tia a síntese do que foi a toada de sua vida. Certo dia, Rita bebeu além da conta, caiu no alambique da família e ouviu da irmã de sua mãe: “O defeito da Ritinha é não saber parar”. Realmente, foi intensa em tudo o que fez, e nem mesmo a morte será capaz de pará-la, considerando seu legado de obras artísticas atemporais eternizadas por um talento incomum.Se o pai de Rita Lee pudesse, hoje, avaliar o conjunto da obra da filha diria que ela, possivelmente, veio de outro planeta.

O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via

www.j3news.com \ jornalterceiravia Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Simone Fraga - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Luiz Fernando Vicente Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotônio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47
CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 04

Rita Lee, – como só ela sabia ser

Um texto curto é o que pode ‘salvar’ a homenagem. Pronto! Já estraguei.

m texto curto é o que pode ‘salvar’ a homenagem. Pronto! Já estraguei.

Se ela, Rita, fosse ler isto, já parava quando visse a palavra “homenagem”. – Caretice, diria. E olhe o leitor que pensei em ‘post mortem’, ‘tributo’, ‘homenagem indeclinável’ e outros mais que nem quero dizer.

Se ela, Rita, fosse ler isto, já parava quando visse a palavra “homenagem”. – Caretice, diria. E olhe o leitor que pensei em ‘post mortem’, ‘tributo’, ‘homenagem indeclinável’ e outros mais que nem quero dizer.

Seja como for, não gostaria de deixar passar uma modesta homenagem (fazer o quê? É ‘homenagem’ mesmo) a uma artista que – de jeito único e contra todas as convenções – virou referência no Brasil e no exterior.

Texto curto? Sei não!

Seja como for, não gostaria de deixar passar uma modesta homenagem (fazer o quê? É ‘homenagem’ mesmo) a uma artista que – de jeito único e contra todas as convenções – virou referência no Brasil e no exterior.

Texto curto? Sei não!

Mas que se dane meu jeito inseguro. Vou escrever mesmo que vire um auê. É um caso sério, mesmo não sendo ao som de um bolero. Se desse, deixava a tela em branco, porque nada melhor do que não fazer nada.

Mas que se dane meu jeito inseguro. Vou escrever mesmo que vire um auê. É um caso sério, mesmo não sendo ao som de um bolero. Se desse, deixava a tela em branco, porque nada melhor do que não fazer nada.

Agora, tenho que fazer diferente. Do contrário, não é ‘pra Rita’. Além do que, uma semana após sua morte, não há nada a dizer que já não tenha sido dito melhor e de forma mais abrangente. Mas, uma frase ou outra, deve sair.

Agora, tenho que fazer diferente. Do contrário, não é ‘pra Rita’. Além do que, uma semana após sua morte, não há nada a dizer que já não tenha sido dito melhor e de forma mais abrangente. Mas, uma frase ou outra, deve sair.

Em seis décadas, Rita Lee Jones trilhou uma trajetória singular. Tentar enquadrá-la num padrão artístico seria um desastre. Revolucionária e libertadora. Uma ativista. Cantora, compositora e instrumentista. Rainha do rock, íntima da MPB, da Bossa Nova, da música eletrônica e de outros gêneros.

Em seis décadas, Rita Lee Jones trilhou uma trajetória singular. Tentar enquadrá-la num padrão artístico seria um desastre. Revolucionária e libertadora. Uma ativista.

Cantora, compositora e instrumentista. Rainha do rock, íntima da MPB, da Bossa Nova, da música eletrônica e de outros gêneros.

Breve encontro

Agradeci, disse da honra de conhecê-la, e que falaria com a recepção. Amável, ela sorriu e nos despedimos.

Claro que não tentei nada junto aos recepcionistas do hotel. Afinal, se ela disse talvez, é porque – pensei eu – evitava dizer um não.

Agradeci, disse da honra de conhecê-la, e que falaria com a recepção. Amável, ela sorriu e nos despedimos.

Rita Lee, – como só ela sabia ser U

Claro que não tentei nada junto aos recepcionistas do hotel. Afinal, se ela disse talvez, é porque – pensei eu – evitava dizer um não.

Dias depois me arrependi de não ter ido à recepção – como ela sugeriu – e pedir que ligassem para saber se estaria disponível.

Breve encontro

Há muitos anos encontrei com Rita Lee no elevador do Belo Horizonte Othon Palace – ali na Afonso Penna com Bahia – que já até fechou.

Há muitos anos encontrei com Rita Lee no elevador do Belo Horizonte Othon Palace – ali na Afonso Penna com Bahia – que já até fechou.

Descíamos para o 2º andar, onde era servido o café da manhã. Chegando ao salão, puxei conversa. Disse que era um fã (grande coisa!), jornalista, etc. Ela riu, simpática, falou algo que não entendi, e completou dizendo que fazer jornalismo no Brasil era uma barra.

Descíamos para o 2º andar, onde era servido o café da manhã. Chegando ao salão, puxei conversa. Disse que era um fã (grande coisa!), jornalista, etc. Ela riu, simpática, falou algo que não entendi, e completou dizendo que fazer jornalismo no Brasil era uma barra.

Na maior cara de pau – o que não faz muito meu jeito – perguntei se ao longo do dia ela teria uns 15 minutinhos para uma ‘mini’ entrevista. Muito educada, respondeu que achava difícil.…. Que teria um dia cheio, mas, se quisesse, poderia tentar contato através da recepção.

Na maior cara de pau – o que não faz muito meu jeito – perguntei se ao longo do dia ela teria uns 15 minutinhos para uma ‘mini’ entrevista. Muito educada, respondeu que achava difícil.…. Que teria um dia cheio, mas, se quisesse, poderia tentar contato através da recepção.

Dias depois me arrependi de não ter ido à recepção – como ela sugeriu – e pedir que ligassem para saber se estaria disponível.

Que teria a perder? De mais a mais, como já havia feito algumas entrevistas com personalidades de âmbito nacional (por pura generosidade dos entrevistados) não seria tão absurdo assim.

Mas, enfim, valeram os dois minutos do elevador e o breve caminhar pelo salão do café/ restaurante.

Que teria a perder? De mais a mais, como já havia feito algumas entrevistas com personalidades de âmbito nacional (por pura generosidade dos entrevistados) não seria tão absurdo assim.

Rita Lee Jones foi a primeira mulher a tocar guitarra nos palcos do Brasil e a cantora mais censurada durante o regime militar. A extensão de sua obra só se equipara à qualidade do que gravou e cantou. Única, fica o adeus, a perda e uma fenda difícil de ser preenchida.

Mas, enfim, valeram os dois minutos do elevador e o breve caminhar pelo salão do café/ restaurante.

Rita Lee Jones foi a primeira mulher a tocar guitarra nos palcos do Brasil e a cantora mais censurada durante o regime militar.

(*Texto parcialmente reproduzido de artigo do autor).

A extensão de sua obra só se equipara à qualidade do que gravou e cantou. Única, fica o adeus, a perda e uma fenda difícil de ser preenchida.

(*Texto parcialmente reproduzido de artigo do autor).

Guilhe
es cr ev e es cr ev e es cr ev e es cr ev e
rme
CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 05
BELIDO escreve
CAMPOS DOS GOYTACAZES - 14 A 20 DE MAIO DE 2023

Dia de celebrar o amor em forma de mãe

Sete mulheres de diferentes profissões revelam os desafios de conciliar a maternidade e o trabalho

No Brasil, o segundo domingo de maio é lembrado como o Dia das Mães.

A data foi escolhida para ajudar a movimentar as atividades comerciais. O decreto nº 21.366, assinado em 5 de maio de 1932, oficializou a prática. Entretanto, o primeiro registro de comemoração do Dia das Mães que se tem conhecimento é de

1918, de modo informal. Há quem defenda que todos os dias são de mães e filhos. Contudo, celebrar o reencontro no almoço familiar de domingo tem sabor especial neste dia 14. A reportagem do J3News conversou com sete mulheres que se dividem entre as carreiras profissionais, a luta pela sobrevivência e a ascensão no mercado de tra-

balho com a criação dos filhos. A dentista Maria Lucia Barbosa, a engenheira e empresária Milena Lyrio, a arquiteta Dayane Santana, a fisioterapeuta Ellen Schmid, a empresária e cabeleireira Noélia Alves, e a artesã Viviane Pedra Rueles revelam um pouco de suas rotinas e o significado que tem o Dia das Mães para elas.

Dayane Santana – arquiteta

A arquiteta Dayane Santana se formou em 2012 e, em 2015, se especializou em Design de Interiores. Com mais de 10 anos de carreira, ela conta que costuma trabalhar por até 10 horas por dia. Neste domingo ela celebra o Dia das Mães e, no 19 de maio, também comemora os quatro anos da única filha, Felícia Santana Pessanha. Para a arquiteta, o melhor no exercício materno são “os prazeres diários da afetividade desta relação criada entre mãe e filha”, revela.

Antes de ser mãe, Dayane San-

tana dedicava-se apenas ao empreendedorismo. “Me alegra a satisfação do cliente por uma entrega técnica bem-feita, um pleno atendimento ao serviço que envolve Arquitetura, os constantes acompanhamentos de obra e a conclusão do ciclo de um sonho. A competitividade de mercado e a quantidade de profissionais de boa qualidade impõem entendimento completo do que é o serviço de Arquitetura. O principal desafio é identificar as fragilidades e carências dentro do processo de atendimento aos clientes”. Vida profissional e maternidade são exercícios que se mis-

turam propositalmente no cotidiano, segundo Dayane. “Isto permite uma compreensão da naturalidade que a vida pessoal e a atividade profissional se interconectam na vida de qualquer um, principalmente de uma mulher. Na maternidade, o que mais desafia é a capacidade de discernimento. Nesta era de evolução digital, do que, de fato, afeta positiva ou negativamente a formação de personalidade desta nova geração”, diz.

O Dia das Mães é importante para Dayane Santana. “É um momento de valorização. A vida de uma mulher é repleta de desafios, e o maior ensinamento é pelo exemplo. Por isso, sugiro que as mães influenciem seus filhos para a formação de um mundo mais justo e sem preconceitos. Nossos filhos são as únicas heranças que deixaremos para o mundo”, conclui.

Amor Carinho Dedicação

Noélia Alves – empresária e cabeleireira

Noélia Alves é profissional da beleza há mais de 25 anos. Trabalha até 12 horas por dia. Ela é mãe de Ester, 15 anos; Lara, 8 anos; e Stella, de 2. “Os filhos são nossa motivação diária. Após um dia cansativo de trabalho, quando se chega à casa e vê o rostinho do filho; quando ele vem te contar uma novidade; vem te abraçar na porta; esse carinho é o nosso combustível. Até quando se tem uma dificuldade na vida, no trabalho, em tudo, é neles que a gente pensa para poder continuar. Eles nos dão força. Conciliar o trabalho e a maternidade é o maior desafio”, diz.

A maior satisfação de Noélia é trabalhar com a autoestima das pessoas. “Como profissional da beleza, eu não só cuido do cabelo das mulheres. Cuido também da estima. As pessoas estão precisando de carinho, de atenção. E essa é uma marca nossa, a questão do acolhimento também. Além de estar sempre ligada nas tendências, busco trazer as técnicas mais modernas para as nossas clientes. A gente não tem férias, precisa estar bem disposta todos os dias com pessoas”, cita.

Sobre maternidade e trabalho, Noélia busca equilíbrio de tarefas. “Preciso estar presente no trabalho e ligada no crescimento dos filhos, dar atenção, pegar na escola, levar às festinhas. Na agenda da criança não tem como você terceirizar tudo. Acontece de inserir

também a criança no ambiente de trabalho, uma maneira de mantê-la por perto. Há o grande desafio de educar com gama de informações que o mundo dá, sobretudo com filhas em idades diferentes”, comenta.

O Dia das Mães é extremamente importante para Noélia. “É uma data linda, eu amo. Ser mãe é um dom divino, algo maravilhoso. Aprendi a ser mãe com a melhor, que é a minha mãe. Tenho a preocupação de deixar um legado para as minhas filhas. Ser mãe é perdoar, doar amor sem limites, sem esperar nada em troca. Tenho muita gratidão”.

Viviane Pedra Rueles Artesã

Viviane Pedra Rueles é formada em Enfermagem, porém é apaixonada por artesanato há 12 anos. Atua no e-commerce do mercado de acessórios infantis, do básico ao luxo, peças que marcam eventos, aniversários, batizados, casamentos, universo infantil feminino. Ela é mãe de Lorenzo, 5 anos; e de Liz, 2 anos. Diz que a maternidade não lhe permite horário regular. “O empreendedorismo e a maternidade se entrelaçam, acontecem 24 horas, sejam em atendimentos online, ou atender um filho.

Normalmente, o horário mais dedicado é no período escolar deles”, conta Viviane diz que a profissão lhe realiza. “Quando vejo peças feitas 100% artesanalmente, fazendo parte de momentos lindos na vida de uma princesa, o reconhecimento do cliente é o melhor retorno. Atualmente, a maior dificuldade é conciliar a maternidade com a profissão, mas acredito que a base dos dois é o amor. Para ‘maternar’ ou ser empresária, há autocobrança com a grande demanda. O mercado é vasto de possibilidades e profissionais, mas executar uma marca com diferencial é o desafio”.

De acordo com Viviane Rueles, a vida profissional e a maternidade são dois pilares para uma realização pessoal. “Foi a maternidade que me trouxe ao empreendedorismo. Se em algum momento eu falhar como mãe presente na vida deles, a partir disso a profissão perde o sentido para mim”, confessa. Apresento o amor de Deus para eles, valores e princípios. Tanto o pai quanto a mãe são responsáveis pela criação dos filhos. Cada um cumprindo com suas funções, facilita a maternidade”.

Viviane complementa: “Essa data me faz entender a minha mãe. Hoje eu sei o que ela passou. Valorizar a mãe e exercer a maternidade dão sentido a este dia. Se está dando “trabalho” ser mãe, estamos no caminho certo. Nós chegamos ao mundo através de uma mulher. Eu tenho a minha para abraçar, mas quem não tem, ore por ela e agradeça a Deus enquanto esteve aqui”.

Foto: Sirlene Guimarães Foto: Hellen Souza Fotos: Arquivo pessoal

Dentista, especialista e mestre em radiologia odontológica, Maria Lúcia Barbosa tem 40 anos de formada e, há 35 anos, permanece à frente da clínica Cero Imagem Digital, da qual é sócia e gestora. Para ela, a maternidade chegou após já ter iniciado a vida profissional. "Sempre mantive meu foco no aprimoramento científico continuado e fiz isso de forma compartilhada com toda a família. Como meu marido também era da mesma área, as conversas sobre o trabalho faziam parte da rotina dos nossos filhos. Desde novos, eles participavam de nossa vida profissional e iam conosco a congressos e eventos. Inclusive, às vezes, como é normal, éramos cobrados pelo tempo disponível, mas optamos sempre pela qualidade dos momentos em família", conta a dentista.

Segundo Maria Lúcia, essa convivência fez com que, mais tarde,

os dois filhos acabassem, eles próprios, optando por carreiras na área de saúde: Guilherme, de 33 anos, é médico radio-oncologista, enquanto Bernardo, de 30, é dentista, especialista em radiologia odontológica e atua como diretor clínico da Cero Imagem Digital. "Desde que me formei como especialista, vislumbrei a radiologia odontológica como uma área muito promissora devido à possibilidade de se trabalhar com diagnóstico oral e, assim, auxiliar colegas dentistas no planejamento do tratamento e na otimização de seus resultados. A radiologia cresceu com a evolução tecnológica e tornou-se indispensável sua partici-

pação no âmbito multidisciplinar na odontologia. Isso me dá muito orgulho", confessa. Hoje, Maria Lúcia resgata com os netos o tempo que não foi possível desfrutar com os filhos, o que é possível graças ao horário mais flexível oportunizado pela função de gestão. O sentimento não é de culpa, mas de “puro prazer", afirma, deixando uma reflexão: "Uma mãe realizada profissionalmente sempre consegue dar mais qualidade de tempo aos seus filhos. Toda mãe, em uma fase da vida, se cobra muito. Mas, o importante é manter o foco e acreditar que mais do que palavras, o exemplo arrasta", encerra.

Fisioterapeuta há 22 anos, Ellen Schmid dedica seu tempo ao trabalho, entre oito e dez horas diariamente. Segundo ela, o que mais lhe satisfaz no ofício profissional é promover saúde e bem-estar para as suas clientes e ver a satisfação delas com os resultados. “Isso não tem preço”, resume. Os principais desafios na profissão e as dificuldades do mercado de trabalho são encarados com os desafios da maternidade. Ellen é

mãe de Heitor (12 anos) e Mateus (9 anos).

“Por buscar sempre me atualizar e fazer um trabalho de qualidade, acredito que os desafios e as dificuldades da profissão são amenizados. Conciliar a vida profissional e a maternidade exige gerenciar o tempo entre profissão e filhos. Tenho em mente a qualidade desse tempo com os meus filhos”, cita.

Ellen Schmid é objetiva quando questionada acerca do que há de melhor no exercício materno: “Ver o desenvolvimento e rea -

lização dos meus filhos. Não tem como descrever a emoção de receber um beijo e um abraço de um filho”, conta.

Para a fisioterapeuta, não é fácil apontar o que há de mais desafiador na maternidade. “Os desafios surgem no dia a dia, e temos que ter sabedoria para orientar da forma correta, além de muita oração pelos filhos”, diz. Sobre o Dia das Mães, Ellen faz sua avaliação. “Eu acho que acaba sendo um dia especial, apesar de o dia das mães ser todos os dias. Mas o carinho especial e as comemorações deste dia nos marcam como mães. Eu adoro. Ser mãe é um aprendizado constante. A gente ensina e aprende o tempo todo. É minha melhor realização”, conclui.

Luz Força Inspiração

Milena Lyrio – engenheira e empresária

Milena Lyrio é formada em Engenharia

Elétrica, mas diz que o empreendedorismo sempre tocou seu coração. Em julho de 2022 ela inaugurou sua loja de roupas L’ FAM. Segundo a empresária, com o mundo digital é relativo contar as horas de trabalho. “A todo tempo, estamos envolvidos”, conta. Este mês ela também está envolvida com o aniversário de sua única filha, Clara, que completará 7 anos. O Mês das Mães tem mais um motivo para celebração junto à sua menina.

Para Milena, poder levar a autoestima e a realização para cada cliente e estar mais presente na vida da sua filha são seus maiores desafios e prazeres. “Acredito que conciliar tudo do dia a dia, trabalho, maternidade, casa, marido, é desafiador. Quanto ao trabalho, procuramos sempre inovar. O mercado cobra isso da gente e ficar na zona de conforto nunca foi meu forte. Não é fácil. A gente tenta fazer o melhor, e acredito que o importante seja isso: proporcionar sempre o máximo que pudermos”, revela.

Sobre o que há de melhor na maternidade, Milena não hesita. “Acredito que é o carinho dela, poder acompanhar o crescimento e cada conquista. Acredito que a educação é um tema que aflige muitas mães. A gente se cobra demais, a pressão da sociedade também mexe muitas vezes com o psicológico de uma mãe. Mas o importante é termos a consciência que cada criança é de um jeito, cada mãe faz o melhor para seu filho, e tá tudo bem”, avalia.

Sobre sua relação com Clara e a própria mãe, a empresária é objetiva sobre o Dia das Mães. “Acima de tudo, é importante porque é um dia que estou mais próxima da minha filha e da minha mãe. Além disso, é um dia muito especial para nós mães, de lembrarmos o quanto somos fortes e essenciais na vida do nosso filho. É a mensagem que deixo para todas as mães. É um dos trabalhos mais importantes e gratificantes do mundo, cuidar sem esperar nada em troca, ser forte e capaz de amar mais a eles do que a nós mesmas. Feliz dia para todas as mamães vitoriosas do mundo”, finaliza.

Priscila

Monken - professora

Formada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Priscila Monken atua há mais de 20 anos como professora. Entre sala de aula e estudos, são mais de 10 horas diárias dedicadas à educação. Mas, mesmo com tanto a fazer, a sensação ao entrar na sala de aula é de felicidade, garante.

"Me sinto feliz ao entrar na sala de aula. A satisfação não existe apenas nos resul

tados obtidos, ela está no abraço do aluno, no café que tomamos juntos, no carinho que alimentamos diariamente", explica.

Priscila afirma que a profissão não é livre de desafios. Muitas vezes pouco valorizados, os profissionais enfrentam dificuldade em se destacar no mercado em função do que avalia como "poucas capacitações na área e uma formação acadêmica ainda bem precária". A falta de tempo para se dedicar aos estudos é outro problema, diz.

"Nem saberia explicar como concilio. É um malabarismo. Por vezes, há a sensação de fracasso, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. Acredito que não haja fórmula para isso. Temos que aceitar os limites e fazer o melhor que podemos", conta.

Mãe de Júlia, de 16 anos, e de Lara, de 10, a professora garante que não há regras pré-estabelecidas para a maternidade. "O melhor de ser mãe é viver o amor que parece só existir em plenitude nesta relação entre mãe e filha. O desafio na maternidade é acertar. Não há manual, sentimos muita culpa", pondera.

Refletindo sobre a maternidade, Priscila olha para a própria experiência e para a de outras mães. "Fomos as mães que pudemos ser no passado, com o conhecimento que tínhamos. Somos, hoje, quem podemos ser com nossos limites e incertezas. Devemos olhar nossas mães como seres incríveis, porém reais. Devemos amá-las como são! Por isso, também devemos aceitar que ser mãe não cabe em um conceito. Devemos ser o melhor que pudermos", encerra.

Ellen Schmid - Fisioterapeuta
-
Que possam ser homenageadas como merecem, não apenas nessa data, mas durante todo o ano e por toda a vida.
CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINAS 06 E 07
Foto: Hellen Souza

Campos

Liberação parcial da XV de Novembro até dia 21 de maio

Moradores e motoristas enfrentam transtornos com trânsito fechado

Ocinei Trindade

ASecretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades (SEIC) começou, na

última sexta-feira (12), a retirada do canteiro de obras da avenida XV de Novembro, área central de Campos dos Goytacazes. A intenção do órgão é liberar parcialmente o tráfego de veículos no local até o dia 21 de maio. A SEIC é a responsável pela recuperação de trecho do dique às margens do Rio Paraíba do Sul, rompido no dia 19 de dezembro de 2022. De acordo com o governo estadual e a prefeitura, a liberação seria no fim de abril. Entretanto, isto não ocorreu. Pelo novo cronograma, a conclusão só deve ocorrer até setembro. Moradores, comerciantes e

motoristas enfrentam transtornos desde a ruptura do dique. Estresse, queixas e prejuízos econômicos são relatados por eles.

"Nos próximos dias a Concessionária Ágias do Paraíba irá transferir a tubulação do dique para o local definitivo. Após esse trabalho, previsto para ser concluído até o dia 21, a via será parcialmente liberada para o trânsito de veículos", afirmou o órgão em nota. A SEIC também informou que “a reconstrução do dique e recuperação das ruas afetadas estão em ritmo avançado, com a execução da estrutura da parede de contenção”. E acrescentou: “A previsão de término da obra é até o final de setembro, mas ela pode ser concluída antes disso, até julho, diante do avanço

das intervenções realizadas até agora. Com investimento total de R$ 16, 8 milhões, a obra não sofreu nenhuma alteração no valor. A liberação do trânsito no trecho em obras, por questões de segurança, só será possível após avaliação técnica da empresa responsável pela intervenção. Neste momento, a abertura ao tráfego impacta em riscos de acidentes a quem transita e à necessidade de manobras de tratores e caminhões no local”.

Prefeitura e Câmara se manifestam

A inconclusão das obras de recuperação na Avenida XV de Novembro foi comentada pelo presidente da Câmara, Marquinho Bacellar, que disse que fez contato com Governo do Estado

J3News estreia novo projeto gráfico neste domingo

Formato, tipologia e cores dão cara nova ao impresso e ajudam a tornar a compreensão da notícia mais ágil

O jornal impresso J3News chega às bancas, neste domingo (14), de cara nova. Mais afinado à marca J3News - lançada em novembro do ano passado -, o projeto gráfico foi todo remodelado, incluindo a tipografia, formato dos textos e uso de novas cores. A ideia é privilegiar a compreensão das informações contidas em cada matéria, coluna e imagem, tornando a leitura mais ágil e fácil. De acordo com o diretor geral do Sistema de Comunicação J3News, as alterações deixam o impresso mais atual e atrativo. “A marca do J3News é associada à modernidade. Foi assim desde o início e segue até hoje na vanguarda. E o J3 tem esse DNA, de ser um produto bonito, atual, interessante, plural e antenado. Nosso objetivo, nesse sentido, é sempre levar o melhor e surpreender nossos leitores, parceiros e fazer

a diferença na sociedade em que estamos inseridos”.

Um dos responsáveis pela diagramação do J3News, o designer Luiz Fernando Vicente destaca que alguns recursos técnicos, como a nova família tipográfica (fonte), servem para trazer uma leitura mais fácil do conteúdo e dar uma experiência única, enquanto o leitor se encontra imerso na informação.

Diretora executiva do Estúdio Ideia, agência responsável por desenvolver o projeto gráfico, Érika El Kik explica que a linguagem moderna, o design clean e as letras marcantes foram pensados e criados para deixar o jornal cada vez mais atrativo e confortável para a leitura, garantindo que as informações sejam transmitidas de forma clara e eficiente.

e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar, solicitando a liberação do trecho: “Assim que houve o desabamento, o governo estadual entrou em ação. Ainda como secretário de Governo, meu irmão Rodrigo Bacellar coordenou um trabalho integrado com várias pastas”, disse Marquinho. Ele lembrou que a reabertura parcial do trecho é pedido de comerciantes do comércio na região. A Prefeitura de Campos informou que tem “acompanhado a execução das obras solicitadas pelo município e realizadas pelo governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Obras, cobrando a celeridade e a eficiência da execução do serviço”.

Prejuízos no comércio e trânsito

No prédio de 1887, há 80 anos funciona o Palace Hotel. O negócio é administrado por Marcelo Oliveira que diz que a interrupção do

tráfego trouxe danos econômicos: “Eu perdi quase totalmente os meus clientes de Campos, porque não passam aqui. Eu me reinventei com os clientes de fora. De dia o meu movimento é ruim, mas à noite tem movimento de hóspedes. Fui agraciado que o dique estourou a 50 metros do meu estacionamento. Eu perdi 30% do meu movimento, mas tem pessoas que perderam 70%. A falta de responsabilidade do Governo do Estado é muito grande. Alegaram que a conclusão da obra era em abril, depois maio. É desanimador”, comenta. O comerciante Maycon Araújo relata prejuizo. “O movimento caiu 60%. Os clientes não conseguem chegar aqui. A gente vende na internet, mas é insuficiente”. A gerente Claudia Araújo disse que a loja de peças e motores vive sua pior fase em 70 anos. “Muitos clientes reclamam. Acho que deve liberar lá no final do ano" pontuou.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPOS E SÃO JOÃO DA BARRA/RJ, no uso de suas atribuições legais estatutárias, com o quórum previsto no Artigo 524 “e” da CLT e Artigo 13 §3º das disposições estatutárias, CONVOCA todos os professores do ISECENSA - Institutos Superiores de Ensino do Censa, para Assembleia Geral Extraordinária, no dia 18 de maio de 2023, com início às 17h30min em primeira convocação e às 17h45min em segunda convocação. A Assembleia se realizará presencialmente na sede da IES localizada na Rua Voluntários da Pátria, n° 230, Centro, Campos dos Goytacazes, RJ, Cep 28035-310. Assuntos de Pauta:

- ACT 2023/2024 - discussão da proposta de renovação do acordo coletivo de trabalho com vigência de 2023 a 2024.

Campos dos Goytacazes/RJ, 14 de maio de 2023.

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 08
Foto: Héllen Souza
Transtorno | Trecho segue em obras e com tráfego interrompido

Destaque Acolhe Campos, uma nova chance para quem sai das ruas

Empresas destinam 5% das vagas de emprego para programa

Acordar pela manhã, vestir o uniforme e sair para trabalhar. Essa

é a rotina da maior parte das pessoas, mas para José Márcio Pereira, isso era apenas um sonho. Desempregado, ele foi despejado da casa em que morava de aluguel, junto com o irmão gêmeo. Acolhido pela Casa de Passagem, ele é um dos contemplados pelo programa “Acolhe Campos”. A Vital Engenharia foi a primeira empresa a aderir ao projeto, contratando ainda a jovem Ingrid Pires, de 23 anos, que também estava em situação de acolhimento social. Antes de se habilitarem à vaga de emprego, os dois passaram por um processo de ressocialização e qualificação no abrigo e, tiveram seus currículos analisados pelo Departamento de Recursos Humanos da empresa onde foram aprovados. Ambos foram contratados e iniciaram o treinamento na última terçafeira (9). A primeira-dama de Campos, Tassiana Oliveira, que tem acompanhado todo

o processo, esteve presente na assinatura dos primeiros dois contratos de trabalho.

Aos 53 anos, José Márcio nunca havia tido a Carteira de Trabalho assinada, ele conta que sempre trabalhou na informalidade e que sonhava em trabalhar na Vital, mas que não acreditava que fosse possível, principalmente após

ficar em situação de rua. “Quando cheguei ao abrigo, a coordenadora dona Rose me perguntou se eu tinha um objetivo na vida e eu disse que era conseguir um trabalho e ela falou que se eu me empenhasse eu ia conseguir e hoje estou aqui, aproveitando essa oportunidade que a Vital está me dando, junto com a Prefeitura. A

partir de agora eu vou poder voltar a sonhar em ter uma casa junto com meu irmão pra gente morar, ter um lugar pra voltar quando eu sair do trabalho”, diz José Márcio.

A primeira-dama Tassiana Oliveira, agradeceu a Vital Engenharia por abrir as portas para o programa. “Hoje é a realização de um sonho, Wladimir há muito

tempo acalenta esse projeto de dar oportunidade para as pessoas que se encontram em situação de acolhimento de recomeçarem a vida. No trabalho social, nós não podemos apenas tirar as pessoas da rua, nós precisamos colaborar para o encaminhamento, para que elas possam ter sua independência e hoje a Vital dá o pontapé inicial com a contratação do José Márcio e da Ingid”, comemora Tassiana. A gestora de Recursos Humanos da Vital, Isabel Cristina Monteiro, conta que esse é só o começo. “Nós sempre tivemos vontade de promover essa ação de responsabilidade social. A partir do Acolhe Campos nós temos a oportunidade de contribuir para minimizar a dificuldade que as pessoas em situação de rua têm de se reintegrarem à sociedade”, ressalta Isabel. "Possibilitamos o recomeço dos nossos abrigados e temos nos empenhado para fazer desse projeto um sucesso”, diz Rose Pereira, Coordenadora da Casa de Passagem.

Oportunidade | José Márcio assinou contrato e iniciou treinamento na Vital Engenharia na última terça-feira
CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 09
Foto: Carlos Grevi

Região Santa Clara e Guaxindiba em obras por melhorias

Praias passam por transformações visando potencial turístico

As paisagens das praias de Guaxindiba e Santa Clara, em São Francisco de Ita-

bapoana, estão em fase de mudanças. A Prefeitura Municipal investe em urbanização e melhorias, com uma série de obras em andamento nos dois balneários. Os locais costumam ser bastante frequentados por turistas, principalmente no verão. A execução das obras foi orçada em mais de R$10 milhões. De acordo com a prefeita Francimara Barbosa Lemos, os investimentos valorizarão as áreas e contribuirão com o potencial turístico do município com mais de 60 quilômetros de litoral.

As obras da orla de Santa Clara estavam paralisadas desde 2015 e foram reiniciadas em setembro de 2022. A construção segue em ritmo avançado e iniciará a fase de decks entre os quiosques. Serão quatro quiosques duplos com banheiros, acessibilidade e duchas. O terreno no entorno terá decks de madeira. Além disso, três rampas de acesso à praia foram finalizadas. O calçadão será reparado, com a recomposição das pedras portuguesas.

O projeto total da orla de Santa Clara está orçado em cerca de R$ 8,5 milhões e segue todas as licenças

Reestruturação | Local terá academia, quiosques e outras melhorias

ambientais. Nesta obra, também serão construídos playground, concha acústica e academia, quiosque do Projeto Tamar e espaço com informações turísticas, além de locais para salva-vidas, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar e fraldário. De acordo com o vice-prefeito Raliston Souza, outro projeto está previsto para Santa Clara, em parceria com o Governo do Estado e com o processo licitatório já concluído. Para o novo investimento, haverá contratação de empresa especializada em execução de obras de pavimentação, microdrenagem e implantação da rede de água e esgoto sanitário. “Esta importante obra sairá do papel, graças ao empenho de toda a gestão da prefeita Francimara, que buscou o suporte financeiro junto ao Governo do Estado. Agradeço ao governador Claudio Castro por ter esse olhar diferenciado com o interior”. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, as intervenções na localidade custarão R$ 9.390.550,49 e serão executadas pela empresa Conplan. A próxima etapa é o início dos trabalhos. Além da revitalização da orla e drenagem da localidade, Santa Clara recebeu mais investimentos de infraestrutura: pavimentação das ruas Dirceu Dias da

Silva e Geraldo Francisco Varela. Os trechos compreendem aproximadamente 160 metros e fazem a ligação entre a orla e Avenida Principal. O investimento total é de cerca de R$ 320 mil, em parceria com o Governo Federal.

Guaxindiba

As obras em Guaxindiba estão em sua primeira fase, tendo concluídos 800 metros de pavimentação, calçadão e ciclovia. O projeto é executado com recursos e mão de obra da Prefeitura de São Francisco, e está orçado em R$ 1,8 milhão. A obra contempla calçadas, ciclovia, faixas elevadas, acessibilidade, piso táctil e pavimentação da Avenida Atlântica e abrange 1.370 metros de extensão da via. A segunda etapa começa após as obras de contenção do avanço do mar (erosão costeira).

Uma praça está sendo construída na orla e receberá arborização, iluminação de LED, playground cercado, pergolado de madeira e mesas e bancos de concreto. A Rua do Piri conta com trabalhos orçados em R$ 600 mil para pavimentação, e calçadas. “Nosso município ganhará dois cartões postais belíssimos para atrair ainda mais turistas para o nosso litoral”, avalia a prefeita Francimara.

São Fidélis sediará evento turístico

O 1º Festival Caminhos do Açúcar será entre dias 19 e 21 de maio

Fotos: Divulgação

OConsórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noro-

este Fluminense (Cidennf) promoverá o Festival Caminhos do Açúcar, com o intuito de fomentar o turismo, consolidar a visibilidade e impulsionar o desenvolvimento regional. A primeira edição do evento será realizada no Campo de Futebol da Semas, em São Fidélis, entre os dias 19 e 21 de maio, com entrada gratuita.

O festival turístico oferecerá uma ampla programação, incluindo feira de artesanato, restaurantes com pratos exclusivos do festival e preço único de R$30, além de comercialização de produtos, apresentações de atrativos turísticos, capacitações, oficinas, shows regionais e muito mais. Os visitantes poderão desfrutar de uma experiência completa, valorizando a gastronomia e as culturas tradicionais das regiões.

De acordo com a presidente do Consórcio e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, o Festival é a concretização do projeto Rota Turística Regional: Caminhos do Açúcar, que tem como objetivo desenvolver o turismo nas regiões Norte e Noroeste Fluminense por meio da união dos municípios integrantes. Fátima destacou a importância do evento para promover a diversidade cultural, folclórica, patrimonial, gastronômica, agropecuária e artesanal dos municípios participantes, ressaltando que o turismo é uma grande oportunidade para impulsionar a eco-

nomia local. “A expectativa é que o Festival contribua para consolidar as regiões como um importante destino turístico no Estado do Rio de Janeiro, e traga oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Estamos muito felizes em promover este festival”, disse a Presidente.

Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, enfatizou a expectativa para o evento, que promete impulsionar o turismo local e divulgar as riquezas culturais e turísticas da cidade e das regiões. Ele afirmou ainda, que tudo foi planejado na região para gerar empregos diretos e indiretos, movimentar a economia e divulgar as riquezas culturais e turísticas da cidade.

O Festival Caminhos do Açúcar conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Fidélis, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Turismo, e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Emater-Rio; do Senar-Rio, Sebrae-Rio, TurisRio e Governo Federal, através do Ministério do Turismo.

A programação inclui diversas atrações, como apresentações culturais, palestras sobre turismo rural, empreendedorismo e presença digital, sensibilização de guias turísticos, planejamento de circuito turístico rural, contexto histórico regional, além de shows de DJ, bandas regionais e manifestações folclóricas, como Folia de Reis e apresentação da banda Lamparão Forró Pé de Serra.

Experiência | Visita a pontos turísticos e valorização das culturas para impulsionar o desenvolvimento

Confira a programação completa:

Sexta-Feira: 19/05:

l 17h: Abertura Oficial Apresentações Culturais Declamação de Poesia Folia de Reis

l 19h: DJ Romualdo Braga

l 20h: Banda Cântarus

Sábado: 20/05:

l 12h: Abertura Palestras - Turismo Rural:

l 15h: Associativismo e Cooperativismo (Emater)

l 16h: Hospitalidade e Hotelaria (Cidennf)

l 17h: Compotas, Cristalizados e Geléias (Emater)

l 18h: Segurança Alimentar (Sandra Rabello)

l 18:40h: DJ Magrones

l 19:30h: Banda Terceiro Mandato

l 22h: Marcelo Benjá

Domingo: 21/05:

l 12h: Abertura

Palestras Empreendedorismo:

l 13h: Empreendedorismo e Presença Digital (SEBRAE)

l 14h: Sensibilização de Guias Turísticos (Prof. Emilly)

l 15h: Planejamento de Circuito Turístico Rural (SENAR)

l 16h: Contexto Histórico Regional

l Prof.ª Drª. Rafaela Machado - Dir. Arquivo Público Municipal Waldir

Pinto de Carvalho

l 17h: Palma Contra Palma

l 19h: Lamparão Forró Pé de Serra

Ritmo avançado | Obra em Santa Clara está orçada em R$ 8,5 milhões Fotos: Ascom/Divulgação
CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 11

“Coração amigo”: Almofada terapêutica

Projeto é realizado na Casa Horizonte mantida pelo Hospital Dr. Beda

Elas são coloridas, tem forma de coração e são recheadas de muito

amor. Quem olha, pensa que são simples almofadas, mas vai muito além. Batizadas de “coração amigo”, a utilização atende a uma recomendação médica e ajuda a pacientes oncológicas em sua recuperação: auxiliar mulheres submetidas à cirurgia de mama no pós- operatório.

A assistente social oncológica, Simone Xavier, explica que no momento da alta hospitalar as pacientes recebem orientação da equipe de fisioterapia sobre o pós-operatório e recebem o “coração amigo”. A almofada deve ser usada abaixo do braço para conforto da pessoa, no momento de fechamento da cirurgia, auxiliando ainda a mulher na realização de atividades diárias e também na hora de dormir. “Atualmente, realizamos este projeto na Casa Horizonte, que é a casa de apoio ao paciente com câncer do Hospital Dr. Beda. Para manutenção

deste projeto necessitamos de doação de tecido, linha e enchimento. As almofadas recebem o nome de coração amigo por ser em forma de coração e será o melhor amigo

da paciente durante a recuperação. Doar é um ato de amor e para se tornar um coração amigo sua doação pode ser feita na unidade 02 do Hospital Dr. Beda no serviço social

das 8h às 17h. Unidos faremos a diferença e levaremos dignidade ao ser humano”, diz Simone. As almofadas são confeccionadas com tecido e enchimento para que fiquem firmes para melhor adequação ao membro superior. A confecção das almofadas é feita no projeto do serviço social da aula de artesanato por acompanhantes de pacientes com habilidades de costura. Após a confecção, o material é entregue a equipe de fisioterapia para distribuição entre as pacientes.

Doação de amor Em novembro de 2021, a colunista Patrícia Abud foi submetida a uma mastectomia bilateral e foi no período de recuperação que ela descobriu as almofadas. Patrícia conta que recebeu muito apoio dos médicos Maria Nagime e Diogo Neves, além de toda equipe do Oncobeda. Em junho de 2022 foi convidada a conhecer a Casa Ho -

rizonte e comentou com a Simone Xavier sobre as almofadas. “Durante minha mudança de residência separei e doei alguns tecidos. Foi uma forma de retribuir o carinho que as pessoas tiveram comigo e, agora, surge o primeiro lote das almofadas de amor . O uso delas é terapêutico, orientado pela equipe de fisioterapia. E minha intenção agora é mobilizar o maior número de pessoas para doar mais tecido, mais máquinas, mais enchimentos e que as almofadas de amor aqueçam o coração dos pacientes e suas famílias”, finaliza Patrícia.

Casa Horizonte

Inaugurada em 2020, a Casa Horizonte foi idealizada pelo diretor clínico do Grupo IMNE Oncologia, Dr. Diogo Neves, e pelo Radio Oncologista, Dr. Ronaldo Cavalieri e se tornou referência para pacientes com câncer em Campos dos Goytacazes. A unidade atende pessoas assistidas pelo OncoBeda e pelo Sistema Único de Saúde, tem capacidade para 16 hóspedes e registra rotatividade. A hospedagem gratuita oferece alimentação e todo o suporte necessário.

O imóvel oferece estrutura com acomodação, refeições e atendimento multidisciplinar com psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas, entre outros. A Casa é administrada pelo Instituto do Câncer do Norte Fluminense, reconhecido como instituição de Utilidade Pública pelo Município de Campos.

PÁGINA 13 Saúde CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023
Fotos: Divulgação Doação | Confecção é realizada por acompanhantes de pacientes Simone Xavier | Assistente Social

Feliz Dia das Mães

Aquela que conhece cada pedacinho do meu corpo, que percebe todos os meus sentimentos, mesmo que eu negue todos eles. Aquela que sabe o que é melhor para mim, mesmo que eu não acredite. Você será para sempre minha melhor companhia e jamais perderá o posto de melhor amiga. Mesmo não sendo mais uma criança indefesa, sinto o mesmo cuidado e afeto em todas as palavras ditas e em todos os gestos compartilhados e suas orações diárias. Serei agradecido eternamente por todas as noites mal dormidas, a paci-

FOTOS/MAKEUP/PRODUÇÃO/: BINHO DUTRA

Especial Dia das Mães

Júlia & Bia Assed Azevedo

Semifinal do reality culinário

No programa desta semana vocês irão conhecer a dinâmica comandada pelos chefes: Rafael Fernandes, Rômulo Bernard e Rômulo Oliveira para a segunda fase do reality “Cozinhando com você – Comida de Rua”. Acabaram as batalhas, agora é um contra todos! Dois seguem para a grande final. A dinâmica para a segunda fase é completamente diferente da primeira, então Felipe Donato, Andressa Ardo, Grazi Souza, Berck Nascimento e Marcele Azevedo vão ter que dar o seu melhor e seguir em frente. O programa está disponível no J3News na TV e no YouTube.

Sucesso total!

ência com meus erros contínuos e todo carinho doado para passar mais rápido minhas dores do dia-a-dia. Você é a luz da minha vida, meu exemplo, a melhor avó. Mas como não podemos esquecer aquelas dificuldades, saiba que todos os momentos de tristeza foram compensados pela nossa cumplicidade. Espero poder lhe dar ainda muitos beijos e muitos abraços, tenho certeza que ninguém tem mais motivos para amar você do que eu. Que todo o esforço e empenho investidos em mim possam ser devidamente compensados, e de preferência com um futuro

repleto de muito orgulho de quem sou. Dedico minha página de hoje a você, Dona Claudete Abud, minha SUPER MÃE! Dia das Mães é todo dia! Feliz Dia das Mães, para minhas fiéis leitoras, telespectadoras, parceiras, amigas, colegas de trabalho e admiradoras do meu trabalho. Representando as mães este ano, minha escolhida é uma amiga da vida inteira.

Bia Assed Azevedo apareceu em minha vida aos 16 anos, foi escolhida como Gata Manda Ver e foi eleita a Gata do ano. Lá se foram mais de quatro ensaios como GMV. Foi também representante deste espaço

Um espetáculo!

em uma outra fase, ao lado do maridão bacana, Dudu Azevedo como Paparazzi.

Ela é graduada em Engenharia e hoje é acadêmica de Medicina. Uma mulher linda, esbanja simpatia, um luxo de pessoa. Sabe aquela menina/mulher que todo mundo quer estar perto?

Esta é Bia. Tem uma legião de amigos que não dá pra contar. Ao lado da filha Júlia estrela nossa campanha deste ano, tendo a produção, make up e clicks do nosso fotógrafo oficial, Binho Dutra. Bia, super beijo pra você que é de fato, uma super mãe! Beijo a todos vocês, fiquem com Deus e até domingo que vem.

O festival Rock Goitacá foi sucesso absoluto de público ocorrido no sábado e domingo passado, na pracinha do Liceu. Mais de 30 mil pessoas prestigiaram o evento organizado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, tendo à frente a presidente competente Auxiliadora Freitas e uma equipe altamente atuante. Comidas deliciosas, variedades de cervejas artesanais e muito rock na veia, valorizando os talentos da nossa terra. E a turma já quer bis!

Nos dias 17 e 18 de Junho, o Teatro Municipal Trianon abre suas portas para o espetáculo "CURA", da renomada Cia de Dança Deborah Colker. O espetáculo CURA nasce a partir da indignação do que não tem cura. A ponte entre a fé e a ciência, entre aceitar e lutar, entre o amor e a genética. Todos os povos e culturas desenvolvem a fé e a ciência, buscando encontrar a cura ou a cura do que não tem cura. A classificação Livre. Atente-se para as exigências da comprovação de meia entrada. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Municipal Trianon ou no site da megabilheteria. Ingressos já disponíveis.

Casos reais

A Netflix anunciou que a série de Ryan Murphy intitulada “Monstros” vai ganhar um novo capítulo, dessa vez sobre o caso dos irmãos Menendez, que foram condenados pelo assassinato dos pais em 1989 nos EUA. A primeira temporada foi "Dahmer: Um Canibal Americano", protagonizada por Evan Peters e fez sucesso na #Netflix. A nova temporada se chamará “Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" e estreia em março de 2024 na plataforma. Quem aí já quer assistir?

Agora é lei!

Foi publicada na semana que passou, no DOU a lei 14.555/23, que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional. O texto trata especificamente das tradicionais comemorações dos santos católicos realizadas no mês de junho. A celebração é muito comum por todo o país, principalmente nos Estados da região Nordeste. Apesar de o nome da festa fazer referência a junho, essas festas não se limitam apenas a esse mês, sendo celebradas a partir de maio e se estendendo até agosto em alguns casos. As festas juninas tiveram origem na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício de verão - dia mais longo do ano, no mês de junho -, que indicava o início das colheitas. Ao longo do tempo, elas foram cristianizadas e passaram a ser dedicadas à comemoração de três santos católicos populares: Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

É ela

A cantora e compositora Ana Castela, que aos 19 anos se tornou um fenômeno na internet com suas músicas, se consagrou de vez cantando o tema da abertura de “Terra e Paixão” a nova novela das 21h da Rede Globo, ao lado de Chitãozinho & Xororó. A cantora participou de um bate-papo com Poliana Abritta no Fantástico já disponível no Globloplay, onde falou sobre sua carreira e como a sua conquista pode inspirar outras mulheres no Brasil com tão pouca idade. Vale a pena conferir.

Brazucada mandando ver!

Um dos maiores representantes nacionais em Hollywood, Rodrigo Santoro assinou contrato com a Netflix para estrelar a terceira e última temporada de Bom Dia, Verônica. O ator já voltou ao Brasil e começou as gravações de sua participação na série de suspense nacional da plataforma. Ele interpretará Doúm, chefão de um grande esquema de abuso sexual e tráfico internacional de pessoas. Além dele, Maitê Proença faz sua estreia no streaming e fará parte dos novos episódios da série. O vilão Matias (Reynaldo Gianecchini), a filha Ângela (Klara Castanho) e a mulher Gisele (Camila Márdila) também retornarão à história na terceira parte. As duas temporadas estão disponíveis no streaming e são sucesso de crítica não só no Brasil. Eu super indico!

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 14 @assaf.caricanecas @vinhoepontocamposdosgoytacazes

Mães contemporâneas: Elas conciliam gestação e carreira

Fatores que ajudam as gestantes modernas a manterem uma rotina ativa e proveitosa

Clicia Cruz

Amãe contemporânea concilia a gestação com o trabalho e com atividades físicas. Hoje é comum que muitas mulheres trabalhem até as últimas semanas da gravidez. Essa realidade reflete a busca por uma gestação mais saudável e equilibrada, que não precisa ser sinônimo de inatividade ou de interrupção da vida profissional. A jornada de trabalho flexível, a adoção de hábitos saudáveis desde antes da gestação e o apoio da família e dos colegas de trabalho são alguns dos fatores que têm ajudado as gestantes modernas a manterem uma rotina ativa e proveitosa.

A prática de atividades físicas durante a gestação traz benefícios para a saúde da mãe e do bebê, como o controle do ganho de peso, a prevenção de doenças como diabetes gestacional e a melhoria da circulação sanguínea. No entanto, é importante lembrar que cada gestação é única e que é necessário consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diversas transformações. O aumento do tamanho do útero, a expansão do volume sanguíneo, a retenção de líquidos e o ganho

de peso são alguns dos aspectos que podem afetar o dia a dia da gestante. Por isso, é fundamental que as atividades físicas sejam adaptadas às mudanças do corpo e que sejam praticadas com moderação e segurança.

O J3News conversou com três gestantes que têm aproveitado todos os momentos dessa etapa mágica que é a gravidez, focando na saúde e no bem estar, delas e dos bebês.

A fotógrafa Cândida Vasconcellos, já é mãe do pequeno Henrique, de quatro anos, e conta que na primeira gestação, aos 34 anos, se sentia menos cansada que atualmente, aos 38 anos, à espera de Heitor. Ela explica que organizou a agenda desde o início da gestação, para não deixar de atender aos clientes, porém está mantendo uma rotina menos intensa. “O foco foi a organização. Desde o começo, assim que eu soube que estava grávida eu reorganizei minha agenda, para ter um fluxo de trabalho otimizado que me permitisse ter qualidade de vida durante esse período. Organizei todos os ensaios fotográficos pré-casamento para um período em que eu possa fazer com tranqüilidade e reservei o mês do nascimento dele e o mês seguinte para cuidar de nós. O meu trabalho exige muito do meu corpo, nos ensaios, nos

casamentos, abaixo, levanto, é muita energia gasta e eu estou conseguindo fazer tudo”, conta a fotógrafa.

Cândida escolheu como atividade física para esta fase o pilates. “Eu pensava que era leve, mas com o passar do tempo vai ficando puxado, mas eu passei a gostar muito. Também tenho praticado caminhadas aos finais de tarde, além do meu trabalho que já é uma atividade física”, comenta Cândida, que está no oitavo mês de gravidez.

Mãe de João de sete anos e da Elisa de cinco, a médica dermatologista Olívia Assed está no início da terceira gestação, com seis semanas. Ela relata que nesse início está mantendo a rotina normal de trabalho, mas que a partir do sexto mês pretende diminuir um pouco o ritmo. “Em todas as gravidezes eu trabalhei até o parto. Nunca levei gravidez como um problema ou limitação. Na gestação do meu primeiro, do João, eu cheguei do trabalho meia noite e às 2h da manhã já estava parindo”, diz Olívia.

Sempre com o olhar atento à saúde, Olívia não descuida da alimentação e das atividades físicas. “Tenho priorizado carne branca, em especial peixes e crustáceos, além de vegetais e verduras. Mas confesso que os desejos já co-

meçaram, então também tenho dado minhas derrapadas. Tenho também praticado um circuito idealizado pelo Professor Flávio Lopes, onde ele tem me orientado nas melhores práticas para esta nova fase.”, conta Olívia Assed.

A nutricionista Nathália Muniz está vivenciando novamente a experiência da gestação, 14 anos após gerar o filho Fernando. Ela relata que não parou de fazer musculação, que sempre fez, mas que mudou o ritmo de treino e ainda entrou no pilates. “Na verdade agora na gravidez eu estou com mais atividades do que antes, eu mantenho a disciplina, que é para o meu bem estar, entrei no pilates e continuo com o acompanhamento do meu personal”, diz a nutricionista.

Ela conta que não abriu mão da alimentação saudável. “Agora com o estímulo ainda maior, que é o crescimento e o desenvolvimento saudável do bebê”, diz.

A rotina de trabalho de Nathália permanece a mesma. “Eu faço atendimentos presenciais e on-line. Vou manter minha agenda de atendimento presencial até o último mês da gestação e vou continuar nos atendimentos on-line até o finalzinho. Até a hora que ele quiser nascer”, diz a mamãe.

Fotos: Arquivo pessoal

@maysavictoriapinheiro

Tendência outono/Inverno 2023

ALFAIATARIA

É com grande alegria e prazer que, a partir de hoje, assino uma coluna no J3 News. Desde nova sempre fui apaixonada pelo mundo da moda e beleza, e é algo que me acompanha até hoje. Por isso, neste espaço, toda semana estarei compartilhando meus conhecimentos no universo da moda, inspirações de looks, dicas de beleza, e tudo que possa ajudar na sua autoestima de forma positiva. E para essa estreia vamos falar de um estilo clássico e que é uma super tendência para esse outono/inverno, a alfaiataria.

Muitos têm a ideia de que alfaiataria são peças de roupas ou tecidos específicos, mas na verdade, a alfaiataria é um estilo de corte (corte reto, estruturado), que inclusive, pode ser feito em diversos modelos ou tecidos. Desse modo, o que define a roupa em alfaiataria, são os cortes usados para a sua confecção!

ALFAIATARIA MODERNA

A alfaiataria moderna é como o próprio nome já diz, uma modernização da alfaiataria clássica. Todo tipo de variação que a gente consiga identificar que existe um corte de alfaiataria é um tipo de alfaiataria moderna.

Tudo depende da sua intenção e da forma que você quer se comunicar. Se quiser passar uma imagem mais sofisticada e clássica, aposte em usar o mesmo tecido e modelagens mais retas.

O cropped no conjunto de alfaiataria deixa a produção mais informal e sexy. A aplicação de flores reforça ainda mais o modernismo trazendo a tendência do maximalismo.

Se quiser comunicar diversão/leveza aposte no hi-lo (Alto- baixo), que nada mais é que fazer misturas descontraídas entre peças luxuosas e descoladas .

Pode misturar com couro, renda, paetê, tecidos mais leves ou transparentes sem medo.

Tipos de Tecidos Usados:

• Oxford;

• Jacquard;

• Crepe de alfaiataria;

• Zibeline;

• Linho;

• Lã fria;

• Gabardine;

• Cambraia;

CAMPOS DOS GOYTACAZES 14 A 20 DE MAIO DE 2023 J3NEWS - PÁGINA 03
Fotos: Arquivo Pessoal /Luanna Pacheco Lara Pires Mayra Vilas

Pauta Livre entrevista Marina

do MST

Deputada estadual falou sobre agricultura familiar e CPI do MST

Questão de sabedoria II

Conta-se que dois rapazes procuraram um sábio para saber a diferença entre conhecimento e sabedoria. Ele preferiu responder na prática e imediatamente dirigiu-se aos jovens dizendo:

- Vocês deverão colocar dez caroços de feijão dentro de cada par de sapatos e subir aquela montanha com eles.

A jornada dos jovens foi bem difícil para um deles. Na metade do caminho, ele já não aguentava de tanta dor. Enquanto isso, o outro fazia o percurso tranquilamente e sem nenhuma queixa.

Quando chegaram ao topo, um reclamava muito de dor nos pés, o outro cantava de contentamento.

O primeiro logo quis saber:

- Como você conseguiu chegar aqui com tanta facilidade? Para mim foi uma verdadeira tortura. Estava quase desistindo no meio do caminho. Imagino que você não pensou nessa possibilidade...

- Não pensei mesmo, caro amigo. Lamento muito, pois pelo visto, foi bem sofrido para você.

- Mas então, e o que você fez?

- Muito simples, companheiro. Ontem, à noite, eu cozinhei os feijões que iria usar hoje na caminhada.

- Nossa!!! Eu não pensei nisso.

O sábio ficou em silêncio.

A entrevistada do programa Pauta Livre desta semana é a deputada estadual Marina do MST. A parlamentar, eleita pelo PT, cumpriu agenda em Campos e teve uma reunião com o prefeito Wladimir Garotinho. Na pauta da atração, apresentada pelo jornalista Júlio Tinoco, esteve a produção de alimentos pelos agricultores familiares dos assentamentos rurais do município e

propostas para o fortalecimento de políticas públicas de combate à fome. Durante a entrevista, a deputada também falou sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O programa vai ao ar, na J3News TV, toda quarta-feira, às 20h30, com reprises ao longo da semana.

Essa narrativa popular nos adverte: a vida nos oferece diversos caminhos, diversas possibilidades. Cabe a nós fazer a melhor escolha, para isso é preciso refletir, ponderar, procurar a melhor solução para o problema. É questão de sabedoria, isto é, ter “ter conhecimento com sabor.”

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 04
Foto: Hellen Souza

A endocrinologista Dra. Helena Montebello com maridão e as filhas Valentina e Maria

A pediatra Dra. Lívia Faria com seu quarteto: Pedro, Ana Clara, Maria e João Vitor

A dermatologista Dra Fernanda Sobral com a mãe e as filhas Antonia e Isabela

A gastroenterologista Dra Beatriz Assed com sua linda Sophia e seu príncipe no forninho

A dermatologista Dra. Rafaella Venâncio com a linda Maria Antônia

A psiquiatra Dra Gabriela Dal Molin com seu trio animado: João, Antônio e Maria Alice!

Feliz Dia das Mães

A pediatra Dra. Bruna Zampirolli com os seus Henrique e Pedro

A pediatra Dra. Ana Laura e sua linda Maria

A angiologista Dra. Paloma Miguel com a linda Beatriz

A psiquiatra Dra Fernanda Cruz com sua mãe Ana Maria Cruz

Quarteto especial de lindas médicas, a mãe Dra Ângela Regina Vieira com suas filhas: Dra Fabíola Vieira, Dra Marcela Vieira e Dra Alessandra Vieira

A pediatra e alergista infantil Dra. Luciana Nogueira com os filhos Paula e Davi

A dermatologista Dra Fernanda Sobral com o lindo Vicente

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 05
A reumatologista Dra. Michelle Costa com as filhas Maria Luiza e Catarina A reumatologista Dra. Priscila Araújo com as filhas Rafaela e Manuela A dermatologista Dra. Fernanda Aguiar com as suas Cecília e Elisa. A médica do trabalho, Dra. Luisa Beliene com a linda Antonia A medica intensivista Dra. Viviane Moreira com a filha Bárbara A endocrinologista Dra. Fernanda Rodrigues Bernardi com seu trio: Helena, Vicente e Isadora A radiologista Dra. Marianna Nunes e o maridão com os seus Antonio e Rafael Dra Elizabeth Bussade com suas três divas que ganharam o Brasil: Dra Maria Bussade, Dra Isabela Bussade e Silvia Braz A dermatologista Dra Karla Assed , com o marido Dr Carlos André Barbosa e seu lindo casal de filhos Rafael e Anna Luiza Fotos: Arquivo da colunista

"Mãe é a maior força para os momentos desafiadores, o melhor colo para os dias nublados e fonte de alegria para os momentos de compartilhar vitórias. Feliz Dia das Mães!"

RAPIDINHAS

* Marluci Sardenberg feliz porque a filha Pillar, que mora na Holanda, vem com a família em julho passar uns dias em Campos.

* Nos dias 17 e 18 de maio às 20h têm apresentação da Sinfonia de Orquestras no Teatro Municipal Trianon, com todas as Orquestras da Orquestrando a Vida.

* Beatriz Godoy amou a viagem para Teresina de Goiás no nordeste da Chapada dos Veadeiros. Foi um encontro inesquecível com a natureza.

* Rita Bicudo e Ralph Manhães receberam em grande estilo, para comemorar os 15 anos da linda Sophia num belo espaço de festas.

* Cláudia Barroso curtiu o último fim de semana na histórica cidade de Ouro Preto.

* Flávia e Rodrigo Bittencourt também visitaram as cidades mineiras no último fim de semana.

* Lalinha e Silvio Paes foram vistos circulando por Búzios no último fim de semana.

* Carol Aguiar está remodelando o seu apartamento de Campos, que ficará mais lindo ainda. Assim que ficar pronto, receberá os amigos para um open house.

* Sandra Arêas curtiu as Serras Friburguensese amou a Feira de Cultura Japonesa. Achou o máximo as comidas, vestuários e peças de decoração orientais.

* Carlos Alberto Boeschenstein esteve por Campos no último fim de semana revendo amigos e a família. Ele está radicado há anos no Rio onde fez uma carreira de sucessona sua profissão.

* Lucas Silveira curtiu o último fim de semana pelos ares de Friburgo a trabalho.

* Suzana Ferreira Paes com as filhas, genros e netos, embarca rumo a Dubai nas férias de julho. Tudo em família.

* Denise Sá e Aurinha Paes aproveitaram os dias maravilhosos pelas lindas praias de Natal.

* Cecília Ribeiro Gomes acabou de chegar de uma viagem à Argentina, mais precisamente Buenos Aires, onde amou a tradicional Feira de San Telmo.

NIVER

Os parabéns de hoje vão para Glaucia Nahara, Sandra Araújo, Allana Albuquerque, Paula Azeredo, Ana Marina Lacerda e Neto Soares. Amanhã para João Eugênio Moraes, Aloysio Gonçalves, Marina Torres Lima, Walney Bronei, Guiomar Oliveira, Adriana Crespo e Arícia Marques. Terça-feira para José Alberto Nogueira, Ana Paula Teixeira e Armando Ribeiro. Quarta-feira para Patrícia Nagem Morales Vitorazzo, Elder Amaral e Marina Rios. Quinta-feira para Jayme Juncá, Narcísia Cordeiro, Ana Beatriz Nunes, Sônia Souza e Simone Alves. Sexta-feira para Jóber Brito, Bárbara Mendonça, Cledemilce Henrique de Souza, Ricardo Britto, Sheila Félix, MarelizaEscocarde Luiz Cláudio Arêas. Sábado para Ana Maria Pellegrini Nahn, Maria Cláudia Aguiar, Alcimar Elias Naked, Cacá Morsch, Paula Fernandez, Aline Jana Rodrigues Viana e Priscila Lamônica. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 06
A adorável Ariuza Kury Izar Todas são mamães e vovós maravilhosas: Lalinha Paes, Simone Salomão, Hilda Márcia Azevedo Eyer, Mírian Souza Gosain, Sylvana Neves e Morena Mendes Carneiro A linda Sandra Rangel Marlene Nogueira muito querida por todos Noélia Cristina Alves Célia Assed com os filhos Fernando, Pedro e neta Maria Sofia Graziella Aquino Cruz e o filho João Pedro Fátima Vasconcelos Helvia Cordeiro entre as filhas Flávia, Edelvia, Evelize e Narcisia Latife Haddad Dayse Haddad e Martha Hisse Sheldon Mickeliano Nunes Alvarenga com sua mãe Beatriz Nunes A aniversariante de hoje Paula Azeredo com a filha Isabella Lia Márcia Chaves Jacintho com seu filho Diogo Valéria Jana com as filhas Aline e Vívian Fotos: Arquivo da colunista

DIA DAS MÃES Especial

PÁGINA 07 CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023

Melasma: entenda as causas e saiba como tratar as manchas

Apele passa por transformações à medida que envelhecemos e é comum que as manchas e a flacidez apareçam após determinada idade. No caso do melasma, as manchas são crônicas e recidivantes, ou seja, podem durar toda a vida e reaparecerem mesmo depois de terem sumido espontaneamente ou com o auxílio de tratamento. Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extra-facial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator

desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.

Existe um mito de que o melasma só aparece em mulheres grávidas, no entanto, apesar de ser mais comum nesse período, ele pode se desenvolver em diversas fases e, em casos mais raros, também nos homens. É mais comum que as manchas surjam entre os 20 e 40 anos de idade, quando as mulheres têm mais hormônios sexuais, mas isso não impede que o melasma só se desenvolva mais tarde. Além disso, por se tratar de uma doença crônica, uma pessoa que teve melasma na juventude provavelmente terá que lidar com ele após a menopausa.

O que causa o melasma?

O melasma ocorre porque as células produtoras de pigmento passam a ter um excesso de atividade por estarem hiperestimuladas pela luz do sol, pela luz visível ou ainda uma inflamação. Apesar de ser potencializado pelos raios soles, é uma doença determinada parcialmente pela genética, ou seja, é uma tendência familiar.

Os hormônios femininos são facilitadores desta pigmentação, estando envolvidos na etiologia do processo. Porém, o calor e o

COMO PREVENIR O MELASMA?

1. Use Protetor Solar: a exposição ao sol é uma das principais causas do melasma, portanto, o uso de protetor solar diariamente é fundamental para prevenir o seu surgimento. Procure por produtos com fator de proteção solar (FPS) acima de 50 e que contenham ingredientes clareadores, como a vitamina C.

2. Evite a Exposição Solar Intensa: além de usar protetor solar, é importante evitar a exposição solar intensa, especialmente nos horários de pico de radiação solar, que ocorrem entre 10h e 16h. Use chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV para ajudar a proteger a pele.

3. Cuide da Saúde Hormonal: alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez ou o uso de anticoncepcionais, podem desencadear o melasma. Procure manter um estilo de vida saudável e faça acompanhamento com um médico especializado em saúde hormonal.

4. Evite Cosméticos Irritantes: alguns cosméticos podem irritar a pele e desencadear o melasma. Procure por produtos que sejam livres de fragrâncias e outros ingredientes irritantes.

sol são gatilhos, ou seja, mesmo que um indivíduo tenha tendência genética, se sofrer pouca exposição ao sol ou calor, dificilmente desencadeará um quadro de melasma.

Além do sol, outros fatores de risco para o melasma são: luz visível, infravermelho, gravidez, terapias hormonais, cosméticos, drogas fototóxicas (que deixam a pele mais sensível à luz), endocrinopatias (tireoide), fatores emocionais e medicações anticonvulsivantes.

Como é feito o diagnóstico do melasma?

O diagnóstico é clínico, com base na história clínica, familiar e por meio de um exame físico, onde o PROFISSIONAL observa as manchas e suas características. A lâmpada de Wood , também pode ser útil no diagnóstico. Por vezes, o melasma pode ser confundido com hiperpigmentação pós-inflamatória, ocronose, lêntigos solares ou raramente com o lêntigo maligno (uma variante de melanoma).

TRATAMENTO:

Se você já possui melasma, é importante procurar um especialista para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento. O Facial 3D versão MELASMA é um tratamento exclusivo que ajuda a reduzir o melasma e a clarear as manchas da pele. Ele atua na renovação celular e estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais saudável e rejuvenescida. Prevenir o melasma é uma tarefa que exige cuidado e atenção diários. Ao seguir essas dicas simples, você pode reduzir o risco de desenvolver o melasma e melhorar a aparência da sua pele.

Se você já possui melasma, não hesite em experimentar o FACIAL 3D para reduzir as manchas e melhorar a aparência da sua pele. ENTRE EM CONTATO COM A GENTE! Insta: clinicafrancinebellei

Fotos: Arquivo da colunista CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 08
Fotos: Arquivo da colunista A mamãe Natália Costa e seu Katlen A mamãe Juliana e seu Lorenzo A mamãe Joicy Bonfá e seu Davi A mamãe Juliana Carneiro Damiano e seus pequenos Maria Beatriz e a Rafael A mamãe Carol Sales e seu Bernardo A mamãe Giselle Chebabe de Azevedo e seu Caio A mamãe Fernanda Passos, seu Heitor e sua Helena no forninho A mamãe Silvia Mazzini e seus Júlia e Huguinho A mamãe Liliany e seu Carlos Filho A mamãe Maria Anisia, suas Raphaela, Sophia e Giovanna e a mamãe A mamãe Ana Luiza Quitete e seus Theo e Yan A mamãe Tatiana Musso Pacheco e suas Paula e Maria Lúcia A mamãe Elen Almeida e seu Henrique
CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 09
A mamãe Patrícia Berguio e seus Árthur e Guilherme A mamãe Marina Almeida e sua Liz A mamãe Luiza Godoy e sua Estela A mamãe Milena Dodde é seu João Vitor A mamãe Patrícia Kanda Boechem e sua Laura Mamãe Maria Teresa seu Bento e sua Ana no forninho

GP de Miami

No dia 07 de maio aconteceu a 5ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, foi o GP de Miami, no Autódromo Internacional de Miami, na Flórida, nos Estados Unidos. O circuito, que é de rua, foi inaugurado no ano passado para sediar a Fórmula 1, este, portanto, é o segundo ano que a categoria corre nele. A pistatem 5.412 metros de extensão e 19 curvas, este circuito é o 11º local que realiza um GP de Fórmula 1 nos Estados Unidos. A corrida que teve 57 voltas, chegou a um total de 308,326 km de prova. A velocidade máxima alcançada neste circuito em 2022 foi de 349,3 km/h.

A apresentação dos pilotos para o público foi feita sob a participação de uma orquestra, no mais puro estilo americano. Várias personalidades estiveram presentes no evento: Vin Diesel (ator da série Velozes e Furiosos), Elon Musk (proprietário do Twitter,da Tesla, entre outras empresas) ASAP Rocky (rapper), Ludacris (rapper), Jeff Bezos (fundador da Amazon), Roger Federer (tenista),Shakira (cantora), Tom Cruise (ator), entre outras celebridades e ex-pilotos.

Na pole position, largou Sérgio Pérez, da Red Bull, que fez o tempo de 1:26.841; na 2ª posição, veio

Fernando Alonso, da Aston Martin; na 3ª, Carlos Sainz, da Ferrari; na 4ª, Kevin Magnussen, da Haas; na 5ª, Pierre Gasly, da Alpine; na 6ª, George Russell, da Mercedes; na 7ª, Charles Leclerc, da Ferrari; na 8ª, Esteban Ocon, da Alpine; na 9ª, Max Verstappen, da Red Bull e na 10ª, Valtteri Bottas, da Alfa Romeo. Na 11ª posição, veio Alexander Albon, da Williams; na 12ª, Nico Hulkenberg, da Haas; na

Sérgio Pérez não consegue segurar Max Verstappen

que ganha mais uma na F1

13ª, Lewis Hamilton, da Mercedes; na 14ª, Zhou Guanyu, da Alfa Romeo; na 15ª, Nyck De Vries, da Alpha Tauri; na 16ª, Lando Norris, da McLaren; na 17ª, Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri; na 18ª, Lance Stroll, da Aston Martin; na 19ª, Oscar Piastri, da McLaren e na 20ª e última posição, Logan Sargeant, da Williams.

Na largada, Nyck De Vries tocou em Lando Norris, os dois saíram da pista, mas voltaram; Pierre Gasly, George Russell e Charles Leclerc ultrapassaram Kevin Magnussen, indo para a 4ª, 5ª e 6ª posição, respectivamente, com Kevin Magnussen caindo para a 7ª colocação; Valtteri Bottas passou Max Verstappen e Esteban Ocon, assumindo o 8º lugar; Max Verstappen ultrapassou Esteban Ocon e retornou para a 9ª posição, fechando os 10 primeiros colocados. Quem mais ganhou posições na largada foi Oscar Piastri, que saiu do 19º e alcançou o 14º lugar, ganhando 5 posições; quem mais perdeu foi Nyck De Vries, que largou da 15ª colocação e foi para o 20º e último lugar, perdendo 5 posições. Na volta 2, Max Verstappen passou Valtteri Bottas e foi para a 8ª colocação. Na volta 3, Kevin Magnussen ultrapassou Charles Leclerc, indo para o 6º lugar; logo depois, Max Verstappen passou Charles Leclerc e Kevin Magnussen de vez, assumindo a 6ª posição. Na volta 6, Esteban Ocon já tinha ultrapassado Valtteri Bottas, indo para a 9ª colocação. Na volta 8, Esteban Ocon, numa curva, passou Charles Leclerc, este deu um X e recuperou o 8º lugar. Na volta 9, Max Verstappen ultrapassou George Russell e foi para a 5ª posição, logo depois, passou Pierre Gasly e assumiu a 4ª colo-

cação. Na volta 10, George Russell também ultrapassou Pierre Gasly e foi para o 5º lugar. Na volta 14, Max Verstappen passou Carlos Sainz, indo para a 3ª posição.Na volta 15, Kevin Magnussen foi para o box trocar os pneus, da 7ª voltou na 17ª colocação; Max Verstappen ultrapassou Fernando Alonso e foi para o 2º lugar; Pierre Gasly na 6ª e Valtteri Bottas na 10ª posição, foram trocar os pneus, retornaram na 14ª e na 16ª colocação, respectivamente; Lewis Hamilton já estava em 9º lugar, depois de passar Alexander Albon. Na volta 18, George Russell na 5ª e Charles Leclerc na 6ª posição, foram para a troca de pneus, voltando na 12ª e na 15ª colocação, respectivamente; Lance Stroll ultrapassou Zhou Guanyu e assumiu o 10º lugar. Na volta 19, Carlos Sainz foi para o box trocar os pneus, da 4ª voltou na 7ªposição, mas sofreu uma punição de 5 segundos por exceder a velocidade máxima permitida na entrada dos boxes. Na volta 20, Carlos Sainz ultrapassou Lewis Hamilton e foi para a 6ª colocação. Na volta 21, Sérgio Pérez foi trocar os pneus, do 2º retornou no 4º lugar; Max Verstappen assim, assumiu a liderança da prova; Carlos Sainz passou Nico Hulkenberg, indo para a 5ª posição. Na volta 22, Sérgio Pérez ultrapassou Esteban Ocon e foi para a 3ª colocação; Alexander Albon já tinha ido trocar os pneus, de 8º voltou no 17º lugar. Na volta 24, Lewis Hamilton passou Nico Hulkenberg e assumiu a 6ªposição; George Russell que já tinha ultrapassado Zhou Guanyu, também passou Lance Stroll e foi para a 9ª colocação. Na volta 25, Fernando Alonso foi para o box trocar os pneus, do 2º retornou no 5º lugar; Pierre Gasly ultrapassou Lance Stroll, indo para a 10ª posição. Na volta 26, George Russell passou Yuki

Tsunoda e foi para a 8ª colocação. Na volta 27, Fernando Alonso ultrapassou Carlos Sainz, indo para o 4º lugar. Na volta 28, George Russell passou Nico Hulkenberg e assumiu a 7ª posição. Na volta 29, chegando na metade da corrida, Fernando Alonso ultrapassou Esteban Ocon e foi para a 3ª colocação.

Na volta 33, George Russell ultrapassou Lewis Hamilton e assumiu a 6ª posição;Yuki Tsunoda passou Nico Hulkenberg e foi para a 8ª colocação. Na volta 34, Nico Hulkenberg foi para o box trocar os pneus, do 9ºvoltou no 16º lugar. Na volta35, Carlos Sainz ultrapassou Esteban Ocon, assumindo a 4ª posição. Na volta 36, George Russell também passou Esteban Ocon, indo para a 5ª colocação. Na volta 37, Pierre Gasly já tinha ultrapassado Yuki Tsunoda, estandono 7º lugar; Lance Stroll, também passou Yuki Tsunoda e foi para a 8ª posição; Yuki Tsunoda foi trocar os pneus, da 9ª retornou na 14ª posição; George Russell passou Carlos Sainz e assumiu a 4ª colocação. Na volta 38, Charles Leclerc ultrapassou Kevin Magnussen, indo para o 9º lugar; Lewis Hamilton foi trocar os pneus, da 7ª voltou na 12ª posição. Na volta 40, Esteban Ocon foi para o box trocar os pneus, do 6º retornou no 11º lugar. Na volta 43, Lance Stroll foi trocar os pneus, da 7ª voltou na 15ª posição. Na volta 46, Max Verstappen também foi trocar os pneus, retornando na 2ª colocação, perdendo a liderança da corrida para Sérgio Pérez; Lewis Hamilton ultrapassou Kevin Magnussen, indo para o 8º lugar. Na volta 48, Max Verstappen passou Sérgio Pérez e assumiu a liderança da prova. Na volta 50, Esteban Ocon já tinha ultrapassado Kevin Magnussen, estandona 9ª posição. Na volta 53, Charles Leclerc passou Pierre Gasly e foi para a 6ª co -

locação. Na volta 54, foi a vez de Lewis Hamilton ultrapassar Pierre Gasly para assumir o 7º lugar. Na volta 55, Lewis Hamilton passou Charles Leclerc, indo para a 6ª posição. Max Verstappen foi escolhido o piloto do dia e fez a volta mais rápida da corrida, com o tempo de 1:29.708 e a velocidade

Fim de corrida, o vencedor foi Max Verstappen, da Red Bull; na 2ª posição, chegou Sérgio Pérez, também da Red Bull; na 3ª, Fernando Alonso, da Aston Martin; na 4ª, George Russell, da Mercedes; na 5ª, Carlos Sainz, da Ferrari; na 6ª, Lewis Hamilton, da Mercedes; na 7ª, Charles Leclerc, da Ferrari; na 8ª, Pierre Gasly, da Alpine; na 9ª, Esteban Ocon, também da Alpine e na 10ª, Kevin Magnussen, da Haas.

1º Max Verstappen

2º Sérgio Pérez

3º Fernando Alonso

4º Lewis Hamilton

5º Carlos Sainz

6º George Russell

7º Charles Leclerc

8º Lance Stroll

9º Lando Norris

10º Pierre Gasly

11º Nico Hulkenberg

12º Esteban Ocon

13º Valtteri Bottas

14º Oscar Piastri

15º Zhou Guanyu

16º Yuki Tsunoda

17º Kevin Magnussen

18º Alexander Albon

19º Logan Sargeant

20º Nyck De Vries

média de 217,184 km/h, batendo o recorde do circuito que também era seu. Um detalhe interessante desta corrida é que não houve uma bandeira amarela sequer que fosse necessária a entrada do safetycar, tanto virtual quanto real; também não houve quebras e nem abandono de prova.

Na 11ª posição, chegou Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri; na 12ª, Lance Stroll, da Aston Martin; na 13ª, Valtteri Bottas, da Alfa Romeo; na 14ª, Alexander Albon, da Williams; na 15ª, Nico Hulkenberg, da Haas; na 16ª, Zhou Guanyu, da Alfa Romeo; na 17ª, Lando Norris, da McLaren; na 18ª, Nyck De Vries, da Alpha Tauri; na 19ª, Oscar Piastri, da McLaren e na 20ª e última posição, Logan Sargeant, da Williams.

Fotos: F1.com
Red Bull
Aston Martin Mercedes Ferrari Mercedes Ferrari Aston Martin McLaren Alpine Haas Alpine Alfa Romeo McLaren Alfa Romeo AlphaTauri Haas Williams Williams AlphaTauri 119 pontos 105 pontos 75 pontos 56 pontos 44 pontos 40 pontos 34 pontos 27 pontos 10 pontos 8 pontos 6 pontos 6 pontos 4 pontos 4 pontos 2 pontos 2 pontos 2 pontos 1 ponto 0 pontos 0 pontos CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS: 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º Red Bull Aston Martin Mercedes Ferrari McLaren Alpine Haas Alfa Romeo AlphaTauri Williams 224 pontos 102 pontos 96 pontos 78 pontos 14 pontos 14 pontos 8 pontos 6 pontos 2 pontos 1 ponto CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES: A próxima corrida será o GP da Itália e da Emília Romagna, no dia 21 de maio. Até lá!
Red Bull
Sérgio Pérez, foi o pole position, mas não conseguiu segurar Max Verstappen na corrida.
Red
estreou novas cores nos seus carros
GP
George Russell chegou em 4º lugar
A
Bull
no
de Miami
CAMPOS DOS GOYTACAZES 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 11

CANTA MAIS

Festival "Campos Canta +" está de volta e estão abertas as inscrições para descobrir os talentos da cidade de Campos e Região, revelando e incentivando os artistas. A 2ª edição do Show de Talentos será iniciada no mês de junho, com o apoio da Câmara Municipal de Campos e patrocínio da Forte Telecom. As audições estão programadas para serem realizadas no Teatro de Bolso e devem, mais uma vez, reunir dezenas de participantes. As inscrições foram iniciadas na segundafeira, dia 08 de maio, através do site www.camposcantamais.com.br já contabilizam mais de 100 inscritos. A premiação é de 10 mil reais.

PARABÉNS

Nosso Salvador Marques, tradicional no ramo do comércio de flores da cidade, recebeu uma homenagem bem bacana e significativa que muito lhe honrou. O diploma de Colaborador Emérito da Paz, a ele conferido, por uma decisão dos ExCombatentes de Campos, pelo Dia da Paz, 8 de Maio.

SENTIMOS MUITO

Morre um ícone da música brasileira, a nossa estrelar Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras do Brasil e uma mulher muito além do seu tempo. A Rainha do Rock era o que chamamos de mulher moderna e inovadora, no mais correto significado da palavra, tanto que marcou uma era de lugares e pessoas. Fez sua história, mudou destinos e deixou seu estilo como dona dos cabelos lisos, com franja e pintados de vermelho mais famosos do país.

LUTO

A coluna se une à dor de Décio, Mirza e Valeria, todos Passos Sampaio Péres, que, com muita tristeza, deram a notícia esta semana sobre o falecimento da mãe, D. Vanda Passos Sampaio Péres. Atendendo ao pedido da mãe ainda em vida, os filhos cuidaram de sepultá-la na sua cidade natal, a pequena Piraí, cidade do Estado RJ, onde se encontram o jazigo da família Passos. Foram momentos muito sensíveis e emocionantes para todos, com a amorosa intenção de realizar seu último desejo e deixá-la, de onde estiver, feliz e descansando em paz.

60 BEM VIVIDOS

A ideia partiu de Paula Ribeiro Gomes de Queiroz Ribeiro e os amigos e familia abraçaram a realização da festa que comemorou mais um aniversário de Arialdo (Pery) Ribeiro. Paula organizou tudo para que os 60 do maridão fossem brindados da melhor forma. Cerca de 150 convidados ocuparam seus lugares e dividiram este momento especial no sábado, dia 13, no espaço dos amigos Silvana e Chrysantho Neves e de Isabela e Pedro Henrique Neves.

MODA

Para preparar o empresário do setor do vestuário da Região, o SINDVEST-NF e a Firjan apresentam a Palestra: Tendências de Moda Verão 2024, um evento que acontecerá no dia 23 de maio, às 18:30h, na sede da Firjan Campos. A palestrante é Samantha Vivas, Especialista têxtil e de Confecção na Firjan e que atua há 23 anos no setor da moda com passagens por grandes empresas do segmento.

ORDEM E PROGRESSO

Entre os assuntos do momento em redes sociais, os que mais se envolvem em moda, política e afins, são as vestimentas usadas pela nossa primeira-dama do país, Janja da Silva, em andanças nacionais e internacionais por aí.

Apesar do assunto não ser tão importante ao que diz respeito a política de ação dos principais interesses do país, a Sra. Janja é uma pessoa pública e isso, parece, dar direito a opiniões formadas sobre ela em suas aparições, formais e informais, ao lado, ou não, de seu marido Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Brasil.

Que a primeira-dama Janja tem um estilo próprio de se vestir, não há nenhuma sombra de dúvidas, assim como não abre mão de fazer uso do que bem entende, sem pensar duas vezes.

A coluna, sem querer guerra com ninguém, só emite duas opiniões sinceras, se assim me permitem: nem Dona Janja acertou, ainda, com a modelagem e estilo de quem a veste, e nem merece a enxurrada de críticas, com doses de falta de tolerância e de respeito, que anda recebendo com cunho mais de político inconformado, do que uma opinião formada sobre tudo. Coisas que podem ser resolvidas com um pouco de ordem e progresso, que não fará mal a ninguém.

VIVA

A CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos, completa 60 anos no dia 30 de maio e terá comemoração com missa ao meio dia na Catedral de Campos e em seguida evento social na sede da 7 de Setembro que foi toda reformada nesta gestão do presidente Edvar Junior. Também está marcada na mesma data o lançamento do livro que conta as seis décadas da entidade, escrito pela historiadora e diretora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard.

CANTA MAIS

Festival "Campos Canta +" está de volta e estão abertas as inscrições para descobrir os talentos da cidade de Campos e Região, revelando e incentivando os artistas. A 2ª edição do Show de Talentos será iniciada no mês de junho, com o apoio da Câmara Municipal de Campos e patrocínio da Forte Telecom. As audições estão programadas para serem realizadas no Teatro de Bolso e devem, mais uma vez, reunir dezenas de participantes. As inscrições foram iniciadas na segunda-feira, dia 08 de maio, através do site www.camposcantamais. com.br já contabilizam mais de 100 inscritos. A premiação é de 10 mil reais.

PRATAS DA CASA

Muito bacana está o programa Mãe Moderna desta semana com a edição apresentada pela Luiza Diniz, para homenagear as mães do J3News. São as super genitoras e colegas de trabalho tanto da equipe do jornal quanto da Tv.

Outra notícia bacana foi o lançamento da nova coluna de moda do J3News assinado pela apresentadora e digital influencer Maysa Victória. Parabéns meninas! Avante!

SUCESSO

A designer de acessórios de moda, a mineira radicada no Rio, Rosana Bernardes, que tem amigos em Campos e região, segue para Lisboa especialmente para apresentar a sua nova coleção.

Rosana criou brincos, colares, braceletes e bolsas, que estarão a venda em Portugal, numa nova coleção denominada Tarsila do Amaral, a nossa pintora, desenhista, escultora, ilustradora,... considerada uma das principais artistas modernistas latinoamericanas.

A marca pode ser vista em mais de 200 lojas multimarcas no Brasil e em mais de 15 países.

l A festa do casamento começa exatamente no dia em que o casal resolve se casar! Cada minuto dedicado a escolher o grande time que vai trabalhar em prol do sonho, as degustações, músicas para cerimônia e festa, são apenas a coroa de um grande dia que deve ser inesquecível para todos, noivos e convidados. Tudo o que envolve o visual da noiva, deve ser prioridade. A grande anfitriã dessa festa deve se sentir plena, linda como nunca se sentiu antes. E sendo cada corpo único, cada vestido também deve ser. l A Campista Ana Paula Aiube defende o direito da noiva de ter um estilista pra chamar de seu. E foi em parceria com a Ana que eu, Silvio Cruz, cheguei na cidade trazendo modelos desenhados unicamente por mim. Nós buscamos oferecer às nossas clientes uma experiência que faça parte da história dessa grande festa que é o casamento. E nossa estreia na coluna social mais badalada da cidade só podia ser mesmo em Maio! O mês das mulheres, das mães, de Maria. l Sempre buscando inovar nas idéias e criações trouxemos para o atelier de Campos toda a Coleção Noiva, idealizada em nossa matriz na Barra da Tijuca, para primeiro aluguel, ampliando a possibilidade de muitas noivas campistas estarem deslumbrantes no seu grande dia vestindo um autêntico Silvio Cruz! Nosso atelier está pronto para atendê-las através de nossa Consultora de Noivas para juntos, entrarmos nesse universo mágico que é a escolha do vestido da noiva!

Agende seu horário e venha conhecer o nosso acervo exclusivo. Vai ser um grande prazer!

(22) 99908-8085

Endereço: Avenida Dr. Gilberto Cardoso, 391 (22) 2722-8088

(22) 99908-8085

@silviocruzatelier

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 14 a 20 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 12
Cláudia Patrão com o filho Luis Felipe, que veio de São Paulo para Campos por dois motivos especiais: comemorar em família o seu aniversário no dia 11 e o Dia das Mães, claro, ao lado de sua querida. Estilo Jane Barcelos de ser e viver A bela Renata Vilaça Batista, tipo capa de revista Marlene Nogueira e a filha Adriana Nogueira em noite de festa
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.