Jornal J3News - Edição 315

Page 1

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 315 CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
Terceira Via celebra um novo tempo com o J3News ao som de Ivan Lins Em noite festiva, o Sistema de Comunicação apresentou a modernização de sua marca
Lins | Com
lotado, o cantor fez
agradou em
ESPECIAL
Ivan
Teatro Trianon
um show que
cheio a platéia
Fotos: Silvana Rust/Carlos Grevi/Thiago Couto
Sistema de Comunicação Terceira Via

Águas do Paraíba recebe Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2022

Esta é a quarta vez que a concessionária conquista o troféu, após avaliação de especialistas do setor de saneamento renomados do país

A concessionária Águas do Paraíba recebeu, no dia 30 de novem bro, em Campo Grande (MS), o Troféu Quíron Platina – Nível III, na categoria As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental (AMEGSA) ESG, do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamen to (PNQS), considerado o “Oscar” do saneamento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Em 2022, como evolução do processo, a categoria AMEG SA, em seu Nível III, passou a contar com o selo ESG, passando a se chamar AMEGSA ESG.

“A participação de Águas do Paraíba neste ciclo do PNQS foi um verdadeiro desafio, pois o AMEGSA/ESG era um modelo novo para todos. Porém, com o envolvimento de toda a equipe conse guimos superar os obstáculos que surgiram durante a avaliação e mostrar o que temos de melhor. Aprendemos muito, crescemos e percebemos que fazer gestão é ter equilíbrio e maturidade para entender a necessidade das pessoas, do negócio e do mundo. Na era das mudanças, da inovação e do social, a concessionária entendeu que é preciso se reinventar diariamente para cumprir o seu objetivo principal: oferecer qualidade de vida as pessoas. Receber o troféu Quíron Platina é um marco em nossa história. Agradeço a todos que nos apoiaram nesse processo”, declara Juscélio Azevedo, diretor da concessionária. Esta é a quarta vez que a concessionária recebe a premiação, ar rematando em anos anteriores os troféus de Bronze e Ouro, nos níveis I e II da categoria AMEGSA.

No dia da premiação, a líder de Sustentabilidade, Analice Ma nhães, recebeu o troféu de examinadora acompanhante do PNQS. Uma homenagem aos avaliadores que participaram de todo o processo.

“Fazer parte da banca de examinadores do PNQS é muito tra balhoso, mas ao mesmo tempo gratificante, pois percebemos a evolução e a maturidade da gestão das empresas que nos são designadas. A busca pela excelência tem sido uma constante nas empresas de saneamento. E perceber a aplicabilidade de boas práticas de gestão nos permite inovar no nosso dia a dia”. No dia 29 de novembro, no Seminário de Benchmarking do PNQS, a líder Comercial, Ana Patrícia Lopes, e a coordenadora Comer cial, Maysa Abreu, falaram sobre dois cases de Águas do Paraíba. Ana Patrícia Lopes falou sobre o case “Evolução digital nos canais

de relacionamento”, explicando que Grupo intensificou a utili zação de ferramentas digitais, com destaque para o aplicativo Cliente Águas, web chat e WhatsApp. Os canais foram ideali zados para atender aos clientes no período em que o atendi mento presencial foi suspenso na pandemia, melhorando a experiência e oferecendo maior comodidade, autonomia e praticidade ao ampliar o período de atendimento para além do horário comercial. Com essa transformação digital, foi pos sível oferecer aos clientes opções de autoatendimento, como: consulta de consumo, segunda via, relação de contas, histórico de consumo, cadastramento e suspensão de débito automá tico. Um dos grandes legados foi proporcionar a clientes resi dentes em distritos afastados da sede do município acesso aos serviços que anteriormente estavam disponíveis somente na loja da concessionária ou pelo call center.

“Compartilho a alegria de poder falar sobre um tema que vi venciei, desde o início, junto com o time de relacionamento corporativo, o Atendimento Digital. As lideranças da conces sionária e corporativa estiveram engajadas em um só objeti vo: expor a evolução do canal digital. O reconhecimento pelo trabalho apresenta o engajamento e a performance da equi pe de Águas do Paraíba. Só tenho a agradecer por vivenciar esse momento” - líder Comercial, Ana Patrícia Lopes.

Já Maysa da Fonseca falou sobre o case “Recuperação de cortados”, explicando que, no âmbito da acelerada trans formação pela qual vem passando a diretoria Comercial do Grupo Águas do Brasil, foi implantada, em 2020, a ferramenta “Justificativa de Faturamento e Arrecadação”, com objetivo

de fornecer à alta gestão das concessionárias um report de desempenho das principais metas comerciais. A ferramenta fortaleceu o aprofundamento na análise de dados. Em Águas do Paraíba, foi possível concluir que o maior indicador para alcance dos resultados de faturamento e controle de inadim plência estava na diminuição do volume medido e faturado por redução de clientes ativos, em razão da desaceleração da recuperação de cortados. Desta forma, buscou-se inves timento para ampliar a atuação na recuperação de clientes cortados. Em 2021, a concessionária implantou o projeto Re cuperação de Cortados, obtendo excelentes resultados, es pecialmente em relação ao aumento do volume medido, do faturamento e da arrecadação.

“O case nasceu para proporcionar mais qualidade de vida aos clientes, por meio do olhar socioeconômico, permitindo que a população consiga ter abastecimento contínuo de água tra tada e uma prestação de serviço em saneamento básico de excelência. O projeto possibilita a redução da perda de água distribuída, mediante a regularização do abastecimento dos clientes cortados, contribuindo para o controle do consumo, mitigando a utilização de fontes alternativas não regulares e gerando valor ao negócio através da otimização dos custos e incremento do faturamento” - coordenadora Comercial, May sa Abreu.

O PNQS foi instituído em 1997 pela ABES para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. O prêmio se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade.

Fotos: Divulgação
05 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022 Informe Publicitário
A Líder de Sustentabilidade, Analice Aguiar, e o Gerente de Operações, Silas Almeida, recebendo o troféu A Líder Comercial, Ana Patrícia Lopes Neto Troféu Quíron Platina Analice Aguiar também foi homenageada A Coordenadora Comercial, Maysa Abreu Sarlo

J3News celebra a modernidade

Nova fase do Sistema de Comunicação, em Campos, é apresentada ao público

Um novo caminho se abre na co municação social em Campos dos Goytacazes. No último dia 29 de novembro, foi celebrada uma década de atividades jornalísticas do Sistema de Comunicação Ter ceira Via que, agora, é chamado de J3News. Idealizado pelo dire tor-presidente do Grupo IMNE, Herbert Sidney Neves, o empreen dimento iniciou uma nova fase. O diretor do Sistema J3News, Fábio Paes, apresentou a nova marca para 900 convidados no Teatro Trianon. A festa foi coroada com a participação do cantor Ivan Lins, ícone da música brasileira. Um encontro de sucessos e comemo rações.

O diretor Fábio Paes exaltou a iniciativa do empresário Herbert Sidney Neves, criador do Sistema de Comunicação, há 10 anos. Ele agradeceu a colaboração de toda a equipe que integra o J3News. Destacou a importância de atu alização e modernização da em presa, a começar pela escolha de uma nova marca. Após destacar a participação de autoridades e colaboradores no palco do Teatro Trianon, Fábio Paes apresentou um vídeo institucional sobre as atividades do Sistema de Comuni cação J3News. Ele explicou sobre o momento de transformação do veículo:

‘A adequação da marca segue tendências mundiais de mercado. Buscamos uma identidade para facilitar o reconhecimento ime diato da empresa também fora de Campos. Estamos presentes em mais de 60 cidades. Em 10 anos, somos um dos veículos mais im portantes do Rio de Janeiro, com a maior produção de conteúdo local. A emissora de televisão tam bém tem nova marca. Agora se chama TV3News. Nosso jornalis mo é aberto às diferentes corren tes de pensamento e opinião. Que remos expandir a marca J3News para muitas regiões, cumprindo o projeto de crescimento e desen volvimento”, afirma.

Pioneirismo da medicina ao jor nalismo

Há quase cinco décadas, o Grupo IMNE é referência em Campos e re gião na área médica. Em 2012, com a criação do Sistema de Comuni cação, mais uma vez a empresa se destacou na vanguarda da tecno logia. Foi a primeira emissora de tevê da cidade a contar com trans missão em Full HD, além de produ ção de conteúdo em 4K. O diretor -presidente Herbert Sidney Neves, avaliou uma década de atividades jornalísticas e revelou novidades em investimento na medicina de Campos:

“Foi um longo caminho nesses 10 anos. Nós começamos com um jornal na internet. Passamos para a tevê. Posteriormente, incluímos um impresso. E vem novidades por aí. Esses 10 anos foram altamente produtivos. A Terceira Via, que agora é J3News, consegue desen volver no dia a dia um jornalismo

de verdade, que não tem intercor rências de fake news. Trata-se de uma equipe que eu tenho total confiança. Só tenho que aplaudir e agradecer”.

Na última década, a comunicação faz parte das atividades diárias do Grupo IMNE. “Isto se tornou fun damental. No momento em que se tem um impresso de qualidade, uma televisão que transmite dia riamente uma grade diversa, as inovações médicas são introduzi das nos veículos de comunicação com muita relevância. Agora, por exemplo, dou uma notícia em pri meira mão. A medicina sempre foi o nosso foco principal. Dentro de três meses, teremos em Campos a medicina robótica, que é o que há de mais moderno na atualidade. Dentro de nosso grupo, a medici na robótica vai acrescentar muito”, afirma Herbert Sidney Neves.

A diretora administrativa Martha Henriques destacou o empreen dimento jornalístico. Ela elogiou a nova marca J3News:

“Nestes 10 anos, temos inovado sempre. Esta é uma prática do Grupo IMNE. A mudança é uma ro tina. É uma grande oportunidade para nós colaboradores. Com esse movimento de inovação, apren

demos cada vez mais, crescemos e nos desenvolvemos. Nunca tive mos dificuldades com mudanças e transformações. Isto vem de nosso diretor-presidente Herbert Sidney Neves. Ele está sempre criando no vos projetos. É um visionário. Traz para Campos o que há de melhor nos grandes centros. Precisamos de pessoas empreendedoras”, diz.

J3News recebe apoio e elogios Para o advogado Marcelo Freire, o Sistema de Comunicação é um di visor de águas. “Acompanho desde o seu nascimento, há 10 anos. Pres tei consultoria na área jurídica. Fico muito feliz de ver o desenvolvimen to, sobretudo no jornalismo digital, que é um marco. O crescimento necessita de pessoas competentes

e com credibilidade”, afirma.

O jornalista Rodrigo Florêncio é especialista em marketing digital. Atualmente, é secretário de Gabi nete da Prefeitura de São João da Barra. “Acho necessária essa refor mulação após 10 anos. Isso rejuve nesce a marca, melhora a identida de visual e renova o conteúdo. Vejo com bons olhos. O mercado vai receber muito bem, pela qualida de dos profissionais e da estrutura que o Sistema J3News oferece. A parceria com os governos munici pais é muito importante. São João da Barra está de portas abertas para o Brasil e para o mundo com o Porto do Açu, que é um grande investimento”, comenta.

Para o arquiteto e urbanista Re nato Siqueira, a mudança para J3News é extremamente positi va. “Este momento vem coroar o processo de amadurecimento do grupo, que desponta cada vez mais com novidades e eventos.

Na arquitetura e no urbanismo, consideramos a cidade como um organismo vivo. Isto também se aplica às empresas que precisam se afinar e se adequar às novas re alidades”, diz.

Cultura e comunicação

Artistas e gestores culturais parti ciparam da festa do J3News e do

“Acho que a marca J3News vai dar muito certo. Para as artes e em to das as áreas, quanto mais informa ção segura e de qualidade, melhor. Fico muito lisonjeado por estar aqui e também para prestigiar Ivan Lins, um ídolo que admiro muito”. A diretora das Artes e Cultura da FJCOL, Kátia Macabu, diz que o mundo exige transformações. “A gente vê empresas e pessoas em preendendo no nosso município e no país, mesmo com tantas dificul dades. Elas começam a encontrar novos caminhos. Parabenizo a to dos por essa virada. Para as artes e a cultura, a comunicação é funda mental”, comenta.

A secretária de Cultura de Quis samã, Kitiely Freitas, destaca a importância do jornalismo. “Essa nova fase com o J3News, após 10 anos de atividades, merece prestí gio. O diretor Fábio Paes e equipe estão de parabéns. Temos uma parceria com Quissamã muito efetiva. O veículo cobre todos os eventos culturais da cidade. A gen te fica feliz com a consolidação do grupo na área da informação, pois sabemos que há um jornalismo comprometido com a verdade e a transparência”, conclui.

03 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
Especial
elogiado show do cantor Ivan Lins, no Trianon. Para o músico Sandro Balli, mudanças são bem-vindas. Recepção | Um coquetel foi servido para mais de 800 convidados que participaram da migração da marca Terceira Via para o J3News, que antecedeu o show com o cantor Ivan Lins e banda Laura e Herbert Sidney Neves | Fundador do Grupo IMNE, do qual faz parte o J3News, celebra os 10 anos do Sistema Fábio Paes | Diretor Geral do Sistema de Comunicação faz a apresentação do projeto de modernização da marca J3News para o público que lotou o Teatro Fotos: Silvana Rust/Carlos Grevi/Thiago Couto

AloysioBalbi

Falando do J3News

Uma expressiva parte dos colegas de imprensa – secretários de co municação e assessores de entidades dos setores público e priva do da região — estava presente no Show de Ivan Lins, que marcou a migração do Sistema Terceira Via para a marca J3 News, no últi mo dia 29. A mudança segue tendência global, que visa à moderni

zação do Sistema de Comunicação. Relembrando que marcas como o Ponto Frio virou Ponto e o Maga zine Luíza se transformou em Magalu. São muitos os exemplos de mudanças que facilitam a comunicação. E o que esses especialistas acharam da mudança? São jornalistas

como Sérgio Cunha, secretário de Comunicação da Prefeitura de Campos; Fernanda Corrêa, do time de assessores de imprensa do Porto do Açu; Leonardo Barros, secretário de Comunicação de Quissamã, entre outros. Com a palavra, os colegas que entendem de comunicação.

“Em comunicação, o processo de construção de uma identidade e consolidação prioriza a relação entre simplicidade, clareza, modernidade, assertividade e eficiência, caminho claramente perseguido pelo Grupo Terceira Via com a atualização de sua marca. Parabéns ao Doutor Her bert Sidney, ao amigo Fábio Paes e a todos os jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos, operadores, editores e colaboradores que fazem parte des sa história e que contribuem com a geração de pautas de desenvolvi mento social, inclusivo e econômico de Campos”.

Opinião

O presente é o futuro

“Acompanho o crescimento do J3 News desde sua inauguração e con sidero muito positiva a mudança de marca, que traz uma identidade moderna e inovadora, mantendo a ideia inicial do antigo Terceira Via, de respeito à multiplicidade de opi niões. Com 10 anos de história, de sejo à rede de comunicação muitas informações de qualidade e leitores diversos, nesta caminhada de suces so. Que continue abastecendo Cam pos e região com o que há de melhor em notícia”.

Corrêa Assessora do Porto do Açu

Como era esperado, a mudança do nome para J3 News, sem mudar a nossa identidade, construída ao longo de uma déca da, foi bem recebida, compreendida e assimilada pelos leito res, telespectadores e pelo mercado em que atuamos.

O J3News consolida em uma só marca todas as demais plata formas do nosso Sistema de Comunicação, que engloba jornal impresso, site, televisão e redes sociais.

Esta edição concentrada na repercussão de nosso show de fim de ano, no Trianon, ao som de Ivan Lins e Banda, ocorrido no dia 29 de novembro, está salpicada de opiniões sobre a nova marca. Opiniões de peso no universo político, social, empresa rial e parceiros.

Pelo que se pode aferir nas redes sociais que alcançam milha res de seguidores em Campos e na região, a mudança para J3News foi captada desde a proposta até o aspecto estético da marca.

Com o compromisso editorial de multiplicidade, ética e res peito a todas as opiniões e credos, o J3News é um veículo de comunicação plural, cuja essência está na sua singularidade, que pode ser traduzida pela receptividade junto aos leitores e ao mercado.

É um passo firme em direção a novos horizontes, para que pos samos, em prazo mais curto possível, ser referência editorial, não só na região – feito já conquistado –, mas em todo o Estado do Rio de Janeiro, inclusive na capital.

Destacamos o orgulho dos 10 anos passados, onde pavimenta mos nossa história. O presente é o J3News, mirando o futuro.

“O J3News marca o avanço da mo dernidade no jornalismo do interior e do Estado do Rio de Janeiro. Cam pos é um grande celeiro de profissio nais da comunicação e agora passa a contar também com um veículo mais informativo e com credibilida de. Parabéns ao Sistema de Comu nicação pela imparcialidade e preci são na divulgação das notícias. Um espaço a serviço da comunidade, visando o crescimento e desenvolvi mento regional”.

Verônica Mattos - Assessora de im prensa da Coagro

“É muito importante para a região ter um veículo de comunicação que acompanha as mudanças tecnológi cas, que estão cada vez mais velozes em todo mundo. O agora J3News marca a sua história em diferentes plataformas: TV, Impresso, Site e Re des Sociais. Isso oferece um leque de opções para os seus seguidores, valo rizando sempre a informação correta e imparcial. Por isso, tenho certeza de que essa proposta vai seguir firme com a nova marca, respeitando a tra dição de uma década do Terceira Via. Gostaria de parabenizar a empresa por essa iniciativa, reforçando o com promisso com a população”.

Leonardo Barros- Secretário de Co municação de Quissamã

“Seguindo uma tendência mundial, o J3News acerta em cheio ao mo dernizar sua imagem, mostrando que os veículos de comunicação precisam estar antenados às novas exigências do mercado. Fortalece sua marca, consolida a audiência e amplia os horizontes para conquis tar públicos distintos em diversas plataformas. Parabéns!”

Rodrigo Florêncio – Jornalista e se cretário de Governo de São João da Barra

“O Grupo está de parabéns por sua breve e tão valorosa história. Há de se ter acima de tudo muita cora gem para uma decisão como esta, por mais que os indicadores apon tem para a necessidade de uma mudança, na verdade uma grande inovação. Sua nova concepção traz a leveza necessária, e ao mesmo tempo marca posição de forma con tundente. Desejo ao grupo a leveza e serenidade de seu patriarca e, con sequente, sucesso dos projetos por ele realizados”.

União dos municípios pelo fortalecimento do turismo regional

O Brasil, país com grandes belezas naturais espalhadas por toda sua extensão territorial, tem como grande instru mento de desenvolvimento nacional, o segmento do Turis mo. Com a pandemia da Covid-19, desestabilizou por um tempo a expansão turística no país, porém, o setor segue avançando no processo de recuperação econômica com perspectivas satisfatórias.

Esse segmento é um dos responsáveis direto pelo cresci mento econômico e pela geração de renda no país, além de aumentar de forma considerável as oportunidades de emprego e de negócios. Em relação ao turismo regional, os brasileiros têm buscado uma verdadeira imersão cul tural, optando por passeios mais próximos de sua cidade, acomodações, culinária e atrativos oferecidos em regiões turísticas do país, e onde a diversidade cultural esteja em alta.

E dessa forma, tomando como ponto de partida a alavanca do turismo, o Consórcio Público Intermunicipal de Desen volvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) vem consolidando o projeto “Rota Regional Caminhos do Açú car”, que visa ser uma alternativa turística aliada ao cres cimento e desenvolvimento regional. A união dos municí pios que integram o Cidennf do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, será fundamental para o sucesso desse projeto. Atividades folclóricas, culturais, gastronômicas, artesanais, entre outras, irão fornecer diversas opções de oferta de produtos e relevância na valorização do patrimô nio cultural e natural das regiões.

Assim, o “Caminhos do Açúcar” almeja, através de rotas bem elaboradas, estimular a visitação turística e, conse quentemente, o crescimento e a estabilidade econômica nas regiões Norte e Noroeste Fluminense.

Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes

Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Marcos Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia

Diagramação: Elton Nunes - Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ

www.jornalterceiravia.com.br \ jornalterceiravia
Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47
Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo
04 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via Leandro Nunes - Jornalista Vinícius Viana - Secretário Executivo do Cidennf

Após cinco semanas do segundo turno, país vive labirinto político

OBrasil está a menos de um mês de dar posse ao presidente eleito em 30 de outubro de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, sem, contudo, livrar-se de ocorrências as mais inesperadas as quais lançam uma série de interrogações sobre os ruídos que possivelmente irão continuar pelos próximos 25

dias – não obstante em nada devem comprometer a posse de 1º de janeiro.

A rigor, dizendo de forma sutil, esses embaraços não deveriam estar presentes. O vitorioso sobe a rampa do Planalto, recebe a faixa presidencial e ponto. Está oficialmente empossado no cargo de presidente da república e dá início a seu mandato. E assim de-

verá ocorrer no primeiro dia de 2023.

Por outro lado, não reconhecer que o Brasil atravessa um período conturbado e de anormalidade nessas cinco semanas posteriores ao segundo turno, seria fechar os olhos a acontecimento que vêm sacudindo o país nesse período.

Não se trata de certo ou errado; ou de que

algo venha a acontecer (porque não deve acontecer nada); ou, ainda, que o inesperado mude o curso natural do processo de sucessão.

Contudo, que o país está sobre tensão, pressão e que a cada dia surge um fato novo para engrossar ao caldo, são circunstâncias que, forçosamente, há que se reconhecer.

Manifestações & Desdobramentos

Desde já adianta-se que a referida matéria terá que ser desdobrada numa segunda – ainda que não ocupe página inteira – porque o tema é demasiado extenso. Nesta oportunidade, buscou-se elencar o descrito abaixo, considerando que o resultado da eleição é, em parte, fruto da colheita que o pre-

sidente Bolsonaro faz agora do plantio que fez ontem.

De mais a mais, de hoje até a próxima semana, quando restará ao presidente mais de 15 dias de mandato, não se sabe, seguramente, o que poderá acontecer.

Bolsonaro, por ora, se mostra apático. Desde o segundo turno

dá a impressão de que não governa. Paralelamente, as manifestações não cessam e, para uma corrente de juristas e autoridades, são pacíficas e consagradas pela Constituição como liberdade de expressão e de manifestação de pensamento e, entendimento distinto, reportaria à censura.

Bolsonaro vive o momento da colheita

Falar depois, é fácil. Fazer análise sobre quem perdeu eleição por 1,8 pontos de diferença – o resultado mais apertado da História dos pleitos presidenciais do Brasil de todos os tempos – é o mesmo que bancar engenheiro de obra pronta. Contudo, exatamente por ter sido por diferença tão pequena, um leque de atitudes pode explicar a derrota.

A afeição do brasileiro para com o jeitão de Bolsonaro, a forma como o presidente conseguia contagiar as multidões – o fenômeno “mito” – associados ao populismo do capitão que sempre gerou forte identidade com uma fatia da população, por muito pouco não lhe deram a reeleição, particularmente com o crescimento do 1º para o

2º turno.

Logo, cabe inferir que se alguns erros gritantes, mais as falas desastrosas, não fossem tão negativamente marcantes, a vitória não lhe teria escorregado pelos dedos por tão pouco.

Ressalve-se, antes que “interpretações” malévolas ou desprovidas de inteligência deem o ar de seu mau-sentir, cabe frisar que não se está lamentando a derrota de Bolsonaro – o que, aliás, é direito da maioria do eleitorado brasileiro que não votou em Lula e dos 49,1% (mais de 58 milhões) que optaram pelo presidente – mas tão somente a ‘colheita’ dos erros grotescos.

Evidente, fez a diferença – Bolsonaro iniciou o mandato sem observar a liturgia do cargo. Trocou

farpas com figuras sem expressão, falou em “rememorar o 31 de março de 1964” e abriu artilharia gratuita contra a grande imprensa que o havia rejeitado em 2018. Por óbvio, nada disso precisaria ou deveria ter feito. Eleito mandatário, teria que dar à Presidência seu valor superior – não ficar alfinetando este ou aquele.

Ainda em 2019, desdenhou do programa de vacinação e, ao citar a “vacina chinesa do Dória”, desceu degraus para se igualar a quem, apesar de governador de São Paulo, não tinha maior importância no cenário nacional. (A própria política, aliás, se incumbiu de demonstrar).

Afirmando querer fazer de seu filho, Eduardo, embaixador em

Mas a grande imprensa, claramente tendenciosa, chama de golpista.

Pergunta-se: o impeachment de Dilma, que durante meses obedeceu todos os procedimentos e ritos previstos na Constituição, tanto na Câmara como no Senado, ao mesmo tempo que nas

ruas os protestos petistas – nem sempre pacíficos – não aceitavam o que legal e constitucionalmente estava em curso, não foram manifestações antidemocráticas ou golpistas? Não? Curioso!

Mas, como dito, se tentará expor os desdobramentos na próxima edição.

Washington – o mesmo que agora, no meio de todo o turbilhão, foi para o Catar e ainda veio com a história ridícula do pen drive – as falas foram o pior: “Eu sou a Constituição”; “E daí, não sou coveiro”; “Quem manda sou”... e aí por diante, até comprar briga, igualmente desnecessária e desgastante, com o STF.

O desastroso Weintraub – Em maio de 2020, numa reunião ministerial presidida por Bolsonaro, seu então ministro da Educação, Abraham Weintraub – aquele que escreve errado – disse “(...) Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”. Participaram da reunião 25 autoridades.

Bolsonaro não se manifestou.

Não corrigiu ‘seu ministro’ nem exigiu, na hora, que se retratasse. (Deveria tê-lo feito, até por estratégia). Mas o silêncio, como ensina o dito popular, é de quem consente. O vídeo foi para o STF e o então ministro, Celso de Melo, determinou que todos os demais membros da Corte fossem oficiados.

O estremecimento com o judiciário, a partir daquele episódio, não teve mais volta. Bolsonaro também não se empenhou para que tivesse. Foi mais um pedaço de terra plantado com absoluta inabilidade política o que, somado a tantos outros, fechou o cerco contra o presidente e deixou perplexo parte do eleitorado. O conjunto da obra, talvez, explique os 1,8% que faltaram.

05 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
DIVULGAÇÃO
05 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022

Grandes marcas parceiras que merecem destaque

Patrocinadores celebram parceria comercial com o J3News

“Mais uma vez nós estamos aqui, parabeni zando o J3News por esse evento e pela inicia tiva. É um percurso que a gente vem traçando todos esses anos para se consolidar no mer cado. E o crescimento é isso, é o dia a dia, é ganhar a confiança dos nossos clientes, dos leitores do J3News, e é acompanhar as ten dências.”

“A Clínica Vaccini já está no mercado há 20 anos e o benefício de estarmos aqui com o J3News é muito grande. Tudo que vem para melhorar o serviço e a divulgação de uma marca tão poderosa que é a Terceira Via, ago ra J3News, é muito importante. Desejo muito sucesso e que possamos ser parceiros por muitos anos”.

“Hoje nós somos uma empresa especializa da em telhas, mas temos outros produtos. Como eu trabalho com marketing, só o nome J3News já remete a algo muito melhor, de fácil acesso e que as pessoas conseguem se identificar com muito mais facilidade. É uma marca que representa muito para a cidade e para nós e é um prazer imenso estar aqui com vocês.”

Pillar Pinto – Marketing da Casa das Telhas

“Para mim foi um prazer participar do evento, como também é uma honra contribuir, mes mo que modestamente, com o crescimento deste grupo de comunicação que cada vez mais se consolida no topo, em toda nossa região. Agora com a nova marca, o J3News, sempre trazendo inovação e informação de qualidade.”

Dra. Olívia Assed - Dermatologista

A festa que oficializou a marca J3News em Teatro Trianon, na última terça-feira (29), partir de investimentos de patrocinadores. ram no evento e se uniram à missão do uma década, tem se projetado com um de Janeiro, alcançando, ainda, outros dois Espírito Santo e Minas Gerais — e entregando confiável a milhares de pessoas em mais ao J3News, por meio de publicidade e marketing, sas parceiras incontáveis benefícios, segundo rios, o que fortalece ainda mais a atuação principalmente no departamento comercial.

“Com certeza essa mudança na marca vai agregar muito, porque a gente sabe da força e do poder do Sistema de Comunicação. Eu acredito muito que o J3News só vem para so mar na cidade e estaremos aqui para o que precisarem.”

“Fico feliz neste momento, porque percebe mos que os movimentos de inovação estão acontecendo na cidade. Este, encurtando da marca, traz uma nova identidade. É uma sa tisfação estar aqui com vocês porque o pro pósito do Green Market, por exemplo, é fazer parte da vida das pessoas e entrar na casa dos campistas, assim como o J3News”.

“Eu não poderia ficar de fora. Um grande evento e o Sistema de Comunicação está de parabéns. Nós escolhemos o J3News justa mente pela abrangência e estamos super satisfeitos porque o retorno é muito grande. O público que atinge é justamente o público que a gente procura e isso traz bastante re torno.”

“A transferência de marca é uma realidade hoje. As grandes empresas estão se atuali zando, fazendo essa mudança de nome para agregar e tornar mais fácil a identidade. A parceria entre o Ponto & Vinho e o J3News tem apenas quatro anos, mas temos uma in tegração que vai muito mais além.”

Afonso Oliveira – Sócio-proprietário do Restaurante Ponto & Vinho

“A gente percebe que o Terceira Via, agora J3News, também espelha a cidade e re presenta muito do que a população pensa. Não foi à toa que nós escolhemos estar nes te evento. Trazer um novo nome, uma nova marca, vai ao encontro do que nós propomos também na Educação”.

Professor Júlio César Boldrini – Diretor do Colégio Asa

“A gente vê uma mudança muito importante, tanto para o J3News quanto para a cidade. Essa atualização de marca vem acompa nhando as mudanças que vivemos hoje em dia. Para nós é um prazer participar dessa festa e dessa reformulação. Nossos hotéis estão à disposição dos artistas e serão muito bem recebidos”.

Miranda – Analista de vendas da Rede Atlântica Hotels

Sou especialista em micropigmentação, atuo há mais de quatro anos. Nosso foco é atender mulheres de todos os estilos, desde o mais sutil até o mais marcante. Hoje a gente pre cisa estar a par de tudo o que acontece no mundo. Atualizando a marca a gente chama mais a atenção e atrai mais divulgação.

Weeck – Proprietária do Espaço Fabiana Weeck Beauty

“Esse foi um evento em comemoração a uma história de 10 anos e tínhamos que comemo rar juntos. Estamos há 5 anos na região e vi mos a busca por modernização da empresa e toda evolução. Ficou mais criativo, entrou bem na nova era de comunicação, passando mais credibilidade com um nome curto e fá cil de entender qual é o foco da empresa, ou seja, a informação.

“É muito importante estar sempre investindo em marketing. A nossa empresa foi fundada há 32 anos pelo meu pai e investimos bas tante na cidade com nove lojas. Procuramos atender da melhor forma aos nossos clientes. Esperamos estar junto com a J3News em no vas parcerias”.

Lucas Peixoto – Diretor da Rede Criador & Cia

“A comunicação é sempre muito importan te. Vivemos a era da rapidez em termos de informação. Uma empresa que faz esse ser viço com seriedade é relevante. O J3News e a TV J3News são importantes também para divulgar o nosso trabalho. As redes sociais nos promovem, mas uma empresa de comu nicação parceira que divulga nosso trabalho é muito importante”.

Dr. Rodrigo Cerqueira – Dentista e proprietário do Instituto Rodrigo Cerqueira

“É um prazer muito grande, como sempre, estar ligado a um grupo de desenvolvimento e informação com a credibilidade do J3News que, cada vez mais, conforme os anos vão passando, vai se aperfeiçoando. Este é um momento muito especial, porque está agre gando uma nova estrutura, com novos pro jetos e com uma nova marca que, cada vez mais, vai fortalecer a credibilidade que é do grupo todo.”

Dr. Rogério Venâncio – Cirurgião plástico proprietário do Centro de Medicina e Estéti ca Rogério Venâncio

06/07 PÁGINAS 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
Girlane Rodrigues e Daniela Abreu PATROCINADORES Tatiane Pereira Alves – Sócia-proprietária da Rede Mariana Dr. Carlos Hamilton Oliveira – Diretor Técnico da Vaccini Lucas Borges - Diretor Comercial da Aport Corretora de Seguros Lucas Barcelos – Diretor Financeiro e Administrativo do Grupo Barcelos Rafael Moreno – Gerente da Chevrolet Aspen/Nissan Seijin Camila Fabiana Carla Cristina - Diretora Comercial da Dreams Store

sempre, desenvolvimento J3News vão um agre pro vez do e Estéti

em substituição à Terceira Via, no (29), ganhou projeção e robustez a patrocinadores. Trinta empresários acredita Sistema de Comunicação que, há um dos principais no estado do Rio dois estados da região Sudeste — entregando informação diária, precisa e mais de 60 municípios. A associação marketing, tem gerado às empre segundo depoimentos dos empresá atuação do Sistema de Comunicação, comercial. agora re pensa. nes nova propomos

“A Clínica Ultranefro teve a satisfação de mar car presença em um evento especial junto com o Terceira Via, agora J3News. Estamos muito felizes em poder fazer parte dessa noite agradável comemorada com o show do cantor Ivan Lins e temos a certeza de que 2023 será um ano de grandes realizações.”

“Nós da Alterdata Software nos sentimos honrados em participar deste momento his tórico, que une a celebração dos 10 anos do Sistema de Comunicação e desta nova fase agora como J3News. São mudanças que potencializam a marca e elevam ainda mais este grande meio de comunicação, celebrado com este lindo show do mestre da MPB, Ivan Lins.”

“Não tenho dúvidas de que a nova marca J3News vai agregar ainda mais sucesso a este Sistema de Comunicação que só tem cresci do ao longo destes 10 anos e caminhar junto com vocês tem sido altamente positivo para a Trindade Medical. O J3News tem credibili dade e dá a visibilidade que precisamos para o público que conversamos.”

“O J3News, sempre na frente, trazendo o me lhor da comunicação e, para mim, é um pra zer poder estar junto com essa equipe muito bacana. É uma empresa muito consolidada na cidade, um meio de comunicação que é o maior da nossa cidade. Poder estar lá dentro, com meu nome lá dentro, só agrega. É um enorme prazer”.

“O Terceira Via sempre trouxe novidades e essa mudança de marca é mais uma delas. Eu estou muito feliz. Sou fã e parceira do jor nal, tanto na minha área profissional, como empresária. Associar minha marca a esse jor nal, sem dúvidas, é um ponto muito impor tante para mim.”

“Este é um momento maravilhoso com a marca J3News. Sempre fomos muito parcei ro e trabalhar com o J3News é muito bom. Estamos crescendo juntos, trazendo novas parcerias e projetos. Alinhar esse sucesso é sempre sensacional. As redes sociais são importantes, mas um veículo consolidado é indispensável para divulgar os negócios.

Dayane Santana

“Acho que a comunicação é tudo para o em presário e a mídia nos ajuda muito nisso. Pre cisamos nos fazer conhecidos entre clientes e não clientes. Trabalho no ramo de joias há 28 anos. Passei a desenhar e produzir joias há 18 anos. Amo o que faço. Torço para que o J3News seja um sucesso e possamos formar muitas parcerias no futuro.”

Para nós da Vilarejo é um prazer enorme par ticipar desse momento tão especial e impor tante, não só para para o J3News, mas para toda a cidade. O show do Ivan Lins foi incrível e uma oportunidade única de rever amigos especiais e de estar junto de uma equipe tão comprometida com a informação e a verda de.

Liliane Azeredo - Gerente da Loja Vilarejo Campos

Luiza Diniz - Empresária da Loja Luiza Diniz

Dra Mariana Estefan –Proprietária da ME Health and Protection importante, cidade. acompa em dessa hotéis muito

“O J3News é muito importante para o nosso empreendimento. A gente presta serviço ao Plano Ases com o sistema Home Care e isso agregou bastante para nós. Acabamos de receber um prêmio que nos será oferecido no Rio de Janeiro, como uma das melhores empresas do Estado. Poder mostrar o nosso trabalho é muito bom.

Bianca Vivácqua - Presidente da Cooperativa Norte Saúde

“É uma honra estar nesse evento de 10 anos e de mudança da marca para J3News. Sou for mada há 18 anos e a

Francine Bellei – Proprietária da Clínica

A primeira década de uma empresa é a prova incontestável de sua consolidação. A estra tégia da mudança da marca para J3News é perfeita, se antecipando às tendências, o que é DNA de um veículo de comunicação deste nível. Em nome da Coagro, que presido, e do Grupo MPE, parabenizo o J3News pela déca da alcançada e pela nova marca de um veícu lo de suma importância para a região.

Frederico Paes - Presidente da Coagro (Grupo MPE)

“É motivo de orgulho e satisfação estar aqui, nesta oportunidade ver esta transformação que o Sistema de Comunicação está pas sando, juntando duas grandes capacidades humanas, que são se comunicar e inovar e o J3News conseguiu juntar isso de forma posi tiva. Só conseguimos desenvolver quando a comunidade está junto e temos este engaja mento por meio da nossa parceria.”

Vinicius Patel - Diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações

“Após 10 anos de uma história que mudou a comunicação no interior fluminense, o Terceira Via se torna J3News com o objetivo de crescer ainda mais na próxima década. A ocasião é de celebração para o Grupo IMNE. Nada melhor para encerrar um ano de gran des perspectivas do que o show de um gran de artista, como é Ivan Lins.”

Renato Souza Vale – Diretor Financeiro do Plano de Saúde Ases

Um Sistema de Informação de tamanha im portância para nossa região, que está sempre inovando, merece todo o prestígio que já pos sui. Foi uma honra participar desse momen to, que marca o fechamento de um ano espe cial. Parabéns a todos os envolvidos!

Karoline Velasques – Diretora Administrativa da Nutrimed

“Uma noite super agradável, memorável, na companhia de pessoas da melhor qualidade. A atração principal, Ivan Lins, nos agraciou com todo seu talento, incrível, como sempre. A troca da marca foi algo para ficar marcado na história. O J3News comprovando que é um diferencial na nossa cidade e região e veio em um momento certo e crucial.”

Eduardo Fagundes – Supervisor de Suporte da Alterdata Software Evandro Henrique – CEO Founder da Trindade Medical Mara Rúbia Siqueira – empresária e Designer de joias da Mara Rúbia Joias minha empresa existe há sete. Além de atuar na área estética, dou cursos e palestras em Campos, pelo Brasil e no exterior. Consolidamos o nosso nome no mercado local e externo por meio da nossa parceria”. Francine Bellei Patrick Pereira de Menezes - Gerente Administrativo da Marial Madeiras

Sociedade fala sobre o J3News

Convidados exaltaram a evolução constante e a seriedade do Sistema

O show de fim de ano do Siste ma de Comunicação J3News, na última terça-feira (29), no Teatro Municipal Trianon, em Campos, e que marcou a virada da marca (antes Terceira Via), reuniu auto ridades da cidade e região, além de empresários, políticos, médi cos e membros importantes da sociedade. A noite foi celebrada com um show inesquecível de Ivan Lins, que encantou a todos. O vereador Álvaro Oliveira lem brou que a inovação é uma marca do Grupo que já se con solidou no Norte Fluminense. “Só tenho a dizer que a equipe do nosso querido Cidinho Neves (Dr. Herbert Sidney Neves) está sempre inovando e onde ele co loca a mão é sempre sucesso. A equipe está de parabéns! Mo derno, inovador e não deixando de ter a grande marca do antigo Terceira Via, que é notícia séria e de qualidade. Em tempos de tanta fake news, nada como o J3News, com seriedade e verda de”, disse.

O secretário de Educação de Campos, Marcelo Feres, come morou a mudança que, para ele, vai agregar ao veículo que tem papel fundamental na propaga ção de informações dos órgãos públicos. “Sou muito adepto desse modelo de modernização, principalmente quando falamos em comunicação. Eu acredito que, muito mais do que mudan ça de marca, abre-se a possibi lidade de mudança de mindset. Cada vez mais precisamos de informação crítica e de credibi lidade, sobretudo em um mun do que tem muita informação, um trabalho que já vinha sendo feito pela Terceira Via, tradicio nalmente. Com essa mudança para J3News, a gente acredita que, certamente, o município de Campos e toda a região só têm a ganhar”, pontua.

Almy Júnior, secretário de Agri cultura de Campos, destacou a importância do Grupo em promover o debate sobre o de senvolvimento regional. “Desde que o Terceira Via se instalou em Campos, eu acompanho o veí culo. Tem sido uma alegria para nós ter uma estrutura de comu nicação focada no desenvolvi mento regional, para discutir agricultura, agro-turismo e meio ambiente. Essa mudança para J3News vem muito a agregar para nossa região, que precisa de bons debates e bons projetos para o futuro”.

Carla Caputi, prefeita de São João da Barra, também fez questão de comparecer à festa e comemorar o início de uma nova fase. “Estamos aqui para parabenizar o J3News, com esse novo nome, um veículo de co municação tão sério e que vai continuar sendo tão importan te, não só para Campos e São João da Barra, mas para toda a região. É importante a gente trabalhar e contar com veículos que possam trazer informações, notícias, que nos deixem tran quilos de seu trabalho sério e respeitoso com as pessoas, com

os órgãos e toda a população”, parabenizou.

Representantes de entidades prestigiaram a festa

O presidente da Câmara de Di rigentes Lojistas de Campos (CDL), Edvar Chagas Júnior, elo giou a postura vanguardista do Sistema de Comunicação. “O Terceira Via enxerga sempre lá na frente. Quando eu li a maté ria falando do J3News, já fiquei extremamente feliz em ver que um meio de comunicação em Campos consegue enxergar que o mundo está cada vez mais moderno, se atualizando diaria mente. Isso é muito importante para nós, empresários, para o crescimento da nossa cidade, para o desenvolvimento não só econômico como também polí tico e regional, porque a nossa região precisa dessa visibilida de. E o J3News, tenho certeza, só vai contribuir para que isso aconteça da melhor maneira possível”, disse.

Nilton Miranda, superintenden te da CDL, pontuou o avanço da marca. “Estamos satisfeitos com a iniciativa. É uma alegria

ver o progresso de vocês. Acho que o J3News continua a cami nhada de sucesso. Precisamos nos apoiar. A imprensa é indis pensável para a Câmara de Di rigentes Lojistas de Campos”, comemorou.

Fernando Loureiro, presidente da Associação Comercial e In dustrial de Campos (Acic), frisou o trabalho de qualidade execu tado pela equipe do J3News.

“Eu queria parabenizar ao Gru po pelo grande evento des sa virada e dizer que a cidade agradece o empenho de vocês, repórteres, que lutam no dia a dia para passar informação de melhor qualidade para toda so ciedade”, elogiou.

O papel da informação Presidente da Fundação Munici pal de Saúde e superintendente do Hospital Ferreira Machado (HFM), o médico Arthur Borges sa lientou a importância da impren sa para informar sobre políticas públicas e outros assuntos de re levância. “O Sistema de Comuni cação é ícone, não só em Campos, mas em toda a região. Eu acho que não é apenas a mudança de

uma marca, é uma consolidação de todo um trabalho. Às vezes, a gente consegue prestar um bom atendimento, mas, a divulgação disso e a aproximação da popula ção junto aos profissionais e aos gestores são de suma importân cia para que a gente possa mos trar o trabalho que vem sendo realizado”, pontuou. André Porto, médico oncolo gista do Grupo IMNE, comemo rou a nova etapa na história da qual também se sente parte. “J3News é um nome que vai pegar, não tenha dúvida! Que ro parabenizar toda a equipe. Eu me sinto parte integrante de todo o contexto do Sistema de Comunicação. É uma nova eta pa, uma nova marca que tem uma facilidade de pegada, do ponto de vista de identificação.

O fato de estarmos envolvidos em um cenário de divulgação de seriedade, nesse mundo atual de tanta diversidade do ponto de vista da confiança do que a gente tem a passar, ter o J3News é muito valioso”, comemorou.

O também médico oncoge neticista Gustavo Drummond exaltou o avanço do Sistema

de Comunicação. “Eu acho que é um salto de qualidade. Uma marca diferenciada, um nome diferente que vai fazer impulsio nar mais ainda a plataforma do jornal”, avaliou.

“Achei a mudança de nome per feita. Ainda melhor do que já era”, disse a endocrinologista Patrícia Peixoto.

O nutricionista Diego Mota co memorou o sucesso que, por anos, tem acompanhado de per to, em parceria. “Vejo com muito bons olhos e, antes de começar, o prazer é meu em estar com vo cês e essa equipe fantástica, ma ravilhosa, que se empenha todos os dias para levar até a popula ção informações de qualidade. Eu fico na área da saúde e, para mim, é honroso estar com vocês em 10 anos de luta”, destacou.

Felicitações pela mudança

A modernidade na mudança da marca e a responsabilidade do J3News com a informação em tempos de fake news foram destacadas na fala do promotor de Justiça, José Luiz Pimentel. “Uma maravilha, coisa moder na, pra frente, noticiando e pro movendo informação acima de tudo. As fake news são um pro blema grave, um câncer atual mente na comunicação. Porque a comunicação tem que checar fonte, tem que ter muita respon sabilidade com aquilo que passa à frente. Temos que dar um bas ta nisso”, destacou.

A responsabilidade do veículo de comunicação com a informação também foi destacada pelo juiz Ralph Manhães. “Claro que uma fake news pode prejudicar mui tas pessoas e pode atrapalhar bastante. Mas, não podemos ter um órgão censor no estado de finindo o que é fake news. Nós (na Justiça) temos, também, os meios para combater fake news, com a reparação cível, em casos de injúria, calúnia e difamação. Então, pessoalmente, sou con trário a qualquer controle de

manifestação, da liberdade de expressão, que é um direito cons titucional garantido. Mas, nós te mos os meios para prevenir que isso ocorra quando alguém se sentir lesado por alguma mani festação que seja falsa”, explica.

A defensora pública Rita Bicudo avaliou positivamente a mudan ça da marca. “Quero parabeni zar o agora J3News por ser mais uma frente de jornalismo na nos sa cidade, tão autêntica, tão de primeira mão. Estou aqui para prestigiar e agradecer também esse empreendedorismo, que tem feito tão bem à nossa cida de. Adorei a nova marca, achei uma grande inovação, bem pre sente, bem bacana. Acho que é uma marca que dá mais ênfase, que fica”, comentou.

O empresário de turismo José Francisco Rodrigues também avaliou a novidade de forma positiva. “Essa mudança é bas tante estratégica. Campos pre cisava dessa mudança que está sendo promovida pelo J3News.

A CDL também apoia essa ini ciativa. Estaremos juntos em participações e eventos. Para o turismo, a imprensa é de funda mental importância. Tentamos promover o turismo junto ao poder público e precisamos de mais investimentos e parcerias. Há muito o que se explorar em Campos”, destacou.

Ex-apresentador da Terceira Via TV, o comunicador Viny Soares pontuou a alegria em acompa nhar a evolução contínua do gru po. “O Sistema de Comunicação continua evoluindo desde que nasceu e não para. Eu fiz parte da casa, da família, e hoje estou aqui acompanhando o sucesso do J3News, que teve um pouqui nho também da minha contribui ção. Então, a gente fica muito fe liz em ver que o Sistema não para de crescer, não para de investir nos seus profissionais e não para de investir na nossa cidade, que é muito importante, mostrando que a comunicação faz a diferen ça na vida do cidadão”, disse. A rapidez e qualidade da infor mação nas redes sociais e a ca pacidade de engajamento foram pontos observados pelo publi citário Kaio Rangel. “Principal mente nas redes sociais, que é o foco da agência, hoje nós vemos a notícia acontecer em tempo real em Campos e região. O cres cimento é essencial, inclusive, três clientes da agência estão aí patrocinando e participando do evento, exatamente para conse guirmos ver essa expansão ter ritorial que o Terceira Via, agora J3News, consegue entregar com excelência”, pontuou.

09 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
Especial
Festa | Políticos, empresários e sociedade em geral prestigiaram o lançamento do J3News Presidente da CDL | Edvar Chagas Jr. Nutricionista | Diego Mota Secretário de Educação | Marcelo Feres Vereador | Álvaro Oliveira Prefeita de SJB | Carla Caputi Fotos: Silvana Rust/Carlos Grevi/Thiago Couto

J3News marca uma nova era na comunicação de Campos e região

Novo portal marca modernização da marca Terceira

Via e vem facilitar expansão

O Sistema de Comunicação Ter ceira Via encerrou, na última terça-feira (29), um ciclo de 10 anos e iniciou uma nova fase de modernizações ao adotar a marca J3News. O portal de no tícias e o jornal impresso são, agora, J3News. A emissora de televisão, que integra o grupo, também ganhou nova identida de: TV3News. Estas transforma ções foram celebradas em um grande encontro no Teatro Tria non, para o show de fim de ano com o cantor Ivan Lins. A atua lização e adequação da marca seguem tendências mundiais de mercado.

O diretor Fábio Paes explicou as razões das mudanças nas empresas. “O nome J3 News foi desenvolvido pela equipe de criação do Sistema de Co municação. O ‘J’ remete ao jor nalismo; o ‘3’ é uma alusão ao termo ‘Terceira Via’, e o ‘News’ se refere às notícias”, disse Fá bio, que, ao falar sobre a mar ca J3News, discursou sobre os 10 anos do empreendimento de comunicação que integra o Grupo IMNE e reforçou o com prometimento do Sistema de Comunicação com o jornalismo independente. “Tivemos a es tratégica necessidade de bus car uma identidade que facilite o reconhecimento imediato da empresa por mais pessoas fora de Campos. Em 10 anos, alcan çamos a consolidação como um dos veículos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro. O J3News vai continuar aberto a se relacionar com o público em geral, as diferentes correntes de pensamento e de opinião. Queremos expandir a marca para toda a região. Isto tam bém ocorre com a emissora de televisão, que já é vista em mais de 60 cidades fluminenses, mi

neiras e capixabas. A TV3News também faz parte desse proje to de crescimento e desenvolvi mento”, disse Fábio Paes.

O presidente do Grupo IMNE, empresa da qual o Sistema de Comunicação faz parte, o mé dico Herbert Sidney Neves des tacou que esse novo momento é uma consolidação e que da idealização do projeto de co municação até esses 10 anos demandou um longo trabalho. “Foi um longo caminho. Nós começamos com o site, depois inauguramos a TV e, posterior mente, o impresso. Tudo isso foi possível porque temos uma equipe comprometida, compe tente, à qual eu só tenho a agra decer. E não para por aí. Ainda teremos grandes novidades”, diz Herbert Sidney.

A diretora Administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, destaca que inovação é uma marca do grupo. “Nós sempre trabalhamos em ideias e proje tos inovadores, é uma marca do IMNE. Com o J3News, não po deria ser diferente. É muito gra

tificante estar, hoje, colhendo os frutos da semente plantada há 10 anos”, comemora Martha. Marca já nasce fazendo sucesso A gerente comercial do J3News, Laisa Muniz, destaca que a

nova marca é uma inovação que vai agregar valor também na comercialização dos anún cios, trazendo mais resultados para os clientes. “É muito im portante andarmos juntos com

a modernidade para oferecer mos o melhor aos nossos clien tes. A mudança da nossa marca nos coloca à frente, que é onde devemos estar, acompanhando o mercado e sempre inovando.

Queremos oferecer aos nossos parceiros e aos nossos leitores uma experiência completa e atual sempre. Essa é a nossa missão”, diz.

A publicitária Érika El Kiki desta ca a modernidade do novo con ceito. “A nova marca J3News transmite integração (os jornais impresso e online reunidos em um novo portal) por meio da conexão das letras da marca e da utilização de cores moder nas. Todos os dias somos bom bardeados com uma quantida de grande de informação, seja nas mídias tradicionais ou na Internet. Por isso, tanto a mo dernização quanto uma marca com visual direto e sólido são importantes para diferenciar e também transmitir a identi dade de um portal de notícias atual, integrado e de credibili dade”, diz Érika.

TV3News

Também na noite de terça, a TV Terceira Via passou a se chamar TV3News. O diretor da TV3News, Attyla Leite, destaca que a migração da marca acon tece em um momento em que a TV já está consolidada. “Nosso foco foi sempre estar na van guarda da tecnologia campista. Fomos a primeira TV a contar com transmissão em full HD e hoje somos a primeira TV que produz parte do seu conteúdo em 4k. Além da vanguarda em tecnologia na cidade, ainda somos referência no jornalis mo local e o maior produtor de conteúdo da região. Graças a isso, conseguimos parcerias que fazem a gente ter uma abrangência maior que qual quer emissora da nossa região, atingindo mais de 60 municí pios nos estados do Rio de Ja neiro, principalmente, Espírito Santo e Minas Gerais. Com isso, agora que estamos totalmente consolidados na região e com o lançamento da nova identida de, iniciamos uma nova era na nossa regionalização buscando agora consolidar nossa marca em mais lugares e o crescimen to constante”, diz Attyla.

Para acessar o J3News é só di gitar www.j3news.com.

11 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
Especial
Presidente do Grupo IMNE | Herbert Sidney Neves ressalta o trabalho profissional do Sistema de Comunicação nos últimos 10 anos Diretora Administrativa do Grupo IMNE | Martha Henriques destaca a importância da comunicação para o Grupo Apresentadores | Maysa Victória e Thiago Gomes foram os responsáveis pela condução do cerimonial da noite Diretor Geral | Fábio Paes ressalta o trabalho de branding para a migração da marca Terceira Via para o J3News Fotos: Silvana Rust/Carlos Grevi/Thiago Couto

J3NEWS

UMA NOVA ERA!

A partir desta terça-feira que passou, o Sistema de Comuni cação Terceira Via, em Campos dos Goytacazes, encerra um ciclo de 10 anos e inicia nova fase de modernização ao adotar a marca J3News. O portal de notícias e o jornal impresso são agora J3News. A emissora de televisão, que integra o grupo, também ganha nova identidade: a TV 3News. Estas transfor mações foram celebradas em um grande encontro no Teatro Trianon. O diretor Fábio Paes deu as boas vindas aos convida dos e explicou as razões das mudanças nas empresas. O can tor Ivan Lins se apresentou ao final da noite comemorativa. O nome J3 News foi desenvolvido pela equipe de criação do Sistema de Comunicação. O “J” remete ao jornalismo; o “3” é uma alusão ao termo “Terceira Via”, e o “News” se refere às notícias. No evento para a apresentação da marca J3News, o diretor Fábio Paes discursou para o público. Ele destacou sobre os 10 anos do empreendimento de comunicação que integra o Grupo IMNE. Reforçou o comprometimento com o jornalismo independente. A Ivan Lins no palco do Teatro Trianon, foi um verdadeiro show de comunicação, animação e música de boa qualidade com esse nome que é referência no mundo da nossa MPB. Para quem não sabe, o cantor e compositor carrega em sua forte bagagem mais de 600 com posições e participações, 10 indicações ao Grammy, mais de 90 trilhas de novelas e filmes, 50 anos de uma carreira super consolidada. A adequação da nova marca segue as tendên cias mundiais de mercado. Nossos agradecimentos aos par ceiros que estiveram conosco nesta noite memorável: Grupo MPE, Ases, Prumo Porto do Açu, Chevrolet/Nissan, Rodrigo Cerqueira, Olívia Assed, Casa das Telhas, Fabiana

12 PÁGINA
Arquivo do colunista @graudistribuidora @vitalemoveisedecor
Fotos: Werneck, Aport Cor-retora, Norte Saúde, Francine Bellei, Vaccini, Rogé rio Venâncio, Luiza Diniz, Trindade, Marial Eucaliptos Madei ras, Nutrimed, Rede Mariana, Ponto e Vinho, Rede Atlântica, Mara Jóias, Criador e Cia, Dreams Store, ME Health & Protec tion, Vilarejo e Dayane Santana e Rosiléia Rocha. O Diretor Presidente do Grupo IMNE, Dr. Herbert Sidney Neves e esposa Laura Fábio Paes, Diretor Geral do J3News e sua esposa Lílian Diretora Executiva do Grupo IMNE: Martha Henriques Prefeita de São João da Barra: Carla Caputi Patrícia Abud e Joana Mambreu Anna e Celinho Gil Viviane Amaral com nossa estrela da noite Ivan Lins Walterzinho Sepúlveda, Renata e Edu Prudêncio, Binho Dutra e Ingrid Ribeiro Silvana Naked, Ana Maria Pellegrini e Lia Mirian Aquino Cruz Dayane Santana
e Felipe Inácio Iza e Fátima Vasconcellos e Gerlany Lyrio Presidente da CDL Edvar Chagas Jr. Luciano Freitas e Fernando Mesquita
Giselle
Pessanha e Ilsan Vianna Secretário Municipal de Educação Marcelo Feres Ana Paula Lobato Paulo Ferreira Patrícia Peixoto e Gustavo Drumond Rosana Valadares Nelcimar Pires
Etevaldo
Carla Attyê, Mário Cruz e Flávia Rosa Rita Bicudo e Ralph Manhães Paloma e Nelson Oliveira Fernanda Torres Riter Matheus Andrade Lívia Motta Afonso Oliveira e Larissa Magalhães Hussein Mustafa Vereador Álvaro Oliveira José Luiz Pimentel Alander Duarte Renata e Fernanda Passos Heloisinha Beshara Magda e Eder Garcia 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
Maria

Show do

J3News

Um Novo Tempo

O show da última terça-feira (29) — ocasião que marcou a migra ção do Jornal Terceira Via para J3News — lotou o Teatro Trianon. Ivan Lins, acompanhado de uma impecável banda, resumiu, em duas horas de apresentação, quase 50 anos de carreira, período em que se transformou em um dos mais internacionalizados ar tistas da música brasileira.

Já no palco, antes de iniciar a sequência de um repertório que soma clássicas canções da música brasileira, o próprio artista, ga nhador de quatro prêmios Grammy, fez questão de dizer: “ É uma um prazer estar aqui a convite do Sistema de Comunicação Ter ceira Via, que a partir de agora passa a ser chamado de J3 News.” Ivan Lins começou o show com “O Amor é o Meu País”, feita em parceria com Ronaldo Monteiro de Souza, que ganhou o Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho, no Rio em 1970, abrindo caminho para uma carreira de sucesso.

A partir daí, Ivan Lins foi enfileirando seus grandes clássicos, se permitindo em alguns deles contar o processo da composição com seu parceiro mais frequente, Vitor Martins. Foi o caso de “Di norah, Dinorah”, uma mulher que, na verdade, nunca existiu na vida dos dois.

“Nunca existiu nenhuma Dinorah e a letra surgiu baseada na história que ouvimos de um homem que contava suas proezas de sedutor em um bar no Centro do Rio. Dinorah é uma mulher de calendário colocado na porta do armário desse homem cer tamente solitário”, disse Ivan, arrancando risos da platéia. Mas do público ele não arrancou somente risos. Arrancou longos aplausos e até gritos de fãs mais fervorosos. Quando tocou um dos seus maiores clássicos, “Madalena”, a plateia se transformou em um imenso coral, cantando junto, e os aplausos se multipli caram.

E Lins foi mostrando porque é um compositor múltiplo, cantando outros clássicos que ganharam novos arranjos, executados por uma banda à altura do “maestro”.

Como não perceber a genialidade do saxofonista e flautista Mar celo Martins, que foi um show à parte?!! O mesmo pode ser dito de Teo Lima, na bateria, que perto dos seus 80 anos, parecia um adolescente. Mário Manga se alternava na guitarra, violão e violoncelo, enquanto Marcelo Brito fazia um segundo teclado e Nema Antunes comandava a marcação de cada compasso no contrabaixo.

Uma banda de excelência, que teve aplausos absolutamente me recidos. São artistas que já acompanharam grandes nomes da

música

Ivan

a música feita para homenagear o amigo Milton Nascimento que, segundo ele, foi quem o inspirou no mundo da composição, junto com Tom Jobim.

A canção para Milton Nascimento, “Estrela-guia”, cita Três Pontas, a cidade onde o artista mineiro viveu sua infância. Para a maioria dos presentes, uma canção quase inédita, que mereceu a devida atenção, em um silêncio quase sublime. E, ao término, aplausos dobrados.

O show mais parecia um concerto e mesmo as mais aceleradas das canções, como “Bandeira do Divino” e “Nos Dias de Hoje”, so avam acusticamente, sem perder seus ritmos originais, mostran do um poder que poucos artistas possuem.

Ivan Lins deixou claro o porquê ganhou, mantém e conquista vá rias gerações. Contemporâneos seus, pessoas que poderiam ser seus filhos e até netos precoces vibraram quando, na parte final do espetáculo, ele cantou “Novo Tempo”, uma música para defi nitivamente celebrar uma noite em que o grupo de comunicação reunia parceiros, convidados e colaboradores para se transformar em J3 News.

brasileira e internacional. Com Ivan Lins, mostraram uma sincronia impressionante na execução de cada canção. Lins também provocou o que se chama de “emoção contem plativa” ao tocar
Fotos: Silvana Rust/Carlos Grevi/Thiago Couto

Botox muito além das rugas

Ouso da toxina botulínica já é bem conhecido para a suavização das rugas já formadas ou de forma preventiva, para evitar a formação delas, mas o grande objetivo da regularidade da apli cação na face a cada 4-6 meses, é o gerenciamento do padrão do envelhecimento muscular, não apenas não formar as rugas durante a mímica facial. Quando diminuímos a contração da musculatura em regiões específicas, o resultado é a manutenção do posicio namento do supercilio, abertura do olhar, reduz a

velocidade do craquelado que vai se formando nas pálpebras…Com o tratamento da musculatura do pescoço, melhoramos o contorno facial, previnamos o desabamento da face, reduz o peso e formação da papada, mantém o posicionamento do sorriso. No terço superior da face, além da melhora da dinâmica facial, previmos a formação das rugas. Já no terço in ferior, previnamos o desabamento facial.

A beleza não está na ausência de rugas, mas sim na ma nutenção de um bom envelhecimento.

Proteja a sua pele da poluição

Não há como fugir disso, a poluição pode ser imper ceptível no ar, mas inúmeros estudos estão mostran do que o efeito que provoca em nossa pele está longe de ser invisível. Juntamente com a exposição ao sol, a poluição foi identificada como a principal causa do envelhecimento prematuro, aumento da sensibilida de da pele e falta de brilho. Na prática, a poluição é responsável também pela vermelhidão, sensibilidade e envelhecimento preco ce. O mais assustador sobre a poluição é que a maio ria das partículas de poluição são 20 a 40 vezes me nores que nossos poros, então é muito fácil para elas se estabelecerem profundamente em nossa pele e causar estragos na saúde da nossa pele. Então, quais são as medidas que podemos tomar para combater os efeitos da poluição na nossa pele? Em primeiro lugar, é fundamental tentar limitar a

exposição da sua pele à poluição. Crie uma rotina de limpeza noturna da pele para remover a polui ção diária. Essa rotina deve incluir um sabonete específico para seu tipo de pele associado a água micelar que complementa a higiene e na sequência tente criar camadas de proteção com hidratantes e outras medicações específicas que já tem ação an tipoluição.

Por fim, utilize um antioxidante para ajudar a forta lecer a pele e neutralizar os principais gatilhos do en velhecimento. Se pensarmos em nossas membranas celulares como um zíper, os radicais livres abrem o zíper e fazem com que a célula morra. Os antioxidan tes se inserem no zíper (ou na membrana celular) e interrompem a abertura. É assim que eles protegem as células da morte celular prematura e danos acele rados, especialmente provocados pela poluição.

DICA DA DERMATO: ERROS COMUNS NO COMBATE A ACNE

Pessoas com acne podem ter melho res resultados se evitarem esses erros comuns de cuidados com a pele:

l Usando produtos oleosos. Evite cos méticos oleosos ou gordurosos, dan do preferência a produtos à base de água e que não bloqueiem os poros;

l Esquecer de lavar o rosto diariamen te. As áreas problemáticas precisam de limpeza suave com água morna e sabão específico para o seu tipo de pele;

l Ser muito áspero com sua pele. Es fregar com muita força ou usar produtos agressivos, como adstringentes e máscaras, pode piorar a acne;

l Tocando seu rosto. Mantenha as mãos, o telefone e o cabelo longe do rosto. Muito contato pode causar surgimento da acne;

l Escolher ou espremer espinhas. Isso pode causar uma infecção ou cicatriz;

l Excesso de maquiagem na tentativa de camuflar as lesões, podem piorar a acne, o que chama mos de acne cosmética.

03 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
oliviaassed_dermato
Fotos: Arquivo Pessoal Dra. Fernanda Sobral, representando a clínica no belíssimo evento da Terceira Via/J3News Tarde delícia em família: Soraya AssedChacur, Marcella AssedPoppe, Maria Helena Assed, Luiza AssedSciani, Regina Assed, Márcia Assed e Emília Assed. Celebrando conquistas e colocando os papos em dia neste fim de ano

Patrimônio arquitetônico é tema do Programa do Balbi

O Programa do Balbi entrevista esta semana o arquiteto Ronaldo Araújo, doutor em Modificações no Planejamento Urbanístico pela Universidade de Barcelona, na Espanha. Na entrevista, ele fala do patrimônio arquitetônico de Campos, abordando acontecimentos, como o recente incêndio no Hotel Flávio.

Jornal Terceira Via, ao vivo, de segunda a sexta

De segunda a sexta-feira você acompanha no Jornal Terceira os principais fatos de Campos e região. A apresentadora Fernanda Lisbôa e toda equipe de reportagem abordam temas ligados à política, economia e os mais variados assuntos que mexem diretamente com a vida da população. O Jornal Terceira Via é transmitido ao vivo pela 3ª Via TV, redes sociais e canal do YouTube, a partir das 18h30.

Ariano não gostava de viajar

Nascido em João Pessoa em 1927 e criado entre o sertão e a cidade, na adolescência, Ariano foi morar na capital pernambucana. Aí cresceu e se formou. Escritor, poeta, advogado, dramaturgo e filósofo, teve sua vida marcada por pedras. Umas sinalizam a dor pelo assassinato de seu pai, dor que o acompanhou por longo tempo. Outras reverenciam sua literatura. O solo pedregoso do sertão nordestino, na narrativa de Ariano Suassuna, nos traz força e festa, graça e desafio, sonho e realidade. Traz brasilidade.

O Auto da Compadecida e a Pedra do Reino sãonarrativas bem conhecidas. São verdadeiras obras-primas. Sobre a última, Carlos Drummond de Andrade escreveu: “ Ah, escrever um livro assim deve ser uma graça, mas é preciso merecer a graça da escrita, não é qualquer vida que gera obra desse calibre.”

Definitivamente Ariano não gostava de viajar. Dizia que o melhor lugar do mundo era a casa dele. Detestava quatro coisas: avião, aeroporto, hotel e restaurante.

Contam que um grupo de amigos disse que o escritor deveria fazer cursos no exterior. Para tanto, elesconseguiram bolsa com o governo francês. Próximo ao embarque, um amigo reforçou a ideia de que Ariano precisava viajar, dizendo que um escritor não podiaconhecer verdadeiramente seu país sem ir ao exterior. Ele não gostou do que ouviu e respondeu: “Quando a Pedra do Reino foi lançada na França, um crítico escreveuque se tratava de um livro escrito por alguém extremamente culto. Se eu tenho, de fato, alguma cultura, digo sempre que ela foi adquirida aqui, no Brasil , no Recife, na Universidade Federal de Pernambuco.” Ele brincava dizendo que gostaria de conhecer Portugal, mas só iria se ficasse ali em Alagoas. E completava: “ sou um viajante imaginário, como o narrador do meu romance. Não tenho que viajar não. Conheço a Rússia melhor que muitos russos, através simplesmente de Dostoievski, Gogol e Tolstoi.”

As obras de Ariano Suassuna viajaram o mundo sendo exibidas em grandes livrarias, cinema, séries e novelas de TV com grande sucesso. Em 1989, ele foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

O nosso Imperador do Sertão, como já foi denominado, nos deixou em 2014. Um intelectual raiz, um brasileiro tanto por convicção quanto por orgulho, uma inspiração para nós, principalmente, nesses tempos estranhos.

04 PÁGINA 27 DE NOVEMBRO A 03 DE DEZEMBRO DE 2022

A Magia do Mar em Campos

A capixaba Magia do Mar, já famosa pela sua moda praia e fitness super bacana, inaugurou a sua franquia Campos no coração da Av. Pelinca, numa das esquinas mais privilegiadas da cidade do circuito fashion. Ali, bem em frente ao Parquecentro Shopping, ela se ergueu de forma triunfante, numa loja linda, lotada de modernidade, qualidade e padronagem exclusiva, que, com certeza, vai invadir nossas praias e academias com força, cor e estilo.

Na inauguração, a equipe Magia do Mar, recebeu convidados para coquetel com direito a delicias à mesa e som ao vivo com a cantora Rebeka Monteiro que soltou voz com repertório que agradou a todos.

A Magia do Mar está espalhada em muitas lojas por Vitória, Guarapari, Vila Velha, Cariacica, Serra, Cachoeiro do Itapemirim,... e por ai vai.

05 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022 Por Carlos Frederico
Anna Clara Deps e Elissa Marcoli da Magia do Mar, com Carlos Frederico Juliana Ribeiro Anna Clara e Elissa junto à toda equipe da Magia do Mar-Campos Anna Clara e Elissa com Cris Sales Rebeca Duffles e Pedro Queiroz Marcela Freire e Larissa Lima A Magia do Mar no coração da Pelinca Acessórios Acessórios A moda praia e fitness da Magia do Mar na loja linda na Avenida Pelinca
07 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
Fotos: Silvana Rust/Carlos Grevi/Thiago Couto Lílian e Fábio Paes com Laura e Herbert Sidney Neves Lia Mírian Aquino Cruz, Alexandre Kury Izar e Ana Maria Pellegrini Janir Lima Stoduto de Carvalho Martha Henriques e a filha Amanda Silvana e Ricardo Naked Dayse e Latife Haddad Aline Renne, Monique Vasconcelos, WalterzinhoSepulveda, Renata e Edu Prudêncio, Binho Dutra e Ingrid Ribeiro Marluci Sardenberg e Marcus Alves Tânia Terra e José Carlos Alves Suzana Ferreira Paes com Cândida e Luís Fillipe Arêas Alves Lurdinha Patrão e Claudiomar Alves Iza Vasconcelos e Eugênio Moraes Valéria Pedra, Beatriz Corrêa e Leandro Peres Campos Laura Neves e Maria Edyr Póvoa Vasconcelos amigas desde os tempos de escola Fátima Raposo Fernando Ferreira Paes e Mônica Saramago Farah e Alessandra Ribeiro Salvador Marques e Waltinho Sepulveda amigos de uma vida João Gama e Fátima Vasconcelos Nélio Alves Jr. e Cláudia Valéria Palhares e Aloysio Gonçalves Martha e José Cláudio Poppe Evandro Henrique e Gabriela Neves Ribeiro Cristina Lima e Ana Regina Fernandes Fábio Miller e Synara Chaves Miller Rosana Valadares, Ana Márcia Alves, Noélia Cristina e George Rodrigues Cecília e Joilson Barcelos Fernando Mesquita e Luciano Freitas César Ksanova e Milla Vasconcelos
PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022 09 Veg Imperial
e a dinda Mariana
Na torcida as primas Malu, Júlia e Alice Almeida
FESTEJANDO
Matheus
Nani
torcida Tomas El kik e a mamãe Érika
Antonio
Loureiro ANIVERSARIANTE
Rangel ANIVERSARIANTE Maria Scal e os pais Ana Laura e Yuri ANIVERSARIANTE Rafael Filho com os pais Suelem e Rafael Guimarães Comemorando na companhia do Sonyc Dabi Bonfá FAMÍLIA Arthur Lobo Pessanha e os pais Rebeca e Anderson AMOR Maria e Antônia com a vovó Martha Henriques Festejando Sophia os pais Natasha e Bruno Paiva FOFURA Maria Letícia com os pais Letícia e Miguel Silvestre TEEN festejando Maria Rangel Villela Primeira copa de Clara Siqueira Na torcida Rafael Miller e a mamãe Synara Nós fazemos a sua festa! Decoração Assessoria Locação de peças e mobílias 22997821057 - 22998325358 Vamos fazer um orçamento?
Na
ANIVERSARIANTE
Pedro
Benício

QUE É BOM VER POR AÍ

A noite do Jornal Terceira Via, comemorando mais um ano de sucesso e lançamento da nova marca J3 News, foi com noite de glórias e músicas tendo no placo do Teatro Trianon, um dos mais importantes ar tistas da música popular brasileira, o cantor, pianista e compositor Ivan Lins. Uma noite inesquecível para todos os convidados do J3news, que já se tornou uma tradição de todos os eventos que levam nossa assina tura.

Do coquetel badalado no foyer do Teatro Trianon ao espetáculo musical que arrancou aplausos incon táveis e uma interação da platéia com o artista em uma sintonia fina.

Laura e Herbert Sidney Neves Gabriela e Evandro Henrique Lilian e Fábio Paes Ivan Lins Francine Bellei e Luiz Alberto Arruda Roberta Costa - Tv Record Campos Wanderson Souza, Antônio Oliveira, Gustavo Amaral, Viviane Menini, Fernanda Corrêa, Vinicius patel e Bruno Esteves Milla e César Ksanova Vinny Soares Leandro Manhaes e a mãe Aldair Eduardo fagundes, Francine Maciel, Rodrigo Bernardi e Leydiane de Carvalho Regina e Ronaldo Pereira Simoni e Alexandre Aguiar Mario Cruz, Paloma e Nelson Henrique Oliveira Alvaro Oliveira, Karla Pavie e Larissa Rangel Diretores do colégio Asa, Dudu Terra, Júlio Boldrini e David Coelho Edvar Junior Maria Eduarda e Kiki Santos com Patricia Tostes Gerlany Lyrio e Viviane Amaral Nani Jose Luiz Pimentel e Jéssica Araújo- Livia Mota Enes e mae Mara Rubia e Luis Cláudio Freitas de Siqueira Maria Carla Athiê e Flávia Rosa Regina Osti e Laura Correa neves Silvinha e Claudecyr Viana Rede Mariana - Tatiane Pereira Alves e Maurício Alves
10 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
Solange e Maxwell Sant’Anna Fotos: Silvana Rust/Carlos Grevi/Thiago Couto

da temporada 2022 da F1.

No dia 20 de novembro aconte ceu a 22ª e última etapa da tem porada 2022 da Fórmula 1, foi o GP de Abu Dhabi, no Circuito Yas Marina. O primeiro GP de Fórmu la 1 neste circuito foi em 2009. A pista tem 5,281 km de extensão e 16 curvas. A corrida teve 58 voltas para chegar a um total de 306,183 km de prova. O recorde da corrida é de Max Verstappen, pela Red Bull, em 2021, quando fez a volta no tempo de 1min 26s 103. O público foi de 160.000 pessoas no final de semana, um recorde para Abu Dhabi.

O grid de largada da corrida fi cou: Na pole position largou Max Verstappen, da Red Bull, com o tempo de 1:23.824; na 2ª posição, veio Sérgio Pérez, tam bém da Red Bull; na 3ª, Charles Leclerc, da Ferrari; na 4ª, Carlos Sainz, também da Ferrari; na 5ª, Lewis Hamilton, da Mercedes; na 6ª, George Russel, também da Mercedes; na 7ª, Lando Norris, da McLaren; na 8ª, EstebanOcon, da Alpine; na 9ª, Sebastian Vettel, da Aston Martin e na 10ª, Fernando Alonso, da Alpine. Na 11ª posi ção, veio YukiTsunoda, da Alpha Tauri; na 12ª, Mick Schumacher, da Haas; na 13ª, Daniel Ricciardo, da McLaren - era para largar em 10º, mas perdeu três posições no grid devido a um acidente pro vocado no GP no Brasil -;na 14ª, Lance Stroll, da Aston Martin; na 15ª, ZhouGuanyu, da Alfa Ro meo; na 16ª, Kevin Magnussen, da Haas; na 17ª, Pierre Gasly, da AlphaTauri; na 18ª, ValtteriBot tas, da Alfa Romeo; na 19ª, Ale xander Albon, da Williams e na 20ª posição, Nicholas Latifi, tam bém da Williams.

Na largada, Hamilton ultrapas sou Sainz e foi para a 4ª posição e Norris passou Russell, indo para a 6ª colocação. Pérez fez de 0 a 200 km/h em míseros 4,95 se gundos. Na 1ª volta, Sainz ultra passou Hamilton de volta, que saiu da pista e pegou um atalho, voltando na frente de Sainz, mais adiante, Hamilton cedeu a posi ção a Sainz, que assumiu o 4º lu gar. Na volta 5, Hamilton passou Sainz novamente e foi para a 4ª posição e Russell ultrapassou Norris e reassumiu a 6ª coloca ção. Na volta 8, Sainz passou Ha milton mais uma vez e assumiu o 4º lugar. Na volta 9, Vettel ultra passou Ocon, mas este retomou a 8ª posição do Vettel. Na volta 9, Russell passou Hamilton e foi para a 5ª colocação. Na volta 15, Ocon foi trocar os pneus, de 8º, voltou no 15º lugar. Na volta 16, Pérez, Russell e Norris foram tro car os pneus, retornando na 7ª, 9ª e 11ª posição, respectivamente, Russell foi punido em 5 seg. por saída perigosa do pit stop; Pé rez ultrapassou Alonso e Vettel, indo para a 5ª colocação, mas, à frente, Pérez errou e acabou sendo ultrapassado por Vettel, que assumiu o 5º lugar. Na volta 17, Pérez voltou a passar Vettel e foi para a 5ª posição. Na volta 18, Sainz foi trocar os pneus, vol tando na 7ª colocação e Russell passou Ricciardo, indo para o 8º lugar. Na volta 19, Hamilton foi trocar os pneus, retornando na 9ª posição e Sainz ultrapassou Alonso e foi para a 5ª colocação.

Na volta 20, Alonso foi para o box trocar os pneus, voltando no 14º lugar; Sainz passou Vettel, indo para a 4ª posição. Os 10 primei ros colocados eram: 1º, Versta ppen; 2º, Leclerc; 3º, Pérez; 4º, Sainz; 5º, Vettel; 6º, Russell; 7º, Ricciardo; 8º, Hamilton; 9º, Nor ris e 10º, Ocon.

Na volta 21, Verstappen foi tro car os pneus, retornando na 2ª colocação e Leclerc assumiu a li derança da prova. Na volta 22, foi Leclerc quem foi trocar os pneus, voltando no 3º lugar e Russell ul trapassou Vettel, indo para a 5ª posição. Na volta 23, Hamilton passou Vettel e foi para a 6ª colo cação. Na volta seguinte, Norris ultrapassou Vettel e assumiu o 7º lugar. Na volta 26, Ocon passou Vettel, indo para a 8ª posição; Vettel foi trocar os pneus, retor nando na 19ª colocação. Na volta 28, Alonso foi para o box e aban donou a corrida. Na volta 34, Pé rez foi trocar os pneus, voltando no 6º lugar. Na volta 39, Schuma cher bateu na traseira deLatifi, os dois rodaram, mas voltaram. Na volta 40, Sainz e Russell foram trocar os pneus, retornando na 6ª e 9ª posição, respectivamente; Sainz ultrapassou Norris e assu miu a 5ª colocação. Na volta 41, Russell passou Ricciardo e foi para o 8º lugar. Na volta 43, Ocon e Norris foram trocar os pneus, voltando na 9ª e 7ª posição, res pectivamente. Na volta 44, Vettel ultrapassou Guanyu, indo para a 10ª colocação. Na volta 45, Pérez passou Hamilton, mas Hamilton deu o troco e passou Pérez de volta, reassumindo o 3º lugar; os 10 primeiros estavam: 1º, Versta ppen; 2º, Leclerc; 3º, Hamilton; 4º, Pérez; 5º, Sainz; 6º, Russell; 7º, Norris; 8º, Ocon; 9º, Ricciardo e 10º, Vettel.

Na volta 46, Pérez ultrapassou novamente Hamilton e foi para a 3ª posição. Pérez estava quase 8 segundos atrás de Leclerc e, quem chegasse na frente, seria o vice-campeão da temporada. Na volta 49, Stroll passou Vettel, indo para a 10ª colocação. Na volta 51, Stroll ultrapassou Ric ciardo e assumiu o 9º lugar. Na volta 56, Hamilton perdeu rendi mento e ficou lento na pista, foi para o box e abandonou a prova.

Na última volta, a diferença de Pérez para Leclerc era de ape nas 1,9 segundo, mas Pérez não conseguiu alcançá-lo e Leclerc, que chegou em segundo, com 1,3 segundo de vantagem, foi o vice-campeão da temporada.

Norris fez a volta mais rápida da corrida com o tempo de 1:28.391 e a velocidade média de 215,085 km/h. Vettel foi escolhido o pilo to do dia.

Final de prova, Verstappen foi o vencedor; em 2º lugar, che gou Leclerc; em 3º, Pérez; em 4º, Sainz; em 5º, Russell; em 6º, Norris; em 7º, Ocon; em 8º, Stroll; em 9º, Ricciardo e em 10º, Vettel. Em 11º lugar, chegou Tsunoda; em 12º, Guanyu; em 13º, Albon; em 14º, Gasly; em 15º, Bottas; em 16º, Schumacher e em 17º lugar, Magnussen. Latifi, Alonso e Hamilton não completaram a corrida.

Com este resultado, Max Versta ppen alcançou a sua 15ª vitória

neste ano, batendo o recorde de conquistas em uma temporada. Com 35 vitórias na Fórmula 1, ele é o 6º piloto mais vitorioso da categoria, ficando atrás de Lewis Hamilton, Michael Schumacher, Sebastian Vettel, Alain Prost e Ayrton Senna, nesta ordem de crescente. Fernando Alonso ba teu o recorde nesta temporada de maior participação em corridas de Fórmula 1, foram 356 Grandes Prêmios. Hamilton teve uma tem porada para ser esquecida,pela primeira vez na sua carreira na Fórmula 1, ele não ganhou uma corrida ou sequer fez uma pole position, menos mal, conseguiu chegar 5 vezes em 2º lugar neste ano. Russell, o seu companheiro de equipe, teve o desempenho mais equilibrado do grid, termi nou entre os cinco primeiros colo cados em 19 das 22 corridas deste ano. Ao final da temporada, Rus sell ficou em 4º e Hamilton em 6º lugar no campeonato.

Com a última prova do ano concluída, a classificação do campeo nato ao término da temporada 2022 ficou: Classificação do campeonato mundial de pilotos: 1º Max Verstappen Red Bull 454 pontos 2º Charles Leclerc Ferrari 308 pontos 3º Sérgio Pérez Red Bull 305 pontos 4º George Russell Mercedes 275 pontos 5º Carlos Sainz Ferrari 246 pontos 6º Lewis Hamilton Mercedes 240 pontos 7º Lando Norris McLaren 122 pontos 8º EstebanOcon Alpine 92 pontos 9º Fernando Alonso Alpine 81 pontos 10º ValtteriBottas Alfa Romeo 49 pontos 11º Daniel Ricciardo McLaren 37 pontos 12º Sebastian Vettel Aston Mar tin 37 pontos 13º Kevin Magnussen Haas 25 pontos 14º Pierre Gasly AlphaTauri 23 pontos 15º Lance Stroll Aston Mar tin 18 pontos 16º Mick Schumacher Haas 12 pontos 17º YukiTsunoda AlphaTauri 12 pontos 18º ZhouGuanyu Alfa Romeo 6 pontos 19º Alexander Albon Williams 4 pontos 20º Nicholas Latifi Williams 2 pontos 21º Nyck De Vries Williams 2 pontos (1 corrida) 22º Nico Hulkenberg Aston Mar tin 0 pontos (2 corridas) Classificação do campeonato mundial de construtores: 1º Red Bull 759 pontos 2º Ferrari 554 pontos 3º Mercedes 515 pontos 4º Alpine 173 pontos 5º McLaren 159 pontos 6º Alfa Romeo 55 pontos 7º Aston Martin 55 pontos 8º Haas 37 pontos 9º AlphaTauri 35 pontos 10º Williams 8 pontos Revezamento na vice-lideran ça do campeonato Final da etapa Piloto 1 Charles Leclerc 8 Sérgio Pérez 11 Charles Leclerc 14 Sérgio Pérez 15 Charles Leclerc / Sérgio Pérez 16 Charles Leclerc 18 Sérgio Pérez 19 Charles Leclerc 20 Sérgio Pérez 21 Charles Leclerc / Sérgio Pérez 22 (Vice-cam peonato) Charles Leclerc
11 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
Leclerc, por 1,3 segundo na frente
Sérgio
tornou-se o vice-campeão
Max Verstappen
@rodrigovianarodrigoviana
Charles
de
Pérez,
em 1º e Sérgio Pérez em 3º, na corrida e na temporada 2022. Red Bull foi campeã de construtores.
Resultado: Charles Leclerc X Sérgio Pérez Temporada 2022 Charles Leclerc Sérgio Pérez Vitórias 3 2 2º lugar 5 7 3º lugar 3 2 4º lugar 3 4 5º lugar 1 2 6º lugar 4 1 7º lugar 1 Não terminou 3 3 Pole position 9 1 Melhor volta 3 3 Pontos no campeonato 308 305 Relação de Equipes e Pilotos para a Temporada 2023 Equipe Piloto Piloto Red Bull Max Verstappen Sérgio Pérez Ferrari Charles Leclerc Carlos Sainz McLaren Lando Norris Entra: Oscar Piastri (era piloto reserva da Alpine) Sai: Daniel Ricciardo (será piloto reserva da Red Bull) Alpine Entra: Pierre Gasly (era piloto da Al phaTauri) Sai: Fernando Alonso (foi para Aston Martin) EstebanOcon AlphaTauri Entra: Nyck de Vries (era piloto reserva da Mercedes) Sai: Pierre Gasly (foi para Alpine) YukiTsunoda Aston Martin Entra: Fernando Alonso (era da Alpine) Sai: Sebastian Vettel (aposentou) Lance Stroll Haas Entra: Nico Hulkenberg (retorna à F1) Sai: Mick Schumacher Kevin Magnussen Mercedes Lewis Hamilton George Russell Williams Alexander Albon Entra: Logan Sargeant (era da F2) Sai: Nicholas Latifi Alfa Romeo ValtteriBottas ZhouGuanyu Charles Leclerc chegou em 2º na corrida
comemorou
Verstappen comemorou a sua 15ª vitória no ano, um recorde para uma temporada. Na equipe Mercedes, George Russell terminou o campeonato em 4º e Lewis Hamilton em 6º. Sérgio Pérez, chegou 1,3 segundo atrás de Charles Leclerc, perdendo o 2º lugar na prova e na temporada. Max Verstappen comemorando a vitória do GP de Abu Dhabi e da temporada 2022. Mais uma prova emocionante para fechar o calendário 2022. Sérgio Pérez e Charles Leclerc alternaram 9 vezes na viceliderança do campeonato. Lewis Hamilton não conseguiu vencer uma corrida sequer neste ano e terminou o campeonato atrás do seu colega de equipe. Foi a prova de despedida do tetracampeão Sebastian Vettel da Fórmula 1. Fotos: f1.com GP de Abu Dhabi
e
o seu vice-campeonato da temporada 2022. Max

Mara Rúbia e suas jóias eternas

Tudo perfeito e de extremo bom gosto. Achei o máximo a ideia de usar uma lanterna durante o desfile, que além de valorizar as peças, trouxe uma originalidade inusitada. A nova coleção está muito sofisticada. Muitas pedras, cores e estilos. E pra quem não abre mão de peças clássicas, Mara mostrou que entende mesmo da coisa. A eter nidade das jóias é algo mesmo fascinante!

Mara é uma mulher cheia de sonhos, batalhadora e extremamente resiliente. Ama o que faz, portanto trabalha com muito entusiasmo. Definitivamente, uma grande mulher! Viva Mara Rúbia e seu extremo bom gosto! Não poderia faltar um close com a anfitriã da noite, Mara Rúbia.

12 PÁGINA 04 A 10 DE DEZEMBRO DE 2022
Fotos: Gabriel Trindade Mara Rúbia reuniu um belíssimo time de mulheres inspiradoras para apresentar sua coleção e brindar o exce lente momento profissional. A designer de jóias apostou em um longo vermelho elegantérrimo, e claro, jóias escandalosamente lindas. O restaurante Romano foi o cenário dessa noite tão especial. A querida Rafaela Venâncio prestigiou a noite Karla Bernardes, uma gata! Paula Marsicano estava um arraso! Renata Vilaça chegou tombando. Que mulher linda! Eliane Brasil sempre ilumina o ambiente! Fernanda e Mayra Vilas Novas, donas de um bom gosto sem igual Martha Henriques e Cláudia Simoni Aguiar, muito queridas! Com o marido, Luís Cláudio Siqueira, seu grande incentivador e as filhas

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.