Jornal Terceira Via - edição nº 312

Page 1

Campistas

Clima da competição já pode ser visto nas ruas da cidade

Um local que cultiva a

de festejar a Copa do Mundo é a rua Princesa Isabel, no bairro

em Campos. Há duas décadas os moradores e comer ciantes do local se reúnem para promover uma grande festa em dias de jogos do Brasil. No decorrer dos anos, a celebração foi ficando cada vez mais movi mentada e chamando a atenção da população. Os trabalhos para a Copa de 2022 já tiveram início, com a pintura de muros e de meios-fios, a colocação de fitas verdes e amarelas ao longo da via e a instalação de iluminação especial. A Copa do Mundo no Qatar, país localizado no Oriente Médio, promete, mais uma vez, um espetáculo esportivo que joga com a paixão dos brasileiros pela bola e a esperança na conquista do hexacampeonato. PÁGINA 03

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 312 CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022
O evento, para convidados, acontece no Teatro Municipal Trianon, no dia 29 de
de ano
Terceira Via CAPA DO CLUB Foto: Divulgação CDL faz mutirão para limpar nomes PÁGINA 06 Objetivo é recuperar consumidores para o Natal
Matheus se formou em Direito pela Candido Mendes e se es pecializou em Direito de Família e Sucessões e em Direito Civil e Processo Civil. Atualmente, é mestrando em Planejamento Regional e Gestão. PÁGINA 09
já se preparam para Copa do Mundo
novembro Ivan Lins é o nome confirmado para o show de fim
do
ENTREVISTA
Advogado
Matheus Alves
Carlos Grevi
Foto:
Alerta para envelhecimento dos dentes Mariana Estefan fala sobre hábitos prejudiciais PÁGINA 11 Foto: Arquivo Pessoal Foto: Silvana Rust Foto: Luiz Carlos Pereira/Divulgação
tradição
IPS,
PATROCÍNIOS

Campos se prepara para a Copa do Mundo

Fãs, comércio e ruas já estão no clima do Mundial

A Copa do Mundo, que começa no dia 20 de novembro, no Qatar, país localizado no Oriente Médio, promete, mais uma vez, um es petáculo esportivo que joga com a paixão dos brasileiros pela bola e a esperança na conquista do hexacampeonato. Além de reunir os melhores jogadores de todo o mundo dentro e fora do campo, a Copa tradicionalmente aguça a criatividade da torcida, movi menta pontos de exibição de jogos e movimenta o comércio, com a venda de camisas e artigos de decoração. Em Campos, não é diferente. À medida que o torneio se aproxima, torcedores e lojistas aceleram os preparativos para o Mundial.

Granger Ferreira é jornalista esportivo, mas, antes de tudo, um torcedor de longa data da seleção brasileira de futebol, daqueles que se paramentam, decoram a casa e juntam a famí lia e os amigos para assistir aos jogos. Uma preparação que ele começa agora para a Copa do Qatar. Questionado, Granger ga rante que o fascínio pela camisa canarinho vem da infância.

“Minha ligação com o esporte começou desde muito peque no, quando morava em Niterói, e percebia que um evento espe cífico, a Copa do Mundo, fazia as pessoas saírem de suas roti nas. As ruas, que normalmente são utilizadas somente pelos carros, passavam a receber as pessoas, ganhavam pinturas no asfalto e fitas nas cores da ban deira no alto dos postes. Tudo fruto de uma reunião de adultos e crianças que buscavam enfei tar o ambiente. Esse sentimen to de euforia me motivou e pas sei não somente acompanhar a Copa, mas todas as demais atividades da seleção”, explica.

Granger acrescenta que o tor neio é uma época de união da população, o que, de acordo com o jornalista, não é muito comum atualmente “As festas, em geral, são válvulas de esca pe para o dia a dia. Mas a Copa acaba colocando no brasileiro o sentimento de que podemos ser melhores do que o restante do mundo em algo. O Brasil que dá certo e que queríamos ver em outros setores, deixa o torcedor com orgulho e serve, também, para uma renovação de identi dade nacional. Somos um país extremamente grande e que, por isso, muitas vezes, mantém partes de sua população distan tes umas das outras. O futebol nos une e nos lembra que nossa realidade não se resume à cida de ou ao estado em que vive mos. Pertencemos a algo maior, a uma nação”, elabora.

Princesa Isabel mantém a tra dição de pintar ruas

Um local que cultiva a tradição de festejar a Copa do Mundo é

a rua Princesa Isabel, no bairro IPS, em Campos. Há duas décadas os mo radores e comerciantes do local se reúnem para promover uma grande festa em dias de jogos do Brasil. No decorrer dos anos, a celebração foi ficando cada vez mais movimentada e chamando a atenção da população.

Os trabalhos para a Copa de 2022 já ti veram início, com a pintura de muros e de meios-fios, a colocação de fitas verdes e amarelas ao longo da via e a instalação de iluminação especial.

O morador Luiz Carlos Ferreira é um dos organizadores da festa. Ele res salta que a maior preocupação é ga rantir a segurança dos torcedores.

“Teremos cinco torres de segurança ao longo da rua, 12 câmeras insta ladas especialmente para o evento, além dos equipamentos já existentes nos comércios. A rua será fechada e todas as pessoas serão revistadas antes de entrar. Não será permitida a utilização de garrafas de vidro”, ex plicou o organizador, ressaltando que a Polícia Militar e a Guarda Municipal estarão presentes.

A expectativa é de que até 15 mil pessoas compareçam à Princesa Isabel nos dias de jogo da seleção brasileira. Para animar o evento, foram contratadas bandas como os grupos de pagode Pique Novo, que toca no dia 24, e Sem Resenha, atração do dia 28.

A estrutura que está sendo prepa rada vai contar, ainda, com posto de saúde e banheiros químicos.

Comércio campista turbina pre parativos Andando pelo centro de Campos, já é possível respirar o famoso clima de Copa, com o comércio começando a mostrar as cores da seleção brasileira. A reportagem do Jornal Terceira Via conversou com Tiago Moreira, proprietário de uma loja de artigos de festa, que aposta na venda de acessórios personalizados com a temática do Mundial.

De acordo com Tiago, a expectati va de seus clientes para a Copa do Catar tem sido maior do que em

relação à competição na Rússia, em 2018. “Em 2022, sinto a popu lação mais animada em relação à seleção brasileira. Em 2018, tinha todo o desânimo por causa da der rota por 7 a 1 que o Brasil sofreu em casa para a Alemanha quatro anos antes. Na época, até deu um movimento bom no comércio, mas acho que poderia ter sido me lhor, ainda mais se a gente passas se de fase. Mas, fomos eliminados nas quartas, muito cedo”, explica o comerciante.

O empresário revela que o item mais vendido em sua loja é o con junto contendo corneta e chapéu e personalizados. A bandeira do Brasil, segundo Tiago, é outro item muito requisitado. Ele afirma, no entanto, que torcer em 2022 está mais caro que em 2018, em decor rência dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus na economia global e na cadeia mun dial de logística, que afetaram os preços dos fretes internacionais. “Os preços dos produtos subiram

cerca de 60%. A maioria dos itens que vendemos é importada e, no pós-pandemia, o frete internacio nal ficou muito caro, subiu 15 ve zes, se compararmos com antes. Tem material que nem trazemos mais porque não compensa, as mercadorias baratas por exem plo”, conclui.

Camisas de jogo da seleção brasi leira também podem ser encon tradas em quantidade em lojas de roupa e de artigos esportivos.

Apostando em preços mais atrati vos do que os praticados por sites de grandes distribuidoras, lojistas expõem as “amarelinhas” nas vitri nes e afirmam que a procura está grande.

“Estamos vendendo bem tanto as camisas de jogo quanto as de via gem. O pessoal está se antecipan do em 2022”, diz Josevaldo Carva lho, proprietário de duas lojas no Centro de Campos. Ele afirma que ainda é cedo para traçar compara ção com 2018, mas acredita que o movimento deve crescer quando os jogos tiverem início. “Não dá para comparar ainda com a Copa da Rússia pois ainda não começou a Copa. O movimento costuma au mentar às vésperas das partidas”.

Turismo tem muitas consultas, mas ainda não decola Além dos preparativos nas casas e nas ruas, muitos torcedores viajam para assistir aos jogos da Copa. Agências de turismo de Campos vêm tendo dificuldade de vender pacotes para o torneio do Catar. Agentes de viagens contam que até houve procura, mas os conta tos não se converteram em venda de pacotes. Entre as razões elenca das estão o alto valor da viagem, a falta de vagas em voos e na rede hoteleira e o temor a respeito dos desdobramentos da pandemia.

O turismólogo Antônio Fidélis diz que recebeu apenas consultas. “Tivemos algumas pessoas que demonstraram vontade de viajar para ver o Mundial de Futebol ao vivo, mas não fechamos nenhum contrato”, diz.

O empresário Rildo Júnior, dono de uma agência de turismo, tam bém foi procurado por torcedores, que acabaram não concretizando a compra. “Creio que o alto valor da viagem não animou algumas pessoas em irem para o Catar.

Outro dado é que, nos últimos dias, também não tem vaga nos voos nem hotéis. Durante a pan demia houve bastante procura na agência. Entretanto, creio que a incerteza sobre a doença, se iria perdurar, se as viagens estariam ou não liberadas, fizeram com que muitas pessoas desistissem de ir para essa Copa”, comenta.

Proprietária de outra agência, a empresária Cecília Manhães afirma que uma regra específica imposta pelo Qatar vinha dificul tando as vendas, mas que ela foi alterada, o que aumenta a expec tativa de uma mudança no cená rio.

“Aqui em Campos tivemos uma boa procura por informações e valores. Porém, vendas concreti zadas mesmo, foram para clientes de fora da cidade. Creio que, com a mudança nas regras, em que foi permitido que torcedores sem in gressos possam entrar no país a partir de 2 de dezembro, aumenta rá o interesse dos turistas brasilei ros pela Copa do Mundo”, diz.

Álbum da Copa: após corrida às bancas, movimento diminui O álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo de 2022 se tornou um fenômeno de vendas em diver sas partes do mundo. Em Campos, o hobby atrai pessoas de todas as idades, que promoveram uma verdadeira corrida aos pontos de venda logo após o lançamento, em agosto. Três meses depois, no entanto, a procura já não é mais a mesma, garante Gabriela Santos, que trabalha em uma banca no centro da cidade.

“Logo quando saiu o álbum, as vendas eram altas. Chegamos a vender 300 pacotinhos por sema na e o álbum ficou em falta duran te um tempo. Hoje, até vendemos bem, mas o movimento caiu bas tante. O pessoal foca mais na troca de figurinhas”, explica.

Os pacotes contendo cinco cromos custa R$ 4, o dobro do cobrado pelo mesmo produto na edição de 2018 da Copa do Mundo, na Rús sia. O álbum custa R$ 12, contra os R$ 7,90 quatro anos atrás. O álbum da Copa do Catar tem espaço para 670 figurinhas. Para completá-lo é preciso adquirir, no mínimo, 134 pacotinhos, o que equivale a um investimento mínimo de R$ 534.

Brasil na Copa

Buscando o tão sonhado hexa campeonato, a seleção brasileira entra na Copa em alta. Após um ciclo de alto aproveitamento, com 80,6% dos pontos conquistados, a “canário” é considerada uma das favoritas da competição. Desde 2018, foram 37 vitórias, 10 empa tes e somente três derrotas, com 111 gols marcados (uma média de 2,2 por partida) e apenas 19 sofri dos. No torneio do Catar, o Brasil está no grupo de Sérvia, Suíça e Camarões.

03 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022 Especial
Fotos: Silvana Rust / divulgação Princesa Isabel respirando Copa | Grupo de torcedores começou a pintar as ruas para entrar no clima da competição Vendedora| Gabriela Santos Empresário | Josevaldo de Carvalho Expectativa | Tiago Moreira Brasil em todos os lugares| O verde e o amarelo começam a tomar conta das ruas Camisas em alta | A “amarelinha” está sendo bem requisitada nos comércios Torcedor | Granger Ferreira

AloysioBalbi

Vinícola em São Fidélis, com tudo importado da França, está pronta para as primeiras safras de seus vinhos

Já está pronta para a primeira safra de seus vinhos a Vinícola Abreu, na área de serra de São Fidélis. Tudo foi importado da França, inclusive as sementes dos dois tipos de uvas plantadas. Uma mega casa foi construída para degustação. É mais um projeto do em presário Renato Abreu, que também está montando o Museu do Açúcar e da Música Popular Brasileira em Pureza, distrito fidelense. Para o museu da música, foi comprado o piano da princesa Isabel e, para o do Açúcar, foram arrematados recentemente pertences do Barão de São Fidélis em um leilão virtual.

Festival de Gastronomia acontece em Campos de 16 a 27 deste mês

Nesta e na próxima semana, ou seja, de 16 a 27, vai rolar o 4° Festi val de Gastronomia de Campos, com cada restaurante produzindo um prato exclusivo, que terá um preço único de R$ 42,90. O setor de bares e restaurantes foi o primeiro a sentir os efeitos da pande mia e agora começa a respirar. É hora de prestigiar.

Peça que julga Lúcifer faz sucesso no Teatro de Bolso e plateia pede bis

Estreou com sucesso o es petáculo “O julgamento de Lúcifer”, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, em Campos. Com texto de Adriano Moura e dire ção de Fernando Rossi, a peça tem no elenco Lucas Machado, Raquel Fernan des, Luciana Rossi, Pedro Fagundes, Alexandre Fer ram, Rodrigo Mendes e Beatriz Agra, com iluminação de Fabrício Simões, sonoplastia de Nathan Silva e figurino de Ingrid Ribeiro. O pessoal está pedindo bis.

Grande empresa compra área para oferecer em Campos carros por assinatura

Uma grande em presa de loca ção de veículos acaba de assu mir uma ampla área próxima à Saldanha Mari nho e Conselhei ro Otaviano. Vai operar com sis tema de carros por assinatura. A assinatura de carros ganhou força como tendên cia internacional, sendo considerada uma modalidade irreversível. A empresa fez pesquisa de mercado para implantar o sistema em Campos.

Opinião

Que a Copa unifique o país

Ivan Lins, que fará o show de fim de ano do Sistema de Comu nicação Terceira Via, tem entre suas mais de 400 composições uma feita exatamente para Gal Costa, e que foi gravada por ela. Trata-se da bela “Roda Baiana”. A letra da música diz “Mari nheiro mercante, tá querendo atracar, tá querendo te dar um anel, um turbante, pulseira e colar, e pelo seu remelexo, pelo nó nas cadeiras, quando põe a baiana pra rodar”... e por aí vai. A letra do seu parceiro Vitor Martins é bem inspirada no estilo Dorival Caymmi, e foi desta maneira que Gal, que já é saudade, a gravou. Incrível a discografia do artista que alcançou culturas distintas em quase todo o mundo e diversas gerações. Depois de Tom Jobim, principalmente nos Estados Unidos, Ivan Lins é um dos talentos da música brasileira mais celebrado, em pé de igualdade com Milton Nascimento. Em suma, um artista refe renciado pelo mundo inteiro.

Valéria, a Globeleza, dando o ar de sua graça em Campos

A eterna rainha do carnaval brasileiro, a belíssima Valé ria Valenssa, veio a Campos festejar o evento Mercado Decor, abraçando o amigo Edvar Júnior e o arquiteto Lucas Barbosa, que vai as sinar a decoração do novo apartamento da moça, que agora vai morar de forma solo, depois de anos dividin do o mesmo teto com Hans Donner. Só para lembrar, Valéria era a multada da vi nheta da Globo durante o carnaval, o que lhe rendeu a para sempre denominação de Globeleza.

O metaverso é aqui…

Contagem regressiva para o I Simpósio de Cuidados Paliativos

O delicado tema “Cuidados Paliativos” será discutido em um Fó rum, em Campos, marcado para o dia 16 de novembro de 2022. Uma das organizadoras é a médica paliativista Dra. Maria Aní sia Sepulcri, do Grupo IMNE Oncologia. O assunto é muito mais abrangente do que se pensa e a especialista sabe como ninguém entregar o conhecimento técnico a este respeito e cultivar a sensi bilidade no cuidado ao paciente junto com sua equipe. O Cuidado Paliativo não é só sobre o fim de vida, mas sobre todas as questões pendentes que cercam o paciente quando ele é tratado em todos os aspectos. O Fórum será voltado para profissionais da área, pa cientes e familiares. Nomes como o da Dra. Rafaella Aquino, o ca pelão do Inca, Bruno Oliveira; e o professor Alexandre Silva estão confirmados.

A Nobreza em Exílio – Livro é lançado em Campos

Evandro Monteiro de Barros Júnior lançou o livro “A Nobreza em Exílio – O Direito ao Patrimônio Imaterial Familiar”. A leitura permi te uma viagem cultural no tempo pela ascendência do autor: famí lia Drummond/Monteiro de Barros e a milenar Dinastia de Arpades (fundadora da Hungria), exilada na Escócia, em Portugal e no Bra sil. Segundo o autor, “o livro pode demonstrar que existe ‘Nobreza em Exílio’ no Brasil Republicano, que pode ser transferida, passada a diante ou alimentada por novos membros”.

Campos representada no Congresso Nacional de Hospitais Privados

A direção do Grupo IMNE - Martha Henriques, Gabriela Neves e Laura Dias - está representando Campos e o Hospital Dr. Beda no Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), em São Pau lo, que reúne representantes dos maiores e melhores hospitais do país. Este ano, o evento apresenta discussões que passam pelos aprendizados adquiridos na pandemia e nas mudanças necessá rias para promover um sistema de saúde mais integrado, sustentá vel e que viabilize o acesso qualificado à população.

Ainda sobre o Grupo IMNE

Martha, que foi homenageada com o título “Mulheres de Garra” pela Câmara de Dirigentes Lojistas, semana passada, anunciou publicamente no evento o mais novo empreendimento do Grupo IMNE, o Beda Prime, um novo espaço de saúde privada de Campos que está sendo construído na Conselheiro Otaviano, mesma rua onde o Grupo se instalou há quase 50 anos e se consolidou com a visão e o empenho do fundador Dr. Herbert Sidney Neves. Segun do Martha, o novo espaço chega com uma proposta inovadora. As obras estão em fase final.

Depois das misturas de cores das bandeiras partidárias, co meça a tremular com força uma outra, de duas cores únicas: verde e amarela. Dentro de uma semana começa a Copa do Mundo do Qatar, no Oriente Médio, e Campos, a exemplo de todo o país, já está pronta para a grande festa do futebol. A esperança de um título inédito, o hexacampeonato fará com que, no curso da competição, o Brasil mude seus hábitos, com repartições públicas, Judiciário e bancos liberando fun cionários nos horários dos jogos da seleção brasileira, a única pentacampeã do mundo.

O comércio, desde o início do mês, vem positivando em ter mos de venda de camisas da seleção, tecidos verdes e amare los, cornetas, tintas e tudo que possa ser usado como símbolo de torcida e de torcedores.

Se, para o mundo, o Brasil é um dos favoritos, imaginem para nós. Somos a única seleção presente em todas as Copas do Mundo e a ter cinco títulos mundiais. Um detalhe: dois cam pistas, Didi (1958) e Amarildo (1962), foram fundamentais para a conquista do então bi-campeonato.

Como se diz na gíria, em caso de vitórias, vai rolar a festa. E dois tradicionais pontos de concentração de torcedores, as avenidas Princesa Isabel e Pelinca receberão reforço de poli ciamento rigoroso.

Em um ano marcado pela mais difícil disputa eleitoral da his tória da política contemporânea do país, quando se apontou como prioridade a unificação do país, a Copa do Mundo pa rece uma boa chance para iniciar esse processo. Que a Copa seja o começo.

O termo metaverso não é novo, mas ganhou amplitude mundial quando o Facebook, gigante tecnológica, mu dou o seu nome para Meta, em 2021, e prometeu inves timentos na tecnologia. A partir daí, surgiram muitas especulações sobre o futuro da Internet e das relações considerando a gama de possibilidades que esse mundo virtual paralelo poderia proporcionar. Em 2003, o jogo Se cond Life já permitia a vivência de uma realidade alterna tiva, em que era possível trabalhar, socializar, comprar e vender propriedades, porém, a limitação tecnológica da época precarizava a experiência.

Há alguns anos, essa vivência virtual tem se tornado mais comum. Os mais jovens experimentam, com os games, a vida fictícia alimentada por escolha de avatares, roteiros prévios e informações forjadas para atingirem os seus objetivos e vencerem as competições. No “mundo real”, o fenômeno das bolhas ideológicas tem se revelado um sig nificativo campo de estudos para as realidades paralelas. As clausuras virtuais compostas por grupos fechados de redes sociais, com bombardeio de informações direcio nadas a objetivos específicos premeditados, mostram-se capazes, mesmo fora do mundo virtual, de criar realida

des paralelas incorporadas por todo tipo de pessoas. Nós conhecemos essas pessoas capturadas por essa estra tégia moderna, são nossos pais, tios, primos, amigos que, assim como nos jogos, incorporam avatares e lutam bata lhas pelos objetivos que lhes são concedidos. É um fenôme no potencializado pelas redes sociais que merecem estudos aprofundados. Ontem, testemunhei, numa reunião de uma importante entidade de classe da cidade, um depoimento de uma aparentemente pacata senhora empresária que montou, literalmente, um acampamento de resistência ao que chamava de fraude nas eleições. Dentre os vários argu mentos ilusórios, um chamou a atenção pelo teor escatoló gico. Segundo ela, o presidente da Venezuela, Nicolas Ma duro, havia libertado os prisioneiros do país, que já estavam invadindo o Brasil, pela Região Norte, como consequência dos resultados democráticos das urnas brasileiras.

É um novo cenário. Ainda não sabemos lidar com ele. Trata-se de um vasto campo de estudos que precisamos avançar para compreender e agir. Não é necessário aden trar um mundo virtual para experimentar uma realidade paralela. São os jogos da vida real. O metaverso é aqui!

www.jornalterceiravia.com.br \ jornalterceiravia
Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes
Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47
Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Marcos Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Elton Nunes - Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ
Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo
04 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022
O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Com Girlane Rodrigues Rodrigo Lira - Doutor em política, professor e pesquisador do programa de doutorado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes. “Roda Baiana”, a música feita por Ivan Lins para Gal Costa gravar

2023

O ano que precisa chegar

Talvez tenha sido ingenuidade acreditar que 15 dias depois do resultado da eleição presidencial, o Brasil teria retomado à normalidade, com o presidente Bolsonaro concluindo as ações de seus últimos 45 dias à

frente do Planalto e o presidente-eleito, Lula da Silva, apenas tratando da transição, sem as alfinetadas no governo derrotado – ainda que partam de seus apoiadores. Mas, não é o que se vê. Evidente, certas animosidades não se curam do dia para a noite.

Manifestações pacíficas, “resistência civil”, etc

Cabe confessar a dificuldade de se escrever com dois dias de antecedência antes que o exemplar chegue às ruas, sobre temas que a cada 12 horas mudam. No caso, não é deficiência do jornal ou dinamismo da política. É instabilidade mesmo, que não obstante caminhe para a normalidade, pode, ainda, ter eventos surpreendentes.

As manifestações pacíficas, defronte aos quartéis, daqueles que não concordam com o resultado das eleições, foram chamadas de atos antidemocráticos. Os manifestantes mudaram o nome para ‘resistência civil’ – o que, convenhamos, não cabe. Afinal, as urnas deram o veredito e ponto. Contudo, chamá-los de ‘golpistas’ – como se lê nos destaques

Dólar sobe e Bolsa despenca após discurso de Lula

Na quinta-feira (10), o discurso de Lula repercutiu de forma desfavorável no mercado: o dólar foi a R$ 5,40 e o Ibovespa despencou.

Além de admitir excluir o Bolsa Família do teto de gasto – o que, em tese, pode ser entendido como outra despesa permanente

sem receita correspondente – outra questão mal vista pelo mercado foi a suposta indicação do ex-ministro Guido Mantega para a transição. Alguns especialistas do mercado disseram que o presidente-eleito já estaria errando antes mesmo de assumir.

Questionar resultado não é novidade

Muito se tem falado de resistência ao resultado das eleições, como se fosse alguma novidade. Não é. Em 2014, quando Dilma escondeu a realidade econômica do Brasil para mais um mandato petista, seu adversário, Aécio Neves [de quem ainda não se sabia das transgressões que adiante viriam a público), entrou com N recursos no TSE para cassar o re-

gistro de Dilma e determinar que o então senador assumisse a Presidência.

O principal argumento foi o de que a campanha de Dilma teria sido financiada com dinheiro de corrupção, particularmente recursos desviados da Petrobras. A alegação não convenceu o TSE. Dilma foi empossada e mais tarde sofreu impeachment.

Contudo, não explicam que Bolsonaro – ainda que apático – demonstre estar distante do leme do qual tem a obrigação de permanecer até o último dia do mandato que o povo lhe conferiu.

Por outro lado, será que a transição está

dos grandes veículos de comunicação do país – também não cabe.

Constituição – Lembrando que o preâmbulo da Constituição de 1988 diz “(...) promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil”, no Art 5º (Dos Direitos e Garantias Fundamentais) o inciso IV assegura “é livre

a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. E o inciso IX diz ser “livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença”.

Além disso, este direito também é garantido pelo art. 220 da Lei Maior, que dispõe: “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob

qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”.

Salta claro, portanto, que se está diante de ambiguidades que terão que ser enfrentadas no menor tempo possível. Afinal, desprezar o cenário confuso e incerto, é fingir não enxergar um palmo à frente da face.

O Ministério da Defesa divulgou no meio da semana relatório sobre o sistema de votação eletrônica no qual não apontou nenhuma inconformidade nas urnas. Contudo, levantou inconsistências que podem ocorrer, mas que não puderam ser verificados por dificuldades ao acesso ao código-fonte.

O presidente-eleito Lula da Silva não perdeu tempo: conforme divulgou o Estadão, disse que Bolsonaro humilhou as Forças Armadas;

comparou o presidente ao ditador Saddam Hussein e pediu que as pessoas acampadas nos quartéis voltem para casa.

O resultado da autoria gerou distorções e no dia seguinte (10), a Defesa veio a público para enfatizar que o relatório das Forças Armadas não exclui possibilidade de fraude ou inconsistência nas urnas.

E acrescentou: “Não é possível assegurar que os programas que

Relatório das Forças Armadas não vê fraudes, mas observa inconsistências Recado em nota mais incisiva

Na sexta (11), os Chefes de Exército, Marinha e Aeronáutica divulgaram nova nota em que reafirmam o compromisso com harmonia política e social, defendendo a liberdade de manifestação. A nota critica, ainda, eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos, tanto quanto excessos que

possam ser cometidos em manifestações. Afirma, também, que as “autoridades da República” devem estar atentas “a todas as demandas legais e legítimas da população”.

Num dos trechos da nota intitulada “Às instituições e ao Povo Brasileiro”, lê-se: “Não constitui crime

foram executados nas urnas eletrônicas estão livres de inserções maliciosas que alterem o seu funcionamento”

O que disse Mourão – Em seu Twitter, o vice-presidente e senador-eleito, Hamilton Mourão, declarou que ‘“de uma eleição em que os meios se impuseram aos fins não há o que comemorar, apenas lições e responsabilidades a assumir” –concluiu, sem detalhar o que quis dizer com a frase.

[…] a manifestação crítica aos poderes constitucionais nem a atividade jornalística ou a reivindicação de direitos e garantias constitucionais, por meio de passeatas, de reuniões, de greves, de aglomerações ou de qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais”.

13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022 05 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022
transcorrendo de forma comedida, respeitando certas fronteiras, ou alguns dos vitoriosos agem como já fossem governo, avançando sinais? Ou esses episódios – mesmo que isolados e sem a participação de Lula – não configuram atitudes antidemocráticas?

Campos

Endividamento atinge quase 50 mil campistas

Inadimplência no comércio ultrapassam R$ 20 milhões e feirão limpa nome foi a solução para recuperar crédito

Em 2022, o endividamento no Brasil bateu recorde e alcançou o maior índice em 12 anos, atingindo 79,3% das famílias, de acordo com a Confederação Nacional do Co mércio de Bens, Serviços e Turis mo (CNC). Em Campos, a situação não é diferente. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), atualmente, o município tem 48.393 pessoas físicas regis tradas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o que representa R$ 20.691.538,44 em dívidas acumu ladas nos últimos cinco anos. De semprego em alta, inflação de dois dígitos e pandemia são fatores apontados por especialistas como responsáveis para formar o “cená rio perfeito” para a inadimplência

das famílias. Na última semana, um mutirão limpa nome deu a oportunidade para que campistas com nomes negativados voltem a consumir em datas consideradas importantes para o setor varejista, como a Black Friday e o Natal.

Para a autônoma Jéssica Rodri gues dos Santos, a pandemia foi um período de dificuldade. Ela perdeu o emprego e acumulou dívidas. “Gosto de pagar minhas coisas em dia. Tenho três filhos e cuido deles sozinha, com a ajuda dos meus pais. Então, o acúmulo de dívidas foi por falta do trabalho. Eu trabalhava de carteira assina da, depois passei para trabalho in termitente. Tive que vender doces

na rua e só agora consegui juntar dinheiro para pagar duas dívidas. Ainda falta o restante, mas, graças a Deus, eu consegui esse empre go”, disse Jéssica, que negociou suas dívidas no mutirão.

Viviane Pereira é autônoma e tam bém acumulou dívidas por causa do cenário econômico desfavo rável no país, nos últimos anos. “Trabalho com doces e, com o au mento do açúcar e do leite, ficou inviável trabalhar. O aumento dos preços no supermercado atrapa lhou bastante e nós acabamos tendo que priorizar alimentação, água, luz e aí, o nome, através do qual temos a oportunidade de comprar no comércio, acabou

ficando sujo”, ressaltou ela, que pagou o débito graças à renego ciação das dívidas e, em cinco dias, estará apta a comprar.

Endividamento

Desvalorização do real, inflação, desemprego e até o baixo desem penho do Produto Interno Bruto (PIB) são alguns dos motivos elen cados pelo economista Alexandre Delvaux para o endividamento do brasileiro.

“A causa disso é a perda de valor da moeda; a inflação, que tem cresci do nos últimos anos; o desempre go, que é um problema recorrente, embora nos últimos meses a taxa tenha caído um pouco; a queda da renda média da população e a re dução do nível da atividade econô mica, ou seja, o baixo crescimento do PIB. Tudo isso faz com que as famílias tenham dificuldades para receber ou manter seus rendimen tos e pagar suas contas”.

Alexandre destaca que o endivida mento no país vem crescendo. “As famílias têm dificuldade para man ter o padrão, estão com parte dos seus rendimentos comprometidos

com dívidas antigas, relacionadas a cartão, crédito consignado, carnê de loja, contas, escola. Elas estão enfrentando dificuldades e isso cria um problema secundário. Mesmo as que não têm dívidas vencidas, têm menor capacidade de consu mir, porque parte dos seus rendi mentos estão comprometidos com as contas a vencer”, pontua ele, que acrescenta que essas famílias deixam de comprar, o que põe em risco muitos postos de trabalho. Para o economista, a solução vem do regramento. “As famílias que têm dívidas vencidas têm que pa gar, porque elas custam caro. O primeiro passo é tentar resolver o problema da inadimplência. O segundo é diminuir o endivida mento. Isso significa abrir mão de consumo e gastos que vão com prometer os rendimentos futuros”.

Mutirão E, para recuperar o poder de con sumo desses campistas, o “Muti rão Campos Limpa Nome” foi rea lizado nos dias 9 e 10 de novembro,

no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro. A iniciativa foi da CDL Jovem, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvol vimento Econômico e Turismo e a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). A meta da ação foi liberar créditos e movi mentar o comércio.

“Observamos que são quase 50 mil CPFs negativados na cidade, o que significa cerca de R$ 20,6 milhões em dívidas no nosso comércio. Isso sem contar os débitos com as concessionárias Águas do Paraíba e Enel, operadoras de telefonia, rede bancária e de crédito. Se levarmos isso em consideração, o número de negativados é ainda maior. Anali sando esses dados e vendo a proxi midade com Black Friday, do Natal e da Copa, nós identificamos que seria uma data interessante para um movimento como esse, para re ativar o crédito do consumidor e ele poder continuar consumindo ou, quem sabe, entrar em 2023 com o nome limpo”, comentou o presi dente da CDL Jovem, Arthur Sá.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA

O Presidente da ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DA CODIN E GUARUS DE CAMPOS DOS GOY TACAZES (AIC), convoca as empresas associadas a se fazerem presentes por seus represen tantes legais ou procuradores habilitados à ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDI NÁRIA a se realizar no dia 28 de novembro de 2022, às 17 horas em primeira convocação e às 17;30 h em segunda convocação, na sede da Firjan , Rua Bruno de Azevedo 37 – Pq Jardim Maria Queiroz, nesta cidade, nos termos dos artigos 25 do Estatuto , para a seguinte ordem do dia:

1 – Eleição e posse da Diretoria para o biênio 2022/2024;

2 – Eleição e posse do Conselho Fiscal para o biênio 2022/2024;

3 – Exame e votação dos relatórios da Diretoria e do Conselho Fiscal; 4 – Apresentação e deliberação do plano de trabalho para o período 2022/2024; 5 – Assuntos gerais.

O prazo para registro de chapas é de até 10 dias contados da publicação do Edital e eventuais impugnações serão analisadas e decididas pela Assembléia.

Campos dos Goytacazes (RJ), 13 de novembro de 2022.

MATHEUS DE ANDRADE TAVARES CARVALHO, Presidente do Conselho De liberativo do Automóvel Clube Fluminense, no uso de suas atribuições es tatutárias, CONVOCA os membros do Conselho Deliberativo para Reunião Ordinária a realizar-se no dia 05 de dezembro de 2022, segunda-feira,em sua sede situada na Rua Siqueira Campos, 128/136, Centro, Campos dos Goytacazes-RJ, às 18h30min em primeira convocação e às 19:30 horas em segunda e última convocação, para a seguinte ordem do dia: a) Eleição do Presidente e Vice-presidente da Associação; b) Eleição do Conselho Fis cal e dos seus suplentes (art.57, I, alínea “a” do Estatuto).

Participarão do processo eleitoral os candidatos que registrarem suas cha pas mediante requerimento, subscrito por todos os integrantes, dirigido ao Presidente do Conselho Deliberativo e protocolado na secretaria do clube. Do requerimento de inscrição da chapa deverão constar: nominada completa da chapa, indicação do cargo ao qual concorrerá cada candidato e número de inscrição. As chapas deverão se inscrever até as 18h do dia 30 de novembro de 2022, quarta-feira.

Campos dos Goytacazes, 04 de novembro de 2022

Matheus de Andrade Tavares Carvalho -Presidente do Conselho Deliberativo-

06 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022
Silvana Rust
Fotos:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO Automóvel Clube Fluminense CNPJ/MF nº 28.976.165/0001-12
Feirão | Campistas puderam renegociar suas dívidas na semana passada Oportunidade | “Limpa Nome” aconteceu no Calçadão da área central

Destaque

Águas do Paraíba e prefeitura de Campos recebem prêmio de saneamento

Águas do Paraíba e a prefeitura de Campos dos Goytacazes recebe ram, na última quinta-feira (10), em São Paulo, o prêmio “Casos de Su cesso em Saneamento”, promovi do pelo Instituto Trata Brasil 2022.

O diretor da concessionária, Juscé lio Azevedo, e o prefeito de Cam pos, Wladimir Garotinho, participa ram da solenidade, que aconteceu na Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a presença de representantes do setor de saneamento. Campos está entre as cidades contempla das pelo prêmio Casos de Sucesso & Inovação e Tecnologia, na cate goria Esgotamento Sanitário, que avaliou os 100 maiores municípios brasileiros presentes no ranking do Saneamento.

Na premiação, o Instituto Trata Brasil destacou que o maior muni cípio do Estado do Rio de Janeiro está entre as três cidades do país que mais evoluíram em sanea mento básico, tanto no tratamen to quanto na coleta, cujo indicador saltou de 54,36% em 2011 para 84,26% em 2020. Acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oli veira, Wladimir informou que em dois anos de gestão investiu R$ 65 milhões em saneamento, e que para 2023 serão investidos mais R$ 40 milhões em obras de infraestru tura e proteção social. Wladimir lembrou que o prêmio também é resultado dos investimentos rea

lizados pela ex-prefeita Rosinha Garotinho.

“Ganhar prêmios é sempre um de safio e estar entre os 3 melhores dentre os mais 5.550 municípios do país é extraordinário. Obriga do a todos que de alguma forma contribuíram para este momento”, disse o prefeito.

Wladimir pontuou ainda que “isto é fruto de um planejamento e re ceber este prêmio é motivo de muito orgulho porque tudo isso começou em 2009 com a minha mãe, a então prefeita Rosinha Garotinho. Foram investimentos tanto da Prefeitura quanto da concessionária Águas do Paraí ba. Naquela época, Rosinha criou um grande programa habitacio nal, com construção de quase 10 mil casas populares, com total infraestrutura necessária de sa neamento básico. Também foi im plantado o projeto Bairro Legal, em várias áreas da cidade, onde não havia infraestrutura e, em parceria com a concessionária, a Prefeitura realizou as obras ne cessárias. Em Guarus, foi executa do o projeto ‘Guarus 100% Esgoto Tratado’, atendendo a parte mais humilde da cidade. Com isso, Campos hoje pode comemorar, pois 98% da população tem água tratada e 90% da cidade tem rede coletora de esgoto”, pontuou. Nos primeiros dois anos do Gover

no Wladimir Garotinho, os inves timentos em saneamento, pela empresa concessionária Águas do Paraíba, chegam a R$ 66,5 mi lhões. E em 2023, mais R$ 40 mi lhões serão aplicados, oferecendo à população mais qualidade de vida.

Atualmente, mais de 98% da população campista têm água tratada de qualidade e em quan tidade. A concessionária atende a 102 localidades incluindo toda a zona urbana, distritos e inte rior. Há ainda oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em funcionamento, atendendo a mais de 93% da população, e que transportam os efluentes através de mais de 1.100 quilômetros de redes coletoras e de 264 estações elevatórias.

“Quando Águas do Paraíba ini ciou a operação em Campos dos Goytacazes, no ano de 1999, a re alidade era bem diferente. O abas tecimento de água era feito de for ma intermitente, por bairros. Em relação ao esgoto, a situação era ainda mais crítica. Apenas 30% da população tinham rede coletora e não havia Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A concessioná ria com muito orgulho participou ativamente junto à Prefeitura de Campos desta evolução”, com pleta Juscélio Azevedo, diretor de Águas do Paraíba.

07 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022
Fotos: Divulgação Reconhecimento | Premiação promovida pelo Instituto Trata Brasil aconteceu na FGV, no dia 10 de novembro
INFORME PUBLICITÁRIO

Advogado

A serviço do Direito de Família Matheus Alves

Antes mesmo de se sentar em um banco acadêmico, Matheus Al ves já havia exercido o juízo ao ser convocado para compor tribu nais do júri em processos criminais, aos 19 anos. Hoje, aos 31, é um ativo advogado da área de Família. Nesta entrevista, ele fala sobre sua trajetória profissional e lembra como a experiência como jura do o fez decidir pela carreira profissional no Direito. “Inicialmente, não queria participar do júri. Achava muita responsabilidade para um jovem e pedi dispensa, mas o juiz não deu. Ainda bem! Acabei participando e gostando deste universo jurídico. Foi quando de

cidi fazer a faculdade, um caminho que, na verdade, já estava no meu destino”, conta. Outra inspiração para sua carreira foi o padri nho, Ademir Martins, um renomado e conhecido titular de cartório em Campos.

Matheus se formou em Direito pela Universidade Candido Mendes e se especializou em Direito de Família e Sucessões e em Direito Civil e Processo Civil. Atualmente, é mestrando em Planejamento Regional e Gestão da Cidade e pós-graduando em Direito Médico pela PUC. Também é mentor da OAB Jovem da 12ª Subseção da

OAB/RJ, em Campos. Ainda é membro da diretoria local do Institu to Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), uma entidade nacional sem fins lucrativos, que surgiu em 1997 para divulgar o conheci mento sobre o tema. É uma instituição subdividida em núcleos e que possui unidades em todos os estados do país. Ao Jornal Ter ceira Via, Matheus relembra não só “casos de família”, como ex pande discussões sobre a presença do Direito na vida cotidiana e analisa assuntos que estão sendo avaliados e revistos pelo Supre mo Tribunal Federal (STF).

O Direito vive em permanente transformação, acompanhando as mudanças da sociedade e das dinâmicas da vida. No campo de Família, em especial, não pode mos deixar de citar momentos relevantes, como o divórcio di reto, que extinguiu o tempo de um ano de separação judicial e a discussão sobre culpa no fim da relação, a defesa da Lei Maria da Penha, a coexistência de filiação socioafetiva e biológica, o direi to à alteração do registro civil, o debate sobre a equiparação de cônjuges e companheiros para fins sucessórios, e a valorização do afeto como valor jurídico, dentre muitos outros. O Direito de Família é o próprio exercício da vida, como diz a jurista Gi selda Hironaka. Destaco, ainda, um tema importante que será

discutido pelo Supremo Tribunal Federal provavelmente em 2023: hoje, pessoas com mais de 70 anos têm a obrigação de se ca sar em regime de separação de bens. Embora na época de ela boração do Código Civil o objeti vo fosse evitar o chamado “golpe do baú”, há um entendimento atual de que, na verdade, essa obrigação representa preconcei to aos idosos e uma injusta limi tação da sua autonomia, no que concordo. O STF vai analisar se isso é constitucional ou não.

O Direito é um campo muito vasto e possui muitas especia lidades. Essas especialidades jurídicas se entrelaçam de al guma forma?

Em Direito, tudo é interligado. O Direito de Família, por exem plo, tem forte conexão com o Direito Penal, já que ambos li dam com bens preciosos: a vida e a liberdade das pessoas. Mas também com o Direito Empre sarial, Tributário, Previdenciário, Trabalhista e, destacaria ain da, com a Psicologia. Trazendo um exemplo prático, me vem à mente o famoso “dano moral”. Muitos acreditam que ele está relacionado somente ao Direito do Consumidor, mas não é bem isto. Dependendo da situação, os danos morais podem estar no Direito de Família, como em epi

sódios de abandono afetivo, tanto de pais para filhos como de filhos para pais idosos, casos clássicos de omissão no cuidado. Também são cabíveis na violência domésti ca, já que os danos, em geral, não ficam restritos à questão criminal.

Ainda em situações de falsa impu tação de paternidade, desistência na adoção, alienação parental, fraudes empresariais em caso de divórcio e também em um tema que esteve recentemente na mí dia com grande repercussão, que é o estelionato afetivo. São “gol pes românticos”, em que uma das pessoas adquire vantagens eco nômicas indevidas utilizando de farsa ou manipulação sentimental baseado no abuso de confiança do outro. Embora ainda não exista lei específica sobre isso, vem haven do decisões nesse sentido.

Uma novidade jurídica deste ano foi uma decisão do Supre mo Tribunal Federal (STF) que afastou a cobrança do imposto de renda sobre quem recebe pensão alimentícia. Como você analisa a decisão?

Nessa situação, é claro que quem paga a pensão automaticamente declara o valor e paga o imposto devido. A questão discutida era que quem recebia a pensão tam bém declarava. Ou seja, havia uma bitributação e o imposto era pago duas vezes à Receita. O caso che gou ao STF a partir de uma ação movida pelo Instituto Brasileiro

de Direito de Família e a Suprema Corte entendeu que a cobrança do imposto em cima de quem rece be é inconstitucional. Portanto, a cobrança não pode mais ocorrer. Além disso, quem pagou esse va lor nos últimos cinco anos pode solicitar a restituição da quantia à Receita Federal. Achei muito justo o entendimento do STF, afinal, de volve a dignidade de famílias que eram indevidamente tributadas. É uma vitória de toda a sociedade.

Você faz parte da diretoria do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam) local e também atua como mentor de experiên cias da OAB Jovem. Como são as atividades desses órgãos?

O IBDFAM é uma entidade nacio nal, sem fins lucrativos, que surgiu em 1997 para divulgar o conheci mento sobre o Direito de Família. É subdividido em núcleos e possui unidades em todos os estados da nação, mas não necessariamen te em todas as cidades. Aqui em Campos, por exemplo, o órgão existe desde 2020 e acabou de se expandir para mais de 20 municí pios das regiões Norte e Noroeste Fluminense. É uma força repre sentativa da sociedade no que diz respeito à promoção de estudos e discussões para alavancar o Di reito de Família no âmbito jurídico e também político. O Instituto é formado por advogados, psicólo gos, juízes, promotores de Justiça, defensores e até estudantes para

transformar o pensamento de um Direito condizente com a realida de da vida e que, de fato, abrace todas as famílias. Já a Mentoria de Experiências é voltada à jovem advocacia. Em seis áreas distintas do Direito, buscamos transmitir aos novos colegas conhecimentos práticos sobre a profissão, pro movendo uma visão ampla dos problemas, soluções, dúvidas e anseios que enfrentamos diaria mente, e também estimulando o networking.

A classe dos advogados pode exercer a profissão em qualquer área do Direito ou é permitido apenas atuar em sua área de es pecialização?

O advogado pode atuar em qual quer área, embora eu pense que a especialização seja indispensável. Estou, inclusive, terminando mais uma especialização, agora em Di reito Médico e Bioética. Isso por que, além do fascínio que ambas causam, acredito que o Direito de Família e o Direito Médico são duas áreas que lidam diretamen te com a vida das pessoas. Existe uma máxima de que podemos passar a vida inteira sem preci sar de determinadas áreas, mas o Direito de Família sempre esta rá presente, ainda que você não perceba. Imagine: quem nasce, pode ser que desde logo esteja envolvido em um reconhecimen to de filiação, em uma alteração de registro civil ou mesmo em

alimentos gravídicos, ainda du rante a gestação. E essa mesma pessoa, um dia morre, o que gera os inventários, mas também pode ocasionar um reconhecimento de paternidade ou um divórcio post mortem. O Direito de Família está dentro do Direito Civil, que é um campo amplo, mas é uma área muito sensível e específica. Em Campos, por exemplo, temos va ras especializadas em Direito de Família, mas não é assim em to dos os municípios.

No seu entender, o Direito de Família é a especialidade que requer mais urgência do Judici ário?

É notória a quantidade de ações que hoje tramitam no Judiciário brasileiro, mas, evidentemente, existem assuntos que deman dam urgência. Muitos processos de Família se encaixam nisso. Por exemplo, quando há assun tos voltados a urgências de saú de ou de pensão alimentícia, a tramitação deve ser célere, a fim garantir a sobrevivência de quem está precisando desse tipo de de manda. Também questões que envolvem guarda e regulamen tação de convivência com filhos menores, afinal, são temas que podem influenciar em toda uma dinâmica familiar ou mesmo no desenvolvimento psicológico de uma criança ou adolescente. Em outras áreas do Direito também há estas demandas que neces

sitam de celeridade, como por exemplo, os casos de violência doméstica e aplicação de medi das de urgência. Sempre é bom frisar, porém, que cada caso é um caso.

As redes sociais estão presen tes em tudo na vida. Como elas funcionam no Direito?

As tecnologias e as mídias sociais são recursos que vieram para nunca mais irem embora. Não há como fugir. Essas ferramen tas impactam diariamente o cotidiano de todos nós, e devem ser manuseadas como parte da rotina de qualquer profissional. Busco produzir conteúdo expli cativo útil, por exemplo, mes clando humor e informação, evi dentemente dentro de nossas regras e limites. Utilizo o humor porque, como já dizia Chico Any sio a partir de um pensamento de Freud, “com humor se diz tudo, até a verdade”. Acredito

Por trás de qualquer questão jurídica há pessoas de carne e osso, com sentimentos, anseios, receios e dúvidas

que, por meio das nossas profis sões, podemos ser instrumento de transformações na sociedade e isso passa pela informação cor reta, compreensível e transmiti da de forma leve e descontraída. As mídias digitais e as recentes alterações tecnológicas — como a Lei Geral de Proteção de Dados — são tão importantes que as universidades da região já inclu íram o Direito Digital na grade de disciplinas.

Como acha que será a evolu ção do Direito para as próxi mas décadas?

Vivemos na era da hiperconec tividade. O mundo digital não é coisa do futuro e os impactos das tecnologias sobre o Direito serão diversos. A pandemia, por exem plo, com todas as suas urgências, justificou diversas transforma ções que eram somente planeja mentos e hoje estão em prática. Sem esquecermos, é claro, de que por trás de qualquer ques tão jurídica estão envolvidas pessoas de carne e osso, com sentimentos, anseios, receios e dúvidas. O diálogo, a conciliação e a mediação são importantes aliados na efetividade desse cenário. Portanto, como já vêm fazendo, o Direito e a Justiça pre cisam permanecer antenados com o que está acontecendo na sociedade.

Especialista na área, Matheus Alves destaca o divórcio direto e a Lei Maria da Penha como conquistas
09 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022
O advogado pode atuar em qualquer área, embora eu pense que a especialização seja indispensável
Foto: Carlos Grevi
Que situações você destacaria em que a sociedade mais te nha influenciado no Direito e vice-versa, ao longo do tempo?

Especialista alerta para risco de envelhecimento precoce dos dentes

Saiba o que fazer para mantê-los saudáveis

É comum ouvir que a cárie é a gran de vilã da saúde bucal e que, na idade adulta, a doença periodontal é a principal responsável por pro blemas na boca. Se ensina a esco var bem os dentes e a cuidar das gengivas. Mas, na verdade, há algo mais com que se preocupar: o en velhecimento dos dentes. Trata-se de um processo natural, que ocorre como em todo o restante do corpo, mas para o qual comumente se dá pouca atenção.

A dentista Mariana Estefan explica que o envelhecimento dos dentes caracteriza-se por alterações que podem ser mais ou menos eviden tes conforme a idade avança.

“Muitas pessoas acabam associan do o envelhecimento ao físico, ao rosto, e acabam se esquecendo dos dentes, que passa pelo mesmo processo que todo o restante do corpo”, opina Mariana.

Clinicamente, alguns dos sinais do problema são: desgastes, recessão gengival, hipersensibilidade e ama relamento dos dentes.

“Os sinais do envelhecimento pre coce estão na boca. Um dos prin cipais é a hipersensibilidade. Há desgaste das bordas dos dentes, que vão ficando cada vez mais reti

Maus hábitos | Mariana Estefan explica que o envelhecimento dos dentes também pode ocorrer de forma precoce

nhos e as pontas dos caninos, mais curtas. Com isso, vão ficando cada vez mais sensíveis. Outro sinal é o amarelamento”, enumera.

Envelhecimento precoce Mas, se pessoas mais jovens apre sentam alguns desses sintomas, pode ser um sinal de envelhecimen to precoce dos dentes. O problema pode estar ligado ao consumo de determinados alimentos e bebidas ou da manutenção de hábitos pou co saudáveis.

Atualmente, o estresse e a ansie dade são problemas que afetam boa parcela da população. Em momentos de mais tensão, parte das pessoas podem acabar tencio nando a mandíbula e cerrando os dentes, o que causa desgaste do esmalte e afeta as gengivas, explica

a dentista. “A mudança do hábitos, de padrões de alimentação e esco vação e até mesmo a questão dos hábitos parafuncionais, que podem estar relacionados ao estresse e à ansiedade, como o apertamento dentário e o bruxismo, levam a um envelhecimento precoce dos den tes, não só dos adultos, mas de jo vens e até crianças”, diz.

Influência da alimentação Ainda segundo Mariana, o aumento do consumo de alimentos e bebidas ácidos, como refrigerantes, tem levado pessoas a desenvolverem hipersensibilidade dental.

“Um sorriso perfeito é aquele em que os dentes são íntegros, execu tam sua performance funcional, como a mastigação e a fonética, e harmonizam esteticamente. Os há

bitos alimentares e de higiene são fundamentais para a preservação do sorriso, assim como o controle dos hábitos nocivos, como o bru xismo, onicofagia, mastigação de alimentos muito duros e ingestão de alimentos ácidos”, explica.

Tratamento

A boa notícia é que esse envelhe

cimento não natural dos dentes pode ser evitado, diz a especialista.

De acordo com Mariana, o ideal é vi sitar o dentista no mínimo uma vez a cada seis meses e estar atento aos primeiros sinais do problema é a chave para evitar que ele se agrave.

“Não é possível reverter o envelhe cimento dos dentes, mas consegui mos restaurar e trazer um controle.

É importante o paciente entender o que leva ao envelhecimento. Não adianta tratar, restabelecer a parte desgastada e fazer um protocolo contra a sensibilidade se o pacien te retorna para os maus hábitos. É preciso cuidado com a alimentação e cuidar dos dentes aos primeiros sinais de envelhecimento. A preven ção é de extrema importância”.

SINDICATO DOS PROPAGANDISTAS, PROPAGANDISTAS, VENDEDORES E VENDEDORES DE PRODUTOS FARMACÊUTI COS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES - SINPROCAMPOS

CNPJ: 07.317.220/0001-92

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato dos Propagandistas, Propagandistas, Vendedo res e Vendedores de Produtos Farmacêuticos de Campos dos GoytacazesSINPROCAMPOS, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONVO CAos senhores associados em pleno gozo dos seus direitos sindicais para se reunirem em AGO – Assembleia Geral Ordinária no dia25 de novembro de 2022, às 10:00 h em primeira convocação, com a presença da maioria ab soluta dos associados, e às 10:30h em segunda e última convocação, com qualquer número de presentes, em sua sede situada na Rua Barão da Lagoa Dourada, 480 – Sala 09, Centro, Campos dos Goytacazes-RJ, CEP: 28030-012, para a seguinte Ordem do Dia: 1) Apresentação da proposta da Previsão Or çamentária para o Exercício 2023, para deliberação da Assembleia, com pa recer do Conselho Fiscal; 2) Assuntos Gerais de acordo com a Ordem do Dia.

11 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022
Saúde
Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação Campos dos Goytacazes-RJ,13 de novembro de 2022. Ass. Valdeney Ricardo da Silva - Presidente

Movimentação carioca

A tradicional Babilônia Feira Hype vol ta ao Parque das Figueiras, na Lagoa, no próximo dia 24/11. O evento celebra seus 26 anos de história. Com entrada gratuita, o evento é acessível a cadei rantes e pet-friendly.

Prata da casa

Ivan vem

Infelizmente Erasmo Carlos por pro blemas de saúde não vem para o show de fim de ano do Sistema Terceira Via. E felizmente quem vem e vem com tudo e nada mais nada menos que Ivan Lins, um dos craques na nossa músi ca. Em qualquer seleção de artistas da música brasileira Ivan Lins é titu lar absoluto. Eh o time do Terceira Via marcando mais um golaço. Então pode avisar para Madalena: dia 29 no Tria non. Detalhe: show para convidados. Patrocínio de: Grupo MPE, Ases,Prumo Porto do Açu, Chevrolet/Nissan, Ro drigo Cerqueira, Olívia Assed, Casa das Telhas, Fabiana Werneck, Aport Cor retora, Norte Saúde, Francine Bellei, Vaccini, Rogério Venâncio, Luiza Diniz, Trindade, Marial Eucaliptos Madeiras, Nutrimed, Rede Mariana, Ponto e Vinho, Rede Atlântica, Mara Jóias, Criador e Cia, Dreams Store, ME Health & Protec tion, Vilarejo e Dayane Santana. Apoio Rosiléia Rocha.

Reality Comida de Rua

As transformações econômicas estão associadas às modificações culturais, redefinições de valores, visões de mundo e estilos de vida. Na alimen tação não é diferente. A comida rá pida vem competindo com refeições estruturadas atendendo à dinâmica da vida, assim a Comida de Rua, que vem ganhando espaço no nosso dia a dia! A gastronomia é um elemento de vivência cultural. Está aberta a quin ta temporada do reality “Cozinhando com você - Comida de Rua” e a nossa missão é estimular a sua criatividade e versatilidade. Para se inscrever é simples! Basta entrar em meu insta gram(@fabioabudoficial), através do direct e dizer: Quero participar! Junto, o telefone de contato com wahts e seu cpf. Boa sorte e vamos cozinhar juntos em 2023.

segunda edição do “Pajé Escolha”. Parabéns, pelo trabalho incrí vel.

Boas notícias

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o Projeto de Lei 4.213/108, permitindo que advo gados possam autenticar os documen tos de seus clientes para serem usados em processos administrativos.

Bombando

Enquanto espera por um transplante de rim, a jovem pianista Nina encon tra uma conexão inesperada com seu médico Gabriel e a coragem de reali zar seus sonhos musicais. Boa química entre a cantora Giulia Be e Henry Zaga carregam o longa. O filme da vez é “De pois do Universo” que está disponível na Netflix.

Saiu do papel

Os brasileiros já podem pedir os novos vistos para nômades digitais e procura de trabalho em Portugal. As duas no vas categorias ficaram disponíveis para todos. O visto para buscar trabalho era uma promessa antiga do governo do primeiro-ministro socialista António Costa. Deixada de lado ao longo dos anos, saiu do papel após pressão de empresários de diversos setores. O país sofre sem mão de obra. Há milhares de vagas no turismo, construção civil e tec nologia.

Vacina sim!

A baixa adesão à vacinação acen de um alerta para o risco de volta da Poliomielite já erradicada no Brasil. A doença, também chamada de “pa ralisia infantil”, é infectocontagiosa transmitida pelo poliovírus. O início é repentino e a evolução do déficit mo tor ocorre, em média, em até três dias. O vírus, pode infectar crianças e adul tos por meio do contato direto com fe zes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

12 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022
Fotos: Arquivo do colunista
@vitalemoveisedecor
@graudistribuidora Ela sempre ilumina o espaço quando aparece! A super querida Luiza Castro Depois do sucesso em Campos, dia 19/11 é a vez de Macaé curtir #oembaixador Gusttavo Lima, com a Realização do querido Sérgio Ribeiro, Grupo Excess Producoes, no Centro de Convenções Camarada bacana: Alander Duarte 40 bem vividos: Liliany Carvalho e o maridão Carlos Alexandre Palmeiras Meu mano André Ricardo na área
naquele estilo: Maria Anísia e Raphael Sepulcri Casal top demais! Carlinha e Samyr Hissa Fã de carteirinha do Capital Inicial, Jéssica Bense com o vocalista da banda Dinho Ouro Preto
Festão no Copacabana Palace a antenada Danielle Guimarães com o grande cantor João Curitibando
é ela:
Queridona
Joana Mabreu na Casa Cor edição Vitória/ES Maravilha
Diana Arêas Maravilhosa
Juliana Pires, minha querida somou novo tempo ontem. Beijos pra você Sempre especial: Gabriela Rebel Casal incrível sempre em movimento! Karina e Milton Ferreira Ana Paula Chalita curtindo o relax de seu sítio Conexao Mulheres, a antenada Day Rodrigues preparando super evento voltado para as mulheres mais antenadas do pedaço Uma baita querida e empreendedora: Marcela Borges Irmãozinho especial Igor Duarte, niver da semana. #tmj sempre! Trintou e gatíssima! Rayssa Peixoto com o seu love Ronaldo Tripari Abrilhantando a beleza da Cordilheira dos Andes, minha querida Iris Lysandro Foto: Binho Dutra Fabiano Silva, designer e ilustrador, responsável pelo Universo de Heróis da HB Comics Editora é o responsável por dar vida a vários heróis tais como: VE LOCITY, ASTRON, LUNA, entre outros. Durante a Bienal do Livro aconteceu o lançamento de mais uma obra tipica mente local, a

Na última quarta-feira (9), o Sistema de Comunicação Terceira Via recebia dos agentes do cantor e compositor Erasmo Carlos a informação de que o show marcado para o dia 29 de novembro, no Teatro Municipal Tria non, em Campos, para celebrar os 10 anos do Sistema, teria que ser cancelado por determinação dos médicos que acompanham o estado de saúde do artista. Aquela quarta-feira foi de cinzas para a Música Popular Brasileira (MPB), com as mortes de Gal Costa e Rolando Boldrin, e o mundo artístico brasileiro parou. Era uma missão pra ticamente impossível, naquele dia, substituir um artista da estatura de Erasmo Carlos, sem alterar a data e o local do evento.

A missão impossível foi cumprida ainda na quarta, fe chando contrato com nada mais, nada menos que Ivan Lins, dono de quatro prêmios Grammy Latino, com ou tras sete indicações. Artista mundialmente referenciado, ele está entre os brasileiros mais gravados no exterior. Gravaram músicas de Ivan Lins interpretes como Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Barbra Streisand, essas três últimas consideradas divas da música norte-americana.

No Brasil, Ivan Lins teve nos anos de 1980 como principal porta-voz a cantora Elis Regina, que eternizou “Madale na”, mais tarde gravada por outras vozes como Ella Fitz gerald, musa do jazz no mundo.

Gal Costa também gravou “Roda Baiana”, uma música de Ivan Lins e Victor Martins fizeram especialmente para ela. A partir daí, suas composições foram cantadas por uma imensa fila de interpretes da MPB, como, por exem plo, Simone, com “Começar de Novo”. A música-tema da série “Malu Mulher”, da TV Globo, nos anos de 1980, se tornou uma grande bandeira em defesa dos direitos das mulheres.

A História

Ivan Lins já é um compositor histórico, mas sua história começa exatamente em 1970, quando, no V Festival In ternacional da Canção, no Maracanãzinho, no Rio, con quistou o 2º lugar com “O Amor, Esse é o Meu País”, canta da em dueto com sua então mulher, a atriz Lucinha Lins. Tento como instrumento de composição o piano, que começou a tocar na adolescência, o filho de militar for mou-se em química industrial antes de pensar em viver de e para a música. Sua química com a plateia rendeu e rende aplausos nos palcos mundo afora, performando como astro internacional.

Seu parceiro mais frequente é Vítor Martins, com quem compôs “Madalena”, “Depende de Nós”, “Cartomante”, “Abre-alas”, “Desesperar Jamais”, “Somos Todos Iguais Nesta Noite”, entre outras. Em 1995, gravou a música “Lembra de Mim”, tema da novela “História de Amor”, de Manoel Carlos, que fez um enorme sucesso na TV Globo. Ainda nos anos de 1980, Ivan Lins apresentou um progra ma na Rede Globo ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc, o “Som Livre Exportação”, exatamente quando sua car reira internacional começava a avançar.

Apoio a novos artistas

Em 1991, também com Vítor Martins, fundou a gravado ra Velas. Essa gravadora, totalmente nacional e indepen dente, foi uma bem-sucedida tentativa para dar espaço aos novos talentos brasileiros. Nomes como Chico César, Lenine e Guinga tiveram apoio para iniciar as carreiras artísticas.

Trilha no cinema e no teatro

Ivan Lins é autor da trilha sonora dos filmes “Dois Cór regos e Bens Confiscados” de Carlos Reichenbach, que ganhou Prêmio de Melhor Trilha Sonora no 3º Festival Luso-Brasileiro Santa Maria da Feira.

Em 2011, teve suas músicas reunidas no espetáculo de teatro musical “4 Faces do Amor”, escrito por Eduardo Bakr. Em 2016, esse espetáculo teve nova montagem. Ambas foram sucesso de público e crítica.

Mais de 80 álbuns e 400 canções

Poucos compositores brasileiros produziram tanto como Ivan Lins, que, ao longo de quase seis décadas, gravou 83 álbuns, reunindo mais de 400 canções. Alguns desses ál buns são considerados clássicos pela crítica, como “Inti mate”, “Elias Regina & Ivan”, “ Piano e Voz”, “Believe What I Say: The Music of Ivan Lins”, “Ivan Lins e The Metropole Orchestra”, “ Um Novo Tempo” e “Jobiniando”. “Jobiniando” é uma raridade no qual Ivan Lins homena geia o maestro soberano de todas as gerações, Antônio Carlos Jobim. Neste disco, Ivan Lins mostra toda a influ ência que recebeu do jazz, estilo que deu origem à Bossa Nova.

Respeitado em todo o mundo, Ivan Lins já arrancou elogios de revistas especializadas em música, como a edição norte-americana da “Rolling Stones”. Uma lenda sobre sua carreira foi tornada verdadeira recentemente, quando ele confirmou uma conversa por telefone com o rei do pop, Michael Jackson, que queria gravar uma de suas canções. Detalhe: quem ligou foi Michael. Não se concretizou porque Jackson morrera precocemente logo depois.

Bem, o Sistema de Comunicação Terceira Via encontrou um artista à altura de Erasmo Carlos, esse monstro sagra do da MPB, e vai comemorar seus 10 anos, no próximo dia 29, no Trianon, ao som de Ivan Lins, um dos maiores nomes da música brasileira.

Ivan Lins

Um grande show para celebrar os

10 anos do Sistema de comunicação Terceira Via

Fotos: Divulgação
03 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022 oliviaassed_dermato Fotos: Arquivo Pessoal Casamento Júlia Pimenta e Elias Assed Casaram-se neste fim de semana em São Paulo Júlia Pimenta e Elias Assed Filho no Contemporâneo 8076 , assinado pela cerimonialista Ana Paula Tabet . Cerimônia e festa muito celebrada por todos amigos e familiares presentes: Os noivos radiantes: Elias Assed Filho e Júlia Pimenta. Os pais do noivo: Elias Assed e Fátima Calado Eu, o maridão Lucas, os sogros Ricardo e Maria Helena Assed, os cunhados Diogo e Natália Assed e os concunhados Rafael Abud e Bruna Marchetti Com a dermatologista Dra. Karla Assed, o cirurgião plástico Dr. André Barbosa, e a arquiteta Juliene Servino Assed O oncologista Dr Diogo Assed e a linda Laura Casal colírio: os oftalmologistas Dra Luiza Assed e Dr Pedro Morais, responsáveis pelo Serviço de Oftalmologia do Hospital Álvaro Alvim, agora trazendo um novo conceito para a cidade. Novidades a caminho!
Da direita para esquerda: a dermatologista Dra Flávia Henriques, Marcella Assed, a cardiologista Dra Lara Assed, Bruna Assed, Soraya Chacur, Natália Assed, Juliene Assed e a oftalmologista Dra Luiza Assed Dupla forte : Leonardo Barroso e Guilherme Assed Chacur Lindas e competentes: A empresária Soraya Assed Chacur Barroso e a dermatologista Dra Flávia Henriques Amo, amo, amo: Bruna Marchetti e Natália Assed Na pista com os noivos!
Mulherada reunida.

“Mãe Moderna” destaca a educação financeira

O programa Mãe Moderna desta semana, conversou com a advogada, Alessandra Lorenzon e a economista, Rachel Chacur. O tema foi sobre a importância da educação financeira para as crianças. Ensinar sobre educação financeira tem uma grande importância para os pequenos, que passam a ter uma visão mais realista do dinheiro e uma noção de que elas realmente precisam se tornar um adulto com responsabilidade financeira.

Arquivo Municipal no Programa do Balbi

O apresentador Aloysio Balbi conversa esta semana com Rafaela Machado diretora do Arquivo Público Municipal. Ela fala dos lançamentos de dois livros, ambos com a chancela do Arquivo Público. Com isso o Arquivo Municipal de Campos dá um bom passo para se transformar em um selo editorial cuja premissa seria a republicação de material literário esquecido e que merece voltar a circular até mesmo como objeto de estudos para as novas gerações. Uma conversa para virar páginas.

Meu nome é Gal

Gal Costa. Assim conhecemos um ícone da música popular brasileira, a baiana Maria das Graças Penna Burgos Costa. Ela, a musa da Tropicália e do Desbunde.

Ao longo de mais de cinquenta e cinco anos de carreira, Gal lançou 43 álbuns e vários DVDs. Foi indicada ao Grammy Latino e venceu o prêmio de melhor cantora brasileira em 2016.

Junto a Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Betânia formaram um grupo para uma turnê em comemoração do sucesso de suas carreiras chamado Doces Bárbaros.Esta expressão veste Gal Costa. Pessoa doce, descomplicada, amorosa e, ao mesmo tempo destemida, curiosa e bárbara. Seu canto e suas atitudes ficam como uma referência de potência e de luta, principalmente para as mulheres. Em plena ditadura militar, Gal Costa ousou repelindo o machismo e a opressão da época. Ela foi além da excelente intérprete e disse SIM às mudanças revolucionando a forma de se apresentar, de compor e de se posicionar frente às demandas do seu tempo.

Esta semana essa voz se calou, mas não antes de se fazer ouvir na música e além dela.

Como esquecer de Gal cantando Aquarela do Brasil de Ary Barroso? Uma maravilha! E Vapor Barato de Jardas Macalé e Waly Salomão? E Canta Brasil de David Nasser e Alcyr Pires?Estas e tantas outras canções, como Festa do Interior estão grudadas na nossa memória afetiva musical.

“Brasil, minha voz enternecida Já dourou os teus brasões Na expressão mais comovida Das mais ardentes canções.

Também, na beleza deste céu Onde o azul é mais azul Na aquela do Brasil Eu cantei de norte a sul.”

Cantou sim, Maria da Graça. Talvez não saibamos agradecer o tanto de amor e de entrega que você dispensou à música, à cultura e ao Brasil. Obrigada, Gal Costa!

04 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022

SHOW

O Sistema de Comunicação Terceira Via lamenta informar o cancelamen to do show de Erasmo Carlos, por causa do seu estado de saúde. Mas, mantendo a data e o local para a grande celebração, já temos outra atra ção artística de renome nacional, que é o cantor, pianista e compositor brasileiro Ivan Lins. Patrocínio de: Grupo MPE, Ases, Prumo Porto do Açu, Chevrolet/Nissan, Rodrigo Cerqueira, Olívia Assed, Casa das Te lhas, Fabiana Werneck, Aport Corretora, Norte Saúde, Francine Bellei, Vaccini, Rogério Venâncio, Luiza Diniz, Trindade, Marial Eucaliptos Ma deiras, Nutrimed, Rede Mariana, Ponto e Vinho, Rede Atlântica, Mara Jóias, Criador e Cia, Dreams Store, ME Health & Protection, Vilarejo e Dayane Santana. Apoio Rosiléia Rocha.

* Tânia e Jair Araújo estiveram por Manaus e senti ramde perto a energia de nossa Amazônia.

* Lia Miriam Aquino Cruz, Adriane Ribeiro Gomes e Cé lia Cristina Gazineuindo para as belas praias da Bahia. Elas queremrelaxar e curtir a beleza do lugar.

* Salvador Marques e Lalinha Paes são craques em fazer geleia de jabuticaba.

* Lílian e Fábio Paes todo ano se encontram com os amigos da adolescência em algum lugar bacana para relembrar as histórias da juventude e rir dos micos e aventuras da época. Dessa vez,foinesse final de sema na na casa dos amigos Gracinda e Luciano Gazenem Saquarema.

* Camila Izar Jacyntho e Renata Kury Izar estive ram pelo Rio na semana que passou.

* Graziella Aquino Cruz e Guilherme Cassiano estive ram por Belo Horizonte no último fim de semana.

* Gisele Naked e Haroldo Pereira passaram o últi mo fim de semana no Le Canton para comemorar o aniversário do filho Matheus.

* Conchita Netto Mota ganhou festa surpresa em sua casa de Farol organizada pelas amigas que foram até lá.

* A querida Tânia Terra, aniversariante da última semana, passou uns dias em Juiz de Fora em um retiro da Igreja Católica.

* Carlos Arthur Bedade Aquino que é campista e mora va na Bahia, agora está pelos ares de Lisboa.

* Juliana Viana receberá os amigos do filho Loren zo na próximaterça-feira num belo Salão de Festas da cidade, para uma linda comemoraçãopor conta dos 05 aninhos dele.

* Eifa Santos e Sueder Campos comemoraram o Ani versário do filho Pedro Henrique em família no sába do. Amanhã ele irá comemorar com os coleguinhas da escola, já que os pais trabalham embarcados e a data não iria coincidir com os dois aqui.

NIVER Os parabéns de hoje vão para Renan Matos, Luciana D’Angelo, Giselle Guzzo Costa Vaz, Fernanda Patrão, Fabrício Bastos, Mara Luciana, NúriaBellei, Isabel Cristina Ribeiro de Vasconcelos Faria eValmir Oliveira Alves. Amanhã para Marcela Cordeiro, Cidiney Carva lho, Joana Mambreu, Diego Dias França,Erika Gomes Gama, Claudia Souza, Ronaldo Barcelos eLuciana Es pinosa. Terça-feira para Jairo Artes, Janete Haddad, Roberto Silva, Mônica Maciel e Janaina Britto Martins. Quarta-feira para Laura Corrêa Neves, Margarida Paes Gomes, Carla Pádua, Lorrana Campos Linhares, Fer nando Mendonça Sampaio, Rose Mary Pinto e Carla Flávia. Quinta-feira para Melisa Pedra, Cláudia Jacyn tho, Jorge Luciano Jacyntho, Leo Bernardes, Marcelo Neves, Alexandre Silva, FellipeSepulveda, Pascoal Laterça e Adriana Felix. Sexta-feira para Elza Landim, Aparecida de Gonzaga Balbi,

05 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022
“Quando ficar velha não quero parecer jovem. Quero parecer feliz!” Anna Magnani
Fotos: Arquivo da colunista RAPIDINHAS Eleonora Maria Chagas Martins, Dimitri Vianna, Laura Neves Rabelo, Luciana Souza Pacheco, Maria Eduarda Pessanha, Aline Alves. Sábado para Fábio Paes, Mario Antônio Bittencourt e Mario Otávio. Da coluna os votos de muita saúde e fe licidades para todos. Bahia: Bruna Barreto e Fábio Valentim se casaram em Trancoso Giselle Naked com Matheus e Haroldo Freire Pereira no Le Canton
fez uma surpresa ao ir comemorar com o irmão
Lucas em
onde ele mora
As
irmãs Onecy,Onires e Oziris comemorando os 9.1 de
Oneida
Netto A aniversariante Nina Alves
André
Amsterdã
próxima
Lindas: A querida aniversariante da
quinta-feira Melisa Pedra e Laís Amanda
Cecília Soares curtindo o friozinho de Gramado Fortaleza: Linda foto de Sirlea Pita na Praia de Cumbuco
A
mamãe Rafa
e a feliz vovó
hoje para Isabel Cristina Vasconcelos Faria aqui com seu xodó Toddy As homenagens quintafeira serão para a aniversariante Cláudia Jacyntho A querida aniversariante de quarta-feira Carla Flávia
Chá
de Benjamin:
linda
Landim
Beth Landim Tim-tim
Beatriz Corrêa orgulhosa do seu filho médico Augusto Alexandre Corrêa Mansur Telhada Lia Mírian Aquino Cruz e Ana Paula Félix em recente evento de moda Casal querido: Dayse e Antônio Carlos de Miranda Junior Festa Mickey e seus amigos: O aniversariante Pedro Henrique com os pais Eifa e Sueder Campos, os avós Inês e Paulo Rubens Santos e a tia Paola A bela aniversariante de hoje NúriaBellei aos pés do Corcovado no Parque Lage
A
princesa Carolina Chagas Quintanilha
O
O
Linda família - Aniversariante Antônia comemorando ao lado dos pais Gabriel Henriques e Ana Paula Neves e da irmãzinha Maria Transbordando alegria - Antônia com
a
vovó coruja Martha Henriques
torcedor Heitor Diniz Neves A bailarina Luna Mata da Silva O anjinho Pedro Santos do Couto O galã Marcus Rosalino Ramos
sapeca Lorenzo Nani R. Vicente
Cadu e Heitor Cavalcanti Mansur dos Santos, torcendo pelo time do coração, no Maracanã
mamãe
O estiloso Arthur Chrysostomo O gostoso Antônio com a
Ana Luiza Ferraz
Promovido
a irmão mais velho Henrique Anomal
PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022 09
Mesversário Carlos Heitor Cruz

O Veteran Car Club de Vitória re alizou do dia 12 a 16 de outubro, no estacionamento do Shopping Boulevard de Vila Velha, o XXX Encontro de Veículos Antigos do Espírito Santo. O evento estadu al que durou 5 dias, começando na quarta-feira, dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida e terminando no domingo, dia 16, reuniu colecionadores e admira dores de veículos antigos de todo o Espírito Santo e de alguns esta dos vizinhos, como Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Pau lo. Todos estavam com saudade deste evento, devido aos dois últi mos anos em que o encontro não ocorreu devido à pandemia do Coronavírus. Estavam expostos sedans, coupés, hatchs, pick-ups, conversíveis, esportivos, cami nhões, de vários anos, gerações, nacionais e importados de várias origens, como: americanos, ingle ses, alemães, italianos, franceses e japoneses.

No evento, fui recepcionado pelo Fernando Menezes, Presidente do Veteran Car Club de Vitória, o maior clube de veículos antigos do Espírito Santo, que me conce deu esta entrevista:

Quem é Fernando Menezes?

Fernando Menezes é um apaixo nado por automóveis antigos. Há mais de 30 anos que ele fundou e se tornou o sócio número 1 do Veteran Car Club de Vitória-ES.

Fernando Menezes é o presidente e se sente o “pai” do clube, pela responsabilidade e comprometi mento que tem com o mesmo. Como surgiu o VeteranCar Club de Vitória-ES?

Na época, cinco amigos me pro vocaram a fundar um clube de carros antigos, eu já tinha um, meu carro era um Fusca 1962 e eu já era apaixonado pelos antigos. O que o encontro de automó veis antigos representa para a sociedade capixaba?

O veículo antigo de um modo geral, ele agrega a família, desde a criança ao mais idoso, resgata àquela memória dos mais antigos e é sempre uma alegria mostrar e falar alguma coisa a respeito, o automóvel antigo é uma máquina de fazer amigos, você encontra pessoas que nunca viu na vida e, de repente, você cria um laço de amizade, não tem interesse fi nanceiro, é interesse cultural, de conhecer as coisas neste univer so dos automóveis e, a cada dia que passa, você aprende alguma coisa, porque ninguém sabe tudo, sempre temos algo a aprender. Quantos veículos normalmente são expostos neste encontro ca pixaba?

Normalmente recebemos de 200 a 300 veículos. Aqui aceitamos

todos os carros antigos, do Fusca ao Cadillac, não há discriminação de nenhuma espécie, seja a pes soa pobre ou seja rica, se o carro está em perfeitas condições ou se precisa restaurar, se a pessoa tem carro antigo e quer participar, é só vir.

Você recebe expositores de quais lugares?

Do sul da Bahia, todo o Espírito Santo e dos outros três estados do sudeste do país: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. De ou tros estados, recebemos poucos, devido à distância.

Qual o segredo para este encon tro ser um sucesso por um tem po tão longo?

Venho trabalhando aqui desde do início da semana passada, saio tarde daqui e chego cedo para ver cada detalhe, sou perfeccionista. Vejo coisas que podem ser aper feiçoadas, mas que ninguém ver. A minha família reclama de eu fi car aqui me desgastando nestes cinco dias de evento - devido ao feriado no meio da semana, esta edição foi a mais longa -, mas eu gosto.

Qual é o seu carro antigo hoje? Hoje eu tenho um Ford 1929 Tu dor, troquei numa réplica que eu tinha do Mercedes 1929 Gazelle. Estou com o Fordinho há dois anos, por coincidência, eu apren di a dirigir num carro semelhante, que era do meu pai, porém o dele era um pick-up.

Você tem muito ciúme dele? Então, carro para mim tem que estar documentado, com a me cânica boa e manutenção em dia, o carro tem que estar rodando di reitinho. Ele está bem conserva do, mas não o restaurei, ele está do jeito que eu peguei. Porque carro quando você mexe muito, quer reparar cada detalhezinho, você acaba o preparando para virar uma peça de museu para as pessoas apreciarem de longe, porque você fica com um ciúme exagerado e as pessoas não po dem nem chegar perto.

O Ford 1929 é um dos carros an tigos clássicos, marcante, qual o valor médio de mercado de um exemplar?

Qualquer Ford 1929, por pior que ele esteja, custa acima dos 30 mil reais sem documento. Agora, para restaurar e ter documento, a conta chega em torno dos 130 mil reais.

@rodrigovianarodrigoviana 09 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022
XXX Encontro de Veículos Antigos do Espírito Santo Fotos: Arquivo Pessoal e Wesley Barros Diversos modelos de Puma também estavam expostos Mercedes-Benz 250 C - 1972 Chevrolet Styleline - 1952 Camaro Z28 1973 Réplica de um Alfa Romeo Monza P3 - 1931 Vários carros da década de 40 VW Fusca 1.200 - 1965 O americano Plymouth 1970 Ford Opala - 1978 Fords A - 1929 Fords A Os grandões americanos da década de 70 Dodge Truck1940 Caminhão dos Bombeiros - Pierce 1976 Corvette 1958 Carros das décadas de 40 e 50 Mercedes-Benz 280 S - 1975 Ford Mustang Mach 1 - 1973
Fernando Menezes, Presidente do Veteran Car Club de Vitória-ES.

INTERINO MÁRIO CRUZ

QUE É BOM VER POR AÍ

DIA DO SIM

A festança de aniversário da primeira dama do município, Tassiana Oliveira, que ao lado do marido, o prefeito Wladimir Garotinho, trabalha com afinco pelas necessidades do cidadão campista, foi uma noite tão animada quanto especial. A aniversariante linda em vestido pink, com brilho e calda, recebia ao lado da família os muitos convidados. Buffet impecável, decoração preta e pra ta, música ao vivo e ao som de Dj que lotou a pista em todos os momentos da festa. Mesa de doces com bolo de baba de moça e nozes. Tassiana foi a mais animada e depois de receber cada presença que adentrava o salão de festas do Parthenon, ela foi pra pista com as amigas e por lá ficou saindo quase ao amanhecer na companhia do marido Wladimir.

POP-UP

A marca chinesa de roupas, “SHEIN”, fenômeno atual da internet, abre a sua pri meira loja física em São Paulo, no formato temporário, o chamado “pop -up”. Até o próximo ano está prevista a abertura de mais 5 lojas seguindo o mesmo padrão, em diversos Estados brasileiros.

RUMO À CAROLINA

ANA MARIA Sá de Freitas Cunha embarca na próxima sexta-feira para a Carolina do Norte, onde será hóspede de seu primo Marcos Sá e família, que vivem nos EUA há décadas. Ela retorna as véspera e a tempo de comemorar o aniversário da linda neta Marina, no início de dezembro.

NOITE DO ESPANTO

Uma festa surpreende irá acontecer neste próximo sábado num sítio nos arredores da cidade. Intitulada “Noite do Espanto”, além de ter uma decoração temática, contará com 6 DJs que se revezarão nas carrapetas com qualidade de som e efeitos especiais de fazer arrepiar, até o sol raiar. Preparados?

ALÔ ALÔ BAHIA

Um grupo de amigos, capitaneado por Alessandro Barreto e Thiago Lucas, partiu sexta passada rumo a um dos destinos mais badalados e maravilhosos da Bahia, Arraial D’ajuda e está curtin do o feriadão por lá, indo também para a extraordinária Trancoso e prá Praia do Espelho, uma das mais lindas do nosso Brasil.

NOVO TEMPO PARA COMEÇAR DE NOVO

Após o cancelamento do show de Erasmo Carlos por motivos de saúde, o grande evento do Grupo Terceira Via, dia 29 próximo no Teatro Trianon, rece beremos no palco da noite que será para 800 convidados, o espetacular IVAN LINS. Agradecemos a compreensão de todos e temos a certeza de que o brilho se manterá, e o espetáculo terá o mesmo brilho, pois o show não pode parar. Os patrocinadores da noite serão Grupo MPE, Ases, Prumo Porto do Açu, Che vrolet/Nissan, Rodrigo Cerqueira, Olívia Assed, Casa das Telhas, Fabiana Wer neck, Aport Corretora, Norte Saúde, Francine Bellei, Vaccini, Rogério Venâncio, Luiza Diniz, Trindade, Marial Eucaliptos Madeiras, Nutrimed, Rede Mariana, Ponto e Vinho, Rede Atlântica, Mara Jóias, Criador e Cia, Dreams Store, ME Health & Protection, Vilarejo e Dayane Santana. Apoio Rosiléia Rocha.

10 PÁGINA 13 A 19 DE NOVEMBRO DE 2022
@mariocamposcruz
Fotos: Arquivo colunista Nayrian com os tios e padrinhos: Libia Miria Fernandes Manhães e seu esposo Gualton Batista manhães Nayrian com a mãe Jussara Lucia Fernandes e o noivo Raphael Os primos Thiago e Melissa Fernandes e Naryan com a tia Wania Eda Os noivos: Nayrian Francisco Fernandes e Raphael Gil Abreu de Oliveira O casamento da advogada Nayrian Fernandes Francisco com o professor Raphael Gil Abreu de Oliveira, filhos de Jussara Fer nandes, Agilson Francisco e Fátima Abreu e afilhados de Gual ton e Libia Manhães, ocorreu no dia 05 de novembro de 2022 na Igreja São Benedito. A recepção foi no Recanto do Bosque com decoração e buffet impecáveis. Os noivos convidaram as bandas Lounge Mix Café, Baile Mistura Boa e o DJ Marcos André Da Hora para animar a festa, que foi inesquecível com a presença dos amigos de uma vida inteira e dos familiares, to dos curtiram muito e elogiaram todos os detalhes dos evento. A noiva usou vestido e jóias exclusivas, estas pensadas por sua própria mãe, que é empresária do ramo de joias. Tassiana e o prefeito Wladimir com Carla e Frederico Paes, o nosso vice prefeito D. MYRTHES festejou seus 94 anos de idade na última sexta-feira e recebeu a família para um delicioso jantar árabe, comemorando a longevidade, a saúde e as conquistas. Na foto está rodeada e feliz junto a filha Beth Bussade, as netas Maria, Isabela e Sílvia e as bisnetas Antônia, Eduarda e Vitória. Viva!!! A escritora campista PAULA Gicovate foi presença na FLIQ, Feira Literária de Quissamã, e foi recebida pela prefeita Fátima Pacheco. ALINE e MÁRCIO Giovannini tiraram dias de férias e foram até Toronto encontrar com a filha MARCINHA, que está estudando moda no George Brown College. Mataram a saudade, turista ram e já estão de volta a Campos. MAX Pessanha partiu semana passada para a cidade maravilhosa e aproveitou para colo car a agenda cultural em dia. Nesta foto ele está na exposição de OsGemeos, no CCBB. Todo charme e simpatia de MORENA Mendes Carneiro, com seu pet passean do por Búzios. Comemorando mais um pódio no Beach Tennis, a dupla ROMEUZINHO Casarsa e MARCELO Valentim, no torneio “Novem bro Azul”. Em Manhattan, no “Central Park das Nuvens”, a bela e com petente ANIK Assed. Aproveitando um dia bonito em Guaxindiba, CARLA Trank coloca
o
bronze
em dia
Fotos: Gilmar Ramos

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.