Jornal Terceira Via edição 309

Page 1

de

mais

das comunidades

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 309CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022 Uenf
próxima
PÁGINA 03 Foto: Divulgação Bares avançam sobre calçadas e ruas de Campos PÁGINA 6Empresários não respeitam a lei de uso
Tabloide Via Saúde
XIV Mostra de Pesquisa e Extensão revela projetos da universidade ENTREVISTA Ele pode ser considerado um fenômeno eleitoral, pois, em apenas duas disputas, conse guiu vencer para a Câmara de Campos dos Goytacazes e para a Alerj, com mais de 31 mil vo tos. PÁGINA 09 Thiago Rangel Deputado Estadual eleito ALOYSIO BALBI Campos tem 50 mil CPFs negativados e CDL fará campanha A CDL Jovem vai promover, com a Prefeitura de Campos, no Calçadão, um feirão chamado “Limpa nome”. PÁGINA 04 GUILHERME BELIDO ESCREVE Sucessão presidencial com disputa tensa voto a voto Na reta final, baixo nível da campanha não tem precedentes na história. Lula e Bolsonaro brigam para desqualificar um ao outro. PÁGINA 05 Arquiteto
Campos conquista o Sudeste
PÁGINA 03 Erasmo Carlos é a atração escolhida para embalar a noite e celebrar as novas marcas do Sistema de Comunicação Mais um grande show de fim de ano do Terceira Via CAPA Estado vai construir quatro silos em Quissamã PÁGINA 7Projeto visa estimular produção de grãos Prefeitura e MP irão apertar o cerco em prol das vacinas PÁGINA 11Pais poderão ser responsabilizados por omissão Meteorologia | Planejar e promover conhecimentos científicos começando pelas crianças
Milena
Siqueira Ritter na coluna de Hermínia Sepulveda PAGINA 7
Foto:
DivulgaçãoFoto: Divulgação
PATROCÍNIOS
Logotipo Vaccini + Slogan HORIZONTAL

Da Uenf para a comunidade

Instituição tem mais de 150 pesquisas em diversas áreas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da sociedade

Indicadores de excelência co locam a Universidade Estadu al do Norte Fluminense (Uenf) como a oitava melhor universi dade pública do Brasil e segun da do Estado do Rio (segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).

Há 29 anos — completados no dia 16 de agosto —, a instituição é uma fábrica de pesquisas que conectam o mundo acadêmico com a sociedade. De acordo com a reitora em exercício, Ro sana Rodrigues, atualmente, mais de 150 projetos estão sen do executados e parte desta produção se tornou conhecida na XIV Mostra de Pesquisa e Extensão, que movimentou o Centro de Convenções da Uenf semana passada. “Buscamos unir o ensino, a ciência e a so ciedade de diversas formas, oferecendo o estudo e também aplicando os resultados na vida das pessoas”, afirma.

Experimentos nas áreas de saú de, agricultura, educação, direi tos humanos, políticas sociais, esporte, meio ambiente, me teorologia e de diversas outras áreas do conhecimento contri buem para a informação pú blica e resolução de questões do dia a dia, além de agregar parcerias com escolas de níveis fundamental e médio.

Meteorologia

Planejar uma rotina, preve nir estragos de acordo com a previsão do tempo, promover o conhecimento científico e difundir a meteorologia. Esta é a proposta da pesquisa de pós-graduação de Jonatha Egidio, de 27 anos. Aluno do campus Carlos Alberto Dias, em Macaé, Jonatha ajudou a instalar em escolas públicas de Macaé, Cabo Frio, Rio das Os tras e Campos equipamentos tecnológicos que detectam em tempo real a observação mete orológica, cujos resultados são direcionados a um servidor em nuvem e acessados no mundo inteiro.

“A ideia é pegar o produto das pesquisas, que são as previsões meteorológicas, e utilizá-las no dia a dia para saber, por exem plo, se ‘vai dar praia’ ou se vai chover além do esperado. Os equipamentos são instalados nas escolas, os alunos e profes sores baixam o aplicativo para acompanhar essas análises em tempo real e tomar decisões na vida pessoal. Trata-se de ciên cia recente e, por isso, também queremos atrair interesse de novas pessoas nesta área. Ain da na prática, os professores recebem capacitação para ope rar e calibrar esses equipamen tos e os alunos usam o aplicati vo. Esses resultados são usados dentro da escola de forma in terdisciplinar”, explica Jonatha. A pesquisa é orientada pela me teorologista, professora e chefe do Laboratório de Meteorologia da Uenf, Maria Gertrudes Justi.

“O objetivo do projeto é mobi lizar a população, começando pelas crianças, por intermédio dos professores. Começamos com os informativos, comparti lhando o conhecimento da me teorologia, das ciências atmos féricas, do tempo e do clima com os professores”, afirma.

Agricultura Familiar

Nayara Gomes da Silva, aos 27 anos, é uma intermediadora entre a comunidade científica e a localidade em que vive, no distrito de Batatal, em Itaoca ra, no Noroeste do Estado do

Rio de Janeiro. Depois de ser formar em Biologia pelo Centro de Educação Superior a Distân cia do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), iniciou, na Uenf, um projeto de pesquisa que desen volve junto a produtores rurais de sua comunidade e de outros dois municípios: Porciúncula e Varre-sai, também no Noroes te. A matéria-prima da pesqui sa é o feijão cultivado naquela região.

“Definimos seis variedades de feijão especial que não en contramos em gôndolas de supermercados, temos apenas na agricultura familiar. Neste experimento, a mistura entre o feijão especial e o feijão verde, encontrado em Porciúncula, se sobressaiu no quesito de resistência climática. No início do experimento, este ano, uma massa de ar frio acometeu os municípios e resultou em perda de plantações diversas. Apesar disso, os feijões se mostraram resistentes. Apresentamos es ses resultados e agora vamos repetir os experimentos em es tações diferentes do ano para ver até onde o produto resiste.

Estamos focando nesta ques tão adaptativa neste momen to”, explicou a pesquisadora. O resultado da pesquisa agre gou valor à agricultura familiar.

“Transformou-se numa oportu nidade de o produtor conseguir produzir e comercializar o feijão, apesar da condição climática desfavorável. Isso evita prejuí zos financeiros e outros tipos de perdas. Além disso, o produtor pode investir em marketing e publicidade para valorizar ain da mais a marca e seu produto.

Este é o resultado da nossa pes quisa, na prática”, afirma.

e colecionadores. Mas o mane jo da planta não é fácil de ser compreendido. É preciso muito estudo para identificar o gêne ro e a capacidade adaptativa de cada uma delas fora de seu habitat natural, à medida que são cultivadas em jardins e hor tos particulares. Sem conhecer o manejo e as peculiaridades de cada planta, o dono aca ba perdendo a tão almejada flor decorativa. A pesquisa da professora Virgínia Carvalho e de seus alunos aplica técnicas para produção em grande esca la de um tipo de orquídea adap tada às condições climáticas de Campos. Cada muda é vendida a R$ 5 e, junto com a flor, o pro prietário recebe um manual so bre como cuidar da planta. “Com 14 anos, nosso projeto de extensão já foi premiado duas vezes, uma em 2015 e a outra em 2018. Orquídeas são estudadas no mundo inteiro e eu participo de vários tipos de pesquisa, nos encontramos em congressos e trocamos infor mações. Tudo isso chega à casa das pessoas para que cada um aplique estes conhecimentos e cuide de suas orquídeas da me lhor forma. Em muitos casos, este manejo correto se trans forma em comércio e na multi plicação da informação duran te a venda”, afirma Virgínia.

Combate à Covid-19 Durante o ápice da pandemia da Covid-19, equipes da Uenf trabalharam para desenvolver uma substância capaz de eli minar o Sars-Cov2 (nome cien tífico do coronavírus) do ar em ambientes fechados. A pesqui sa foi liderada por Maria Cristi na Canela, doutora em Ciências pela Unicamp e professora ti tular do curso de Química Am biental da Uenf, e foi utilizada em um reator construído por

Beleza | Orquídeas também são foco de pesquisa na universidade um grupo de pesquisadores do grupo Fotoair, do Centro de In vestigaciones Energéticas, Me dioambientales y Tecnológicas (Ciemat), da Espanha. Atual mente já é vendido pela empre sa Aire Limpio, que o instalou no Hospital 12 de Octubre, re ferência no enfrentamento à Covid-19 em Madrid.

Pesquisadores do Brasil e da Espanha se encontraram na edição do Hackathon de 2020, quando o tema da maratona tecnológica, que chega a durar 48 horas, foi “Vença o Vírus”. O grupo Fotoair já tinha um reator para purificador de ar com bai

xo custo energético, mas ainda não tinha um catalisador eficaz para eliminar o vírus. A profes sora Maria Cristina já havia tra balhado com a equipe e tinha uma pesquisa para desenvolver materiais para degradar com postos da atmosfera e, com o grupo de alunos, desenvolveu a substância eficaz contra o vírus. Então, o material foi levado para a Espanha e testado no Centro de Vigilância em Saúde Veterinária (Visavet) da Univer sidade Complutense de Madrid. “O projeto foi finalizado no ano passado, em novembro, quan do conseguimos fazer os testes com o vírus atenuado, no labo ratório P3 da Medicina Veteriná ria da Universidade Compluten se. Funcionou bem, atestando a eliminação do vírus, no meio do reator e nas suas paredes. Foi um sucesso”, comemorou Maria Cristina.

Qualidade Em julho deste ano, a revista Times Higher Education divul gou a lista das melhores uni versidades da América Latina e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribei ro (UENF) ocupa a 89ª posição no ranking da América Latina, que é liderado pela Pontificia Universidad Católica do Chile. Com base no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, atualmen te, a Uenf é a oitava melhor universidade pública do Brasil e a segunda do Estado do Rio. O IGC é fruto da compilação de uma série de parâmetros de qualidade de todos os cursos de graduação e de pós-gradua ção da instituição. No IGC/2011, divulgado em 2012, a UENF che gou a ser considerada a melhor universidade do Rio.

A Uenf se destacou no Ranking das Universidades Empreende doras 2021 (RUE), organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). No Estado, a institui ção obteve o segundo lugar no quesito Inovação, que avalia o desenvolvimento de conheci mentos e tecnologias. Ao todo, foram avaliadas 126 institui ções de todo o país.

A Uenf possui 20 cursos de gra duação (17 presenciais e três semipresenciais), 14 progra mas de pós-graduação stricto sensu, além dos programas de residência veterinária e pós -doutorado. São mais de seis mil alunos ativos.

03PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022 Especial
Manejo das Orquídeas A beleza e variedade das orquí deas costumam atrair amantes
Inovação | Universidade Estadual do Norte Fluminense, há 29 anos, funciona como uma espécie de fábrica de pesquisas, que conectam o mundo acadêmico com a sociedade Resultados | Nayara Gomes e a reitora em exercício, Rosana Rodrigues Alunos | Mostra de Extensão movimentou a Uenf semana passada Clima | Equipamentos meteorológicos instalados em escolas públicas Pesquisadora | Virgínia Carvalho Foto: Divulgação

AloysioBalbi

Comércio de Campos fará feira de renegociação de dívidas para receber R$ 40 milhões dos inadimplentes

O comércio de Campos tem R$ 40 milhões na rua a receber dos inadimplentes. Para se ter uma ideia, existem mais de 50 mil CPFs negativados na cidade. Diante de tamanha inadimplência, a CDL Jovem vai promover, entre os dias 9 e 10 de novembro, no Calçadão, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do município, um feirão chamado “Limpa nome”, quando os inadimplentes poderão renegociar suas dívidas com juros menores e prazos maiores para pagá-las, voltando, assim, ao mercado de consumo.

Firjan aposta forte na viabilidade de uma fábrica de fertilizantes no Porto do Açu Uma fábrica de fertilizantes no complexo portuário do Açu, em São João da Barra, é irreversível pelo gerente de Projetos de Petróleo e Gás da Federação das Indús trias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Thiago Valejo. Segundo ele, o Açu já tem a planta e investidores do setor de ener gia, como a Shell, começam a comprar a ideia, de olho na demanda do agronegócio brasileiro que sentiu na pele os efeitos da guerra na Ucrânia, quando o preço do fer tilizante disparou. Para Valejo, aqui temos logística e o principal: o gás.

Surfista Pedro Scooby será enredo de carnaval de 2023 no Rio de Janeiro

O surfista de ondas gigantes Pedro Scooby, ex-BBB, será o enredo da escola União Parque Curicica, no Carnaval do Rio de 2023. O tema do samba será “Pedro Scooby, amante desse mar de gente de Curi cica”. A homenagem se deve ao fato de Scooby ser nascido e criado em Curicica, periferia da Região Metropolitana do Rio. Ele, apesar de morar hoje em Portugal, mantém uma casa em Curicica, onde passa parte de suas férias com seus três filhos.

Setor do petróleo volta a gerar com força empregos em torno da Bacia de Campos A Wilson Sons, maior operadora integrada de logística portuária e marítima do mer cado nacional, está finalizando a abertura de centenas de vagas de emprego offshore para candidatos com e sem experiências.

As oportunidades são para as áreas de ad ministração, advocacia, tecnologia, entre outras no Rio de Janeiro. Além de vagas offshore efetivas, há oportunidades para estagiários e jovens aprendizes. Para se candidatar a uma dessas vagas, basta entrar na plataforma Gupy e colocar o nome da empresa fazendo o cadastro.

Opinião

Campos e a herança de Darcy Ribeiro

Quando há quase 30 anos o professor Darcy Ribeiro, que criou a Uni versidade de Brasília, foi chamado pelo então governador Leonel Brizola para conceber o projeto da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), era a certeza de que tudo iria dar certo. Renomado internacionalmente no mundo acadêmico, com viés na Educação, Darcy Ribeiro, ao conceber a Uenf, cujo campus leva seu nome, se inspirou na Universidade de Campinas (Unicamp), que mu dou o perfil socioeconômico do interior do Estado de São Paulo. Darcy entendia que uma cidade e seu entorno só cresceriam em ín dices sociais se alavancada por uma eficiente estrutura de saber de alto nível. Hoje, 29 anos depois, a Uenf tem indicadores de excelên cia, sendo a oitava melhor universidade pública do Brasil, e segunda do Estado do Rio, segundo o Índice Geral Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).

São 150 projetos de pesquisas em curso em áreas diversas, entre elas uma que chama a atenção do mundo: um experimento que pode exterminar o vírus da Covid-19 do ar.

A Uenf oferece 20 cursos de graduação (17 presenciais e três semi presenciais), 14 programas de pós-graduação stricto sensu, além dos programas de residência veterinária e pós-doutorado. São mais de seis mil alunos ativos. Trabalha com experimentos nas áreas de saúde, agricultura, educação, direitos humanos, políticas sociais, es porte, meio ambiente, meteorologia, veterinária entre outras.

São números que certamente alegrariam Darcy Ribeiro, ao lado do tão grande, quanto Oscar Niemeyer, que projetou a universidade. Darcy Ribeiro deixou heranças por esse mundo afora e Campos cer tamente ficou com uma das melhores delas.

A fama dele... de mau

O presente de fim de ano do Sistema de Comunicação Terceira

Via para convidados e parceiros, um show do cantor e compo sitor Erasmo Carlos, não ficará apenas nos “Detalhes” impor tantes entre os que usavam a velha calça desbotada ou coisa assim. É, na verdade, um recorte de um dos acervos mais im portantes da música brasileira. Erasmo é tão importante quanto o seu “amigo de fé, irmão e camarada”, seu xará de sobrenome Roberto.

Parceiros de muitas jornadas, em um movimento que completa 50 anos, e embora à época considerado juvenil, a Jovem Guarda foi importante juntamente com Bossa Nova e a Tropicália, em bora possa-se discutir a estética de cada um destes movimen tos.

Fato que Erasmo e Roberto Carlos são parceiros em 500 can ções, sendo várias consideradas clássicos unânimes da música brasileira, desde o beijo “Splish Splash” até “É preciso saber viver”, que chegou aos ouvidos de outras gerações através da banda Titãs. Os dois adotaram o esquema de parceria, melhor dizendo, um pacto, como fizeram John Lennon e Paul McCart ney, dos Beatles; e Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Sto nes. Como se diz na gíria, era fechamento deles. Algumas das muitas músicas foram feitas por um só, mas na hora do crédito, eram de ambos. Muitas têm o perfil do Erasmo e outras a cara do Roberto, mas nunca iremos saber ao certo. Não importa se “Ne gro Gato” seria uma obra solo do Erasmo ou se “Falando Sérgio” tem a fisionomia do Roberto.

A coluna recomenda um documentário super bem feito, intitula do “Minha Fama de Mau”, sobre a vida de Erasmo Carlos, dispo nível na plataforma do Globoplay.

Do alto dos seus 81 anos e dos dois metros de altura, Erasmo Carlos tem estatura de quem realmente é um dos maiores no mes da nossa música, mesmo ele não tendo que manter a sua fama de mau, porque ele é mais do que bom. Ele é ótimo.

Petrobras inaugura em Macaé Centro Geológico de Operação Remota e Automação

A Petrobras inaugurou em Macaé seu Centro Geológico de Operação Remota e Automação, e injetou R$ 80 bilhões para encontrar e pro duzir petróleo em águas profundas e ultraprofundas, e garantir toda a revitalização da Bacia de Campos. O Centro Geológico de Opera ção Remota e Automação (CGOR) está localizado na Base Imbetiba.

Bienal terá Zélia Duncan, 90 selos literários, 200 mil livros, sendo 3.500 inéditos

Uma das atrações da XI Bienal do Livro de Campos, que acontece de 2 a 9 de novembro, no Guarus Pla za Shopping, será a cantora Zélia Duncan. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) vem trazendo mais de 20 expositores para a feira, com 90 diferentes selos literários e 200 mil livros, sendo 3.500 inéditos. O prefeito Wladimir Garotinho destacou a importância de realizar o even to em Guarus. “Nosso objetivo, quando planejamos esse evento, foi descentralizar a Bienal”.

Hortifruti da Formosa já está sendo administrado pela rede de Lojas Americanas

Já é voz corrente que a rede de Lojas Americanas comprou em uma transação milionária a rede Hortifruti, que tem uma loja na Rua Tenente Coronel Cardoso, a Formosa. Fim da transação e a loja de Campos das verdurinhas, queijos no bres e paparicos agora está sendo administrada pelas Americanas.

Aos orquidófilos de plantão

Os amantes das encantadoras or quídeas terão um motivo a mais para se aproxi mar dessas flores e conhecer todo o universo que as envolve. Em 2025, a Uenf vai sediar o Simpó sio Brasileiro de Orquídeas, que em 2021 aconteceu em São Paulo e, em 2023, será em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Em Campos, o evento será coordenado por Virgínia Carvalho, engenheira agrônoma, profes sora e pesquisadora do assunto, além de orquidófila. Os conheci mentos dela sobre cultivo e manejo das orquídeas já chegaram a centenas de pessoas pelo Brasil. Ela disse que seu interesse pela pesquisa nasceu depois que “matou afogada” as duas primeiras orquídeas que teve na vida.

A ditadura de Furdúncio no pesadelo de Latufe

Furdúncio era o cachorro que mandava no canil. Agora, nas novas eleições, concorria contra outro cão que tinha a pecha de ladrão. De tanto bater no suposto ladrão, apesar de contra o último nada ter sido comprovado em definitivo, salvo o pro cesso parcial levado a cabo por Zoroastro, seu fiel escudeiro, Furdúncio ganhou a eleição, para deleite da matilha, compos ta, dentre outros, por Latufe, beata que achava que o ladrão queria promover a balbúrdia na vida canina, contra os bons costumes, a família e os cachorros de bem, conforme o slogan usado pelo nazismo.

A problemática é que Latufe não imaginava que ela fosse se desentender com Furdúncio, porque este havia usado a reli gião apenas para se reeleger. Furdúncio era, em verdade, um anticristo, depravado, desses que sentem um clima com fê meas juvenis, que usava o nome de Deus para seus interesses pessoais e se despiu da pele de cordeiro passadas as eleições.

Todos os dias de sua vida, posteriores ao desentendimento com Furdúncio, foram de busca por justiça por parte de La tufe. Pouco adiantou, porque Furdúncio havia aparelhado o conselho de juízes do canil, aumentando o seu número, de

modo que tivesse a maioria. Antes disso, o dono do canil havia indicado o cão que fazia o papel de acusador. Contra ele, nada se investigava, porque era coberto por sigilo. Quando se fura va o filtro da investigação, não havia acusação e muito menos julgamento.

Impotente, Latufe foi esperar para mudar o rumo da história nas eleições que ocorreriam no canil nos quatro anos seguin tes.

Mas Latufe, na sua vã inocência, não supôs que não haveria mais eleições livres no canil, porque Furdúncio se abeberou do exemplo do seu amigo húngaro e instituiu uma autocracia eleitoral, com pitadas de construção de um estado fundamen talista.

A saga de Latufe somente acabou quando ela acordou do pe sadelo. No mundo dos cães, Furdúncio não se reelegeu e, com todas as divergências que Latufe podia ter com quem venceu as eleições, era melhor combatê-lo na via democrática. Era o que estava em jogo, na eleição mais importante do mundo cão.

www.jornalterceiravia.com.br \ jornalterceiravia Expediente: Fundador
Herbert Sidney
Neves - Diretor
Geral:
Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e
Marcos
Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Elton Nunes - Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47 Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo
04PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022
AGÊNCIA CRIATIVA O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via Tiago Abud - Articulista e Defensor Público

Brizola, um dos maiores líderes da história política do Brasil, era um dos que repeliam as pesquisas. Dizia que, do jeito que as ‘coisas’ caminhavam, não precisava eleição. Bastava empossar quem aparecia em 1º lugar nas pesquisas

Baixo nível da sucessão desmoraliza até o que se conhece como ‘vale tudo’

Acorrida

presidencial chega ao fim no próximo domingo (30) com o eleitor retornando às urnas para o segundo turno da eleição 2022. Assim, em período tão curto de tempo, caberia perguntar: o que pode acontecer? Simples: tudo.

Bem entendido, não se está a falar de resultado, até porque o eleitor pode acordar pensando em votar em ‘X’ e, defronte à urna, mudar para ‘Y’. De mais a mais, levando em conta os erros escan-

dalosos cometidos nas previsões de 1º turno pelos institutos de pesquisas mais afamados do país... aí mesmo é que não tem calculadora que ‘dê jeito’.

Mas, não é disso que se trata. O ‘tudo’ acima citado como resposta diz respeito a situações as mais imprevisíveis – surpreendentes e deploráveis – que vêm marcando a campanha de sucessão presidencial. Aliás, não apenas no Horário Eleitoral Gratuito de rádio e TV, como, também, nos debates, nas redes sociais e em todos os cenários onde é possível

desferir todo tipo de ofensa e acusação. Vale tudo – Tão baixo nível não encontra precedente na história de disputas para a Presidência da República. Da mesma forma que o ódio destilado pelo ex-presidente Lula da Silva em relação ao presidente Jair Bolsonaro – e, igualmente, este em relação àquele –, remete a uma verdadeira ‘Casa dos Horrores’.

Trata-se de episódios de extrema gravidade na medida que colocam brasileiros contra brasileiros, numa ‘batalha insana’.

Temas não refletem as prioridades do povo

Também de forma inusitada, impressiona que as questões essenciais ao interesse da nação, as quais deveriam constar nos programas de governo, estejam sendo relegadas a segundo plano.

Pouco se ouve das metas para a Saúde, Educação, Segurança, Emprego, Habi-

tação, Saneamento Básico, Infraestrutura, Transporte, etc. O mesmo se repete em relação aos planos para a economia – setor diretamente ligado ao desenvolvimento do país.

Ao contrário, o que prevalece são temas como satanismo, ideologia de gênero,

Chamam um ao outro, cara a cara, de mentiroso

No intuito sem limites de cada qual tentar desqualificar o outro, o show de baixarias reduz o Brasil a uma ‘república de bananas’. No primeiro debate após o 1º turno, no domingo (06), realizado pela Rede Bandeirantes, Bolsonaro procurou cravar a pecha da corrupção em Lula (ponto mais vulnerável do ex -presidente), a quem com frequência se refere como “ex-presidiário”.

O petista contra-atacou com acusações sobre a pandemia e má gestão no combate à Covid. Acrescentou, ainda, que “Bolsonaro funciona como psicopata”. Cara a cara, um chamou o outro de mentiroso. Logo, se tem sido assim desde o período pré-eleitoral, só com bola de cristal seria possível inferir o que ainda de pior pode acontecer nesta reta final.

Repetição do execrável

Se a conduta nefasta de Collor para ‘derrubar’ o adversário descortinou, poucos anos depois, o verdadeiro caráter do ‘caçador de marajás’ – destituído da Presidência e cassado –, algo semelhante, decorridos mais de 30 anos, se repete na tentativa vil de associar o presidente Bolsonaro à pedofilia.

A atitude torpe mereceu repreensão imediata do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que concordou com os argumentos da campanha de Bolsonaro, de que a

aborto, pedofilia e outros tantos que, a despeito de relevantes, não refletem as urgências da população. Estas estão no combate à fome, à miséria e ao desamparo – sofrimento desumano que só com investimentos e políticas públicas de distribuição de renda farão cessar tama-

nha injustiça social.

(*Ressalve-se, por justiça, a observação se restringe a projetos governamentais para o próximo mandato, a partir de 2023. Isso porque, hoje, o governo federal vem envidando esforços para melhorar a economia, tal qual revelam os diferentes índices).

Golpe baixo sem a menor cerimônia

O leitor está correto em concluir que, em se tratando de golpe baixo, não há qualquer pudor. Ainda assim, mesmo no ‘vale tudo’, é possível identificar alguma regra, nem que seja para aparentar uma rude noção de decência.

Na campanha de 1989, o então candidato Fernando Collor ‘atropelou’ a mais tosca noção de dignidade ao colocar em seu programa eleitoral na televisão o depoimento da ex-namorada de Lula, a enfermeira Míriam Cordeiro, com quem teve uma filha, Lurian, na época com 15 anos. Na fala, Míriam

fala do presidente foi retirada de contexto para associá-lo à pedofilia. “A divulgação de fato sabidamente inverídico, com grave descontextualização e aparente finalidade de vincular a figura do candidato ao cometimento de crime sexual, parece suficiente a configurar propaganda eleitoral negativa”.

O ministro determinou, ainda, que qualquer relação com o tema – que vinha sendo utilizado pela campanha adversária –fosse removida imediatamente, bem como das redes sociais.

disse que Lula “largou a filha ao abandono” – além de outras acusações, de tal ordem infames, que não devem ser lembradas.

Tudo não passou de farsa. Lurian foi devidamente registrada como filha de Lula, que foi vítima de uma cruel campanha difamatória. Não houve abandono. Mas serviu para Collor vencer a eleição. O episódio é um dos mais deploráveis da política brasileira – tal qual lembrou a revista Carta Capital, numa entrevista com Lurian, publicada em 16 de dezembro de 2018.

Pesquisas mudam

Depois das discrepâncias de alguns institutos de pesquisas sobre as projeções de 1º turno, parece haver, quem sabe, um certo ajuste. Ou, talvez, o ‘retrato’ seja, de fato, bem diferente. O Datafolha, que no dia 1º de outubro projetou 14 pontos de vantagem para Lula, em novo levantamento divulgado dia 19 apontou diferença de 4 pontos, no limite máximo da margem de erro.

Já o Paraná – o que mais se aproximou do resultado do 1º turno – divulgou, dia 20, levantamento em que Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, com vantagem de 2 pontos para o petista. Portanto, a eleição está rigorosamente aberta, com Bolsonaro em visível crescimento desde o resultado de 02 de outubro. Mas, restando uma semana, o cenário é imprevisível.

16 A 22 DE OUTUBRO DE 202205PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022
PALÁCIO DO PLANALTO | Disputa para subir a rampa extrapola qualquer noção de civilidade

Campos

Calçadas viram puxadinhos de bares

Ocupação irregular do espaço público por empresários de restaurantes afeta diretamente pedestres e cadeirantes

Em diversos bairros de Campos dos Goytacazes não é difícil en contrar calçadas ocupadas por mesas e cadeiras de bares e res taurantes. Muitos não possuem autorização da Prefeitura para utilizar o espaço, e descum prem orientações técnicas da Secretaria de Ordem Pública, por meio do Departamento de Posturas. A reportagem flagrou diversas irregularidades em calçadas da cidade. Pedestres que se queixam da obstrução dos acessos que deveriam estar liberados. O governo munici pal diz que fiscaliza e combate o problema com aplicação de multas. Entretanto, comercian tes continuam infringindo as regras e normas de conduta e o problema permanece.

No Centro de Campos, a histó rica Rua Barão do Amazonas possui uma das calçadas mais estreitas da cidade. Uma mo radora que se identificou pelo nome de Rosa denunciou a ocu pação do espaço por bares em determinados momentos. Isto costuma ocorrer principalmen te à noite e nos fins de semana.

“Fiz várias denúncias e chamei os fiscais da Postura, mas até hoje isto não se resolve. Além de ocuparem as calçadas, os frequentadores dos bares abu sam do barulho e do som alto, incomodando a vizinhança que mora aqui”, conta. O mesmo ocorre em calçadas da Avenida Pelinca, no Parque Tamandaré. João Pedro, de 20 anos, traba lha distribuindo panfletos pu blicitários na área central. Ele diz que calçada ocupada sem pre incomoda. “A gente tem que dar um jeito para passar. Às vezes, tudo fica embolado. É ruim quando isso acontece”, diz. A dona de casa Ana Paula Falcão e o filho Raphael, de 10 anos, moram no Parque Eldo rado, em Guarus. Lá, também é frequente a ocupação de calça das por bares. “A gente fica sem poder reclamar com os donos, pois tememos pela segurança. Não é nada agradável ter que desviar e ir para a rua, pois o lu gar é para o pedestre”, diz Ana.

A moradora do Parque Cidade Luz, Ericha Mota, se queixa do problema no bairro. “Isto acon tece lá e em toda a cidade, infe lizmente”, diz.

Pedestres sem calçadas e ame aças No Parque São Caetano, na Rua Lions Club, a reportagem flagrou um estabelecimento comercial que utiliza a calçada como extensão para atender aos clientes. No cruzamento das ruas Anita Pessanha e Coro nel Germano de Castro, no en torno da Universidade Cândido

Mendes, a ocupação das calça das é generalizada. São bares e restaurantes de diferentes tamanhos instalados nas vias destinadas exclusivamente aos pedestres.

No mesmo local da Rua Anita Pessanha, o maior dos abusos foi registrado. O proprietário de um bar de esquina cercou a calçada e parte da rua para

instalar mesas e cadeiras. Isto impede a circulação de carros e qualquer parada ou estaciona mento. Próximo dali, um trailer bloqueia a maior parte da cal çada, deixando um mínimo de espaço para circulação de pe destres.

Nos últimos anos, em um tre cho da Avenida Artur Bernades, próximo aos bairros Rosário,

IPS e Parque Aurora, formou -se um polo gastronômico que atrai centenas de pessoas to dos os dias. Vários bares e res taurantes ocupam parcial ou totalmente as calçadas com mesas e cadeiras. Durante o dia, pedestres passam pelo local sem dificuldades. O mes mo não acontece no período noturno, sobretudo nos fins de

semana.

Durante a reportagem, a equi pe do Terceira Via foi abordada por dois homens que se apre sentaram como proprietários de um dos estabelecimentos da Arthur Bernardes. Um de les, que se identificou como Victor, não quis dar entrevista.

Ele tentou intimidar e ameaçar a reportagem por estar foto grafando e filmando a calçada vazia durante o dia. “Querem filmar na Lagoa do Sapo do Parque Santa Rosa? Lá também tem calçada ocupada. Entrem no meu carro agora que eu levo vocês”, disse em tom agressivo e irônico. Este bairro em Guarus enfrenta problemas sérios com guerra de traficantes de drogas.

Ele ainda completou: “Eu nunca tive problemas com fiscaliza ção, e se passar a ter agora, vai

ser culpa de vocês”, ameaçou. A Prefeitura de Campos foi pro curada para se posicionar sobre a ocupação irregular de calça das em todo o município. Em nota, foi informado que “a Se cretaria de Ordem Pública, por meio do Departamento de Pos turas, realiza um trabalho pre ventivo de ordenamento da ocu pação de calçadas e passeios públicos, buscando orientar os comerciantes e/ou ambulantes quanto à irregularidade da obs trução dos mesmos. Em caso de obstrução, o responsável é primeiramente notificado a libe rar o espaço imediatamente ou a se adequar. Se o mesmo não se adequar, o estabelecimento pode ser multado entre 10% do salário mínimo a 2 salários míni mos. No caso de reincidência, a multa dobra”, destacou.

Descumprimento de regras básicas

O arquiteto e urbanista Re nato Siqueira é especialista em mobilidade e desenvol vimento sustentável. Ele explica que tudo que é rela cionado ao uso do espaço ur bano relativo à mobilidade, ao uso do espaço coletivo e privado relativo às calçadas é orientado pelo Plano de Mobilidade. Este consagrou as calçadas como espaço de circulação exclusivo para ca deirantes, idosos e pedestres de modo geral. É dessa for ma que as calçadas devem ser utilizadas. “O tamanho das calçadas é definido pela Lei de Parcelamento do Solo.

Por padrão, o Município ado ta calçadas de dois metros e meio. Existem calçadas um pouco maiores em torno de três metros. Nas vias arte riais de maior circulação, como Arthur Bernardes e Nossa Senhora do Carmo, as calçadas deveriam ser de seis metros”, diz.

A Lei de Mobilidade apro vada em abril deste ano em Campos reforça que a priori dade na circulação dentro da cidade deve ser, pela ordem, de cadeirantes, pedestres, ciclistas; depois o transpor te coletivo, o transporte de carga, e, por último, o auto móvel.

“Esse mau uso de calçadas é conflitante, embora haja na lei toda essa definição já mencionada. O mais grave

que eu conheço é no Polo Gastronômico, na Avenida Arthur Bernardes, entre a Avenida José Alves de Aze vedo a Visconde de Itaboraí. Ali, os bares se apropriaram literalmente das calçadas, como se fossem proprieda des privadas. Cadeirantes e pedestres são obrigados a circular na via de carros pelo acostamento. Isto é um agravante, pois o Poder Público não deveria permitir um avanço dessa natureza. Deveria ser imediatamente corrigido com o resgate dos espaços das calçadas para o público devido”.

Renato Siqueira destaca ainda que a norma de aces sibilidade, a NBR 9050/2022, especifica três faixas de uso nas calçadas. Uma faixa onde se coloca o mobiliário urbano próximo ao meio -fio; um trecho intermediário para circulação; e um trecho próximo ao alinhamento frontal do lote. “Muitas ve zes, não conseguimos perce ber o cumprimento disto nas calçadas. O piso não deve gerar confusão de paginação e material. Em frente ao sho pping Parquecentro, quem tem deficiência de visão en contra dificuldade no piso para as pessoas circularem. O piso deve ser impermeá vel, antiderrapante e com in clinação de no máximo 3%”, conclui.

06PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022
Flagrantes | Mesas e cadeiras ocupam calçadas da Rua Barão do Amazonas, Pelinca e Av. Arthur Bernardes Ocupação | Acima, calçada da Av.Arthur Bernardes interditada; no São Caetano, bar avançou para a rua Fotos: Carlos Grevi/Silvana Rust Ana Paula | Reclama do Eldorado João Pedro | Tem queixas também Ericha | Mora no Cidade Luz Especialista |O arquiteto Renato Siqueira critica ocupação irregular

Região vai ganhar quatro silos para incentivar a produção de grãos

roeste Fluminense. A obra tem orçamento inicial de cerca de R$ 10 milhões e, após iniciada, a expectativa é de cerca de seis meses para a conclusão.

O Governo do Estado anunciou a construção de quatro silos para atender a produção de grãos, principalmente soja e mi lho em Quissamã, no Norte do Estado. O investimento foi mo tivado após um estudo da Em presa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pe sagro) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Em brapa), que apontou uma área de cerca de 320 mil hectares, na região, favorável à produção de grãos. Os produtores e pre feituras contarão com incentivo do Rio Milho, programa que tem o objetivo de criar um cinturão deste produto no Norte e No

“Hoje existe uma grande pro dução de soja e de milho em vários municípios fluminenses. Com isso, vimos a necessida de de condições melhores de armazenagem dos grãos e a re gião de Quissamã é estratégica porque atende muito bem as cidades tanto do Norte quanto do Noroeste do Estado. Além da proximidade com a BR para o escoamento dessa produção”, disse o secretário de Estado de Agricultura, Alex Grillo, na oca sião do anúncio.

Paulo Renato Marques, Presi dente da Pesagro, explicou que a expectativa é de que essa pro dução atenda à necessidade de insumos na pecuária. Quissamã foi uma escolha estratégica para sediar o silo e também o projeto piloto de cultivo do programa Rio Milho.

“Esses grãos serão a base ali mentar da produção de animais. Nós lançamos o programa com o governador, em Quissamã, onde a prefeita Fátima Pacheco comprou a ideia. Plantamos cer ca de 300 hectares, para enten der a resposta do solo a diversos

cultivares de milho. Colhemos a primeira safra e, a partir daí, vamos incentivar que produto res do Norte e Noroeste possam plantar milho ou soja e espera mos que isso seja, efetivamen te, a base de novas culturas. Só que, para que possamos dar essa tranquilidade, a Secretaria de Agricultura, no bojo desse projeto [Rio Milho], viu a neces sidade de armazenagem e de secagem. Por isso, resolvemos

Campos pelo olhar diferenciado dos “Urban Sketchers”

“Estamos no processo de finali zação da licitação para começar a construção naquela região, porque foi lá que identificamos, por meio dessa parceria, a pos sibilidade de ter um centro que pudesse irradiar essa cultura”, acrescentou o presidente.

O imortal Gilberto Gil – can tor, compositor e membro da Academia Brasileira de Letras – em uma de suas principais canções, “Aquele Abraço”, diz que a Bahia lhe deu régua e compasso. Pois em Campos, desde 2018, funciona o Urban Sketchers USk, um movimento inter nacional, surgido em Seatt le, nos Estados Unidos, no ano de 2007, que tem como objetivo desenhar no local.

Pessoas em todo o mundo criaram grupos em suas ci dades.

O grupo Urban Sketchers Campos dos Goytacazes foi formado em 2018, realizan do o primeiro encontro no dia 20 de outubro, na Pra ça São Salvador, com sete participantes. Depois foram feitos encontros em outros locais significativos da cida

de, como Jardim São Bene dito, Igreja da Lapa, Jardim do Liceu, Museu Histórico de Campos, Usina do Quei mado, Faculdade de Medi cina de Campos, Asilo do Carmo, entre outros.

O grupo USk Campos se reúne mensalmente, geral mente no segundo sábado do mês. O time é formado por pessoas que gostam de desenhar ao ar livre, como arquitetos, artistas, estu dantes, entre outros. Alguns integrantes estão desde o início, outros chegaram de pois. Segundo o arquiteto Ronaldo Araújo, nascido no Piauí, formado em Goiânia, e residindo em Campos há 15 anos, a turma está sem

pre aberta para novos parti cipantes.

“Todos são bem-vindos. Em conjunto ou sozinhos, cada um faz seu trabalho, cujo conteúdo é compartilhado em um grupo de rede so cial. Arquivamos a imagem em um computador e desta forma temos vários olhares de diferentes ângulos sobre um determinado prédio, ponte ou paisagem natu ral”, disse Renato Araújo, co ordenador do grupo.

Além de Renato Araújo, são membros do USk Campos José Luís Puglia, Sérgio Por to, Adriano Ferraioli, Fagner das Neves, Heloisa Raposo, Daniel Leal, Rapha Pinhei ro, Genilson Soares, Luís

criar uma instalação com esse perfil. Lançamos um edital e estamos, agora, no processo de finalização. A Prefeitura de Quis samã nos cedeu a área para ins talar esses silos”, contou.

Segundo Paulo Renato, a estru tura, orçada em cerca de R$ 10 milhões, será uma instalação industrial composta por dois si los menores e dois grandes, com capacidade de receber até 3 mil toneladas de grãos.

Prefeita comemora novidade A prefeita de Quissamã e pre sidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvi mento do Norte e Noroeste Flu minense (Cidennf), Fátima Pa checo, comemorou a novidade, que vai atender toda a região. “Buscamos parcerias para a va lorização das vocações do nos so município e região. A silagem garante que a perda nutricional da produção seja pequena e permite que o alimento seja ar mazenado por um longo perío do, graças a uma fermentação controlada durante o processo. É um investimento importan te para auxiliar o trabalho do homem do campo, garantindo mais renda e empregos”, disse.

Benefícios para Campos Segundo o secretário de Agricul tura de Campos, Almy Júnior, al guns produtores do município já investem na produção de grãos.

Ele alerta para a necessidade

de implementação de seguros agrícolas que prevejam a ins tabilidade do clima na região e tragam segurança aos investi mentos dos produtores. “Nós temos vocação para a cul tura do milho, além da soja e da cana. O custo dessa commodity é muito alto, compensa plantar e alguns produtores, com um nível de tecnologia mais alto, es tão plantando. Na verdade, não é bem uma mudança de voca ção. Nós temos estudos, da dé cada de 1970, mostrando toda a viabilidade econômica de várias culturas, inclusive de soja e mi lho. A atividade agrícola reduziu muito, na cana, no leite e na pro dução de grãos, com essa ne cessidade de mudança no perfil da agricultura, onde agriculto res grandes agora são menores, após as divisões de fazendas, mas temos produtores plantan do milho. Tivemos um proble ma da seca severa, de abril até agora, e esse é o grande desafio. Se não montarmos grandes sis temas de irrigação, o produtor fica muito desprotegido. Aliado a isso, temos que ter uma polí tica agrícola que considere o cli ma adverso para que o produtor tenha um seguro agrícola que compense quando ele perder tudo”, alertou o secretário.

Fotos: Reprodução Arquivo/ Gustavo Xavier, Mariel Oli veira, Maria Talita, Gabriel Guitton, Sílvio Parode, Ana Paula Caldas, Kevin Areas, Bruna Viveiros, Jayane Mo raes, Iris Prates, Rodolfo Ma nhães, entre outros.

Olhar diferente O grupo registra edificações e paisagens, especialmen te do patrimônio cultural da cidade, com uma forma de interagir e valorizar o patrimônio local, além de chamar a atenção para a importância dos espaços públicos e edificações de in teresse histórico.

Em junho de 2019 os artistas participaram do IV Encontro Urban Sketchers Brasil em Ouro Preto (MG), onde ha via Urban Sketchers de todo o país. Pelo olhar dos artis tas foram registrados locais como Praça Tiradentes, Igreja Nossa Senhora do Ro sário, Igreja São Francisco, Casario do Largo Marília de Dirceu, Igreja Nossa Senho ra do Pilar.

Em 2020 foi idealizado por Simon Taylor o livro Urban Sketchers Campos dos Goy tacazes, da série Sketchers do Brasil, com cinco partici pantes. Com dois anos do coletivo, foi realizada uma exposição de trabalhos no Museu Histórico de Campos.

Em 2022, o grupo partici pou do V Encontro Urban Sketchers Brasil, no Rio de Janeiro. Foram desenhados locais como o Pão de Açú car, Praça XV, Jardim Bo tânico, Museu do Amanhã, Praia da Urca e Palácio do Catete.

07PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022 Destaque
Aloisio Balbi
Projeto está em fase de licitação para início da obra orçada em R$ 10 milhões e que tem expectativa de seis meses para conclusão
Estímulos à produção de grãos | Objetivo é incentivar o agronegócio
Arquitetos e artistas locais fazem releituras de paisagens e do patrimônio cultural da cidade
Arte | Livraria Ao Livro Verde, também de Ronaldo Araújo Sérgio Porto | FMC Rapha Pinheiro | Jd. São Benedito Fagner das Neves | Asilo do Carmo Adriano Feirraioli | Coreto do Liceu José Luiz Puglia | Praça Ronaldo Araújo | Coordenador do grupo e uma de suas visões sobre Campos

Deputado Estadual eleito

Um novato vencedor de eleições Thiago Rangel

Aos 36 anos, o vereador campista Thiago Rangel (Podemos) é cha mado agora de deputado estadual eleito. Ele conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para o mandato que iniciará a partir de 2023. Alcançou a marca de 31.175 vo tos no dia 2 de outubro. Thiago é empresário, criado em Guarus, no Parque Alvorada, onde vive com sua família até hoje. Ele possui uma

Quando passou a se interes sar por política e por quê?

A política sempre esteve pre sente em minha vida. Na infân cia, quando morava no Parque Alvorada, notei que a política é uma ferramenta que tem o po der de transformar a socieda de. Desde então, me apaixonei e sempre me dediquei à ativi dade política, sempre buscan do ajudar mais pessoas.

O senhor foi candidato ape nas uma vez para vereador e venceu. Foi candidato a deputado uma vez e venceu. Como atribui esse êxito?

Acredito que em ambas as dis putas as pessoas que já me co nheciam puderam notar que não se tratava de um projeto pessoal de poder e, sim, uma tentativa de contribuir com mudanças significativas na vida das pessoas. E durante o meu mandato como vereador pude provar isso. Fiz parte da base do governo, mas não vo tei em projetos como aumento

de impostos, que naquele mo mento prejudicaria a geração de empregos da nossa cidade. Assim como fui o autor do pro jeto de lei que criava o Auxílio Emergencial Municipal, que veio a se tornar o Cartão Goi tacá, que hoje ajuda milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de Campos. Durante a pandemia, e é importante dizer que falta va mais de um ano e meio para a eleição, reverti meu salário em cestas básicas, e doei para famílias que naquele momento não tinham o que comer. Com todas essas atitudes, a po pulação viu que não era uma questão de vaidade que me co locava na disputa e, sim, uma pessoa querendo trabalhar por toda a nossa sociedade e que merecia um mandato de depu tado estadual.

O senhor se considera um político de direita? Qual a im portância de um partido para um político que quer disputar eleições?

Eu tenho minha posição pes soal no espectro ideológico, porém, acredito que isso não pode influenciar o meu manda to como vereador e meu futuro mandato como deputado esta dual. Se tivermos ideias boas vindo de deputados de direita, esquerda, centro, ou qualquer

posicionamento, temos que aprovar. Assim como ideias ruins, irei me posicionar contra, inde pendente do campo ideológico do autor. Já quanto ao partido, uma eleição é decidida em 80% a partir da escolha do partido.

Sou do Podemos, onde fui rece bido muito bem pelo presidente Patrique Welber, que viu em mim uma pessoa que estava disposta a contribuir com a reconstrução do nosso Estado, e acreditou que eu poderia ser o mais votado do partido, e sempre foi muito sincero comigo falando da pos sibilidade em termos dois depu

rede de postos de combustíveis com unidades nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, além de uma transportadora. Nos últimos anos, além do mundo dos negócios, Thiago Rangel passou a se interessar mais por política. Ele pode ser considerado um fenômeno eleitoral, pois, em apenas duas disputas, conseguiu vencer para a Câmara de Campos dos Goytacazes e para a Alerj. O

novato será um dos 70 representantes do parlamento fluminense para um mandato de quatro anos. Ele faz planos para a nova eta pa da carreira política e diz que pretende dar apoio ao governador Cláudio Castro (PL). Questionado sobre eventual interesse pela Pre feitura de Campos no futuro, Thiago diz que ainda é muito cedo para pensar nisso.

car a nossa economia. É muito cedo para falar sobre o futuro, precisamos trabalhar com o pé no chão e pensando no presen te.

Como avaliou sua conquista para a Alerj?

Avalio de maneira positiva, e não poderia ser ao contrário. Mais do que a vitória eleito ral, saímos muito fortalecidos com uma votação expressiva em Campos e também fora da cidade, principalmente em mu nicípios vizinhos.

Quais as expectativas para o mandato de deputado?

As expectativas são as melho res possíveis. Sei que Campos hoje tem deputados muito ativos, e serei deputado para ajudar ainda mais o município e toda a nossa região. Como o prefeito Wladimir falou após o resultado, é hora de trabalhar mos todos juntos. Não é hora de ter vaidades de grupos po líticos.

tados eleitos na nossa legenda, podendo chegar a até três. A par tir de fevereiro, serei o líder do Podemos na Alerj e, sem sombra de dúvidas, junto com o compa nheiro Arthur Monteiro, vamos trabalhar de maneira incansável pelo desenvolvimento do nosso Estado.

O senhor cumprirá apenas me tade do mandato de vereador antes da posse como deputa do na Alerj. O que acredita que deixará de legado no Legislati vo Municipal?

Como falei anteriormente, sem pre fui um dos vereadores mais atuantes da atual legislatura. Só no meu primeiro ano na Câmara, protocolei 493 ofícios, fiz 126 in dicações legislativas no plenário, 28 requerimentos foram proto colados, 13 projetos de lei apre sentados, entre outras ações. Acredito que o meu principal legado na Câmara Municipal é a briga por nossa população, seja a favor dos empresários e gera dores de emprego, combatendo o aumento de impostos; ou a fa vor do mais carente, com o Car tão Goitacá. Pude legislar para todos, e isso me orgulha e me dá

adasa ainda mais forças para continuar.

Fale sobre seu sucessor na Câ mara Municipal e que mensa gem deixaria para ele? Quem assumirá o mandato é o Dr. Edson Batista, uma pessoa maravilhosa, que me apoiou na eleição deste ano, e que fico muito feliz em saber que vai vol tar para a Câmara de Campos. Desejo que continue sendo um bravo lutador, que poderia optar por descansar com a família, mas sempre escolhe lutar por nossa população. Ele já sabe, mas tor no público que o meu gabinete na Alerj estará de portas abertas para suas demandas ao longo de seu mandato como vereador, pois é meu amigo.

Pretende fazer carreira na po lítica? Disputar outras eleições futuramente?

Tenho uma carreira consolidada na área empresarial e encaro a política como uma forma de po der ajudar a sociedade. Acabo de ser eleito deputado estadual, e vou trabalhar de maneira incan sável por todo o nosso Estado, em especial pelo nosso Norte

Fluminense. Meu único pensa mento no momento é exercer o meu mandato e tornar a quali dade de vida do nosso povo cada vez melhor.

O senhor se vê no Executivo?

Cogitaria disputar a Prefeitura de Campos no futuro? Sabemos que existem dificulda des, que mesmo com o gover nador Cláudio Castro realizando um mandato reconhecidamente de excelência, tem cidades que ainda precisam de mais apoio do Governo do Estado para termos melhores condições de alavan

Quais projetos pretende de fender na Assembleia Legis lativa?

Existem programas, como o auxílio emergencial, como o próprio nome já diz, que são emergenciais. Mas a população quer ter dignidade, quer ter o seu emprego, quer que o seu filho saia de casa e tenha uma escola digna que o capacite para o mercado de trabalho. Minha luta na Alerj será nessa li nha. Precisamos dar incentivos fiscais aos setores produtores, incentivar ainda mais a agricul tura, dando condições aos mu nicípios de ofertar maquinário e técnicos capacitados para o produtor rural; assim como precisamos modernizar a Fae tec, com cursos voltados para o mercado de trabalho voca cional de cada região. A Faetec tem condições estruturais de ofertar cursos como Huet e Sal vatagem. São cursos primor diais para quem quer trabalhar embarcado. Assim como A Fae tec precisa ofertar cursos como designer, edição de vídeos, fo tografia, que são carreiras que estão em evidência devido ao avanço das redes sociais, onde sabemos que falta mão de obra qualificada. São muitas de mandas, e todas elas voltadas à geração de emprego e capa citação profissional dos jovens.

A partir de 2023, o vereador Thiago Rangel estará na Alerj; ele fala sobre projetos e o futuro político
09PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022
Fui o autor do projeto de lei que criava o Auxílio Emergencial Municipal
Foto: Divulgação
A Faetec tem condições estruturais de ofertar cursos como Huet e Salvatagem
Quem assumirá o mandato é o Dr. Edson Batista, uma pessoa maravilhosa
Como o prefeito Wladimir falou após o resultado, é hora de trabalharmos todos juntos

Segundo promotora Anik Assed, os responsáveis estão sujeitos a multas e até extinção do poder familiar

A baixa adesão por parte dos pais e responsáveis, princi palmente para as vacinas que protegem contra a poliomielite levou a Promotoria de Tutela Coletiva da Infância e Juven tude a instaurar inquérito ci vil no município. A promotora de Tutela de Justiça Coletiva da Infância e Juventude, Anik Rebello Assed, disse que os responsáveis legais que des cumprirem esse dever estão sujeitos à multa administrativa e até mesmo à suspensão ou extinção do poder familiar, se constatada negligência asso ciada a outras violações graves de direitos. Ela disse, ainda, que vem verificando o esforço do município por meio de diferen tes estratégias para assegurar o direito de toda criança às vaci nas autorizadas pelas autorida des sanitárias, previsto no arti go 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

Anik esclareceu, ainda, que qualquer pessoa pode fazer denúncia ao Ministério Público (MP) sobre violações de direi

Pais que não vacinam filhos podem ser responsabilizados

uma das que mais preocupa as autoridades sanitárias por causa da baixa cobertura va cinal. Trata-se de uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, e que pode infec tar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções eliminadas pela boca de pacientes. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros infe riores são os mais atingidos.

Números

tos de crianças e adolescentes.

A averiguação da veracidade pode ser realizada pelo próprio MP, inclusive com auxílio da equipe multidisciplinar (assis tente social e psicólogo) ou pelo Conselho Tutelar. Os canais de denúncia são: Disque 127 e Ouvidoria, nos contatos do Conselho Tutelar, ou ainda pre sencialmente na sede do MP. A promotora também esclareceu as dúvidas sobre a realização de matrículas nas escolas quan do o cartão de vacinação dos menores estiver incompleto.

“É preciso registrar, contudo, que a verificação de desfalque na carteira de vacinação da

criança não deve lhe impedir de frequentar as aulas, sob pena de violar outro direito que tam bém lhe assiste, o de acesso à Educação. O caminho em tais situações é a conscientização dos pais acerca da necessidade de assegurarem o direito à va cinação completa para evitar a aplicação das medidas de puni ção”, esclareceu a promotora. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) também se pronunciou em relação ao cartão de vacinação no ato da matrícula. De acordo com a nota, “é dever do poder público garantir o acesso das crianças e

adolescentes às creches e esco las. As unidades escolares não podem negar vagas aos alunos, mesmo mediante pendência de documentos. A caderneta de vacinação é exigida no ato da matrícula e verificada pela secretaria das unidades. Ha vendo registro de cartão desa tualizado, as assistentes sociais e auxiliares de secretaria das escolas comunicam aos pais as pendências e reforçam a neces sidade de manter o processo de imunização em dia”.

Ainda segundo a nota, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a Seduct promove a vaci nação itinerante nas unidades,

fazendo busca ativa de estu dantes com vacinas atrasadas, mediante autorização prévia dos pais. “A medida facilita a vida dessas famílias que mui tas vezes não têm tempo para ir ao posto de saúde durante a semana. São oferecidas as vaci nas de rotina previstas no Pro grama Nacional de Imunização (PNI) e, ainda, vacinas contra Covid e contra influenza, por exemplo. O PSE promove, tam bém, orientação sobre diversas doenças e assuntos”.

Poliomielite

A poliomielite, também conhe cida como paralisia infantil, é

Embora a expectativa para a imunização da Pólio seja de 95%, de janeiro até setembro, foram aplicadas 8.758 doses em Campos, o que representa somente 48,57% do público -alvo. As vacinas devem ser administradas entre 2 meses a 4 anos. Com isso, mais de 50% das crianças estão vulneráveis à infecção. A baixa adesão tam bém preocupa as autoridades em saúde, que convocaram a sociedade para unir forças para aumentar o número de crianças vacinadas na cidade e afastar os riscos de mortes e sequelas graves ocasionadas por essas e outras patologias que podem ser prevenidas por imunizantes.

11PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022 Saúde
Imunização |Secretaria de Saúde está preocupada com a baixa cobertura vacinal em Campos, sobretudo, da Poliomielite, que alcançou menos de 50%

Voando alto

A carreira inter nacional vem aí! Luan Santana passou as duas últimas semanas nos EUA, onde entrou em estú dio com os pro dutores Andrés Torres e Mauricio Rengifo. A dupla vencedora do Grammy é responsável por hits como “Despacito”, de Luis Fonsi, e acumula trabalhos com Demi Lovato, RBD, Ricky Martin, Chris tina Aguilera e Alejandro Sanz. Andrés e Maurício concorrem atualmente a cinco estatuetas do Grammy Latino 2022, e prepararam faixas incríveis com Luan.

O produtor brasileiro Lucas Santos tam bém participou. O cara disparou de vez!

Outubro Rosa

para seus usuários. Mesmo competindo com grandes varejistas no Brasil, Magalu, Amazon, Mercado Livre apostaram fundo nos e-commerces e deslancharam de vez com suas vendas on-line via sites e app. A verdade é que não existe mercado satura do para quem é autêntico, atende novas demandas, repensa clichês, aproveita as oportunidades, se conecta com seu pú blico alvo e é constantemente resiliente. É sobre isso…

É verdade

O Outubro Rosa é um movimento mundial, criado para lembrar a população sobre a im portância dos exames para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A prevenção deve fazer parte da rotina da mulher, por meio do exame de toque, observação das ma mas e, claro, hábitos e comportamentos saudáveis. Para chamar a atenção das mulheres de nossa cidade o Grupo Imne Oncologia, criou a A Casa Horizonte, que tem como objetivo abrigar pacientes do SUS em tratamento de rádio e quimio. O projeto vive de trabalho voluntário e doações. Vale a pena conhecer e colabo rar! As ações acontecem até o final deste mês.

A Lenda

A lenda da Jovem Guarda que marcou ge rações e que ainda compõe e faz shows pelo Brasil afora, Erasmo Carlos, estará em Cam pos, no dia 29 de novembro de 2022, no Teatro Trianon. A festa, para 800 con vidados ainda é para marcar uma década do Sistema de Comunicação Terceira Via, em que as comemorações começaram ainda no mês de julho, com um super evento na Usina do Queimado. Agora, dando sequên cia ao planejamento estratégico do grupo, chegou o momento em que uma nova mar ca irá assumir as plataformas do Terceira Via: o J3News. Patrocínio de: MPE, Ases, Chevrolet/Nissan, Rodrigo Cerqueira, Olí via Assed, Casa das Telhas, Fabiana Wer neck, Sun Rocha, Aport Corretora, Norte Saúde, Francine Bellei, Vaccini, Rogério Venâncio, Luiza Diniz, Trindade, Marial Eucaliptos Madeiras e Nutrimed.

Transforme-se

Há um tempo atrás eram restritas as op ções do que você iria assistir na TV. Eis que surgiram a Netflix, Displey +,. Aamzon Prime, HBO MAX entre outras, que coloca ram o controle de sua vontade na palma da sua mão. Os serviços de táxis existem há mais de meio séculos. Aí vem: Uber, 99, etc… e mostraram que os mesmos servi ços podem ser mais práticos e mais eco nômicos. Itaú, Caixa, Santander, Bradesco sempre foram referências como grandes bancos. Do nada, aparecem: Nubank, C6, Original com alternativas menos bu rocráticas e excelente custo benefício

“Vou negando as aparências, disfarçando as evidências”… Já está cantando o hit “evidências” por aí não é? Afinal, o Brasil inteiro sabe que o sucesso dessa músi ca está em uma coisa que morremos de medo: a repetição! E ela não vale apenas para o Chitãozinho & Xororó, mas tam bém para você que quer deixar sua marca “martelando” na cabeça das pessoas. O segredo para qualquer marca vender mais é ser autêntica, ter estratégia na sua comu nicação e…REPETIR, REPETIR, REPETIR. Dá trabalho demais ser único. Não é sorte, é técnica. Quantidade às vezes é muito me lhor do que qualidade. Eu penso assim!

Estourou de vez!

O “Big Brother Brasil 23” ainda nem começou, mas já entrou para a história. Isso porque a edição do re ality show, do ano que vem, já é considerada a mais lucrativa de todos os tempos. Faltando cerca de três meses para a estreia, o programa já conta com 13 marcas de anunciantes, o que ren deu uma arrecadação de mais de R $1,2 milhões de reais. O número ainda pode bater a marca de R$ 2 bilhões, antes de 13 de janeiro, estreia do programa, caso todos os espaços sejam vendidos.

Chegou por aqui Quer um novo sabor na sua caminhada?

Descubra a edição limitada de Johnnie Walker Black Label Sherry Finish. Um whisky 12 anos sedo so que entrega todos os sabores consagra dos de Johnnie Wa lker Black Label, mas agora com a doçura de figos e ameixas. Uma experiência sen sorial de sabor suave, com nuances defu madas e acabamento único. Já disponível no Brasil desde a semana que passou em lojas e adegas especializadas. Beba com moderação é proibida à venda para meno res de 18 anos.

Em 2023

O Lollapa looza 2023 anunciou na sexta que passou o seu line-up de artistas, confirman do Drake, Billie Eilish e Blink-182 (que “furou a fila” e anunciou antes em seu site oficial) como headliners dos três dias do festival. A lista ainda inclui nomes como Tame Impala, Ro salía, Lil Nas X, The 1975, Ludmilla e Pitty. O festival acontecerá em 24, 25 e 26 de março de 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos já estão à venda pela Tickets For Fun e os preços variam de R$1,2 mil a R$5,34 mil. Salgadinho, hein?

12PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022
Fotos: Arquivo do colunista @graudistribuidora @vitalemoveisedecor Queridíssima sempre! Patrícia Caetano comemorando seu novo tempo em Lumiar “Babando” o talento do filhão Vicente, protagonista mirim da nova novela “Travessia”, Clarissa Garotinho é orgulhosa demais Um dos nossos jurados técnico e chefe culinário Rômulo Bernard fala sobre o novo reality 2023, no programa desta semana É muito chamego que esse pai tem! Maithê e Marcelo Azevedo O casal bacana Júlia e Diogo Neves relaxando por Bangkok Eletrizante de boas energias e dono de inúmeras amizades, o aniversariante da semana, nosso querido Edvar Chagas Jr. Camarada bacana: Lucas Gabriel Quintanilha Gata demais da conta essa amiga Joana Cabral Deborah e Romeozinho Casarsa e o companheiro fiel da vida, o pai Jefferson Muita sintonia: Bruno e a mãe Janete Abud curtindo dias incríveis em Portugal Buziando de boaça o camarada Rodrigo Bueno Muito querida no coração 4ever! Mônica Chacar Sempre irradiando alto astral: Lisiane Oliveira Saad Festejando os 18 anos do filho Rafael, recém aprovado para Medicina em Campos, o casal do meu coração Cris e Maurício Freitas Níver da semana: Iann Duarte cariocando Amiga da vida: Samantha Lysandro é sempre especial! Em evento em Búzios, sempre linda a querida Elisabete de Castro “Prata da Casa” o talentoso Fabiano Silva irá brilhar na Bienal 2022 com seus quadrinhos únicos Sempre na maior elegância: Michele Félix A vencedora do reality “Cozinhando com você - Volta ao mundo” se preparando para curtir dias de luxo em Salvador, prêmia dado pela empresa Aerovias Turismo, com direito a acompanhante e tudo pago pela renomada empresa

Mais um grande show de fim de ano do

Terceira Via

Erasmo Carlos é a atração escolhida para embalar a noite e celebrar as novas marcas do Sistema de Comunicação

O Sistema de Comunicação Terceira Via completou 10 anos em junho, mas as comemorações continuam e, em novem bro, um novo encontro está marcado, agora com o show do Tremendão Eras mo Carlos, que acontecerá no Teatro Tria non, no dia 29. O evento, que vai contar com 800 convidados, faz parte também da estratégia de apresentação das novas marcas que irão assumir as plataformas do Terceira Via: o J3News e a TV3News.

Em julho, uma mega festa na Usina do Queimado reuniu 1.400 convidados para celebrar o aniversário do Terceira Via. Nessa ocasião, foi apresentado o portal J3News. A noite memorável foi com certeza um dos eventos mais badalados que Campos já viu e reuniu personalidades de todas as esfe

ras. Ao som das cantoras Amanda Amado e Karine, o público comemorou o aniversário do Sistema de Comunicação que se conso lidou como um dos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro.

O diretor geral do Sistema Terceira Via, Fábio Paes, destaca que o show será um momento único. “O Terceira Via está em festa! São 10 anos de muito crescimen to até nos tornarmos o maior produtor de conteúdo da região. E isso deve ser celebrado com mais um grande evento.

Dessa vez, seguindo nossa tradição de oferecer sempre o melhor nos nossos en contros, o nome escolhido foi o de Eras mo Carlos. Uma lenda viva e que, com certeza, traz memórias afetivas para mui ta, muita gente. A data vai registrar tam

bém as nossas novas marcas, o J3News e a TV3News, que são a modernização do nosso conceito, com o objetivo de re gionalizar mais ainda nossos conteúdos e alcançar novos públicos. Vai ser tudo especial e incrível”, ressalta.

A gerente comercial Laisa Muniz destaca que o show do Tremendão é uma opor tunidade para presentear o público do Terceira Via e os clientes, que têm en contrado no portal, no impresso e na TV o retorno esperado pelas marcas. “Nada melhor para comemorar a data do que um ícone da música como o Erasmo para fechar o ano em que celebramos essa ocasião marcante para o nosso Sistema de Comunicação”, diz Laisa.

O Terceira Via sempre fez questão de di

vidir com os leitores e telespectadores os bons momentos dessa trajetória de suces so. Em 2016, por exemplo, o cantor e com positor mineiro Flávio Venturini foi a atra ção principal da festa pelos quatro anos da empresa. O evento foi realizado no Centro de Convenções da Uenf. O artista exibiu em seu show sucessos marcantes da car reira como “Espanhola”, “Noites com Sol”, “Céu de Santo Amaro”, entre outros. Em 2017, a festa de cinco anos contou com a cantora e compositora italiana Mafalda Minnozzi. Ela foi aplaudida de pé em diversos momentos durante sua apresentação no Teatro Trianon. Mafal da fez uma hora e meia de show, em que cantou clássicos das músicas italiana e brasileira. “Chega de Saudade”, de Tom

Jobim, foi interpretada com sotaque pela diva. O presidente do Grupo IMNE, Her bert Sidney Neves, esteve presente no recital da artista. Ele qualificou o espetá culo como “primoroso”. No ano de 2018, o Terceira Via celebrou os seis anos com a cantora gaúcha Ca mila Lopez. Ela elaborou o espetáculo “Camila Lopez e o Arrastão” para fazer um tributo à histórica cantora Elis Regina, sua conterrânea. A artista encantou a pla téia campista presente no Teatro Trianon. O cantor Dom Paulinho Lima mostrou seu talento ao país na segunda tempora da do reality show musical da TV Globo, The Voice Brasil. Ele foi a voz que coman dou a festa de sete anos do Terceira Via, em 2019.

Fotos: César Ferreira/PMCG
Fotos: Divulgação/Carlos Grevi
FLÁVIO VENTURINI - 2016 MAFALDA MINOZZI - 2017 CAMILA LOPEZ - 2018 - TRIBUTO A ELIS REGINA
DOM PAULINHO LIMA - 2019 KARINE - 2022 AMANDA AMADO - 2022

Lucas Barbosa, o arquiteto campista que vem ganhando todo o Sudeste

A Arquitetura, para alguns, se confunde com arte e, além de registrar muito do comportamento de um povo, modifica paisagens e transforma vidas. O arquiteto campista Lucas Barbosa, ao longo de sua carreira, assina obras residenciais e empresa riais em espaços destacados de Campos, como a Pelinca, mas vem expandindo cada vez mais os projetos por todo o Sudeste do país, saindo das fronteiras do Norte e Noroeste do Estado, onde atende em cidades como Rio das Ostras, Búzios e Capital, chegando ao Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Para ele, a profissão é um dom, por meio do qual concretiza desejos e necessidades, impactando a vida das pessoas.

“Eu nasci arquiteto. Falo isso constantemente. Sou absolutamente apaixonado e, desde criança, minha brincadeira predileta era desenhar casas. Minha relação é de amor e ódio. É normal termos momentos em que estamos um pouco irritados, como em um relacionamento. Mas eu amo, en louquecidamente, a minha profissão. Eu amo ser arquiteto”, revela.

Para Lucas, a Arquitetura é uma missão e o prin cipal objetivo é fazer um trabalho de excelência, levando em consideração as necessidades das pessoas e, também, agregando algo aos locais onde as obras estão.

“O que me move, todos os dias, é saber que eu deixei minha marca em algum lugar, mas existe uma coisa muito importante, porque, além des sa marca visual, a gente acaba transformando as vidas com a Arquitetura. É engraçado falar isso, mas, às vezes, nós esquecemos que o arquiteto faz shoppings, hospitais e isso tudo impacta a vida do ser humano. Nós fazemos casas que se jam mais confortáveis, pontos comerciais agradá veis e contemplativos, nos quais as pessoas con seguem trabalhar felizes. Essa é a satisfação que eu tenho, não só criar marcas que me satisfazem, mas, também, criar espaços que transformem as vidas das pessoas”, revela o arquiteto.

Na receita para alavancar e destacar seus proje tos, que vêm conquistando empresas e perso nalidades como a ex-globeleza Valéria Valenssa, Lucas Barbosa acrescenta criatividade, muita ousadia para cumprir desafios e técnica para en tregar obras imponentes.

“Eu adoro fazer projetos em aclive e declive. O que é uma coisa bem rara. Eu brinco, e faço analogia à Medicina. Só que eu sou médico das obras. Natu ralmente, as cirurgias mais complexas caem nas mãos do meu escritório. Acho que não é somen te por uma questão de criatividade. É, também, por uma boa condução técnica. Somos muito criteriosos em entregar um trabalho de excelên

cia, sempre. Atribuo nossa expansão à dedicação. Temos uma leva considerável de trabalhos nos últi mos anos e emblemáticos em Búzios, no Rio, em São Paulo...”, analisa.

De Campos a Campinas

Atualmente, Lucas se divide entre Campos e São Paulo, onde ele assina o projeto da iHub, empresa de assessoria em investimentos da capital, e também acompanha as obras da agência de publicidade Ar

pejo, em Campinas.

“Todo projeto nasce diante das necessidades e das problemáticas existenciais expostas ao arquite to. Fábio [Fábio Ramos-CEO da Arpejo] foi extremamente bem -sucedido na escolha do terreno que, além de um aclive, é um lo calizado em uma esquina, com a boca um pouco côncava. O nome da empresa, Arpejo, tem sinônimo ligado à parte musical e tivemos a certeza de que precisávamos criar uma fachada que representasse o que é isso monumentalmente, e a empresa como um todo. Eu optei por traçar uma linha reta, plana, de fora a fora, e deixar um passeio, um pouco mais aberto, na boca do terreno, que des se um pouco de contemplação, para que as pessoas pudessem olhar essas notas musicais, representa

das por brises frontais, que foram colocados” deta lha Lucas Barbosa.

Para resolver a questão do terreno em aclive, Lucas criou três pavimentos amplos, ventilados, ilumina dos e completamente integrados. No segundo pa vimento, um varandão e uma ampla área externa. “Ao fundo, aproveitando o aclive do terreno, cria mos uma área de vivência muito grande. Mais uma vez, representando o modernismo, fizemos um espaço no qual os funcionários podem jogar, brin car, conversar e fazer eventos. Optei por fazer uma mesa grande e única, porém, uma parte dela, oito lugares são internos, e os outros sete são externos. E o melhor: a parte externa tem uma árvore que sai do meio dela”, conta.

Na parte superior, a área dos funcionários também conta com ambiente aberto, permitindo maior con tato.

“Essa área é onde, aos meus olhos, todos os funcio nários têm que ter essa pegada open space, para que

todos se olhem, se vejam. São duas mesas enormes e uma porta muito grande como se fossem portas de baias. Criei também algumas pe quenas salas de reuniões, para duas pessoas”, detalha Lucas.

O projeto da Arpejo foi solicitado no pós-pandemia e, por isso, de veria trazer, a pedido do cliente, um ambiente arejado, iluminado, moderno e também que refletisse aconchego e segurança.

“E eu acho que isso é o mais ba cana desse projeto, um ambien te semelhante a uma casa, com cozinha, uma área externa gostosa, com confor to, aconchego e, também, todas as questões que precisamos para desempenhar o nosso trabalho. É a Casa da Arpejo, que é uma agência que preza tanto pelo relacionamento e quanto pelo desenvol vimento das pessoas”, diz Miryan Garcia, diretora de contas da Arpejo.

Lucas destaca como ponto principal do projeto a valorização da característica do terreno que, se gundo ele, fará a diferença para clientes e, princi palmente, na rotina dos funcionários.

“Um dos principais charmes do projeto, aos meus olhos, é a visão, tão ampla e frontal. O terreno está vi rado ao poente. Então, bloqueamos a incidência solar com o ritmo dos brises, mas deixamos também um vidro de fora a fora que traz para os clientes e também para o dia a dia da empresa essa contemplação de um pôr do sol. E, encerrar o seu dia vendo um espetáculo da natureza, não tem nada melhor”, finaliza.

@studiolucca

(22) 99707-2090

contato@studiolucca.com.br

Rua conselheiro Otaviano, 163 Centro, Campos dos Goytacazes Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 09h às

03PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022
Fotos: Divulgação
STUDIO LUCCA Facebook: Lucas Barbosa Interiores Instagram:
Tel:
Email:
Endereço:
19h Ele assina projetos em quatro estados e, atualmente, é responsável por uma grande obra em Campinas

O novo Refis é tema do Pauta Livre desta semana

No programa Pauta Livre desta semana, o assunto abordado foi sobre o novo Refis 2022, que é o Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Campos. O Subsecretário de Atendimento da Secretaria da Fazenda, Antônio César Azevedo Gomes, falou sobre como aderir, os descontos de até 100% em multas e juros, as facilidades para parcelamento e explicou como acessar pelo sistema on-line.

Endorfina acompanha corrida pelo

Outubro Rosa

Outubro Rosa é um mês dedicado à orientação e prevenção do câncer de mama. Mas, este ano, a campanha teve liberação de endorfina por meio do esporte. O Instituto do Câncer do Norte Fluminense, OncoBeda e Hospital Dr. Beda promoveram uma corrida e caminhada que reuniu mais de 200 pessoas na praça do Flamboyant. Além da corrida, teve aula de dança, yoga, espaço de fisioterapia, sorteio e distribuição de lanche saudável! O Endorfina acompanhou tudo.

Lamparinas acesas e histórias

Muitas vezes, faltava luz na pequena vila em que morava na infância. Sinto até hoje o cheiro do querosene queimado que ia tingindo de preto o nariz das crianças por causa da fumaça. Só víamos o estrago pela manhã. Tempo bom! Tempo de falta de conforto e de abundância de felicidade.

Nessas noites, geralmente ouvíamos histórias. Papai gostava de contar a do Bicho Folhararal. O repertório dele incluía também: Festa no céu, O macaco e a viola, O veado e a onça, Pimenta no cocuruto, A Moura Torta e as histórias que, quase sempre protagonizava, quando criança, na fazenda Palmeiral.

Pesquisei em coletâneas de contos populares outras versões das histórias que ele contava. O Bicho Folhararal, por exemplo,encontrei com o nome de Bicho Folhagem, mas é quase a mesma história. Assim: dizem que todos animais da floresta tinham medo da Comadre Onça, como papai falava, porque ela era muito forte. Mas o macaco,o jabuti e o coelho eram muito espertos e conseguiam enganar a pintada. Em três passagens muito engraçadas da história, o coelho leva a melhor na disputa com Dona Onça.

Na terceira vez em que se encontraram à beira de um riacho, o coelho conseguiu tomar a água que tanto queria. A onça tentava impedir a todo custo. Porém, o coelho, astuto que só, primeiro se lambuzou no mel de uma colmeia encontrada na floresta. Em seguida, deitou no chão e rolou nas folhas secas cobrindo, desse modo, todo corpo.

“ - Sou o Bicho Folhagem, Folharada de Folhararal! Venho aqui em homenagem a quem é grande animal.”

Quando a onça viu aquele bicho esquisito, se apavorou e logo o deixou passar para que ele pudesse beber água.

Vale a pena ler esse conto para as crianças principalmente. Ele mostra que a criatividade para solucionar problemas, em grande parte das vezes, vence a força.

Desejo que as crianças do mundo de hoje se encantem com as histórias tradicionais como eu me encantava e ainda me encanto. São como lamparinas que ficam sempre acesas na imaginação. Obrigada, papai!

04PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022
Fotos: Carlos Grevi

oliviaassed_dermato

Neste último fim-de-semana, aconteceu no Pacaembú em São Paulo, o MAP 6.0, evento que reuniu médicos de todo país, realiza do pelo Laboratório Multinacional nº 1 em vendas de toxina botulínica e preenchedores no mundo. Muitos médicos do país puderam acompanhar de forma on-line, e um número restrito de dermatologistas e cirurgiões foi con vidado para estar presente no evento ao vivo.

Para mim foi uma honra e motivo de muita alegria, além de uma oportunidade para aprender novas técnicas e protocolos.

O MAP 6.0, mergulhou na reflexão e na discussão de importantes questões relacionadas à ciência, longevidade e diversidade no cam po da Dermatologia.

Com transmissão ao vivo, o maior evento privado de aesthetics do mundo aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro.

Foram mais de 30 conteúdos ministrados por experts nacionais e internacionais.

A Galderma apresentou pela 1ª vez no Brasil sua nova abordagem do paciente estético AART, o HIT (HolisticIndividualizedTreatments), novos tratamentos corporais, além de cosmiatria e patologia.

Foi sem dúvidas o maior evento voltado para estética e procedimentos invasivos do país e para mim um privilégio acompanhar tudo de perto.

Vejam um pouco do que aconteceu por lá:

05PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022
Com o querido parceiro Márcio Machado, gestor de grandes contas do Laboratório Galderma Com a querida e supercompetente colega de Maringá, Dra.RithaCapelato Ainda no setor do Sculptra, o inimigo número 1 da flacidez facial e corporal Amei os crachás já personalizados com nossas fotos. Detalhes que agradam… No setor do Sculptra, o queridinho do momento! Chegando no evento… Com a amiga capixaba (assim como eu) e colega de especialização no Rio, a linda e competente dermatologista Dra. Mariana Rocha Com a querida colega paranaense Dra. Carolina Bortolon Com a Speaker da Galderma e colega dermatologista Dra. Andrea Nunes Um lindo portal do evento na entrada do Pacaembú Finalizando o último dia de evento Fotos: Arquivo Pessoal

SHOW DO TERCEIRA VIA

O grande Show que o Jornal Terceira Via irá presentear aos seus convidados no dia 29 de novembro no Teatro Trianon,será com Erasmo Carlos e banda, que irá cantar todos os seus grandes suces sos.Patrocínio de: MPE, Ases, Chevrolet/Nissan, Rodrigo Cerqueira, Olívia Assed, Casa das Telhas, Fabiana Werneck, Sun Rocha, Aport Corretora, Norte Saúde, Francine Bellei, Vaccini, Rogério Venâncio, Luiza Diniz, Trindade, Marial Eucaliptos Madeiras e Nutrimed.

l Milena e Bruno Salomão estão na doce espera e ficaram sabendo no emocionante Chá Revelação, que serão papais de um menino e se chamará Arthur. Os felizes avós são Simone Salomão e Artur Vitor de Souza Vale e também Edson Cordeiro e MerilaneBissonho. O biso Alfeu Salomão também está radiante com a notícia.

l Larissa Raposo ganhou festa em comemoração ao seu aniversário em um dos restaurantes do Rio. Tudo organizado pela mãe Fátima e o marido Felipe Sales.

l Silvana Siqueira passou uns dias em Tiradentes com o sobrinho Gabriel, que fez fotos lindas. Amaram!

l Nanda Alvarenga esteve pelo Rio no último fim de semana parti cipando de um Congresso Mundial que este ano foi sediado por lá.

l TidocaSenceRamos e Rodrigo Nascimento Tavares curtiram o Fes tival de Frutos do Mar em Iriri no último fim de semana com grupo de amigos.

l Rosana Venâncio Waked curtiu o Rio no último fim de semana, indo a bons restaurantes e fazendo caminhadas pela Lagoa Rodri gues de Freitas.

NIVER

Os parabéns de hoje vão para Gustavo Ribeiro, Pedro Henrique Bar bosa Marinho Teixeira Barros Dias, Nazareth Motta, Junior Vidal e Aline Gonçalves. Amanhã para Paulo César Henrique Gomes, Jade Aquino, Vanúzia Santos, Cristiana Pessanha Basílio, NabiaAssed Estefan Rangel e Inez Cândido. Terça-feira para Maria Edyr Póvoa Alvarenga Vasconcelos, Ignez Jacyntho, Liliana Crespo, Douglas Aquino,Everton Silva Nogueira, Magno Henrique, Aparecida Freire, Marisete Abreu Moreira, Míriam Coelho dos Santos, Mirian Carla Fer reira, Bete Bastos e Elena Rocha. Quarta-feira para Simone de Lima, Francisco Martins, Gabriela Souza, GraziGonçalves e Amanda Du arte. Quinta-feira para Sasha Carneiro, João Damásio, Thalita Sar denberg Pessanha, Raphael Souza, Carlos Renato Pessanha Ribeiro, Rita Soares e Teresa Maria Paes. Sexta-feira para Luana Arêas, Edu ardo Rocha e Irecy Damasceno. Sábado para Marcelo Silva Sepulve da, Daniel Naked, Isabela Duncan, Maria Fernanda Rodriguez, Gris Rodrigues, Larissa Gonçalves, José Ricardo Silva e Herval Junior. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.

“Muitas vezes o fator determinante da sua paz de espírito não são as escolhas, mas sim as renúncias.”
07PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022
RAPIDINHAS
Fotos: Arquivo da colunista Beleza e elegância de Milena Siqueira Ritter em Gramado A bonita Narcísia Cordeiro no niver da prima Junia Faria Nascimento Flávia Trindade Chalita no Shopping Vogue Square com a mãe Rosane Trindade e a sogra Elizete Naked Chalita Bahia: Tânia Araújo com o netinho Antônio na Praia de Imbassaí que é famosa por ter o encontro do rio com o mar Noélia Alves e George Rodrigues curtindo Búzios Bahia: Evandro Henrique Ribeiro Junior e Gabriela Neves no Pelourinho Jorge Filho com o pai Jorge Abourejeili fazendo o 1º passeio no belo carro do tio AdelAbourejeili que é colecionador de carros antigos Marluci Sardenberg visitando sua irmã Márcia em Guaçuí Liliana Crespo a bonita aniversariante de terça-feira A bela aniversariante de sexta-feira Luana Arêas Iza Vasconcelos sempre upto date Aloysio Gonçalves e Valéria Palhares na linda festa para as crianças do condomínio onde ele é síndico Os belos Milena e Bruno Salomão na doce espera de Arthur O aniversariante de hoje Gustavo Ribeiro com sua amada Polly Dutra
PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 202209
Veg Imperial TEEN Larissa Fernandes Guilherme em noite de autografo com os pais Priscila e Gilman Conegundes Pé quente Anthony e Wladmir Garotinho Maria Luisa e os pais Naira e Luís Gustavo Abud Wagner FOFA Isabela Gomes Pedro Henrique em dia de batizado com a prima Maria Antônia Romano Jacyntho, a dinda Lara e o tio Giovani FAMÍLIA Duda, Benício, João Gabriel e Joaquim com o tio e dindo Lucas Barcelos Henrique Falcão e a mamãe Elem Gatinho Rafael Sá de Moraes Filho MEUS gatos Theo e Yan Abud curtindo dias em Paris Festejando Luca os mais Liana e Leonardo Bousquet Curtindo dias na Disney Heitor, a dinda Renata e a mamãe Fernanda Passos Dona Cegonha chegou trazendo Murilo para Laura e Marwan Ferzeli Julia Correa comemorando 10 anos com os irmãos Livinha e Arthur e os pais Wanessa e Rafael Dia de Batizado para Maria com a mamãe Paula Trindade Carlinhos com a mamãe Liliany e a vovó Suely Carvalho Pollyana Faria a espera de sua Maria Clara Comemorando Ágatha e a mamãe Natália Patrão

VIVA JULIANA

A charmosa esquina da Saldanha Marinho com Marechal Deodoro ficou pe quena para os inúmeros amigos que foram recentemente abraçar a querida aniversariante JULIANA Sá Cunha. O entra e sai de pessoas interessantes e animada foi até altas horas e o alto astral imperou. Ao lado do marido Pablo e da mãe Ana Maria Sá, e ao som de uma banda maravilhosa, estiveram por lá e se esbaldaram: Paula Siqueira, Lívia Chaffin, Mel e Rogério Paes com Maria e Branca, Denise Sá, Aurinha Paes, Mariana Aquino, Bethânia e Eduardo Lubanco, Joyce e Zé Carlos Azevedo, Priscila, Gustavo e Pedro Almeida, Patrícia Champion e muitos outros que fizeram a festa brilhar. Aí estão alguns flashes que não me deixa mentir. E viva Juliana!!!

INTERINO MÁRIO CRUZ

Viviane de Aquino, amiga especial, antenada e inteligente, sempre que pode arranja um tempo e foge para Fortaleza, onde reside seu filho Márcio Chalita, unindo o útil ao agradável, matando a saudade e curtindo o clima do Cea rá. Nesta foto, Vivi está entre as flores gigantes de carnaúba, num mercado de artesanato típico da região.

FESTA DE ARROMBA

A sociedade campista já começa a se movimentar e se preparar para o show de final de ano do Sistema Terceira Via.

No palco do Teatro Trianon se apresentará nada mais nada menos do que o Tremendão Erasmo Carlos, um dos maiores nomes da nossa música brasileira, na noite do dia 29 de novembro. A festa, que será para 800 convidados, tem o patrocínio de: MPE, Ases, Chevrolet/Nissan, Rodrigo Cerqueira, Olívia Assed, Casa das Telhas, Fabiana Werneck, Sun Rocha, Aport Corretora, Norte Saúde, Francine Bel lei, Vaccini, Rogério Venâncio, Luiza Diniz, Trindade, Marial Eucaliptos Madeiras e Nutrimed. Certamente será uma festa de arromba e que também marcará a mudança do nome Terceira Via para J3News.

GUARUS FASHION DAY

O próximo Fashion Day, esse evento que já está se consolidando na cidade, acontece na sexta-feira dia 28 na Praça do Cacique às 18h. Com apoio da CDL Campos, SEBRAE e da PMCG, além do desfile de primavera-verão que será apresentado na pas sarela, consta da programação shows, gastrono mia e exposição de artesanato. Em dezembro será a vez da Pelinca, na rua Manoel Teodoro. Coloquem na agenda e não percam!

5.6

EDVAR Chagas Júnior, esse empresário, arquiteto, embaixador e incentivador do turismo campista, que Campos inteiro aplaude e admira, completou na sexta-feira 56 anos de vida e festejou do jeito que mais gosta, rodeado de amigos, com muita música boa ao vivo , começando com uma fantás tica roda de samba, passando pela MPB e interca lando com DJ. O Casarão da CDL, aliás órgão que ele preside em Campos, foi o local escolhido e que ao lado da esposa Sid e do filho Gabriel recebeu as centenas de convidados, brindando à vida, as ami zades e as conquistas. Aos amigos a sugestão de presente foi de alimentos para doação as entidades carentes.

No próximo domingo você verá aqui a cobertura fotográfica desse festão.

OUTUBRO ROSA

A Câmara Municipal de nossa cidade promoveu nesta semana que passou a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, com o objetivo de promover a conscientização acerca da doença, contribuindo assim para a diminuição da mortalidade.

Juntamente foi aberta no foyer a mostra da fotógrafa Tatiana Gomes, intitulada “Câmara, Luz e Inspiração”, que através de suas lentes e de seu trabalho eleva a autoestima das mulheres durante o tratamento.

GIRO NORDESTINO

O casal EDINHO Siqueira e SABRINA Campos, juntamente com a filha NINA e a cadelinha MEL, tirou uns dias de férias e partiu para dias enso larados pelo Nordeste brasileiro. No roteiro teve Recife, Olinda, Carneiros e Maragogi. Nesta semana já retornam as atividades normais por aqui, mas certamente além de bronzeados, revigorados.

10PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022
Trio elétrico: Fernandinha Moraes entre Celso Manhães e Marcelo Amoy, na noite em que os dois comemoraram juntos os aniversários rodeados dos melhores amigos. EDNA de Souza Barcelos, em Búzios. Na varanda da Pinacoteca de São Paulo, Renata Sá Champion e Betinho Sá Aquino. Esses dois primos, que atualmente moram na capital paulistana, ele atuando no mercado de Seguros e ela na equipe de Nutricionistas do Hospital Sírio Libanês, já estão superadapta dos à terra da garoa e vira e mexe recebem e são cicerones dos amigos campistas que por lá aparecem, mostrando o que melhor tem a cidade que nunca dorme. Alessandro Barreto em recente viagem a Ok toberfest em Blumenau. Aurinha Paes e o amigo JOÃO Albernaz, que aliás é o aniversariante da pró xima sexta-feira, 28 Ana Maria Sá de Freitas Cunha As primas Mariana Sá Dieguez Aquino e Priscila Sá Champion DENISE Aquino Patrícia Sá entre os primos Filipe Aquino e Alessandra Ralph Manhães Jr e Rita Jamile Bicudo, em noite de aniversário dele. Viva!!! Yasmin Abílio, com o Big Ben ao fundo, em recente viagem a Londres. @
mariocamposcruz

Exposição

50 Anos de Grandes Prêmios no Brasil de Fórmula

Para quem não conseguiu adqui rir 1 ingresso dos praticamente 200.000 disponibilizados para as sistir ao GP São Paulo de Fórmula 1 (F1) deste ano, que se esgotou em apenas 2 dias, quando as ven das foram iniciadas em dezembro do ano passado, com exceção dos ingressos VIPs para áreas e serviços exclusivos com preços elevadíssimos para a grande par te da população e aos poucos ingressos extras disponibilizados ao longo deste ano pelas patro cinadoras do evento, como Porto Seguro, Shell e Heineken, há uma luz no fim do túnel, pelo menos para contemplar um pouco da história da F1 no Brasil, é porque os organizadores do GP São Paulo resolveram fazer a exposição 50 Anos de GPs no Brasil de F1.

Neste ano, antes de chegar ao Au tódromo José Carlos Pace, o co nhecidoAutódromo de Interlagos, a F1 chegou ao Parque Ibirapuera. A Oca – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez – abriu as portasno dia 18 de outubro, com a primeira grande exposição de Fórmula 1 realizada no Brasil. Como parte da comemoração dos 50 anos da categoria no Brasil, o evento reú ne carros, capacetes, troféus dos pilotos que fizeram a história nos autódromos de Interlagos, em São Paulo, e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A venda de ingressos começou na quinta, dia 06/10, ao meio-dia, no site da Eventim (eventim.com.br/expo50anosGP).

A coletiva de imprensa para a abertura da exposição 50 Anos de GP no Brasil de F1 aconteceu na segunda-feira, dia 17/10, às 17h, na Oca - Parque do Ibirapue ra, com a presença do Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, o Secretário da Cultura do estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, o CEO do F1 GP São Paulo, Alan Adler. Também esteve presente o Curador do Evento, o Diretor de Imprensa do F1 GP São Paulo, Castilho de Andrade, entre outras personalidades.

A Williams de Nelson Piquet, a Jordan de Rubinho Barrichello, a Ferrari de Felipe Massa e a Renault de Giancarlo Fisichella, estão en tre os carros expostos no local.A família de José Carlos Pace cedeu o macacão e o capacete que ele utilizou em sua única vitória na F1, o GP do Brasil de 1975, assim como o troféu que recebeu após a corrida. É a primeira vez que eles estão sendo exibidos nos últimos 35 anos.Também estão expostos na Oca a sapatilha e o macacão que Ayrton Senna usou no GP do Brasil de 1993 e o troféu recebido pela sua segunda vitória em Inter lagos.O capacete que Emerson Fittipaldi vestiu no GP do Brasil de 1972 é outra das atrações da exposição.

Um “túnel do tempo” com fotos de todos os GPs realizados no Brasil, um trabalho realizado por Beto Issa, fotógrafo oficial do GP São Paulo de F1, é um painel que retrata os grandes momentos da categoria no Brasil.

Entrevistas ao vivo com persona lidades do automobilismo, jovens pilotos, engenheiros estão previs tas ao longo da exposição.

Produtos comemorativos dos 50

anos de grandes prêmios estão disponíveis na loja da Oca, duran te todo o período da exposição. Os ingressos para a exposição es tão custando R$ 50,00 de quarta à sexta-feira e finais de semana de manhã; nos sábados e domingos, o preço está sendo de R$ 150,00, dando direito a participar da Ga rage-Fest com DJs e telão para

assistir às corridas restantes do Mundial de Fórmula 1 2022: GP do México, GP dos EUA, GP São Pau lo e GP de Abu Dhabi, no dia 20 de novembro, último dia da exposi ção. Há venda de meia entrada todos os dias; às terças o acesso é gratuito; às segundas o evento não funciona. Clientes da Porto Seguro Bank, uma das patroci

nadoras do evento, estão tendo 15% de desconto na compra de ingressos utilizando seu cartão de crédito. A exposição funciona de terça a domingo, das 10h às 21h, e cada grupo de visita é limitado a 200 pessoas e tem duração de 60 minutos.

A Exposição 50 Anos de Grandes Prêmios no Brasil tem o incentivo

fiscal do Programa de Ação Cul tural (ProAc ICMS) do Governo do Estado de São Paulo.

Além da Porto Seguro Bank, tam bém são patrocinadores do even to a Heineken, Claro, Shell, Waze, World Wine, Giovanna Baby, Sancta Maggiore, Tereos e Band (parceiro de mídia).

A Exposição 50 Anos de Grandes Prêmios no Brasil é uma produ ção da WeDo! Entretenimento e da organização do GP São Paulo de F1 com apoio da Visite São Paulo. Parte da renda arrecada da com a venda de ingressos será destinada ao Instituto Ayrton Senna.

Exposição 50 Anos de GPs de F1 no Brasil

Datas: de terça a domingo, das 10h às 21h, de 18/10 a 20/11, em ho rários pré-agendados

Local: Oca - Parque do Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Por tão 2 – São Paulo

Site oficial: expo50anosGP.com.br

Ingressos: eventim.com.br/expo50anosGP Site oficial GP São Paulo de F1: f1saopaulo.com.br

10 Fatos curiosos sobre o GPs Brasil de F1

* O 1º GP Brasil foi realizado em 1972, no Autódromo de Inter lagos, mas não valeu pelo Campeonato Mundial de F1. O ven cedor foi o argentino Carlos Reutemann e Wilson Fittipaldi foi o brasileiro melhor classificado, chegando em 3º lugar. A partir de 1973, o GP Brasil entrou oficialmente para o calendário da F1.

* Os 50 GPs Brasil foram realizados em 2 autódromos:

Foram 40 GPs no Autódromo José Carlos Pace, o Autódromo de In terlagos, em São Paulo. Os anos foram: de 1972 a 1977, 1979 e 1980, de 1990 a 2019, 2021 e 2022 (contando com este ano).

Foram 10 GPs no extinto Autódromo Nelson Piquet, o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Os anos foram: 1978 e de 1981 a 1989.

* Em 2020 foi o único ano que não teve GP Brasil de F1, devido ao cancelamento por causa da pandemia do vírus Covid-19.

* O GP Brasil de F1 decidiu por 5 vezes o título mundial da tempora da, nos anos: 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009.

* 9 GPs Brasil de F1 foram vencidos por brasileiros. Os nossos pilotos que venceram em casa foram: Emerson Fittipaldi (em 1973 e 1974, ambos em Interlagos), José Carlos Pace (em 1975, em Interlagos), Nelson Piquet (em 1983 e 1986, ambos em Jaca repaguá), Ayrton Senna (em 1991 e 1993, ambos em Interlagos) e Felipe Massa (em 2006 e 2008, ambos em Interlagos).

* Wilson Fittipaldi Jr. foi o único brasileiro a ter uma equipe de F1.

* O piloto que mais venceu o GP Brasil de F1 foi o francês Alain Prost, com 6 vitórias (em 1982, 1984, 1985, 1987 e 1988 em Ja carepaguá e 1990 em Interlagos).

* A equipe que mais venceu o GP Brasil de F1 foi a McLaren, com 12 vitórias.

* Os países dos pilotos que mais venceram o GP Brasil de F1 fo ram o Brasil e a Alemanha, ambos com 9 vitórias.

* Em Jacarepaguá:

Melhor volta nos treinos: Ayrton Senna, em 1989, com o McLaren -Honda V10, com o tempo de 1:25.302.

Melhor volta na corrida: Ricardo Patrese, em 1989, com Williams -Renault V10, com o tempo de 1:32.507.

Em Interlagos:

Melhor volta nos treinos: Lewis Hamilton, em 2018, com Mercedes V6 Turbo Híbrido, com o tempo de 1:07.281.

Melhor volta na corrida: ValtteriBottas, em 2018, com Mercedes V6 Turbo Híbrido, com o tempo de 1:10.540.

@rodrigovianarodrigoviana 11PÁGINA 23 A 29 DE OUTUBRO DE 2022
1
As miniaturas de Adalberto Campos, da Mini Models Car, também estão expostos. O capacete de Emerson Fittipaldi e objetos de Ayrton Senna, cedidos pela sua irmã Viviane,também estão expostos A RBR cedido pelo Alan Mosca, da Sid Special Paint. O carro da Jordan de Rubens Barrichello. Uma conversa descontraída com Alan Mosca, Raí Caldato e Adalberto Campos, que participam da exposição. Rubens Barrichello e Felipe Massa participam da exposição com um dos seus respectivos carros de F1. Alan Mosca, da Sid Special Paint, também está expondo os seus capacetes dos maiores pilotos do planeta. Alguns carros da Mini Models Car, foram cedidos por Adalberto Campos para a exposição. Alguns capacetes foram cedidos por Alan Mosca, da Sid Special Paint, para a exposição. Raí Caldato, Alan Mosca e Adalberto Campos cederam diversos itens automobilísticos para a exposição. Parte da receita da exposição será destinada ao Instituto Ayrton Senna. Reginaldo Leme também cedeu alguns objetos para a exposição. Castilho de Andrade, Diretor de Imprensa do GP São Paulo de F1, também é o Curador da exposição. Os capacetes que Lewis Hamilton encomendou ao brasileiro Raí Caldato, da Caldato Design, também estão lá.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.