Jornal Terceira Via Edição 308

Page 1

Lei do silêncio não funciona em Campos

Moradores de bairros nobres sofrem com o som alto nas madrugadas

Avenida Pelinca precisa de melhorias urgentes

A Pelinca desperta admiração, mas também é alvo de críticas, pois está cheia de problemas

equipamen tos públicos depredados, insegurança

Para Edvar Junior,

nho de loja” e cuidados básicos.

TV estreia mais dois vídeocasts

PÁGINA 06

ALOYSIO BALBI

Tiradentes vai virar centro cultural e terá shows

GUILHERME BELIDO ESCREVE Candidatos sobem o tom e eleitor fica mais hostil

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 308CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022
PÁGINA 03 Foto: Divulgação PMCG
em relação à infraestrutura,
e alagamentos frequentes.
presidente da CDL, a cidade toda carece de “ba
Palácio
O Palácio Tiradentes, inaugurado em 1926 e antiga sede da Assem bleia Legislativa do Rio (Alerj), agora vai virar um museu. PÁGINA 04
A duas semanas do 2º turno, Lula e Bolsonaro ampliam a troca de acu sações; pesquisas questionadas e eleição segue indefinida. PÁGINA 05 Foto: Lara Bacelar Laura Ferzeli faz alerta sobre câncer de mama Mastologista PÁGINA 03 Foto: Carlos Grevi Foto: Silvana Rust3ª Via
O sistema de Comunicação Terceira Via está ampliando sua programação no formato VideoCast. O carro-chefe foi o Vox PopCast e a partir desta se mana o Vox Nerd e o Vox Sport estreiam na grade. PÁGINA 07 Erasmo Carlos vai embalar o público no show que marcará a mudança do nome do Terceira Via para J3News brasileiro A lenda do Rock em Campos CAPA Equipamentos públicos estão depredados ENTREVISTA Com mais de 25 anos no MST, ela conseguiu um feito inédito: eleger-se como representante do movimento para uma ca deira na Assembleia Legislati va do Estado do Rio de Janei ro. PÁGINA 09 Marina do MST Deputada Estadual eleita Rhyann Souza Nelícia Teles e Roberta Cesário na coluna de Priscyla Bezerra PÁGINA 10 Foto: Divulgação
PATROCÍNIOS

Desrespeito à lei do silêncio perturba moradores em Campos

Sábado e domingo são dias para relaxar e recarregar as baterias. Teoricamente, porque para mo radores de alguns bairros de Campos, o fim de semana tem sido um pesadelo. Som alto, pa lavrões, ronco de motocicletas e total desordem, esse é o saldo do final de semana para habitantes de trechos da Pelinca, Jardim Ma ria Queiroz e parte da Arthur Ber nardes. Com estabelecimentos desobedecendo a Lei do Silêncio e fiscalização ineficaz, os mora dores mais uma vez recorreram ao Jornal Terceira Via para cla mar às autoridades para que to mem providências. A norma bra sileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regula menta que o ruído em áreas resi denciais não deve ultrapassar os limites de barulho estabelecidos – 55 decibéis para o período diur no, das 7h às 20h, e 50 decibéis para o período noturno, das 20h às 7h. A Lei Municipal nº 8061, que regulamenta o Código de Postu ras, prevê penalidades para os infratores. A poluição sonora tam bém é crime, previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, que especifica que “a poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana” está sujeita a pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa.

Segundo a Prefeitura de Campos, o valor da multa varia conforme a gravidade da infração, e vai de 10% do salário mínimo a dois sa lários mínimos. No caso de reinci dência, a multa dobra.

No Jardim Maria Queiroz, o som alto não vem de bares e boates. O problema é o pós-festa. Quan do o evento termina em um es tabelecimento na Rua Pero de Góes, é hora dos carros pararem em frente ao local e ligarem o som, o mais alto possível. Um baile acontece na rua e, além de veículos e pessoas transitando, aparecem muitas motocicletas, e o ronco pode ser nitidamente ouvido pelos moradores das ca sas e prédios próximos. Uma mo radora de um prédio localizado nesta rua enviou um vídeo para a redação do Terceira Via, no qual é possível ouvir a música, os roncos das motocicletas e tudo o que se passa na rua, mesmo com a jane la fechada e o ar condicionado ligado. O detalhe é que essa mo radora tem um bebê de quatro meses, que quase não consegue dormir aos sábados, dia em que os eventos acontecem no local. Ela se queixa da dificuldade de ser atendida pela Polícia Militar e pela Postura Municipal.

“A Polícia Militar quase nunca atende a ligação. Temos inúme ras chamadas não atendidas. E em uma situação em que ligamos e conseguimos falar, o atendente pediu nossos dados e informou que deveríamos comparecer à viatura que enviariam para fazer mos um boletim de ocorrência. Não continuamos com a ligação por medo da exposição, afinal de contas as pessoas que estavam praticando as irregularidades ficariam sabendo onde mora mos e tudo sobre nós e quem vai garantir nossa segurança? Já a Postura não atende o telefone de madrugada.”, reclama.

Outra moradora do bairro, uma senhora de 71 anos, relata que é difícil até para assistir televisão.

“A gente perde o sono, porque, além da música, tem a gritaria, e já que está acordado pensa em

assistir a um programa na TV, ou ver um filme, mas não é possível, porque o vidro da minha janela chega a trepidar com o barulho.

Eu tenho que ficar acordada ou vindo o que eles querem (os do nos dos carros)”, diz.

Na rua Maria do Carmo Barreto, transversal à Arthur Bernardes, o pesadelo dos moradores no do mingo é um pagode, que começa no final da tarde e vai até 1h da madrugada. “Todos os domingos nos programamos para dormir mais cedo, para iniciar a semana mais descansados, mas o pago de não permite.

Além da música alta, os carros são estacionados em frente ao meu prédio e, quan

do acaba a festa, muitas vezes tem brigas e gritarias. A janela do meu quarto fica de frente para a rua, então é muito difícil dormir antes do evento acabar. Há duas semanas houve uma briga após a festa e não apareceu ninguém para amenizar a situação, que teve até ameaça de tiros”, relata a moradora, que prefere não se identificar.

Velhos problemas na Pelinca Na avenida Pelinca, os morado res de alguns edifícios vêm re latando os problemas de forma recorrente. O Jornal Terceira Via já denunciou a desordem em matérias feitas em outubro de

2021, dezembro do mesmo ano e em março de 2022, mas, até o momento, as questões permane cem as mesmas. Em um prédio no coração da avenida, muitos moradores inclusive já colocaram seus apartamentos à venda, por não conseguirem conviver com tanto barulho.

“Aqui os moradores antigos to dos desistiram, muitos mudaram e colocaram o apartamento para alugar, outros venderam mesmo, porque a baderna começa na quinta-feira. Essa semana, que teve feriado na quarta (Dia de Nossa Senhora Aparecida), desde terça-feira começou a bagunça, e não é só música. Nosso direito

de ir e vir também não existe, as pessoas simplesmente param os carros e motos nos portões de garagem. A festa, muitas vezes, se estende para nossa calçada, a im pressão que eu tenho é que não tem jeito. Mais do que a gente já li gou para a polícia e já pediu, é im possível. Não adianta passar duas vezes aqui na frente, precisa de uma fiscalização que atue à noite inteira, tanto da polícia quanto da Postura”, diz o morador.

Todas as pessoas que se prontifi caram a falar na reportagem, pe dindo mais uma vez a atenção do poder público para o assunto, pe diram para não ser identificadas, por medo de represálias.

O que as autoridades dizem A Polícia Militar disse por meio de nota que as unidades seguem à disposição dos órgãos munici pais para apoiar nas ações que se façam necessárias para coi bir tais atividades ilegais. “Vale destacar que essas fiscalizações em estabelecimentos comer ciais, bem como ordenamento do trânsito, são da responsabi lidade das esferas municipais. Diante de uma denúncia de per turbação do sossego, equipes policiais são direcionadas ao local para checagem do fato nar rado, buscando contato com o reclamante para a condução dos envolvidos à delegacia da área”, diz a nota.

A Polícia Militar ressalta ainda a importância de que a população realize denúncias, pelo telefone do Disque-Denúncia - (21) 22531177 - e, para casos urgentes, que faça o acionamento pela Central 190 para que as medidas imediatas cabíveis possam ser tomadas. “Os registros em dele gacias da Polícia Civil também são essenciais para que proce dimentos investigativos sejam iniciados”, completa a PM.

A Secretaria de Ordem Pública disse por meio de nota que tem atuado com frequência nes tes locais e em diversos outros pontos da cidade, orientando e chegando a multar alguns esta belecimentos. A pasta orienta à população que denuncie essas situações pelo telefone / what sApp do Departamento de Pos turas Municipal 98168-3645. No caso de carros de som, a Guarda Municipal pode ser acionada pe los telefones: 153 ou (22) 981750785. A equipe de reportagem questionou aos órgãos munici pais quantas multas foram apli cadas, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

03PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022 Especial Foto: Divulgação PMCG
Avenida Pelinca é uma das áreas com mais reclamações de desordem urbana, mas o problema ocorre em toda cidade Madrugada sem descanso | Na rua Pero de Góes som alto e ronco de motocicletas não permitem que os moradores durmam nas madrugadas de sábado, domingo e feriado Pelinca | Festa na rua é uma das reclamações de moradores dos prédios que ficam no coração da avenida com o IPTU mais caro da cidade Foto: Divulgação PMCG Fotos: Carlos Grevi

AloysioBalbi

Gerente de Petróleo e Gás da Firjan vem a Campos para falar de geração de empregos no setor

O gerente de Projetos de Pe tróleo, Gás e Naval da Firjan, Thiago Valejo, estará em Campos esta semana para participar da reunião men sal do Conselho Empresarial da Firjan Norte Fluminense. Valejo vai apresentar dados da atual conjuntura do mercado na região, como o Anuário da Indústria de Petróleo, que permite às empresas pautar suas decisões de investimentos e basear a composição de seus pla nos de negócios. Nos próximos dois anos, por exemplo, o Estado do Rio tem potencial de geração de 3 mil novos postos de trabalhos di retos e 6 mil indiretos, a partir da entrada em operação de 10 novos sistemas de produção e exploração de óleo e gás.

Petroleira francesa vai operar em águas rasas da Bacia de Campos

A Trident Energy, petroleira francesa especialista em campos ma duros de petróleo, vai mergulhar fundo em águas rasas da Bacia de Campos. Está mirando o ativo localizado próximo aos campos de Badejo e Linguado. A Bacia de Campos, que produz hoje 75% do petróleo brasileiro, está sendo revigorada, o que é ótimo para a eco nomia brasileira e fluminense.

Executivos da Siamens visitam o porto do Açu e reportagem do Estadão revela investimentos de R$ 22 bilhões em energia

Como essa coluna pu blicou na versão onli ne, representantes do board internacional da Siemens visitaram o Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra. Estiveram reuni dos com o pessoal da GNA que tem duas ter melétricas no porto. Na mesma nota destacamos notícia dada pelo jornal Estadão de que o Porto do Açu deverá ter um investimento de R$ 22 bilhões em projetos de energia, entre eles, o de eólica.

O abre e fecha de agências bancárias no centro da cidade

Os bancos de Campos começam a restringir com força o atendi mento presencial, o que levou ao fechamento de duas agências na área central da cidade. O Banco do Brasil fechou a agência locali zada no cruzamento das ruas João Pessoa e 13 de Maio, enquanto o Bradesco fechou a agência na 13 de Maio, em frente ao edifício Renato Pontes Barreto. No caso do BB, as operações passam a ser feitas na sede da superintendência, na Praça das Quatro Jornadas, e no Bradesco, na agência do Calçadão. Um alto funcionário do BB em Campos informou que tecnicamente a agência foi transferida para o prédio da Praça das Quatro Jornadas, hoje com quase todos os andares ocupados.

Itaocara, no Noroeste Fluminense, é berço em canoagem de descida

ONG da Dinamarca certifica quatro praias do Estado do Rio com Bandeira Azul

Quatro praias do Estado do Rio de Janeiro receberam a certifica ção Bandeira Azul, conferida pela Foundation For Environmental Education (Fundação pela Educação Ambiental – FEE). A entida de é uma Organização Não Governamental da Dinamarca que, anualmente, divulga uma seleção das melhores praias do mun do. No Rio foram selecionadas as praias do Peró (Cabo Frio), do Sossego (Niterói), Forno (Búzios) e Itaúna (Saquarema).

Mercado Decor, reunindo o universo da Arquitetura, será realizado em novembro

Será realizado nos dias 10,11 e 12 de novembro o Mercado Décor, que reunirá arquitetos, designers de interiores, lojistas do segmento de re vestimentos, artistas plásticos e tudo rela cionado à Arquitetu ra. O evento aconte ce na Femac e tem o apoio do Sebrae-RJ. Edvar Júnior e Paula Martins idealizado res. O designer Ale xandre Kasper estará presente assim como Fabio Monnerat - Es pecialista em comu nicação digital.

Fabricada na China, plataforma móvel que vai interligar 43 poços na Bacia de Campos já está a caminho

A FPSO Anita Garibaldi – a plataforma estratégica da Petrobras para o plano de revitalização da Bacia de Campos, que interligará 43 poços de petróleo, finalmente saiu do estaleiro da China rumo ao Brasil. A plataforma deixou o estaleiro DSIC Marine Yard, na cidade de Dalian. O Anita Garibaldi passará por testes na área de ancora gem por cerca de quatro dias e, na sequência, dará continuidade à viagem ao Brasil. O sistema será instalado nos campos de Marlim e Voador com início de produção previsto para o terceiro trimestre de 2023, com capacidade de produzir até 80 mil barris de petróleo por dia (bpd) e processar até 7 milhões de m3 de gás/dia.

Petrobras vai investir 16 bilhões de dólares na Bacia até 2026

A Petrobras está investindo US$ 16 bilhões nesse programa de re vitalização da Bacia de Campos, investimento que vai se estender até 2026. Isso significa um mar de dinheiro, que vai ter reflexos nas economias de Campos e Macaé, com geração de mais postos de tra balho como no início da exploração de petróleo.

Opinião

Problema grave a agudo

Há muito se ouve falar deste problema que grita pelas ruas de bairros nobres, como a Pelinca, e também nas periferias. Pessoas desassossegadas perdem o sono e a paciência.

A reportagem especial desta edição, assinada pela jornalista Clí cia Cruz, ouviu relatos dessas pessoas incomodadas que falam à altura do problema que enfrentam, principalmente nos fins de semana.

Como se diz na gíria, durma-se com um barulho desses. É impos sível! E aos incomodados, nem cabe a solução de se mudarem porque o problema se espalha por quase todo o núcleo urbano. Além de desordem urbana, esse é um problema de saúde públi ca, não só pelo estresse provocado, mas pelo comprometimento da audição. Esse último afeta os próprios causadores do barulho.

As autoridades – Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura e a Polícia Militar - afirmam que estão atuando e abrem canais para reclamações. Estabelecimentos como bares e boates são multa dos, e carros que mais parecem filhotes de trios elétricos chegam a ser abordados, mas nada acontece.

Em um quadro mínimo de civilidade, é possível a convivência dos notívagos barulhentos e das pessoas que têm o sono como sa grado. Bares com música ao vivo devem ter tratamento acústico e carros de som precisam ser equalizados com um mínimo de respeito.

Fato é que aos poucos os incomodados estão comprando esse barulho e as autoridades não podem fazer ouvidos de mercado res. Esse problema que é grave, agudo, não pode simplesmente entrar em um ouvido e sair por outro.

A cidade de Ita ocara, na Região Noroeste Flumi nense, entrou para o mapa da canoagem bra sileira. Cortada pelo Rio Paraíba do Sul, Itaocara tem como prin cipal atrativo tu rístico a prática deste esporte.

Na década de 80, o município foi considerado berço da canoagem de descida, modalidade onde o canoísta percorre rios de alto volume no menor tempo possível.

Palácio Tiradentes, onde foi a Alerj, vai virar centro cultural e plenário terá shows

O Palácio Tiradentes, inaugurado em 1926 e antiga sede da Assem bleia Legislativa do Rio (Alerj), agora vai virar um museu. No Centro do Rio, o local é repleto de história e já foi sede também da Câmara dos Deputados federais, do Departamento de Imprensa e Propagan da (DIP) e da Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara (Aleg).

O antigo plenário vai virar um espaço para shows, visitas turísticas e exposições permanentes. O prédio está passando por uma reforma para dar prosseguimento ao projeto cultural.

Surfistas de Campos fazem no mar homenagem ao arquiteto Hericson Corrêa

Surfistas de Campos realizaram no Açu na semana passada uma bela homenagem à memória do atleta deste esporte, e também arquiteto, Hericson Corrêa. Todos com suas pranchas se reuni ram no mar. Hericson foi um dos precursores deste esporte nos mares da região e vencedor de vários campeonatos.

Um campista no jogo da decisão da Copa do Brasil entre Flamengo e Corinthians

O zagueiro Gil é o jogador campista hoje de maior projeção no país. Titular absoluto do Corinthians, ele foi um dos melhores em campo no jogo de quarta-feira na primeira partida da final da Copa do Brasil contra o Flamengo. Na quarta, o título será decidi do no Maracanã. Gil começou no Rio Branco e no Americano. Tem uma mansão em um dos mais caros condomínios de Campos, onde gosta de dar festas revendo os amigos.

Nota da coluna distribuída por link às representações dos Estados Unidos no Brasil

A nota da coluna, publicada na edição passada, chegou às repre sentações dos Estados Unidos em todo o Brasil, com o Consulado Norte-Americano passando o link de forma interna. A informação era relacionada à visita que o adido para Assuntos de Educação e Cultural, Mark Carr, fará a Campos no próximo dia 26. A visita visa à cerimônia de encerramento do projeto Jovens Astros do Amanhã, onde estudantes de Campos se destacaram.

Cilada eleitoral e o dilema das escolhas

Feliz 2023! Após o segundo turno das eleições no dia 30/10, resta rão apenas dois meses para o final do ano e ainda teremos, nada mais nada menos, que uma Copa do Mundo extemporânea, mas com o potencial corriqueiro de concentrar as atenções da popula ção brasileira nesse evento e, de certa forma, diminuir o foco nas questões políticas e nos desafios econômicos do futuro presiden te. Talvez, o maior desafio do próximo líder da nação, seja quem for, será presidir um país dividido, polarizado, que terá saído de mais uma cilada eleitoral, fruto da escolha popular entre dois can didatos com enorme rejeição.

Essa cilada eleitoral tem ocorrido com mais frequência nos últimos pleitos e se caracteriza por seu resultado não retratar necessaria mente à preferência da população, mas à disputa pela menor rejei ção aos candidatos. Em 2016, na Prefeitura do Rio, tivemos um se gundo turno entre o político Marcelo Freixo e o bispo Marcelo Crivela. Mesmo após algumas disputas para cargos majoritários, o bispo se guia sem lograr êxito, pois havia um teto de rejeição a ele que o fazia sucumbir às urnas em momentos de segundo turno. A única chance era disputar com alguém que apresentasse uma rejeição superior e, para a sua sorte, encontrou o então deputado Freixo, de um PSOL fundamentalista em suas causas e que, também, historicamente, encontrava e encontra dificuldades em conquistar cargos execu

tivos em função da alta rejeição. Em 2022, Freixo precisou sair do PSOL para aumentar as chances de faturar o pleito, desta vez para o governo do estado do Rio, mas, com a quebra de suas convicções e enfrentando a máquina pública, também não obteve sucesso.

Não há projetos nem respeito, a solidariedade se esvai diante da fragmentação social, na qual todos perdem. A falta de ética, a corrupção e a má gestão não são mais fatores de punição nas urnas. As paixões e a polarização cegam a sociedade diante das evidências, e entramos numa espiral de decadência moral sem precedentes. As fake news são incorporadas às estratégias de campanha e compartilhadas por pessoas até então idôneas, mas que naturalizaram essa prática da divulgação de mentiras como forma de abater os seus opositores. Jogo sujo.

Há uma saída para superarmos esse cenário, via educação, mas pouco se fala até mesmo sobre esse clássico tema nos discursos e debates políticos.

A reversão da degradação da educação básica é a esperança e nos traz fortes saudades de personalidades polí ticas como Darcy Ribeiro, Candido Mendes e Cristovam Buarque, que obstinadamente deram o tom dessa pauta com a prioridade que sempre mereceu,acreditando, assim como Paulo Freire, que a educação transforma as pessoas que mudam o mundo.

www.jornalterceiravia.com.br \ jornalterceiravia Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Marcos Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Elton Nunes - Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47 Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo
04PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022
Rodrigo Lira - Doutor em política, professor e pesquisador do programa de doutorado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes.
AGÊNCIA CRIATIVA
O
conteúdo dos
artigos
são de
responsabilidade exclusiva
dos
autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via
Com Girlane Rodrigues

Candidatos sobem o tom, eleitor fica mais hostil e pleito segue indefinido

Aduas

semanas da eleição presidencial, o Brasil assiste ao confronto mais radical e odioso das últimas três décadas. A rigor, mesmo que voltemos ainda mais no tempo, não vamos encontrar outro momento em que a disputa pelo voto direto foi tão conflituosa e de tamanho viés beligerante.

Em 1950, depois de comandar o Brasil por 14 anos [Governo Provisório (1930-34), Constitucional (1934-37) e via Estado Novo (1934-45)], Getúlio Vargas volta ao Palácio do Catete pelo voto popular, derrotando o Brigadeiro Eduardo Gomes com quase 20 pontos à frente, numa eleição sem maiores sobressaltos.

(*Sobre Vargas, vale frisar que o povo, bem como a maioria dos analistas políticos, o consideram o mais importante governante de todos dos tempos. Isso, salvo por recente ‘declaração’ do ex-presidente Lula, que se autoproclamou “o maior presidente da ‘história deste país’”).

Depois, em 1955, Juscelino venceu a elei-

ção, derrotando com folga Juarez Tavora e Ademar de Barros, num pleito igualmente tranquilo. Na eleição de 1960 – da mesma forma pacífica e sem animosidade – Jânio Quadros foi eleito o 22º presidente do Brasil, com quase 16 pontos de vantagem sobre o Marechal Henrique Teixeira Lott, 2º colocado.

Depois de 29 anos

O regime militar interrompeu a eleição direta por 29 anos. Só em 1989 o brasileiro retornou às urnas para eleger o seu presidente. E de lá para cá, em termos de pleitos (não de períodos conturbados, protestos de rua e impeachments), não se viu nada parecido com o ódio que desde 2021 se avoluma entre o grupo de apoiadores do petista Lula da Silva e do presidente Bolsonaro, contaminando eleitores de ambos os lados.

Registre-se, a questão não está na divisão de votos, mas na ideologia, que à luz da sensatez não poderia ter prioridade na escolha do candidato. O norte deveria ser a capacidade de gerenciar a economia, promover o desenvolvimento, aumentar a oferta de emprego e estabelecer uma política justa de distribuição de renda, visando melhorar a qualidade de vida da população, em particular dos mais necessitados.

‘Pauta’ de ofensas inflama o eleitor

Ao longo da campanha a troca de acusações tem prevalecido entre os candidatos. Os programas de governo – informações sobre políticas públicas que cada qual planeja colocar em prática – não existe.

A ‘pauta’ é a da acusação mútua, numa demonstração de que os postulantes se

atraem pelas deficiências. O presidente Bolsonaro é alvejado, principalmente, pelas falas impróprias, pelo estilo disforme para com a liturgia do cargo e pela forma autoritária que marcou o início de seu governo.

Já o ex-presidente Lula não consegue fugir da pecha da corrupção que lhe valeu

Tempo, pesquisas e eleição aberta

Uma simples observação dos 15 dias que antecederam o 1º turno de 02 de outubro mostra o quanto aconteceu naquelas duas semanas. Em especial pela propaganda eleitoral e debates, ora era Lula quem crescia, ora Bolsonaro ganhava terreno.

Agora, a campanha está na mesma situação, lembrando que por se tratar de etapa final, as mudanças podem ser ainda mais frequentes.

Pesquisas – Sobre as pesquisas, não é possível fazer afirmações. Menos de uma semana antes ‘do’ 02 de outubro, os dois principais institutos mostraram Lula na frente com 17/18 pontos. Na véspera, 14 pontos. ‘Abertas’ as urnas, a diferença a favor do petista foi de 5 pontos.

Não foi um erro na margem de erro ou próximo dela. Foi um erro gritante. As desculpas... o papel aceita tudo. Mas a gravidade do engano gerou uma investigação da PF e possível abertura

De 2014 para 2018

A questão, tanto não se regula por votação apertada, que em 2014 a vitória de Dilma sobre Aécio, por diferença de apenas 3 pontos, fez com que o PSDB protocolasse no TSE pedido para cassar o registro da petista.

Contudo, a ‘divisão’ ficou restrita aos votos, ao inconformismo do partido e ao questionamento tucano de que a campanha do PT foi paga com dinheiro de corrupção.

Assim, apesar dos ruídos, não se viu na po-

pulação rancor e fúria. De certo, o descontentamento do brasileiro naquela eleição pode ser medida pelo elevado número de abstenções (29,03%) – evidenciando que quase três em cada dez eleitores não escolheram candidato.

Em 2018, contudo, os primeiros sinais de ódio já foram visíveis. Familiares se afastaram; amizades foram rompidas e o Brasil se viu em perigosa divisão que agora, em 2022, se mostra fora de controle.

26 processos na Lava Jato e, em alguns, condenação em três instâncias. O petista foi inocentado em alguns, mas outros tantos foram anulados por vícios formais, sem análise do mérito. E, ainda, a questão do erro processual (competência) ao ser julgado pela 13ª Vara de Curitiba; parciali-

de CPI.

Explicações – Se houve uma virada de última hora, não deveria ter sido uma alternativa prevista por quem é especialista no tema? Pois bem. Mauro Paulino, ex-diretor do Datafolha e comentarista da GloboNews, disse no final de setembro que “Bolsonaro havia batido no teto”. Isso, quando o Ipec dava 17 pontos de vantagem para Lula. Só que dias depois do 2º turno, o mesmo Paulino declarou que “a possibilidade de virada no 2º turno é real”. Para um leigo ou mero estudioso de pesquisas, há que se compreender. Contudo, vindo de um especialista... parece bem conveniente. Se existem duas opções, ou dá uma, ou outra. Faz sentido!

Enfim, Lula tem a vantagem de 5 pontos que não é fácil perder. Logo, não deixa de ser um favoritismo. Bolsonaro tem o momento de mais empolgação e de onde tentar tirar mais votos.

dade do ex-juiz Moro, etc.

Toda essa belicosidade produz um desvio das ideias que de fato deveriam estar sendo discutidas. O resultado é a contaminação do eleitor numa reedição do “nós contra eles” que leva o país a uma perigosa divisão.

16 A 22 DE OUTUBRO DE 202205PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022
DIVISÃO POR CONFLITO | Em 70 anos, de 1950, com Vargas, ao pleito atual, foram 11 eleições pelo voto direto. Em nenhuma o perigo da hostilidade odiosa esteve tão presente como agora

Campos

Moradores e comerciantes da Pelinca pedem melhorias na área nobre

Alagamentos frequentes, depredação de equipamentos públicos, calçadas desniveladas e insegurança são queixas frequentes

Nas últimas décadas, a região que abrange os bairros Dom Bosco e Tamandaré, próximos à Avenida Pelinca, em Campos dos Goyta cazes, se tornaram uma das áreas mais valorizadas da cidade para moradia e investimentos comer ciais. A área conta com cinco sho ppings de diferentes portes e esti los, além de lojas de alto padrão. Por conta do endereço nobre da Pelinca, todo seu entorno passou a ser identificado com o mesmo nome. A Pelinca desperta admira ção, mas também é alvo de críti cas, pois está cheia de problemas em relação à infraestrutura, equi pamentos públicos depredados, insegurança e alagamentos fre quentes. Assim como no Centro, a área também carece de interven ções públicas.

Três quiosques que funcionam na Praça da Bandeira, ao lado do Pa lácio da Cultura, estão funcionan do, mas em péssimo estado de conservação. Um dos permissio nários, que preferiu não se iden tificar, diz que está fazendo obras de reformas. As paredes estão pichadas e o telhado apresenta mau estado de conservação. Um cliente do quiosque, que também preferiu não se identificar, con sidera como problema maior no local o banheiro público que está fechado há anos e também em péssimo estado. “Cada quiosque tem seu banheiro, mas não é fácil usar, mesmo sendo cliente”, co menta. A reportagem identificou entulho e lixo espalhados no en torno.

A região da Avenida Pelinca pas sou por revitalização ainda na gestão da ex-prefeita Rosinha Garotinho (2009-2016). Uma das obras que mais se destacou foi a construção de dois chafarizes no cruzamento com a Rua Voluntá rios da Pátria. Os dois equipamen tos foram abandonados ao longo do período e estão completamen te depredados, sem as peças que compunham as fontes, com bura cos que acumulam lixo e água pa rada, o que compromete a saúde das pessoas. Logo em frente fica o prédio da Santa Casa de Miseri córdia. A estudante de geografia no IFF, Layra Porto, passa sempre pelo local. Ela se queixa também da segurança no lugar.

“Eu costumo ver lixo espalhado em alguns pontos, além de cheiro forte de esgoto. É um bairro bom, mas precisa melhorar algumas questões. Acho inseguro cami nhar muito cedo ou muito tarde nas ruas daqui. Quatro pessoas que estudam comigo foram as saltadas perto do IFF só este ano”, comenta.

A comerciante Guilhermina Bor duam tem uma loja em um dos shoppings da Pelinca. Ela tam bém se preocupa com a questão da segurança. “O número de pes soas em situação de rua aumen tou muito. São muitos pedintes de dinheiro. Creio que por ser uma área mais nobre e pela crise financeira, isso tenha aumenta do. O bairro também sofre com alagamentos em dias de chuva mais forte”, diz.

Para o taxista Jorge Luis, alaga mentos e assaltos são problemas que mais o incomodam no bairro. “Já testemunhei vários pequenos assaltos na rua. Isto melhorou e diminuiu bastante com o progra ma Segurança Presente. A gente se preocupa com chuvas fortes. A água logo acumula e dificulta o trânsito”, comenta.

Mais reclamações

Bem próximo dali, na Rua Volun tários da Pátria, a reportagem flagrou uma língua de água suja misturada ao esgoto que escorria pela via. Uma comerciária, que não quis se identificar, contou que semanalmente a água é despeja da por um dos edifícios residen ciais. “Não sei o motivo, mas isto se repete com frequência. Acho que a galeria não comporta e se mistura ao esgoto”, conta.

Muitas pessoas que circulam de bicicleta pela Pelinca não têm onde deixar o veículo. Um bicicle tário foi improvisado em frente a um dos shoppings, ocupando parte da calçada. Outras bicicle tas costumam ser acorrentadas aos postes. Caminhar pelas cal çadas do bairro é outro problema. Há muitos desníveis e falta de pa dronização, o que pode provocar incidentes. O aposentado Edson Miranda, de 75 anos, diz que redo bra a atenção para não tropeçar

ou cair. “Eu tento me cuidar, mas não é fácil caminhar nessas calça das”.

ACIC e CDL sugerem melhorias

O presidente da Associação Co mercial e Industrial de Campos (Acic), Fernando Loureiro, con sidera que o poder público deve dar maior atenção à manutenção das ruas da Pelinca. “É preciso re cuperar os chafarizes. Queremos entregar ao prefeito propostas sobre essa adequação das calça das. A Guarda Municipal poderia dar mais atenção no período da noite e na madrugada aos equi pamentos públicos municipais. As galerias de águas pluviais preci sam de manutenção. O Palácio da Cultura está sem aproveitamen to. Ele precisa voltar a funcionar de modo pleno para atrair mais pessoas para a região”, opina.

O presidente da Câmara dos Di rigentes Lojistas, Edvar Chagas Júnior, também considera o mau aproveitamento do Palácio da Cultura um problema para o bair ro e comércio da região da Pelin ca: “Ele precisa ser ativado. É o principal ponto da Pelinca, tem anfiteatro, auditório, espaço para galerias, movimentação artística.

Pode ajudar a movimentar bas tante o comércio e valorizar ainda mais a região”, considera.

Para Edvar Junior, a cidade toda carece de “banho de loja” e cui dados básicos. “Além do Centro, a Pelinca é outra região importante que necessita de muita atenção por parte do poder público. Nós estamos recebendo asfalto, mas precisamos de continuidade, programação visual, informações de como chegar aos principais pontos da cidade, sobretudo os turísticos. Falta sinalização adequada. O governo está com grandes ações, mas é preciso ter mais atenção. O Centro perde para a Pelinca porque não tem tanto morador. Na Pelinca, há a vantagem de ser residencial. Há muito interesse por essa área em movimentação comercial. A Pelinca precisaria ter horário de atendimento prolongado, como nos shoppings. Há um potencial de alto padrão e diferente. Temos um evento no dia 3 de dezembro, o Pelinca Fashion Day para valo rizar o mercado de moda, ante cedendo o Natal para vendas. É preciso criar eventos em parceria com o setor público. Eventos po dem acontecer em todos os luga res de Campos”.

Prefeitura se manifesta

Por meio de nota, a Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que vem fazendo um trabalho de desobstrução da rede de forma preventiva para o período de chu va no verão. A ação, em conjunto com a Águas do Paraíba acontece na Avenida Pelinca com a rua Ba rão de Lagoa Dourada.

“A pasta esclarece que o trabalho de limpeza das galerias seguirá atendendo a todo o Parque Ta mandaré. Sobre o calçamento, já existe um projeto que está em processo licitatório para recupe ração e execução. O projeto prevê a intervenção em várias regiões da na cidade. Com relação aos chafarizes, a Secretaria de Obras e Infraestrutura está avaliando a melhor forma de aproveitar o es paço, que já foi vandalizado em diversas ocasiões”, conclui.

06PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022
Quiosques | Banheiro público está fechado e em péssimo estado de conservação em um dos endereços mais nobres da cidade de Campos
Fotos: Silvana Rust
Ocinei Trindade Layra Porto| Assaltos constantes Jorge Luis| Muitos alagamentos Guilhermina Borduam | Medo Várias reclamações | Lixo, chafarizes depredados, calçadas desniveladas e falta de bicicletário na Pelinca Cruzamento
| Flagrante de esgoto escorrendo em trecho da rua

Destaque

Ação do MP para pessoas em situação de rua será lançado em novembro

e tem alcançado bons resultados, mas admitimos que esse é um problema crônico e agudo. Real mente é preciso a união de todos a partir da constatação de que essa é uma responsabilidade de toda a sociedade e não apenas do poder público”, disse o secretário.

Iniciativa também participa

Um projeto que une vários seg mentos da sociedade organizada para um passo decisivo na mini mização do problema de pessoas em situação de rua, em Campos, acontecerá nos dias 3 e 4 de no vembro. Idealizado pelo Capelão do Ministério Público do Rio de Janeiro, padre Lázaro, advogado de formação e especialista em políticas públicas de pessoas ex cluídas, sua implantação na cida de foi antecedida de uma série de reuniões ao longo dos últimos três meses.

A última reunião ocorreu no início de outubro, na Câmara de Diri gentes Lojistas de Campos (CDL), quando foi aprovada a criação de um Comitê do qual participarão os poderes públicos, igrejas, enti dades de classe e o chamado ter ceiro setor de empresas, como o Grupo Barcelos, uma das maiores do município.

Esse projeto tem a chancela do

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e vem sendo de senvolvido também no centro da capital. Padre Lázaro acumula ex periências com trabalhos sociais, minimizando o problema das pes soas em situação de rua também em Salvador (BA), a terceira maior metrópole do país.

“Com o selo do Ministério Público, que é austero, temos certeza de que esse projeto vai ajudar muito Campos e nossos irmãos nessa si

tuação. Por isso, estamos soman do forças com a CDL, o Bispado, igrejas de todos os segmentos re ligiosos e também com o empre sariado, sem falar na Prefeitura, com todos os seus equipamentos de rede social”, disse o capelão do Ministério Público.

No dia 3 haverá uma reunião de trabalho em dois turnos no au ditório da CDL, quando todos os atores reunidos neste comitê dis cutirão ações a serem realizadas.

Um documento será redigido e, no dia seguinte, 4 de novembro, ocorrerá uma grande manifesta ção no centro da cidade, tendo como ponto de partida o Restau rante Popular, na rua Lacerda So brinho.

“O objetivo dessa manifestação é dar visibilidade não só ao proble ma das pessoas em situação de rua, mas também o que estamos fazendo na tentativa de atender essa demanda que é de toda a

sociedade”, disse o presidente da CDL, Edvar de Freitas Chagas Júnior.

Prefeitura vai participar

O secretário municipal de Desen volvimento Humano e Social, Ro drigo Carvalho, participou da reu nião preparatória deste evento, e disse que a Prefeitura de Campos vai somar todos os esforços neste programa.

“É notório que a Prefeitura já age

Um dos maiores grupos privados de Campos, o Barcelos, controla dor da rede Superbom, é um dos muitos do chamado terceiro setor que abraçou a causa, e tem parti cipado efetivamente do projeto. O grupo foi representado na última reunião por Alexandre Andrade Albuquerque, que também é co ordenador de Recursos Humanos da Associação de Distribuidores e Atacadista do Estado do Rio de Janeiro (Aderj), outra entidade que está participando da ação.

“Desde o início do ano, estamos colocando no topo da nossa agenda essa questão. Fizemos várias reuniões, inclusive uma no Ministério Público, onde tivemos como resposta o projeto do padre Lázaro. Estamos tendo o apoio do Bispado, de igrejas evangélicas, da Ordem dos Advogados do Bra sil e, principalmente, da Prefeitu ra, além das entidades de classe e universidades”, disse o presidente da CDL, Edvar Júnior.

Novos VideoCasts estreiam esta semana

delo de informação e também sobre os assuntos discutidos.

O sistema de Comunicação Ter ceira Via está ampliando sua programação no formato Vide oCast, que mescla informação em áudio e vídeo. O carro-chefe foi o Vox PopCast, lançado em agosto de 2022. A partir desta semana, estão sendo lançados outros dois VideoCasts: o Vox Nerd e o Vox Sport.

O gerente técnico do Sistema de Comunicação Terceira Via, At tyla Leite, explica que esta am pliação tem a ver com o sucesso de público alcançado nas plata formas digitais do sistema. “Este é um dos programas mais vistos nas redes sociais e mostra o inte resse do público sobre este mo

Por isso, decidimos abrir o leque e trazer para a casa os assuntos esportivos com o apresentador Rhyann Souza e os da área Nerd, com Pedro Paes, que já apre senta o Vox PopCast. Com esta ampliação, o Vox PopCast vai fo car em assuntos diversos como política, economia, arte, cultura, entre outros”, afirma Leite.

Vox Sport

O jornalista Rhyann Souza tem 29 anos e está na expectativa pela estreia do Vox Sport. “Es trearemos na terça-feira (18), das 19h às 20h. A edição de lan çamento está sendo produzida e terá como convidados o jorna lista esportivo Granger Ferreira

e o presidente da embaixada do Flamengo, em Campos, Thiago Correa. Essa estreia será um dia antes da grande final da Copa do Brasil, com a disputa entre Flamengo e Corinthians, e va mos trazer tudo sobre os basti dores do jogo e a expectativa”, garante Rhyann.

Sobre os próximos programas, Rhyann contou o que o público pode esperar. “No geral, o que eu penso é destacar o esporte local, que é carente de informa ção. Temos quatro times cente nários de futebol e muito atleta bom sem visibilidade. Terei um convidado ou dois por cada programa e contarei com a par ticipação de dois co-apresenta dores, o Everton Gama, que é professor de geografia e amante

de futebol, e a Thamires Muniz, conhecedora de futebol e co mentarista esportiva. Sem con tar que não temos na região um programa esportivo com uma hora de duração”, conta.

Vox

O editor de imagens e apresen tador Pedro Paes, idealizador e há dois meses à frente do Vox PopCast, vai focar, agora, na sua

maior paixão: o Vox Nerd, pro grama voltado exclusivamente para assuntos nerds. “Nós des tacamos este tema que eu tanto gosto do programa inicial e esta mos trazendo esse assunto para um programa exclusivo. Nele abordo a cultura pop, comen tamos, curiosidades, notícias, fatos, análises, teorias, histórias e muita informação para qual quer um se divertir e aprender

mais sobre o universo nerd”, ga rante Pedro.

Além dele, o Vox Nerd será apresentado pelo editor de qua drinhos e artista Rapha Pinheiro e da criadora de conteúdo Luara Evangelista. O Vox Nerd vai ao ar toda segunda-feira, ao vivo, das 19h às 20h, na 3ª Via TV para mais de 60 cidades e nas plata formas digitais: Instagram, Face book e Youtube.

07PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022
Novidades | Rhyann Souza comanda um dos novos videocasts na programação do Terceira Via
Foto: Silvana Rust
Fotos: Divulgação Girlane Rodrigues Vox Sport e Vox Nerd, que mesclam informação em áudio e vídeo, serão apresentados por Rhyann Souza e Pedro Paes Iniciativa conta com entidades de classe, poder público, igrejas e universidades Em andamento | Programa tem a chancela do Ministério Público e une forças para minimizar o problema da população em situação de rua
Nerd

Deputada Estadual eleita

do

Marina do MST e agora da política

A assistente social Lúcia Marina dos Santos é conhecida como Marina do MST. Nascida no Paraná, em Guaraniaçu, ela se mudou para Campos dos Goytacazes em 1996. Atuou em diversas ações no município e região, e se tornou dirigente nacional do Movimen to dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Já representou a América do Sul no conselho político da Via Campesina Internacional até 2017. Marina estudou Direito na Universidade Cândido Mendes, em Campos, mas não concluiu. Ela se formou em Serviço Social

Como avalia a conquista da eleição?

Foi uma grande vitória dos mo vimentos populares organizados e, sobretudo, um reconhecimen to aos mais de 38 anos de lutas do Movimento dos Trabalha dores Rurais Sem Terra (MST).

Foram mais de 46 mil homens e mulheres em praticamente to dos os municípios do Estado do Rio de Janeiro que depositaram um voto de reconhecimento e confiança nesta trajetória coleti va e também na minha trajetória de vida e de luta.

A situação de calamidade pela qual passa grande número de fa mílias no Rio de Janeiro, com au mento na fome (cerca de 2,8 mi lhões de pessoas diariamente) e do desemprego, é também um ponto de ressonância com nos sas propostas. Trazemos para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro o legado do MST no combate à fome e às desigual dades, com a Reforma Agrária Popular como agenda prioritária para trazer oportunidade de tra

balho e colocar comida na mesa de quem mais precisa.

Além disso tudo, devo especial mente à militância aguerrida do MST, do conjunto dos movi mentos populares e do Partido das Trabalhadoras e dos Traba lhadores (PT), que abraçou este processo eleitoral e foi às ruas disputar mentes e corações para um futuro de esperança e digni dade para o povo.

A que você atribui a confiança do eleitor em sua candidatura?

Como disse, há um reconheci mento cada vez maior da popu lação com a luta e as ações do MST no combate à fome, nas ações de solidariedade que exe cutamos durante a pandemia de Covid-19, e na capacidade polí tica de nossos quadros em arti culações para dentro e para fora das institucionalidades. Mas, além disso, há um sentimento de novidade na política com a che gada das candidaturas do MST em todo país e os números finais expressam isso: elegemos sete deputadas e deputados pelo Brasil, entre estaduais e federais. Também ajudou muito a referên cia de Lula e do PT em nossa elei ção. Nossas candidaturas estão diretamente ligadas ao processo de resistência que promovemos

pela UFRJ e se tornou mestra em Desenvolvimento Territorial pela UNESP. Com mais de 25 anos no MST, ela conseguiu um feito inédito: eleger-se como representante do movimento para uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Alcançou 46.422 votos em todo o Estado, e 1.364 votos fo ram de Campos, sua cidade de muitos afetos.

Marina do MST chegou a Campos dos Goytacazes como boia-fria para contribuir com a ocupação das terras na Usina São João,

maior extensão de terra ocupada pelo MST no Estado do Rio de Janeiro, chamado atualmente de Assentamento Zumbi dos Pal mares. Em 2001, com a ocupação das terras da Usina Cambaíba, ela se tornou uma acampada do Acampamento Oziel Alves, se mantendo Coordenadora do MST na região. Marina já foi coorde nadora estadual do MST. Saiu de Campos em 2004 para cumprir agendas do MST na Coordenação Nacional e Secretaria Interna cional do MST.

Ainda neste campo, também queremos assegurar, com for mas participativas de gestão e controle social, a elabora ção de um Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutri cional e a execução do Plano Estadual de Produção Orgâ nica e Agroecológica – PEAPO (Lei Estadual 8625/2019), com seu financiamento de R$ 20 milhões oriundos do FECAM (Fundo Estadual De Conserva ção Ambiental E Desenvolvi mento Urbano), da Política Es tadual de Agricultura Urbana (Lei Estadual 836/2019) e do Plano Estadual de Economia Solidária e do PAA Familiar (Lei Estadual n. 7923/2019).

Como tenho dito, ter mais mu lheres na política deve signifi car mais políticas para mulhe res. Por isso, vamos apresentar um projeto de programa de incentivo ao primeiro emprego formal de mulheres negras de até 30 anos que nunca tenham trabalhado no regime CLT. São alguns exemplos, dentre as de

Nosso mandato será um motor de fortalecimento também das lutas fora do parlamento, nas ruas

Tivemos uma militância que abraçou esta missão dia a dia coletivamente

junto ao partido desde o Golpe de 2016, e com a prisão ilegal e injusta do Lula pela Lava-Jato e, quando finalmente ele reconquistou a li berdade, nos provocou a ocupar de mais este espaço na política, com toda legitimidade de uma tra jetória que já vínhamos traçando.

Outro fator decisivo foi a capaci dade de diálogo popular sobre os problemas reais da população, promovido por nossa campanha em todos os rincões do RJ. Tive mos uma militância que abraçou esta missão dia a dia e, coletiva mente, promoveu um processo de amplo trabalho de base sobre as questões que afligem o povo e sobre as possibilidades de solu ção a partir de experiências con

cretas que o MST já desenvolve país afora, como a cooperação, a agricultura de base agroecoló gica, as ações de solidariedade, a comercialização de alimentos com venda direta e a luta por políticas públicas nestes marcos.

Por fim, a pauta que apresenta mos para chegar à Alerj responde a estes anseios reais da popula ção. O povo não aguenta mais pas sar fome, ter que escolher se vai al moçar ou jantar, com o cenário de degradação de direitos e aumento do desemprego. Então, quando anunciamos que vamos lutar para que toda família possa, pelo me nos, comer três vezes ao dia, ou quando dizemos que seguiremos lutando para reconquistar os di reitos sociais perdidos e defender nossa democracia, com maior par ticipação das mulheres na política, isso é uma resposta palpável para a situação que hoje vive as famílias em todo Estado do Rio de Janeiro.

Quais suas expectativas para o novo mandato?

Queremos estabelecer um manda to popular na Alerj, representando o conjunto dos movimentos po pulares e abrindo a casa do povo para os diferentes segmentos so ciais da nossa população. O povo

adasa deve se sentir parte do processo político e legislativo e as portas da Alerj serão abertas para isso. Sabemos que isso não será fácil e que há uma série de desafios para dar conta, entendendo o ce nário complexo da representação legislativa no Rio de Janeiro, com grande lobby dos interesses em presariais e das milícias ali dentro. Por sorte, poderemos estabelecer um forte arco de aliança com uma bancada de esquerda que sai vito riosa e ampliada deste processo eleitoral.

Como função elementar do parla mento, vamos propor projetos de lei que atendam às demandas re ais da população, além de garantir a fiscalização do Poder Executivo e a destinação de emendas para ações que transformem, na práti ca, a vida das pessoas. E, como sempre tenho dito desde a campanha, nosso mandato será um motor de fortalecimento tam bém das lutas fora do parlamen to, nas ruas. A todo tempo, verão uma deputada estadual no meio do povo, encampando marchas, encarando as desigualdades e in justiças de frente.

Quais são os projetos para levar à Alerj em favor dos fluminenses?

Vamos propor projetos de lei que atendam às demandas reais da população

Temos uma série de propostas que serão levadas ao Legislativo para virarem leis. Seja para combater a fome com alimentação saudável e barata, seja para resgatar direitos corroídos, para afirmar o combate às opressões e a defesa da demo cracia e para contemplar mais po líticas públicas para as mulheres.

Uma das principais proposições que logo iremos fazer é garantir que os recursos de R$ 1 bilhão do Fundo Estadual de Combate à Po breza (FECP) sejam direcionados para seu fim, de modo a ser efetivo instrumento de combate à pobre za que contemple a produção de alimentos, distribuição e geração de renda das famílias em situação de vulnerabilidade.

zenas de projetos que preten demos implementar na Alerj.

O que considera importante destacar após essa vitória nas urnas?

Quero trazer aqui minha grati dão. Foi uma jornada de 45 dias intensos de campanha e temos muito a agradecer. Agradeço a todas aquelas e todos aqueles que me estimularam e provoca ram o MST a entrar neste desafio de estar pela primeira vez numa eleição parlamentar.

Agradeço a toda companheira da, do MST e de todos os mo vimentos populares, que assu mimos juntos esta empreitada de debater ideias e sonhos, de estar dia a dia trabalhando para construir este futuro de esperança. A todo mundo que se dispôs a ampliar esta aliança e levar às ruas nossas ideias, de combate à fome com alimen tos saudáveis, de mais direitos para quem mais precisa, de defesa da democracia e por mais mulheres na política, con quistando, dia a dia, os votos necessários para chegarmos a uma cadeira da Alerj. Nós es taremos trilhando nosso man dato da primeira mulher sem terra deputada da Assembleia Legislativa.

A militante que morou em Campos por 15 anos estreia na Alerj e quer se dedicar ao combate à fome
Marina
MST Ocinei Trindade 09PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022
Há um sentimento de
novidade na política
com a chegada das candidaturas do MST
Foto: Divulgação

Saúde

objetivo

a doença

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmen te, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização orienta também a disseminação de dados pre ventivos e ressalta a importân cia de olhar com atenção para a saúde da mulher. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, foram conta bilizados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 ca sos, a cada 100 mil mulheres.

Em Campos, até o fim de outu bro, serão ofertadas cerca de 1.400 mamografias bilaterais com agendamento pelo site da Prefeitura.

De acordo com o Instituto On coguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta sig nificantemente as chances de cura: 95% dos casos identifica dos em estágio inicial têm pos sibilidade de sucesso. Por isso, de acordo com especialistas, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

A mastologista Maria Nagime explica que as mulheres pre cisam ter acompanhamento

Câncer de mama: diagnóstico precoce salva vidas

etária. Existe, sim, a percepção de que o número tem aumen tado. A gente tem visto esses casos em idades mais precoces do que costumávamos ver anti gamente”, disse.

Tratamento

A importância do diagnóstico precoce

médico desde o início, para um tratamento bem-sucedido.

“A gente tem algumas altera ções da questão ginecológi ca, até na infância mesmo. Ao detectar qualquer alteração fora da normalidade, é preciso procurar um ginecologista. E a partir do momento que a mu lher tem histórico familiar de câncer, a gente acaba anteci pando a mamografia, antes dos 40 anos. E, após essa idade, a gente tem o rastreamento para câncer de mama uma vez por ano para quem não tem histó rico familiar. E, para quem tem histórico da doença na família, temos que analisar caso a caso

para fazer esse cuidado”, expli cou.

Câncer de mama em mulhe res jovens O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulhe res do mundo inteiro e é a prin cipal causa de morte por tumor no mundo. E os números têm chamado a atenção em relação às mulheres com menos de 40 anos, de acordo com a masto logista.

“Aqui no Brasil tem até estudos que mostram que mulheres es tão com câncer de mama abai xo dos 40 anos e que essa doen ça é mais agressiva nessa faixa

O autoexame das mamas é bastante recomendado como forma de detecção da doença. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode cau sar a falsa impressão de que a mulher está saudável e retardar a consulta ao médico. Mas, se gundo a mastologista, outros exames periódicos são impor tantes na detecção da doença.

“Atualmente a gente não uti liza só o tamanho do nódulo em comprometimento da axila como parâmetro para a esco lha do tratamento. Hoje em dia descobriu-se que o câncer de mama, na verdade, são várias doenças juntas. A gente tem alguns tumores que têm algu mas características, por exem plo, de resposta ao hormônio, e outros não. Então, a gente tem quatro subtipos principais e cada um deles tem uma parti cularidade. A gente vai identifi cando a melhor forma de tratar, de acordo com cada paciente”, falou a especialista.

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fato res estão relacionados ao desen volvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimen to, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histó rico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso e atividade física insuficien te. Por isso, a mastologista reforça a necessidade de um diagnóstico precoce e a importância da cam panha Outubro Rosa.

“O diagnóstico precoce é muito falado no Outubro Rosa. O que consegue dar um tratamento me nos agressivo é a forma precoce de diagnóstico. É um mês mui to importante para a saúde das mamas, do autocuidado. Porque às vezes a mulher cuida de todo mundo, menos dela”, finalizou.

Exames de mamografia em Campos

Em Campos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ofertando exames como mamografia e ultrassono grafia de mama.

Durante todo o mês, serão cerca de 1.400 mamografias bilate rais com agendamento pelo site da Prefeitura (Consulta Fácil) ou

nas Unidades Básicas de Saú de (UBSs) e Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Mu nicipal de Saúde.

Também estão sendo disponibi lizadas 500 ultrassonografias de mama, sendo este exame com agendamento exclusivo pelo Nú cleo, mediante a apresentação do laudo de mamografia realizado em menos de um ano.

De acordo com a Secretaria de Saúde, de maio de 2021 a setem bro deste ano, foram agendados 21.612 exames de mamografia.

O município registrou, também, 3.174 casos de carcinoma mamá rio, entre os anos de 2019 a 2022.

11PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022
Foto: Divulgação
o mês
conscientização, com
de atentar a sociedade sobre
Prevenção
| Outubro é o mês de conscientização para o câncer de mama
Dra. Maria Nagime | Faz alerta Carlos Grevi

Programa da semana

Logo mais, 14h, na tela da Terceira Via TV, tem mais um programa Fábio Abud, iné dito. Também disponível na versão digital, em meu canal do YouTube e no da emissora também. Recebi o pessoal da ONG Campos contra fome e foi bacana demais mostrar o trabalho solidário de uma galera voluntária. Dr. Carlos Drumond traz saúde abordada e claro que o outubro Rosa em ques tão. Prata da Casa e o som é de primeira com o cantor Caio César(foto acima). O mundo digi tal e seus prós e contras com o aval de quem saca tudo no assunto, o empresário Hendrigo Tavares. Estive com o consultor da SGA Toyota e as novidades da marca estão sensacionais. Dicas de filmes, séries, delícias dos meus par ceiros e muito mais. Espero vocês, mais uma semana.

Se liga!

A CDL Campos e o Sebrae RJ, com o apoio da Prefeitu ra de Campos, promovem no dia 28 de outubro, às 18h, na Praça do Cacique, o Guarus Fashion Day. Um desfile de moda, artesanato e gastro nomia que vai movimentar a cidade. Você não pode per der! Entrada franca.

LGPD

São praticamente quatro anos desde a pro mulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (lei 13.709/218), também conhecida como LGPD, e ainda muitas instituições não estão em conformidade quando o assunto é tratamento de dados de menores de idade. Mesmo com a regulamentação em vigor des de setembro de 2020, o maior desafio tem sido atender plenamente os requisitos do artigo 14 da Lei, que exige uma ação mais direcionada para o público juvenil. O resultado é que ainda estamos distantes de ter uma cultura de priva cidade e segurança que garanta a proteção da criança e do adolescente, principalmente nos ambientes digitais. Somente 53% das empre sas oferecem barreiras técnicas ao acesso que envolve criança, que é o menor de 12 anos de idade, como solicitar permissão do responsá vel para fazer login nas plataformas digitais.

80 anos do Zé

Criado por Walt Disney durante uma viagem ao Rio de Janeiro e, oficial mente, lançado em 24 de agosto de 1942, Zé Carioca completou, seu aniversário de 80 anos de existência nas histórias infantis da The Walt Disney Company. Para comemorar a “vida” do personagem brasileiro, a empresa anunciou uma série de ações e ativações durante os próximos 12 meses. Além disso, no início do próximo mês, a música “Os Zés do Brasil”, de Leandro Lehart e cantada por Xan de de Pilares, deve ser divulgada, com direito a videoclipe. Coleções temáticas licenciadas de roupas, pelúcias, instrumentos musicais e acessórios para celular já são vendidas em parceria com diversas marcas, como: Água de Coco, Renner, Farm, Pernambucanas, Havaianas, Vivara, Fun, PHX e Go Case. Filtros, stickers e conteúdos especiais nas redes sociais da companhia.

Oktoberfest Rio Quem é da cerveja, do encontro e da música boa pode sorrir: a Oktober fest Rio 2022 vem aí para aumentar a lista de grandes eventos do se gundo semestre do ano. A versão carioca da imensa festa alemã será na Marina da Glória, em dois fins de semana: nos dias neste até o próximo. Shows de alguns dos maiores no

mes da música brasileira estão confirmados: Alcione, Seu Jorge, Marcelo D2, Jorge Aragão, Alexandre Pires, Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Mart’nália, além de bandas folclóricas de música germânica e apresentações de danças típicas e performances teatrais. O evento es pera um público estimado em 10 mil pessoas por dia, com o consumo total de 120 mil litros de cerveja, nos seis dias do evento. Para acom panhar haverá comidas típicas alemãs como salsichas frankfurt e salsichões, chucrute, vá rios tipos de cachorro-quente e croquetes de carne assada. Curti muito!

Ele é de Campos

Sendo apontado como uma das revelações do Trap, e dono das suas pró prias letras e músicas, o MJOTA(foto acima) tam bém conhecido como Már cio Júnior, e cria da nossa cidade. Desde seus 16 anos ele já compunha suas le tras, e hoje aos 20 anos resolveu nos presentear com um EP inédito com canções como “CANETA DE OURO”, “LOBOS DA MADRUGA” e “AQUÁRIOS”, todas já disponíveis no Spotyfy , YouTube , Instagram dentre outras plataformas digitais. Personalidade e presença de palco já são marcas do nosso caneta de ouro, e essa aqui é uma das centenas de notícias que vocês terão desse fera daqui pra frente. Sucesso “muleque”, que Campos continue sendo esse ce leiro de talentos e revelações e que seu voo seja cada vez mais alto. Já segue o cara aí, e bora de colar junto dele. @oficialmjota

Bienal de Campos

Representantes de grupos inscri tos para apresen tações de teatro adulto e infantil na XI Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes, por meio de chamamento público, participaram, na semana quepassou, no Teatro Trianon. Os artistas foram recebidos pela diretora executiva das Artes e Culturas da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Kátia Macabu. A Bienal 2022 acon tecerá entre os dias 2 e 9 de novembro, no Guarus Plaza Shopping. Os espetáculos serão apresentados nos dias 5, 7, 8 e 9 de novembro, no palco da Arena Cultural. A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, participou deste encontro bacana onde a arte e a cultura nacio nal é tema principal. Para mais informações é só acessar o portal: www.campos.rj.gov.br

Erasmo na área!

Uma noite para ficar na história! Com certeza é o que irá acontecer no próximo dia 29 de no vembro, às 20:30h, terça-feira, no Teatro Tria non. O “tremendão” da Jovem Guarda e imor tal repleto de hits até os dias de hoje, Erasmo Carlos é a estrela convidada do Sistema de Co municação Terceira Via, para abrilhantar ainda mais os nossos 10 anos de sucesso. Erasmo é cantor, compositor, ator, músico, escritor e multi-instrumentista. Ou seja, completo!

Baixaria

Briga e cusparada causam revolta em A Fazenda 14. O reality da Record TV é o mais “baixo nível” da história de um reality na cional. Brigas feias e ina cabáveis entre a advogada Deolane Bezerra e a atriz Deborah Albuquerque atinge nível ainda mais baixo e mobiliza com pedido de expulsão de Deolane pelo público. O assunto e é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Palavrões, gritaria e falta de respeito imperam a todo instante. A produção esquece que tem crianças e idosos assistindo a baixaria que vai ao ar de segunda a domingo. No momento que a coitada da apresentadora do programa, Adriane Galisteu entra ao vivo é pior ainda. Um horror!

12PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022 Fotos: Arquivo do colunista @graudistribuidora @vitalemoveisedecor
Ela é uma lindeza em todos os sentidos: Luiza Castro é uma querida Fábio Pinheiro, xará top! Kassius Azevedo na beca! Só no relax: Caique Sardoux Expo de Cabo Frio o amigo e empresário visionário Sérgio Ribeiro Na cozinha comigo: João Victor e Milena Dodde É muita beleza em uma mulher só: Renata Vilaça Batista Amor e cumplicdade desse casal querido e especial: Lalinha e Silvio Paes Pedal e corrida entre primos: Hector Siqueira e Rodrigo Gusmão Linda e elegantes em ares europeus: Rita Bicudo Outubro Rosa em questão e a prefeita de São Francisco do Itabapoana, Francimara Azeredo no clima Fernandinha Torres Riter sempre especial Camarada 100%: Thiago Cantarino Coisa linda mesmo! Mariana Bousquet Uma querida sempre! Jô Malta Camarada incrível: Raul Borba na área Meu camarada das antigas: Mauricinho Martins Aline Monteiro e “o cara” do empreendedorismo do Brasil: Rony Meisler #reserva Casal de milhões: Márcia e Cláudio Duarte

A lenda da Jovem Guarda que mar cou gerações e que ainda compõe e faz shows pelo Brasil afora, Erasmo Carlos, estará em Campos, no dia 29 de novem bro de 2022, no Teatro Trianon. A festa – para 800 convidados – ainda é para marcar uma década do Sistema de Co municação Terceira Via, em que as come morações começaram ainda no mês de julho, com um super evento na Usina do Queimado. Agora, dando sequência ao planejamento estratégico do grupo, che gou o momento em que uma nova marca irá assumir as plataformas do Terceira Via: o J3News. O diretor geral Fábio Paes explica: “O J e o número 3 remetem ao já consolidado Jornal Terceira Via e o News é a ideia de notícia, novidade, agilidade e a credibilidade que temos. Queremos aproximar ainda mais nosso jornal de todos os públicos, e o J3News chega com esse objetivo, assumir todo patrimônio conquistado em termos de qualidade e credibilidade que o Terceira Via tem e avançar em novas frentes que virão”.

A festa então vai marcar a sequência de eventos promovidos este ano pelo grupo e preparar tanto o público interno e ex terno para as novidades que virão. “No ano em que comemoramos os 10 anos, tivemos a festa com resultados acima de todas as expectativas e vamos fechar 2022 com um show à altura que esta data merece”, comemora Fábio Paes.

Ele acrescenta como foi a escolha da atração da noite de 29 de novembro. “Buscamos um nome nacional, que to dos conhecem e cantam suas músicas, mas, acima de tudo, que fosse um show alto-astral.

Por isso, este nome. Erasmo Carlos é lenda viva da Jovem Guarda, é parceiro de uma vida toda de Roberto Carlos. É o famoso Tremendão”, celebra Fábio.

Para o evento, a expectativa do diretor é a melhor: “de novamente reunir os ami gos em um grande encontro em que, sobretudo, marca um novo momento do Terceira Via, que é a migração para o J3News”, falou.

brasileiro

A lenda do Rock em Campos

Na ocasião, estarão reunidos gestores, diretores, idealizadores, colaboradores, clientes e convidados, no Teatro Trianon. Uma das coordenadoras do comercial da empresa, Gerlany Lyrio, já prevê o traba lho que terá nos bastidores para que o evento seja um sucesso. “É o momento em que nos encontramos com nossos clientes, tanto os mais recentes quanto os mais antigos, e que sempre nos pres tigiam com sua presença. Este ano não será diferente. O entrosamento será o mesmo”, afirma Gerlany.

História, parcerias e discografia

A carreira de Erasmo Carlos começou na década de 1950 envolta pelo rock, quan do participou de duas bandas musicais, a “The Sputniks e The boys of rock”, que depois passou a se chamar “The Snakes”. Nessa época, conheceu Tim Maia e Ro berto Carlos. Erasmo Carlos estabelece, ao longo de sua carreira, diversas outras parcerias de sucesso. Além dos amigos da Jovem Guarda (Roberto Carlos e Wan derléa), ele já gravou canções com Marisa Monte, Jorge Ben Jor e Wilson Simonal. O Tremendão tem um vasto acervo musi cal. Ao longo destes 60 anos de carreira, o cantor lançou quase 30 álbuns, com mú sicas autorais, em sua maioria. Entre as músicas de maior sucesso do composi tor estão: “Sentado à beira do caminho”, “Festa de arromba”, “Gatinha Manhosa”, “Mesmo que seja eu”, “Coqueiro Verde”, “Mais um na multidão”, “Mulher”, “Do fundo do meu coração” e outras. No final de 2002, os 40 anos de carreira de Erasmo foram comemorados com o lançamento de “Mesmo Que Seja Eu” –contendo toda a sua discografia no perí odo 1971-1988. No ano seguinte, ao final do 10º Prêmio Multishow de Música, o artista foi o grande homenageado da noi te. Sua discografia teve continuidade em 2004 com “Santa Música”, com canções inéditas; em 2007 “Erasmo Carlos Con vida II” reuniu outros nomes da MPB em torno de sua obra, como Chico Buarque, Lulu Santos, Zeca Pagodinho, Skank, Los Hermanos, Os Cariocas, Djavan, Adriana Calcanhoto, Simone, Marisa Monte, Kid Abelha e Milton Nascimento. Em 2009, com o álbum “Rock n’ Roll”, conquistou o prêmio de melhor CD do ano, além de ser indicado ao Grammy. Em 2009 foi premiado como melhor compositor pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), indicado como melhor show pelo jornal O Globo.

Erasmo Carlos vai embalar o público no show que marcará a mudança do nome do Terceira Via para J3News
Fotos: César Ferreira/PMCG

Girlane Rodrigues

Laura Ferzeli, aos 33 anos, está à espera do seu primeiro bebê, que chegará em breve. Ela é casada, graduada em Medicina pela Fa culdade de Medicina de Campos; mastologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua na área desde 2015. “Tenho muito amor à minha profissão e às minhas pacientes. Apesar de não ter sido a especialidade que ini cialmente pensei em cursar, algo me levou até a Mastologia. Nun ca me arrependi dessa escolha”. Nesta entrevista, Laura fala sobre sua profissão e sobre a campanha Outubro Rosa, com o objetivo de chamar a atenção para prevenção do câncer de mama e alertar sobre a importância do diagnóstico pre coce. Para ela, “é como se o mês de outubro abraçasse a população feminina e desse a ela a coragem que precisa”.

A Sra. é mastologista e estamos em outu bro. Fale sobre a importância da conscien tização das mulheres neste mês de preven ção e cuidados.

Outubro Rosa é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção para uma doença que acomete e mata muitas mulheres em todo o mundo. É um mês voltado para informação sobre o câncer de mama, no intuito de deixar a população mais consciente sobre a impor tância do diagnóstico precoce e das formas de prevenção. O fato, ainda, de haver uma sen sibilização global, pode dar força àquela mu lher que não cuida da sua saúde por medo de descobrir alguma doença grave, como o cân cer de mama. É como se outubro abraçasse a população feminina e desse a ela a coragem que precisa.

De que forma esta campanha muda, de fato, a realidade das mulheres?

Com a correria do dia a dia, muitas mulheres acabam esquecendo de realizar seus exames de rotina. Quando chega outubro, isso dá um alerta a muitas delas, que buscam atendimen to para manter a mamografia atualizada. E em diversos polos existem promoções de saúde que disponibilizam mais consultas e exames de mama durante o Outubro Rosa. Isso per mite, muitas vezes, que um grande número de mulheres tenha acesso à saúde mamária. Além, ainda, da imensa quantidade de conhe cimento sobre o câncer de mama, disponibili zado por profissionais de saúde por meio de palestras, lives e outras ações.

Fala-se muito sobre o autoexame. Ele é mesmo fundamental? Todas sabem se to car?

O autoexame muitas vezes pode ser difícil de ser interpretado pela própria paciente. Ma mas mais densas, por exemplo, podem dar

Mastologista Laura Ferzeli faz alerta sobre câncer de mama

Segundo especialista, a detecção precoce da doença é fundamental para a cura

a sensação de que há vários nódulos, quan do, na verdade, trata-se apenas da textura habitual para aquela mulher. Cada pessoa é única. E da mesma forma, as mamas variam de acordo com cada indivíduo. O autoexame é importante para que a mulher se conheça. Sabendo qual é o seu normal, ela consegue procurar auxílio médico caso perceba algu ma alteração visível ou palpável. Mas jamais o autoexame substitui a realização de con sultas e mamografias anuais, pois a fase mais inicial do câncer de mama não costuma gerar sintomas. E o diagnóstico precoce é a chave para um tratamento mais conservador e com maiores chances de cura.

Cada vez mais jovens descobrem o câncer de mama. O fato da idade contribui para um resultado satisfatório?

O diagnóstico de câncer de mama em mulhe res jovens pode ser mais difícil, uma vez que não há uma política de rastreio para mulhe res antes dos 40 anos, pois o tecido mamário é mais denso comparado com o de mulheres com mais idade, o que muitas vezes dificulta a identificação de lesões. Dessa forma, quando diagnosticada, a doença poderá já estar em estágio avançado.

Além disso, mulheres jovens que são diagnos ticadas com a doença têm maior probabili dade de ser portadoras de mutação genética (principalmente nos genes BRCA 1 e 2), o que tende a originar um câncer de mama mais agressivo e menos propenso a responder ao tratamento.

Atrasos no diagnóstico de câncer de mama também são um problema. Muitas mulheres jovens com câncer de mama ignoraram os sinais de alerta porque acreditam ser jovens demais para ter a doença; por outro lado, alguns profissionais da saúde inexperientes podem considerar alterações no exame físi co e/ou de imagem inofensivos e não realizar investigação, levando-se em conta a idade da paciente e o baixo número de casos de câncer de mama nessa faixa etária.

Falando em prevenção do câncer de mama,

Cada pessoa é única. E da mesma forma, as mamas variam de acordo com cada indivíduo

estudos internacionais apontam para efi cácia de vacinas para evitar determinados tipos de tumores. É uma informação que pode ser comemorada ou ainda está longe de se tornar real no Brasil?

Tanto no Brasil quanto no mundo, ainda é cedo para pensarmos nessa vacina na prática médica.

No entanto, toda pesquisa que mostra resulta dos iniciais promissores é um imenso motivo para comemorar e nos dar grandes expectati vas.

De que formas os painéis genéticos contri buem no tratamento e cura das pacientes?

Eles são acessíveis?

Os painéis genéticos podem detectar muta ções tanto em mulheres que tiveram câncer de mama, quanto em seus familiares que não desenvolveram a doença. Dessa forma, aque las pessoas com comprovada mutação gené tica podem se beneficiar através de medidas de prevenção como rastreio precoce e proce dimentos cirúrgicos redutores de risco (exem plo adenomastectomia bilateral profilática). Atualmente esses testes são mais acessíveis à população, além de fazerem parte da cobertu ra pelos planos de saúde.

Qual a avaliação que a Sra. faz do SUS para o tratamento do câncer de mama de uma forma geral? É satisfatório?

Infelizmente, no setor público, ainda há mu lheres com dificuldade de acesso à mamogra fia e outros exames de mama, além de filas grandes para agendamento de consultas. Es peramos, num futuro próximo, que esse alcan ce aumente, para que nenhuma mulher deixe de cuidar da saúde das suas mamas.

Toda pesquisa que mostra resultados iniciais promissores é um imenso motivo para comemorar e nos dar grandes expectativas

03PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022
Fotos: Carlos Grevi
CLÍNICA Ferzeli Rua Saldanha Marinho 450, Sala 1018 Centro - Campos Dos Goytacazes Telefone: (22) 97405-9440

Jornal Terceira Via de segunda a sexta

De segunda a sexta-feira você acompanha no Jornal Terceira, os principais fatos do dia na nossa região. A apresentadora Fernanda Lisbôa e toda equipe de reportagem abordam temas ligados à política, economia e os mais variados assuntos que mexem diretamente com a vida da população. O Jornal Terceira Via é transmitido ao vivo, através da TV 3ª Via, das redes sociais e canal do YouTube, a partir das 18h30.

Historiador no programa Pauta Livre

O programa Pauta Livre desta semana recebeu o historiador Fábio Siqueira, que avaliou os números do 1º turno das Eleições 2022. O especialista analisou o cenário político, desde a votação para a Presidência da República, a eleição dos deputados estaduais da nossa região e a expressiva votação dos candidatos apoiados pelo prefeito de Campos. Ele também falou sobre as previsões dos institutos de pesquisa, a eleição de ex-ministros do atual governo e as perspectivas para o segundo turno. Isso e muito mais. Não perca!

Bom dia, companheiro de viagem!

Que sejamos felizes em nossa jornada!

Lembro aqui o que nos foi ensinado há milhares de anos: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu os amei” . João 15:12

Há vários caminhos e direções até chegarmos ao fim-começo de um outro percurso. Uns dobram à direita, outros dobram à esquerda e há aqueles que desembarcam bem cedo. Há também os que mudam de direção no meio do caminho e outros que simplesmente não fazem escolhas. Ficam no centro ao sabor dos ventos e seus diferentes sentidos. Terceirizam suas posições ou mesmo as vendem. Felizmente a maioria segue tocando em frente, deixando sua marca, escrevendo suas memórias como um rio que inexoravelmente desaguará no mar.

Dobrar em direções opostas não significa que sejamos inimigos. Quer dizer que temos ideias contrárias, mas que devemos defendê-las com civilidade, urbanidade, honradez... Quer dizer que somos diversos, que o contraditório nos leva a refletir e que vivemos numa sociedade plural. Entretanto precisamos ter sempre presente que somos feitos do mesmo barro independente de cor, credo, etnia, território, gênero e ideologia. Nesse retorno, na nossa bagagem, levaremos apenas o que construímos na alma de bom, de ruim e/ ou de omissão. Não levaremos dinheiro, luxo, ostentação... Tudo isso nada representará. A história já terá sido escrita e ela é nossa bagagem. Muito menos as armas nos defenderão de nossos feitos.

A mala precisa ser leve, fluida, cheia de partilhas com os irmãos de estrada, os irmãos de vida vivida, de sonhos sonhados coletivamente. O individualismo empobrece. Não nos leva longe. É preciso ir tocando em frente numa Comitiva da Esperança.

O que é isso, companheiro? Tanto desamor, crimes, mentiras, desafetos, barulho, roubos, desrespeito, gritaria, ganância, maldade...?

O que é isso, companheiro? Ainda há tempo de corrigir as velas, remar em outra direção.

O que é isso, companheiro? A história é feita de escolhas, de opções! Somos corresponsáveis por ela.

(Título do filme do filme de Fernando Gabeira – Direção de Bruno Barreto – O texto não foi baseado na história do filme. )

04PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022
Fotos: Carlos Grevi

Estou

muito feliz por ter sido convidada para este evento exclusivo realizado pelo La boratório Multinacional nº1 em vendas de toxina botulínica e preenchedores no mundo. Todos médicos do país poderão acompa nhar de forma on-line, mas apenas um número restrito de dermatolo gistas foi convidado para estar pre sente no evento ao vivo.

Para mim será uma honra e motivo de muita alegria pelo reconhecimen to do nosso trabalho e por ter sido considerada uma grande injetora pela Galderma. Assim como tenho a satisfação de vê-los estampar sema nalmente o apoio na nossa coluna. Fiquei muito feliz e realizada com este convite.

Acompanhem no meu Instagram (@ oliviaassed_dermato) a cobertura do evento e na próxima semana vou apresentar por aqui também.

Em um mundo cada vez mais com prometido com o respeito à diversi dade e a valorização da beleza indivi dual, como garantir uma longevidade saudável?

O que quer o paciente estético e o que ele precisa quando procura um profissional?

De que modo especialistas, produtos

e procedimentos podem se aprimorar e alcançar resultados estéticos

mais efetivos, seguros, personaliza dos e naturais?

O MAP 6.0, evento

bido

toxina

mergulhou

são

O

Com

mundo acontecerá nos dias 15 e 16 de Outubro, ou seja, está acontecen do neste fim de semana , que prova velmente vocês estarão lendo esta edição.

São mais de 30 conteúdos ministra dos por experts nacionais e interna cionais.

Quer saber por que a arte é a inspiração desta 6ª edição?

A Galderma apresentará pela 1ª vez no Brasil sua nova abordagem do paciente estético AART, o HIT (Holis tic Individualized Treatments), no vos tratamentos corporais também estarão presentes, além de cosmia tria e patologia.

Pela 12 vez no GAIN MAP, uma abordagem holística de tratamen to do paciente: da patologia à cos miatria.

É sem dúvidas o maior evento vol tado para estética e procedimentos invasivos do país e para mim será um privilégio acompanhar tudo de perto.

Vejam no meu Instagram @olivia assed_dermato e na próxima se mana por aqui, toda a cobertura do evento e novidades na derma tologia que irei apresentar !

05PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022 oliviaassed_dermato
ainda
educativo conce
e realizado, em outubro, pelo principal laboratório fornecedor da
botulínica e preenchedores (ácido hialurônico), a Galderma,
na reflexão e na discus
dessas e de outras importantes questões relacionadas à ciência, longevidade e diversidade no cam po da Dermatologia.
GAIN MAP 6.0 ocupará um dos maiores monumentos arquitetônicos art déco do Brasil: O PACAEMBU.
transmissão ao vivo, o maior evento privado de aesthetics do

ERASMO CARLOS EM CAMPOS

Os colunistas do Jornal Terceira Via começam hoje a anunciar o nosso Show de final do ano com o Tremendão Erasmo Carlos. Mas as mensagens nas nossas redes sociais já estão bombando com os recadinhos dos amigos queridos, para não nos esquecer deles. Com certeza não esqueceremos e por aí já sabemos do su cesso que será. Vai acontecer no dia 29 de novembro às 20h30 no Teatro Trianon para convidados. Patrocinadores: MPE, Che vrolet, Rodrigo Cerqueira, Olívia Assad, Casa das Telhas, Fabiana Werneck, Sun Rocha, Aport Corretora, Norte Saúde e Francinne Bellei. Obrigatório o uso das pulseiras.

RAPIDINHAS

l Edvar Júnior faz 5.6 na próxima sexta-feira e vai reunir os amigos no Casarão da CDL a partir das 19h. Sugestão de presentes: 5kg de alimen tos para doação a entidades carentes.

l Quinta-feira às 20h a Orquestra MariucciaIa covino e o Coro Maria Imaculada irão se apre sentar na lindíssima Igreja do Carmo da Rua 13 de Maio. Entrada franca.

l Sandra e Arthur Marinho curtiram o Cirque Amar, que se apresentou pela 1ª vez no Rio de Janeiro. De origem francesa, ele carrega em sua turnê pela América Latina um dos mais fa bulosos e modernos espetáculos circenses da atualidade. Artistas de todas as partes do mun do e uma estrutura de alto padrão com muita magia, adrenalina, conforto e segurança. Pena que só ficou até hoje.

l

Valéria Carvalho e Adriano de Almeida saí ram de Boston onde moram e viajaram com a família toda para a Europa, para participar de um Casamento de amigos. Aproveitaram para comemorar os 32 anos de casados por lá.

l Rita e Cristiano Aguiar curtiram a família e também São Paulo na última semana.

l Adahirzinha Molle Teresinha Caldas dando um giro pera Europa.

l Leila Felix conferiu na última semana os lan çamentos da Moda no Rio.

l Cecília Lysandro Ribeiro Gomes curtiu no final de semana a Fazenda Três Montes em Casimiro de Abreu, por conta dos 70 anos de Francisco Barreira namorado de Alice Tambo rindeguy.

l Ana Kury Izar Jacyntho, aniversariante da se mana, recebeu apenas a família para um lanche na linda mansão onde mora. De Atafona vieram sua mãe Ariuza Kury Izar e o irmão Alexandre.

l Ana Maria Pellegrini foi escolhida como em baixadora de uma marca famosa de produtos estéticos. Uma honra e prova de profissionalis mo.

l Viviane de Aquino e Ernesto Pessanha curtin do uma temporada maravilhosa por Fortaleza.

l Ana Maria de Barcellos está em Costa Mesa - EUA, comemorando os 9 anos do seu amor Hampton, o bonito neto americano.

NIVER

Os parabéns de hoje vão para Salvador Mar ques, Ângela Felix, David Rangel, Gysa Peixoto, Cândida Barcelos, Adriana Queiroz e Larissa Raposo Sales. Amanhã para Lúcia Jacyntho La terça, Beatriz Bogado, Lidiane Gonçalves, Hugo de Lima, Paulo Roberto Alves, Alyne Khenayfis e Michelle Mayrink. Terça-feira para Gabriela Terra, Tonin Ferreira, Alexandre Oliveira, Tainá da Silva, Wanderson Chagas e Carol Ribeiro. Quarta-feira para Gabriela Simões Henriques, Suely Ferreira, Andrea Coutinho, Bárbara Cunha, Natália Estefan e Penha Machado Bar bosa Ferreira. Quinta-feira para Natália Lima, Albertinho Marques Nogueira e Viviane Gonçal ves. Sexta-feira para Leny Moraes, Edvar Júnior, Tatiane Amaral, Junior Junqueira, Maria Mazzi ni e Fernanda Torres Ritter. Sábado para Ga briela Matheus de Oliveira, José Felício Laterça, Rosana Motta, Tatiana Brito, Daniel Oliveira, Soraya Alexim Menezes, Leandro Mamede, Ce cília Soares e Cledemilce Souza. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.

“Nunca estrague o seu presente, por um passado que não tem futuro.”
07PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022
A bonita Junia Faria Nascimento na grande comemoração dos 60 anos Valéria e Adriano de Almeida turistando em Viena O artista plástico Jairo Artes com suas belas telas no foyer do Teatro Trianon ao lado do neto acadêmico de Medicina Arthur Estevão Faria 1º Aniversário: Ana Karla e IronisEscafura festejando o netinho lindo Valentim A bonita aniversariante da semana Laura Ferreira Paes de Faria com seus amores Rodrigo Faria e o filhão Rafael A bela aniversariante de hoje Cândida Barcelos Cecília Lysandro Ribeiro Gomes em Casimiro de Abreu A bonita aniversariante de hoje Larissa Raposo Sales O aniversariante Francisco Barreira e Alice Tamborindeguy
6º Aniversário:
Mirza e Wady Kury festejando
a linda
netinha
Beatriz no RJ
Jacqueline Lima Zulchner a bonita aniversariante da semana O querido aniversariante de hoje Salvador Marques recebendo o título de Sócio Honorário do Rotary Clube de Campos São Salvador Marthinha e José Cláudio Poppe em Portugal Sandra
e Arthur Marinho com Victoria no Cirque Amar
Fotos: Arquivo da colunista Família bacana: Carlos Hamilton Oliveira, Paula, Lais, Ana Paula e Carlos Arthur

MAGNIFIC

A aniversariante Alessandra Vasconcellos, decidiu aumentar a sua festa de aniversário, passando dos limites do seu apartamento no Magnífic para o salão de festas. Antes seria uma reunião only for women, mas com o pedido dos amigos do sexo forte, ela abriu guarda e deixou a ala masculina se esbaldar. Show de banda e dj, open bar ativo, prosecco gelado em flutes, mesa gastronômica de massas, molhos, carnes,... tudo delicioso. Alessandra tem o DNA da família, festeiros nota 10, sempre. Ao seu lado os filhos Pedro e João Felipe. Na foto elas com amigas e os músicos da banda.

SUSTENTABILIDADE

O campista JOSÉ HEITOR Soares, junto com mais três brasileiros, também es tudantes da Universidade de Coimbra, foi convidado para expor no “Portugal Smart Cities Summit”, uma recém cria ção do quarteto, a startup Exo, nesta semana no Parque das Nações, em Lis boa. A plataforma tem como objetivo criar soluções inovadoras para projetos de sustentabilidade nos setores público e privado.

A notícia foi amplamente divulgada pela importante coluna Radar da Veja, enalte cendo o trabalho dos jovens brasileiros e estimulando o estudo e investimento na ciência e educação. Parabéns!!!

BEBÊS A BORDO

Três jovens casais da sociedade campista acabam recente mente de saberem que estão grávidos, e que vem choros novos por aí.

Falo de Isabela e Pedro Henrique Neves, que aguardam ansiosos à chegada de Maria Antônia; Pollyana e Hygor Manhães na espera de Martina, e Tatiana e Rico Carneiro, felizes à beça com a vinda de Noah.

Desde já, os desejos de muita saúde e felicidades aos be bês, aos pais e as famílias.

PÉROLAS E ESMERALDAS

Por tradição, as pedras são associadas ao amor e não é à toa que a cada ano de renovação de votos de casamentos, existe uma para simbolizar.

Falo disso pois nesse ano completam bodas de pérola, Re nata e Kid Soares e bodas de esmeralda Ivana e Almir Bár bara, respectivamente 30 e 40 anos de casados. Muitas felicidades aos queridos casais e que muitas outras bodas sejam comemoradas, viva o amor!

GOL DE PLACA

A renomada arquiteta campista BABI Teixeira mudou-se há alguns meses para o Rio de Janeiro e vem aumentando a cada dia o seu portifólio de clientes, sem abandonar os daqui. Atualmente está envolvida, entre tantos outros, no projeto da nova casa do jogador do Flamengo, Everton Ri beiro e da esposa Marilia Nery, na Zona Sul carioca. Talen tosa como ela só, certamente ficará maravilhoso.

E POR FALAR NO

RUBRO-NEGRO...

O jovem estudante de Direito da PUC-Rio, HENRIQUE Ma cedo Viana, filho mais velho de Ana Cristina Huth Macedo e Cláudio Henrique da Cruz Viana, foi aprovado como estagi ário no Departamento Jurídico do clube da Gávea, aliás seu time do coração. A notícia deixou inFLAdos de alegria toda a família e os amigos. Sucesso, primo!!!

O ESPORTE DO MOMENTO

A antiga Usina do Outeiro será palco nesse final de semana e no próximo também, de um grande campeonato de Beach Tennis. Vários feras da região es tarão participando, dentre eles: Romeu Casarsa, Thiago Inojosa, Guto Laran geira, William Machado, Mayko Viana, Leandro Barroso, Luis Guilherme Vidal, Rafildo, Chicri Zoan, Márcio Firmino e Pedro Neves. O esporte vem crescendo fortemente na região e já se estabeleceu como o novo queridinho entre os espor tistas. Sucesso!!!

TRÊS MONTES

Todos os caminhos de vários campistas bacanas, levavam a maravilhosa Fazenda Três Montes na semana passada. O lugar situado em Rio Dourado, distrito de Casimiro de Abreu, acolheu os convida dos do cardiologista no RJ Francisco Barreira, ani versariante da data, e de sua namorada, a ex-de putada Alice Tamborindeguy, anfitriã ao seu lado. Eram presenças do Rio, Campos, Espirito Santos, Região dos Lagos,... todos com agenda marcada para a missa em Ação de Graças ao meio dia e depois uma vasta programação que varou noite adentro. Desde a entrada no salão de eventos, sendo recepcionados por casal em clima de anos 70, tema da festa, mesa de doces decorada com globos de espelhos em quantidade, já se via que a festa era de arromba. Almoço com fartura, qua lidade e sabor, bebida gelada sem cessar, shows musicais e bandas, Djs e tudo mais. Discos de vi nil viraram sousplat nas mesas, carros antigos em exposição serviram de cenário instagramável. Na área externa mesas pelos jardins gramados com direito a apreciar os leitões assados no rolete tipo churrasco gaúcho. No campo de pouso helicópte ros faziam o aéreo de alguns convidados. O aniver sariante feliz da vida, distribuindo cordialidade e simpatia, um gentleman e Alice ao seu lado com chapéu nordestino, divertido e bacana e combi nando com astral da festa lá nas alturas.

09PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022
Francisco Barreira, o aniversariante, e Alice Tamborindeguy Cecília Ribeiro Gomes e Luis Carlos Magalhães Magda Gomes e o jornalista carioca Franklin Toscano O Prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte e a primeira dama, Ciléia Gidalte Suzana Ferreira Paes e Lia Mirian Aquino Cruz
Amélia e Adilson Bon Amaro Gomes
Daniella e o juiz Pedro Henrique Alves, Isabela e o juiz Luiz Felipe Medeiros Francisco Amaro Leandro Barbosa e a amiga Sylvia de Castro

4YOU

10PÁGINA 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2022 @priscylabezerra
As
sócias e
amigas Nelícia Teles e Roberta Cesário receberam
na última semana clientes e familiares para coquetel de inauguração da sua loja na Pelinca. Há três anos no mercado a 4YOU está de portas abertas com marcas conceituadas como Salinas, Calvin Klein, Pliè e Daniela Tombini, além de um espaço especial de sex shop.
Nelícia Teles e Roberta Cesário Rua
Conselheiro José Fer nandes, 439 - Loja 1 - Pelinca @4youcampos
Lingerie, pijamas, moda
praia e sex shop
Nelícia Teles com João Harrison e Roberta Cesário e Vitor Carneiro
Fotos: Lara Bacelar
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.