Jornal Terceira Via 307

Page 1

Cinco deputados da Alerj têm ligações diretas com Campos

Marina do MST, mas pela primeira

federal se elegeu

aberta,

cerca de 15 dias,

e obra para o Cais da Lapa

Apoios ao presidente Bolsonaro são mais expressivos do que os de Lula

Com pouco sol e chuva, safra será menor

Casos de febre maculosa em investigação

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 307CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022 PÁGINAS 03 e 06 Foto: Silvana Rust TABLOIDE Campos e região elegeram também a
vez em 40 anos nenhum candidato a deputado
PÁGINA 05PÁGINA 04 GUILHERME BELIDO ESCREVEALOYSIO BALBI
Foi
licitação
Não se pode desprezar que o petista obteve 5% a mais no 1º turno. Contudo, conta agora com parceiros que perderam. A revitalização do espaço vai virar sede da Secretaria Municipal de Turismo. O valor estimado é de R$ 464.426,44. Baixada Campista e SFI ainda sem previsão do Corpo de Bombeiros Uenf desenvolve substância que elimina vírus da Covid-19 do ar Beda e demais empresas do Imne suspendem convênio com a Amil PÁGINA 07 PÁGINA 07 PÁGINA 07 As duas regiões lutam para instalação da corporação. Projeto foi desenvolvido em parceria com a Espanha. A suspensão ocorre pela inadimplência da operadora.
Bruno Dauaire Rodrigo Bacellar Carla Machado Thiago Rangel Foto: Silvana Rust Foto: Silvana Rust Foto: Divulgação
Combinação climática rara na região pode reduzir a pro dução da cana-de-açúcar em até 15%. Campos aumentou a vigilân cia, com capacitação dos pro fissionais de saúde para lidar com a doença.PÁGINA 09 PÁGINA 11 CAPA O espaço, que será reaberto no dia 12, foi totalmente revitalizado e contará com uma Escola de Aprendizagem Inclusiva entre outras atividades para as crianças Fotos: César Ferreira/PMCG presente Uma cidade de para as crianças

Especial

Ocinei Trindade

As eleições deste ano para a As sembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) tiveram 1.622 candidatos na disputa pelas 70 vagas no parlamento fluminense. Entre os deputa dos estaduais eleitos no último dia 2, com ligações diretas ou próximas com o município de Campos dos Goytacazes, estão Rodrigo Bacellar (PL), Bruno Dauaire (União Brasil), Carla Machado (PT), Thiago Rangel (Podemos) e Marina do MST (PT). Com exceção de Bacellar e Dauaire, que conquistaram o segundo mandato ao se reelege rem, os outros três fazem parte de uma renovação na Alerj que chegou a 45,7% neste pleito. São 32 novos deputados que exerce rão mandato a partir de 2023.

Em todo o Estado do Rio de Janeiro, o deputado Rodrigo Bacellar conseguiu se reele ger com 97.822 votos. Já Bruno Dauaire, foi reeleito com 68.455 votos. Marina do MST alcançou 46.422 votos, Carla Machado obteve 34.658; e Thiago Ran gel, 31.175. Os cinco futuros re presentantes na Alerj tiveram expressivos votos dos eleitores de Campos. Dauaire conseguiu 47.542 votos (18,40%); Bacellar ficou com 27.407 (10,61%); Carla alcançou 17.936 (6,94%); Marina teve 1.364 votos dos campistas (0,53%); e Thiago, 20.575 votos (7,96%). Estes parlamentares são considerados fundamentais para defender os interesses da região Norte Fluminense na As sembleia Legislativa. No passa do recente, Campos contou com nomes de destaque na Alerj, como Anthony Garotinho, Fer nando Leite, Roberto Henriques, Geraldo Pudim, João Peixoto, Gil Vianna e Clarissa Garotinho. O deputado reeleito Rodrigo Bacellar voltou ao cargo de se cretário de Governo na última sexta-feira (7). Ele foi conside rado um nome de peso e influ ência na gestão do governador Cláudio Castro (PL) que, tam bém, conseguiu se reeleger no primeiro turno. “Vejo que muito desse reconhecimento foi pelo fato de ter sido um mandato com ações efetivas, sem ficar contando história. Não fizemos

Os cinco deputados estaduais eleitos com base na região

um mandato dentro de gabine te. Andamos por todo o Estado, ouvimos demandas e consegui mos transformar muitos anseios em ações. No caso específico do interior, trabalhamos muito. Levamos o Segurança Presente para Campos, Detran em Gua rus, obras em vários bairros, melhorias em estradas e a re tomada das obras da Ponte da Integração, que estive por di versas vezes no TCE para ajudar a destravar questões burocráti cas. Entre outras ações, graças à sensibilidade e olhar do nosso governador Cláudio Castro” dis se Bacellar.

Bruno Dauaire se diz realizado com a reeleição. Ele também atuou no governo estadual à frente da Secretaria de Desen volvimento Social e Direitos Hu manos: “A minha votação foi um reco nhecimento da população pelo trabalho que realizei no Execu tivo e como parlamentar. Fize mos uma campanha prestando contas nos bairros e municípios, e ela foi bem entendida no Es tado inteiro. Apresentamos nossas propostas, mas também mostramos que fizemos muito pela população. E acredito que essa enorme votação, principal mente em Campos, onde recebi 47.542 votos e me tornei o depu tado estadual mais votado da história do município, seja um reconhecimento da população ao trabalho em parceria comigo, do meu irmão, amigo e prefeito Wladimir Garotinho e do gover nador Cláudio Castro. Sem es quecer de diversas outras cida des onde também ficamos bem colocados, como em São João da Barra, em que fui o segundo mais votado”.

Primeiro mandato Carla Machado é uma mulher com muita experiência política. Ela foi vereadora duas vezes e prefeita de São João da Barra por quatro mandatos. Este ano, decidiu renunciar ao governo municipal para tentar se eleger deputada estadual pelo Parti do dos Trabalhadores. Nascida em Campos, ela comemorou a vitória para a Alerj. Em suas re des sociais, agradeceu a todos os eleitores e adiantou sobre te mas que pretende defender na Assembleia Legislativa: “Eu sou professora. Não pos so deixar de falar da Educação. Vejo a Educação como a oportu

nidade de transformação do ser humano. Eu consegui levar um campus do IFF para São João da Barra, junto ao Ministério da Educação, mesmo a cidade não tendo a população de 100 mil habitantes como é previsto para a criação de um campus do ins tituto federal. Quero discutir na Alerj projetos sociais e melho rias no transporte público. Em São João da Barra, por exemplo, consegui implantar o transporte gratuito. A questão da miséria e da fome é muito preocupante.

A gente vê isso com frequência em Campos e em outras cida des, além da má distribuição de renda no Estado. Precisamos buscar gerar empregos e desen volvimento”, disse a deputada eleita.

Outro novato na Alerj, a partir de 2023, é o vereador campista Thiago Rangel. Estreou na polí tica nas eleições municipais de 2020. Ele comemora a conquista de uma vaga na Assembleia do Rio.

“Avalio de maneira positiva esta vitória. Saímos muito for talecidos, com votação expres siva em Campos e também fora da cidade, principalmente em municípios vizinhos. Sou vere ador de primeiro mandato, e nos primeiros 18 meses mos trei que não estou no cargo para benefício pessoal. Tenho certeza de que isso influenciou no resultado. O meu mandato até aqui olhou para todos os setores e classes sociais, pro va disso é que fui o autor do projeto de auxílio emergencial municipal, que veio a se tornar o Cartão Goitacá, e que bene ficia milhares de famílias em

vulnerabilidade. Votei contra o aumento de impostos, de fendendo a classe produtiva e mantendo empregos na cida de. Doei metade do meu salá rio em cestas básicas durante a pandemia, e pude ajudar centenas de famílias através do meu mandato. Tenho uma carreira empresarial de suces so, e entrei para a política para fazer o que é certo e represen tar a população. Isso refletiu na escolha dos eleitores que nos deram mais de 31 mil vo tos de confiança. Minha luta na Alerj será para gerar desenvol vimento na região. Precisamos dar incentivos fiscais aos seto res produtores; incentivar ain da mais a agricultura, dando condições aos municípios de ofertar maquinário e técnicos capacitados para o produtor rural, assim como precisamos modernizar a Faetec”, diz Thia go.

Questão agrária na Alerj

A paranaense Lucia Marina dos Santos, que ficou conhecida como Marina do MST, se mudou para Campos nos anos 2000, para atuar no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, nas áreas das extintas usinas de açú car, São João e Cambaíba. Viveu na cidade por mais de 15 anos e é formada em serviço social pela UFF-Campos. Ela se mudou para a capital fluminense, onde foi coordenar ações de reforma agrária em vários lugares do Es tado e do país. Este ano decidiu concorrer à Alerj e se tornou a primeira deputada estadual re presentante exclusiva do MST no parlamento fluminense.

“Foram mais de 46 mil homens e mulheres em praticamente to dos os municípios do Estado do Rio de Janeiro que depositaram um voto de reconhecimento e confiança nesta trajetória cole tiva, e também na minha traje tória de vida e de luta que passa por Campos. A situação de cala midade pela qual passa grande número de famílias no Rio de Janeiro, com aumento da fome (cerca de 2,8 milhões de pessoas diariamente) e do desemprego, é também um ponto de resso nância com nossas propostas. Trazemos para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro o legado do MST no combate à fome e às desigualdades, com a Reforma Agrária Popular como agenda prioritária para trazer oportunidade de trabalho e co locar comida na mesa de quem mais precisa. O povo não aguen ta mais passar fome, ter que es colher se vai almoçar ou jantar, com o cenário de degradação de direitos e aumento do desem prego”, diz Marina.

Renovação da Alerj Com 17 deputados, o PL é o partido que elegeu mais repre sentantes na Alerj. A segunda legenda é União Brasil com 8 deputados. A federação PT/PV/ PCdoB elegeu oito parlamen tares. Com isso, o PT passou a ser o terceiro partido com mais deputados, após o aumento de

dois para sete parlamentares. O PSD, que é o quarto, também se expandiu e passou de cinco para seis. A Federação Psol/Rede conquistou cinco vagas, sendo quatro do Psol.

Para o historiador e analista po lítico José Fernando Rodrigues, a renovação da Alerj de 45,7% é considerada alta. “Alguns aspec tos chamam a atenção como o número enorme de deputados do PL, partido do governador Cláudio Castro e do presidente Jair Bolsonaro. Isso acabou sen do uma alavanca para o cresci mento de deputados do Partido Liberal. O Rio de Janeiro conta com uma bancada conservadora, seguindo a tendência nacional.

O analista elogia o aumento de mulheres na composição da Alerj, que passou de 12 para 15 parlamentares. “Há mulheres trans nesse processo, além de mulheres pretas e indígenas, e uma candidata que se reconhe ce asiática; e candidatos homens eleitos que se autodeclaram pretos ou pardos. Acho isso im portantíssimo. Talvez, o espec tro tenha dado a dimensão de uma renovação nesse sentido. A ala progressista é dona de uma representatividade e de vincula ção aos movimentos sociais que precisa ser enaltecida. Acho que isso nos dá a dimensão de para onde os novos grupos sociais e os movimentos sociais estão indo”, conclui.

Votos em Campos para Alerj

Bruno Dauaire (União) 18,40% 47.542 Rodrigo Bacellar (PL) 10,61% 27.407 Thiago Rangel (Podemos) 7,96% 20.575 Carla Machado (PT) 6,94% 17.936
Marina do MST | Viveu por quinze anos em Campos, onde se formou na UFF
03PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022
Rodrigo Bacellar e Bruno Dauaire foram reeleitos; Carla Machado, Thiago Rangel e Marina do MST são novidades no parlamento fluminense
Marina do MST (PT) 0,53% 1.364 Total de votos no Estado do RJ Rodrigo Bacellar (PL) – 97.822 Bruno Dauaire (União Brasil) – 68.455 Carla Machado (PT) – 34.658 Thiago Rangel (Podemos) – 31.175 Marina do MST (PT) – 46.422
Bruno
DauaireRodrigo Bacellar
Carla
Machado
Thiago
Rangel

AloysioBalbi

Vicente Alvite é destaque na novela Travessia e recebe elogios de rigoroso diretor da Globo

Vicente Alvite, de seis aninhos, filho da deputada Clarissa Garotinho, promete ser o xodó da novela Tra vessia, que estreia esta semana na Globo, no lugar de Pantanal. Vicen te será Tonho, filho do casal que irá protagonizar a novela de Glória Pe rez. A atriz Lucy Alves será a mãe de Vicente. O garotinho já faz o maior sucesso no Projac e tem arranca do largos elogios do rígido diretor Mauro Mendonça Filho (na foto com ele). Isso sem se descuidar dos estudos. Para se ter uma ideia, Vicen te na vida real, já fala fluentemente mandarim, e está se dedicando também a outros idiomas.

Adido para Educação e Cultura dos Estados Unidos com sua equipe em Campos

Uma equipe do Consulado Geral dos Es tados Unidos no Rio de Janeiro estará em Campos no próximo dia 26, sendo com posta por Mark Carr, adido para Assuntos de Educação e Cultura, e os assessores

Leila Santos e Rodrigo e Rodrigo Souza.

A equipe participará da cerimônia de en cerramento do projeto Jovens Astros do Amanhã, onde estudantes de Campos se destacaram.

Corpo de Bombeiros em obras no Centro de Campos

O prédio do Corpo de Bombeiros em Campos está em obras de res tauração. A sede do grupamento é, na verdade, o Solar Barão de Muriaé, propriedade histórica tombada para fins de preservação, localizado no Centro de Campos. A obra – executada pelo Governo do Estado do Rio – está sendo fiscalizada pelo Conselho de Preser vação do Patrimônio Municipal (Coppam), que, inclusive, sugeriu a criação de uma janela do tempo dentro do prédio para observação de monumentos históricos da construção de prédios, como pedras recifes encontradas no prédio durante a reforma.

Licitação e obra para o Cais da Lapa

Foi aberta, há cerca de 15 dias, a tomada de preços para a licitação da obra de revitalização do Cais da Lapa, que vai virar sede da Secretaria Municipal de Tu rismo, como esta coluna já adiantou. O valor estimado é de R$ 464.426,44. As pro postas devem ser entregues no dia 14 de outubro de 2022, às 10h, na sede da Prefeitura de Campos. O edital, com os detalhes na íntegra, está disponível para download no site oficial da Prefeitura.

Opinião

Órfãos em Brasília

O resultado das eleições para a Câmara dos Deputados reve la que o município de Campos, o maior colégio eleitoral fora da região metropolitana do Estado, ficará órfão em Brasília, salvo algum arranjo que permita suplentes assumirem vagas de eleitos. Por outro lado, Campos e São João da Barra mar caram seus territórios em relação à representação na Assem bleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), elegendo cinco deputados.

Na edição de hoje, abrimos duas páginas para uma análise dos resultados: uma sobre a falta de representação em Brasília e outra para mostrar como seremos representados na Alerj. As reeleições dos deputados Rodrigo Bacellar e Bruno Dauaire, como as eleições de Carla Machado, Thiago Rangel e Marina do MST, ilustram bem as correntes políticas de momento com um forte ingrediente de renovação.

O que se estranha, e temos que tomar isso como lição, é a falta de um representante em Brasília.

Na chamada Velha Repúbli ca, nos idos dos anos de 1970, Campos elegia sempre – com um colégio eleitoral bem menor à época – dois deputados federais.

Campos, com esse exército de eleitores, não conseguiu eleger nem um candidato do município, e nem mesmo os que tinham laços próximos, o que nitidamente não é uma boa notícia.

Imóvel no centro de Quissamã arrematado por empresário campista

Um forte empresário de Campos arrematou um grande terreno na área urbana de Quissamã, que estava na mira da prefeitura daquela cidade para construir um equipamento de cultura. Para o mercado de Quissamã, foi uma transação bastante expressiva.

Técnicos de Campos na Alemanha para estudar nova colheitadeira de canade-açúcar

Uma equipe técnica do campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Campos, está na Alemanha. O objetivo é viabilizar o projeto de uma colheitadeira de cana-de-açúcar que permite a operação em canaviais acidentados. O projeto está em fase de tratamento final e foi concebido, tendo como piloto o solo de Campos.

Comércio local vai fazer mutirão de renegociação para recuperar parte de R$ 30 milhões

Será realizado nos dias 9 e 10 de novembro, no Calçadão, o evento “ Campos Limpa Nome”, que está sendo encabeçado pela CDL Jovem. Várias empresas estarão renegociando dívidas de inadimplentes com descontos generosos. Somente na área do comércio de Cam pos estão voando R$ 30 milhões em atraso. Uma boa oportunidade para colocar a vida em dia.

Arroz preto produzido em Italva abastece restaurantes de grife em todo o país

O agrônomo Silvino Canela está fazendo pa lestras em eventos de gastronomia nos prin cipais centros do país. Ele tem falado sobre o arroz preto que está sendo produzido em Italva e que ganhou a preferência dos melhores restaurantes de São Paulo. Somente uma produtora rural de Italva vendeu sua produção de 30 toneladas des te arroz gourmet para restaurantes cinco estrelas em todo o país.

Shell vai investir milhões de dólares na nova era da Bacia de Campos

A Shell está aplicando US$ 37 milhões na contratação de uma son da de perfuração da Maersk para operar na Bacia de Campos em 2023. Trata-se de uma sonda de perfuração da Maersk Developer, de propriedade da Maersk Drilling. O equipamento será utilizado na exploração do bloco BC-10, também conhecido como Parque das Conchas.

Agenda para o turismo

O Consórcio Público Intermu nicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) tem cumprido uma extensa agenda. Em Brasília, recentemente, nos reunimos no Ministério do Turismo (Mtur) para tratar de pautas voltadas à Rota Turística Regional Cami nhos do Açúcar.

Com o coordenador geral de Infraestrutura Turística, Guilher me Pimentel, tratamos de questões relacionadas aos trâmites técnicos das emendas já empenhadas na Plataforma +Brasil, a exemplo a da bancada do Rio de Janeiro, que foi destinada para a construção de portais, que compõem a Rota Regional Caminhos do Açúcar, nos municípios consorciados- Bom Je sus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Porciúncula e Quissamã.

Ainda abordando a Rota Turística, também nos reunimos com

Rede de lojas negocia aluguel de imóvel na Avenida Pelinca

Uma loja de departamentos está negociando aluguel robusto na Avenida Pelinca. Já foram pelo menos dois almoços em busca de um denominador comum, mas, até agora, não encontraram. Detalhe: as partes dividiram a conta do restaurante.

Proprietários rurais de São Francisco usam GPS para evitar roubo de gado

Fazendas do município de São Francisco de Itabapoana pas sam a contar com tecnologia para evitar roubos de gado ou qualquer outro tipo de crime. Muitas já instalaram sistema de GPS que podem precisamen te acionar a polícia. O mesmo tipo de sistema começa a ser implantado em propriedades rurais de Campos.

Sociedade organizada unida para ajudar pessoas em situação de rua

Agentes públicos de todos os níveis, igrejas de todos os credos e empresários de todos os segmentos de Campos vão redigir uma carta-compromisso na busca de minimizar o grave proble ma de pessoas em situação de rua na cidade. A carta será assinada no dia 3 de novembro e uma manifestação pública será feita no dia 4 para dar visibilidade ao compromisso. O padre Lázaro, capelão do Ministério Público do Rio, formata o projeto.

Rafaela e Larissa mostram que elas têm história

Rafaela Machado, do Ar quivo Municipal, e a histo riadora Larissa Manhães estão lançando com su cesso o “ Elas têm histó ria”. Estão quebrando sem anestesia, alguns tabus, o que é saudável historicamente falando.

o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Mtur, Fábio Pinheiro, com a fi nalidade de apresentar mais de talhes do andamento do projeto turístico, além de buscar o apoio financeiro para o marketing e promoção da rota turística. Estamos trabalhando na capta ção de mais recursos para este projeto, que é de suma importante para o desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste Fluminense, propondo uma rota turística para essas regiões que têm muita capacidade de ge rar emprego e renda. Então, estamos com uma agenda posi tiva e proveitosa, destacando a importância de aportarmos mais recursos e garantirmos uma condição melhor de infra estrutura turística.

O Projeto Rota Regional Caminhos do Açúcar tem como intui to fortalecer o Turismo e o Agroturismo, com uma nova opção turística capaz de impulsionar o desenvolvimento regional.

www.jornalterceiravia.com.br \ jornalterceiravia Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Marcos Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Elton Nunes - Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47 Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo
04PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022
Vinícius Viana - Secretário Executivo do Cidennf
AGÊNCIA CRIATIVA O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a
opinião
do
Jornal Terceira
Via
Com Girlane Rodrigues

Lula, manter a dianteira; Bolsonaro, virar o placar

Aprincípio,

o leitor pode achar confuso

– e até contrastante – o título da página. Mas, pela votação alcançada por cada um dos candidatos no 1º turno, bem como face aos votos dados a deputados, senadores e governadores importantes e com influência para o 2º turno, diria que temos um quadro complexo, e que a 21 dias da etapa decisiva da eleição 2022, muita coisa

pode acontecer. Aliás, já está acontecendo.

Não se descarta que a linha de raciocínio aqui adotada, e que mais adiante se explica, esteja errada. Mas é bem plausível.

De imediato, Lula da Silva tem a seu favor a vantagem dos votos: 48,43% x 43,2%. Reside, aí, seu principal trunfo. São cinco pontos à frente, algo que precisa ser considerado como relevante. Por outro lado, 5 não são 14 – conforme o

Ipec e o Datafolha deram na véspera da eleição – e tampouco 17 a 18, atribuídos pelos mesmos institutos menos de uma semana antes do pleito.

Já o presidente Bolsonaro, que ‘supostamente’ esteve muito perto de perder, em definitivo, no dia 02, tem sua campanha revigorada pelos números e fatos acima descritos.

Durante a semana que passou, o que se viu de

forma indisfarçável foi a campanha petista relativamente frustrada pelos votos que esperava ter e não teve – com viés de liquidar a fatura logo no 1º turno – e a equipe de Bolsonaro revigorada não apenas pela diferença bem menor, mas, principalmente, pela vitória expressiva que os candidatos de Bolsonaro tiveram em vários estados, particularmente em São Paulo – maior Colégio Eleitoral do Brasil.

Eleitor não costuma seguir orientação de candidato derrotado

No momento, a construção de alianças para o 2º turno é uma pauta que atrai grande atenção. Afinal, cada voto conta, e conta muito. Daí o empenho de Lula e do presidente Bolsonaro na busca de apoios.

Contudo, cabe dizer o que, salvo exceções, historicamente prevalece: o eleitor, via de regra, não segue orientação de candidato derrotado. Neste particular temos, em especial, os casos de

Simone Tebet e Ciro Gomes. E numa lista interminável de nomes que perderam e não conseguiram transferir votos, um é emblemático: Leonel Brizola.

A lição de 1989 – Deputado estadual e federal pelo Rio Grande do Sul, prefeito de Porto alegre, deputado federal pela Guanabara, governador do RS, governador do RJ por duas vezes, fundador do PDT e um dos políticos mais influentes da história do

Brasil, – em 1989 disputou a Presidência e ficou fora do 2º turno por uma diferença de menos de 1% dos votos válidos: somou 16,04%, contra 16,69% dados a Lula.

Brizola, então, mais que declarar voto a Lula, subiu no palanque e participou intensamente da campanha do petista contra Collor. Não adiantou. Collor venceu o 2º turno com cerca de 7% de vantagem.

Eleitores de Ciro e Tebet divididos

Logo, o discreto apoio de Ciro Gomes a Lula – por recomendação do partido – não deve alterar o quadro. Lembrando, ainda, que em 2018 Ciro ficou em terceiro, com 12,47% dos votos – bem aci-

ma dos 3% de domingo passado. O mesmo vale para Simone Tebet. De mais a mais, segundo pesquisa da Genial/Quaest, os eleitores de ambos estão divididos no 2º turno. Dos que votaram

em Ciro, 39% declararam voto a Lula (26% em Bolsonaro). Já os que votaram na senadora, uma surpreendente inversão: 25% declararam voto em Lula e 34%, em Bolsonaro.

Outra observação pertinente diz respeito ao avanço da Direita nos principais estados. Na Câmara, foram eleitos 99 deputados do partido do presidente Bolsonaro – a maior bancada dos últimos 24 anos. O Senado, 13. Isso já diz tudo. Bem mais relevante é o que se verificou em São Paulo. Os institutos ligados à grande mídia davam 10 pontos de vantagem a Haddad. Mas as urnas sentenciaram o contrário: Tarcísio 7 pontos à frente (mais de 1,5 milhão de votos). Lembrando que Tarcísio é o candidato de maior referência junto a Bolsonaro e que São Paulo tem quase 35 milhões de eleitores. Vitoriosos – Logo, apesar da perspectiva de Tarcísio perder, Bolsonaro venceu em SP. Quantos votos, agora, o candidato poderá acrescentar ao presidente? E Zema, em MG, eleito no 1º turno, o que poderá levar a mais para o presidente?

Igualmente, Claudio Castro no Rio de Janeiro. O mesmo valendo para o bolsonarista Nikolas Ferreira, o deputado federal

mais votado do Brasil. Isso, para não falar em Moro, eleito senador, que já declarou apoio a Bolsonaro.

Comparação

Em 21 dias, muita coisa pode mudar. Mas o que se viu de movimento na semana pós -1º turno, é que Lula vem recebendo apoio dos perdedores, enquanto Bolsonaro dos vitoriosos.

Exemplo didático é o de José Serra. Denunciado em 2020 por lavagem de dinheiro, o senador de 80 anos está saindo pela porta dos fundos da política. Candidato a deputado federal neste ano, perdeu a eleição com ínfimos 90 mil votos. Então, qual o peso de Serra declarar voto a Lula? Corre o risco, até, de tirar.

Em linhas gerais, é lógico pensar que Lula enfrenta dificuldades para aumentar sua votação – no Nordeste, é difícil que consiga extrair mais votos do que o grande percentual obtido – enquanto Bolsonaro ainda tem muitas portas para bater.

05PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022
Bolsonaro tem de onde tirar mais; Lula, menos
SEGUNDO TURNO COM TAREFAS DIFÍCEIS PARA OS CANDIDATOS 05PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022

Política

Campos não elege representante para a Câmara Federal após 40 anos

Para especialistas em política, fragmentação dos votos no município favoreceu candidatos de outras regiões

Nas eleições de 2 de outubro, o resultado das urnas deixou Campos dos Goytacazes pela primeira vez sem represen tação na Câmara Federal em muitos anos. O Jornal Terceira Via fez um levantamento das disputas das últimas quatro décadas. Constatou que, des de o período de 1982, isto é, há 40 anos, o município não ficava sem eleger pelo menos um deputado federal. A falta de um parlamentar local no Congresso Nacional para lutar diretamente pelos interesses do município é considerada uma grande perda. Nos últimos anos, por exemplo, Campos precisou de muitos recursos federais para a execução de obras. Ex-deputados federais e analistas políticos avaliam este momento após a eleição.

O prefeito Wladimir Garotinho exerceu o mandato de deputa do federal por dois anos antes de decidir concorrer às elei ções municipais em Campos. Ele acredita que a polarização pode ter prejudicado a questão da eleição proporcional.

“Toda eleição é sempre muito dinâmica, envolve fatores pes soais, partidários, ideológicos. Acho que a polarização das eleições presidenciais pode ter contribuído para o resultado, com uma discussão mais foca da na pauta nacional. Em nosso grupo, tivemos um impacto que foi a decisão do Anthony Garoti nho de não disputar as eleições, em respeito aos seus eleitores, em função das perseguições de natureza jurídica que enfren tou. Ainda sim, o seu substituto nas eleições, o vereador Juni nho Virgílio, com apenas 15 dias de campanha, conseguiu quase 1,5 mil votos por dia, com mais de 22 mil obtidos no total”, des taca.

Wladimir ressalta a impor tância de poder contar com o apoio de um deputado fede ral: “A atuação parlamentar é sempre importante na defesa dos municípios. Em Campos, a deputada federal Clarissa Garotinho viabilizou mais de R$80 milhões em emendas, para ações importantes como a construção do Novo He mocentro, reforma de UBSs, o novo Camelódromo, para Educação, Agricultura e outras áreas. Os deputados federais Christino Áureo (não reeleito) e Hugo Leal (reeleito) foram

outros parceiros da cidade que nos ajudaram muito. Eu fui deputado federal e sempre tive ótima relação em Brasília com muitos dos deputados da bancada fluminense. Isso vai ajudar muito. Em Campos, o deputado federal Hugo Leal foi bem votado, teve apoio de nosso grupo e vai ser uma de nossas vozes no Congresso Na cional”, acredita.

O candidato mais votado no município foi Caio Vianna (PSD), com 36.785 votos. Deste total, 27.706 obtidos no município.

Ele acredita que poderá assu mir uma vaga no Congresso, já que é suplente em seu partido.

Para ele, o número de votos obtidos foi uma vitória política.

“Primeiro vale ressaltar que fui o deputado federal mais vo tado de Campos, com quase o dobro da votação do segundo colocado, apoiado pela máqui na municipal. E nos consolida mos como a principal força do PSD em nossa região. E vamos seguir trabalhando com a cer teza de que estamos prontos para assumir grandes missões, com foco total no desenvolvi mento”, disse.

A única representante atual do município na Câmara, Cla rissa Garotinho (União), não concorreu à reeleição porque tentou uma cadeira no Senado. Ela não foi eleita. “Mesmo sem mandato, continuarei defen dendo os interesses da cidade de Campos, a exemplo do que fiz nos últimos anos, quando consegui articular na Câmara dos Deputados mais de R$ 100 milhões para o município. Nes se sentido, acredito que meu propósito de continuar servin do a população do interior será facilitado com a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, com quem mantenho estreita proxi midade política”, disse.

Fragmentação dos votos Para o cientista político Ha milton Garcia, a fragmentação dos votos foi a causa principal de Campos não ter conseguido eleger nenhum deputado fede ral. “Isso foi decisivo. Ao que parece, não houve uma boa or questração regional dos grupos políticos para se fazerem repre sentar no Congresso Nacional”, destacou. Garcia acredita tam bém que os espaços deixados a partir dessas vacâncias serão parcialmente preenchidos por

Deputados federais eleitos por Campos nas últimas décadas

1970, 1974, 1978

Walter Silva

1982 Alair Ferreira

1986

José Maurício

Alair Ferreira

Oswaldo Almeida

1990 Alair Ferreira

José Maurício

1994 Paulo Feijó Carlos Alberto Campista

1998 Eber Silva

2002 Paulo Feijó Josias Quintal

2006

Geraldo Pudim Arnaldo Vianna Josias Quintal

2010 Anthony Garotinho

Clarissa Garotinho Paulo Feijó

Wladimir Garotinho Clarissa Garotinho

parlamentares de outros muni cípios:

“Essa representação pode ser estabelecida em algum mo mento, pois todos os eleitos buscam ampliar o seu raio de ação e aumentar a sua pos sibilidade de reeleição. Com certeza, outros deputados flu minenses que têm interesse de se enraizar na região Norte Flu minense vão ter interesse nessa representatividade”, diz o cien tista político.

Na análise do professor e cien tista político José Luis Vianna, a questão é complexa e vários fa tores precisam ser analisados.

“Há alguns fatores que pode mos destacar. Primeiro, que o Estado do Rio voltou a ter gru pos na capital com bases muito fortes, e, com o tempo, eles con seguiram ser fortes no interior

também. Eu também percebo uma certa novidade na eleição em Campos. Houve uma pulve rização muito grande de votos e os grupos políticos familiares se tornaram fortes o suficiente para dividir os votos a tal ponto, que nenhum deles conseguiu se eleger. Outro ponto que percebi foi o crescimento do PSol em Campos. Com o PT tendo can didatos com potencial de vo tos razoável, a soma dos votos dados a partidos de esquerda cresceu, a polarização fez cres cer. Se de um lado fortaleceu os candidatos ligados ao Bolsona ro, por outro lado também fez crescer o outro extremo”, ob serva José Luis.

Históricos deputados

federais de Campos

empresário Alair Ferreira

Os 10 candidatos a deputado federal mais votados em Campos

Caio Vianna - PSD 10,76% 27.706

Juninho Virgílio - UNIÃO 6,63% 17.077

Luis Carlos Gomes - REPU 3,84% 9.882

Professora Natalia SoaresPSOL 3,62% 9.317

Cabo Alonsimar - PODE 3,28% 8.455

Zé Maria - PT 3,02% 7.767

Hugo Leal - PSD 2,94% 7.561

Leon Gomes - PDT 2,85% 7.336

Daniela do WaguinhoUNIÃO 2,76% 7.118

Marcão Gomes - PL 2,37% 6.090

economista por formação. Nas cido em Minas Gerais, construiu suas empresas e sua carreira política em Campos. Dentre seu patrimônio, o mais famo so deles foi a extinta TV Norte Fluminense, na época afiliada à Rede Globo. Assumiu o primei ro mandato na Câmara Federal como suplente na Legislatura 1963-1967. Posteriormente, teve outros quatro mandatos, sendo dois deles eleito direta mente e outros dois como su plente.

O advogado Walter Silva repre sentou Campos em três manda tos como deputado federal. Ele foi eleito em 1970, 1974 e 1978, ainda no período do regime mi litar. Era considerado bastante atuante na região, com grande repercussão local.

O engenheiro Paulo Feijó foi de

putado em cinco legislaturas, sendo eleito diretamente três vezes e duas assumindo como suplente. Nascido em Santa Maria Madalena, Feijó também construiu sua base eleitoral em Campos, onde sempre viveu com a família. Foi um vereador bastante atuante e chegou a presidir a Câmara Municipal nos anos 1990.

O ex-deputado constituinte Ma jor Oswaldo Almeida exerceu apenas um mandato: de 1986 a 1990. Foi eleito com 34 mil vo tos pelo Partido Liberal. Ele aju dou a escrever a nova Consti tuição Federal e acompanhou a primeira experiência como par lamentar de Luis Inácio Lula da Silva. “Dei minha contribuição, mas passou. Nunca quis retor nar após o mandato concluído em 1990”, disse ao Terceira Via.

06PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022
O
eraCientista político | Hamilton Garcia
Foto: Rodolfo Stuckert/Divulgação
2014
2018
Análise | José Luiz Vianna Sem interlocutor local | Com votos pulverizados, Campos não conseguiu eleger representante na Câmara Federal para a próxima legislatura

Regiões lutam para instalação da corporação; Atualmente, quartéis de Campos atendem a vários municípios

Localizado no extremo Norte do Estado do Rio de Janeiro, na divisa com o Estado do Espí rito Santo, o município de São Francisco de Itabapoana (SFI) não possui unidade do Corpo de Bombeiros. A cidade é atendida pelos quartéis de Campos, dis tantes mais de 70 quilômetros. Por conta desta necessidade de atender a outras cidades, regi ões de Campos também cos tumam ficar ‘descobertas’ de atendimento, sem contar a pró pria extensão territorial cam pista. Foi o que gerou uma dis cussão sobre a possibilidade de criação e instalação de um des tacamento do órgão na Baixada Campista, mas o projeto está na gaveta do Governo do Estado. De acordo com a Prefeitura de SFI, o município tem necessida de da instalação de um Destaca mento do Corpo de Bombeiros devido à demanda para a pre venção e combate a incêndios em residências, comércios e flo restais de grandes proporções, buscas, salvamentos e socorros públicos, principalmente aci dentes de trânsito que necessi

SFI e Baixada Campista sem previsão do Corpo de Bombeiros

entre outras coisas, a instalação de um Posto Avançado do Cor po de Bombeiro para um aten dimento mais ágil e eficiente em casos de acidentes de trânsito com vítimas presas às ferragens, combate a incêndios, e outros serviços importantes. O Jornal Terceira Via entrou em contato com o Governo do Estado, mas não obteve resposta – até o fe chamento desta edição – sobre a instalação do órgão em SFI.

Destacamento do Corpo de Bombeiros em Campos

tam da retirada de vítimas pre sas às ferragens. Os casos mais complexos, de acordo com a prefeitura, são atendidos atual mente pelas unidades do 5º Gru pamento de Bombeiros Militar (GBM-Campos), localizadas no Centro da cidade ou no subdis trito de Guarus. Estes quartéis também atendem a municípios vizinhos como São João da Bar ra e São Fidélis.

Outras demandas de São Fran cisco de Itabapoana, no entan to, são atendidas por órgãos da própria Prefeitura. A cidade possui três bases do Resga

te Municipal da Secretaria de Saúde, instaladas no Centro, na praia de Gargaú e no distri to de Barra do Itabapoana. O objetivo é socorrer acidenta dos, vítimas de tiros, facadas, agressões, quedas, entre ou tros. Porém, de acordo com a Prefeitura, a estrutura do res gate municipal não dispõe de equipamentos para desencar ceramento (retirada de vítimas presas às ferragens).

Outras soluções encontradas pelo município de SFI

A Guarda Ambiental (GAM), da Secretaria Municipal de Meio

Beda e demais empresas do Imne suspendem convênio com a Amil

Ambiente (Sema) de São Fran cisco de Itabapoana, presta atendimento em relação ao combate a incêndios florestais de pequenas e médias propor ções e cortes de árvores que apresentem risco iminente de queda e de provocar acidentes.

A Defesa Civil Municipal, órgão subordinado à Secretaria Mu nicipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), também presta atendimentos auxiliando nestas demandas.

O município afirma estar em di álogo com o Governo do Estado para ter na cidade um destaca

mento do Corpo de Bombeiros.

“Estamos providenciando a par te documental de solicitações e provas estatísticas de ocorrên cias para consolidar junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro a instalação da unidade de Destacamento do Corpo de Bombeiros em SFI”, informou a assessoria de comunicação do Município, por meio de nota.

Em fevereiro de 2021, a prefeita de SFI, Francimara Barbosa Le mos, se reuniu com o governa dor Cláudio Castro, no Palácio Guanabara, sede oficial do Go verno do Estado. Ela reivindicou,

Em setembro do ano passado, o prefeito Wladimir Garotinho e o subsecretário de Estado de De fesa Civil, coronel bombeiro Már cio Romano, que representou o secretário e comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, visitaram três locais na Baixada Campista para a possível instalação de um des tacamento na Baixada Campista. A UBS de Mussurepe, a antiga fá brica de macarrão e uma área no terreno que tem mais de 90 mil m² para uma nova construção. Sobre o andamento desta parce ria, o Jornal Terceira entrou em contato com a Defesa Civil do Es tado e não recebeu retorno até o fechamento desta edição. A Pre feitura de Campos não informou novidades sobre o assunto.

Uenf desenvolve substância capaz de eliminar do ar vírus da Covid-19

Da Redação

A direção do Hospital Geral Dr. Beda, e das demais empresas do Grupo Imne, anun ciou hoje a suspensão tempo rária do convênio com o Plano de Saúde Amil. A decisão se deu em razão da falta de paga mento por parte da operadora, que segundo a direção, tem sido recorrente, acumulando valores difíceis de serem ab sorvidos pelo grupo hospitalar local.

Todavia, os usuários da Amil que necessitem de atendimen tos de urgência e emergência serão recebidos no Hospital Dr. Beda. Os pacientes que estejam internados ou em tra tamentos também terão seus atendimentos continuados.

O Jornal Terceira Via tentou contato com a Amil, por meio da Sala de Imprensa disponi bilizada no site da operadora, mas os telefones divulgados não atenderam as ligações. O Terceira Via aguarda e dispo nibiliza o espaço para as res postas da Amil em respeito aos usuários do plano.

Por todo o país, neste momen to, há cientistas debruçados em pesquisas, muitas delas para resolver variados problemas da sociedade. Em Campos não é diferente e, durante o ápice da pandemia da Covid-19, equipes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) traba lharam para desenvolver uma substância capaz de eliminar o Sars-Cov2 (nome científico do coronavírus) do ar em ambien tes fechados. A pesquisa foi liderada por Maria Cristina Ca nela, doutora em Ciências pela Unicamp e professora titular do curso de Química Ambiental da Uenf, e foi utilizada em um rea tor construído por um grupo de pesquisadores do grupo Fotoair, do Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (Ciemat), da Es panha. Atualmente já é vendido pela empresa Aire Limpio, que o instalou no Hospital 12 de Octu bre, referência no enfrentamen to à Covid-19 em Madrid. Pesquisadores do Brasil e da Espanha se encontraram na edição do Hackathon de 2020, quando o tema da maratona tecnológica, que chega a durar 48 horas, foi “Vença o Vírus”. O grupo Fotoair já tinha um reator para purificador de ar com bai xo custo energético, mas ainda não tinha um catalisador eficaz para eliminar o vírus. A professo ra Maria Cristina já havia traba lhado com o grupo e tinha uma pesquisa para desenvolver ma

teriais para degradar compostos da atmosfera e, com o grupo de alunos, desenvolveu a substân cia eficaz contra o vírus. Então, o material foi levado para a Espanha e testado no Centro de Vigilância em Saúde Veterinária (Visavet) da Universidade Com plutense de Madrid. “O projeto foi finalizado no ano passado, em novembro, quando conseguimos fazer os testes com o vírus atenu ado, no laboratório P3 da Medi cina Veterinária da Universidade Complutense. Funcionou bem, atestando a eliminação do vírus, no meio do reator e nas suas pa redes. Foi um sucesso”, comemo rou Maria Cristina.

O projeto foi desenvolvido ao longo de 18 meses e reuniu, além da Uenf, diversos centros de pesquisa espanhóis, como o Centro de Biologia Molecular Severo Ochoa (CBM-CSIC), o Laboratório de Invasões Bio lógicas e Doenças Emergentes (RJB-CSIC), o Jardim Botânico Real (RJB-CSIC) e o Centro de Vigilância em Saúde Veterinária (Visavet) da Universidade Com plutense de Madrid.

Todo o projeto “Photo vs. Sars” só foi possível por causa da ini ciativa europeia de incentivo à pesquisa e inovação, financiada pelo Centro de Desenvolvimen to Tecnológico Industrial (CDTI) para enfrentar a emergência de saúde causada pela pande mia da Covid-19, com orçamen to de €548.111. Cerca de R$ 2.801.395,32.

A pesquisa foi uma das 20 sele cionadas entre as mais de 700 apresentadas no edital para en frentar a emergência sanitária.

O objetivo foi destruir, por foto catálise, o coronavírus em hos pitais e residências. O trabalho chegou a gerar interesse da Air bus e do Santander, mas foi lide rado pela empresa Aire Limpio, que já comercializa o aparelho.

“Ainda não publicamos o traba lho, mas a empresa Aire Limpio, que trabalhou nesse projeto, financiado pelo governo da Es panha, já está comercializando.

O aparelho já foi instalado em alguns hospitais, inclusive, no que é referência em Covid, na Espanha”, comemorou Maria Cristina.

Rua Benta Pereira, 99 Centro CEP.: 28.035 290 Campos Dos Goytacazes/RJ EDITAL DE CONVOCAÇÃO Prezados Senhores, Na qualidade de Síndico do CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO REFINATTO, sirvo me da presente para convocar os condôminos para participarem da Assembleia Geral Ordinária, a realizar se no dia 18 de outubro de 2022 (terça feira), no salão de festas do próprio edifício na Rua Benta Pereira nº 99, deste município, às 18h30min em primeira convocação, contando com a presença de pelo menos dois terços dos votos totais, e em segunda e última convocação, com qualquer número de presente, às 19h00min, para deliberarem sobre os seguintes assuntos: 1 Prestação de contas; 2 Eleição de síndico, subsíndico e membros do conselho fiscal; 3 Previsão orçamentária; 4 Aquisição de Placa Solar; 5 Sorteio de Garagem; 6 Assuntos Gerais. OBSERVAÇÕES: . É lícito aos senhores condôminos se fazerem representar na Assembleia ora convocada por procuradores, munidos com procurações específicas com reconhecimento de firma. . A ausência dos senhores condôminos não os desobrigam de aceitarem como tácita concordância aos assuntos que forem tratados e deliberados. . Os condôminos em atraso nos pagamentos de suas taxas condominiais, não poderão votar nas deliberações. Reynaldo Maia Pimentel Síndico Campos dos Goytacazes, 01 de outubro de 2022. Rua Benta Pereira, 99 Centro CEP.: 28.035 290 Campos Dos Goytacazes/RJ Telefone: (22) 3025 4343
EDITAL
DE CONVOCAÇÃO Prezados Senhores, Na qualidade de Síndico do CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO REFINATTO, sirvo me da presente para convocar os condôminos para participarem da Assembleia Geral Ordinária, a realizar se no dia 18 de outubro de 2022 (terça feira), no salão de festas do próprio edifício na Rua Benta Pereira nº 99, deste município, às 18h30min em primeira convocação, contando com a presença de pelo menos dois terços dos votos totais, e em segunda e última convocação, com qualquer número de presente, às 19h00min, para deliberarem sobre os seguintes assuntos: 1 Prestação de contas; 2 Eleição de síndico, subsíndico e membros do conselho fiscal; 3 Previsão orçamentária; 4 Aquisição de Placa Solar; 5 Sorteio de Garagem; 6 Assuntos Gerais. OBSERVAÇÕES: . É lícito aos senhores condôminos se fazerem representar na Assembleia ora convocada por procuradores, munidos com procurações específicas com reconhecimento de firma. . A ausência dos senhores condôminos não os desobrigam de aceitarem como tácita concordância aos assuntos que forem tratados e deliberados. . Os condôminos em atraso nos pagamentos de suas taxas condominiais, não poderão votar nas deliberações. Reynaldo Maia Pimentel Síndico Campos dos Goytacazes, 01 de outubro de 2022. 07PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022 Geral
Beda
| Hospital continuará a atender casos de urgência e emergência Parado | Fábrica de macarrão desativada
em Baixa Grande é um dos possíveis locais sondados para a instalação do novo quartel de Campos
Foto: Silvana Rust
Fotos: Divulgação Foto: Silvana Rust Daniela Abreu Catalisador desenvolvido por pesquisadores de Campos compõe aparelho que já é vendido na Espanha
A suspensão dos serviços se dá em razão da falta de pagamento e apenas casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde
Cientistas | Dra. Cristina Canela e Dr. Benigno Sánchez na Espanha

Combinação

rara na região pode reduzir

Destaque

Falta de sol e pouca chuva devem quebrar a safra em 2023

Fluminense (Uenf), confirmou que choveu menos por conta do chamado efeito La Ninã.

A combinação da falta de chuva e de sol, situação rara na região, é apontada pelo setor sucroalco oleiro como a responsável pela quebra da safra de cana-de-açú car do ano que vem e essa queda da produtividade deve ficar entre 10% e 15%, conforme já admite o presidente da Associação Flumi nense dos Produtores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa. A escas sez de chuva e também de sol em 2022 causou o que pode ser de finido como tempestade perfeita para quebrar a safra, depois de um período de meia década de crescimento.

Com isso, a produção de cana, que esse ano alcançou a marca de 1 milhão e 800 mil toneladas, poderá cair para 1 milhão e 300 mil, quando o que se previa era uma safra de 2 milhões de to neladas. Segundo Tido Inojosa, ainda não é possível precisar em números o prejuízo que será causado pela falta de chuva e também de sol.

“Minha infância toda foi em um parque fabril de usina. São mais de 50 anos neste ambiente e nunca vi uma combinação cli mática tão danosa. Esse efeito é novo e vamos ter que aprender a lidar com suas consequências,

embora estejamos monitorando tudo com as universidades, prin cipalmente com a Rural do Rio de Janeiro”, disse o presidente da Asflucan.

Ele garantiu que o setor tende a crescer, mesmo com essa adver sidade, confirmando que a nova usina Paraíso, em Tócos, come çará a moer em 2023.

“Apesar disso tudo, nossa meta é de crescimento e teremos essa nova unidade entrando em ope ração ano que vem, em uma sa fra um pouco menor, mas já com cana garantida. Esperamos que a de 2024 seja bem mais expres siva”, afirmou Tito.

Insolação

O técnico em meteorologia Car los Augusto Souto de Alencar explicou didaticamente esse fenômeno meteorológico, que é chamado de “insolação”, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol aparece no céu sem estar encoberto por nuvens.

“Ela é medida por um equipa mento chamado heliógrafo. Os dados de insolação têm impor tância muito significativa por

que muitas plantas, entre elas a cana-de-açúcar, precisam de uma quantidade de radia ção solar para se desenvolver em determinadas fases de seu crescimento. Se essa insolação for menor do que o necessário, acaba afetando a produção, no caso da cana-de-açúcar e de ou tros plantios. Esse ano tivemos um inverno mais frio e mais úmi do, o que gerou mais nebulosi dade, em Campos e em seu en torno. Isso diminuiu a insolação e afetou a produção canavieira”, esclareceu.

Causa da chuva e da estiagem O engenheiro agrônomo José Carlos Mendonça, professor de Meteorologia Agrícola da Uni versidade Estadual do Norte

“O ano de 2022, sob o efeito do fenômeno La Ninã, vem apresentando alterações no regime pluviométrico da Amé rica do Sul e, em particular, no Brasil, com impactos em dife rentes setores da economia, principalmente na agricultura e na pecuária. Estiagem pro longada nas regiões Centro -Sul e chuvas acima da média no Nordeste do Brasil estão sendo observadas neste ano. No Estado do Rio de Janeiro, as chuvas de alta intensidade ocorridas no mês de fevereiro geraram acumulado bastante acima da média e tendo como consequência catástrofes na Região Serrana. Em Campos e São João da Barra, diversas lo calidades ficaram inundadas.

Toda essa forte chuva de feve reiro gerou um forte e negativo impacto na economia estadu al”, disse o agrônomo. Mendonça acrescentou que o setor sucroalcooleiro regional, devido às chuvas ocorridas nos meses de janeiro e fevereiro, foi, de certa forma, beneficiado, já que as lavouras de cana-de-açú car se encontravam em fase de desenvolvimento vegetativo, em pleno crescimento. Porém, o mês de março se mostrou seco, com chuvas bem abaixo do pre

visto, que se seguiu até a primei ra quinzena de abril. A partir de abril, a estiagem começou, mu dando totalmente o cenário e as expectativas do setor, que espe rava uma safra igual ou superior a do último ano.

“A cana crescida, com a ausên cia das chuvas, parou de crescer. A cana recém plantada no início do outono teve sua brotação comprometida e a cana colhida teve sua rebrota perdida. Esse fato irá gerar impactos na safra no ano que vem. Isso, somado à diminuição da intensidade do sol, também necessária, é preo cupante”, afirmou o agrônomo.

Por conta dessas ocorrências cli máticas raras, no que diz respeito ao sol, a moagem se encerrou um mês antes do previsto. O rendi mento físico, em toneladas/hec tare, ficou cerca de 300 mil tonela das menor que o da safra anterior. No entanto, nem tudo foi negativo para o setor. A forte estiagem fez com que a concentração de açú car (o famoso graus brix) gerasse um rendimento industrial bastan te satisfatório este ano.

“As chuvas retornaram somente no final de setembro. Nos dias 29 e 30/09 registrou-se o volume de 28 mm, após cinco meses de estiagem, reacendendo a es perança do homem do campo, eternamente dependente dos segredos da natureza”, concluiu o agrônomo.

Cigarro eletrônico fora da Lei Antifumo

Fumar já foi glamuroso e um hábito sujeito apenas ao bom senso dos fumantes. Nas décadas de 1980 e 1990, era comum pessoas acende rem cigarros em quaisquer lugares: nas filas dos bancos, nos restau rantes, nos aviões e até nos hospi tais. Foi o aumento da ocorrência de doenças provocadas pelo ta bagismo, principalmente o câncer, não somente nos fumantes ativos, mas também nos passivos, que le vou à aprovação de leis rígidas que puseram fim às propagandas de cigarros, à associação do produto a eventos culturais e esportivos e ao consumo de tabaco em locais públicos, fechados ou abertos. Nos últimos anos, porém, a populariza ção do cigarro eletrônico, ou vaper, trouxe de volta a discussão acerca dos males e dos limites legais do fumo.

A Lei 9.294, conhecida como Lei An tifumo determina que, “é proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, cha rutos, cachimbos ou qualquer ou tro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público”. O ad vogado Amyr Moussalem explica que as especificações, no entanto, não se aplicam ao vaper.

“Somos regidos pelo princípio da legalidade. Temos que seguir o que a lei determina. No caso do cigar ro, são considerados produtos de combustão e produtos fumígenos que produzem fumaça. O vaper, no entanto, não tem combustão e não produz fumaça, mas vapor.

Por isso, não se aplicaria. Ele não se enquadra nas prerrogativas que

a lei determina”, disse.

A Lei foi criada em um momento em que ainda não existia o cigar ro eletrônico, portanto, não havia espaço para contestar, nem os ma lefícios à saúde e nem o incômodo gerado pelo vapor, que é descrito por alguns como excessivo e de aroma forte. A estudante Ana Ca rolina Maia diz que se incomoda e que já reclamou em alguns estabe lecimentos. Em alguns casos, teve sucesso.

“Acho muito incômodo, tanto quanto o cigarro comum. É muita fumaça, muito mais que o cigarro e tem cheiros fortes e variados. As pessoas que usam, por saberem que não é proibido, não se preo cupam com quem está à volta e somos obrigados a conviver com isso. Espero que a lei seja revista em breve”, diz a estudante. Ainda de acordo com o advoga

do, os estabelecimentos, a fim de evitar desentendimentos entre os clientes, podem proibir o uso do vaper, mas atendendo a algumas regras.

“O direito do consumidor diz que as ações ou informações ao próprio consumidor têm que ser expostas, têm que ser expressas e claras. Da mesma forma que tem a proibição do cigarro, com placas, tem que ter um específico para o vaper. Como tem que ter um específico para permitir ou não animais. Então, o proprietá rio do estabelecimento pode de terminar que naquele local não é permitido o uso de vaper e tem que ser expresso” explica. O empresário Sérgio Ribeiro é pro prietário de um boate e Pelinca, que conta com um espaço aberto, no qual os fumantes podem fazer uso de cigarros, incluindo eletrô

nicos, sem perder o que está acon tecendo dentro da casa de shows.

Mesmo assim, encontra resistência em alguns casos.

“Temos uma área aberta e, em 99% dos casos, o segurança orien ta para fumarem nesse espaço. Em algumas exceções, algum mal edu cado aparece, mas sempre o segu rança orienta a irem para a área externa, mesmo o vaper. Minha orientação sempre é essa, já que a casa tem área de fumantes. Ali, por ser aberto, a pessoa que é mais educada vai normalmente para lá. Mas tem gente que tem dificulda de e, quando você fala, insiste na questão de que não tem cheiro, mas essa é nossa orientação”, dis se o empresário.

Saúde O médico, cirurgião de cabeça e pescoço, Raphael Sepulcri explica que, quem acredita que o cigarro eletrônico não faz mal está enga nado.

“Não é uma coisa regulamentada, não existe regulamentação no Bra sil da substância que você pode colocar ali e da quantidade dessa

substância. Por exemplo, quanto de nicotina ou de outras substân cias que podem causar câncer. Não tem regulamentação. O fabricante pode colocar o que quiser. A pró pria Anvisa é contra e deu vários pareceres de que não é seguro. O que os estudos mais novos estão mostrando são tantos problemas respiratórios quanto o cigarro nor mal, até risco de câncer. Então, ele causa tanto malefício quanto o ci garro normal”, disse.

A auxiliar administrativa Carina Magalhães começou a usar o cigar ro eletrônico para substituir o con vencional e percebeu os malefícios.

“Eu já fumava o cigarro normal e ficava muito irritada por causa do cheiro nas mãos, no cabelo. Quan do começou a virar modinha, todo mundo usando e dizendo que era bom e não fazia mal, eu experi mentei. Não é ruim, é bom, o pro blema é o após. Eu já tinha pigarro, por conta do cigarro, e, com o ele trônico, piorou muito. Para treinar, era quase impossível, de tanta fal ta de ar. Além disso, começaram muitos relatos pelo mal que fazia e, com isso, eu parei”, relatou.

Raphael Sepulcri alerta que já há relatos de doenças relacionadas ao cigarro eletrônico.

“Já existe um trabalho relacionan do o vaper ao câncer de cabeça e pescoço. Quando eu falo cabeça e pescoço, falo de toda região. É um câncer que inclui a laringe, a farin ge, a boca, enfim todos esses tipos de câncer. Os cigarros eletrônicos contêm nicotina e esses sabores que colocam camuflam outras substâncias. As pessoas realmen te estão fumando um negócio que não fazem nem ideia do que é”, alerta o especialista.

09PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022
climática
a produção da cana-de-açúcar em até 15%
No campo | Escassez de chuva e de sol prejudicou o plantio da cana, o que vai influenciar na safra de 2023 Fumar em lugar fechado | Por produzir vapor e não fumaça, a chamada Lei Antifumo não inclui cigarros eletrônicos Advogado | Amyr Moussalem Médico | Raphael Sepulcri Asflucan | Tito Inojosa
Vício, que se popularizou nos últimos anos, principalmente entre o público jovem, preocupa autoridades
Fotos:
Fotos: Silvana Rust

Saúde

Febre maculosa ainda preocupa especialistas

Em Campos, o município aumentou a vigilância, com capacitação dos profissionais de saúde para lidar com a doença

Com oito notificações suspeitas, até agora, e uma morte (uma criança de 10 anos, moradora de Três Vendas, no mês passado), a febre maculosa tem preocupado especialistas em Campos. Seis casos já foram descartados no município. O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Pro moção da Saúde, Rodrigo Car neiro, diz que entre as medidas tomadas pelo município para conter a doença está o aumen to da sensibilidade da vigilância, por meio de capacitação dos profissionais de saúde, com trei namentos específicos para febre maculosa, podendo, assim, fazer o diagnóstico precocemente e instituir o tratamento. Também tem sido feito trabalho de cam po, no qual o Centro de Controle

de Zoonoses (CCZ) realiza busca ativa para coleta de carrapatos para análise laboratorial. Essa análise é feita pelo Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz).

“Informamos ainda que os Lo cais Prováveis de Infecção (LPI) dos casos notificados à subse cretaria receberam o trabalho de busca ativa do CCZ para identificação e recolhimento

de amostras de carrapato para análise laboratorial. Também foram realizadas dedetização e orientação quanto à higieni zação do ambiente e animais domésticos”, esclarece o espe cialista.

A febre maculosa é transmi tida por carrapato do gênero Amblyomma sculptum, mais conhecido como carrapato-es trela, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Ele pode ser

encontrado em capivaras, cava los e marsupiais, como gambá, e cães que circulam em regiões com infestação. A infecção ocor re com maior frequência em área rural devido à proximidade com o hospedeiro, mas também pode ocorrer em locais urbanos por causa do contato de animais com o carrapato infectado e, posteriormente, com o homem. “No caso de encontrar carrapa to fixado à pele, não espremer com as unhas, para não se con taminar. O ideal é retirá-lo com calma, com leves torções, com auxílio de uma pinça que deve rá prender o aparelho bucal e não o corpo do carrapato. Feito isso, deve observar se terá os sinais e sintomas, como febre alta, dores de cabeça intensas, dor muscular e articular, dor abdominal, diarreia e exantema (manchas avermelhadas). Eles costumam aparecer entre dois e 14 dias após a picada do car rapato infectado. Caso a pessoa apresente sintomas, procure atendimento médico nas unida des de urgência e emergência, como, por exemplo, nas Unida des Pré-Hospitalares (UPHs) e Hospital São José”, aconselha o subsecretário.

Notificação compulsória De acordo com o Ministério da

Saúde, todo caso de febre ma culosa é de notificação obriga tória às autoridades locais de saúde. Deve-se iniciar a inves tigação epidemiológica em até 48 horas após a notificação, avaliando a necessidade de adoção de medidas de contro le pertinentes. Os sintomas da doença são: febre; dor de ca beça intensa; náuseas e vômi tos; diarreia e dor abdominal; dor muscular constante; incha ço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; gan grena nos dedos e orelhas; pa ralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória.

Com a evolução da febre macu losa é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pul sos e tornozelos, que não co çam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.

Ainda segundo o Ministério da

Saúde, o tratamento da Fe bre Maculosa é essencial para evitar formas mais graves da doença e até mesmo a morte. O tratamento é feito com anti biótico específico. Em determi nados casos, pode ser necessá ria a internação. A medicação é ministrada por um período de 7 dias, devendo ser manti da por 3 dias, após o término da febre. Devem ser adotadas algumas medidas para evitar a doença, principalmente em locais onde haverá exposição a carrapatos, como, por exemplo, usar roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato. Os es pecialistas aconselham ainda o uso de calças, botas e blusas com mangas compridas ao ca minhar em áreas arborizadas e gramadas. É necessário evitar andar em locais com grama ou vegetação alta, usar repelentes de insetos e verificar se os ani mais de estimação estão com carrapatos.

11PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022
Foto: Divulgação Foto: Carlos Grevi
Rodrigo Carneiro | Subsecretário diz que Campos aumentou vigilância Infecção grave | Doença é causada pela mordida do carrapato-estrela

Programa da semana

Hoje, às 14h tem mais um “Pro grama Fábio Abud” inédito na tela da Ter ceira Via TV. Na TV em Campos e Região e on -line em tempo real, em nossas redes sociais. Vou visitar o Hortifruti das Palmeiras Prime e mostrarei as novidades do novo parceiro do progra ma. A empresária Tatiana Gonçalves(foto acima) faz sorteio de convites para os pe quenos pro evento “Kids Happy Festival” trazendo o fenômeno da internet, o show “Bob Zoom” ao vivo, dia 12/10. Um papo de saúde sensacional com a Dra. Maria Anísia Sepulcri, fui até a loja Santa Frida Kids e dei altas dicas para o Dia das Crian ças nessa multimarcas de grande renome. E ainda tem a criançada cozinhando comi go, dicas dos meus parceiros e muito mais. Estou esperando vocês!

Exposição de artes

Últimos dias para conferir a exposição Terra Vermelha, no Casarão das Artes do Sesc Campos. A mostra, assinada pelo artista plástico Raul Leal, destaca o ecos sistema do interior fluminense com uma série de trabalhos fotográficos, impressos em papel e chapa de madeira, registros de paisagens, plantas e mudas de árvores cultivadas pelo artista em áreas degrada das. Terra Vermelha foi aberta em agosto e permanece à disposição do público até final desta semana. A entrada é gratuita.

Viralizou

Depois do su cesso da sé rie “Dahmer: Um Canibal Americano” ocupando o top 1 da Netflix no mundo, os óculos usados pelo serial killer Jeffrey Dahmer foram colocados à venda por um preço astronômico. De acordo com o TMZ, Taylor James, o colecionador e dono do acessório, também liberou a co mercialização de vários itens raros do seu acervo de “memórias” do assassino, entre eles, seus talheres, fotos originais da famí lia, cartas e até uma bíblia. A super marca Tom Ford que não é boba nem nada em barcou na onda de sucesso e fez a réplica perfeita dos óculos em questão e entra no mercado mundial a partir da próxima se mana, custando cerca de $500,00 dólares. O preço será tabelado e não será vendido em multimarcas, apenas lojas oficiais no mundo. Aqui no Brasil existem duas ofi ciais. Uma no RJ outra em SP.

Com os Hermanos

Mais barato do que viajar no Brasil. Até porque o nosso real é bem mais valoriza do na terra dos “hermanos”.

Vegetarianos em alta

O Dia Mun dial do Vege

tarianismo foi celebra do dia 1º de outubro, e quem deixou de comer carne, ou segue o caminho cada vez mais comum da redu ção gradativa de proteínas animais na ali mentação, tem motivos para comemorar em forma de pratos compostos por vege tais e laticínios. Os restaurantes no Brasil, inclusive, tem se adaptado bem à nova re alidade. O cardápio de bares, restaurantes e até mesmo fast foods tem crescido bas tante no quesito variedade, custo benefí cio e sabores pra lá de exóticos. Gostei!

Em alto mar

O número de voos entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires, com pouso no Aeroparque, aumentou a partir de sábado que passou. Segundo a companhia Gol Linhas Aéreas, serão realizadas 13 viagens semanais para a cidade portenha, a bordo dos aviões Boeing 737-800 e MAX 8. A lista dos voos esperados que vão dobrar a presença da empresa na capital argentina: G3-7648 (GIG – AEP, diário), G3-7649 (AEP – GIG, se gunda, terça, quarta, sábado e domingo), G3-7650 (GIG – AEP, diário, exceto sábado), G3-7653 (AEP – GIG, de segunda a sexta) e G3-7655 (AEP – GIG, sábado). Boa notícia!

Quinhentos mil “cruzeiristas” devem de sembarcar no Píer Mauá durante a tem porada de cruzeiros marítimos 2022/2023, que vai do próximo dia 28 de outubro até 17 de abril do ano que vem. A temporada promete ser a maior dos últimos dez anos - antes da Covid-19, a expectativa do Por to do Rio era receber 400 mil turistas entre novembro de 2020 e abril de 2021. Para re ceber os turistas, a Companhia Docas do Rio de Janeiro, responsável pela adminis tração do Porto do Rio, em parceria com a Pier Mauá, está desenvolvendo ações para melhorar a infraestrutura do Terminal In ternacional de Cruzeiros e abaixar o custo das viagens dos que amam a vida em alto mar. Maneiro!

Rapidinhas…

@- A atriz e apresentadora Tatá Werneck vai interpretar Carmen Miranda em uma minissérie de Bruno Barreto. A nova pro dução será uma biografia sobre a vida da cantora e estará apenas na Globloplay.

@ - Wolverine está vivo? Claro que sim! Os atores Ryan Reynolds e Hugh Jackman respondem às dúvidas dos fãs nas redes sociais mostrando a parceira, onde eles explicaram a participação de Wolveri ne no filme Deadpool 3, com estreia em dezembro de 2023. O assunto foi um dos mais comentados nas redes pelos cinéfi los de hérois.

@- O Demolidor, interpretado por Charlie Cox, fez participações recentemente em Homem Aranha e MulherHulk, ambas pro duções da Marvel exibidas no streaming da Disney Plus que já confirmou esta se mana que o herói pintará no pedaço em uma nova série solo, em Abril de 2023.

@ - Foi divulga da uma nova imagem de “Pantera Ne gra: Wakanda

Para Sempre”, que estreia no próximo dia 10 de novembro nos cinemas brasileiros. Interpretado por Tenoch Huerta (foto aci ma), o príncipe aquático Namor vai ser o grande vilão do filme e assim como nos quadrinhos, ele será um mutante. So nhando em ver todas essas novidades!

12PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022 Fotos: Arquivo do colunista @graudistribuidora @vitalemoveisedecor
Mulheres lindas sempre: Laura Ribeiro e Lucieni Bereta Linda e elegante como sempre, minha super querida Fernanda Passos Ferreira na área Quarteto bacana: Renata e Luis Chrysantho Neves curtindo o sunset com o casal Rogério Venâncio e Bárbara Caroline Casal top! Thais e Maninho Gonçalves Curtindo o frio gostoso na serra! Max Oliveira e Carlinhos Nogueira Mãe e filho que são almas gêmeas de verdade! “Tia” Claudinha Anomal e Rildo Ribeiro Jr. Dupla top demais da conta! Géssica Mota e Robertinha Pedra Que mulher linda! Vou te falar.... Raísa Féres Dupla de “ouro”: Fabinho Cambuhy e Emily Barcelos só no pedal! Sempre naquele estilo: Day Rodrigues no pedaço Família querida: Carlos Palmeiras, Liliany Carvalho com CarlinhosCamarada bacana Higo Freitas com o shape nos trinques Aniversariante da semana Rafael Moraes e a esposa querida Mariana #rafafaz40 Meu mano Marllon Toledo naquele relax! Linda! Renatinha Campista niver da semana Dr. Gustavo Drumond gravando meu programa #outubrorosa Além de linda é um espetáculo de ser humano: Rayssa Peixoto O mano Raphael Côrtes só no relax merecido Brother do coração: Will Assis na área

presente

Uma cidade de para as crianças

O espaço, que será reaberto no dia 12, foi totalmente revitalizado e contará com uma Escola de Aprendizagem Inclusiva

João Balthazar - Estagiário

Após dois anos fechada ao público, a Ci dade da Criança Zilda Arns, em Campos dos Goytacazes, será reaberta em 12 de outubro, Dia das Crianças, e com novi dades. Além de revitalizado, o espaço foi transformado em Centro de Lazer, Edu cação e Convivência Inclusiva. Os atuais serviços e equipamentos estão manti dos. A execução do projeto é da Secre taria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

De acordo com o secretário de Educa ção, Marcelo Feres, a Cidade da Crian ça ganha nova função, além de ser um centro de lazer. “A gente tem uma gran de expectativa de devolver às crianças esse espaço que é muito importante na cidade. Além de ser um centro de lazer, como sempre foi, também será um centro de educação, e também de convivência inclusiva. Reabriremos esse local para quem é de direito, que são as crianças de Campos, além dos alunos da rede municipal, uma vez que a res ponsabilidade da gestão agora é da Se duct”, pontuou.

A Cidade da Criança passa a ser adminis trada pela Seduct, por meio do decreto número 483/2021, publicado no Diário Oficial. Para a revitalização do local, foi montada uma força-tarefa juntamente com outros setores da Prefeitura como Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente; Secretaria de Serviços Públicos; e a Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins.

A área de lazer foi totalmente revitali zada com recursos municipais. Houve recuperação e ativação do chafariz, ma nutenção da rede elétrica, reparos sani tários e hidráulicos, pintura de fachada das lojas, do castelo, dos muros e áreas administrativas; recuperação e ativação das geodésicas, recuperação da pista de

trânsito, paisagismo, poda de árvores, recuperação dos brinquedos de madei ra e dos bancos; instalação de playgrou nds, entre outras intervenções.

Escola de Aprendizagem Inclusiva

A Escola de Aprendizagem Inclusiva fará parte da nova Cidade da Criança e atenderá alunos da rede municipal na faixa etária de dois a oito anos. Eles te rão atendimento educacional coletivo, envolvendo alunos típicos e atípicos e, ainda, oferecerá atendimento individu

alizado, com terapias específicas para os alunos neurodiversos, como autistas, por exemplo. Além dos estudantes, a es cola também terá atividades específicas para os professores e demais profissio nais da Educação, e ainda para os fami liares dos matriculados.

“Precisamos ter a condição de estabe lecer uma sociedade mais inclusiva, por meio dessa convivência. Reabri remos o espaço com as crianças assu mindo o protagonismo do lazer, para aprender brincando e, também, ter um reforço de aprendizagem, princi palmente em convivência harmoniosa entre as crianças típicas e atípicas”, explicou o secretário.

Segundo Feres, a Escola Modelo de Aprendizagem Inclusiva será implanta da com apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio de recursos do orçamento da União e emendas parlamentares. Fa zem parte dos serviços e atividades o Projeto Estação Educação, laboratórios de ciências, matemática e robótica; la boratórios lúdicos “Brincar e Aprender”;

oficinas para estudantes, pais e pro fissionais do ensino; salas de recursos multifuncionais; Projeto Família na Es cola; reforço pedagógico; capacitações para profissionais da Educação; pales tras e teatro também são desenvolvidos para a aprendizagem.

Inaugurada em 2015 A Cidade da Criança fica localizada no antigo Parque Alzira Vargas, na Aveni da 28 de Março. Ela foi inaugurada em dezembro de 2015 e custou R$ 16,7 milhões. A estrutura compreende uma área de oito mil metros quadrados e conta com um castelo; três blocos que

abrigam lojas, banheiros e fraldários; duas geodésicas (estruturas metálicas com espaço para ciência), miniauditório e administração.

Há ainda um prédio histórico constru ído em estilo art déco (caracterizado pelo uso de formas geométricas). O lo cal conta com espaço para a prática de arvorismo, torres com tirolesa, navio de madeira, local para escalada, fonte inte rativa, bancos lúdicos e quiosques em formato de casquinha de sorvete, fru tas, hambúrguer, máquina fotográfica e pipoca; pista de circuito mirim, ciclovia e área interativa com animais em resina em tamanho natural.

Expectativa | Após obras, espaço será entregue às crianças no dia 12 de outubro
Secretário de Educação | Marcelo Feres Novidades | A área de cerca de 8 mil metros quadrados foi completamente remodelada
Fotos: César Ferreira/PMCG

É tempo de se cuidar…

Sempre o fim do ano é bem corrido para nós dermatologistas, há uma demanda crescente neste período e por isso alertamos a todos pacientes para se programarem e anteciparem seus cuidados afim de atingirem seu intento, que é se embelezar para datas festivas. Seguem abaixo, algumas sugestões e reflexões sobre tratamentos indicados nesta época. E reitero que todos pacientes se organizem para que possam ter os devidos atendimentos/tratamentos em tempo hábil.

Com a chegada do verão, buscas por procedimentos estéticos que envolvem o rosto e o corpo aumentam

Por se tratar de uma época bastante festiva, precisamos levar em consideração de que após um longo período dentro de casa as pessoas voltaram há algum tempo as suas vidas e as suas atividades sociais.

Com essa retomada percebo que os procedimentos que en volvem o rejuvenescimento facial como os bioestimulado res de colágeno e a tecnologia como o ultraformer tem cresci do cada vez mais.

Existem alguns tratamentos que envolvem a face e que podem ser realizados durante a estação mais quente do ano sem cau sar qualquer dano ao paciente.

Os bioestimuladores de colágeno como o Radiesse e o Sculp tra por exemplo. São procedimentos rápidos que não exigem do paciente um tempo de recuperação específico e atuam no processo de rejuvenescimento facial reduzindo a flacidez e mi nimizando rugas mais finas.

Desde que o paciente mantenha uma qualidade de vida mais saudável e se exponha ao sol com limites e cuidados, não há qualquer contraindicação.

Outra opção é o Ultraformer III, um procedimento de alta tec nologia que proporciona um lifting não cirúrgico rejuvenes cendo e fortalecendo a pele proporcionando ao paciente uma melhor elasticidade.

É um procedimento que não exige uma recuperação específica e nenhuma contraindicação em relação ao sol.

A temporada de frio está em alta e as pes soas estão curtindo usar diversas cama das de roupas. Consequentemente, mui tas acabam deixando o cuidado com o corpo de lado. Hábito que pode gerar um arrependimento durante os meses mais quentes. Por isso, queremos te mostrar que, para estar confortável com o seu re flexo durante o verão, é importante não marcar bobeira agora. Aproveite e saiba como os tratamentos estéticos para fla cidez da pele podem colaborar com esse cuidado.

Projeto verão 2023: a preparação começa agora com tratamentos estéticos

Maior exposição do corpo é o segredo por trás da necessidade desse cuidado. Enquanto no momento atual, nem lem bramos das necessidades que temos, por ter o nosso corpo constantemente coberto, no verão temos uma dinâmica bastante diferente. As roupas mais fres cas e em poucas camadas deixam todas as nossas características em evidência. Nesse contexto, ter um help dos trata mentos estéticos é ideal para se empo derar independente da estação. Para essa ‘missão verão’, é comum ten

tar minimizar a flacidez da pele. Com o objetivo de colaborar com essa bus ca, uma boa alternativa é o Sculptra®, produto do portfólio da GaldermaAes thetics.

Os tratamentos corporais são muito pro curados no verão, pois há uma maior ex posição do corpo nessa época do ano. O Sculptra® é um excelente bioestimulador de colágeno que melhora principalmen te a flacidez da pele. No corpo, apresenta ótimos resultados na melhora da firmeza da pele.

O verão está on: procedimentos estéticos modernos e pouco invasivos trazem resultados naturais

Chegou o momento ideal para investir em autocuidado com tratamentos estéticos que trazem a melhor versão de você (Elton, coloque esse texto como subtítulo em letras menores abaixo do título)

Na preparação para a estação do sol, da le veza e do corpo à mostra, estamos de olho no espelho para ver se está tudo do jeito que a gente quer e aproveitar o verão no astral que ele merece. Depois de meses de frio, quando o apetite aumenta e os treinos diminuem, é comum perceber o corpo mais flácido.

Ainda bem que há tratamentos cada vez mais eficientes, capazes de melhorar a autoestima com base em procedimentos seguros, pouco invasivos e que promovem resultados naturais, respeitando a beleza original de cada pessoa.

Um dos procedimentos mais procurados em meu consultório é o bioestimulador de colágeno à base de ácido poli-L-lático, que ajuda a combater a flacidez de pele e me lhora o aspecto de celulites relacionadas à flacidez.

O Sculptra® é o primeiro e único bioesti mulador de colágeno à base de ácido po

li-L-lático com indicação de uso para face e corpo. O produto é usado há 17 anos no Brasil e tem resultados comprovados cienti ficamente. Ao ser injetado na pele, provoca uma reação inflamatória controlada. O cor po responde induzindo as células do tecido conjuntivo a produzirem mais colágeno. O colágeno é uma proteína produzida na turalmente pelo organismo e fundamental para a sustentação e a elasticidade da pele. Porém, com o passar do tempo, o corpo vai perdendo a capacidade de gerá-lo: a partir dos 30 anos, a perda é de mais ou menos 1% ao ano¹-². Com isso, a pele perde o viço e vai ficando flácida. Hábitos como exposi ção excessiva ao sol, consumo de álcool e cigarro, má alimentação e estresse podem

acelerar esse processo. O ácido poli-L-lático age de dentro para fora, e os resultados po dem durar até 25 meses.

Além da face, pode ser aplicado nas coxas, abdômen, braços, colo e pescoço, além do bumbum, onde promove um efeito lifting e suaviza o aspecto da celulite relacionada à flacidez cutânea. Como o produto age de forma gradual ao estimular a produção de colágeno do próprio corpo, o efeito começa a ser percebido na terceira semana após a aplicação, atingindo o seu pico após o ter ceiro mês.

O procedimento é pouco dolorido e a recu peração tranquila. Podemos incluir anesté sico junto à diluição do produto, o que pode ajudar a amenizar o incômodo. É possível retomar as atividades no mesmo dia–tra balhar, dirigir, se exercitar, dormir em qual quer posição.

03PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022 oliviaassed_dermato
Fim de semana abençoado em família! A endocrinologista Dra. Francini Mayerhofer de volta aos congressos presenciais. Desta vez no CBEM 2022, o maior congresso de Endocrinologia e Metabolismo. Família Assed reunida as mulheres Agora os homens! Dia de confraternização! Esta semana participei de um bate-papo su perdescontraído com pessoas queridas para o Programa Tudo a Ver na Record. Participaram: o querido colega de coluna e fashionista Carlos Frederico, a grande comunicadora Paula Trin dade e o mestre cuca Maurício Vasconcellos.

Três contra um estreia com sucesso na 3ª Via TV

Um cravo e uma rosa para Shakespeare

O que tem a ver o principal autor da língua inglesa, William Shakespeare, que viveu de 1564 a 1616 com o sucesso de uma novela (reprise) nas tardes da TV? Acontece que o escritor e novelista Walcyr Carrasco se inspirou na peça “ A megera domada” escrita no século XVI pelo dramaturgo, poeta e ator inglês ao desenvolver a trama “O cravo e a rosa”. Até o nome dos personagens centrais são os mesmos.

Assim como a peça, a novela é uma comédia de costumes e, de forma bem atual, provoca reflexões sobre a questão de gênero e ainda sobre os papéis que homens e mulheres desempenhavam e/ou desempenham na sociedade.Petrúquio e Catarina formam o par nem tão romântico em grande parte da novela. Ele - teimoso, rude, viril, espalhafatoso e de “bom coração”. Ela- inteligente, voluntariosa, impulsiva, rica e também de “bom coração”. Eles se casam contra a vontade dela, vivem às turras por longo tempo, porém se descobrem enamorados no final.

A peça A megera domada fez grande sucesso na época em que foi encenada e, mesmo 400 anos depois a mesma trama adaptada faz grande sucesso. Como é possível agradar públicos tão distantes no tempo? Antes de tudo, os dramas humanos se repetem de alguma forma. E ainda a junção de histórias intrigantes, humor e amor emocionam e divertem as pessoas em qualquer época

O texto teatral de Shakespeare foi escrito num tempo em que a maioria das pessoas era analfabeta, porém com mestria escrevia de modo que qualquer um pudesse entender.

O conhecido Harold Bloom diz que Shakespeare entendia a alma humana como nenhum outro escritor.

Uma característica importante da arte é a atemporalidade. Desse modo, a fantástica peça A Megera domada pôde oferecer um cravo e uma rosa para Shakespeare e para o público atual.

04PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022
O Programa Três Contra Um estreou na semana passada, ao vivo, com o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Raul Palacios, que foi entrevistado pelos jornalistas Júlio César Tinoco, Alfredo Soares e apresentação de Ocinei Trindade. Durante 1 hora Raul Palacio falou sobre Educação, Ciência e Tecnologia num bate-papo inteligente e divertido. O Três Contra Um é reprisado durante a semana e o programa inédito acontece toda quarta-feira, às 13h, logo após o Radar Regional.

RAPIDINHAS

l Quarta-feira é dia de celebrar Nossa Se nhora Aparecida.

l O desfile “Brilho e Abundância” by Nel cimar Pires será no dia 27 de outubro no Teatro Trianon às 20h. A renda será re vertida para as entidades assistidas pela Coesa.

l O belo casal Tathi Batavia e Rico Carnei ro está na doce espera. Glayce e Ricardo Carneiro super felizes porque serão avós de um menino.

l Augusto Alexandre Corrêa Mansur Te lhada e Mariana Mansur comemoraram o 5º Aniversário do filho Bento em Vassou ras onde residem. De Campos foram: a bisavó Derli Corrêa e a avó Beatriz Corrêa.

l Marcinha Barroso curtiu as delícias de Campos do Jordão no último fim de se mana.

l Rita Siqueira já decidiu e passará a vira da do ano e também alguns dias em Ata fona, onde já alugou uma bela casa.

l Valéria Sampaio Peres feliz com a re forma de sua casa da Lagoa no RJ. Ficou belíssima!

l Márcia Valéria Venâncio Marins está pelo Rio se recuperando de uma cirurgia no joelho, que foi um sucesso.

l Carol Aguiar muito animada, pois vai reunir a família em sua casa atafonense para o Natal.

l Lia Mírian Aquino Cruz construindo um lindo chalé no Rancho JP onde pretende passar finais de semanas.

l Ariuza Kury Izar irá comemorar seu ani versário junto do bisneto João, que com pletará o 5º mês.

l Jacqueline Lima Zulchner no seu aniver sário essa semana, recebeu a visita da sua irmã Janir Lima Stoduto, que foi almoçar com ela em Grussaí. Um belo presente para celebrar a vida.

NIVER

Os parabéns de hoje vão para Patrícia Caetano Ferreira, Ligia Chagas, Bonitona Gomes Barreto, Agnes Schneider, Eliza beth Netto Almeida, Erica Freitas e Laura Ferreira Paes. Amanhã para Roseni Arti les, Mário Terra Arêas Filho, Clara Sinfló rio, Minerva Saab, Dyana Ribeiro, Júlia Al meida e Deborah Cotrofe. Terça-feira para Paulinho Ferreira, Marianna Faria, Lugui Palhares, Consuelo Chicralla Martins, José Luís Cardoso Lopes e Lílian Scapin. Quarta-feira para Alda Ribeiro Gomes de Miranda e Mônica Saramago. Quinta-feira para Ana Kury Izar Jacyntho, João José Carneiro, Filipe Chalita, Victor Hugo Aqui no de Azevedo, Letícia Viana, Milena Trin dade, Paulo Paiva, Edna Adriana Caldas e Ana Luiza Almeida. Sexta-feira para Nor ma Tognon, Ana Regina Fernandes, Mau ro de Andrade, Matheus Patrão, Rosaura Ribeiro Manhães, Rosana Miranda, Gizela Ramos e Monique Lima. Sábado para Ve rônica Ribeiro, Luiz Carlos Marques, Maria Célia Coelho Pacheco e Jomar Pessanha.

Da coluna os votos de muita saúde e feli cidades para todos.

“Se murcharem suas pétalas e cortarem suas flores, lembre-se de que você tem raízes. Portanto, brote de novo!”
05PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022
Joelma Matheus recebeu, junto aos irmãos Pedro Acácio Almeida e Joanete Abreu, para um delicioso lanche as primas Oziris Netto, Oneida, Onires e Onecy Cristina Lima belíssima no seu aniversário A bela Latife Parente Haddad com suas riquezas Camile e Jobelzinho 5º Aniversário: Beatriz Corrêa, o aniversariante Bento, o filho Augusto Corrêa Mansur, a nora Mariana e sua mãe Derli Diogo Neves e Júlia comemorando os 10 anos do filho lindo Davi Os belos noivos Thiago Prudêncio e Daniela Nunes com os padrinhos Walterzinho Sepulveda, Lucas Oliveira e Alline Neto Denise Matheus e seu pai Samir Matheus comemorando a tia Emily Elegantes: Fernando Ferreira Paes e a aniversariante de quarta-feira Mônica Saramago Casal maravilhoso: Lúcia Jacyntho Laterça e José Felício Rubim Laterça Ana Helena Patrão e Ralff Boeschenstein em recente enlace na praia Marcella Manhães e Marcelo Machado se casaram do jeitinho deles, discretos, intensos e com muito amor Erika Nunes e Rafael Lemos celebrando as Bodas de Estanho com os filhos Ralph Ronie e Maria Bettina A maravilhosa Nagella Ferreira que somou novo tempo na última quarta Alegria de Heloisinha Beshara com as amigas Paula Falcão e Renata Alves Maria Lúcia Barbosa Freire comemorando o niver com suas paixões Pedro Henrique e Antônia

GP de Singapura de F1

Com cinco relargadas, muitas emoções ocorreram na prova noturna com a pista molhada

No dia 02 de outubro aconteceu a 16ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, foi o GP deSinga pura, no Circuito Urbano de Ma rina Bay. A primeira corrida da categoria neste circuito foi em 2008. A pista tem 5.063 metros de extensão e 23 curvas e teve 3 zonas de abertura da asa móvel. O recorde da prova é de Kevin Magnussen, pela Haas, em 2018, quando fez a volta no tempo de 1min 41s 905. O público bateu o recorde de Singapura com 302.000 pessoas presentes no final de semana do GP. A corrida que teria 61 voltas para chegar a um total de 308,706 km de prova, terminou no prazo de tempo de 2 horas conforme disposto no regulamento (chegou ao equi valente a 59 voltas), devido ao atraso pelas diversas bandeiras amarelas e entradas do safetycar ao longo da competição. Ogrid de largada da corrida ficou: Na pole position largou Charles Leclerc, da Ferrari, com o tempo de 1:49.412; na 2ª posição, veio Sérgio Pérez, da Red Bull; na 3ª, Lewis Hamilton, da Mercedes; na 4ª, Carlos Sainz, da Ferrari; na 5ª, Fernando Alonso, da Alpine; na 6ª, Lando Norris, da McLaren; na 7ª, Pierre Gasly, da AlphaTauri; na 8ª, Max Verstappen, da Red Bull; na 9ª, Kevin Magnussen, da Haas e na 10ª posição, YukiTsunoda, da AlphaTauri. Na 12ª posição, veio Lance Stroll, da Aston Mar tin; na 13ª, Mick Schumacher, da Haas; na 14ª, Sebastian Vettel, da Aston Martin; na 15ª, Zhou Guanyu, da Alfa Romeo; na 16ª, ValtteriBottas, também da Alfa Romeo; na 17ª, Daniel Ricciardo, da McLaren; na 18ª, EstebanO con, da Alpine; na 19ª, Alexander Albon, da Williams e na 20ª po sição, Nicholas Latifi, também da Williams. George Russell, da Mercedes, que largaria da 11ª po sição, largou dos boxes, pois me xeu no motor depois dos treinos classificatórios.

O início da corrida atrasou em 1h. e 5 m. devido à forte chuva que caiu no circuito. Além da pista molhada, a prova, como é tradi ção lá, aconteceu à noite, sob a iluminação de 1.500 refletores, levando muita emoção para os telespectadores presentes. Na largada, Sérgio Pérez passou

Charles Leclerc e assumiu a 1ª po sição. Ele fez de 0 a 100 km/h em 3,46 segundos. Carlos Sainz ultra passou Lewis Hamilton e foi para a 3ª colocação. Lando Norris pas sou Fernando Alonso e assumiu o 5º lugar. Alexander Albon rodou, perdeu 2 posições e foi para o último lugar. Quem mais perdeu posições no início da primeira volta foi Max Verstappen e Zhou Guanyu, ambos largaram mal e caíram 4 colocações, indo para o 12º e 18ºlugar, respectivamen te. Quem mais ganhou posições foi Sebastian Vettel, galgando 5 colocações, indo para o 8º lugar. Na 3ª volta, Verstappen já estava na 9ª posição. Na volta 7, Nicho las Latifi bateu em Guanyu, que abandonou a corrida,em seguida Latifi bateu no muro e voltou para a pista, levou o seu carro até ao box e também abandonou a pro va. George Russell ultrapassou ValtteriBottas, não conseguiu fa zer a curva à frente, saiu da pista e voltou na 16ª colocação, atrás de Bottas. Na volta 8, bandeira ama rela e safetycar na pista.

Na volta 11, a corrida recome çou,Verstappen passou Vettel e assumiu o 8º lugar, logo depois ultrapassou Pierre Gasly e foi para a 7ª posição. Na volta 20, Ke vin Magnussen, que já tinha tro cado os pneus, aparecia na 18ª colocação, perdendo 9 posições em relação ao seu lugar de larga da. Na volta 21, Alonso quebrou e abandonou a corrida. Na volta 22, bandeira amarela e safetycar virtual. Russell trocou os pneus e retornou em último.

Na volta 23, recomeçou a corrida.

Na volta 26, Albon bateu no muro e voltou sem o bico do carro para a pista, foi para o box e abando nou a prova. Bandeira amarela e safetycar virtual.

Na volta 27, a corrida recomeçou.

Na volta 28, EstebanOcon que brou e abandonou a corrida. Na volta 29, bandeira amarela e sa fetycar virtual.

Na volta 30, a corrida recome çou mais uma vez. Na volta 33, Hamilton bateu na barreira de pneus, voltou, mas perdeu a 4ª colocação para Norris.Gasly foi

para o box trocar os pneus, retor nou no 11º lugar. Na volta 35, foi uma verdadeira corrida aos bo xes: Leclerc foi trocar os pneus, voltando na 3ª posição; Hamilton foi trocar o bico e os pneus, retor nando na 9ª colocação; Vettel foi trocar os pneus, voltando em 8º lugar; Pérez foi trocar os pneus, manteve na liderança da prova; Sainz trocou os pneus, retor nou na 4ª posição e, por último, Verstappen também trocou os pneus, voltando na 6ª colocação. Na volta 36, YukiTsunoda bateu na barreira de pneus e abando nou a prova. Bandeira amarela e safetycar na pista.Na volta 37, Norris, Ricciardo e Russell foram trocar os pneus, retornando em 4º, 6º e último lugar, respectiva mente.

Faltando 34 minutos, a corrida recomeçou pela 5ª vez.Para não passar do limite de 2 horas de corrida, o diretor de provadeci diu substituir a contagem pro gressiva de voltas pela contagem regressiva de tempo e mais uma volta no final, para terminar a corrida. Faltando 33 minutos, Verstappen passou Norris, tra vou pneus e saiu da pista, da 5ª voltou na 8ª posição, logo foi para o box trocar os pneus des gastados na forte freada, retor nando na 14ª e última colocação.

Faltando 30 minutos, Mick Schu macher e Russell bateram rodas, Verstappen ultrapassou os dois assumindo o 12º lugar, Russell chegou a sair da pista e voltou em último e Schumacher ficouna 13ª posição. A classificação dos 10 primeiros colocados na cor rida estava: em 1º, Pérez; em 2º, Leclerc; em 3º, Sainz; em 4º, Nor ris; em 5º, Ricciardo; em 6º, Stroll; em 7º, Vettel; em 8º, Hamilton; em 9º, Gasly e em 10º, Bottas. Faltando 27 minutos, o diretor de prova autorizou a abertura da asa móvel (DRS). Faltando 17 minutos, Verstappen passou Magnussen e foi para o 11º lu gar. Faltando 15 minutos, Russell passou Schumacher, indo para a 13ª posição. Faltando 13 minu tos, Verstappen ultrapassou Bot tas, assumindo a 10ª colocação. Faltando 12 minutos, Vesrtappen passou Gasly, indo para o 9º lu gar; Russel trocou os pneus pela 3ª vez, retornando na última po

sição. Faltando 1 minuto e meio, Hamilton errou e perdeu a 8ª colocação para Verstappen. Na última volta, Verstappen passou Vettel e assumiu o 7º lugar.Sérgio Pérez que foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, mesmo sen do punido depois da prova, em 5 segundos, devido a um momen to que ultrapassou o safetycar na corrida, não perdeu a sua vitória na prova. Sérgio Pérez também foi escolhido o piloto do dia e George Russell fez a volta mais rápida da corrida com o tempo de 1:46.458 e a velocidade mé dia de 171,211 km/h. Destaque para Ricciardo que ganhou 12 posições na prova e para os dois pilotos da Aston Martin, Stroll e Vettel, que ganharam 6 posições cada um.

Final de prova, Ségio Pérez, da Red Bull, foi o vencedor; em 2º

a 17ª etapa

a

lugar, chegou Charles Leclerc, da Ferrari; em 3º, Carlos Sainz, também da Ferrari; em 4º, Lando Norris, da McLaren; em 5º, Daniel Ricciardo, também da McLaren; em 6º, Lance Stroll, da Aston Martin; em 7º, Max Verstappen, da Red Bull; em 8º, Sebastian Vet tel, da Aston Martin; em 9º, Lewis Hamilton, da Mercedes e em 10º, Pierre Gasly, da AlphaTauri. Em 11º lugar, chegou ValtteriBottas, da Alfa Romeo; em 12º, Kevin Magnussen, da Haas; em 13º, Mick Schumacher, também da Haas e em 14º, George Russell, da Mercedes. Não completaram a prova, ZhouGuanyu, da Alfa Romeo; YukiTsunoda, da Alpha Tauri; EstebanOcon e Fernando Alonso - foi o 350º GP dele na F1 -, ambos da Alpine e Alexander Albon e Nicholas Latifi, ambos da Williams.

22 programadas

Fotos: f1.com e arquivo pessoal @rodrigovianarodrigoviana 07PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022
Sérgio Pérez foi o vencedor do GP de Singapura Charles Leclerc foi o pole position Daniel Ricciardo foi quem mais ganhou posições na prova. Largou do 17º e chegou no 5º lugar, ganhando 12 posições Lance Stroll fez boa corrida, chegou em 6º, depois de largar do 12º lugar
Após
das
para o ano, ou seja, 77% já concluída,
classificação do campeonato ficou: Classificação do campeonato mundial de pilotos: 1º Max Verstappen Red Bull 341 pontos 2º Charles Leclerc Ferrari 237 pontos 3º Sérgio Pérez Red Bull 235 pontos 4º George Russell Mercedes 203 pontos 5º Carlos Sainz Ferrari 202 pontos 6º Lewis Hamilton Mercedes 170 pontos 7º Lando Norris McLaren 100 pontos 8º Esteban Ocon Alpine 66 pontos 9º Fernando Alonso Alpine 59 pontos 10º Valtteri Bottas Alfa Romeo 46 pontos 11º Daniel Ricciardo McLaren 29 pontos 12º Sebastian Vettel Aston Martin 24 pontos 13º Pierre Gasly Alpha Tauri 23 pontos 14º Kevin Magnussen Haas 22 pontos 15º Lance Stroll Aston Martin 13 pontos 16º Mick Schumacher Haas 12 pontos 17º YukiTsunoda Alpha Tauri 11 pontos 18º Zhou Guanyu Alfa Romeo 6 pontos 19º Alexander Albon Williams 4 pontos 20º Nyck De Vries Williams 2 pontos (1 corrida) 21º Nicholas Latifi Williams 0 pontos 22º Nico Hulkenberg Aston Martin 0 pontos (2 corridas) Classificação do campeonato mundial de construtores: 1º Red Bull 576 pontos 2º Ferrari 439 pontos 3º Mercedes 373 pontos 4º McLaren 129 pontos 5º Alpine 125 pontos 6º Alfa Romeo 52 pontos 7º Aston Martin 37 pontos 8º Haas 34 pontos 9º Alpha Tauri 34 pontos 10º Williams 6 pontos A próxima corrida será o GP do Japão, no autódromo de Suzuka, no dia 09 de outubro. Até lá! Agradeço a equipe da Aston Martin e ao seu piloto canadense Lance Stroll por te lembrado do meu aniversário e me parabe nizado através de um cartão digital e um vídeo. Calendário Oficial de 2023 Data Evento Local 1 5 de março GP do Bahrein Sakhir 2 19 de março GP da Arábia Saudita Jedá 3 2 de abril GP da Austrália Melbourne 4 16 de abril GP da China Xangai 5 30 de abril GP do Azerbaijão Baku 6 7 de maio GP de Miami Miami Gardens 7 21 de maio GP da Emília-Romanha Ímola 8 28 de maio GP de Mônaco Monte Carlo 9 4 de junho GP da Espanha Barcelona 10 18 de junho GP do Canadá Montreal 11 2 de julho GP da Áustria Spielberg 12 9 de julho GP da Inglaterra Silverstone 13 23 de julho GP da Hungria Hungaroring 14 30 de julho GP da Bélgica Spa-Francorchamps 15 27 de agosto GP da Holanda Zandvoort 16 3 de setembro GP da Itália Monza 17 17 de setembro GP de Singapura Marina Bay 18 24 de setembro GP do Japão Suzuka 19 8 de outubro GP do Catar Doha 20 22 de outubro GP dos Estados Unidos Austin 21 29 de outubro GP da Cidade do México Hermanos Rodríguez 22 5 de novembro GP de São Paulo Interlagos 23 18 de novembro GP de Las Vegas Las Vegas Strip 24 26 de novembro GP de Abu Dhabi Yas Marina
George Russell, com exceção da prova que abandonou, fez a sua pior corrida da temporada, chegando em último Max Verstappen cometeu vários erros e não foi bem na corrida Na corrida noturna, as faíscas que saem dos carros em movimento ao tocarem no asfalto, causam um efeito incrível Sérgio Pérez na troca de pneus Charles Leclerc nos treinos classificatórios Lewis Hamilton bateu na barreira de pneus, este foi um dos diversos erros que cometeu

VIVA!

Gente bacana e mulher de muitas qualidades, Patrícia Cordei ro, nossa subsecretária de Turismo, mulher ativa da cultura, da arte, da música e também do turismo, foi a aniversariante da se mana que passou. Festejada como merece.

FESTANÇA

Fim de semana de movimento na estrada que leva até Rio Dou rado, onde se localiza a podero sa Fazenda Três Montes. Será lá o cenário para a festa de aniver sário dos 72 anos de Francisco Barreira, com missa de Ação de Graças ao meio dia e depois al moço e demais momentos incrí veis com shows instrumentais, de bandas, do cantor Victor Sá vios, com Tributo ao Tim Maia, que só finaliza lá pelas tantas da noite. Francisco Barreira vem a ser namorado de Alice Tam borindeguy, que como anfitriã estendeu seus convites a Cam pos para Cecília Ribeiro Gomes, Samanta e José Geraldo Soares, Lia Mirian Aquino Cruz e este co lunista.

GENTE NOSSA

O novo modelo contratado da agência carioca 40 Graus, leia-se Sér gio Mattos, atende pelo nome de Lucas Di Mothé, carioca, filho da campista Carla Mansur Mothé e de Porfírio Mothé, também de famí lia de Campos. Lucas é um jovem empresário, carismático e bacana, que acabou de participar da 2° temporada do reality show Brincan do com Fogo Brasil, da Netflix. O rapaz volta e meia está aqui pela cidade.

CAMINHOS ABERTOS

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Campos disse que a empresa São Salvador vai atender os moradores de Conceição do Imbé e Lagoa de Cima, também Rio Preto e Senti nela do Imbé. Tudo pela melhoria de vida das pessoas do interior.

VITÓRIA

Lúcia e Mário Bittencourt Neto, Flávia e Rodrigo Bittencourt, Lu e Mário Antônio Bittencourt, Sonja Bittencourt, e os demais da família pela cidade, felizes com a vitória honrada do can didato eleito Jair Bittencourt para deputado estadual. Jair em seu tempo de universitário de Direito, morou em Campos, onde se formou, vindo de Itaperuna para ficar hóspede de Lú cia e Mário no endereço deles: Salvador Correa. Hoje casado com a itaperunense Cássia é pai de dois filhos e já foi prefeito da cidade.

BON VOYAGE

Adairzinha Moll está em viagem pela Europa. Foi a Paris, Veneza e Roma, curtindo lugares que fazem parte do turismo histórico das cidades, além de saborear a gastronomia com prazer.

NOVOS TEMPOS

Depois da experiência como mulher da moda, trabalhan do para embelezar mulheres para os mais diversos acon tecimentos sociais da cidade, Lara Abreu Bacelar se desco briu fotógrafa de eventos de moda. Seus parceiros de tra balho de ontem, são a clien tela de hoje.

PISTA

Os atletas do projeto social “Patina Campos” que representaram a cidade no Campeonato Brasilei ro de Patinação, em Curitiba, desempenham pa pel importante no esporte, tanto que duas atletas foram convocadas para a Seleção Brasileira de Patinação.

O projeto, que já completou 3 anos, atende hoje mais de 40 crianças e adolescentes de 5 a 14 anos de idade com patins fornecidos por meio de doações.

TUDO A VER

Está de volta a progra mação da Tv Record o programa Tudo a Ver, que já começou a ser gravado e tendo como cenário um espaço lindo na loja de móveis dos Freitas Chagas. Judson Cruz di rige com seu profissio nalismo competente e o programa nesta nova fase terá apresentação de Paula Trindade com uma nova proposta de apresentação e estilo. A gente torce! A coluna já foi convidada junto de Olivia Assed e Mauricinho Vasconcellos.

TIM TIM

Juliana Sá de Freitas Cunha festejou sua idade nova no sábado. O local era secreto, mas a festa não era apenas íntima para os que moram do lado esquerdo do peito. Ao seu lado Ana Sá, mãe que cuidou dos mí nimos detalhes e tem bom gosto incrível, o marido Pablo, filhos Antônio e Marina e demais familiares.

SOS

Um novo relatório aponta a moda como uma das indústrias mais poluentes do mundo e, embora a boa notícia seja que ocupa apenas o sexto lugar na lista, a má é que a quantidade de poluição que a in dústria gera continua a ser enorme, ape sar dos esforços de ser mais sustentável e respeitosa com o planeta.

ARTE E DECORAÇÃO

Será realizado nos dias 10, 11 e 12 de Novembro, o Mercado Decor, reunindo arquitetos, designers de interiores, lo jistas do segmento de decoração, artis tas plásticos, fornecedores de revesti mentos, pisos e afins, além de qualquer parceiro cuja atuação esteja ligada ao universo da Arquitetura. Encabeçando está o craque Edvar Jr, que entende de tudo sobre o assunto, com apoio do Se brae.

VIVA ELA!

Alessandra Vasconcellos resol veu reunir os amigos e comemo rar a sua data maior entre eles. Recebeu para drinks no Magní fic, com tudo o que tinha direito e boa música. A família é grande, unida e estava lá reunida para este momento especial.

Atende pelo nome de NovirBox o armário de desinfecção de tecidos, vestuário e calçado. O projeto foi desenvolvido pela Universidade de Coimbra em conjunto com uma empresa de Setúbal e prevê a eliminação de vírus e bactérias, evitando assim a disseminação de agen tes infecciosos causadores de doenças.

PELA ITÁLIA

Campistada com mira italiana e que se interessa por arte e his tória, uma ação obrigatória em Florença é visitar a Galleria degli Uffizi! Esse é um museu situado nos arredores da Piazza della Signoria, em frente ao Rio Arno. A Galleria degli Uffizi possui um acervo valiosíssimo com obras de arte do período do renasci mento... Eu estou falando sobre pinturas de Caravaggio, Botti celli.

GENIAL

O falecido estilista Karl Lagerfeld será o tema de uma grande retrospectiva no Costume Institute do New York Me tropolitan Museum em maio, informou a diretora da Vogue, Anna Wintour. Ela anunciou entre os fashionistas que se reuniram no antigo estúdio fotográfico de Lagerfeld, em Paris, durante a Paris Fashion Week.

“Karl Lagerfeld: A Line of Beauty”, de 5 de maio a 16 de julho, será a primei ra grande retrospectiva do trabalho do designer nascido na Alemanha, cobrindo a sua carreira desde os anos 1950 até à sua coleção final em 2019, o ano em que faleceu. A Met Gala, a festa mais proeminente de Nova Ior que, também será realizada em ho menagem a Lagerfeld, mago criativo e ousado das grifes Chanel, Fendi e sua própria marca, no dia 1 de maio.

09PÁGINA 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2022
Juliana e José Leandro Cardoso Família bacana: Carlos Hamilton Oliveira, Paula, Lais, Ana Paula e Carlos Arthur

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.