J3NEWS EDIÇÃO 329

Page 1

Cozinhando com Você de volta e ainda maior

Repaginado, o programa traz o tema ‘Comida de Rua’ CAPA

Dados oficiais apontam aumento na extrema pobreza

Segundo o Ministério da Cidadania Campos tem 76 mil famílias nesta situação

ALOYSIO BALBI

A linguagem da Baixada Campista nas plataformas de streaming

PÁGINA 03

GUILHERME BELIDO ESCREVE

05

PÁGINA 04

Melancolia e decadência numa das principais áreas do Centro

PÁGINA 05

Fórum reúne lideranças da região em abril

Evento é organizado pelo Sebrae e acontece na Uenf

Morar no Centro de Campos tem seus prós e contras

Horário comercial determina a rotina dos moradores da área

PÁGINA 06

Se por um lado morar na área central de Campos traz benefícios a seus moradores durante o dia, por outro, ao cair da noite, o fechamento do comércio esvazia as ruas e limita opções da população.

Orquestrando a Vida inicia turnê pelo Estado do Rio

Shows acontecem na capital e regiões Serrana, Norte e Noroeste

A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da ONG Orquestrando a Vida, está em turnê, levando o melhor da música clássica e MPB para várias cidades fluminenses.

PÁGINA 09

O desenvolvimento do Norte Fluminense será o foco do I Fórum LIDER, organizado pelo Sebrae, que reunirá lideranças de nove municípios, no dia 26 de abril, a partir das 19h, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

PÁGINA 07

Jovem angaria fundos para missão no Vietnã e Nepal

Missionária fará ações sociais com vítimas de tráfico humano

PÁGINA 07

Antes de chegar ao seu destino, Maria Clara, de 18 anos, tem um desafio: juntar recursos para comprar a passagem e, para isso, tem até o dia 28 de março. "A escolha do destino foi revelação de Deus", diz.

Março Azul Marinho alerta para o câncer colorretal

Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença

Segundo o INCA, a estimativa é de mais de 45 mil casos de câncer de intestino, ou câncer colorretal, no Brasil só em 2023. Campanha Março Azul Marinho foi criada para a conscientização do problema.

PÁGINA 11

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 329 CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 19 A 25 DE MARÇO DE 2023
Fome | Jussara Monteiro recorre a obras sociais para garantir as refeições diárias
Foto: Silvana Rust
J3NEWS
Paula Artiles na coluna de Hermínia Sepulveda PÁGINA Foto: Divulgação
colunista
Foto: Arquivo do Lideranças | Criação do Grupo LIDER surgiu dentro de um dos principais Programa de Políticas Públicas do Sebrae Foto: Divulgação

Extrema pobreza cresce em Campos

Total de famílias nessa situação passou de 45 mil em 2020 para 76 mil em 2023

Marcos Curvello

Jussara Monteiro Gomes repete diariamente a mesma rotina. Ex-cortadora de cana e catadora aos 53 anos, ela se levanta cedo, prepara o filho para a escola e deixa a casa da família, nas imediações da comunidade da Portelinha, no Parque Maciel, em Campos, para recolher materiais recicláveis. Passa o dia nas ruas, empurrando um carrinho de supermercado onde guarda o que encontra, e só retorna à noite. No caminho, uma parada obrigatória: o Mosteiro da Santa Face, ao lado do Jardim São Benedito, no Centro. São mais de três quilômetros até o número 275 da rua Marechal Floriano, onde freiras da Ordem Redentora distribuem refeições há mais de 40 anos. É o trabalho voluntário das religiosas que garante o almoço de Jussara — o menino se alimenta na unidade escolar. De forma semelhante, milhares de outros campistas vivem com pouco e dependem de ações beneficentes e de equipamentos públicos para acessar o básico, como alimentação. Segundo dados do Ministério da Cidadania, o número de famílias em situação de pobreza extrema no município aumentou 69% desde outubro de 2020, passando de 45 mil para 76 mil. A Prefeitura credita a alta à revisão da renda da faixa de extrema pobreza pelo Governo Federal, em 2021, e ao crescimento de famílias unipessoais, que se acentuou durante a pandemia de Covid-19, e promete enfrentamento da situação por meio da expansão de políticas públicas de transferência de renda e segurança alimentar. Entre elas, estão a ampliação do número de beneficiários do Cartão Goitacá e a abertura de um novo Restaurante do Povo, em Guarus, anunciados pelo prefeito Wladimir Garotinho em entrevista ao “Especial J3”, programa que marcou os 10 anos da J3News TV.

As freiras do Mosteiro da Santa Face servem três refeições diárias: café da manhã (das 8h às 8h30), almoço (das 12h às 12h30) e lanche (das 16h às 16h30). A iniciativa é mantida com ajuda de doações e só não há atendimento no domingo. Na fila que se forma em torno da janela por meio da qual o alimento é distribuído, muitas histórias de vida que se assemelham justamente naquilo que falta.

Aos sábados, dia em que não há aulas, Jussara leva o filho

Retrato | Jussara Monteiro, de 53 anos, catadora de recicláveis, mora com o filho na comunidade da Portelinha para brincar no Jardim São Benedito e aproveita para alimentar a criança. “Ele vem, brinca o dia todo. Graças a Deus as irmãs fazem esse trabalho. Que Deus abençoe elas”, diz. Rita de Cássia tem 31 anos, reside na Lapa e recorre ao Mosteiro da Santa Face há mais tempo do que é capaz de se lembrar. Questionada pela reportagem, responde de maneira reticente. “Venho há muitos anos, todos os dias. Não trabalho, não recebo be-

nefícios do governo. Então preciso vir aqui para garantir o alimento do dia”, diz, finalmente, após alguns segundos de silêncio. Júlio César, de 21 anos, se aproxima da reportagem e se oferece para falar. Desempregado desde o início da pandemia, sonha em trabalhar no setor offshore. “Fui jovem aprendiz, trabalhei em supermercado até o início da pandemia. Foram quase dois anos lá, mas fui man-

dado embora. Depois disso, comecei a me manter com o Auxílio Emergencial. Estou passando por um momento difícil em casa. Cato papelão e latinha. Às vezes peço dinheiro. Estou renovando meus documentos para tentar receber o Bolsa Família pelo menos até eu ter condição de conseguir um emprego com carteira assinada. Quero orgulhar minha mãe. Crescer. Meu sonho é trabalhar embarcado”, conta.

fessora do Departamento de Serviço Social do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos, a pandemia gerou o agravamento de problemas sociais que eram anteriores à emergência sanitária.

“O Brasil deixou o Mapa da Fome em 2014 e, logo depois, em 2017, a fome e a extrema pobreza voltaram a crescer. No entanto, pouco foi feito para enfrentar essa situação.

Ao contrário, os investimentos para gerar novos empregos não foram realizados, muitos direitos trabalhistas e previdenciários foram eliminados, a informalidade cresceu e muitos trabalhadores trabalharam sem remuneração”, avalia a pesquisadora, acrescentando: “Em 1993, de acordo com a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida liderada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, o Brasil tinha 32 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza; hoje são 50 milhões de pessoas”.

Secretário comenta aumento dos números

Mais 31 mil famílias entram na extrema pobreza

De acordo com o Cadastro Único (CadÚnico), 31 mil novas famílias em situação de extrema pobreza foram identificadas em Campos nos últimos dois anos e cinco meses, ampliando o total dos 45 mil registradas em outubro de 2020 — número que foi matéria especial da edição impressa do J3News no dia 4 daquele mês — para as 76 mil que a plataforma mantida pelo Ministério da Cidadania registra até o fechamento desta reportagem.

O CadÚnico é o principal instrumento de identificação e caracterização da situação socioeconômica das famílias de baixa renda que residem em território nacional, que serve como porta de entrada para programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, e também usado como critério para concessão de benefícios pelo Município de Campos, como o Cartão Goitacá.

O aumento foi constatado na prática por quem atua na assistência voluntária a pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social. O gerente comercial Estevão Barreto é parte do projeto Quentinhas Dona Co-

tinha, que, desde o início da pandemia, distribui alimentos aos domingos, na Praça São Salvador. Ele afirma que o número de pessoas que recorriam ao grupo se multiplicou durante a emergência sanitária. “Começamos com 100, 150 pessoas e chegamos a bater 300 em um domingo”, conta. Indagado sobre o que mudou nesse tempo, Estevão afirma que, apesar da reabertura progressiva das atividades econômicas, o número de atendimentos se manteve estável. “O cenário de pobreza de Campos, apesar de ser uma cidade rica, é crítico. Mesmo com a retomada da economia no ano passado para cá, a nossa percepção é de que não houve redução, mas uma estabilização”, avalia.

O projeto Quentinhas Dona Cotinha conta com uma rede de 15 famílias voluntárias e faz campanhas de doação para manter os trabalhos. “A gente estima que tenha servido mais de 40 mil refeições nesses três anos de atividades, entre lanches e quentinhas. Também fornecemos kits de higiene, roupas, tudo o que a gente recebe como doação”, explica.

Pandemia e deterioração da economia

De acordo com o economista Guilherme Pereira, a trajetória ascendente dos índices do CadÚnico em Campos nos últimos dois anos reproduz localmente um fenômeno nacional. “É bastante similar ao do restante do país”, diz o economista, que reforça a relação entre a deterioração da economia e a Covid-19 percebida por Estevão.

“A pandemia gerou um choque na economia. Um primeiro efeito foi a redução dos recursos oriundos das receitas petrolíferas pelos municípios. Outro problema é que a pandemia atingiu diretamente o setor de serviços, que só foi retomado no ano passado. Soma-se a esse cenário a inflação e a substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, programa que foi muito criticado por seus critérios, já que é desejável que políticas de transferência de renda estejam atreladas a outras políticas públicas, como de trabalho, educação, por exemplo”, avalia. Contudo, segundo Érica Almeida, pesquisadora e pro-

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social Rodrigo Carvalho credita o crescimento do número de famílias em situação de extrema pobreza a dois fatores principais. O primeiro é a ampliação, pelo Governo Federal, da renda per capita familiar mínima para ser considerado em situação de extrema pobreza, que saltou de R$ 89 para R$ 105 em novembro de 2021.

“Em outubro, antes da alteração nas faixas de renda, o município tinha 51.369 famílias em situação de extrema pobreza. Em dezembro de 2021, após a mudança, o quantitativo aumentou para 73.495, o que representa um aumento de 43%”, diz Rodrigo.

O segundo fator é a ampliação do número de famílias unipessoais — aquelas compostas por apenas um mem-

bro, frequentemente idosos — inscritas no CadÚnico. “Entre outubro de 2020 e outubro de 2022 houve um crescimento de 124% nos casos de famílias unipessoais no município. Em dezembro de 2022, segundo a nossa última base de dados extraída do CECAD, havia, em Campos, 73.495 famílias em situação de extrema pobreza. Deste total, 38% (27.612) eram unipessoais”, explica o secretário. Ele afirma que a pasta “busca enfrentar a extrema pobreza no município de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais”. Para isso, a Prefeitura aposta na expansão de políticas públicas de transferência de renda e segurança alimentar. O prefeito Wladimir Garotinho anunciou, no início do mês, em entrevista exclusiva à J3News TV, a meta de dobrar o número de beneficiários do Cartão Goitacá, passando das atuais 10 mil famílias para 20 mil até o final do ano. Rodrigo Carvalho explica que o cadastramento de novos beneficiários começará em abril. “A partir de abril, estaremos realizando novas inclusões no Programa para que, ao final de 2023, tenhamos 20 mil famílias beneficiadas. As inclusões no Programa são realizadas pelas equipes técnicas dos CRAS e CREAS”, garante. Outra medida é a abertura de um novo Restaurante do Povo em Guarus. “Os estudos para implantação estão sendo realizados com base nos dados referentes à situação de vulnerabilidade social no município”, diz Rodrigo. A unidade do Centro serve diariamente 1,5 mil refeições em parceria com o Programa RJ Alimenta, do Governo do Estado.

Proteção social em Campos

Segundo a Prefeitura, a rede de proteção social do município de Campos inclui, além das políticas públicas já citadas, às quais se soma o Café do Trabalhador, uma série de equipamentos para atendimento da população. Entre eles estão 13 Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), voltado para a assistência a núcleos familiares; três Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), onde são atendidas pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados; o Centro Pop,

Fotos: Carlos Grevi / Silvana Rust
Economista | Guilherme Pereira
03 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023 Especial
CRAS do Jardim Carioca | Unidade presta assistência às famílias vulneráveis voltado para a população em situação de rua. Mosteiro da Santa Face | Religiosas distribuem três refeições por dia Restaurante do Povo | Campistas procuram o local para matar a fome Pesquisadora | Érica Almeida Secretário | Rodrigo Carvalho

AloysioBalbi

A linguagem da Baixada Campista e o maior escritor da Planície nas plataformas de streaming

O maior vulto literário de Campos, o imortal José Cândido de Carvalho, terá parte de sua obra, toda contada com o vocabulário único da Baixada Campista, em episódios para plataformas de streamings na forma de som e imagem. Vai envolver atores globais. Certamente será sucesso.

Presidente da Firjan no Norte Fluminense agora é vice-presidente

nacional da entidade

O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, foi alçado ao cargo de vice-presidente geral da federação. Também presidente do Sindicato da Construção Civil da região, Francisco está à frente da representação regional desde 2020, período em que vem lutando, ao lado dos empresários, por melhorias de infraestrutura na região, como as obras da BR-101, a Estrada de Ferro 118 e a Ponte da Integração, atualmente em obras.

Luiz Césio Caetano, outro

Empresa norte-americana na área de peças e suprimentos automotivos quer se instalar na Avenida Nilo Peçanha

Está havendo muita procura de áreas na Avenida Nilo Peçanha. Um grupo dos Estados Unidos iniciou negociações para ocupar o espaço. Esse grupo mexe com peças e suprimentos automotivos, tendo 70 lojas em todo o Brasil. A matriz na América Latina é em São Paulo.

Mega transportadora do Paraná vendo Campos como área estratégica

A Transportes Manchu, que foi fundada há 70 anos em Pitangas, no Paraná, fez um ensaio técnico para se instalar em Campos. No Rio, ela opera em Rio das Ostras e basicamente faz transporte que envolve logística complexa.

Voo executivo de Santarém, no Pará, coloca Campos no radar

Reservas de petróleo na Bacia de Campos cresceram 13% em 2022

A Bacia de Campos expandiu as reservas de petróleo em 13% no ano de 2022 e vai se tornar um dos maiores polos de energia, óleo e gás do Brasil nos próximos cinco anos. Novas reservas vão gerar ainda mais emprego e renda. O petróleo extraído no Rio de Janeiro já soma 83% do total nacional. Isso significa algo em torno de 12 bilhões de barris ao ano.

Engeman ganha contrato para atender plataformas do Campo Roncador

A Engeman, empresa de óleo e gás, levou a melhor diante da concorrência da Petrobras e conseguiu aumentar a sua presença no Campo de Roncador, na Bacia de Campos. Agora, a Engeman ficará responsável por diversas prestações de serviços nas plataformas P-52, P-54, P-55 e P-62.

Multinacional

suíça

ensaia instalação de unidade em Macaé

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu a visita de executivos da multinacional Sika. Os executivos foram conhecer a infraestrutura da cidade.

Segundo o prefeito de Macaé, o investimento dessa multinacional suíça poderá gerar milhares de novos empregos.

Canecão, que já foi a maior casa de show do Rio, será reaberto

campista

na cúpula nacional da Firjan

Aliás, a chegada de Francisco soma forças à representação campista na cúpula da Firjan. Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da federação e que esteve como presidente em exercício nos últimos meses, é nascido em Campos – por vontade inegociável de sua mãe. A família morava no interior de São Paulo, mas a matriarca fez questão de que o filho fosse campista. Caetano, que é acionista e diretor-corporativo da Sal Cisne, ainda viveu parte da infância e toda a adolescência na planície dos Goytacazes.

OPINIÃO

Extremidades sociais

Na semana passada, um avião particular Cheyenne II XL, que tem base em Santarém, no Pará, pousou no Aeroporto Bartolomeu Lisandro. Aparentemente, desceram executivos. Existe um velho ditado que diz que o “segredo é a alma do negócio” e parece que eles o seguem ao pé da letra.

Plantação de eucalipto tem larga escala na área rural do município

Estão falando muito do plantio de eucalipto em larga escala no município para indústria de celulose. Fala-se disso há muitas luas, mas essa nova versão do assunto vem com certificado ambiental e incentivo, o chamado crédito de carbono. Tem gente levando muita fé nesse negócio.

A reportagem especial desta edição assinada pelo jornalista Marcos Curvello faz um recorte local no mapa da extrema pobreza do país feito pelo Ministério da Cidadania com base no CadÚnico, principal instrumento de identificação da situação socioeconômica das famílias de baixa renda.

Infelizmente, Campos está no mapa e em uma situação delicada. O número de famílias em situação de pobreza extrema no município aumentou desde outubro de 2020, passando de 45 mil para 76 mil.

Economistas apontam que esse é o retrato nacionalizado da tragédia.

A Prefeitura de Campos atribuiu esses números ao crescimento de famílias unipessoais, que se acentuou durante a pandemia de Covid-19. Todos concordam que é preciso enfrentar essa situação com expansão de políticas públicas de transferência de renda e segurança alimentar em todos os níveis – União, Estado e Município – de forma urgente. As iniciativas da sociedade com distribuição de alimentos aumentaram, mas não na mesma proporção do problema. A Prefeitura de Campos trata a questão como prioridade e aumenta a sua rede de proteção social, com novos programas de transferência de renda. Temos que olhar para isso também pela ótica econômica, lembrando que a solução está na empregabilidade, na busca de uma cidadania plena. Os extremos da sociedade brasileira estão cada vez mais se distanciando.

Na fila para conseguir uma quentinha das feiras do Mosteiro da Santa Face, no Jardim São Benedito, estava Júlio César, de 21 anos, desempregado, que sonha em trabalhar embarcado em uma plataforma de petróleo. Mais do que a face, esse é o perfil do problema e temos que encará-lo.

O Canecão, no bairro de Botafogo, que já foi a maior casa de shows do Rio e do país, será reaberto. Quem vai operar o espaço é o consórcio Bonus-Klefer, que venceu o leilão organizado pelo BNDES e a UFRJ, com um lance final de R$ 4.350 milhões. O empresário Luiz Oscar Niemeyer, proprietário da Bonus Track, especializada na produção de eventos culturais, prevê que a nova casa de espetáculo, que seria reconstruída em outro local, será aberta 24 meses.

Grupo do Rio Grande do Sul quer beneficiar couro em Campos para exportação

O ambiente de negócios está bom para Campos. Um grupo do Rio Grande do Sul está interessado em montar aqui um sofisticado curtume, para beneficiamento de couro. O que está atraindo os gaúchos é a proximidade com o Porto do Açu, o que significa que o produzido será exportado.

Está na hora de vivermos as virtudes perfeitas

Por Fernando da Silveira - Jornalista, advogado e professor universitário

“Cinco coisas constituem a virtude perfeita: sobriedade, magnanimidade, honestidade, sinceridade e bondade”.Martin Claret ao tratar da obra de Kung Fu Tsé.

Fiquei com a alma em festa ao sentir que Marina Silva foi quem mais sobressaiu em nossos dias com a defesa intransigente da Amazônia, do meio ambiente, dos povos indígenas e do combate às mudanças climáticas. Daí o seu forte reconhecimento no Ministério do Meio Ambiente. Podendo-se dizer, se o notável Álano Barcelos ainda estivesse vivo, certamente ele afirmaria que as pessoas do sexo feminino afinal conquistaram o seu verdadeiro lugar na alma dos brasileiros. Enfim, que a Lei Maria da Penha estava funcionando.

Todavia, fiquei profundamente indignado ao saber que em torno de poucos minutos uma mulher é agredida no Brasil. Daí o respeitabilíssimo Correio Braziliense nos chamar a atenção para este crime hediondo, que está ocorrendo em nosso País. Espero, assim, que os brasileiros possam alcançar os momentos reveladores da importância arrebatadora das nossas mães, esposas e filhas. É que as mulheres amparadas dignamente pelos seus pais e maridos, nunca deixarão de se empenhar para organizarem clubes de mães e para a formação de comunidades, muitas delas eclesiais, que lutam contra o desamor. Enfim,

seguindo o que dizia o filósofo e sábio chinês Kung Fu Tsé, mais conhecido como Confúcio, em seu empenho de, sobretudo, proclamar a importância fundamental da bondade. Todavia, há algum tempo algumas mulheres deixaram de ser, como ocorria com os nossos irmãos negros, pessoas tidas como burros de carga. Indignadas com este horror, a maioria das minhas ex-alunas da época em que eu lecionava, liam com grande interesse o livro denominado “O Negro No Mundo Dos Brancos”, de Florestan Fernandes, a deixar bem claro que a ciência, mesmo voltada para o interesse, não pode se distanciar da consciência. Evidentemente, seria pura burrice manter nos nossos dias uma linha de conduta do pensamento conservador deformado criminosamente. Momento em que ruíram por terra convicções e princípios importantíssimos. Daí eu, como cristão, esperar em Deus que o homem se torne melhor. Evidentemente, não podemos distanciar da verdade bem ao lado do nosso nariz. O que levou o poeta Oswaldo de Camargo a aplaudir Florestan Fernandez pelo seu imperdível texto publicado na Difusão Europeia do Livro. Podendo-se dizer que Camargo, com tal empenho, atingiu uma modalidade peculiar de confraternização humana pela beleza do seu poema. Sem dúvida, nos trazendo o fundamental sentido de se buscar o altruísmo e a bondade.

O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via

www.j3news.com \ jornalterceiravia Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Marcos Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Luiz Fernando Vicente | Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47 Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo
04 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023

MELANCOLIA & DECADÊNCIA

Falando de forma objetiva, o título acima traz consigo um ‘erro’ de construção, ao inverter causa e efeito. Afinal, se a causa é o que provoca a ação, o efeito é o que decorre dela, “motivo pelo qual a causa sempre antecede o efeito”.

Todavia, no âmbito que se deseja focalizar, mesmo a melancolia sendo consequência daquilo que regrediu, a questão sentimental ‘autoriza’ a mudança do estado das coisas.

Dizendo de outra maneira, não se cuida aqui

da questão econômico-comercial, mas da tristeza de se ver o quarteirão inteiro da 7 de Setembro, entre as ruas Marechal Deodoro (Ouvidor) e Andradas/Carlos Lacerda, parecendo uma rua de cidade fantasma. Saudosismo e desalento se unem num sentimento só: o de perda. De ver quase todos os prédios fechados – a maioria abandonado. Um deserto urbano repleto de placas de “Vende-se” e “Aluga-se”. Não há cor, nem vida. Nem gente. Só o cinza

No Centro, marasmo é predominante

Não obstante a paisagem daquele trecho da 7 de Setembro seja uma espécie de ‘símbolo’ maior da debilidade, a rigor o Centro como um todo sofre com o desmonte, excetuando algumas partes isoladas.

Constata-se o declínio em boa parte da João Pessoa, da Andradas, da Alberto Torres, da Carlos Lacerda, da Marechal Deodoro, da 21 de Abril e por aí segue.

Muito embora não se cuide aqui do lado econômico-financeiro-comercial, cabe reconhecer que administrações obsoletas – que não acompanharam as tendências inovadoras do mercado e o perfil mais exigente do consumidor – têm seu peso negativo na derrocada. Por outro lado... Exemplos rigorosamente contrários também não faltam: comerciantes conservadores, que gerenciam

Projeto Centro 4

Na próxima semana Campos vai estar completando mais um ano de emancipação política, somando 188 de município. Antes, dois séculos do tempo de Vila e coisa e tal, conforme quase todo ano se relembra – o signatário já escreveu umas duas dúzias de matéria sobre o tema – e que só nos aproveita como importante fato histórico.

O que causa espécie está bem mais pertinho: os 20 e poucos anos de repasse de royalties e a má utilização do recurso em infraestrutura de ponta, ambiente de negócio progressista e qualidade de vida.

nos dias atuais do mesmo modo que há 40 anos, e seguem de vento em popa. Na própria João Pessoa, particularmente no trecho da 13 de Maio no sentido Mercado, uma gama de lojistas não mudaram nada e já passaram para seus filhos a mesma “fórmula” que continua contabilizando expressivo volume de vendas. Logo, tudo é muito relativo, circunstancial e cada qual tem seu modus operandi.

Há décadas se discute a revitalização do Centro, sendo que as ações – algumas até válidas – não vão além do paliativo.

Ainda agora se fala no ‘Projeto Centro 4’. Mas será algo de relevância, de vanguarda, capaz de redimir anos de meros remendos; ou mais do mesmo?

Estaria a a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, dirigida pelo ex-vereador Mauro Silva, a responsabilidade de viabilizar projetos compatíveis com os anos 2023 e com as necessidades de Campos. Mas, é preciso trabalho vigoroso. Afinal, dinheiro tem.

do inanimado e desabitado.

Antes – Para qualquer pessoa com mais de 40 anos e um mínimo de sensibilidade, difícil não passar por ali e sentir um certo aperto.

Alfaiataria, escritório de contabilidade e lojas de roupa. O movimentado jornal A Notícia, escritório de advocacia e barbearia. O famoso Bar São Jorge, um supermercado e um pequeno e aconchegante bar.

Armarinho, açougue, consultório médico e

O empresariado

Vez por outra se ouve dizer que a cidade tem uma fatia de lojistas e comerciantes de segmentos diversos pouco comprometidos com iniciativas de ponta. Ora, essa é uma realidade – em menor ou maior escala – que atinge todos os municipios do Brasil. Campos não seria exceção. Só é exceção no volume de dinheiro que recebe do petróleo. Cada qual tem sua maneira própria de gerir seus negócios. Aliás, já ensina o dito popular: na prática a teoria é outra. Não raro se fala que o Centro não é mais o mesmo

um estacionamento que estava sempre cheio sem dar conta de atender à demanda. Os pontos comerciais, quase todos sobrados, com moradia em cima. E muito mais.

Isso, para não falar que a área já abrigou um pequeno terminal urbano, se não me engano (escrevo ‘de cabeça’) onde circulavam os ônibus do ‘Parque Botelho’. Enfim, trata-se de realidade cruel sem que se veja no horizonte perspectiva de reversão.

por causa da Pelinca – o que não é uma verdade absoluta.

Fosse diferente e não veríamos lojas, restaurantes, bares e outras atividades abrirem e fecharem em 2-3 anos – ou menos. O rodízio de estabelecimentos na área gastronômica é enorme – muitos não passam de seis meses. Por outro lado, o Kantão do Líbano, que há cerca de 40 anos está ali no final da Pelinca, não abre mão dos mesmos critérios de quatro décadas. Só o que fez foi atravessar a rua.

Explicar sucesso e fracasso

sem particularizar cada qual é erro predominante que sobrevive camuflado por aparências e falso conhecimento. A Ford, a Toyota, a Volks, a Folha de São Paulo, a Confeitaria Colombo, a Antárctica e tantas outras marcas espalhadas pelo Brasil e mundo afora não mudaram nem mesmo suas logomarcas, muitas das quais mantendo, inclusive, tipologia arcaica. Enfim, que o setor público – seja de Campos ou de qualquer outro lugar – invista em conhecimento, em qualidade e cumpra seu dever.

05 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023
DECLÍNIO | O antes movimento trecho da 7 de Setembro virou um cemitério de pontos comerciais fechados

Prós e contras de morar no Centro

Foto: Carlos Grevi

Moradores relatam as facilidades e

de morar na maior área comercial da cidade

Clícia Cruz

Morar no Centro de Campos tem os seus facilitadores. Durante o dia é fácil acessar o comércio, consultórios, repartições públicas e as ruas estão sempre cheias, além de haver bastante policiamento nas ruas. Já à noite, os moradores temem sair às ruas, que ficam vazias após o horário comercial. Além de pouca gente na rua, a falta de opções para os moradores também não motiva as pessoas a saírem de casa. O Centro não se mostra atrativo aos moradores. A área também conta com poucas unidades habitacionais. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tem a ideia de “repovoar” o Centro e para isso é necessário torná-lo mais atrativo aos moradores, como já citou, por várias vezes, o presidente da entidade, Edvar Chagas. A Prefeitura de Campos pontuou as iniciativas que visam melhorias a médio e longo prazo para a área e a Polícia Militar detalhou as ações que vêm sendo promovidas.

Síndico de um dos edifícios mais tradicionais da cidade, o Brasiluso, Roberto Barcellos relata que gosta bastante de morar no Centro. “Nosso edifício, por exemplo, é misto. Até o 5º andar ele abriga salas comerciais e do quinto em

diante, os apartamentos. Os elevadores são independentes e a convivência dos dois segmentos é pacífica”, conta o síndico, acrescentando que encontra muitas facilidades em estar na área central, como acesso aos bancos, por exemplo. Mas, se durante o dia tudo é muito cômodo, à noite a coisa muda totalmente. “Tenho muitos moradores aqui que simplesmente não saem à noite. As ruas ficam desertas, não há nenhum atrativo que traga as pessoas para o Centro à noite e, mesmo sem registros de violência aqui, a nossa sensação de segurança não existe, porque, olhando as ruas muito escuras, com a presença de muitas pessoas em situação de rua e sem uma atuação de um policiamento mais ostensivo, as pessoas perdem a coragem de sair de casa”, conta o síndico. Outra dificuldade é o horário de funcionamento de lanchonetes e padarias, que todos fecham junto com o comércio e aos domingos e feriados, por exemplo, para comprar pão, os moradores precisam procurar outro bairro.

“Eu imagino que uma praça bonita e espaçosa como a nossa poderia ter atrações musicais, não precisava ser nada muito grandioso, mas um som bacana, que atraísse as famílias”, sonha o síndico.

O corretor de imóveis Felipe Araújo mora no Centro há quatro anos e gosta do local, mas diz que necessita de melhorias. “O Centro é um ótimo lugar para morar. O único problema é durante a noite e nos finais de semana. As coisas só funcionam durante o horário de comércio, depois não tem mais nada. Até o transporte público, mesmo tendo um terminal rodoviário, fica vazio, sem ônibus. O mais interessante é que as pessoas

frequentam o Centro mesmo assim. Durante as tardes e noites a Praça São Salvador, por exemplo, fica lotada de famílias e crianças. Poucos ambulantes sabem disso, então poucos aproveitam. Acho que o poder público deveria olhar mais para o Centro, para além de uma simples área comercial”, disse Felipe Antônio Araújo.

O presidente da CDL, Edvar Chagas Júnior, aponta questões que precisam ser resolvidas para o que chama de repovoamento da área central.

“Hoje o gabarito do Centro [regra que limita a altura das construções], se não me engano, vai até 13 metros. Podemos dobrar esse gabarito para 26 metros, que vão dar de cinco a seis andares para um imóvel. Isso é interessante para o investidor imobiliário poder construir na área central, o que já ocorre no Centro do Rio de Janeiro. A não exigência

de vagas de garagem também é interessante. Nós precisamos tornar o Centro mais atrativo, da mesma forma que a Pelinca e que Goitacazes e a Nazário Pereira Gomes, em Guarus, são interessantes. Esses locais têm vida o dia inteiro porque existem moradores. Precisamos de uma permissão específica para o Centro de Campos, no Código de Obras, para que incentive os moradores”, disse. Ele também aponta a necessidade de padronização das calçadas de algumas ruas, como foi feito na Carlos Lacerda, João Pessoa, Andradas e outras; a reestruturação do transporte público, com repressão ao transporte clandestino, que ainda acontece no Centro; o incentivo ao uso de bicicletas, complementando a malha de ciclovias e ciclofaixas; recuperação do chafariz da Praça São Salvador; a manutenção da estética com a remoção

das fiações, conforme previsto no primeiro projeto, dentre outras medidas.

Revitalização do Centro Histórico

A Prefeitura de Campos disse por meio de nota que já está em estudo a implementação de um projeto de "Revitalização 4.0" no Centro Histórico Comercial, que prevê uma série de ações de manutenção do centro. “Será uma nova fase de revitalização seguindo essa nova tendência da arquitetura, que integra tecnologias e designs mais promissores. O projeto é uma ideia apresentada por entidades do setor produtivo”, disse a Prefeitura.

A Secretaria de Desenvolvimento Humano informou que tem equipes fazendo abordagens diariamente em vários pontos da cidade, entre eles o centro, para convidar as pessoas em situação

Policiamento

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que o comando do 8º BPM tem empregado policiamento em diversas modalidades nas regiões citadas e que são destacados policiais em reforço através do Regime Adicional de Serviço (RAS) e também em motopatrulhas.

A Guarda Civil Municipal informou que por meio de nota, que os Grupamentos de Operações Especiais e Proteção Social (GOE e GPS) realizam patrulhamento no horário noturno com duas viaturas em pontos estratégicos, como Praça da República, Rodoviária, Espaço Multiuso, Praça do Liceu, Praça 5 de julho, Cidade Criança, Museu Olavo Cardoso e que aos finais de semana este planejamento recebe o reforço das viaturas da Ronda Escolar.

de rua para um dos abrigos do município, acrescentando que em 2022, foram realizadas 5963 abordagens sociais e 2646 atendimentos especializados. Somando os dois serviços, o aumento é de 39% comparado ao ano passado. A Prefeitura também disse que tem estimulado a economia no centro por meio de diversas ações, como o Adora Campos ainda este mês na Praça São Salvador, a revitalização do Cais da Lapa - com a realização de shows, como do Tony Garrido e dos foliões no Carnaval, instalação da secretaria de turismo no quiosque e pintura com grafite no Cais -, além dos eventos no Museu Histórico de Campos - Halloween e exposições diversas - e de ações em parceria com diversas instituições, como o Fashion Day, Mutirão Limpa Nome e shows no Boulevard Francisco de Paula Carneiro.

Campos vai ganhar Centro de Treinamento em Saúde Inovar

Unidade será inaugurada em abril e oferecerá cursos inéditos na cidade, unindo prática e teoria

A cidade de Campos passa a contar, a partir do dia 3 de abril, com o novo Centro de Treinamento em Saúde Inovar Cooperativa voltado à capacitação de profissionais que querem se especializar em cuidados em saúde. Além de cursos inéditos na cidade e uma estrutura que vai garantir prática unida à teoria, o Centro também será composto por um consultório médico para sócios cooperados, onde será ofertado ao grupo consultas médicas mensais dentro do espaço.

Mês que vem, tanto os sócios cooperados quanto o público, em geral, contarão com cursos para preparar profissionais em áreas

como Cuidador de Idosos, Capacitação em Home Care, Atendente de Farmácia, Injetáveis, Primeiros Socorros, Primeiros Socorros em Escolas (Lei Lucas), Furo de Orelha Humanizado, Auxiliar de Serviços de Saúde (ou Auxiliar de Serviço Bucal), Feridas e Curativos, entre diversos outros.

“Somos os primeiros em Campos a promover curso do Home Care totalmente voltado para experiência da assistência domiciliar. Todo o curso é voltado para a experiência do dia a dia.

Nas 24 horas dentro da assistência domiciliar, dentro da residência do paciente, que é diferente do hospital, por exemplo. Todos os cursos que vão ser oferecidos pelo Centro de Treinamento são baseados em aulas práticas unidas às teóricas”, explica a Gestora de Escalas da Inovar Cooperativa, Roberta Gordo.

A estrutura contará com laboratório de enfermagem, salas com capacidade para até 20 alunos, e um consultório médico para atendimentos clínicos específicos aos sócios cooperados. Para compor

a equipe docente, uma das exigências do curso é que os profissionais vivam a realidade daquele assunto que ele vai ministrar. “Por exemplo, se o curso é de Home Care, é exigido que o enfermeiro docente vivencie o Home Care para que possa repassar com mais clareza todo o processo e dê ênfase ao que ele presencia para os alunos”, explicou Roberta. Para se inscrever nos novos cursos de especialização em saúde, o contato é feito pelo telefone (22) 9 9620-1631 ou por meio do site do Centro de Treinamento em Saúde Inovar Cooperativa: treinamentosemsaude.com.br. O novo Centro de Treinamento fica na Rua Barão de Miracema, 99, Centro.

O ano pedagógico já é um sucesso Nos dois primeiros sábados do mês de março deste ano, a Inovar Cooperativa deu o primeiro passo para um ano pedagógico voltado à educação permanente para os sócios cooperados e população

em geral. Isso porque sua equipe promoveu a primeira capacitação voltada a estes profissionais da saúde com o tema "Enfermagem em Cuidados Paliativos de Pacientes Oncológicos".

No primeiro sábado (dia 4), foram registradas quase 70 presenças e esse número aumentou para 120 pessoas participantes no segundo fim de semana (dia 11), o que foi considerado um grande sucesso para a equipe organizadora.

A Gestora de Escalas da Inovar Cooperativa ressalta que, na ocasião, também foi anunciado que aquele seria, apenas, um primeiro momento de capacitação. “Agora nós estaremos em um local próprio. Que vai poder receber uma boa quantidade de pessoas nos cursos que nós temos a oferecer, que é no novo Centro de Treinamento em Saúde Inovar Cooperativa”, destacou Roberta.

A Inovar Cooperativa Com atuação desde 2020, a Ino-

var é uma cooperativa de saúde com equipes multidisciplinares habilitadas a prestar serviços para empresas de Home Care e hospitais. São mais de 700 sócios cooperados de excelência em especialidades como cuidadores de idosos, acompanhante hospitalar, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas,

fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e dentistas, além de atendimento a puérperas e recém-nascidos.

A cooperativa também atua nos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Porciúncula, São João da Barra, Cabo Frio, Saquarema e Apiacá (ES).

06 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023 Campos Informe Publicitário
Evento | A Inovar realizou curso de capacitação para diversos públicos
Primeiro passo | Novo período pedagógico da Inovar teve início em março Treinamento | Cuidados Paliativos de Pacientes Oncológicos Fotos: Divulgação Inovar
dificuldades
À noite e feriados| Lojas fechadas e ruas vazias dificultam a vida de quem mora na área central de Campos

Primeiro Fórum LIDER

Evento acontece no dia 26 de abril, no Centro de Convenções da Uenf , reunindo lideranças de nove municípios

O Norte Fluminense no foco do desenvolvimento do interior do Estado. Essa é a proposta do primeiro Fórum LIDER (Lideranças para o Desenvolvimento Regional) do Norte Fluminense, evento que vai reunir empresários e empreendedores de nove municípios da Região, no próximo dia 26 de abril, a partir das 15h, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (Uenf). O grupo reúne mais de 50 lideranças dos municípios envolvidos e surgiu a partir de um dos principais programas de Políticas Públicas do Sebrae, que disponibiliza, em todo o território nacional, imersões e integrações para a promoção do desenvolvimento de regiões de maneira integrada.

De acordo com o coordenador do Sebrae na região, Guilherme Reche, através de metodologia própria, a entidade estabeleceu uma Agenda de Desenvolvimento Local, construída com a participação de lideranças público-privada, do terceiro setor, entidades de classes, empresários e indivíduos de destaque, de todos os municípios do território, em encontros mensais com a facilitação de gestores e consultores e ênfase nas potencialidades e oportunidades da região onde vivem. Participam do grupo, liderança dos municípios de Macaé, Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã, Campos, São Fidélis, Cardoso Moreira, São Francisco

de Itabapoana e São João da Barra, que compõem a Região Norte Fluminense. “A primeira fase durou oito meses, onde fizemos toda a imersão de relacionamento e integração dos participantes e a construção de todo o plano de atuação com as oportunidades e desafios regionais. Agora, o grupo vai apresentar à sociedade, os objetivos e ações propostas, para sensibilizar e capita-

near novos interessados. É uma iniciativa totalmente apartada de qualquer vinculação política, onde participam principalmente empresários de sucesso, entidades dos setores produtivos, as universidades e representantes do poder público”, explicou Guilherme.

Segundo o coordenador, as ações têm objetivo de incentivar a criação de um grupo de lideranças com capacidade para

identificar, estudar e desenvolver eixos prioritários, com poder de alavancar o desenvolvimento econômico e social em todo território, a partir de um processo de construção coletiva e visando problemas comuns que afetam toda a região. Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Felipe Knust, que também participou dos encontros, o grupo LIDER fortalece as relações entre os municípios da região. “Iniciativas como esta, próximas ao município de Campos, são de extrema importância pela interação e integração entre os governos, além da interação entre os secretários. Isso faz com que haja uma ressonância para a população, de que o interior precisa ser mais forte e estar unido, para que nós possamos pleitear em níveis estadual e federal, questões e pautas importantes para a nossa região. O interior

Jovem missionária faz campanha para custear ida ao Nepal e Vietnã

Viagem

Gabriela Lessa

A campista Maria Clara Silva Araújo, de 18 anos, iniciou uma campanha para ajudar a custear sua ida ao Nepal e ao Vietnã, que acontecerá em maio deste ano. Com o objetivo de ser uma viagem missionária, a jovem irá trabalhar com crianças e mulheres vítimas de tráfico humano e refugiados, realizando evangelismo e ações sociais. A primeira etapa da arrecadação é para a compra das passagens, no valor de R$ 8 mil, que precisam ser pagas até o dia 28 de março. Doações podem ser feitas por meio de transferência bancária ou pix.

Nascida em Campos dos Goytacazes e residente em São Francisco do Itabapoana, atualmente Maria Clara está participando da Escola de Treinamento e Discipulado (ETED), um curso do movimento voluntário Jovens Com Uma Missão (JOCUM), que tem bases em todo o mundo e o intuito de apre-

forte vai ajudar aos municípios que fazem parte do grupo Líder e outros”, disse Knust.

O niteroiense Robson Lessa é publicitário e empresário, além de agente de inovação do programa Startup Rio e mora em Campos há mais de 30 anos. Para ele, a iniciativa também representa uma mudança no mindset na sociedade.

“Essa experiência é ótima para quem tem um espírito de give firt, que são pessoas que estão desenvolvendo com o propósito de melhorar o ambiente, entendendo que melhora para si mesmo. Geralmente as pessoas desse grupo são altruístas, querem melhorar a sociedade, porque entendem que isso também traz benefícios para ela, mostrando que é importante a participação de todos na busca de melhorias. Tem quem cobre muito do poder público, sem entender que também têm que fazer sua parte”, disse.

O primeiro Fórum LIDER Norte Fluminense foca em três áreas de atuação estratégica: Educação, mobilidade Logística e Economia Local (Indústria, Serviços e Agronegócios).

''O LIDER vem para transformar a maneira de pensar e agir em todo o Norte Fluminense. O grande objetivo é unir e integrar diversas pessoas, interessadas no desenvolvimento da região de maneira conjunta, unindo os nove municípios do Norte Fluminense em um grande propósito de tornar a região mais produ-

tiva, inovadora, estruturada e com perspectivas sólidas de desenvolvimento de longo prazo'', finalizou o coordenador do Sebrae.

Participam do grupo, diversos representantes de entidades como Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Uenf, Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal Fluminense (UFF), Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucam), Conselho da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Tec Incubadora, Porto do Açu e J3News, além de secretários e representantes dos nove municípios.

sentar Jesus, utilizando as mais variadas formas de cumprir essa tarefa. A base em que a jovem está alocada fica no interior de Curitiba, na cidade de Monte das Águias. De acordo com Maria Clara, o curso tem duração de cinco meses e é dividido em duas etapas: teórico e prático. “Comecei na escola de treinamento em fevereiro deste ano, com o objetivo de me capacitar para levar o evangelho a povos ainda não alcançados, que são pessoas que não ouviram falar da palavra de Deus. Deixei minha família, amigos e conforto para estar aqui, com a ajuda de muitas doações. O meu período teórico, de três meses, já está praticamente quitado e, em maio, será o início do prático. Agora fico no desafio e dependo de doações também para pagar esse período”, conta.

Como ajudar

A jovem explica que o custeio deste período prático é dividido em metas. “Agora em março nós temos a primeira meta, em que as passagens precisam ser pagas até o dia 28 deste mês, no valor de R$ 8 mil. Depois temos outras metas, como tirar o visto, saúde, hospedagens, alimentação, passagens internas, entre outros. Esses valores nós vamos abatendo aos poucos. Em resumo, a média do valor total fica entre R$ 15 mil e R$ 20 mil. Para alcançá-lo, eu dependo

Atuante | Jovem já participou de missões e sonha em seguir vocação

totalmente de doações, do mover do Espírito Santo e da vontade de Deus”, compartilha. Para Maria Clara, existem muitas formas de ajudá-la, a começar por orações pela sua vida, por sua família e para que Deus supra todas as necessidades que vierem. “É um sacrifício muito grande deixar a família, o conforto, a casa. A sau-

Campo missionário

dade é gigantesca”, disse. A ajuda também pode ser com ofertas, para que ela consiga custear o valor necessário do período prático do curso. As doações podem ser feitas por meio de transferência bancária – Agência: 1331 / Conta poupança: 24868-6 (Caixa Econômica) ou via pix, por meio do CPF: 205.750.907-90.

A escolha do destino foi uma revelação de Deus para a jovem missionária, conforme ela explica. “Deus me revelou e me chamou para viver esse tempo no Nepal e no Vietnã. Será um trabalho com pessoas que são principalmente vítimas de tráfico humano, que são em maioria mulheres e crianças. Lá é muito comum. Atuarei junto ao projeto ‘Menina dos olhos de Deus’, que desenvolve trabalho com meninas vítimas dessa realidade e busca ajudar na restituição física, emocional e da alma”, detalha.

Segundo Maria Clara, o objetivo principal é tornar Jesus conhecido. “No Nepal, os cristãos vivem uma perseguição muito grande. Muitas pessoas não entendem porque a ‘missão’ é importante, mas nós cremos que Jesus só vai voltar se todos os povos tiverem ouvido falar sobre Ele e nós estamos muito atrasados sobre isso. Não vemos como uma obrigação, mas como um prazer, uma oportunidade que Deus nos dá de participar desse plano com Ele e permitir que outras pessoas conheçam a salvação”, finaliza.

07 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023 Destaque
Fotos: Divulgação
tem o objetivo de realizar trabalhos evangelistas e sociais com vítimas de tráfico humano
Fotos: Divulgação Voluntária | Maria Clara sonha em cumprir sua missão no Nepal e Vietnã Equipe | Lideranças de nove municípios participaram de encontros em Campos e Macaé Trabalho | Foco da discussão é o desenvolvimento do Norte Fluminense Sebrae | Guilherme Reche

Copa Verão de Beach Tennis reúne mais de 180 atletas

Campos conta com mais de 1.500 praticantes do esporte que mais cresce no Brasil

A Copa Verão de Beach Tennis, que aconteceu em dois finais de semana do mês de março, na Arena Novinho Beach Shorts, foi um sucesso. O evento, realizado pela Winner Marketing Esportivo, contou com a participação de mais de 180 atletas de Campos, Macaé, Rio das Ostras, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O organizador, Luiz Pereira, comemorou a realização do evento que marcou a expansão do esporte na região e anuncia que outros

campeonatos virão: “Teremos o Beach Tennis das Mães e o T54 Day Beach Tennis”, adianta. Ele também destaca que o esporte é o que mais cresce no país. “Hoje o Beach Tennis é o esporte que mais ganha espaço no Brasil e no mundo. Campos tem mais de 1.500 praticantes desta atividade, que é muito democrática, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde as mais jovens, até as mais velhas”, diz Luiz.

Confira a lista dos campeões de todas as categorias:

Categoria Open/ Pro:

Campeões: Rafildo e Carlos Jr

Vice: Thiago Cortês e Diarley

Categoria C Mista:

Campeões: Marcelo e Priscila Valentim

Vice: Hélio e Renata Brasileiro

Categoria C Masculina:

Campeões: Dudu e Hugo

Vice: Felipe e Rodrigo

Categoria C Feminina:

Campeãs: Priscila e Andressa

Vice: Bárbara e Kênia

Categoria D Feminina:

Campeãs: Thaís Beda e Cátia

Vice: Aline Viana e Carol

Categoria B Masculina:

Campeões: Tiago e Alexandre

Vice: Novinho e John's

Categoria B Feminina:

Campeães: Fernanda e Pilar

Vice: Cristine e Ana Paula

Categoria 50+:

Campeões: Ricardo e Gustavo

Vice: Marcelo Bessa e Sirineu

Categoria B Mista:

Campeões: Cristine e Fabrício

Vice: Tiago Siqueira e Thais

Orquestrando a Vida na estrada em turnê pelo RJ

Patrocinada pelo grupo IMNE, ONG também vai receber aporte da Prefeitura e do Governo do Estado e expandir polos

A Orquestra Sinfônica Mariuccia

Iacovino, da ONG Orquestrando a Vida, está fazendo uma turnê pelo Estado. Os concertos já passaram pela capital e Região

Serrana e seguem com apresentações em Campos e Noroeste, levando o melhor da música clássica e passando também pela Música Popular Brasileira (MPB), Pop e Bossa Nova. O projeto também comemora a expectativa de expansão e aproximação de comunidades mais distantes da área central da cidade, onde fica a sede. A Orquestrando já conta com recursos do município e patrocínio do Grupo IMNE, e agora, vai contar com aporte de R$ 600 mil, do Governo do Estado, que serão destinados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento

Social e Direitos Humanos.

Os espetáculos da turnê tiveram início no último dia 05, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A segunda apresentação foi um concerto em Nova Friburgo, seguida de concerto em Petrópolis, no último dia 16, em comemoração ao aniversário da cidade.

De volta à Campos, no dia 28 de março, haverá uma apresentação especial na Igreja de São Francisco de Assis, em comemoração ao aniversário da cidade. No dia 1º de abril, os músicos voltam à estrada e a Praia de Im-

betiba, em Macaé, será palco de outro concerto. No dia 5 de abril, Niterói receberá a Mariuccia Iacovino no Teatro Municipal da cidade.

O Noroeste Fluminense também está incluído na turnê, e no dia 14 de abril, o Cristo Redentor de Itaperuna será palco de mais uma apresentação. Para encerrar em grande estilo, Campos recebe nova apresentação em maio.

O programa musical da Orquestra Mariuccia Iacovino é eclético e inclui Baden-Powell, Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Freddy Mercury, Shostakovich, Alberto Ginastera, Tchaikovsky entre outros grandes compositores nacionais e internacionais.

Apoio empresarial e público

A ONG Orquestrando a Vida trabalha o desenvolvimento musical de jovens oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade social. No início do mês, foi anunciada a criação de dois novos núcleos em Campos, sendo um na Terra Prometida, em Guarus, e o outro na Tapera.

O anúncio do aporte do Governo do Estado, que vai viabilizar a expansão, foi feito pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, em visita a Campos, quando conheceu a sede do projeto,

acompanhada da primeira-dama do município, Tassiana Oliveira. “O presidente da Orquestrando a Vida, o maestro Jony William, já me falava do desejo de levar o projeto para os bairros mais distantes, pois muitos jovens possuem dificuldades de chegar até a sede. Acredito demais na inclusão e estou encantada pelo projeto. E como a preocupação do prefeito Wladimir Garotinho é buscar recursos para que coisas tão boas possam ser reproduzidas nas comunidades, estaremos aportando R$ 600 mil para abertura de dois polos e na compra de um ar condicionado para ser instalado no local de ensaio e treinamento das orquestras. Espero ajudar ainda mais para que a Orquestrando continue transformando vidas e dê oportunidades a outros jovens”, disse Rosângela.

Para o presidente da ONG, o maestro Jony William, expandir o projeto é a realização de um sonho. “Já estamos com as bandeiras fincadas na Terra Prometida e na Tapera para iniciar as atividades. E este recurso é a realização de um sonho de darmos mais um passo de ter uma Campos com mais sementes de jovens que serão brotadas dentro de meses”, vibrou.

A primeira-dama Tassiana Oli

Espetáculo | No dia 5 de Abril, Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino se arpesentará na cidade de Niterói

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DA COOPERATIVA DE GERAÇÃO DISTRIBUIDA

SOLAR FOTOVOLTAICA - COSOLAR.

CNPJ 41.806.864/0001-82 - NIRE 334.0005805-4.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA NA

MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DA COOPERATIVA DE GERAÇÃO DISTRIBUIDA SOLAR FOTOVOLTAICA - COSOLAR CNPJ 41.806.864/0001-82 - NIRE 334.0005805-4

O Presidente da Cooperativa De Geração Distribuída Solar FotovoltaicaCOSOLAR, no uso de suas atribuições que lhe confere o Estatuto Social convoca os vinte e cinco cooperados ativos para reunirem-se em Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 31 de março de 2023. A assembleia ocorrerá de forma híbrida podendo o cooperado comparecer presencialmente ou participar de forma on-line. Os cooperados que desejarem participar de forma on-line será via APP, cujo link de acesso será disponibilizado a partir do dia 27 de março de 2023 por meio de E -mail e para os cooperados que optarem por participar presencialmente será no endereço sito a Rua Av. Pelinca, 116 sala 83 - Parque Tamandaré, Campos dos Goytacazes, na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ A primeira convocação da Assembleia será às 17h com a participação de dois terços (2/3) do total de cooperados da cooperativa, não tendo quórum instaurar-se-á segunda convocação às 18h com metade e mais um (1/2+1) do total de cooperados da cooperativa e sendo necessário caso não haja quórum na segunda convocação, instaurar-se-á terceira e última convocação às 19h com quórum de no mínimo 10 cooperados para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia da Assembleia Geral Ordinária: 1- Prestação de Contas dos Exercícios de 2021 e 2022; 2Destinação dos Resultados dos Exercícios; 3 - Eleição de Membros do Conselho Fiscal; 4- Taxa mensal do cooperado; 5- Fixação do valor de honorários aos membros da Diretoria e Conselho Fiscal; 6- Expansão da Planta de Geração Distribuída

O Presidente da Cooperativa De Geração Distribuída Solar Fotovoltaica - COSOLAR, no uso de suas atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os 25 (vinte e cinco) cooperados ativos para reunirem-se em Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 31 de março de 2023. A assembleia ocorrerá de forma híbrida podendo o cooperado comparecer presencialmente ou participar de forma on-line. Os cooperados que desejarem participar de forma on-line será via APP, cujo link de acesso será disponibilizado a partir do dia 27 de março de 2023 por meio de E-mail, e para os cooperados que optarem por participar presencialmente será no endereço sito a Rua Av. Pelinca, 116 sala 83 - Parque Tamandaré, Campos dos Goytacazes, na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ. A primeira convocação da Assembleia será às 17h com a participação de dois terços (2/3) do total de cooperados da cooperativa, não tendo quórum instaurar-se-á segunda convocação às 18h com metade e mais um (1/2+1) do total de cooperados da cooperativa e sendo necessário, caso não haja quórum na segunda convocação, instaurar-se-á terceira e última convocação às 19h com quórum de no mínimo 10 cooperados, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia da Assembleia Geral Ordinária: 1- Prestação de Contas dos Exercícios de 2021 e 2022; 2- Destinação dos Resultados dos Exercícios; 3- Eleição de Membros do Conselho Fiscal; 4- Taxa mensal do cooperado; 5- Fixação do valor de honorários aos membros da Diretoria e Conselho Fiscal; 6- Expansão da Planta de Geração Distribuída. Após o término da Assembleia Geral Ordinária, será dado início na Assembleia Geral Extraordinária no mesmo local e com o mesmo nº de cooperados participantes para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia da Assembleia Geral Extraordinária: 1- Alteração do artigo 5º do Estatuto Social para permissão de associação de Pessoa Jurídica. São João da Barra/RJ, 17 de março de 2023.

São João da Barra/RJ 17 de março de 2023

Cinésio Sales Manhães Filho Diretor Presidente

09 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023 Geral
Foto: Divulgação Sucesso | Evento marcou a expansão do esporte na região Foto: Divulgação/PMCG

Câncer colorretal é problema de saúde pública mundial

No Brasil, doença está entre os três tumores mais comuns e a incidência é igual entre homens e mulheres

Cíntia Barreto

O câncer colorretal tem origem nas células que revestem o intestino grosso, ou seja, no cólon e no reto, parte final do intestino, antes do ânus. O principal tipo de tumor nesse local é o adenocarcinoma. A doença preocupa especialistas, pois é de grande incidência tanto nos homens quanto nas mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de mais de 45 mil casos de câncer de intestino, ou câncer colorretal, no Brasil só em 2023.

Devido aos números alarmantes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a Campanha Março Azul Marinho para conscientizar sobre a importância da prevenção.

Embora a doença seja mais comum após os 50 anos, o oncogeneticista Gustavo Drumond

afirma que os médicos têm observado um aumento entre os jovens nos últimos anos. Esse fator pode estar relacionado, principalmente, aos maus hábitos de vida dos brasileiros.

“Alguns comportamentos não saudáveis podem aumentar o risco da doença, como sedentarismo, alimentação inadequada, como carnes vermelhas, alimentos processados, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e uso de tabaco. Há ainda outros fatores, por exemplo, doenças inflamatórias intestinais e a Síndrome de Câncer Hereditário, como Síndrome de Lynch e Polipose Adenomatosa Familiar, explicou o oncogeneticista.

O câncer colorretal pode ser silencioso ou, às vezes, apresentar sintomas leves, como mudança dos hábitos intestinais. Por isso, segundo o especialista, é necessário que toda pessoa faça exames regularmente. “Podem ser assintomáticos no início. Podem apresentar-se com sangue nas fezes, dor abdominal, alteração do hábito intestinal como diarréia ou constipação, perda de peso e apetite. Após os 45 anos, as sociedades de especialidades recomendam um exame de colonoscopia de base e com frequência posterior dependendo dos achados deste exame determinado pelo médico

assistente”, orientou Gustavo Drumond.

O acompanhamento médico para aquelas que possuem a doença no seu histórico familiar é ainda mais urgente, pois alguns genes aberrantes aumentam a incidência de câncer colorretal, além de doenças genéticas que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de tumores do intestino.

De acordo com Dr. Gustavo, o diagnóstico da doença é feito através da biópsia da lesão suspeita com análise histopatológica e molecular. Para as pessoas com a doença em estágio inicial, “o tratamento é o cirúrgico para retirada do segmento

do intestino que contém o tumor associado à quimioterapia e/ou radioterapia em certos casos. Já para os casos mais avançados, existem diversas opções de tratamento que são baseadas em alterações genéticas e moleculares, como quimioterapia, imunoterapia e antiangiogênicos”, detalhou ele. O especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, pois as chances de cura do paciente dependem disso. “O diagnóstico precoce é essencial, assim como o tratamento adequado. Somando esses fatores, a chance de cura passa dos 90%. Em Campos, o trata -

mento padrão é oferecido em centros de excelência como o Grupo IMNE-Oncologia”. O oncogeneticista ainda acrescentou que “nos casos de doença avançada, com os avanços do diagnóstico molecular/ genético e do tratamento, a sobrevida com qualidade tem aumentado cada vez mais”.

Exames para zerar a fila de espera

Segundo a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, nos últimos três anos, foram registrados 899 casos de carcinoma colorretal. Este ano, o município já aderiu à Campanha Março Azul Marinho e, com isso, oferecerá até o mês de abril exames de colonoscopia para zerar a fila de espera.

Segundo a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, o agendamento ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Já os pro -

cedimentos são realizados no Hospital Ferreira Machado e em duas unidades que fazem parte da Rede Campos de Saúde Pública.

“O paciente, ao procurar a UBS, em posse do pedido médico, terá o seu agendamento. Em caso de desmarcação, ele também deverá comparecer a uma UBS e pedir a remarcação. Caso não faça isso, perderá a chance de realização do exame e não poderá solicitar novamente”, esclareceu a diretora.

Foto: Silvana Rust Saúde 11 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023
Alerta | INCA estima que país deve registrar mais de 45 mil casos em 2023 Gustavo Drumond | Oncologista Foto: Divulgação

Especial Mês Das Mulheres

Parabéns, mulheres queridas!

Minha página desta semana está recheada de mulheres lindas e queridas. Queria que o espaço coubesse mil vezes mais as minhas leitoras e telespectadoras. O dia internacional da Mulher foi oficialmente dia 08 de março, Mas, segue repleto de homenagens até final deste mês e pra mim o ano inteiro. Mulher lua a outra face, a face nua. Mulher terra, o que é mistério, o que se espera? Mulher natureza o que é firme, o que é beleza? A mulher força a gravidade, a correnteza. Mulher água, o nascimento, a incerteza. Mulher vida, por toda parte, a tua semente. Mulher gente! Mulher, criação mágica de Deus. Retrato fiel do encanto e sedução. Espelho de intuição e sabedoria. Estampa fina, forte e sutil. Amostra de delicadeza e fibra. Exposição da beleza e do amor. Parabéns a todas as mulheres! Meu beijo, muito carinho e meu respeito! Xuxa faz 60!

Na melhor fase da sua vida, a eterna "Rainha dos Baixinhos," Xuxa faz 60 anos no próximo dia 27 de março. Uma série de ações foram preparadas para marcar a data especial para uma legião de fãs e súditos no mundo inteiro. Começou com a nova temporada do programa "Saia Justa", no GNT, comandado por Astrid, disponível no Globoplay. Depois foi a vez do "Altas Horas" especial sábado passado também já no streaming global. Semana que vem a loira encara Huck, em novo quadro "Túnel do Tempo", tem ainda "Conversar com Porchat". Além do documentário na Globoplay sobre sua vida dividido em cinco episódios ainda sem data de estreias todo ele roteirizado pelo espetacular Pedro Bial. e, finaliza ao vivo, com transmissão ao vivo, pelo Multishow, no dia do seu niver em alto mar, o "Navio da Xuxa" com 3h de show a participações de: Claudia Leitte, KLB, Gloria Groove, Ana Carolina, Daniela Mercury, alguns ex- Paquitas e Paquitos, amigos, artistas, cenários antigos, uma verdadeira nostalgia.

Reality Comida de Rua

No próximo final de semana, na tela do "Programa Fábio Abud", na tela do J3News TV, iremos conhecer ao vivo e em cores, os 10 novos participantes do reality culinário 2023, "Cozinhando com você". Cada um se apresentará e contaremos um pouco de sua história junto à culinária. Na ocasião os jurados técnicos e chefes Rafael Fernandes, Rômulo Bernard e Rômulo Oliveira irão apresentá-los comigo, junto as novas dinâmicas do programa deste ano. O reality acontecerá de abril a julho. No programa de hoje iremos exibir a live do sorteio acontecida na terça que passou. Espero vocês, na TV e no YouTube da emissora e também no portal de notícias do J3News.

Tamandaré comercial

Cerca de duas décadas mais ou menos a pacata área residencial do nobre bairro Parque Tamandaré próximo a Avenida mais famosa de Campos dos Goytacazes, a Pelinca deixou de ser à base de "Rivotril". O agito é forte de segunda a segunda com bares, restaurantes, casas noturnas, cafeterias, empreendimentos comerciais e afins. Mais dois empreendimentos estão chegando muito em breve. Um restaurante próximo a um posto de gasolina no coração da avenida e um centro de estética unida e um estúdio de treinamento onde antes era uma cervejaria. E tem mais! Deixe eu ativar meu modo "detetive" profissional.

Samba Macaé

Numa realização da Excess Produções, acontecerá em Macaé, no dia 07 de abril, o grande evento "Samba Macaé", no estacionamento do Centro de Convenções da "princesinha do Atlântico". O CEO do Grupo Excess, Sérgio Ribeiro, está preparando uma mega produção jamais vista para uma mega evento que contará com atrações renomadas como: Mumuzinho, Menos é Mais e Suel. Serão três shows completos e ainda atrações locais. Último lote disponível à venda. Maiores detalhes nas redes sociais da empresa.

Cursos livres

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima iniciou as inscrições para o Curso Livre de Teatro e o Projeto Dançarte, prosseguindo até o próximo dia 31. Para se inscrever, gratuitamente, basta comparecer ao Teatro de Bolso Procópio Ferreira, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na portaria do teatro, na Rua Gesteira Passos, nº 11, Centro. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 98179-4448. O Curso Livre de Teatro terá início no dia 4 de abril e, para participar, o aluno precisa ter, no mínimo, 16 anos. Já o Projeto Dançarte, que recebe alunos a partir dos 7 anos, será iniciado no dia 6 de abril. Os dois cursos terão seu encerramento de atividades no mês de dezembro. Maiores informações: www.campos.rj.gov.br

Perdeu o sal!

Com formato cansativo, o "The Masked Singer Brasil" ainda tem salvação? O reality dos mascarados global, comandado por Ivete Sangalo parece ter perdido o interesse do público. Com baixa audiência pelo que se ouve nas redes sociais, em 2024 a nova temporada não deve acontecer no próximo ano. Já o "Pipoca com Ivete" deve acontecer de forma repaginada e no formato ao vivo e aos domingos.

Muito Mais Você!

Uma das principais estrelas da Rede Globo, Ana Maria Braga afastou os rumores de aposentadoria ou de que poderia deixar o comando do "Mais Você" em breve em suas redes sociais. A apresentadora de 73 anos renovou, nesta semana, seu contrato com a líder de audiência até 2026. O acordo prevê que, ao menos nos próximos três anos, ela seguirá no comando da atração matinal e lançará um reality com formato comprado de uma rede australiana líder de audiência na

12 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023
@lcaenergiasolar
terra dos cangurus, no ano que vem. Milena Dodde Soraya Alexim Érika Nunes Gerlany Lyrio Ana Paula Chalita Deborah Casarsa Mariana Moraes Samantha Lysandro Bárbara Caroline Sílvia Mazzini Beth de Castro Joana Mambreu Viviane Amaral Patricia Abud Larissa Magalhães Laisa Muniz Marcela Borges Gabriela Neves Ana Maria Pellegrini Fátima Vasconcelos Rita Bicudo Camila Miranda Lucieni Galaxe Géssica Mota Natália Costa Lilian Paes Rayssa Peixoto Fernanda e Renata Passos Flávia Trindade Chalita Auxiliadora Freitas Patrícia Abdu Anelis Brum Day Rodrigues Juliana Viana

JURADOS

Cozinhando com Você de volta e ainda maior

Com o visual todo repaginado, o programa traz o tema ‘Comida de Rua’

Thábata Ferreira

Já na 5ª edição, o Cozinhando com Você, maior reality show voltado à gastronomia em Campos e região, começou no último dia 15 de março, com a escolha dos dez sortudos que vão disputar o programa este ano. O tema é ‘Comida de Rua’ e, na cozinha, o visual está todo repaginado com novas cores, utensílios e participantes. Com um corpo de jurados escolhido a dedo, a proposta é elevar o tema da gastronomia, valorizar os profissionais, entregar ao público um programa enriquecedor e enaltecer a economia neste aspecto. Para apresentar este misto de elementos, o jornalista, Fábio Abud, com quase 30 anos de carreira, é quem empresta seu carisma ao programa. O reality tem início em março e vai até julho de 2023.

“Eu fico muito feliz por ter lançado este projeto em plena pandemia e hoje em dia ele se tornar um evento tão grandioso e de tamanha proporção. Atualmente, uma referência para quem se inscreve, para quem participa e para quem anuncia comigo. E, por isso, me dá tanto prazer. Requer os maiores detalhes do mundo, mas eu fico muito feliz com o resultado que eu dou para quem assiste e para quem participa como anunciante e participa, também, cozinhando comigo”, avalia Fábio Abud.

Diretor Geral do J3News, canal de TV por onde o programa está sendo veiculado nestas cinco tempora-

das, Fabio Paes, reforça o sucesso de uma fórmula que tem dado muito certo. “O programa de Fábio Abud é um sucesso, exatamente pela fórmula que imprime sua marca de inovação. Está há quase 30 anos na TV e sempre traz novidades. E os realities que ele tem produzido são provas disso, dignos de grandes emissoras, tanto pela parte artística quanto pela técnica. Com certeza já é mais uma temporada de êxito em sua carreira consolidada”, reforça.

Toda a ambientação do programa acontece na loja Impacto Planejados, em Campos, e a sócia-proprietária do espaço, Joana Mambreu, que já participa pela quinta vez do reality, conta como vai ser esta edição. “Temos uma cozinha funcional, que a gente adaptou especialmente para Fábio. Ali a gente proporcionou uma bancada farta, para que ele possa ter todo o amparo que precisa para a comida de rua. Estamos nessa parceria há cinco realities e a gente gosta muito de receber, com todo o carinho, os convidados e todos do programa”, contou.

Os Jurados

Os nomes dos profissionais escolhidos como jurados, são grandes referências da gastronomia. Um deles é o chef Rômulo Oliveira que já passou por restaurantes conceituados na capital fluminense e vai fazer sua estreia em realities no ‘Cozinhando com Você’. “É um privilégio participar do reality do Fábio Abud. Nunca participei de nenhum e ser escolhido para ser jurado

desse programa, junto de dois chefs maravilhosos, é um prazer. Espero que os cozinheiros entreguem suas preparações bem harmonizadas, saborosas e com uma boa apresentação. Expectativa enorme para essa troca de experiências e conhecimento”, relatou Rômulo.

O chef Rômulo Bernard participa desde a segunda edição e ressalta a importância do momento, para valorizar a economia da região. “Ali a gente vai descobrir novos talentos para a gastronomia. Eu, além de chef, sou consultor, sou professor de gastronomia. Então, para mim, é incrível porque olho com olhar muito mais técnico. Acho que o reality é muito importante para a economia do município, para formação de pessoas, porque ali pode estar transformando um grande profissional ou, então, aquela pessoa que mostrou para nós o seu talento, pode estar desenvolvendo o seu negócio”, ressalta.

O terceiro chef participante é Rafael Fernandes. Ele é formado em gastronomia, especialista em churrasco, carnes, e participa de eventos de gastronomia por diversas regiões do Brasil. “Esse é meu terceiro reality. Na terceira edição fui jurado convidado e no quarto reality jurado técnico, que foi o ‘Volta ao Mundo’. Agora, nesta quinta, estou participando ativamente desde o início. Participar disso é fantástico. Ver vários artistas, como costumo dizer, vários cozinheiros amadores que são revelados no programa. O aprendizado é muito grande para todos, estou criando grandes expectativas para o reality deste ano”, relatou.

O Reality

O Cozinhando com Você vai acontecer em três etapas. A primeira será uma disputa em duplas. Os cinco candidatos com maior pontuação passarão para a segunda fase. Desta última, vencem os dois participantes que entregarem a maior pontuação. Na grande final deste duelo, ambos terão que executar um prato de entrada, prato principal e sobremesa para serem servidos aos jurados. O vencedor será anunciado numa festa no dia 26 de julho. “Este ano quem vem na festa final anunciar comigo o vencedor é o Diego Grossi, ele é ex-BBB, um dos finalistas do reality ‘A Fazenda’ e empresário do ramo da gastronomia. A festa vai ser uma grande confraternização. Vamos ter, ainda, os Djs Rodrigo Bueno, Rafa Carneiro e a banda de sertanejo universitário Nycolas e Fabyane. Vamos anunciar o grande campeão dessa edição e lançar a edição do ano que vem”, adiantou o apresentador. “Fabio Abud é meu amigo de longa data, muitos anos que a gente se conhece, eu vou a Campos direto. Então para mim é uma honra retornar, ainda mais, para exaltar e anunciar o campeão. Para mim é um imenso prazer, momento delicioso, porque adoro comida também, sou cozinheiro, tenho restaurante, então é bem legal fazer parte disso tudo, ainda mais com Fábio do lado”, exaltou o convidado Diego Grossi.

A exibição dos episódios vai acontecer sempre aos domingos, através do canal J3News TV e canal de Youtube, no @J3News e @programafabioabud. O primeiro duelo vai ao ar no dia 09 de abril e o programa segue, sempre com veiculação aos domingos, até o dia 30 de julho. “Nesse meio tempo, muita gente passa pela cozinha. A gente também vai ter convidados mostrando o que gostam e sabem fazer. Vamos falar sobre o que liga as pessoas à cozinha e muitos outros assuntos dentro deste contexto”, explicou Patrícia Abud, produtora do programa.

Premiação

1º lugar – O vencedor vai ganhar uma viagem com acompanhante da Ville Viagens & Turismo (do empresário Rildo Ribeiro Junior); uma batedeira planetária profissional da Arno (com oferecimento da MaquiPan Confeitaria, através do proprietário Felipe Inácio); e um super smartphone (no oferecimento do empresário Max Oliveira, da loja Espaço Claro).

2º lugar - O segundo lugar vai ganhar um final de semana, com tudo pago e direito a um acompanhante, no renomado China Park, em Domingos Martins (ES).

Participantes

Os dez participantes sorteados no reality ‘Cozinhando com Você - Comida de Rua’ são:

Tarsia Freitas, Andressa Chagas, Lorena Sardinha, Benedito Bastos, Vitória Monroy, Jorge Mayconn Machado, Marcele de Azevedo, Felipe José de Souza, Igor Lima e Berckenley Nascimento.

Fotos: Arquivo pessoal J3NEWS
RAFAEL FERNANDES RÔMULO BERNARD RÔMULO OLIVEIRA DIEGO GROSSI

HARMONIZAÇÃO FACIAL Cuidados a serem tomados

Apercepção de uma pessoa sobre sua aparência física tem impacto em sua autoestima e sensação geral de bem-estar. Quando a pessoa sente que suas características faciais são proporcionais e equilibradas, ela pode se sentir mais confiante e positiva em relação à sua aparência, levando a uma maior auto-estima. A harmonização facial é um procedimento que visa realçar a beleza natural e a simetria da face por meio de uma combinação de técnicas. O objetivo é criar uma aparência facial equilibrada e harmoniosa, proporcional às características únicas e à estrutura facial.

Temos visto nos dias atuais muitas pessoas exagerando no procedimento, ”Pillow face", é o nome dado ao excesso de preenchimento facial,

deixando um aspecto inchado, como quem acabou de acordar.

O rosto, além de inchado, perde seu formato natural, com bochechas maiores e mais largas e olhos "apertados" ou com impressão de menores. Infelizmente vemos muitas celebridades e anônimas com resultados desastrosos de preenchimento facial, o que muitas vezes reforça o preconceito contra esse procedimento.

Cabe a nós, dermatologistas, termos bom senso para respeitar a harmonia do rosto e não exagerar na quantidade de preenchedor, pois o que queremos são resultados cada vez mais naturais. Costumo falar para minhas pacientes: "O objetivo é que você fique bem para a sua idade e não diferente!"

Meu primeiro botox

O meu presente para vocês nesse mês especial Com o intuito de auxiliar vocês a atingirem o fim exposto no texto acima, pensei em uma forma que eu pudesse prestigiar algumas mulheres durante todo esse mês de março, o nosso mês. Por uma questão de limitação da nossa agenda, não será possível a participação de todas mas gostaria de ajudar o máximo de pessoas que conseguir. Dessa forma lançamos a campanha “Meu Primeiro Botox”. Para todas as mulheres que nunca fizeram botox na vida ou nunca fizeram botox comigo. Uma oportunidade pra você que nunca realizou esse procedimento, para cuidar de si, praticando assim o autocuidado, e também levantando a autoestima.

Entre em contato conosco através do link na bio do meu Instagram ou através do WhatsApp (22) 992271894 ou através do nosso fixo (22) 3233-2464.

Essa semana também fui convidada para participar de um programa da Record e tive o prazer de receber na clínica a jornalista Manu Escalla e cinegrafista André Castheloge.

Também tive a honra de participar da estreia na J3News TV do GestCast, o podcast apresentado pela super empreendedora Júlia Neves, Diretora da Plataforma ByWay e da Fisioclinica Campos.

DICA DA DERMATO - Lavagem de pincéis

Cuida da pele mas não higieniza os pincéis? A limpeza dos pincéis de maquiagem deve ser feita regularmente. O acumulo de impurezas e resíduo de maquiagem, predispõe a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar irritações e inflamações, agravando a situação de peles com tendência a acne e outras dermatoses crônicas.

Mas não para por aí, já que as ferramentas contaminadas podem ocasionar dermatites, foliculite, herpes e micose.

É recomendável lavar os pincéis de maquiagem pelo menos uma vez por semana. Essa limpeza pode ser feita com produtos específicos ou até

Entrevista nesta semana para o programa “Mais Bonita” da J3News TV, apresentada por Maysa Victoria , dirigida pela Gerlany Lyrio com produção de Fábio Santos

mesmo com sabonete neutro infantil. Tire o excesso de água na toalha e deixe secar em ambiente fresco e arejado! Saber como lavar os pincéis de maquiagem corretamente é considerado uma das formas de cuidado com a pele!

Comemorando com amigos e familiares em Búzios o aniversário do maridão no fim de semana passado!

Nesta semana também jantamos com Luciano Costa representante da Allergan, fabricante do botox , HarmonyCa e preenchedores juvederm. Mais novidades chegando na nossa planície!

Café da manhã muito especial com Marcio Machado representante de grande contas do Laboratório Galderma, fabricante do Sculptra, preenchedores restylane e do dysport

03 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023 oliviaassed_dermato

Gestcast chega à J3News TV

O Gestcast, com Júlia Neves, já estreou na J3News TV, recebendo, sempre na primeira terça-feira de cada mês, às 20h, convidados especiais para um bate-papo descontraído sobre empreendedorismo, gestão e desafios profissionais, com foco na área da saúde.

O Gestcast nasceu em outubro de 2021 e, ao todo, tem 19 episódios. Além de estar em canal próprio no Youtube, o programa também consta no Spotify e, agora, na J3News TV. O episódio da nova fase já está no ar, com a participação da médica dermatologista Olívia Assed.

Para Júlia Neves, a chegada à J3News TV, marca uma nova fase. “Poder compor a grade de uma televisão tão relevante, com um conteúdo tão importante, direto e correto, produzido por profissionais tão capacitados e qualificados, é algo que me orgulha muito. Me sinto uma aprendiz e, ao mesmo tempo, muito honrada em fazer parte desse time”, celebra Júlia.

Negócio Fechado apresenta startups

Teve estreia nessa semana na telinha da J3 News TV, com o programa Negócio Fechado, que conta também um podcast. O projeto é uma iniciativa da Tec Incubadora, em parceria com a J3news TV, e promete desmistificar o universo das startups, apresentando os casos de sucesso da região, com dinâmica similar ao famoso programa de empreendedorismo Shark Tank.

O primeiro programa foi com a startup “Letras e Bits”. O projeto é uma pequena estação ecológica de tratamento de água, idealizada pelo engenheiro Pedro Bretas, que apresentou o projeto para a banca investidora.

Negócio fechado vai ao ar todas as terças-feiras às 20h e o podcast, a partir das 19h. Você pode assistir, através dos canais: Ver TV no canal 25; Sumicity no canal 59 (Campos, Noroeste Fluminense e também nas regiões Serrana e Lagos); Claro no canal 02. Além do YouTube, da J3 News TV.

A caixa de Pandora

Mesmo que não conheçamos a mitologia em profundidade, é possível associá-la à vida humana nos dias atuais. Observamos essa referência assistindo a filmes, lendo livros, ouvindo palestras...

A mitologia busca explicar o mundo, a origem da vida, o pós-morte e os fenômenos da natureza a partir de personagens que transcendem o mundo natural. São forças sobrenaturais que se movem em narrativas fantásticas.

Conta a mitologia grega que Prometeu criou os homens comuns e queria dar a eles o fogo roubado do Olimpo. Porém, Zeus, deus dos céus, dos raios e dos relâmpagos, não deixou, afirmando que o fogo era exclusivo dos deuses. Prometeu não obedeceu e entregou o fogo para os mortais. Zeus, então, castigou Prometeu amarrando-o numa pedra e enviando uma águia para comer o seu fígado. Ele castigou também os humanos por ter aceitado o presente criando a primeira mulher chamada Pandora. Ela recebeu várias qualidades como graça, beleza, inteligência, meiguice, paciência e habilidade para dança e para os trabalhos manuais. Antes de mandá-la para Terra, Zeus entregou à Pandora uma caixa que jamais deveria ser aberta. Dentro da caixa, o deus colocou uma grande quantidade de desgraças para as pessoas: dor, inveja, discórdia, maldade, guerra e todas as doenças da alma e do corpo. Mas bem no fundo da caixa, havia um dom especial: a ESPERANÇA. Curiosa, Pandora abriu a caixa e todos os males foram liberados, menos a esperança que não conseguiu sair, antes que a mulher fechasse o recipiente.

Tem-se a impressão de que a caixa de Pandora foi reaberta e, infelizmente, não foi fechada em 2022. Guerras, terremotos,, barbárie... E ainda males da alma:incerteza, desconfiança, solidão, angústia, medo, tristeza... Além disso, convivemos com violência, intolerância, preconceito, negacionismo, racismo, homofobia, xenofobia, ódio, mentiras, ignorância em grau extremo... Mas a ESPERANÇA está lá no fundo. Ela anuncia mudanças. Mas qual é a esperança possível? O que se pode fazer para viabilizar essa promessa? ESPERANÇA é caminho e também passos. Caminhemos.

04 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Mayara Venturinelli

A bela Martha Hisse recebendo para um café as amigas Jaqueline Machado

Autódromo Internacional

Ayrton Senna: Valéria e Eduardo Pedra na 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro em Goiânia onde ele tirou o 1º lugar na categoria Master. Em Maio será a 2ª etapa em Cascavel

Belas e elegantes:Ana Luísa Soares e a sobrinha Luana Arêas

Arpoador: Noélia e George Rodrigues curtindo o RJ

RAPIDINHAS

* Nasceu o príncipe Noahque é lindo igual aos pais Rico Carneiro e TathiBatavia Carneiro.Os felizes avós Morena e Ricardo Carneiro estão ainda pelo Rio nas comemorações.

* O lançamento do livro “Outro Lado de Mim” de Silvana Siqueira, foi um lindo evento cultural que reuniu pessoas bacanas de Campos. Silvana belíssima com a energia boa de um vestido amarelo estava como sempre delicada e atenciosa com os seus convidados.

*Fernanda Alvarenga abrindo a casa atafonense só nos finais de semana, para receber os amigos com a fidalguia de sempre e pratos deliciosos feitos por ela.

*AriuzaKury Izar terminou a sua temporada pelos ares atafonenses e já está em Campos para curtir muito o bisneto João.

*Cláudia Netto Alves, aniversariante da última segunda-feira, passou a data em família e junto ao seu grupo de oração.

*Fernanda Marins pelo Rio nesta semana, aproveitou para fazer comprinhas e curtir bons restaurantes.

NIVER

Os parabéns de hoje vão para Dalila Oliveira e Fernando Nogueira. Amanhã para Mariana Estefan, Synara Chaves, Vera Lúcia Araújo, Thamyres Mattos,Manoelzinho Patrão e Beatriz Petrucci. Terça-feira para Jair Messias Bolsonaro e Cristina Maria Carvalho Peixoto. Quarta-feira para José Armando Barreto, Aline Mendes, Kátia Wanziler e Wesley Manhães. Quinta-feira para Maria Zilce Duarte, Luigi SepulvedaTonti, Lenylza Azevedo, Luiza Mendonça, Nathália Toledo Dutra, Fernanda Petrucci, Cristiane Loren e Danton Riscado. Sexta-feira para Loren BragançaGuimarães, Márcia Crysósthomo, Morena Peres, Ademar Santos e Letícia Rangel. Sábado para Luís Chrysantho Neves, Ana Paula Chalita, Gilson Matthews, Priscila Batista, Marlon Cordeiro, Ludmila Crespo e Vânia Ribeiro. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.

05 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023
Fotos: Arquivo da colunista
“Muitas vezes o fator determinante da sua paz de espírito não são as escolhas, mas sim as renúncias.”
Beleza de Paula Artiles na contagem regressiva para a chegada de Cadu Bernardo Barbosa Freire e Camilla Ribeiro com Pedro e a bonequinha Maria Cecília A gerente da Vilarejo Campos, Liliane Minguta, curtindo o fim de semana como sua filha Giovana e o marido Leonardo Claudecir Viana e a aniversariante Sílvia Lila com André Aragão, Lívia Freire, Pedro e Tina Kátia Wanziler aniversariante de quarta-feira Luciana Espinosa Gomes e GiuliannoDiniz curtindo a noite em Campos Ribeiro, Carla Faria, Rita Pessanha, Emilce Moretti, Carla Lombardi e Dayse Haddad A querida Silvana Siqueira em Noite de Autógrafos As vovós Simone Salomão Souza Vale e MarylaneBissonho Cordeiro com Melina Bissonho Salomão na doce espera de Arthur Festa Wandinha Addams: Karine Marinho e a filha aniversariante Duda Rodrigo e Luciana Cerqueira com sua linda família
PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023 07
TEEN a boneca Liz Gomes TEEN 15 anos da bela Sophia Freitas Brito COMEMORANDO Arthur o irmão Davi e os pais Érica e Thiago Cantarino FÉRIAS na Flórida Antonela Gama da Mota Alexandre FOFURA Laís Montrezol Pereira TEEN festa linda da Gabi Colnago que recebeu os convidaodos ao lado dos pais Kelly e João e da Irmã Malu para seu baile de máscara LINDAS Antonella e a mamãe Gracielle Guilherme e o papai Vinícios comunicando ao tio Raphael Correa que ele ganhou mais um afilhado LINDOS Pedro e Liz Duarte FOFURA Marina Bacelar FESTEJANDO Tomaz Duarte os pais Carol e Victor e a irmâ Catarina AMIGOS João Fernandes pitta e Lorenzo Dutra FOFA ANNE DESIDERIO LINDINHO Henrique Falão ANIVERSARIANTE da semana o lindão Abdu Filho

Lalalli Senna, a multiartista que criou o busto de 3,5 m do seu tio Ayrton Senna

Como você descobriu a sua aptidão para a arte?

Nesta edição, uma entrevista especial realizada com a artista multiplataforma e ativista Lalalli Senna. Ela é sobrinha do Ayrton Senna e, o momento não poderia ser mais oportuno, porque se aqui entre a gente estivesse, Ayrton Senna completaria nesta semana, no dia 21 de março, 63 anos de vida. Para manter a sua memória cada vez mais viva, Lalalli Senna conta tudo sobre a sua obra e a convivência com o tio.

Paula Senna Lalli Barbasian ouLalalli Senna, como gosta de ser chamada, tem 37 anos, é casada e tem dois filhos. Ela é filha de Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna, e tem dois irmãos: Bruno Senna, piloto internacional de automobilismo que inclusive já correu na Fórmula 1, e Bianca Senna, CEO da Senna Brands, empresa que congrega as marcas da grife Ayrton Senna, Senna e Senninha.

Lalalli Senna recebeu este jornalista nas dependências do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para conceder esta entrevista:

Lalalli, quais são as suas funções profissionais e as suas principais realizações?

Sou fundadora e CEO da LalalliStudios, Diretora Criativa da Senna Brands e membro do Conselho Consultivo do Instituto Ayrton Senna. Faço parte: do Comitê de Gestão do LIDE Futuro, rede de jovens empresários do grupo LIDE; da Rede Elders, fundada por Nelson Mandela e; do Conselho do GBM, filiado do Padres e Hijos. Organizei a NexusSummit no Brasil em 2013, em parceria com a ONU, e participei das edições internacionais em Nova Iorque em 2011 e 2012.

A gente não nasce artista, a gente se descobre artista ao longo da vida. Desde criança eu tive um chamado para a arte, tinha alguma coisa que eu precisava expressar, diferente da dimensão material, mas eu não sabia identificar. Nos meus sonhos, eu vivi algumas experiências... Decidi pelos meus sonhos, como que de alguma forma esta coisa intangível que eu sentia, se materializasse. Isso me impactava muito. Fiz a minha escolha, eu ia trabalhar com isso. Sentia que era uma missão, um projeto de vida. Assim, fui desenvolver habilidades técnicas, para conseguir identificar tudo àquilo que eu estava sentindo: estudei música, desenho, animação, computação gráfica, antropologia, pintura, escultura... Em praticamente 20 anos de estudos, rodei por 7 países pelo mundo. Entre outros, estudei em Londres, onde aprendi: técnicas de pintura medieval, bordado de ouro e esculturas em pedra. Estudei geometria islâmica em Alhambra, na Espanha. Completei diversos cursos de desenho tradicional com o renomado artista Glenn Vilpuu, em Los Angeles, que deu aulas de desenho para os maiores artistas da Walt Disney, com ele também fiz o tour de arte pela Espanha. Desenvolviminha formação em Artes Digitais e Computação Gráfica, também em Los Angeles,aprendi com os professores que faziam os grandes filmes de Hollywood. Conquistei diplomas nos softwares Photoshop, Illustrator e Autodesk Maya. No Brasil, estudei História da Arte na USP. Também sou formada em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia da Arte pela USP.

A música também foi um capítulo à parte na sua vida?

Sim, sou a compositora da peça

“A Criação do Dia”para orquestra completa, encomendada para a abertura do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, na Paraíba. Compus uma Suíte Nupcial para orquestra de Câmara e Coral com formação de 20 músicos. Tive algumas composições gravadas e peça apresentada no Festival de Bragança, em Portugal. Estudei Composição,

Harmonia, Contraponto Modal, Piano Clássico e Orquestração com Paulo Gazzaneo, pianista formado na Hungria. Formei-me em Composição e Composição para Trilhas Sonoras na Academia de Áudio OmidBurgin.

O que te inspirou a fazer a escultura do seu tio? De onde surgiu a ideia?

Foi um pedido da minha avó, D. Neyde Senna, mãe do Ayrton, ela vem acompanhando a minha carreira artística há alguns anos e ela gosta muito dos meus trabalhos. Ela um dia falou que queria me fazer um pedido: disse que vem vendo as coisas lindas que eu estava fazendo e queria que eu fizesse um busto do Ayrton para ela em tamanho real, porque ela sentia falta de olhar ele e o reconhecer quando ela o via quando ele estava vivo. A memória da família era o que a gente tinha. Tem muitos artistas que fazem coisas lindas do Ayrton, mas poucos conheceram ele pessoalmente e tiveram o privilégio de o conhecer como ele era na intimidade, então, ela queria de alguma forma que eu tangibilizasse esta memória familiar. Eu fiquei super honrada, um pouco assustada também, porque achei que seria um super desafio para mim, ainda mais porque ela é uma pessoa bastante crítica, super exigente com as coisas que são feitas do Ayrton. Mas para ela, não tem como negar nada, era a maior honra do mundo e ela merecia este presente. Então comecei a trabalhar nesta obra, fiz, foi um sucesso e a nomeei de “Meu Ayrton”. Fiquei super feliz, graças a Deus ficou muito bom e a família aprovou.

A escultura que a D. Neyde te pediu foi parar no Vaticano, nas mãos do Papa Francisco.

Como que aconteceu isso?

Esta primeira versão inclusive foi dada ao papa e está no Museu do Vaticano, fazendo parte do seu acervo. Um amigo da família conseguiu esta oportunidade, mas na época, eu estava no hospital por conta do nascimento do meu segundo filho, assim, a Bianca, minha irmã, foi no meu lugar no dia 17 de abril de 2019, na Semana Santa, prestes a completar 25 anos do falecimento do Ayrton. Ela foi recebida pelo Papa Francisco em Roma, na Praça São Pedro, no Vaticano, e o presenteou com o capacete e o busto, que fiz em bronze,do Ayrton. Ele o reconheceu, ficou agradecido e me parabenizou. Mas uma cópia ficou com a minha avó.

De um busto de 39 cm e 20 kg para outro ampliado de 3,5m e 550 kg. Qual o motivo?

A família amou tanto a peça que pediu para eu fazer uma ampliação e dar como presente para todos os fãs do Ayrton. Assim,criei a escultura do busto do Ayrton Senna chamado “Nosso Senna”, que está aqui celebrando os 50 anos de GPs de Fórmula 1 no Brasil, no Setor A, no Autódromo de Interlagos. Ela foi lançada no dia 09 de novembro de 2022, na semana do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 e contou com a presença de autoridades, como Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo, e Alan Adler, Promotor do GP da Fórmula 1 no Brasil, você também estava neste dia. Nesta versão de 3,5 metros de altura e 550 kg, eu levei 3 anos para fazer, realizei algumas modificações em relação à primeira versão, ela é facetada, é uma versão mais contemporânea da obra, em alumínio polido para que as pessoas possam se ver refletidas no Ayrton. A gente tem recebido o carinho de tantos fãs por tanto tempo, até hoje, quase 30 anos após a sua

morte, então a ideia é que todas as pessoas que admiravam ele,possam receber este carinho de volta, possam se ver refletidas de volta, porque todos nós temos este Brasil campeão dentro de nós, todos nós podemos representar os valores que ele representou e trazer esta visão luminosa do país, para fora do Brasil, para o mundo. Tem mais uma coisa, o Ayrton era uma pessoa muito humilde, ele amava as pessoas, era simples, gostava de estar com pessoas de todos os tipos, era uma pessoa que olhava os outros de volta, nos olhos, não se colocava acima de ninguém, não subia à sua cabeça o fato da sua posição social, de ser campeão, de ser famoso. Ele tinha muita consideração pelas pessoas. Tenho certeza, que se ele estivesse aqui e tivesse visto todo o amor que ele recebeu por tantos anos, ele estaria dizendo muito obrigado e devolvendo este carinho às pessoas. Por isso, a obra de alguma forma faz isso também, reflete de volta o amor das pessoas.

Já teve pedidos de outros lugares, outros países?

Sim. Depois que lancei, estou recebendo muitos pedidos de colocar em outros lugares... A gente está avaliando aqui com calma, se vai ser uma possibilidade ou não. Mas, só por ter estes convites, esse reconhecimento, fico super honrada, com certeza.

Você pretende lançar para comercializar o busto do Ayrton no mesmo tamanho da escultura que hoje está no Museu do Vaticano?

A escultura “Nosso Senna” inspirou o lançamento de uma nova coleção de produtos apresentada como “Nosso Senna Collection”. Atendendo a pedidos dos fãs, também vou produzir,além de camisas, adesivos..., uma linha sofisticada de réplicas da escultura “Nosso Senna” em escala reduzida, feita em alumínio, com 39 cm de altura, para os grandes admiradores de arte e do Ayrton.

Um item super exclusivo e com apenas 100 unidades, produzidas sob demanda em processo altamente artesanal que poderão ser adquiridas através de uma pré-reserva diretamente no

link: https://lalalli.com/portfolio/ nosso-senna-collection/ . A versão apresentada será similar em tamanho ao busto entregue ao Papa Francisco, em 2019, e ao Lewis Hamilton, em 2022,este já com uma linguagem e materialidade contemporâneas. Depois, pretendo produzir também e, em mais quantidade, bustos em resina medindo 25 cm de altura. Você chegou a conhecer o seu tio Ayrton Senna? Tem lembranças dele?

Sim, muito bem na verdade, apesar que eu era nova na época do acidente (fatal), eu tinha 8 anos, eu convivi muito com ele, porque ele era uma pessoa muito amiga, ele estava sempre com a gente nas férias e eu tenho uma ótima memória de infância dele. Ele era um tipo de “tio mágico”, uma pessoa muito carismática, muito querida, humana, muito bom para as crianças, a gente nem sabia de todo aquele sucesso na Fórmula 1, para mim ele era um tio, incrível, muito especial, muito brincalhão, muito engraçado e, eu tenho esta memória muito maravilhosa no meu coração. Como funciona o “Circuito Nosso Senna”?

O “Circuito Nosso Senna” é um projeto promovido pela família Senna em conjunto com a Senna Brands, LalalliStudios e YDreams celebrado do dia 2 a 5 de março deste ano no Setor A do Autódromo de Interlagos, que está aberto ao público e passou a ser inserido na cidade como o novo ponto turístico de São Paulo. Além da escultura “Nosso Senna”, o projeto promove várias atrações com experiências interativas, lúdicas e gratuitas a todos os visitantes. Através de QR-Codes em placas espalhadas ao entorno da escultura, os visitantes terão acesso a fotos, minigame e vídeos contando a história de Ayrton Senna nos seus 11 anos de atuação na Fórmula 1 e as suas 41 vitórias na categoria. Frases motivacionais que traçaram as características marcantes da personalidade de Ayrton também estarão disponíveis para serem acessadas, assim como a playlist com as suas músicas preferidas.

@rodrigovianarodrigoviana 09 PÁGINA 19 A 25 DE MARÇO DE 2023
A escultura que ganhou a imprensa do mundo todo foi uma forma da família retribuir o carinho dos fãs
Fotos: Arquivo pessoal, Lalalli.com e divulgação nas redes sociais da entrevistada Lalalli Senna com o marido e os dois filhos ao lado do busto do tio que ela construiu O Promotor da F1 no Brasil Alan Adler, Lalalli, Bianca, Viviane Senna, o Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes e esposa A entrega no Vaticano do busto e do capacete de Ayrton Senna ao Papa Francisco que o reconheceu Lalalli ao lado dos irmãos, passeando de lancha com o tio Ayrton Senna. Lalalli no colo de Ayrton Senna e o seu irmão Bruno, que também virou piloto de automobilismo. A surpresa de D. Neyde, mãe do Ayrton, ao ver o busto do filho pela 1ª vez e sentir a perfeição da escultura. Lalalli entre os irmãos e o tio Ayrton Senna. Lalalli Senna no processo de construção do busto do seu tio.

QUE É BOM VER POR AÍ

PÁGINAS

Foi uma noite bem bacana a que ilustrou o lançamento do livro de Silvana Siqueira, mulher de muitas qualidades, dentre elas a arte de fazer e cultivar novos e antigos amigos, e carinhar a família sendo a super mãe, avó, irmã,... e por aí vai. Muita gente que não sai de casa com duas conversas e muito menos à noite, em dias de semana, estavam lá com o maior prazer. Os amigos de uma vida toda não paravam de chegar em busca de um exemplar do "O Outro Lado de Mim" e levá-lo para ganhar dedicatória e autógrafo da escritora.

É um livro de poesias pela editora Alves, coordenado pela Nana Rangel e Ana Elisa Alves, com projeto gráfico da Milena Pereira, prefácio de Herval Machado e revisão de Beatriz Siqueira Aguiar, a filha mais nova de Silvana que infla de orgulho pelo feito da mama, assim como os outros filhos Rodrigo, que estava também presente, e Juliana, que mora em Corumbá/MG e enviou afeto on line. Também presentes os irmãos Jayme, Scheila e Sebastião Siqueira. Noite que o calor humano emanado ajudou bastante a aumentar os muitos graus que abafaram o local e a temperatura da cidade.

FESTEJO

A animada Kiki Santos, que ama uma comemoração com festa, organizando com perfeição, não deixou o seu aniversário passar em brancas nuvens. Festejou em casa, rodeada da família, dos amigos que guarda do lado esquerdo do peito e com direito a feijoada e cerva gelada e muita alegria no ar.

ORQUESTRANDO

Formada em 1995, pelo projeto da ONG Orquestrando a Vida, que tem a frente o maestro Jony William, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos, segue em uma turnê por sete cidades fluminenses e também na capital.Depois de Rio, Nova Friburgo e Petrópolis, dia 28 de março se apresentam em Campos, no dia 1 de abril, na Praia de Imbituba, em Macaé, dia 5 em Niterói, dia 14 de abril em Itaperuna, com apresentação no Cristo Redentor da cidade. O programa eclético inclui temas de Baden-Powell e Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Shostakovich, Alberto Ginastera, Freddy Mercury, Tchaikovsky, dentre outros grandes compositores.

COM RAZÃO

Delegada titular da 134ª DP do Centro de Campos, Natália Patrão, recebeu moção de aplausos, feita pelos vereadores Alan de Grussaí e Carlos Machado da Silva (Kaká), respectivamente, presidente e vice-presidente da Câmara de São João da Barra. A homenagem foi feita em reconhecimento ao trabalho da policial, que investiga o assassinato da grávida de oito meses, Letycia Peixoto Fonseca, ocorrido no último dia 02, em Campos.

MODEL 10

Nosso top máximo, o campista Emanuel Ramos, que já morou pelo mundo e emprestou sua beleza e profissionalismo para inúmeras campanhas de moda, no Brasil e país afora, deixa São Paulo mais uma vez para temporada internacional. Por esse motivo, a mãe Rita Ramos saiu de Campos para levá-lo até o portão de embarque.

GENTE NOSSA

O Paço Imperial, no Rio, inaugura no dia 22 de março, um panorama da obra da artista multimídia Anna Braga, que há 20 anos não faz uma exposição individual em uma instituição no Rio de Janeiro. Anna é campista, formada em Ciências Sociais pela UFF, com mestrado em Sociologia pela UFRJ e extensão em Filosofia e Arte Contemporânea pela PUC-Rio.

Ao longo de sua trajetória, realizou diversas exposições, no Brasil e no exterior e desta vez serão apresentadas 36 obras, entre instalações, pinturas, desenhos, fotografias, vídeos e objetos inéditos, pertencentes a três séries distintas: “Ternas Peles”, “Memória Submersa” e “Puro Álibi” que ocuparão três salões do Paço Imperial, em uma área total de mais de 300 m², trazem como temas centrais a ecologia, a violência e questões de gênero.

Na primeira sala estará a série “Memória Submersa”, que reflete, de forma poética, a praia de Atafona e de forma crítica, sobre a questão da ecologia. A praia que guarda histórias e aos poucos está perdendo forças para a fúria do mar.

VIVA!

Com fortaleza e lucidez, D. Adelia Siqueira chega a marca dos 100 anos de vida com muitas histórias emocionantes pra contar. Está tudo bem vivo em sua mente brilhante e ativa. Ser humano lindo, tão elegante quanto gentil.

POR AQUI

A ex-modelo e atriz campista Helo Tavares, que há anos escolheu o Rio para morar, chega esta semana à cidade. Além de rever família e amigos, também vem acompanhar o filho ator, compositor e cantor Lucca Fortuna, que chega para mostrar um pouco do seu talento e divulgar a nova música que está nas playlists aí. O rapaz é um sucesso, com voz que agrada aos românticos e os que amam um pôr do sol com emoção que balança o coração e traz paz. Vocês ainda vão ouvir falar muito dele por aqui.

NASCE UMA ESTRELA

É inegável o talento do ator Vicente Alvite, já pequeno e dando show de interpretação, que está em seu primeiro papel na televisão como Tonho na global Travessia. O filho de Clarissa Garotinho e Marcos Alvite, neto dos ex-governadores Rosinha e Anthony Garotinho, é uma graça de menino. Encanta a todos no seu convívio por sua inteligência, amorosidade e simpatia.

POÃ

Vai ter a 3ª edição do Festival do Caranguejo no Polo Gastronômico de Grussaí. O evento turístico e cultural será nos dias 7, 8 e 9 de abril. O festival acontece na Semana Santa em oito quiosques do Polo participando com menu especial no valor único de R $35,00.

Fotos: Arquivo colunista Dorinha Viana e Tina Coutinho Ronaldo Pereira e Fernando Rossi Rodrigo Siqueira e Jimy Coutinho Chico de Aguiar e Almir Santa Paciência Iracy Quintanilha e Carmem Pires Tina Young Suzana Ferreira Paes nas escadarias do magnífico Palácio Real na Tailândia. Chega a Campos próxima semana depois de um mês entre Vietnan, Camboja e Tailândia Hania Barreto Silvana com os irmãos Sebastião, Jayme e Scheila A escritora com Maria Luiza Castelo Branco, Márcia Póvoa e Sandra Magalhaes Silvana e Silvia Salgado

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.