J3NEWS EDIÇÃO 328

Page 1

Taxa de incêndio vence a partir desta segunda e especialista aconselha a pagar

Março Lilás: campanha

Novo projeto para o Mercado Municipal

Já está pronto o projeto que muda de local a feira e a peixaria do Mercado Municipal e o novo endereço é a Praça da República. No entanto, segundo a Prefeitura de Campos, a ideia, que divide opiniões dos permissionários, será amplamente discutida antes de ser implantada. O plano prevê, ainda, um restaurante e um banco de alimentos no novo espaço.

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 328 CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 12 A 18 DE MARÇO DE 2023 Wladimir anuncia solução para RPAs PÁGINA 09 Entrevista | J3News TV recebeu o prefeito Foto: Silvana Rust
Carlos Grevi
Dor | Delegada Natália Patrão conforta Cintia, mãe da Letycia, vítima de assassinato
Foto:
Decisão do TJ-RJ ainda não beneficia população PÁGINA
06
conscientiza sobre a luta contra o câncer de colo do útero INCA estima mais de 17 mil casos por ano no Brasil PÁGINA 11 Até quando? Em pleno século 21, a violência física e moral contra as mulheres cresce com números assustadores PÁGINA 03 PÁGINA 09 Espaço planejado será na Praça da República, atrás da Rodoviária, e abrigará a feira e a peixaria
Prefeito de Campos abordou outros temas polêmicos em entrevista exclusiva à J3News TV Fake-news e o mau jornalismo GUILHERME BELIDO ESCREVE PÁGINA 05
Foto: Arquivo da Secretaria de Agricultura

Combate à violência contra a mulher ainda é um desafio

No ano passada uma mulher foi assassinada a cada seis horas no Brasil; Só no RJ foram 110 feminicídios

Dois feminicídios e um caso que por pouco não terminou em morte, em Campos, acenderam o alerta da sociedade para o combate à violência contra a mulher. Um crime muitas vezes silencioso, que ocorre todos os dias dentro de alguns lares, ganhou protagonismo no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. O assassinato das jovens Letycia Peixoto Fonseca, de 31 anos, que estava grávida de oito meses, e de Flaviana Lima Muniz, de 23 anos, que deixou um filho de seis, além do caso do homem que vinha espancando a esposa há dias e estuprou as filhas, uma delas, uma adolescente de 12 anos, chocaram a população da cidade. Os números são alarmantes: no ano passado, 110 mulheres foram assassinadas no Estado do Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Em todo o Brasil, foram 1.400 mulheres assassinadas, uma a cada seis horas, segundo levantamento do Monitor da Violência.

Em Campos, sete feminicídios foram registrados em 2022, sendo quatro na área da 134ª DP (Centro) e três na área da 146ª DP (Guarus). Os dados foram informados pela delegada titular da 146ª DP, Pollyana Henriques. Em fevereiro do ano passado, a professora Luanda Bittencourt, de 46 anos, foi morta pelo ex-marido. Ela estava em um estacionamento, que fica na Rua 13 de Maio, no Centro de Campos, quando o homem fez três disparos contra ela, que foi atingida no tórax, abdome e uma das pernas. Ela ficou mais de três semanas internada e morreu no dia 27 do mesmo mês. O acusado ainda não foi julgado.

zada de Atendimento à Mulher (DEAM), Madeleine Dykeman relata que, ao assumir a unidade, em novembro de 2022, percebeu a necessidade imediata de ampliar o número de atendimentos e também de resolução dos casos. “Nós conseguimos dobrar nossa capacidade de atendimento. Nos dois primeiros meses do ano passado, a delegacia fez 242 atendimentos; no mesmo período deste ano, já atendemos 468 casos”, conta a delegada.

mulheres acabem deixando de denunciar os agressores, mas existem equipamentos para o amparo dessas mulheres que precisam sair de casa e recomeçar suas vidas. Campos possui uma rede de proteção à mulher que inclui a Casa Benta Pereira, de acolhimento institucional e sigiloso para mulheres em situação de violência. Em casos onde há necessidade de a vítima não retornar à casa, a equipe cuida, inclusive, dos documentos e da capacitação profissional dessa mulher, para que ela possa recomeçar, futuramente, em outro local.

Devido ao grande número de registros de abusos sexuais e estupros, também foi criado o Núcleo de Crimes Sexuais. “O estupro é um crime de difícil prevenção, porque 95% deles ocorre no seio familiar. Muitas mulheres não denunciam o marido que abusa dos próprios filhos, por medo. Há também os casos em que os filhos relatam os abusos e a mãe desacredita o que a criança conta”, diz.

E completa:“Eu entendo que passar pela porta da DEAM é romper uma barreira muito grande, é preciso muita coragem dessa mulher, que sabe que isso significa pôr fim ao casamento. Muitas vezes ela depende economicamente desse homem, mas a mulher precisa saber que ela não está sozinha, uma vez feita a denúncia, ela passa a contar com o amparo da Polícia e de outros órgãos, parceiros, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), para que ela possa recomeçar. Continuar ao lado do agressor pode ser uma ameaça à vida dela”, alerta Madeleine.

O que acontece após a denúncia?

O medo de não ter para onde ir e a dependência econômica são motivos fortes para que as

O município também conta com o CEAM Mercedes Baptista, inaugurado em 2021 e, desde então, já realizou mais de mil atendimentos. “É bom lembrar que a subsecretaria trabalha com a mulher em sua totalidade, independente de ser vítima de violência doméstica. Entendemos que é importante que ela esteja no mercado de trabalho para sair do ciclo de violência porque muitas se mantêm nesta condição pela dependência financeira. Somos referência para encaminhamento e orientação para as mulheres que precisam de nosso apoio, seja na área da saúde, qualificação ou jurídico”, informa a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana. Por entender a necessidade de conscientizar adolescentes sobre os tipos de violência que ocorrem, muitas vezes, no ambiente familiar, a Subsecretaria também criou o projeto Maria da Penha vai às escolas. “É uma ótima oportunidade para falarmos sobre esse tema que, muitas vezes, está no dia a dia desses adolescentes, mas nem sempre é possível identificar. Queremos prevenir namoros abusivos e relacionamentos tóxicos que venham se transformar em estatísticas de violência”, disse Josiane. Por meio de parceria com o Governo do Estado, Campos também recebeu um polo do Programa Empoderadas, que oferece aulas de defesa pessoal através das artes marciais. O polo funciona na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca. A advogada Kelly Viter, integrante da Comissão de Direitos

Humanos da OAB, diz que ainda são necessários muitos avanços, mas que hoje o município já deu largos passos, criando a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, que é pasta exclusiva para desenvolver políticas para o público feminino, e com a criação do CEAM. “O CEAM é a porta de entrada para atender a mulher em situação de violência. No Centro são elaborados diagnósticos preliminares da situação concreta de violência, encaminham à Rede de Serviços, acompanham o atendimento e oferecem orientações gerais, bem como atendimentos psicológico, social e jurídico à mulher vítima de violência”, destaca.

trabalho... são controles que ele disfarça como ciúmes e a mulher aceita, porque pensa estar sendo amada, pois o homem sente ciúmes dela. Só que esse comportamento vai piorando, até que em uma briga ele dá um empurrão, um tapa, e depois pede desculpas, diz que ama. É aquela lua de mel, até acontecer de novo, e em muitos casos o nível da violência só vai piorando. Qualquer ato de violência precisa ser registrado”, ressalta a delegada, acrescentando que uma denúncia, que vai gerar uma medida protetiva, pode ser a salvação da vida dessa mulher. As mulheres que se sentirem ameaçadas, seja em sua integridade física ou psicológica, devem imediatamente buscar ajuda nos órgãos competentes.

capazes por um filho. Eu, em determinado momento, quase perdi minha filha e eu não tenho como não me comover em um caso como esses”, disse a delegada, emocionada.

Casos brutais

Grávida de 8 meses, Letycia Peixoto Fonseca, de 31 anos, foi assassinada na noite do dia 2 de março. O crime aconteceu na rua Simeão Scheremeth, no Parque Aurora, em Campos, e foi registrado por uma câmera de segurança. O vídeo mostra Letycia na direção de um carro estacionado na porta de casa, sendo surpreendida por duas pessoas em uma moto, que abriram fogo. Ela foi atingida na face, duas vezes no tórax, no ombro e na mão esquerda. A mãe da vítima, Cíntia Fonseca, que estava fora do veículo, ainda tentou segurar a moto e acabou sendo baleada na perna e caindo. O bebê, que recebeu o nome de Hugo, morreu na manhã do dia seguinte, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em Campos. Cinco pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no crime, incluindo o professor e empresário Diogo Viola de Nadai, que seria pai da criança.

Ele não vai mudar

A delegada Madeleine Dykeman explica que a raiz da violência contra a mulher é o machismo e que, aos primeiros sinais, a mulher precisa ficar alerta para não progredir em uma relação abusiva que pode culminar em feminicídio. “O ‘start’ é tênue. Ele começa principalmente com mensagens machistas. O homem começa a controlar o tipo de roupa que a mulher veste. Ele começa controlando o tipo de coisa que ela fala e com quem ela fala. Controla as redes sociais, começa a pedir a senha, afasta as pessoas que ela gosta, começa a reclamar do horário que ela chega à casa do

Delega se emociona

Na última quarta-feira (8), durante a cerimônia em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que ocorreu no pátio da delegacia, a delegada titular da 134ª DP, Natália Patrão, se emocionou ao falar sobre o caso de Letycia, a gestante assassinada em Campos. “Eu quero me desculpar com a mãe da Letycia, porque não fui eu quem fez a oitiva com ela, mas eu precisava me manter um pouco distante para ter a clareza necessária para agir, porque eu já estava movida por uma emoção muito grande e eu precisava manter o foco na solução do crime”, disse a delegada, que após a cerimônia foi abraçar Cintia, que está em uma cadeira de rodas, após levar um tiro ao tentar segurar o homem que atirou na filha.

“Eu estou há 13 anos na Polícia e é comum que dentro do trabalho a gente vá perdendo a sensibilidade com relação aos casos comuns da delegacia, mas eu sou mulher, sou mãe, só nós sabemos do que nós somos

Já Flaviana Teixeira de Lima, de 23 anos, foi morta a facadas, no dia 4 deste mês, no distrito de Travessão. A jovem foi morta atrás do balcão do bar em que era proprietária. O autor não teve o nome divulgado pelas autoridades, foi preso. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu na Rua Nossa Senhora da Conceição, por volta das 19h30. O suspeito chegou ao local de em um Gol preto, que foi estacionado na rua dos fundos do estabelecimento. A vítima, que levou cinco facadas, chegou a ser socorrida por frequentadores do bar, mas não resistiu aos ferimentos.

Fotos: Silvana Rust 03 PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023 Especial
Clícia Cruz Desafios da DEAM Titular da Delegacia Especiali- DEAM | Madeleine Dykeman Emoção | Natália Patrão e Cintia Prefeitura | Josiane Viana OAB | Kelly Viter Feminicídio | Letylia com a mãe Vítima | Luanda Bittencourt Alerta | Campanha nasceu em 2020 com o objetivo de conscientizar a população feminina sobre a doença

AloysioBalbi

Forte grupo mineiro que quer faturar R$ 2,5 BI esse ano está de olho em Campos

O Grupo Patense estuda instalar em Campos uma unidade de armazenamento de resíduos de pescado, coletados entre o Norte do Estado do Rio e o Espírito Santo. Mas poderá ser o primeiro passo de algo maior. Esse grupo mineiro é grande e pretende faturar este ano R$ 2,5 bilhões em suas unidades fabris. Para ser ter uma idéia, o grupo emprega

3.300 pessoas de forma direta e atende gigantes, como a Petrobras, Nestlé, Colgate e BRF. O Patense começou há 50 anos com um pequeno açougue na cidade de Patos de Minas (MG).

Secretário de Desenvolvimento do Estado visita Porto do Açu

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Vinícius Farah, visitou na semana passada, o Porto do Açu, em São

João da Barra. Farah é um profundo conhecedor das potencialidades do porto. Disse que quando o projeto for 100% executado, o Açu será o maior porto de logística do mundo.

Produção de petróleo bate recorde e preço internacional sobe com reflexos nos royalties

A produção brasileira de petróleo bateu recorde em janeiro deste ano, alcançando 4,175 milhões barris/dia. Os preços do petróleo subiram 6,5% em relação ao mês anterior e 8% em relação a janeiro de 2022. Existe a expectativa de um pequeno aumento no repasse dos royalties para os municípios produtores, beneficiando, porém, cidades da Bacia de Santos.

Criação de suínos com abate em Campos mostra força do agronegócio

Em uma área rural do município, um empresário campista está modelando projeto de criação de suínos de primeira grandeza. A segunda etapa do projeto será o abate dos suínos com matrizes genéticas de ponta. Mais uma novidade que se desenha no cardápio do ambiente de agronegócio de Campos.

Mercado imobiliário de Campos pode se espelhar no centro do Rio, que está bombando O centro da cidade do Rio de Janeiro tem um novo empreendimento residencial da Cury Construtora. O nome é “Epicentro” e fica próximo a área portuária. Em 20 dias vendeu 400 apartamentos. Este já é o quarto lançamento residencial somente desta empresa no centro do Rio. Somados, eles totalizam 4.158 apartamentos. Esta tendência de habitar o centro está sendo vista com bons olhos também em Campos.

Hotel Colline de France vai para a pequena Miguel Pereira

A pequena Miguel Pereira, próxima à área metropolitana do Rio, vai ganhar uma filial do Hotel Colline de France, eleito como o melhor do mundo em 2021, e melhor da América Latina no ano seguinte na plataforma TripAdvisor. Originalmente de Gramado, Rio Grande do Sul, o projeto já tem terreno, onde será construído com as mesmas características que fazem sucesso no Sul, como o estilo imperial. O prefeito de Miguel Pereira, André Português, que tem grandes relações de amizade em Campos, recebeu o proprietário do Colline de France, Jonas Caliari Tomazi, e o negócio foi acertado.

Empresário de Campos e a empresa que diz que não vinha, mas quer vir Antes da pandemia, essa coluna postou em sua versão online nota de que uma sofisticada loja de revestimento e afins estaria vindo para Campos. Em coisa de minutos, a matriz em SP entrou em contato e negou. Agora o interesse se configura. Não vamos citar o nome da empresa, mas as tratativas estão sendo feitas com o empresário campista Maurício Vasconcelos Filho, de uma terceira geração de grandes homens de negócios em Campos.

Aeroporto de Campos pode aproveitar vácuo de Macaé com a Azul

A Azul anunciou a suspensão de suas operações no Aeroporto de Macaé a partir do dia 1º de junho, devido à redução da pista inviabilizando a operação das aeronaves Cessna Caravan e ATR pelos próximos dois anos para ampliação e reformas. É exatamente neste vácuo que o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, tenta entrar, não somente com a Azul, mas com outras operadoras de voos. Passarinhos, ou melhor, Passaredos contaram.

Clube de Astronomia tem mais uma edição do concurso Astros do Amanhã

Vem aí mais uma edição do Concurso Astros do Amanhã, do Clube de Astronomia Louis Cruls, de Campos, que tem revelado talentos. Serão aceitas inscrições de estudantes com idades entre 12 e 16 anos da rede pública de ensino das cidades do Norte e Noroeste Fluminense. A coordenação é do professor Marcelo Souza.

Chocolate e bacalhau 20% mais caros nesta Páscoa

A Páscoa deste ano vai doer no bolso. No mínimo será 20% mais cara do que a de 2023. Para se ter uma ideia, um ovo de páscoa de 150 gramas supera a casa dos R$ 160. Se for de marca sofisticada, poderá alcançar o dobro disso. O mesmo acontece com o bacalhau. O quilo da iguaria tipo imperial vai sair em torno de R$ 200.

OPINIÃO

A mão que afaga e que apedreja

Talvez a parte mais cruel da violência contra a mulher seja o fato de ela ser cometida, na maioria dos casos, justamente por quem divide a vida com a vítima. Dentro de uma casa cabem muitos segredos e grande parte das mulheres que são violentadas frequentemente nunca denuncia os “companheiros”. Passar pela porta da delegacia normalmente representa para essa mulher que sofre abuso o rompimento de um ciclo, mas não só do ciclo de violência, mas também o fim do casamento, da família que formou, de amizades em comum... é o desmoronamento de um sonho. A libertação da mulher passa por um longo processo que começa com a educação. É urgente que as famílias entendam a necessidade de se educar homens e mulheres para a vida. As mulheres precisam crescer sabendo que não precisam depender de um homem e os homens precisam ser criados respeitando as mulheres, entendendo que elas não são propriedade e nem subordinadas a eles.

Como bem disse a delegada Madeleine Dykeman na reportagem especial desta edição, assinada pela jornalista Clícia Cruz, a raiz da violência contra a mulher é o machismo e é contra ele a luta da sociedade para evitar que outras mulheres sejam mortas simplesmente pelo fato de serem mulheres.

No ano passado, 110 mulheres foram assassinadas no Estado do Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Em todo o Brasil, foram 1.400 mortes, ou seja, uma a cada seis horas, segundo levantamento do Monitor da Violência. Tudo que queremos é não noticiar mortes de outras Letycias, Flavianas, Luandas... O recado para a mulher que sofre abuso é claro: não insista, ele não vai mudar!

Feminicídios no Mês da Mulher: reflexões necessárias

Rodrigo Lira - Doutor em política, professor e pesquisador do programa de doutorado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes.

O termo feminicídio se popularizou em 2015, quando foi sancionada, no Brasil, a Lei n.o13.104/15, que alterou o Código Penal brasileiro ao instituir um novo agravante específico de homicídio ocorrido contra mulheres em decorrência de discriminação de gênero podendo também ser motivado ou concomitante com violência doméstica. Apesar dessa classificação relativamente recente,o feminicídio é antigo na sociedade quando considerado o machismo estrutural brasileiro.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio no primeiro semestre de 2022. Esse número é 3,2% maior do que o total registrado no ano anterior e 10,8% maior se comparado a 2019. Isso significa uma tendência de crescimento bem preocupante, que não pode ser invisibilizada e não compreendida como uma questão que demande investimento em políticas específicas.

Os orçamentos federais de 2016 a 2019 contemplaram R$ 366,58 milhões em políticas para o combate à violência contra a mulher. Esse investimento caiu 94% no orçamento seguinte (2020 a 2023). Ou seja, com menos recursos orçamentários, diminui-se o investimento nas redes de proteção à mulher. A visão familista do governo Bolsonaro (2019-2022) extinguiu, na quase totalidade, a compreensão de gênero como eixo orientador das políticas públicas em vários âmbitos, e tudo indica que essa estratégia tenha impactado os índices de feminicídio. O cenário é grave e precisa ser entendido diante de sua complexidade. O machismo é estrutural, ou seja, está arraigado na cultura da sociedade e, por isso, naturalizado, ocasionando diversas agressões que, via de regra, culminam no feminicídio. A Lei Maria da Penha, promulgada em 2006, foi um importante avanço para esse entendimento e trouxe em seu bojo o mapeamento dessas violências naturalizadas. Dentre elas, algumas interpretadas como comuns em brigas de “marido e mulher”, em que ditos populares recomendam, inclusive, a não intervenção. Em Campos, no mês em que se comemora o Dia da Mulher, dois casos chocaram a sociedade. No distrito de Travessão, uma mulher foi morta a facadas pelo ex-companheiro, que premeditou o assassinato, por não se conformar com a separação. Mesmo possuindo medida protetiva, a vítima não escapou desse crime de ódio. Outro caso que ganhou repercussão nacional teve como alvo uma jovem grávida de sete meses. Letycia Peixoto era graduada e mestra em engenharia de produção, possuía um bom emprego e muito amigos. Nem mesmo esse empoderamento conseguiu livrá-la de uma execução brutal. Tudo indica que o assassinato também será classificado como feminicídio. Que o Mês da Mulher sirva para uma verdadeira reflexão da sociedade sobre a gravidade da situação e a necessidade de engajamento na luta pela igualdade de gênero.

O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via

\ jornalterceiravia
Chefes de Reportagem:
Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Luiz Fernando Vicente | Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ
Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes
Thiago Gomes e Marcos

AINFORMAÇÃO NO CATIVEIRO

Logo que as redes sociais ‘explodiram’ no Brasil, via expansão gigantesca da Internet, mostrou-se óbvio que a credibilidade da informação sofreria um grande baque. De toda sorte – ou azar – não se imaginava que assumiria proporção tão avassaladora como os anos seguintes viriam a demonstrar.

Devemos, entretanto, dar o crédito àqueles poucos que, de visão bem mais aguçada que a maioria de ‘nós todos’, pobres mortais, alertaram que a euforia tecnológica cobraria seu preço. Pois é... cobrou!

A mais enfática das advertências veio do filósofo e escritor Umberto Eco, que em 2015, na cerimônia de outorga do tí-

tulo doutor honoris causa em Comunicação e Cultura na Universidade de Turim (Itália), disse que “a Internet deu voz a uma legião de imbecis”.

O também teórico da literatura iria ainda mais longe, em sua avaliação profética, ao dizer que as redes sociais haviam dado voz a imbecis, “antes restrita a um bar e depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade”.

Qualidade zero – As declarações de Umberto Eco, à época polêmicas, não pouparam outros setores por ele citados e que hoje se veem confirmadas. “A internet não seleciona a informação. Ela ainda é um mundo selvagem e perigoso.

Tudo chega, abruptamente, sem hierarquia”.

Dizia o filósofo, ainda, que “a imensa quantidade de coisas que circula é pior que a falta de informação. O excesso de informação provoca a amnésia. Informação demais faz mal. Quando não lembramos o que aprendemos, ficamos parecidos com animais. Conhecer é cortar, é selecionar”.

Mau jornalismo – Para Eco, a Internet pode ter tomado o lugar do mau jornalismo. Neste particular, vemos outro acerto visionário do escritor. “Se você sabe que está lendo um jornal como El País, La Repubblica, Il Corriere della Sera…, pode pensar que existe um certo controle da notícia e confia. Por outro lado, se você lê um jornal como aqueles vespertinos ingleses, sensacionalistas, não confia.”

Narrativa única; atores de seus próprios palcos

Nem sempre por má-fé –alguns posts são pura ignorância – mas, ainda assim, geram distúrbio

O aumento das fakes nos últimos anos preocupa e pode levar a uma insegurança imprevisível

A política é o segmento mais afetado quando a notícia não contempla a realidade dos fatos Toda a sociedade se vê refém da prática que pode trazer risco institucional

Difícil acrescentar à matéria observações outras depois de reproduzir falas –ainda que uma pequena parte – do que dissera o autor de “O nome da rosa”, com a genialidade que o caracterizava.

Seja como for, não é demais acrescentar que sendo uma grande parte dos usuários de rede social atores de seus próprios palcos, onde destilam narrativas como se fossem verdades únicas, a qualidade da notícia e da análise despencaram com a mesma velocidade que o desclassificado, o falso, o enganoso e o odioso subiram.

Não se trata, apenas, do mais rudimentar amadorismo. Trata-se da desinformação meteórica; da repugnante fake news que traz a agenda da instabilidade e desordem no ofício de informar. Trocando em miúdos, praticamente

ninguém acredita em mais nada que lê. Fato e versão, mentira e verdade, se unem e de braços dados geram a desinformação.

Modalidades – Editando vídeos com logomarcas falsas; usando a imagem de alguém para adulterar suas falas... enfim, vestindo o falso como se verdadeiro fosse, é a função da fake, que ‘constrói mentira mais convincente que a própria verdade.

Para concluir, vale citar: nos anos 1930, dez aspirantes a ator fizeram teste para que um estúdio cinematográfico escolhesse qual deles mais se parecia com Charles Chaplin. O próprio Chaplin estava entre os que disputavam a vaga, mas foi dispensado. Motivo: quatro outros se passaram por Charlie mais que o próprio Carlitos. Sem comentário!

O excesso de informação provoca a amnésia. Informação demais faz mal. Conhecer é cortar, é selecionar

A Internet pode ter tomado o lugar do mau jornalismo

Na internet, os idiotas têm a mesma voz do que um Prêmio Nobel.

A internet não seleciona a Informação. Tudo chega, abruptamente, sem hierarquia.

UMBERTO ECO, escritor italiano – jornalista, filósofo e linguista – doutor honoris causa em Comunicação, disse, em 2015, que “a Internet deu voz a uma legião de idiotas”.

Autor de “O nome da Rosa”,projetou seu nome como um dos mais respeitados no mundo da cultura e pelo estilo franco e objetivo.

Morreu em 2016, aos 84 anos.

05 PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023
FAKE NEWS | O pior das redes sociais está na má fé daqueles que se valem do anonimato para disseminar notícias falsas com o objetivo de caluniar e trazer prejuízo Filósofo italiano e escritor Umberto Eco

Taxa de Incêndio: apesar de decisão do TJ, pagamento deve ser mantido

Especialista explica que ação de inconstitucionalidade ainda não é válida para toda população fluminense

Marcos Curvello

Começam a vencer nesta segunda-feira (13) os boletos da Taxa de Incêndio de 2023. As datas para pagamento vão até o próximo dia 17. Contribuintes, no entanto, vêm manifestando dúvidas sobre a necessidade de arcar com mais esta conta nestes primeiros meses do ano, época tradicionalmente repleta de despesas. Isso porque o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) reconheceu a inconstitucionalidade da taxa, em ação movida pelo Grupo IMNE, que foi desobrigado de pagá-la. O processo está em fase de recurso e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) se manifestou, afirmando que a taxa "é legal e está em pleno vigor". Enquanto o impasse não se resolve, especialistas recomendam manter os pagamentos em dia para evitar cobranças futuras. Quem tem pendências junto à Dívida Ativa estadual já relata o recebimento de cartas informando a adoção de sanções legais, como protesto

da dívida e inscrição em órgãos de proteção ao crédito.

A decisão pela inconstitucionalidade da Taxa de Incêndio de 2023 é da 19ª Câmara de Direito Privado do TJ-RJ. Nela, a desembargadora Leila Albuquerque afirma que "o Supremo Tribunal Federal já pacificou a matéria quanto à inconstitucionalidade da cobrança da taxa de incêndio, eis que se trata de serviço público que deve ser remunerado por imposto". De acordo com o advogado tributarista Carlos Alexandre, que defende o Grupo IMNE, o STF vem firmando jurisprudência no sentido de entender a cobrança de Taxas de Incêndio como inconstitucional. "Serviços de segurança pública, como os prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar, são gerais, não específicos e indivisíveis. Portanto, não podem ser remunerados com taxa, mas bancados apenas por meio de impostos. Assim já decidiu o STF nos casos de outras duas leis estaduais que não a do Rio de Janeiro. Mas, por se tratar do mesmo tipo de

serviço, os precedentes serviram de base para que a gente conseguisse essa primeira decisão no âmbito do TJ-RJ desobrigando o pagamento", diz.

Ele afirma, contudo, que a decisão do TJ-RJ tem validade apenas para o Grupo IMNE. "É uma ação individual, então, ela só favorece o meu cliente. Por lei, nos processo individuais, as decisões apenas favorecem ou desfavorecem as partes do processo", diz, acrescentando que a ela vai vigorar até que seja reformada ou modificada: "Enquanto não for modificada, continua valendo. Se, ao final do processo, ela prevalecer, o contribuinte estará definitivamente desobrigado da taxa".

De acordo com o tributarista, quem desejar ser, também, desobrigado de pagar a Taxa de Incêndio deve ingressar com ações individuais. "Para se obter uma decisão que favoreça a todos, teria que ser uma ação direta proposta no Supremo Tribunal Federal, ou uma ação direta proposta junto ao Órgão Especial do Tribu-

nal de Justiça. Aí a decisão valerá para todos", explica.

A reportagem questionou à Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) se há alguma iniciativa do órgão para desobrigar a população fluminense do pagamento da taxa, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição.

Recurso e jurisprudência Apesar das decisões do STF, o Estado do Rio de Janeiro, representado pela PGE-RJ, reivindica a aplicação da decisão determinada pelo Órgão Especial no Incidente de Arguição de Inconstitucionalidade, na qual foi declarada a constitucionalidade da Taxa de Incêndio cobrada pelo Estado do Rio de Janeiro. "A cobrança da Taxa de Incêndio no Estado do Rio de Janeiro foi considerada constitucional, por mais de uma vez, em 2021 e 2022, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), instância maior do Judiciário fluminense que reúne os

Desembargadores", informou, a PGE-RJ, por meio de nota.

O órgão afirma, ainda, que a Taxa de Incêndio cobrada no Estado do Rio tem diferenças legais para as de outros estados e que, portanto, as decisões do STF não impediriam sua cobrança. "A análise do STF foi feita sobre taxas instituídas por outros estados, com características distintas da taxa do Rio de Janeiro, e não afeta a legislação fluminense”, disse a PGE.

O advogado Carlos Alexandre, todavia, acredita que a Suprema Corte deverá manter o entendimento também para o caso do Estado do Rio.

"O Estado poderá recorrer ao próprio Supremo, mas eu acredito que o recurso sequer será admitido, uma vez que o Código do Processo Civil determina a inadmissibilidade de recursos contrários à jurisprudência do STF, que vem sendo favorável aos contribuintes e contra as taxas cobradas em favor do serviço de bombeiro militar", opina.

PGE-RJ diz que pagamento é obrigatório e reforça cobrança Na mesma nota, a PGE-RJ afirmou que "a Taxa de Incêndio cobrada no Estado do Rio de Janeiro é legal e está em pleno vigor. Cabe esclarecer que a taxa cobrada no Estado é um tributo e, como tal, o pagamento é obrigatório". Contribuintes com pendências relativas à Taxa de Incêndio junto à Dívida Ativa do Estado do Rio de Janeiro vêm relatando o recebimento de cartas da PGE-RJ com cobrança do pagamento dos débitos e informando a adoção de "sanções legais" contra os inadimplentes. Entre elas, estão: "o protesto da dívida (Lei Estadual nº 5.351/2008), com a remessa das informações a entidades de proteção ao crédito (Serasa, SPC e outras) e o ajuizamento imediato do processo de execução fiscal com penhora e bloqueio de bens e a cobrança de encargos judiciais, o que aumentará o valor devido ao Estado. Poderá, ainda, o devedor ficar proibido de contratar a Administração Pública, bem como impossibilitado de vender imóvel em seu nome".

Estácio ganha 1ª Policlínica Escola de Medicina Veterinária em unidade privada da região

Unidade fica localizada na Avenida 28 de Março, em Campos, e atenderá até animais de grande porte

O município de Campos já conta com a Policlínica Escola de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá, que é a primeira unidade da região dentro de uma universidade privada. Localizada bem no centro da cidade, a Policlínica é parte integrante do curso de Medicina Veterinária da Estácio e já começa sendo referência em múltiplos atendimentos de animais de pequeno e grande portes. A inauguração da unidade aconteceu no dia 6 de março e contou com representantes da Universidade Estácio de Sá, coordenadores, corpo discente e do

“Vocês podem ter muito orgulho da instituição a que pertencem. Que levarão para frente, para a vida, o nome dela. Costumo dizer que as instituições de ensino superior interferem na vida não só dos nossos alunos, mas na sociedade. Há uma mudança radical na sociedade quando nós temos a formação em vários dos níveis como é a Estácio de Sá”, declarou Paulo Hirano, que representou o

criados como pets. E ainda para grandes animais. Além de animais de produção, como equinos. A unidade vai funcionar tanto no setor clínico, como no setor cirúrgico, oferecendo os exames que são necessários para os diagnósticos das doenças como exames de imagem, raio X, ultrassonografia, endoscopia e exames laboratoriais”, exemplifica.

Diretora da Universidade Estácio de Sá em Campos, Alynne Siquei-

2024. “É uma satisfação imensa inaugurarmos a Policlínica Veteri nária, uma Policlínica Escola que, primeiramente, tem o objetivo de proporcionar aos alunos que estão se formando no curso de Medicina Veterinária campo para estágio, para se prepararem ain da mais para o mercado. A insti tuição de ensino superior investiu aproximadamente R$ 1,2 milhão em equipamentos de ponta, com o objetivo de oferecer aos alunos do curso experiências práticas, além de oferecer à comunida de atendimentos com um custo acessível”, destaca. Lara Poly, que é graduanda de Medicina Veterinária na Universi dade Estácio de Sá, em Campos, comemorou o espaço. “Esse hos pital aqui é uma oportunidade única para os alunos. Desde o pri meiro período o estudante já vai começar a ter uma prática. Desta forma, é muito mais fácil aprender”, defende. “Eu quero parabenizar a todos que sonharam conosco o sonho desse hospital. Parabéns Estácio, parabéns alunos, parabéns professores, parabéns Campos por participar disso conosco!”, comemorou o diretor da área les te da Universidade Estácio de Sá, Leonardo Jannotti, que também esteve no evento de inauguração.

Para agendar uma consulta A Policlínica Escola de Medicina Veterinária da Estácio Campos dos Goytacazes está localizada na Ave nida 28 de Março, número 423. Ela conta com consultórios de espe cialidades canil, gatil, enfermaria, centro cirúrgico de pequenos e

Foto: Divulgação 06 PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023
Campos
Fotos: Carlos Grevi Orgulho | Amanda Rocha Aluna | Lara Poly aprovou o espaço Pioneirismo | Unidade atenderá animais de pequeno e grande portes Obrigatório | Taxa de incêndio vence nesta segunda-feira e Governo já manda cobrança sobre débitos antigos

Wladimir anuncia novos projetos

Prefeito de Campos participou do programa em comemoração aos 10 anos da J3News TV

Articulações para ampliar a bancada governista na Câmara de Vereadores de Campos, o acordo de governabilidade com os Bacellar, além dos desafios na pasta da Saúde, do Transporte Público, além de modificações para o centro urbano do município, foram assuntos tratados pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, no ‘Especial J3’, gravado na última semana. O programa, em comemoração aos 10 anos da J3News TV, foi apresentado pelo jornalista Júlio Tinoco e contou com a participação dos também jornalistas, Marcos Curvello e Daniela Abreu e será reprisado na emissora ao longo desta semana. A atração também está disponível no canal da J3News TV, no YouTube e na programação da TV nas operadoras a cabo em mais de 60 cidades.

Solução para os RPAs

Entre os temas polêmicos abordados durante a entrevista, Wladimir revelou que já na primeira semana de março cumpriu agenda com órgãos de Estado e participou de audiência com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Na pauta, o novo Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) entre a Prefeitura e a Corte de Contas para solucionar a situação de prestadores de serviço contratados pelo Município. O tema também foi debatido na entrevista.

“Agora são só questões de ajustar, considerando os prazos, para que a gente possa, de uma vez por todas, acabar com essa história de RPA em Campos, porque é uma prática que não é saudável para nós, Prefeitura, e não é saudável para quem está recebendo o RPA, pois não tem direito nenhum.

Porque, o que diz o primeiro TAG é que Campos não pode usar royalties para pagamento de pessoal e nós fizemos um escalonamento até o final de 2024. Então, a partir de 2025 é zero de royalties para pagamento de pessoal”, explicou o prefeito.

Transporte Público

O Transporte Público do município é um problema que se estende ao longo dos anos.

Sobre esse assunto o prefeito falou da implantação do novo sistema de integração, atendendo aos próprios permissionários, tanto as empresas de ônibus quanto as vans.

“Foi um desejo de voltar com o modelo de integração. E eu nunca fui contra o modelo em si, eu era contra o que estava posto, terminais improvisados em tendas, banheiro químico, tablado, onde chovia dentro e as pessoas ficavam no sol. Não tinha a mínima condição estrutural de as pessoas ficarem ali. Eu chamei, na campanha, de terminal da humilhação e não

da integração. Aquilo era uma vergonha. Mas em toda cidade média ou grande existem estações. Eu nem estou chamando de terminal, estou chamando de estações de integração”, disse o prefeito, que revelou, ainda, que há três terminais em construção no momento.

Samu em Campos Na Saúde, segundo Wladimir, o desafio foi uma herança com unidades fechadas, durante o período de isolamento, na pandemia de Covid-19, e que precisavam ser reabertas, além de problemas estruturais em hospitais, que vêm sendo solucionados.

“Campos vive uma revolução na Saúde, nós já reabrimos 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que encontramos fechadas e vamos reabrir este ano provavelmente mais umas

10. Estamos fazendo um novo Hospital Geral de Guarus. Será feito a mesma coisa no Ferreira Machado, através de uma emenda que eu consegui com a bancada federal do Rio. Va-

mos ter um novo pronto-socorro com o hospital totalmente remodelado. Abrimos uma Clínica da Criança, entre outros avanços que conseguimos”, disse Wladimir. O prefeito ainda anunciou o reforço no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), com a chegada de ambulâncias e recursos do Governo do Estado.

“Uma coisa importante que vai acontecer nas próximas semanas: o governador virá a Campos para entregar nove ambulâncias do Samu, pois é um absurdo nossa cidade não ter Samu. Todas as cidades de grande porte têm. Então, foi um pedido meu a ele, que vai trazer essas ambulâncias equipadas e ainda vai destinar R$2 milhões para a construção de uma sede do Samu em Campos, como mais uma alternativa”, comemorou.

Políticas assistenciais

Wladimir falou da reestruturação dos programas sociais, que deverá ser estendido a mais famílias. “Nós encontramos a rede completamente desestruturada. Com quatro meses de governo, reabrimos restaurante popular, retomamos o programa de transferência de renda, através do Cartão Goitacá, que já beneficiou 10.600 famílias. E até o final do ano de 2023 o programa vai alcançar 20.000 famílias, todas elas cadastradas no CadÚnico, que é o cadastro do Governo Federal”, explicou.

Política para mulheres

O avanço na implementação de novas medidas de reforço à rede de proteção à mulher no município também teve destaque. “Eu inaugurei o Ceam

[Centro Especializado de Atendimento à Mulher], logo no início do governo, que era um equipamento de integração que faltava na rede de proteção à mulher. Implantamos o Ônibus Lilás e, uma novidade: a deputada Rosângela Gomes destinou, e vai ser entregue nos próximos dias, dois veículos para a Ronda Maria da Penha. Hoje nós temos a patrulha Maria da Penha, da Polícia

Militar, e agora nós vamos ter na Ronda Municipal Maria da Penha, que visa prevenir o problema”, declarou.

Acordo de governabilidade Outro ponto da conversa foi a adesão dos vereadores Nildo Cardoso e Abdu Neme à base governista na Câmara. “Eu tenho uma relação antiga e pessoal com Abdu, e com Nildo Cardoso, o Frederico Paes

A entrevista onde o prefeito trata ainda da mudança do local da Feira e Peixaria, obras de infraestrutura em todo município e outros assuntos polêmicos, pode ser vista na íntegra no canal do J3News TV, no YouTube e também nas reprises no canal, nos seguintes dias e horários:

Seg: 12:45

Ter: 6:00, 19:00

Quar: 00:00, 9:45, 19:00

Qui: 14:45

Sex: 6:00, 16:15

Sab: 0:30, 10:15, 20:00

Dom: 5:45, 17:30

[vice-prefeito] já vinha conversando bem antes de qualquer eleição da Câmara. Isso se concretizou agora. Temos, através do Rodrigo Bacellar e do governador Cláudio Castro, um clima de harmonia na cidade, o que é bom. As pessoas podem pensar diferente e discordar umas das outras, mas temos que pensar primeiro na cidade. É com esse espírito que a gente está hoje”, finalizou o prefeito.

M a r ç o , mês da mulher

Parabéns,

07 PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023
Destaque
Entrevista | Prefeito Wladimir Garotinho foi entrevistado pelos jornalistas Júlio Tinoco, Marcos Curvello e Daniela Abreu, durante gravação do Especial
Foto: Carlos Grevi
Viva o amor, o poder e a força do feminino
mulher!
Saúde | Campos ganhará nove ambulâncias e uma sede para o Samu Andamento| Equipe do IMTT inspeciona obras das estações de integração
Foto: João Marcos Foto: Divulgação Governo do Estado

Prefeitura tem projeto que transfere feira do Mercado

Ideia

é desenvolver o plano por meio de Parceria Público-Privada, após debate com feirantes e sociedade

Aloysio Balbi

Está pronto um projeto que irá alterar a fisionomia da área central de Campos, e que consiste na mudança de endereço da Feira Livre e da Peixaria do Mercado Municipal. Há seis décadas ocupando a área do entorno do prédio do Mercado, a Feira Livre e a Peixaria vão para a Praça da República, atrás da Rodoviária Roberto Silveira.

Não é uma mudança radical, pois a distância de onde funciona e onde passará a funcionar é de menos de 300 metros.

O projeto prevê uma peixaria modelo, a ser ocupada pelos permissionários que operam na atual, e a Feira Livre, que ganhará mais amplitude. O plano prevê, ainda, um restaurante e um banco de alimentos.

O prefeito Wladimir Garotinho, ao confirmar o projeto com exclusividade para o J3News, disse que é compreensível alguma resistência por parte dos feirantes, mas que eles vão se convencer de que a mudança será para melhor.

“Isso vai demandar um amplo debate com eles [feirantes] e a sociedade. Estamos convencidos de que a mudança é necessária e trará benefícios em todos os sentidos. Mas, tudo será amplamente discutido. Volto a dizer que é compreensível que haja alguma resistência. Temos que compreender isso, mas acredito que todos aprovarão, pois serão os grandes beneficiados. O consumidor também será beneficiado, assim como o Centro”, argumentou o prefeito.

O projeto está a cargo das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e da Agricultura, Pecuária e Pesca. O secretário de Agricultura, Almy Júnior, disse que a tendência é de que seja desenvolvido o modelo de Parceria Pública Privada (PPP).

“A PPP é realmente o melhor caminho para viabilizar o projeto, até porque é assim que funciona em outras cidades”, disse Almy. A mudança resolveria um pro -

blema antigo: a recuperação do Mercado Municipal, dando visibilidade ao prédio histórico, e destinando o imenso espaço da Praça da República, que deixaria de ser centro de convivência para se transformar em um equipamento de atividade econômica.

Banco de alimentos

A área também abrigará um banco de alimentos, a ser gerido pelo município, onde feirantes, empresas e toda a sociedade poderão destinar produtos que seriam descartados. A unidade

Antiga Ceasa poderá ser revitalizada

Projeto é de responsabilidade da Superintendência de Abastecimento

Fotos: PMCG

terá a missão de receber os produtos, fazer a triagem e acondicioná-los em embalagens. Tudo isso será destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Trata-se de uma ferramenta que evita desperdícios e que já funciona bem em outros grandes centros. Ainda segundo o secretário de Agricultura, a dinâmica do espaço já está desenhada, mas o projeto é passível de alterações. Uma das possibilidades é que a Rua Barão do Amazonas, a partir do cruzamento com a Rua tenente Coronel Cardoso

A estrutura da Central de Abastecimento (Ceasa), em Guarus, onde funcionou também a extinta Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), na década de 1970, está no foco para abrigar uma logística para receber e comercializar em escalas de varejo e atacado a produção regional do agronegócio. O novo superintendente de Abastecimento, órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Alfredo Dieguez, vai apresentar um projeto ao prefeito Wladimir Garotinho. Segundo Dieguez, a proposta é revitalizar o equipamento composto de 72 boxes e os galpões que dão suporte ao desembarque de produtos agrícolas. “São fortes os indicativos de que o agronegócio cresce em Campos e na região. Então, temos que aproveitar essa estrutura que está em local privilegiado, na BR-101, próximo ao aeroporto e à área Norte do município, além da divisa do Espírito Santo”, disse Dieguez. O superintendente destaca a parte física e a chamada retro -

(antiga Formosa), se transforme em um corredor em direção à Praça da República.

A empresa que já mostrou interesse em uma PPP para montar e administrar esse novo equipamento também avalia assumir o entorno, como também o Parque Alberto Sampaio. “A questão do Banco de Alimentos é um dos itens que ficaria sob a responsabilidade da Prefeitura. Tudo isso está sendo discutido”, disse o secretário de Agricultura.

Prédio do Mercado na Paisagem Foi na década de 1970 que o

área deste equipamento, com uma estrutura estratégica para atender o agronegócio. “Além do Espírito Santo, estamos perto da Região Serrana e temos também o Distrito Industrial, que terá ligação com a Ponte da Integração, por meio de uma estrada. Isso será um imenso incentivo à agricultura, principalmente aos pequenos produtores. O setor está se diversificando. Não se falava em soja, por exemplo, há uma década. Hoje temos, em Campos, gente plantando e até beneficiando esse tipo de grão”, disse Alfredo Dieguez. O conceito do projeto, que implicará em câmara de resfriamento, geradores de energia e outros aparatos técnicos, é autossustentável a partir da premissa de que 10% da área serão destinados ao plantio de árvores frutíferas, reutilização de águas pluviais, biodigestor para produção de adubos, utilizando os produtos descartados na comercialização. “Em Cariacica, no Espírito Santo, existe um equipamento neste molde.

ao prédio, cuja outra face está comprometida visualmente pelo Shopping Popular Michel Haddad. Essa parte vai seguir critérios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, podendo ser um bulevar, na forma de espaço livre conjugado com uma área gastronômica. Mudança divide opiniões no Mercado Como o prefeito Wladimir previu, o projeto divide opiniões, principalmente na feira. O vice-presidente da Associação dos Feirantes, José Ricardo Coutinho, é contra. “Muito oportuna a vinda do J3News aqui. Estamos sabendo que o projeto muda a feira de lugar e somos contra essa mudança. Isso aqui é nossa raiz. Queremos melhorias aqui e não mudança de local. Mas estamos abertos ao diálogo”, disse José Ricardo. Por outro lado, o feirante mais antigo, Ananias Crespo, de 77 anos, 57 deles vividos naquele espaço, acha que o projeto pode ser bom.

“Mudar para melhor é bom. Digo que, se for com uma logística melhor, não vejo nenhum problema em ir para a Praça da República. Acho que pode ser uma mudança boa”, disse o veterano da feira.

Já na Peixaria, Edna Márcia Coutinho, com mais de 20 anos trabalhando na venda de pescado, considera boa a proposta de uma estrutura melhor na Praça da República.

então prefeito Raul Linhares construiu a cobertura metálica da feira e da peixaria, tirando a visibilidade do Mercado Municipal, que começou a ser construído em 1918 e foi inaugurado em 15 de setembro de 1921. A arquitetura do prédio foi inspirada no Mercado de Nice, na França, com duas alas longitudinais e uma torre do relógio no entroncamento. É considerado um tesouro do patrimônio arquitetônico da cidade.

A mudança da feira e da peixaria para a Praça da República vai dar uma visibilidade ampla

“Se for mesmo para melhorar, temos que apoiar. Acho que um espaço maior aqui ao lado seria ótimo. O que não queremos é mudar para um lugar fora do Centro”, disse Edna. Em outro corredor da peixaria, Bruno Rocha, também com mais de 20 anos no box, diz que a expectativa de uma mudança para melhor é sempre salutar.

“Não conhecemos o projeto. Eu sou favorável. Se ficar provado que vamos mudar para um lugar central, é para melhor. Mas temos que debater muito isso”, concluiu.

Tudo isso será alimentado por energia solar”, acrescentou.

Alfredo Dieguez acredita que o segmento privado que opera o agronegócio terá grande interesse nesta estrutura e que produtores de 20 municípios fluminenses poderão ser beneficiados. Na semana passada, ele teve um encontro com o secretário de Agricultura, Almy Júnior. Dieguez também pretende se encontrar com o secretário de Desenvolvimento

Econômico, Mauro Silva. “Esse projeto foi elaborado com base em muita pesquisa de mercado e comportamento da economia. Estamos dando tratamento final a partir de atualizações de informações técnicas”, afirmou. O superintendente destacou também como ponto positivo que favorece a iniciativa a recuperação de mais de 20 estradas que cortam a zona rural do município.

Foto: Divulgação PMCG
09 PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023 Geral
Fotos: Silvana Rust Novo Espaço | Projeto será implantado na Praça da República e, segundo Prefeitura, tanto a feira quanto a peixaria ganharão mais espaço e melhorias Ananias | Feirante mais antigo Estrutura | Além dos galpões, antiga Ceasa já conta com 72 boxes prontos Ricardo | Contrário à mudança Edna | "Um lugar maior seria ótimo" Bruno | Com boas expectativas Alfredo Dieguez | Projeto será apresentado ao prefeito Wladimir Garotinho Foto: J3News

Março Lilás alerta sobre o câncer no colo do útero

Instituto Nacional de Câncer estima 17.010 novos casos

da doença para este ano no Brasil Redação

Março é importante para as mulheres não apenas por marcar o Dia Internacional da Mulher (lembrado dia 8), mas também por ser o mês de alerta para prevenção do câncer de colo do útero.

O Março Lilás tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre os riscos da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) a estimativa para este ano é de 17.010 novos casos. Dos diagnósticos positivos de câncer no Brasil, em média, 13,25% são de colo uterino.

O médico Jonatha Frazão, cirurgião oncológico, explica os principais sintomas da doença.

“É sempre importante destacar que o câncer de colo uterino em suas fases iniciais é habitualmente silencioso e não costuma dar sintomas. Quando há alguma manifestação, o sangramento vaginal é sem dúvidas o sintoma mais frequente, podendo ocorrer de maneira espontânea, ou após uma atividade sexual, por exemplo. Esse sangramento pode eventualmente ser discreto, e

apresentar-se como um corrimento de coloração rósea. Outros sintomas são menos comuns e podem estar relacionados a um estágio mais avançado da doença, como dor pélvica, edema dos membros inferiores e linfonodos aumentados na região inguinal”, alerta o cirurgião.

Ele explica também que a melhor forma de prevenir a doença é a vacinação contra o vírus HPV.

“Atualmente a recomendação da OMS é vacinar meninos e meninas a partir dos 9 anos de idade, e a vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS até os 15 anos de idade.

Para quem já passou desta faixa etária, a vacina continua podendo ser realizada em clínicas particulares, contudo, sua efetividade cai em comparação à vacinação antes do início da vida sexual. Além da vacina, uma arma fundamental na prevenção é o exame citopatológico, conhecido como Papanicolau. Vale dizer aqui que, segundo dados da OMS, até 80% das mulheres sexualmente ativas poderão ter contato com o HPV ao longo da vida. São justamente essas medidas de prevenção que

garantem a segurança da paciente”, diz Jonatha Frazão.

O médico também explica que há mais chances de cura quando a doença é detectada precocemente. “Uma vez já estabelecido, quanto mais cedo o câncer de colo uterino for diagnosticado, maiores são as chances de cura.

Há atualmente uma gama de possibilidades terapêuticas no arsenal contra essa doença, que vai desde conização nos casos mais precoces, passando por cirurgia

propriamente dita para retirar o útero e o colo uterino, até radioterapia e quimioterapia em casos mais avançados. Cada uma destas modalidades terapêuticas está melhor indicada para uma fase do desenvolvimento da doença, o que chamamos de estadiamento oncológico, levando em consideração tamanho da lesão, profundidade de invasão no colo uterino, eventual acometimento de estruturas adjacentes e presença de linfonodos suspeitos, por exemplo”, ressalta. O médico também destaca a importância do exame preventivo: “Ele é fundamental na luta contra o câncer de colo uterino, quando esse exame é feito e identificado uma lesão maligna, chamada por uma sigla de abreviação, o NIC, e tratado adequadamente, o risco de desenvolvimento do câncer de colo uterino reduz em 95%. Além disso, a identificação das lesões que já desenvolveram-se, mas fo-

ram identificadas em estágios iniciais, elevam a chance de sobrevida em 5 anos de 56% em estágios mais avançados da doença para 95% em estágios mais iniciais. Ou seja, estamos falando em mudar a realidade de uma doença com comportamento agressivo se negligenciada e descoberta apenas em estágios mais avançados para um estágio de cura se descoberta precocemente. A mensagem que fica para todas as mulheres é: previnam-se, façam o acompanhamento preventivo regular através do papanicolau e informem-se sobre vacinação contra o HPV com seu médico, não só sobre a indicação para você como também para seus filhos e filhas, pois a maior arma é a prevenção”, finaliza.

Origem da campanha

A campanha nasceu em 2020 como um projeto de conscientização promovido pela Liga Bra-

sileira de Luta Contra o Câncer. O Março Lilás já é uma campanha incorporada por outros órgãos, incluindo governos estaduais e prefeituras, ampliando o alcance da iniciativa. A cor lilás está relacionada ao movimento que ocorreu na Inglaterra, em 1908, no qual as mulheres lutaram pelo direito ao voto. Nesse episódio, que ficou conhecido como movimento sufragista, as cores lilás, branco e verde foram escolhidas como símbolos da campanha. Alguns registros apontam que, nesse contexto, o lilás significa “lealdade”, simbologia que foi encontrando algumas alterações ao longo da história. Nas décadas de 1960 e 1970, o movimento feminista teve novamente uma retomada, estando a cor lilás sempre presente como símbolo da luta. Devido a esse histórico, a campanha de conscientização sobre o câncer do colo do útero adotou a cor.

Saúde 11 PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023
Fotos: Divulgação
Alerta | Campanha nasceu em 2020 com o objetivo de conscientizar a população feminina sobre a doença Cirurgião | Jonatha Frazão

@lcaenergiasolar

Sempre linda! Suelen Lemos Guimarães jurada convidada do "Cozinhando com você"

Brother na área!

Conhecido com “rei” dos realities, o empresário carioca Diego Grossi é o convidado deste ano para participar da grande final da temporada do reality Cozinhando Com Você - Comida de Rua, do Programa Fábio Abud. Diego já passou pelo Big Brother Brasil, Power Couple Brasil, com sua atual esposa e também ex-BBB de sua edição, Franciele Grossi e finalista de A Fazenda, na Record TV. Atualmente, Diego comanda um empreendimento no ramo da gastronomia, o Grossi The Grill, no Rio de Janeiro, e ama e entende como ninguém de gastronomia. Diego estará na festa da final do reality, quando apresentaremos o campeão ou campeã desta quinta temporada. O evento será fechado para convidados com banda, DJ, coquetel, cervejinha gelada e muitas atrações surpresa.

Live do Reality

das juradas convidadas do nosso reality

Evento em prol da saúde do município: A Diretora Executiva do Grupo

IMINE Marthe Henriques e a Primeira Dama de Campos Tassiana Oliveira

O cara que tem o dom da palavra nas redes sociais! O bacana Alander Duarte

Auxiliadora Freitas, Edvar Chagas Jr. e Eline Souza prestigiando a Orquestra Mariuccia Iacovino Teatro Municipal do Rio de Janeiro, ogulho para os campistas, a ONG Orquestrando a Vida

A lindona da Júlia Neves aniversariante da semana

É nesta próxima quarta-feira, dia 15/03, às 16h que acontecerá a Live onde iremos sortear os 10 novos participantes do reality culinário "Cozinhando com você - Comida de Rua". A Live será feita através do meu instagram @fabioabudoficial. Na outra semana, dia 22/03, iremos conhecê-los pessoalmente. Boa sorte a todos!

Para ler

Vereador Álvaro Oliveira mais um aniversariante

Uma das mais esperadas biografias do ano, a de Paris Hilton, já tem data e editora para chegar ao Brasil. “Paris Hilton: A Autobiografia” desembarcará por aqui no dia 14 de março deste ano pela Globo Livros. O lançamento acontecerá simultaneamente com os Estados Unidos. A obra será comercializada por aqui por R$ 59,90, em sua edição física, e R$ 39,90, em sua versão como e-book. Segundo a editora, o livro é chocante, engraçado e surpreendentemente profundo. A mídia norte-americana conta que Hilton fala sobre diversos assuntos polêmicos, como do rapto autorizado por seus pais para que ela ficasse por dois anos “presa” em instituições para “adolescentes problemáticos”. Fora isso, o livro revela a descoberta de seu TDAH e de como isso mudou sua vida, além de discorrer, também, sobre a icônica foto com Britney Spears e Lindsay Lohan em seu carro é muito mais.

Campanhas

O Lilás e o Azul-Marinho são as cores da campanha do mês de Março que alertam para a atenção aos cuidados e prevenção do câncer do colo do útero e do colorretal considerada a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina. O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no país. Eu apoio estas causas.

Festejando níver Hermínia Sepúlveda com os filhos Walterzinho e Francine

Curiosidades

O advogado Saulo Luna, parceiro novo do meu programa

Casal top! Aline e Victor Menezes

Na Disney: Marianna e Anderson Siqueira e o filhão Pedro Evaldo

Foto: Binho Dutra

Romeozinho Casarsa só no beach tênis

Atofoninha: Graziela e João Pedro Aquino Mirna Rangel comemorando níver com irmão Gustavo Rangel e cunhada Clara Azeredo

A sardinha enlatada tem, cada vez mais, conquistado o prato daqueles que não têm tempo e querem manter uma dieta. O sabor, os nutrientes e a praticidade acompanham a variedade que o alimento oferece, indo bem com saladas, patês, omeletes e até na pizza. Mas é no preparo que a dúvida surge: afinal, o óleo da conserva pode fazer parte da receita? A engenheira de alimentos da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Proteste, Mylla Moura, afirma que sim e destaca os benefícios da prática. "Dados da literatura mostram que alguns nutrientes solúveis e importantes da sardinha migram para o óleo. Um exemplo é o ômega-3. Parte dos seus micronutrientes, como o EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenoico), passam da sardinha para o óleo", explica a engenheira.

Dá-lhe Brasil!

A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, acaba de ser eleita a melhor praia do mundo pelo prêmio Travelers’ Choice Awards 2023. O lugar é conhecido pelas águas azul-turquesa perfeitas, areia branca e uma variedade exótica de vida selvagem. Mas o paraíso em Fernando de Noronha não foi o único destino que o Brasil emplacou no ranking das 25 melhores praias do mundo em 2023: Ipanema, no Rio de Janeiro, ficou em 19º.

Cultura ao alcance de todos

Camarada bacana tá aí! Glaydson Paes

Washington Roza vencedor do primeiro reality "Cozinhando com você - Doce Tradição" curtindo Porto Seguro

Gente finíssima Felipe Knust niver da semana

Instalado no Solar do Visconde de Araruama, na Praça do Santíssimo Salvador, o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) –volta a funcionar aos finais de semana, a partir deste sábado (04). A visitação aos sábados, domingos e feriados, acontece das 9h às 14h. Durante a semana, o Museu funciona de terça à sexta-feira, das 10h às 17h. O agendamento de visitação de grupos é realizado por meio do telefone (22) 98179-4455. Para mais informações acesse: www.campos.rj.gov.br

Tá se achando!

Linda demais! Janaina Valentim(Paparazzi) Muito querida: Heloisinha Beshara

Meu brother Marlon Toledo só na geladinha!

Andréa Matheus festejando seu novo tempo

A que se acha melhor influenciadora da atualidade, a Virginia Fonseca lançou uma linha de maquiagens e deixou os seguidores decepcionados por cobrar R$200 em uma base líquida na loja online. A mulher do filho do cantor Leonardo, tal do Zé Felipe, alegou que seu produto é caro por ter qualidade internacional. A “influenciadora” ainda questionou por que famosas como Rihanna, Kylie Jenner e Selena Gomez podem lançar coisas caras e ela não. Menos, querido! Chegou agora e já querendo sentar na janela. Baixa a bolinha que a carreira assim é curta….

12 PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023
A querida Danielle Guimarães uma Foto: Ricardo Bueno Foto: Géssica Mota

Villa Maria como palco de elevação da cultura e economia solidária

De 30 de março a 1º de abril serão realizados Festivais de Economia Solidária e de Cultura Popular

A Casa de Cultura Villa Maria foi o espaço escolhido, este ano, para receber o VII Festival de Economia Solidária e o I Festival de Cultura Popular e Tecnologias Sociais do Norte e Noroeste Fluminense. Na programação deste ano, além das diretrizes da comercialização colaborativa de produtos ambiental e socialmente sustentáveis, o Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (Itep/Uenf) vai trazer uma variedade de atividades culturais e muitas trocas de vivências, representadas através de cinco cirandas, que serão grandes tendas montadas por nichos temáticos. O evento vai ser do dia 30 de março a 1ª de abril, gratuito e para todas as idades.

“A gente vai valorizar artistas, valorizar a formação, a partir das cirandas. Vamos ter ciranda da economia solidária, duas cirandas de cultura, ciranda da terra, ciranda do artesanato, vamos ter desfile de moda para tentar resgatar um pouco essa problemática e perspectiva da cadeia produtiva da moda em Campos e região. Teremos um misto de evento que é justamente para que a gente possa conversar: universidades e sociedade. A incubadora, por exemplo, é um projeto de extensão tecnológica e tem como fim, justamente, conversar com a sociedade”, explicou Nilza Franco, que é assessora técnica do evento e faz parte da comissão de organização.

Toda a programação vai acontecer através de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), apoio do Fórum de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes e Casa de Cultura Villa Maria. O evento também vai acontecer das 14h às 21h, tudo para possibilitar que pessoas que trabalham no centro da cidade também possam visitar e participar do VII Festival de Economia Solidária e do I Festival de Cultura Popular e Tecnologias Sociais do Norte e Noroeste Fluminense.

As cinco cirandas

Nilza explica que as cirandas representam técnicas de educação popular que facilitam processos de vivências e relatos de práticas dos trabalhadores de

economia solidária e produtores culturais. “Com relação à ciranda de economia solidária, vamos ter 13 educadoras populares que vão falar do processo de construção desse modo de produção, a partir dos próprios trabalhadores. Exemplificando, através de modelos práticos, como produzir, fazer renda e buscar espaço dentro da sociedade, a partir deste trabalho gerenciado por eles mesmos. Além disso, também teremos apresentações musicais e dança”, explica.

Já na ciranda cultural, um convidado vai falar sobre poesia, dança e cultura. E, ainda, sobre como fazer gestão da própria produção cultural e ampliar o as-

sunto, dentro do modelo de economia solidária. “O modelo das cirandas também remete a um modelo de oficinas formativas e workshops”, exemplifica Nilza. A ciranda da terra será voltada para agroecologia. “Vamos chamar pessoas que estão na luta há muito tempo com esse diálogo, como professores que trabalham com alguns assentamentos, e vamos ter representantes de organizações da terra. Estaremos falando dessa experiência de como é produzir no campo e ainda produzir alimento saudável para trazer para a cidade”, esclareceu Nilza.

Para fechar o ciclo, na ciranda de artesanato, Nilza

explica a importância do tema dentro do contexto da região. “Principalmente na região, esse é um segmento da economia solidária que mais contribui para o movimento. Essa oficina vai discutir novas técnicas, discutir a importância do design para a confecção de novos produtos. Vamos falar sobre a dificuldade, muitas vezes, de participar de compras públicas. Falar do momento atual do artesanato e também teremos convidados especiais para afinar essa discussão”, ressalta.

Programação Geral

No contexto geral do evento, a comissão de organização confirma apresentações musicais e todo um ambiente de informação. Entre os cantores já confirmados estão Cris Raquel, Marcelo Benjá, além de Ed Ébano e banda, com uma grande roda de samba. “Teremos uma quantidade grande de atrações. Neste festival serão dez redes produtivas: a rede de alimentação, a rede de agroecologia, de tricô e crochê, de costura criativa, moda e vestuário, artesanato de madeira, vidro de sustentabilidade e linha bebê, por exemplo. Vamos ter as redes de produção voltadas a centenas de produtos disponíveis”, explica Nilza a respeito da comercialização dos produtos da economia solidária.

A programação está sendo fechada e será atualizada nos canais oficiais da Uenf.

“A economia solidária vê potencial enorme de autogestão junto à questão dos produtores culturais e, neste aspecto, nós estaríamos exercitando essa experimentação no Festival de Economia Solidária e no Festival de Cultura e Tecnologias Sociais”, explica.

Dentro do tema de tecnologias sociais, o evento busca resgatar a tecnologia social simples, como projetos de baixo custo, a partir do referencial que qualquer pessoa pode reproduzir. “Um dos exemplos destes trabalhos são o filetador de garrafa pet, minhocário de balde, a horta vertical, forno solar, ecobriquetes [uma espécie de lenha com aproveitamento de material descartado]. Além disso, haverá a participação de projetos de extensão que resgatam a questão de sustentabilidade”, finaliza Nilza.

Fotos: Silvana Rust / Divulgação J3NEWS
Artesãos | Evento terá oficinas para atualização Comida | Várias redes produtivas estarão presentes Nilza Souza | Da comissão de organização Agronegócio | Setor também terá espaço

Dra Flávia Henriques; dermatologista

Dra. Olívia Assed

Mês da MULHER

Nessa semana tivemos o dia da mulher, e reuni algumas fotos de mulheres que gostaria de homenagear, por serem mulheres fortes, corajosas e inspiradoras, mulheres que trabalham incansavelmente todos os dias, muitas vezes nos bastidores, para tornar o mundo um lugar melhor. São mães, médicas, enfermeiras, (colocar profissões de mulheres das fotos). Elas nos inspiram com sua compaixão, força e dedicação e merecem nossa gratidão e reconhecimento.

Vamos celebrar nesse mês as conquistas das mulheres, honrar suas contribuições e prometer continuar a luta por um mundo onde todas as mulheres possam prosperar e atingir todo o seu potencial. Em nome dessas mulheres inspiradoras que eu apresento pra vocês, parabenizo todas as mulheres de nossa cidade! Um especial mês da mulher para nós!

Dra Janaína Salgado, pediatra

Dra

Dra Bruna Zampirolli, pediatra

Dras Ângela, Fabíola e Alessandra Vieira

03 PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023 oliviaassed_dermato
Dra Fernanda Rodrigues Bernardi, endocrinologista Dra Fernanda Sobral, dermatologista. Dra Helena Montebello , endocrinologista. Dra Laura Terra, dermatologista Dra Larissa Dangelo, gastroenterologista. Dra Fernanda Cruz, dermatologista Dra Paula Sobral, dermatologista Dra Fernanda Aguiar, dermatologista e Dra Renata Catten, oftalmologista Dra Tatiana Aquino , oftalmologista. Dra Ana Laura Soares, pediatra. Dra Luciana Stohler , pediatra. Dra Karine Franco, dermatologista Dra Nathália Bastos, dermatologista Dra Maria Nagime, mastologista Dra Paloma Miguel, angiologista Dra Erika Guerra, cirurgiã plástica Dra Lara Assed, cardiologista. Dra Paula Assed Estefan, dermatologista Dra Luiza Barbosa, oncologista Dra Luiza Assed, oftalmologista Dra Priscila Brunelli, dermatologista Dra Elaine Klem, pediatra Dra Ana Paula e Dra Liana Almeida, dermatologistas Dra Patrícia Pandolfi, infectologista Dra Viviane Moreira intensivista Dra Sandra Rangel, pediatra. Natália Andrade , cirurgiã Dra Luiza Locatelli, dermatologista Dra Laura Barra, endocrinologista Dra Elisa Julianelli, radiologista Dra Laís Kohler, dermatologista Dra Karen Souza, radiologista Dra Larissa Mocaiber, oftalmologista Dra Marianna Nunes, radiologista Dra Alice Thome, ginecologista obstetra Dra Priscila Araujo, reumatologista Dra Mariana Berlinck, dermatologista Dra Luiza Beliene, médica do trabalho

Programa em comemoração aos 10 anos da J3News TV recebe Wladimir Garotinho

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho participou do “Especial J3”, em comemoração aos 10 anos de fundação da J3News TV. O programa foi apresentado pelo jornalista Júlio Tinoco e contou ainda com a participação dos também jornalistas Daniela Abreu e Marcos Curvelo. Foi ao ar na última quarta-feira (8), às 21h, e será reprisado ao longo da semana. Durante o programa, Wladimir abordou assuntos importantes para o município, como o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) assinado junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que deverá solucionar a situação de prestadores de serviço contratados pelo Município. Além disso, o prefeito falou sobre o avanço de obras de infraestrutura em Campos, anunciou medidas para o Mercado Municipal e concursos públicos.

Fotógrafo Igor Gomes e a musa fitness Thalita

Pereira no “Mais Bonita” desta semana

No programa “Mais Bonita” da semana, Maysa Victória recebe dois super convidados: Igor Gomes, o fotógrafo queridinho das blogueiras, e a musa fitness Thalita Pereira. Igor falou sobre seus perrengues de viagem, além da sua trajetória profissional, que o levou recentemente a fotografar celebridades como Juliana Paes e Valéria Valença no Baile da Vogue. Já Thalita contou sobre como entrou no mundo fitness, sua rotina de academia, e seu início no mundo da moda, onde produzia suas próprias roupas.

A caixa de Pandora

Mesmo que não conheçamos a mitologia em profundidade, é possível associá-la à vida humana nos dias atuais. Observamos essa referência assistindo a filmes, lendo livros, ouvindo palestras...

A mitologia busca explicar o mundo, a origem da vida, o pós-morte e os fenômenos da natureza a partir de personagens que transcendem o mundo natural. São forças sobrenaturais que se movem em narrativas fantásticas.

Conta a mitologia grega que Prometeu criou os homens comuns e queria dar a eles o fogo roubado do Olimpo. Porém, Zeus, deus dos céus, dos raios e dos relâmpagos, não deixou, afirmando que o fogo era exclusivo dos deuses. Prometeu não obedeceu e entregou o fogo para os mortais. Zeus, então, castigou Prometeu amarrando-o numa pedra e enviando uma águia para comer o seu fígado. Ele castigou também os humanos por ter aceitado o presente criando a primeira mulher chamada Pandora. Ela recebeu várias qualidades como graça, beleza, inteligência, meiguice, paciência e habilidade para dança e para os trabalhos manuais. Antes de mandá-la para Terra, Zeus entregou à Pandora uma caixa que jamais deveria ser aberta. Dentro da caixa, o deus colocou uma grande quantidade de desgraças para as pessoas: dor, inveja, discórdia, maldade, guerra e todas as doenças da alma e do corpo. Mas bem no fundo da caixa, havia um dom especial: a ESPERANÇA. Curiosa, Pandora abriu a caixa e todos os males foram liberados, menos a esperança que não conseguiu sair, antes que a mulher fechasse o recipiente.

Tem-se a impressão de que a caixa de Pandora foi reaberta e, infelizmente, não foi fechada em 2022. Guerras, terremotos,, barbárie... E ainda males da alma:incerteza, desconfiança, solidão, angústia, medo, tristeza... Além disso, convivemos com violência, intolerância, preconceito, negacionismo, racismo, homofobia, xenofobia, ódio, mentiras, ignorância em grau extremo... Mas a ESPERANÇA está lá no fundo. Ela anuncia mudanças. Mas qual é a esperança possível? O que se pode fazer para viabilizar essa promessa? ESPERANÇA é caminho e também passos. Caminhemos.

04 PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023
Foto: Carlos Grevi Foto: Divulgação

Ana Liz Bittencourt lindíssima no Fasano Hotel Rafael Osório Rocha e Rafaela Venâncio com sua linda Maria Antônia e a família

Egito Antigo: Rita Teixeira Siqueira desbravando a Terra dos Faraós

RAPIDINHAS

* Silvana Siqueira vai lançar o seu livro “O outro lado de mim” terça-feira às 19h no Santa Paciência Casa Criativa.

O prefeito Wladimir Matheus e Tassiana com Edvar Júnior, Patrícia Cordeiro, o maestro Jony William Villela Viana e Auxiliadora Freitas no Theatro Municipal do RJ

Cachoeira de Rio Preto: Walterzinho Sepulveda sempre valorizando as maravilhas da nossa região

Gabriela Terra foi a festejada aniversariante de terça-feira

* Nasceu a linda princesa Maria Antônia para o querido casal Rafael Osório Rocha e Rafaela Venâncio. Estreando de avós o aniversariante de hoje Arimar Marins e Márcia Valéria e também Paulo César Rocha e Maria Luiza Osório. As irmãs de Rafaela vieram acompanhar o nascimento: Raquel veio dos EUA e Renata veio do Rio de Janeiro onde moram.

* Marluci Sardenberg este ano vai antecipar a comemoração do seu aniversário, devido ao feriado de Corpus Christi e irá oferecer em sua casa um jantar maravilhoso elaborado pelo filho Pietro, para suas amigas no dia 1º de abril, mas não é trolagem.

* Heloisinha Beshara pegando firme na academia todas as manhãs. Ela diz que é uma das melhores maneiras de se começar o dia, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas.

* Mara Simões Robaina está amando o Treino Funcional para Beach Tennis, um esporte que une areia com o Tênis, trabalha o corpo inteiro, adquire tomada rápida de decisões e tem ambiente divertido e descontraído.

* Verinha e Paulo Assed Estefan irão passar 1 mês nos EUA com as netas Salma e Vivianni e também o filho Tarcísio e a nora Millena. Muitos passeios na Disney.

Programa Especial Mulher comandado por Fernanda Lisboa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi um bate-papo bacana com Gabriela Lessa, Luiza Diniz, Maysa Victoria e Cíntia Barreto

São Paulo: A bonita Andrea Oliveira no 43º andar onde fica o Terraço Itália

Manuella Manhães a querida aniversariante da próxima quinta-feira com seu filhão Pedro Ney

* O Programa Especial Mulher comandado por Fernanda Lisboa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, foi um bate papo bacana com Gabriela Lessa, Luiza Diniz, Maysa Victoria e Cíntia Barreto, representando todas as mulheres extraordinárias do J3NEWS.

* Maria Edyr Alvarenga Vasconcelos passou a última semana pelos ares cariocas como hóspede da comadre Alcione Athayde.

* Adriane Ribeiro Gomes e Suzana Ferreira Paes encantadas com as belezas do Oriente. Acabaram de chegar da Indonésia.

* Mariângela Inojosa reuniu a família e amigos mais chegados, no sitio de Chapéu do Sol, para comemorar seu aniversário.

* Lia Mírian Aquino Cruz encerrou sua temporada de verão em Atafona e já voltou para Campos.

* Rita Teixeira, aniversariante do último sábado, comemorou em família com mesa de doces, pois tinha acabado de chegar do Egito. Mas ganhou também festa das amigas da Confraria em restaurante local.

* Matheus Venâncio curtindo suas férias pelas ilhas do Caribe.

* Rosana Waked curtiu o último fim de semana pelo Rio matando a saudade da família.

Felicidade de Samir Nahim Matheus recebendo a irmã Emily Matheus e o irmão Charles Nahim Matheus que mora em Salvador

Clarissa Netto Alves que concluiu a residência de Cirurgia Plástica em São Paulo com louvor e seus orgulhosos pais Nélio Alves Junior e Cláudia e a irmã Carolina

* Odila e Jorge Mansur acabaram de chegar de uma temporada pelos ares argentinos.

* No último final de semana Valéria e Luiz Alberto Pupe se reuniram com a família no Rio, para momentos de alegria e colocar os assuntos em dia.

NIVER

Os parabéns de hoje vão para Arimar Marins, Maria Petrucci, Nilda Ângelo, Claudiana Freire e Eduardo Scapin. Amanhã para Sílvia Regina Alves Abud, Deborah Casarsa, Cláudia Netto, Carol Rocha, Francine Correia e Sandra Findlay. Terça-feira para Roberta Rangel, Cida Rosa e Kelli Knust. Quarta-feira para Samila Abud Cabral, Cléia Marcia Barcelos Borges, Gerda Miranda, Ranulfo Vidigal, Diego Motta e Geraldinho Santa Cruz. Quinta-feira para Rosemary Lopes de Carvalho, Kalinca Barbosa, Manuella Manhães, Simone Rangel e Francisco de Alvarenga Leandro. Sexta-feira para Paula Tolomei, Andreia Velasco, Adriana Cordeiro da Fonseca e Aline Neves. Sábado para Igor Otto Schulz, Renata Junquilho, Karla Pereira e Grasiela Gonçalves. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.

05 PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023
“Cuidado! Seu filho seguirá seu exemplo, não seu conselho. A palavra convence, mas o exemplo arrasta.”
Fotos: Arquivo da colunista
Antônio Carlos de Miranda Junior e Dayse com os filhos Artur, Gabriel, Maria Fernanda, Miguel e João A maravilhosa Elisabete Cosato Em família: Lucas Borges , Melina Canela e Heitor

DUPLA COBERTURA EVENTO

COBERTURA DE EVENTO

M ATRÍCUL AS ABERTAS

Ingrid Coutinho com sua Laurinha Primos, Cauê Almeida, Hugo Lyrio e Davi Villela Família querida - O aniversariante João com sua irmãzinha Elisa e os papais Olívia e Lucas Assed Primos muito queridos - Antônia e Pedro Henrique Freire Gigi gostosa de Tia Gê com o papai Elias e a prima Maria Lyrio Sol e mar - Os pequenos Manu e Lucas com os papais Larissa e Marcelo Queiroz
PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023 09
Amor que não se mede - Dinda Ariana e o lindo João Lucas João Assed e seus primos Rafael e Mariana Abud João com as lindas Maria e Isabel Werneck João com sua amiguinha Ana Maria João com seus amigos Pedro e Rafa

A temporada 2023 da Fórmula 1 começou!

Max Verstappen ganhou o primeiro

GP do Bahrein

A primeira corrida do ano foi o GP do Bahrein que ocorreu à noite e no deserto no dia 05/03. Foi a 1.080ª corrida da história da Fórmula 1 no seu 74º ano de existência. O Circuito do Bahrein, em Sakhir, conta com 5.412 metros de extensão e tem 15 curvas. Foram 57 voltas, totalizando 308,238 km de corrida. O recorde da prova é de Pedro de La Rosa, em 2005, competindo pela McLaren-Mercedes, quando cravou o tempo de 1 min. 31 s. 447. Havia uma grande expectativa dos brasileiros durante a semana para ver a estreia em corrida do piloto reserva da Aston Martin, o paranaense Felipe Drugovich, pois ele tinha participado dos treinos pré-temporada neste mesmo circuito no final de semana anterior substituindo o piloto oficial Lance Stroll, que havia se acidentado em fevereiro quando caiu de bicicleta e teve que passar por cirurgia na mão, mas Stroll conseguiu se recuperar a tempo para correr.

A pole position ficou com Max Verstappen, da Red Bull, com o tempo de 1:29.708; em 2º, veio Sérgio Pérez, também da Red Bull; em 3º, Charles Leclerc, da Ferrari; em 4º, Carlos Sainz, também da Ferrari; em 5º, Fernando Alonso, da Aston Martin;

GP

em 6º, George Russell, da Mercedes; em 7º, Lewis Hamilton, também da Mercedes; em 8º, Lance Stroll, da Aston Martin; em 9º, Esteban Ocon, da Alpine e em 10º, Nico Hulkenberg, da Haas. Em 11º, veio Lando Norris, da McLaren; em 12º, Valtteri Bottas, da Alfa Romeo; em 13º, Zhou Guanyu, também da Alfa Romeo; em 14º, Yuki Tsunoda, da AlphaTauri; em 15º, Alexander Albon, da Williams; em 16º, o estreante Logan Sargeant, também da Williams; em 17º, Kevin Magnussen, da Haas; em 18º, o estreante Oscar Piastri, da McLaren; em 19º, o estreante Nyck De Vries, da AlphaTauri e em 20º e último lugar Pierre Gasly, da Alpine. Na largada, Leclerc foi o mais rápido no 0 a 200 km/h, fazendo em 5,15 segundos e ultrapassou Pérez, indo para a 2ª posição. Stroll tocou em Alonso, mas os dois se mantiveram na pista. Hamilton passou Russell e Alonso e foi para a 5ª colocação. Bottas, de 12º, ultrapassou Norris, Hulkenberg, Ocon e Stroll e assumiu o 8º lugar. Norris passou Hulkenberg e Ocon, indo para a 10ª posição. Assim, fechando os 10 primeiros colocados ao final da primeira volta, estavam: em 1º, Verstappen; em 2º, Leclerc; em 3º, Pérez; em 4º, Sainz; em

5º, Hamilton; em 6º, Russell; em 7º, Alonso; em 8°, Bottas; em 9º, Stroll e em 10º lugar, Norris. Ganhando 4 posições, Bottas foi quem mais ganhou na largada, já Hulkenberg e Guanyu foram os que mais perderam posições, 4 cada um. Na 4ª volta, Ocon já tinha ultrapassado Norris e assumido a 10ª colocação. Na volta 6, Stroll passou Bottas e foi para o 8º lugar. Na volta 8, Russell escapou, mas voltou para a pista. Na volta 12, Albon foi trocar os pneus, da 10ª, retornou na 15ª colocação. Bottas que trocou os pneus antes, do 9º, voltou no 14º lugar. Na volta 13, Alonso ultrapassou Russell após entrar lado a lado com ele em várias curvas e assumiu a 6ª posição. Hamilton foi trocar os pneus, caindo da 5ª para a 9ª colocação. Leclerc, Sainz e Russell também foram para o box trocar os seus pneus, retornando na 5ª, 6ª e 10ª colocação, respectivamente. Hamilton assim, foi para o 7º lugar. Na volta 15, Verstappen foi trocar os pneus, da liderança voltou na 2ª posição, Pérez assumiu a ponta. Alonso também trocou os pneus, da 3ª caiu para a 8ª colocação. Piastri foi para o box e abandonou a prova com problemas. Na volta 16, Stroll foi para o box trocar os pneus, de 3º foi para o 9º lugar. Na volta 17, Alonso passou Bottas e assumiu a 6ª posição. Na volta 18, Pérez foi trocar os pneus, da liderança, retornou na 3ª colocação, atrás de Leclerc. Russell ultrapassou Bottas e foi para o 7º lugar. Na volta 20, Stroll passou Bottas e foi para a 8ª posição.

Nas 10 primeiras colocações estavam: em 1º, Verstappen; em 2º, Leclerc; em 3º, Pérez; em 4º, Sainz; em 5º, Hamilton; em 6º, Alonso; em 7º, Russell; em 8º, Stroll; em 9º, Bottas e em 10º, Albon.

Na volta 26, Pérez ultrapassou Leclerc e assumiu a 2ª posição.

Na volta 27, Albon foi trocar os pneus, da 10ª caiu para a 14ª colocação. Na volta 30, Bottas foi

trocar os pneus, do 9º foi para o 11º lugar. Na volta 31, Hamilton, Sargeant e Stroll foram trocar os pneus. Hamilton da 5ª, voltou na 7ª posição; Sargeant da 9ª, retornou na 14ª colocação e; Stroll do 7º, caiu para o 8º lugar. Na volta 32, Sainz e Russell foram para o box trocar os pneus, voltando na 5ª e 7ª posição, respectivamente. Na volta 33, Stroll passou Russell, indo para a 7ª colocação. Albon já estava novamente no 10º lugar. Na volta 34, Leclerc foi trocar os pneus, da 3ª retornou na 4ª posição. Na volta 35, Pérez foi trocar os pneus e voltou na mesma 2ª colocação. Alonso também foi trocar os pneus e do 3º retornou no 6º lugar. Na volta 36, Verstappen foi para o box trocar os pneus e voltou ainda na liderança.

Na volta 37, Alonso ultrapassou Hamilton, este deu um “X” no Alonso e recuperou a 5ª colocação. Na volta 38, Alonso voltou a passar Hamilton e assumiu o 5º lugar. Na volta 41, Leclerc com problemas, encostou o carro e abandonou a corrida - antes da prova, a Ferrari havia trocado a central eletrônica e a bateria do seu carro -. Bandeira amarela, safety car virtual. Na volta 42, a corrida recomeçou. Na volta 43, Gasly ultrapassou Albon e foi para a 9ª posição. Logo em seguida, Ocon também abandonou a prova.

Na volta 46, Alonso ultrapassou Sainz e assumiu a 3ª colocação. Na volta 52, Stroll saiu da pista, mas retornou para a corrida. Na volta 57, Verstappen foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Guanyu fez a volta mais rápida da prova, na penúltima volta ele cravou 1:33.996, alcançando a velocidade média de 207.276 km/h. Alonso foi escolhido o piloto do dia. Gasly foi o piloto que mais ganhou posições na corrida, foram 11, saiu em último e chegou no 9º lugar.

Já Hulkenberg e Norris foram os pilotos que mais perderam posições na prova, um total de 6 para cada um, chegando na

16ª e 17ª colocação, respectivamente.

Assim, o vencedor foi Max Verstappen, da Red Bull; em 2º, chegou Sérgio Pérez, também da Red Bull; em 3º, Fernando Alonso, da Aston Martin; em 4º, Carlos Sainz, da Ferrari; em 5º, Lewis Hamilton, da Mercedes; em 6º, Lance Stroll, da Aston Martin; em 7º, George Russell, da Mercedes; em 8º, Valtteri Bottas, da Alfa Romeo; em 9º, Pierre Gasly, da Alpine e em 10º,

Alexander Albon, da Williams. Em 11º, chegou Yuki Tsunoda, da AlphaTauri; em 12º, Logan Sargeant, da Williams; em 13º, kevin Magnussen, da Haas; em 14º, Nyck De Vries, da AlphaTauri; em 15º, Nico Hulkenberg, da Haas; em 16º, Zhou Guanyu, da Alfa Romeo e em 17º, Lando Norris, da McLaren. Não completaram a prova: Esteban Ocon, da Alpine; Charles Leclerc, da Ferrari e Oscar Piastri, da McLaren.

Após a 1ª etapa das 23 programadas para a temporada 2023, segue a classificação do campeonato:

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS:

1º Max Verstappen

2º Sérgio Pérez

3º Fernando Alonso

4º Carlos Sainz

5º Lewis Hamilton

6º Lance Stroll

7º George Russell

8º Valtteri Bottas

9º Pierre Gasly

10º Alexander Albon

11º Yuki Tsunoda

12º Logan Sargeant

13º Kevin Magnussen

14º Nyck De Vries

15º Nico Hulkenberg

16º Zhou Guanyu

17º Lando Norris

18º Esteban Ocon

19º Charles Leclerc

20º Oscar Piastri

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES:

@rodrigovianarodrigoviana 11 PÁGINA 12 A 18 DE MARÇO DE 2023
A próxima corrida será o GP da Arábia Saudita no dia 19 deste mês. Até lá! Fotos: f1.com
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º Red
Ferrari Mercedes Aston Martin Mercedes
Alpine Williams
Williams Haas
McLaren
Ferrari McLaren Red Bull Aston Martin Mercedes Ferrari Alfa Romeo Alpine Williams AlphaTauri Haas McLaren 25 pontos 18 pontos 15 pontos 12 pontos 10 pontos 8 pontos 6 pontos 4 pontos 2 pontos 1 ponto 0 pontos 0 pontos 0 pontos 0 pontos 0 pontos 0 pontos 0 pontos 0 pontos 0 pontos 0 pontos 43 pontos 23 pontos 16 pontos 12 pontos 4 pontos 2 pontos 1 ponto 0 pontos 0 pontos 0 pontos
Bull Red Bull Aston Martin
Alfa Romeo
AlphaTauri
AlphaTauri Haas Alfa Romeo
Alpine
A McLaren foi a maior decepção entre as equipes nesta primeira corrida da temporada. Fernando Alonso conquistou o 3º lugar na corrida, demonstrando a ascensão da Aston Martin este ano. No pódio, Verstappen em 1º, Pérez em 2º e Alonso em 3º lugar, juntos com o engenheiro da Red Bull.

Clube Morena Rosa

Em pleno Dia Internacional da Mulher, para exaltar a essência e a beleza da mulher campista, tão maravilhosa quanto criativa, independente e inspiradora, a empresária da moda Bia Azeredo, ofereceu uma tarde de delícias em forma de coquetel, brinde de champagne, flôres, mimos e homenagens dedicada a sua fiel clientela na bonita e bem localizada loja Clube Morena Rosa, no Parquecentro Shopping. Bia aproveitou o momento fashion feminino, para lançar a Coleção Ou tono Inverno 2023 das marcas de poder e estilo, que tomaram conta de suas araras, prateleiras e vitri nes, que foi batizada de Novos Horizontes, convidando a olhar para o seu inte rior, valorizar suas descobertas e dei xar a sua marca no mundo.

com NOVOS HORIZONTES

POR CARLOS FREDERICO 12 PÁGINA 12 A 18
DE 2023
DE MARÇO
Judy Tinoco Rosane Dias Beatriz Helena Rosana Valadares Ana Carla Alvarenga Vanessa Reis Patrícia Abdu Neme Paula Marsicano Lia Miriam Aquino Cruz Daniela Silva Lorena Manhães Nazareth Machado Ana Maria Pellegrini Silvana Naked
MULHER
Equipe Clube Morena Rosa Bia Azeredo e Dilcéa Manhães A modelo Tainara Nocon veste Clube Morena Rosa
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.