J3News edição 325

Page 1

Primeiro Carnaval pós-pandemia agita a região

J3News traz programação completa da festa

03

Carnaval para curtir aonde quer que vá

Influenciadores e colunistas dão dicas de destinos e programação CAPA

Prédios históricos sofrem com abandono ao longo dos anos

Solar dos Airizes, Museu Olavo Cardoso, Hotel Flávio e Arquivo Público são exemplos de prédios negligenciados

PÁGINA 06

Frota de helicópteros cresce e aponta aquecimento econômico

PÁGINA 05

Expectativa de início de operação do Heliporto do Açu e volta da Petrobras para o Bartolomeu Lisandro animam setor

Aumento de 10% no preço da cesta básica pesa no bolso

Levantamento do Procon verificou 30 itens em mercados de Campos e comprovou a elevação dos custos

PÁGINA 05

Verão continua, assim como os cuidados com a alimentação

Nutricionista Diego Motta aconselha a seguir com os cuidados com a saúde, incluindo frutas e verduras no cardápio

PÁGINA 10

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 325 CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023
J3NEWS
Foto: Paulo Sérgio - Divulgação
PÁGINA
Espetáculo | Flávia Sanches no último carnaval em São João da Barra Foto: Igor Gomes Foto: César Ferreira Fotos: Arquivo pessoal Hermínia Sepúlveda Fábio Abud Amanda Coutinho Carlos Frederico Juliana Ribeiro Luiza Diniz Ingrid Coutinho

Um Carnaval mais alegre e com menos restrições

Foto: Adilson dos Santos

indefinida.

Cidades da região preparam festa popular de modo mais leve em clima de pós-pandemia

Ocinei Trindade

Este ano, o Carnaval não será igual àquele que passou. Nem haverá similar aos de 2022 ou 2021, quando os efeitos devastadores da Covid-19 silenciaram foliões de todos os lugares. Com a pandemia mais controlada após a vacinação da população contra o coronavírus, o Carnaval de 2023 ressurge de modo mais leve e libertário. As restrições sanitárias são menores diante da redução de casos da doença em todo o Brasil. As cidades de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Quissamã e São Francisco de Itabapoana optaram por promover a festa carnavalesca de diferentes maneiras. A programação de cada uma pode ser acompanhada nesta reportagem.

Apesar dos desfiles de escolas e blocos de samba e de bois pintadinhos em Campos não constarem do calendário de 2023, a Prefeitura Municipal reservou uma série de shows musicais e apresentações de trios elétricos para Farol de São Thomé e Lagoa de Cima. Os dois balneários também são bastante frequentados pelo público nesta época. A dona de casa Rosa Barroso, moradora de Ururaí, já definiu sua programação para os dias de folia: “Minha família e eu sempre gostamos de participar de festas de carnaval. Vamos nos dividir entre Farol e Santa Clara. Temos um bloco em Ururaí, e, na praia, também estaremos reunidos para sambar e nos divertir”, diz Rosa. A procura por fantasias de carna-

val, apesar de tímida, tem acontecido no comércio campista. “As pessoas sempre acabam deixando para a última hora. Elas vão se animando e escolhem algum adereço ou máscara para brincar”, explica a comerciante Jane Rosa.

Foto: Divulgação

decidimos o que usar”, comentaram os jovens estudantes.

São Francisco

A abertura oficial do Carnaval 2023 de São Francisco de Itabapoana acontecerá na sexta-feira (17), a partir das 18h, no Centro da cidade, com o desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Status. Logo depois, haverá a apresentação de dois shows: Rogerinho do Pizeiro, às 20h; e Força Maior, às 22h.

A programação musical prossegue de sábado (18) até terça-feira (21), com dois shows nas principais praias do município. O primeiro deles é uma atração local, a partir de 18h; e o segundo, uma atração regional, a partir de 21h. “A data deve movimentar diversos setores da economia, como ocorreu durante todo o mês de janeiro, ápice da alta temporada, em que a cidade recebeu milhares de visitantes”, comenta a prefeita de SFI, Francimara Barbosa.

São João da Barra

Quissamã

A Prefeitura de Quissamã decidiu que a programação do Carnaval Viver Quissa 2023 será realizada do dia 16 a 21. São mais de 30 shows musicais, matinês para as crianças e os tradicionais blocos e bois malhadinhos no fim da tarde e à noite. A atração de abertura será o cantor Ferrugem, na quinta-feira (16), às 22h, no Palco Oficial, área central. "Este ano, temos mais blocos e bois e teremos ainda mais no futuro. É uma programação que fortalece a economia e o turismo, leva o nome de Quissamã para todo o estado. Nossa política busca fazer com que o município gere mais renda e emprego. Temos a certeza que o carnaval também será um sucesso, como tem sido nossa

programação de verão", cita Kitiely Freitas, secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer. De acordo com a Prefeitura de Quissamã, os shows previstos para a área central e a praia de São Francisco contam com a apresentação de artistas regionais durante todo o carnaval. A programação de verão será encerrada no domingo (26), com show do grupo Sorriso Maroto, às 18h, na praia de João Francisco.

Campos

A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, agendou programação cultural para todos os dias do feriado na Praia do Farol e Lagoa de Cima. Ao todo, são 14 eventos musicais, incluindo as apresentações de três Escolas de Samba.

Foto: Alô Farol

Foto: Secom

O casal de namorados Larissa Ribeiro e Davi Rodrigues percorreu lojas em busca de um figurino para brincar em Grussaí, São João da Barra. “Nós gostamos de carnaval. Vestir algo diferente faz parte da brincadeira. Ainda não

De acordo com a Prefeitura de São João da Barra, a abertura oficial do carnaval da cidade será na quinta-feira (16), às 20h, no palco da Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, seguida de desfiles de blocos e ensaio geral das baterias das escolas de samba. A programação contará com shows na sede e nos distritos, além da participação de blocos tradicionais que desfilam nas praias sanjoanenses.

Na Rua Joaquim Thomaz, durante todo o carnaval, haverá shows, trios elétricos, blocos de abadás e os desfiles das escolas de samba Congos e Chinês, domingo (19) e terça-feira (21); e Acadêmicos da Vila Imperial, na segunda-feira (20), dia em que também desfila o bloco Os Indianos.

O encerramento do carnaval de São João da Barra será na Quarta-Feira de Cinzas (22), com desfile do Bloco Boi Ressaca, a partir de 15h, na Avenida Liberdade, em Grussaí. Até esta publicação, a programação de shows estava

Dia 17

21h - Lagamar - Ed Ébano

21h - Lagoa de Cima - Catukai

Dia 18

15h - Farol - Trio - Apollo

21h - Farol - Palco Principal – Encontro de Escolas de Samba

Ururau da Lapa; Madureira do Turf e Chuva de Ouro

16h - Lagoa de Cima - Ex-Energia

Dia 19

15h - Farol - Trio - Sabor de Beijo

21h - Farol - Palco Oficial - Dibobeira

16h - Lagoa de Cima - Thamires Chagas

Dia 20 15h - Farol - Trio - Badaloka

21h - Farol - Palco Oficial - Nágela Ferreira

16h - Lagoa de Cima - Grupo Nosso Legado

Dia 21

03 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023 Especial Foto: Supcom
15h
Oficial
Só Marrento 16h
Lagoa de
Santos
- Farol - Trio - A Massa 21h - Farol - Palco
-
-
Cima - Júnior
Quissamã | Programação começa na quinta, dia 16, e segue até dia 21 São João da Barra | Escolas de samba e blocos prometem animar foliões São Francisco| Abertura oficial da folia momesca na cidade acontece dia 16 Folia | Trios elétricos voltam a animar a orla da praia campista este ano

AloysioBalbi

Grupo carioca vai construir Centro Comercial na Formosa, esquina com Barão do Amazonas

Vão começar em março as obras de um novo Centro Comercial, composto de várias lojas e estacionamento. No local funciona hoje um estacionamento no cruzamento das ruas Tenente

Coronel Cardoso (antiga Formosa) e Barão do Amazonas, uma das áreas do centro da cidade mais disputadas e que foi comprada antes da pandemia por um grupo de investidores do Rio de Janeiro. O grupo quer inaugurar o Centro Comercial antes do Natal. Uma boa notícia para o Centro de Campos.

Prevista a construção de grande loja de departamentos em Campos

Outra boa notícia: esse mesmo grupo carioca que vai construir o Centro Comercial comprou uma área na Avenida Arthur Bernardes, onde pretende montar uma grande loja de departamentos própria, ao estilo Havan. As duas obras vão acontecer simultaneamente.

Efeito Arthur Bernardes mexe com o tabuleiro dos investimentos tanto no comercial quando no residencial

O efeito Arthur Bernardes, uma das maiores vias expressas de Campos, mexe mesmo no tabuleiro dos investimentos, tanto no aspecto residencial quanto no comercial. São muitas as configurações e especulações margeando essa avenida. Se metade delas se configurar, a economia local terá mesmo uma nova referência.

Prefeitura tem projetos para construção de dois viadutos para desempacar trânsito

Existem dois projetos da Prefeitura para construção de viadutos em Campos, em locais onde o trânsito está empacado. São obras complexas e, por isso, tudo está sendo muito bem estudado, conforme relato do prefeito Wladimir Garotinho. Nada é para já, mas só o fato de os projetos existirem é um bom pequeno primeiro passo.

Novo bairro na entrada do balneário de Grussaí sinaliza crescimento de SJB

Um mega investimento será feito entre a chamada Curva de Grussaí e a entrada do Balneário. Trata-se de um novo bairro planejado que terá cerca de 1.200 terrenos, além da infraestrutura obrigatória para empreendimentos deste porte, sinalizando o crescimento do município de São João da Barra.

Condomínio rural e resort entre Campos e São Fidélis

Um grande condomínio rural será lançado na Campos/São Fidélis, mais precisamente em Itereré. Ao mesmo tempo, um Resort com várias filiais no Brasil está prospectando uma área com cachoeiras na região de Rio Preto. Uma boa notícia, que mostra que essa área de Campos tem grande potencial turístico.

Fazenda de 500 alqueires em Campos passa para mãos de um capixaba

Ainda na área rural, uma grande fazenda de Campos com mais de 500 alqueires está trocando de dono, saindo das mãos de um campista e passando para um rico capixaba. O mercado imobiliário rural tem detectado uma forte presença do empresariado do Estado do Espírito Santo, na área norte do município.

Empresa em Campos faz promoção e vende picolé a R$ 0,01 durante um mês

O empreendedorismo faz mágica em Campos. Na Avenida Nilo Peçanha foi montada uma empresa que produz picolés de coco. Durante todo o mês de janeiro a empresa vendeu no varejo a unidade de picolé por R$ 0,01 (um centavo). Talvez fosse a única coisa no país que um único centavo pudesse comprar. A empresa encerrou a promoção na semana passada. Foi audaciosa e merece o registro.

Comércio de Campos e SJB iniciam capacitação para fornecer insumos e serviços para o Porto do Açu Restaurantes, empresas de material de construção, serviços de tecnologia e mais de 100 micro e pequenos negócios de Campos e São João da Barra participaram na Uenf do Capacita Fornecedores, programa criado pela GNA e Sebrae Rio para estimular o empreendedorismo comercial. O objetivo é transformar o comércio das duas cidades em fornecedores de bens e serviços para as empresas do Complexo Portuário do Açu.

OPINIÃO É imperioso vencermos a maldade

De volta ao Carnaval

Com dois anos de atraso, por conta da pandemia da Covid-19, está chegando a hora da maior festa popular dos brasileiros: o Carnaval. O jornalista Ocinei Trindade, que assina reportagem especial desta edição, destaca que, este ano, o Carnaval não será igual àquele que passou, numa alusão à famosa marchinha carnavalesca para destacar que ficou combinado que ninguém será obrigado a brincar separado, já que o distanciamento social foi suprimido. No primeiro carnaval sem restrições sanitárias existe uma expectativa represada que, dentro de uma manifestação ordeira, é culturalmente salutar. Nas cidades da região as programações já estão definidas.

Em Campos, a Prefeitura optou por realização de shows musicais e trios elétricos para Farol de São Thomé e Lagoa de Cima. Todos os balneários da região terão eventos carnavalescos, e os municípios de São João da Barra e de Quissamã terão carnavais de avenida com suas agremiações carnavalescas.

Tudo isso movimenta a economia regional como comércio, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Esse setor de turismo foi castigado nos últimos dois anos e agora volta a respirar. O comércio espera para essa semana que antecede a festa um grande movimento, principalmente no setor de vestuário, assim como também de alimentação.

Vast começa a operar no Açu com transbordo de barris de petróleo

A empresa Vast e a petroleira Petronas iniciaram no Terminal do Porto do Açu operação de transbordo de barris de petróleo. A Vast é uma empresa de infraestrutura e serviços industriais, e tem licença para o transbordo de até 1,2 milhão de barris.

Açu terá investimento de R$ 200 milhões nos próximos cinco anos

E os ventos sopram coisas ainda melhores no Porto do Açu, que na semana passada ampliou o seu terminal de cargas. Os planos são de seguir com a implantação de uma unidade misturadora de fertilizantes para atender seus clientes, principalmente, do Estado de Minas Gerais. O projeto prevê ainda a possibilidade futura de construção de uma fábrica de fertilizantes nitrogenados, investimento que depende de um gasoduto, já que o gás natural é o principal insumo. Em suma, são investimentos de R$ 200 milhões até 2028.

Terceiro Terminal Portuário será inaugurado no segundo semestre

O Porto do Açu pretende ainda este ano inaugurar um terceiro armazém, que terá capacidade estática de cerca de 40 mil toneladas de insumos, segundo o diretor de terminais e logística da Prumo, João Braz.

Imóveis antigos no Centro, se conservados, poderão ter IPTU reduzido Os proprietários de imóveis passíveis de serem tombados ou preservados na área de interesse do patrimônio cultural no Centro têm até julho para entrar com processos na Secretaria Municipal de Fazenda requerendo redução do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Em alguns casos poderão ter descontos de até 80%.

“A Lei do Coração de Burke, de Hume e de Shaftesbury, poderá estabelecer uma solidariedade capitalista combinada com alta produtividade”. - Terry Eagleton.

Há quem afirme que Edmund Burke lutou corajosamente para que combinássemos ideologias modernizadoras e sobretudo humanas com o constitucionalismo e não com o autoritarismo degradante. É que a linha de conduta do autoritarismo é uma forma de governo caracterizada por obediência absoluta e violenta de todos os que a ele estão subordinados. Chegando a ir além brutalmente e cegamente no que concerne ao respeito do ser humano de um modo geral. Para não se falar na imposição tida como inquestionável pelos que visam criminosamente atingir a população que os bandidos autoritaristas dominaram pelo ódio.

Não há quem não saiba que estamos vivendo num mundo em que a fome do dinheiro tem sido a marca de alguns capitalistas esfomeados. E com isto levando à miséria inúmeras pessoas. Porém, a nossa sorte diante de tal horror é a presença de um grande número de capitalistas cristãos, que só se tornaram vitoriosos ao seguirem inteligentemente a alta produtividade imbuída da solidariedade. Há quem afirme que esta ocorrência voltada para os nossos semelhantes decorra dos admiradores

de Burke, de Hume e de Shaftesburz. Eu entendo, porém, que resulte da nossa devoção ao Nosso Senhor Jesus Cristo. É que a onipotência do Nosso Criador e Salvador sempre nos revela a melhor forma de nos encontrarmos com a bondade. Sim, com o momento de se fugir da desarmonia e do sofrimento para alcançar a plenitude da vida e da alegria espiritual. Parece-me, assim, que é fundamental o empenho cristão de se levar em frente o respeito ao nosso semelhante. Linha de conduta também defendida por Rousseau ao nos alertar que a melhor forma da lei não é aquela que está gravada em tábuas de mármore ou de bronze, mas as que estão no coração dos cidadãos bem-intencionados. Sugiro, diante de tudo que está ocorrendo em nossos dias, aos brasileiros de boa índole, que nos lancemos através da palavra em vencer a criminosa fome do dinheiro e do ódio. E é exatamente com amor que podemos realizar tal façanha. Pois o amor é a essência da sabedoria dos grandes gênios de todos os tempos, como nos dizia, dentre outros, Marilyn Ferguson. Tal fato faz com que os cristãos de verdade não tergiversem em fazer o bem. E, sobretudo, não deixem de conquistar bondosamente muitos daqueles seus irmãos-adversários políticos que se limitaram a viver apenas uma conduta extremamente materialista.

O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via

www.j3news.com \ jornalterceiravia Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Marcos Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Luiz Fernando Vicente | Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47 Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo
04 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023
Fernando da Silveira

Atividade de helicópteros na região é termômetro de expansão do setor offshore

Só em Campos e Farol de São Thomé, frota conta com mais de 20 aeronaves

Daniela Abreu

As operações aéreas via helicóptero na região vão ganhar fôlego com o início das atividades no Heliporto do Açu, em São João da Barra, que já tem licença e, segundo expectativa da Secretaria de Petróleo e Gás do município vizinho, deve começar a atuar em breve. Já em Campos, no Aeroporto Bartolomeu Lisando, a administradora da unidade afirma que houve uma retomada das atividades, após o período de restrição da pandemia, e há ainda a expectativa de aumento, com a chegada de uma nova empresa, em julho deste ano, que atenderá à Petrobras. Atualmente, no Bartolomeu Lisandro, quatro

helicópteros fazem até nove voos diários em direção às plataformas da Bacia de Campos e ao Espírito Santo. Já no Heliporto de Farol de São Thomé, a frota chega a 20 aeronaves, que fazem cerca de 60 pousos e decolagens diárias, também para atender ao setor offshore. Para autoridades das duas cidades, a intensificação do tráfego aéreo é um indicativo de crescimento da atividade econômica. De acordo com informações da Infra Operações Aeroportuárias, empresa que administra o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, quatro aeronaves atendem à demanda offshore, fazendo de quatro a nove voos diários para a costa fluminense, do Espírito Santo e, especificamente as plataformas Norb 6, Frade e P50. A unidade em Campos atende aos operadores aéreos com infraestrutura aeroportuária e serviços de processamento de passageiros. Segundo a empresa, nos momentos mais drásticos da pandemia, em 2020 e 2021, as atividades se concentraram na aviação comercial e geral, utilizando também o Terminal Offshore. Contudo, diante da perspectiva de retomada,

Farol | Cerca de 60 pousos e decolagens acontecem por dia no heliporto

o Terminal da Aviação Comercial está sendo reativado e o Terminal Offshore voltou para a atividade prevista inicialmente.

“Atualmente temos a Omni Táxi Aereo, atendendo a Shell e Prio como clientes finais; e estamos para receber a CHC Táxi Aéreo, que marca o retorno da Petrobras ao Aeroporto de Campos, com início das operações previsto para julho de 2023. Para o atendimento serão mobilizadas duas aeronaves, AW139, com capacidade de 12 passageiros por voo”, disse a empresa, em nota. Já a Petrobras, que chegou a in-

Mais custos para empresas no eSocial

Mudança traz necessidade de contratação de serviços de medicina ocupacional para empresas com funcionários

João Balthazar (estagiário)

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que entrou em sua quarta e última fase de implantação no mês de janeiro, agora passa a exigir das empresas o envio de informações dos eventos de saúde e segurança do trabalho (SST) do quadro de funcionários para a sua plataforma online.

Para cumprir a nova exigência, empresas deverão contratar serviços especializados em medicina ocupacional para a realização de exames e do envio das informações para o sistema eletrônico, alerta Alex Batista dos Santos, coordenador do departamento de pessoal da empresa Cesar Queiroz Contabilidade & Assessoria.

De acordo com Santos, anteriormente, a fiscalização referente a esta documentação era presencial. Agora, será feita de forma online. O objetivo, segundo o Governo Federal, é "facilitar o controle de dados e proteger os funcionários".

Ainda segundo Santos, o custo médio da contratação de serviços especializados em medicina ocupacional varia conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) das empresas e o grau de risco do trabalho executado pelo funcionário.

“A principal mudança é a centralização dos dados de trabalhadores e empregadores para agilizar o acesso a essas informações.

Além de estabelecer uma relação justa e transparente entre empregadores e funcionários.

E também, ao criar um ambiente de trabalho seguro, lucra-se com diversos outros benefícios, como: redução das faltas, menor rotatividade, maior produtividade e, é claro, diminuição dos custos com acidentes e ações trabalhistas”, conclui.

Nas fases anteriores, que começaram em 2018, já eram enviadas as informações da empresa, dos empregados e da folha de pagamento. Agora, o envio das informações de saúde e segurança no trabalho visa substituir os formulários usados, até então, para emissão e entrega da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). O eSocial é um sistema informatizado da Administração Pública e todas as informações nele contidas estão protegidas por sigilo.

Os documentos que devem ser atualizados na plataforma são: Comunicação de acidente do trabalho, Monitoramento de saúde, Condições do ambiente de trabalho e o S-2240 — neste evento vão todas as informações do Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

“É importante que as empresas criem uma cultura de segurança dentro de seus ambientes, para que todos fiquem cientes dos riscos, evitando assim acidentes e doenças ocupacionais”, diz Santos. O envio do eSocial é obrigatório para todas as empresas que possuem empregados. Quem não fizer o envio está sujeito a multa que varia de R$ 3,1 mil a mais de R$ 310 mil.

terromper os voos do Farol de São Thomé durante o período de isolamento da pandemia, opera atualmente no Heliporto da praia campista com cerca de 10 a 20 aeronaves, com movimento variando em função das atividades offshore. A empresa não informou as rotas tomadas.

“As rotas dos helicópteros na região da Bacia de Campos são regradas pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), através da publicação aeronáutica AIC-N 31-21, seguida pelas operadoras aéreas”, disse a estatal.

Heliporto

do Açu

Em São João da Barra, o Heliporto do Açu também deve movimentar o espaço aéreo. No entanto, o empreendimento privado que, segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), há dois anos tem licença para operar, ainda não está em atividade.

“A empresa proprietária da infraestrutura é a Aeropart Participações Aeroportuárias S.A”, disse o órgão regulador em nota.

O Heliporto do Açu tem área total de 210 mil m² e capacidade para pouso e decolagem de 20 aeronaves de grande porte com embarque e desembarque de 30 mil pessoas/mês. A unidade tem ainda capacidade de abrigar até 20 helicópteros de grande porte e estrutura semelhante à de um aeroporto, sendo também desenvolvido para ser usado em transporte de pessoas e cargas para as atividades das petroleiras offshore.

A empresa responsável chegou a concorrer em edital da Petrobras, mas não venceu o processo, que teve como resultado a continuidade das atividades da estatal no Heliporto do Farol.

Questionada sobre expectativa de início das atividades, a empresa Aeropart Participações Aeroportuárias S.A. não se posicionou até o fechamento desta edição. Desenvolvimento Para Wellington Abreu, secretário de Petróleo e Gás de São João da Barra, as atividades vão se intensificar ainda mais, refletindo em avanços para a região. “Todo este movimento offshore demanda mão de obra, o que vem aumentando e ainda promete aumentar mais o tráfego aéreo da região. O Heliporto situado em São João da Barra está em condições de operação e deve entrar em funcionamento em breve. A transição energética vai passar, o ciclo do petróleo tem fim e não podemos esquecer este detalhe, assim como foi a cana de açúcar e outros ciclos passados. Precisamos alçar voos mais altos que os helicópteros apenas. Chegou a hora de transformar essa região”, opina.

Para Felipe Knust, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos, o crescimento da movimentação de trabalhadores do setor offshore também aponta o crescimento da região. “Estamos na expectativa de uma nova empresa que vai começar a operar no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, para voos offshore. Campos, como uma cidade polo para a atividade, assim como Macaé, tem a característica de transporte dos trabalhadores, concentradas no Aeroporto e no Heliporto do Farol, assim como o próprio Porto do Açu tem suas demandas específicas. Isso nos mostra uma grande evolução nesse processo de modernização e investimentos no transporte para essa cadeia produtiva”, disse.

Cesta básica tem

aumento de 10%

Levantamento do Procon verificou preços de 30 itens em 4 mercados

Gabriela Lessa

Pesquisa da secretaria municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Campos, feita na última semana, mostrou grande variação nos preços de produtos que compõem a cesta básica. De acordo com a diretora de fiscalização do departamento, Kelly Viter, cerca de 30 itens foram avaliados em quatro supermercados

da cidade, entre hortifrutigranjeiros, carnes, produtos de higiene e mercearia. O preço médio da cesta básica teve aumento de aproximadamente 10% em comparação ao ano de 2022.

Dentre as variações que mais chamaram a atenção está a do desinfetante Pinho, que chegou a 377%, com menor preço pesquisado de R$ 4,29 e o maior de R$20,49. O amaciante Comfort apresentou uma variação de 285,09%, sendo o menor preço pode ser encontrado a R$ 5,97 e o maior, R$ 22,99. Do setor de mercearia, destaque para o sal refinado Rosa, podendo ser comprado a R$ 1,69

ou a R$ 4,29, uma diferença de 153,85%.

O secretário do Procon, Carlos Fernando Monteiro, explica que algumas variações ocorrem em virtude de alguns estabelecimentos estarem trabalhando com produtos exclusivos ou com estoques.

“Por isso que realizamos este levantamento para que o consumidor possa pesquisar adquirir produtos com qualidade e menor preço, sendo assim, economizar na compra final”, disse o secretário, ressaltando que o consumidor pode encontrar o mesmo produto pela metade do preço, mas é importante ter a orientação, por meio da pesquisa.

05 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023 Destaque
Foto: Carlos Grevi Contabilidade | Alex Batista dos Santos explica alterações no eSocial Variação | Itens que compõem a cesta básica chegaram a registrar diferença de 377% em mercados de Campos Foto: César Ferreira/PMCG Foto: Carlos Grevi

Campos

Patrimônio arquitetônico sofre com abandono ao longo dos anos

Prédios públicos e privados vêm sofrendo com a ação do tempo sem que haja ações de conservação

Clícia Cruz

A memória de Campos pode estar em risco em função do descaso com que o patrimônio vem sendo tratado ao longo dos anos. Prédios públicos e privados vêm sofrendo com a ação do tempo sem que haja ações de conservação. É o caso do antigo Solar do Colégio, que abriga o Arquivo Público Municipal Valdir Pinto de Carvalho, do Solar dos Airizes, do Museu Olavo Cardoso e do Hotel Flávio. Os quatro imóveis citados, sendo dois administrados pela Prefeitura e dois de propriedade particular, vêm se degradando ao longo dos anos. O temor é de que, junto com eles, se vá parte da própria História do município. Para o presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Campos (IGHC), Genilson Soares, a cidade sofre, desde a década de 60, "um processo progressivo de 'Alzheimer' sobre o seu patrimônio cultural material".

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1946, o antigo Solar do Colégio foi escolhido como sede do Arquivo Público Municipal, guardião dos documentos históricos de Campos, mas vem sofrendo com a falta de manutenção. A cada chuva as goteiras aumentam, evidenciando a urgência da necessidade de reforma e colocando em risco todo o acervo histórico contido no prédio construído em XVII pelos jesuítas. Processos judiciais, jornais, livros e toda uma história de séculos, que pode ser perdida, caso a obra de restauro não tenha início imediatamente.

Os recursos para a obra de recuperação do prédio, da ordem de R$ 20 milhões, foram doados pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de janeiro (Alerj) e estão depositados na conta da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), mas um impasse no entendimento entre a instituição de ensino e a Prefeitura acerca de detalhes cruciais para execução do projeto de restauração vem impedindo o andamento da obra, que ainda não foi sequer licitada.

A verba foi repassada em maio de 2022, quando foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Uenf e a Prefeitura. No final de novembro de 2022, aconteceu uma reunião entre o prefeito Wladimir Garotinho, o reitor Raul Palácio e representantes da Alerj, quando foi acordado que a licitação sairia em 30 dias, o que não ocorreu.

Apesar da situação precária do prédio, a Prefeitura de Campos informou que o Arquivo Público Municipal segue em funcionamento, enquanto aguarda avanço nos trâmites de sua reforma. “As partes continuam trabalhando para que a restauração do Arquivo se torne realidade, em curto espaço de tempo. O telhado do Solar do Colégio, que apresenta maior comprometimento, será prioridade nas intervenções, em razão das fortes chuvas que vêm abalando sua estrutura”, afirmou, por meio de nota.

A Uenf foi procurada pela equipe de reportagem do J3News, mas não havia retornado até o fechamento desta edição.

Salões por onde passaram Dom

Pedro II em ruínas

Na BR-356, no trecho que liga Campos a São João da Barra, o Solar dos Airizes se destaca pela sua imponência. O prédio histórico faz parte da paisagem e encanta quem passa pela rodovia com sua arquitetura do período

colonial. Construído no início do século XIX pelo comendador Cláudio de Couto e Souza, o local foi residência do escritor Alberto Lamego, que, casado com uma das filhas do comendador, herdou o edifício, onde abrigou sua pinacoteca. A coleção de pinturas acabaria vendida por ele ao Museu Antônio Parreiras, em Niterói, onde se encontra até os dias atuais. O Solar dos Airizes foi tombado pelo Iphan em 1940. Sua importância histórica é reconhecida, inclusive, por causa das visitas ilustres que recebeu, se destacando a do Imperador Dom Pedro II, em 1883. O imóvel, no entanto, está em ruínas. Algumas paredes, tanto na fachada, quanto no interior do prédio já caíram. Portas e janelas estão em estado precário, o forro de madeira desabou em alguns cômodos. Além dos vários ambientes, o solar possui uma capela, que também está parcialmente destruída. Olhando de fora, a sensação é de que o prédio não resiste por muito tempo sem intervenção. Em 2014, o solar foi vendido pela família Lamego para uma empresa do ramo imobiliário. Porém, mesmo se tratando de propriedade privada, uma decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, em uma ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), condenou o município de Campos a tomar medidas efetivas

de preservação do imóvel. Questionada sobre o cumprimento da decisão judicial, a Prefeitura informou que foi aberto um processo interno para contratação da empresa para executar a restauração do Solar e que o procedimento está tramitando e seguindo as formalidades legais inerentes à toda contratação pública.

Abandono e roubo

No Centro da cidade, o estado decadente do Museu Olavo Cardoso salta aos olhos de quem passa pela avenida Sete de Setembro, esquina com rua dos Goytacazes. A varanda da frente caiu durante as chuvas do mês de janeiro. O abandono é flagrante: mato alto, teto e forro desabando, pilastras rachadas, sem contar que o museu teve parte do acervo e dos móveis furtados em dezembro de 2020.

Inaugurado em 2006 e fechado desde 2013, o museu está instalado na antiga residência do usineiro e filantropo Olavo Cardoso. Trata-se de uma construção do final do século XIX, com 12 cômodos. De acordo com a vontade do usineiro, manifestada em testamento, a casa e o acervo foram doados após a morte de sua última herdeira.

O Museu Olavo Cardoso foi tombado em 2013 pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Co-

ppam). Conselheiro do órgão representando a sociedade civil, o empresário Edvar Chagas lamenta que o local tenha chegado a tal ponto de abandono e diz que o Coppam vem cobrando do poder público a conservação do local. “Estamos na expectativa, inclusive, de que seja celebrado um Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e o Instituto Federal Fluminense (IFF) que viabilize, por meio do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da instituição, projetos, dentre os quais o de restauração do Museu Olavo Cardoso, para estudos futuros da obra do equipamento”, ressalta Edvar.

A Prefeitura de Campos informou, por meio de nota, que segue em processo de estudo técnico para o projeto arquitetônico do Museu Olavo Cardoso. “Trata-se de um prédio histórico e, neste caso, o referido equipamento precisará de um detalhado processo de restauração”, disse. Procurado pela equipe de reportagem do J3News, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ)informou que foi instaurado Inquérito Civil sobre a situação do Museu Olavo Cardoso, mas não detalhou as medidas que podem vir a ser solicitadas.

Após incêndio, invasão Do prédio onde um dia funcio-

nou o Hotel Flávio, hoje só existe a fachada. No último incêndio no local, ocorrido em novembro de 2022, a parte interna do edifício, que já estava muito avariada, acabou destruída por completo.

Dentro do prédio, também localizado no Centro, em frente à Praça Batalhão Tiradentes, agora só há escombros. O desabamento causou a interdição da rua Carlos Lacerda, no trecho que fica entre as ruas Sete de Setembro e 21 de Abril. Segundo comerciantes do entorno, o local é alvo constante de invasores, que tentam encontrar qualquer coisa de valor que ainda possa haver por lá, como, por exemplo, a grade instalada na parte de cima do prédio, que está sendo retirada aos poucos. “Eles vêm aqui à noite e ficam batendo. Não vai demorar pra conseguirem arrancar a grade. E o pior é que ela pode cair em cima da fiação elétrica”, diz um comerciante, que prefere não se identificar por medo de sofrer retaliação.

O Hotel Flávio foi construído ainda no século XIX. Pertenceu aos familiares do Visconde de Araruama e foi tombado pelo Coppam também em 2013. Já há algum tempo sem a devida manutenção, o prédio sofre a degradação causada pela passagem do tempo. O MP-RJ informou, por meio de nota, que foi ajuizada ação civil pública em face dos proprietários e que está em fase de cumprimento de sentença.

"Alzheimer" do patrimônio cultural material

O presidente do IGHC, Genilson Soares, lamenta as perdas que o município vem sofrendo ao longo dos anos no campo do patrimônio cultural material e afirma que o Município vem sofrendo, há mais de 60 anos, um processo de esquecimento da própria História.

"Entendo que a partir de 1961 a nossa Cidade entrou em um processo progressivo de 'Alzheimer'

do seu patrimônio cultural material, quando ocorreu a demolição da Igreja N. S. Mãe dos Homens e o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, prédios icônicos que ficavam em frente ao Chafariz Belga na Praça das Quatro Jornadas. De lá pra cá foram inúmeras perdas de prédios históricos, principalmente no quadrilátero da Praça do Santíssimo Salvador. Não existe cobrança por parte da população, pois lhe falta o sentimento de pertencimento, coisa que só se consegue com informação e educação patrimonial", opina. Soares critica, ainda, a atuação do Poder Público na criação de políticas capazes não só de preservar esse patrimônio, mas mesmo de perceber seu potencial econômico.

"Por parte dos síndicos que elegemos de 4 em 4 anos, falta planejamento e gestão para transformar, através do turismo, o nosso rico patrimônio arquitetônico em uma fonte econômica para o município. Quando não cuida da sua história e de seu patrimônio cultural, um povo não consegue responder: quem somos? Onde estamos? Para onde queremos ir?', encerra.

06 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023
Arquivo Público | Tombado pelo Iphan, prédio necessita de restauração urgente Solar dos Airizes | Construção do século XIX está em ruínas Museu Olavo Cardoso | Chuvas derrubaram varanda Hotel Flávio | Só fachada resiste
do
Genilson Soares | Presidente
IGHC critica gestão do patrimônio
Fotos: César Ferreira/Reprodução Fotos: Héllen Souza Foto: Divulgação

Desafio Real Solar leva ciência, lazer e negócios sustentáveis ao Yatch Club Lagoa de Cima

Evento tem objetivo de mostrar as potencialidades das energias limpas e o desenvolvimento do setor na região

O Primeiro Desafio Real Solar aportou no Yatch Club Lagoa de Cima no último sábado (11) e domingo (12) transformando o sol em energia e movimentando barcos, workshops, palestras, feiras e atividades diversas para adultos e crianças, tendo como foco as energias limpas e o desenvolvimento de Campos e Região no setor. O evento, organizado pelo Grupo Outside, remonta ao Desafio Solar Brasil, que acontece em escala nacional e envolveu alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos e São João da Barra na competição, além de empresários, cientistas e instituições que movimentam o setor de energias sustentáveis. Foram parceiros ainda a Prefeitura de Campos, o Governo do Estado e o Ministério do Turismo, além do Sicoob Fluminense e Real Solar Energia.

“Esse é um projeto oriundo de um projeto maior, que é o Desafio Solar Brasil, em nível nacional, e que nós estamos editando como Desafio Real Solar.

A proposta é, através da competição, apresentar todas as potencialidades deste tipo de energia que é limpa, renovável e sustentável, com workshops e feiras. As pessoas ainda têm a visão de que a energia solar é a placa e mais nada, enquanto o processo é infinitamente maior”, explicou o empresário Edvaldo Mendonça, um dos organizadores do evento.

Edvaldo contou ainda que cada equipe envolvida na competição contou com cerca de 30 componentes entre professores e alunos. “Um verdadeiro laboratório”, pontuou.

Edvaldo explicou que, para além de um evento com atra -

ções de entretenimento, o Desafio Real Solar foi uma oportunidade para fechar negócios.

“Nós trouxemos a Nissan com o carro elétrico, uma grande novidade da energia limpa, tivemos ainda motos e bicicletas elétricas e tudo isso se transformou em uma grande feira de negócios, em torno da energia limpa. Contamos também com a parceria do Sicoob Fluminense, que hoje é nosso parceiro e banco oficial deste negócio. Quem se interessou em algo com energia solar, seja carro, moto, bicicleta ou sistema residencial, já saiu do evento com o financiamento em taxas inigualáveis.

Nós fizemos questão dessa parceria, porque não adianta desejar e não ter incentivo para comprar e nós pensamos nisso também”, acrescentou.

Desafio pelo mundo

O Desafio Real Solar foi pensado pelo professor Fernando Amorim, já falecido. Ele se inspirou em um evento realizado na Holanda e agregou a ele o objetivo de incentivar a pesquisa, o

ensino e os projetos de extensão, se tornando uma grande contribuição para o desenvolvimento tecnológico do país.

“Nos sentimos privilegiados em trazer e aliar nossas marcas à organização de um evento desta grandeza, pela primeira vez na região”, disse Edvaldo.

Mudança de local

O Desafio estava programado para acontecer no Lagamar, na praia do Farol de São Thomé, mas, por questões de segurança, sofreu uma mudança de endereço que não comprometeu o sucesso do projeto.

“O evento aconteceu, e uma semana antes nós já tínhamos uma estimativa de público e participantes e, por questões de segurança, pelo fato de o Lagamar ser um espaço aberto, optamos por transferir. Pensamos na segurança dos expositores, competidores e público e mudamos para o Yatch Clube Lagoa de Cima, que em breve receberá o evento nacional”, explicou Edvaldo.

Ação Social

Com a mudança de endereço, uma nova oportunidade surgiu, a de beneficiar quem precisa. A entrada foi 1kg de alimento, que será doado para famílias em situação de vulnerabilidade ou 1kg de ração para os animais de estimação destas famílias. “Quantas tragédias aconteceram com as chuvas na nossa região, que atingiu, não somente as pessoas, mas também seus pets. As pessoas, muitas vezes, não se lembram e nós somos muito sensíveis a isso também. Essas famílias se preocupam com seus animais e, com tão pouco, muitas vezes deixam de comer”, contou o organizador, que disponibilizou o produto na entrada para quem precisasse comprar na hora.

Revitalização do Yatch Club Lagoa de Cima Quem participou do evento se encantou com as belezas da Lagoa de Cima e suas riquezas naturais. E foi desse encanto que surgiu mais uma parceria.

“Nós reformamos todo o Yatch Club para o evento. Encontramos o presidente, com suas dificuldades normais administrativas e mandamos uma equipe para a manutenção do local. Fomos convidados pelo presidente para colaborar com a estrutura. O grupo Outside acredita no Yatch, que tem tudo para se reafirmar como um grande ponto para o turismo ecológico e esportivo na nossa região”, disse o empresário.

Atrações Além da competição dos barcos idealizados e construídos pelas equipes de professores e alunos do IFF, o Desafio Solar

Brasil contou com shows do cantor católico Uister Mika-El e da cantora evangélica Renata Henriques, que se apresenta -

ram juntos em um momento ecumênico. A programação contou ainda com luau que animou os participantes.

08 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023 Geral
Fotos: Divulgação
Desafio | Objetivo é impulsionar pesquisas sobre energias limpas Natureza | Evento reúne belezas naturais e ciência e tecnologia
Grupo Outside | Empresário Edvaldo Mendonça organizou o evento Inovação| Alunos dos campi do IFF de Campos e SJB compõem equipes da competição de barcos movidos a energia solar

O Verão continua e cuidados com a alimentação também!

Nutricionista Diego Motta recomenda privilegiar na estação o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes

Com os termômetros acima dos 35 graus quase todos os dias, a preocupação com a alimentação aumenta à medida que o calor se intensifica. E os cuidados se redobram principalmente com os idosos e crianças. É o caso da jornalista Stefânia Antonaci, mãe da pequena Heloísa Antonaci Rocha, 1 ano e 7 meses. Para driblar o calor e manter a filha bem nutrida ela tem apostado nos picolés de abacaxi, muitas frutas e legumes. Stefânia conta que, nesta época do ano, fica mais atenta para que a criança consuma alimentos com foco na hidratação.

“Ofereço entre as refeições muita água para que fique bem hidratada, pois ela está em uma fase que pula e brinca bastante. Sempre dei preferência para as frutas como uma forma mais natural de consumo e é uma maneira dela conhecer as diversas opções de cores, sabores e texturas que existem na natureza à nossa disposição. Heloísa se alimenta muito bem.

Então, procuro diversificar no lanche sempre uma ou duas opções de frutas, um sanduíche de pãozinho com queijo e sempre um iogurte natural geladinho, que ela ama”, conta a jornalista.

De acordo com o nutricionista Diego Motta, Stefânia está no caminho certo. Ele recomenda, independentemente de ser adulto ou criança, que no verão é necessário consumir alimentos leves, que facilitam a diges-

Atenção na escolha | Na hora de fazer uma refeição, é importante selecionar alimentos de fácil digestão

tão pelo organismo, como carnes magras, frutas e queijo sem gordura. Ele alerta ainda que é importante ter cuidado com o armazenamento dos alimentos, pois, as altas temperaturas podem fazer com que estraguem rápido. É necessário ainda uma atenção especial à hidratação, muita água e de preferência sucos naturais para reposição de líquidos e sais. Mas qual seria o cardápio ideal para enfrentar as altas temperaturas? Diego explica:

duras, frutas, sucos naturais, ou seja, alimentos que irão alimentar e hidratar. Atenção redobrada com crianças e idosos, esses dois grupos merecem atenção especial, pois desidratam com facilidade e sofrem no caso de infecção intestinal que é muito comum nessa época, devido à alimentação em locais que não seguem a higienização adequada. Os sucos são bem-vindos, mas vale ressaltar que eles perdem as fibras, isso pode ser um problema para os diabéticos. Mas pacientes sem essa comor-

Fotos: Arquivo Pessoal

bidade podem utilizar, serão ótimos repositores. Uma ótima opção é a água de coco”, ressalta Diego. O nutricionista também aler-

ta para os cuidados necessários com o suco de limão que, apesar de ser muito nutritivo, pode manchar a pele com a exposição solar. Outro alerta é em relação à compra de frutas, que devem ser sempre as da estação. “Sempre vai ser a melhor opção. No Brasil, temos a vantagem do clima tropical, tendo grande variedade de frutas

durante todo ano. As que estão fora da estação precisam de ‘medicações’ para acelerar o processo de amadurecimento e ainda custam mais. Então, sempre que puder, leve as frutas da estação. Já o lanchinho para a escola deve ter frutas, pão integral e queijo magro. Esses alimentos são ótimas opções para essa estação”, finaliza Diego.

V e m a í

15 FEV 17

Especialista | Diego Motta aconselha a consumir frutas da estação

Um novo tempo de independência e transparência, em prol da nossa cidade. Acompanhe presencialmente ou pela TV Câmara Campos:

- Canal 19.3 - sinal aberto

- Canal 152 - Vertv

O ano legisl ativo 2023 @ c a m a r a c a m p o s

10 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023
Saúde
Cuidados | A alimentação da pequena Heloísa é prioridade para a mãe, a jornalista Stefânia Antonaci Fotos: Divulgação
- youtube.com/TvCamaraCampos Visite nosso site: c a m a ra c a m p o s . r j .g ov. b r
Digite:
horas
“Carnes magras, legumes, ver-

Porsche Taycan Turbo S

Fomos conhecer o top de linha do primeiro Porsche 100% elétrico

Origem e apresentação

Ferdinand Porsche (1875 - 1951), o fundador da marca alemã, já era entusiasta do uso de propulsão elétrica em automóveis desde os últimos anos do século XIX e início do século XX, lançando vários protótipos elétricos naquela época, sendo um dos pioneiros neste segmento. Porém, com o passar dos anos, a propulsão à combustão ganhou popularidade e notoriedade no mercado mundial, matando os projetos de carros elétricos. Isso bem antes do lançamento do primeiro carro da marca Porsche, em 1948.

Apresentado pela primeira vez como um carro conceitual denominado Mission E, no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em 2015, este elétrico foi lançado oficialmente como carro de produção em série no mesmo Salão, mas em 2019, agora com o nome definitivo de Taycan, nomenclatura de origem turca, que significa a junção de “tay”, que é potro (cavalo jovem), com “can”, que é vitalidade, referenciando-se ao cavalo do brasão de Stuttgart, na logomarca da Porsche.

Prezado leitor, a partir de agora lhe convido a esquecer tudo que você já viu, ouviu e leu sobre carro à combustão, ou seja, carro movido por apenas um motor de explosão interna para gerar energia, seja movido à gasolina, etanol (álcool), GNV (gás natural veicular) ou diesel, como os carros tradicionais que vimos nas ruas há décadas em todos os cantos do mundo e que você provavelmente deve possuir na sua garagem.

Neste momento lhe apresento o PorscheTaycan, um modelo com carroceria sedã, de 4 portas e 4 lugares (existe também na carroceria denominada de Cross Turismo), que é o primeiro automóvel 100% elétrico da Porsche, produzido em Zuffenhausen, Stuttgart, na Alemanha, como obra dos designers Michael Mauer e MitjaBorkert. O carro é movido por dois compactos motores elétricos e por duas também compactas caixas de transmissão. Em cada eixo do carro, tem um motor e uma transmissão. Esses conjuntos por serem diminutos, não ficam aparentes como nos carros tradicionais, isso significa que temos neste carro dois porta-malas: um dianteiro e o outro traseiro. Um

detalhe interessante é a denominação do modelo: Taycan Turbo S. Mas como “Turbo”? Se os motores são elétricos. Pois é, os carros elétricos não têm turbo, mas a denominação ficou simplesmente por uma estratégia de marketing da marca de identificação dos seus modelos top de linha. Este inclusive, estava repleto com todos os opcionais, além de itens exclusivos de personalização.

Dinâmica de funcionamento

Você deve estar se perguntando: Mas como esse aparato todo (dois motores, dois câmbios...) funciona de forma eficiente?

Vou explicar. O segredo para a construção de uma propulsão excepcional foi a continuação consistente da abordagem do design funcional: sem concessões na harmonia precisa dos componentes da propulsão. Ou seja, um motor síncrono com excitação permanente no Taycan Turbo S foi instalado duas vezes, um em cada eixo, e a bateria Performance Plus está integrada no fundo da parte inferior da carroceria. O efeito é uma dinâmica veicular evoluída e uma tração integral que permite um ótimo ajuste da amplitude entre eficiência e dinâmica nos vários modos de direção.

Aliás, são cinco modos de condução através do tradicional seletor da Porsche no volante: individual, Eco, Range, Sport e Sport Plus. A sua escolha deixará o carro mais propício, através de toda uma configuração e ajustes, para a cidade, para a estrada ou para a pista. Sim, pode usá-lo naturalmente em qualquer situação, ele se ambienta bem em todas elas. Um câmbio de 2 marchas recém desenvolvido e automático no eixo traseiro proporciona visivelmente mais dinâmica. A ace -

leração de partida também se beneficia da primeira marcha transmitida muito brevemente, enquanto a segunda marcha é longa e armazena reservas de aceleração para trechos de alta velocidade. O outro câmbio automático de apenas 1 marcha, vai no eixo dianteiro. Mas não procure a alavanca de mudança de marcha no console, pois ela simplesmente não existe, apenas um seletor no painel, atrás do volante, para ir para frente ou para trás, além de parado. No painel também temos quatro telas digitais, uma inclusive para o carona, todas para fazer as diversas programações do carro.

Analógico, só o tradicional relógio na sua parte superior.

A bateria do Taycan é feita a partir de células Pouch, aprimoradas celular e quimicamente para um desempenho máximo e, ao mesmo tempo, proporcionar elevada autonomia. A bateria Performance Plus, de série nesta versão top de linha, possui 33 módulos com um total de 396 células que estão à disposição do motorista. Além disso, a bateria é baseada em uma tecnologia de 800 volts em vez da anterior, a convencional de 400 volts. O benefício é o maior desempenho no carregamento e na propulsão com seções transversais de cabo menores, com um efeito positivo no peso total. A refrigeração proporciona em todas as situações o fornecimento ideal de energia à propulsão. E graças a um quadro de bateria extremamente resistente, a altíssima segurança é garantida mesmo em caso de acidente com o veículo.

A interação dos componentes do conjunto motopropulsor permite valores que entusiasmam tanto do ponto de vista técnico como emocional: com até 761 cv de potência com “overboost” (acionamento de um mecanismo disponível nesta versão para oferecer maior desempenho) e com launch control (controle de largada), o Taycan Turbo S acelera da inércia a 100 km/h em apenas 2,8 s. E isso com uma alta reprodutibilidade, pois é possível realizar várias acelerações sucessivas e podendo alcançar uma velocidade máxima de 260km/h. Dar para imaginar o coice nas costas numa arran-

cada rápida sem ouvir o ronco do motor - porque carro elétrico simplesmente não tem barulho do motor - e nem tendo troca de marcha, dando uma sensação de mais rapidez ainda? Porém, para passeios mais dinâmicos, há o Porsche Electric Sport Sound, um sistema que faz soar de forma mais emocionante o peculiar ronco de um veículo em seu exterior e interior.

Soluções dinâmicas

A Porsche oferece neste Taycan ao menos mais 9 soluções dinâmicas:

1) Porsche Recuperation Management (PRM) que é composto por uma recuperação de frenagem e impulso. O sistema pode recuperar até 90% da energia de frenagem. Desta forma, você melhora significativamente a autonomia do veículo, transformando parte da energia cinética em mais quilômetros para andar: com uma altíssima potência de recuperação de até 290 kW(394 cv), é possível realimentar energia à bateria.

2) Porsche Active Aerodynamics com entradas de ar de refrigeração controláveis, possuindo também um spoiler traseiro adaptável que se estende de acordo com a situação em 3 níveis: a 90 km/h, a 160 km/h e a 200 km/h.

3) Suspensão a ar adaptativa que assegura o equilíbrio perfeito entre conforto e performance, otimizando a aerodinâmica e melhorando o coeficiente de tração.

4) Porsche Active Suspension Management (PASM) que é um sistema eletrônico que ajusta a força do amortecedor às condições da pista e ao seu estilo de direção.

5) Direção do eixo traseiro que controla as rodas traseiras, dependendo da velocidade igual ou opostas às rodas dianteiras. Isto significa que a distância entre-eixos é virtualmente encurtada ou estendida, dependendo da situação.

6) SmartLiftque é um recurso que possibilita a elevação automática do nível da suspensão em posições programáveis.

7) Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) que é um sistema que quase anula completamente a inclinação lateral do chassi permitindo que a roda se segure melhor na pista.

8) Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) que eleva a dinâmica de direção e a estabilidade. De acordo com a forma de condução, ele melhora a dirigibilidade e precisão de direção com frenagens agilizantes na roda traseira direita ou esquerda.

9) Controle de Chassi 4D que é um sistema integrado que direciona e sincroniza a unidade de controle dos componentes individuais do chassi para manter o carro equilibrado em todas as situações.

Especificações Técnicas

Propulsão: 100% elétrico

Motor:2 motores elétricos síncronos

Eixo dianteiro: um motor (258 cv de potência e 40,8 de torque)

Eixo traseiro: um motor (455 cv de potência e 56,1 de torque)

Total combinado de 761 cv de potência máxima e 107 kgfm de torque máximo com overbooste com controle de largada.

Transmissão: 2 transmissões

Eixo dianteiro: uma transmissão de 1 velocidade

Eixo traseiro: uma transmissão de 2 velocidades

Tração: integral 4x4

Com distribuição variável de torque e Porsche Traction Management (PTM)

Suspensão:

Suspensão pneumática adaptativa com três câmaras pneumáticas e Porsche Active Suspension Management (PASM)

Dianteira: Braço transversal duplo em alumínio, suspensão independente.

Traseira: Eixo com braços múltiplos (multlink) em alumínio, suspensão independente.

Freios:

Discos ventilados nas 4 rodas com composto de cerâmica.

Direção: Elétrica Com eixo traseiro direcional com direção assistida Plus.

Rodas e Pneus:

Rodas dianteiras e traseiras de 21”

Pneus dianteiros: 265/35 ZR 21 / Pneus traseiros: 305/30 ZR 21

Medidas:

Comprimento: 4,963m / Largura (incluindo retrovisores): 2,144 m

Altura: 1,381 m / Distância entre-eixo: 2,900 m

Peso: 2.295 kg / Porta-malas: dianteiro: 81litros / traseiro: 366 litros

Aerodinâmica:

Cx: 0,25 / Área frontal: 2,33 m²

Desempenho:

Velocidade máxima: 260 km/h

0 a 100km/h: 2,8 segundos / 0 a 160 km/h: 6,1 segundos

0 a 200 km/h: 9,6 segundos / 0 a 400 metros: 10,7 segundos

Capacidade da bateria e carregamento:

Capacidade bruta da bateria: 93,4 kWh / Peso da bateria: 630 kg

Tempo de carregamento para corrente alternada com 22kW: 5 horas

Autonomia:

Circuito cidade: 524 km a 573 km / Circuito cidade / estrada: 440 km a 468 km

Preço médio:

R$1.236.375,00 (Fonte: Tabela Fipe)

Agradecimento à Stuttgart, concessionária Porsche em São Paulo, por ter fornecido o carro para esta matéria.

@rodrigovianarodrigoviana 11 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023
Fotos: Arquivo pessoal

Aniversariante da semana a elegante

Fernanda Passos

Interina: Gerlany Lyrio

Criando tendência

O estilo do ator e atual Brother do BBB 23, Gabriel Santana virou assunto dentro e fora da casa mais vigiada do Brasil e parece que o rapaz já está ditando tendências. Gabriel gosta de apostar em peças “genderless”, ou seja, sem um gênero definido e se inspira em ícones e trends dos anos 90 e 2000. Em algumas peças e acessórios também são marcantes no "Mosca". Várias marcas nacionais renomadas estão criando inspirações que chegam às vitrines do país até março. A loja de departamentos Riachuelo é uma delas, que contará com a assinatura do após a saída do reality global.

Que sapatada!

Felipe Knust com a filhota Maitê

Vereador Bruno Pezão festejando niver recebendo o abraço do amigo Prefeito

Buziando o belo casal Milena Dodde e Rodrigo Barbosa

Hiper elegante Mayra Vilas Novas

Integrante do Big Brother Brasil 2023, Antônio 'Cara de Sapato' Jr. já faturou, em uma só luta, o valor de mais de três prêmios do reality show. Há pouco mais de um ano, o lutador se tornou o campeão meio-pesado (até 93kg) da Professional Fighters League (PFL) e levou para casa um cheque de cerca de R $5 milhões. Às vezes o questionamento se é bacana esse lance de camarote levar o prêmio final do BBB.

Pet lovers

O mês de fevereiro também é roxo para os amantes do mundo pet. É um mês usado para conscientizar a todos sobre a importância dos cuidados com os animais idosos, as doenças que eles podem adquirir e que os tutores não os abandonem nessa fase tão importante de sua vida. Cuide do seu “amigo” senhorzinho e não o abandone jamais! Melhor um cão amigo que um amigo cão, diz o certeiro ditado.

Polêmica

Aquela corridinha pela orla de Guarapa: Ronaldo Paixão

Querida Luiza Godoy aniversariante da semana

Família bonita: Roberta e Raphael Thuin com os filhos Luca, Cauã e Nicole

Festejando os 13 anos da linda filha Júlia: Bia e Dudu Azevedo

A lei que prevê a distribuição de produtos à base de canabidiol (CBD), substância derivada da Cannabis, no SUS (Sistema Único de Saúde), foi aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo em dezembro de 2022, após três anos de tramitação, e agora foi sancionada pelo governador do estado. A lei também estabelece distribuição de produtos à base de THC (tetrahidrocanabinol), outra substância presente na maconha, mas em casos excepcionais. O governador contou em entrevista ao Jornal Nacional que um sobrinho dele, diagnosticado com síndrome de Dravet, que provoca crises severas de convulsão, ganhou qualidade de vida quando passou a ser tratado com canabidiol. A professora Neide Martins, mãe de um jovem com síndrome de West, relatou em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes que o filho chegava a ter mais de 80 convulsões por dia. Com o canabidiol, houve melhora na coordenação motora do jovem, bem como uma redução drástica das crises. O governador destacou que essa é uma questão de saúde pública, não de ideologia.

Carnaval no Farol

O “couro vai comer” nesse carnaval na praia campista do Farol de São Tomé. No palco oficial, às 21h, no próximo sábado, dia 18/02, teremos o encontro das escolas de samba Ururau da Lapa, Madureira do Turf e Chuva de Ouro. Já no trio, também dia 18h, o grupo Dibobeira sobe ao trio para incendiar a orla. No domingo, dia 20, às 21h é a vez da talentosa Nágela Ferreira se apresentar no trio e dia 21, também às 21h é a vez da turma do grupo Só Marrento também entrar na folia do trio.

Bárbara Carolina sempre com aquela energia

Suelen Lemos Guimarães com a filha Rafinha curtindo o Trio no Farol

Nostalgia de volta

Pelo Farol no maior relax Patrícia Cordeiro

Nossa amiga de trabalho, Cintia Barreto e Matheus Nicolau na Praia de Carneiros/ PE

Já articulando a Expo

Agro 2023, o empresário

Sérgio Ribeiro

Cris Nascimento brindando a vida Mônica Chacar curtindo o sol de Atafona Beach

Nossa parceira, a nutricionista Natalia Muniz com os seus meninos, que agora são três. José Carlos Maciel, o papai do ano, e o filho mais velho, Fernandinho, estão ansiosos e felizes com a espera do anjinho Joaquim, que nasce em agosto.

O icônico “Xou da Xuxa” está de volta! A partir do dia 4 de março, às 16h15, o programa retorna à TV no canal VIVA, do Grupo Globo. A edição especial será uma homenagem aos 60 anos da apresentadora. Exibido originalmente na TV Globo entre 1986 e 1992, o programa foi uma das atrações infantis de maior sucesso da emissora. Além das brincadeiras, atrações musicais, desenhos animados e mais, o “Xou da Xuxa” ainda contava com personagens icônicos, como as Paquitas, Paquitos, Dengue e Praga. Então marque na agenda: com dezessete episódios, a atração será exibida aos sábados!

Mamata acabou

A Netflix se manifestou publicamente através de suas redes sociais e explicou como vai funcionar a cobrança extra para quem divide o perfil com mais pessoas a partir do dia 01/03/23. Você terá que pagar uma taxa extra ao streaming. Esta medida obriga cada pessoa a ter o seu próprio plano e não “baratear" ele se dividindo com outras pessoas. O sistema será rigidamente acompanhado através do IP (registro de internet) de cada usuário.

Lokko na ativa

A casa noturna mais agitada da Av. Pelinca, a Lokko, voltou a ativa com força total. A programação eclética começa sempre às quartas indo até aos sábados. Então quem estiver por Campos pode ficar de boa porque tem rock, pagode, samba, mpb, sertanejo, os melhores drinks, petiscos incríveis e aquela lista amiga que você não paga nada até determinado horário. Mais informações entrem em contato com a @lokkobrasil e curta muito!

@vitalemoveisedecor 12 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023 @lcaenergiasolar
Elizabeth de Castro muito bacana Wladimir Garotinho Linda! Joana Cabral Alynne Siqueira Mimi Férias em Portugal: Thiago Cantarino

curtir aonde quer que vá Carnaval

Thábata Ferreira

Seja nas praias da região Norte Fluminense, Região dos Lagos ou no sul do Brasil, colunistas do J3News, apresentadores da casa e influencers contaram ao jornal quais são os destinos escolhidos por eles para passar o Carnaval de 2023. Junto dos lugares citados, eles compartilharam as melhores dicas, em cada cantinho, para deixar o feriado festivo ainda mais agradável. O grande time é composto pelos colunistas Fabio Abud, Hermínia Sepúlveda, Carlos Frederico e Juliana Ribeiro, pela apresentadora Luiza Diniz e pelas irmãs influencers Ingrid e Amanda Coutinho. Tem todo tipo de roteiro, para aproveitar o agito ou a tranquilidade.

Para curtir um clima acolhedor, junto dos amigos, família e, ainda, poder escolher a folia dos bloquinhos e desfiles na região fluminense, o colunista Fabio Abud escolheu a praia de Atafona, em São João da Barra. “Sou Atafona raiz. Gosto de apreciar o tradicional desfile de Congos e Chinês, em São João da Barra. Gosto dos bloquinhos de carnaval de rua e, principalmente, receber os amigos em minha casa. Sou muito caseiro. Mas também adoro apreciar a praia de Farol de São Thomé, portanto, dar aquela espiadinha no trio do Farol, na orla principal, é sensacional”, destacou Fábio, lembrando, ainda, que o trio da praia campista faz parte do segundo maior circuito de trios do Brasil.

“Não precisa gastar tanto, esbanjar tanto dinheiro para se divertir pra caramba. Carnaval é isso. Se divertir e gastar pouco porque o ano inteiro vem aí”, concluiu.

Por falar em receber amigos em casa, o

carnaval da colunista Hermínia Sepúlveda vai ser com o marido, Waltinho Sepúlveda, em Campos, mas idas às praias de Atafona e Grussaí, na casa de amigos, podem fazer parte do roteiro. A dica é estar na companhia de pessoas queridas. “Estamos numa fase bem relax, não bebemos nada alcoólico e quando surge um feriadão assim, para evitar tumultos, gostamos de ficar na tranquilidade do nosso lar, curtindo nossas netas e a família, em geral. Mas, um pulinho na praia para rever os amigos queridos está sempre nos planos”, explica. Já o colunista Carlos Frederico ainda não bateu o martelo sobre o lugar em que vai passar o carnaval. As opções são diversas, as dicas sobre os bém e tudo depende, segundo ele, da con dição mete orológica. “Eu tô dependendo do clima. Queria muito estar no carna val do Rio, adoro. Tenho amigos aguardando. Tem esquemas sendo organiza dos justamente para curtir um pouco de carnaval e um pouco de tranquilidade”, explica ele, que também cogita e indica lugares como Guaxindiba, Búzios, além da própria cidade do Rio de Janeiro. Sobre o Rio, ele recomenda que “se quiser carnaval, você vai para folia; se não quiser, vai andar nas Painei ras, vai tomar banho de cachoeira, vai fazer um programa off folia. E você

tem esse direito estando na cidade do Rio, que tem várias opções. Então é muito legal isso”, comenta. Outra opção, segundo Frederico, é Guaxindiba. Ele observa que a praia é muito familiar, tranquila e permite tomar banhos de mar por ser calma, de temperatura de água agradável e pelo clima família na beira-mar. Ele cita, também, os agitos proporcionados pela Prefeitura como trios e shows no local, além dos passeios no entorno, como em bares de Gargaú e bloquinhos nas praias. “Tem muitos bloquinhos naquelas localidades

Lagoa Doce, Barra do Itabapoana e a própria Guaxindiba também. Santa Clara também tem esses bloquinhos”, coloca como opção. Com relação à região de Búzios, uma de suas possíveis opções para passar o carnaval, Frederico também dá dicas como a praia José Gonçalves, que é mais discreta; passeios de lancha ou catamarã; cita a Rua das Pedras e Porto da Barra. “É muito legal, você consegue ter um momento incrível que é o pôr do sol no Porto da Barra, que todas as pessoas ficam em um deck, tem uma apresentação de um músico que

praia na Prainha, que também acho uma praia mais reservada. De repente, alugar uma bike, dar um rolê de bike na orla, jogar meu frescobol. A minha programação de carnaval vai ser mais diurna e vespertina”, comenta Juliana. Para quem gosta da Barra, ela também dá outras dicas. “Quem gosta de fazer um roteiro mais charmosinho, com mais personalidade, eu também indico pegar o barquinho para a Ilha da Gigoia. Tem altos restaurantes lá e tem muita paradinha bacana pra fazer”, conclui ela, que passa o carnaval, também, junto de seu marido Nickolas Crespo. Já as irmãs Ingrid e Amanda Coutinho, este ano, vão partir para o sul do país. Ingrid, vai para o Balneário Camboriú, em Santa Catarina, encontrar com namorado Gusthavo Tomasi. Ela diz que sempre passa o carnaval no Rio, mas, esse ano, resolveu mudar um pouco o roteiro. “Estamos empolgados para conhecer alguns bares e restaurantes como o Brava Sushi. Praias vamos na Brava, que é bem bonita. Essa eu já conheço, inclusive. Queremos ir à praia da Sepultura, também, e Cristo Luz. Enfim, acho que tem muita coisa bacana para aproveitarmos nesse feriadão”, destacou.

Já Amanda Coutinho, falou um pouco mais sobre a capital de Santa Catarina, Florianópolis, local em que pretende estar neste carnaval. Ela explica que Floripa tem natureza, balada, bons restaurantes e carnaval de rua. “Em Floripa tem muitos lugares legais. Gostei muito da minha experiência no Pargus, um restaurante grego. Adorei a comida, música e atendimento. Um lugar que, com certeza, vale a pena conhecer”, recomendou.

J3NEWS
Influenciadores, colunistas e apresentadores dividem seus destinos de Carnaval e dão dicas dos melhores lugares para ficar e sobre o que fazer
para
Fábio Abud
Ingrid Coutinho Luiza Diniz Juliana Ribeiro
Hermínia Sepúlveda
Carlos Frederico Fotos: Arquivo pessoal

Preenchimento labial com ácido hialurônico

Lábios mais jovens, carnudos, criando mais harmonia no rosto, é o desejo de muitas mulheres. Afinal, o lábio é uma estrutura localizada no centro do nosso rosto e por isso, é uma região considerada definidora de beleza. Com o carnaval, que está chegando, a procura aumenta para curtir o feriado ainda mais bela ! O preenchimento labial é um tratamento indicado para jovens e também para pacientes que desejam tratar o envelhecimento dos lábios. Com o passar do tempo, percebemos o lábio ficando mais murcho, mais ressecado e além disso vamos perdendo o contorno do lábio o que faz ficar ainda mais evidente as famosas ruguinhas de código de barras ao redor da boca. Através do preenchimento labial, conse -

guimos melhorar o volume, o contorno e a eversão do lábio e também a hidra

tação, pois o ácido hialurônico é uma “esponjinha” de água por isso hidrata a região.

Minha paciente Ana Carolina realizou o procedimento, pois se incomodava com o tamanho do seu lábio.

Com o preenchimento os lábios de Carol ficaram mais volumosos e desenhados, mantendo a naturalidade e a delicadeza de seu rosto.

E os homens também devem tratar a região.

Existe um estudo que comprova que a satisfação dos pacientes com o resultado natural do preenchimento, aumentou a frequência de beijos.

Nada melhor para a auto-estima!

Preenchimento labial que realizei recentemente na modelo e influencer Ana Carolina Souza

Skinbooster

Hidratação de dentro pra fora!

Pra quem exagerou no sol e está precisando de uma hidratação mais profunda na pele, o skinbooster é uma excelente solução!

O que é Skinbooster?

É um procedimento injetável cuja maior indicação é melhorar a qualidade de hidratação da pele.

Além disso, estimula a produção de colágeno, suaviza os sinais de envelhecimento e restaura a firmeza e sustentação da derme.

Diferente dos hidratantes faciais e corporais que hidratam apenas a camada exterior, o Skinbooster atua na camada mais profunda da pele.

A hidratação é intensa pois o ácido hialurônico atrai moléculas de água tornando a pele altamente hidratada na região dando viço e melhorando a qualidade da pele. Além disso, a hidratação injetável estímula a produção de colágeno, suavizando rugas e

Dica da Dermato:

4 cuidados com a beleza para 2023

1 – Fique de olho na TPM e no seu intestino

linhas de expressão, além de dar mais firmeza e elasticidade para a nossa pele.

A pele de todas nós muda e sofre durante o ciclo menstrual e quando estamos constipados também há uma piora da qualidade da pele.

2 – Hidrate antes de dormir

Se a sua pele estiver opaca e sem vida, use esse truque: não seque completamente o rosto antes de hidratar. Os cremes penetram melhor e selam a hidratação se a sua pele estiver úmida.

3- Cuidado com lenços demaquilantes

Eles não devem ser a sua escolha de todo dia. Os lenços podem ser mais convenientes e práticos nos dias de preguiça extrema, mas com o uso diário podem causar sensibilidade

4- Não tenha pressa

Ao colocar camadas – séruns, cremes, protetor solar – deixe que cada produto seja absorvido por dois ou três minutos

Recebi com muito carinho no último FDS essas primas e amigas queridas: Dra Luiza Assed, Dra Fernanda Rodrigues Bernardi e a empresária Soraya Assed Chacur

03 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023 oliviaassed_dermato Fotos: Arquivo Pessoal
-
No inverno, no verão, independe da estação Nada melhor que hidratação
Família muito querida: Tainá Oliveira, Thiago Emmanuel com a linda Maria e o fofo doguinho Mais uma família muito especial: Dr Luiz Otávio e sua Mariana Lontra com o filhão Pedro Otávio Família linda e querida curtindo ares cariocas: a radiologista Elisa Julianelli, Olívia Julianelli e mãe Ana Júlia orgulhosa com seus netinhos

“Três Contra Um” desta semana entrevista Rodrigo Lira

Política, economia, mercado de trabalho, formação profissional e gestão de cidades. Esses são alguns dos temas abordados no programa “Três contra Um” da J3News TV, esta semana. O entrevistado é o professor, pesquisador e doutor em Sociologia Política, Rodrigo Lira. Ele também é coordenador da Universidade Candido Mendes e articulista do jornal J3News. O programa apresentado pelo jornalista Ocinei Trindade conta com a participação dos jornalistas Andresa Alcoforado e Rhyann Souza como entrevistadores.

Radar Regional, ao vivo, de segunda a sexta-feira

As principais notícias do dia, de Campos e região, estão no Radar Regional. Apresentado pelo jornalista Júlio Tinoco, o programa aborda temas como saúde, economia, entretenimento, entrevistas, esporte e muita prestação de serviço. O telejornal vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na J3News TV.

A soma dos dias

A soma dos dias é o título de um dos livros da escritora chilena Isabel Allende. Ela é uma das minhas autoras preferidas. Já li quase todos seus livros. Nesta obra biográfica, Isabel narra sua vida durante duas décadas, abordando temas como paixão, família, dores, livros, sucessos, amor e viagens. Em algumas delas, ela esteve no Brasil e se encantou com a Amazônia.

Dentre seus muitos livros cheios de ironia e poesia, destaco este que dá título ao texto e outros como: A casa dos espíritos, Paula, Cartas a Paula, Filha da fortuna, Longa pétala de mar. No livro A cidade das feras (seu primeiro livro infantojuvenil), escrito em 2002, Isabel, por meio do seu texto sempre envolvente, já alertava quanto à exploração criminosa da Floresta Amazônica e de seus habitantes. Agora em 2023, vemos esse importante bioma, tão rico em sua biodiversidade que influencia o regime de chuvas na América do Sul, sofrer terrivelmente com muitos problemas ambientais: garimpo, queimadas, tráfico de animais, caça e pesca ilegais, assentamentos humanos ilegais, falta de fiscalização, contaminação dos rios e do solo pelo mercúrio. A revista Science publicou um artigo, em 2018, afirmando que a destruição da Amazônia não tem mais volta. Será? Deseja-se que, nesta década, haja políticas públicas que minimizem tantos flagelos pelos quais o mundo e as pessoas estão passando. Em um tempo marcado por tantos desastres ambientais que têm ocorrido, a vida pede socorro.

E agora essa tragédia humanitária monstruosa: os indígenas da etnia Yanomami que habitam o norte da Floresta Amazônica estão sendo dizimados pelo avanço do garimpo ilegal suas consequências, dos desmatamentos e queimadas. Faltam água potável, caça e pesca. Sobram imagens chocantes.

Já terminando o texto, ligo a TV. Terremotos catastróficos na Turquia e na Síria.

Até o momento vinte mil mortos e setenta e cinco mil feridos:frio, fome, dor e morte.

A soma desses últimos tempos resume-se em TRISTEZA. Muita tristeza.

Foto: Silvana Rust
04 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023
Foto: Héllen Souza

João Gama e Fátima Vasconcelos relaxando num Cruzeiro maravilhososo

A belíssima aniversariante de amanhã Carol Landim na Enseada Azul

Beleza estonteante de Mara Simões Robaina em Búzios

Marthinha e José Cláudio Poppe num lindo pôr do sol A bonita Norma Tognon em Bonito

Rancho Colorado: O cantor Leonardo com Dione Marinho Juliana Viana linda linda

RAPIDINHAS

* Alcinéa Lima e Jorge Margem reformando a casa da fazenda, onde agora pretendem fixar residência.

* Maria Edyr Póvoa Alvarenga Vasconcelos por Brasília neste final de semana por conta de um evento social.

* Larissa Raposo e Luiz Felipe Sales passarão o Carnaval a bordo de um navio chiquérrimo, que fará uma escala na icônica Salvador, conhecida pelo seu famoso Carnaval.

Os lindos olhos de Alexandre Aguiar e Simoni brilharam sob o sol das casuarinas Rita Teixeira Siqueira com suas riquezas Arthur, Laura, Alice e Ana Gilson Rangel e Priscilla Kropf recebendo os amigos Patrícia Sanguedo e Marcos Davi Moraes em Atafona

* Silvana e Ricardo Naked vão passar o Carnaval pelos ares de São Pedro da Serra curtindo um friozinho.

* Viviane de Aquino curtiu o último fim de semana na badalada Praia da Riviera de São Lourenço.

* Célia Cristina Gazineu passou o mês de janeiro por Atafona em uma

NIVER

A aniversariante da semana Gleice Anselmet e Seni Rippel com a pet Dorinha

bela casa de um condomínio. Agora já por Campos.

* Fernanda Alvarenga abre a casa atafonense no Carnaval para receber amigos e o pai Marcelo Gomes.

* Ariuza Kury Izar abre hoje a casa de Atafona por conta de um almoço, que reúne mulheres antenadas em uma tarde elegante.

* Magaly Arêas, aniversariante da última terça, comemorou em família no fim de semana em sua casa de Atafona.

* Fátima Raposo aniversariante da próxima segunda certamente vai comemorar entre amigos. Ela adora comemorar a vida.

* Simone Faria agora cursando Direito em uma das Universidades de Campos.

* Camila El Kik já em Campos depois de um giro pela Europa no mês de janeiro.

Maria Helena Machado comemorando seu niver na praia em família

Comemorando mais um ano de vida Rebeca Tavares com o marido Getúlio e os filhos Davi e Liz

Os parabéns de hoje vão para Fátima Carvalho Paes, Carolina Gomes Herzog, José Azevedo, Robinho Pedala, Ivan Oliveira, Jaqueline Nunes, Ronaldo Arêas, Ricardo Moreto, Maninho Azevedo e Eliana Martins Xavier. Amanhã para Edélvia Cordeiro, Carlos Augusto Ferreira Alves, Carol Landim, Rafael César Martins, Camilla Carvalho, Totonho Aguiar, Gracie Vidal, Fátima Raposo e Euline Alves. Terça-feira para Jocielma Costa, Maria Aparecida Soares Neves Barreira, Isabela Titonelli, Beto Maciel AbduNeme, Vania Kalinowski, Érica Perete e Carla Monielle Ribeiro. Quarta-feira para Airton Galvão, Valéria Nunes, João Carlos Costa Azul, Patrícia Gabriel Barroso, Breno Romano, Ariadne Venturin e Caroline Rangel. Quinta-feira para Mirza Passos Sampaio Peres Kury, Maria Bussade, Edson Cruz, Marcelo Pizani Boldes e Mayná Castelucci. Sexta-feira para Carolina CrespoIstoe, Jony William Villela Vianna, Aldo Galvão, Luiz Gustavo Leal Lobo, Valéria Pupe, Lívia Barbosa, Anderson Ciafrino e Rosana Gusmão. Sábado para Christiane Paes, César Ramos Costa e Luísa Lisboa Martins. Da coluna os votos de muita saúde e felicidade para todos.

05 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023
“Quando a alegria de outra pessoa for a sua alegria, você terá entendido significado de amar.”
Fotos: Arquivo da colunista
Wagner Mattos e Bianca Ferreira Paes no evento em ritmo de Carnaval
PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023 07
FAMÍLIA a pequena Maria Fernanda, os pais Fernanda e Marcelo Cotti e as irmãs Maria Sofia e Maria Alice LINDAS Duda e a mamãe Monique Barcelos DIVERSÃO é com Betina Sarmet FOFURA Marina Bacelar TEEN comemorando a gatinha Júlia e os pais Bia e Eduardo Azevedo CHEIA de estilo Nina Cabral Armond Chegou Betina para alegria da mamãe Sasha Carneiro e o do irmão Davi FESTEJANDO Enrico os dindos Cristiane, Júnior Freitas e o primo Rafael MOMENTOS a pequena Isabela e o dindo Rildo Júnior GATINHA Antonella Lannes ESTRELINHA Maria Alice Nogueira de Souza TRIO fofo José, Estela e Alicia Godoy GATINHO Pedro Evaldo Siqueira SEREINHA Malu Almeida No esquenta Davi Faes

A temida celulite!

Definitivamente, a grande vilã de todas as mulheres. É muito difícil hoje em dia a mulher não ter celulite (FEG) ou o aspecto celulítico, que se dá muito mais pelo conjunto do acúmulo de líquidos e/ou flacidez tissular do que os próprios nódulos ou furinhos bem típicos. O tratamento requer uma avaliação física precisa por um especialista na área para adotar a melhor conduta, os melhores ativos, técnicas e equipamentos a usar. Lembrando que, para celulite, o menos é mais!

MAS O QUE PODE CAUSAR A CELULITE?

O estrógeno é, com certeza, um dos fatores desencadeantes do processo da celulite, por isso terapias com anticoncepcionais ou gestações aumentam a incidência. E também por causa deste hormônio, a celulite atinge

mulheres desde a adolescência até a fase adulta. E aparece geralmente nas regiões dos glúteos, membros inferiores, abdômen e cintura pélvica. Perturbações hemodinâmicas locais podem aumentar a pressão capilar e dificultar a reabsorção

linfática. Esses fatores promovem alterações no tecido conjuntivo e fazem com que ele passe a reter maior quantidade de água (hidropexia), ocasionando o trânsito mais lento de líquidos na região que, associados a outros fatores, principalmente

A linha de nanocosmeticos assina por Francine bellei, BODY HD, da tulipia Cosmeticos como tratamento complementar essencial para o tratamento de celulite em qualquer grau.

hormonais, criam condições propícias à maior deposição de gordura. Podem ocorrer hipóteses e interferências em relação ao “aspecto celulítico” como: o lipoedema (caracterizado por mudanças estruturais nas células adiposas com presença de edema), a fl acidez muscular e a fl acidez cutânea, uma vez que a pele está intimamente ligada à musculatura através das trabéculas. A fl acidez cutânea ocorre devido à diminuição do número de fibroblastos com menor produção de colágeno, além da desorganização do colágeno existente.

QUAIS TRATAMENTOS MAIS ADEQUADOS?

● SCULPTRA

● ULTRASSOM MICROFOCADO

● ENDERMOLOGIA

● RADIOFREQUÊNCIA

● ULTRASSOM DE ALTA

● TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE

● DRENAGEM LINFÁTICA

● MASSAGEM DA FÁSCIA

● LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

● TERAPIA ORTOMOLECULAR IN E OUT

Dica da Nutri

A celulite é caracterizada pelo acúmulo de gordura sob a pele, deixando um aspecto ondulado parecido com casca de laranja. Pode ser agravada por diversos fatores, principalmente: alimentação inadequada (excesso de gorduras, carboidratos simples e sódio), sedentarismo e excesso de gordura corporal.

A nutrição é uma forte aliada aos tratamentos de celulite, devendo ser priorizada uma alimentação rica em compostos antiinflamatórios e antioxidantes, além de fibras alimentares, proteínas, boas fontes de gorduras e baixa carga glicêmica.

DICAS PARA ELIMINAR A CELULITE:

• Aumente a ingestão de água! Hidratação é muito importante para drenar as toxinas que os vasos linfáticos acumulam;

•Redução do consumo de sal e produtos ultraprocessados (ricos em sódio);

•Redução do consumo de carboidratos simples e gorduras saturadas trans.

•Consumo adequado de alimentos com compostos antioxidantes (frutas vermelhas, chá verde, cacau, oleaginosas) e anti-inflamató -

rios (cúrcuma, pimenta, alho, gengibre, etc);

• Consuma cereais integrais e sementes como gergelim, chia, linhaça e girassolsão ricas em cálcio, zinco e potássio, que auxiliam na diminuição da retenção hídrica, além de possuir gorduras boas, com alto poder antiinflamatório;

• Consumo de chás como: verde, cavalinha, hibiscos, etc podem auxiliar, por serem diuréticos.

•Prática regular de exercício físico (aumento de massa muscular e redução de gordura corporal).

Fotos: Arquivo da colunista 09 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023 bk. bekind.loja MODA FEMININA
Lara bellei Nutricionista
Ultra-som microfodado sendo utilizado como bioestimulador não injetável para tratar o aspecto celulítico. Antes e depois de um dos protocolos de celulite. O segredo do resguardo será sempre uma boa anamnese.

QUE É BOM VER POR AÍ

VIVA ELA!

Eliane e Leonardo Barbosa com Camila e Júlia já estão em solo suiço. Passam o carnaval por lá também, numa viagem de dias friorentos e lindos, longe dos confetes, serpentinas e zeriguiduns. Antes de seguirem viagem comemoram em Atafona o aniversário de Eliane que é sinônimo de festa e

alegria. Reuniu a família e os amigos de casa para um almoço dos melhores, com mesa de delícias e petiscos e uma paella que o povo pediu bis.

A casa, que é uma delícia, com área externa agradável à sombra de frondosa amendoeira, ganhou móveis e decoração para acolher todos com beleza e

conforto. Orquídeas e flores do campo decoravam as mesas, um open bar não deixava faltar os drinks com frutas da estação e um espaço foi preparado para receber o som ao vivo do grupo Promessa do Samba. Tudo começou às 13 horas e só teve fim pela madrugada, num circuito de mais de 12 horas de

animação e descontração.

A anfitriã contou com apoio de toda a família que ajudavam nas atenções e nos detalhes, a começar pela sogra Luiza Barbosa, pelo marido Leonardo, filhas , Julia e Camila, cunhada Fernanda com Romeu Silva, e por aí vai....

FAMÍLIA UNIDA

Cecília Ribeiro Gomes já decidiu que seu carnaval será em Grussaí, onde a casa está sempre animada e com movimento dos filhos Lucas, José e Bianca e agregados muito queridos de todos, que são acolhidos da melhor forma. Ela também atendeu ao pedido do filho Lucas, que faz aniversário nesta temporada quente de Momo. Muito bem!

VERÃO

Lú e Mário Antônio Bittencourt com casa movimentada em Chapéu de Sol, onde dividem o mesmo teto e aconchego familiar com Lúcia e Mariozito Bittencourt, Flávia e Rodrigo Bittencourt e demais pessoas bem vindas e que pertencem a lista do coração deles.

MENU

MESA POSTA

O Rei do Gado, o agropecuarista Luiz Adilson Bon, homem de muitos negócios, de belas cabeças de gado, dos famosos leilões no Brasil e de muitos amigos, veio com a mulher Nise Werneck passar uns dias pela cidade. Aproveitou para rever alguns amigos com direito a jantar e taças tilintando e brindando a vida.

Estavam à mesa Ana Maria e José Afonso Fernandes e Letelbe Vasconcelos, todos sob o olhar atento do proprietário da casa,

POR CÁ

Breno Romano. Adilson é um bon vivant, apreciador de cardápios italianos, bons vinhos, boa conversa, bons momentos, ótimas companhias e viagens pelo mundo. Sua Fazenda Ventania, em Casimiro de Abreu, que tem fama e poder, é um dos seus lugares preferidos no mapa mundi, onde ele e Nise são anfitriões de primeira grandeza.

Estiveram em Atafona no final de semana Cássia e o Deputado Estadual Jair Bittencourt, que vieram parabenizar o afilhado Théo pelo aniversário, o filho de Lu e Mário Antônio Bittencourt, com quem almoçaram em família na casa de Chapéu de Sol. Lu e Mário também são pais da linda Antônia, uma graça de criança.

SHOW

A cantora e compositora, Karine, que foi a atração memorável da festança da Terceira Via na Usina do Queimado, se apresentou no Lagamar, em Farol de São Tomé. O show, oferecido pelo SESC-RJ, foi mais uma atração do “Verão de Todos Nós 2023”, realizado pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

TRABALHO E RENDA

O Senac RJ abriu inscrições para minicursos gratuitos Degusta 2.0, nas unidades do Rio e interior do estado. Em Campos dos Goytacazes, há oportunidade de conhecer técnicas de harmonização de beleza com coloração capilar, design de sobrancelhas e de depilação profissional, a partir desta segunda, dia 13. Vagas Limitadas.

LUTO

Triste notícia do falecimento do empresário Evaldo Abreu, que lutou contra o câncer com força e fé. A família e amigos estão de coração partido e relatam do guerreiro que foi Evaldo em seu momento de saúde delicada. O amigo de fé Luiz Fernando Gonçalves, está sentido pelo amigo de uma vida inteira.

Os amigos de Ronaldo Sales Silva de tanto provar seus bolos caseiros, que estão sempre sobre a sua mesa de café quando recebe amigos para lanchar, que acabou o convencendo a fazer para dar sabor em mesas alheias. Virou, sem ele pretender, um negócio bem sucedido com todo o apoio do Zé Ronaldo Araújo que cuida dele e do marketing muito bem.

CETRO

O campista Jhonatan Oliveira deixou a terra natal e se mandou para morar em solo britânico. Escolheu a Inglaterra para pousar e Londres para fixar residência, trabalhar e reinar. Por esses dias está recebendo o amigo Alex Sepúlveda que está em viagem de férias por aquelas bandas.

10 PÁGINA 12 A 18 DE FEVEREIRO DE 2023
Ana Maria e José Afonso Fernandes Letelbe Vasconcelos Os donos da noite: Lise e Luiz Adilson Bon Fernanda e Maurício Pupe com os lindos gêmeos Mariah e Pedro Henrique. Orgulho da nossa planície, Carlos Arthur Ramos Tinoco passou para fazer o curso de Medicina, no Albert Sabin Camila Miranda Leonardo, Eliane e Edson Luiza Barbosa Shirley Barroco Carla e Aurélio Lopes Carolina e Gustavo Rodrigues
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.