J3NEWS EDIÇÃO 324

Page 1

Empresários campistas ainda longe do Porto do Açu

Inaugurado em 2014, complexo ainda não atraiu atenção da economia local para realização de negócios Baile, trio

ENTREVISTA

Empresário

Ele detalha uma história que caminha para 179 anos, sempre no mesmo endereço e nunca tendo nenhum tipo de descontinuidade.

09

Ronaldo Sobral PÁGINA
PÁGINA 03 Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 324 CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023 Tabloide Via Saúde
CAPA
maior ALOYSIO BALBI Brasil num furacão GUILHERME BELIDO ESCREVE PÁGINA 05 PÁGINA 04 Programação contempla Farol de São Thomé, Lagoa de Cima e Cidade da Criança PÁGINA 07
apresentador da J3News TV, Pedro Paes, lidera o evento na cidade Campos se prepara para receber o World Creativity Day 2023 J3NEWS Foto: Divulgação Foto: Carlos Grevi Foto: Héllen Souza
elétrico e shows no Carnaval de Campos Safra este ano será
O

As páginas dos jornais amanheceram sem cor. No dia 26 de janeiro de 2023, seu leitor mais assíduo escreveu o último capítulo da sua história, deixando um legado que jamais será esquecido.

José Maria Pontes, carinhosamente conhecido como Zezé, vindo de uma família de seis irmãos, filho de dona Maria Lilá e seu Otávio.

Um jovem trabalhador que perdeu o pai aos dezesseis anos de idade, Zezé desde muito cedo aprendeu a superar as controvérsias da vida com vigor, leveza e equilíbrio.

Um homem à frente do seu tempo, com uma mentalidade digna de quem nunca se acomodou. José Maria era o que podemos chamar de autodidata, sempre engajado com as questões políticas e sociais, rodava o mundo sem precisar ir muito longe.

Principal aliado de uma mente capaz, o progresso vem para aqueles que não têm medo do trabalho. Incansavelmente, de sol a sol, José Maria se dedicou e trabalhou com toda fibra até o último dia dos seus oitenta anos entre nós.

Ainda assim, as mãos calejadas do campo não conseguiam esconder a sutileza da alma. Zezé era cuidado, carinho e afeto para os seus e para muitos que o encontraram pelo caminho.

O grande companheiro de dona Marilda, o melhor pai que José Renato e Eduardo poderiam ter, o avô mais parceiro, o sogro acolhedor, o tio amável, o irmão querido e o amigo cuidadoso.

Uma trajetória marcada por fortes lutas e lutos, serviu o tempo como seu grande aliado, revelando com o passar dos anos o que havia de melhor na essência do seu ser.

Por sua vez, é na figura de José Maria que a paternidade ultrapassa o vínculo de parentesco e alcança a plenitude do amor incondicional. São muitos os que encontraram nele o apoio, a verdade, o cuidado, a parceria e a proteção, atributos de só quem verdadeiramente soube o que é ser pai.

É saudoso lembrar a forma que Zezé contrariava as regras de etiqueta, como anfitrião não se sentava à cabeceira da mesa, o seu lugar cativo era ao centro. Assim como nas refeições em família, foi esse o seu posicionamento na vida: esteve ao lado dos seus, semeou a paz, perdoou e compartilhou o pão.

Um GRANDE HOMEM, que escreveu uma grande história e assim como o mestre JESUS nos ensinou, JOSÉ MARIA aprendeu com maestria e fez disso o seu LEGADO:

SIMPLICIDADE, HUMILDADE E BONDADE.

Negócios e trabalho no Porto

Ocinei Trindade

Inaugurado oficialmente em 2014, na cidade de São João da Barra (RJ), o Porto do Açu (PDA) tem despertado, nos últimos anos, muitos interesses econômicos e possibilidades de desenvolvimento regional, com a criação de novos postos de trabalho e contratos de negócios firmados. O empreendimento da Prumo Logística tem base conceitual porto-indústria, com infraestrutura voltada para o setor de Óleo e Gás. Para se manter, o complexo portuário depende de fornecimento de produtos e serviços de empresas da região. Campos dos Goytacazes tem vários estabelecimentos que prestam serviço ao complexo. A Gás Natural Açu (GNA) é uma das contratantes. O número de fornecedores deve aumentar nos próximos anos, mas é preciso que empresas locais se capacitem para atuar no Açu. As oportunidades são muitas e os desafios também.

De acordo com o PDA, entre as principais demandas atuais de serviços e produtos do complexo portuário estão listados materiais elétricos e para obras em geral; equipamentos de proteção individual e coletiva; serviços de manutenção industrial e reparos; locação de equipamentos; fornecimento de uniformes; serviços de frete, logística e administrativos; materiais de escritório; serviços gráficos, de alimentação, entre outros. A gerente de Suprimentos da Porto do Açu Operações, Renata Colares, destaca o interesse por fornecedores habilitados em SJB, Campos e cidades da região:

"Como administradores do complexo portuário, temos um compromisso com o desenvolvimento local, e a cadeia de fornecedores regionais está inserida neste contexto. A cada ano, temos reforçado ainda mais a importância desta relação entre as empresas instaladas no porto e os empresários do entorno. Temos a missão de estreitar essas trocas e entendemos que se trata de uma via de mão dupla, em que ambos são beneficiados. Para o porto, é essencial que contemos com fornecedores da região para suprir as demandas e necessidades do empreendimento, assim como para os empresários envolvidos é interessante oferecer serviços e produtos para o maior negócio em desenvolvimento no Norte Fluminense. No último ano, contratamos cerca de 100 empresas locais e esse número só cresce no complexo portuário, o que mostra que estamos no caminho certo", diz Renata.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro no Norte Fluminense (Firjan-Norte Fluminense), Francisco Roberto Siqueira, o Porto do Açu é um parceiro estratégico da Firjan. “O empreendimento é o principal vetor de desenvolvimento da região e, por isso, é tão importante que as empresas estejam preparadas para atender às demandas instaladas no Açu. Há indústrias que ainda precisam alcançar o grau de maturação esperado e exigido pelo Porto. A indústria do Norte Fluminense conta com mais de 1.700 estabelecimentos, dos quais 95% são pequenas e microempresas, que podem ter novas oportunidades de desenvolver seus negócios”, avalia.

Capacitação de fornecedores

Em julho de 2022, a Gás Natural Açu (GNA) criou em parceria com o Sebrae, o Programa Capacita Fornecedores. O objetivo é estimular o empreendedorismo no Norte do Estado do Rio de Janeiro e melhorar o desempenho de micro e pequenas empresas da cadeia de valor da GNA e de outras empresas instaladas no Porto do Açu. De acordo com o gerente de Suprimentos da GNA, Eduardo Lunau, os setores prioritários participantes do programa são serviços de hotelaria e alimentação, materiais de construção, elétricos, EPIs e produtos químicos, serviços de TI, serviços administrativos, ambientais e consultorias, dentre outros.

“O programa tem a duração de 18 meses. Estamos atuando com 70 micros e pequenos negócios, fazendo acompanhamento individualizado com 15 deles, a partir da adoção de práticas eficazes de gestão, visando à melhoria de sua competitividade e sustentabilidade econômica e financeira”, destaca Lunau. Rodadas de Negócios fazem parte do programa de capacitação de fornecedores desenvolvido pela GNA e pelo Sebrae. Dois eventos já foram realizados nos últimos meses. O mais recente foi marcado para 8 de fevereiro, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense. A Uenf e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos apoiam ações que possam estimular os pequenos e médios empresários, potenciais fornecedores para o Porto do Açu. O coordenador do Sebrae-NF, Guilherme Heche, destaca o desenvolvimento do fórum de fornecedores do Açu:

“Temos sido um protagonista na qualificação das empresas, com metodologia e expertise de trabalhar programas e projetos de desenvolvimento de todo o encadeamento produtivo. Não só no Açu, mas em variadas regiões do RJ e do país. As oportunidades têm sido enormes. Os investimentos estão acontecendo com velocidade expressiva. O Porto do Açu não é uma promessa, mas uma grande realidade. Há grandes operações ali, pois o Porto já é responsável por 30% da produção de petróleo que

passa na nossa região. Ele vem a se tornar com as usinas de energia o maior complexo portuário gerador de energia da América Latina. O Porto do Açu tem feito algumas apresentações com possibilidades de investimentos futuros na área de energia eólica. Há também a preocupação com a transição energética. Estamos falando de investimentos de 15, 20, 30, 50 anos”, pontua.

Protagonista Para Guilherme Heche, Campos é um grande protagonista no fornecimento de serviços e produtos. Para o evento na Uenf, 150 empresas foram inscritas. Campos conta com mais 100 empresários interessados. Em São João da Barra, apenas 15 se inscreveram. Há empresas de Quissamã, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira e São Fidélis abertas para oportunidades no Açu.

“Esta é uma agenda extremamente democrática e de oportunidades de negócios. Integramos no mesmo encontro, empresas e instituições financeiras. Quando o pequeno empresário assume um contrato com uma grande empresa, via de regra, precisa ter capital de giro para investir. O agente financeiro pode apresentar oportunidade de crédito vantajosa. Sebrae e GNA decidiram pelo encontro logo no início do ano para oportunizar network e contato para os pequenos empresários com o Açu ao longo de 2023”.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos quer estreitar as relações do comércio local com o Complexo do Porto do Açu. “Estamos apoiando integralmente a iniciativa do Sebrae e da GNA, essa gigante do setor de energia, no propósito de capacitar o comércio de Campos como agente fornecedor de produtos diversos. Temos potencial para ocupar parte deste espaço. Realmente, precisamos nos capacitar, reafirmando que o potencial do nosso comércio é enorme e temos um grande diferencial de estarmos bem próximo ao complexo portuário”, diz o presidente da CDL, Edvar Júnior.

Oportunidade e adequação

O empresário Lucas Vieira preside a Associação das Indústrias

da Codin, em Campos. Nos últimos anos, sua empresa de automação e elétrica fornece serviços para várias indústrias da cidade, em Macaé e no Porto do Açu. Ele faz parte do Conselho de Desenvolvimento do PDA e considera que há muitas oportunidades para empresários se tornarem fornecedores de produtos e serviços: “Conheço mais de 50 empresas de Campos que já prestam serviço para o Porto. Falo sempre que as empresas locais têm que entender o seu perfil de negócios para poder fornecer e se encaixar no mercado. Acho que para fornecer para grandes empresas, primeiramente é preciso estar com a documentação da sua empresa correta. Este costuma ser um problema frequente em Campos. As contratantes

exigem que se tenha qualificação e qualidade, funcionários contratados legalmente. A questão ambiental também precisa estar bem resolvida e documentada. Para ser fornecedor, é preciso enxergar seu lugar no mercado, o nicho específico, verificando os empreendimentos que podem ser atendidos por empresas da região e se preparar. Temos uma oportunidade muito boa para isso”, diz.

O gerente da GNA, Eduardo Landau, diz que a empresa busca o desenvolvimento de empresas locais que têm potencial para fazer parte da cadeia de valor da GNA e demais empresas localizadas no PDA.

“Em todas as nossas atividades, assumimos o compromisso com o respeito às pessoas, ao meio ambiente e ao apoio

ao desenvolvimento local. A realização do Capacita Fornecedores com o Sebrae está em consonância com essa diretriz”.

Para o representante do Sebrae, Guilherme Heche, há em Campos e região grande oportunidade de desenvolvimento de empresas de forma mais eficiente e sólida. “O empresário precisa deixar o conservadorismo do passado e olhar para o futuro; modernizar seu modelo de negócios para uma atratividade mais adequada; governança local com conceitos de grandes empresas exigindo cada vez mais dos pequenos fornecedores adaptação e ajuste. Essa é a grande tônica de responsabilidade social e ambiental onde estamos inseridos em torno do

conclui.

03 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023 Especial
Firjan| Francisco Roberto
Complexo portuário do Açu necessita de fornecedores capacitados para atuarem no maior negócio da região
Porto do Açu| Renata Colares CDL | Edvar Chagas Codin | Lucas Vieira GNA | Eduardo Lunau Sebrae |Guilherme Heche Açu”, Suprimentos | Para se manter, o Complexo Portuário do Açu depende de fornecimento de produtos e serviços de empresas da região Foto: Porto do Açu Fotos: Divulgação

AloysioBalbi

Hidrogênio verde é dado com certo no Porto do Açu Para se fixar no centro de transição energética, o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, está desenvolvendo projetos de novas formas de energia visando estabelecer uma concorrência com combustíveis fósseis, como gás natural, energia solar e eólica e o hidrogênio verde, o que pode significar uma fábrica de fertilizantes.

Porto vai ser centro de transição energética com gás, eólica e energia solar Reconhecido pela implantação de infraestruturas e diversas empresas, o Porto do Açu foi inicialmente projetado para apoiar a exploração e produção offshore de petróleo e gás e mineração. De acordo com BNamericas, a meta atual do Açu é de se tornar centro de transição energética, desenvolvendo projetos de gás natural, energia solar e eólica offshore, assim como de hidrogênio verde.

Localização do Porto do Açu é estratégica para mercado consumidor de energia

O presidente executivo da Prumo Logística, Rogério Zampronha, responsável pelo Porto do Açu, afirma que a localização do complexo é estratégica e abre novas possibilidades. Ele destaca também que o porto está localizado próximo à região de maior consumo de energia elétrica no Brasil, o Sudeste do país.

Pequena Maricá é a cidade mais rica do Rio de Janeiro Uma postagem criou um alvoroço nas redes sociais, colocando Campos como uma das 10 cidades mais ricas do interior do país. Se a afirmativa for com base no orçamento de 2023, Campos não figura na lista. No Estado do Rio, tirando a capital, o maior orçamento é da pequenina Maricá, com R$ 7,3 bilhões; seguida de Niterói, com R$ 5,8 bilhões. O orçamento de Campos é de 2, 6 bilhões. Então, quem está nadando de braçada por conta dos royalties é Maricá. Em um quadro de proporcionalidade, é a cidade mais rica do Estado, na relação dinheiro/ demandas.

Opinião

O comércio precisa embarcar nessa

Firjan projeta crescimento do PIB fluminense em 0,8% Um estudo divulgado pela Firjan projeta crescimento de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) fluminense em 2023. A federação explica que fatores no cenário internacional influenciam negativamente nas expectativas e que, no Brasil, a falta de definição de um arcabouço fiscal, de agenda de reformas estruturais e a alta taxa de juros corroboram para projeção de forte desaceleração do PIB do país e do Estado do Rio. Já a produção da cadeia de petróleo e os investimentos em construção civil continuarão influenciando positivamente na economia fluminense.

Safra deste ano será maior e Nova Paraíso vai começar a moer em agosto

A safra de cana-de-Açucar de 2022 quebrou mesmo por questões climáticas, mas a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) está animada para esse ano. Em 2023 a usina deve esmagar 900 mil toneladas. O faturamento deve alcançar R$ 300 milhões e o segmento terá uma safra experimental em Nova Paraíso, na Baixada Campista, com as moendas sendo ativadas em agosto.

Pequenos produtores de queijo, arroz preto e aipim de Campos fornecem para restaurantes de grife do Rio e SP

Pouca gente sabe, mas pequenos produtores de Campos e região estão fornecendo diretamente para os principais restaurantes de grife do Rio de Janeiro e de São Paulo. São produtores de mussarela de búfala, arroz preto e um tipo de aipim muito especial.

Pelinca se consolida como um bairro composto de cinco ruas

Oficialmente a Pelinca, que dava nome apenas a uma avenida, ganhou o status de bairro. Virou um peque-

Desde 2014, quando iniciou suas operações no litoral de São João da Barra, o Porto do Açu tem se tornado literalmente um porto de oportunidades e possibilidades para a economia regional. Sendo um combo que reúne um forte grupo de empresas, o Açu que gera milhares de empregos, vai gerar até 2028 mais vagas de trabalho e, principalmente, energia, passando a ser o maior complexo portuário no segmento energético da América Latina.

Os municípios no entorno do Porto, além de mão de obra, têm plenas condições de se tornar fornecedores de insumos diversos, como alimentação, logística, produtos de higiene e de construção civil, entre muitos outros.

No ano passado, 100 empresas da região tiveram relacionamento comercial com o Porto do Açu e estima-se que metade seja de Campos. Mas é um número tímido para o tamanho da demanda, e a Gás Natural Açu (GNA) e o Sebrae acertam quando decidem capacitar as empresas da região para serem fornecedoras do Porto. A GNA, que está intensificando as obras de sua segunda termelétrica no Porto, terá uma demanda enorme nos próximos anos de serviços e insumos. Soma-se a isso um enorme cardápio de projetos que estão em curso por parte de outras empresas ancoradas no Porto.

O comércio de Campos, bem como de toda região, está apto a ocupar esses espaços, e assim gerar recursos em todos os níveis. Capacitação é preciso, caso contrário, como diriam os mais antigos, ficaremos a ver navios.

no e sofisticado bairro composto da própria avenida e de outras cinco ruas: Voluntários da Pátria, Barão de Miracema, Tenente Coronel Cardoso (Formosa), Conselheiro José Fernandes, incluindo aí parte da Avenida 28 de Março. O bairro começa na altura da Santa Casa e vai até o limite com outra área nobre, que é o Parque Tamandaré.

Campos cresce e tem hoje mais de 150 bairros

Ainda sobre o assunto, Campos já teria cerca de 150 bairros, sendo composto ainda por 14 distritos. De forma protocolar, o balneário do Farol de São Tomé é considerado bairro de Campos. Essa história de que a população de Campos encolheu, segundo o Censo do IBGE do ano passado, não bate com a realidade.

Obras da ETA do Novo Guandu, com água do Rio Paraíba do Sul, vão ser iniciadas

A Companhia de Água e Esgoto do Estado do Rio de Janeiro (Cedae) inicia mesmo agora em fevereiro uma grande obra para nova captação de água do Rio Paraíba do Sul, como vem anunciando a coluna. Cerca de 3 milhões de moradores da Baixada Fluminense serão beneficiados pela Estação de Tratamento de Água do Novo Guandu (ETA Novo Guandu), com o reservatório Novo Marapicu, em Nova Iguaçu. O investimento na construção do reservatório será de R$ 278 milhões, com prazo de conclusão de 30 meses. Novas adutoras transportarão água para os municípios da Baixada Fluminense.

Vaso de porcelana que quebrou em roubo no Museu Olavo Cardoso será restaurado Está no museu histórico de Campos, para a restauração, um vaso de porcelana que foi encontrado no terreno do Museu Olavo Cardoso. Tentaram roubar a peça do museu em 2019, mas ela quebrou por conta de alguma atrapalhada dos ladrões. Os cacos foram encontrados e o vaso será restaurado.

Revitalização do Centro Histórico de Campos: mudando o rumo da discussão

Rodrigo Lira - Doutor em política, professor e pesquisador do programa de doutorado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes.

Tradicionalmente, o patrimônio cultural é algo pouco valorizado no País, e as instituições ligadas à sua preservação precisam estar atentas para que o rolo compressor do pensamento único capitalista não dê fim aos quase sempre valorosos, mas subestimados acervos culturais. Neste caso, refiro-me especialmente aos bens de natureza material que portam importantes referências à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade. Obviamente, o patrimônio cultural também pode contribuir para o desenvolvimento econômico de uma localidade; para isso, é preciso planejamento e vontade dos atores da sociedade, especialmente do executivo municipal.

Várias economias municipais pelo Brasil e pelo mundo giram em torno dos seus acervos culturais. As cidades históricas mineiras, como, por exemplo, Tiradentes, Mariana, Ouro Preto e tantas outras, com seus museus a céu aberto, possuem grande parte da economia voltada para o turismo cultural. Uma política séria de preservação do patrimônio cultural é fundamental para que o projeto de desenvolvimento se sustente a longo prazo e gere verdadeiramente bons frutos em termos culturais e econômicos.

Na contramão dessas premissas, em Campos, a discussão sobre a revitalização do Centro Histórico ganhou manchetes nos jornais locais. O discurso quase uníssono dos representantes do setor produtivo gira em torno da necessidade de mudanças do plano diretor e do código de obras, para garantir a flexibilidade necessária

para estimular novas construções na região. O COPPAM – Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade também é apontado como um vilão, apesar de a presidente responder que o órgão é flexível.

Nesse contexto,a flexibilidade é uma palavra perigosa que pode fortalecer ainda mais o paradigma do desenvolvimento econômico a qualquer custo e em pouco tempo testemunharmos, de maneira ainda mais veloz, o desaparecimento e a degradação de importantes monumentos e bens históricos. Em Campos,assistimos atônitos, em 2013, à demolição do Casarão do Chacrinha e há anos acompanhamos a degradação do Solar dos Airizes, para citar apenas duas das diversas situações gravíssimas relacionadas ao patrimônio e que costumam ser naturalizadas. A discussão sobre a revitalização do Centro Histórico de Campos obviamente é fundamental, mas deveria ser ampliada e integrar um Plano de Desenvolvimento Econômico e Social, ainda inexistente na cidade. O momento é bastante propício para mobilizar atores de diversos setores e planejar a cidade para além dos royalties, considerando, mais uma vez, a abundância de recursos no caixa do município. Trata-se de uma nova oportunidade. Talvez a última para deixar um importante legado para Campos e as próximas gerações. Será que não aprendemos com o passado recente sobre a finitude das rendas do petróleo e a necessidade de buscar alternativas de desenvolvimento?

O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via

www.j3news.com \ jornalterceiravia Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Marcos Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Luiz Fernando Vicente | Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47 Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo
04 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023

CARREGANDO CONFLITOS

O Brasil está há 10 anos gerando, – e carregando sobre os ombros –pesadas crises que não permitem um ambiente de plena estabilidade

Ora de forma avassaladora, ora de gravidade não tão intensa, o país não encontra paz para resolver os problemas que afligem a população

Seria apenas ridículo, se não fosse trágico, que em meio a tantos espinhos, o governo gaste tempo discutindo assuntos da festa de posse

Primeiro, colocou sigilo sobre a lista de 3 500 convidados para a festa de posse do presidente. Com a repercussão negativa, voltou atrás e liberou os nomes

A rigor, face à situação porque passa o Brasil, a posse deveria se restringir à solenidade formal, – nada mais do necessário exigido pela cerimônia

Num país de ‘terra devastada’, como vem alertando o próprio governo desde a transição, cabe discrição e austeridade –o que não combina com 3.500 convidados

Impressiona que o Brasil, que figura entre os países de maior potencial do mundo, com todos os recursos necessários para estar entre os primeiros do ranking e estender a seu povo qualidade de vida sem igual, permaneça ‘empacado’, feito burro chucro, e não deslanche.

Nos destaques ao lado esquerdo da página, a ênfase dada à festa de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se baseia na comemoração em si, ou no número expressivo de convidados (3.500), e nem mesmo do sigilo de 5 anos da lista.

Não! O que assusta é que depois de mais de um mês, o governo federal ainda cuide de assunto de ‘tamanha importância’ para o país – desta vez para tirar o sigilo em virtude da repercussão negativa.

É evidente que pelo momento porque atravessa o Brasil, a cerimônia deveria ser pautada pelo comedimento. Por outro lado, ‘melhor assim’ do que em 2003, quando Marcos Valério (mais adiante conhecido como ‘o operador do Mensalão e condenado por vários crimes), “ajudou” a pagar a

O pior: Bolsonaro

Paralelamente, o presidente Bolsonaro dava o seu pior. Como se não tivesse responsabilidade para com a Nação e um mandato a completar, praticamente deixou de governar. Deveria ter se licenciado ou renunciado. Simplesmente, deixou o país à deriva.

Numa viagem para Orlando com ares de quem foge de algo, passou a dar autógrafos e a visitar supermercados.

Semana passada, durante o evento “Yes Brazil USA”, disse que o governo Lula “não vai durar muito”. Não explicou o

festa.

Desafios imensos – Seja como for, a questão é de prioridade. Desnecessário repetir que o país atravessa séria turbulência em diferentes setores, instabilidade política, crise econômica e não atende minimamente às necessidades do povo. Logo, não deveria estar discutindo festa.

Na prática, o governo Lula começou desde o início de novembro. No dia 04/11, o Globo publicou “Nova administração ocupa rapidamente a cena política no vácuo de um governo que já acabou”.

É compreensível: o PT fez contas de vencer no 1º turno ou colocar 17/19 pontos de diferença. Mas venceu por apenas 5%. Foi um banho de água fria que deu oxigênio a Bolsonaro. No resultado final, o petista foi eleito com 1,8% de diferença – a menor da história.

Assim, com o país dividido, é razoável supor que o PT tenha agarrado a vitória com unhas e dentes e, apressadamente, dado declarações que só prejudicaram o ambiente econômico, em particular na política fiscal – duramente criticada pelos principais economistas do país.

porquê de sua ‘iluminada’ frase; não registrou os erros do governo Lula; não embasou críticas e tampouco apontou soluções. Resumo: não disse nada que servisse para coisa alguma.

Furacão – O Brasil parece sugado por um furacão que o chacoalha de um lado para outro. Não se sabe onde vai parar. Particularmente de 2014 para cá, quase 10 anos, o país vive no modo crise e a classe política, em sua maioria, só faz piorar. (*Continua)

05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023 05 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023

Edital de notificação

Campos dos Goytacazes, 05 de fevereiro de 2023.

Com referência aos planos privados de assistência à saúde abaixo identificados, esta Operadora constatou que, até a data de emissão da presente notificação, os contratos abaixo elencados apresentam o(s) seguinte(s) débito(s):

Visando regularizar a situação conforme previsão contratual, solicitamos que no prazo máximo de 10 (dez) dias contados da data do recebimento da presente notificação, V.S.ª regularize a situação, efetuando o pagamento do(s) valor(es) que se encontra(m) em aberto, à vista ou mediante negociação de outra forma de pagamento que conte com a concordância da operadora, mediante comparecimento em nosso Setor Financeiro, situado na Rua Conselheiro Otaviano 130, Centro, Campos dos Goytacazes/RJ, CEP.:28010-140. Quaisquer dúvidas, favor entrar em contato com o setor, por meio do telefone (22) 2726-2000 ou pelos e-mails financeiro@ases. com.br ou financeiroases@ases.com.br.

Caso o(s) débito(s) já tenha(m) sido quitado(s), pedimos gentilmente a apresentação dos respectivos comprovantes de pagamento, para que possamos atualizar nossos registros. Alertamos que, de acordo com o disposto no art. 13, parágrafo único, inciso II, da Lei n.º 9.656/98, que disciplina os planos de saúde, o não pagamento das mensalidades por período superior a 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 (doze) meses de vigência do contrato, é causa de rescisão contratual por iniciativa da operadora, de modo que a não regularização da situação por V. S.ª acarretará em:

Rescisão do contrato de plano de saúde;

Exposição a possíveis novas contagens de carência e cobertura parcial temporária, decorrentes da rescisão e de nova contratação;

Inscrição do devedor nos cadastros restritivos de crédito; e • Cobrança da dívida nos termos da lei.

V.S.ª é um cliente importante para esta Operadora e por este motivo prezamos pela manutenção do seu plano. No aguardo do seu pronunciamento, subscrevemo-nos atenciosamente.

06 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023
PLANO DE SAÚDE ASES LTDA. CNPJ/MF 03.638.220/0001-33 Reg. ANS 41158-2 ENDEREÇO: RUA CONSELHEIRO OTAVIANO N.º 130, CENTRO CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

Campos

Trios, shows, bailinho: tudo para animar o carnaval em Campos

Programação se estende da Cidade da Criança a Farol de São Thomé, passando por Lagoa de Cima

O carnaval em Campos terá programação em Farol de São Thomé, Lagoa de Cima e na região central.

A Prefeitura preparou mais de uma dezena de eventos para os dias de folia que, este ano, começam no dia 11 de fevereiro e, depois, vão do dia 17 ao 21. Trios Elétricos na orla de Farol, apresentação no Lagamar e três escolas de samba juntas no Palco Principal, são algumas das atrações da praia campista. Vai ter festa, também, em Lagoa de Cima e na Cidade da Criança, com concurso de fantasias num bailinho de carnaval. Segurança e Saúde também fazem parte deste enredo.

Para que tudo saia conforme o figurino, a Prefeitura está com boas expectativas e promete "uma vasta programação cultural para os dias do feriado em Farol e Lagoa de Cima", por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). "Nossas expectativas para o Carnaval 2023, em Farol de São Thomé e em Lagoa de Cima, são as melhores. Farol receberá, durante o carnaval 2023, shows no Palco Principal, Lagamar, Trio Elétrico e matinês na Tenda Cultural. Já Lagoa de Cima receberá um show por dia, na Praça São Benedito. Serão dias maravilhosos, trazendo de volta a alegria do carnaval do nosso litoral, depois de dois anos”, reforça a presidente da

Madureira do Turfe | Escola estará no encontro de agremiações, no Farol Maria Auxiliadora | FCJOL

FCJOL, Auxiliadora Freitas.

Cidade da Criança

O início da folia em Campos vai ficar a cargo da criançada, que vai poder participar do Bailinho de Carnaval na Cidade da Criança, dia 11 de fevereiro, às 14h. O Bailinho terá entrada gratuita. Nesse dia, vai ter apresentação do Coral da Convivência Inclusiva com marchinhas, além de pintura facial, gincana e momento TikTok com as crianças. Bandas de Fanfarras da secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) também vão estar lá. Haverá, ainda, um concurso de fantasia entre os pequenos. Para o bailinho, não precisa de inscrição, é só ir no dia do evento.

Já o concurso de fantasia é só para os inscritos até o dia 31 de janeiro. Programação em Farol de São Thomé Em Farol, a programação carnavalesca começa no dia 17 de fevereiro com show no Lagamar, às 21h. Do dia 18 ao dia 21 de fevereiro, os veranistas e foliões podem contar com Trios Elétricos, sempre às 15h, e shows no Palco Principal, sempre às 21h. Na sexta-feira (17), para esquentar os tamborins, a programação de pré-carnaval na praia campista inicia com apresentação do cantor Ed Ébano, no Lagamar, às 21h. No dia 18, o cantor Apollo vai se apresentar, numa das atrações mais esperadas na orla de Farol, que é

o Trio Elétrico, às 15h. Mais tarde, o Palco Principal abrirá espaço, às 21h, para receber o Encontro de Escolas de Samba com três tradicionais agremiações: Ururau da Lapa, Madureira do Turfe e Chuva de Ouro. O Palco Principal já está montado quase em frente ao Clube Náutico. No dia 19, ainda no Farol, o Trio Elétrico fica por conta da banda Sabor de Beijo, às 15h. Já o Palco Principal recebe o Grupo Dibobeira, às 21h. O carnaval, no dia 20, vai ser agitado pelo Trio ao som de Badaloka, às 15h. No Palco Principal, a cantora Nágela Ferreira leva todo o seu gingado ao público, às 21h. A programação segue em festa, sob o clima do farol, no dia 21 (terça-feira

de carnaval). O Trio Elétrico fica por conta da banda A Massa, às 15h. No Palco Principal, quem encerra as apresentações é o Grupo Só Marrento, preparando o solo para a chegada da quarta-feira de cinzas.

Programação em Lagoa de Cima

Em Lagoa de Cima, a programação também vai do dia 17 ao dia 21. No primeiro dia, o show começa às 21h. Do dia 18 ao dia 21, a programação começa a partir das 16h. Os eventos vão acontecer na Praça São Benedito. No dia 17 (sexta-feira), às 21h, será a vez da banda Catukai fazer o carnaval em Lagoa de Cima. No sábado (18), o grupo Ex-Energia inicia as apresentações a partir das 16h. No domingo (19), é a vez da cantora Thamires Chagas. Na segunda de carnaval (dia 20), o Grupo Nosso Legado estará no palco da Lagoa e, no dia 21, o cantor Júnior Santos fecha a programação de folia.

Segurança De acordo com a Prefeitura, um esquema de ação está sendo elaborado para garantir a segurança dos foliões. O executivo municipal também acrescentou que a secretaria municipal de Ordem Pública "está agendando reuniões com as autoridades de segurança do Estado — PM e BPRV — para fechar parcerias e definir as ações". A Polícia Militar reforçou que "como em

todos os anos, haverá esquema diferenciado de policiamento.O alinhamento ainda está sendo definido". Um primeiro trio especial Tradição com mais de 30 anos, hoje, o Trio Elétrico na praia do Farol de São Thomé é uma das programações mais esperadas pelos frequentadores. Neste carnaval 2023, a primeira apresentação, no dia 18, ficará a cargo do cantor Apollo, filho do cantor Dom Américo, que cantará no tradicional Bloco das Piranhas, assim como seu pai. Contudo, neste ano, o evento fica ainda mais especial, já que sua apresentação acontece no próprio dia de aniversário do seu pai. "Carnaval, para mim, é respirar alegria, respirar felicidade. Carnaval está na minha alma. Eu sou apaixonado por carnaval desde criança e tô muito feliz em ter sido convidado pela Prefeitura Municipal de Campos para participar desse belíssimo carnaval que é o carnaval do Farol de São Thomé. Vou abrir o carnaval no sábado e, olha que coincidência — ou não, né?! —, aniversário do meu pai, Dom Américo. Que tem o nome gravado, agora, no circuito de trio: Circuito de Trio Dom Américo. Então a gente vai estar lá comemorando a alegria, a felicidade e o aniversário do meu paizão que está lá em cima olhando por nós e, com certeza, vai estar muito feliz vendo o povo dele brincando o carnaval, que era o que ele amava fazer", diz.

O SEU ACONTECER

IPTU FAZ A CIDADE

É o seu IPTU que ajuda a trazer melhorias na saúde, na educação, na limpeza urbana, na iluminação e em cada canto da nossa cidade. Pague em cota única até o dia 15/02 e ganhe 7% de desconto ou até o dia 10/03 e ganhe 3% de desconto! Também é possível escolher pagar em até 10x. Faça sua parte que a gente traz melhorias de verdade.

Saiba mais em fazenda.campos.rj.gov.br

É o seu IPTU em dia que faz nossa cidade acontecer

07 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023
Fotos: Divulgação

Empresário

Joia da Coroa da nossa cultura Ronaldo Sobral

Ao Livro Verde é a livraria mais antiga do Brasil e está localizada no centro de Campos dos Goytacazes

Se você chama o empresário Ronaldo Sobral para uma entrevista sobre ele, ouve-se um sonoro não. Mas, se for para falar sobre a livraria mais antiga do país, Ao Livro Verde, ouve-se música. Ele detalha uma história que caminha para 179 anos, sempre no mesmo endereço e nunca tendo nenhum tipo de descontinuidade, passando pelos principais acontecimentos do país e do mundo como o Império, a Repú-

Ao Livro Verde caminha para seus 179 anos, sendo a livraria mais antiga do país. Você tem uma noção do valor desta livraria?

Você pode chamar os mais renomados corretores de negócios, historiadores e pesquisadores para estimar um preço. Eles farão todas as contas e não chegarão a um denominador comum. Isso porque não se pode medir o valor de uma história que está caminhando para dois séculos. Certamente vão encontrar um valor material referente ao preço do prédio. Mas estou falando de uma marca, da marca Ao Livro Verde, reconhecida por instituições diversas. Então essa marca realmente não tem preço, não tendo como medir o seu valor em nenhum tipo de parâmetro.

Mas, você já chegou a esboçar um projeto para viabilizar a marca nacionalmente de forma física, no estilo de franquia. O que houve?

Veja bem. Ao Livro Verde em sua história passou pela abolição da escravidão, a proclamação da República, duas grandes guerras mundiais, gripe espanhola, vários Papas da Igreja Católica e todas as mudanças do mundo. Sempre acompanhando os novos tempos, e quando veio o advento da internet. Cheguei realmente a pensar em estabelecer um processo de franquias, isso há quase 15 anos, o que poderia ser um sucesso financeiro. Mas, como disse, essa marca não tem preço, e a questão financeira passa a ser secundária. Esse passo teria que ser certeiro para não colocarmos em risco essa marca.

A livraria mais antiga do país hoje, Ao Livro Verde tem reconhecimento internacional?

A partir do momento em que, em 1995, o Guinness Book, o mais importante livro dos recordes do mundo, atestou documentalmente que Ao Livro Verde é a livraria mais antiga do país, fica claro o reconhecimento internacional. Até porque, a publicação frisa que a livraria, neste longo tempo, nunca fechou e sequer mudou de endereço. Esse reconhecimento internacional fica ainda mais claro quando recebemos aqui a visita de uma comissão de tradutores de livros do mundo inteiro, com gente falando em diversos idiomas.

Quando o assunto no mundo é longevidade de livraria, certamente Ao Livro Verde estará sempre na pauta.

Existe, também, o reconhecimento nacional?

Sim, sem dúvida. Poderia citar aqui dezenas de exemplos, sendo o mais recente deles, há pouco mais de 10 anos, quando Ao Livro Verde decidiu fazer uma homena -

blica, as duas grandes guerras mundiais, entre outros. Em 1994, o jornalista Roberto Marinho, por ocasião dos 150 anos da livraria, escreveu um editorial de primeira página com o título “Resistência” citando Ao Livro Verde como exemplo para a cultura do país. Anos depois, quando a livraria quis prestar uma homenagem à Academia Brasileira de Letras (ABL), mais nova do que

ela, acabou sendo homenageada durante o tradicional chá dos imortais.

Ronaldo Sobral lembra que Ao Livro Verde se aproxima de dois séculos de existência e que “ a livraria não é minha, e sim de Campos, da história de Campos. Se ela estivesse em uma cidade como Salvador, na Bahia, teria fila na porta para conhecê-la”.

tempo em que era vivo o escritor e médico Antônio Roberto Fernandes. Em Ao Livro Verde foram lançados, por seus autores, dezenas de livros e, para não errar, vou citar Alberto Lamego, Hervê Salgado Rodrigues e Oswaldo Lima. Sempre tivemos cercados de autores e seus livros, sendo importante destacar que Ao Livro Verde já teve uma gráfica própria. Por isso, sempre digo que é impossível estabelecer o valor desta história, que é muito rica.

Fale um pouco do começo desta história?

Ao Livro Verde foi fundada pelo português José Vaz Correa de Coimbra no tempo do Império. As mercadorias, como livros, partituras de música para piano, pincéis, tintas para artes, entre outras, chegavam de navio da Europa para atender aos filhos dos imigrantes portugueses. Depois, foi comprada por Cícero Sobral, José Tardim e João Sobral. Hoje, tem um único proprietário, que sou eu. Como estamos falando deste passado, queria lembrar que, naquele tempo, os funcionários de Ao Livro Verde trabalhavam de terno e gravata, em um padrão de atendimento europeu, primando por um atendimento de excelência, o que mantemos até hoje — sem o terno e a gravata, porque os tempos são outros.

A partir do momento em que o Guinness Book, atestou que Ao Livro Verde é a livraria mais antiga do país, fica claro o reconhecimento internacional.

gem à Academia Brasileira de Letras (ABL), que é uma instituição mais nova do que a livraria. Fui ao Rio de Janeiro para participar do famoso Chá dos Imortais. Era uma homenagem justa, da livraria mais antiga do país para aquela casa de escritores, mas o então presidente da ABL, Marcos Villaça, inverteu tudo. Acabou a livraria sendo homenageada pela Academia Brasileira de Letras, o que me surpreendeu e me emocionou. Foi o reconhecimento dos escritores de que as livrarias são de suma importância. Esse foi um

dos grandes momentos da história mais recente de Ao Livro Verde, e registrada pela imprensa nacional.

A imprensa nacional já colocou Ao Livro Verde na pauta várias vezes. Algo que você destacaria?

Nossa relação com a imprensa sempre foi saudável. Em dois de janeiro de 1844, na primeira edição do jornal Monitor Campista, que chegou a ser o terceiro jornal mais antigo do país, Ao Livro Verde fez seu primeiro anúncio, ou seja, a livraria já existia quando o jornal foi lançado. O jornal O Globo, em sua edição de 15 de janeiro de 1994, publicou um editorial de três parágrafos em sua primeira página. Foi escrito pelo próprio Roberto Marinho. O editorial tinha como título “Resistência” e dava os parabéns Ao Livro Verde por sua longa trajetória. Esse editorial foi emoldurado e está aqui em destaque em uma das paredes da livraria. Aqui, recebemos, também, jornalistas da Folha de São Paulo, do Jornal do Brasil, do Estado de

São Paulo e de outros jornais do país que fizeram reportagens sobre Ao Livro Verde.

Ao Livro Verde sempre foi ponto de encontro de intelectuais. Você pode citar alguns? Para não cometer injustiça e esquecer nomes, vou nacionalizar essa resposta: Ao Livro Verde já recebeu a visita de uma comissão formada por todos os imortais da Academia Brasileira de Letras no final dos anos 70. Foi um dia histórico para essa Casa. Alguns imortais depois retornaram isoladamente, como o próprio presidente da ABL à época, Austregésilo de Athayde, a escritora Rachel de Queiroz e o mais assíduo deles, o campista José Cândido de Carvalho.

José Cândido de Carvalho seria um caso à parte, por conta do seu principal romance e pela amizade com seu pai, João Sobral? Certo. José Cândido de Carvalho, quando escreveu “O Coronel e o Lobisomem”, colocou a livraria no ambiente do romance. O coronel Ponciano Furtado,

Cândido de Carvalho, em “O Coronel e o Lobisomem”, colocou a livraria no ambiente.

O protagonista tinha o seu escritório na livraria.

protagonista do romance, tinha o seu escritório no mezanino da livraria. Então o maior vulto literário de Campos, era amigo do meu pai, tanto que no seu último livro, editado por sua filha após sua morte, “O Rei Baltazar”, é publicado um postal escrito de próprio punho por José Cândido para meu pai. A cultura sempre foi a espinha dorsal de Ao Livro Verde. Todos intelectuais de Campos se reuniam aqui, tanto que fiz, no interior da livraria, o “Café João Sobral”. Aqui tínhamos oficina de poesia para crianças ao

Com a pandemia, os encontros de intelectuais aqui diminuíram um pouco? No curso desta pandemia, ficamos mais de dois anos funcionando com 90% de restrições, quando não fechados. Mas, como disse o jornalista Roberto Marinho em seu editorial sobre a livraria, trata-se da “Resistência”. Aos poucos, esses encontros estão voltando. Nesta pandemia perdemos o nosso colaborador Ricardo Prófilo, que eu considerava bem mais que um funcionário. Mais de duas mil pessoas vieram à loja para pessoalmente dar os pêsames. Foi um momento muito difícil, mas é a “Resistência”, daquele editorial do jornal O Globo. Você acha que Campos dá o devido reconhecimento para essa história?

Poderia haver mais empenho em dar mais visibilidade. Se Ao Livro Verde estivesse em uma cidade como Salvador, onde o patrimônio cultural é destacado em seu turismo, haveria fila na porta. Em São Paulo, Ao Livro Verde é bastante conhecida e já recebeu cobertura jornalística imensa dos seus principais jornais. O que precisamos frisar é que a livraria não é de Ronaldo Sobral. Essa livraria é de Campos e faz parte da história do município. Não estou aqui propondo um tratamento diferenciado ou de instituição, mas um reconhecimento, pois estamos a caminho dos 200 anos e a “Resistência” tem que ser de todos.

09 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023
Foto: Héllen Souza

Campos implementa ações para evitar surto de dengue

Somente em janeiro deste ano foram mais de 60 casos registrados

Kamilla Póvoa

O aumento do número de casos de dengue em Campos motivou a adoção, pela Prefeitura, de uma série de medidas para evitar um surto epidêmico da doença nos próximos meses. O Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto, anexo ao Hospital Plantadores de Cana (HPC), está sendo utilizado somente para assistência aos pacientes com suspeita da dengue, zika e chikungunya, de 8h às 17h. As pessoas podem procurar o próprio Centro, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas pela cidade, se apresentarem dores e manchas no corpo, febre, dor de cabeça e em cima dos olhos. Diante desses diagnósticos, serão feitos exames para confirmar a doença. De acordo com a secretaria municipal de Saúde (SMS), está acontecendo uma capacitação dos profissionais das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) para acolhi-

Luiz José | Médico afirma que aumento de casos chamou atenção

mento e seguimento dos casos suspeitos e confirmados.

Coordenador do Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto, o médico Luiz José de Souza afirmou que o aumento do número de casos na cidade preocupa autoridades de Saúde. “Estamos atendendo, em média, 30 pessoas por dia com sintomas. Esse aumento brusco de casos acendeu um alerta para a possibilidade de um surto epidêmico. Por isso é tão importante investirmos na prevenção.

O transmissor da dengue é o mosquito Aedes aegypti. Ele pica a pessoa doente e, ao picar outra pessoa, ele transmite a doença. Por isso precisamos evitar a formação de criadouros, para assim impedir a proliferação do mosquito”, ressaltou Luiz José.

Aumento de casos em janeiro

O município registrou mais de 60 casos de dengue somente no mês de janeiro. Em dezembro de 2022, haviam sido confirmados apenas nove diagnósticos positivos para

a doença. Os cuidados para se evitar uma possível epidemia da doença foi o principal tema da 38ª Reunião do Gabinete de Crise da Covid-19 e Vigilância das Doenças Emergentes e Reemergentes, a primeira de 2023, que ocorreu na segunda-feira (30).

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 2 e 7 de janeiro de 2023, apontou Índice de Infestação Predial (IIP) de 5,2%, o que é considerado alto risco, já que o Ministério da Saúde preconiza que o índice indicado deve ser menor que 1%.

Segundo dados da Prefeitura, neste primeiro mês do ano ainda não foram registrados casos de chikungunya ou de zika. Já durante todo o ano de 2022, foram notificados 211 casos de dengue, seis de chikungunya e dois de zika.

Casos espalhados e preocupação com o carnaval O coordenador do Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid, Luiz José de Souza, chama atenção para o fato dos casos confirmados serem de moradores de diversos bairros de Campos. Segundo ele, isso demonstra que os criadouros estão espalhados pela cidade e que o que está acontecendo aqui, pode ocorrer nos municípios vizinhos.

“Temos casos no Centro, Guarus, em vários distritos, inclusive já atendemos pacientes de Barcelos, em São João da Barra, também com dengue. Isso nos deixou preocupados e diante disso, a Secretaria de Saúde acionou o Estado, e eles fizeram a visita conosco e viram que há essa possibilidade da epidemia. Agora, estamos trabalhando na prevenção", garante. O médico afirma, também, que há preocupação com o Carnaval, quando há um fluxo maior de pessoas circulando pela cidade. "Quando a população circula muito, a chance de adquirir é muito grande, seja aqui ou em outro estado. Temos que eliminar todos os focos. Não pode

deixar o mosquito crescer”, finalizou.

Outras ações Além da ampliação do atendimento do Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid e da capacitação dos profissionais das UPHs, a SMS anunciou a promoção de ações integradas, por meio de grandes mutirões que serão realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com outras secretarias municipais. Também será desenvolvida campanha de informação à população sobre as formas de prevenção à dengue, zika e chikungunya, incentivando o autocuidado e a remoção mecânica dos criadouros.

Saúde 11 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023
Foto: Silvana Rust Parceria | CCZ e secretarias municipais atuarão contra o Aedes aegypti Foto: Hellen Souza

@vitalemoveisedecor

@lcaenergiasolar

Interina: Gerlany Lyrio

Interina

Desde semana passada o titular deste espaço está de férias. Eu, Gerlany Lyrio estarei assinando este espaço interinamente até o retorno dele. Será um prazer dividir esta experiência com vocês. Obrigado, pelo convite amigo Fábio. Boas férias!

Projeto solo

Simone Mendes(ex-Simone & Simaria) estreou sua carreira solo com o lançamento do EP “Cintilante”, que chegou às plataformas digitais na semana que passou, marcando a nova fase artística da cantora. O EP é a primeira parte do projeto homônimo, gravado no dia 14 de dezembro de 2022, na Villa Mandacaru, na cidade de Itu, no interior de São Paulo, em um registro intimista para 300 convidados entre amigos, familiares e fãs. Para o repertório do EP “Cintilante”, Simone elegeu quatro canções inéditas: “Erro Gostoso”, “Dois Fugitivos”, “Arruma a Mala” e “Amnésia do Beijo”. A sertaneja está arrebentando nas plataformas de streaming.

No Farol

O próximo final de semana a Praia do Farol de São Tomé vai sacudir, dia 11/02, às 21h, no palco oficial com a apresentação da revelação do pagode Tiee. Já no domingo, dia 12, às 15h é a vez da banda Uu Gererê invadir o Trio elétrico incendiando de alegria a orla da praia campista.

Nos cinemas

Pelo Nordeste Michelle Tavares curtindo todas

Em Paris de férias: Joyce Bonfá

Quarteto em Pernambuco, Cândida Vasconcellos, Nilton Junior, Henrique e Heitor que está no forninho

Daniela Freitas sempre elegante

Ainda de luto pela morte dos pais, a menina Cady é levada pela tia a uma colônia de férias na floresta para fazê-la interagir com outras crianças. Durante uma atividade, Cady sofre bullying de um menino. Sem saber a quem recorrer, ela grita por sua boneca. Até que, do nada, o brinquedo surge diante do garoto movendo-se por conta própria e, com bizarra desenvoltura, arranca parte da orelha dele. O filão dos brinquedos assassinos é uma tradição manjada dos filmes de terror. Mas 'Megan', thriller que entrou em cartaz nesta semana nos cinemas, introduz um elemento atual na receita: em vez de espíritos diabólicos, é a inteligência artificial que desponta como catalisador do mal.

Novo reality

Felipe Inácio na área

Matheus Alves curtindo Gramado

Presidente da Fundação Cultural Auxiliadora Freitas recebendo Layla Azeredo e Danielo Soares, respectivamente Garoto & Garota Farol 2023

Patrícia Caetano suando a camisa em bela forma

Vem aí mais um reality para ficarmos ligados. Nesta segunda-feira que passou, a RecordTV anunciou "A Grande Conquista", nova atração de confinamento que tem estreia marcada para maio. Segundo o colunista Flavio Ricco, o programa será dividido em duas fases. Na primeira, 15 famosos precisarão mobilizar seus fãs para conseguir uma vaga na "Mansão", mas só os dez mais votados serão confinados imediatamente. Já os cinco que sobrarem se juntarão a outros 65 (!) participantes na "Vila". Depois de alguns dias, os 20 moradores da Vila que sobreviverem a todas as provações e passarem pela aprovação do público alcançarão sua primeira conquista no jogo: o direito de continuar na segunda fase. Já na nova etapa, os participantes na Vila e na Mansão estarão em pé de igualdade e lutarão pelo prêmio de R $1 milhão. Promete, hein?

Caravana das Drags

A roda do ônibus roda, roda, pela cidade... Mas esse, com certeza, é o busão mais glam e purpurinado de todos! A apresentadora Xuxa Meneghel e Ikaro Kadoshi já estão prontíssimas para o #CaravanaDasDrags!

A “Rainha dos Baixinhos” deu mais um gostinho do reality show inédito do Prime Video, no qual ela e a icônica drag rodarão o Brasil todo em um ônibus para conhecer várias outras drag queens. A série estreia em Abril.

Grammy 2023

Casal muito querido, Milla Azevedo e Vinicius Pimentel

Valdinei Filho pelo pontal de Atafona

A bela Joana Abreu no sol da Bacutia

Afonso Oliveira e a noiva Larissa Magalhães por ares capixabas

Curtindo a Europa: Ellen e Bruno Falcão

Alexandre Aguiar e sua Simoni Soares Curtindo as férias da melhor forma

A veterinária Samia Damas posando com estilo

Binho Dutra em mini férias por Paraty Marcelo Azevedo relaxando

Vai ter muito Açucar de melancia no #Grammy2023, sim! O cantor fenômeno do momento, Harry Styles foi confirmado como um dos artistas que entregarão uma apresentação babadeira na cerimônia deste ano. Segundo a Variety, a lista ainda conta com performances de Bad Bunny, Lizzo, Kim Petras junto com Sam Smith, e muito mais! Além disso, o cantor ainda está concorrendo a seis gramofones dourados. A premiação acontecerá neste domingo. Após a exibição do ao vivo, nas TVs abertas, a premiação ficará disponível para os assinantes do streaming HBO Max.

Sucesso absoluto

Avatar: O Caminho da Água" superou "Star Wars: O Despertar da Força", conquistando o 4º lugar na lista de maiores bilheterias da história do cinema. O diretor James Cameron assina três das quatro produções que encabeçam a lista, com "Avatar", em 1º lugar, e "Titanic", que permanece em 3º, mas pode ser "desbancado" pela sequência das criaturas azuis nas próximas semanas. Em março o filme com mais de 03h de duração estará disponível no streaming Disney Plus. 100 anos

Prestes a completar 100 anos, no dia 13 de agosto, o Hotel Copacabana Palace vai passar a data quase em branco. Pelo menos no que diz respeito à reforma da fachada, que prevê nova pintura, mais próxima da que existia no início do século passado, e uma nova iluminação cênica. Segundo o arquiteto Ivan de Sá Rezende, responsável pelo projeto, a proposta apresentada e aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) propõe que todo o edifício tenha o tom pérola branca. A montagem dos andaimes começou esse mês, e as obras acabam em julho. E não faltarão festas para comemorar o centenário

ao público por um preço meio “salgadinho”.

12 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023
sejam elas particulares ou abertas Linda Laila Póvoa aniversariante da semana Laura Cunha Rodrigues festejando novo tempo ao lado da mãe Vânia Nelcimar Pires e a Miss Adriana Costa pelo Farol Maria Lyrio aproveitando o ar de Grussaí DR.

Campos se prepara para receber o World Creativity Day 2023

O apresentador da J3 News TV, Pedro Nicholas Paes, lidera o evento este ano na cidade

Campos é uma das cidades brasileiras que está se preparando para receber o World Creativity Day 2023. O evento é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo e faz parte da agenda oficial da ONU (Organização das Nações Unidas).

Criado por um brasileiro, em comemoração ao Dia da Criatividade, o World Creativity Day conta com a participação de 100 cidades no Brasil e outras 30 em diversos países do mundo. Em 2017, a ONU estipulou a data de 21 de abril para ser o Dia da Criatividade. A partir daí, o especialista em economia criativa Lucas Foster criou o evento, que visa ajudar as pessoas a desenvolverem as suas habilidades.

Em Campos, o líder do evento é o apresentador da J3News TV, Pedro Nicholas Paes. Em 2021, Pedro foi palestrante do evento e, este ano, foi convidado pelo líder anterior, o físico Marcelo Oliveira, para coordenar o evento.

“O professor Marcelo já conhecia meu trabalho e, após a montagem da Área Nerd na Bienal do Livro de Campos, ele entendeu que meu nome seria interessante para integrar o projeto por causa da experiência, já que ele, no momento, está exercendo uma atividade no Governo Federal que o impede de estar na cidade”, conta Pedro.

O líder também explica que, antes da organização do evento em si, as equipes passam por treinamento e posteriormente colocam em prática as ações para o festival, que esse ano acontecerá durante três dias: 21, 22 e 23 de abril.

“Nossa ideia é engajar entidades de classe, universidades, e reunir patrocinadores que possam tornar o evento ainda mais relevante para, de fato, contribuir para a transformação da vida dos empreendedores”, ressalta.

O criador do World Creativity Day, Lucas Foster, explica a importância da liderança criativa:

“Ela promove a inovação e a agilidade. Em um mundo em constante mudança, ser capaz de pensar criativamente e se adaptar rapidamen -

te é mais importante do que nunca. Ao incentivar sua equipe a pensar fora da caixa e adotar novas ideias, você pode ficar à frente da curva e

posicionar seu negócio para o sucesso a longo prazo", diz.

De acordo com ele, a liderança criativa ajuda a resolver problemas complexos. "Se você está enfrentando um desafio comercial difícil ou tentando criar um novo produto ou serviço, ter a capacidade de pensar criativamente pode ser uma grande vantagem. Ao promover uma cultura de criatividade e incentivar sua equipe a abordar problemas de diferentes ângulos, você pode chegar a soluções inovadoras que poderiam não ter sido possíveis de outra forma”, explica.

Para o líder campista Pedro Nicholas Paes, a participação no evento pode ser "transformadora". "O WCD é a oportunidade perfeita para trazer luz às ideias inovadoras que estão escondidas e que precisam ser descobertas. Além de ser ideal para a transformação na vida desses inventores que só precisam de um palco para serem ouvidos", encerra.

Clícia Cruz
J3NEWS
Pedro Nicholas | Lidera em Campos Lucas Foster | Criador do evento World Creativity Day | Evento é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo e faz parte da agenda oficial da ONU Fotos: World Creativity Festival

Afunção do colágeno é dar firmeza e elasticidade à pele – o que reflete na aparência do nosso rosto, nas celulites e até mesmo nos cabelos e unhas. O colágeno é uma proteína presente no organismo, mas com o tempo a produção do colágeno diminui, e é quando surgem os primeiros sinais de flacidez.

O que talvez você não saiba, é que alguns hábitos do dia a dia ace-

oliviaassed_dermato

Hábitos que aceleram a perda de colágeno na pele

leram essa queda na produção, além de destruir as fibras de colágeno já existentes. Uma alimentação rica em Açucares, exposição ao sol sem proteção e tabagismo, são alguns deles. Eliminar essas práticas já ajuda a diminuir a aceleração da perda do colágeno. Se você já tem a partir dos 25 anos, idade que começam a surgir os sinais da flacidez, além de seguir as dicas acima, é importante consultar seu médico. Existem diversos trata -

mentos tanto para quem quer iniciar a prevenção quanto para quem já mostra sinais de flacidez na face e no corpo. O poderoso e Novo Ultraformer MPT, Sculptra, Radiesse e fios de PDO. Mantendo nossa pele firme e contraída, evitamos também o desabamento facial.

Você jovem, comece cedo sua prevenção. Prejuvenetion, tratar antes que o envelhecimento apareça.

Cuidado com a insolação!

Insolação é um mal-estar provocado pelo excesso na exposição solar e os principais sintomas são desidratação, sede, aumento da temperatura corporal, sudorese excessiva, prostração, dor de cabeça, náuseas, tontura e até mesmo perda da consciência. É simples a conduta para tratar a insolação:

• Fique em ambientes arejados

• Aumente a hidratação com água e água de coco.

• Compressas de água fria caso tenha queimaduras na pele, e cremes com óxido de zinco aliviam a reação inflamatória, mas em casos graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal procure o médico.

• Loções corporais refrescantes podem ser aplicadas sobre a pele sendo o ideal o uso de hidratantes sem perfume e sem cor.

• Evitar a ingerir bebidas alcoólicas, pois a mesma faz com que o organismo perca mais liquido.

03 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023
Fotos: Arquivo Pessoal Dr. Bruno Rangel e sua esposa Gabriela comemorando a inauguração da ampliação da Clínica Implantum. Certeza de ainda mais sucesso! Parabéns! Dra. Fernanda Ananias comemorando a sobrinha Nina. Dr. João Sobral, cirurgião plástico, feliz da vida com seu primeiro Neto, Vicente, filho da competente dermatologista Dra. Paula Sobral.

Vox Sport, a melhor resenha esportiva de Campos e Região

O último Vox Sport, que foi ao ar no dia 31/01, na J3News TV, recebeu o cronista esportivo João Balthazar. O bate papo ainda contou com as apresentações do jornalista Rhyann Souza e dos comentaristas Everton Gama e Tamires Muniz. Campeonato Carioca, Mundial de Clubes e o agitado mercado da bola foram os temas debatidos na melhor resenha esportiva de Campos e Região. Vox Sport, vem pro jogo!

J3 ao vivo, de segunda a sexta-feira

De segunda a sexta-feira você acompanha no J3 os principais fatos de Campos e região. A apresentadora Fernanda Lisbôa e toda equipe de reportagem abordam temas ligados à política, economia e os mais variados assuntos que mexem diretamente com a vida da população. O J3 é transmitido ao vivo pela J3News TV, redes sociais e canal do YouTube, a partir das 18h30.

A árvore da minha vida

A jabuticabeira é a árvore da minha vida por uma razão especial. Ela me traz a infância lá nas Minas Gerais, numa vila qualquer perdida entre os montes. Vejo-me, na Fazenda Morro Alegre dos meus tios Mauricio e Oneida, subindo nos pés apinhados de frutinhos pretos. Uma delícia! O rosto ficava todo lambuzado de um caldo escuro, assim como nossos pés, pois era tanta jabuticaba que, ao subir na árvore, esmagávamos muitas. Era uma aventura coletiva: irmã, primos, amigos e eu.

Hoje, quando querem falar sobre algo esdrúxulo, que só existe no nosso país, dizem: “É mais uma jabuticaba do Brasil.” Esse termo é mais aplicado no contexto político. A palavra jabuticaba, nesse sentido, significa bobagem, tolice, asneira que não é praticada em outro país que não seja o Brasil. Na verdade, não gosto dessa invenção do povo, mas os fatos linguísticos não são controladospor gosto pessoal. A expressão continuará existindo de acordo com o gosto e a necessidade de se expressar de um grupo bem maior de pessoas. O povo consagra o uso da língua. Dizem que esse significado surgiu de uma frase dita pelo engenheiro e economista Mário Henrique Simonsem: “ Se só existe no Brasil e não é jabuticaba, é besteira.” Realmente, a jabuticabeira é originária da Mata Atlântica, mas existe também no Uruguai, Paraguai, Argentina, México e Bolívia.

Há uma cidade no estado de São Paulo que se chama Jaboticabal em homenagem à fruta. Nada mais merecido. Em tempo: a palavra jabuticaba tanto pode ser escrita com “u” quanto com “o”, jaboticaba. Assim como canta Alceu Valença“Jaboticaba seu olhar maduro”.

Lembro-me também de que íamos lavar o rosto e beber água numa mina que havia dentro do pomar e, para isso, colhíamos folha de taioba e com ela, fazíamos uma espécie de concha, enchíamos de água servindo de copo. Uma vez entrou uma formiga no ouvido da minha irmã e a folha de taioba com água resolveu o problema. E quando íamos comer jamelão no pé? Maravilha! Aí que o rosto ficava roxo, preto. Jamelão é uma fruta também conhecida como jambolão,joão-bolão, topin, azeitona-preta, ameixa roxa, brinco de viúva entre outros nomes. Essa árvore é muito alta, podendo chegar a dez metros de altura. As mangueiras, as goiabeiras, os pés de abio branco também não eram esquecidos. Coitados! Tomavam cada surra de bambu! Isso por que, pequenos que éramos, precisávamos de algo que nos ajudasse a pegar as frutas mais altas. Plantei um pé de jabuticaba no vaso. Ele já deu quatro frutinhos pequenos, bem tímidos. Desejo antigo. Minha infância está distante, masa saudade desse tempo está presente. Daí ir para o papel o que a alma transborda.

04 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023
Fotos: Carlos Grevi

Búzios: A bela Stephany Bastos arrasando no Fishbone

Atafona: Lia Mírian Aquino Cruz com o seu príncipe Baruk recebendo as amigas Mirza Sampaio Peres Kury e Suzana Ferreira Paes

Márcia, Ronaldo, Mário Filho e Magaly Arêas receberam Alexandre Kury Izar e Silvana Naked para um lanche delicioso

Comemorando:

aniversarian-

Tim-tim

RAPIDINHAS

* Ariuza Kury Izar recebe no próximo dia 12 grupo íntimo de amigas para um almoço em sua linda área de lazer atafonense. Ajudando a receber estarão os filhos Carlos, Renata e Alexandre.

* Lia Mírian Aquino Cruz criou um drink maravilhoso com Vodka premium e jaca pau, que está sendo a sensação do verão em Atafona. Quem provou amou!

* Salvador Marques arrasando com os seus dotes culinários. Na mesma semana preparou doce de jaca pau em calda e também cristalizado e bolo Amélia.

* Estão lindas as luminárias da casa de Marthinha e José Cláudio Poppe em Atafona.

* Suzana Ferreira Paes e Adriane Ribeiro Gomes embarcam em pleno Carnaval para a Tailândia. Irão curtir a cultura diversificada daquele país.

* Mirza Sampaio Peres Kurye Wady Kury embarcam rumo ao Egito no Carnaval, com um grupo de amigos.

* Dulcinha e Waltinho Godoy com a casa animada no sábado por conta de um almoço para família

NIVER

e amigos que vieram de São Paulo.

* Ana Pellegrini passa o Carnaval pelos ares parisienses.

* Maria Edyr Alvarenga Vasconcelos e a filha Fernanda Alvarenga embarcam rumo a Brasília no próximo fim de semana para rever amigos.

* Helô Cordeiro está na Argentina onde fica até o Carnaval.

* Sandra Arêas vai curtir o tríduomomescopor Vitória e Guarapari.

* Claudia Barroso passando uma temporada por Guarapari, em ritmo de férias.

* Atafona este ano vai bombar no Carnaval e já está com as Pousadas todas reservadas, voltando a tradição das famílias se reunindo neste período momesco.

* Ana Kury Izar Jacyntho e Jorge Luciano Jacyntho estiveram por São Paulo durante a semana que passou.

* A elegante Rosália Mendes completou 80 anos na semana que passou e foi bastante comemorada pelos filhos, netos e bisnetos.

*Este ano o Boneco do Waldir não vai sair, mas o bloco da Vovó Marli vai alegrar a praia de Grussaí.

Os parabéns de hoje vão para Nazareth Queiroz Mendonça, Estevão Azevedo,Seleana Moreira Bastos, Maria Ângela Amorim e Fábio Augusto Viana Ribeiro. Amanhã paraThiago dos Santos Maia, Adriana Santana e Luiza Rodrigues Godoy. Terça-feira para João Ibrahim, Moema Mocaiber, João Humberto Bousquet Faria, Roginho Pereira Pacheco, Rodrigo Martins Bueno, Natália Pessanha e Afonso Oliveira. Quarta-feira para Luana Dias, Fabiana Abreu, Roberta Bensi Barcelos, Maria Fernanda Rodrigues Gebara, Bruno Busanie Cristiane Gama. Quinta-feira para Paulinha Monteiro, Lídia Pessanha Frazão Marinho Teixeira, Alexandre P. Wagner e Rosana Juncá. Sexta-feira para Fernando Lemos, Débora T. Moreira, Francine Bellei Arruda, Ana Silva e Carla Faria. Sábado para Bruno Pessanha. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.

05 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023
“Se está indeciso entre duas pessoas você não ama nenhuma delas.”
Fotos: Arquivo da colunista Célia Gazineu em Chapéu do Sol Jacqueline Lima Zulchner dando um rolê na cidade maravilhosa Flávio Sá e Vívian Jana em Angra Rosana Venâncio Wakedcurtindo o seu filho Lucas Waked e o netinho Benjamin João Sobral feliz com seu netinho lindo Vicente Sílvio Paes Junior e Patrícia Freitas com Larissa e Bernardo festejando os 10 anos da princesa Isadora Cris Selbach e Paolo Kury com os filhos Beatriz e Leonardo em Outeiro das Brisas onde o mar é calmo, raso, com águas cristalinas e mornas Isabel Petrucci Barcelos Pereira com suas riquezas Matheus e Marinano Canto Esquerdo de Geribá para Carla Faria aniversariante de sexta-feira 1º Aniversário: Luís Carvalho da Silva e Aline Neves com as filhas Malu e a aniversariante Mell Márcia Chrysostomo e o aniversariante Antônio Cruz Higor Pita e a te de amanhã Luiza Godoy com a boneca Estela Bianca Vivaqua

M ATRÍCUL AS ABERTAS

PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023 07
ANJINHO VICENTE SOBRAL Maya e Sophia Joaquim com os papais Nicole e Rafael Gardone Delícia, Noah Valadares Batista Daniel recebendo o carinho do dando Max e da titia Solange Sant' Anna Victor magalhaes Nogueira barreto Felícia Santana Pessanha O baiano Gabriel Vasconcelos com o seu detector de obstáculos. Parabéns!! Pedro Barcelos No último dia 29, os papais Bianca e Wilians Cordeiro com o príncipe Daniel no seu batizado. Pedro Santos Do Couto

Joseph Leberer

O austríaco que cuidou da saúde física e mental de Ayrton Senna nas conquistas dos seus 3

Ele me revelou porque Senna era diferenciado.

No paddock da Fórmula 1, no GP São Paulo do ano passado, tive a oportunidade de conversar com o Joseph Leberer, o orgulhoso fisioterapeuta, mas com competência multidisciplinar, que cuidou de toda a preparação física, mental e até da alimentação de Ayrton Senna e acabou se tornando um amigo particular. Joseph conheceu Ayrton Senna na equipe McLaren em 1988 e o acompanhou até 1994, ano em que o maior ídolo do automobilismo mundial faleceu. Joseph acompanhou de perto os três títulos mundiais do piloto na Fórmula 1, em 1988, 1990 e 1991.Joseph

Leberer estava para Ayrton Senna, como, nos tempos de hoje, a AngelaCullen está para Lewis Hamilton.

Joseph, feliz por estar na terra natal do seu amigo, ao qual tem grande orgulho, recebeu este jornalista para esta entrevista especial no HC (Hospitality Center) - ou Centro de Hospitalidade - da Alfa Romeo, equipe onde atualmente está atuando.

JosephLeberer, como e quando você conheceu Ayrton

Senna?

Comecei a trabalhar na Fórmula 1 em 1988, aos 29 anos de idade, por intermédio de Willy Dungl, quem cuidava dos treinamentos do piloto austríaco Niki Lauda durante toda a sua

carreira na categoria, tanto no início, nos anos 70, quanto no seu retorno à Fórmula 1, quando correu somente pela McLaren, nos anos 80. Ron Dennis, que era o chefe da equipe, falou com Willy Dungl que precisava de uma pessoa para atuar junto com os dois pilotos da equipe (Alain Prost e Ayrton Senna) na preparação desses atletas e se ele indicaria alguém. Willy Dungl, que trabalhava comigo numa clínica de reabilitação, conhecia e confiava no meu trabalho e, por achar que o meu perfil profissional era o adequado, apresentou-me ao Ron Dennis. Conversamos e acertamos. Logo embarquei no avião para a minha primeira corrida, que foi no Rio de Janeiro, no GP do Brasil. Assim que você entrou no mundo da Fórmula 1, logo na McLaren, uma equipe que estava no auge, como você via os dois grandes pilotos promissores (Prost e Senna) que atuavam nela e eram os favoritos da época?

Ayrton Senna regulava a minha idade, Alain Prost já era um pouco mais velho. No começo, Ayrton Senna estava aquém do ideal, fisicamente falando, Alain Prost estava bem melhor preparado. Porém, no aspecto mental, Ayrton Senna era bem superior. Ayrton, determinado como ele só, sentiu-se na obrigação de se fortalecer fisicamente, consistente, foi evoluindo ao passar dos anos até se tornar melhor do que Alain Prost neste quesito também. Ele sabia que precisava se aperfeiçoar e podia contar com a eficiência do seu carro, um

dos melhores do grid. Naturalmente, se você quer chegar ao topo, se você quer ser campeão, você precisa pensar em tudo. O condicionamento físico, certamente, é fundamental. O estado mental também é muito importante, a alimentação também… É um equilíbrio de todos esses quesitos. No automobilismo de ponta, você precisa de técnica, você precisa refletir sobre todos esses fatores. Considerando o que as equipes investem em engenharia e em toda a sua estrutura, é natural você esperar tudo isso de um piloto. E foi por isso que o chefe Ron Dennis percebeu que precisava de um profissional unicamente para acompanhar, preparar e desenvolver os seus pilotos. É lógico que o Ayrton e o Alain já sabiam disso tudo. E o Ayrton, certamente, foi a pessoa da sua época que mais trabalhou isso. Ele era muito preciso e metódico e era isso o mais fantástico. Você quer mostrar o tempo todo, você quer melhorar o tempo todo, você quer dar sempre o próximo passo. E eu devo dizer que ele era genial nisso. Era algo que ele gostava de fazer, de trabalhar, de ir até o limite. Então sempre achávamos algo novo para fazer. Hoje em dia alguém reclamaria que não dá para fazer porque está sentindo dor, mas a gente tentava de tudo. Ele era um profissional que demandava muito, mas isso era genial porque é dessa forma que você pode conquis tar algo. E aí eu pensava: ”É por isso que estou isso é incrível”. Foi uma época fantástica, de boas memó rias. Ayrton Senna era o ídolo da sua equipe, que perceberam logo o quanto ele estava dispos to a se doar. Este fascínio de todos por ele, era de monstrado pelo mesmo, tanto pelo lado profis sional, como pilo to focado, quanto pelo lado huma

no, de um homem reservado e tímido que se preocupava com as condições humanitárias. Muitas vezes, acompanhei pessoas o conhecendo, mesmo àquelas que não gostavam de automobilismo, mas eram cativadas pela sua natureza magnética. Ele era muito carismático, isso foi fundamental para que ele se tornasse esse mito que ele é hoje.

Você e Ayrton se identificavam um com o outro, como se deu esta afinidade?

Como era a convivência diária com Ayrton Senna?

Ayrton Senna era um piloto diferenciado. Na Fórmula 1, os pilotos são orientados para serem focados e determinados, mas Ayrton Senna foi o melhor exemplo dessas qualidades. Ayrton era muito exigente com ele mesmo, dava tudo de si. Ele era mais do que dedicado, era obstinado. Disciplinado ao extremo, amava o que fazia, era detalhista, talvez por tudo isso, também era intransigente. O que muitos não conheceram, apenas os mais íntimos com a convivência, foi o seu lado humano e a sua grande preocupação com a precariedade da humanidade. Nunca trabalhei com alguém como ele. Fomos amigos apenas com força da nossa vontade, mas por fora, pela sua força de humani -

Por eu procurar, ao meu jeito, dar o meu melhor, acredito que houve uma identificação por parte do Ayrton Senna com a minha pessoa. Ele era desconfiado, precisava de muito tempo para adquirir a confiança dele, mas tínhamos uma relação de confiança mútua e isso é de fundamental importância para se trabalhar com um piloto. Como ser humano, Ayrton Senna foi gradativamente se mostrando na nossa convivência e eu passei a lhe admirar também como pessoa. Quando ouço que Ayrton Senna era imprudente, devido à forma como ele pilotava entre os adversários para ser o vencedor, isso ainda hoje me incomoda. Eu conheci o lado humano de Ayrton Senna, inclusive quando ele começou a cuidar das crianças brasileiras, ajudava aos hospitais, tinha uma bela atividade de filantropia. Mas ele não dava publicidade a essas suas atitudes, pois ele achava que tudo que ele fazia e poderia fazer, ainda era muito pouco, mas mantinha o sonho de um dia mudar o panorama do seu país (o objetivo do Instituto Ayrton Senna que surgiu após a sua morte, por iniciativa da sua irmã Viviane). Eu conheci este lado humanitário de Ayrton Senna e isso me comoveu muito.

Como você se sente quando vem para a terra de Ayrton Senna?

Vir para o Brasil, ainda é, depois de tantos anos, algo especial para mim. Conheci o Ayrton em 1988 e trabalhei com ele desde então, sabia e cuidava das suas preocupações e isso ainda afeta a minha vida, eu sei que é muito triste, mas por outro lado, sou muito feliz e orgulhoso pela chance que tive de trabalhar e crescer com ele. Falo muito sobre essa pessoa (Ayrton Senna), o fascínio desse homem, então você entenderá o porquê que estou muito orgulhoso de ter trabalhado com ele por tantos anos. Estou sempre ansioso para voltar ao Brasil. Sempre me deixa feliz quando encontro, ao passar dos tempos, jovens interessados e mecânicos de diferentes países e de diferentes equipes que sempre me per-

guntam sobre a minha relação com Ayrton. Engraçado, alguns engenheiros já me abordaram e disseram que eu cheiro à cidadania de Ayrton, isso também no Brasil.Fico um pouco triste por lembrar do ocorrido, mas muito feliz por ele ainda estar tão vivo, depois de tantos anos. Eu também fico grato em relação a Lewis Hamilton - pela paixão pelo Brasil e por ser fã de Ayrton Senna -, é claro. Como foi a emoção vivida no momento da perda do amigo Ayrton Senna?

Em relação às emoções, claro que sempre me lembro daquele voo de Paris para São Paulo quando o caixão foi transportado, pois eu estava lá – antes, foi de Bolonha, na Itália, para Paris, na França, num avião pequeno –. Também me lembro da longa viagem do aeroporto até ao local do velório. Na cidade, milhões de pessoas na rua, assistiam e aplaudiam, corriam chorando, uma emoção inexplicável. Depois de 7 horas, o encontro com a sua mãe, Dona Neyde e seu pai, Milton. Com certeza foi uma das coisas mais emocionantes da minha vida e que nunca vou esquecer, essa conexão deste cortejo com esse país e ver as pessoas contemplando especialmente esta querida família.

Por ser seu ídolo, qual foi a maneira que você encontrou para eternizar Ayrton Senna na sua vida?

Só para você saber, o meu filho, que tem 20 anos de idade, chama-se Joseph Ayrton Leberer, faz economia e fala português para o meu orgulho, pois eu não falo. Ayrton Senna sempre acompanhará a minha vida.

/ IAS, arquivo pessoal e divulgação. @rodrigovianarodrigoviana 09 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023
Fotos:NorioKoike
títulos de campeão mundial da Fórmula 1
Quando conheci Joseph Leberer em 2018

E VIVA ELA!!!

Sinônimo de alegria e competência profissional, exemplar ser humano, tão bonita por dentro quanto por fora, Eliane Brasil, dona de um par de olhos verdes que merecem todos os elogios, foi aniversariante desta semana que passou e as comemorações aconteceram no "finde" na casa da família em Atafona. Resolveu reuniu amigos na hora do almoço, à sombra dos arvoredos, para bate papo, drinks e delícias da boa mesa. Ao seu lado o marido Leonardo, as filhas Camila e Júlia e a super sogra Luiza Barbosa, que é a hostess mais animada do pedaço.

PASTEL DE BELÉM

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, breve estará de volta ao município que comanda com maestria. Por enquanto aproveita os dias de férias com a família pelas terras de Portugal, unindo lazer, turismo, cultura e gastronomia, que ela ama. Cuida do município à distância, conectada a sua equipe que comanda o verão com grandes eventos e o carnaval que está chegando e também promete agradar aos moradores e visitantes.

GLORIOSA

A apresentadora e repórter da Tv Globo, Glória Maria, ícone da imprensa brasileira, nos deixou esta semana e enlutando o país. Sua presença e voz marcante, sua sabedoria e profissionalismo, sua elegância do ser e estar, vão ficar na história da emissora e na vida de cada telespectador que acompanha seu trabalho por anos e anos. Uma perda enorme e uma lacuna difícil de ser preenchida. A coluna lembra bem de sua presença por Campos, cumprindo pauta em reportagem na Ilha da Convivência e presença na festa comemorativa pelos 100 anos da Thoquino, a indústria de bebidas da família Aquino, que armou festão no Sesc de Grussaí e teve Glória Maria como a voz da noite, em cerimonial impecável. Glória na terra, Glória no Céu, nos tivemos e que Deus a tenha.

GRANDE FAMÍLIA!

Edilene e Mauro Silva, nosso Secretário de Desenvolvimento e Turismo, são pais de filhos gêmeos, dois jovens de ouro, de boa educação e caráter, inteligentes, elegantes e bacanas, frutos da criação familiar e amorosa onde nasceram e cresceram. Luiz Fernando e João Pedro, essa dupla dinâmica, acabaram por dar mais um orgulho a Didi e Mauro, a aprovação universitária, o primeiro em Medicina e o segundo para Direito. Estão sorrindo de orelha a orelha. Com razão.

QUE É BOM VER POR AÍ

AMIGOS PARA SEMPRE

Atende pelo nome de Rafael Cruz, que também assina Duarte no sobrenome, o carioca de nascimento e campista de coração, e que tem correndo em suas veias o DNA dos pais Débora Duarte, a saudosa filha de Maria Zilce e Jose de Arimatéia Duarte, que nos deixou precocemente, e de Ronaldo Cruz, campista que há anos escolheu o Rio para morar. Rafael é um gato que não tem medo de agua fria, pois ama o mar, é surfista dos bons, esguio, bonito demais, charmosão e dono de um sorriso que encanta o mulheril de cara. É tão amável quanto bacana e hoje trabalha com rede de academias de ginástica em Vitória/ES, terra que o tio Otaviano Duarte escolheu pra viver. Rafael é um dos melhores amigos do DJ de fama e poder, Pedro Sampaio ao qual de vez em quando prestigia os eventos pelo Brasil. Na foto eles em dois momentos de bastidores, um deles com a cantora Anitta, outra grande amiga do dj.

RECORDAR É VIVER

A turma saudosista anda grudada na rede social do advogado Herval Machado Costa. Ele tem postado fotos incríveis em seu perfil do Instagram, relembrando uma Campos de outrora e que não volta mais, mas guarda muita história pra contar. São pessoas e lugares que marcaram a sociedade campista, trazendo um estilo "remember" para aquecer os corações e ativar a memória de muita gente desta cidade.

VIVA, EVALDO!

Até o fechamento desta coluna a notícia era de um estado delicado da saúde do querido empresário Evaldo Abreu, internado na UTI de hospital em estado grave. Os amigos e família oram pelo seu restabelecimento. Evaldo, aniversariante da semana, recebeu inúmeras homenagens de amigos pela data querida, com orações de fé e pedidos de saúde e muitos anos de vida para ele.

CLÃ

CONCURSO

Tarde de sol em Farol de São Tomé e os veranistas e convidados abrilhantando o concurso Garota e Garoto Farol 2023, na Tenda Cultural. Os jurados escolheram Layla Azeredo, de 20 anos e Danilo Soares, de 23 anos foram

10 PÁGINA 05 A 11 DE FEVEREIRO DE 2023
Fotos: Arquivo colunista Família Vasconcellos seguiu em boa parte para a casa da família em Rio das Ostras. Foram se reunir no fim de semana por motivo muito especial, abraçar e festejar Isabela por mais um ano de vida. Viva Ela! Laura Cunha Rodrigues, aniversariante da semana e querida como ela só! A coluna festeja com prazer. Passeio em família Roberto Pessanha e Dayane Santana com a filha Felícia Santana Pessanha Em recente evento na esfera carioca, Paula e João Cleophas de Oliveira Neto, para os amigos de Campos matarem saudades. eleitos o casal do verão. O evento contou com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.