J3News - Edição nº 320 (Jornal Terceira Via)

Page 1

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 320 CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023 ENTREVISTA As empresas brasileiras são obrigadas a contratar pessoas portadoras de deficiências físicas. Com foco no Direito do Trabalho, o advogado Mauro Bastos explica benefícios e entraves do dispositivo legal. Mauro Bastos Advogado Trabalhista PÁGINA 03 Edvar Júnior | um dos maiores entusiastas do turismo religioso Parque Alberto Sampaio ganhará revitalização com novo projeto Parceria público-privada gerenciará o local Peregrinação se consolida e ganha repercussão nacional Fotos: Divulgação CAPA Isabella Oliveira representou o Brasil no Miss Beleza Internacional Campista faz bonito no Japão Caminhos de fé até Santo Amaro J3NEWS Campistas terão dez feriados prolongados para aproveitar Bom para a maioria, ruim para o comércio Doação de órgãos subiu mais de 40% ano passado em Campos Município liderou ranking no Estado do Rio PÁGINA 09 PÁGINA 06 PÁGINA 07 PÁGINA 11 Foto: Arquivo Pessoal

Caminhos de Fé insere Campos no roteiro nacional de turismo religioso

Festa de Santo Amaro será marco de lançamento do projeto

A Festa de Santo Amaro chega à sua 290ª edição este ano e toda fé em torno do padroeiro da Baixada Campista, ao longo destes quase três séculos, é o combustível para o Circuito Caminhos de Fé, que será a porta de entrada de Campos para o turismo religioso nacional. Idealizado pelo Sebrae e feito em parceria com a Prefeitura, a Diocese de Campos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), o projeto será lançado nesta segunda-feira (9). Ele tem como objetivo ampliar o Caminho de Santo Amaro, revelando a história sacra e movimentando a atividade turística e religiosa no município para além do 15 de janeiro. “O Caminho de Santo Amaro já é histórico em Campos. Entendendo essa potencialidade de turismo religioso e todo esse legado histórico existente, nós, por meio de especialistas e da nossa consultoria de projetos e de turismo, desenvolvemos e idealizamos todo o programa do Circuito Caminhos de Fé”, disse Guilherme Reche, coordenador do Sebrae na região.

O bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Ferrería Paz, explicou que o Caminho de Santo Amaro é feito pelos fiéis, da Basílica Menor do Santíssimo Salvador (a Catedral de Campos) até o distrito do padroeiro; e ainda que há outro, saindo de Farol de São Thomé. O Circuito Caminhos de Fé incluirá uma rota alternativa, em direção a Santo Amaro, saindo de Mussurepe.

Além de uma nova rota para o Caminho de Santo Amaro, a novidade é que no dia de São Bento, 11 de julho, uma peregrinação será feita de Mussurepe ao Mosteiro de

São Bento, que foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro (Inepac), em novembro de 2021. A construção passava por reforma e agora recebe monges beneditinos do Mosteiro Nossa Senhora da Mãe Ternura, na cidade de Formosa, em Goiânia, no estado de Goiás. Junto com o monge Dom Bernardo, eles darão sequência às atividades religiosas do mosteiro.

Dom Roberto explicou ainda que há três caminhos peregrinos reconhecidos no Brasil. O “Caminho da Fé”, que vai da cidade de Piedade, em Minas Gerais, até ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo (495 km concluído em 16 a 19 dias); o “Caminho das Missões", no Rio Grande do Sul, que é tombado pela Unesco (São 338 km percorridos em 14 dias); e também o “Caminho de Anchieta”, no Espírito Santo, que refaz os passos de Anchieta (são 100 km em quatro dias). Já o tradicional Caminho de Santo Amaro, do Centro até o distrito, tem 39 km.

“Nós estamos dando relevância a este quarto caminho, que não é menos importante, tem uma tradição histórica de 290 anos e queremos que não seja somente algo pontual no dia 15 de janeiro ou na noite do dia 14, com o começo da caminhada. O que se quer também é ampliar e oficializar outros caminhos, de Farol de São Thomé até Santo Amaro e de Mussurepe até Santo Amaro”, esclareceu o bispo.

Potencial

Além das 22 igrejas mapeadas no Circuito Caminhos de Fé, outras 40 construções religiosas históricas de Campos constarão no programa turístico. O levantamento contou com pesquisa da Uenf, que também ajudou a traçar as rotas alternativas, como o caminho para o Mosteiro de São Bento. Todos os trajetos contarão com sinalização e pontos com QR code, que possibilita informações online sobre os pontos históricos.

“De maneira estruturada nós conseguimos integrar outros segmentos que fazem parte do trade turístico. Uma vez que o turista vai visitar esse caminho, em qualquer momento, vão ter sinalizações no ambiente, assim como ele vai po-

der consultar as informações históricas no ambiente digital, por exemplo, além de comprar um souvenir ou ainda um produto de um artesão local; haverá também o consumo de comidas e bebidas. Ou seja, vamos agregar valor também à gastronomia local. Temos todo um desdobramento que faz com que o turista tenha uma experiência e vivência dentro do próprio ambiente histórico de Campos, de uma maneira muito eficiente e satisfatória”, disse Guilherme Reche.

Para o bispo, seguindo o exemplo de outros países, a tradição religiosa local tem potencial para atrair turistas e beneficiar Campos e região. “É como, por exemplo, o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, ou o Santuário de Lourdes, na França, que são peregrinações permanentes. Nós queremos, com o setor público e o setor empresarial, fazer uma atividade duradoura. Isso gera cadeia produtiva, no aspecto socioeconômico e cultural e beneficia a todos”, aponta. O presidente da CDL, Edvar Chagas, reafirma que o objetivo é formalizar a atividade religiosa da mesma forma como ocorre em caminhos peregrinos em outras partes do mundo. “O turismo religioso movimenta o mundo inteiro. Estas ações serão um incentivo para que empresários, Padroeiro

não somente da Baixada, mas de toda a região, comecem a comercializar camisas, mapas e uma infinidade de produtos. Será criada uma série de oportunidades a partir desta formalização”, comemora.

Patrimônio do município

Em novembro do ano passado o Circuito Caminho de Santo Amaro foi considerado patrimônio imaterial de Campos, por meio da Lei Municipal 9.234/22, de autoria do vereador Fábio Ribeiro, reconhecendo o percurso de 39 quilômetros, abrangendo a rodovia RJ-216, um trecho da estrada que Goitacazes a Poço Gordo, a estrada do Alto do Eliseu e as demais vias onde estão localizadas as 22 igrejas católicas nesta região.

A tradição de caminhar até a igreja de Santo Amaro no dia dedicado ao padroeiro começou há 290 anos e atualmente a peregrinação acontece por diferentes motivos.

“Eu já fiz a caminhada dois anos seguidos. No ano passado não pude fazer porque estava com Covid, mas este ano estarei de volta.

É um trajeto que passa por vários pontos turísticos e eu tenho uma atenção especial com o turismo da nossa cidade e região, que cria muitas oportunidades para o empreendedorismo. Eu tenho fé católica, quis participar e agora não consigo mais parar. Já fiz o caminho de Vitória a Anchieta, o de Campos e agora estou mais feliz ainda com a oportunidade de lançar o Circuito Caminhos de Fé, não só até Santo Amaro, mas também até São Bento”, disse Edvar Chagas.

O presidente da CDL lembra que a caminhada oficial começa na Praça do Santíssimo Salvador, mas muitas pessoas iniciam o percurso da Avenida 28 de Março. Segundo ele, por todo o trajeto, pessoas, católicas ou não, se unem em apoio aos caminhantes com doação de frutas e água. A prefeitura de Campos terá quatro pontos oficiais de apoio, um no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), antes de Donana; outro na Vila Romana, em Bugalho; um terceiro em Mineiros e o último em Baixa Grande. Haverá, além da distribuição de água e frutas, equipe de enfermagem com aferição de pressão arterial e ambulância para casos de necessidade de socorro.

Festa de Fé

As comemorações religiosas para Santo Amaro já começaram no último dia 3, com carreata saindo do Mosteiro de São Bento com destino à primeira missa das festividades, em Santo Amaro. Até o dia 15 haverá ainda novenário com terço, ladainha e missas em diversos horários. A procissão às 18h, no dia do padroeiro, encerra a programação.

03 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023 Especial
Foto: Silvana Rust Fotos: SUPCOM/divulgação Edvar Chagas | Devoto e peregrino Caminhada | Cerca de 40 quilômetros compõem o percurso mais tradicional do Caminho de Santo Amaro
3
da Baixada | Festividades começaram
no dia
de janeiro
Sebrae | Guilherme Reche destaca o potencial do turismo religioso local Bispo Diocesano | Dom Roberto destaca tradição dos festejos em Campos Devoção | Festa reúne fiéis de vários lugares, inclusive de fora do Estado Foto: Divulgação Foto: Divulgação

AloysioBalbi

EBSE passa a controlar a Schulz em Campos para a indústria do petróleo e exportações

O ano começa com o fechamento de um grande negócio em Campos, que terá reflexos fortes na economia regional. A alemã Schulz, que fabrica tubos e conexões de em aço inox para a indústria de petróleo, passa a ser controlada pela centenária EBSE Engenharia e Soluções, cujo presidente do Conselho é o empresário Renato Abreu, que tem vários investimentos na região. A EBSE é uma das empresas controladas pelo Grupo MPE.

Schulz fica localizada em Guarus, com duas plantas industriais da Alemanha

A Schulz, na área da Codin, em Guarus, inaugurou a primeira planta industrial em Campos, em maio de 2007, e a segunda, em maio de 2008, sendo as únicas plantas da empresa no Brasil. Campos tem um parque fabril de tubos e conexões em aço inox e ligas especiais. Durante o período de operação exportou para vários países. Os produtos são usados em setores como óleo e gás, papel e celulose e saneamento. As operações em Campos foram interrompidas em 2015 e retomadas em 2020, num arrendamento à EBSE, que agora passa a ser a controladora. Vem aí a retomada com força da indústria, gerando um bom punhado de empregos.

Nova usina Paraíso, com investimento de cerca de R$ 50 milhões, terá

safra esse ano

O presidente da Coagro, Frederico Paes, confirmou que a nova usina Paraíso, em Tócos, terá uma safra experimental no curso de 2023. Uma nova usina foi montada em um investimento de R$ 42 milhões no parque fabril e outros R$ 8 milhões na parte agrícola. A usina vai receber cana da Baixada Campista e de municípios como Quissamã e Carapebus.

Açúcar produzido em Campos ganhou o mercado do Estado do Rio de Janeiro Falando para essa coluna, Frederico Paes admitiu que questões climáticas, como seca e pouco sol, quebraram a safra deste ano em relação ao ano anterior. Mas tem boas notícias: o desenvolvimento de um açúcar extra-fino que conquistou as redes de supermercados da cidade do Rio de Janeiro. É bom lembrar que Campos é a única cidade do Estado do Rio a produzir açúcar.

Campos terá mais dois imensos armazéns de cargas para atender demanda

Duas grandes áreas em Campos estão reservadas para construção de espaços para armazenamento de cargas. É um bom sinal de que a economia regional tende a crescer, assim como as compras feitas pela internet. Esse serviço não é novidade por aqui, mas a dimensão supera as expectativas mais otimistas.

Actemium Brasil, gigante do petróleo, abre vagas onshore e offshore

A Actemium Brasil informou que abriu novas vagas de emprego offshore e onshore para candidatos que residem em Macaé. Há oportunidades em vários setores de atuação. Além de salários compatíveis com o mercado, os aprovados no processo seletivo contarão com uma série de benefícios. A Actemium, empresa composta por 400 unidades de negócios situadas em 41 países, está começando 2023 com centenas de novas oportunidades para profissionais da Bacia de Campos. A empresa conta com vagas offshore e onshore para caldeireiro, eletricista, instrumentista, soldador, supervisores de caldeiraria, entre outros. Os interessados devem enviar o currículo para o seguinte endereço de e-mail: recrutamento.macae@ actemium.com.

Senado vai votar projeto da volta dos Cassinos e região está na mira

O senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG) espera confirmar sua reeleição para a Presidência do Senado, em fevereiro, para colocar em votação o projeto de lei que legaliza os cassinos no Brasil, assim como outras modalidades de jogos. Não é de hoje que se fala que o litoral da região seria área preferencial para instalação de cassinos. Façam as suas apostas.

Campos terá festival gastronômico de verão com prato a R$ 42,90

Campos terá o seu Festival Gastronômico de Verão, que será realizado entre 16 de janeiro e 5 de fevereiro. Tudo foi acertado entre a CDL, o Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, com os empresários do setor. O preço do prato também foi definido: R$ 42,90. A expectativa é de que restaurantes de diversas partes da cidade participem do festival. Cada restaurante vai compor um prato especialmente para essa mostra gastronômica e haverá premiação para aquele que mais se destacar.

Prefeitura de SJB vai construir no Açu balneário igual ao de Atafona

A Prefeitura de São João da Barra vai mesmo construir uma estrutura de balneário, semelhante ao da praia de Atafona, na praia do Açu. O projeto contempla áreas de lazer, de cultura e de shows. Nota dada aqui na coluna, de que São João da Barra terá um planetário, também foi confirmada. Bons acertos e o turismo ganha.

Opinião

Ruídos e arroubos

Na mesma proporção em que o mundo acompanha com expectativas acertadas medidas ambientais por parte do governo Lula, esse mesmo mundo também está atento às expectativas econômicas, e a primeira semana do governo foi de Bolsa em baixa e dólar em alta, em oscilações desnecessárias, geradas por ruídos e arroubos de membros da equipe do novo presidente.

O caso da deputada federal e agora ministra do Turismo, Daniela Carneiro, em um suposto envolvimento com a máquina de votos de milicianos na Baixada Fluminense, está sendo o maior dos incômodos, tomando ares de crise, mas o discurso de posse do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi desastroso, propugnando uma revisão total na reforma da Previdência.

Mesmo com o discurso desautorizado, os reflexos dele empurraram ainda mais a Bolsa para baixo. Em que pese o argumento de que a Previdência seria superavitária, o que não é verdade, sua reforma foi uma necessidade de ajustes das contas que não fechavam. De positivo na semana, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, que estava em uma saia justa, com seu pensamento econômico mais liberal, colidindo com o do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Tebet fez um discurso sob medida, destacando que duas correntes de pensamentos diferentes podem conviver e acertar. Diferentemente de Lupi, ela acalmou o mercado. É preciso evitar esses ruídos, que resultam muitas vezes em trovões, prenúncio de tempestades. Lula governa com um regime de coalizão partidária, sob seu guarda-chuva político. E a previsão do tempo é feita pelo que seus colaboradores falam e o mercado interpreta.

Pelé, Lula e o bom senso

Olhem para

cima que o cometa vai poder ser visto nas praias da região

O Cometa C/2023 E3 (ZTF) promete ser um astro visível ao longo de janeiro e início de fevereiro. Em janeiro estará visível no hemisfério Norte através de telescópios ou binóculos. À medida que o cometa se aproxima da Terra, no entanto, há uma chance de que ele se torne visível a olho nu sob o céu escuro no início de fevereiro. Neste período estará visível no hemisfério Sul. Se isso acontecer, será o primeiro cometa a ser visível a olho nu desde o cometa Neowise, em 2020. Segundo o professor Marcelo Souza, da Uenf, será possível ver por aqui.

Oziel Azevedo comemora 40 anos de telejornalismo

O craque Oziel Azevedo, com a câmara na mão e muita sensibilidade na cabeça, comemora 40 anos de telejornalismo vividos integralmente em Campos, embora suas reportagens produzidas aqui, por muitas vezes, tenham sido exibidas pela cabeça de rede (a Globo) para todo o Brasil. Salve Oziel!!

Na semana em que perdemos o maior jogador de futebol de todos os tempos, o atleta do século, quem fez um gol de placa foi o novo presidente Lula em seu evento de posse. As dezenas de delegações estrangeiras, o cerimonial impecável, os discursos de apaziguamento e solidariedade social mesclados com austeridade financeira, respeito às minorias e compromisso ambiental e a passagem da faixa com simbólicos representantes da sociedade deram o tom desse governo que se inicia.

Essa importante diversidade está marcada também na escolha dos ministérios. Muitas mulheres foram nomeadas, algumas expoentes em suas áreas como a ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz Nísia Trindade,que assumiu o Ministério da Saúde, e Marina Silva, que assumiu o Ministério do Meio Ambiente; mas também surgiram nomes questionáveis como Renan e Jader, filhos de outros Renan e Jader, velhos conhecidos da política brasileira.

A política brasileira é assim, a governabilidade depende dessa concessão, que nem sempre é saudável. Ou melhor,

quase sempre, é promíscua. O mercado financeiro também chiou. A bolsa derreteu nos primeiros dias impactada pelo discurso de quebra do teto de gastos, suspensão do processo de privatização de estatais e no aguardo de sinais mais esperançosos vindos do novo governo.

Apesar dessa virada de página, muitas fake news continuam sendo geradas influenciando a opinião de muita gente. Inclusive, por causa delas, ainda existem muitos de plantão em frente a quartéis, aguardando não se sabe mais o quê… Assim, começamos o ano nos despedindo de Pelé e dando boas-vindas ao novo/antigo governante, que agora mais experiente promete não incorrer em erros do passado e cuidar ainda mais dos menos favorecidos. Os sinais ainda são nebulosos, mas bem mais animadores do que outrora. O fundamentalismo e o ódio precisam arrefecer para o retorno de um equilíbrio mínimo com bom senso. É um caminho árduo, que precisa ser trilhado, para a retomada de boas perspectivas de um país complexo como o Brasil.

www.j3news.com \ jornalterceiravia
Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47
O Estado de São Paulo
Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Marcos Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ
Impressão: Parque Gráfico do Jornal
O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via
04 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023
Com Girlane Rodrigues Rodrigo Lira - Doutor em política, professor e pesquisador do programa de doutorado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes.

Episódios surpreendentes na trajetória de Lula da Silva.

Um, de grande infortúnio; outro, de enorme êxito

Não se trata do início como líder sindical, da passagem pela Câmara dos Deputados, do nome mais expressivo do PT ou dos mandatos que conquistou como presidente da República – incluindo o deste ano.

Afinal, tudo isso é esperado de um político de trajetória longa e de liderança nacional, independente das vitórias e derrotas eleitorais, comuns a todos.

Na longa jornada trilhada pelo petista, dois episódios, entretanto, não teria acreditado se não tivesse ‘visto com meus próprios olhos’ – valendo-me aqui de expressão popular: 1) A prisão de Lula. 2) Seu retorno à Presidência da República.

O primeiro começou a se desenhar com a Operação Lava Jato, em 2014, revelando-se num conjunto de investigações realizadas pela Polícia Federal (força-tarefa que também envolvia o Ministério Público e a Receita Federal), tendo como alvo o combate à corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil. O principal alvo: as irre-

gularidades na Petrobras.

A despeito da expansão da operação e de suas intermináveis fases – o que levou à prisão, de forma inédita no país, parlamentares, governadores, ministros de estado, empresários de peso, grandes empreiteiros, agentes públicos, executivos de alto escalão,

etc – em 2014 o presidente Lula já havia deixado o governo há quatro anos.

De mais a mais, na minha visão – talvez tacanha – estava fora de cogitação que o político de maior popularidade e principal liderança do Brasil pudesse ser preso.

A despeito das investigações, das pri-

Esclarecendo desde já que o “surpreendentes” do título não é uma informação, um fato, mas a simples opinião da página – logo, de caráter subjetivo – visto que para muitos o primeiro, ou o segundo, ou ambos os acontecimentos revisitados neste texto não trazem surpresa alguma, — a imprevisibilidade da política e o caráter movediço que a caracteriza me fizeram refletir sobre a vida pública do presidente Luíz Inácio Lula da Silva, particularmente em dois momentos de sua carreira os quais, para mim, foram de absoluta surpresa.

sões, das delações e dos excessos e arbitrariedades da Lava Jato, enfim, por mais longe que a operação estivesse indo, não chegaria ao líder petista a ponto de leva -lo à prisão.

Tempo decorrido – Além dos quatro anos passados entre o fim do mandato de Lula e a criação da Lava Jato – o que o distanciava do alvo central das investigações, o chamado Petrolão – admitia até que seu nome viesse a ser envolvido no entorno disso ou daquilo, ou que alguma condenação pudesse ocorrer, mas suscetível de recurso. Contudo, prisão, não. Afinal, era Lula.

Afora isso, visto que as próprias investigações e a atuação da Justiça de Curitiba não raro colidiam com o entendimento do Supremo, não me via tão absorto assim em ingenuidade.

Como ressalva, enfatize-se que não se está a entrar no mérito das questões: investigações, processos e decisões judiciais. Apenas o fator ‘surpresa’, que fundamenta esta matéria.

Com a Lava Jato prosseguindo em sua missão de desbaratar o esquema de propina que assaltava os cofres públicos do país (tarefa que, até certo ponto, cumpriu de forma correta, tirando de cena e levando à cela muitos que se achavam acima da lei – fosse diferente e parte do dinheiro

Semanas depois, no conturbado governo Dilma, Lula é nomeado ministro da Casa Civil. No dia seguinte, telefonema grampeado de Dilma para Lula revela fala da presidente dizendo que enviaria para ele o termo de posse para que só usasse “em caso de necessidade”.

Diante de liminares que anulavam a posse por motivo de suspeição, e outras que mantinham, o ministro Gilmar Mendes pôs fim ao impasse suspendendo em definitivo a posse e afirmando “ter visto intenção de Lula em fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato”.

O novo contexto desfez a miopia deste

roubado não teria sido devolvido –), mas, com os ‘atalhos’ perniciosos que trilhou e as prisões irregulares que procedeu — em março de 2016 a operação efetuou algo absolutamente sem propósito e desnecessário: a condução coercitiva de Lula à sede da PF do Aeroporto de Congonhas,

Condução coercitiva e chegada à Casa Cilvil Nomeação suspensa

jornalista, que só então, com a surpresa já demonstrada, passou a considerar a prisão de Lula como algo provável.

Menos de dois anos depois, em abril de 2018, o ex-presidente era preso por corrupção e lavagem de dinheiro. Lula, que estava no ABC paulista, se entregou à PF sendo conduzido para uma sala da PF de Curitiba.

Solto – Em 8 de novembro de 2910, após 580 dias de prisão, o ex-presidente fora solto por decisão do STF. Em discurso para apoiadores, atacou a Lava Jato, a PF, e deu os primeiros passos para a nova campanha presidencial.

para prestar depoimento.

O ex-presidente, que não se furtou a depor na PF nas duas ou três oportunidades em que fora chamado, desta feita fora obrigado a fazer o que antes fizera mercê de convite – sem desculpas ou empecilhos.

Evidente, o exagero estava configurado. Lula, em entrevista posterior, chamou a iniciativa de “show pirotécnico”, se disse “ultrajado”, e declarou que “se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo, e a jararaca está viva”.

Campanha e terceiro mandato

Voltando ao foco da matéria, a segunda grande surpresa deste signatário não foi com a soltura de Lula ou com sua vitória. Venceu a eleição por 1,8% de diferença, como poderia ter perdido. Com efeito, tão surpreso ficou com sua prisão – que, como dito, não acreditava – quanto com a capacidade de, uma vez preso, conseguir reunir forças e apoios para disputar a Presidência. Fica a lição de que a política é uma

roda gigante: uma hora se mostra no topo, outra pertinho do chão e, novamente, retoma a posição mais alta. Como nuvem, não há como prevê que forma irá assumir.

Lula da Silva conquistou seu terceiro mandato. A despeito de quaisquer circunstâncias e com o país dividido, a hora é de torcer para que faça o melhor à frente do governo, porque de seu êxito

05 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023
Foto 1) Lula concede entrevista após condução coercitiva em 2016. 2) Meses depois, teve suspensa a nomeação para a Casa Civil. 3) Em novembro de 2019, deixa a prisão em Curitiba
depende um Brasil melhor.
VOLTA | Quatro anos depois, reconquista a Presidência pelo voto popular PRISÃO
05 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023
| Em 2018, Lula deixa o ABC para a prisão em Curitiba

Complexo Alberto Sampaio ganha novo projeto

Parque fica em zona crítica de alagamento em época de chuva, mas Prefeitura diz que vai solucionar o problema

O J3News teve acesso ao projeto do novo Complexo Alberto Sampaio, parque público municipal que será reformado e administrado por meio de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Campos, a Associação Evangélica de Campos e outras empresas privadas que integram o grupo Amigos de Campos. O complexo será composto pela Praça da Bíblia, estacionamento e Anfiteatro Antônio Roberto de Góis Cavalcante (Kapi), no espaço delimitado entre as ruas Tenente-Coronel Cardoso e Gil de Góis, abrangendo a área em que funcionou provisoriamente o Shopping Popular Michel Haddad. Atualmente, o espaço está com aspecto de aban-

dono e um trecho é considerado um dos mais suscetíveis a alagamento em dias de chuva forte.

A intenção da Associação Evangélica de Campos é transformar o parque em uma área de convivência.

“Temos a intenção de transformar o parque para termos a possibilidade de promover eventos para as famílias, trabalhos sociais e realização de reuniões culturais para toda a população. É importante frisar que qualquer pessoa terá acesso livre nos eventos, independente de religião”, informou o apóstolo Renan Siqueira, presidente da Associação Evangélica de Campos. De acordo com Renan, os lagos

serão revitalizados com inserção de peixes ornamentais. Haverá também jardinagem, paisagismo, guaritas para segurança da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, praça de alimentação, um palco novo e área de brinquedos para as crianças. A expectativa é de que o parque funcione 24 horas.

“Está em estudo a situação do antigo camelódromo, mas uma das propostas é que o local abrigue a Feira de Artesanato Mãos de Campos. Era um sonho nosso que a Praça da Bíblia funcionasse ali e o local vai ganhar um símbolo bíblico doado pela associação”, contou o apóstolo. Com o projeto pronto, a associa-

ção aguarda as liberações por parte da Prefeitura de Campos para início das obras. O levantamento de custos também está sendo feito. Não há previsão de início ou de conclusão até o momento.

Estacionamento e quiosques

No local funcionam quiosques com venda de bebida alcoólica e outros itens. O espaço também está sendo usado como estacionamento de carros e motos e moradia para pessoas em situação de rua. A equipe de reportagem também flagrou algumas barracas montadas no Parque Alberto Sampaio.

O J3News questionou à Prefeitura se essas pessoas têm permissão para atuar no local, como vai ficar a situação deles durante a reforma e se há fiscalização no lugar, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Encontro

O complexo

Campos

é fruto da Lei Municipal nº 9.252/2022, de autoria do vereador Pastor Marcos Elias. A lei foi aprovada na Câmara Municipal, no final do ano de 2022, e sancionada pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, também no final de dezembro último. Um evento religioso na sede do Executivo, no dia 28 de dezembro, marcou o encontro entre o prefeito e representantes da associação para a entrega de documentos e discussão sobre a utilidade do novo espaço.

“Essa é uma reivindicação antiga dos evangélicos, transferir a Praça da Bíblia para o Parque Alberto Sampaio, onde já funciona o Anfiteatro Kapi, a praça é de todos, sendo possível conviver de forma harmônica. Também vamos revitalizar o parque", disse Wladimir.

Para o pastor e vereador Marcos Elias, o momento é histórico para Campos. "Queremos transformar a Praça da Bíblia em local de convivência para as famílias campistas, independente da religião". Na Lei nº 9.252/2022 consta a transferência da Praça da Bíblia. “Campos já tinha a Praça da Bíblia, localizada no final da avenida 28 de Março, em frente à antiga Estação Ferroviária, mas era um lugar sem expressividade. Estamos felizes com a transferência, a realização das obras e a transformação do Complexo Alberto Sampaio", comemorou Renan Siqueira.

E ele já visualiza a inauguração: “Teremos um culto no local para abrirmos o espaço para todas as famílias de Campos. Será um local para ressocialização de moradores de rua, porque já desenvolvemos trabalho com este público e vamos continuar conduzindo eles para centros especializados”, falou Renan.

A Associação Evangélica e empresas do projeto “Amigos de Campos” serão responsáveis pela manutenção do Complexo Alberto Sampaio após a inauguração.

Zona de Alagamento e Solução Em entrevista ao J3News, em dezembro de 2022, o vice-presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Davi Alcântara, disse que um dos pontos de maior vulnerabilidade no período das chuvas é a Avenida

Marquinho Bacellar toma posse como presidente da Câmara de Campos

O vereador Marquinho Bacellar (Solidariedade) tomou posse nesta segunda-feira (2) como presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campos para o biênio 2023/2024. A cerimônia reuniu autoridades do município e de outras cidades, além de deputados e secretários de Estado, ex-prefeitos, ex-vereadores e membros da sociedade civil organizada. A cerimônia foi marcada pelo clima de reconciliação.

Além de Marquinho na presidência, a nova Mesa Diretora tem Maicon Cruz (PSC) como primeiro secretário, Fred Machado (Cidadania) como segundo secretário, Abdu Neme (Avante) como segundo presidente, Marquinho do Transporte (PDT) como primeiro vice presidente, Bruno Vianna (PSD) como primeiro suplente e Rogério Matoso (União) como segundo suplente.

A solenidade foi conduzida por um grupo composto por representantes de entidades de classe e autoridades, que incluiu Felipe Estefan, presidente da 12ª subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Rodrigo Bacellar, secretário de Estado de Governo; Wladimir Garotinho, o prefeito de Campos; e Frederico Paes, vice-prefeito do Município, além de Marquinho.

Empossado como presidente pelos próximos dois anos, o vereador comemorou a união pelo bem da cidade. “Que essa união dos secretários, do governador,

com o prefeito e essa Casa, faça essa cidade crescer e voltar para os trilhos que ela merece. Hoje, graças a Deus, os investimentos voltaram, dinheiro nós temos. Precisamos de harmonia, maturidade e entendimento para fazer o melhor para a nossa cidade”, disse Marquinho.

Irmão do novo presidente da Casa de Leis, o deputado estadual Rodrigo Bacellar, que foi reconduzido à secretaria de Estado de Governo, mas vai disputar a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), disse que a discordância política tem limite nos

interesses do povo. “Quando saímos do interior, somos muito pujantes, levamos a política muito para o fígado e, quando chegamos na capital, aprendemos a sentar na mesma mesa, às vezes com nosso maior opositor. Sempre vale mais um bom acordo do que uma briga de 20 anos. É com essa mentalidade que me desloquei correndo com meus pares para estar aqui hoje, para dizer que Campos tem que continuar a avançar e crescer”, pontuou.

O prefeito Wladimir Garotinho revelou uma amizade de longa data com Rodrigo Bacellar e co -

memorou a reaproximação pela cidade. “Meu amigo, que pouca gente talvez saiba disso, mas somos amigos há muito tempo, deputado Rodrigo Bacellar. Já passamos por um longo período afastados pelo calor da política, mas é sempre bom voltar a falar e a produzir para a nossa cidade, para o nosso povo, com um grande amigo”, disse o prefeito, que agradeceu também aos vereadores de oposição. Wladimir revelou, ainda, que já se reuniu com Marquinho e que juntos, traçaram rumos para os trabalhos nos próximos dois anos. “Combinamos de fazer-

mos pautas antecipadas, quando forem importantes, para que cada vereador possa estudar os projetos que encaminharemos. Pedi, também, para que, quando o legislativo fizer um projeto, que também seja recíproco e a gente converse antes, para definirmos detalhes e que todos tenham a verdadeira noção do que se faz hoje. Quero agradecer ao governador Cláudio Castro por ter nos ajudado nessa costura, agradecer publicamente pelo apoio que tem dado à nossa cidade e ao meu governo”, finalizou o prefeito.

Sociedade Civil Para o presidente da CDL, Edvar Chagas Júnior, a cidade só tem a crescer e a ganhar com a renovação da Mesa Diretora. “Com todos trabalhando pelo desenvolvimento de Campos, tenho certeza de que o resultado vai ser muito bom. Muitas vezes nós precisamos de uma renovação como esta que está

acontecendo na Câmara e eu tenho certeza de que o gás vai ser muito melhor e muito importante para Campos. Tenho certeza que vai causar uma união muito boa, não só do Legislativo com o Executivo, mas também com as entidades todas da cidade. Todos vão estar juntos”, comemorou.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Fernando Loureiro, é momento de retomar diálogos antigos. “Vamos, agora, trabalhar para tentar colocar em pauta o que nós reivindicamos aqui durante dois anos, que as entidades de classe que tenham representação de maior peso, ou se possível até todas, tenham representação e que montemos um Conselho para termos uma engrenagem maior de conferência da aplicação do dinheiro público e conferirmos se as verbas estão sendo aplicadas de acordo com o que a sociedade precisa” pontuou.

06 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023
Expectativa | Há muitos anos, espaço sofre com problemas estruturais Reconciliação entre o prefeito Wladimir Garotinho e a família Bacellar deu o tom da cerimônia na semana passada Presença | Frederico Paes, Wladimir Garotinho, Marquinho, Marcos e Rodrigo Bacellar e Felipe Estefan Discurso | Marquinho Bacellar destacou necessidade de harmonia Alberto Sampaio Foto: Carlos Grevi Fotos: Carlos Grevi

Dez feriados prolongados em 2023

Após um 2022 quase sem folgas mais extensas, ano promete mais tempo para viajar e descansar

Após um 2022 marcado pelo ritmo intenso, com poucas folgas, o ano de 2023 promete mais oportunidades de descanso para os campistas. Embora os dias de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista, em 15 de janeiro, e do Santíssimo Salvador, padroeiro da cidade, em 6 de agosto, caiam em domingos, oito datas comemorativas nacionais, duas estaduais e uma municipal serão em dias úteis. Destas, quatro ocorrerão em quintas, três em segundas, duas em sextas e uma na terça-feira, permitindo emendar os fins de semana em feriadões.

Para quem aproveita os feriados para relaxar, viajar, estudar, ou para realizar outros afazeres, 2023 oferecerá mais oportunidades do que 2022, quando houve apenas dois feriados prolongados. Este ano, porém, serão vários. Apesar de o Carnaval não ser um feriado nacional, alguns estados e cidades declaram feriados locais. É o caso do Rio de Janeiro, que tornou a terça-feira de Carnaval — que este ano cairá no dia 21 de fevereiro — feriado estadual. A segunda-feira da festa de Momo é ponto facultativo em todo o país, assim como a Quarta de Cinzas, até as 14h. Há, ainda, Paixão de Cristo (sexta-feira), Tiradentes (sexta-feira), Dia do Trabalho (segunda-feira), Corpus Christi, Independência do Brasil (quinta-feira), Nossa Senhora Aparecida (quinta-feira), Finados (quinta-feira), Dia da Consciência

CONFIRA A LISTA DE FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS EM 2023

n 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil (feriado nacional) n 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

Negra (segunda-feira) e Natal (segunda-feira).

Quantidade de feriados divide campista

O programador Victor Ferreira, de 25 anos, comemora o número de feriados prolongados em 2023.

“Como em 2022 praticamente não tivemos feriados prolongados, essa grande quantidade em 2023 é uma recompensa. Nessa batida maluca em que vivemos com o dia a dia de trabalho, poder parar para respirar e ajustar a cabeça é muito importante. Que bom que teremos mais tempo para isso”, opina.

até 14h)

n 7 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo (feriado municipal) n 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes (feriado nacional) n 23 de abril (domingo): Dia de São Jorge (feriado estadual) n 1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho (feriado nacional) n 8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (feriado municipal) n 6 de agosto (domingo): Dia do Santíssimo Salvador (feriado municipal)

n 2 de novembro (quinta-feira): Finados (feriado nacional) n 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República (feriado nacional) n 20 de novembro (segunda-feira): Dia da Consciência Negra (feriado estadual) n 25 de dezembro (segunda-feira): Natal (feriado nacional)

Quem também gostou do calendário de feriados e pontos facultativos para o ano foi o professor Diogo Silva, de 30 anos. “Saímos de um ritmo de trabalho intenso na pandemia para um ano quase sem folgas, que foi 2022. Então, ter tempo para cuidarmos um pouco de nós mesmos é bom”, avalia.

O que é motivo de comemoração para a população em geral, no entanto, preocupa parte do comércio. A lojista Mônica Freitas, de 37 anos, teme que as folgas afetem o movimento.

“É uma situação complicada para quem trabalha em comércio. Olhando por um lado, é ótimo, já que podemos descansar e aproveitar o tempo livre. Mas, do ponto de vista financeiro, pode ser ruim. Os clientes viajam, o Centro tem pouco movimento e a gente fica aqui, esperando aparecer alguém. Acabo não abrindo nos feriados, pois não tem demanda”, explica.

Fábio Ribeiro assume Obras;

Desenvolvimento Econômico e Turismo fica com Mauro Silva

Campos lidera ranking de doação de órgãos no interior

Da Redação

Campos dos Goytacazes liderou, em 2022, o ranking de doação de órgãos no interior do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Programa Estadual de Transplante, do NF Transplantes/ CIHDOTT, houve 13 captações no ano, superando os números de 2021, quando foram registradas nove doações — um crescimento de 44,5%.

O coordenador do Programa NF Transplantes, Luiz Eduardo Castro, espera que Campos continue neste crescimento. “O município lidera o ranking com 13 captações se comparado com outras cidades do interior do Estado.

Araruama vem em segundo lu-

gar com 11 captações”.

As doações efetivadas em 2022 possibilitaram que fossem realizados 13 transplantes de córnea; 12 de fígado; 8 de rins; duas peles; dois ossos e dois tendões, beneficiando 36 pessoas. Já em 2021, foram nove doações, que ajudaram a salvar a vida de 32 pessoas, que receberam 10 córneas, 6 fígados e 16 rins.

O psicólogo do NF Transplantes, Luiz Cosmelli, destaca que a divulgação desse trabalho vem ajudando a aumentar a conscientização das famílias. “Em novembro (de 2022), em 24 horas, conseguimos mobilizar duas famílias que autorizaram a doação de órgãos, beneficiando seis pessoas. Uma das doações, atendeu

uma receptora campista, de 68 anos, que recebeu um fígado”.

O Norte Fluminense Transplante é pioneiro nas ações e procedimentos pró-transplantes no interior do estado do Rio de Janeiro, junto ao Programa Rio Transplantes. Para doar, o doador deve autorizar, ainda em vida, e anunciar a decisão aos seus familiares ou por autorização da própria família.

Doador — Pode ser doador qualquer pessoa que venha a morrer por morte encefálica. Apenas algumas doenças, como alguns tipos de câncer e o HIV, impedem a doação. Para doar tecidos, além da morte encefálica, o doador pode ter tido morte com coração parado.

Da Redação

O ex-presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, vereador licenciado Fábio Ribeiro (PSD) foi nomeado como secretário de Obras na gestão do prefeito Wladimir Garotinho (sem partido). Ele entra no lugar de Jorge William Pereira Cabral. As informações foram publicadas no Diário Oficial de segunda-feira (2).

Na mesma publicação, o jornalista Mauro Silva (PP) foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Ele assume a função de Felipe Knust, que foi remanejado para a subsecretaria municipal de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Privadas.

Desde janeiro do ano passado, Silva atuava como assessor especial para Assuntos Institucionais do Gabinete do prefeito Wladimir Garotinho.

Xadrez na Câmara Em outra mudança feita pelo prefeito Wladimir Garotinho em seu secretariado, o vereador Fred Rangel (PSD) foi exonerado da secretaria municipal de Ser-

viços Públicos para

mandato de Wladimir, em janeiro de 2021.

Rangel

O retorno de Rangel ao Legislativo, no entanto, não vai significar a saída de Oliveira, que permanecerá na Câmara e na liderança do governo na Casa de Leis graças à nomeação de Ribeiro para a secretaria de Obras.

Destaque
SANTO AMARO | Padroeiro da Baixada abre calendário dos feriados reassumir o seu mandato de vereador na Câmara Municipal de Campos. Simone Oliveira assume interinamente a pasta. havia sido substituído na Casa de Leis pelo primeiro suplente do PSD, vereador Álvaro Oliveira, assim que foi nomeado para o cargo, ainda no início do Fábio Ribeiro | Ex-presidente da Câmara, vereador recebeu secretaria
07 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023
Wladimir também exonerou Fred Rangel, que volta à Câmara; Álvaro Oliveira permanece na Casa de Leis
Estado do Rio em 2022 Houve 13 captações no ano, superando os números de 2021, quando foram registradas nove doações
do
Foto: Carlos Grevi Esperança | Pode ser doador qualquer pessoa que venha a morrer por morte encefálica; ato salva vidas SANTÍSSIMO SALVADOR | Feriado municipal cairá em um domingo Mauro Silva | Jornalista atuava como assessor especial de Wladimir Foto: Facebook Foto: Silvana Rust
n 15 de janeiro (domingo): Dia de Santo Amaro (feriado municipal) n 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo) n 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (feriado estadual) n 22 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo
Fotos: Carlos Grevi/ SUPCOM

Advogado trabalhista

A inclusão no mercado de trabalho Mauro Bastos

Advogado

As empresas, por força de lei, são obrigadas a contratar para os seus quadros funcionais pessoas portadoras de deficiências físicas, reabilitadas e aptas para o desempenho das atividades. Com foco no Direito do Trabalho, o advogado Mauro Bastos acompanha a introdução da lei na área de Saúde. Segundo ele, essa inclusão social tem sido uma das

A partir de agora os hospitais, por força de lei, são obrigados a contratar portadores de deficiências físicas para seus quadros. O senhor poderia detalhar o espírito dessa lei? A contratação de deficientes e/ou reabilitados é disciplinada pelo artigo 93, da Lei n.º 8.213/91, que estabeleceu a obrigatoriedade para as empresas com 100 ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência (perto de completar trinta e dois anos de sua edição, no próximo mês de julho). É conhecida como “Lei de Cotas” e visa garantir a reserva legal em percentuais mínimos de participação de pessoas portadoras de deficiência e, também, de beneficiários reabilitados. A condição de pessoa com deficiência deverá ser comprovada por meio de laudo médico e de trabalhador reabilitado por meio do “Certificado de Reabilitação Profissional” emitido pelo INSS. Por sua vez, o Decreto nº 3.298/99, cuja redação foi atualizada no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com deficiência (CONADE), pelo Decreto nº 5.296/04, aponta o que se considera deficiência, deficiência permanente e incapacidade para o trabalho (física, auditiva, visual, mental ou deficiência múltipla). Já reabilitada é a pessoa que passou por processo orientado a possibilitar que adquira, a partir da identificação de suas potencialidades laborativas, o nível suficiente de desenvolvimento profissional para reingresso no mercado de trabalho e participação na vida comunitária (Decreto nº 3.298/99, art. 31).

com a efetiva participação dos profissionais que integram o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), da Gerência de Recursos Humanos e advogados, a partir das quais são traçadas as estratégias para tentar atrair o interesse de portadores de necessidades especiais e reabilitados, estabelecidos contatos com o sindicato profissional, instituições e o próprio INSS, além da oferta de vagas e divulgação constante.

Na ótica do Direito, o senhor acha esse processo de inclusão relevante?

prioridades do Grupo IMNE, com reuniões permanentes para preencher a cota com a efetiva participação dos profissionais que integram o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), da Gerência de Recursos Humanos e advogados. Mauro Bastos considera a lei altamente relevante e destaca que o or-

denamento jurídico não tolera qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência. Para ele, o legislador agiu bem ao propiciar mecanismos que permitam o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais e/ou reabilitadas ao mercado de trabalho e ao convívio social, na busca da igualdade de oportunidades.

Em alguns casos, a qualificação técnica e o registro no órgão profissional inviabilizam o aproveitamento de muitos que se candidatam às vagas disponíveis

Como tem sido conduzida essa questão pela Direção e pela Gerência de Recursos Humanos do Grupo IMNE, o maior conjunto privado de serviços hospitalares e de saúde da região, de forma a atender a lei?

Preocupada em promover a inclusão social e em atender aos ditames legais, a Direção do Grupo IMNE tem envidado todos os esforços possíveis para tentar preencher a referida cota legal, para tanto, promovendo reuniões que contam

Sim. É de se destacar que o nosso ordenamento legal não tolera qualquer “diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou o exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro”. Assim, agiu bem o legislador ao propiciar mecanismos que permitam o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais e/ou reabilitadas ao mercado de trabalho e ao convívio social, na busca da igualdade de oportunidades. No entanto, faço aqui uma importante ressalva: conforme inúmeros julgados proferidos pelos nossos tribunais superiores, ao aplicar a referida Lei n.º 8.213/91, não deve haver imposição desproporcional por parte das autoridades fiscais às empresas para que admitam pessoas com deficiência em seus quadros, adotando apenas o critério dito “lógico-objetivo”, pois, além das dificuldades encontradas nos processos seletivos, em algumas hipóteses pode até mesmo implicar riscos à saúde e

integridade física destes trabalhadores que já necessitam de proteção especial.

Parece que em alguns setores, como nas unidades de saúde, a contratação dessas pessoas para atender à cota legal tem encontrado dificuldades acentuadas. Como o senhor vê essa questão?

Conforme citei, em alguns casos, como aquele que ocorre na área de saúde, a qualificação técnica e o registro no órgão profissional respectivo para prestar a assistência a pacientes debilitados, que exigem cuidados especiais, inviabilizam o aproveitamento de muitas pessoas que se candidatam às vagas disponíveis. As habilidades exigidas para atender pacientes em um hospital, como o médico, o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o radiologista, o fisioterapeuta e demais atividades técnicas, exigem cursos de qualificação para a atuação respectiva, sendo por vezes incompatíveis com as restrições de uma pessoa portadora de necessidades especiais. Assim, a contratação sem a máxima cautela poderia colocar, inclusive, em risco a própria saúde do portador de deficiência que não tenha o preparo técnico adequado para o exercício da função.

A tendência é de que essas pessoas desempenhem atividades em que segmentos?

Não vislumbro limitação de forma genérica. Destaco apenas a preocupação e a grandiosa dificuldade encontrada no processo de seleção em alguns segmentos empresariais, como o já citado caso da saúde, assim como em outros. Veja o exemplo das empresas que atuam na área de vigilância, onde a preparação envolve matérias relativas à defesa pessoal, armamento e tiro, entre outras, além de aprovação em exames de saú-

de física, mental e psicotécnico.

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF) reconheceu essa limitação, destacando que “é de se notar que as habilidades exigidas no curso de qualificação para vigilantes revelam-se incompatíveis com as restrições de uma pessoa portadora de necessidades especiais, devendo o cálculo do percentual a que alude o referido dispositivo de lei incidir sobre o efetivo das empresas de vigilância, excluídos os empregos de vigilante”. Essas ponderações não podem ser ignoradas quando o foco principal é a integridade física e a saúde do trabalhador. Sem habilitação compatível para o exercício funcional, a contratação da pessoa com deficiência e/ ou reabilitada fere a própria dignidade do trabalhador.

aritmética a cota prevista em lei é levada a efeito uma autuação fiscal e imputada uma multa administrativa. O Ministério Público do Trabalho, por sua vez, embora considerando que a deficiência física, por si só, não incapacita generalizadamente o trabalhador para o desempenho de atividades laborais, tem buscado de forma pedagógica concorrer para a inclusão social, analisando caso a caso, identificando se há a real intenção do empregador em cumprir a cota legal, contribuindo para que esta seja preenchida.

E os nossos tribunais, como se posicionam?

Ano a ano, as empresas têm sido fiscalizadas, inquéritos civis são instaurados e ações civis públicas são ajuizadas com o mesmo objeto, ou seja, o preenchimento da cota de deficientes e/ou reabilitados. Isso ocorre em todo o país e são dezenas e dezenas de procedimentos administrativos e ações judiciais, com tendência à elevação incontida. E em que pese a respeitada ação empreendida pelos dignos representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho, constata-se que um único dispositivo legal inserido na Lei n.º 8.213/91, que trata de forma genérica de planos de benefícios da Previdência Social, não alcança o propósito fundamental de realizar a necessária inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O próprio artigo 93 exige que haja uma condição de habilitação do candidato para o cargo ou função. Não se trata de discriminar ou selecionar aptidões, mas admitir empregados com deficiência para o cargo ou função que seja adequado para a condição física ou intelectual do candidato.

Suas considerações finais sobre o tema. O que o senhor destacaria mais?

Na minha visão, o Ministério do Trabalho tem levado em conta apenas o critério lógico-objetivo, sem considerar os aspectos já destacados nos comentários precedentes que fiz. Ou seja, considera o universo total de empregados do estabelecimento e não tendo sido preenchida de forma

As decisões judiciais têm levado em consideração uma série de fatores presentes em cada caso específico. Neste ponto quero destacar a relevante contribuição dada pela Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho ao afirmar com acerto e em consonância com a realidade, que as empresas não podem ser punidas com multas e indenizações se, a despeito de procurarem preencher as vagas, não conseguirem profissionais no mercado para preenchimento da cota. A decisão citada, exarada nos autos do Processo n.º 658200-89.2009.5.09.0670, pacificou a jurisprudência e deve sensibilizar a atuação dos órgãos de fiscalização e do Ministério Público do Trabalho para que verifiquem a situação e o esforço do empresário em cumprir a exigência legal, deixando de lado uma interpretação excessivamente racional, metódica e incondicionada acerca do dever de cumprimento da cota de deficientes e/ ou reabilitados.

Pela experiência que o senhor tem na área trabalhista, essa lei alcança os objetivos a que se propõe ou deverá ser aprimorada?

A realização de esforços permanentes para a contratação de empregados portadores de deficiência e/ou reabilitados. A cota legal não tem sido preenchida por recusa das empresas. Não é esta a realidade. E não é justo, portanto, que sejam levadas a efeito, anualmente, duras sanções financeiras pelo não preenchimento da totalidade de vagas destinadas aos portadores de deficiência e/ou reabilitados. É necessário que se considere que a reserva dessas vagas não é para qualquer portador de deficiência, e sim para aqueles trabalhadores reabilitados ou os portadores de deficiência que possuam alguma habilidade para o trabalho, ou seja, cuja deficiência permita o exercício da atividade laboral, sem colocar em risco a sua integridade física e a sua saúde. De um lado, não se pode obrigar a pessoa deficiente e/ou reabilitada a aceitar a vaga oferecida. Igualmente, não pode a empresa ser compelida a realizar algo que não está ao seu alcance ou que não é possível fazer, contratando quem não está disponível ou interessado, ou que não reúna a qualificação compatível com o posto de trabalho. E veja que a própria administração pública inclui em editais de concurso vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Entretanto, não dá acesso àquelas pessoas que não são aprovadas. As vagas não serão necessariamente preenchidas. Enfim, exige-se da iniciativa privada o que o próprio Estado está autorizado legalmente a não fazer (artigo 5º, §2º da Lei n.º 8.112/90).

explica lei que estabelece cotas em empresas para portadores de deficiência ou reabilitados
09 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023
Foto: Arquivo Pessoal
Como as autoridades administrativas têm lidado com essa questão?
Preocupada em promover a inclusão social, a Direção do Grupo IMNE tem feito todos os esforços possíveis para tentar preencher a cota legal

Idealizar metas possíveis pode evitar danos à saúde mental

Segundo a psicóloga Dilma Dias, mudanças bruscas não se sustentam e levam à frustração

Com a chegada de um novo ano, as tradicionais listas de metas são criadas por grande parte das pessoas. As idealizações vão desde mudanças de pequenos hábitos até grandes projetos. A psicóloga Dilma Dias chama a atenção para a importância de criar metas possíveis de serem cumpridas, pois, segundo ela, mudanças bruscas não se sustentam por muito tempo, podendo levar à frustração e causar danos à saúde mental.

“Saber o que se deseja e realizar um planejamento para o alcance é importante, desde que feito de maneira consciente e gradativa. Em primeiro lugar, é necessário analisar se a meta é desejo seu ou para atender alguma necessidade do outro.

Depois, analisar se aquele desejo é possível, não para você, mas para aquele momento de sua vida. A partir daí, estabelecer os recursos, incluindo os emocionais, para alcançá-lo”, fala Dilma.

Por janeiro ser o mês em que as pessoas renovam suas esperanças, refletem sobre o ano anterior e criam expectativas para os projetos vindouros, foi criada a campanha do Janeiro Branco. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), o principal objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades

relacionadas à saúde mental e emocional dos indivíduos e das instituições humanas. Para este ano, o tema do movimento é: A vida pede equilíbrio!

Quando se fala em Saúde Mental, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. É preciso levar em conta as habilidades e usá-las como recurso na promoção do que se considera o bem-estar de cada um.

A psicóloga explica que as campanhas geram conscientiza -

para a saúde mental e emocional ção e ajudam a quebrar tabus, porque a forma como a pessoa reage às metas criadas afeta diretamente a saúde mental. “Normalmente temos dois tipos de reações às frustrações: aquele que culpa o outro sem analisar sua responsabilidade sobre o resultado; ou aquele que se considera incapaz de realizar ou que acha que para ele nada dá certo, tendo sua autoestima abalada de imediato. Nas duas situações temos uma questão psicológica para ser cuidada”, analisa.

Além disso, Dilma Dias ressalta a importância do tema do Ja -

neiro Branco deste ano e destaca a necessidade de que o assunto fique em pauta por todo o ano.

“Equilíbrio é o que tanto buscamos e precisamos em todas as áreas de nossas vidas, mas as vezes esquecemos que começa pela saúde mental. Realizar a campanha logo no início do ano conscientiza e faz com que muitos analisem a qualidade emocional de suas vidas e busquem melhorias. Mas sem esquecer que é preciso manter esse cuidado ao longo de to -

dos os meses!", finaliza.

Campanha O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. Já a cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais é possível projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais as pessoas sonham e desejam concretizar.

11 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023
Saúde
Conscientização | Campanha Janeiro Branco tem o objetivo de alertar Dilma Dias | Psicóloga diz que bem-estar depende de haver equilíbrio Foto: Divulgação Fotos: Facebook
Fotos: Arquivo do colunista @vitalemoveisedecor 12 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023 @lcaenergiasolar FELIZ 2023, TURMA QUERIDA! Prefeito Wladimir Garotinho, esposa Tassiana com filhos Gabi e Anthony, no Farol Auxiliadora Freitas e Norival Manhães Prefeita de SJB Carla Caputi Deputada Carla Machado Tiago, Bruno, Janete, Théozinho e Yan Abud com Ana Luiza Moll no Nordeste Iago Duarte e Bruna Cordeiro Bia e Dudu Azevedo com Julinha Na Suíssa: Cris e Maurício Freitas Afonso Oliveira Fernanda e Renata Passos Joana Mambreu Suelen e Rafael Guimarães
Garotinho com o filhão ator global Vicente Diogo e Júlia Neves com Hugo e Davi André Ricardo Silvia Braz Gabriela Paes Alex Costa e Morena Tavares Joana Cabral Fagner Azeredo Copacabana Palace: Danielle Guimarães e David Brazil Edvar Jr. Samantha Lysandro Flávia e Leandro Chalita com Leandro Filho e Lila Thais Beda Cyro Hirano Gisela Sarmet Érika Nunes Rita Bicudo Caíque Sardoux Graziela Aquino Deborah e Thiago Miranda Luiz Alberto Menezes e Soraya Alexim Maurício Pupe e Fernanda Vilaça Fábio Paes Magda e Eder Garcia Raphael Otoni e Paula Albernaz Bárbara Caroline e Rogério Venâncio Mônica Chacar Tia Margareth Abud Rick Paes Binho Dutra Geraldinho Batista e Renata Vilaça Denise Rangel Heloisinha Beshara Milena Dodde e Rodrigo Barbosa Patrícia Cordeiro Renata Corrêa Nathália Peixoto Dinda Patrícia Abdu Sérgio Ribeiro Rafaela Machado
Clarissa

CAMPISTA faz bonito no Japão

A campista Isabella Oliveira, Miss Brasil Beleza Internacional, esteve no Japão para representar o país em um dos mais prestigiados concursos de beleza do planeta. No dia 13 de dezembro de 2022, ela concorreu com outras 67 candidatas na cidade de Tóquio. O título mundial ficou com a alemã Jasmin Selberg. Apesar de Isabella não ter conseguido se classificar entre as 15 finalistas, ela considera a participação como uma grande vitória pessoal e familiar. A modelo e estudante de jornalismo de 24 anos tem alguns concursos no currículo. Representar o Brasil em solo japonês é o seu maior triunfo até o momento, ela considera. “Foi uma experiência inenarrável”, resume. Isabella considera que simbolizar o Brasil possibilitou-a mostrar um pouco da cultura do país para o mundo. “Ver meninas de outros países querendo aprender o nosso português, conhecer nosso carnaval e aprender a sambar não teve preço. Fiz muitas amizades, o que, para mim, foi o mais valioso. Ganhei, em todo esse processo, tantas pessoas torcendo, apoiando, e, por fim, tendo orgulho da minha participação no concurso. Infelizmente, não obtive classificação, pois o top 15 foi escolhido por votação popular através de um aplicativo. Cada voto era cobrado, o que acabou atrapalhando um pouco a classificação”, diz. Todo concurso de beleza tem suas regras e características específicas. O Beleza Internacional é conhecido por valorizarem candidatas com perfil “bonequinha”. Segundo a Miss Brasil, Isabella Oliveira, o uso de roupas bem compridas e jovens com pele bem branca são algumas das marcas da competição. “Talvez, esses quesitos tenham me atrapalhado um pouco”, considera.

Os quatro maiores concursos do mundo, os chamados “Big Four”, são o Miss Universo, o Miss Mundo, o Miss Internacional e o Miss Terra. Há vários países ocidentais e asiáticos que demonstram muito interesse pelos concursos de beleza. Nos últimos anos, Venezuela, Colômbia, México e Porto Rico se destacam na

América Latina. Já no Brasil, o prestígio desse tipo de disputa tem diminuído, de acordo com especialistas na área. “Aqui, as pessoas não dão tanto valor aos concursos de beleza. Você sente a diferença quando anda lá no exterior vestindo a faixa de miss. Eles te param como celebridade. Aqui, as pessoas tratam como se fosse algo qualquer”, avalia Isabella. Para a representante do Brasil no Miss Interna cional, o que há de mais importante em parti cipar dessas disputas é ter apoio da família e dos amigos. “É necessário se preparar bastan te. Estudar melhor o concurso. No Japão, com toda certeza, eu faria algumas coisas diferen tes após conhecer mais do certame. Pelo me nos nesse, eles priorizaram a mulher bem ma gra, que não usa tanta maquiagem e com pele bem clara, além de roupas bem tapadas, sem muitos decotes e fendas. Eles avaliam muito a vestimenta e o comportamento”, explica.

Isabella Oliveira participou do concurso Bele za Internacional, desde a fase municipal até a internacional, além de outras competições no Rio de Janeiro e de nível nacional. Sem dúvi da, o concurso no exterior foi o mais impor tante de todos.

“Ainda não penso em retornar a uma outra franquia. Mas, caso participe, quero me pre parar ainda mais. Estudar bem o que o certa me procura, para que se encaixe com minha personalidade. O concurso me ajuda muito para dar credibilidade ao meu trabalho. Mi nha oratória mudou, minha visão de mundo, tudo mudou. Isto irá me ajudar no lado pro fissional, mas também no pessoal. Pretendo continuar trabalhando como modelo e finali zar minha faculdade. Estar no Japão me trou xe a percepção de que tudo o que queremos podemos realizar. Ter foco e disciplina pode te levar a lugares incríveis. Não se pode ter medo de nada. Deus te dá propósitos maiores. Sei tudo o que passei junto com minha família para chegar até lá. Entreguei o meu melhor e me sinto feliz por ter orgulhado tantas pesso as. Vivi algo que nunca mais vou viver. Ter re presentado o nosso Brasil foi o mais incrível”, conclui.

Isabella Oliveira representou o Brasil no Miss Beleza Internacional no país asiático
J3NEWS

Por que os cabelos ficam verdes na piscina ?

O cloro não é o vilão. O que causa a cor verde nos fios são produtos que controlam a proliferação de algas e contenham sulfato de cobre.

Por ter uma tonalidade azul, reage com o tom amarelado dos fios e acaba resultando no cabelo esverdeado.

Evite descolorir os fios por pelo menos 15 dias antes de começar a frequentar piscinas e praias. Ajuda bastante, pois normalmente no verão, o cabelo fica mais exposto à agressões do ambiente que

acabam prejudicando a saúde dos fios e deixando-os mais enfraquecidos e mais suscetíveis à ação do sulfato de cobre.

O mais importante para evitar que os fios fiquem esverdeados é garantir uma boa hidratação capilar.

Invista em produtos capilares com filtro solar para proteger as mechas dos raios UVA e UVB. A pele produz mais melanina para se proteger da radiação solar, mas o cabelo não. Por isso é tão importante usar filtro solar nos fios.

Repondo a vitamina D sem riscos para a pele

Que a vitamina D é essencial para o bom funcionamento do organismo, isso todos nós já sabemos. Mas qual é a melhor maneira de garantir a produção da vitamina D no corpo, sem correr o risco de desenvolver câncer de pele, um dos tumores mais frequentes no Brasil?

A radiação que mais atua na síntese da vitamina D é o UVB, presente principalmente no sol entre 10 e 16h. Entretanto, necessitamos de uma pequena exposição para ter uma produção eficaz de vitamina D. Como a incidência de radiação solar no Brasil é muito elevada, a necessidade

de exposição é pequena. Além disso, o uso de filtro solar não impede completamente esse processo.

Desta forma, o nível de vitamina D que produzimos, depende de diversos fatores como estação do ano, cor da pele, hábitos alimentares, genética etc. Por isso, muitas vezes a suplementação com acompanhamento médico é necessária.

O ideal também é aproveitar os benefícios do sol, mantendo o uso regular de filtro solar com FPS mínimo de 30 para garantir uma produção adequada de vitamina D, sem riscos para a pele.

Vitamina D

03 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023 oliviaassed_dermato
Fotos: Arquivo Pessoal O nefrologista, Dr Hércules com sua amada esposa , a endocrinologista Dr Helena Montebello celebrando na areia de Guarapari a chegada no novo ano. A intensivista Dra Viviane Moreira e o cirurgião plástico Dr Tercio Fonseca com a filha Bárbara curtindo em família esta virada de ano. A pediatra, Dra Sandra Rangel e o marido, Arthur Marinho , esperando a chegada de 2023 em Cabo Frio. Dra Fernanda Aguiar, dermatologista, com o marido Maurício e as filhas Elisa e Cecília virando o ano com muita diversão no Beto Carreiro. Dra Patrícia Pandolfi e o amado Daniel Thuin em Guarapari. Dra Fernanda Bernardi com o marido Saule e os filhos, Isadora, Vicente e Helena no novo ano em Gramado. A pediatra Dra Juliana Tossi com o marido Edward, a filha Luma e a afilhado Enzo, em Guarapari para a primeira virada desta bebê linda . O Radiologista Dr Adriano Morgado com sua Nayara e a filha Melissa, curtindo em família a chegada de 2023. Dr Carlos Gicovate cirurgião bariátrico e o anestesista Dr José Cláudio Poppe com toda a família em Mangaratiba na chegada de 2023. A pediatra, Dra Patrícia Galvão e o marido Júnior, curtindo Búzios na chegada do novo ano. O Cardiologista, Rafael Sodre com sua amada Isabela e seus meninos em Guarapari. Dra Fernanda Sobral, dermatologista com Dr Murilo Munaldi em terras capixabas já virada do ano. Dra Francine Mayerhofer com o maridão Maurício e os filhos Bento e Maitê em Guarapari, curtindo o verão e esperando a chegada de 2023. Celebrando 2023: Os doutores Rodrigo Lyra e Marusa curtindo a chegada do novo ano. Gerlany Lyrio e o marido Carlos Otávio Junior celebrando o novo ano que se inicia.

Programa do Balbi entrevista membro da transição de governo

O programa do Balbi entrevista nesta semana o físico e astrônomo Marcelo Souza, que fez parte da transição dos governos Bolsonaro/Lula, no capítulo de Popularização da Ciência. O programa comandado pelo jornalista Aloysio Balbi foi gravado exatamente no curso da transição.

Slackline é assunto do programa Endorfina desta semana

Atravessar um determinado trajeto sobre uma corda específica, com equilíbrio, técnica, liberdade e segurança. Este é o esporte slackline praticado no mundo inteiro.

O atleta campista Caio César Piraciaba contou suas aventuras à apresentadora Girlane Rodrigues no programa Endorfina. As imagens são incríveis!!

Aniversariantes do mês de janeiro

Antes de tudo, parabéns para vocês! Celebrem a vida! Um excelente ano novo para todos! Mas janeiro não é um dos melhores meses para se fazer aniversário. Se pudéssemos escolher, escolheríamos maio, junho, julho, setembro por exemplo.

Em janeiro, boa parte das pessoas estão em férias viajando e as festas correm o risco de ficarem esvaziadas. Nesses casos, é preciso checar a lista de convidados várias vezes, organizar a quantidade de comes e bebes de acordo com o número de pessoas que comparecerão. Caso contrário, no dia seguinte, é aquele geladeira me acuda para acondicionar o que sobrou. Um outro fator importante é o número alto de pagamentos que temos que fazer no início do ano: IPVA, imposto sobre a propriedade de veículos; licenciamento do carro (em alguns estados esse pagamento pode ser feito em outra época); IPTU, imposto predial e territorial urbano (à vista, é possível conseguir uma porcentagem de desconto); despesas escolares: uniformes, matrículas (ensino privado), livros, cadernos etc.; Seguros (de casa, do automóvel, de vida, de celulares e outros) têm renovação anual e pode ser preciso efetuar o pagamento no começo do ano; boletos e pendências financeiras do ano passado; viagem de férias... Isso tudo junto às contas rotineiras do mês corrente. Haja dinheiro!

Fazer aniversário em meio a esse mar de pagamentos não é fácil. O presente fica para depois. A comemoração dá lugar a um bolinho simples comprado na padaria da esquina. As pessoas da família também querem descansar nas férias. Vão veranear na praia, na montanha ou passar uns dias na casa de um parente ou um amigo que mora em outra lugar. Tudo que querem é ficar longe da rotina e mudar de ares.

Por falar em veranear, ainda tem a chuva para respingar na pretensa comemoração dos aniversariantes de janeiro. É preciso consultar a previsão do tempo principalmente quem quer fazer um churrasco. Se chover... Alugar tenda. Mais um gasto.

Mesmo com tantas dificuldades, vale a pena literalmente comemorar mais um ano de vida, mais trezentos e tantos dias que tivemos para aprender, para nos humanizarmos cada vez mais e procurarmos ser felizes.

Vale a pena ir apagando velinhas e ir colecionando anos e anos!

Vale a pena por que cada ano é uma oportunidade de refazer rotas, trilhar novos caminhos, abandonar velhos preconceitos, alimentar outros sonhos e seguir em frente.

Parabéns, aniversariantes do mês de janeiro!

04 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023

*A bonita Laila Aragão feliz da vida com a notícia que será vovó. Seu filho Estilack Neto e a linda Marina Azevedo serão papais de uma menina que se chamará Liz. Parabéns!

*A vovó Fatinha Manhães muito feliz com a chegada de Martina para o seu filho Igor e a nora Pollyanna Paes.

*Synara Chaves Miller com o marido Fábio Miller e os filhos passaram o Natal em Minas Gerais, na casa da sogra que tem um sítio lá. Em seguida foram para Portugal passar 45 dias, já que a sogra é portuguesa.

*Renata Godoy de Freitas nos preparativos dos 15 anos do filhão Paulo Afonso em sua casa atafonense.

*Silvana e Ricardo Naked estiveram em Angra comemorando o Aniversário dela na última quarta.

*Lalinha e Sílvio Paes receberam Mônica Saramago e Fernando Ferreira Paes na fazenda para a virada.

*Kiki e Alessandra Vasconcelos curtiram os fogos de Copacabana no Réveillon.

*Rosane Tinoco com a casa atafonense cheia com a família, para as festas de final de ano.

*Oswaldo de Azevedo Pessanha, aniversariante da última segunda, comemorou entre amigos no lugar que mais gosta Farol de São Thomé.

*Sid e Edvar Júnior passaram a virada em Atafona onde receberam grupo de amigos.

*A bonita Maria Bussade deu um show de explicações nas suas respostas no Programa do Faustão na última quarta-feira. Orgulho para nós campistas!

NIVER Os parabéns de hoje vão para Eduardo Pedra, Anelis Mayerhofer, Luciana Dornelles Sampaio Peres, Ana Paula Soares, Fabio Chalita Hissa e Pat Chaves. Amanhã para Tarcísio Viana, Aline Souza, Douglas Campos e Luiz Lyrio Marins. Terça-feira para Marilene Barbosa Marinho Teixeira e Simone Campos. Quarta-feira para Leilane Félix Siqueira, Geovanna Ribeiro e Frederico Apolinário. Quinta-feira para Eduardo Chacur, Patrícia Oliveira Lisboa, Andréa Sepulveda e Danuza Crespo. Sexta-feira para Marcelo Mendes, Márcio Mendes, Robson Jassus, Wladimir Matheus de Oliveira e Gisele Prazeres Azevedo Naked Pereira. Sábado para Eduzinho Bahia Marinho Teixeira, Priscyla Bezerra, Doralice Maria Gonçalves,

05 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023
“Cuidado! Palavras machucam. E quem as ouve, nunca esquece”. Bárbara Coré
Ariuza Kury Izar abrindo a temporada em sua casa atafonense RAPIDINHAS Maria Inês Sence Ramos e Aninha da Silva. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos. Lia Mírian Aquino Cruz no Réveillon em São Paulo Grussaí: Jacqueline Lima Zulchner brindando 2023 Copacabana: Valéria Santos Jana no HotelRio Othon Palace Thaís Beda recebendo Graziella Aquino Cruz na sua residência em Chapéu do Sol Silvana Naked comemorando seu niver em Angra Bodas de Ouro: Sílvia Lúcia e Jeremias Garcia comemorando com a bela família Atafona: Alfeu Salomão descansando a beleza chez Simone e Artur Vitor Souza Vale Paulo Rubens Gomes Santos e sua filha Paola no Réveillon do Rio Júlia e Diogo Neves com os filhos Davi e Hugo em Portobello Flórida: Max Walter Zulchner e Ricardo aniversariantes do mesmo dia 1º de janeiro Atafona: Carol Aguiar recebendo a visita da amiga Marluci Sardenberg com a filha Paola e o genro Marcelo Pessanha
Ano Novo em Búzios: Mirza e WadyKury com Paolo, Cris, Bia e Léo
O aniversariante da próxima sexta-feira Wladimir Garotinho com sua mulher Tassiana, e os filhos Gabi e Anthony Neto em Farol de São Thomé Max Walter Zulchner e Cristina sendo recebidos em Miami pela irmã Inês Jerônimo e Ricardo
MARIA CLARA CHERENE 22997821057 - 22998325358 LEOZINHO E MARIA ALCANTARA
VALENTINA RANGEL ENRICO AZEVEDO MATHEUS E ALICE MOTHÉ
Carol Mothé
GONÇALVES PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023 07 PIETRO SOSSAI PEDRO LUIZ ESCOCARD
KEZEN Feliz 2023!!
MARIA
Fotos:
SARA
ISIS

CHEGA AO BRASIL O SUV MAIS POTENTE DO MUNDO

Os clientes da Aston Martin São Paulo tiveram seu primeiro contato com o DBX707, o SUV de luxo com 707 cv de potência. A apresentação do modelo aconteceu em um sábado, no dia 29 de outubro, último passado, durante um café da manhã realizado no showroom localizado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. A unidade apresentada, na cor Plasma Blue, tem vários itens de acabamento em fibra de carbono e preço de R$ 3.650.000,00.

Produzido na linha de montagem de Saint Athan, no País de Gales, o DBX707 eleva a Aston Martin ao auge do segmento de SUVs de luxo com uma combinação única de desempenho empolgante, dinâmica suprema, estilo inconfundível e luxo absoluto. O motor V8 biturbo de 4 litros (3.982 cm³) entrega potência máxima de 707 cv (520 kW) a 6.000 rpm e torque máximo de 91,8 kgfm (900 Nm) dos 2.750 aos 4.500 rpm. Esses números tornam o DBX707 ser capaz de ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e de atingir uma velocidade máxima de 310 km/h. É o SUV definitivo em todos os aspectos: extremamente rápido, muito potente e de excelente dirigibilidade.

Tomando o design amplamente aclamado do DBX, a dinâmica e o caráter agradável ao motorista como ponto de partida, o DBX707 se baseia brilhantemente nesses atributos autenticamente esportivos. Cada área do carro foi aprimorada para aumentar o desempenho, intensificar o prazer de dirigir e ampliar sua presença na estrada. O câmbio automático de 9 velocidades proporciona mudanças de marcha imediatas, dando ao motorista uma maior sensação de controle e capacidade de resposta. Para destacar o desempenho do DBX707, o Aston Martin DBX707 possui “Race Start” disponível nos modos GT Sport e Sport+ para maximizar a aceleração a partir da imobilidade e mostrar verdadeiramente o desempenho aprimorado.

O DBX707 apresenta um console revisado contendo novos interruptores de seleção de modo de direção. Em vez de entrar em um submenu dentro do sistema de infoentretenimento, o motorista tem controle imediato, e na ponta dos dedos, dos principais modos dinâmicos e configurações. Estes incluem botões dedicados para o modo de suspensão, ESP, modo de seleção manual de marchas (que agora mantém o manual como um carro esportivo, em vez de voltar ao automático) e interruptor de escapamento ativo, que abre as válvulas do novo sistema de escapamento esportivo com tubo de escape quádruplo sem a necessidade de estar no modo de condução Sport.

O estilo e o acabamento externo também possuem exclusividades. O novo tratamento frontal faz com que o DBX receba uma grade frontal maior, um novo design de DRL (faróis de rodagem diurna, na sigla em inglês), novas entradas de ar e dutos de resfriamento de freio, além de um novo perfil de divisor frontal. A grade

cromada acetinada (ampliada para aumentar significativamente o fluxo de ar de refrigeração para o V8 de alto desempenho e para a nova transmissão de 9 velocidades) possui palhetas duplas, com as seis barras horizontais agora divididas para criar mais interesse visual e tornar esta versão topo de linha imediatamente identificável.

Na traseira, tanto a forma estética quanto a função aerodinâmica foram aprimoradas. Novo spoiler adicionado à asa do teto, difusor traseiro duplo significativamente ampliado para atender ao novo sistema de escape quádruplo de grande diâmetro e novo para-choque traseiro com aberturas de painel integradas acentuam o aspecto musculoso do DBX707.

Por dentro, o DBX707 possui bancos Sport de série (bancos Comfort estão disponíveis como opção sem custo). Todas as opções de bancos vêm com ajuste elétrico de 16 posições e aquecimento na frente e atrás como equipamento de série. Existem três opções de ambientes internos: a de série, Accelerate, que apresenta uma mistura de couro e Alcantara; e as opcionais Inspire Comfort e Inspire Sport, que apresentam couro Semi-Aniline completo com emblemas Aston Martin bordados nos apoios de cabeça, faixa contrastante no centro do assento e padrão de perfuração no encosto e na almofada da base.

Para os clientes que procuram ampliar a natureza exclusiva do

DBX707 e criar algo verdadeiramente único, o Q by Aston Martin, o serviço sob medida da marca, oferece o máximo em personalização. Com uma ampla gama de opções, desde gráficos exclusivos até carbonos coloridos e materiais personalizados no interior e no exterior, cada carro “Q by Aston Martin – Comission” pode ultrapassar os limites do desejo e ser totalmente adaptado ao cliente.

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.

Sobre a Aston Martin Lagonda

A visão da Aston Martin é ser a marca britânica mais desejável e ultraluxuosa do mundo, criando os carros de alto desempenho mais viciantes.

Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e exclusividade. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.

A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado pelo tempo e belo estilo para produzir uma variedade de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB11, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie.

O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o CoalScuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme “007 Contra Goldfinger”, de 1964.

Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon e sua luxuosa linha de SUVs DBX é orgulhosamente fabricada em StAthan, País de Gales.

A Lagonda foi fundada em 1899 e a Aston Martin em 1913. As duas marcas se juntaram em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa agora está listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.

A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo.

Em 2020, o canadense Lawrence Stroll se tornou o presidente executivo da empresa. Foram feitos novos e significativos investimentos, um movimento que levou ao retorno da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aram-

. Motor Dianteiro,8 cilindros em V (V8), 4,0 litros (3.982 cm³), biturbo, à gasolina. Diâmetro do pistão x curso: 83 mm x 92 mm. Taxa de compressão: 8,6:1. Potência máxima de 707 cv (520 kW) a 6.000 rpm.

Torque máximo de 91,8 kgfm (900 Nm) dos 2.750 aos 4.500 rpm.

. Transmissão Câmbio automático de 9 velocidades.

Tração integral (4x4) ativa controlada eletronicamente. Cinco modos de condução adaptáveis: 4 on-road e 1 off-road

. Direção Elétrica progressiva (EPAS).

. Suspensão

Dianteira: Elo bipartido independente.

Traseira: Múltiplos elos extrudados e vazados.

Suspensão pneumática de câmara tripla adaptável com taxas de mola quádruplas.

Altura de percurso variável: pode ser aumentada em até 45 mm ou abaixada em 50 mm.

Amortecimento adaptativo “Damptronic Sky” de taxa variável com capacidade de ajuste independente para compressão e rebote.

. Rodas e Pneus Rodas dianteiras e traseiras: Aro 22” de alumínio forjado.

Pneus dianteiros: 285/40 YR22. / Pneus traseiros: 325/35 YR22.

. Freios

Discos de freio: Em carbono cerâmica ventilado e ranhurado de 2 peças semiflutuante. Os discos dianteiros medem 420 mm x 40 mm e os traseiros medem 390 mm x 32 mm.

@rodrigovianarodrigoviana 09 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023
Fotos: Arquivo pessoal, Fernanda Freixosa e Aston Martin.
Dimensões
Peso Comprimento:
Largura (espelho
espelho):
mm Altura:
Distância entre eixos:
Distância do solo
modo
offroad: 190 mm / 235 mm Peso bruto do veículo: 3.020 kg Distribuição de peso:
48%
Porta-malas: volume
litros . Desempenho Velocidade máxima: 310
Aceleração: 0 a 100
dos / 0 a 160 km/h:
Retomada: 80
120
gundos. Especificações Técnicas Aston Martin DBX707 coCognizant Formula One Team, tendo como um dos seus pilotos, o seu filho, Lance Stroll. Foiiniciada uma nova era para a icônica marca britânica. O Aston Martin DBX é um dos Medical Cars da Fórmula 1 e o DBX707 tem mais 157 cavalos de potência em relação ao DBX convencional. Estilo único e inconfundível A primeira DBX707 a chegar no Brasil Com o canadense Lawrence Stroll, Presidente Mundial da Aston Martin Rodas aro 22 em alumínio forjado O tradicional requinte da Aston Martin Motor V8 4.0 de 707 cv de potência No centro do painel, acima do multimídia, estão os botões para passar a marcha Traços fluidos do SUV mais potente do mundo Esportividade e sofisticação
.
e
5.039 mm
a
2.220
1.680 mm
3.060 mm
-
GT / máx.
52% (frente) e
(traseira)
total de638
km/h.
km/h: 3,3 segun-
7,4 segundos
a
km/h: 1,9 se-

QUE É BOM VER POR AÍ

PASSAPORTE

Jornalista Guilherme Belido com a mulher Wilselena programando viagem para a bela Beirute, quando serão ciceroneados pelo amigo Raimundo, leia-se Kantao do Libano, que além de recebê-los em seu país, vão rever família e amigos. Só estão de olho na evolução da covid, mas tudo indica que vão embarcar nesta emocionante e intrigante viagem.

COPABACANA PALACE

Tinham campistas sendo acolhidos no mais icônico e famoso hotel brasileiro, o Belmond Copacabana Palace, que mais parecia uma Torre de Babel pelas multi-línguas usadas para a comunicação entre os hóspedes. Todos em busca do melhor que aquele lugar tem para oferecer. O Copa, na intimidade, está festejando seus 100 anos de glórias.

A conterrânea Jackeline Louzada Alviani, que mora em Roma, na Itália e veio passar as festas de final de ano no Brasil, era uma delas. Depois de visitar amigos e família em Campos, lá foi ela ao encontro do grupo que a aguardava na capital.

Falo de Aline Oliveira, a pernambucana bacana que vive há algumas décadas na terra do Papa, bem casada com o empresário italiano Daniele, homem de negócios entre Roma e Dubai, e mãe de dois filhos lindos, A Sofia e o Léo, ocupando uma das suítes do hotel com vista para a piscina. Ela é estilista e fashion influencer, dona de uma beleza, alegria, amabilidade e charme de alma. Foram eles os anfitriões dos dias de festas antes de seguirem para férias em Porto de Galinhas e depois retornarem ao país de moradia. A grife brasileira Animale assinou a moda de sua virada e de editorial produzido pelo craque Marco Antonio Bazan. Um luxo!

AQUELE ABRAÇO!

Ano novo e a campistada parte rumo ao encontro do desejo da virada e na companhia ideal. A coluna tomou a reta da BR 101 e mais uma vez aportou no RJ, cidade que acolhe o universo da forma mais acolhedora possível. Cariocas são bonitos, são bacanas, são sacanas, são dourados, são modernos, são sexys,... como já canta Adriana Calcanhotto faz tempo em letra perfeita para combinar com esse povo.

NA ATLÂNTICA

Há poucos passos do Copacabana Palace, com vista linda para a praia de Copacabana, o apartamento da família Aguiar, no 13 andar, sempre virou um dos camarotes vips para assistir os fogos da virada. Emilce e Carlinhos Aguiar ocupam esse endereço há anos e amam receber amigos para dividirem os 4 janelões privilegiados para curtirem esse momento. Estavam lá com Andréa e Lulu Aguiar, Cristiane e Hildo Ferreira e Adriana e Dr. Philipe Camuzzi. Preparam mesa de ceia farta e saborosa brinde de champanhota para saudar 2023.

VIP

Um dos hóspedes mais assediados do hotel era o cantor Zeca Pagodinho, que a coluna chama de patrimônio cultural nacional, reconhecido em todo o universo. Estava lá com a família toda e quando chegou meia noite do dia 31 lá foi ele soltar gogó e ginga no palco oficial de shows na praia.

Uma passarela construída ligou o Copa ao palco na areia com direito a área reservada e levar os vips para curtir os shows sem tumultuar a vida. Por ela passaram o prefeito do Rio Eduardo Paes, a socialite Narcisa Tamborindeguy, o carnavalesco Milton Cunha, a cantora Iza, o gago mais famoso David Brazil, e por aí foi.

Duas festas aconteciam no hotel, uma nos salões, seguindo a tradição de anos e aglomerando ricos e famosos para jantar, brindar e ver os fogos do varandão de frente pro mar e outra na piscina, cheia de jovens lindos, bem nascidos, bem vestidos e bem animados. Buffet bacana e bebida gelada que descia goela adentro dessa turma.

MENU

A coluna foi conhecer a versão carioca do consagrado restaurante Nino Cucina, que já faz sucesso em São Paulo com seu cardápio de comida italiana, recebendo 17 mil pessoas por mês em seu recinto.

O Nino ocupa um o casarão de dois andares, com muro de pedras e mesas na calçada cobertas por ombrelones na Rua Barão da Torre, em Ipanema, quase esquina com a Garcia D’Ávila, onde funcionou por muitos anos o restaurante Le Vin. O lugar mais parece uma sofisticada e rústica vila da Toscana.

Foi lá que foi avistada numa das mesas Valéria Sampaio Péres comandando grupo chic como a joalheira Lúcia Lima e sua filha Eugênia Morena, que adornam mulheres sofisticadas entre Rio, São Paulo, Salvador e Recife. Também ocupava uma das cadeiras a amiga Jackeline Louzada. Em mesa vizinha outra campista de bom gosto apurado, Hilda Marcia Mansur.

GRUPO VIP

Partiram rumo a São Paulo Ana Maria Pellegrini, Suzana Lisboa, Lia Miriam Aquino Cruz, Fátima Raposo, Cecília Ribeiro Gomes, para juntas curtirem a chegada do ano novo hospedadas no maravilhoso Hotel Hyatt e virada em roftop com festança, música ao vivo e tudo mais. Noite de brilhos e astral lá nas alturas.

15 ANOS

BYE BYE

FELIZ TUDO!

Outra campista vista pelos quatro cantos do Copa foi a Danielle Guimarães que anda com desenvoltura em seu hotel do coração. Vive lá dentro, enfiada e festejando momentos únicos em sua vida. São datas comemorativas que não abre mão de serem marcadas naquele chão de estrelas.

10 PÁGINA 08 A 14 DE JANEIRO DE 2023
Fotos: Arquivo colunista TIM TIM Magda Gomes passou vendo os fogos com o amicérrimo Joaquim Alvaro Monteiro de Carvalho. É quase uma tradição. O socialite carioca sempre reúne um grupo de amigos em nobres endereços. Magda ama, vibra, faz suas orações de gratidão e seus pedidos com vibrações positivas. Os 15 anos de Paulo Afonso Godoy Freitas foi comemorado este fim de semana em pleno início de verão de Atafona. A festança das boas, marcada para às quatro da tarde, foi organizada pelos pais Renata e Paulo César Freitas, que são anfitriões de primeira linha. Na semana que vem a coluna conta tudo. Jackeline Louzada Alviani, depois de 1 mês pelo Brasil, embarca esta semana de volta a Roma onde mora. Lá a aguarda o marido Stefano Alviani, que não veio por ter que comandar o restaurante italiano com mesas lotadas nesta temporada de festas. Antes de embarcar em São Paulo, Jack foi festejar com a irmã Murinha Louzada,em Macaé, que estava aniversariando. Karla e André Barbosa viram romper do ano em Angra, hóspedes dos amigos Fernanda e Pedro Barata, em festa na casa de Germana Gerdau. Graziella Aquino Cruz usou amarelo para fugir da tradição do branco. Passou em Atafona.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.