J3News - Edição nº 319 (Jornal Terceira Via)

Page 1

Reeleito com 97.822 , o deputado estadual disse que sua expectativa é continuar avançando na reconstrução do estado. Para ele, que vem recebendo apoio na disputa pela presidência da Alerj, sua recondução à Casa, com número de votos superior ao pleito anterior, foi uma resposta ao seu trabalho.

PÁGINA 03 Dois anos dos prefeitos de Macaé, SJB, SFI e Quissamã PÁGINA 09 Em meio de mandato, prefeitos fazem balanço Wladimir celebra desempenho da Prefeitura em 2022
CAPA Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 319 CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023
Fotos: Divulgação Dom Atacados escolhe a Pecuária para se instalar PÁGINA 04 A loja vai gerar 200 empregos em Campos Alguns dos piores momentos de 2022 PÁGINA 05 Fatos de um ano para ser esquecido Mais segurança nas praias da Região Principais destinos no verão sob forte esquema de vigilância
em
COLUNA HERMÍNIA SEPÚLVEDA PÁGINA 05 Nutricionista ensina a minimizar os excessos das comemorações J3NEWS Detox pós-festas de fim de ano Quissamã aposta em drones Guardas nas praias de São João da Barra Monitoramento nas principais vias de Farol ALOYSIO BALBI GUILHERME BELIDO ESCREVE PÁGINA 07 Bacellar projeta 2023 de olho na presidência da Alerj PÁGINA 07 Foto: Divulgação
SJB | Prefeitura investe em alta tecnologia para dar segurança aos veranistas
Sasha Carneiro e Betina
clima de Ano Novo

Monitoramento por imagem é aposta para verão mais seguro

Municípios de Campos, São João da Barra e Quissamã vão empregar câmeras e drones

Um dos quesitos que o veranista mais leva em conta na hora de escolher onde vai aproveitar a estação mais quente do ano é a segurança. Com grandes extensões para guardar, as forças de segurança têm investido no monitoramento por imagens para tentar prevenir atos criminosos durante o verão no litoral. Municípios como Campos, São João da Barra e Quissamã montaram esquemas especiais com câmeras e drones, a fim de coibir atos ilícitos durante eventos culturais e esportivos, que reúnem multidões nas praias.

Em Campos, a secretaria municipal de Ordem Pública instalou 30 câmeras de monitoramento na orla da praia do Farol de São Thomé e em áreas de grande circulação no balneário, como por exemplo, próximo ao palco, a Lagamar e ao camping. São câmeras inteligentes, que têm alcance para identificar faces e placas, inibindo ações suspeitas e auxiliando na identificação de criminosos.

O monitoramento dos equipamentos está sendo realizado no Centro Integrado de Segurança Pública, instalado nos altos da rodoviária da praia campista, localizada na avenida Boa Vista. De acordo com o secretário Jackson Souza, o objetivo dessa ação é proporcionar maior segurança aos moradores e veranistas que vão ao balneário, não só com a atuação dos agentes, mas também com tecnologia e inteligência. “Nós vamos utilizá-las para resolver possíveis crimes que possam ocorrer, além de realizar a detenção e a identificação de infratores, transformando todo o balneário em um espaço seguro para, consequentemente, restabelecer a prática de esportes e diversão no verão do Farol”, afirma.

As imagens também vão estar disponíveis para as forças de segurança que atuam no local. “Trabalhamos de forma integrada e sempre que as polícias civil ou militar ou a Guarda Municipal precisarem, vamos estar prontos para aten-

der”, informa o secretário. Jackson também informou que as ações nas rodovias de acesso ao Farol serão reforçadas para impedir a chegada de indivíduos que vão para a praia a fim de cometer delitos. “Vamos intensificar as ações ao longo da RJ-216, com blitz em pontos estratégicos, para dificultar ações de criminosos que queiram ir até à praia perturbar a ordem e tirar o sossego de quem vai curtir e aproveitar a programação. Também realizaremos choque de ordem com agentes da Postura, da Guarda Civil Municipal e com policiais militares para manter o ordenamento e garantir a tranquilidade no balneário”, afirmou Jackson.

São João da Barra

Em São João da Barra, a Prefeitura está instalando 50 câmeras fixas e também do modelo speed dome, que permitem visualização em um ângulo de 360 graus em alta qualidade. Adicionalmente, vai utilizar drone nos dias de shows. As novas câmeras representam um reforço de 40% na estrutura que já funciona durante o ano em todos os distritos. Os equipamentos ajudam a solucionar de forma mais rápida e eficaz qualquer eventual tumulto. O reforço vai permitir que o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) registre imagens da central de monitoramento para eventuais investigações de delitos cometidos no município. A estrutura conta, também, com a atuação do Núcleo de Inteligência (Nuint), operado por policiais credenciados do Proeis com acesso aos sistemas que identificam veículos furtados, registros de armas e mandados de prisão.

“O que nós estamos fazendo é uma ampliação, qualificando essas imagens, porque não basta ter as imagens e não ter qualidade. Sobretudo com as câmeras speed dome, que captam imagens de muita qualidade e permitem ao operador aproximar, utilizando os recursos de uma forma cada vez melhor, possibilitando um maior auxílio das equipes de segurança nas ruas”, disse o secretário municipal de Segurança Pública Anderson Campinho.

A eficácia do sistema foi testada na prática no último dia 25, durante a parada natalina da cidade. Milhares de pessoas se reuniram na área central para assistir ao desfile tradicional dessa época do ano. No meio do evento, um incidente

acabou atrapalhando a festa. Uma correria fez com que a parada fosse interrompida por alguns instantes. A Guarda Municipal interveio e houve princípio de pânico. As câmeras permitiram identificar a origem da correria em uma briga entre duas mulheres, que se agrediram mutuamente, assustando as pessoas à volta.

Durante toda a temporada de verão haverá blitzes em pontos de chegada para as praias e a fiscalização para coibir o tráfego de veículos na faixa de areia da orla será intensificada. Serão seis quadriciclos com equipes do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Proeis e Guarda Civil Municipal. Os agentes também vão atuar para impedir que haja perturbação do trabalho e do sossego em todo o município. Nas praias, em apoio ao Corpo de Bombeiros, estão sendo instalados 30 postos com 60 guarda-vidas do Açu ao Pontal de Atafona, que atuarão nos postos 4, 3 e 2.

Quissamã

Em Quissamã, a Prefeitura está investindo na modernização dos equipamentos e na qualificação profissional da Guarda Civil Municipal e da secretaria municipal de Segurança Pública e Trânsito, visando realizar eventos com mais segurança no verão. Um drone está sendo utilizado para auxiliar as equipes em diversas situações de patrulhamento.

Além de patrulhamento em eventos de grande porte, o equipamento é utilizado para acompanhamento do trânsito, fiscalização ambiental, atuação em situações de resgate e salvamento.

“Vamos utilizar o drone para mapear o trânsito e as áreas de eventos das praias de João Francisco e Visgueiro. Agentes da Guarda Municipal receberam treinamento para operacionalizar o equipamento. Um dos principais desafios neste período nas praias é a fiscalização dos carros com som nas ruas. Para isso, haverá operações da Guarda Municipal, com apoio das secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil”, disse a Prefeitura, por meio de nota.

São Francisco de Itabapoana

O J3News entrou em contato com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana para saber como o município elaborou o esquema de segurança para o verão, mas não obteve resposta.

03 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023 Especial
São João da Barra
Farol de São Thomé | Equipamentos instalados na praia permitem identificar rostos de pessoas e placas de automóveis Quissamã | Forças de segurança usarão drone para fiscalizar trânsito e eventos nas praias de João Francisco e Visgueiro São João da Barra | Uso de câmeras do tipo speed dome permite capturar imagens em 360 graus com grande precisão Fotos: Divulgação

AloysioBalbi

Dom Atacados escolhe a Pecuária para instalar sua loja em Campos

Mais uma loja de rede atacadista está chegando a Campos. Agora é a vez do Dom Atacadista, que já escolheu a sua área: será na Pecuária. A loja vai gerar 200 empregos.

Campos e São João da Barra no foco de investimentos e empregos em 2023

O ano de 2023 se desenha promissor para Campos e região economicamente falando. Campos e São João da Barra estão no foco de investimentos diversos. O setor de energia vai gerar, no curso deste ano, mais dois mil empregos no Porto do Açu, com investimentos de muitas empresas, entre elas a Shell. A construção civil deverá ser retomada com força. No segmento do comércio, existe a previsão de expansão com a chegada de lojas que já marcaram seu território alugando áreas no perímetro urbano da BR-101. Na indústria, o início das atividades da nova Usina Paraíso, a chegada de uma indústria de alimentos do Paraná e outra de beneficiamento de pesca.

Até petroleira do Catar de olho na Bacia de Campos

A petroleira TotalEnergies e a QatarEnergy estão com uma licença obtida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para um novo bloco exploratório na região de Água Marinha, na Bacia de Campos.

GNA no Açu cria plataforma de desenvolvimento de projetos na área de energia

A Gás Natural Açu (GNA), joint venture formada pela Prumo, Bp, Spic Brasil e Siemens, anunciou seus planos de financiar a construção de uma plataforma para desenvolvimento para futuros projetos de energia renovável. De acordo com o consórcio, a iniciativa só foi possível devido ao decreto estadual 45.308/2015, regulamentado em setembro de 2022, concedendo tratamento tributário especial para usinas de geração de energia elétrica.

Opinião

Lula, expectativa X realidade

Ainda não há uma previsão para começar a funcionar, mas seria no curso do primeiro semestre de 2023.

Agente da PF de Campos fala ao jornal The Washington Post sobre desarmamento no Brasil

O agente da Polícia Federal de Campos e escritor Roberto Uchôa, que participou da equipe de transição dos governos Bolsonaro/Lula no item desarmamento, foi entrevistado sobre o assunto pelo “The Washington Post”, um dos jornais mais influentes dos Estados Unidos. Uchôa parte agora para mais um curso de graduação na União Européia.

Búzios aposta em 2023 em casamentos às 5h, com o nascer do sol e café da manhã Uma nova onda de casamentos está programada para a temporada de maio, mês das noivas, em Búzios. Não é nenhuma novidade o charme de casar em Búzios. Mas, agora, a indústria casamenteira buziana inova com cerimônias no horário das 5h. O objetivo é de que os noivos façam suas juras perante o raiar do sol. No lugar de jantar, um gordo café da manhã para os convidados. Um casal de campistas casou neste modelo em Búzios antes do Natal passado.

Advogado campista se casa abaixo de zero em NY com arquiteta mexicana

E como o assunto é casamento, Diogo Sampaio Perez Fagundes, filho do desembargador aposentado Willian Felisberto Fagundes e da advogada Valéria Sampaio Perez, casou-se no Natal com a arquiteta mexicana Cecília Gonzales-Rubio. O casamento foi em Nova York, com o amor acima de tudo, mesmo com a temperatura abaixo de zero. Diego mora em NY desde que concluiu o mestrado de Direito em Londres e atua no mercado financeiro.

Campistas que enfrentaram o frio extremo e histórico da virada nos Estados Unidos

Enquanto isso, o cirurgião dentista e empresário campista Carlos Adão Rodrigues Barcelos com a esposa, a médica Cândida Barcelos, passaram frio bravo em NY na nevasca extrema e histórica. Ele conta que as autoridades colocavam toneladas de sal nas ruas para tentar derreter a neve e as pessoas pudessem caminhar. A sensação térmica foi de 30 graus negativos. O casal vai sentir

já que retorna agora em janeiro,

Associação de Supermercados do Rio consegue tornar sem efeito na Justiça Lei Municipal que proíbe cobrar por sacolas

Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), através de uma ação ordinária com pedido cautelar de urgência, antecipada e incidental contra o Município de Campos dos Goytacazes, desautoriza a aplicação da Lei Municipal n. 9.120/2021, que proíbe a cobrança pelo fornecimento das sacolas, ainda que recicláveis ou reutilizáveis, biodegradáveis, alegando inconstitucionalidade. A tutela de urgência foi deferida pela presidente da 3ª Câmara Cível do Tribunal

tiça do Estado do Rio de Janeiro, a desembargadora Helda

Meireles.

Realizações no presente: Perspectivas para o futuro!

O ano de 2022 se encerrou no calendário, mas seus reflexos dão mostra de que nem tão cedo ele acabará de fato. Foram dias e dias muito intensos, traumáticos e esgotantes que provocaram feridas emocionais na nação brasileira que dificilmente cicatrizarão em pouco tempo. As eleições deixaram um país rachado, cheio de dúvidas e medos de um lado e muitas expectativas e promessas do outro. Mas, na verdade, diante da real situação, o Brasil está tenso.

Lula chega ao seu terceiro mandato com um peso gigantesco do seu passado (positivo e negativo) e um peso maior ainda do seu futuro, ou seja, tudo que ele vai ter que fazer para não voltar a ser manchete policial nos jornais do mundo inteiro. E ambos, passado e futuro, irão estar se chocando constantemente querendo ele ou não. Ninguém nega que Lula é um fenômeno. Gostando ou não dele, essa é a verdade. No entanto, uma coisa é fazer política no palanque e exercer a habilidade do convencimento, outra é concretizar essas palavras em fatos num mundo totalmente diferente de quando esteve na presidência da república há 20 anos. E Lula sabe disso. Sabe, também, que, mais uma vez, sua história estará em jogo. Sabe que será cobrado intensamente por seus atos e palavras. Sabe que não terá perdão novamente caso erre. O que se espera do presidente Lula, então, é que ele entenda isso, que não há espaços para manobras nem passos em falso, até porque, passada a festa da posse, o que vem pela frente são os desafios que ele mesmo se impôs ao prometer ao povo brasileiro que sob seu governo tudo ia ficar melhor. E o povo não vai se esquecer disso.

Dois mil e vinte e dois chegou ao final, e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense - Cidennf encerrou as atividades do ano com êxito e a sensação de dever cumprido. Foram vários desafios e conquistas ao longo deste ano, adquirindo experiências e fazendo o nosso melhor que é promover o desenvolvimento regional, melhorar a qualidade de vida dos mais 1,2 mil habitantes dos municípios integrantes e alcançar bons resultados.

Foram 365 dias planejando e realizando ações, projetos e programas, que estão efetivamente sendo implementados nos 17 municípios participantes. Porém, é importante ressaltar que isso foi possível devido a participação assídua dos prefeitos, prefeitas, e da presidência do Consórcio, que estiveram na busca incansável de parcerias e de recursos para o projeto turístico, que resultou no recebimento de R$ 10 milhões do Fundo Soberano da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, direcionado, especialmente, à Rota Turística Regional Caminhos do Açúcar. E neste âmbito da captação de recursos, também é importante colocar o recebimento de nossas três emendas de bancadas - uma destinada para aquisição de máquinas e implementos agrícolas para a Patrulha Mecanizada, e duas para investimentos, ainda, no turismo.

Outras parcerias foram firmadas e entregas importantes foram feitas aos municípios, como a melhoria no parque de iluminação pública, através da aquisição de lâmpadas leds, adquiridas pelo Procel Reluz, sendo o Cidennf o único consórcio do estado do Rio de Janeiro selecionado na chamada pública. Além disso, lançamos o Programa de Inspeção Municipal executado pelo Consórcio, o Sim/Cidennf.

Todo esse planejamento e ações em 2022, foram pensados juntamente aos gestores, a fim de propiciar boa gestão aos municípios e melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Porém, as atividades para 2023 vão muito além do que foi descrito acima, com projetos nas áreas da Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Turismo, e nas demais áreas de atuação do Consórcio.

É com satisfação e na certeza do cumprimento da missão do Cidennf, que encerro este artigo agradecendo a todos os parceiros, prefeitas e prefeitos dos municípios consorciados, que por meio da união, vêm lutando para o crescimento e desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Esperamos que em 2023 possamos continuar trabalhando juntos para o progresso.

Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes

Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Marcos Curvello - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Gerência Comercial: (22) 2738-2700

Rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ

Impressão: Parque Gráfico do Jornal

www.j3news.com \ jornalterceiravia
Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47
O
de São Paulo
Estado
O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via
04 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023
Com Girlane Rodrigues um choque térmico danado, vindo para temporada em Grussaí. de Jus Lima Vinícius Viana - Secretário Executivo do Cidennf

Piores momentos de 2022

Apenas alguns poucos, entre tantos, de um ano para ser esquecido

Não se trata de resumo e tampouco de retrospectiva do que de pior se viu em 2022. Até porque, necessitaria de páginas e páginas.

Bem diferente, onde nem mesmo a cronologia é observada na posição das matérias inseridas neste espaço, a despretensiosa iniciativa busca sublinhar alguns poucos acontecimentos – entre um turbilhão de episódios – que marcou negativamente o ano.

Fosse um trabalho jornalístico profundo, iria de A a Z – com sobras. Mas não é.

De toda forma, em especial do terreno político, o Brasil viu passar ‘diante de seus olhos’ um dos piores anos da história, marcado por insegurança institucional, baixo nível do que disseram os postulantes a cargos eletivos, campanha presidencial marcada por acusações pessoais, ofensas, denúncias de escândalos... e por aí segue.

Boa parte dos grandes grupos de comunicação do país optaram por uma atuação militante e os poderes constituídos não seguiram o norte da harmonia. Enfim, a pandemia – felizmente sem os números tão dramáticos de 2020 e 2021 – segue presente e com o vírus em curva ascendente, o quem nem por isso é menos trágico.

Resta esperar que 2022 seja apagado de nossa história e que não traga para o Novo Ano a instabilidade e insegurança que muitos temem.

Este texto, escrito no dia 29, espera um Ano Novo com vida nova e fantasmas no passado.

Fake news

No âmbito tecnológico, a Internet mostrou ser um extraordinário meio de comunicação, permitindo revolucionário compartilhamento de informações via mídias digitais e, particularmente, nas redes sociais.

Mas, como nem tudo são flores, trouxe a reboque o lado obscuro – criminoso, mesmo – das famosas fake-news, notícias falsas que tanto mal e confusão causaram.

Sem qualquer compromisso com a Língua – problema menor – servem como disseminadores de ódio, não raro no escurinho do quarto e com perfis falsos.

Em 2022, essa prática infame foi elevada a outro patamar, torpe mesmo, particularmente no conturbado cenário da sucessão presidencial.

A Justiça tenta conter seu avanço, mas não basta combater o efeito. É urgente que se crie mecanismos que alcancem o cerne do distúrbio.

Campanha presidencial

O brasileiro assistiu neste 2022 a campanha eleitoral mais baixa de que se tem notícia de todos os tempos, particularmente no âmbito presidencial.

É assustador verificar que na disputa dos cargos mais elevados, enorme fatia dos candidatos disputou cargos com contas a acertar com a Justiça – pendurados em intermináveis recursos e outras circunstâncias. Gente envolvida em corrupção.

Mas, no confronto entre Lula e Bolsonaro, o que se viu foram que os projetos e programas de governo empurrados para o final da fila, visto que o “debate’’, que deveria esclarecer o eleitor, foi centrado em acusações, ofensas e denúncias de escândalos.

No último confronto da TV (Globo), três dias antes da eleição, a palavra que mais se ouviu foi “mentiroso”, numa competição de quem melhor conseguia desqualificar o oponente.

A guerra de Putin

O “evoluído” século 21 foi invadido pela falta de civilidade que marcou o século passado. O ímpeto expansionista – conquistar e anexar –que se achava sepultado nos anos 1950, se revelou por inteiro em 24 de fevereiro, quando o exército russo invadiu a Ucrânia.

Ainda que fosse uma operação de semanas,

estaria fora de seu tempo... fora das guerras por território comuns nos regimes ditatoriais de 70 anos atrás. Mas, a guerra de Putin está a pouco mais de 30 dias de completar um ano.

Como justificativa – sobre a qual não se entra no mérito – Vladimir Putin deu o pretexto que em 2014 o governo ucraniano passou a se apro-

A pandemia que não acaba

A previsão inicial era de que a pandemia do coronavírus fosse vencida em dois anos. Mas... estamos indo para três. Neste ano, chegou a apresentar queda relevante, mas as autoridades retiraram, prematuramente, as medidas restritivas. Além das aglomerações e nenhuma fiscalização de distanciamento, por absurdo que parece as máscaras foram desobrigadas.

Os shows do começo do ano aconteceram. O carnaval fora de época, também. O vírus oscilou, deu sinal de que iria embora, mas voltou. Apenas como exemplo: dia 27 foram 250 novos óbitos; dia 28, 337 e sexta (29), 179 mortes.

A tendência de alta segue pelo 39ª dia seguido e temos pela frente as festas de fim de ano, verão e carnaval. Como dizia o Barão de Itararé, “As consequências vêm depois”.

Como anunciado no alto da página, apenas alguns aspectos negativos de 2022 foram retratados na matéria. Por absoluta falta de espaço, ficou de fora os dois últimos meses do presidente Bolsonaro, nos quais praticamente não governou. Ora, passar a faixa ou não, é deliberação dele e prevista

na

ximar do ocidente, inclusive com a intenção de entrar na Otan.

Seja como for, o conflito está cobrando a conta. Além das vidas perdidas e do sofrimento atroz de famílias inteiras – cidades, ruas e casas devastadas mostram o horror da guerra. A resistência ucraniana é heroica e surpreendente. Na

Calheiros relator de CPI

Respondendo (ao menos até poucos meses) a inúmeros processos no STF, denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro e, ainda, investigado pela PF, o senador Renan Calheiros foi indicado para ser o relator da CPI da Covid no Congresso.

O “histórico” de Calheiros vem de longe, desde contas pagas pela Mendes Jr. a notas fiscais ‘frias’ emitidas junto a frigoríficos próximos onde o senador tem fazendas. Sem comentário

Outro episódio negativo – ainda que pessoal e sem maior gravidade – foi o ‘perdeu Mané’ do ministro Luís Roberto Barro-

‘guerra’ paralela de informações e contra informações, não se sabe ao certo em que pé está o conflito.

Vale lembrar frase de Boaventura Santos, ao dizer que “Porque não soube tratar das causas da crise da Ucrânia, a Europa está condenada a tratar das suas consequências”

Erros gritantes das pesquisas

Que as pesquisas podem influenciar o eleitor, principalmente o indeciso, é certo.

Logo, quando os erros dos institutos são inaceitáveis, alguém é prejudicado. Em setembro, o Ipec disse que a diferença de Lula para Bolsonaro era de 17 pontos. Um dia antes (26-09), o comentarista da Globo News, Mauro Paulino, disse que Lula havia batido no teto.

A diferença no 1º turno entre ambos os candidatos foi de 5%. O sr. Paulino deveria procurar outra coisa para fazer. (No 2º turno, Lula foi eleito com 1,8 de votos à frente de Bolsonaro – a menor diferença da história das eleições)

so. Na oportunidade, o ministro – costumeiramente educado e cortês – responde com linguagem usada por bandido, o que não condiz com a cadeira do STF.

Já indo para um lado ridículo – mas que de tão ridículo merece registro – o compor-

tamento do Chef Salt Bae, que serve carne com ouro, e que está sendo banido de vários eventos por suas atitudes inconvenientes. Aliás, servir bife de ouro, ao preço de R$ 4, 6 ou 10 mil, é uma bofetada nos milhões e milhões que passam fome mundo afora. E quem pede esses pratos, também.

05 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023
Constituição. Mas ficou muito mal que não tenha cumprido seu dever de governar até o último dia.
FALTOU DIZER
05 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023

Um ano resumido em 120 notícias Retrospectiva

O ano de 2022 entrou para a História. No Brasil, a disputa eleitoral deu o tom de acirramento. Além da política, a violência e as tensões se manifestaram nos lares, rodovias e celebrações coletivas. Mortes inesperadas, crimes chocantes e doenças desafiaram a todos. Do início ao fim do ano que se encerrou, a Natureza se manifestou de forma destrutiva, causando transtornos em

l Mulher é assassinada no primeiro dia de 2022 em São Francisco de Itabapoana; suspeito é preso em Campos

l Wladimir Garotinho denuncia golpe de celular usando nome da primeira-dama Tassiana

l Campos confirma o primeiro caso de Influenza H3N2

l Rio Paraíba chega a 10m e invade casas da Coroa, em Campos

l Mais de mil pessoas estão fora de casa em São Fidélis, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Aperibé, em decorrência da enchente

l Dique em Barcelos rompe e alaga BR-356

l Sargento da PM morre ao cair de escada sem corrimão em Campos

l Carla Machado renuncia à Prefeitura de São João da Barra l Ruas da área central começam a receber sinalização para mudança de sentido l Cartórios de Campos registraram mais de mil crianças sem o nome paterno na pandemia l Adolescente apreendido com oito bombas de fabricação caseira em shopping

l Técnico campista agride árbitra em partida de futebol no Espírito Santo l Câmara de Campos aprova por unanimidade Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Campos dos Goytacazes e cidades vizinhas, por conta de chuvas intensas. As intrigas políticas deram trégua durante a Copa do Mundo de futebol. Não deu Brasil, mas Argentina. O ano 2022 também foi de renovação. Após uma década de fundação, o Sistema de Comunicação Terceira Via passou a se chamar J3News. O jornalismo do J3News publicou cerca de 800 notícias

l Motoristas de van fazem nova manifestação em Campos

e reportagens por mês. Foram quase 10 mil só em um ano. O jornal selecionou 10 manchetes mensais que mais repercutiram entre os leitores e internautas. Em Campos e região, por exemplo, alagamentos e a visita do presidente Jair Bolsonaro tiveram grandes destaques em janeiro passado. A disputa para a presidência da Câmara de Vereadores de Campos repercutiu

e trouxe desgaste político para o prefeito Wladimir Garotinho. Investimentos em diversas obras e serviços públicos também trouxeram satisfação para o chefe do Executivo municipal. As 120 notícias escolhidas nesta edição ajudam a narrar um pouco da trajetória de Campos, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil no ano que passou.

l Com 13 novas termelétricas, região Norte produzirá mais energia que Itaipu l Delegados afirmam que apreensão em refinaria foi a maior da história da Polícia Civil em Campos

l Os 10 anos do Sistema de Comunicação Terceira Via são narrados por seus profissionais l Bandido armado invade sho-

l Rafael Lucca é a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em Campos

l Homem é preso dentro do Shopping 28 por atirar em advogada l Mãe condenada a 34 anos de prisão por matar filha a facadas em Travessão l Bolsonaro é recebido no Porto do Açu e vai ao encontro de apoiadores em Campos

l Policiais da Operação Campos Presente salvam criança de dois anos que estava engasgada em escola l Família arrecada fundos para retirada de tumor cerebral em adolescente em Campos l Taxista salta de carro em movimento para fugir de assaltantes em Campos

l Criança de dois anos morre com Covid e Prefeitura faz apelo para vacinação infantil l Volume de chuva das últimas horas é maior do que o previsto para todo o mês de fevereiro em Campos

l Profissional de saúde finge vacinar criança em Campos

l Governo anuncia nova licitação para a retomada da obra da Ponte da Integração

l Atropelamento mata Pirica, filho do empresário Maurício Martins, da Big 13 Jeans l MP aperta Prefeitura de Campos para cumprir exigências

l Incêndio destrói oito ônibus em Itaperuna

l Estudante de Direito é flagrado tentando entrar com drogas em presídio

l Juiz suspende processos de cassação dos 13 vereadores de oposição de Campos

l Ameaça de morte a alunos do IFF Centro preocupa instituição e autoridades

l Homem morre após ser espancado e deixado em baú abandonado em Campos

l Wladimir anuncia retorno do “Bairro Legal” no Esplanada, Julião Nogueira e Parque Saraiva

l Passagem de ciclone extratropical causa ventos em Cam-

para o retorno das aulas 100% presencial

l Marquinho Bacellar eleito presidente da Câmara e sessão é suspensa após tumulto l Mesa Diretora anula eleição de Bacellar para a presidência da Câmara l Morre em Campos a professora Luanda Bittencourt; ela foi baleada pelo ex-marido

l Polícia Civil indicia mulher por aborto e ocultação de cadáver l Wladimir encaminha à Câmara projeto de lei de equiparação salarial dos professores ao piso nacional

l Defesa Civil de São Fidélis interdita Cachoeira do Oriente após três mortes em cinco dias l Crescem casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes em Campos

l Polícia Federal busca por chefes do tráfico de drogas em Campos; eles usavam empresas de fachada para ocultar patrimônio de R$10 milhões

l Câmara de Campos completa um mês sem sessão

l Siprosep anuncia paralisação caso não haja resposta sobre reajuste salarial

l Morre em Campos a assistente social e servidora pública Laura Pereira Pinto

l Câmara abre procedimentos administrativos contra vereadores de oposição e pode cassar mandatos

l Menina nasce no meio da rua no Jardim Carioca, em Campos

l Cláudio Castro é reeleito governador do Rio de Janeiro

l Em Campos, Bolsonaro teve 58,01% e Lula 34,16% no primeiro turno

l Mesa Diretora da Câmara Municipal extingue processos contra 13 vereadores faltosos

l Hospital Psiquiátrico Dr.João Viana anuncia fim das atividades após 75 anos

l Cidade da Criança é reaberta pelo prefeito Wladimir após mais de dois anos fechada ao público

l Prefeitura de Campos mobiliza sociedade para atingir meta de vacinação que previne a poliomielite

l Cláudio Castro e Flávio Bolso-

pping de Guarus, rende funcionária e rouba quatro iPhones l Bebê de 11 meses morre por complicações da Covid-19 em Campos l TRE condena Garotinho a 13 anos na Operação Chequinho l Noite memorável marca os 10 anos do Sistema de Comunicação Terceira Via l TCE determina que Ceperj suspenda pagamentos de projeto de R$ 282,8 milhões l Professor de inglês de 41 anos é preso por estupro de vulnerável, em Campos l Itaperuna tem primeiro caso confirmado de varíola dos Macacos

l Justiça proíbe contratação e pagamento de pessoal pelo Estado, via Ceperj, sem transparência

l Em seis meses, Vigilância Sanitária de Campos apreendeu quase 11 toneladas de alimentos impróprios para consumo l Ministro garante que voos do Santos Dumont para Campos e Macaé não passarão por Campinas

l Empresário e jornalista é assassinado a tiros dentro do carro, em Italva

l Doze presos são flagrados com drogas dentro do estômago no presídio masculino em Campos

l Com mais um caso confirmado, Campos tem três pessoas infectadas pela varíola dos ma-

pos de até 65 km/h l Polícia Federal faz operações contra estudantes de Medicina suspeitos de fraude em Campos e região l Médica é denunciada em Campos por erros em procedimentos estéticos l Justiça condena pais do bebê espancado em São Fidélis

l Caso suspeito de hepatite aguda desconhecida é notificado em Campos l Prefeitura de Campos faz acordo com a Caixa para dívida de R$ 1,2 bilhão

l Relicitação da BR-101 e licitação da BR-356 são discutidas na região

l Homem é assassinado a facadas na Praça São Salvador e suspeito é preso no local l Longas filas e falta de dinheiro em caixas eletrônicos geram protesto do Sindicato dos Bancários l Onça-parda é vista na região de Itereré e encanta pela beleza l Homem assalta, abusa sexualmente de mulher e é preso

dentro de banco com a vítima

l Jovem de 21 anos é assassinada enquanto andava de bicicleta, em São Francisco de Itabapoana

l Petroleiro é detido ao tentar embarcar com maconha no Heliporto de Farol

l Azul suspenderá voos diretos entre Campos e Rio; conexão será feita em Campinas

cacos

l Estado do Rio perde R$ 6,2 bi com política de redução do ICMS dos combustíveis l Wladimir dá início a pacote de obras com recuperação de 103 ruas de Campos

l Primeira morte por varíola dos macacos registrada no RJ ocorre em Campos, nesta segunda l Campos tem quase 370 mil eleitores aptos a votar no dia 2 de outubro

l Mulher tem tumor de 46 kg retirado em hospital de Itaperuna l Justiça nega recurso a vereadores de oposição e mantém eleição da Câmara anulada l Prefeitura de Campos faz a maior reorganização administrativa dos últimos 20 anos l Primeiras cirurgias de cabeça e pescoço no Mutirão da Saúde de Campos são feitas

l

l Morre o empresário campista

l Garotinho desiste de concorrer à eleição após TRE barrar sua candidatura

l Morre em SP o colunista do Jornal Terceira Via, Candinho Vasconcellos

l Mesa Diretora suspende processo administrativo de cassação dos 13 vereadores de oposição

l Estado confirma morte de menino de 10 anos por febre maculosa em Campos

naro participam de carreata e comício em Campos

l Morre no HFM a menina de 12 anos, vítima de tiroteio na Pelinca

l Lula é eleito o presidente do Brasil para seu 3º mandato l Manifestantes interditam BR101 pela segunda vez em menos de 12 horas, em Campos

l Manifestação pró-Bolsonaro reúne campistas em frente ao Exército

l Campos registra mais duas mortes por febre maculosa

l Ministério Público apreende R$ 250 mil em construtora de Campos suspeita de envolvimento em irregularidades

l Empresário campista morre após acidente em praia turística do Rio Grande do Norte l Primeira turma da Faculdade de Medicina de Campos se reúne para celebrar os 50 anos de formatura

l Morre no Ferreira Machado a terceira vítima baleada em festa do título da Libertadores, na Pelinca

l Incêndio atinge Hotel Flávio, prédio histórico na área central de Campos

l Morrem o ex-prefeito Rockfeller de Lima e os cantores Gal Costa e Erasmo Carlos

l Terceira Via agora é J3News: nova era nas comunicações em Campos e região

l Mesa Diretora: com chapa única, oposição vence eleição na Câmara Municipal

l Corpo de bombeiro baleado ao tentar impedir assalto é sepultado em Campos

l 134ª DP realiza maior apreensão de drogas da história da Polícia Civil em Campos

l Orçamento de Campos para 2023 está estimado em R$2,6 bilhões

l Novo Shopping Popular Michel Haddad é inaugurado em Campos

l Brasil perde nas quartas; Argentina conquista o tricampeonato mundial

l Sérgio Cabral deixa cadeia para cumprir prisão domiciliar

l Dique cede na XV de Novembro e carro cai no Rio Paraíba

l Covid: pela terceira semana

seguida, Campos mantém ocupação de UTIs acima de 60%

l Campos decreta situação de emergência em função das chuvas intensas

l Pelé morre aos 82 anos e mundo perde o rei do futebol

06 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023
Maio
Agosto
Outubro Novembro Dezembro
Em uma breve retrospectiva, reveja alguns fatos que marcaram Campos, o Estado do Rio de Janeiro e o país em 2022 Janeiro Fevereiro Março Abril
Junho Julho
Setembro
no Hospital Dr. Beda Prefeitura e Governo do Estado entregam nova emergência do HGG Gilberto Cruz Ocinei Trindade

Destaque

Ano novo já chega com contas a pagar; saiba como se programar

Gastos com IPTU, IPVA, matrículas escolares, entre outros, requerem planejamento

O ano de 2023 chega com novos boletos vencendo na casa do brasileiro. Contas fixas de início de ano, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de taxas de matrícula e compra de material escolar já entraram na contabilidade das famílias. Com a inflação mais baixa que no ano passado, e a tímida recuperação da renda e do emprego, a expectativa do economista Ranulfo Vidigal é otimista.

“O aumento nominal destas contas não será tão salgado quanto foi em 2021, quando a inflação estava em mais de 10%. Este ano, a inflação está variando entre 5% e 6% e, além disso, aumentou o número de empregados com a tímida recuperação da economia”, explicou Vidigal.

O economista aposta que o brasileiro tenha guardado parte do 13º

salário para utilizar no pagamento destas contas. Ele sugere, também, a opção de parcelamento ao longo do ano. “Para quem tiver liquidez, basta fazer a conta entre quanto ganham por aplicação e o desconto que é dado ao pagamento à vista para, então, fazerem suas melhores escolhas. Não há receita de bolo”, falou.

A advogada Raquel Lima Nogueira Pinto, de 45 anos, não costuma planejar seu orçamento anual, mas tem uma estratégia para pagar as contas de início de ano.

“Procuro não fazer dívidas no fim do ano e controlo o consumismo por saber que as despesas irão aumentar nos próximos meses. No meu caso, a compra por compulsão tem que ser evitada. Outra saída é tentar economizar, sempre que possível, os gastos inevitáveis, como energia e água. Tudo

isso ajuda a sobrar um pouquinho mais no orçamento do início de ano”, contou.

A família da advogada, além de ter de lidar com as contas extras, vai ter que incluir no orçamento de 2023 despesas da faculdade de um dos filhos. “Será um grande desafio. Desta forma, teremos que fazer mais ajustes e priorizar gastos. Tudo na vida é questão de escolhas, e na nossa família não é diferente. A nossa prioridade é deixar o legado do conhecimento para nossos filhos e dar possibilidades a eles para que caminhem e construam suas próprias histórias”, ressaltou.

IPTU de Campos

A equipe da secretaria municipal de Fazenda de Campos já iniciou os trabalhos para geração e disponibilização das Guias para o

recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2023. Atualmente, em Campos, a cobrança está regulada na Lei Complementar 01/2017 e suas alterações. Considerando que a cobrança anual exige o cumprimento de várias etapas até a efetiva disponibilização dos Documentos de Arrecadação Municipal (DAM), a pasta prevê para a próxima semana, a divulgação das datas e formas de pagamento. Para a cobrança do IPTU 2023, os técnicos da secretaria destacam que não haverá majoração do imposto, incidindo apenas a atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) que, desta vez, será de 5,90%, conforme publicação oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), índice, aproximadamente, 50% abaixo do praticado no exercício de 2022, que foi de 10,42%.

IPVA

A Secretaria Estadual de Fazenda divulgou dados para o cálculo do IPVA 2023. O proprietário do veículo deve consultar o valor venal do carro pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) de setembro de 2022 e multiplicar pelo valor da alíquota que é de 4% para carros flex, 2%

para motocicletas, 1,5% para veículos com GNV e híbridos, e 0,5% para os movidos exclusivamente por energia elétrica. A alíquota para veículos abastecidos com diesel é de 4%, exceto utilitário (3%).

Pela tabela do IPVA, os pagamentos começam no dia 23 de janeiro de 2023. Os vencimentos variam de acordo com o número final da placa de cada veículo. Há a opção de pagamento em parcela única com vencimentos em janeiro ou fevereiro (de acordo com o final da placa) ou em três parcelas a serem pagas entre os meses de janeiro e abril.

Economia Brasileira Ano novo, oportunidades e desafios novos. Ranulfo lembra que o Brasil terá um novo governante a partir de 1º de janeiro: Luiz Inácio Lula da Silva. E isso, segundo ele, abre possibilidades sobre as pendências da economia. “Não sabemos como vai ficar a tabela de imposto de renda, a tributação sobre os combustíveis, nem se a inflação vai continuar como está ou se vai acelerar. É provável que a população seja mais conservadora. Pela minha análise, os tributos sobre a gasolina não devem voltar, pelo menos em janeiro. A cotação internacional dos combustíveis caiu, mas a nacional,

não. E o combustível mais barato significa sobra de dinheiro para gastar com outra coisa ou investir. Também na minha opinião, a tabela do imposto de renda merece ser reajustada para que a classe média pague menos imposto e invista mais”, falou Vidigal. Raquel também está de olho nas possíveis mudanças da economia com o início do novo governo. “Para 2023 fica uma grande dúvida na economia brasileira ,já que será um ano de transição governamental. Acredito que vamos enfrentar um grande desafio que deverá impactar na vida de todos. Apesar de não vislumbrar boas expectativas, torço sempre para o melhor”, finalizou.

Da redação

Na última semana de 2022, o prefeito Wladimir Garotinho e secretários municipais comemoraram os resultados anuais do município em relação ao equilíbrio fiscal e orçamentário. O governo afirma que está com o pagamento das contas públicas em dia, continua aplicando recursos em obras, infraestrutura, serviços públicos de saúde, educação, limpeza, entre outros. Com a aprovação da Lei de Orçamento Anual (LOA) de 2023 feita pela Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, há grandes expectativas para mais investimentos neste novo ano que começa.

“Encerramos 2022 com equilíbrio fiscal e orçamentário. Os pagamentos de servidores estão todos em dia, além de cumprimento de contratos com fornecedores. Isto fez com estimulássemos o aquecimento da economia, e atendêssemos a população. Fizemos o dinheiro circular, gerando novos empregos. É preciso agradecer muito a todo o corpo técnico da Prefeitura de Campos por ter vencido os desafios de 2022. Afirmamos

que vem muita coisa boa por aí a partir de 2023”, disse Wladimir. De acordo com o governo municipal, em dezembro de 2022 foram injetados na economia local mais de R$ 350 milhões. Isto envolveu pagamentos de salários de novembro, segunda parte do 13º e vencimentos de dezembro quitados, antecipadamente. A folha de pagamento dos servidores de dezembro ficou em mais de R$ 270 milhões. Isto contribuiu para as vendas do comércio no período das festas de Natal e de Ano Novo, mantendo o setor e abrindo novos postos de trabalho, na avaliação dos especialistas em investimentos e em contas públicas. O pagamento de fornecedores, empresas e contratos em dezembro colocou mais R$ 80 milhões em circulação. Entre as ações da Prefeitura de Campos, destacam-se vários investimentos em infraestrutura, programas sociais, educação e saúde. Aparecem na lista do governo a reabertura de Unidades Básicas de Saúde, reformas de creches e escolas, melhorias urbanas com o programa “Bairro Legal”, transferência de renda para a população

mais carente por meio do Cartão Goitacá, entre outras práticas.

O secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende, avalia a situação das contas públicas nos últimos dois anos.

“Em janeiro de 2021, a Prefeitura tinha R$ 200 milhões em dívidas.

Os salários de dezembro e o 13º de 2020 estavam atrasados. Com planejamento e contenção de despesas, alcançamos equilíbrio financeiro e fiscal. Com gestão, a retomada gradativa da capacidade de investimento aconteceu. Foram pagas 15 folhas salariais de servidores, incluindo o que foi deixado em atraso pelo gestor anterior.

Graças à aprovação do Tribunal de Contas, o governo utilizou os recursos dos royalties do petróleo para sanar dívidas. A Procuradoria Geral e a Secretaria de Petróleo e Gás também se empenharam em trazer recursos para o município. Nestes dois anos, traçamos estratégias para aplicação responsável. Metas estão traçadas para 2023 e 2024, com mais investimentos na saúde, educação, agricultura, infraestrutura e melhorias para a população”, conclui.

Rodrigo Bacellar faz balanço de 2022 e projeta 2023

Reeleito com 97.822 , o deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL) disse que sua expectativa é continuar avançando na reconstrução do estado. Para ele, que vem recebendo apoio na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sua recondução à Casa, com número de votos superior ao pleito anterior, foi uma resposta ao seu trabalho como deputado. Em seu balanço de mandato, Rodrigo falou ainda dos investimentos feitos no interior com objetivo de integrar o Estado e atrair investimentos.

“Me desincompatibilizei em abril e deixei a Secretaria de Governo (Segov) para reassumir nosso mandato na Alerj, mas deixamos muitas ações encaminhadas sob a coordenação da excelente equipe. Da Alerj, vimos o governo dar prosseguimento aos investimentos para fortalecimento de programas como Segurança Presente, RJ Para Todos e Lei Seca. Acredito que a grande marca da Segov este ano foi a capacidade de integrar ações em sintonia com as necessidades

de cada região. E logo após a eleição já retornamos com ações de reforço para Segurança Pública e novidades para dar ainda mais transparência ao nosso trabalho”.

Reeleição do governador “A vitória de Cláudio Castro mostrou que a população reconheceu o desempenho do governador e a sua sensibilidade em ser um gestor que quebrou paradigmas e foi fundamental para botar as contas no azul e retomar os investimentos em um estado que estava falido”.

Reeleição para Alerj “Sempre disse que político tem que trabalhar muito para ser aprovado nas urnas. E conseguimos essa aprovação ampliando muito a nossa votação em relação ao pleito anterior”.

Força do interior “Nunca se investiu tanto no interior. Hoje você consegue ver o Governo do Estado presente em todas as cidades, independente do número de habitantes. E não

são obras simples. São obras de infraestrutura que tornam o Estado do Rio mais atrativo para investimentos externos. Prova disso é que o governo Cláudio Castro tirou obras históricas do papel, como hospitais, pontes, recuperação de estradas, Restaurantes do Povo. Em Campos, por exemplo, agora temos uma nova emergência no HGG, obras em vários bairros, Restaurante do Povo, Segurança Presente, universidade na Baixada Campista, entre outras. Tudo isso com o Governo do Estado”.

Presidência da Alerj

“Nunca escondi que seria uma grande honra poder presidir a Alerj. Temos recebido apoios importantes e dialogado sobre a importância da Alerj neste novo momento do Estado, muito disso pela capacidade do presidente André Ceciliano em sua gestão. Vamos seguir dialogando e no tempo certo tudo será definido, respeitando a vontade da maioria, e claro, sempre pensando no desenvolvimento do nosso estado”.

IPTU | Em Campos, tributo terá valor atualizado com base no IPCA-E Foto: Carlos Grevi Foto: César Ferreira/Divulgação PMCG Ranulfo Vidigal | Economista Deputado | Após passagem
do RJ
pela Segov, Rodrigo Bacellar almeja assumir a presidência da Assembleia
07 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023
“Vamos avançar ainda mais na reconstrução do Estado”
Foto: Arquivo Pessoal
Prefeitura de Campos celebra contas em dia em 2022 Para Wladimir Garotinho, resultado da gestão fiscal é positivo Orçamento equilibrado | Município acertou pagamento de servidores e fez economia girar, diz Wladimir
Foto: Divulgação

Região

Na metade dos mandatos

Prefeitos

de SJB, SFI, Quissamã e Macaé destacam principais feitos e apontam as metas dos próximos dois anos de governo Aloysio

O ano acabou e com ele também se foi metade do mandato dos prefeitos eleitos em 2019. Os mandatários de São João da Barra, Carla Caputi; de São Francisco de Itabapoana, Francimara Azevedo

Barbosa Lemos; de Quissamã, Fátima Pacheco; e Macaé, Welberth Rezende, avaliaram seus dois anos à frente dos municípios e traçaram metas e expectativas para a segunda metade de seus mandatos. Francimara e Fátima vêm de uma reeleição; Caputi assumiu em abril de 2022 após a saída de Carla Machado, que renunciou ao

comando da cidade para concorrer a uma vaga na Alerj; e Welberth está em seu primeiro mandato. Os quatro destacaram avanços em diversos setores, com investimentos em infraestrutura, e estabeleceram metas para a continuidade de obras e ações que irão refletir na economia e na melhoria de vida da população.

São João da Barra fecha o ano com uma série de investimentos em infraestrutura. Carla Caputi conta que encontrou as contas equilibradas e liberou várias ordens de serviço para recuperação de vias, praças e complexos esportivos. Medidas foram adotadas para aumentar a eficiência do parque de iluminação pública, reforço na segurança, transporte gratuito, apoio ao agricultor e pescador, qualificação profissional, serviços de saúde, educação e assistência social, a valorização do servidor público, atletas e agentes culturais, além da retomada de eventos suspensos durante o período mais severo da pandemia da Covid-19.

“Trabalhamos na manutenção e ampliação das políticas públicas em todas as áreas. Isso foi possível porque assumimos uma Prefeitura organizada, administrativa e financeiramente equilibrada”, pontuou Carla Caputi.

A Prefeitura iniciou a obra do Ginásio Municipal de Esportes e as obras de drenagem. Retomou a pavimentação e urbanização no bairro de Fátima, em parceria com o Governo do Estado, além da revitalização de praças, quadras esportivas, unidades de saúde e iluminação pública, com substituição por lâmpadas de Led.

O Centro Municipal de Cardiologia, primeiro no interior do Rio mantido pela Prefeitura, também foi inaugurado, assim como o Centro de Saúde do Pescador e uma nova unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF). As cirurgias suspensas na pandemia foram retomadas e houve investimento também nos servidores, com reajuste de 16% e aumento no valor do Cartão do Servidor. A prefeita destaca que o município passou a ocupar a 10ª colocação no ranking estadual do Índice de Qualidade do Sistema Municipal de Meio Ambiente. A mais recente ação foi a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restingas.

A Prefeitura também retomou uma série de eventos interrompidos por conta do isolamento da pandemia e preparou uma diversificada programação de verão.

QUISSAMÃ

Fátima Pacheco iniciou o segundo mandato à frente da Prefeitura de Quissamã em 2020 e vem investindo na reforma e ampliação da estrutura do município, com a realização de obras em todos os bairros. Nos últimos dois anos, o investimento foi superior a R$30 milhões, com 20 inaugurações e destaque para a maior creche do município, além da entrega de casas populares e diversas quadras poliesportivas.

A urbanização do bairro Caxias, o asfaltamento do bairro Piteiras e a ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são obras em andamento. Para 2023, estão previstas a urbanização e asfaltamento de Barra do Furado, ampliação do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus e construção de 150 casas populares.

“Em 2017, quando assumi a Prefeitura, passamos por uma grande crise. Com muito trabalho, melhoramos o cenário e, hoje, no segundo mandato, conseguimos entregar cada vez mais obras para qualificar ainda mais a estrutura do município”, disse Fátima Pacheco.

A gestão municipal também manteve o investimento nos programas sociais, com pagamento de R$1,4 milhão mensal, além da criação do maior programa de geração do primeiro emprego. Em 2022, 100 jovens de 18 a 24 anos se formaram no Juventude Ativa, que oferta a oportunidade de um estágio remunerado nas repartições da Prefeitura. “Para 2023, serão 125 jovens neste projeto. Temos um orgulho muito grande da criação destas vagas, ofertando a experiência do primeiro emprego”, conta a prefeita de Quissamã.

SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA

A prefeita Francimara Azevedo Barbosa Lemos comemorou os dois primeiros anos do seu segundo mandato e destacou a melhoria do agronegócio no município, além da superação da pior fase da pandemia, o retorno das atividades escolares e investimentos na saúde e infraestrutura. Ela adiantou as obras que deverão ser entregues nos dois próximos anos e lembrou as que foram concluídas em sua gestão.

Na saúde, Francimara evidenciou a instalação do equipamento de mamografia no Centro de Imagem no Hospital Municipal Manoel Carola e a instalação da Usina de Oxigênio na unidade. Para o restante do mandato estão na pauta a conclusão da última obra que estava inacabada no município, a Orla de Santa Clara, paralisada desde 2014. Os trabalhos já foram retomados e com expectativa de entrega em até 90 dias, após convênio reativado com o Governo do Estado, pelo Programa Somando Forças. “Todas as demais obras que encontrei inacabadas ao assumir o meu primeiro mandato, em 2017, consegui concluir; como a ampliação do nosso Hospital Municipal Manoel Carola com a instalação de sete leitos de UTI; a drenagem das águas pluviais de Santa Clara, em parceria com o Governo do Estado, problema grave de décadas que vai ser solucionado; a construção da nova sede do NUPRAPAC [Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares]; a sede da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep)”, concluiu a prefeita.

Em Macaé, o prefeito Welberth Rezende também relacionou os investimentos em diversos setores. A infraestrutura recebeu injeção de mais de R$ 1 bilhão, com reformas que atingem unidades de saúde e educação, além de obras de macrodrenagem e recuperação de equipamentos públicos e de lazer. Welberth disse que quer elevar Macaé para além do óleo e do gás e almeja ampliar as potencialidades do município na educação, agronegócio e energias limpas.

Welberth destacou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontou a criação de cerca de 20 mil vagas de emprego em Macaé nos dois últimos anos, mais de 12 mil somente em 2021. O prefeito pontuou que município também está em primeiro lugar no ranking da Revista Isto É, que aponta as melhores cidades do Brasil em planejamento orçamentário; e em segundo lugar no ranking da Revista Exame das melhores cidades para investimentos em prestação de serviços, saindo da 26ª colocação, atrás apenas de Barueri e à frente da cidade de São Paulo.

Para fortalecer os negócios, o prefeito ressaltou a Lei de Licenciamento Simplificado, que acelerou os processos de liberação de alvarás e impulsionou a construção civil e o varejo, os dois setores que mais empregam no município, segundo dados da própria Prefeitura. Outro destaque foi a inclusão de Macaé na chamada Lei Rosinha, que beneficia a indústria, com alíquota de 2%, como incentivo à instalação de fábricas.

“Ainda temos muito a fazer para entregar o que todos os macaenses merecem e esperam de nós. Então estamos reconstruindo aos poucos a cidade. Hoje tem obra em todo lugar, em todas as grandes bacias. Nas áreas que estão sem pavimentação nós estamos começando a fazer. Então, se o bairro ainda não chegou a obra, vai chegar porque todos os locais estão na previsão da Prefeitura”, disse o prefeito que elegeu a palavra reconstrução como lema para 2023.

09 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023
SÃO JOÃO DA BARRA MACAÉ Fotos: Divulgação

Verão e chuvas podem aumentar casos de dengue, zika e chikungunya

pelo menos uma vez por semana, evita a proliferação do mosquito e previne as doenças”, explica Morales.

Recorde

Com a chegada do verão e as chuvas intensas que têm caído na cidade, o aumento de doenças como dengue, zika e chikungunya preocupa as autoridades. Para evitar que isso aconteça, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem intensificado o trabalho de prevenção e controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças. De janeiro até o dia 16 de dezembro de 2022 foram confirmados 202 casos de dengue, cinco de chikungunya e dois de zika vírus. E, durante todo o ano de 2021, foram 99 casos confirmados de chikungunya, 33 de dengue e dois de zika vírus.

O CCZ informa que tem realizado visitas domiciliares com objetivo de identificar e eliminar focos do vetor, tendo alcançado 82.058 imóveis somente no

mês de dezembro. Durante as visitas, a população é orientada a evitar água parada, que é onde o mosquito se prolifera. Além disso, é realizado o trabalho de remoção mecânica de criadouros do mosquito.

O CCZ também realiza visitas quinzenais aos pontos estratégicos, com aplicação de larvicida quando necessário e, de forma complementar, o bloqueio aeroespacial com bom -

ba costal. O diretor do órgão, Carlos Morales, explica que há ainda o mapeamento da densidade populacional do Aedes aegypti através de armadilhas (ovitrampas georreferenciadas). Também foram disponibilizados à população os telefones (22) 98173-0107 e (22) 98126-0471 para casos de dúvidas, solicitação de serviços e denúncias.

“A participação da população

é extremamente importante para evitar a proliferação do mosquito e, por isso, a orientação é evitar água parada nos imóveis. Dedicar 10 minutos por semana para fazer a eliminação dos criadouros como pneus, garrafas, vasos de plantas, além de limpar as calhas, manter tonéis e caixa d’água sempre tampados, não jogar lixo em terrenos baldios e lavar bebedouros de aves e animais

O Brasil chegou a 987 mortes por dengue em 2022, segundo boletim divulgado dia 26 de dezembro pelo Ministério da Saúde. O número é o novo recorde anual de óbitos pela doença, superando o maior patamar anterior, de 986 mortes, registrado em 2015. Desde a década de 1980, quando a dengue ressurgiu no país, não se registraram tantas mortes em um único ano.

Sintomas

A dengue e a chikungunya, assim como a zika, têm sintomas e sinais parecidos. Enquanto a dengue se destaca pelas dores no corpo, a chikungunya se manifesta por dores e inchaço nas articulações. Já a zika apresenta uma febre mais baixa ou ausência de febre, muitas manchas na pele e coceira no corpo. Logo, os principais sintomas que servem de alerta para as três doenças são: febre alta; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo; dor nas articulações (pés e mãos/dedos, tornozelos

e pulsos); vômitos e náuseas.

Prevenção

vid Dr. Jayme Tinoco Netto, que funciona anexo ao Hospital dos Plantadores de Cana.

A aposentada Zezilda Borges mora em Guarus e seu quintal é repleto de plantas. Na varanda, o que mais se vê são vasos com flores. Ela conta que, para evitar as doenças causadas pelo Aedes aegypti, toma cuidado com a limpeza dos recipientes.

“Todas as vezes que molho as plantas tenho o cuidado de verificar se não ficou água nos pratinhos. Além disso, frequentemente eu lavo os recipientes e evito plantas que acumulam água nas folhas. Faço ainda uma limpeza no quintal toda semana para evitar tampinhas ou qualquer outro objeto que acumule água. Se todo mundo cuidar do seu quintal e de sua casa, ninguém corre riscos de ter essas doenças”, finaliza a aposentada.

Mais de 200 casos dessas doenças foram confirmados em Campos no ano de 2022
Saúde 11 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023
Como a doença é transmitida pela picada do mosquito, um dos principais cuidados é evitar esse contato com o inseto. Isso pode ser feito usando repelente, inseticida. Em caso de sintomas e sinais, buscar ajuda médica nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou no Centro de Referência da Dengue e Pós-Co Combate ao Aedes aegypti | Equipes do CCZ fazem visitas domiciliares para eliminar focos do mosquito Fotos: Silvana Rust

Feliz 2023!

Éhora de receber o Ano Novo com alegria e esperança no coração. De deixar o ruim no passado, e abraçar o futuro com otimismo. Vamos fazer desta virada de ano um recomeço de tudo que é bom. Um renovar de sentimentos positivos, e um renascer de velhos sonhos. Final de ano é tempo de festa e celebração, mas também de reflexão, de análise e de recomeços. Para trás fica um ano que agora acaba, e dele devemos guardar o bom e esquecer o menos bom. Do sofrimento e das lágrimas guardemos apenas a certeza de que a elas sobrevivemos. Dos erros guardemos a aprendizagem; e das dificuldades guardemos o momento da superação. Devemos sentir alegria e gratidão por mais um ano vivido, e apesar de tudo que tenha acontecido, o importante é que chegamos até aqui. E hoje somos mais experientes, mais fortes e mais sábios. Agora é tempo de encher o coração de otimismo, esperança

e sonhos, é tempo de recomeçar e renovar, pois um novo ano vai começar e devemos vivê-lo e aproveitá-lo ao máximo. Desejo muita felicidade para este ano. Ano novo, vida nova, fato! Com isso trago rostos novos na coluna especial da semana. O Paparazzi inédito temático já no clima de 2023. Ele é o Ramon Andrade, jogador de futebol profissional. Ela é Beatriz Rodrigues, modelo profissional e esteticista. Sejam muito mais que bem-vindos ao nosso timaço! Ensaio completo com a chancela do nosso fotógrafo oficial Binho Dutra, que também assinou a make e produção. Equipe top essa minha! Que sejam 365 dias de realizações, sucesso, saúde, paz e muita prosperidade para todos vocês queridos leitores. Feliz Ano Novo e até semana que vem. Abração, turma!

Fábio Abud @fabioabudoficial

@vitalemoveisedecor 12 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023 @lcaenergiasolar
Fotos: Binho Dutra

Detox pós-festas de fim de ano

Nutricionista ensina a minimizar os excessos das comemorações

Dezembro tradicionalmente costuma ser o mês das festas e confraternizações. As mesas fartas de comidas, bebidas e conversas dão o tom do final de ano. Mas, como nem tudo são flores, nessas festividades também há pratos ricos em gorduras, embutidos e bebidas açucaradas, itens que são prejudiciais à saúde. Após a abundância gastronômica, muitas pessoas procuram fazer um detox para “limpar” o organismo dos excessos.

O nutricionista Diego Motta afirma que a forma física conquistada ao longo do ano não será perdida em um curto espaço de tempo, mas é preciso tomar alguns cuidados para “minimizar danos”. “Final de ano é sempre bem animado! São festas, confraternizações e por aí vai. Muitos estão preocupados em ‘perder’ a forma física que conquistaram com muito suor e esforço durante todo o ano, mas fiquem calmos, ninguém engorda assim tão rápido, além de ser possível minimizar danos e curtir as festas. Se a pessoa se sentir inchada e pesada após as festas é normal, e isso acontece devido ao alto consumo de carboidratos simples, alimentos mais calóricos e ricos em gorduras, mas

o peso extra normalmente é oriundo ao acúmulo de líquidos, que facilmente é eliminado quando volta para rotina alimentar e treino”, conta.

Detox pós-festas

A palavra detox vem da abreviação de desintoxicação. Sendo assim, a proposta do detox é eliminar as toxinas e desinflamar o organismo. Diego recomenda alguns alimentos para fazer essa “limpeza” no organismo.

“Após as comemorações, dê preferência a alimentos como frutas, legumes cozidos, saladas cruas e proteínas grelhadas”, aconselha.

Além dos alimentos de alto valor nutricional, outros fatores determinantes para o detox é a hidratação com água e também a prática de atividades físicas.

Se mexer é fundamental

O professor de Educação Física e mestre em ciência da motricidade humana Marcos Almeida reforça o coro para prática de atividades físicas pós-festas de fim de ano. Ele também afirma que a rotina de exercícios é importante

“Para fazer isso, a busca por profissionais capacitados se faz necessário. O segredo para superar o que foi feito nas festas de fim de ano, além de estar

pronto para o verão, é muita disciplina para acordar cedo, se exercitar mais vezes e com mais qualidade”, diz, acrescentando que esse compromisso deve vir acompanhado de uma postura positiva diante da rotina. “Estar com pessoas que nos deem alegria, controlar o estresse e ter bons pensamentos são fatores que irão de fato alterar nossa vida para o ano todo e não somente para o pós-festas.”

Receita de suco detox

Ingredientes

Uma folha de couve; suco de ½ limão; 1/3 de pepino com casca; Uma maçã vermelha com casca e 150 ml de água de coco.

Modo de preparo

Lavar bem a couve, o pepino e a maçã. Cortar a maçã e o pepino em cubos e colocar no liquidificador. Adicionar os demais ingredientes ao liquidificador e bater por dois minutos. Coar e beber a seguir, de preferência sem açúcar. Este suco pode ser preparado e armazenado em garrafa ou outro pote bem vedado e mantido sob refrigeração por até 6 horas.

DICAS do Nutricionista

em quilos por 35. Essa é a quantidade de mililitros de água que deverão ser ingeridos diariamente;

1- O consumo de álcool deve ser sempre desestimulado. Se não for possível, intercale doses de bebidas alcoólicas com o consumo de água. Por exemplo, a cada
dose de drink, beba
ml de água; 2- Calcule
3-
4-
J3NEWS Fotos: Divulgação
long neck de cerveja ou
500
a quantidade ideal de água por dia da seguinte maneira: multiplique seu peso
Aumente o consumo de frutas que possuam alta concentração de água, como melancia, abacaxi e melão;
Evite frituras e gorduras, pois pre judicam a digestão. Opte por tomar uma boa água de coco. 5-Tente fazer alguma atividade física para suar e eliminar as toxinas do álcool.
O nutricionista Diego Motta
Diego Motta preparou uma lista com dicas para que o detox pós-festas seja completo. Confira abaixo: O nutricionista também preparou uma receita de suco especialmente para auxiliar no processo de desintoxicação. Veja: SUCO VERDE DE COUVE, LIMÃO E PEPINO

oliviaassed_dermato

O NOVO ULTRAFORMER!

Estou muito feliz e realizada em poder proporcionar para vocês esta tecnologia que está revolucionando a dermatologia moderna em todo o globo!

O novo Ultraformer , o Ultraformer MPT , a verdadeira revolução, a evolução do que já era bom… É a inova-

ção de todos os ultrassons em um só! A nova geração de ultrassom chegou ao Brasil destronando todas outras tecnologias! Muitos concorrentes surgiram para fazer frente ao Ultraformer comum, como o Atria, Vzet, Liftera, e eles realmente estavam pareando com o Ultraformer III, mas agora a MedSystems bateu na mesa e trouxe essa evolução do Ultraformer , o novo Ultraformer(MPT) e deixou o mercado de cabeça para baixo com o lançamento dessa tecnologia super avançada colocando todos os outros obsoletos.

Diferente de tudo que você já viu até agora, a nova era do ultrassom traz a tecnologia micropulsada para oferecer o elemento que faltava para diferenciar os resultados, do que todo mundo faz.

Ultraformer MPT estreia a nova categoria de ultrassom – mais segura, mais rápida, mais eficaz, avançada e exclusiva.

Para vocês terem uma ideia, enquanto o Ultraformer comum e todos seus concorrentes fazem disparos mais ralos (17 pontos de coagulação), o novo aparelho, pasmem, faz 417 pontos de coagulação. Então, se já tínhamos excelentes resultados com os ultrassons comuns, imagina com este agora?

O seu disparo é contínuo e linear, entregando uma densidade e energia muito maior que qualquer outra tecnologia existente, e claro, entregando também muito mais resultado. E não apenas isto; além de mais rápido;

mais potente, de estimular mais colágeno, ser mais seguro e indolor, temos também a possibilidade de tratar novas áreas, como em volta dos olhos, ao redor da boca, nos contornos, mas com uma entrega energética muito maior que qualquer outro aparelho… são inúmeras as aplicações e tratamentos! Com esta nova tecnologia podemos trazer resultados até nos casos mais desafiadores, quando o grau de flacidez é muito alto e que antes tinha pouco resultado com o Ultraformer comum, mas agora tratamos todos os graus de flacidez de maneira muito eficaz. O mercado dermatológico está em polvorosa com todas estas possibilidades e essa super novidade. Uma verdadeira revolução está acontecendo neste momento na dermatologia mundial. E eu estou muito feliz em trazer esta inovação aqui para nossa cidade e região.

E lembrem-se sempre : O aparelho é operador dependente , então não adianta apenas ter a melhor tecnologia se não souber aplica-la. Por isso, na clínica, faço questão de fazer pessoalmente todo o procedimento com as melhores técnicas disponibilizadas para médicos pela MedSystems, ou me faço substituir por colegas médicos, sempre da melhor forma.

E a nossa agenda já está aberta para quem quiser aderir a essa nova revolução da estética com condições especiais de lançamento !

Aproveitem!

03 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023
Fotos: Arquivo Pessoal Curtindo o maridão …
O oncologista Diogo Assed com suas lindas princesas gêmeas Ana e Laura com sua amada Bruna Marchetti
Os Chefs tal pai tal filho: Cyro e Cláudio Poppe.
A super anfitriã Juliene Assed
os médicos: o casal colírio de
oftalmologistas Dr
Pedro Moraes e Dra Luiza Assed, o anestesista Dr Cláudio Poppe, o também anestesista Dr Rafael Abud, o nosso Dr superhomem contra a dengue, Dr Luiz José de Souza, o cirurgião bariátrico Carlos Gicovate e os quase formados Dra Gabriella Gicovate e Dr Arthur Lança Elias Assed e Elisa Assed
Soraya Assed Chacur Barroso embalando as comemorações!
a nutricionista Dra Nathália Poppe, a escrivã Bruna Assed , advogada e mestre Natalia Assed, a empresária Soraya Assed Chacur e a competente oftalmologista Dra. Luiza Assed O mestre-cuca do réveillon , o anestesista Dr Claudio Granato Poppe Especial Portobello 2022/2023 - Mangaratiba Sol, praia e piscina: Natália Assed e o anestesista Dr Rafael Abud A radiologista Dra
com seu maior presente deste natal
Especiais:
Elisa Julianelli
Dra Juliana Tozzi, o maridão e sua princesa recém-nascida
Nossa conterrânea e grande dermatologista que ganhou o Brasil todo com sua competência: Dra Karla Assed e o grande cirurgião plástico Dr Carlos André Barbosa com os lindos filhos curtindo o natal em família.
plástica Dra
com o dono da festa!
Sócios
da clínica GI Odontologia: Dra Isabela Correa com Dr Gustavo e o seu lindo casal A cirurgiã
Erika Guerra
A endocrinologista Dra Francini Mayerhofer com a sua Maitê
Dr Manoel Carlos Bussade, Dra Beatriz Assed e a linda Sofia. Natal 2022
O radiologista e proprietário da Movessom diagnósticos Dr Rafael Felix, com sua esposa e diretora do PROCON Dra Clarissa Prestes e o filhão Henrique Especial

J3 ao vivo, de segunda a sexta-feira

De segunda a sexta-feira você acompanha no J3 os principais fatos de Campos e região. A apresentadora Fernanda Lisbôa e toda equipe de reportagem abordam temas ligados à política, economia e os mais variados assuntos que mexem diretamente com a vida da população. O J3 é transmitido ao vivo pela J3News TV, redes sociais e canal do YouTube, a partir das 18h30.

“Mais Bonita” recebe a Miss Isabella Oliveira

O último programa Mais Bonita do ano recebeu a Miss Isabella Oliveira, que contou sobre o concurso de beleza que participou em Tóquio, no Japão. Além disso, a apresentadora Maysa Victória esteve na inauguração da nova clínica odontológica de Campos, a Oral Unic, de propriedade de Wallace Barbosa e vai mostrar tudo para vocês! Não perca!

Bem-vindo Ano Novo!

A expressão Ano Novo é também chamada Réveillon. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “acordar” em referência à nova etapa de vida que, aparentemente, se inicia. Esse termo era utilizado para referir-se a festas da nobreza francesa durante o século XVII e, ainda, a festas que duravam até o amanhecer. Essa tradição francesa chegou a muitos países, incluindo o Brasil.

Os judeus, os mulçumanos e os chineses não comemoram o Ano Novo no dia primeiro de janeiro, pois a celebração neste dia é uma tradição, principalmente, ocidental e cristã.

O Ano Novo judaico é celebrado entre final de setembro e o início de outubro numa festa mais familiar.

Os mulçumanos comemoram, principalmente, com muitas orações e meditação. Como o calendário utilizado por eles é lunar (meses medidos pelas fases da lua),diferente do calendário gregoriano padrão, a data dessa comemoração varia.

O marco para o início do novo ano dos mulçumanos é a partida do profeta Maomé para a cidade de Medina que se deu em determinada época do ano.

Os chineses também não têm uma data fixa para celebrar a virada do ano, uma vez que seguem o calendário chinês (lunissolar). Eles comemoram, oficialmente, durante três dias, mas geralmente as festividades duram uma semana. É um momento de atrair prosperidade para o ano que se inicia e de reunião familiar.

É a festa mais popular, tradicionalmente celebrada com muitas lanternas vermelhas, entrega de envelopes vermelhos, fogos de artifício, danças do Leão e danças do Dragão.

Na China, essas festividades são conhecidas como Festival da Primavera ou como Ano Novo lunar.

Seja aqui ou acolá, o novo ano que se inicia é oportunidade para agradecer, reconciliar, confraternizar, expressar amor e respeito, refazer planos, alinhar sonhos, traçar metas... E, ainda, despertar, como o termo francês - Réveillon- sugere, com um novo olhar sobre problemas antigos, respirar e tocar em frente.

Gosto de ano ímpar. Muitas coisas boas me aconteceram em anos assim. Que esse gosto se confirme mais uma vez!

Dois mil e vinte e três, seu nome é ESPERANÇA!

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS NÓS!

04 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023

O dia 1° de janeiro é sempre uma data muito especial, pois marca a chegada do novo ano e início de um novo ciclo. Agradecemos por estar conosco durante todo esse período.

Desejamos um 2023 repleto de realizações e muito sucesso para você!

PASSANDO A VIRADA COM A

FAMÍLIA

pAtafona: Ariuza Kury Izar com Alexandre, Renata e Carlos, Viviane Aquino, Rita Teixeira, Carol Aguiar, Leila Terra, Helô Cordeiro, Ana e Ronaldo Arêas, Magaly e Márcia Ângella Arêas, Rosane Tinoco, Thetê e Eraldo Bacelar, Rita e Cristiano Aguiar, entre outros.

pGrussaí: Neide e Neuzinha Siqueira, Scheilla e Silvana Siqueira, Deborah Casarsa, Ronaldinho Pereira, Renato Sence Ramos, Jacqueline e Carlos Augusto Zulchner, entre outros.

pGuarapari: Marlene Nogueira, Mariana Dias Bousquet, Marcinha Barroso, Guilherme Alves, Sílvio Mariz, entre outros.

pBúzios: Valéria Sampaio Peres, Mirza e Wady Kury, Renata e Kid Soares, Fatinha Manhães, Claudinha Barroso, Flávia e Rodrigo Bittencourt, entre outros.

pSão Paulo: Lia Mírian Aquino Cruz, Ana Pellegrini e Fátima Raposo.

pAngra dos Reis: Sílvia Braz, Silvana e Ricardo Naked.

pRio de janeiro: Maria Edyr Alvarenga Vasconcelos, Fernanda Alvarenga, Jackellinne Louzada, Mário Cruz, entre outros.

pManguinhos: Beatriz Correa, Lucimere Estêvão, Suzana Ferreira Paes. pMaceió: Valéria e Luiz Alberto Pupe. pRio das Ostras: Lu Santana e Júlio Boldrini, Alessandra e Aline Vasconcelos.

p Farol: Salvador Marques

NIVER

Os parabéns de hoje vão para Arthur Marinho, Vinícius Corrêa, Tânia Borges, Sara Gama, Karla Simone, Bárbara Artiles, Loura Mendes, Gama Rodrigues, Evelyse Carneiro, Moacir Sales, William Perez, Ana Paula Galvão e Beto Gusmão. Amanhã para Angélica de la Riva, Karina Rodrigues, Oswaldo de Azevedo Pessanha, Sthefany Peçanha e Ana Luísa Sepulveda. Terça-feira para Mírian Lobo Moll, Marianna Rangel e Nayara Lima. Quarta-feira para Wilson Heidenfelder, Tati Campos Chaves, Gleice Rosi Anselmet, José Cláudio Granato Poppe, Silvana Prazeres Naked, Lenilda Leonardi, Dóris Abílio e Solange Ferreira. Quinta-feira para Martha Henriques, Neuza Marinho Galvão, Arthur de Miranda, Daiana Quintanilha, Samira Machado e Handyara Portilho. Sexta-feira para Vivianni Assed Rangel, Luciano Lopes Cordeiro, Jô Gomes, Creusa Brochini, Erickson Kuru Freitas e Suelen Sofya Rangel. Sábado paraAndreia Felizardo de Alvarenga, Patrícia Sanguedo, Daysi Fuli, Patrícia Mendes e Érika Pereira Pessanha. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.

05 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023
A bonita Sasha Carneiro na doce espera de Betina Jorge Luciano Jacyntho e Ana com o netinho João Frederico Paes e Carla Gabriela Terra Latife Haddad Lúcia Jacyntho Laterça e o seu netinho José Thaís Jacyntho Rafaela Venâncio Morena Mendes Carneiro Patrícia Abdu Michelli e Mirella Bragança A aniversariante de quintafeira Martha Henriques Ana Maria Pellegrini Laila Póvoa Raquel Maia Fatinha Manhães Luana Arêas Ana Márcia Alves Jacke Louzada Robson Maia Bianca Ferreira Paes e Wagner Mattos com Nescau
PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023 07
Cheio de orgulho Vinícius e o papai Osiel Azevedo Fofura Tomaz Duarte Irmãos Dom e Antônia Faes Família do meu coração Henrique, a mamãe Elem e o papai Bruno Falcão Família Isabela, o pequeno Davi e os pais Viviane e Leandro Batista Maria Eduarda Barcelos e seu novo amiguinho FESTEJANDO a boneca Maria Fernanda os pais Fernanda e Marcello Cotti Festejando Maria Fernanda Queridos Dan, Theo e a mamãe Patrícia Caetano Gatinha Lara Monken Lindas Marina, Maite e a mamãe Maira Família Lorenzo e os pais Juliana e Rafael Abreu
Nós fazemos a sua festa! Decoração Assessoria Locação de peças e mobílias Vamos fazer um orçamento?
Família Nicole, Lucca e Cauã de Thuin com os pais Roberta e Raphael AMOR Maria e Antônia com a vovó Martha Henriques Queridos Heitor, a mamãe Fernanda e
a
dinda Renata Passos Príncipe Davi Bonfá Maria Luíza Mattos e os pais Maira e Flávio

Império Endurance Brasil

AS ÚLTIMAS ETAPAS DE 2022 DA PROVA DE RESISTÊNCIA DOS CARROS MAIS RÁPIDOS DO BRASIL

Queirolo e Muffato vencem na penúltima etapa e quebram jejum de mais de dois anos no Império Endurance Brasil Pedro Queirolo e David Muffato foram os grandes vencedores da 7ª e penúltima etapa do Império Endurance Brasil da temporada de 2022, numa corrida de 3 horas de duração e que foi disputada na sexta-feira, dia 16 de dezembro, último passado, em Interlagos, na véspera da grande final. Com o troféu, a dupla do protótipo AJR #35 pôs fim a um jejum de vitórias que já durava mais de dois anos.

“A zica foi embora”, brincou David Muffato, que não subia ao degrau mais alto do pódio desde novembro de 2020. “Enfrentamos muitas dificuldades neste período. Algumas vitórias acabaram escapando por detalhes, outras por problemas maiores, mas espero que esta vitória tenha servido para recolocar tudo nos trilhos e para que consigamos, daqui para frente, desenvolver um trabalho vencedor”, completou David Muffato.

Na categoria GT3, a vitória foi de Júlio Campos e Guilherme Figueroa. Assim como Queirolo e Muffato, eles também subiram ao topo do pódio pela primeira vez na temporada. No Geral, foram terceiros colocados. “Estou muito feliz por esta conquista, montamos uma estratégia que funcionou, mas com certeza essa vitória se deve ao excelente trabalho do meu parceiro Guilherme Figueroa, que fez um trabalho fantástico”, disse Júlio Campos. “Foi sem dúvida nenhuma a melhor corrida da minha vida. Por ser uma prova mais curta, o desgaste físico foi menor e eu consegui uma performance melhor”, completou Guilherme Figueroa. Cacá Bueno e Ricardo Baptista ficaram com a segunda colocação entre os GTs, quarto colocados na Geral. Marcos Gomes e Xandinho Negrão cruzaram a linha de chegada logo atrás da dupla da Mercedes #27.

Na briga na GT4, Leandro Ferrari, Marco Pisani e Renan Guerra venceram a disputa desta etapa. Fernando Poeta e Claudio Ricci levaram a melhor na P2 enquanto Ricardo Haag e Mário Marcondes venceram na P2 L (Light). As duas duplas já garantiram o título de suas respectivas categorias.

Vicente Orige e Gustavo Kiryla são os grandes campeões do Império Endurance Brasil 2022 Uma disputa emocionante de quatro horas de duração, na 8ª

e última etapa da temporada 2022,que aconteceu no sábado, dia 17 de dezembro, último passado, no autódromo de Interlagos, coroou os grandes campeões do Império Endurance Brasil.

Dona de 6 pole positions na temporada, a dupla Vicente Orige e Gustavo Kiryla conquistaram o título Geral e também da categoria P1. Foi o primeiro título da dupla.

“Estou na categoria desde 2018, mas foi a partir de 2020 que começamos a brigar mais forte pelo campeonato. No ano passado o título bateu na trave, mas este ano a sorte esteve do nosso lado e conseguimos superar os problemas que tivemos para conquistar o título”, afirmou Vicente Orige após a prova.

“Esta conquista é a realização de um sonho pra mim. Um sonho que começou lá atrás, quando eu ainda tinha 15 anos e comecei no kart. Agora só tenho a agradecer a toda equipe Motorcar, ao Vicente, a toda minha família e amigos e ao meu pai, que sempre me incentivou”, completou Gustavo Kiryla.

A dupla do protótipo AJR garantiu o campeonato cruzando a linha de chegada na sexta colocação da grande final. A vitória na prova foi de Aldo Piedade e Sérgio Jimenez a bordo do novo protótipo Sigma.

A equipe Sigma/Kraucher comemorou sua primeira vitória no Império Endurance Brasil. Conforme apurou Geferson Kern, a conquista veio na estreia nas pistas do Sigma P1 G5. A bordo do novíssimo carro da equipe, Sérgio Jimenez e Aldo Piedade Jr., que largaram da pole position, conseguiram liderar mais da metade da prova e venceram com 40 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. A atuação coroou um fim de semana inesquecível para a equipe. Na primeira prova da rodada dupla decisiva do campeonato, na sexta-feira (16), Jimenez e Piedade já haviam largado da pole, mas precisaram abandonar com um problema no alternador quando estavam na segunda posição. “Ontem tive-

mos um problema, mas hoje mostramos nossa força. A Sigma P1 Engenharia e a Scuderia Chiarelli estão de parabéns”, destacou Sérgio Jimenez, que ainda foi o autor da volta mais rápida da prova. A primeira vitória do protótipo Sigma no Endurance foi o desfecho de um ano movimentado para a Sigma/Kraucher. Em janeiro, o time abriu a temporada também com vitória em Interlagos, na prova Mil Milhas, com o Sigma P1 G4, antecessor do atual modelo.

Em seguida, os desafios enfrentados motivaram a antecipação do desenvolvimento da quinta geração do carro, que estrearia nas pistas somente no próximo ano. “Estou muito contente em participar disso tudo. É nossa primeira vitória e agora vamos trabalhar para, em 2023, buscar esse título”, frisou Sérgio Jimenez.

Para 2023, a Sigma/Kraucher já confirmou presença na temporada do Império Endurance Brasil, que começa em março. Antes disso, em janeiro, o time tentará o bicampeonato nas Mil Milhas, em que participará com dois carros, dos modelos G5 e G4. O time de pilotos das máquinas já tem as presenças confirmadas de Jimenez, Piedade, Beto Monteiro e do diretor-geral da equipe, JindraKraucher.

Na categoria GT3, Xandinho Negrão conquistou o tricampeonato a bordo da Mercedes-AMG GT3 preparada pela equipe AMattheis, desta vez acelerando ao lado de Marcos Gomes. Eles ficaram com a segunda posição na prova, logo atrás da dupla Ricardo Baptista e Cacá Bueno. “A gente construiu esse título no início do campeonato. Nossa segunda metade não foi tão boa, mas soubemos administrar. E agora é aproveitar este momento para comemorar. Em 2020, que foi a última vez que fui campeão, eu peguei covid na última corrida e nem pude comemorar. Agora quero celebrar este momento e dedicar esta conquista ao meu pai”, afirmou Xandinho Negrão.

“A consistência foi nosso grande segredo nesta temporada. Quando tivemos um carro em condições de vencer corridas, vencemos. Quando não éramos os mais rápidos, tratamos de somar o maior número de pontos possíveis. Foi esse trabalho que nos permitiu chegar aqui hoje e comemorar este título”, completou Marcos Gomes.

A Mercedes levou a melhor também na categoria GT4, com o trio Marco Pisani, Leandro Ferrari e Renan Guerra garantindo o caneco para a equipe Autlog Racing com vitória em Interlagos.

“Foi um ano difícil, cheio de altos e baixos, mas que conseguimos evoluir muito. A Porsche foi um adversário duríssimo e estamos muito felizes por este momento”, comemorou Leandro Ferrari. “Dediquei-me muito para chegar a esse título. Tenho dois parceiros que aceleram demais e eu fiz questão de treinar muito para chegar o mais próximo possível deles”, completou Marco Pisani. “Todo o trio está de parabéns. Toda equipe. Esse é um título conjunto”, finalizou Renan Guerra.

Já na P2 os campeões foram Fernando Poeta e Claudio Ricci. E na P2 Light Ricardo Haag e Mário Marcondes levaram a melhor.

Protótipo AJR
09 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023
@rodrigovianarodrigoviana Fotos: Império Endurance Brasil e arquivo pessoal
Na coluna do dia 12 de junho de 2022, publiquei as especificações de cada categoria e o sistema de pontuação do campeonato. Segue o link: https://www. jornalterceiravia.com.br/2022/06/12/endurance-brasil-os-superesportivos-
Disputas acirradas entre os protótipos. Protótipo Sigma P1 G5 (Protótipo 1 da 5ª geração). Protótipo francês Ligier da categoria P1 (Protótipo 1) A largada em Interlagos Ford Mustang GT4 puxando o pelotão dos GTs Protótipo AJR, hoje, o carro mais rápido em atividade no Brasil BMW M4 GT3 Ferrari 458 GT3 McLaren 7205 GT3 Mercedes-AMG GT3 Porsche 911 GT3R Fui conhecer o McLaren da categoria GT Resultado 8ª etapa - 4 Horas de Interlagos Pilotos Categoria Tempo de prova Piedade /Jimenez P1 4:02:08.646 Toso / Robe / Baldo / Martins P1 4:02:09.627 Queirolo / Muffato P1 4:02:10.077 Tom Filho / Landi / Xavier GT4 4:02:18.551 R. Baptista / Bueno GT3 4:02:19.882 Orige / Kiryla P1 4:02:36.552 Fortes / Assunção P1 4:02:37.357 Romera/Rodrigues /Rimbano P1 4:02:49.348 Pisani / Guerra / Ferrari GT4 4:02:49.409 Negrão / Gomes GT3 4:02:50.196 Figueiroa / Campos GT3 4:02:51.444 Visconde / Maurício / Müller GT3 4:02:54.303 Sousa / Osman P2L 4:02:58.258 Haag / Marcondes P2L 4:02:58.700 Quartiero / Dirani / Müller GT4 4:03:01.993 Finardi / Mauro / Leist P1 4:03:10.700 H. Visconde / L. Foresti / V. Foresti GT4 4:03:22.170 Souza / Ghizo / Vilela / César Jr. P2L 4:03:24.525 Hahn / Khodair GT3 4:03:24.727 Longo / Franzoni GT3 4:03:30.580 A. Baptista / Alcaraz GT4 4:03:33.262 Sanchez / Abreu GT3 4:03:37.801 Poeta / Ricci P2 3:50:30.487 Bonadio / Hellmeister GT3 3:14:32.776 Carlesso / Perez / Ramos P1 1:48:35.376 Abrunhoza / Conde / Moraes GT4 1:23:10.205 Padron / Vianna / Ohashi P1 1:04:44.036 Bottura / Di Mauro P1 excluído Classificação final do campeonato da temporada 2022 GERAL 1º lugar Vicente Orige / Gustavo Kiryla Categoria P1 2º lugar Marcos Gomes / Xandinho Negrão Categoria GT3 3º lugar Robbi Perez / SarinCarlesso Categoria P1 4º lugar Ricardo Maurício/ Marçal Müller/ Marcel Visconde Categoria GT3 5º lugar Henrique Assunção / Fernando Fortes Categoria P1 CATEGORIAS P1 1º lugar Vicente Orige / Gustavo Kiryla 2º lugar Robbi Perez / SarinCarlesso 3º lugar Henrique Assunção / Fernando Fortes P2 1º lugar Fernando Poeta / Cláudio Ricci 2º lugar Júlio Martini / Rodrigo Lemke 3º lugar Ricardo Mendes / Tom Filho P2 LIGHT 1º lugar Mário Marcondes / Ricardo Haag 2º lugar Gustavo Ghizo / Leonardo Yoshii / José Vilela 3º lugar Leandro Totti/ Eduardo Sousa/ Luiz César Oliveira Jr. GT3 1º lugar Marcos Gomes / Xandinho Negrão 2º lugar Ricardo Maurício/ Marçal Müller/ Marcel Visconde 3º lugar Cacá Bueno GT4 1º lugar Marco Pisani / Leandro Ferrari / Renan Guerra 2º lugar Danilo Dirani / Jacques Quartiero 3º lugar Henry Visconde / Lucas Foresti
-dos-sonhos-numa-corrida-de-resistencia/

DIÁSTASE

pode ser tratada sem cirurgia!

Mas o que é diástase?

Podemos dizer que diástase é aquela barriguinha que não conseguimos perder com dieta e atividade física. Fisiologicamente falando, diástase é o afastamento dos músculos do abdômen, que é causado pelo aumento de pressão intra-abdominal, levando ao enfraquecimento dos músculos do abdômen, ao quais são projetados para frente, dando um falsa impressão de gordura ou sensação de ainda continuar grávida.

Cirurgia trata a diástase?

Cirurgia une os retos abdominais que se encontram afastados e isso configura a diástase. Logo, a cirurgia corrige a diástase, porém aquele músculo continua fraco, sem tônus, sem função.

Por isso que muitos pacientes após a abdominoplastia aparecem com seus abdomens estufados e sem diástase.

Mas por que isso acontece?

Simplesmente porque não ensinamos a esse músculo a controlar pressões internas, que são provenientes de funções fisiológicas da movimentação de órgãos e vísceras ou do simples movimento em executar tarefas da vida diária, tarefas como pegar um filho no colo, correr, agachar e até mesmo tossir, e por aí vai.

Os músculos do abdômen também sofrem com a ação do tempo e influências da alimentação, rotina de vida, assim como transformações fisiológicas devido à gestação.

Em que consiste o tratamento?

O tratamento se chama DIÁSTASE ZERO.

Ele realinha as fibras musculares do abdômen, retomando a forma, a força e a função.

Através de exercícios respiratórios específicos, uma linha completa de dermocosméticos ortomoleculares específicos do método, aparelhagem criada para o método entre outros equipamentos.

Como surgiu o diástase zero?

Surgiu da minha necessidade como mulher, após a minha terceira filha. Estudei como se fosse pra mim a elaboração de um protocolo que me tirasse daquela posição, de parecer grávida sem estar e, a partir daí, não parei mais.

DICAS DE VERÃO

Um novo aliado para o gerenciamento de melasma, principalmente no verão!

Skinbooster

Consiste em um procedimento estético no qual ocorre a aplicação de ácido hialurônico de baixa concentração nas camadas mais profundas da derme. O nome “skin” na tradução significa pele e “booster” é intensificador. Portanto, podemos definir que o tratamento é um intensificador da produção de colágeno e elastina nos tecidos.

Esse procedimento ajuda no rejuvenescimento da pele, clareamento de manchas, suavização de rugas, olheiras e linhas de expressão, melhora do contorno facial, estimula a produção de colágeno e hidrata a derme profundamente de dentro para a fora, de forma imediata. A aplicação é feita com pequenas injeções de ácido hialurônico. Para ter o resultado e os efeitos desejados, o ideal são 3 sessões com um intervalo de 15 dias entre cada uma.

11 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023 bk.
São mais de 4 anos trabalhando com diástase, ministrando cursos para profissionais, dentro e fora
do BRASIL
São mais de 4 mil profissionais habilitados e mais de 50 mil vidas transformadas pelo método
Congressos internacionais onde levo a técnica DIÁSTASE ZERO Fotos: Arquivo da colunista

QUE É BOM VER POR AÍ

2023

Primeiro dia do ano!Primeira semana do ano! Que venha 2023, pois os de boa vontade querem lhe usar!

O astrólogo, tarólogo e numerólogo carioca Raphael Hammoud avisa a coluna que o astro do ano é a lua e pela numerologia a cor da virada é o lilás, violeta,... Pelos orixás é o ano de Iansã, senhora dos ventos e das batalhas, poderosa deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás, que rege na cor amarela, laranja, vermelha,... A pedra do ano é a pedra da lua e a opala.

COPA BACANA

Emilce e Carlinhos Aguiar decidiram mais um ano ver de camarote, dos janelões de seu apartamento na Avenida Atlântica carioca, o ano de 2023 chegar. Andréa e Lulu Aguiar estão com eles e também viram o ano chegar em Copacabana com a tradicional queima de fogos e ouvir os shows da virada que teve sua estrutura montada na areia e bem em frente ao endereço deles.

GLOBAL

O peito conterrâneo da campistada inflou de orgulho ao ver a nossa Maria Bussade na tela do Faustão, convidada do apresentador Fausto Silva para falar sobre cuidados da pele em temporada de exposição ao sol. Maria explicou que o indice de câncer de pele é bem alto no Brasil, por ser um país tropical, que tem a presença do rei sol o ano inteiro.

JACK L.

O aniversário de Jackeline Louzada Alviani foi comemorado em Campos, sua cidade natal, que ela não esquece jamais e visita pelo menos uma vez por ano. Jack, tão campista quanto uma cidadão italiana, mora em Roma há mais de 35 anos e sempre que pode vem rever amigos e família. Chegou antes do Natal e já anunciou que seu retorno à segunda pátria ainda será na primeira quinzena de janeiro. Se dividiu em várias para atender a todos os convites daqueles saudosos de sua presença. No dia de seu aniversário, dia 26, ocupou vários espaços de

NO COPA

um restaurante badalado local, com gente querida que cantou em coro o parabéns pra você. Em certo momento a aniversariante não conteve ás lágrimas emocionadas com a chegada inesperada de um buquê de rosas vermelhas, ofertado pelo marido italiano Stefano Alviani e com cartão rico em palavras de amor e afeto, que nem a distância entre Brasil e Itália proibiu tal ato romântico. Que gentleman! E assim foi e assim sempre será, pois é querida toda vida. Viva! Nas fotos ela com grupo de amigos e a amicérrimas Beth Braz e Joilma Pinto.

No clima italianos no Rio tem gente querida aqui da coluna, falo da brasileira Aline Oliveira, uma linda, charmosa e bacana pernambucana que há 22 anos vive em Roma, entregue a sua profissão de fashion designer e influencer digital. Aline é casada com o poderoso Marco, empresário italiano que faz grandes negócios entre Roma e Dubai, com quem está hospedada no Belmond Copacabana Palace por esses dias de ano novo. Breve segue com Marco e filhos Sophia e Leonardo, para Porto de Galinhas, em ritmo lento dolce far niente e pernas pro ar.

VIVA ELA!

NOVO TEMPO

A família Sampaio Peres brinda 2022 com euforia. Foi um ano repleto de muitas realizações. Recentemente Diego Sampaio Peres Fagundes, filho de Valéria Sampaio Peres e Willian Felisberto Fagundes, se casou em NY com a mexicana radicada na América, Cecília Gonzalez-Rubio. E na lista de festejos está Fabrizio Sampaio Peres Kury, filho Mirza e Wady Kury, fez a família crescer com o nascimento de Lúcio Benjamin Kury, filho dele com Ellen Duncan, em NY, onde moram. E assim caminha a humanidade.

AQUECEU

Graziela Aquino Cruz e Guilherme Cassiano passam a virada do ano em Atafona, na mansão da família que abre suas portas para o verão. Foi lá que o filho dela João Pedro comemorou seu aniversário, entre amigos, roda de pagode, cervejaria e churrascada.

SINTO MUITO

Edson Arantes do Nascimento, o nosso ídolo Pelé, o maior e mais importante jogador de futebol brasileiro, faleceu esta semana aos 82 anos de idade, vítima de câncer. O mundo sentiu muito. Valeu Pelé, o Rei do Futebol!

ESPAÇO VIP

Alcinéa e Jorge Margem acabaram de construir na fazenda deles, com vista para a BR 101, um super espaço de lazer para aconchegar família e amigos quando lá estiverem. Marcos Brandão foi quem assinou o projeto lounge, lindo, lindo.

PATRIMÔNIO

A ong Orquestrando a Vida, nosso orgulho cultural musical, que é uma entidade sem fins lucrativos, cujo a missão é promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade social, através do ensino coletivo da música, com instrumentos sinfônicos para formação de orquestras, tendo a educação musical como via de desenvolvimento individual e coletivo. A iniciativa do maestro Jony William rende merecidas homenagens desde a sua fundação. Agora mesmo veio a notícia que receberão em março a Medalha Tiradentes, uma honraria concedida pelo Governo e destinada a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro.

VOLTA

Muitos que passam pela Conselheiro Otaviano se deparam com o movimento de obra concluída e decoração do tradicional restaurante Piccadilly, que deixou saudades em seus fiéis frequentadores desde que cerraram suas portas e apagaram as luzes, e agora estará será reinaugurado para alegria geral da nação campista.

VIDA NOVA

Iohana e Daniel Cruz, com o lindo David, filho deles que veio passar o Natal em família pelas bandas de Grussaí. Já voltaram pro RJ.

A campista Beth Couto foi a presença mais festejada na noite de homenagens e inauguração da Galeria das Ex-Vereadoras na Câmara Municipal de Campos. Beth que hoje mora em Rio das Ostras já viveu anos políticos como atuante vereadora em Campos, sempre segurando a bandeira da educação. Convidada do vereador e presidente da Câmara, Fábio Ribeiro, ela recebeu palavras de afeto de todos daquele plenário.

12 PÁGINA 01 A 07 DE JANEIRO DE 2023
Fotos:
Arquivo colunista
A querida Rosely Martins Xavier está decidida mesmo a sair de Campos para ir morar em Niterói junto da filha Eliana e dos netos Pedro Henrique e Luiz Filipe. Realiza assim o antigo sonho de Eliana e da irmã Elisa. Ano Novo, Vida Nova. Isabela Bussade e Marcos Coelho da Rocha, com os filhos Antônio e Francisco, quando comemoravam o aniversário dela na semana que passou, no lindo apartamento carioca.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.