J3NEWS EDIÇÃO 333

Page 1

Mãe e filho | Christiane Paes e seu filho Henrique, diagnosticado aos 3 anos com o Transtorno do Espectro Autista, hoje exímio pianista e apaixonado pela matemática

Amor e atenção para lidar com TEA

Médicos e pais falam sobre importância de diagnóstico precoce e os desafios diários de quem convive com o autismo

PÁGINA 03

Dr. Beda faz 1ª cirurgia robótica com o Da Vinci

Indígena Goitacá

Mitos e verdades sobre antigos habitantes da região

Os indígenas Goitacá caçavam tubarões? Eles eram canibais? Foram exterminados com roupas contaminadas pelos povos europeus? Muitas destas questões ainda causam indagações no

imaginário popular. Por isso, no mês em que se lembra o Dia dos Povos Indígenas, especialistas na área buscaram dar respostas a estas e outras questões.

ALOYSIO BALBI

Campista

PÁGINA 06

O Grupo IMNE inovou mais uma vez ao realizar a primeira cirurgia com a utilização do robô Da Vinci. O procedimento aconteceu no Hospital Dr.Beda, em Campos dos Goytacazes, em uma paciente de 56 anos.

GUILHERME BELIDO

em campanha nacional do 5G

PÁGINA 04

Feriado em 22 de abril só em Portugal

PÁGINA 05

Degase: unidade em Campos perto da lotação

Estado explica que há sistema de regulação de vagas

PÁGINA 06

Escolas públicas e particulares reforçam segurança

Protocolos preventivos são definidos por autoridades

PÁGINA 07

Uenf com atividades gratuitas para a comunidade

Programas incluem esporte e cultura para idoso e PCD

PÁGINA 09

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 333 CAMPOS DOS GOYTACAZES, RIO DE JANEIRO • 16 A 22 DE ABRIL DE 2023
Foto: Carlos Grevi
Ilustração: Biblioteca Nacional Foto: Silvana Rust
CAPA J3NEWS

Informação e amor para quem lida com o TEA

O Transtorno do Espectro Autista tem evoluído mundialmente; em Campos, cresce o número de crianças diagnosticadas

Em abril, profissionais de saúde e entidades médicas promovem campanhas informativas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O distúrbio se revela logo nos primeiros anos da infância. O diagnóstico precoce é importante. Nos últimos anos, o número de casos aumentou em todo o mundo. Em Campos dos Goytacazes, especialistas confirmam cada vez mais crianças com sintomas do TEA. O médico e consultor de genética do laboratório XY Diagnose do Grupo IMNE, Isaías Soares Paiva, diz que cresceu bastante o número de diagnósticos de pacientes com TEA após a pandemia. "O espectro autista ainda é visto com preconceito por parte da sociedade. É um desafio para as pessoas com TEA e suas famílias. Na minha prática clínica, tenho observado um aumento progressivo e muito maior de TEA. Em 2015, atendia em ambulatório e consultório uma média de 5 a 10% de casos de TEA. Após a pandemia de Covid-19, a média de atendimentos por TEA é cerca de 90% dos casos. A maioria em crianças entre 3 e 7 anos de idade e do sexo masculino. Um aumento dramático e assustador”, revela Isaías Soares Paiva.

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por deficiências na interação social, comunicação e padrões comportamentais repetitivos ou limitantes. No lactente (crianças entre um mês e dois anos), um sinal que pode indicar TEA é a falta de contato ocular do bebê com a mãe durante a amamentação.

Na criança pré-escolar (2 a 7 anos idade), os sinais de “isolamento social”, como não olhar no olho e não atender aos chamados, são características que devem alertar os pais.

“Esta criança geralmente apresenta atraso no de -

Preconceitos e ações públicas

No fim de março, o caso da estudante da cidade de Natividade, de 15 anos, portadora de TEA, repercutiu na mídia após ela sofrer bullying por parte de colegas de escola. O governador Cláudio Castro determinou que a Secretaria de Educação acompanhasse o caso e apoiasse a estudante e sua família. Ele considerou o fato inaceitável. Anunciou medidas para identificar e prevenir a violência nas escolas. Há grupos de apoio e associações de pessoas com TEA que devem ser compreendidas, respeitadas e terem tratamentos facilitados. A Lei 12.764/2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA e estabelece diretrizes para sua consecução. Uma dica para os pais para checar esta Lei. Em Campos, o prefeito Wladimir Garotinho sancionou a Lei nº 9.145/2022 que ins-

senvolvimento neuropsicomotor, fala e cognição. Há estereotipias com ampla variação, como movimentos repetidos de mãos, membros inferiores, tronco ou cabeça. Pular repetidamente no mesmo lugar, apego exagerado a um objeto; ecolalia (repetir o que uma pessoa acabou de falar) é frequente. Comportamento inadequado com os brinquedos, como lamber e cheirar repetidamente, também ocorre.

A dificuldade de interação social com outras crianças, pais, cuidadores ou outras pessoas é um sinal marcante. Geralmente, criança com TEA não gosta do contato físico, não tolera abraços e carinho; tem acessos de irritabilidade com agitação, demonstrando angústia exagerada ou risos inapropriados sem razão aparente”, diz o médico geneticista.

Relatos de mães A médica Christiane Paes é mãe de Henrique, de 16 anos. Ele foi diagnosticado com TEA aos três anos. Apresentava déficit na comuni-

cação, com atraso na linguagem falada e gestual, como apontar, mandar beijo; dificuldade em brincar em grupo e uma falta de atenção compartilhada: “Ele tinha interesses e comportamentos restritos e apresentava estereotipias motoras, como balançar braços. Tinha ecolalia tardia e uma hipersensibilidade a estímulos sensoriais como luz, som, etiquetas na roupa. Na infância, Henrique teve acesso a uma equipe multidisciplinar de excelente padrão com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga, além do acompanhamento da neurologista pediátrica. É uma dedicação e empenho muito grande da família. Assim, ele conquistou muita autonomia”, conta.

A autonomia pode ser confirmada com as habilidades desenvolvidas por Henrique ao piano. Ele é fã de música clássica e adora estudar matemática. “Uma das primeiras que aprendi com cerca de 6 anos foi ‘Für Elise’ de Beethoven. Minha matéria favorita é a matemática. O

que mais gosto de fazer no dia a dia é usar a Internet para pesquisar Astronomia” revela o jovem. A jornalista Carolina Santos relata sobre o filho Yan, que completa 10 anos no fim de abril. O menino foi diagnosticado com TEA antes de completar 4 anos: “Cuidar de qualquer criança é muito desafiador, sendo neurotípica ou atípica. No caso de Yan, o principal desafio é lidar com a rotina puxada. Nós, pais de autistas, deparamos com a falta de assistência dos planos de saúde, a falta de políticas públicas voltadas para as pessoas com TEA e a falta de inclusão no ambiente escolar. Há muita desinformação e preconceitos. É muito comum frases como: “o autismo dele é bem leve”, “ele não parece autista” e “todo mundo é um pouco autista ele até parece uma pessoa normal” ou “apesar de autista, ele é bem inteligente”. Podem não ter a intenção de ofender, mas são falas capacitistas. A ideia de que autistas são todos iguais, que não possuem empatia e são

totalmente dependentes é bastante equivocada”, diz. A pediatra e especialista em psiquiatria e saúde mental infantil, Maria Luiza Serafim, atua no Ceplin, em Campos. Ela analisa o crescimento de diagnósticos de TEA: “Nos EUA, a prevalência está de uma criança diagnosticada com autismo para cada 36 crianças. No Brasil, a gente ainda não tem dados concretos. Hoje se consegue diagnosticar o autismo mais precocemente. Os profissionais são mais orientados e a população também. A gente está conseguindo diagnosticar as crianças que são o ‘nível um’ de suporte. Antes, elas passavam despercebidas, pois nem sempre apresentam as principais características do espectro autista de ‘nível dois e três’. Crianças que são verbais, que têm a parte cognitiva sem alteração importante, ficavam sem diagnóstico. Hoje, a gente diagnostica mais e consegue uma triagem melhor para as crianças que não são o ‘nível dois e três’ de suporte”, aponta.

Causas de TEA e pesquisas

O geneticista Isaias Paiva diz que as causas do TEA podem ser genéticas e ambientais. “Fatores genéticos e familiares estão inquestionavelmente envolvidos na etiologia do TEA que tem sido repetidamente visto em irmãos e pares de gêmeos.

Especialista | Isaías Soares Paiva Então, poderíamos dizer que o TEA pode ser genético (hereditário) e ambiental (não hereditário). Estima-se que as causas ambientais representem 50 a 70% dos casos, enquanto o TEA genético represente de 7 a 15%. Esta fração provavelmente aumentará à medida que a pesquisa genética avançar e causas genéticas adicionais serem identificadas. Ainda há controvérsias e necessidade de pesquisas para esclarecer totalmente a etiologia de TEA. Uma causa ambiental fundamental, e para mim, a responsável pelo aumento dos casos de TEA, é exposição às telas de celulares e computadores” cita. O consultor de genética do XY Diagnose também afirma que toda criança com TEA deve ser avaliada por um pediatra, um neuropediatra e um geneticista. “O objetivo da consulta no geneticista é avaliar e identificar uma causa genética para o TEA da criança. É muito importante conhecer esta causa para a tomada de decisões, adequações do tratamento e acompanhamento e aconselhamento genético. Uma das principais etiologias genéticas de TEA é a síndrome do X-frágil, que é muito prevalente com incidência de 1 em 1.000 meninos e caracteriza-se por deficiência intelectual, TEA e sinais faciais característicos. O diagnóstico é feito por um exame genético específico (análise molecular para a síndrome do X-frágil ou FRAXA). Outras síndromes ou condições genéticas podem transcorrer com TEA, como as síndromes de Down, Angelman, Rett, Cohen, e muitas outras” diz.

titui a Política Municipal de Atendimento para Educação

Especial Inclusiva. A Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia realizou o processo seletivo para contratação temporária de mediadores e cuidadores para atuarem na rede municipal. “Com o início das aulas, estamos observando um aumento de alunos matriculados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo, e nossas equipes já estão fazendo um levantamento das necessidades por unidade escolar, a fim de sabermos qual a real deman -

da para este ano. Em 2022, a Seduct atendeu cerca de 550 alunos com diagnóstico de TEA”, cita o secretário Marcelo Feres.

Para ampliar e aprimorar a política pública que assegura direitos e proteção da pessoa com deficiência, a Prefeitura de Campos pretende implantar a Superintendência de Direito e Proteção da Pessoa com Deficiência, ligada à Fundação Municipal da Infância e Juventude. O presidente da FMJI, Leon Gomes, explica que o equipamento fomentará debates e elaborará ações

voltadas para a inclusão social das pessoas com deficiência. O projeto será encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores.

Christiane Paes, mãe de Henrique, diz que é preciso divulgar mais sobre TEA. “Informação é fundamental. Quanto mais pessoas sabem sobre o assunto, mais há uma rede de tolerância e inclusão de forma mais concreta e abrangente”.

Já Carolina Santos, mãe de Yan, diz que não se deve subestimar uma pessoa no espectro. “Exercer a empatia é um fator determinante para

a inclusão de pessoas autistas. Pela primeira vez, o IBGE incluiu o tema no último censo. Ainda não temos números exatos por aqui, mas se for feita uma proporção do estudo do Centro de Controle de Prevenção e Doenças americano com a nossa população, seriam cerca de seis milhões de autistas no Brasil. O objetivo é que Yan seja independente, que tenha autonomia para viver bem em sociedade. Sonhamos o que todos os pais sonham: que ele seja feliz, independente da deficiência”, conclui.

Maria Luiza Serafim cita que há alguns estudos sobre o aumento dos diagnósticos que estariam relacionados a exposições de determinadas substâncias durante a gestação, e também a nascimentos prematuros. “Hoje em dia, a gente consegue que a criança prematuro-extremo sobreviva. Há também um fator influenciando que é a idade avançada paterna e materna. São algumas coisas aventadas à possibilidade de ter aumentado a prevalência do autismo. A intervenção precoce é a palavra-chave e o padrão-ouro no acompanhamento dos pacientes com TEA. Eles têm benefícios com várias terapias, como fonoaudióloga, terapia ocupacional, a psicoterapia que ajudam a criança”, explica.

03 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023 Especial
Pediatra | Maria Luiza Serafim Triste | Caso de bullying com aluna em Natividade ganhou repercussão Talento | Christiane Paes e o filho Henrique, de 16 anos, que é fã de música clássica Amor | A jornalista Carolina Santos é mãe de Yan, que tem 9 anos Empatia | Estudantes de escola durante protesto em apoio à colega

AloysioBalbi

Gigante da telefonia vai usar modelo campista para campanha nacional do 5G

A modelo campista Stephanie Yashimuro está entre idas e vindas a São Paulo, estrelando a campanha de uma empresa de telefonia móvel para o sistema 5G. A modelo, de 30 anos, tem vitiligo e a aceitação desta condição, sem reservas, a tem tornado cada vez mais autêntica. A campanha da gigante da telefonia vai exibir a modelo em todo o país, em todas as mídias, afinal, é uma campanha nacional.

Empresário com negócios em Campos compra área milionária em Búzios

Um empresário com forte presença em Campos comprou uma área em Búzios por R$ 11 milhões. É do ramo da construção civil e planeja um novo condomínio para o balneário mais charmoso do Rio de Janeiro. O negócio foi feito na semana passada, logo após a Páscoa.

Fórum LIDER do Sebrae busca inovação das atividades de gestão

O Fórum LIDER do Sebrae, que concluirá todas as suas etapas no próximo dia 26, em uma reunião no Centro de Convenções da Uenf, tem como propósito e objetivo “a integração para o desenvolvimento, com aumento das atividades empresariais, de trabalho e renda, educação, inovação, logística e infraestrutura, dando apoio e suporte às iniciativas já existentes no território, não tendo qualquer vínculo político e/ou institucional, com foco no benefício à população. A observação é do coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche.

Agendas estratégicas na busca de iniciativas na região Reche acrescenta que “o primeiro ponto de extrema relevância é a integração de diversas pessoas de ampla liderança e expressividade em suas atuações dos municípios que compõem o Norte Fluminense. Essa conexão direta permitirá uma troca muito produtiva na realização de agendas estratégias e de formação de parcerias que trarão muitos resultados positivos para a própria região, não apenas para o LIDER, como para diversas outras iniciativas.”

OPINIÃO

TEA diz respeito a todos

A loja física que atende presencialmente sem nenhum funcionário em Campos

Em Campos faz sucesso uma loja de conveniência que atende presencialmente, mas sem nenhum funcionário. O freguês chega, se identifica no aplicativo da loja, a porta abre e as compras são feitas. Tudo presencialmente, mas através do celular. Alguns condomínios tentam implantar o sistema.

Uenf vai completar 30 anos e fará eventos

A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), criada por Leonel Brizola, sob o conceito de Darcy Ribeiro, com equipamentos de Oscar Niemeyer, completa 30 anos. Uma grande programação está sendo elaborada para comemorar essas três décadas no curso deste ano. Temos que comemorar mesmo, pois esse era o sonho de várias gerações.

Um grande negócio subindo no telhado, na Avenida Pelinca

Um grande bar-restaurante na Avenida Pelinca está prestes a ganhar uma nova direção. As conversações ganharam força, mas o martelo ainda não foi batido. Esse ambiente de negócios é interessante para a cidade.

Ponto B muda de dono e de nome e vai focar na carne

O restaurante Ponto B, agora está na mão de Alfredo Dieguez. O espaço, que encerrou as atividades durante a pandemia, será reaberto e terá como especialidade carne.

Comércio em Goitacazes avança e pensa em Centro de Compras

O comércio de Goitacazes continua avançando. Na semana passada, uma loja de móveis, que tem duas filiais no Centro, inaugurou a sua lá, e o primeiro movimento superou as expectativas. Tem gente apostando na construção de um Centro de Compras em Goitacazes.

Arrendamento de fazendas é um novo modelo de negócios no município

No ambiente do agronegócio em Campos, o destaque vai para a procura de fazendas, e neste quesito uma tendência que vai crescendo: o arrendamento de terras. Pelo menos duas grandes propriedades foram arrendadas em Campos, com um prazo médio de 10 anos, com a preferência para renovação.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), antes confinado na dor do seu entorno, agora está na pauta da saúde pública em uma discussão que diz respeito a todos e que merece o respeito de todos. Ganhotu mais visibilidade e é preciso falar exaustivamente sobre isso. E é sobre essa condição que trata a reportagem especial desta edição, assinada pelo jornalista Ocinei Trindade, com a sensibilidade que ele exige.

O TEA não é assunto de família. Diz respeito a toda sociedade, no aspecto público que envolve não só a Saúde, mas também Educação. A medicina coloca como item necessário ao tratamento a socialização dos que têm TEA, cujos sintomas começam a ser percebidos na infância.

A reportagem ouviu autoridades no assunto, como o médico e consultor de genética do laboratório XY Diagnose do Grupo IMNE, Isaías Soares Paiva, que alerta para o crescimento de casos em Campos e a necessidade de um diagnóstico precoce. A pediatra e especialista em psiquiatria e saúde mental infantil, Maria Luiza Serafim, que atua no Ceplin, em Campos, analisa o crescimento de diagnósticos de TEA. São informações necessárias que devem interessar a todos.

Mais do que atualizar o leitor sobre alertas dos médicos, o propósito primeiro é colocá-lo no centro de uma situação, mesmo que lhe pareça distante. Não é mais possível impor o isolamento social, como relatam as mães destas crianças que dedicam cada segundo de suas vidas aos filhos.

Exatamente neste mês de abril, profissionais de saúde e entidades médicas promovem campanhas informativas sobre o TEA. Informação e amor são tão fundamentais quanto discutir em sociedade o que era drama isolado.

O adeus a Zaíra Paes Barbosa, três vezes primeiradama de Campos Na semana passada, Campos deu adeus a Zaíra Paes Barbosa, viúva do saudoso ex-prefeito José Carlos Vieira Barbosa. Por três vezes, foi primeira-dama de Campos, número respectivo aos mandatos do marido. Era uma das raras unanimidades de Campos. Sempre elegante em gestos e palavras, e assim será lembrada.

Trinta anos depois, e o mico-leão-dourado escapa da ameaça de extinção

Está completando 30 anos o projeto que salvou da extinção no Brasil do mico-leão-dourado, implantado em Silva Jardim. Com a devastação da natureza, o mico-leão-dourado quase foi extinto, mas hoje há uns 2.500 deles vivendo em fragmentos de florestas, entre a Serra do Mar e a Região dos Lagos. A sobrevivência deste símbolo da Mata Atlântica se deve à luta de muitas pessoas e entidades. Uma delas é a Associação Mico-Leão-Dourado, no município de Silva Jardim.

Mais uma rodada de reunião para resolver a questão dos voos para Rio e Campinas

O presidente da Câmara de Dirigentes de Campos (CDL), Edvar Chagas Júnior, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Mauro Silva, terão um encontro com executivos da Aviação Azul. O objetivo é resolver definitivamente a questão dos voos de Campos para o Rio, incluindo neste contexto Campinas (SP). No que diz respeito ao voos para Vitória, já foi tudo resolvido.

A perigosa manifestação dos que opinam nas ruas

“Não há razão para pensar que qualquer manifestação que ocorre na rua é correta”. – Ebenezer Soares Ferreira. Conceituado Membro da Sociedade Brasileira de Romanista e de The American Schools of Oriental Research. Os que me conhecem de perto sabem que sempre abominei o trabalho assalariado, que não leva em conta a imperiosa necessidade de ajudar os que passam fome. Daí não ter nenhum sentido humano o salário cruel, pois temos o dever de nos preocupar com a generosidade e com a compaixão, se de fato somos cristãos. Bem razão tinha Ebenezer Soares Ferreira quando afirmou que o Humanismo de forma alguma destrói as atividades empresariais. É que foi com o Humanismo que surgiu a burguesia.

Logo o Humanismo não conflita com o Existencialismo, que é uma filosofia preocupada com a existência humana. O que demonstra estar perfeitamente ligada ao Cristianismo. E tudo isto fica bem mais claro quando Jean-Paul Sartre, que não era cristão, escreveu um livro denominado “O Existencialismo é um Humanismo”. Este texto de Jean-Paul Sartre foi publicado pela Editorial Presença, numa tradução de Vergílio Ferreira. Quando tomei conhecimento que o próprio Jean-Paul Sartre foi quem criou a filosofia existencialista. Porém não nos disse, que todo ato de bondade nos salva.

Tudo isso me veio à mente quando ocorreu recentes greves e protestos na França, decorrentes do empenho de certas pesso-

as temerosas com o aumento do tempo em que já idosos ficariam nos seus empregos sem o auxílio da aposentadoria como era elaborada. Sendo bom registrar que as manifestações nas ruas neste sentido contra Emmanuel Macron foram equilibradas e amenas. Todavia, logo no segundo dia, se tornaram violentas de tal forma, que protestos em massa contra a população e a destruição das carroças e automóveis nas ruas, dentre outros atos criminosos, estão tendo as características nefastas das rebeliões comunistas. É que a maldade sempre foi a linha de conduta do comunismo.

Estes acontecimentos nauseabundos no mínimo seriam abominados, por exemplo, pelo notável RUDOLF VON IHERING em sua luta em defesa do equilíbrio político, pois sem ele teríamos o horror da desagregação humana. Não é, assim, sem razão IHERING ter escrito o livro “A Luta Pelo Direito”, que foi publicado aqui no Brasil pela editora Revista dos Tribunais. Quando se verifica que IHERING sabia que o Direito não se consegue na rua, mas sim no empenho da sabedoria alcançada pelo estudo sistemático. Podendo-se dizer também que seria abominável se os brasileiros, em face do que está acontecendo na França, resolvessem seguir a linha de conduta dos maus franceses. É que os brasileiros de verdade apoiam os atos de justiça e não a truculência. São pessoas acolhedoras, gentis e honestas que ainda sobressaem em nosso País. E é essa linha de conduta que me dá a alegria de ser brasileiro.

O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via

www.j3news.com \ jornalterceiravia Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Simone Fraga - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Luiz Fernando Vicente | Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotônio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47 Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo
04 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023
Fernando da Silveira - Jornalista, advogado e professor universitário

O 22/ABRIL que não é feriado

“Agente político”

Então... chega mais

A saraivada de críticas sobre o governo Lula – que vai da política à economia alcançando quase todos os setores do Planalto – talvez (apenas talvez) possa engrossar o que já é bastante ruidoso.

É possível que tenha passado relativamente despercebido fala do presidente Lula que, em entrevista à CNN de algumas semanas, [referindo-se ao aniversário do PT] disse que o ex-ministro José Dirceu não tem que “andar escondido”.

Acrescentou, ainda, que Dirceu precisa que colocar a cara pra fora e brigar: “É um agente e militante político da maior qualidade e está voltando a participar [dos eventos petistas]”.

Certamente que o presidente deve ter feito esse tipo de comentário também durante a campanha. Ou será que não?

(*José Dirceu foi o arquiteto do mensalão quando ministro da Casa Civil, cargo do qual pediu demissão logo que o escândalo foi revelado. Depois, teve o mandato de deputado cassado.

No processo do mensalão, foi condenado a 7 anos de prisão. Como era réu primário e se encaixava nos pré-requisitos do decreto chamado indulto natalino, obteve o perdão da pena.

O ex-ministro, contudo, permaneceu preso devido à condenação em processo da Operação Lava Jato).

Otema já foi abordado e, salvo engano, em mais de um texto do autor. Mas vale revisitá-lo para que a data do descobrimento do Brasil não fique por aí rolando, feito alma penada.

Não deixa de ser curioso que num país tão afeito a feriados, o 22 de abril, que em 1.500 colocou o Brasil no ‘mapa-múndi’, não tenha sido agraciado com o mesmo status conferido a outras datas.

Mereceram a honraria o 21 de Abril,

da Inconfidência; o 7 de Setembro, da Independência; e o 15 de Novembro, da República. Mas nada se atribuiu ao feito do navegador português, Pedro Álvares Cabral. Por outro lado, cabe refletir que a falta de reverência à data não é, de todo, um descuido. Primeiro, porque o território onde aportou a esquadra de Cabral já estava ocupado por povos indígenas. Segundo, como o comandante lusitano não nos deu identidade política mas, bem ao contrário, conquistou terras para Portugal, é lá que deveria

Depois de protagonizar episódios ridículos – como andar de tratorzinho na ciclovia da Niemeyer e, depois, a “construção” cair novamente, o ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella, está na ‘pontinha’ de ficar inelegível por oito anos e, consequentemente, impedido de disputar cargos eletivos.

Crivella teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Município e dificilmente vai conseguir que 34 vereadores – dos 51 da Câmara – lhe salvem a pele. Uma possível condenação não impede que o hoje deputado federal permaneça no cargo até 2026.

Tem sentido? Parece que não. Mas o PL aumentou o salário de Michelle Bolsonaro, presidente nacional do Partido Liberal Mulher, de R$ 39,2 mil para R$ 41.650.

Por outro lado, se em tão pouco tempo a ex-1ª dama apresentou trabalho de qualidade tal que justifique o reajuste, é lá com eles.

De mais a mais, estamos no país que ama aumentar salário de quem não precisa.

ser feriado.

Homenagem – De toda sorte, para que o sábado próximo não passe em branco, reproduz-se, abaixo, linhas da carta do escrivão Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei Dom Manoel:

“(...) Andam nus, sem cobertura alguma. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto.

Davam-nos daqueles arcos e setas em troca de sombreiros e carapuças de linho, e de qualquer coisa que a gente lhes queria dar”.

Praticamente todos os supermercados estão cobrando pelas sacolinhas que o consumidor usa para colocar as compras. Nada mais que oito centavos.

Algo ínfimo. Mas não tão insignificante assim quando multiplicamos por centenas ou milhares que, em horas ou dias, entram no caixa. Mas a questão não é essa. O problema é que qualquer pro-

duto que pese o correspondente a um litro de refrigerante, ou uma embalagem de desinfetante, de verduras, ou de uma infinidade de outras coisas, precisa ser colocado em duas sacolinhas para não rasgar.

Então, já que cobram, que ao menos disponibilizem sacolas com um mínimo de qualidade para que a compra não vá parar no chão.

Se o reajuste para Michelle foi de pouco mais de R$ 2 mil – nada, assim, absurdo – por outro lado o de Romeu Zema, governador de Minas Gerais, estourou a boca do balão: 298%.

No início de abril, a Assembleia Legislativa de MG aprovou o novo salário do mandatário mineiro, que de R$ 10.500 passou para R$ 41.845.

Mas, como no Brasil é comum a gente ouvir “...é dinheiro público”, como algo fictício, que surge por mágica, tá tudo certo!

Ex-ministro José Dirceu

E agora?

É inaceitável que a sociedade conviva com tantos equívocos e reviravoltas. O ex-governador Pezão, condenado a 99 anos de cadeira por sentença do juiz Marcelo Bretas, acaba de ser absolvido.

Pezão chegou a ficar preso um ano por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. E agora o TRF-2 corrige o suposto erro e o absolve de todas as acusações.

Pergunta-se: como fica a situação de um político inocente, privado da liberdade por um ano? Como fica sua honra e dignidade? Como compensar quem foi retirado do convívio da família e dos amigos injustamente?

Tudo se resume ao juiz Marcelo Bretas ter sido afastado de suas funções? Absurdo.

Ocorre que por estas bandas de 2º mundo, ninguém dá a mínima – ou sequer sabe – da lição deixada por Margaret Thatcher,

primeira-ministra do Reino Unido por 11 anos, em que a “Dama de Ferro” enfatiza o verdadeiro significado de “dinheiro público”.

Jamais se esqueçam, que não existe dinheiro público. Todo dinheiro arrecadado é tirado do orçamento doméstico da mesa das famílias.

05 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023 Reajuste pra Michelle Contas rejeitadas Para Romeu Zema, 300% ‘Só’ R$ 0,08 O alerta de Margaret Thatcher

Degase: unidade opera próximo da lotação máxima

Segundo o órgão, Central de Vagas implementada em 2021 “impede superlotação”

Redação

Localizado na RJ-158, estrada que liga Campos a São Fidélis, o Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves (Cense PMHA) opera próximo de sua lotação máxima, diz o Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). De acordo com o órgão, são 69 adolescentes em cumprimento de medida de internação e 21 em cumprimento de medida de internação provisória (de caráter transitório). A capacidade da unidade é de 70 e 20 jovens, respectivamente, contando ainda com espaço para mais seis adolescentes em acautelamento.

Além do Cense PMHA, destinado ao cumprimento de medidas socioeducativas de internação e internação provisória, o Novo Degase conta com uma segunda unidade em Campos: o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), no Parque São Salvador, para medidas de semiliberdade, que atendia, até o

fechamento desta reportagem, quatro jovens e tendo capacidade para 60.

Ainda segundo o Novo Degase, que é subordinado à Secretaria de Estado de Educação, foi implementada, em 2021, a Central de Vagas que “gerencia as vagas disponíveis no sistema socioeducativo e impede a superlotação”.

Fiscalização e treinamento De acordo com o promotor José Luiz Pimentel Batista, o Ministério Público monitora o funcionamento tanto do Criaad quanto do Cense PMHA. “Fiscalizo pessoalmente as duas unidades. São encaminhados relatório para o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e para a corregedoria do Ministério Público. As visitas abrangem a fiscalização de uma quantidade enorme de itens”, conta.

Questionado pela reportagem sobre a segurança das unidades, o Novo Degase informou que “realiza diversas atividades e cursos de ações preventivas e formação continuada para seus agentes de segurança socioeducativos e demais servidores” e que “o conjunto de ações oferecidas como: atividades socioeducativas (educação, esporte, cultura, lazer, profissionalização), revista nos alojamentos, atendimento dos adolescentes pela equipe técnica, alimentação e manutenção da infraestrutura, contribuem para o bom andamento e tranquilidade da rotina das unidades”.

Perfil dos socioeducandos Ambas as unidades são destinadas exclusivamente a adolescentes do sexo masculino. Jovens do sexo feminino cum -

Criaad | Atualmente, unidade localizada no Parque São Salvador atende quatro adolescentes em semiliberdade

prem medidas socioeducativas no município mais próximo que ofereça vagas — geralmente, na capital. Mais da metade dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em unidades em Campos são reincidentes: 63,64% dos jovens em semiliberdade e 50,93% dos internos já passaram pelo sistema anteriormente, conforme dados do Novo Degase. A maioria deles cometeu atos infracionais relacionados ao tráfico de drogas ou a crimes violentos,

como roubo e homicídio. Números do órgão apontam que o perfil dos socioeducandos do Criaad é de adolescentes com idades entre 16 a 18 anos (86,36%), que cursaram parte do ensino fundamental (68,18%) e são envolvidos com atos infracionais ligados à Lei de Tráfico de Entorpecentes (86,36%). Já no Cense PMHA, os jovens têm entre 16 a 18 anos de idade (77,78%), cursaram parte do ensino fundamental (50,93%), são envol -

vidos com atos infracionais ligados à Lei de Tráfico de Entorpecentes (48,15%), roubo e furto (tentado ou consumado) (23,15%) e homicídio (tentado ou consumado) (15,74%). “O perfil é de adolescente pobre, de adolescente de comunidade. Geralmente é adolescente que participa do tráfico ou que está praticando assaltos pela cidade”, explica o promotor José Luiz Pimentel Batista, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Campos.

Medida depende da gravidade da infração

A decisão pelo cumprimento de medidas socioeducativas em internação ou semiliberdade leva em consideração a gravidade do ato infracional praticado pelo adolescente, diz o juiz Márcio Roberto da Costa, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campos. “A internação constitui medida privativa de liberdade, sujeita aos princípios da brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e sua aplicação se dá quando tratar-se de ato infracional cometido median-

te grave ameaça ou violência à pessoa, por exemplo, roubo, homicídio, ou por reiteração no cometimento de outras infrações graves, como tráfico de drogas, e por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta. Já a medida de semiliberdade pode ser aplicada nas demais hipóteses, desde o início ou como forma de transição para o meio aberto”, afirma o magistrado. De acordo com o Novo Degase, o adolescente em semiliberdade tem restrições na sua liberdade, frequentando a escola

regular fora da unidade. É permitida a realização de outras atividades educacionais, esportivas, culturais, de lazer ou profissionalizantes externas, sem necessidade de autorização judicial prévia. Os jovens podem retornar para casa aos finais de semana, devendo se apresentar novamente no Criaad no início da semana seguinte. Já os adolescentes em privação de liberdade devem realizar todas as suas atividades dentro da própria unidade, inclusive a escolarização formal. A internação não pode exceder 3 anos.

Beda realiza 1ª cirurgia robótica

Equipamento de alta tecnologia é pioneiro no Norte Fluminense e Região dos Lagos

Da redação

O Grupo IMNE, sempre investindo em alta tecnologia, inovou mais uma vez, ao realizar a primeira cirurgia com a utilização do robô Da Vinci. O procedimento aconteceu na última quarta-feira (12), no Hospital Geral Dr.Beda, em Campos dos Goytacazes. A paciente, uma mulher de 56 anos, tinha um tumor no rim e por isso, parte do órgão precisou ser removida. A cirurgia foi conduzida pelo cirurgião e médico urologista Gustavo Araújo. Ele é coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Beda que reúne cerca de 30 profissionais.

Além da plataforma robótica, a equipe usou o equipamento de ultrassom BK, único em Campos. “Quando usamos o robô, temos maior destreza para preservação do rim do paciente. Quando englobamos isso à tecnologia do ultrassom intra-operatório, a gente diminui os riscos de lesão renal, diminui os riscos de ter que retirar todo o rim do paciente, retirando somente a patologia em questão”, explica o coordenador.

O médico explicou que a paciente apresentou um nódulo renal há pouco tempo e que ao realizar uma tomografia, verificou-se a chance de ser um tumor renal. Ela então foi submetida a uma nefrectomia parcial,

preservando a função renal. “Quando utilizamos o robô nesse tipo de cirurgia, a gente elimina muitos riscos de sangramento, tanto intra-operatório e pós-operatório. Assim, a gente consegue adiantar muito a recuperação da paciente, com menor tempo de internação e com um retorno mais rápido às suas atividades laborais”, esclarece Gustavo, que iniciou na certificação robótica em 2018.

O primeiro procedimento também foi acompanhado pela equipe da H.Strattner, fabricante americana do robô modelo Da Vinci. Os profissionais permanece -

ram na sala de cirurgia para dar apoio e assistência técnica. Entre os especialistas, participaram enfermeiras específicas do Centro Cirúrgico e do Centro de Material e Esterilização (CME). Para os procedimentos, o Grupo IMNE também adquiriu uma máquina exclusiva para esterilizar o endoscópico do robô. Sem isto, não seria possível realizar essa cirurgia. Há previsão de 14 procedimentos cirúrgicos com a utilização do equipamento em abril.

“Atingimos um grau de maturidade cirúrgica com equipes extremamente qualificadas e capazes. Estamos na vanguarda.

Trata-se de uma resposta para quem trabalha conosco, para exercer medicina de primeiro mundo”, destaca o médico Diogo Neves, diretor-clínico do Hospital Dr. Beda. “Para nós, é uma grande conquista. Mais uma vez o IMNE sai na frente colocando em evidência a nossa marca e o nosso DNA: a inovação. Colocamos Campos no cenário nacional na área da saúde. Somos responsáveis também pelo treinamento de equipes quando adquirimos um simulador de robô”, ressalta a diretora-administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques.

Comitê de Robótica

O Grupo IMNE formou um Comitê de Robótica presidido pelo urologista Gustavo Araújo, composto por representantes da direção administrativa, direção médica, médicos e enfermeiros. A equipe atuou nos últimos 12 meses no processo de implementação do robô na instituição.

“Havia essa necessidade e vontade da instituição. Trata-se de um alto investimento, mas que terá um retorno custo-benefício muito maior. O robô tem uma precisão exata, baseado em sistema de inteligência artificial. Há também o tempo de internação e recuperação praticamente imediatos, em torno de 48 horas, para voltar às atividades, dependendo de qual cirurgia. Saber que o paciente vai deixar o hospital apto para o seu trabalho e rotina. Trata-se de um custo de investimento em saúde”, Diz Gustavo Araújo.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPOS E SÃO JOÃO DA BARRA/RJ, no uso de suas atribuições legais estatutárias, com o quórum previsto no Art. 524 “e” da CLT e Art. 13 §3º das disposições estatutárias, e a ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS – ADOMEC CONVOCAM todos os professores da Faculdade de Medicina de Campos e Curso de Farmácia para a Assembleia Geral Extraordinária – Virtual, nos termos das Lei federal n° 14.010/2020, no dia 24 de abril de 2023, com início às 19:00 horas em primeira convocação e às 19:15 horas em segunda e última Convocação com o quórum presente. A Assembleia se realizará na plataforma Virtual Zoom, cujo link será disponibilizado aos professores da IES até o dia 18 de abril de 2023, para deliberar a seguinte pauta:

- ACT 2022/2023 – discussão da proposta de renovação do acordo Coletivo de trabalho com vigência de 2023 a 2024;

- Assuntos Gerais

Campos dos Goytacazes/ RJ, 15 de abril de 2023.

06 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023
Campos
Da Vinci | Procedimento em uma mulher aconteceu no dia 12 de abril Fotos: Silvana Rust Internos l Adolescentes participam de atividades culturais e educativas Foto: Silvana Rust Foto: Divulgação

Segurança é reforçada em escolas das redes pública e privada em Campos

Autoridades recomendam cuidado com a circulação de fake news e orientam maior atenção dos pais

As redes pública e particular de Educação de Campos vêm adotando medidas para reforçar a segurança nas unidades de ensino, incluindo a implementação de protocolos preventivos, rotina de orientação aos pais de alunos, uso de aparatos de vigilância e estreitamento do diálogo com as Polícias Civil e Militar. O objetivo é identificar e prevenir a prática de violência nas escolas do Município. Autoridades recomendam, ainda, cuidado com a circulação de fake news e atenção aos alunos e aos conteúdos que eles acessam por meio das redes sociais. O esforço acontece após a ocorrência de ataques em escolas de diferentes estados do país e a circulação, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, do que estas mesmas autoridades vêm classificando como “desinformação” e “fake news”.

Em entrevista concedida ao J3News na quinta-feira (13), o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos, Marcelo Feres, afirmou que a pasta prepara um manual para orientar agentes públicos sobre a comunicação e ação no ambiente pedagógico em caso de suspeita ou denúncia de atos violentos, com a criação de instrução opera-

cional, em parceria com as Forças de Segurança, a fim de subsidiar as atividades nas unidades escolares da rede. Ele lembrou, ainda, que em Campos não houve registro de ataques a escolas e afirmou que as unidades de ensino gerenciadas pela pasta contam com porteiros de manhã, de tarde e de noite, com vigilantes 24h por dia e com a presença da Ronda Escolar, da Polícia Militar (PM).

O secretário alertou, por fim, para a necessidade dos pais dos alunos estarem atentos à origem das notícias que dizem respeito às escolas e manterem diálogo aberto com os filhos. “O primeiro passo

Reunião| Autoridades definem implantação de protocolos preventivos é saber de onde vem essa informação. Não é possível a gente receber uma notícia, um card em rede social, e considerar aquilo uma verdade. E o segundo passo, tão fundamental quanto, é não propagar. Pois, se você não sabe de onde vem aquela informação, mas entra em pânico e passa para outro, você só vai piorar a sensação de insegurança. Também é preciso ter atenção e diálogo com seus filhos. A escola e a nossa rede de segurança municipal estão fazendo seu papel. A sociedade tem profissionais responsáveis e de inteligência capazes de identificar [uma ameaça real]. Não

cabe mantermos nossas crianças presas dentro de casa. Não vai resolver o problema”, garante. Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) continua monitorando as unidades escolares da rede municipal de ensino em parceria com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e a Polícia Civil, a fim de garantir a segurança de alunos e profissionais das escolas e creches” e que “as unidades escolares da rede municipal de ensino são orientadas pela Seduct a solicitarem apoio das forças de segurança pública sempre que necessário”.

Estado atua junto a Polícias Civil e Militar O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou, também por meio de nota, que: “criou uma série de medidas para identificar e prevenir a violência nas escolas. A Polícia Civil instaurou inquérito para monitorar aplicativos e perfis em redes sociais em que o conteúdo indique possível ataque a uma unidade escolar. Já a Polícia Militar intensificou o trabalho da Patrulha Escolar com ações preventivas e reforçou o policiamento em unidades escolares que receberam denúncias”. Adicional-

mente, a PM trabalha no desenvolvimento do aplicativo 'Rede Escola' com botão de emergência que aciona eletronicamente o serviço 190, e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), atua

em parceria com as Polícia Civil e Militar, encaminhando as denúncias que vêm surgindo nas redes sociais e que estão causando preocupação entre os alunos, pais e profissionais da rede de ensino.

Sinepe orienta escolas particulares a reforçarem segurança

De acordo com o advogado Bruno Lannes, que representa o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, as escolas particulares de Campos “contam com porteiros, cercas, câmeras e sensores, além de protocolos de segurança com restrição de acesso na entrada e saída de alunos e demais participantes da processo educacional”. O Sinepe, no entanto, emitiu uma nota pública, por meio da qual orienta instituições de ensino associadas a “aumentarem a vigilância neste período, restringindo o acesso interno a pessoas autorizadas, reforçando os protocolos de segurança e utilizando, na medida da capacidade de cada uma, todas as possibilidades lícitas para aumentar a segurança local, como alarmes, cercas elétricas e sensores de presença”.

Parte das escolas particulares de Campos já começou a adotar medidas neste sentido. Comunicados direcionados aos pais e responsáveis, emitidos por diferentes unidades de ensino do município ao longo da semana, prevêem a adoção de medidas extras de segurança, incluindo a contratação de pessoal especializado na atuação no ambiente escolar e a manutenção de portões fechados, exceto nos horários de entrada e saída dos estudantes. A implementação de ciclos de palestras para alunos abordando questões como emoções e bullying, por exemplo, e o reforço do corpo de profissionais de Psicologia e Assistência Social também estão entre as medidas adotadas pela rede particular no município.

Quando você se mexe, a água não fica parada.

É preciso combater a Dengue todos os dias. Elimine os focos de criadouro do mosquito.

Veja como proteger a sua família:

Mantenha tonéis, barris e caixas d´água muito bem fechados.

Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com uma escova.

Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

Lave por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água.

Elimine materiais descartáveis como: pneus, tampas, copos plásticos, garrafas e latas.

Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova água e sabão uma vez por semana.

Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumulem água.

Não deixe água acumulada sobre a laje.

07 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023 Destaque
AQUI
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES saude.campos.rj.gov.br
DENGUE NÃO
Foto: Carlos Grevi

Uenf de portas abertas à comunidade

Fotos: Ascom/Uenf/Divulgação

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) está prestes a completar 30 anos, no próximo dia 16 de agosto. Nesta data, no ano de 1993, era realizada a primeira aula magna da recém-criada universidade. Mas os planos para a Uenf sempre foram além das salas de aula e, como está escrito para quem chega, na entrada da universidade, ‘o objetivo é fazer um povo cada vez mais feliz’, o que também se traduz, hoje, em projetos abertos à comunidade e que envolvem o desenvolvimento social da região. Entre estes projetos, estão o Paraesporte, o Conhecendo a Uenf e o Terceira Idade em Ação.

Coordenador de dois projetos de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense -o Paraesporte e o Conhecendo a Uenf- o reitor, Raul Palacio, comenta: “Para fazer um povo cada vez mais feliz, a gente tem que trazer desenvolvimento em todas as áreas. Na ciência, na pesquisa, na educação e na sociedade e, ao mesmo tempo, esse desenvolvimento tem que estar integrado ou guardar relação com a necessidade da sociedade Norte e Noroeste do estado e isso vai contribuir, evidentemente, para a revolução social de toda a nossa região”, defendeu.

No formato atual, o projeto Conhecendo a Uenf, funciona há cerca de sete anos na universida-

Para todos | Projetos contam com várias modalidades e equoterapia estará em breve entre as atividades ofertadas para a comunidade e estudantes

de, e, segundo o reitor, já atendeu mais de 30 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio. Ainda de acordo com Raul, o objetivo é trabalhar para que a universidade esteja dentro do projeto futuro destes alunos, seja na Uenf ou em outra instituição. “É um projeto que atende a toda a comunidade estudantil, desde a creche até o ensino médio. Para que as pessoas entendam que a universidade é uma opção para elas no futuro. E que a universidade é possível para todo esse grupo social. Independentemente de ser escola pública ou de ser escola particular”, destaca. Através do Conhecendo a Uenf, é possível fazer visitas aos

mais de 60 laboratórios da universidade, além da participação em feiras interativas. O agendamento, pelos grupos, pode ser feito através do e-mail conhecendoauenf@uenf.br.

Paraesporte Já sobre o projeto Paraesporte, que acontece por meio de parceria público-privada há cerca de três anos na instituição, Raul explica que, entre as práticas direcionadas às Pessoas com Deficiência (PCD), estão vôlei, basquete, música, exercícios de forma geral, natação, bocha e toda uma série de esportes. Mas ele destaca que o objetivo principal é a parte mo-

tora, é a parte do conhecimento e do desenvolvimento desses jovens. “Logicamente, com o avançar do tempo, eles adquirem uma capacidade esportiva que permite representar a nossa região e, às vezes, até o Brasil em competições internacionais”, lembra, fazendo referência à equipe de futebol do projeto que representou o Brasil e levou a medalha de bronze. Parceiro e fundador do Paraesporte, o ex-atleta da seleção brasileira de natação Raphael Thuin, explica que, hoje, o projeto atende a quase 500 PCDs, inclusive, com atividades para os pais e responsáveis. “A Uenf agora está

Segurança hídrica é debatida em Campos

Rio Paraíba e seus problemas mobilizaram autoridades em simpósio

Campos sediou entre os dias 11 e 13 de abril o IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul. O evento aconteceu no IFF campus Centro com palestrantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Nasa. O simpósio reuniu a comunidade acadêmica e representantes de diversas entidades para debater as soluções e projetos para a segurança hídrica da região.

O evento contou com mesas de debates, palestras, visitas técnicas e apresentação de mais de 80 trabalhos científicos, que apontaram os principais problemas da Bacia e suas possíveis soluções. “O problema mais crítico é a diminuição de vazão aqui no Baixo Paraíba. Com esse fenômeno e o abaixamento da cota, ocorrem duas coisas: O mar avança em Atafona, cada vez mais, porque o rio fica fraco, causando tanto a intrusão salina, quanto a destruição do entorno e a invasão das casas. Essa diminuição de vazão no rio impede a adução de água para os canais da Baixada Campista no período seco”, ressalta o vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), João Siqueira. “O rio aqui, diferente dos outros lugares, aduz

Palestras | Evento foi realizado entre os dias 11 e 13 de abril, no IFF campus Centro, com participação da Nasa

água pra fora, ele exporta água para fora da sua calha, então, com essa vazão e essa cota baixa, a Baixada sofre sem água, completa”, destaca. O Simpósio contou com mais de 250 participantes, de várias partes do país, “Foi muito importante termos aqui representantes de outras partes da Bacia, pessoas de São Paulo e Minas, o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), o Inea, Agência Nacional de Águas, isso nos dá um respaldo de quando nós solicitarmos ações de políticas públicas de gestão nesse sentido, para mitigar nossos problemas, essas pessoas vão ouvir com muito mais atenção”, diz João Siqueira. “Esse evento serviu principalmente para dar visibilidade ao

Baixo Paraíba, dos problemas que nós temos aqui referentes à Bacia do Rio Paraíba do Sul, baixa vazão de água, cheias enormes todo ano, excesso de estiagem e de cheias, e todas essas questões, nós entendemos que são causadas pelas porções acima de nós, a porção mineira e a porção paulista. Então é preciso haver integração e responsabilização de toda a Bacia, para que os problemas sejam resolvidos por todos”, ressalta o vice-presidente do Ceivap. Durante os três dias de evento, os participantes também fizeram visitas técnicas à foz do Rio Paraíba do Sul, à Reserva Caruara, em São João da Barra, ao sistema de canais da Baixada, à Estação de tratamento de água da Coroa e ao Centro de Educa-

disponibilizando um almoço para as crianças atendidas pelo Paraesporte e foi um grande ganho porque muitas das pessoas, infelizmente, não têm o poder aquisitivo para, às vezes, conseguir ir para casa e voltar, por causa do custo do transporte. É um projeto realmente social, que atende a uma grande gama da sociedade. Hoje são mais de dez modalidades e agora a novidade é a equoterapia”, comenta Thuin. As inscrições para o projeto abrem no início de cada ano, contudo, o reitor da Uenf informou que os responsáveis interessados podem ir num dia de aula para conversar com professores sobre possível

Fotos: Silvana Rust

inclusão de filhos PCD. Terceira Idade em Ação O Programa Terceira Idade em Ação funciona a 12 anos na Uenf e atende às pessoas acima de 60 anos, com atividades que promovem bem-estar físico e mental. Entre as oficinas oferecidas estão: ioga, natação, hidroginástica, pilates, artesanato, informática, autoconhecimento, inglês, violão e maquiagem. Atualmente, são 226 alunos matriculados e ativos. As inscrições permanecem abertas o ano inteiro. Para mais informações o contato é o (22) 2748-6063. “O bem-estar traz como consequência o cuidado da saúde e nós perdemos pouquíssimo idosos na pandemia. Vale a pena o governo, os gestores investirem na qualidade de vida do idoso para que eles possam viver mais e com mais dignidade”, alerta a coordenadora do projeto de extensão, Doutora em Ciências da Educação, Rosalee Santos Crespo.

ção Ambiental de Campos (CEA).

O secretário de Agricultura de Campos, Almy Júnior, destacou que economicamente, a insegurança hídrica impacta toda a região. “A gente poderia, por exemplo, discutir um terminal pesqueiro pra cá, mas temos a questão do avanço do mar que precisamos solucionar. Outro problema, hoje um barco não consegue entrar no Paraíba ou no Canal das Flechas para desembarcar uma pesca, então na agricultura, olha o impacto da falta de limpeza de um canal e do avanço de um lençol de água, por exemplo, no momento de uma colheita!”, explica Almy.

Ações imediatas De acordo com o vice-presidente do Comitê de Integração da

Raul Palacios | Reitor

Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), João Siqueira, a revitalização das comportas dos canais da Baixada, que será realizada com o apoio da Prefeitura de Campos deve ser iniciada de imediato. O projeto já está pronto e aguarda recursos para este semestre. “Nós contratamos uma empresa, que durante um ano elaborou um grande projeto de revitalização das comportas do Rio Paraíba, temos comportas no canal de Coqueiro, Cacomanga, Macaé, Cambaíba, e todas vão ser reconstruídas e terão instaladas bombas, para na época da seca, bombear água para esses canais e manter a Baixada com água o ano todo”, afirma Siqueira. Durante o Simpósio, também foi elaborada a proposta para que os recursos oriundos da compensação da captação de água e da contrapartida ambiental, principalmente do Porto do Açu, sejam aplicados aqui na região, para revitalização dos canais e para dar segurança hídrica ao Noroeste Fluminense. “Há um estudo do Ceivap, que propõe a utilização de recursos federais para a construção de cisternas no Rio Pomba, Muriaé, e elas servirão para manter uma vazão mínima no Noroeste, impedindo as cheias e permitindo que haja um fluxo de água num todo, com isso, possibilitando desenvolvimento e atração de empresas na região”, finaliza.

Bacia do Rio Paraíba do Sul

Aproximadamente 14 milhões de pessoas, dentre elas, os 8,7 milhões de habitantes da região metropolitana do Rio de Janeiro, se abastecem das águas da Bacia do Rio Paraíba. A Bacia Hidrográfica se destaca pelos inúmeros e frequentes conflitos sobre o uso de suas águas.

O Rio Paraíba do Sul banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais atravessando a conhecida região sócio-econômica do Vale do Paraíba, sendo o rio mais importante do estado do Rio de Janeiro. Sua nascente está localizada na serra da Bocaina, no município de Areias.

09 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023 Geral
Ceivap | João Siqueira Prefeitura | Almy Júnior
Universidade oferece ações gratuitas que incluem esporte e cultura

Bronquiolite: doença atinge principalmente crianças

Em casos mais graves, a enfermidade pode levar à internação na Unidade de Terapia Intensiva

Durante os primeiros anos de vida de uma criança, qualquer doença é motivo de preocupação para os pais, principalmente as que afetam o sistema respiratório, causando muito choro e incômodo ao bebê. Entre elas está a bronquiolite, que é mais comum no outono/inverno devido à mudança climática e acaba afetando mais a faixa etária infantil. Em alguns casos, a enfermidade pode se apresentar de forma grave, levando, inclusive, à internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A pediatra neonatologista Mariana Berlink explica que a bronquiolite aguda é, na maior parte das vezes, causada pelos vírus respiratórios. O principal deles é o vírus sincicial respiratório. Outros vírus também podem causar este quadro, como: adenovírus, parainfluenza, influenza, rinovírus, entre outros.

“A bronquiolite é um quadro obstrutivo de vias aéreas inferiores, de calibre muito pequeno, geralmente precedido por um resfriado comum, com coriza, tosse e febre. Muitos adultos e crianças mais velhas que estão resfriados podem ser portadores desses vírus. Porém, as

Foto: Cândida Vasconcellos/Divulgação

Sintomas

A médica esclarece que o quadro se inicia como um resfriado, com obstrução nasal, coriza clara, tosse, febre, recusa das mamadas e irritabilidade de intensidade variável. Em um ou dois dias, o quadro evolui para tosse mais intensa, dificuldade para respirar, respiração rápida e sibilância (chiado/chio de peito). Por vezes, pode haver sinais e sintomas mais graves, como sonolência, gemência, cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.

“É uma doença sazonal, e a incidência é maior durante este período de outono e inverno. Por causa do alto grau de contágio, há riscos maiores em crianças que frequentam creche e escolinhas”, falou.

ser feita em casa, com acompanhamento da febre, observação do padrão respiratório e cuidados para manter o estado do bebê em termos de hidratação e nutrição em níveis adequados”.

Já em casos mais graves, ela explica que a internação é necessária para que se possa ofertar oxigênio aos pacientes e que há situações em que os doentes também podem se beneficiar com o uso de uma inalação especial. E que também há admissão em UTI para o suporte ventilatório adequado, o que pode ocorrer em até 15% das crianças internadas.

Prevenção

A melhor maneira de proteger o bebê da bronquiolite, segundo

a pediatra, é mantê-lo longe do vírus que a causa. “O segredo é a prevenção! Medidas simples e eficazes nos cuidados de bebês, especialmente nos menores de um ano de vida e naqueles com fatores de risco, podem protegê-los dos quadros de bronquiolite. Por isso, é recomendável evitar o contato com crianças e adultos resfriados, lavar as mãos e higienizá-las com álcool 70%, principalmente antes de tocar os bebês. Também se sugere fugir de aglomerações, promover a amamentação e evitar o tabagismo passivo. Finalmente, deve-se buscar o acompanhamento pediátrico para monitorar o crescimento, a introdução adequada da alimentação e o cumprimento do calendário de vacinação”, enfatizou Mariana Berlink.

A médica reforça ainda que é fundamental ficar atento quando um bebê se resfriar. “Nessas ocasiões, o pediatra precisa ser consultado para repassar suas orientações. Em casos de tosse persistente, dificuldade para respirar, respiração rápida e sonolência, a criança deve ser levada para a avaliação médica imediatamente”, finalizou.

Foto: Divulgação

que bebês são mais suscetíveis crianças mais novas (menores de um ano), os prematuros, os portadores de doenças cardíacas ou de doença pulmonar crônica (broncodisplasia), os imunodeficientes, e os bebês

que nascem com baixo peso estão no grupo daqueles que possuem maior risco de desenvolver quadros mais graves, que necessitam de internação, por vezes, em UTI”, explicou.

Diagnóstico e tratamento Mariana Berlink explica que o diagnóstico da bronquiolite viral aguda deve ser estabelecido dentro de bases clínicas. “Não existe nenhum tratamento específico para bronquiolite. Na maioria dos casos, especialmente das crianças sem fatores de risco, a evolução do quadro é benigna, sem necessidade de tratamento medicamentoso. Nos casos em que há necessidade de algum tipo de intervenção, a maior parte pode

Sintomas | Chiado no peito e dificuldade para respirar são sinais de alerta

Saúde 11 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023
Vírus | Pediatra Mariana Berlink explica

Curtindo a Páscoa no sol de Guarapa o casal querido Auxiliadora Freitas e Norival Manhães Parabéns, querida amiga Elen Almeida, niver da semana. Beijão da coluna!

Expo Agro 2023

A semana começou movimentada através das redes sociais da Excess Produções quando foi feito o anúncio oficial da programação da exposição agropecuária deste ano. Dia 03 de Agosto - Zé Neto e Cristiano , dia 04 de Agosto - Ludmilla e Falcão , dia 05 de Agosto - Wesley Safadão e dia 06 de Agosto - Belo e Ferrugem. A galera aprovou geral total.

Segunda

batalha no reality

Como vocês estão acompanhando desde semana passada, o nosso reality culinário cozinhando com você- comida de rua, está literalmente bombando. Na disputa das massas o Felipe Donato saiu campeão e já está na próxima fase. no combate do programa desta semana, estão a Graziele Souza e Tárcia Bastos com a temática dos sanduíches. Vamos ver o quem seguirá para a próxima fase.

Luan City

No reality, os meus camaradas Felipe Garcia, Hussein Mustafa e Alander Duarte

Em evento de empreendedorismo no RJ, o amigo Felipe Inácio Bruna Cordeiro festejando mais uma primavera

Arquitetando coisas boas, o amigão bacana o empresário visionário Sérgio Ribeiro e o cantor Suel, pelo RJ

O EX-BBB, Diego Grossi em breve pinta na área e já no clima do nosso reality comida de rua

Luan City 2.0 já está pronto para ser apresentado ao público. Gravado em Belo Horizonte, no estádio do Mineirão, o DVD será lançado em EPs e clipes até o lançamento do projeto audiovisual completo. Em um estádio com 65 mil pessoas, nove palcos, 80 bailarinos e uma câmera nunca antes usada em shows do Brasil, o Luan City 2.0 fez história para Luan Santana. O lançamento do primeiro single, “Deus é Muito Bom”, acontecerá dia 27/4, às 21h e o clipe, os fãs conferem dia 28/4, às 12h. A composição é de Luan Santana, ao lado de Lucas Santos, Matheus Marcolino e Marcos Estevezes e contou com a direção de vídeo de Gui Dalzoto. O projeto é grandioso e jamais visto produzido por um artista nacional até então.

Vetados com força

A Globo voltou atrás e decidiu desconvidar

Bruno Gaga, MC Guimê e Antônio Cara de Sapato da final do BBB 23. O desistente e os dois expulsos tinham sido convocados para participar da festa de encerramento do reality show, em 25 de abril. No entanto, a emissora mudou a regra e vetou a participação do trio. No ano passado, J.B de Oliveira, o Boninho, vetou a presença de Tiago Abravanel, que também desistiu do programa de confinamento, mas permitiu que Maria, expulsa por agressão, estivesse presente na festa e até cantasse ao lado de Paulo Ricardo responsável pela trilha do reality desde a estreia.

Brazuca brilhando

A elegante Lucieni Galaxe pintando na área

No reality, as lindas Joana Mambreu e Suelen Lemos Guimarães

Uma das protagonistas de Besouro Azul, Bruna Marquezine está em alta em Hollywood. A atriz brasileira de 27 anos fechou com a agência UTA, a mesma de astros como Chris Pratt (Guardiões da Galáxia) e Harrison Ford (Indiana Jones) para cuidar de sua carreira e de seus interesses na indústria norte-americana. A informação foi confirmada por representantes da UTA ao site Deadline. O nome de Bruna ganhou destaque nos Estados Unidos após ela ser confirmada como o par romântico do protagonista Xolo Maridueña (Cobra Kai) no vindouro filme da DC/Warner Bros. Discovery.

Moda masculina com polêmica

Rio alto astral é com Renatinha Campista

Eu gosto tanto de você, minha querida Valerinha Nunes

Linda aniversariante da semana a Laura Belei

Na Disney esse quarteto fantástico, o Rildo Ribeiro Jr., Guto Barreto, Viviane Vilela e Nazareth Machado

No sol de Guarapa Renata Corrêa

Muito especial a vida toda é Luiza Godoy

A moda masculina está causando um pouco de espanto nos últimos tempos devido a volta dos homens usando cropped para compor seus looks, uma peça que ficou bastante tempo distante dos guarda-roupas masculinos. O cropped é um meio termo entre top e uma blusa popularizado nos anos 90, utilizado até mesmo pelo ator Will Smith na sitcom Um Maluco no Pedaço, a peça voltou a popularidade entre o público masculino nos dias atuais e foi aderida por diversas celebridades. Durante o primeiro dia de shows do Lollapalooza 2023, no fim de março, o influencer João Guilherme surgiu com uma versão branca da peça icônica. O ator defendeu a importância de se vestir da forma que a pessoa se sentir confortável sem se importar com as opiniões alheias. Durante o programa de reality BBB23, o participante Gabriel Santana usou diversos modelos da peça, ainda no programa o ator mencionou levantou discussões em alguns momentos sobre o fato de ser bissexual. O apresentador, Rodrigo Faro, encurtou uma camiseta preta da Gucci e disse que usa o que ele quiser. Diversos famosos mostraram que o cropped é uma peça que não possui gêneros, orientações sexuais e estilo em uma corrente contra a “masculinidade frágil”.

Credo que delícia

Casal top é esse, o aniversariante Raphael Otoni e Paulinha Albernaz Duarte Camarada top é o Lucas Gabriel pelo Farol Beach Nosso Paparazzi Henrique Alves no solzão de Arraial

Camarada bacana demais é Fernando Paes

Uma porção exagerada de pastrami em um pão de centeio quentinho, daquele tipo que parece um abraço de avó de tão acolhedor, tem sua versão made in Rio em um cantinho bucólico no bairro das Laranjeiras. Um clássico das delis judaicas de Nova York, o sanduíche do Maya Café chama a atenção pelo molho, que faz toda a diferença no resultado da iguaria. E a fórmula tem dado certo. O charmoso café, localizado na Rua Professor Ortiz Monteiro tem ficado lotado de segunda a segunda.

12 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023
Na doce espera por Helena, Fernanda Passos, José Maurício Ferreira e Heitorizinho
@assaf.caricanecas @vinhoepontocamposdosgoytacazes
Foto: Binho Dutra Foto: Ricardo Bueno

Indígena Goitacá Mitos e verdades sobre antigos habitantes da região

Thábata Ferreira

Todo o universo que envolve os indígenas da nação Goitacá, aqueles que faziam parte dos povos pioneiros nas regiões alagadas de Campos — na época da antiga Capitania de São Tomé — sempre foi uma questão para despertar curiosidades. Principalmente a partir deste século, muito se tem questionado sobre hábitos, características e práticas destes indígenas, mas, também, o confronto dos relatos vem gerando dúvidas, desde alunos até estudiosos da área. Os indígenas Goitacá caçavam tubarões? Eles eram canibais? Foram exterminados com roupas contaminadas pelos povos europeus?

Muitas destas questões ainda causam indagações no imaginário popular. Por isso, no mês em que se lembra o Dia dos Povos Indígenas (em 19 de abril), duas especialistas na área, as historiadoras Sylvia Paes e Graziela Escocard, buscaram dar respostas a estas e outras questões.

Segundo Graziela, guaiatacá, aitacaz e itacaz, são algumas das vertentes de nomes dadas nos relatos sobre o indígena Goitacá. No entanto, outras tribos também passaram pela região como os Coroados, Puris e Guarulhos. Contudo, o indígena Goitacá predominou neste território, reforça a especialista, sendo considerado por alguns viajantes como ‘o senhor absoluto das terras da Capitania de São Tomé’.

Quanto à literatura sobre o tema, a professora de História, dedicada à memória regional/local, Sylvia Paes, explica que há relatos do indígena Goitacá a partir de três perspectivas: dos viajantes, dos cronistas e dos memorialistas. “Os viajantes são aqueles que estiveram na Planície desde o século XVI e

já falam do indígena Goitacá. Os cronistas chegam um pouco depois, mas eles vão olhar mais a cidade, falar do indígena, mas com traços culturais. Os memorialistas vão beber da fonte do viajante e do cronista e falar a mesma coisa com outras palavras. Ou seja, guardar a memória para que ela não se perca”, conta. E Graziela completa: “os memorialistas, por um determinado período, distorceram as falas destes viajantes, levando muito a sério seus relatos, sendo que são falas eurocêntricas. Então a gente tem que tomar muito cuidado com a interpretação”, defende Escocard. Dentro destes relatos apresentados, segundo a professora Sylvia, um viajante descreveu essa caçada ao tubarão. “Na verdade, a gente não tem tubarão. A gente tem cação no nosso litoral. Mas como viajante também não era ‘expert’ em animais marinhos, ele registrou como tubarão. Hoje a gente sabe que não é tubarão, mas um cação”, desmistificou.

O indígena Goitacá era canibal?

Já sobre o indígena na nação Goitacá ser canibal, Sylvia Paes diferencia e defende que eles não eram canibais. “Há uma diferença entre canibalismo e antropofagia. São dois ritos ou práticas diferentes. O canibalismo é uma prática que você come a carne humana ou por fome ou por ‘maluquice’, como eu costumo dizer para a garotada. Isso existe. Há registros de alguns acidentes que já aconteceram e, para que os indígenas vivessem, em um período de escassez, eles tiveram que lançar mão de comer carne dos que morreram perto deles”, define, de forma descontraída, este primeiro.

Com relação à antropofagia, a historiadora pontua:

“a prática da antropofagia, é comum em muitas tribos espalhadas no mundo inteiro, desde os tempos mais remotos até hoje. Não era uma prática só do indígena Goitacá. Quem descreve uma prática dessa foi um viajante francês que morou no Rio de Janeiro e viveu com os indígenas. Ele vai escrever uma obra na qual explica essa prática. Não era qualquer carne que se comia, era a carne daquele guerreiro que não corria do medo, que lutava uma guerra bravamente. Esse era o escolhido para ser honrado com o ritual da antropofagia. Ou seja, todos queremos ser iguais a ele: bravos, valentes, guerreiros, destemidos. E, aí sim, era praticada essa antropofagia”, finaliza.

Eles foram exterminados com roupas contaminadas pelos povos europeus?

“Quanto a esse termo: extermínio, eu particularmente sempre achei ele muito forte”, dispara a professora Sylvia. “Eles estavam desde o século XVI se misturando com o colonizador. Eles estavam se casando, se miscigenando, gerando filhos mestiços. Mas o sangue Goitacá estava ali. Também com negros houve essa miscigenação. Muito provavelmente, quando começaram os massacres e a morte por doenças, eles fugiram”, comenta. Para reforçar sua teoria, a historiadora lembra que, “hoje, encontram-se muitos grupos da mesma linhagem linguística do indígena Goitacá, que é o macro-jê. Um deles é o grupo Xavante, que está no interior do Brasil. Outro grupo é o Fulni-ô, que está em Pernambuco. Então são grandes representações, quem sabe, de um ex-Goytacá. Não sei. Uns teriam fugido, outros se miscigenado e eles, com certeza, moram em mim”, acolhe Sylvia.

Outras características Historiadora e também Diretora do Museu Histórico de Campos, que está recebendo exposição sobre o tema, Graziela Escocard lembra que os Goitacá sempre foram conhecidos por serem guerreiros. Não aceitavam que seu território fosse invadido. Grazi lembra, também, que os viajantes citam que o Goitacá era um exímio caçador e contavam com uma imensa reserva alimentar. "Caçavam em bando, pelos campos e matas. Usavam arco e flecha grandes e os usavam com ar pernas. Sobre as características físicas, segundo citação de Simão de Vasconcelos, os Goitacá tinham 'o cabelo no alto da cabeça raspado a modo dos calvos, e os demais crescidos até o ombro, a modo de Cesare'. Já Jean de Léry diz que o Goitacá possuía 'os cabelos compridos e pendentes até às nádegas', ao contrário de outros indígenas, que cortavam os cabelos na frente e na nuca. Andavam nus, sem nenhum adereço aparente", sinaliza Graziela.

J3NEWS
Sylvia Paes
Fotos: Reprodução
Graziela Escocard

Hidratação e sua importância

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a hidratação adequada previne possíveis irritações, ameniza o aspecto esbranquiçado, melhora a textura e o mais importante: protege a pele dos agentes externos.

A pele funciona como uma barreira de proteção contra radiação ultravioleta, micro-organismos e tem papel fundamental na regulação da temperatura corporal. Portanto, manter essa barreira fortalecida, ou seja, conservar a pele hidratada, é importante para o bom funcionamento de todo o organismo.

Quando está ressecada, a pele perde sua capacidade de defesa, tornando-se alvo fácil para irritações e infecções, criando fissuras e, além disso, escamas imperceptíveis. Vale ressaltar que todos os tipos de pele precisam de hidratação, seja ela seca, mista ou oleosa. O que

vai diferenciar o cuidado com cada uma é o tipo de hidratante que será aplicado, uma vez que existem produtos específicos para as ne cessidades de cada pele. Hidratar a pele é um hábito necessário e uma questão de saúde. A hi dratação adequada previne irritações, ameniza o aspecto ressecado, melhora a textura, mantém o equilíbrio de fluídos, regula a tempera tura corporal e o mais importante: protege principalmente a pele dos agentes externos. Por fim, lembre-se que, em geral, o hidratante usado no corpo não deve ser usado na pele do rosto. Em outras palavras, como cada pro duto é formulado para atender as características da pele de cada região, pode não ser tolerado quando aplicado em área diversa da indicada.

Melasma, entenda melhor as causas

As manchas de cor amarronzada que recobrem partes do rosto, sobretudo testa e bochechas, estão entre as queixas mais comuns nos consultórios dermatológicos. O melasma tem uma incidência maior no sexo feminino, podendo ocorrer também em homens.

O Melasma é considerado uma doença crônica multifatorial, ou seja, pode ser causada por diversas condições, tais como exposição solar, ou a lâmpadas de celulares e computadores, hormônios ( uso de anticoncepcionais orais), alterações inflamatória ( tudo que possa causar agressão: depilação, tanto com cera ou linha, uso de cremes ou ácidos sem orientação médica) e fatores genéticos.

Embora os novos tratamentos disponíveis apresentem resultados empolgantes, ainda não se conhece a cura definitiva para o melasma e sua recidiva é frequente. Por isso, é preciso ficar sempre atenta e cuidar para evitar que ela ocorra. A rotina de cuidados deve fazer parte do dia a dia para o controle do melasma. Hoje em dia, os filtros solares também podem conter associação com antioxidantes e clareadores. É muito importante ressaltar que os filtros com cor oferecem uma proteção maior por serem filtros físicos e o melhor tratamento é-o uso regular de protetor solar. A quantidade e a frequência de aplicação influenciam na eficácia da proteção. Não adianta clarear, se o mais importante que é a proteção, não fizermos com regularidade!

Depois dos 30, por que tratar a pele?

Curtindo o Beach Tennis: a dermatologista Dra Fernanda Sobral, Dra Nathália Quintanilha, Dra Patrícia Pandolfi, JSanguedo e Paula Miriam Azevedo

Dica da dermato

l Lavar a mão antes de lavar o rosto

Na verdade, você deve começar a tratar a pele o mais rápido possível, tendo uma boa rotina de skincare, boa alimentação e não esquecer do filtro solar. Mas é depois dos 30 que a pele do rosto começa a apresentar sinais do envelhecimento, decorrentes da queda da produção de colágeno e degradação do colágeno existente.

Acontece a perda de gordura, as estruturas ósseas ,musculares e de gordura são absorvidas com o envelhecimento e fica cada vez mais evidente a questão da flacidez e perda de volume do rosto, o famoso desabamento facial. Para tratar este problema, é pre -

ciso investir em procedimentos que devolvam o volume de tecido ósseo e gordura perdidos e estimulem a produção de colágeno.

O preenchimento facial devolve esse volume perdido, melhorando o contorno facial e redefinindo o volume de regiões como os lábios. Para a melhora da flacidez e sensação de pele elástica, os estimuladores da produção de colágeno como o novo Ultraformer MPT ,Sculptra, Radiesse e Harmonyca, são as melhores opções.

A associação dos tratamentos é a melhor forma de prevenção e tratamento do desabamento facial.

Cuidados essenciais com a pele do rosto

l Usar um sabonete específico para o seu tipo de pele l Não esfregar a toalha ao enxugar o rosto

l Hidratar a pele após a limpeza l e nunca esqueça de muito protetor solar.

Em seguida fomos para clínica para um diagnóstico de melhorias. Me sinto muito feliz e honrada por estarem prestigiando nossa cidade através de nós e nos dando condições de sempre levar o melhor pra vocês em atendimento, tecnologias, ciência e acolhimento. Motivo de muito orgulho pra mim.

Meus filhos com os dindos.

No restaurante Gero em São Paulo neste último feriado da Páscoa com o Dr Diogo Assed oncologista do Hospital Sírio Libanês e sua esposa Bruna Marchetti.

No museu da imaginação .

Nossa conterrânea

dermatologista que ganhou o Brasil, Dra Karla Assed , no aniversário da sua amiga e paciente Xuxa Meneghel à bordo de um navio.

Nesta semana tivemos o prazer de almoçar com a Ana Paula Pontes, consultora de estratégias comerciais do Laboratório Galderma e com o gestor de grandes contas Márcio Machado.

03 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023
oliviaassed_dermato

Manhã J3 é sucesso na programação

O Manhã J3, que estreou com sucesso na semana passada, tem uma proposta diferente dos programas já feitos na região. É uma revista eletrônica diária, na qual são abordados assuntos em alta. A atração tem um quadro de profissionais de diferentes áreas, que opinam sobre temas variados, de acordo com a sua visão profissional e de vida também. O Manhã J3 é transmitido das 9h às 11h, de segunda a sexta-feira, pela J3News TV e redes sociais.

Foi montado um cenário especial aconchegante, amplo e clean, onde os comentadores podem ficar à vontade para falar dos assuntos que serão abordados no programa.

Telespectadores e internautas poderão interagir por meio das redes sociais.

Pauta Livre com a prefeita de SFI

O programa Pauta Livre desta semana recebeu a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos. Ela é a primeira mulher à frente do Poder Executivo do município e está no segundo mandato. Durante a entrevista, a prefeita falou sobre os avanços que a cidade tem dito no seu governo. Como a educação, que tem obtido resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na saúde, sobre a reforma do Hospital Manoel Carola, que conta com tomógrafo, mamógrafo e outros aparelhos em funcionamento. E também, na geração de empregos, que está com saldos positivos na cidade. Não perca, toda quarta-feira às 20h30, na J3 News TV e no YouTube.

Nascidos na era digital

Minha neta nasceu na era digital. Ela tem um jeito diferente de mim de segurar o celular, digita muito mais rápido e é a quem peço ajuda sempre que estou encalacrada com alguma coisa na internet.

Não sei fazer vídeo como ela e muito menos usar tantos outros excelentes recursos que essa tecnologia oferece. Sou da época do PowerPoint, hoje quase jurássico. Mas, garanto que tenho feito progressos. Já estou até preparando aulas online para um aluno que faz o décimo primeiro ano no México. Poucos anos atrás, essa possibilidade era impensável no meu caso. Ela nasceu bem depois de 1980, década em que as tecnologias digitais chegaram. O impacto dessa avalanche tecnológica foi imenso. De uma forma geral, essa tecnologia mudou o comportamento da sociedade como um todo: desde o mundo do trabalho até as formas de lazer. Mesmo quem possui uma certa resistência ao mundo digital, de uma forma ou de outra, é afetado por ele devido à rapidez das mais variadas informações e o quanto isso implica a produção e a comercialização de produtos, por exemplo.

A tecnologia, especialmente para as crianças nascidas a partir de 2010, é apenas mais uma forma de vivenciar o mundo. Elas estão totalmente integradas ao mundo digital. Sentem-se confortáveis em interagir com máquinas, pois desde muito pequenas foram expostas aos dispositivos eletrônicos. Enquanto isso, nós adultos de épocas passadas, corremos, muitas vezes com pouco fôlego, tentando acompanhar todo esse avanço. Um aspecto que me chama muito atenção é a facilidade como minha neta consegue realizar multitarefas no computador. E com que rapidez! Ela, várias vezes, abre diferentes “janelas” na mesma tela e se comunica com todas: grava mensagem para amiga, ouve música, faz tarefa da escola... São os superconectados. É uma das características dessa geração. Mas os pais e/ou os responsáveis devem ficar atentos a esses “novos” jovens e crianças. É preciso equilibrar o tempo online e o tempo offline, o que tem sido um desafio para a família quando não, um problema de saúde. Haja vista os dependentes dos games eletrônicos, das redes sociais, além dos riscos que oferecem.

O tempo não caminha para trás. Ele sempre vai trazer mais inovações nas mídias móveis e plataformas e, também o impensável que não conseguimos prever ainda. Para tanto, ficam a expectativa e um sentimento-pergunta de quem já viveu um pouco ou muito mais: como nos adaptarmos? Corremos riscos de ficarmos isolados? Para onde estamos indo?

04 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Fotos: Arquivo da colunista

A elegância ímpar e o alto astral do descendente de libaneses Alexandre Kury Izar

Tim-tim: No próximo sábado Dr. Herbert Sidney Neves será muito cumprimentado por conta do seu aniversário

As elegantes Rosane Tinoco, Alcinéa Lima e a aniversariante de hoje Mariáurea Paes

Janir Stoduto de Carvalho sempre maravilhosa

Amigos de infância: Walterzinho Sepulveda Netto, Maria Isabel Petrucci Barcelos

Os

A aniversariante de amanhã Luzimar Ferreira e sua irmã Iracy Quintanilha

RAPIDINHAS

* Hoje às 10h na Praça do Liceu tem o Samba na Praça, evento que acontece todo 3º Domingo de cada mês. Hoje especialmente “Parabéns Portela 100 anos”.

* Fernanda Passos e José Maurício Ferreira com o filho Heitor comemorando a notícia que está chegando Helena, uma princesinha para aumentar a família.

* Rita e Cristiano Aguiar curtiram Guarajuba na Bahia em família no feriado de Páscoa.

* Sérgio Linhares e Célia Cristina Gazineu aproveitaram o feriadão pelos ares casuarinos com a família.

* Lalinha e Sílvio Paes passaram o feriado com amigos na Rota do Lagarto em Domingos Martins.

* Lia Mirian Aquino Cruz e Suzana Ferreira Paes foram as hóspedes de Adriane Ribeiro Gomes em Búzios no último fim de semana.

* Alcinéa Lima e Jorge Margem receberam amigos na fazenda Lagamar onde fizeram uma bela reforma e pretendem ficar mais tempo por lá. Silvana e Ricardo Naked deram uma passadinha por lá no feriadão.

* Lia Mírian Aquino Cruz após o feriado em Búzios foi para o Rio, mas já retornou para Atafona com Graziella Aquino Cruz e Guilherme Cassiano e também o neto João Pedro, para a Festa da Penha.

NÍVER

Os parabéns de hoje vão para Genilson Fernandes, Mariáurea Paes, Ana Cristina Freitas e Roberta Odenbreit. Amanhã para Thayssa Lima, Tuca Parente, Luzimar Quintanilha Ferreira, Davi Carneiro Rangel, Viny Soares, Carla Machado, Sandra Gama, Anna Cristina Young e Nino Bellieny. Terça-feira para Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira, Nathália Chalita, Luiza Barbosa, Auxiliadora Freitas, Ana Paula Araújo, Simone Viana e Liz Viana. Quarta-feira Augusto Dutra, Vicente Mendonça, Norma Corrêa, Daniela Tinoco e Rosa Monteiro. Quinta-feira para Igor Sepulveda, Paulo André Netto Barbosa, Gabi Findlay, Heloísa Vidal, Andrea Bragança, Cláudio Rodolpho Oliveira Tavares e Anderson Rodrigues. Sexta-feira para Juliana Rangel Mata, Dudu Azevedo, José Marcos Carvalhal, Rachell Martianelly, Edilene Vianna, Danielle Guimarães, Ivan Bernardes, Joana Clark e Graziela Barros. Sábado para Herbert Sidney Neves, Hilda Márcia Azevedo Eyer, Márcia Netto Barbosa, Marusa Moser Sardinha e Gilza Câncio. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.

05 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023
“Uma das grandes conquistas da vida adulta é entender que o que as pessoas pensam de você é problema delas.”
A linda Festa do Sonic: Isabel Petrucci e Thiago Pereira com Marina comemorando os 7 anos Matheus - Foto Thaís Souza Pereira, Francine Teixeira Sepulveda Carneiro e Maria Tereza Marinho Teixeira Póvoa Ribeiro na Feira de São Cristóvão Beleza de Martha Hisse que foi aniversariante da semana queridos irmãos: Oswaldo Miranda, Vera Assed e Antônio Carlos de Miranda Junior Terça-feira foi dia de Luciainês Ribeiro brindar a vida Beatriz Maciel, Ana Maria Pellegrini e Lalinha Paes em noite festiva Felipe Záccaro e Giovanna Almeida comemorando sua Mariah A bonita aniversariante Viviane Palhares Suzana Barros comemorando o seu niver com Ricardo Oscar Priore em Paris
PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023 07
A coelhinha Rafaela e a mamãe Bia carvalho Fofura Maria Beatriz e Rafael Damiano Yan e a vovó Janete Abud Curtindo Heitor Passos Ferreira foi promovido a irmão mais velho Gabriella da Silva Peixoto e a mamãe Priscila Coelhinho Rafael Miller Bonecas Maria Sofia e Maria Allice Cotti Lorenzo Viana abreu Gatinha Maria Antônia Barroso da Silva Heitor e a mamãe Luiza Diniz Fofurice Marina Bacelar Torcedores Henrique Falcão e a mamãe Elen Queridos Henrique com a mamãe Flavia e o papai Marcos Lobão Bonecas Maria Valentina e Luísa Jassus Gatinho Joaquim da Silva Fraga

Fotos: Arquivo pessoal, Via Itália e ferrari.com

Ferrari SF90 Stradale

Top de linha, custa R$7,8 milhões, é híbrido, e é o mais potente: 1.000 cv

Quandose fala em carros dos sonhos ou carros superesportivos, o primeiro nome que vem na cabeça na maioria das pessoas no mundo inteiro é Ferrari. Ferrari não tem ano, não tem versão, não tem modelo, sendo Ferrari, já chama atenção, já desperta interesse. Agora, o que diremos se esse Ferrari é simplesmente o top de linha da marca, com o motor V8 mais forte que ela já construiu, o primeiro híbrido (plug-in) do fabricante, o primeiro com tração 4x4, o Ferrari mais potente (1.000 cavalos)e o primeiro Ferrari supercarro produzido em série da história da empresa? Pois é, o Ferrari SF90 Stradale é o carro mais avançado em desempenho e em tecnologia da fabricante italiana.

A sua estreia mundial ocorreu no dia 29 de maio de 2019, num grande evento global de 3 dias em Fiorano, na Itália. O nome Ferrari SF90 Stradale é proveniente de:

S (Scuderia), F (Ferrari), 90 (anos, tempo da fundação da marca) e Stradale (estrada, ou seja, não é exclusivo para pista fechada).

“SF90” também é o nome dado ao carro da Ferrari da Fórmula 1. Assim, fica fácil entender porque que o SF90 Stradale é a demonstração perfeita de como a Ferrari transfere imediatamente o conhecimento e as habilidades que adquire na competição para seus carros de produção, incluindo técnicas de engenharia, design e fabricação.O Ferrari SF90 Stradale utiliza uma série de tecnologias provenientes da Fórmula 1 (a categoria máxima do automobilismo mundial), incluindo o fato de ser híbrido e o seu acionamento, a turbo alimentação, a tecnologia leve de fibra de carbono, a transmissão paddle-shift, os freios de cerâmica e carbono, os controles de “Manettino” e a excelência aerodinâmica (incluindo altos

níveis de downforce). A potência de 1.000 cavalos também é semelhante a um carro de Fórmula 1 moderno. O protótipo, antes do lançamento, foi testado pelos dois pilotos oficias da Ferrari da Fórmula 1 naquela ocasião: Sebastian Vettel e Charles Leclerc. Com o preço de 7,8 milhões de reais, o equivalente a uma frota de 114 RenaultsKwid Zen 0km e o IPVA anual integral no estado do Rio de Janeiro, como exemplo (que tem alíquota de 4% sobre o valor do carro),saindo no valor de 312 mil reais, o equivalente à aquisição de 4,5 Renaults Kwid mencionado acima, apresento aqui o Ferrari SF90 Stradale, alimentado por um motor à combustão, à gasolina, V8, 4.0 l, biturbo, de 780 cv, em conjunto com mais três motores elétricos (dois na dianteira e um na traseira) que juntos fornecem 220 cv, este bólido é capaz de entregar no total 1.000 cavalos de potência máxima, acelerar de 0 a 100 km/h em míseros 2,5 segundos e atingir a velocidade máxima de 340 km/h.

O carro apresenta um cockpit envolvente inspirado na aeronáutica e um conceito de configuração interior que se distingue claramente dos modelos anteriores, pois, pela primeira vez, um projeto foi criado que influencia significativamente a ergonomia e o estilo com uma interface homem-máquina HMI (Human-Machine Interface). O volante tem um touchpad e uma série de botões táteis que permitem ao condutor controlar praticamente todas as funcionalidades utilizando apenas os polegares. O grupo de instrumentos central é totalmente digital e curvo, de alta definição e de 16 polegadas, e integra a sua primeira aplicação em Ferrari, que pode ser configurada e controlada utilizando os comandos no volante.

Sentado na posição do motorista, na parte esquerda do volante há o “eManettino”, uma série de quatro teclas que são sensíveis ao toque, que permitem vários modos de gerenciamento dos motores baseados numa lógica de controle sofisticada que gera o fluxo de potência entre o motor à combustão, os motores elétricos e as baterias, a saber: No modo eDrive, totalmente elétrico, os dois motores elétricos dianteiros fornecem uma velocidade máxima de 135 km/h e uma autonomia de 25 km. Há uma bateria de íons de lítio de alto desempenho responsável por alimentar os motores elétricos, incluindo o traseiro. A marcha à ré só pode ser utilizada neste modo eDrive, o que significa que o carro pode ser manobrado em baixas velocidades sem usar o motor à combustão, o V8. Este modo é ideal para transitar no centro de uma cidade ou em qualquer outra situação em que o motorista não queira ouvir o ronco do motor à combustão. No modo Híbrido, é a configuração padrão para o carro quando este é ligado, na qual os fluxos de energia são gerenciados para

otimizar a eficiência geral do sistema. A lógica de controle decide por conta própria se deve manter o motor à combustão funcionando ou não. Se estiver ligado, o motor V8 pode funcionar na potência máxima, garantindo assim um desempenho excepcional sempre que o motorista exigir. No modo Desempenho, o sistema mantém o motor à combustão funcionando porque a prioridade está mais no carregamento da bateria do que na eficiência. Isso garante que a energia esteja instantânea e totalmente disponível quando necessário. Este modo é mais adequado para situações em que o prazer de dirigir e a diversão ao volante são o foco principal. No modo Qualificar, o motor à combustão e os três motores elétricos trabalham em conjunto para gerar os extraordinários 1.000 cavalos de potência, colocando o SF90 Stradale em seu potencial máximo em termos de desempenho. A lógica de controle prioriza o desempenho sobre o carregamento da bateria.

(chamado pela Ferrari de Manettino) com cinco modos de condução: WET (máxima estabilidade/ tração e conforto), SPORT (para condução dinâmica), RACE (para condução esportiva), CT OFF (máximo prazer de condução) e ESC OFF (extrema diversão na condução).

O painel tem um design inovador, mudando o padrão Ferrari

Um sistema inédito neste Ferrari, é a inovadora aleta "shut-off Gurney", que consiste num sistema ativo patenteado localizado na traseira, que regula o fluxo de ar na parte superior da carroceria, reduzindo a força de resistência em retas ou em ângulos de viragem mínimos e aumentando a força descendente em curvas, frenagens ou mudanças de direção que exigem do automóvel uma alta performance. A Ferrari também desenvolveu um novo sistema de controle de veículo neste carro, o eSSC (Electronic Side Slip Control), que apresenta recursos inovadores de regulação e distribuição dinâmica do torque do motor para as quatro rodas.

Já na parte direita do volante há um seletor rotativo vermelho

OBS: Os preços divulgados nesta matéria são preços médios referenciados pela tabela FIPE em abril/2023, podendo sofrer variações pelo nível de configuração e personalização de cada carro.

Agradecimento especial à Stern Im-

FICHA TÉCNICA

Motores:

Sistema PHEV (Veículo Elétrico Híbrido Plug-in)

Um à combustão à gasolina:Central, V8 (8 cilindros em V) a 90º, 4.0 litros (3.990 cm³), biturbo.

Potência: 780 cv a 7.500 rpm

Torque: 81,5 kgfm a 6.000 rpm

Para quem achou pouco, a Ferrari disponibiliza mediante solicitação, uma versão especial

port (agência multimarcas especializada em carros exclusivos),Wingard Signature (empresa especializada em proteção da pintura) e à Via Itália (importadora oficial da Ferrari no Brasil), todas situadas nos Jardins, na cidade de São Paulo.

Tração: Integral nas 4 rodas (AWD /4x4) sob demanda

Câmbio:

DCT-8 – Automatizado de 8 marchas e dupla embreagem.

Direção: Elétrica

Três elétricos: Dois no eixo dianteiro e um no eixo traseiro

Potência do 1º motor elétrico dianteiro: 55 cv

Potência do 2º motor elétrico dianteiro: 55 cv

Potência do motor elétrico traseiro (fica entre o motor à combustão e o câmbio) denominado MGUK (unidade motora geradora de energia cinética) proveniente da Fórmula 1: 110 cv

Potência total: 220 cv a 0 rpm

Capacidade das baterias: 7,9 kWh

Potência combinada dos 4 motores:

1.000 cv

Torque combinado dos 4 motores: 81,5 kgfm

Suspensão:

Dianteira: Independente, braços sobrepostos, molas helicoidais. Traseira: Independente, multibraços (multilink), molas helicoidais.

Freios: ABS/EBD com sistema de recuperação da energia de frenagem.

Dianteiros: Discos ventilados de 398 mm de carbono-cerâmica

Traseiros: Discos ventilados de 360 mm de carbono-cerâmica

ainda mais esportiva do SF90 Stradale denominada Assetto Fiorano, que consiste em: amortecedores Multimatic das competições de GT; materiais de alta performance para reduzir o peso do carro em 21 kg, como a fibra de carbono nos painéis das portas e na parte inferior do carro e o titânio nas molas e no sistema inteiro do escapamento; spoiler traseiro em fibra de carbono que gera 390 kg de força descendente a 250 km/h; pneus especiais da Michelin para uma melhor resposta em pista, entre outros detalhes. Como opcional, a pintura bicolor da carroceria. A Ferrari também disponibiliza o modelo SF90 na versão conversível, o SF90 Spider. A Via Itália, a importadora oficial da marca no Brasil, no dia em que lá estive, informou que 10 tinham sido vendidosno país. Como a lei da atração conspirou a meu favor, consegui ter acesso neste dia a três, em locais distintos: além da Via Itália, na Stern Import e na Wingard Signature e em cores diferentes: prata, vermelha e branca. Foi realmente um dia memorável!

Pneus / Rodas:

Dianteiros: 255/35 ZR20 J9.5

Traseiros: 315/30 ZR20 J11.5

Dimensões:

Comprimento: 4.710 mm

Largura: 1.972 mm

Altura: 1.186 mm

Entre-eixos: 2.650 mm Peso a seco: 1.570 kg

Relação peso / potência: 1,57 kg/cv

Distribuição de peso: 45% na dianteira e 55% na traseira

Tanque de combustível: 68 litros

Porta-malas: dianteiro: 74 litros / compartimento traseiro: 20 litros

Desempenho: Velocidade máxima: 340 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 2,5 segundos

Aceleração 0 a 200 km/h: 6,7 segundos

Frenagem 100 a 0 km/h: 29,5 metros

Preço: R$ 7.800.000,00

09 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023
@rodrigovianarodrigoviana Conhecendo o interior do Ferrari SF90 Stradale O design é imponente de qualquer ângulo

Fotos: Arquivo colunista

QUE É BOM VER POR AÍ

PELA CIDADE

Chegou a Campos para uns dias de trabalho e rever amigos, a ex deputada Alice Tamborindeguy, que tem negócios pela região e endereço nobre que a acolhe na temporada pela terra Goitacá. Com ela a sua fiel escudeira e assessora, Cacilda Goes. Alice foi vista jantando em um restaurante da cidade junto a amigos como Cecília Ribeiro Gomes e seu assessor Maurício Henrique.

VIVA ELE!

Queridos demais, Kátia e Rogério Quitete se uniram a amigos para comemorar o aniversário dele, entre amigos, num lounge bacana da cidade. Uniram o útil ao agradável já que a filha Marcela, que mora em São Paulo, surgiu pela cidade com boas notícias que mereceram um brinde especial e muito orgulho. Marcela é Dermatologista em SP, trabalha junto a uma craque no assunto e está realizada na especialização que escolheu dentro da sua área médica. Com ela veio o namorado gente boa Gabriel Paris, também médico, jovem ortopedista e super profissional naquelas bandas. Família linda! Só faltou o Pedro que não pode vir por motivos alheios à vontade dele.

LUGAR MARCADO

Em mesa de muitos lugares, Bianca e Assis Inojosa comandavam um grupo grande, tendo amigos e família ao lado e a frente, num dos bons restaurantes da cidade.

OLHAI POR NÓS

O que está acontecendo meu Deus! De boca em boca as notícias dos crimes em escola contra inofensivos alunos, assassinatos de PMs à luz do dia, cercados de uma população em pânico, moradora da zona sul carioca ofende e agride motoboy em total desequilíbrio emocional de corpo e alma,... Não está sendo fácil.

DIA DO FICO

Betinho Aquino que estava com planos de voltar a morar no RJ depois de anos em São Paulo, desistiu da ideia. Continua na paulicéia com novas propostas de trabalho e novos tempos. A amiga conterrânea Isabel Dantas, que é quase sua vizinha de bairro por lá, adorou saber que o companheiro de todas as horas, fez o seu Dia do Fico, para o bem de todos e felicidade geral da nação.

FORA DE ÉPOCA

A Prefeitura de Campos realizará nos dias 21 e 22 deste mês, na Avenida XV de Novembro, em frente ao Teatro de Bolso Procópio Ferreira, o evento “Desfile dos Foliões 2023”, promovendo a difusão da cultura popular, no segmento do Carnaval. A ação terá as participações de Escolas de Samba, Blocos de Samba e Bois Pintadinhos.

LINDONA

Valéria Palhares com o marido Aloysio comemoraram em pleno feriado da Semana Santa, o aniversário da filha Viviane, tudo com direito a bolo, bolas e tudo mais que possa demonstrar boas vibrações por mais um ano de vida. O irmão Victor ajudava a distribuir as devidas atenções aos presentes.

SAUDADE DÓI

Quanta gentileza, alegria e amabilidade tinham naquele olhar de Zaira Paes Barbosa, a eterna primeira dama do município, que deixa uma lacuna e uma saudade imensa junto a seus familiares e amigos, desde que nos deixou esta semana e se foi para outro mundo. Quanta elegância em gestos nobres ao tratar todos os que cruzavam o seu caminho. Aos filhos Frederico, Maria Lúcia, Beatriz,... o abraço com afeto da coluna, assim como direcionado a toda família Paes e Barbosa neste momento dolorido e saudoso. Deus a tenha em um lugar lindo.

Edvaldo Mendonça do Grupo Outside,Franciene Gomes gerente do Sicoob de SJB e sua equipe,e Marconi gerente da Real Solar comemorando vários contratos assinados de venda de energia solar no Festival de Caranguejo em Grussai na semana passada.

MODELÃO

Depois de temporada entre Tailândia, Índia e Milão, o modelo Nathan Azeredo faz sua aparição no Brasil depois de um ano junto aos afazeres da moda internacional. Está em família entre Campos e a Praia de Guaxindiba. Nathan é nascido e criado na Praia de Guaxindiba e lá foi descoberto como modelo em plena folia de carnaval. Sua beleza nórdica não passou despercebida, com seus 1,89 de altura, olhos azuis, corpo escultural dos deuses gregos, por gente que entende do assunto. Sua primeira aparição foi nesta coluna e suas primeiras passadas foram em passarelas aqui da cidade. A gente se orgulha. Na foto ele posa na Praia de Guaxindiba.

FEIJOADA

Shirlle e João Barroco se preparam para receber seus convidados em mais uma edição da tradicional Feijoada do Barroco, que acontecerá no dia 22 de abril no Barroco Eventos.

BÚZIOS

Lia Miriam Aquino Cruz, Adriane Ribeiro Gomes e Suzana Ferreira Paes formaram grupo bacana lá pelas bandas de Búzios, onde curtiram momentos ótimos juntas, mesmo com tempo incerto, sujeito a chuvas e trovoadas.

COLA NO CORAÇÃO

A artista plástica Beatriz Murad estará expondo suas artes em forma de colagens, no Museu Histórico de Campos. Recebeu este convite da diretora Graziela Escocard assim que ela soube do projeto do CCBB, onde Bia faz homenagem ao seu avô em todos os trabalhos. A exposição foi batizada, até a presente data, de "Onde Mora o Meu Afeto".

Conceição Nogueira Gomes e sua prole, filhos Marcela, Fernanda e Antônio, festejando o aniversário de Fernanda em família

10 PÁGINA 16 A 22 DE ABRIL DE 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.