PROGRAmmA novembro e dezembro 2013

Page 14

MÚSICA ★ 5 novembro terça ↣ 22h

DEAN BLUNT Operando na penumbra e cultivando uma tímida visibilidade, os Hype Williams não precisaram de melhores e maiores meios para construírem uma revolução sonora ímpar no outro lado do espelho da pop. Deixaram para trás, entre 2009 e 2012, um corpo de trabalho notável, contagiando e influenciando uma grande geração de músicos que agora procuram a luz do sol. Praticando o enigma, Dean Blunt e Inga Copeland entregaram-se de corpo e alma à tarefa de nos atrair e repelir, confundindo-nos permanentemente — também em palco —, mas oferecendo música que poucos conseguiram prever. Pop experimental, música de dança alternativa ou soul hipnagógica são algumas das tentativas de categorização condenadas ao falhanço — um falhanço divertido que apenas anuncia a amplitude criativa dos cérebros que ativaram Hype Williams. Com The Redeemer, o primeiro álbum a solo, Dean Blunt prometeu limpar a neblina lo-fi e tornar-se sério. Voltou a enganar-nos, apenas dizendo meias verdades: sim, ouvimos agora algumas das suas mais perfeitas e cristalinas canções e arranjos, mas tudo se movimenta ainda com liberdade e subversão oblíquas num mar de infinitas possibilidades. The Redeemer é uma obra tocada pelo génio, feita como um filme inclassificável sobre o amor, sobre a sua perda, que no palco terá uma encenação e narrativa à altura da ambição, com algumas novidades guardadas para bem da surpresa. Se alguns concertos de Hype Williams ficaram míticos, não vão ter de esperar menos do que isso para esta noite; é que Lisboa já foi a casa de Dean Blunt e este é um regresso mesmo especial. sala principal com bancada ● 14€ / 7€ em colaboração com a Filho Único

Just like all of Hype Williams’ albums, The Redeemer is a work touched by genius, made as an unclassifiable film on love and its loss. On stage there will be a setting and a narrative to match Dean Blunt’s ambition, filled with new features, which have to be kept secret in order to hit us by surprise.

voz: Dean Blunt voz, guitarra: Joanne Robertson trompete: David Gray

14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.